Page 1

Manaus, 10 de junho de 2014

Nº 2551

OMAR:

“Quem passou quatro anos na prefeitura jogando dominó não fui eu! Com Francisco, Dia de Pentecostes aproxima árabes e judeus

Aline Bernardes - Musa da Copa

Incêndio na Dafra Motos


2 - OPINIÃO - Manaus,

ecrau.com ecrau.com

10 de junho de 2014

FALA SÉRIO Voto nulo

CIDADE DOS MALUCOS

Jornal@Maskate.com.br

Há uma movimentação no Planalto para enfrentar um novo adversário: o voto nulo. A tendência de queda da presidente Dilma e o aumento vertiginoso da candidatura de quem repudia a classe política que está aí - o voto nulo - parece uma tendência sem retorno. A opinião publica começa a mostrar o tamanho da indignação.

19.433 Versículo do Dia “Eu disse essas coisas para que em mim você s tenham paz . Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Santo do Dia

Denúncia marota

Com medo de atacar os pilares do sistema de corrupção, a Rede Globo, em sua revista semanal, o Fantástico, simulou o esquema de corrupção sem citar o nome de ninguém, a não ser o esquema clássico e já explorado intensamente do Maranhão, da família Sarney.

Cartão de crédito

Um esquema universal que, na tradição eleitoral do Amazonas, a Polícia Federal, o Ministério Público e a Justiça Eleitoral já cansaram de flagrar. Compra de votos, agora com a distribuição de cartão de crédito do Sistema bancário. Um esquema poderoso e impune.

PMDB em dúvida

Nesta terça-feira, o PMDB decide se fica ou não com Dilma. A tendência do partido é, como os ratos, a abandonar o navio que está indo a pique A disputa é acirrada e nela Lula está enfiado até o talo. Ele sabe que a rupture é fatal para o PT.

O dia 10 de junho na História • 838 — Abu Iqal sucede ao seu irmão Ziyadat Allah I como emir de Ifriqiya.

Tráfico humano

A Festa de Pentecostes reuniu neste domingo cerca de 80 mil fiéis na avenida Eduardo Ribeiro, entre as ruas 10 de Julho e Monsenhor Coutinho, localizadas no Centro. Dom Sérgio voltou a insister no tráfico humano, a barbárie humana e uma vergonha para o Amazonas, no topo do constrangimento nacional.

• 1521 — Os índios destroem as Missões de Cumaná, na Venezuela. • 1539 — O conquistador espanhol Hernando de Soto desembarca na baía do Espírito Santo, nos Estados Unidos, com 600 homens.

“Festa do Divino”.

A celebração, de acordo com a tradição católica, ocorre 50 dias após a Páscoa e lembra a passagem da Bíblia em que o Espírito Santo desce aos apóstolos depois da morte e ressurreição de Jesus.

Ninguém Merece!!! • Dilma Rousseff tem vários problemas para continuar no jogo. Um deles é amenizar a fome de ministérios do PMDB para seguir alinhado. • Além disso, a estagnação do PIB, a excitação da inflação e a deterioração gerencial do governo. A presidente deixou de governar. • Seu silêncio potencializa a atmosfera de exaustão que enredou o poder federal. A ideia de que o prestígio de Lula funcionará como vacina contra o desânimo é ilusória. • 74% do eleitorado deseja mudar. Mas a metade acha que essa mudança se chama Lula e ele já não esconde que topa.

www.ecrau.com

• 1770 — O governador de Buenos Aires, Bucarell, ordena que os ocupantes britânicos das ilhas Malvinas desocupem a zona. • 1776 — O Congresso de Filadélfia aprova a Declaração de Independência dos estados da união, nos Estados Unidos. • 1816 — O patriota colombiano José María Carbonell é fuzilado na cidade de Bogotá. • 1829 -• O governador das Províncias Unidas do Rio da Prata cria o Comando Político e Militar das Ilhas Malvinas. • Realiza-se a primeira regata entre Oxford e Cambridge.

• 1842 — Irrompe a Revolução Liberal em Barbacena (Minas Gerais), Brasil. • 1834 — O presidente Luis José de Orbegozo promulga a quarta Constituição do Peru. • 1854 — O Matemático Bernhard Riemann confere a palestra “Sobre as Hipóteses nas quais se baseia a Geometria” onde fala sobre sua nova geometria. • 1890 — Fundação da cidade de Sumidouro, no Estado do Rio de Janeiro. • 1901 — O Parlamento da Bélgica decide aprovar a anexação do Congo. • 1914 — É fundada a cidade de Foz do Iguaçu. • 1924 — Giacomo Matteotti, deputado e secretário geral do Partido Socialista Italiano, é seqüestrado e assassinado por um bando fascista. • 1933 — Brasil, México e Venezuela retomam as suas relações diplomáticas. • 1940 — Segunda Guerra Mundial: Benito Mussolini, ditador da Itália, declara guerra à França e à Inglaterra. • 1944 — Segunda Guerra Mundial: a primeira bomba V-1 alemã é lançada sobre a cidade de Londres. • 1945 — José Luis Bustamante y Rivero é eleito presidente do Peru.

• 1959 — A China e a União Soviética firmam um acordo nuclear. • 1967 — Termina a Guerra dos Seis Dias. Israel apodera-se do território egípcio situado ao leste do Canal de Suez, derrota o exército da Jordânia e ocupa a península do Sinai. • 1972 — O presidente chileno Salvador Allende nacionaliza o Banco do Chile.

• 1985 — Israel retira as suas tropas do Líbano. • 1993 — Inauguração do Centro Cultural de Belém, em Lisboa • 1992 — Iniciam-se as emissões da RTP Internacional. • 1999 — A OTAN anuncia o fim dos bombardeios aéreos contra a Jugoslávia, após 79 dias de ataques. A ONU autoriza o movimento da força internacional para Kosovo e a criação de uma administração interina para o território.

• 1953 — A União Soviética renuncia suas reivindicações sobre os estreitos turcos de Bósforo e Dardanelos. maskate@ecrau.com Redação: (092) 3673-6333 Marketing: (092) 3673-9333 Adm.: (092) 3673-7445 - administracao@ecrau.com Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@ecrau.com Editor Executivo: Mário Bakunin | redacao@ecrau.com Gerente de Marketing: Joyce Tavares | marketing@ecrau.com Ger.Industrial/L ogística: Glenher Vegas |industrial@ecrau.com Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

Eduardo Poppe Eduardo João Maria Poppe nasceu na cidade de Temsche, na Bélgica, no dia 18 de dezembro de 1890. Era o terceiro dos onze filhos de uma modesta família de trabalhadores. Sua educação religiosa começou no seio da própria família, muito cristã. Depois foi estudar nocolégio dos Irmãos da Caridade, onde completou o ensino básico . Aos quinze anos, entrou para o seminário de São Nicolau, na diocese de Gand, destacando-se como exemplo de caridade e piedade. Foi durante o serviço militar, prestado em 1910, que Eduardo percebeu sua vocação religiosa. Aos vinte e dois anos, ele ingressou no Seminário Filosófico Leão XIII, de Louvain. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi convocado a servir o exército, servindo junto à Cruz Vermelha como enfermeiro, atendendo as ambulâncias que chegavam com os feridos. Em 1915, foi transferido para Gand e, no ano seguinte, era ordenado sacerdote. Logo foi nomeado vigário da paróquia de Santa Colete, naquela diocese, iniciando seu ministério entre a população mais pobre , difundindo a devoção à eucaristia e à Virgem Maria. Preocupado em preparar as crianças para a primeira comunhão , formou um grupo de jovens catequistas para dar ênfase à devoçãoeucarística. Logo esse trabalho tornou-se conhecido e instituído em outras paróquias da diocese. Assim, padre Eduardo elaborou e escreveu “O manual do catequista eucarístico”, em 1917, idealizado segundo os decretos do papa são Pio X. Mas não criou apenas o “manual”, ele instituiu a “Liga da Comunhão Freqüente”, estendida aos operários também. O seu apostolado foi interrompido em 1918, quando foi nomeado diretor do Convento das Irmãs de São Vicente de Paulo, em Moerzeke-lez-Termonde. Lá, continuou com sua preocupação em manter acesa a chama da fé cristã nos jovens catequistas, todos filhos de famílias socialistas.


