Issuu on Google+

Manaus, 07 de junho de 2014

Nº 2550

VAI QUE DÁ NEGÃO? Candidatura de Braga ao governo do AM ganha reforço do Negão e de mais seis times-legendas

ZFM 50 anos

Reinauguração da Ponte do São Jorge

Renata Molinaro - Panicat

Thomaz, Afonso, Antonio e Wilson Os quatros cavaleiros do Apocalipse


2 - OPINIÃO - Manaus,

ecrau.com

07 de junho de 2014

FALA SÉRIO Nas mãos de Arthur

CIDADE DOS MALUCOS

23.032

Jornal@Maskate.com.br

A votação da PEC da prorrogação da ZFM no Senado, que deveria entrar em pauta nesta terça-feira, corre o risco de não ser apreciada por falta de quórum. O Líder do governo no Senado, Eduardo Braga não desfruta de muita simpatia de seus pares. Por isso, a movimentação política de Arthur Neto e seu prestígio na Casa serão decisivas.

Versículo do Dia Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.

Santo do Dia

Buchada se agita O senador Alfredo Nascimento corre da sala para o confessionário para admitir que precisa de benção celestial e benção popular pelo desempenho pífio do cargo que o povo lhe conferiu há 8 anos. Usado por Lula para emplacar João Pedro nas articulações subterrâneas, Alfredo acabou deixando o cargo de ministro pela porta da cozinha.

O dia 07 de junho na História clara sua separação da Suécia. • 1914 - O primeiro navio atravessa o Canal do Panamá. • 1929 - A Cidade do Vaticano se torna um Estado soberano com a assinatura do Tratado de Latrão. • 1935 - Pierre Laval torna-se Primeiro-ministro da França.

Levando no Bico

Aos mais chegados não esconde que pretender disputar a vaga de Vice, viche!!, na chapa do Bocão que, pra não largar o couro nem perder o vício, está levando o nordestino no bico. Imagina se Bocão vai preferir o dito cujo a Sinesio ou João Pedro, conforme sugestão de Lula.

Golaço histórico Alfredo já não tem a gratidão de Lula, para quem, em 2002, na terceira campanha do Sapo Barbudo, Luiz Inácio, a presidente da República, prefeito de Manaus, na ocasião, doou uma grana preta e liberou um palanque especial com a máquina municipal. Foi a primeira capital a assumir publicamente a adesão. Pronto: isso lhe rendeu um Ministério.

Relato pífio

Hoje a bancada parlamentar no senado e na câmara federal é medíocre, e carente de expressão, resguardada aqui e ali uma exceção. Em vez de Arthur, Gilberto e Jeferson Peres, temos Alfredo, Vanessa e Eduardo sem nenhum relato robusto para explicar à população.

• 1099 - Início do Cerco de Jerusalém pelos exércitos da Primeira Cruzada. • 1420 - Tropas da República de Veneza capturam Udine, encerrando a independência do Patriarcado de Aquiléia.

• 1692 - a cidade de Port Royal, na Jamaica, é sacudida por um terremoto; em apenas três minutos, 1.600 pessoas são mortas, e 3.000 ficam seriamente feridas. • 1862 - Os Estados Unidos e o Reino Unido con-

• 1940 - O Rei Haquino VII da Noruega coroa o Príncipe Olav; o governo norueguês deixa Tromsø e vai para o exílio em Londres. • 1942 - Segunda Guerra Mundial: A batalha de Midway termina com a vitória crucial dos Estados Unidos sobre a marinha e força aérea japonesa. • 1945 - O Rei Haquino VII da Noruega retorna com sua família a Oslo depois de cinco anos de exílio.

• 1494 - Portugal e a Espanha assinam o Tratado de Tordesilhas, dividindo entre si oNovo Mundo • 1654 - Luís XIV é coroado Rei da França.

cordam em deixar de fazer o comércio de escravos. • 1863 - A Cidade do México é capturada por tropas francesas. • 1905 - A Noruega de-

Pergunte

• 1948 - Edvard Beneš prefere renunciar ao mandato de Presidente da Tchecoslováquia a assinar uma Constituição que torna sua nação em um Estado comunista. • 1977 - 500 milhões de pessoas assistem na televisão ao dia principal das celebrações do Jubileu da Rainha Isabel II. • 2005 - Carlos Mesa, presidente da Bolívia, renuncia.

Qual dos parlamentares conhece a história, os gargalos e os desafios que espreitam o modelo ZFM? Basta uma sabatina para checar se eles reconhecem as razões que levaram, por exemplo, a ruína do distrito agropecuário e por que fracassou o projeto de entreposto alfandegao de Manaus nos moldes do Panamá?

Ninguém merece * Marcelo Ramos pergunta aos candidatos as razões pelas quais o Amazonas, a sexta maior economia do pais, é o décimo estado em pior desenvolvimento humano. * E por que o Amazonas, que tem uma receita de quase meio bilhão de reais para o ensino superior, tem sua universidade estadual em centésimo lugar, atrás do Estado do Acre, o de não existe uma ZFM? *Por que, nos últimos 14 anos, aumentou o analfabetismo e o Amazonas passou a ocupar os últimos lugares em todos os itens reavaliação escolar, do ensino fundamental à universidade? * Finalmente, em artigo, o parlamentar sugere imediata mobilização dos atores sociais, para debater a prorrogação e evitar a tragédia da acomodação.

www.ecrau.com

maskate@ecrau.com Redação: (092) 3673-6333 Marketing: (092) 3673-9333 Adm.: (092) 3673-7445 - administracao@ecrau.com Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@ecrau.com Editor Executivo: Mário Bakunin | redacao@ecrau.com Gerente de Marketing: Joyce Tavares | marketing@ecrau.com Ger.Industrial/L ogística: Glenher Vegas |industrial@ecrau.com Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

