Issuu on Google+

MATCH DAY PROGRAMA OFICIAL Número 5 - Fevereiro de 2010

Wendel dá conta do recado nas laterais pág. 8 Edinho ensina como superar desafios pág. 12

Com moral Antônio Carlos vence o clássico, e parte rumo a vaga na Libertadores - pág. 6

25/2/2010 Quinta-feira Copa do Brasil

Vs

21h30 Palestra Itália São Paulo - SP


QUANDO SURGE O ALVIVERDE IMPONENTE

EDITORIAL A atual diretoria do PALMEIRAS age pensando exclusivamente no bem do VERDÃO. Deu oportunidade a Muricy Ramalho, um técnico consagrado. Permitiulhe todo o trabalho de pré-temporada e a indicação de alguns jogadores. Foi ao limite. Não deu liga, mas a vida segue. Muita gente aproveitou-se do fato e não economizou críticas. Gente do próprio clube, que se diz a favor do PALMEIRAS, falou até em “chutar cachorromorto”, de olho nas próximas eleições. Gente que nunca colocou o PALESTRA numa rota promissora, voltada para a estabilidade financeira a médio prazo – via nova arena e CT completo para as categorias de base. Então, eis que chega Antônio Carlos. Como zagueiro, ele sentiu na pele o que é vestir a camisa alviverde e conquistou uma série de títulos, na década de 90. A carreira de treinador está no início, mas a seu favor conta a experiência como diretor técnico.

EXPEDIENTE

O MATCH DAY, Programa Oficial, é uma publicação da G8 Gestão Esportiva e Futebol Tour autorizada pela Sociedade Esportiva PALMEIRAS.

Antônico Carlos tem a linguagem dos boleiros e está disposto a vencer no novo ofício. Ele chegou dando moral ao elenco, colocando cada jogador em sua posição de origem, recuperando atletas que estavam esquecidos. Teve coragem para dirigir o time logo no clássico contra o São Paulo e saiu vitorioso. A 6ª edição da MACTH DAY traz também detalhes da trajetória de vida de Edinho. Pasmem: o zagueiro/ volante despontou para a carreira profissional após participação em uma derrota catastrófica de 9 a 0. Motivo para desistir? Jamais, o cara é perseverante!

Conselho Editorial: Diego Ragonha, Fernando Figueiredo Guilherme Figueiredo, Luis Fernando Dias e Paulo Sanches Textos: Alexandre de Aquino MTB 53110 Camila Goytacaz MTB 32222 Pesquisa de fotos: Alex Siriani

Fotografias: Futura Press Daniel Augusto e Renato Cordeiro Edição de Arte: Joh Stcheraws e Vitor Fontes Contatos Comerciais: Paulo Sanches (11) 7833-8063 Daniel Camillo (11) 4191-7949 Impressão: Gráfica Daleffi

Tiragem: 10.000 exemplares

4 PROGRAMA OFICIAL

A revista, que permanece distribuída na sede social, destaca Wendel. Um “parceiro” mesmo, sempre disposto a colaborar, seja na marcação ou no apoio ao ataque. Pelo lado direito, no meio ou pela esquerda. Boa leitura!

Giuseppe Galiani

Editor coRneteiro fanático

Esclarecimentos: Diferentemente do publicado, nossa edição anterior foi a de número 5. Até o fechamento da mesma, Muricy Ramalho permanecia como técnico do VERDÃO. O Choque-Rei de 30/8/2009 terminou na verdade São Paulo 0 x 0 Palmeiras.


NO GRAMADO EM QUE A LUTA O AGUARDA

Por uma nova era Antônio Carlos, agora treinador, busca o sucesso da época de zagueiro no clube

Antônio Carlos Zago está de volta ao PALMEIRAS. Agora, como treinador do VERDÃO, no lugar do nosso excomandante Muricy Ramalho. Mas o que é preciso para ele ter sucesso à frente do nosso esquadrão?

No total foram 188 jogos pelo PALMEIRAS, com 114 vitórias, 38 empates e 36 derrotas. Fez oito gols. Ele defendeu também Corinthians e Santos. Encerrou a carreira no Peixe, foi dirigente no Corinthians, mas se encontrou como técnico no São Caetano.