ecrau.com

Manaus, 10 de junho de 2014 -

MANCHETE - 3

Probo e morigerado Negão fecha com Boca, agride Ganso e leva o troco

“Ele é assim, chora toda vez que escapole a chance de voltar ao governo”, disse um empreiteiro que conhece muito bem Amazonino e sabe ler as entrelinhas de suas bravatas. Aborrecido pelo fato de Omar Aziz ter escolhido apoiar o professor José Melo e não ele, o Negão, ex-go-

vernador, senador e prefeito Amazonino Mendes, confirmou apoio à pré-candidatura de Eduardo Braga, o lendário Bocão. E resolveu atacar a quem sempre o tratou bem e não o para governar o Amazonas pelo desempenho pífio e omisso na condução da prefeitura de Manaus. Ama-

zonino não confirmou se concorrerá a um cargo eletivo no pleito de outubro. Segundo pessoas mais próximas, ele torcia e se movimentava em Brasília para que a Suprema Corte colocasse em pauta a ação já aceita pelo ministro Gilmar Mendes, no caso das acusações da desapropriação

do terreno de Santa Etelvina o quer levaria o senador Eduardo Braga ao banco dos réus. Descartada a hipótese e sem chance de ter indicação de Omar resolveu reatar com Boca, a quem considera “um homem qualificado”, numa alusão irônica ao ex e ao atual governador do Estado.

No palanque de Eduardo, estará o ex-secretário de Produção, Eron Bezerra ao lado de Amazonino, a quem o comunista agrediu e processou judicialmente durante os 12 anos dos três mandatos do Negão. A competência e Eron, porém, não foi suficiente

para provar nada contra o glorioso Negão, nenhuma roubalheira, contravenção ou falcatrua. A rigor, Eron transformou Negão num gestor probo e morigerado, um verdadeiro ficha limpa, razão pela qual, certamente, serão vistos abraçados e aliançados daqui por diante!

Rasteiras e traições consentidas Hissa volta

à tona

A agressão contra Omar e Melo teve momentos de referências deselegantes e provocações diretas: “Nós queremos uma inteligência, uma cabeça. Um homem capaz, qualificado. Nós não queremos no governo nenhum menino de recado. Nós queremos aquele que dá o recado”, disparou Amazonino. “O Amazonas não deve e não pode ser peça de motim. O Amazonas não pode ser prêmio de mesa de jogo”. Uma referência que Braga tratou de reforçar, lembrando que começou sua trajetória política ao lado de Amazonino e que na relação entre eles, apesar das divergências e rupturas, nunca houve “punhaladas”. No limite, isso significa que as rasteiras e traições foram rigorosamente consentidas?

Na mesa de dominó

O ex-governador Omar Aziz não se deu por rogado e respondeu sem titubear com a acusação de que transformou o Amazonas em prêmio em mesa de jogo: “...todo mundo sabe que quem gosta de jogo é o Amazonino, todo mundo sabe que o Amazonino passou os quatro anos da administração dele na prefeitura sentado na mesa de dominó”. O problema, porém, parece ser outro. Omar virou alvo das agressões

porque juntou mais de 90% dos prefeitos para apoiar Zé Melo e reuniu 4 mil pastores na semana passada para apoiar seu candidato ao governo. Omar, numérica e proporcionalmente, é dono da maior votação de todos os tempos dada pela população a um governador. Isso está deixando seus adversários em pânico que só conseguem juntar a raia miúda da política e dispostos a qualquer coisa pra mudar as perspectivas.

Mergulhado num retiro depois que foi excluído pelo prefeito Artur Neto de uma possível aliança com o PSDB, após lançar pré-candidatura sem consultar o aliado e por insistir na pré-campanha contrariando a orientação do tucano, o que lhe rendeu a demissão pública do cargo de secretário de Infraestrutu-

ra, Hissa Abrahão apostou na aliança nacional entre o PPS e o PSB, do presidenciável Eduardo Campos, e articulou para ser o único palanque do socialista no Amazonas. No entanto, a executiva estadual do PSB decidiu por uma candidatura própria. Mas até agora não conseguiu consolidar nenhum apoio.

www.ecrau.com


4 CIDADE - Manaus,

ecrau.com

PAZ, na Festa

10 de junho de 2014

Com Francisco, Dia de Penteco O Brasil acompanha compromi

Vítimas do conflito

Depois, Francisco se dirigiu aos líderes para indicar-lhes que “os filhos estão cansados e esgotados pelos conflitos e com vontade de chegar aos alvores da paz”. E afirmou que todos “pedem a queda dos muros da inimizade e

que seja tomado o caminho do diálogo e da paz para que o amor e a amizade triunfem”. Em seu discurso, pronunciado em italiano, lembrou como muitos desses filhos “caíram vítimas inocentes da guerra e da violência, plantas arranca-

das em plena floração”. E pediu que “a memória deles dê as forças necessárias para perseverar no diálogo a todo custo, a paciência para tecer dia após dia o entrecruzado cada vez mais robusto de uma convivência respeitosa e pacífica”.

É preciso coragem!

Francisco considerou que “para conseguir a paz, é preciso coragem, muito mais do que para fazer a guerra”. Depois passou a palavra para Shimon Peres, que admitiu que a paz “não se consegue facilmente”, mas pediu para “lutarmos com todas as nossas forças para chegar a ela. Para consegui-la em breve, inclusive se para isso forem exigidos sacrifícios ou compromissos”. Peres disse desejar que “a verdadeira paz possa se transformar em nossa herança rapidamente” e garantiu que israelenses e palestinos “desejam ardentemente a paz”. “As lágrimas das mães sobre seus filhos ainda estão gravadas em nossos corações. Devemos pôr fim aos gritos, à violência, aos conflitos. Todos precisamos da paz. A paz entre iguais”, acrescentou.

www.ecrau.com

Em São Paulo, os cristãos neopentecostais realizaram a Marche Pra Jesus levando uma multidão as ruas de São Paulo em nome do Senhor na mais absoluta paz e harmonia. O papa Francisco segue, novamente, surpreendendo o mundo com a renovação da Igreja, e no dia de Pentecostes, aproximou os presidentes de Israel, Shimon Peres, e da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Eles disseram neste domingo (8), diante do papa Francisco que estão preparados para buscar a paz no Oriente Médio o mais rápido possível. Este encontro sem precedentes entre o papa Francisco e os presidentes palestino e israelense para falar sobre a paz aconteceu em um cantinho dos Jardins Vaticanos, resguardado pela copa das árvores e com vista para a cúpula da Basílica de São Pedro.

