Page 1

MORRE CINEGRAFISTA DA BAND ATINGIDO POR ROJÃO

“Prefeito que não tapa os buracos de sua cidade, não merece ser o prefeito” – Omar Aziz

Eva Andressa - Divulgação

ANO 16 - Nº 2.466 - MANAUS/AM - 11/02/2014

São Raimundo estreia em campeonato sem marcar gols

Contando os minutos

O novo embaixador de Israel no Brasil será Druso

Ação no RS para mudar correção do FGTS terá validade em todo o país

Copa Verde: torneio regional começa nesta terça-feira Pérola celebra a união de Matilde e Sonan

Projeto prevê o custeio de 50 mil habilitações para jovens de baixa renda


|02| Maskate

ecrau.com

Manaus, 11 de fevereiro de 2014

CIDADE DOS MALUCOS Contando os minutos

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos disse na sexta-feira (7), que aguarda apenas a “hora certa” para oficializar a ex-senadora Marina Silva como vice na chapa que a aliança PSB-Rede, deve lançar na eleição presidencial deste ano. Campos, presidente nacional da legenda socialista, é cogitado para encabeçar a disputa.

Reunião intima

Os dois estiveram juntos por quase três horas, na casa do governador, na Zona Norte do Recife, nesta segunda,10. A versão oficial é que Marina queria visitar a primeira-dama Renata Campos e conhecer o filho recém-nascido do casal, Miguel, aproveitando passagem na capital pernambucana onde fará, à noite, uma palestra em um evento privado.

Inauguração adiada Governador do Amazonas Omar Aziz(PSD), adia mais uma vez a inauguração da Arena da Amazônia-Vivaldo Lima. A decisão foi divulgada pelo próprio governado na manhã desta segunda-feira (10).

Baixa adesão

A manifestação dos trabalhadores da construção civil teve baixa adesão, nesta segunda-feira (10), e o sindicato organiza novos protestos ainda nesta semana. A categoria prepara uma mobilização após a morte do técnico operário português Antônio José Pita Martins, 55, da empresa Martifer, na última sexta-feira (7), nas obras da Arena da Amazônia, em Manaus.

Visita ilustre

O presidente do Sintracomec, Cícero Custódio, informou que os protestos vão continuar na terça (11) e sexta-feira (14), data prevista para visitação da presidente Dilma Rousseff para a entrega da Arena da Amazônia. O sindicato prepara novas manifestações em frente a Arena e tem a expectativa de reunir mais de 98 mil pessoas.

Melhor prevenir

Ele falou com a imprensa na sede da Câmara Municipal de Manaus (CMM). De acordo com ele, as obras ainda não foram totalmente finalizadas e seria uma irresponsabilidade inaugurá-la com os 97% de conclusão.

Em defesa

O advogado de defesa do prefeito de Coari, Adail Pinheiro (PRP), Alberto Simonetti Neto, informou que hoje vai ingressar com um pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, para pedir a liberdade de seu cliente.

Com tantos veiculos ocupando as ruas para estacionar e descarregar quase não sobra espaço para quem precisa passar.

O dia 11 de fevereiro na História 660 a.C. – Fundação do Japão. 641 – Fim do reinado do imperador bizantino Heráclio. 1858 – Primeira aparição da Virgem Maria a Bernadette Soubirous em Lourdes, na França. 1873 – Renúncia de Amadeu I ao reinado da Espanha. 1907 – Inicia-se o processo de beatificação do Papa Pio IX.

1961 - Em Israel, tem início o processo de Adolf Eichmann. Patrice Lumumba, primeiro-ministro da República Democrática do Congo, é assassinado. 1963 – Os Beatles gravam o seu primeiro disco, Please Please Me. 1965 – Ringo Starr casa-se com Maureen Cox.

1920 – Imabari (província de Ehime, Japão) recebe o estatuto de cidade.

1971 – Estados Unidos, Reino Unido, União Soviética e outros países, assinam o Tratado sobre a Proibição da Colocação de Armas Nucleares e Outras Armas de Destruição em Massa no Leito do Mar e no Fundo do Oceano e em seu subsolo, banindo as armas nucleares.

1921 – Criação da Diocese de Belo Horizonte pelo Papa Bento XV.

1979 – Revolução Iraniana: o aiatolá Khomeini toma o poder.

1929 – Independência do Vaticano, segundo o tratado de Latrão.

1982 – O Partido dos Trabalhadores é reconhecido oficialmente pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral brasileiro.

1919 – Friedrich Ebert torna-se presidente da Alemanha (reichpräsident).

1932 – Criação da Universidade Federal de Santa Catarina. 1941 – Segunda Guerra Mundial: o Japão vence a Batalha de Singapura.

1987 – Entra em vigor a atual constituição das Filipinas.

1945 – Termina a Conferência de Ialta.

1990 – Após 28 anos de prisão e pressão internacional por sua liberdade, Nelson Mandela é solto por ordem do presidente Frederik de Klerk.

1947 – Abashiri (Hokkaido, Japão) recebe o estatuto de cidade.

1998 – É solta e extraditada de volta ao Brasil Lamia Maruf Hassan, condenada à prisão per-

pétua pelo governo de Israel por ter participado do sequestro e da morte de um soldado israelense, em 1984. 2004 – É tornada pública uma investigação de suspeita de lavagem de dinheiro envolvendo a esposa deYasser Arafat, Suha. 2005 – Google anuncia intenção de oferecer hospedagem para a Wikipedia. 2007 – Em Portugal, um referendo nacional não atinge quorum necessário, mas a uma ligeira maioria dos votantes escolhe a despenalização do aborto (interrupção voluntária da gravidez) realizada a pedido da mulher durante as primeiras dez semanas de gravidez. 2010 – Pela primeira vez na História do Brasil, um Governador de Estado é preso no exercício do mandato: José Roberto Arruda, governador do Distrito Federal é preso pela Policia Federal, acusado de corrupção. 2011 — O presidente egípcio, Hosni Mubarak, demite-se do cargo, após a forte agitação política no país. 2013 — O Papa Bento XVI, aos 85 anos, anuncia a renúncia do papado que oficialmente ocorreria em 28 de fevereiro do mesmo ano, sob a alegação de idade avançada.

NINGUÉM MERECE! • Quem paga com esse tipo de ação, iniciou nesta segunda-feira, 10 o primeiro dia de paralisação dos rodoviários, a promessa que a greve não afetaria a população não foi cumprida com a catraca livre em Manaus.

Bom – Parques de Manaus recebem obras de reforma e manutenção. Parque dos Bilhares, do Mindu e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé (RDS) terão serviços de requalificação com conclusão prevista para maio.

• Mais de 200 mil usuários do transporte coletivo de Manaus foram prejudicados. A informação é do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). • A greve se concentrou nas zonas oeste, centro-oeste, sul e centro-sul da cidade. As empresas que atendem as áreas são São Pedro, Via Verde, Líder e Vega.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12

Santo do Dia

Ótimo – Madeireira alemã investe R$ 300 milhões no município de Envira. O empreendimento que vai injetar R$ 300 milhões no município, a partir da exploração sustentável da madeira.

• Cerca de 30% na redução da frota afetaram a zona a Oeste, Centro-Sul, Centro Oeste e Sul. Além disso os rodoviários ameaçam paralisação geral a partir desta terçafeira (11).