Essa pergunta é bem fácil de responder. Basta apenas que ele repita os feitos da época de zagueiro no clube. Antônio Carlos defendeu a nossa camisa com muita honra e garra, tendo levantado taças importantes como as do bicampeonato Paulista (1993/1994) e as do bicampeonato brasileiro (1993/1994). Desde seu início, no São Paulo Antônio Carlos demonstrou categoria, sem deixar de ser viril. O zagueiro foi campeão da Libertadores, em 1992. Acabou

copa do brasil Histórico

geral

edições participou o PALMEIRAS

mandante

Agora terá um novo desafio no VERDÃO. Já começou bem, colocando cada jogador em sua real posição e vencendo o clássico contra o São Paulo. Esperamos que seus números impressionem tanto como na época em que era jogador.

O palmeiras busca o segundo título na competição e a vaga na libertadores Curiosidades

15

visitante

negociado com o Albacete (ESP), onde atuou apenas seis meses antes de vir a fazer a alegria dos nossos torcedores. O homem passou também pela Seleção Brasileira.

O PALMEIRAS chegou 2 vezes à final da Copa do Brasil, ambas diante do Cruzeiro, sendo vicecampeão em 1996 e campeão em 1998.

86 46 23 17

8 a 0 foi a maior goleada do VERDÃO na competição. Ela ocorreu em 1996 diante do Sergipe/SE.

41 26 10

10 gols anotaram Paulo Nunes e Evair, os maiores artilheiros do clube no torneio nacional.

jogos

jogos

vitórias empates derrotas

5

vitórias empates derrotas

45 20 13 12 jogos

6 PROGRAMA OFICIAL

vitórias empates derrotas

Histórico do confronto 1978 – Palmeiras 3x0 Flamengo-PI - Brasileiro 1980 – Flamengo-PI 1x4 Palmeiras – Brasileiro 2010 - Flamengo-PI 0x1 Palmeiras – Copa do Brasil


NOSSA CASA Dados oficiais

Estádio: Palestra Itália (São Paulo – SP) Capacidade atual: 27.650 lugares Curiosidades 1º jogo: Palestra Itália 5 x 1 Internacional Data: 21 de abril de 1917 Árbitro: Nestor Pedroso de Carvalho Palestra Itália: Flosi, Bianco, Grimaldi, Bertolini, Picagli, Fabbi, Caetano, Ministro, Heitor, Severino, Martinelli. Gols: Ministro (2), Caetano (2), Heitor, Severino.

Recorde de Público: 40.283 pagantes Palmeiras 1 x 0 XV de Piracicaba Data: 18 de agosto de 1976 - Decisão Paulistão Árbitro: Romualdo Arppi Filho Palmeiras: Leão, Valdir, Samuel, Arouca, Ricardo, Pires, Ademir da Guia, Edu, Jorge Mendonça, Toninho, Nei. Gol: Jorge Mendonça.

CANTA E VIBRA Ei, Palmeiras minha vida é você!

Quando a família palmeirense está em festa, a experiência no estádio se torna memorável. O jogador se inflama, o time todo se empolga e a chance de vitória é maior. Faça sua parte:

Palmeiras minha vida é você!

Compre seu ingresso de forma antecipada e/ou pela internet;

Palmeiras minha vida é você!

Leve troco, caso vá adquirir a entrada nas bilheterias do Palestra;

EI...

Respeite a fila e mantenha a ordem; Cante apenas em prol do time ou de seu ídolo. Evite provocações; Esqueça os rojões e sinalizadores. Eles podem provocar acidentes; Sente no lugar marcado previsto no ingresso; Se consumir alimentos, busque uma lixeira para dispensar papeis e plásticos; Quando usar o banheiro, colabore para a higiene do local. 7 PROGRAMA OFICIAL