Oração em casa

A reunião de oração aconteceu depois do convite do papa para irem à sua “casa” para rezarem pela paz durante sua viagem à Terra Santa, entre 24 e 26 de maio. O custódio da Terra Santa, o franciscano Pierbattista Pizzaballa, responsável por organizar o encontro, tinha advertido para que ninguém pensasse que a paz “explodiria” no Oriente Médio após esta reunião, mas, pelo menos, os dois presidentes deixaram clara a intenção de querer se esforçar por pôr fim ao conflito.

P


ecrau.com

a do Divino!

Manaus, 10 de junho de 2014 -

CIDADE - 5

ostes aproxima árabes e judeus issos marchou com Jesus

Liberdade para Palestina

O discurso mais político foi o de Abbas, que pediu além da paz para “nós e nosso vizinhos” também “liberdade para a Palestina, um estado soberano e independente”. Abbas afirmou que “a reconciliação e a paz são os

objetivos” dos palestinos e disse em seu discurso nos Jardins Vaticanos: “aqui estamos, Deus, inclinados à paz. Mantenha nossos passos firmes e coroe nossos esforços e empenhos com o êxito”. O presidente da Autoridade Nacional

Palestina (ANP) também revelou o desejo de que “Palestina, e Jerusalém em particular, (sejam) uma terra segura para todos os que têm fé, e um lugar de oração e veneração para os seguidores das três religiões monoteístas”.

Além das palavras, Abbas e Peres tiveram gestos de aproximação como quando se cumprimentaram cordialmente na Casa Santa Marta,

onde o papa Francisco os recebeu, e não hesitaram em irem juntos ao local da celebração. Em seguida plantaram juntos uma oliveira, a árvore símbolo

da paz. Após o encontro, os três se reuniram em particular na Academia Pontifícia das Ciências, a poucos passos do local da cerimônia.

Oliveira, o símbolo

Pela paz no mundo

Durante a cerimônia, judeus, cristãos e muçulmanos agradeceram pela criação, pediram perdão pelos pecados e, principalmente, invocaram a paz.Foram feitas leituras de salmos, da Bíblia, uma oração do rabino Nahman de Breslau, o “mea culpa” pronunciado em 2000 por São João Paulo 2º, um escrito de São Francisco de Assis e textos inspirados no Corão, junto com peças musicais criaram uma atmosfera íntima para uma cerimônia histórica.

Tel.:(92)3088-0936 / 8133-3433 e cartuchosdaamazonia Conheça nossos serviços de: CARIMBOS, CÓPIA DE CHAVES XEROX, IMPRESSÃO, PLASTIFICAÇÃO ENCADERNAÇÃO, FOTOS 3X4... MANUTENÇÃO EM IMPRESSORAS

9235-1826

RECARGA DE CARTUCHOS JATO DE TINTA E TONER

www.ecrau.com


6 - CIDADE - Manaus,

ecrau.com

10 de junho de 2014

itinerários DE ÔNIBUS alterados em dias de jogos na Arena

Prefeitura conclui decoração da cidade para a Copa do Mundo A Prefeitura de Manaus concluiu, na noite desta quinta-feira, 5, a decoração da cidade para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Todo o trabalho de embelezamento, que incluiu a iluminação nas cores verde e amarela do Paço Municipal e do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, ambos no Centro, foi finalizado faltando sete dias para o início do Mundial. O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, lembrou que a ornamentação envolveu, ainda, pinturas nos viadutos da cidade, instalação de galhardetes, banners, outdoors e envelopamentos. A ornamentação pode ser vista em diferentes pontos da

capital, como nas avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Mário Ypiranga, Coronel Teixeira, Torquato Tapajós, Pedro Teixeira e Santos Dumont. Também foram instalados totens com mensagens de boas-vindas em idiomas distintos e até ornamentações aéreas que formam mosaicos. “A Prefeitura de Manaus concluiu essa decoração faltando sete dias para o início do Mundial, o que demonstra todo o nosso empenho em deixar a cidade preparada para receber a Copa do Mundo. Nós também já estamos com mais de 50% da estrutura da Fan Fest, na Ponta Negra, instalada. Ou seja, tudo vai ficar pronto dentro do prazo previsto”, informou Bernardo.

Concurso

Com a interdição das vias do entorno da Arena da Amazônia Vivaldo Lima nos dias dos jogos válidos pela primeira fase da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, as linhas de ônibus que atendem essa área terão o itinerário alterado. Nos quatro dias de jogos (14, 18, 22 e 25 de junho) a operação de desvio, coordenada pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), começará a partir de 12h e as principais vias que servirão como rotas alternativas são as avenidas Djalma Batista, Darcy Vargas e Teomário Pinto. Linhas de ônibus da zona Norte que passam pelas avenidas Torquato Tapajós e Constantino Nery serão desviadas para a Djalma Batista. O embarque e desembarque de passageiros será feito, em ambos os sentidos, nos pontos de parada localizados próximo ao Conjunto Eldorado. As linhas das zonas Oeste e Centro-Oeste que normalmente atendem a avenida Pedro Teixeira e a Lóris Cordovil serão desviadas para as avenidas Dom Pedro, Darcy Vargas e Teomário Pinto. No caso das linhas 225, 219, 222 e 227 que circulam pelo trecho interditado da rua Lóris Cordovil, entre as avenida Constantino Nery e Senador Álvaro Maia, o ponto de embarque e desembarque será na avenida B do bairro Alvorada 1. Os usuários dessas linhas que moram na área interditada poderão se dirigir para esse ponto ou utilizar linhas que passarão na Djalma Batista. No total, serão 42 linhas normais e 301 ônibus que atenderão a Arena. O esquema operacional de transporte será acompanhado por

30 fiscais de transportes da SMTU em cada dia de jogo. O planejamento foi apresentado durante essa semana aos gerentes de tráfego de todas as empresas do sistema de transporte coletivo. O diretor de Transporte Urbanos da SMTU, Waldir Frazão, disse que as rotas de desvio das linhas de ônibus são as mesmas dos jogos testes realizados na Arena nos últimos meses. “Acredito que não teremos grandes dificuldades porque essas rotas já foram adotadas em outros eventos realizados naquela área, como Carnaval, Desfile Cívico e outros.

Acessibilidade Como os pontos de parada das linhas normais ficarão fora do perímetro de restrição da Arena, a Prefeitura de Manaus irá disponibilizar micro-ônibus adaptados para levar torcedores com mobilidade reduzida até a Arena Amadeu Teixeira. Poderão utilizar o serviço: idosos, obesos e pessoas com

deficiência, sendo permitido um acompanhante para cada pessoa. Os micro-ônibus terão dois pontos de embarque: um na esquina das avenidas Djalma Batista e Pedro Teixeira e outro no estacionamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na avenida Mário Ypiranga Monteiro.

Incêndio na Dafra Motos Atendendo a pedidos de organizadores das ruas que estão sendo decoradas para a Copa, o diretor-presidente da Manauscult informou que a Prefeitura de Manaus prorrogou até o dia 11 deste mês o prazo de inscrição para o concurso que vai premiar as dez ruas mais decoradas para o Mundial. Para concorrer, os organizadores devem ir até a sede da Manauscult, na Avenida André Araújo, n° 2767, Aleixo, zona Centro-Sul, com toda a documentação listada na Portaria

www.ecrau.com

de № 66/2014. O ofício deve conter a data em que a organização da rua deseja receber o jogo, especificando o horário e a partida, endereço detalhado do local e o contato de pelo menos dois responsáveis pelo evento. A comissão julgadora levará em consideração o aspecto social da decoração, criatividade, histórico e dimensão. De acordo com Bernardo Monteiro de Paula, as dez ruas escolhidas serão premiadas com telão e som para serem utilizados em um dos dias de jogos durante a Copa.