Versículo do Dia

Ruim – Cada vez mais os veículos roubados e furtados na capital por quadrilhas organizadas são destinados para o interior ou até mesmo para outros Estados. Fato confirmado DERFV. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | jornal@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Ger.de publicidade.:Anamaria Leventi|marketing@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

São Castrense Castrense viveu no século V, era cristão e bispo de Cartagine, atual Tunísia, África. Durante a invasão dos Vândalos, comandados pelo rei Genserico, ele foi lançado ao mar, junto com outros sacerdotes e fiéis, dentro de um velho navio desprovido de velas, remos e leme. Com certeza, o intuito era que morressem afogados, mas milagrosamente ele sobreviveu, desembarcando na costa italiana, próxima a Nápolis. Pelos registros, ele retomou sua missão apostólica e logo se tornou bispo de Castel Volturno. Depois, de acordo com o antiqüíssimo “Calendário Marmóreo” de Nápolis, ele também foi eleito bispo de Sessa, aceitando a difícil tarefa de conduzir os dois rebanhos, os quais guiou com amor e zelo paternal. Castrense era humilde e carismático, penitente e caridoso, durante a sua vida patrocinou dois episódios prodigiosos, registrados nos arquivos da Igreja: libertou um homem possesso pelo demônio e salvou um navio cheio de passageiros de uma grande tempestade. Assim, a fama de santidade já o acompanhava, quando morreu como mártir de Jesus Cristo, em 11 de fevereiro de 450, em Sessa, Nápolis. Logo passou a ser venerado pela população em toda Campânia e em muitas outras cidades, inclusive na África. As relíquias do Santo, foram transferidas, antes do século XII, de Sessa para Cápua e depois por determinação de Guilherme II o Bom, último rei normando da Sicília, foram enviadas para Monreale. Em 1637, foram transladadas para a Capela anexa à Catedral de Monreale, em uma urna de prata com uma placa onde se pode ler “São Castrense, eterno baluarte da cidade de Monreale”. As mais recentes informações sobre este Santo de origem africana, datam de 1881, e foram encontradas durante as escavações arqueológicas na gruta de Calvi, próximas de Monreale. São pinturas do século VII que retratam o bispo Castrense, nas duas dioceses e ao lado de outros mártires da mesma época e região.


ecrau.com

Manaus, 11 de fevereiro de 2014

Maskate

|03|

Morre Cinegrafista da Band ferido em protesto por rojão O cinegrafista da “TV Bandeirantes” Santiago Ilídio Andrade, 49, ferido em uma explosão durante uma manifestação no Rio de Janeiro, teve morte cerebral diagnosticada na manhã desta segunda-feira (10), segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Santiago foi atingido na cabeça quando registrava o protesto, na quinta-feira (6). A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu no domingo o estudante universitário e tatuador Fábio Raposo, indiciado como coautor da explosão que matou o cinegrafista. Segundo informações da Polícia Civil, Raposo foi localizado na casa dos pais, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio. Pela explosão que feriu gravemente o profissional da “Band”, Raposo foi indiciado por homicídio qualificado pelo uso de artefato explosivo e pelo crime de explosão. Se condenado, ele pode receber uma pena de mais de 30 anos de prisão.

Principal suspeito

Imagens da “TV Brasil” mostram um homem de camisa cinza e calça jeans correndo pela Central do Brasil. Para a Polícia Civil, ele foi o responsável por acender o rojão O advogado Jonas Tadeu Nunes que defende Fábio Raposo, afirmou a radio CBN acredita que, com a apresentação do nome, Raposo terá o benefício da delação premiada. “O instituto da delação premiada, ela foi concluída, sim. Naquele momento, dentro da delegacia, passou a ser um momento muito tenso.

Afundamento do Crânio

No mesmo dia em que foi ferido, Andrade passou por uma neurocirurgia para estancar o sangramento e estabilizar a pressão intracraniana. Além do afundamento de crânio, ele perdeu parte da orelha esquerda. O advogado do estudante afirmou que já identificou o nome da pessoa que atirou o rojão e que deve entregá-lo à polícia. “Através do Fábio localizei uma pessoa que é íntima deste rapaz e me passou a identidade e o CPF deste rapaz. A pessoa me passou e vou entregá-lo à autoridade policial”, afirmou o advogado Jonas Tadeu Nunes em entrevista à “Globonews”.

“Falta amor”, diz esposa do cinegrafista O delegado Maurício Luciano, titular da 17ª DP (São Cristóvão) e responsável pela investigação, informou que Raposo aceitou colaborar com a polícia em benefício da delação premiada. Arlita disse que tem recebido informações sobre a investigação da polícia. “Eu vi [Raposo] pedindo desculpa, mas eu acho que o que falta neles é o amor, o amor pelas pessoas, porque a gente não faz isso. Ele disse que foi sem intenção. Que seja, mas meu marido estava tra-

balhando, estava mostrando uma manifestação”, afirmou a mulher do cinegrafista. O advogado do estudante afirmou que já identificou o nome da pessoa que atirou o rojão e que deve entregá-lo à polícia. “Através do Fábio localizei uma pessoa que é íntima deste rapaz e me passou a identidade e o CPF deste rapaz. A pessoa me passou e vou entregá-lo à autoridade policial”, afirmou o advogado Jonas Tadeu Nunes em entrevista à “Globonews”.

Em um determinado momento em que eu fiquei sozinho com o Fábio, ele pediu que eu procurasse uma determinada pessoa e que essa pessoa ia me passar a identificação do rapaz. Eu já tenho essa identificação, mas eu vou passar para a autoridade policial. Eu já tenho o nome do rapaz, eu já tenho a qualificação dele e logo, logo vai estar nas mãos da autoridade policial para o cumprimento da delação premiada”, afirmou o advogado durante a entrevista.


|04| Maskate

ecrau.com

Manaus, 11 de fevereiro de 2014

Projeto prevê o custeio de 50 mil habilitações para jovens

Manaus e mais cinco cidades realizarão teste rápido de tuberculose O Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde, começa a fazer, ainda este mês, nas cidades do Rio de Janeiro, de Manaus, do Recife, de São Paulo, Porto Alegre e Brasília o novo exame rápido que identifica a doença em menos de duas horas. Um teste piloto para avaliar a implantação do novo exame foi feito no ano passado nas capitais dos estados do Rio e do Amazonas e chegou ao fim em dezembro. O piloto fez parte do projeto Inovação no controle da tuberculose no Brasil”, desenvolvido pelo PNCT em parceria com a Fundação Ataulpho de Paiva e o patrocínio da Fundação Bill e Melinda Gates. O coordenador do PNCT, Draurio Barreira, explicou à Agência Brasil

que se trata de um teste novo no mundo. Dois países tiveram uma postura pioneira em relação a esse exame, embora diferenciada. Enquanto a África do Sul decidiu implantar imediatamente o teste rápido, em substituição à baciloscopia, que é o exame tradicional de detecção da tuberculose, o Brasil optou por fazer um estudo piloto em duas cidades consideradas de alta carga “para avaliar a performance do teste e depois implantar”. O novo exame mais rápido e eficaz para o diagnóstico da tuberculose, o Xpert, é o primeiro método de biologia molecular usado com essa finalidade. A expectativa é que em 24 de março próximo todas as capitais mais 92 municípios já estejam realizando o teste rápido.

