Issuu on Google+

matarquitectura

ARQUITECTURA ARQUITECTURA DE INTERIORES URBANISMO mat ménage arch trois www.matelier.info +351 92 789 87 83 geral@matelier.info


01/NÓS _ APRESENTAÇÃO OVERVIEW PRESENTATION

APRE SEN TA ÇÃO

UMA EQUIPA JOVEM, MAS EXPERIENTE.

Uma plataforma de trabalho multidisciplinar e multicultural, abrangendo a generalidade do tema da Arquitectura.

O projecto MAT nasceu de um acaso de oportunidades, em que três arquitectos com percursos e experiências profissionais diferentes encontram-se numa combinação de pensamentos pluridisciplinares. Uma equipa jovem, formada por 3 arquitectos, com experiência sólida em diversas áreas - Design Gráfico, Interiores, Projecto , Obra - diversos campos de trabalho e diversos contextos - Portugal, França, Itália, Espanha, Holanda. A nossa experiência assenta em 3 áreas base de trabalho: Arquitectura, Interiores e Imagem. Abre-se um mundo de possibilidades e intercâmbios que seguramente conseguem dar resposta às mais variadas solicitações. A vontade de fazer e de experimentar os diversos temas da arquitectura enquanto prática levou Sylvain Grasset, Sílvia Fernandes e Miguel Alves, a criarem este projecto. O entendimento da arquitectura como a conhecíamos enquanto prática e abordagem crítica já não existe hoje, o projecto MAT na tentativa de uma atitude renovada e uma abordagem à prática profissional decorrente dos dias de hoje em que os limites confundem-se, os temas misturam-se e as disciplinas são hoje sempre pluridisciplinares. A aposta na experimentação de diversos temas de projecto como imagem e comunicação, a temporalidade do projecto efémero num meio caracterizado pela falta de debate e divulgação é um dos percursos possíveis…

matarquitectura

matinteriores

matimagem

MATELIER.INFO ESTE PORTFOLIO, E TODO O SEU CONTÉUDO FOI ELABORADO, EM BOA FÉ, COMO UMA COLECÇÃO DOS TRABALHOS PRÓPRIOS, EM REGIME DE COLABORAÇÃO OU PARA TERCEIROS, ESTANDO DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS.

PARA MAIS INFORMAÇÕES VISITE O NOSSO SITE. O site está optimizado para uma resolução de ecrã de 1280x800px. Para visualizar correctamente o seu conteúdo deverá ter instalado ou descarregar a versão mais actual do Adobe PDF Reader e/ou Adobe Flash Player 10.


02/ARQUITECTURA _ PROJECTOS SELECCIONADOS/ SELECTED PROJECTS PROJETS SÉLECTIONNÉS

Projecto Project

HABITAÇÃO HOUSING LOGEMENT

MEMÓRIA DESCRITIVA Num terreno plano junto à costa do Algarve implantou-se esta moradia unifamiliar distribuída em dois pisos. Esta moradia inscreve-se na paisagem como um bloco branco, animado por vazados , a casa articula-se do interior para o exterior. Os vazados criam uma métrica e uma vivência própria para cada espaço. A casa desenvolve-se em dois pisos, e com cerca de 330m2, no piso térreo temos as áreas públicas/ convívio, como a sala , cozinha, garagem e alguns serviços. E no piso superior as áreas privadas/repouso, neste caso os quartos. No piso térreo as zonas de convívio articulam-se à volta de um pátio de vidro. Este funciona como entrada para a moradia e á sua volta temos a sala de estar e a sala de jantar, esta dicotomia entre interior /exterior, estes espaços separados por vidro, verde e pedra criam uma ambiente, simultaneamente acolhedor e fluído. No piso superior a zona dos quartos desenvolve-se linearmente, pontuada por enormes terraços, semi privados, estes tem vista sobre o pátio do piso inferior. A moradia apresenta-se como uma paralelepípedo branco vazado, a materialidade desta é um jogo de betão branco e vidro aquecido pelos elementos de madeira e verde.

MORADIA UNIFAMILIAR VILA REAL DE SANTO ANTONIO, PORTUGAL, 2009

Programa Program Programme

MORADIA UNIFAMILIAR INDIVIDUAL HOUSE MAISON INDIVIDUELLE

Client

PRIVADO


02/ARQUITECTURA _ PROJECTOS SELECCIONADOS/ SELECTED PROJECTS PROJETS SÉLECTIONNÉS

Proposta Proposal Proposition HABITAÇÃO HOUSING LOGEMENT

Programa Program Programme

Cliente Client

PRIVADO

MORADIA UNIFAMILIAR INDIVIDUAL HOUSE MAISON INDIVIDUELLE

MORADIA UNIFAMILIAR LUANDA, ANGOLA, 2009 MEMÓRIA DESCRITIVA Esta moradia inscreve-se na paisagem como um bloco branco, animado por grandes vãos, a casa articula-se do interior para o exterior. Os vãos criam uma métrica e uma vivência própria para cada espaço. Num lote junto à costa implantou-se esta moradia unifamiliar, distribuída em três pisos mais cave. A casa desenvolve-se em três pisos, no piso térreo temos as áreas públicas e de convívio, como a sala , sala de estar, escritório, cozinha, e alguns serviços. No piso superior as áreas privadas/repouso, neste caso os quatro quartos todos eles com casa de banho própria. O último piso é reservado para um grande espaço de festas que pode ocupar toda a cobertura quando aberto.

A planta articula-as em “U” de forma a favorecer os espaços de lazer exteriores protegidos da Rua Pública, girando em torno de um grande átrio, espaço de recepção que abre sobre o pátio e jardim. No piso térreo as zonas de convívio articulam-se à volta de um grande espaço de lazer exterior junto à piscina, desenvolvido em dois piso diferentes, à volta deste espaço exterior temos a sala de estar e a sala de jantar, quando abertos os vãos temos um grande espaço de lazer. Esta dicotomia entre interior /exterior, estes espaços separados por vidro, verde e pedra criam uma ambiente, simultaneamente acolhedor e fl uído. No piso superior a zona dos quartos desenvolve-se nas quatro direcções, as suites são pontuadas por enormes vãos e terraço próprio.