Santo Antônio Maria Gianelli Entre as múltiplas atividades deste santo lígure, da província de Gênova, está uma associação de nome insólito por ter sido fundada por um pároco, a “sociedade econômica”, embora de finalidades evangélicas. Propunha-se, com efeito, a educar e assistir moralmente as jovens, confiadas aos cuidados das “damas da caridade” — um nome igualmente inusitado, mudado em 1829 para o bem conhecido “filhas de Maria”. A congregação teve um rápido desenvolvimento na América Latina, onde o padre Antônio durante suas visitas era chamado pelo povo de “o santo das irmãs”. Pároco de Chiavari de 1826 a 1838, não se confinou aos limites de sua vasta paróquia. Um ano depois da nomeação já lançara as bases para a fundação de uma congregação masculina, posta sob o patrocínio de santo Afonso de Ligório, reunindo jovens sacerdotes para as missões populares e para o amparo de paróquias particularmente necessitadas. Os missionários “ligorianos” assumiram o nome de oblatos de santo Afonso. Eleito bispo de Bobbio em 1837, introduziu na diocese as reformas já promovidas como pároco de Chiavari, instituindo um seminário. Neste reapresentava aos estudantes de filosofia e de teologia a negligenciada Summa de são Tomás de Aquino, em um momento singular, em razão do avanço de um positivismo ateu e de um racionalismo que se haviam infiltrado até mesmo entre os estudiosos católicos. Cuidou, pois, da formação do clero com mão enérgica, removendo párocos pouco zelosos e recorrendo com freqüência à colaboração de seus oblatos. Pastor vigilante, mas caritativo e compreensivo, tomista convicto, mas não fechado às novas correntes do pensamento e à renovação da filosofia escolástica, que naqueles anos fermentava em torno do grande pensador e santo sacerdote Antônio Rosmini.


ecrau.com

ZFM 50 anos

Thomaz, Afonso, Antonio e Wilson Os quatros cavaleiros do Apocalipse

A defesa da ZFM tem sido, há quarenta e sete anos, um prato cheio para encher o bandulho eleitoral da classe política, onde as articulações de cada vitória vira oportunidade para transformar os dito cujos em Sassá Mutemas ou salvadores da Pá-

tria. Nos bastidores do batente efetivo, porém, quem carrega o piano, segura o volante, toca o sino, acompanha a procissão e celebra a Missa, são os reverendos do modelo. E eles tem nome: Wilson Perico, Antonio Silva, Afonso Lobo e Thomaz

Nogueira. E essa trupe de efetivos cavaleiros da cruzada pela economia faz cada um sua parte e repartem fôlego, ideias, condutas e determinação de defender a nossa Zona Franca de Manaus. A mitologia grega, a melhor e mais completa tradução do

perfil humano, nos ajuda a entender a estatura moral, o quadro de valores e a efetiva contribuição de cada um deles. É claro que alguns atributos desses mitos nós já conhecemos, e se misturam em cada um deles. É nosso dever reconhecer e mostrar.

Manaus, 07 de junho de 2014 -

MANCHETE - 5

As raízes mitológicas

Segundo a mitologia, ao redor do trono do Absoluto existem um total de quatro querubins, sendo que cada um está em um dos lados do trono. Mas o que eles têm a ver com os cavaleiros? Bem, eles são os responsáveis por invocar os cavaleiros. Cada um dos querubins possui um rosto diferente e representa alguma coisa. O primeiro possui rosto de leão e é símbolo de justiça e comunhão. O segundo, com face de touro, representa a força. O terceiro é semelhante ao homem, e expressa a característica mais

marcante de Absoluto, já que o homem é semelhante a Ele: o amor. O último querubim tem um rosto que se parece com uma águia e representa a sabedoria. Entretanto, todos os cavaleiros estão selados e somente serão liberados quando o Juízo Final estiver para acontecer, e isso somente ocorrerá quando o Filho do Altíssimo, único dentre o céu, a terra e o inferno, abrir o Livro dos Sete Selos, sendo que cada selo do livro é responsável por trancar ou liberar todo e qualquer obstáculo e remover toda e qualquer maldição.

Afonso, de Humaitá, os campos e a Madeira Antônio Silva, o costureiro

Madeira de dar em doido. Dizia Tolstoi “fala da tua aldeia e serás universal”, então vamos avaliar a estrada a partir da aldeia Baré. A postura aguerrida de Afonso Lobo é de quem se posiciona a partir de uma profunda reflexão, e sólida vivência profissional, de interação e compromisso com os principais gargalos desta guerra no âmbito dos governos federal e estaduais. Estamos nos perguntando: O que melhor atende aos interesses do Amazonas, para onde deve caminhar a Zona Franca de Manaus, nosso ganha pão e sustentação econômica do Estado. Qual é a melhor proposta para o Amazonas? Na discussão da proposta de reforma tributária, em outubro último, Afonso e Thomaz Nogueira conseguiram ganhar a adesão do Confaz, o conselho nacional dos secretários de Fazenda, com uma proposta inteligente, coerente e aceita por

todos. Não fosse a treta entre Eduardo Braga, José Melo e Omar Aziz, tudo iria se ajeitar e encerrar essa intriga constante que isola o Amazonas e lhe tira o poder de in-

tegração. Essa mesma habilidade o levou a dar suporte e subsídios para a romaria de convencimento que foi feita junto aos deputados para aprovar a prorrogação.

Enquanto a dupla de cavaleiros da autoridade tributaria e determinação sanguinária pela ZFM Antonio Silva, presidente da Federação das Indústrias, uma liderança nativa e proativa, costura, borda e pinta nos bastidores do poder político a partir das lideranças empresariais. Ele se credenciou a líder nacional através da poderosa Confederação Nacional da Indústria. Alguns assuntos, relacionados a ZFM Antonio, faz questão de convidar o colégio dos dirigentes, o Alto Comando da CNI para uma conversa in loco, isso quer dizer, a bordo de um barco confortável, entre uma pescaria e uma performance dos bois de Parintins. Ali Antonio explica direitinho o beabá que a imprensa paulista faz questão de deturpar. Vicente-presidente da entidade, recém confirmado, ele defende, arma a jogada, dribla os adversá-

rios, vai a linha de fundo e corre para o abraço. Na Avenida Paulista, foco e referência dos desafetos do modelo, quando Antonio é anunciado para almoçar na

FIESP, o bicho pega,a paulistada se agita e o amazonense se esbalda para abicorar os desafetos e distribuir abil para calar a boca dos invejosos.