Para suprir o déficit de profissionais no mercado de trabalho do setor de transporte, o presidente do Sest Senat e da CNT, senador Clésio Andrade, autorizou o desenvolvimento de um projeto nacional para fornecer, de maneira gratuita, a primeira habilitação a 50 mil jovens em todo o Brasil. O projeto, que será realizado pelo Sest Senat, prevê o custeio de todos os procedimentos necessários para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B. O jovem terá que cumprir os seguintes pré-requisitos: ter mais de 18 anos, renda familiar de até três salários mínimos, saber ler e escrever, participar dos cursos de formação inicial oferecidos pelas mais de cem unidades do Sest Senat e assinar um termo de compromisso que irá trabalhar no setor de transporte. Para a seleção dos jovens, o Sest Senat utilizará as suas unidades de atendimento, os

sindicatos e as empresas de transporte rodoviário de cargas e de passageiros. “Essa iniciativa do Sest Senat pretende atender uma demanda do mercado de transporte. Nos últimos anos, as empresas estão tendo dificuldades

em contratar profissionais, e a nossa idéia é suprir essa carência. Além disso, com a gratuidade da formação e da CNH, também garantimos ao jovem uma profissão, e cumprimos com os nossos objetivos institucionais de desenvolvimento

profissional e social”, afirma o presidente do Sest Senat e da CNT, senador Clésio Andrade. Detalhes sobre as inscrições estão disponíveis na página da instituição na Internet www.sestsenat.org.br ou pelo 0800 728 2891.

O novo embaixador de Israel no Brasil será Druso Já foi escolhido o próximo embaixador de Israel no Brasil. Será o diplomata, historiador e escritor israelense Reda Mansour, que deve substituir o atual embaixador, Rafael Eldad (há três anos em Brasília), em meados de 2014. Eldad será o novo embaixador de Israel no Chile. A nomeação de Mansour ainda vai ser aprovada pelo Knesset, o Parlamento em Jerusalém, mas não deve encontrar oposição. Mansour, 49 anos, é druso do vilarejo de Isfyia, na Galileia. Será a primeira vez que o embaixador israelense no Brasil não será judeu. Não sei se a decisão de enviá-lo a Brasília leva isso em consideração, mas com certeza será uma novidade para a comunidade judaica brasileira. Quando tinha 35 anos, o diplomata foi o mais jovem em-

baixador israelense da História. Ele serviu como embaixador em Quito, no Equador, sendo que também foi adido

na embaixada de Portugal e cônsul no Consulado de São Francisco. Neste momento, Mansour é o cônsul-geral de

Israel em Atlanta. Além de árabe, hebraico e inglês, Reda Mansour fala espanhol fluentemente (aprendeu a língua na Universidade de Salamanca, na Espanha) e arranha um português, mas já começou a estudar português melhor para melhor se comunicar no Brasil. O futuro embaixador de Israel no Brasil é doutor em História do Oriente Médio. Além disso, ele é um conhecido poeta. Publicou três livros em hebraico e recebeu o Prêmio Miller da Universidade de Haifa, além da Bolsa de Estudos da Presidência para jovens escritores. Ele tem livros traduzidos para espanhol e português. Sua atividade em ONGs e projetos que promovem o diálogo entre árabes e judeus também é conhecida.

Blitz da lei seca itinerante autua mais de 70 motoristas A blitz itinerante realizada pelo Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) desde às 21h de sábado (9), por diversas vias de Manaus, resultou na apreensão de 135 veículos, 86 carros e 49 motocicletas. 74 motoristas foram autuados por embriaguez, e 71 por dirigirem sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os dados do Detran-AM, sustentam que 526 pessoas foram submetidas ao teste de alcoolemia. Na avenida Ephigênio Salles, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, a blitz aconteceu nos dois sentidos. Os bairro Vieiralves, Parque 10, Cachoeirinha, Japiim também foram alvos da ação do Detran.

Segundo o diretor-presidente do Detran, Leonel Feitoza, a blitz percorreu diversas zonas da cidade, como

Vieralves, Eldorado, Parque Dez, Avenida das Torres, Cachoeirinha, Japiim e bairros da zona leste de Manaus.

A ação contou com a participação de 100 pessoas, entre agentes do Detran, Manaustrans e Polícia Militar.


ecrau.com

Manaus, 11 de fevereiro de 2014

“Prefeito que não tapa os buracos de sua cidade, não merece ser o prefeito” – Omar Aziz

Maskate

|05|

Ônibus deixa de circular por causa dos buracos e crateras Vários motoristas que tentaram chegar ao Iranduba, na tarde deste domingo, desistem e outros tem dificuldades quando chegaram ao quilômetro 4 da estrada que leva o nome pai do ex-governador Eduardo Braga, Carlos Braga. A rodovia fica complicada quando cai uma chuva forte, se transforma em um verdadeiro rio. Isso é vivido nas vias principais e bem mais grave nas estradas de barro, crateras são formadas e o resultado é a retirada da circulação de transporte coletivo que ficam impossibilitados de atuar

com o tamanho da dificuldade enfrentada. Além dos moradores, quem vai aos sítios da região também reclamam da falta de infraestrutura. Se torna perigoso dirigir quando chove pois o carro desliza pela estrada, além dos buracos que se formam porque só é barro. É praticamente um rally. De acordo com Nunes Braga, morador do quilômetro 4, todas as vezes que chove, as duas vias da estrada ficam intrafegáveis e são poucos os condutores que tentam atravessar a pista que se transforma em um rio.

No final de 2013, as presidentes das APMCs das escolas estaduais Senador João Bosco Ramos de Lima, do distrito do Cacau Pirera, e Isaias Vasconcelos, na sede do município, Rosilene Rego e Glória Barros, respectivamente, protocolaram, em Manaus, ofício destinado ao governador Omar Aziz (PSD) onde solicitam que o Governo do Amazonas não retire das associações a administração do transporte escolar.

Elas enfatizam os problemas vividos por alunos quando o serviço era feito pelo município, e colocam em dúvida a capacidade da atual administração agir diferente da anterior. “Os pais dos alunos não querem que haja essa troca. Mas há uma pressão da Secretaria de Educação de Iranduba para que o transporte volte para o município. A gente veio manifestar isso, antes que haja um protesto nas ruas”, disse Glória.

Transporte escolar suspenso Na inauguração da primeira escola de tempo integral do município de Iranduba o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Izabel Desterro e Silva

no ultimo dia 5, o governador Omar Aziz, com quase 5 mil pessoas presentes disse, “Prefeito que não tapa buraco da sua cidade não serve para ser prefeito”. Referindo-se ao

atual prefeito de Iranduba Xinaik Medeiros. O discurso ressaltou os problemas que a cidade vem enfrentando e que apesar do crescimento após a inaugura-

ção da ponte sobre o rio negro ainda vive como uma comunidade isolada com falta de infraestrutura, saneamento básico e política pública eficiente.

Iranduba na solenidade de inauguração da escola O projeto arquitetônico, que é um referencial em educação pública, possui estrutura inteligente, com aproveitamento da iluminação e ventilação natural. O complexo conta com 24 salas de aula, laboratórios de ciências inteiramente modernos para aulas de Biologia e Física, laboratório de informática, ambientes administrativos, sala para atividades de dança e de música (com aplicação de revestimento térmico e acústico nas salas), refeitório multifuncional, auditório, campo de futebol, quadra poliesportiva e piscina. Orçada em R$ 14 milhões, a escola também conta com sistema de segurança eletrônica (com câmeras de monitora-

Paricatuba isolada vive estado de emergência por causa das chuvas Pouco se houve falar em Paricatuba - uma pequena comunidade localizada no município de Iranduba, a 22 quilômetros de Manaus. Praticamente isolada de Manaus pela sua densa vegetação, a margem direita do Rio Negro, Paricatuba é uma porta aberta principalmente para o turismo, à ciência e à pesquisa. O pequeno vilarejo, que em 1898 sediou o Instituto Afonso Pena, reúne um dos mais importantes monumentos históricos do Amazonas, além de rico patrimônio arqueológico que atrai pesquisadores e turistas de toda parte do país. Apesar de ter tamanha representatividade as famílias que vivem na comunidade enfrentam dia a dias as dificuldades da falta de um estrutura adequada, com as chuvas os ra-

mais ficam inacessíveis para quem precisa passar com um veiculo ou até mesmo a pé por causa do lamaçal, são 22 quilômetros de estrada de barro, a partir da rodovia Manoel Urbano (AM-070), para ter acesso

à comunidade. Os moradores reclamam do descaso da Prefeitura Municipal com o local, motivo que tem afastado turistas estrangeiros, além disso os estudantes acabam não podendo ir as aulas.

mento) e atende às normativas de segurança e acessibilidade destinada às pessoas com deficiência de natureza física e motora. Durante a cerimônia, o governador Omar Aziz ressaltou os investimentos que o Governo do Estado vem fazendo em Iranduba, que segundo ele ultrapassam R$ 400 milhões e citou como exemplo a obra da cidade universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a duplicação da Rodovia Manuel Urbano, a recuperação do sistema viário do distrito de Cacau Pirêra e da sede de Iranduba. O Governo do Estado também está construindo no município uma central de abastecimento de alimentos.