Na cave temos todas as partes técnicas/de serviço da casa assim como alguns espaços de lazer, como o ginásio, spa e sauna, o spa tem um vão que dá sobre um pátio exterior de forma a termos luz natural e um espaço verde próprio. A moradia apresenta-se como uma paralelepípedo branco vazado, a materialidade desta é um jogo de betão branco e vidro aquecido pelos elementos de madeira e verde. Na cobertura, o Salão de Festas, autonomiza-se num volume próprio, pousado sobre esta.


02/ARQUITECTURA _ PROJECTOS SELECCIONADOS/ SELECTED PROJECTS PROJETS SÉLECTIONNÉS

MEMÓRIA DESCRITIVA Esta moradia inscreve-se na paisagem como um bloco branco, animado por grandes vãos, a casa articula-se do interior para o exterior. Os vãos criam uma métrica e uma vivência própria para cada espaço.

A casa desenvolve-se em três pisos, no piso térreo temos as áreas públicas/ convívio, como a sala , sala de estar, escritório, cozinha, e alguns serviços. No piso superior as áreas privadas/repouso, neste caso os quatro quartos todos eles com casa de banho própria. O último piso é reservado para um grande espaço de festas que pode ocupar toda a cobertura quando aberto. A planta articula-as em “U” de forma a favorecer os espaços de lazer exteriores protegidos da Rua Pública. No piso térreo as zonas de convívio articulam-se à volta de um grande espaço de lazer

exterior junto á piscina, à volta deste espaço exterior temos a sala de estar e a sala de jantar, quando abertos os vãos temos um grande espaço de lazer. Esta dicotomia entre interior /exterior, estes espaços separados por vidro, verde e pedra criam uma ambiente, simultaneamente acolhedor e fluído. No piso superior a zona dos quartos desenvolve-se nas quatro direcções, as suites são pontuadas por enormes vãos, a suite principal tem um terraço próprio, este tem vista sobre o pátio do piso inferior. Na cave temos todas as partes técnicas/de serviço da casa assim como alguns espaços de lazer, como o ginásio, spa e sauna, o spa tem um vão que dá sobre um pátio exterior de forma a termos luz natural e um espaço verde próprio. A moradia apresenta-se como uma paralelepípedo branco vazado, a materialidade desta é um jogo de betão branco e vidro aquecido pelos elementos de madeira e verde.

MORADIA UNIFAMILIAR LUANDA, ANGOLA, 2009

Proposta Proposal Proposition HABITAÇÃO HOUSING LOGEMENT

Programa Program Programme

MORADIA UNIFAMILIAR INDIVIDUAL HOUSE MAISON INDIVIDUELLE

Cliente Client

PRIVADO


02/ARQUITECTURA _ PROJECTOS SELECCIONADOS/ SELECTED PROJECTS PROJETS SÉLECTIONNÉS

MEMÓRIA DESCRITIVA A intervenção resulta de uma abordagem crítica ao lugar e suas condicinantes, da sua interpretação do espaço, estrutura e dinâmicas. A estratégia para este projecto é conservar o património que existe enriquecendo o seu interior. Tendo em conta a densa malha urbana histórica , consolidada e as condicionantes interventivas impostas, optou-se por integrar a intervenção ao máximo, com o existente.

Nesta parcela povoado por paredes antigas de pedra e marcos fragmentados de antigas habitações optámos por conservar apenas as paredes delimitadoras da parcela, retirando todos os outros marcos existentes no interior desta. Estes muros conferem um carácter forte a esta parcela , a dualidade entre o antigo e o contemporâneo. O edifício proposto habita os limites, desta parcela.

É criado um volume tripartido que cria três linhas estruturantes a nível da distribuição interior. Temos a área da entrada que funciona como foyer e elemento distribuidor dos fluxos para os diferentes espaços - exposições temporárias, núcleo educativo, ateliers e reservas. Este volume de linhas e métrica simples reinterpreta a malha de uma aldeia, os edifícios adjacentes com os telhados distribuídos em várias direcções alturas e inclinações..

CENTRO DE ARTES GRAÇA MORAIS VILA FLOR, PORTUGAL, 2009

Concurso Competition Concours

RECONSTRUÇÃO DO EDIFÍCIO CENTRO DE ARTE GRAÇA MORAIS CONCURSO PÚBLICO DE ARQUITECTURA

Programa Program Programme

Centro de Artes

Entidade Promotora Promoteur

CÃMARA MUNICIPAL DE VILA FLOR


02/ARQUITECTURA





_ PROJECTOS SELECCIONADOS/ SELECTED PROJECTS PROJETS SÉLECTIONNÉS

  

1ST PRIZE 1ER PRI PRIX X







1º PRÉ MIO



























                





 



STAND INFOR LISBOA, PORTUGAL, 2009

Numa segunda área do espaço temos a secção de formação, em que os formadores da marca estão disponíveis para emonstrações, nos computadores, dos vários programas. Na área mais recuada do stand localiza-se o espaço de reuniões assim como o espaço de arrumos fechado e de acesso restito. As cores predominantes são o branco e o preto com aplicação pontual de branding, conferindo ao espaço um aspecto elegante e contemporâneo.

INFOR

 



O projecto proposto partiu de uma disposição simples e pragmática dos espaços e uma procura de fluidez / interacção de circulações, j Foi escolhido um sistema modular de estrutura metálica revestido a gesso cartonado, tipo PLADUR, para edificar o Stand de Exposições. A área de recepção e informação e situa-se do lado mais reservado e recolhido do Stand, junto à grande área de Branding e Folhetos. Uma mesa de reuniões, em consola, permite criar um ambiente propício a um atendimento mais personalizado.