Na ponta de lança e numa parceria com Antonio que compartilha tarefas estratégicas que inclui a definição da hora de bater ou alisar e compor, Wilson Perico, presidente do Centro da Indústria, também corre para o abraço e é permanentemente escalado para contestar setores da mídia paulista com dados estarrecedores. No bate ou alisa, Wilson tem batido contra a sacanagem de vetar o PPB, o licenciamento do processo de produção. A ponto, nessa briga com as empresas do Sul e do Sudeste, do ministério do Desenvolvimento pedir arrego e chamar para conversar. Com uma estrutura de Comunicação bem azeitada, o líder empresarial mobiliza as associadas, a opinião pública e a academia para debater os avanços e gargalos do modelo, mos-

trar o tamanho da receita que o Amazonas recolhe, três vezes mais do que teoricamente renuncia. Aos poucos, o tecido social começa a perceber que o modelo ZFM, além dos 129 mil postos

de trabalho, na ZFM, gera mais de um milhão de empregos ao longo da cadeia produtiva e da presença de bilhões de objetos feitos em Manaus, para o cotidiano dos brasileiros.

Thomaz, a defesa intransigente Wilson, as novas matrizes

Ao lado de Afonso e com a lança em punho, Thomaz não sossega o facho. E já demonstrou por A+B o mito de que a renúncia fiscal da ZFM produz apenas 120 mil empregos. São os adversários da canalha pau-

lista e seus arautos. O que esses detratores do modelo queriam, e Thomaz tem alertado, é fazer o Amazonas voltar a DEPENDER da transferência de recursos orçamentários, que sabemos incertos, e dependentes de injunções

dos políticos e conveniências do Poder. Na semana que antecedeu a votação do segundo turno, Thomaz ficou morando em Brasília, indo de ator e ator para mostrar o que o pais todo viu na ultima quarta-feira, uma unanimidade em torno da ZFM. Até então, muitos parlamentares do Sudeste que se recusavam a perceber que os incentivos no Amazonas são para a produção. Nesse modelo não há incentivos fiscais sem produção. O incentivo só ocorre quando a motocicleta, o celular, a TV de LCD são produzidos e comercializados. O financiamento governamental é baixíssimo se comparado com o investimento de risco das próprias empresas. Na comparação com a renúncia fiscal dos estados do Sudeste, a ZFM é fichinha, com uma carga de retorno de 54,42 da riqueza aqui produzida para os cofres da União.

www.ecrau.com


4 - CIDADE - Manaus,

ecrau.com

SELEÇÃO DO BOCÃO CADA

07 de junho de 2014

Candidatura de Braga ao governo do AM ganha r

Negão confirma presença na seleção do Bocão e se considera o Neymar do time

O ex-governador Amazonino Mendes, nosso querido Negão, já confirmou sua presença na seleção do senador Eduardo Braga, mas já avisou que quer a camisa 10 para uma eleição. A adesão do PDT do Mazoca mais parece uma sátira deliciosa e bem

comportada aos deslizes e desatinos da política local. Para uns, o ex-governador está dando mostras de coragem e desprendimento, ao se juntar ao ex-pupilo de quem já foi aliado e adversário inúmeras vezes. Outros já interpretam como demagogia e tentativa

de esvaziamento do time de Omar e Melo, essa presença a rigor constrangedora e para alguns inoportuna. Pelo sim ou pelo não, O Bocão e o Negão estarão juntos nas caminhadas, palanques e no horário político enós vamos ver no que vai dar.

A inspiração aparentemente calma das eleições de outubro acabou com a adesão incômoda dos partidos de esquerda a Eduardo Braga quer participavam do governo do estado. Agora é a vez da estrela maior do PDT que chega ao cúmulo de adivinhar os desejos do Bocão: “todos me apoiarão, quer queiram, quer não!”. Acontece que a nova estrela do time do Boca, é acostumado com tucumã, farinha de tapioca e pupunha todo os dias em sua casa, por saber da extrema com-

pulsão do caboco por essas guloseimas regionais. Até aí tudo bem não fosse a proeminência, ranço e quase divindade do senador já cantada em verso e prosa em outras ocasiões. Diz a estória que desde os tempos da primeira Base (quartel general de calma, luxo e volúpia da turma de Amazonino desde os idos de 1987), que os dois se especializaram na arte de agradar e defenestrar a qualquer custo um ao outro. Assim foi no governo e na prefeitura de ambos.

O presidente tagarela e seu filho vice ESVAZIANDO A ESCOLINHA DO PROFESSOR Na manhã de sexta- feira, dia 6, a candidatura do senador Eduardo Braga (PMDB) ao governo do Estado nas eleições de outubro ganhou o reforço do PDT, que tem como presidente de honra do Amazonas, o ex – governador Amazônino Men-

O Magro ou Mago dos pleitos, por sua vez, tem peculiaridades específicas no affair de ser muito próximo de suas excelências. Nas oportunidades que teve demonstrou que o senador Eduardo Braga já tem

seu voto e apoio, mesmo sabendo que seu filho Josué Neto está cotadíssimo para ser o vice do professor José Melo. Em eleição, é a única ocasião em que ocomunicador Josué Cláudio de Souza consegue ouvir o

interlocutor - Justo ele que fala pelos cotovelos oMagro, tradicionalmente auto-proclamado como o fodão das apurações avalia: “se der Bocão, ótimo! Se der o Professor Raimundo, excelente!”.

des. Além do PDT, as legendas PPL,PEN , PRTB,PSDC e PTC também confirmaram aliança com o candidato peemedebista esvaziando a “Escolinha do professor Raimundo”, como está ficando conhecido a coligação do professor Melo.