Um incêndio causou diversos danos, ontem (9), por volta das três da manhã, à fábrica Dafra Motos, localizada na Avenida Torquato Tapajós, no Bairro Santa Etelvina. De acordo com o corpo de Bombeiros, o fogo iniciou na madrugada de segunda-feira, mas pela manhã já estava controlado. Segundo o corpo de bombeiros, o fogo atingiu um galpão que compreende 2 sub galpões, onde funcionam as linhas de produção da fábrica que montam as motos. Nesse galpão havia muito material inflamável, como tanques de combustíveis, motores elétricos, paletes e caixas de papelão. No momento da ocorrência, não havia funcionários no interior da Fábrica. Os vigilantes acionaram os bombeiros. Onze viaturas e 35 homens atuaram no local. Não há indício de incêndio criminoso, mas será apurado e investigado pela Polícia Civil.


ecrau.com ecrau.com

Rapaz é preso após fazer ameaça debomba por não conseguir sanduíche Um jovem de 23 anos foi preso emSheboygan, no estado de Wisconsin (EUA), após realizar uma ameaça de bomba em um centro comunitário por não conseguir um sanduíche. De acordo com o relatório criminal, ThomasRupnik entrou no Sheboygan SeniorCommunity Center e pediu um lanche para um dos funcionários. Ao ter o pedido negado, o rapaz saiu irritado, voltando poucos minutos depois. Ao retornar, Rupnik afirmou que tinha uma bomba, e ameaçou explodir o prédio caso não conseguisse seu sanduíche, fugindo em seguida. A polícia entrou em contato com Thomas pouco depois, e ele confirmou a ameaça feita à instituição. O jovem foi preso e pode pegar até três anos de prisão se for considerado culpado. Não há informações se o rapaz conseguiu o lanche após a ameaça.

INUSITADO - 7

Peixes ‘jogam futebol’ em tanque decorado em clima de Copa no Japão No aquário Sea Paradise em Yokohama, no Japão, peixes conhecidos como “cirurgião-patela” (azul) e da espécie Coris gaimard disputaram “partidas” de futebol em um tanque com decoração

Parte de ponte em Paris cede sob o peso dos ‘cadeados do amor’

Parte do alambrado da parisiense Pont des Arts, onde os turistas colocam os chamados “cadeados do amor” aos milhares, desabou na tarde de domingo (8), o que fez a ponte de ser evacuada. Segundo a polícia parisiense, o incidente não causou vítimas. A prefeitura está investigando as causas do desabamento. A “Pont des Arts” ou ‘Passerelle des Arts”, que atravessa o rio Sena, é conhecida em todo o mundo pelos milhares de “cadeados de amor” que os casais deixam presos ao longo de suas grades como símbolo de sua união, e depois jogam a chave nas águas. Muitos reclamam desse hábito, alegando que atentam contra a segurança dos habitantes e aqualidade de vida da cidade. Recentemente, foram encontrados cerca de 40 cadeados presos no ponto mais alto da TourEiffel .

Indiano anda de costas por 25 anos e esquece como é andar para frente Foi com a melhor das intenções, mas o resultado não foi muito bom: um indiano que passou os últimos 25 anos andando de costas não lembra mais como é andar normalmente... para a frente. O Mani Manithan decidiu andar para trás em 1989 depois que atos violentos eclodiram na Índia. Ele diz que vai continuar a andar de costas até que haja “paz no mundo”. O problema é que, quando tenta caminhar como o restante da mundo, Manithan não consegue. Atualmente, ele é dono de uma loja de celulares em Tiruppatur, na província de Tamil Nadu. “Caminhar normalmente é um desafio – minha mente se esqueceu de como fazer isso. Mas estou muito confortável em caminhar assim [de costas]”, disse ao “Daily Mail”. Um dos primeiros atos

Manaus, 10 de junho de 2014 -

pela paz de Manithan foi caminhar de costas e sem roupa (peladão, mesmo, só com uma faixa e um cartaz) por 480 quilômetros, da

sua cidade natal até Chennai (capital de Tamil Nadu). “Você s podem ver que a escala internacional de terrorismo aumentou. Há tantos

atentados e a juventude está equivocada. É para condenar esses atos que eu caminho para trás. Minha única é a paz mundial.”

que lembra um campo de futebol. Os peixes, que são alimentados com uma esfera com comida que lembra uma bola de futebol, serão atração do local até 29/6, durante a Copa do Mundo.

Operário atrapalhado é catapultado ao operar plataforma aérea

Em um vídeo chamado “primeiro dia de trabalho”, uma gravação mostra um operário atrapalhadotentando movimentar uma plataforma aérea, e acabando sendo arremessado pelo próprioequipamento (veja o vídeo). Ao movimentar as rodas da máquina em direção a um degrau, o homem

faz o primeiro eixo descer, apenas com um movimento brusco. Porém, ao tentar trazer o outro par de rodas para o mesmo nível, a máquina funciona como uma catapulta, e joga o operário para cima. Mesmo com o susto, o funcionário não se feriu com gravidade, de acordo com informações do vídeo.

Banhista ‘sem noção’ leva susto após provocar raia em praia na Austrália

Em um vídeo gravado por outro banhista, um senhor aparece mergulhando bem perto do animal, como se estivesse provocando o bicho, que tinha mais de 2 m de comprimento. Pouco depois, a raia nada em direção do homem, que pula e mergulha desesperado para fugir do

animal irritado, que não “procura briga” e nada para longe em seguida. De acordo com o jornal “Metro”, felizmente o bicho pareceu não expor seu ferrão, considerado perigoso apesar da raiva normalmente não atacar seres humanos sem ser provocada.

www.ecrau.com


39”

32”

32”

LED FULL HD

ENTRADA

USB

ENTRADA

USB DTV

ENTRADA

HDMI

TV PANASONIC 32” LED HD TCL32B6B / CÓD.67826-1 À vista: R$ 945,00

12X 1+14X NOS CARTÕES

TV PHILIPS 32” LED HDTV 32PFL3008D78/ CÓD.67863-4 À vista: R$ 1.059,00

R$

94,

50

OU

R$ 206,00

12X 1+14X NOS CARTÕES

MENSAIS

NO CREDIÁRIO

R$

OU

105,

90

MENSAIS

NO CREDIÁRIO

Total a prazo no Cartão R$ 1.134,00 Total a prazo no Crediário R$ 1.417,50

12X 1+14X NOS CARTÕES

176,

90

125,50

R$ 301,85

MENSAIS

Total a prazo no Cartão R$ 1.506,00 Total a prazo no Crediário R$ 1.882,50

50” LED

LED

LED

ENTRADA

HDMI FULL HD

ENTRADA

HDMI FULL HD

CHAT MODE

ENTRADA

ENTRADA

HDMI FULL HD ENTRADA

USB

USB

R$ 318,61

TV PHILIPS 50” LED FHD 50PFG410978 PT / CÓD.67975-2 À vista: R$ 2.795,00

MENSAIS

NO CREDIÁRIO

R$

OU

50”