Expositor/ Exihbition Stand/ Stand de Exposition



O projecto proposto partiu de uma disposição simples e pragmática dos espaços e uma procura de fluidez / interacção de circulações jogando com a localização e abertura a duas frentes do Stand INFOR.

ARQUITECTURA DE INTERIORES/ INTERIOR DESIGN DESIGN INTERIEUR

Cliente Client



MEMÓRIA DESCRITIVA

Programa Program Programme



Projecto Project






02/ARQUITECTURA

Plantas Piso 0 e 1_Ground Floor and 1srt Floor Plans_Rés-de-Chaussée et 1ére Étages

_ PROJECTOS SELECCIONADOS/ SELECTED PROJECTS PROJETS SÉLECTIONNÉS

MEN ÇÃO HON ROSA

HONORABLE MENTION MENTION D’HONNEUR

CONCEITO Tendo em conta a densa malha urbana histórica , consolidada e as condicionantes interventivas impostas, optou-se por Integrar a intervenção ao máximo, com o xistente. Os volumes com valor histórico e patrimonial (a Norte) serão recuperados e requalificados de acordo com as normas vigentes, a materialidade e cérceas existentes. O quarteirão interior será requalificado e reconvertido, passando a desempenhar um papel fulcral no seio da Nova Sede da Junta de Freguesia de Portimão. Assumir-se-á como um espaço VERDE, em pleno, ligando os diversos conteúdos programáticos distribuídos ao longo do Lote e funcionará ainda como um espaço de convívio, palco de todo o tipo de actividades sociais, inerentes as este tipo de Edifício; desde pequenos recitais, a exposições, projecções, entre outros, sempre em estreita relação com a Sala Polivalente.

Optou-se por constituir uma gradação de espaços, do público ao privado, articulada com uma autonomia de usos e entradas. Assim, a zona de atendimento ao público e espaço multimédia (a Norte), tem acesso directo da Praça da Igreja. Os espaços públicos, mas de acesso condicionado, como a Sala Polivalente e Ateliers de Trabalho, Sala da Assembleia de Freguesia, tem acessos autónomos, a partir das Rua Dr. Ernesto Cabrita e Rua Manuel Lobo, respectivamente, embora estejam interligados através dos Jardim de Inverno e Jardim Exterior, que funcionam como charneira entre todos os espaços. Os espaços privados, reservado a funcionários, têm acesso autónoma a partir da Rua Dr. Ernesto Cabrita, onde se encontram também os três lugares de estacionamento.

ESTRUTURA URBANA A intervenção resulta de uma abordagem crítica ao lugar e suas condicinantes, da sua interpretação do espaço, ESTRUTURA e dinâmicas. O centro histrorico é por natureza um lugar aglutinador de usos, serviços, actividades e pessoas. Aí decorrem todo o tipo de eventos. O centro histórico é um lugar onde as dinâmicas se estão constantemente em RENOVAÇÃO, em constante REINVENÇÃO e reutilização, senão acaba por morrer.

ESPAÇO VERDE Através da REAPROVEITAMENTO do Quarteirão interior, cria-se um Espaço Verde que serve a cidade. Em vez de ocupar o espaço com um volume compacto criou-se uma uma FALHA no seu interior; um rio de verde; o fluir de um espaço.

SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO PORTIMÃO, PORTUGAL, 2007

Concurso Competition Concours

SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO

Programa Program Programme

Junta de Freguesia/ Town Hall/ Mairie d’Arrondissement

Entidade Promotora Promoteur

JUNTA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO


_ PROJECTOS SELECCIONADOS/ SELECTED PROJECTS PROJETS SÉLECTIONNÉS


02/ARQUITECTURA _ PROJECTOS SELECCIONADOS/ SELECTED PROJECTS PROJETS SÉLECTIONNÉS

Projecto Project

ARQUITECTURA DE INTERIORES/ INTERIOR DESIGN DESIGN INTERIEUR

Programa Program Programme

Cliente Client

PRIVADO

CAFÉ COFFE SHOP CAFFÉ

PROJECTO Trabalho de arquitectura de interiores, para um novo café/restaurante/bar/ gelataria, no Designer Outlet Center, Freeport Alcochete.

JOANA DA NOVA (Arquitecta)

O cliente, tinha em mente, como o nome sugere, um espaço que se relaciona-se com arte, nomeadamente, com a Pop Art.

Uma de Restaurante, uma de Buffet, uma de Lounge, uma zona de balcão, com bar, e uma área de gelataria.

A paleta de cores, foi definida desde o inicio, estabelecendo-se que o laranja seria a cor predominante. Mais, tarde, também o magenta foi incorporado, delimitando a área de gelataria.

Uma grande pala laranja, sai da parede, rebaixando o tecto e delimitando a área de restaurante, durante o dia, e de discoteca, durante a noite.

O espaço foi dividido, visualmente, através da utilização da cor, e mobiliário, criando áreas diversas.

ART CAFÉ

Equipa Team Equipe

ALCOCHETE, PORTUGAL, 2005

Uma grande ilustração [3mx8m], de Nuno Alves, preenche a parede oposta.


PROJECTO

Projecto de transformação de um edifício de quatro andares, de habitação, no centro Porto numa Residência de Estudantes, adaptando os espaços comuns dos fogos a quartos, construção de novos I.S. e alteração das cozinhas existentes, criando cozinhas únicas, por piso, funcionando também como espaços comuns. Uma recepção e um terraço comum, na cobertura serão também criados. Serão criados, um total, de 14 quartos, todos com serventia da cozinha, I.S., sala de estar e terraço.