CARGA MÁXIMA PARA A COPA

SUBIND RIO CON CORREN

www.ecrau.com

Enquanto o Negão não se manifestar, o presidente estadual do PDT, Stone Machado, confirma mais 42 delegados , 36 vereadores do partido, militantes e mais quatro prefeitos

e vice-prefeitos estão fechados com o senador. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi deve vir para a convenção do partido, prevista para acontecer no dia 30 deste mês.

Acostumado navegar pelos estirões amazônicos subindo o rio contra a correnteza, a menos de um mês para encerrar a busca por mais alianças e “engrossar’’ o tempo nas propagandas de TV e rádio, o professor José Melo (Pros) enfatizou ontem que os apoios são importantes também para segurar os candidatos ao cargo de deputado estadual,


ecrau.com

CADA VEZ AUMENTA MAIS

Manaus, 07 de junho de 2014 -

ESTADO - 5

reforço do Negão e de mais seis times-legendas.

Zona Franca do Povo do Amazonas!

TIME DO BOCA JÁ ENTROU EM CAMPO

Na tarde de quinta-feira (5),o senador chegou à Manaus para participar do evento de apoio à sua candidatura e foi recebido com muita festa no Aeroporto Eduardo Gomes. Parecia o Cristiano Ronaldo com a recepção das torcedores e simpatizantes.

Braga irá contar com dez partidos e aumentar os eu tempo de propaganda eleitoral na TV e rádio. Somente e o PDT possui um total de 43 segundos para o programa na propaganda na TV e rádio. Eduardo Braga já conta com adesão do PTB,PRB,PT e PC do B.

A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno a Proposta de Emenda Constitucional que prorroga a Zona Franca de Manaus por 50 anos. A proposta ainda depende de votação no senado, mas tudo caminha para uma solução positiva. Sem querer negar e nem mesmo desmerecer o papel da política e dos políticos da bancada federal, do governador e do prefeito de Manaus, é preciso dizer que, mais importante que qualquer um desses para a prorrogação do modelo, foi o trabalhador do chão de fábrica, aquele que acorda ainda na madrugada para trabalhar e do suor do seu rosto sustentar com a dignidade e usa família e produzir a riqueza que faz da ZFM um modelo de desenvolvimento pujante. Por isso, é preciso, por um lado, reconhecer o protagonismo de quem produz e gera riqueza e, por outro, assumir compromissos tardios com estes e com todo o povo do Amazonas. Os políticos que merecem reconhecimento pelo esforço na aprovação da matéria, não podem seguir ignorando seu dever de casa de dotar o PIM da infraestrutura logística para que possamos ser competitivos, mesmo num ambiente de redução de incentivos fiscais e desenvolver outras potencialidades econômicas do Amazonas mais identificadas com a nossa vocação natural e que gerem riqueza, emprego e renda nos municípios do interior do Estado. Portanto, mais que comemorar, a classe política do Amazonas precisa firmar um pacto pela construção de um porto público que possa cumprir o papel regulatório do setor e portos privados mais modernos e eficientes, pela sinalização, balizamento e condições de navegabilidade o ano inteiro das nossas hidrovias, pela criação de alternativas de ligação terrestre com o resto do Brasil, pela garantia de energia limpa, barata e estável, por condições adequadas de eficiência dos serviços de telecomunicações e pela estruturação de órgãos fiscalizatórios fiscais e sanitários de forma a agilizar a liberação de cargas. Ademais, é urgente o desenvolvimento de atividades econômicas que possam gerar emprego e renda para o homem do interior. Estimular a bioindústria de forma sustentável, agregando valor ao que é produzido nos municípios do Amazonas. Nós, homens públicos, não temos o direito de chegarmos daqui a 50 anos dependendo única e exclusivamente de incentivos fiscais para manutenção da nossa atividade produtiva. Que a nossa geração tenha a grandeza de fazer nos próximos 50 anos o que não foi feito nos últimos 47. Parabéns a todos que participaram dessa luta e viva o povo do Amazonas! Marcelo Ramos Rodrigues

DO O NTRA A NTEZA

federal e outros. O prefeito Arthur Neto (PSDB) tem sido bastante assediado pelo pré-candidato ao governo, que sempre tem destacado as qualidades. Com a perda dos partidos que faziam parte do governo anterior, o governador ainda tem a caneta, a poltrona e a chave do cofre para mostrar que com quantos paus se faz um batelão.

Tel.:(92)3088-0936 / 8133-3433 e cartuchosdaamazonia Conheça nossos serviços de: CARIMBOS, CÓPIA DE CHAVES XEROX, IMPRESSÃO, PLASTIFICAÇÃO ENCADERNAÇÃO, FOTOS 3X4... MANUTENÇÃO EM IMPRESSORAS

9235-1826

RECARGA DE CARTUCHOS JATO DE TINTA E TONER

www.ecrau.com


6 - ECONOMIA - Manaus,

07 de junho de 2014

ecrau.com

Reinauguração da Ponte do São Jorge

Zona Franca e Investimentos O volume de investimentos no Polo Industrial de Manaus (PIM) no primeiro semestre caiu 47% e a estimativa de geração de empregos reduziu 10%. Apesar da retração, a aprovação na Câmara dos Deputados da prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM), que ainda tramitará no Senado, aumentará os investimentos e os postos de trabalho. Essa avaliação foi feita, durante a semana, pelo superintendente da Zona Franca de Manaus, Thomaz Nogueira, na reunião do Conselho de Administração da Sufra-

ma (CAS), responsável por aprovar os incentivos fiscais para os projetos industriais. A reunião foi a segunda do ano e última do semestre. Em igual período de 2013, as duas reuniões do CAS aprovaram US$ 1,085 bilhão em 81 projetos industriais, com promessa de criação de até 1,6 mil postos de trabalho, em três anos. Nas duas reuniões deste ano, os conselheiros aprovaram US$ 616 milhões em 76 projetos, com estimativa de abertura de 1,4 mil empregos.