R$

OU

12X 1+14X NOS CARTÕES

NO CREDIÁRIO

Total a prazo no Cartão R$ 1.270,80 Total a prazo no Crediário R$ 1.588,50

42”

TV PANASONIC 42” LED SMART DTV TC42AS610B/ CÓD.67955-8 À vista: R$ 1.769,00

R$ 301,85

TV PANASONIC 39” LED DTV TCL39EM6B/ CÓD.67884-3 À vista: R$ 1.255,00

12X 1+14X NOS CARTÕES

OU

279,50

R$ 434,00

12X 1+14X NOS CARTÕES

R$

OU

277,90

R$ 434,00

MENSAIS

NO CREDIÁRIO

MENSAIS

NO CREDIÁRIO

Total a prazo no Cartão R$ 2.122,80 Total a prazo no Crediário R$ 2.653,50

TV PANASONIC 50” LED TCL50E6B/ CÓD.67854-2 À vista: R$ 2.779,00

R$

Total a prazo no Cartão R$ 3.334,80 Total a prazo no Crediário R$ 4.168,50

Total a prazo no Cartão R$ 3.354,00 Total a prazo no Crediário R$ 4.192,50

A Bicicleta da Copa ANDROID 4.1

2 CHIPS TV

ANDROID 4.1

ANDROID 4.2

ANDROID 4.1

WI-FI

WI-FI

2 CHIPS

CÂMERA DE

DUAL CORE

1.2GHZ

3G

CÂMERA DE

CÂMERA DE

3 MPX 3G

WI-FI 8 MPX

SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY PLUS TV GTS6293 BR / CÓD. 67954-1 À vista: R$ 429,00

12X 1+14X NOS CARTÕES

R$

OU

42,

NO CREDIÁRIO

90

PRÓPRIO

12X 1+14X NOS CARTÕES

R$ 45,24

MENSAIS

Total a prazo no Cartão R$ 514,80 Total a prazo no Crediário R$ 643,50

CREDIÁRIO

SMARTPHONE PHILCO DUAL CHIP 501 PT / CÓD. 67953-5 À vista: R$ 769,00

FACILIDADE PARA

PAGAMENTO

R$

OU

76,

NO CREDIÁRIO

90

R$ 74,23

Total a prazo no Cartão R$ 922,80 Total a prazo no Crediário R$ 1.153,50

LOJAS NA CAPITAL

E NO INTERIOR

SMARTPHONE SONY XPERIA C DUAL CHIP C2304 PT / CÓD.67963-5 À vista: R$ 999,00

SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY GRAN DUOS GTI9082 BR / CÓD.67865-7 À vista: R$ 1.079,00

12X 1+14X

12X 1+14X

NOS CARTÕES

MENSAIS

GARANTIA

ESTENDIDA

8 MPX

8 MPX 4G

CÂMERA DE

R$

OU

NO CREDIÁRIO

99,

90

MENSAIS

Total a prazo no Cartão R$ 1.198,80 Total a prazo no Crediário R$ 1.498,50

ENTREGA

GRÁTIS

MONTAGEM

GRÁTIS

NOS CARTÕES

R$ 74,23

21 MARCHAS

NO CREDIÁRIO

R$

OU

107,

90

MENSAIS

Total a prazo no Cartão R$ 1.294,80 Total a prazo no Crediário R$ 1.618,50

RENEGOCIAÇÃO

DE CONTRATOS

HORÁRIO

ESTENDIDO

R$ 74,23

BICICLETA PRINCE BIKE COPA 2014 21M VD AM / CÓD.67972-9 À vista: R$ 299,00

12X 1+14X NOS CARTÕES

R$

OU

29,90

NO CREDIÁRIO

MENSAIS

Total a prazo no Cartão R$ 358,80 Total a prazo no Crediário R$ 448,50

Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condição para plano no carnê TVLAR (1+14X). Plano (12X) nos cartões AMEX, VISA e MASTER. Ofertas válidas somente para Manaus dos dias 01 à 15/06/2014. Para retirar seu cartão TVLAR dirija-se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!

Bem perto de você.


Tá chegando a hora!!! Manaus, 10 de junho de 2014

Que ruflem os tambores! Está chegando a hora. Vai começar a Copa do Mundo no país do futebol. No dia 12 de junho, no Dia dos Namorados a concorrência pela bola começa a rolar para mais uma edição da Copa do Mundo. O Brasil vai parar! 64 anos depois, o país tem uma nova oportunidade de conquistar o Mundial em casa. Na reta final dos

Edição 2551

preparativos, a expectativa para o maior torneio de futebol passa a fazer parte da rotina dos apaixonados pelo esporte, e principalmente dos brasileiros. Independente da afeição pela modalidade esportiva o evento tem sido o principal assunto popular no país-sede, seja para críticas ou para o entusiasmo de ver a bola rolando em campo. O Brasil é a única nação

JACK CARTOON

pentacampeã e também a única a ter comparecido a todas as edições do evento, sendo assim tudo deveria ser só alegria, mas não é o que está acontecendo. O paralelo entre a paixão nacional, que deu ao Brasil a nomeação cultural de país do futebol, e as deficiências na infraestrutura econômica dividem opiniões entre a razão e a emoção.


ecrau.com

10 Manaus, 10 de junho de 2014- BLITZ

CIDADE ALTA VIBRA COM A BLITZ

18 DE JUNHO AGENDE ESSA DATA

Dia 18 de junho, quarta feira, as 15h00, no Manaus Plaza Shopping, mais dez clientes TV Lar serão sorteados. Ainda há chances de você dar de presente ao seu amado (a) no Dia dos Namorados uma TV led de 50’’, ainda serão sorteados

Diretamente da Zona Sul de Manaus, no tradicional Educandos a Blitz do Maskate deu um show levando alegria e descontração à loja TV Lar. As

maskatinhas que por onde passam chamam a atenção deixaram os clientes mais animados pra celebrar o Dia dos Namorados e a Copa do Mundo em Ma-

naus tranformando suas compras e garantir espaço na Promoção Show de Bola 50 anos TV Lar. A gerente da loja Rose Rolim explicou que aos que estão de

20 TVs pra você ganhar. Para isso basta você fazer uma compra acima de R$ 100,00, você ganha seu cupom preenche com os seus dados corretamente e depois deposita nas urnas que estão espalhadas em todas as lojas. Vamos dar um Show de Bola!

fora ainda podem entrar e participar junto conosco da Promoção e ganhar um TV led de 50’’. Dia 18, quarta feira no Manaus Plaza. Agende essa data!

DIA DOS NAMORADOS NA TV LAR O amor está noa ar. O vendedor Oliveira disse com todas as palavras para a comunicadora Lara Zhivago - na frente das câmeras, o que faz para seus clientes participarem da Promoção Show de Bola 50 anos TV Lar e quem sabe dar de presente no Dia dos Namorados uma linda TV led de 50’’ Nós vamos torcer por você, Oliveira e por seus clientes é óbvio.


Manaus enfeitada para a Copa do Mundo ecrau.com

Manaus, 10 de junho de 2014 - COPA 11

A Prefeitura de Manaus concluiu na última quinta-feira (5), a decoração da cidade para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O embelezamento inclui iluminação nas cores verde e amarela do Paço Municipal e do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, ambos no Centro. A ornamentação pode ser vista em diferentes pontos da capital, como nas avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Mário Ypiranga, Coronel Teixeira, Torquato Tapajós, Pedro Teixeira e Santos Dumont. Também foram instalados totens com mensagens de boas-vindas em idiomas distintos e até ornamentações aéreas que formam mosaicos. E faltando poucos dias para o grande evento, a cidade está preparada para receber a Copa do Mundo. Agora só falta a estrutura da Fan Fest, na Ponta Negra, que estar com mais de 50% da estrutura concluída.