HIP RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA PORTO, PORTUGAL, 2006 Proposta Proposal Proposition

ARQUITECTURA DE INTERIORES/ INTERIOR DESIGN DESIGN INTERIEUR

Programa Program Programme

RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA STUDENTS RESIDENCE RESIDENCE UNIVERSITAIRE

Cliente Client

PRIVADO

ARQUITECTURA ARQUITECTURA DE INTERIORES URBANISMO mat ménage arch trois www.matelier.info +351 92 789 87 83 geral@matelier.info


01/NÓS SÍLVIA FERNANDES

1979, Vila Real de Santo António, Portugal 2005 / 2006 LYON , FRANÇA PLOTTIER ARCHITECTES

PROJECTOS

Fundação do projecto MAT Ménage Arch Trois. 2007 / ....... LYON, FRANÇA MAURICE AZOULAY ARCHITECTES Colaboração desde junho de 2007 com o atelier Maurice Azoulay Architectes. Participação em vários projectos nas suas diversas fases em edifícios públicos (escola, centro cultural) e privados (hoteis, casino, spa). A colaboração com este atelier é feita via mail, os primeiros estudos e ideias são debatidos em conjunto e as fases seguintes são realizadas individualmente. 2007 LISBOA, PORTUGAL SCAA ARQUITECTOS ASSOCIADOS Colaboração de 6 meses com o atelier SCAA Soalheiro, Castro Arquitectos Associados. Elaboração da fase de anteprojecto de diversos concursos do atelier, assim como participação em projectos de sinalética de edificios públicos.

_ CURRÍCULOS INDIVIDUAIS INDIVIDUAL CURRICULUMS CURRICULUMS INDIVIDUELS

1999 / 2004 LISBOA | PORTUGAL FAUTL Frequência do curso de Arquitectura, da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL). 2003 BARI | ITALIA POLITECNICO DI BARI Frequência de 1 ano do curso de Arquitectura, no departamento de Arquitectura do Politécnico de Bari, no âmbito do programa de intercâmbio ERASMUS.

ESTUDO PRÉVIO PARA MORADIA EM VILA REAL DE SANTO ANTONIO, ALGARVE, PORTUGAL.

CONCURSO DE IDEIAS ‘ARQUITECTAR O AMBIENTE’ VITRAKEM BY LABICER, PORTUGAL 2007

2008

2007 ESTUDO PRÉVIO PARA REMODELAÇÃO DE INTERIORES DA FARMACIA UNIVERSAL, LISBOA, PORTUGAL 2007 ESTUDO PRÉVIO PARA REMODELAÇÃO DE INTERIORES DA AGÊNCIA DE DESIGN WHO , LISBOA, PORTUGAL

2004 ROTERDÃO, HOLANDA MONOLAB ARCHITECTES Colaboração de 6 meses com o atelier Monolab Architectes, no âmbito do estágio académico para conclusão do curso de Arquitectura. Elaboração da fase de anteprojecto de diversos concursos internacionais para edifícios públicos. Participação em projectos de urbanismo sustentável para o município de Den Hag . Trabalho de Pesquisa sobre a Densidade para publicação de um livro sobre mobilidade e vazios urbanos (bienal de arquitectura de Roterdão).

2007

PROJECTO DE REMODELAÇÃO DE INTERIORES PARA O ESCRITÓRIO DE ADVOGADOS FBSL EM KINAXIXI, EM LUANDA, ANGOLA

Colaboração de 2 anos com o atelier de Richard Plottier Architectes. Os 6 primeiros meses foram no âmbito do estágio para filiação na Ordem dos Arquitectos. Participação em projectos de execução e acompanhamento de obra nomeadamente na área de habitação e equipamentos. Especial destaque como coordenadora do projecto de execução para o edifício “Front de Neige” projecto de torres de habitação numa estância de ski em Flaine - França.

2007 /..... LISBOA, PORTUGAL MAT

2008

CONCURSOS

2008 ART CENTER THEATRE BUILDING IN SUNDSVALL, SUÉCIA 2008

POSTO DE ABASTECIMENTO SUSTENTÁVEL GALP , NO ÂMBITO DA TRIENAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA, PORTUGAL

‘A NEW PAVILION FOR CONEY ISLAND’ CONEY ISLAND, USA COM OS MONOLAB 2004

2004 MENÇÃO HONROSA

CONCURSO ’ARABIC CENTER’ WASHINGTON, USA COM OS MONOLAB

‘A NEW PAVILION FOR CONEY ISLAND’ CONEY ISLAND, EUA COM OS MONOLAB

2004

‘CONCURSO DE IDEIAS SOBRE HABITAÇÃO’ INSTITUTO DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DE GENÉVE, SUIÇA

2007

2004

REMODELAÇAO DA FUTURA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO, - PORTUGAL

MEETING POINT FORUM DAS CULTURAS BARCELONA 14ºEDIÇÃO PLADUR, ESPANHA

CONCURSO «TORRE DE VALÊNCIA» EM MADRID, - ESPANHA

2007 1º LUGAR POSTO DE ABASTECIMENTO SUSTENTÁVEL GALP , NO ÂMBITO DA TRIENAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA, PORTUGAL

2004

CONCURSO ARQUITECTURA EM LUGARES COMUNS TRANSIÇOES NO VALE DO AVE, PORTUGAL

2008

CONCURSO DE IDEIAS ‘ARQUITECTAR O AMBIENTE’ VITRAKEM BY LABICER PORTUGAL

‘UM PAVILHÃO FLUTUANTE PARA A BIENAL DE VENEZA’ FORMICA 2006 - ESPANHA

2004

CONCURSO ARQUITECTURA EM LUGARES COMUNS TRANSIÇOES NO VALE DO AVE, PORTUGAL

2007 SHORTLIST (10)

2006

2008

EXPOSIÇÕES E EVENTOS

REMODELAÇAO DA FUTURA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO, PORTUGAL

INTERVENÇÕES NA CIDADE ‘ VAZIOS URBANOS’ LISBOA, PORTUGAL

CENTRO DE ARTES, ‘CULTURAL VILLA’ KRISTIANSAND, NORUEGA COM OS MONOLAB

2008 2º LUGAR

2007 MENÇÃO HONROSA

2007

CONCURSO CONTRABANDS AND FREEDMEN’S CEMETERY MEMORIAL VIRGINIA, USA

2007

PRÉMIOS E DISTINÇÕES

2004 6º LUGAR ‘CONCURSO DE IDEIAS SOBRE HABITAÇÃO’ INSTITUTO DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DE GENÉVE, SUIÇA PUBLICAÇÕES