População pede socorro No final de 2013, cerca de mil moradores do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) realizaram uma carreata pedindo a saída do prefeito Xinaik Silva de Medeiros. Os manifestantes saíram de Cacau Pirêra, também no município, e se concentraram na Praça três Poderes, onde fica a sede da prefeitura, no Centro de Iranduba. Bandeiras pretas com as frases “Povo Chora” e “Fora Xinaik” eram vistas nas mãos dos protestantes. Abastecimento de água ineficiente, iluminação

pública e serviços de saúde precários e sempre que a chuva cai, também se vai a energia. A noite por falta de postes iluminação publica algumas localidades ficam bem perigosas. O jeito é tentar improvisar e tomar o Maximo de cuidado possível. Outro jeitinho que a poipulação tem que dar é quanto a manutenção das áreas de lazer como mostra a imagem de alguns moradores executando a limpeza da pracinha que para eles é o único espaço de lazer e estava tomada por mato.


|06| Maskate

ecrau.com

Manaus, 11 de fevereiro de 2014

xxx

Repórter-fotográfico Formado ou cursando o Último ano de Comunicação Social. Agendar entrevista pelo fone 3673-9333 (Sra Adriana) redacao@maskate.com.br

Auxiliar de expedição Ensino fundamental completo; Disponibilidade de horário; Com ou sem experiência.

Auxiliar de depósito Ensino fundamental completo; Disponibilidade de horário; Com ou sem experiência.

Desenvolvedor Jr Superior Completo/Cursando Ciências da Computação, Redes de Computadores e áreas afins direcionadas a TI a partir do 3º período; Conhecimento em banco de dados, SQL, Lógica de programação; Experiência comprovada mínima de 6 meses na função; Disponibilidade de horário.

Agente de portaria Ensino médio completo; Disponibilidade de horário; Com experiência na função; Curso de agente de portaria. Interessados comparecer na Empresa Dunorte Distribuidora no Endereço: Av. Cosme ferreira/ bairro: coroado III nº 3630- ao lado do ATACK do coroado e da SUHAB. próx: ao hospital João Lucio, SESI. Procurar por Kathleen Soares. HORÁRIO: 14:00h

Ação no RS para mudar correção do FGTS terá validade em todo o país A Justiça Federal no Rio Grande do Sul decidiu nesta quarta-feira (5) que as decisões sobre a ação civil pública movida pela Defensoria Pública da União (DPU) para substituir o índice de correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) valerão em todo o país e poderão beneficiar todos os trabalhadores que possuem a conta vinculada. A ação ajuizada na última segunda-feira (3) contra a Caixa Econômica Federal pede que a correção monetária do FGTS seja feita pelo índice “que melhor reflita a inflação a partir de janeiro de 1999”. Para a defensoria, a Taxa Referencial (TR) usada atualmente não repõe as perdas inflacionárias acumuladas nos últimos 15 anos. Conforme a Justiça Federal, não há prazo para a decisão do mérito na ação. Caso a Justiça determine a mudança no cálculo para correção do FGTS, a decisão também vai abranger os demais beneficiários do fundo

– todos os trabalhadores com carteira assinada – e não apenas aqueles que ingressaram com ações na Justiça contra a Caixa. Em nota divulgada na terça-

-feira (4), a Caixa informou que, até o momento, foram ajuizadas 39.269 ações contra o FGTS. “Foram proferidas 18.363 decisões favoráveis ao

critério de correção aplicado pela Caixa/FGTS. A Caixa recorrerá de qualquer decisão contrária ao Fundo de Garantia”, diz o texto.

Quem lida com CNPJ diariamente poderá contar com novo aplicativo A Receita Federal nesta segunda-feira (10), um aplicativo para facilitar a vida de empresários, contadores e despachantes que lidam com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). O programa será disponibilizado para dispositivos móveis (tablets e smartphones) com sistemas operacionais Androide e iOS (Apple). Com o programa, será possível acessar dados como nome da empresa, situação e natureza jurídica, endereço e até mesmo a opção pelo Simples Nacional. O dispositivo permite ainda a con-

sulta e o cancelamento de uma solicitação cadastral e a localização das empresas em mapas. Também será possível saber se a empresa está ativa ou inativa. Outra funcionalidade do aplicativo é a permissão para acesso à tabela com códigos ou atividades econômicas (CNAE). No CNAE, o usuário pode encontrar, a partir da digitação da descrição de uma atividade ou de uma palavra-chave, os códigos de classes e subclasses. Hoje, já existem aplicativos para contribuintes pessoas físicas, importadores e viajantes.


ecrau.com

Manaus, 11 de fevereiro de 2014

Corinthians espera trazer Jadson e Renato Augusto na próxima partida

Maskate

|07|

São Raimundo estreia em campeonato sem marcar gols

O Timão anda trabalhando para colocar Jadson e Renato Augusto em campo no próximo jogo contra o Palmeiras, que acontece no próximo domingo (16), no Pacaembu, em São Paulo. Os dois deverão fortalecer o sistema ofensivo do time.

Além de estar enfrentando uma má fase do time,o técnico Mano Menezes tem outros motivos para se preocupar com o clássico que está por vir. Renato Augusto ainda está passando por uma recuperação depois de uma

série de lesões. Por não estar no mesmo nível dos outros jogadores, ele vai atuar nos gramados por até 45 minutos, a questão é se será no começo ou no meio da partida. E Jadson, além de não estar ainda no mesmo nível

Torneio regional começa nesta terça-feira

Servir de vitrine para times que não disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Essa é a proposta da Copa Verde, competição organizada pela CBF que começa a ser disputada nesta terça-feira (11) e vai até o dia 09 de abril, com a participação de 16 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo.

A partida de estreia será do Paysandu (PA), contra o Náutico (RR), no Estádio Raimundo Ribeiro, em Roraima. Teremos a estreia de um time manauara no dia seguinte, em que Princesa do Solimões terá uma partida contra o Santos (AP), no Gilbertão, em Manacapuru. A Copa Verde nasceu da ideia de se fazer um torneio

regional, semelhante à Copa do Nordeste, para clubes da região Norte, por isso a referência à Floresta Amazônica. Depois o campeonato abriu-se para abrigar também clubes do Centro-Oeste e do Espírito Santo, que fazia parte da extinta Copa Centro-Oeste. O futuro campeão ganhará uma vaga na Copa Sul-Americana em 2015.