SABE BEM O QUE VEM PELA FRENTE

8 PROGRAMA OFICIAL


curinga do verdão versátilidade credencia wendel a qualquer uma das laterais As chances estão sempre pintando para Wendel. Com Muricy Ramalho, ele virou o dono da lateral esquerda do VERDÃO. Com Antônio Carlos, aparentemente avesso às improvisações, ocupa inicialmente a lateral direita. Nosso curinga PALMEIRENSE, que é volante de origem, não liga para apenas uma posição. Ele quer mesmo é jogar. “Eu estou sempre à disposição do treinador para ajudar onde for preciso”, diz Wendel. A função que mais lhe dá trabalho é jogar pelo lado esquerdo. Por isso, o atleta tem treinado exaustivamente o aperfeiçoamento de seu chute com a perna esquerda, já que ele é destro. “Estou com confiança para fazer os cruzamentos com a esquerda e tem outra: ainda posso levar a bola para dentro e chutar de direita”, explica. Como inspiração, Wendel tem Daniel Alves, lateral-direito do Barcelona (ESP) também já teve o gostinho de jogar pelo lado esquerdo diante da África do Sul, na Copa das Confederações do ano passado. “É difícil porque algumas vezes não sei onde está o lado do campo. Mas o importante é ajudar e se sentir de alguma maneira útil para o grupo”, dá receita o jogador da Seleção Brasileira,.

Se a tarefa não é simples, existem exemplos de que é possível sim um destro conseguir fazer sucesso pelo lado esquerdo. O maior deles é Júnior, que brilhou na equipe do Flamengo nos anos 1980 e na Seleção Brasileira, ao lado de Zico. Aliás, Júnior, assim como Wendel, também atuava em vários setores do campo antes de se encontrar na lateral esquerda. “Comecei como cabeça de área e, no dia em que o lateral-direito, o Garrido, se machucou, joguei ali e fui bem. Não saí mais do time e depois mudei de lado”, recorda o craque flamenguista. Wendel nasceu em Itapetinga, na Bahia. Começou a carreira no União Mogi (SP) e passou por Iraty (PR), Palmeiras B e Juventus (SP), antes de ir para a equipe principal do VERDÃO. O jogador foi uma indicação do técnico Marcelo Villar, com quem trabalhou no Palmeiras B. Desde que subiu para o elenco principal, a versatilidade tem sido a sua marca. Apesar disso, agora Wendel concentra esforços em ganhar de vez a condição de titular da lateral-direita. Para tanto, precisa aprimorar especialmente os cruzamentos. “Futebol moderno é assim, você precisa se preparar para várias situações. É bom ter jogadores versáteis, que ajudam em momentos difíceis. Sempre me coloco à disposição”, reforça.

WENDEL NO VERDÃO PALMEIRAS

148 jogos

títulos No principal, ele ainda não fez gol. A sua estreia foi pela Libertadores, em 2006, contra o São Paulo.

PALMEIRAS B

94 jogos

Wendel marcou três gols vestindo a camisa do nosso segundo time, onde atual de 2000 a 2006

2008: Campeão Paulista 2005: Campeão Troféu Centenário do Estudiantes de La Plata-ARG Vice-Campeão Paulista A-3 2004: Campeão Troféu Cristal - Torneio China-Brasil 2000: Vice-Campeão Paulista B-2 9 PROGRAMA OFICIAL


QUE A DUREZA DO PRÉLIO NÃO TARDA

PERIQUITO

Ser PALMEIRENSE é muito legal! A gente vai entendendo cada vez mais o nosso time e a cada dia ficamos mais torcedores! Papai me conta da emoção que sente sempre que vê os nossos jogadores levantando a taça! Mas tem uma emoção que eu já vivi e os adultos da minha família não viveram: entrar em campo com o nosso time! É uma grande aventura, a gente entra correndo com os craques do time e vê, antes de a partida começar, toda a agitação da torcida. E agora tem uma novidade. A partir deste mês, muitas outras crianças também vão poder participar, pois aumentou de 40 para 120 os palmerenses mirins que poderão entrar em campo. Com o programa “Torcedor Mirim”, jovens com até 12 anos terão direito a pisar no gramado do Palestra Itália! Entre no site do PALMEIRAS e descubra mais, você vai adorar! E DÁLHE, PORCO! E DÁ-LHE, PORCO!

Tina Palestrina 2010 será conhecido como um ano de evolução no futebol brasileiro! Estou falando do futebol feminino do nosso PALMEIRAS, que promete crescer neste ano. O clube pretende trazer jogadoras da seleção brasileira e do exterior para reforçar o time. Além disso, serão realizadas peneiras para descobrir novos talentos. A equipe palmeirense feminina deve iniciar os trabalhosem breve e disputará o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior. Isso me deixa bastante animada, pois mostra que o PALMEIRAS é um time pra frente, que busca inovar e seguir os padrões mundiais de qualidade. Isso claro, valorizando cada vez mais as atletas femininas que tanto ralam para mostrar o seu talento. Que tal inovarmos também, enquanto torcedores de estádio, e prestigiarmos os jogos do VERDÃO feminino, levando a nossa alegria e força para as nossas jogadoras neste ano!?!