2008 LIVRO ARQUITECTURA EM LUGARES COMUNS, EQUAÇÕES DE ARQUITECTURA DAFNE EDITORA ISBN: 978-989-95159-8-7 2008 PUBLICAÇÃO BROCHURA DA LABICER BY VITRAKEM LIVING PROJECTS 2007 PUBLICAÇÃO DO CONCURSO POSTO DE ABASTECIMENTO SUSTENTÁVEL GALP NO SUPLEMENTO CUBO, SEMANÁRIO SOL

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DO CONCURSO ART CENTER THEATRE BUILDING IN SUNDSVALL NA SVEA-TEATER, ESPLANADEN 15 SUNDSVALL, SUÉCIA 2008 EXPOSIÇÃO NA JUNTA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO DOS FINALISTAS DO CONCURSO PARA A REMODELAÇAO DA FUTURA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO, - PORTUGAL 2008 SEMINÁRIO DE 2 DIAS COM DEBATES E CONFERÊNCIAS SOBRE A TEMÁTICA DO DIFUSO URBANO E EXPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS FINALISTAS DO CONCURSO ARQUITECTURA EM LUGARES COMUNS TRANSIÇOES NO VALE DO AVE, PORTUGAL 2007 APRESENTAÇAO DO CONCURSO POSTO DE ABASTECIMENTO SUSTENTÁVEL GALP NA TRIENNAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA

CONHECIMENTOS INFORMÁTICOS AUTOCAD 2D/3D PHOTOSHOP ILLUSTRATOR OFFICE 3D STUDIO MAX (BASES) INDESIGN ARCHICAD (BASES) SKETCHUP (BASES) CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS FRANCÊS; INGLÊS; ITALIANO ; ESPANHOL


01/NÓS

CONCURSOS

SYLVAIN GRASSET 1976, Saint-Etiènne, France 2007 /..... LISBOA, PORTUGAL MAT

2004 ROTERDÃO | HOLANDA 24 HOURS ARCHITECTURE

Fundação do projecto MAT Ménage Arch Trois.

Colaboração de 6 meses com o atelier 24 Hours Architecture, no âmbito do estágio académico para conclusão do curso de Arquitectura. Elaboração da fase de anteprojecto de diversos concursos internacionais para edifícios públicos. Participação no projecto de execução de um projecto de habitação social em Amsterdão.

2007 / ....... LYON, FRANÇA MAURICE AZOULAY ARCHITECTES Colaboração desde 2005 com o atelier Maurice Azoulay Architectes. Participação em vários projectos nas suas diversas fases em edifícios públicos e projectos de habitação de promotores privados. Especial destaque como coordenador do projecto de execução e posteriormente o acompanhamento de obra para o Centro Cultural «Espace Hillel», inaugurado em Outubro de 2007. Após a sua partida de Lyon em Dezembro de 2006, continuou colaborar via mail com este atelier na execução de vários projectos nas suas diversas fases. 2007 / 2008 LISBOA | PORTUGAL JOÃO LUÍS CARRILHO DA GRAÇA ARQUITECTOS Colaboração de 2 anos com o atelier JLCG Arquitectos. Colaboração no projecto de execução (este já estava a decorrer), e acompanhamento de obra. O projecto foi o edifício do «TAP» Teatro (700 lugares ) e Auditório (1100 lugares )de Poitiers em França, custo de construção 46milhões de €. O edifício foi inaugurado no início de Setembro de 2008 .

2003 / 2004 LISBOA | PORTUGAL FAUTL Frequência de 1 ano do curso de Arquitectura, da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL), no âmbito do programa de intercâmbio ERASMUS

1999 / 2002 MONTPELLIER | FRANÇA ÈCOLE D’ARCHITECTURE Frequência do curso de Arquitectura, na Escola de Arquitectura de Montpellier. 1995 / 1999 SAINT-ETIÈNNE | FRANÇA EMPRESA COREME Trabalho como designer de móveis nesta empresa de fabrico próprio. 2005 / ...... OUTROS Execução de imagens 3d para diversas empresas e ateliers.

_ CURRÍCULOS INDIVIDUAIS INDIVIDUAL CURRICULUMS CURRICULUMS INDIVIDUELS

2004

ART CENTER THEATRE BUILDING IN SUNDSVALL, SUÉCIA

FACULDADE DE UTRECHT NA HOLANDA / COM OS 24 HOURS ARCHITECTURE

2008

2004

CONCURSO CONTRABANDS AND FREEDMEN’S CEMETERY MEMORIAL VIRGINIA, USA

SHOW ROOM CAVE NA HUNGRIA / COM OS 24 HOURS ARCHITECTURE

2008

2004

CONCURSO ARQUITECTURA EM LUGARES COMUNS TRANSIÇOES NO VALE DO AVE, PORTUGAL

‘CONCURSO DE IDEIAS SOBRE HABITAÇÃO’ INSTITUTO DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DE GENÉVE, SUIÇA

2007

2004

REMODELAÇAO DA FUTURA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO, - PORTUGAL

MEETING POINT FORUM DAS CULTURAS BARCELONA 14ºEDIÇÃO PLADUR, ESPANHA

2007

2003

CONCURSO «TORRE DE VALÊNCIA» EM MADRID, - ESPANHA

CONCURSO PARA UM ESPAÇO NOCTURNO (DISCOTECA) PROMOVIDO PELA ESCOLA DE ARQUITECTURA DE MONTPELLIER

2007 CONCURSO DE IDEIAS ‘ARQUITECTAR O AMBIENTE’ VITRAKEM BY LABICER, PORTUGAL 2007

2002 / 2003 BARI | ITALIA POLITECNICO DI BARI Frequência de 1 ano do curso de Arquitectura, no departamento de Arquitectura do Politécnico de Bari, no âmbito do programa de intercâmbio ERASMUS.