Equipe mineira vence o Campeonato Brasileiro em Cadeira de Rodas Com uma vitória de virada contra o time All Star Rodas Belém, o time APP/Unipam/ DB/Patos de Minas Gerais tornou-se o campeão da divisão de acesso do Campeonato Brasileiro em Cadeira de Rodas, realizado na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, na Zona Centro-Oeste de Manaus. Com uma partida que terminou em 39 x 34, o APP/Unipam/DB/Patos-MG começou com desvantagem nos dois

primeiros quartos em relação ao time paraense, que possuía maior preparo e que era o favorito durante o campeonato. Porém crescente investida do adversário, somada à tática de isolar o melhor jogador do All Star Rodas, o armador Rildo Carlos foi o que possibilitou que o time mineiro se classificasse para a Terceira Divisão da competição nacional. “Não esperávamos esse resultado, o nosso adversário

é muito melhor, mas o nosso lema é superação. É muita emoção para todos nós”, declarou o técnico do APP/Unipam/DB/Patos-MG, Fabrício Silva. Além do campeão, o vice e o terceiro colocado (Acadef/ Instituto Meta-RJ) garantiram vagas para a Terceira Divisão da competição nacional. O evento reuniu mais de cem paratletas de nove equipes brasileiras.

físico dos demais jogadores, precisa ainda resolver questões contratuais, mas é grande a possibilidade dele entrar em campo no domingo: “É um jogo importante e vamos tentar usar o que temos de melhor”, disse o técnico.

A estreia do São Raimundo no Campeonato Amazonense neste sábado (8) não foi algo memorável. O Tufão da Colina acabou empatando com o Penarol numa partida que não saiu do 0 a 0. Com isso, o time fica na penúltima posição do grupo B, com apenas um ponto, à frente apenas do Holanda, que perdeu as duas partidas disputadas. Apesar disso, o técnico Luís Miguel con-

siderou que o time teve um bom desempenho no jogo: “Poderia ser melhor se tivéssemos ganhado, mas paciência. Nosso goleiro trabalhou somente duas vezes no jogo e dominamos a partida”. O próximo desafio do São Raimundo será enfrentar o Holanda. A partida acontecerá no próximo sábado, dia 15, no Estádio Francisco Garcia em Rio Preto da Eva.


Felipão espera por Fred até semana antes de jogo com África do Sul ANO 16 - Nº 2.466 - MANAUS/AM - 11/02/2014

A mudança na divulgação da lista dos jogadores da seleção brasileira que serão chamados para o amistoso contra a África do Sul,

no dia 5 de março, foi feita para esperar por Fred, que se lesionou na semana passada e desfalcou o Fluminense no último final de semana. Um

dia antes da convocação, Luiz Felipe Scolari avisou que divulgará nesta terça-feira apenas os nomes dos jogadores atuam na Europa.

Felipão irá esperar até a semana anterior ao amistoso, que será disputado no dia 5 de março, em Joanesburgo, na África do Sul, para fechar a lista com os atletas que atuam no Brasil. A ideia do técnico é aguardar pela recuperação de Fred até a última hora. A lista com os brasileiros deve sair entre quarta-feira, dia 26 de fevereiro, e sexta, 28. A delegação da seleção viajará para Joanesburgo no sábado, dia 1 de março. Caso o atacante do Fluminense não tenha condições de atuar, Scolari chamará outra opção caseira. Jô, do

Atlético-MG, e Leandro Damião, são os preferidos. Na última semana, Fred voltou a lesionar-se. Em 2013, O atacante ficou parado por mais de três meses. Nesta segunda-feira, o médico da CBF (Confederação Brasileira de Futebol)José Luiz Runco esteve com o jogador. “Ele teve um edema na coxa direita. É o prognóstico que o médico do Fluminense tinha dato. O prazo para ele voltar é de 10 dias”. Com o prazo dado pelo médico, Fred estaria apto a entrar em campo no amistoso contra a África do Sul, no dia 5 de mar-

ço, no último teste antes da convocação final para a Copa do Mundo. “Após observarmos algumas situações, achamos que seria melhor convocar apenas jogadores que atuam fora do Brasil neste momento. Os que jogam no Brasil, como estamos em início de temporada, ainda não atingiram o ápice da forma física. Por isso, vamos esperar um pouco para completar a lista”, disse Felipão, em entrevista ao site oficial da entidade. O técnico antecipou também que chamará de 18 a 19 jogadores para o amistoso.

Em Manaus a quantidade de lixo cresceu


|10| Maskate

ecrau.com

Manaus, 11 de Fevereiro de 2014

Diego Castro

ANIVERSARIANTES NO TELECARINHO DO MASKATE

Dyenne Neves

Rayanne Barros

Wagner Freitas Lnm

Luciana Alencar

Alexandre Belota

Julio Menezes

Larissa Marques

Joao Paulo Nascimento

Erilene Fonseca @ErileneFonseca

Francisco @franciscochaga

Helena Myako @Myako

Luiz Carlos Nogueira @Lcarlos013Luiz

Em Manaus a quantidade de lixo cresceu 38,9% em dez anos Segundo dados da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), em dez anos houve um crescimento de 38,9% na quantidade de lixo produzido pelo manauara. Esse aumento pode ser visto principalmente nos igarapés e no rio Negro, onde geladeiras, fogões, pneus, restos de carros e toneladas de lixo doméstico são descartados sem pena do meio ambiente.Na Manaus Moderna, no Centro, uma balsa recolhe anualmente 7,4 mil toneladas de lixo jogado no rio Negro por pessoas que moram nos ‘beiradões’ e transformam a orla da cidade, que deveria ser um ponto turístico, num lixão a céu aberto. Ainda de acordo com a Semulsp,

em 2013 foram recolhidos mensalmente 624 toneladas de lixo nos igarapés, número que em janeiro de 2014 foi de 21 toneladas diárias, o que demonstra que a quantidade de lixo será superior esse ano. Segundo os dados da Semulsp, nas feiras foram retirados no ano passado cerca de 35 toneladas de restos considerados descartáveis. O fato desse aumento considerável de lixo exigiu, por exemplo, que a secretaria adotasse medidas para desafogar o Aterro de Resíduos Sólidos da capital, localizado no km 19 da AM-010 (Manaus–Itacoatiara). Uma das medidas proibiu o descarte para destinação final e tratamento de “resíduos de terceiros” no local.


Empresa fabrica sofás em miniatura especialmente para cães

ecrau.com

A empresa americana “Enchanted Home Pet” divulgou imagens de uma linha de móveis feita especialmente para cães, com o

tamanho ideal para acomodar os bichos. Com estilo, cores e padrões diferentes, a mobília é feita para ser confortável para os ani-

Manaus, 11 de Fevereiro de 2014

Motorista transforma derrapagem em ‘baliza espetacular’

Um vídeo gravado na Rússia registrou o momento em que uma motorista transformou um possível acidente em uma manobra incrível de estacionamento, derrapando do por que não poderia continuar dando comida aos animais, de acordo com o jornal “ABC Action News”. Musselman teria chegado a colocar até 18 potes com ração de cachorro para que os ursos pudessem se alimentar. A senhora, no entanto, ignorou todos os avisos, e acabou sendo colocada em condicional por um ano, com obrigação de receber agentes da FWC semanalmente em sua casa. Porém, a idosa afirmou aos agentes que não iria parar, mesmo saben-

|11|

mais e, ao mesmo tempo, ter um aspecto estético que agrade aos donos, similar aos outros itens da casa, de acordo com o a companhia.