10 PROGRAMA OFICIAL 10 PROGRAMA OFICIAL


11 PROGRAMA OFICIAL


E O PALMEIRAS NO ARDOR DA PARTIDA

12 PROGRAMA OFICIAL


Tem brio! Edinho nunca se entrega! Diante de uma dificuldade, ele levanta a cabeça e dá a volta por cima Quem nunca se viu desencorajado. Pensando em desistir diante de algo inatingível. Quando se está pra baixo, a esmagadora maioria prefere o caminho mais prático: abandonar o sonho. Mas isso está longe de ser uma prática de Edinho, dono de uma história de vida de perseverança e muitas conquistas! Um exemplo a ser seguido por todos no PALMEIRAS!!! O zagueiro/volante encara todas as situações delicadas de frente. Ele as tira de letra. Trata delas como mais um aprendizado. Aliás, um incentivo para lutar sempre. É com essa mentalidade que ele chegou ao VERDÃO neste ano. Determinado a mostrar aos fanáticos torcedores que com honestidade, garra e talento para desarmar - atitudes próprias de quem não espera que as coisas venham de graça -, os sonhos podem virar realidade. Edinho teve inúmeras portas fechadas nas peneiras. Mas nunca desistiu. “Retornava para casa desolado e voltava a estudar, aí meu pai sempre dizia: ‘você já lutou tanto, não pode desistir agora’“, lembra.

Dá para imaginar alguém, após ver seu time - a seleção de Rio Bonito-RJ - goleado por 9 a 0, enfim decolar rumo ao sucesso na carreira!?! É isso mesmo, torcedor PALMEIRENSE. Depois dessa humilhante derrota, o atual dono da camisa 3 deixou o interior do Rio de Janeiro, para se tornar um respeitado profissional no Rio Grande do Sul, correr o mundo e colecionar títulos. Edinho se destacou por se doar ao grupo. Se não é um jogador vistoso tecnicamente, compensa com uma incomum disposição para roubar a bola. Isso contagia a torcida. Como se não bastasse, ele é útil ao treinador por atuar em várias posições. No VERDÃO, até como lateral-direito! “No Sul, onde joguei pelo Internacional, eu ganhei o apelido de guerreiro da torcida. É isso que estou tentanto mostrar aqui no PALMEIRAS. Sou um jogador que não desiste nunca. O torcedor sempre me verá lutando com muita raça e amor à camisa”, ensina Edinho.

Causos Frio e fome

Consagração

Filho

Duas vezes Edinho tentou a sorte na Europa e fez testes na Itália e na França. Não deu certo, e ele passou sérias dificuldades. No segundo país, chegou a passar fome e só conseguiu retornar ao Brasil graças a uma ajuda financeira do atacante Fernandão, que viria a ser o seu grande amigo no Internacional.

Edinho foi um dos líderes do Internacional na conquista da Libertadores e do Mundial de Clubes, respectivamente contra São Paulo e Barcelona, que eram apontados como favoritos, em 2006.

Foi por causa do nascimento da sua primeira filha, Manoela, que o volante fez de tudo para deixar o Lecce na Itália e realizar o sonho de vestir a camisa do PALMEIRAS. “É um clube grande e que tem uma torcida apaixonada e fanática”, Edinho, quando questionado sobre a massa alviverde. 13 PROGRAMA OFICIAL


Transformando a lealdade em padrão

1 12 22 2 17 77 6 14 PROGRAMA OFICIAL

ELENCO

Bruno Posição: Goleiro Nome: Bruno Cortez Cardoso Natural: São Paulo-SP Nascimento: 27/6/84 Último Clube: Revelação da base

Marcos Posição: Goleiro Nome: Marcos Roberto Silveira Reis Natural: Oriente-SP Nascimento: 4/8/73 Último Clube: Revelação da base

Deola Posição: Goleiro Nome: Eliton Deola Natural: Céu Azul-PR Nascimento: 19/4/83 Último Clube: Sertãozinho-SP

Eduardo Posições: Lateral-direito e esquerdo Nome: Eduardo José Diniz Costa Natural: Guaraí-TO Nascimento: 14/4/89 Último Clube: Guarani