2008

PROJECTOS

2008 ESTUDO PRÉVIO PARA MORADIA EM VILA REAL DE SANTO ANTONIO, ALGARVE, PORTUGAL. 2008 PROJECTO DE REMODELAÇÃO DE INTERIORES PARA O ESCRITÓRIO DE ADVOGADOS FBSL EM KINAXIXI, EM LUANDA, ANGOLA 2007 ESTUDO PRÉVIO PARA REMODELAÇÃO DE INTERIORES DA FARMACIA UNIVERSAL, LISBOA, PORTUGAL 2007 ESTUDO PRÉVIO PARA REMODELAÇÃO DE INTERIORES DA AGÊNCIA DE DESIGN WHO , LISBOA, PORTUGAL

POSTO DE ABASTECIMENTO SUSTENTÁVEL GALP , NO ÂMBITO DA TRIENAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA, PORTUGAL 2007 INTERVENÇÕES NA CIDADE ‘ VAZIOS URBANOS’ LISBOA, PORTUGAL 2006 ‘UM PAVILHÃO FLUTUANTE PARA A BIENAL DE VENEZA’ FORMICA 2006 - ESPANHA 2006 CONCURSO «LA BUIRE» PROJECTO PARA 15000M2 DE ESCRITÓRIOS EM LYON / COM O ATELIER MAURICE AZOULAY ARCHITECTES

2002 CONCOURS D’INITIATIVE DESIGN MÓVÉIS DO CRÉDITO AGRÍCOLA EM FRANÇA


01/NÓS SYLVAIN GRASSET 1976, Saint-Etiènne, France

EXPOSIÇÕES E EVENTOS PRÉMIOS E DISTINÇÕES 2008 2º LUGAR

2004 6º LUGAR

CONHECIMENTOS INFORMÁTICOS

CONCURSO ARQUITECTURA EM LUGARES COMUNS TRANSIÇOES NO VALE DO AVE, PORTUGAL

‘CONCURSO DE IDEIAS SOBRE HABITAÇÃO’ INSTITUTO DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DE GENÉVE, SUIÇA

2007 MENÇÃO HONROSA

2003 3º LUGAR

AUTOCAD 2D/3D PHOTOSHOP ILLUSTRATOR OFFICE 3D STUDIO MAX (BASES) INDESIGN ARCHICAD (BASES) SKETCHUP (BASES)

REMODELAÇAO DA FUTURA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO, PORTUGAL

CONCURSO PARA UM ESPAÇO NOCTURNO (DISCOTECA) PROMOVIDO PELA ESCOLA DE ARQUITECTURA DE MONTPELLIER

2007 SHORTLIST (10) CONCURSO DE IDEIAS ‘ARQUITECTAR O AMBIENTE’ VITRAKEM BY LABICER, PORTUGAL 2007 1º LUGAR

EXPOSIÇÃO NA JUNTA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO DOS FINALISTAS DO CONCURSO PARA A REMODELAÇAO DA FUTURA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO, - PORTUGAL

CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS

2008

FRANCÊS; INGLÊS; ITALIANO ; ESPANHOL

SEMINÁRIO DE 2 DIAS COM DEBATES E CONFERÊNCIAS SOBRE A TEMÁTICA DO DIFUSO URBANO E EXPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS FINALISTAS DO CONCURSO ARQUITECTURA EM LUGARES COMUNS TRANSIÇOES NO VALE DO AVE, PORTUGAL

2002 2º LUGAR CONCOURS D’INITIATIVE DESIGN MÓVÉIS DO CRÉDITO AGRÍCOLA EM FRANÇA

2007 APRESENTAÇAO DO CONCURSO POSTO DE ABASTECIMENTO SUSTENTÁVEL GALP NA TRIENNAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA

2006 2º LUGAR

2004 1º LUGAR FACULDADE DE UTRECHT NA HOLANDA / COM OS 24 HOURS ARCHITECTURE 2004 1º LUGAR SHOW ROOM CAVE NA HUNGRIA / COM OS 24 HOURS ARCHITECTURE

_ CURRÍCULOS INDIVIDUAIS INDIVIDUAL CURRICULUMS CURRICULUMS INDIVIDUELS

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DO CONCURSO ART CENTER THEATRE BUILDING IN SUNDSVALL NA SVEA-TEATER, ESPLANADEN 15 SUNDSVALL, SUÉCIA 2008

POSTO DE ABASTECIMENTO SUSTENTÁVEL GALP , NO ÂMBITO DA TRIENAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA, PORTUGAL

CONCURSO «LA BUIRE» PROJECTO PARA 15000M2 DE ESCRITÓRIOS EM LYON / COM O ATELIER MAURICE AZOULAY ARCHITECTES

2008

PUBLICAÇÕES

2008 LIVRO ARQUITECTURA EM LUGARES COMUNS, EQUAÇÕES DE ARQUITECTURA DAFNE EDITORA ISBN: 978-989-95159-8-7 2008 PUBLICAÇÃO BROCHURA DA LABICER BY VITRAKEM LIVING PROJECTS 2007 PUBLICAÇÃO DO CONCURSO POSTO DE ABASTECIMENTO SUSTENTÁVEL GALP NO SUPLEMENTO CUBO, SEMANÁRIO SOL


01/NÓS MIGUELALVES 1980, Lisboa, Portugal

MAIS UM, PROVAVELMENTE. É O QUE TODOS PENSAMOS. ESPEREMOS QUE NÃO!

2007/2008 LISBOA, PORTUGAL MAT

BARCELONA, ESPANHA ARQUITECTO ESTÁGIARIO RFARQ

Neste momento, colabora num atelier de Arquitectura em Lisboa; é representado como designer e ilustrador freelance, em exclusivo para Portugal através da WHO.