Alunos felizes têm férias Inscrições para concurso da rua mais adiantadas em Manaus linda é prorrogado pela prefeitura Atendendo aos pedidos de organizadores das ruas que estão sendo decoradas para a Copa, a Prefeitura de Manaus prorrogou até o dia 13 deste mês o prazo de inscrição para o concurso que vai premiar as dez ruas mais decoradas para o Mundial. Para concorrer, os organizadores devem ir até a sede da Manauscult, na Avenida André Araújo, n° 2767, Aleixo, zona Centro-Sul, com toda a documentação listada na Portaria de № 66/2014. O ofício deve conter a data em que a organização da rua deseja receber o jogo, especificando o horário e a partida, endereço deta-

Faltando apenas três dias para o inicio da Copa do Mundo os estudantes da rede estadual e municipal de ensino tem um motivo a mais para festejar o inicio do evento. É que as férias, normalmente concedidas no mês de julho foram adiantadas, para evitar evasão escolar durante os jogos. Na rede estadual, o recesso será entre os dias 17 e 30 de junho, enquanto na rede municipal os 227 mil estudantes irão aproveitar

as férias de 14 a 28 de junho. Nos dias de jogos realizados na Arena da Amazônia em dias úteis (18 e 25 de junho) e no final de semana (dias 14 e 22) aulas serão suspensas por meio de ponto facultativo. O mesmo procedimento ocorre durante os jogos da Seleção Brasileira, que na primeira fase jogará nos dias 12, 17 e 23 de junho. Também será ponto facultativo os dias de jogos da Seleção

agendados para além do período de férias escolares. A medida vale para escolas estaduais na capital e nos municípios do interior do estado. A proposta escolhida contempla 200 dias letivos divididos em quatro bimestres conforme determina a Lei Federal Nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB). A rede pública estadual de educação do Amazonas possui 530 mil alunos e 560 escolas.

lhado do local e o contato de pelo menos dois responsáveis pelo evento. A comissão julgadora levará em consideração o aspecto social da decoração, criatividade, histórico e dimen-

são. De acordo com Bernardo Monteiro de Paula, as dez ruas escolhidas serão premiadas com telão e som para serem utilizados em um dos dias de jogos durante a Copa.


12 Manaus, 10 de junho de 2014 - POLÍCIA

Morte na cadeia pública

José Clorival Frutuoso Pereira, 36, foi encontrado morto por volta das 6h30 na manhã segunda-feira (9), na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus. Segundo informações do soldado Denis, da 1ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), a polícia ainda não identificou se o presidiário foi vítima de ‘estocada’ ou enforcamento. José Pereira chegou à penitenciária no último sábado (7) e respondia por tráfico de drogas. O Instituto Médico Legal (IML) removeu o corpo do local e uma sindicância será aberta para apurar o caso.

Expulsando mãe de casa

ecrau.com

Assaltante do tempo rouba relógio e vai em cana

Nesta quinta-feira (5), as 10:00h foi preso em flagrante João Paulo Barcelar Reis, que tentava assaltar pedestres com um estilete, que passavam tranquila-

mente pela Av. Constatino Nery no bairro do Centro. Não satisfeito ele pulou o muro de uma casa da rua, e começou a roubar objetos inclusive um relógio antigo

de família disse a vítima, o dono percebeu uma movimentação estranha dentro da casa, foi quando ele viu o assaltante e ligou imediatamente para o 190, o

vagabundo foi esperto e fugiu achando que estaria tudo bem, foi quando a viatura da PM começa a dar voltas pela redondeza, o rapaz é visto e logo preso.

Dupla é presa e ainda leva moça de menor

Alderlan Cunha da Silva, 26, foi preso pela Polícia Militar (PM), na tarde de ontem, após, simplesmente agredir e expulsar de casa a mãe dele, Marinildes Pereira da Cunha, de 52 anos, que o estava importunando, impedindo-o de vender um aparelho de DVD pelo preço justo de R$ 15, para que pudesse usar o dinheiro para comprar deliciosas droguenhas. Auderlan se irritou demais, porque na cabeça dele, a mãe é uma megera, por não querer que ele venda o DVD dela para comprar drogas. Revoltado, ele preferiu ver sua mãe na rua, do que conviver com uma pessoa tão insensível às suas necessidades. Ele botou a velha pra correr e ficou em casa de boa, já fazendo o inventário de todos os bens que poderá trocar na boca de fumo. Infelizmente, os cops chegaram e acabaram com a festa. O bonitão foi preso, mas a mãe não retirou a queixa.

Nesta sexta (6) no bairro de Petropolis, foram presos Willison Dutra e Kendryck Fernandes, ambos acusados de roubo seguido de corrupção de menor. Os bonitos estavam andando de carro e caçando vitimas para assaltar, foi quando se depararam com uma mulher que chegava em sua casa, eles desceram do carro e roubaram 1 celular, 1 Tablete e mais a bolsa da mesma. O que eles não contavam é que a memória da vítima fosse tão boa, no calor da emoção ela pegou e memorizou a placa do carro, denunciando os perturbados. Quando a PM aborda o carro, percebe que eles estavam na companhia de uma moça de menor, que afirmou estar sendo obrigada por eles a acompanha-los. Vai todo mundo para a delegacia, os dois maiores são presos e menor encaminhada para DEAAI, os objetos devolvidos à vitima e todo mundo termina feliz.

Picassos de Manaus movimenta a Copa Na ultima sexta feira (6), a Policia do Amazonas conseguiu prender os responsáveis pelas pichações nos viadutos de Manaus que receberam decoração para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. O pedido de investigação partiu da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Após as investigações a polícia conseguiu prender em flagrante os acusados, quando eles pichavam o palácio da Justiça, no Centro. O flagrante aconteceu através da operação operação “Picasso”, realizada pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) e contou com parceria da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), incluindo o Centro Integrado de Operações de Segurança

(Ciops) e a Polícia Militar. Dos três responsáveis pelas pichações, dois são adolescentes. A terceira pessoa foi encaminhada para o 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), na Praça 14 de Janeiro, zona Sul.


ecrau.com

Manaus, 10 de junho de 2014

B.O - 13

FILHO ESTRESSADO

MORADOR DE RUA É MORTO NA PEDRADA AO DEITAR PRA DORMIR O morador de rua Máximo Silveira da Cruz, 33, deu uma deitadinha rápida, mas nunca mais acordou, pelo menos não nesse plano material, acordou direto no plano espiritual. Acontece, que no melhor do sono, ele levou uma pedrada que o fez desmaiar, logo em seguida, levou mais pedradas que foram esmigalhando sua

cabeça. A bronca aconteceu na tarde do último sábadão (7), em um galpão abandonado, na Alameda Cosme Ferreira, bairro Coroado, Zona Leste de Manaus. Máximo adorava uma boa droga, mas ninguém sabe direito com quem ele andava. Mas segundo a irmã da vítima, a manicure Alessandra da Silveira

Cruz, 29, um brother do irmão dela presenciou o crime e apontou os autores da agressão à polícia, mas, os nomezinhos não foram divulgados. A única coisa que Máximo levava a sério na vida era o uso de drogas. Para ele, isso era a coisa mais importante, então se precisasse virar mendigo por alguns dias, semanas ou

meses, ele virava e não tava nem aí, o que não podia era faltar a droga. O corpo de Máximo da Cruz foi encontrado pelos policiais da 11ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que acionaram o Instituto Médico Legal (IML). A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) pegou o caso para arquivar.