Wendel Posições: Lateral-direito e esquerdo Nome: Wendel Santana P. dos Santos Natural: Itapetinga-BA Nascimento: 8/10/81 Último Clube: Revelação da base

33 4 15 23 8

Figueroa Posição: Lateral-direito Nome: Luis Pedro Figueroa Natural: San Pedro de La Paz (CHI) Nascimento: 14/5/83 Último Clube: Colo Colo (CHI)

Armero Posição: Lateral-esquerdo Nome: Pablo Estifer Armero Natural: Tumaco (COL) Nascimento: 2/11/86 Último Clube: América de Cali (COL)

34 3

Gualberto Posição: Zagueiro Nome: Gualberto Luís da Silva Jr Natural: Não informado Nascimento: 8/4/90 Último Clube: Revelação da base

Léo Posição: Zagueiro Nome: Leonardo Renan S. de Lacerda Natural: Belo Horizonte-MG Nascimento: 30/01/88 Último Clube: Grêmio-RS

Maurício Ramos Posição: Zagueiro Nome: Maurício D. Ramos Júnior Natural: Piracicaba-SP Nascimento: 10/4/85 Último Clube: Coritiba-PR

Danilo Posição: Zagueiro Nome: Danilo Larangeira Natural: São Bernardo-SP Nascimento: 10/5/84 Último Clube: Atlético-PR

Márcio Araújo Posição: Volante Nome: Márcio Rodrigues Araújo Natural: São Luiz-MA Nascimento: 11/6/84 Último Clube: Atlético-MG

Gabriel Silva Posição: Lateral-esquerdo Nome: Gabriel Moisés A. da Silva Natural: Piracicaba-SP Nascimento: 13/5/91 Último Clube: Revelação da base

Edinho Posições: Zagueiro e volante Nome: Edimo Ferreira Campos Natural: Niterói-RJ Nascimento: 15/1/83 Último Clube: Lecce (ITA)

Obs.: OS GOLEIROS CARLOS, Nº 45, RAPHAEL ALEMÃO, Nº 46, O ZAGUEIRO WELLINGTON, Nº 27, O meia Ivo e o atacante ewerton, estes ainda sem numeração, completam O ELENCO. Dados segundo site oficial do clube


Legenda titular ou reserva

P 5 21 35 26 99 10 16

10

nota na partida

Interaja com a MATCH DAY: assinale os titulares dessa partida e atribua notas para cada um deles. Mande-as para www.twitter.com/matchdayverdao

Pierre Posição: Volante Nome: Lucas Pierre Santos Oliveira Natural: Itororó-BA Nascimento: 19/1/82 Último Clube: Paraná-PR

18

Souza Posição: Volante Nome: Elierce Barbosa de Souza Natural: Posse-GO Nascimento: 8/3/88 Último Clube: Dom Pedro-DF

Anselmo Posição: Volante Nome: Anselmo de Moraes Natural: São Paulo-SP Nascimento: 20/2/89 Último Clube: Revelação da base

11 7

Deyvid Saconni Posição: Meia Nome: Deyvid Franck Silva Saconni Natural: Alfenas-MG Nascimento: 10/4/87 Último Clube: Guarani-SP

19

Lincoln Posições: Meia Nome: Lincoln C. de Souza Soares Natural: São Brás do Suaçuí-MG Nascimento: 22/1/79 Último Clube: Galatasaray (TUR)

20

Cleiton Xavier Posição: Meia Nome: Cleiton Ribeiro Xavier Natural: São José da Tapera-AL Nascimento: 23/3/83 Último Clube: Figueirense-SC

William Posição: Meia Nome: William Fernando da Silva Natural: São Paulo-SP Nascimento: 20/11/86 Último Clube: Vitória-BA

29

2

João Arthur Posições: Meia e atacante Nome: João Arthur Bueno de Camargo Natural: São Paulo-SP Nascimento: 16/11/90 Último Clube: Revelação da base

Marquinhos Posições: Meia e Atacante Nome: Marcos A. da Silva Gonçalves Natural: Prado-BA Nascimento: 19/10/89 Último Clube: Vitória-BA

Diego Souza Posições: Meia e Atacante Nome: Diego de Souza Andrade Natural: Rio de Janeiro-RJ Nascimento: 17/6/85 Último Clube: Grêmio-RS