Renegociação de dívidas inicia no próximo dia 9 Entre os dias 9 e 13 de junho, o VI Mutirão de Conciliação Judicial “Fique Legal – Reabilite seu crédito na Caixa” atenderá interessados em renegociar de dívidas da área comercial, com condições diferenciadas para composição como entrada facilitada, elasticidade no prazo, redução de taxas e possibilidade de desconto no valor da dívida. Cartas-convite foram encaminhadas para os clientes em situação de inadimplência, inclusive aqueles que já estão sendo alvo de cobrança judicial, com o

www.ecrau.com

objetivo de possibilitar a renegociação da(s) dívida(s) e a regularização junto ao SPC e SERASA. O evento ocorrerá na Sede do Jurídico Regional da Caixa no Amazonas, localizada na avenida Djalma Batista, nº 1661, sala 102, Condomínio Millenium Business Center, Chapada, Zona Centro-Sul de Manaus. O atendimento será feito das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto no dia 12/06, em que, em razão da Abertura dos Jogos da Copa, ele será feito das 7h30 às 11h3

Na manhã da ultima sexta-feira (6), foi reinaugurada a ponte Eng. Lopes Braga, conhecida como a Ponte do São Jorge (sentido centro-bairro). A estrutura está localizada sobre o igarapé da Cachoeira Grande, na Avenida São Jorge. A obra durou 90 dias e a reinauguração contou a com a presença do Prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto e outras autoridades. De acordo com Antônio Nelson, Diretor de Engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), ao desmontarem o tabuleiro da ponte,

havia muito problema na estrutura e a vazante fez com que a obra atrasasse. A ponte possui 51,90m de comprimento e 8,30m de largura. A passarela metálica é suspensa e possui 1.20m de passeio, o que possibilita o trânsito de um cadeirante e um pedestre ao mesmo tempo. A somatória da reforma das duas pontes foi de nove meses e custaram 1,5 (um milhão e meio) aos cofres públicos. Ainda será reformado o canteiro central, que funcionará como uma travessia e as laterais terão uns mirantes, com mesas e bancos em formato de praça.

José Melo entrega ônibus para atendimento itinerante do Procon-AM Foram entregues na manhã de sexta-feira (6), dois ônibus adaptados que vão servir para o atendimento Itinerante do Programa Estadual de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-AM). Os ônibus serão utilizados, inicialmente, durante o Fan Fest na Ponta Negra para atender as demandas dos consumidores durante todo o evento da Copa do Mundo. O Procon-AM iniciará o atendimento na Ponta Negra a partir do dia 12 de junho, permanecendo até o dia 13 de julho de 2014, das 10h às 17h. O atendimento nos dias de jogos em Manaus e da Seleção Brasileira se estenderá até 22h. Após o período da Copa 2014, o Procon-AM utilizará o ônibus no atendimento da Região Metropolitana de Manaus, bem como em ações nos bairros da capital. A diretora do Procon-AM, Janaína Sales, observa que o serviço itinerante tem link com todo o sistema do Procon. Portanto, em qualquer lugar que estiver, vai poder utilizar todo o banco de dados do órgão. Durante a Copa, segundo ela, o Procon-AM também estará atendendo nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), junto com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).


ecrau.com

Público ‘encara’ lanches recheados de insetos em evento nos EUA

Manaus, 07 de junho de 2014 -

INUSITADO - 7

Hambúrgueres com gafanhotos e larvas foram servidos em Washington

Visitantes puderam experimentar um hambúrguer feito de gafanhotos e coberto de larvas de farinha secas durante um evento realizado no “Occidental Restaurant” em Washington DC, nos EUA. Por um dia, estabelecimentos conhecidos como “Pestaurants” irão surgir em cidades ao redor domundo para oferecer insetos comestíveis em forma de doces, hambúrgueres de gafanhoto, entre outros. Uma instituição de controle de pestes irá doar US$ 5 para a organização de caridade “DC Central Kitche”n para cada pessoa que comer algum prato no evento.

Autoridades vão parabenizar homem mais velho de Tóquio, mas acham seu esqueleto

Mulher faz cara de nojo ao provar larva Um hambúrguer com gafanhotos e larvas e pirulitos com insetos foram alguns dos pratos exóticos exibidos na quarta-feira (4) no restaurante Occidental, em Washington (EUA), durante um evento sobre comidas preparadas com insetos comestíveis. O evento contou apoio de

uma empresa de controle de pragas , que doou US$ 5 para uma entidade para cada pessoa que comeu alguma iguaria preparada com insetos. Durante o “banquete”, alguns convidados não conseguiram esconder a cara de “nojo’” ao provar as criações feitas pelos chefs.

“Let it go”! Japonesa pede divórcio porque marido não curtiu o filme “Frozen”

Vencedor do Oscar, quinta maior bilheteria da história do cinema(arrecadou US$ 1,2 bilhão!) e animação mais vista de todos os tempos. Nem mesmo todas essas marcas foram o bastante para o marido de uma japonesa achar “Frozen” um filme legal, levando ao divórcio do casal, que estava junto há seis anos. O relato teria aparecido no site japonês “Kikonsha no Haka”, no qual mulheres infelizes descontam toda a raiva dos maridos. Uma mulher de 29 anos, fascinada por “Frozen”, não teria suportado o comentário do companheiro, de 31 anos, sobre ofilme de

animação da Disney. O marido teria dito, ao final da sessão do cinema, que “o filme era okay, mas que não ligava muito para ele pessoalmente”. Contrariada, decepcionada, inconformada e incrédula, a mulher teria respondido: “Se você não entende o que faz esse filme ser sensacional, então há algo errado com você como ser humano. Quero o divórcio!”. Detalhe: “Frozen” é uma febre no Japão. O filme ficou por 12 semanas seguidas no topo das bilheterias do país e arrecadou US$ 200 milhões. (Com o “Independent”)

