Page 1

2- As compras de Natal Agrupamento Vertical de Escolas do Viso Escola E.B. 2/3 do Viso

O Sr. Joaquim resolveu juntar dinheiro para fazer as suas compras de Natal. Começou por guardar uma moeda de 1 euro. Depois, todos os dias, ia guardando o dobro do dinheiro que tinha no dia anterior. O primeiro dia em que guardou 1 euro foi a 5 de Dezembro. No dia 15 de Dezembro foi fazer compras. Quanto dinheiro juntou o Sr. Joaquim?

SOLUÇÕES DOS PASSATEMPOS DO FOLHETIM Nº2 1–

1 1

V

I

N

T

E

3

R 2

D

E

D C

A

G

O

M

Q

U

A

Jesus nasceu há 2009 anos? Foi o monge Dionísio que decidiu estabelecer a “era cristã”, uma datação que tivesse como ponto de partida o nascimento de Cristo. Contudo, parece que Dionísio se enganou nas contas! Ele começou a contar o ano I, a partir do ano 754 da fundação de Roma. Contudo, Jesus nasceu no último ano do reinado de Herodes. Sabe-se que este último morreu no ano 750 da fundação de Roma. Resumindo, temos: ANO DA FUNDAÇÃO DE ROMA

MÉTODO DE DIONISIO (Era Cristã)

COMO DEVERIA SER:

-IV

I

751

-III

II

2

752

-II

III

O

753

-I

IV

O

I

754

I

V

S

T

E

Z T

N

4

O

UM POUCO DE HISTÓRIA

750

Z 3

N

FOLHETIM DA MATEMÁTICA N.º 3 DEZEMBRO de 2009

T

R

R

O

E

O

2 – O nenúfar… O nenúfar cobre o lago ao fim de 16 dias.

Consulta o blogue da Matemática, em matematica3g.blogspot.com 4

Então, já sabes há quantos anos nasceu Jesus? A BÍBLIA E O NÚMERO PERFEITO Dizem os entendidos que Deus é o maior matemático do Universo! Ele brinca com os números! Os textos originais da Bíblia, escritos nas línguas hebraica, grega e aramaica, têm impressionantes padrões matemáticos. Por exemplo, há um fascínio tremendo pelo número sete, pois aparece repetidamente como símbolo da perfeição divina. Ora, repara com atenção:

1


No primeiro versículo da Bíblia (Génesis: 1,1), “No princípio, criou Deus os céus e a terra.” O texto original, escrito em hebraico contém muitos múltiplos de sete: • • • • • • • • •

Número de palavras: 7 Número de letras: 28 (7 × 4) As primeiras três palavras contêm 14 letras (7 × 2) As últimas quatro palavras contêm 14 letras (7 × 2) A quarta e a quinta palavra contêm 7 letras --- 7 A sexta e a sétima palavra contêm 7 letras --- 7 As três palavras-chave: Deus; céus e terra têm 14 letras --- 7 x 2 = 14 O número de letras das quatro palavras restantes é também 14 --- 7 x 2 = 14 A palavra mais curta do versículo é a palavra do meio, com 7 letras --- 7

Como proceder? Esta é a caixa que queres embrulhar.

Se “desfizesses” a caixa ela teria a seguinte forma.

Então a tua folha de papel de embrulho teria que ser assim.

Agora que já tens a tua folha de papel, basta fazer o embrulho. Vais precisar apenas de um pedaço de fita-cola.

Este “padrão do sete” aparece noutros textos bíblicos. Por exemplo, o apóstolo João, no livro “Apocalipse” descreve sete grupos de sete, incluindo: 7 igrejas, 7 selos, 7 trombetas, 7 taças, 7 personagens, 7 flagelos e 7 coisas novas. Outro exemplo muito conhecido é aquele relato em que, quando perguntam a Jesus “quantas vezes se deve perdoar os outros”, este, mais uma vez, responde “77 vezes” – outro múltiplo de 7. Assim, o número 7 encontra-se repetidamente escondido por toda a Bíblia. Encontramos também o número 7 (ou os seus múltiplos) várias vezes na natureza e nosso dia-a-dia. Consegues descobrir onde?

PASSATEMPOS: 1 – Os enfeites de Natal Quanto vale cada um dos desenhos desta soma? Ah! Cada um deles tem um valor diferente!

CURIOSIDADES:

O embrulho perfeito Sara Santos, matemática portuguesa a trabalhar em Inglaterra, fez um estudo para encontrar uma forma de poupar ao máximo nos embrulhos. Com a sua proposta, utiliza-se apenas um pedaço de fita-cola (em vez de três) e o papel é o mínimo possível.

2

3

Folhetim da Matemática  

Folhetim da Matemática do mês de Dezembro

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you