Page 1

Junho 2010 • Santa Catarina


Junho 2010 • Santa Catarina

Simbora! parte pela ideia de desmistificar lugares e culturas através do registro em punho e letra e fotografias simultâneas dos momentos marcantes de viagens pelo Brasil e America Latina. O projeto tem início após algumas viagens por Santa Catarina por alguns amigos de infância que trazem consigo a mesma gana de aumentar sua circunferência de conhecimento cultural e explorar novos lugares. A iniciativa é a verdadeira vontade de disseminar o místico aos mochileiros de plantão.


Corupá

Região Norte de SC

Corupá é conhecida por sua topografia acidentada, pelas dezenas de rios e ribeirões e por abrigar 67 cachoeiras em seu território, além de inúmeras grutas e vasta área de Mata Atlântica preservada. Reserve algum tempo para visitar o Parque Municipal Ecológico Emílio Batistela, um verdadeiro santuário com 14 cachoeiras num curto percurso de pouco mais de 2 km. Conheça também o Morro da Igreja, o Orquidário, a Cachoeira Véu de Noiva, a Prainha da Omã, o Recanto Água Verde e o Braço Esquerdo. Corupá não é só natureza. O Seminário Sagrado Coração de Jesus, construído em 1929 com tijolos aparentes e amarração com presilhas de ferro, abriga um Museu de História Natural, com animais empalhados de várias espécies. Vale também conferir os túneis da RFFSA, o que pode ser feito em passeios de Maria-Fumaça.

Junho 2010 • Santa Catarina


Aparados da Serra

Divisa de SC com RS Os Aparados da Serra são a borda da Serra Geral no Sul do Brasil - rasgada por mais de trinta cânions que parecem cortados a faca (vem daí o nome “aparados”). No pé, o nível do mar; no topo, entre 1.000 e 1.800 metros de altitude. Dentre os pontos mais importantes dessa verdadeira cadeia de montanhas destacam-se os cânions do Itaimbezinho, Fortaleza, Monte Negro, Morro da Igreja, a Pedra Furada e o Campo dos Padres e algumas das estradas mais lindas do país, como a Serra do Rio do Rastro (SC) e a Rota do Sol (RS). Do topo dessa serra, diferente de outras, não se desce do outro lado: descortina-se os Campos de Cima da Serra, um horizonte verde a perderse de vista entremeado das Matas de Araucária e uma infinidade de riachos, rios e cachoeiras, que abrigam flora e fauna impressionantes.

Junho 2010 • Santa Catarina


Ibirama

Vale do Itajaí Conhecida pelos esportes radicais, Ibirama também se caracteriza também pela arquitetura alemã, tradições alemãs, culinária, artesanato e fabricação caseira de cachaça, além das belezas naturais em meio ao verde da mata atlântica. Com sua geografia privilegiada, o município revela paisagens e locais de beleza inigualável. Pessoas e famílias que vivem em casas construídas no início do século que ainda estão preservadas e tem os costumes dos primeiros colonizadores alemães.Em algumas localidades do município junto aos fundos de vales e encostas mais elevadas ocorrem quedas d’água de notável efeito plástico e emotivo para a percepção humana, com grande potencial de aproveitamento recreativo e esportivo como Rafting ecológico (rio Itajaí-Açu); Rappel;

Caminhadas ecológicas e Canyoing.

Junho 2010 • Santa Catarina


Corupá

Ibirama

Fotografias

Fotografias

Luciano Moraes

Caminhos do Certão Cicloturismo

Links e pesquisas

Falcão André Luiz Kopelke

Explore Vale Ensaio fotográfico : Rota das Cachoeiras em Corupá

José Maciel

Links e pesquisas

Aparados da Serra

Wikipédia: Ibirama Trilhas e Aventuras

Fotografias Tiago Rigo Tiago Marcelino Richard Ducker Marcelo Della

Links e pesquisas Aparados da Serra Morada dos Canyons

Junho 2010 • Santa Catarina

simbora  

roteiro viagem