Autoridades japonesas foram até a casa de Sogen Kato, tido como ohomem mais velho de Tóquio, capital do país, em seu 111º aniversário. Mas, infelizmente, chegaram 30 anos atrasados para a festa: só encontraram o esqueleto mumificado do idoso. Segundo a “BBC”, representantes da secretaria do Bem-Estar Social, ao chegarem à casa de Kato, foram atendidos pela neta dele. Ao atendê-los, ela teria dito que seu “ditchan” (avô em japonês) não queria ver ninguém. Ao menos desde o começo deste ano, as autoridades tentavam contatar Kato, mas sua família sempre dava uma desculpa para evitar a visita. Além disso, o “ditchan” continuava a receberpagamentos de uma pensão pela morte da mulher há seis anos, que

somavam 9,5 milhões de ienes (R$ 248 mil). A polícia então forçou a entrada noquarto de Kato. Na cama, encontraram seu corpo mumificado, vestindo pijamas e coberto por um lençol, segundo a agência “Jiji Press”. Depois da descoberta, os parentes disseram à polícia que Kato confinou-se em seu quarto há 30 anos e se tornou um “buda vivo”. No Japão, a prática é conhecida como “Sokushinbutsu”, quando monges alcançam o estado da divindade pela automumificação --eles se alimentam só com água e sementes e meditam até a morte. “A família dele sabia que o idoso estava morto todo esse tempo e fingiu que nada havia acontecido. É muito esquisito”, disse Yutaka Muroi, representante da secretaria de Bem-Estar.

Americano namora várias idosas ao mesmo tempo: mais velha tem 91 anos

Homem faz gatos ‘dançarem’ em brincadeira e vídeo encanta usuários Dois gatinhos viraram hit na web depois de serem filmados “dançando” ao som de uma música, enquanto eram distraídos com um objeto (veja o vídeo). Com a faixa “Turn Down For What” ao fundo, os bichanos “Tulip” e “Daisy” parecem mexer a cabeça enquanto perseguem um objeto que está fora do quadro, que é controlado pelo americano Andrew Kerr. A gravação fez bastante sucesso entre os usuários, que comentaram a respeito da performance fofa dos animais. De acordo com informações do vídeo, os animais forma resgatados e estarão disponíveis paraadoção em breve na cidade de Arlington, Virgínia.

Kyle Jones, 31, diz que nunca namorou mulheres com idade próxima à dele. Uma das namoradas do norte-americano (isso, mesmo, uma das várias) tem 91 anos (sério!). Funcionário de um callcenter e morador da cidade de Augusta, no Estado da Geórgia, Jones diz namorar há cinco anos Marjorie McCool, 91. Além dela, o jovem tem outro relacionamento comAnna Reimol, 67, e mais trêsmulheres,

idosas também. Apesar da diferença de 60 anos deidade, Jones e Marjorie afirmam que tem uma vida sexual ativa. O casal não se incomoda com olhares curiosos de estranhos: andam de mãos dadas e constantemente trocam beijos ecarinhos em público. O rapaz diz ter perdido a virgindade com uma mulher de 50 anos e usa sites de namoro para encontrar pretendentes.

www.ecrau.com


39”

32”

32”

LED FULL HD

ENTRADA

USB

ENTRADA

USB DTV

ENTRADA

HDMI

TV PANASONIC 32” LED HD TCL32B6B / CÓD.67826-1 À vista: R$ 945,00

12X 1+14X NOS CARTÕES

TV PHILIPS 32” LED HDTV 32PFL3008D78/ CÓD.67863-4 À vista: R$ 1.059,00

R$

94,

50

OU

R$ 206,00

12X 1+14X NOS CARTÕES

MENSAIS

NO CREDIÁRIO

R$

OU

105,

90

MENSAIS

NO CREDIÁRIO

Total a prazo no Cartão R$ 1.134,00 Total a prazo no Crediário R$ 1.417,50

12X 1+14X NOS CARTÕES

176,

90

125,50

R$ 301,85

MENSAIS

Total a prazo no Cartão R$ 1.506,00 Total a prazo no Crediário R$ 1.882,50

50” LED

LED

LED

ENTRADA

HDMI FULL HD

ENTRADA

HDMI FULL HD

CHAT MODE

ENTRADA

ENTRADA

HDMI FULL HD ENTRADA

USB

USB

R$ 318,61

TV PHILIPS 50” LED FHD 50PFG410978 PT / CÓD.67975-2 À vista: R$ 2.795,00

MENSAIS

NO CREDIÁRIO

R$

OU

50”

R$

OU

12X 1+14X NOS CARTÕES

NO CREDIÁRIO

Total a prazo no Cartão R$ 1.270,80 Total a prazo no Crediário R$ 1.588,50

42”

TV PANASONIC 42” LED SMART DTV TC42AS610B/ CÓD.67955-8 À vista: R$ 1.769,00

R$ 301,85

TV PANASONIC 39” LED DTV TCL39EM6B/ CÓD.67884-3 À vista: R$ 1.255,00

12X 1+14X NOS CARTÕES

279,50

R$ 434,00

12X 1+14X NOS CARTÕES

R$

OU

277,90

R$ 434,00

MENSAIS

NO CREDIÁRIO

MENSAIS

NO CREDIÁRIO

Total a prazo no Cartão R$ 2.122,80 Total a prazo no Crediário R$ 2.653,50

TV PANASONIC 50” LED TCL50E6B/ CÓD.67854-2 À vista: R$ 2.779,00

R$

OU

Total a prazo no Cartão R$ 3.334,80 Total a prazo no Crediário R$ 4.168,50

Total a prazo no Cartão R$ 3.354,00 Total a prazo no Crediário R$ 4.192,50

A Bicicleta da Copa ANDROID 4.1

2 CHIPS TV

ANDROID 4.1

ANDROID 4.2

ANDROID 4.1

WI-FI

WI-FI

2 CHIPS

CÂMERA DE

DUAL CORE

1.2GHZ

3G

CÂMERA DE

CÂMERA DE

3 MPX 3G

WI-FI 8 MPX

SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY PLUS TV GTS6293 BR / CÓD. 67954-1 À vista: R$ 429,00