Fundação do projecto MAT Ménage Arch Trois.

Estágio de 6 meses no atelier RFArq, para filiação na Ordem dos Arquitectos.

2007/2008 LISBOA, PORTUGAL ZT ARQUITECTOS

2005 LISBOA, PORTUGAL ILUSTRADOR FREELANCE WHO

Era uma vez uma criança feliz que nasceu em Lisboa, no ano de 1980 e aí ficou até aos 13 anos de idade. Já nesta idade apresentava alguma tendência para a criatividade, esburacando caixas de cereais para construir brinquedos. Daí, para Maputo. África no seu melhor. 5 anos de calor levam-no à Faculdade de Arquitectura de Lisboa [FAUTL], mas sempre com o bichinho do design a comunicar-lhe com o nervo. Já com um certo conhecimento de design e de alguns programas, procura um trabalho numa agência de publicidade e design. Depois de acabar o curso, organizou um portfolio multidisciplinar e investiu em várias direcções diferentes, mas sempre convergentes em algum ponto: a arquitectura, o design e a ilustração, e foi à procura de poiso noutras paragens. Primeiro França, depois Espanha. Neste momento, trabalho num atelier de Arquitectura em Lisboa; e como designer e ilustrador freelance. Domina AutoCad, Archicad, Photoshop, Illustrator, InDesign, Dreamweaver, SketchUP, entre outros programas, tendo experiência de trabalho em ambiente PC e Mac. Fala fluentemente o português, inglês, francês, espanhol e um pouco de catalão; escrevendo correctamente o português, inglês, francês, e arrando o espanhol e o catalão.

_ CURRÍCULOS INDIVIDUAIS INDIVIDUAL CURRICULUMS CURRICULUMS INDIVIDUELS

Colaboração, a partir de Agosto de 2007, com o atelier ZT Arquitectos. 2006/2007 LISBOA, PORTUGAL ARQUITECTO SCAA ARQUITECTOS ASSOCIADOS Colaboração de um ano com o atelier SCAA Soalheiro, Castro Arquitectos Associados até finais de Julho de 2006. 2006 LISBOA, PORTUGAL ARQUITECTO ESTÁGIARIO S’A ARQUITECTOS Estágio de 6 meses para filiação na Ordem dos Arquitectos. 2005/2006

Frequência do curso de Arquitectura, da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL). 2002/2003 LISBOA, PORTUGAL CRIATIVO TA TOMÁS AMARAL Colaboração na área do Design Gráfico e de Produto. Trabalhos para clientes como: cafés TOFA, Maggi, Nestlé, RedUnicre, TAP Portugal, Schréder, Zurique.

Listagem dos Clientes com quem trabalhou, directamente através da agência WHO, ou através dos diversos locais onde colaborou.

ILUSTRAÇÃO EDITORIAL PUBLICAÇÕES PUBLICIDADE PRÉMIOS E DISTINÇÕES

2007 MENÇÃO HONROSA 10 FINALISTAS MUNDIAIS CONCURSO DE IDEIAS IMAGEM CORPORATIVA ARCHITECTURA FOR HUMANITY USA

Projecto e construção do ART Caffé, sito no Freeport de Alcochete. Têm também vindo a ser realizados diversos pequenos projectos de arquitectura, como a adaptação de um edifício de habitação na cidade do Porto, a residência Universitária; Loteamentos; projectos de alterações de interiores e exteriores, entre outros. 1998/2004 LISBOA, PORTUGAL FAUTL

RECUPERAÇÃO LEVANTAMENTOS HABITAÇÃO INDIVIDUAL HABITAÇÃO COLECTIVA EQUIPAMENTOS SERVIÇOS CONCEPÇÃO / CONSTRUÇÃO DESENHO URBANO INTERIORES STANDS SINALÉTICA ACOMPANHAMENTO DE OBRA

PAGINAÇÃO IDENTIDADE CORPORATIVA PUBLICIDADE WEBDESIGN SINALÉTICA

2004/2005 LYON, FRANÇA ARQUITECTO ESTÁGIARIO AFA

2004/2008 LISBOA, PORTUGAL ARQUITECTO E DESIGNER FREELANCE

CLIENTES

DESIGN

Agenciado na WHO Agência de Talêntos, nas áreas de ilustração e design gráfico.

Estágio de 6 meses no atelier AFA, para conclusão do curso de Arquitectura.

ARQUITECTURA

2007 1º PRÉMIO CONCURSO DE IDEIAS POSTO ABASTECIMENTO SUSTENTÁVEL GALP ENERGIA TRIENAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA LISBOA, PORTUGAL EXPOSIÇÕES E EVENTOS

2006 EXPOSIÇÃO DE LUSTRAÇÃO WHO/ STOCKMARKET OEIRAS, PORTUGAL 2006 EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO ETIC/WHO LISBOA, PORTUGAL

PUBLICAÇÕES

ACP AIRLINERS.NET ARQUITRAÇO ART CAFFÉ BENETTON BMW CAFÉS TOFA CAMÂRA MUNICIPAL DA MOITA CASA CLÁUDIA CASAS DA ENCOSTA CDP CONF. DO DESPORTO DECO / PROTESTE DIFFERENCE MÚSICA EQUINOW FITNESS/SPA EXPRESSO EURO RSCG FUNDAÇÃO VODAFONE GALP ENERGIA HIP HOTEL INVESTMENT PROJECT IMAGE COMICS IMPALA IMOFACETA ISEG JN JORNAL DE NOTÍCIAS LILA DESIGN L’HARMATTAND HEXAEDRO MAGGI MASTER JET MÉDICOS DO MUNDO MYBRAND NESTLÉ PLATI.COM ONINET PATNERS PROAP REDUNICRE TA TOMÁS AMARAL TAP PORTUGAL TOTAL FUN UAU WHO SCHRÉDER ZURIQUE