Lenny Posição: Atacante Nome: Lenny Fernandes Coelho Natural: Rio de Janeiro-RJ Nascimento: 23/3/88 Último Clube: Sporting Braga(POR)

Robert Posição: Atacante Nome: Robert de Pinho de Souza Natural: Salvador-BA Nascimento: 27/7/81 Último Clube: América (MEX)

Daniel Posição: Atacante Nome: Daniel Santos Silva Natural: São Paulo-SP Nascimento: 9/1/89 Último Clube: Revelação da base

Antônio Carlos Técnico Nome: Antônio Carlos Zago Natural: Presidente Prudente-SP Nascimento: 18/5/1969 Último Clube: São Caetano

15 PROGRAMA OFICIAL


SABE SEMPRE LEVAR DE VENCIDA

Genérico

Principal atração do adversário, Jardel, está acima do peso e deve ficar no banco de reservas O Flamengo-PI conquistou a vaga na Copa do Brasil graças ao seu excelente primeiro semestre. O homônimo do Rubro-Negro carioca fez uma bela campanha no Campeonato Piauiense e sagrou-se campeão antecipado ao conquistar o primeiro e o segundo turno da competição. De quebra, também irá participar do Campeonato Brasileiro da Série D neste ano. Além disso, o time terminou o ano passado de forma gloriosa ao vencer, no segundo semestre, a Copa do Piauí com a vitória na decisão sobre o Picos pelo placar de 2 a 1. A maior atração do time é o centroavante Jardel, cearense, que fez sucesso com as camisas de Grêmio e Vasco da Gama, além de ter chegado à Seleção Brasileira. Hoje, porém, o atacante não lembra nem de longe aquele goleador de cabeceio exímio. Acima do peso e

sem agilidade, o veterano deve ficar a maior parte do jogo desta noite sentado no banco de reservas. Se levarmos em conta o retrospecto do VERDÃO na Copa do Brasil, podemos ficar tranquilos. Vários fatores conspiram a nosso favor. Primeiro nunca perdemos para um time do Piauí em partidas válidas pelo torneio. Segundo: ganhamos os três jogos realizados diante do Flamengo-PI. Por último: temos um retrospecto altamente favorável quando o assunto é a primeira fase da competição. Em 14 participações, fomos eliminados apenas uma vez. Na nossa 15ª participação, já demos um passo para aumentar ainda mais essa estatística ao bater o Flamengo por 1 a 0, lá no Estádio Albertão, no Piauí.

PLANTEL DO ADVERSÁRIO ESPORTE CLUBE FLAMENGO

Goleiros

Laterais-esquerdos

Zagueiros

Volantes

Herivelton Rafael

Serginho Laércio Igor Antonio Carlos

Lateral-direito Tote

16 PROGRAMA OFICIAL

Wildinho Júnior Tatu Erivan Damisson Binha

Meias

Luciano Zuza Thiago Maia Alessandro

Técnico Walter Maranhão Atacantes Leandro Finha Joniel Jonierick Michel Jardel


E MOSTRAR QUE DE FATO É CAMPEÃO

TABELA DE jogos

Paulistão 1ª rodada

2ª rodada

3ª rodada

Palmeiras x Mogi Mirim

Barueri x Palmeiras

Palmeiras x Ituano

16/1 - 17h

21/1 - 21h

PLACAR

5

PLACAR

1

2

Palestra Itália

PLACAR

2

3

Eduardo J. Farah

6ª rodada 7ª rodada 4/2 - 17h 7/2 - 17h Palmeiras x Portuguesa Bragantino x Palmeiras PLACAR

1

2

Palestra Itália

31/1 - 17h

Monte Azul x Palmeiras Corinthians x Palmeiras PLACAR

3

0

PLACAR

1

1

0

Santa Cruz

Pacaembu

8ª rodada 13/2 - 19h30 Botafogo x Palmeiras

9ª rodada* 17/2 - 21h50 Palmeiras x São Caetano

10ª rodada 21/2 - 16h Palmeiras x São Paulo

PLACAR

3

1

PLACAR

1

1

Santa Cruz

Nabi Abi Chedid

13ª rodada 12ª rodada 7/3 - 18h30 3/3 - 21h50 Palmeiras x Santo André Palmeiras x Sertãozinho