12X 1+14X NOS CARTÕES

R$

OU

42,

NO CREDIÁRIO

90

PRÓPRIO

12X 1+14X NOS CARTÕES

R$ 45,24

MENSAIS

Total a prazo no Cartão R$ 514,80 Total a prazo no Crediário R$ 643,50

CREDIÁRIO

SMARTPHONE PHILCO DUAL CHIP 501 PT / CÓD. 67953-5 À vista: R$ 769,00

FACILIDADE PARA

PAGAMENTO

R$

OU

76,

NO CREDIÁRIO

90

R$ 74,23

Total a prazo no Cartão R$ 922,80 Total a prazo no Crediário R$ 1.153,50

LOJAS NA CAPITAL

E NO INTERIOR

SMARTPHONE SONY XPERIA C DUAL CHIP C2304 PT / CÓD.67963-5 À vista: R$ 999,00

SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY GRAN DUOS GTI9082 BR / CÓD.67865-7 À vista: R$ 1.079,00

12X 1+14X

12X 1+14X

NOS CARTÕES

MENSAIS

GARANTIA

ESTENDIDA

8 MPX

8 MPX 4G

CÂMERA DE

R$

OU

NO CREDIÁRIO

99,

90

MENSAIS

Total a prazo no Cartão R$ 1.198,80 Total a prazo no Crediário R$ 1.498,50

ENTREGA

GRÁTIS

MONTAGEM

GRÁTIS

NOS CARTÕES

R$ 74,23

21 MARCHAS

NO CREDIÁRIO

R$

OU

107,

90

MENSAIS

Total a prazo no Cartão R$ 1.294,80 Total a prazo no Crediário R$ 1.618,50

RENEGOCIAÇÃO

DE CONTRATOS

HORÁRIO

ESTENDIDO

R$ 74,23

BICICLETA PRINCE BIKE COPA 2014 21M VD AM / CÓD.67972-9 À vista: R$ 299,00

12X 1+14X NOS CARTÕES

R$

OU

29,90

NO CREDIÁRIO

MENSAIS

Total a prazo no Cartão R$ 358,80 Total a prazo no Crediário R$ 448,50

Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condição para plano no carnê TVLAR (1+14X). Plano (12X) nos cartões AMEX, VISA e MASTER. Ofertas válidas somente para Manaus dos dias 01 à 15/06/2014. Para retirar seu cartão TVLAR dirija-se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!

Bem perto de você.


Pentecostes a festa da Luz e do Consolo Manaus, 07 de junho de 2014

A chegada de Francisco ao trono de Pedro revelou a manifestação do Espírito Santo. “ quem sou eu para julgar ou condenar um filho de Deus?”, respondeu ele ao ser indagado sobre casamento de homossexuais e outras formas de discriminação. Este é o Espírito que a Igreja celebra neste domingo, a consolação e o perdão de Deus para o egoísmo, a hostili-

Edição 2550

dade, a homofobia e todas as formas de opressão. Francisco foi a Jerusalem no mês passado, falar de paz, de dar as mãos, de abraçar os filhos de Deus com quem estamos em guerra. A foto dele com o Rabino e um líder islâmico diz tudo que o Espírito Santo está operando em nossos dias. “ Eu vos deixo a Paz eu vos dou a minha Paz”, disse Jesus.

IGREJA CATÓLICA CELEBRA NESTE DOMINGO

Aproximadamente 80 mil pessoas são esperadas pela Arquidiocese de Manaus nesteDomingo (08) na Festa de Pentecostes, que tem início às 16h, na Avenida Eduardo Ribeiro. O evento celebra a vinda do Espírito Santo, narrada na Bíblia no livro os Atos dos Apóstolos (capítulo 2, versículos de 1 a 14). É a maior festa católica no Amazonas

e é celebrada desde 1993 em Manaus. Às 16h, uma equipe animará com alegria o Povo de Deus para o início da Celebração Eucarística, às 17h, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani (CSSp), acompanhado pelo bispo auxiliar, Dom Mário Antônio da Silva e pelos padres da Arquidiocese.


ecrau.com

10 Manaus, 07 de junho de 2014- BLITZ

COMPENSA QUERIDA ESPALHA FELICIDADE

Diretamente do bairro Compensa a Blitz do Maskate fez a festa na tarde desta quinta-feira, dia 5, na

loja TV Lar filial Compensa. Com a beleza das Maskatinhas, a festa foi garantida de muita música e folia. O

gerente da loja Eulismar Nascimento estava todo eufórico pra falar da loja convidando os clientes TV

DIA 12 TÁ EM CIMA

Ainda há chances de você dar de presente ao seu amado (a) no Dia dos Namorados uma TV led de 50’’, ainda serão sorteados 20 TVs pra

você ganhar. Para isso basta você fazer uma compra acima de R$ 100,00, você ganha seu cupom preenche com os seus dados correta-

mente e depois deposita nas urnas que estão espalhadas em todas as lojas e comece a torcer. Vamos dar um Show de Bola!

Lar a irem realizzar logo a sua compra e participar da Promoção Show de Bola 50 anos TV Lar.

“EU ESTOU ENAMORADO”

O vendedor Yuri Sanches deu um pulo de alegria quando viu as promotoras do Maskate, foi se chegando devagar como quem não quer

nada e deu um Show de Bola explicando como você pode participar da Promoção Show de Bola 50 anos TV Lar. Nós vamos torcer por você!


Pepe teme que Messi supere Neymar ecrau.com

O ex-ponta esquerda Pepe alertou para a dependência da Seleção Brasileira com Neymar na Copa do Mundo. Durante evento na Vila Belmiro na noite desta quinta-feira, o ex-jogador, bicampeão mundial com a Seleção em 1958 e 1962, disse ainda que acredita na pos-

sibilidade de protagonismo do atacante argentino Lionel Messi na competição e espera por ajuda do centroavanteFred para tirar a sobrecarga do astro brasileiro. Messi e Neymar são companheiros no Barcelona, daEspanha, mas não viveram bons momentos nesta temporada.

Enquanto o argentino sofreu com lesões efutebol abaixo da média com relação às últimas temporadas, Neymar também rendeu abaixo de seus últimos anos e ficou apenas como opção no banco de reservas em jogos importantes durante a sua primeira temporada na Europa.