PRIMA É SUSPEITA DE MATAR MENINA Uma estudante de 10 anos de idade apareceu morta afogada, na tarde do último sábado (8), no Balneário do Miriti, lago localizado a7 quilômetros de Manacapuru (município a107 quilômetros de Manaus. Segundo um tio da criança, uma prima dela, uma adolescente de 16 anos, acompanhada do namorado, conhecido como ‘Ceará da Farinha’,

haviam ido buscar a menina na casa dela, na tarde de sábado, dizendo que iam levá-la para a igreja, com autorização dos pais da criança. Os pais deixaram e ficaram felizes de ver todos entusiasmados com a palavra do Senhor, mas era tudo papo. A prima e o namorado fugiram, após a morte da criança. O corpo apresentava hematomas nos dois braços e pernas.

GANGUES DE MANACAPURU Enquanto que Manaus viveu o auge das galeras na década de 80 e 90, em Manacapuru, as galeras continuam mais ativas do que nunca. Uma briga entre duas delas terminou, inclusive, na morte do indígena Kevison Coutinho Queiroz, 16, morto a facadas, na madrugada de ontem. A bronca aconteceu durante uma festa na comunidade Terra Preta, em Manacapuru (município a107 quilômetrosde

Manaus). O maluco chegou a ser levado ao hospital Lázaro Reis, em Manacapuru, mas não resistiu ao papôco. O indígena, que não teve a etnia revelada, estava em bem curtindo uma festa, quando se viu cercado pelos galerosos rivais e rapidamente puxou sua adaga de bolso, mas não teve brecha pra ele. O caso será investigado pela Delegacia Interativa de Manacapuru (DIP).

Airto Simões Moraes, 20, foi preso, na manhã deste domingo (8), pelos briosos cops da 9ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), porque chegou em casa extremamente estressado e ao menor sinal de repreenssão, paritiu pra cima dos pais e saiu guisando todo mundo na porrada. A bronca aconteceu na rua H, São José 3, Zona Leste de Manaus. Airto justificou que vive uma vida muito difícil, porque passa o dia consumindo drogas na rua, sendo sustentado pelos pais, mas quando chega em casa fica ouvindo esculhambação do pai e da mãe. Para ele, essa situação está insuportável, porque os pais têm que dar só o dinheiro para a droga e ficar calados. Se abrirem a boca, ele se estressa. Airto foi conduzido ao 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP), mas foi liberado porque a mãe dele, uma dona de casa de 41 anos, pediu na delegacia para não registrar a ocorrência contra o filho.


ecrau.com

14 Manaus, 10 de junho de 2014 - NOVELAS

Após separação Zilu comemora aniversário

O melhor das novelas MALHAÇÃO Chegou a hora da estreia do musical

Anita e Ben ajudam Sidney com um novo plano. Anita diz a Sofia que houve uma mudança em seu voo, e a menina comemora o fato de poder assistir ao musical de Sidney. Bruna, Amanda e Drica comunicam a Frédéric que irão para o Haiti, e Júlia decide se juntar ao grupo. Martin surpreende a todos com seu bem-estar. A banda de Giovana é convidada para a abertura do show de um cantor de sucesso. Vinicius beija Meg. Chega a hora da estreia do musical.

Demonstrando ser uma filha carinhosa e bem coruja, Camila Camargo começou o dia homenageando a sua mãe, Zilu, que faz aniversário na última segunda -feira .A filha descreve a personalidade da mãe: Mulher de sentimentos nobres, de sangue forte e de enorme coração. Ela é que tem todas as coisas, mais que eu sonhei pra mim. Ela é meu verso e poesia, ela que eu amo, amor esse sem igual, sem fim. Ah, se todas as mulheres tivessem sua decência e seu caráter, ah como eu sonho ser 1/3 da mulher que você . Minha mãe, minha amiga, minha heroína, você tinha mesmo que se chamar Zilú, nome único, sem igual, assim como você, onde não existe outra, você é a única.

Jennifer Lopez não estará na cerimônia de abertura da Copa

A estrela pop norte-americana Jennifer Lopez não participará da abertura da Copa do Mundo na próxima quinta-feira (12) em São Paulo, como estava previsto inicialmente, informou no domingo (8) a Fifa, a quatro dias do início do evento. Por problemas de produção, Jennifer Lopez, uma das artistas da música oficial ‘We Are One’, não poderá participar da cerimônia.O evento de 25 minutos contará com a participação de 600 artistas, incluindo ginastas, acrobatas e capoeiristas. O ápice da festa será We Are One’ acompanhada pelo grupo de percussão Olodum.

GERAÇÃO BRASIL Alex chantageia Jonas

MEU PEDACINHO DE CHÃO

Pedro se surpreende ao saber de Ferdinando

Pamela avisa a Megan, Jonas e Herval sobre a situação de Jack. Megan vai para São Francisco. Verônica avisa a Jonas que não escreverá sobre ele. Elias comenta com Ernesto que acabou herdando a dívida de Bóris. Shin descarta o convite da festa de Tomás. Pamela conta para Dorothy sobre a previsão que a cartomante lhe fez. Alex tenta tranquilizar Maria em relação a Jonas e Brian. Cidão fala que Matias pode ser seu sucessor, para desespero de Rita. Jonas pede uma homenagem a Jack durante a apresentação do programa. Ludmila se insinua para Ernesto, e Bóris se irrita. Alex chantageia Jonas. Começa a final do concurso Geração Brasil.

A pedido do prefeito, Giácomo entrega o cheque referente ao salário de Juliana. Renato pensa em ir à casa de Tenório, que foi mordido por uma cobra, mas Milita convence o médico a desistir da ideia. Juliana lamenta por Renato mas não aceita o convite do médico para tentar a sorte em outra cidade com ele. Pedro permite que Gina acompanhe Ferdinando à Cidade das Antas. Pedro se surpreende ao saber que Ferdinando quer transformar Gina na primeira dama da Cidade das Antas. Epaminondas diz a Catarina que Ferdinando comprará uma briga com ele se o filho insistir na ideia de ficar com Gina. Gina surpreende Pedro e Ferdinando com seu comportamento.

EM FAMÍLIA Clara e Marina conversam sobre um possível relacionamento

Virgílio se mantém irredutível na decisão de continuar separado de Helena. Gabriel não se conforma de ter perdido Silvia. Clara e Marina conversam sobre um possível relacionamento entre elas, deixando Vanessa enfurecida. A sala onde Juliana e Jairo têm aulas para gestantes é invadida por um assaltante em fuga e todas as grávidas entram em pânico. Helena aprecia seu vestido de noiva e o medalhão da fênix, únicos objetos que não queimou junto com a caixa. Jairo domina o bandido, Juliana fica orgulhosa do marido e o chama de herói.


ecrau.com

Manaus, 10 de junho de 2014 - ENTRETENIMENTO 15

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Baralho - Jogar: alguém lhe fará uma revelação totalmente inesperada. O sonho com baralho indica que você deve tentar a sorte.