11ª rodada 28/2 - 18h30 Rio Claro x Palmeiras

5ª rodada

27/1 - 21h50

Palestra Itália

PLACAR

1

4ª rodada

24/1- 17h

PLACAR

4

2

0

Palestra Itália

Palestra Itália

14ª rodada 14/3 - 16h Santos x Palmeiras

15ª rodada 20/3 - 16h Palmeiras x Ponte Preta

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

Dr. Augusto Schimidt Filho

Palestra Itália

Palestra Itália

Vila Belmiro

Palestra Itália

16ª rodada 24/3 ou 25/3 - A definir Rio Branco x Palmeiras

17ª rodada 27/3 ou 28/3 - A definir Palmeiras x Mirassol

18ª rodada 3/4 ou 4/4 - A definir Palmeiras x Oeste

19ª rodada 7/4 - 21h50 Paulista x Palmeiras

Semifinal

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

Décio Vitta

Palestra Itália

Palestra Itália

Jaime Cintra

Semifinal

Final

18/4 - A definir

?

Final

25/4 - A definir

?

?

Local a definir

?

?

? Local a definir

?

? Local a definir

Dados gerais e regulamento

2/5 - A definir

Local a definir

11/4 - A definir

Nas fases semifinal e final prevalecem para critérios de desempate o maior número de vitórias, o maior saldo de gols e a melhor campanha ao longo de toda a competição.

copa do brasil CURIOSIDADE

1ª rodada-Ida 10/2 - 21h50

1

Flamengo-PI x Palmeiras PLACAR

0

O Palmeiras tem um título da Copa do Brasil, conquistado em 1998. 1ª rodada-Volta 25/2 - 21h30 Palmeiras x Flamengo-PI PLACAR

1

Albertão

18 PROGRAMA OFICIAL

Palestra Itália

Dados gerais e regulamento A Copa do Brasil é disputada por 64 clubes. Eles são os melhores dos campeonatos estaduais, torneios seletivos ou Ranking da CBF (atualizado em dezembro deste ano). Há participantes dos 27 estados brasileiros. A primeira rodada começou em 10 de fevereiro. Os dois jogos finais serão em 28 de julho e 4 de agosto, após a Copa da África do Sul. O regulamento da competição prevê que nas primeira e segunda fases, caso o visitante vença a primeira partida por dois gols ou mais de diferença, ele estará classificado, sem a necessidade da realização da partida de volta.


Chega de violência O futebol é o grande entretenimento do brasileiro. O projeto de lei antiviolência está em pauta no Senado para justamente tirar os brigões dos estádios, evitar casos de manipulação de resultados e a ação dos cambistas. Ele será posto em vigor pelo Governo Federal neste primeiro semestre. Portanto, avalie bem se vale à pena promover a baderna, atirar algo no campo ou até mesmo invadi-lo.

CAMBISTAS

cier, desviar ou fa Art. 41-G. Fornec nve ra o de ingressos pa no litar a distribuiçã do pa m perior ao esta da por preço su quatro clusão de dois a re bilhete: pena um em be so o puniçã ranos e multa. A se r fo ade se o agente rio terço até a met ná io nc rigente ou fu vidor público, di a, enprática desportiv de entidade de o da çã za ni ga or vel pela tidade responsá para o presa contratada competição, em e veno issão, distribuiçã processo de em zada, ni ga ou torcida or da de ingressos fins os ra pa o a condiçã e se utilizar dest artigo.” previstos neste

TRÉGUA, JUIZÃO Se você pudesse estar no gramado, qual função escolheria? Certamente não seria a de juiz ou bandeirinha. Além de suas profissões formais, as pessoas nesses “cargos” se dedicam a legitimar o resultado da partida, embora, às vezes, errem. Se você vai reclamar, faça isso dentro dos limites da desportividade, e com conhecimento da regra do jogo.

Realidade

Mito

só No tiro de meta, a bola ir da sa do an qu o entra em jog a. grande áre

O goleiro não pode usar as mãos quando de um recuo de seu companheiro .

a de Correto. Ela será chutad a área, qualquer ponto da pequen manecer per em dev rios ersá adv e os da saia não ela o fora dela. Cas etido grande área, o tiro será rep pela equipe defensora.

Não é bem assim. O goleiro só não pode usar as mãos quando o recuou ocorrer com o pé ou seu companhe iro levantar a bola intencionalmente para passá-la com outra parte do corpo (coxa, peito , cabeça).

19 PROGRAMA OFICIAL



Palmeiras x Flamengo PI