Idosa é presa ao alimentar ursos com ração para cães

Uma senhora de 81 anos foi presa na pequena cidade de Sebring, na Flórida (EUA), após repetidamente alimentar ursos da região com comida de cachorro, mesmo sendo alertada diversas vezes por oficiais da Comissão de Conservação de Vida Marinha e Selvagem da Flórida (FWC, em inglês). Mary Musselman, uma professora aposentada de educação física, foi abordada pela organização duas vezes no fim de 2013, e recebeu panfletos e vídeos explican-

Maskate

do que isso influenciaria no comportamento dos ursos, fazendo com que eles perdessem o medo de seres humanos, o que pode aumentar o número de incidentes graves. No início do ano, Musselman foi detida novamente e chegou a resistir à prisão, ameaçando os policiais que a prenderam. Ao juiz, ela alegou que alimentava os ursos porque acreditava que eles morreriam de fome se não o fizesse, apesar de todas as orientações da Comissão do estado.

o carro justamente em direção a uma vaga. O veículo deslizou na frente de outros e atravessou completamente a rua. Todos conseguiram parar, e a mulher estacionou cor-

retamente o automóvel próximo à calçada, sem colidir com ninguém. A gravação, publicada no YouTube, foi assistida quase 82 mil vezes até a manhã desta terça-feira.


|12| Maskate

ecrau.com

Manaus, 11 de Fevereiro de 2014

Jovem conta dinheiro na rua e é assaltado

Homem é morto no Monte das Oliveiras Depois de uma pequena discussão, Ocivan Lima dos Santos, 34, que era autônomo foi executado com sete facadas, na tarde de sábado (8), em frente a uma feira localizada na Avenida Grande Circular 2, no bairro Monte das Oliveiras. Um homem identificado apenas como “Brendo”, que trabalhava como peixeiro na feira é quem teria executado a vítima com duas facas. As facadas atingiram peito, costelas, umbigo, as duas coxas e o pé esquerdo dele. Uma moradora do local que preferiu não se identificar disse que o peixeiro havia comentado que iria cometer o crime por conta de uma briguinha antiga que tinha com Ocivan, para vingar uma facada que a vítima supostamente já teria dado em seu pai. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros vai apurar o caso.

Corpo esquartejado é encontrado Um rapaz foi encontrado jogado na rua na manhã deste domingo, com algumas fraturas nos braços e nas pernas, ele foi jovem foi removido pelo SAMU que havia sido acionado pelos populares que o encontraram. Os relatos são que ele estava caminhando pela rua com certa quantidade em dinheiro, minutos depois ele foi encontrado sobre o asfalto inconsciente. Uma senhora disse que tinha alertado o rapaz que seria arriscado sobre ele andar naquele local com o dinheiro exposto, mas o rapaz ignorou. No corpo do rapaz também foram encontradas marcas que podem ser de balas.

Na manhã deste domingo, o corpo de um homem foi achado dentro de um bueiro esquartejado, no bairro Amazonino Mendes. A polícia suspeita de vingança, por que junto com os pedaços havia um papel com a frase: “matador de família safado”. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal onde o corpo deve ser identificado nos próximos dias, as famílias de desaparecidos nas últimas semanas poderão ajudar na identificação do corpo.

Homem é encontrado morto pela esposa na garagem de casa Conhecido como seu “Jota”, José de Jesus Silva Costa, de 42 anos, foi encontrado morto no Ramal do Brasileiro, no Km 8, baleado ao lado de sua Kombi. A esposa da vítima ouviu um tiro na garagem por volta das seis da manhã. Ali, ela encontrou o marido morto com a espingarda calibre 20 ao lado. A arma encontrada junto à vítima era sua arma de caça. O caso é muito estranho, segundo a família, pois, ele não tinha envolvimento com drogas e nenhuma passagem pela polícia.


ecrau.com

Manaus, 11 de Fevereiro de 2014

Maskate

|13|

Criança é achada morta em condomínio: Mãe cortou os pulsos Uma criança foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (10), em um condomínio de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quando os médicos chegaram a criança já estava morta. A mãe foi levada para o Hospital Luzia de Pinho Melo com os pulsos cortados e em estado de choque. O delegado Argentino Coqueiro informou que o menino foi achado em um quarto. “Pode ter sido envenenamento. Tinha sangue, mas possivelmente era dela. A mãe cortou os pulsos, além de ter ingerido veneno. Ela está consciente”, disse. O delegado Rubens José Angelo acrescentou que a mulher estava no fim de um relacionamento. De acordo com Angelo, ela tem 33 anos e o menino 9 anos. Uma

É assassinado no Rio o PM que fazia segurança de líder do AfroReggae

moradora do mesmo bloco tentava entender o que havia acontecido durante a manhã. “Você acorda com uma notícia dessas e fica chocado. A gente não sabe

o que aconteceu, mas não consegue entender. Muitas vezes a gente só cumprimenta, acaba não conversando. Se essa mulher tivesse alguém para de-

sabafar, talvez não tivesse acontecido. Ela não tinha amigos aqui. Deve ter sido um surto. É algo lamentável”, disse a professora Marly de Lima Franco.

Advogado ironizado por professora no Rio pensou que fosse ‘gozação’ O homem ironizado por uma professora nas redes sociais, pelo fato de ter vestido camiseta regata e bermuda no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, disse que, ao ver sua foto circular na internet, pensou que fosse uma montagem ou “gozação” de amigos. Na publicação, o advogado mineiro Marcelo Santos era retratado ao lado da pergunta: “Rodoviária ou aeroporto?”. O comentário feito pela professora Rosa Marina Meyer, docente do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio)

e diretora da Coordenação Central de Cooperação Internacional da universidade, chegou até a página do Facebook da personagem “Dilma Bolada”, na qual foram feitos quase 11.300 compartilhamentos entre quinta-feira (6) e a manhã desta segunda (10). Uma página criada na rede social, na sexta-feira (7), ironizou a atitude da educadora. A descrição do perfil diz: “A professora da PUC-RJ que odeia viajar de avião com quem usa regata, bermuda e tem cara pobre, pois pra viajar com ela, é preciso ter glamour”.

Mãe e filho são encontrados mortos na sala de casa Duas pessoas foram encontradas mortas na noite deste domingo (9), no bairro Jardim Rio Branco, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Lenalva Ribeiro de Jesus, de 35 anos, e Bruno Ribeiro de Jesus, de 18 anos, foram esfaqueados e identificados pela polícia como mãe e filho. Os vizinhos da família desconfiaram do crime porque a casa permaneceu aberta durante todo o dia, mas sem nenhuma movimentação. As vítimas foram encontradas pela polícia no meio da sala. De acordo com informações da

Polícia Militar, a mulher estava vestindo o uniforme de trabalho quando foi assassinada. A irmã da vítima, Lenilza Ribeiro de Jesus, afirma que soube do crime por meio de um telefonema, avisando que Lenalva não havia comparecido ao trabalho nesta segunda-feira (10). “Ela trabalhava em um quiosque em Praia Grande. Nunca faltava ao trabalho”, conta a irmã. Após interrogar algumas testemunhas, a polícia suspeita que o padrasto, Jair Moreno Ribeiro, de 33 anos, teria discutido com o enteado e, após

uma briga, o homem pegou uma faca para atacar o jovem. A mãe tentou separar a briga e também acabou sendo assassinada. A polícia acredita que as mortes possam ter ocorrido na parte da manhã, pois as marcas de sangue no local já esta-

vam secas.O boletim de ocorrência foi registrado no Distrito Policial Sede de São Vicente, e o caso foi encaminhado para o 3° DP da cidade. O padrasto, suspeito pelo crime, foi preso em Guarujá e está na Delegacia Sede do município prestando

Um policial militar que fazia a escolta pessoal de José Júnior, coordenador do Grupo Cultural AfroReggae – organização não governamental (ONG) que busca valorizar a cultura negra e atua em várias comunidades do Rio de Janeiro –, foi assassinado em um posto de gasolina na manhã de domingo (9). Segundo Júnior, o policial Sidnei Dias Simão também trabalhava na chefia do gabinete do secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. O PM foi atingido por cinco tiros (três pelas costas e dois pela frente), de acordo com o coordenador do AfroReggae. Júnior afirmou também que o policial tinha acabado de sair do serviço e estava a caminho de casa. “A história que eu sei são duas versões: uma delas [diz] que gritaram ‘Pega ladrão’, ele [o policial] foi atrás e, nisso que ele abordou suspeitos, foi alvejado por um segurança de um posto de gasolina. A outra versão que parece é que algumas pessoas tinham bebido nesse posto, saíram e atropelaram um senhor. Ele [o PM] viu, foi atrás, já que não prestaram socorro [ ao idoso], e, ao abordar essas pessoas que negaram socorro, ele foi alvejado por tiros, porque acharam que era bandido e estava com uma arma em punho”, contou José Júnior.