2007 COLECTÂNEA 24/SEVEN IMAGE COMICS USA 2007 CONCURSO TRIENAL/GALP REVISTA CUBO SEMANÁRIO SOL PORTUGAL 2006 CATÁLOGO DE ILUSTRAÇÃO ETIC/WHO LISBOA, PORTUGAL


01/NÓS

_ PRÉMIOS E DISTINÇÕES AWARDS AND PRIZES PRIX ET RÉCOMPENSES

PROJECTOS

2008 2009 1º LUGAR STAND DE EXPOSIÇÕES INFOR TEKTÓNICA, FIL LISBOA, PORTUGAL

MEN ÇÃO HON OSA

PRÉMIOS E DISTINÇÕES

2009 PROJECTO DE INTERIORES LOJA DE MOBILIÁRIO COREME SAINT-ÉTIENNE, FRANÇA 2008 ESTUDO PRÉVIO PARA MORADIA EM VILA REAL DE SANTO ANTONIO, ALGARVE, PORTUGAL.

2007 ESTUDO PRÉVIO PARA REMODELAÇÃO DE INTERIORES DA FARMACIA UNIVERSAL, LISBOA, PORTUGAL 2007 ESTUDO PRÉVIO PARA REMODELAÇÃO DE INTERIORES DA AGÊNCIA DE DESIGN WHO , LISBOA, PORTUGAL

[10]

SHORT LIST

CONCURSOS

2009 EXPOSITOR MULTIMARCA DIAGEO PORTUGAL 2009 STAND DE EXPOSIÇÕES HENKEL, TEKTÓNICA, FIL LISBOA, PORTUGAL

1º PRÉ

1ST PRIZE 1ER PRI PRIX X

2008 CONCURSO DE IDEIAS PARA O ARRANJO E ORDENAMENTO DA FRENTE DE MAR DA PRAIA DE FARO 2008 ART CENTER THEATRE BUILDING IN SUNDSVALL, SUÉCIA 2008 CONCURSO CONTRABANDS AND FREEDMEN’S CEMETERY MEMORIAL VIRGINIA, USA

CONCURSO ARQUITECTURA EM LUGARES COMUNS TRANSIÇOES NO VALE DO AVE, PORTUGAL

2009 1º LUGAR

EXPOSIÇÕES E EVENTOS

STAND DE EXPOSIÇÕES INFOR, TEKTÓNICA, FIL LISBOA, PORTUGAL

2009

2008 2º LUGAR CONCURSO ARQUITECTURA EM LUGARES COMUNS TRANSIÇOES NO VALE DO AVE, PORTUGAL

2007 REMODELAÇAO DA FUTURA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO, - PORTUGAL

2007 MENÇÃO HONROSA

2007

REMODELAÇAO DA FUTURA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO, PORTUGAL

CONCURSO «TORRE DE VALÊNCIA» EM MADRID, - ESPANHA 2007

2007 SHORTLIST (10)

CONCURSO DE IDEIAS ‘ARQUITECTAR O AMBIENTE’ VITRAKEM BY LABICER, PORTUGAL

CONCURSO DE IDEIAS ‘ARQUITECTAR O AMBIENTE’ VITRAKEM BY LABICER PORTUGAL

2007

2007 1º LUGAR POSTO DE ABASTECIMENTO SUSTENTÁVEL GALP , NO ÂMBITO DA TRIENAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA, PORTUGAL

POSTO DE ABASTECIMENTO SUSTENTÁVEL GALP , NO ÂMBITO DA TRIENAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA, PORTUGAL 2007

2004 6º LUGAR

INTERVENÇÕES NA CIDADE ‘ VAZIOS URBANOS’ LISBOA, PORTUGAL

‘CONCURSO DE IDEIAS SOBRE HABITAÇÃO’ INSTITUTO DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DE GENÉVE, SUIÇA

2006 ‘UM PAVILHÃO FLUTUANTE PARA A BIENAL DE VENEZA’ FORMICA 2006 - ESPANHA 2004 ‘CONCURSO DE IDEIAS SOBRE HABITAÇÃO’ INSTITUTO DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DE GENÉVE, SUIÇA 2004 MEETING POINT FORUM DAS CULTURAS BARCELONA 14ºEDIÇÃO PLADUR, ESPANHA

PUBLICAÇÕES

2008 LIVRO ARQUITECTURA EM LUGARES COMUNS, EQUAÇÕES DE ARQUITECTURA DAFNE EDITORA ISBN: 978-989-95159-8-7 2008 PUBLICAÇÃO BROCHURA DA LABICER BY VITRAKEM LIVING PROJECTS 2007 PUBLICAÇÃO DO CONCURSO POSTO DE ABASTECIMENTO SUSTENTÁVEL GALP NO SUPLEMENTO CUBO, SEMANÁRIO SOL

EXPOSIÇÃO CONCURSO DE IDEIAS PARA O ARRANJO E ORDENAMENTO DA FRENTE DE MAR DA PRAIA DE FARO 2008 EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DO CONCURSO ART CENTER THEATRE BUILDING IN SUNDSVALL NA SVEA-TEATER, ESPLANADEN 15 SUNDSVALL, SUÉCIA 2008 EXPOSIÇÃO NA JUNTA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO DOS FINALISTAS DO CONCURSO PARA A REMODELAÇAO DA FUTURA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO, - PORTUGAL 2008 SEMINÁRIO DE 2 DIAS COM DEBATES E CONFERÊNCIAS SOBRE A TEMÁTICA DO DIFUSO URBANO E EXPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS FINALISTAS DO CONCURSO ARQUITECTURA EM LUGARES COMUNS TRANSIÇOES NO VALE DO AVE, PORTUGAL 2007 APRESENTAÇAO DO CONCURSO POSTO DE ABASTECIMENTO SUSTENTÁVEL GALP NA TRIENNAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA


ARQUITECTURA ARQUITECTURA DE INTERIORES URBANISMO mat ménage arch trois www.matelier.info +351 92 789 87 83 geral@matelier.info


MAT_Arquitectura