RECEITA

PIADAS

Rocambole de carne moída

Parou de beber Um bêbado contou para outro bêbado que o Claudinho (outro bêbado) parara de beber. -Alcoólicos Anônimos?-Não! Alcoólicos com Artrite. Ele não consegue dobrar o braço! O Marimbondo e a Pescaria A mãe, ao ver a filha de 10 anos voltar da pescaria com o pai, com o rosto todo inchado, fica indignada: – Minha filha, o que houve? – Foi um marimbondo, mamãe… – Ele te picou? – Não deu tempo… o papai o matou com o remo! Ônibus Louco

Ingredientes • 1/2 kg de carne moída • 1 pacote de sopa de cebola • presunto fatiado • queijo fatiado • tempero verde • sal a gosto Modo de Preparo 1. Tempere a carne moida com a sopa de cebola, os temperos verdes e o sal 2. Coloque a carne temperada sobre uma folha de papel laminado ou papel manteiga e abra a massa com um rolo na espessura de 1 cm mais ou menos 3. Forre a carne com o presunto e o queijo, pode-se colocar também milho verde, ervilha e requeijão 4. Enrole a carne com a ajuda de folha de papel laminado ou manteiga, em forma de rocambole 5. Leve ao forno em temperatura alta por mais ou menos meia hora, ou no microondas por 15 minutos 6. Bom apetite

Já na parte de trás do ônibus, grita de novo: – Desse banco pra frente todo mundo é corno! E daqui pra trás todo mundo é viado! Ao ouvir isto, levantam-se alguns dos passageiros, xingando o bêbado e ameaçando cobri-lo de porrada. O motorista, para evitar confusão, freia bruscamente e todos caem. Um deles se levanta, pega o bêbado pelo colarinho e pergunta: – Fala de novo, safado. Quem é corno e quem é viado? – Agora eu não sei mais. Misturou tudo! Consulta para emagrecer Doutor, como eu faço para emagrecer? Basta a senhora mover a cabeça da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Quantas vezes, doutor? Todas as vezes que lhe oferecerem comida. Lagoa e a Padaria Você sabe qual a diferença entre a lagoa e a padaria ? Na lagoa há sapinho, e na padaria, assa pão.

CURIOSIDADES JACK CARTOON

Horóscopo do Dia Áries É tempo de promover análises, revisões e reflexões para perceber quais mudanças devem ser promovidas. A Lua ingressa em Escorpião e sorri para Mercúrio: excelente momento para praticar o desapego e livrar-se de algo que não quer mais. Touro Com charme, diplomacia, boa conversa e um belo sorriso não há nada que não possa conseguir. Vênus recebe a força de Plutão: persuasão e profundidade são palavras-chave. Eis o momento ideal para fortalecer parcerias e alianças. Gêmeos Revisões e análises continuam em pauta com Mercúrio retrógrado. Aproveite pra otimizar recursos, rever orçamentos, cortar gastos e enxugar despesas. Bom período também para caprichar na apresentação estética do trabalho, do serviço ou do produto. Câncer Bom momento para deixar para trás velhas crenças e comportamentos que já não servem para nada. A Lua segue no profundo Escorpião e sorri para Mercúrio retrógrado: revisões podem trazer percepções importantes. Leão Os interesses intelectuais e os estudos continuam em primeiro plano com o Sol em Gêmeos. Mas Mercúrio está retrógrado: quanto mais claro, paciente e cordial for, maior se torna o potencial de ganhos. Virgem Os assuntos práticos e burocráticos ganhem lentidão com Mercúrio retrógrado. Mas hoje, Lua e Mercúrio se harmonizam. Fica mais fácil promover pesquisas, investigações e análises para que tudo funcione melhor. Libra O prazer está em um trabalho bem feito. A Lua segue em Escorpião e se combina com Mercúrio: você pode refletir e se expressar melhor, pesquisar, corrigir informações, revisar textos e esclarecer mal-entendidos. Escorpião Boas oportunidades podem surgir no trabalho ou com as pessoas com quem trabalha. Plutão sorri para Vênus, a profundidade nos contatos está em pauta. Você pode curar velhas mágoas. Mas para que venham novidades, é preciso revisar o trabalho, os assuntos e cumprir prazos. Sagitário A vida social fica mais intensa quando o Sol segue no signo oposto. Esteja disponível para ouvir e atento ao trocar informações importantes. Cultive diplomacia e clareza na comunicação para evitar mal-entendidos, atrasos e prejuízos. Capricórnio O período de transformação pessoal continua, bom para abandonar vícios. Vênus se combina com Plutão, que está em seu signo: continue a reavaliar parcerias e relacionamentos. Aquário É tempo de revisar o trabalho, organizar dívidas e cortar gastos. Aproveite a retrogradação de Mercúrio para repensar sua noção de valores, o modo como negocia e as crenças relacionadas com a forma de ganhar dinheiro. Peixes É tempo de promover análises, revisões e reflexões para perceber quais mudanças devem ser promovidas. Muitos assuntos necessitam de clareza. Mercúrio segue retrógrado e pede aperfeiçoamentos gerais. Mas hoje a Lua sorri para Mercúrio, abrindo uma brecha para que possa desfazer confusões.


ecrau.com

16 Manaus, 10 de junho de 2014- SOCIEDADE

REDES SOCIAIS

ANIVERSARIANTES NO TELECARINHO DO MASKATE Berg Martins

Gisa Farias

Jeferson Givisiez Nadima Mendes

Sillas Oliveira

@dotzero

@loenisonfire

@sstanleyy

@nacarolbjs

Vereadores prof. Samuel , prof. Jaqueline, sec. Humberto e União de nossas forças políticas mostrou nossa força amaVer. Rosivaldo lutando unidos em prol dos professores de zonense RDA

Torcida vibrantre pelo Brasil é o tema em todas as secreta- Presidentes Telo Pinto e Rivaldo Pereira com o Peara Clemilrias. Avante Brasil rumo ao hexa ton Pinto

Mc Thuey

Priscila Pena

DESTAQUES EM FOCO

Feijoada da Harmonia foi sucesso total na quadra da Aparecida. União de todos em torno do tricampeonato da escola. Prefeitura de Manaus divulga a lista completa e horários de atrações para a FIFA Fan Fest™, que será realizada no Complexo Turístico Ponta Negra, de 12 de junho a 13 de julho, período do Mundial. Ao todo, 13 atrações nacionais farão a animação da festa nos dias de jogos da Seleção Brasileira. Veja no site www. manaus.am.gov.br. Noite da batucada do boi Garantido Tony levantou a galera vermelha e branca no Almirante Hall. Presença dos artistas Marcia Siqueira, Leonardo Castelo, Amiraldo da Mata e o levantador Sebastião Junior que junto com a Batucada mais cadenciada encantaram ao públçico. A Semed e o Centro de Educação Tecnologia do Amazonas (Cetam) entregaram certificados aos alunos que participaram do curso de informática do Projeto Comunidade. Educação indo de encontro a várias comunidades, assim se faz educação com parcerias.

O ator amazonense e global Begê Muniz vestiu a camisa da Batucada do Garantido

Feijoada da Harmonia, presidente Luiz Pacheco homenageia Enivaldo e Duda Pacheco

Destaque em serviços de divulgação, a AM Panfletagem é sucesso em Manaus

Aniversário da Gabriela e Wadson Bessa foi em ritimo de Copa

PARA REFLETIR

É mais fácil se obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta da espada.

Edição 2551  

Edição 2551