|14| Maskate

ecrau.com

Manaus, 11 de Fevereiro de 2014

Com decote vertiginoso, Bruna Marquezine participa de campanha

O MELHOR DAS NOVELAS

MALHAÇÃO

Após ver beijo de Anita e Antônio, Ben desaparece no mar agitado

Bruna Marquezine abusou do decote ao fotografar para a nova campanha da marca Planet Girls junto com as blogueiras de moda Mariana Sampaio, Nah Cardoso e Jade Seba, além da dona da grife Adriana Restum. O ensaio fotográfico assinado por Fernando Louza aconteceu na manhã deste domingo, 9, na casa noturna Royal Club, em São Paulo. A protagonista de “Em Família” também vestiu um macacão vermelho com cinto e bota pretos, além de um vestido decotado nas costas. Os modelos fazem parte da coleção de inverno 2014 da marca. Ao fim do trabalho, Bruna postou uma foto no Instagram em que aparece fazendo carão de boné e escreveu: “Por hoje é só ... #finaldasfotos SP RJ”. Interessada em investir em moda, recentemente Bruna aderiu ao serviço de personal stylist e tem vestido looks mais elaborados em suas aparições públicas. Na vida pessoal a atriz tem se mantido cada vez mais reservada, apesar de ter aberto uma exceção esta semana para parabenizar Neymar pelo seu aniversário. Bruna se declarou para o namorado ao publicar uma foto dos dois juntos em seu perfil no Instagram.

Sabrina Sato faz a alegria dos moradores em comunidade do Rio

Sabrina Sato esteve no Morro dos Macacos, Zona Norte do Rio, neste domingo, 9, para um ensaio fotográfico. A apresentadora fez a alegria dos moradores da comunidade e posou para fotos além de brincar com as crianças no local. “O coração vem na marcação...”, escreveu Sabrina, emocionada, ao postar uma foto em seu perfil no Instagram em que aparece com uma senhora e uma criança cobertos pela bandeira da escola de samba Vila Isabel. Rainha de bateria da agremiação, ela ainda posou com um grupo de crianças em registro feito pelo personal stylist Yan Acioli. Ele também fez um clique de Sabrina com um look ousado: ela só usava um vestido todo vazado, que deixava a calcinha fio-dental à mostra.

Ben tenta separar Anita e Antônio, mas ela reage friamente. Raquel disfarça a emoção diante de Guilherme. O pai de Martin repreende seus gastos excessivos com o restaurante. Sofiaimpede que Ben agrida Antônio. Guilherme rejeita Raissa. Rafa Marinho e Giovana se interessam um pelo outro. Abelardo se in-

Marlon consegue descobrir a fórmula estabilizadora

sinua para Bernardete. Ben desaparece no mar agitado e Rafa e os salva-vidas entram para resgatá-lo. Ronaldo conversa com Martin sobre Micaela. Caetanopede que Zelândia participe de uma nova pilantragem. Rafa reanima Ben, que é amparado por Sofia. Ronaldo e Vera se preocupam com Anita e Antônio.

JOIA RARA

Pérola celebra a união de Matilde e Sonan

Viktor se desespera com o sumiço de Sílvia. Cléo vê Aurora e Fabrício no bar e conta para Joel, que avisa Lola. Cléo também conta para Davi, que ficafurioso. Manfred se faz de amigo de Sílvia e aleva para a fundição. Lola e Davi

ALÉM DO HORIZONTE

vão ao bardar um flagrante em Aurora e Fabrício. Manfred manda Pilar ir para a fundição e ela convence Sílvia de que Franz tentou matá-la.Manfred diz que ela não pode confiar em Viktor. Sílvia pega Bibiana e Viktor no ateliê e vai com Manfred para a mansão. Aurora e Lola se desentendem por causa de Fabrício. Miquelina pergunta se Arlindo está apaixonadopor Volpina. Gertrude fica chocada ao ver Sílvia. Viktor conta para o delegado que Sílvia está viva, mas que desapareceu.

William investe contra um dos capangas, e André e Oscar conseguem prender os dois. Hermes avisa a Tereza sobre sua fuga. Lili prepara um jantar para Marlon. Marcelo nãose conforma por Inês sair com Álvaro em sua moto. Flávio beija Heloísa durante a gravação do programa, e Cacá pensa em colocar o vídeo no ar. Celina não consegue contar para Keila sobre as maldades de Kléber. Tereza foge da cadeia em um helicóptero. Thomaz vê Heloísa e Flávio juntos na TV. Fátima contapara Keila que foi proibida de vender comida para Ce-

lina, que tira satisfações com Kléber. Hermes e Tereza se encontram. Paulinha se esconde para observar Marlon no laboratório.Priscila tenta convencer Marcelo a deixar de acreditar em Inês. Fernanda leva Thomaz embriagado para seu apartamento. Marlon consegue descobrir a fórmula estabilizadora. Kléber convence Klaus a tirar Nilson da casa de Celina. Álvaro vê Thomaz na casa de Fernanda. Tereza e Hermes pensam em sua vingança contra LC. Paulinha avisa a LC que ela e Marlon conseguiram terminar a fórmula. Kléber captura Nilson.


ecrau.com

Manaus, 11 de Fevereiro de 2014

ALDEIA GLOBAL

Maskate

|15|

A VERDADE DOS SONHOS

Andorinha -Vê-las voar: notícias de amigos afastados. Matá-las: obstáculos. Em ninho: felicidade. Sorte: pavão.

RECEITA

Bife à Milanesa

MODO DE PREPARO 1.Tempere os bifes, bata os ovos em um prato fundo 2.Em outro prato coloque a farinha de rosca 3.Em outro prato o trigo 4.Em seguida, passe-os em farinha de trigo, em ovos batidos e, por último, em farinha de rosca 5.Frite os bifes mergulhando em óleo numa frigideira até que fiquem dourados 6.Ao retirar da frigideira coloque os bifes em papel absorvente para que a gordura em excesso seja absorvida. Informações Adicionais Para fazer frituras como batatas, pastéis, coxinhas,mais sequinhas basta tirar um palito de fósforo da caixa e jogar direto na frigideira com o óleo ainda frio. Ligue o fogo, quando o palito de fósforo acender sozinho na frigideira, o óleo está na temperatura ideal para fritar o alimento desejado. Procure fritar os bifes de 1 em 1 ou no máximo 2 em 2 para fritar direito sem ficar encharcado de óleo.

PIADAS A Noiva do Filho O rapaz chega em casa muito animado e diz para sua mãe que se apaixonou e quer se casar. A mãe inicia uma série de perguntas e ele faz a seguinte proposição: — Mãe, por brincadeira, vou trazer aqui amanhã três mulheres e você irá tentar adivinhar com qual delas eu irei me casar. A mãe acaba por concordar com o teste. No dia seguinte, ele traz a sua casa três mulheres lindíssimas. Elas sentam-se no sofá e ficam conversando com a mãe do rapaz durante um bom tempo. Depois de horas de conversa entre elas o rapaz chega e pergunta: — Então mãe, você é capaz de adivinhar com qual eu vou me casar? A mãe responde imediatamente: — Com a do meio. O rapaz fica surpreso e pergunta: — É incrível mãe. Você acertou! Mas como é que adivinhou? A mãe responde: — Não gostei dela... Professora Sacana A professora metida a esperta, faz uma pergunta a um dos alunos: — Zezinho você sabe qual é o animal que é muito pesado, tem um tromba enorme e na ponta da tromba tem um palito de dente? Responde Zezinho: — Que tem um palito de dente na ponta da tromba... não professora, o que é? Professora: — É o elefante! O palito de dente no final da tromba é só pra dificultar. Professora pergunta para Mariazinha: — Quem sabe qual é o animal que é peludo faz miau e tem uma caneta no nariz? Mariazinha: — Que tem uma caneta no nariz, não sei professora. Professora: — É o gato! A caneta no nariz é só para dificultar. De repente a professora ouve uma voz no fundo da sala: — Professora... — Sim Joãozinho. — Já que a senhora se diz tão esperta, me responde essa: O que é uma coisa comprida que é vermelha na ponta que tem duas bolas em baixo e que as mulheres adoram por na boca? A professora espantada diz: — Joãozinho já pra fora... — Não me leve a mal, professora... é o batom!! As bolas em baixo são só pra dificultar...

CURIOSIDADES

Qual o melhor lugar do mundo para as mulheres viverem? Imagine um país no mundo onde as mulheres têm as mesmas oportunidades e direitos que os homens. Onde elas são livres para conquistarem tudo o que desejam, e onde existe igualdade de salários,benefícios totais em licença maternidade e altos cargos direcionados ao público feminino. Saiba que esse país existe e tem se destacado no mundo como o melhor lugar do planeta para as mulheres viverem. Estamos falando da Islândia, a nação que mais avançou nos últimos anos em relação a assuntos como aborto e sexualidade, salários iguais para homens e mulheres, longa licença maternidade e divisão total de trabalhos domésticos. A Islândia ficou em primeiro lugar no ranking dos países que garantem as melhores condições de vida para as mulheres. O país ultrapassou a Noruega e foi destaque no Fórum Econômico Mundial. Segundo o Relatório Global sobre Desigualdade de Gênero 2013, a desigualdade entre homens e mulheres diminuiu na maioria dos países do mundo. A pesquisa analisou 136 países, e concluiu que 86 nações apresentaram melhoras na desigualdade de

Horóscopo do Dia ÁRIES Originalidade, ousadia, criatividade e atitudes inovadoras estão beneficiadas com o Sol em Aquário e a harmonia entre Lua e Urano. Os projetos em equipe e o trabalho para grandes organizações também. TOURO Algo relacionado ao velho modo de agir ou trabalhar deve ser aprimorado. Com Vênus em Capricórnio seus objetivos se tornam cada vez maiores, você deseja conseguir mais. Incorpore novos elementos e técnicas, atualize-se. GÊMEOS Ensinamentos preciosos estão ao alcance de suas mãos, basta decidir o que realmente quer. A expansão acontece se souber priorizar os assuntos mais importantes ao invés de atirar no escuro. CÂNCER A preferência vai para a segurança, os programas mais reservados, a companhia das pessoas mais queridas. A Lua ingressou em seu signo e se harmoniza com Netuno, cresce sua sensibilidade e sua inspiração. LEÃO Velhos padrões são deixados para trás. Com o Sol em Aquário, importantes renovações acontecem. Novos conhecimentos, aprendizados, percepções ou revelações alteram profundamente a vida e o levam a alcançar novos estágios. VIRGEM Sua competência profissional passa por um período de teste. Mercúrio segue retrógrado enquanto o Sol enfrenta Saturno, é importante organizar-se, planejar o trabalho, ajustar e revisar detalhes de seu projeto. LIBRA É tempo de liderar um trabalho ou investir numa atividade independente. Marte segue em seu signo e se harmoniza com o Sol: Cresce sua vitalidade, sua coragem e sua confiança. Bom Momento também de cultivar maturidade em relação ao amor: a preferência vai para tudo o que for mais tradicional. ESCORPIÃO Os movimentos e a comunicação devem ser pensados. Evite tomar novas iniciativas ou concluir negociações sem analisar, consultar opiniões, refletir, revisar cláusulas e regras. Bom período para investir em atividades criativas. SAGITÁRIO Campanhas de divulgação só terão sucesso se estiverem bem planejadas e estruturadas. O foco se volta para a competência na forma de se comunicar, promover intercâmbios e interagir. Fuja de amadorismos e cultive clareza para evitar confusões e mal-entendidos. CAPRICÓRNIO Continua o período excelente para harmonizar e reparar um vínculo importante. Os relacionamentos continuam beneficiados com Vênus em seu signo, pessoas ou novas situações são portadoras de mudanças.

gênero. A pequisa revelou que a Islândia é o melhor lugar do mundo para umamulher viver. Essa é a quinta vez que o país se destaca em termos de igualdade entre homens e mulheres. No ranking dos melhores países do mundo para as mulheres também aparecem a Finlândia, a Noruega e a Suécia. Com base nessas informações, podemos afirmar que a Islândia é oficialmente o melhor lugar do mundo para ser mulher.

AQUÁRIO Os movimentos tendem a ser menos precisos, diminua o ritmo no trabalho. O Sol segue em seu signo, mas se desentende com Saturno. Oportunidades continuam surgindo, mas é importante cumprir o que foi prometido, cultivar uma postura responsável e profissional. PEIXES Uma nova orientação financeira pode vir em sonhos, ou por meio de videntes, místicos, astrólogos e canais espirituais. As oportunidades no trabalho e no amor crescerão.


|16| Maskate

ecrau.com

Manaus, 11 de Fevereiro de 2014

Júlio Pinheiro e José Azevêdo

Alunos escola Sonia Maria com prefeito Artur Neto, sec. Humberto Michiles e vereadores no click da coluna.

DESTAQUES EM FOCO

Programa FIFA 11 pela saúde. A Semed Manaus vai participar com 11 escolas e 22 profissionais de Educação Física, o futebol vira tema de aula em ano de Copa. Estes são os profissionais no click da coluna. Festa da Harmonia da Moc. Ind. de Aparecida dia 21 de fevereiro com as atrações de Ases do pagode, JR e Banda, Nosso jeito e muitas marchinhas de carnaval, venha para a super quadra da Aparecida. A Banda do Boulevard fez o Lançamento do Cd dia 6 de fevereiro com Ito Melodia da União da Ilha e Frank da Mocidade no Lê Réve Buffet. A banda, criada em 1987, vai às ruas este ano com o tema “Boulevard na Copa: eu quero Manaus padrão FIFA.A festa da Banda do Boulevar será dia 23 de fevereiro. Alunos da escola municipal Sonia Maria da Semed, viajam para Brasília para representar Manaus no First Lego Leag, premiados com passagem da Prefeitura de Manaus.

PARA REFLETIR.

Super feijoada da Aparecida com Vantuir da Portela encantou a todos.

Equipe da Ascom da Semed em ação na abertura do ano letivo.

Nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mais sim em levantarmos sempre depois de cada queda.

Banda do Boulevard lançou CD com Ito Melodia da União da Ilha. parabéns ao Dr. Luis Claudio e Maneca e Mota.

Paulo Marinho reuniu amigos e jornalistas na festa do seu an- Festa da imprensa da Vitória Régia, com os iversário. Alberto Chá,Anny Costa, Cleomir, Baby Rizato, Luci amigos Andre, Rivaldo, Yara e todos que prestigiaram a grande festa.

Prefeito Artur Neto e o sec. Humberto Michiles da Semed mostram o novo uniforme de professores na abertura do ano letivo municipal.

Isu 2 9  

Edição 2466

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you