Manaus, 07 de junho de 2014 - COPA 11

Equipe do Chile chega ao Brasil A distância é pequena, mas a esperança é a mesma: a primeira equipe vizinha sul-americana desembarcou no Brasil nesta quinta-feira: o Chile - ou “La Roja”, como é conhecida a seleção - já está em solo brasileiro. Depois de dois amistosos com duas vitórias, uma sobre o Egito e outra sobre a Irlanda do Norte, os chilenos chegaram a Belo Horizonte, onde farão sua preparação final para a Copa do Mundo da FIFA 2014. A casa da seleção chilena na Copa do Mundao, a Toca da Raposa I,I já está pronta para receber a equipe.

Bilhetes para o treino de Portugal estão esgotados

O município de Campinas, no Interior de São Paulo, disponibilizou na quinta-feira, através do seu site, seis mil bilhetes para um treino da seleção portuguesa aberto ao público, marcado para o dia 12 de junho. Em pou-

co mais de cinco minutos, todas as entradas estavam esgotadas. Os adeptos selecionados vão ter direito a até dois ingressos, que poderão ser levantados na bilheteira do Estádio Moisés Lucarelli, no dia anterior ao

treino, entre as 9 e 17 horas (de Brasília). Os portões do Majestoso vão abrir às 8h30 no dia 12. Além dos seis mil bilhetes disponibilizados para venda, outros quatro mil serão distribuídos entre autoridades e pela própria Ponte Preta.

A França jogará a Copa do Mundo sem seu maior astro. Terceiro melhor jogador do mundo em 2013, o meia Franck Ribéry teve sua participação no Mundial descartada na manhã desta sexta-feira pelo técnico Didier Deschamps, depois de sentir fortesdores nas costas durante um treino no CT de Clairefontaine e passar por nova avaliação médica. Ribéry tinha sua participação no Mundial como incerta por causa das dores nas costas. Ele não havia participado dos dois amistosos da França na preparação para a Copa do Mundo - a vitória por 4 a 0 sobre a Noruega e o empate em 1 a 1 com o Paraguai. O técnico Didier Deschamps deixava aberta a situação do jogador, porém, confiava que o meia estivesse apto a atuar diante da Jamaica.

Franck Ribéry é cortado da Copa


ecrau.com

12 Manaus, 07 de junho de 2014 - POLÍCIA

Copa terá segurança reforçada no AM

Arrastão no PAC A Policia prendeu na madrugada de sexta feira (6), quadrilha que cometeu arrastão na fila de espera do Pronto Atendimento ao Cidadão(PAC) da Cidade Nova. Os sus-

A segurança durante o período da Copa do Mundo – e, espera-se, após a realização do mundial – é uma prioridade para o governo do Amazonas. Diante da ameaça de protestos, e com o grande número de estrangeiros na cidade durante os dias da competição, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) anunciou a criação de um efetivo reforçado, para garantir um evento sem preocupações, na segunda-feira (2), do Centro Integrado de Comando e Controle, cuja missão vai ser coordenar as operações durante a Copa, a estratégia de segurança para o mundial envolve o uso de cerca de 10 mil homens, sendo 5 mil das forças estaduais. Divididos em três eixos – Segurança Pública, Defesa Nacional e Inteligência –, os agentes da Copa têm a missão de proteger a população, os estrangeiros e as delegações dos países que vêm jogar na cidade. Nesta quinta (5), pela manhã, o Comando Militar da Amazônia (CMA) anunciou as operações previstas para o período do mundial. Os homens das forças armadas estão responsáveis por realizar a escolta de autoridades VIPs e das delegações de outros países, em coordenação com as polícias Federal (PF), Militar (PM) e Rodoviária Federal (PRF). Serão feitas, ainda, operações militares na região metropolitana de Manaus e em áreas de interesse que estejam diretamente relacionadas ao evento Copa, tudo com o objetivo de garantia da ordem.

peitos levaram celulares, dinheiros e outros pertences, mas foram recuperadas pela polícia. Os assaltantes utilizaram arma de brinquedo para inibir as vítimas, eles chegaram

em um carro modelo Gol de cor vermelha e anunciaram o assalto. A quadrilha ainda tentou fugir, mas foi presa no igarapé do Passarinho, na Zona Norte de Manaus e

encaminhada para prestar depoimento no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e conduzida á Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro da cidade.

Cachorro Louco preso por homicídio Randamarks Moreira de Castro, 45, conhecido como ‘Cachorro Louco’, foi preso e apresentado na última sexta-feira (6) na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), pela morte de João Manoel Ramos Reis, ocorrida no último dia 21 de maio. Ele foi preso na rua Francisca Mendes, bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus, por volta de 17h de quinta-

-feira (5). No momento da prisão, Randamarks ainda estava com a arma do crime, de calibre 32. O acusado confessou o crime e relatou que a vítima acostumava fazer pequenos furtos no posto de combustível onde trabalhava. Ele vai responder por homicídio e porte ilegal de arma de fogo, e ainda responder por falsidade ideológica, pois no momento da prisão, apresentou uma identidade falsa.

Mulher é presa após calotear clientes A falsa cerimonialista Rosilene Pinto dos Santos, 27, foi presa nesta quinta-feira (5) enquanto tranquilamente fazia compras após sumir com o dinheiro de clientes, que desejavam tornar real a festa dos sonhos, em um supermercado localizado na rua Leopoldo Péres, bairro Educandos, Zona Sul de Manaus. A prisão aconteceu após uma investigação dos policiais civis do 10º Distrito Integrado de Polícia (DIP). De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil do Amazonas, vários clientes contrataram os serviços de Rosilene, mas ficaram sem as festas. Segundo as vítimas, ela usava o nome de uma empresa conceituada que atua na área de eventos e sumia com o di-

nheiro dias antes da data programada em contrato. A empresa ajudou no trabalho de investigação e concedeu os dados pessoais e a fotografia da suspeita. Ainda segundo a polícia, ela fechava contrato de cerca de R$ 14 mil e sumia com a metade do valor pago antecipadamente. Rosilene declarou na delegacia que não enganava os clientes e que estava esperando por alguns fornecedores “enrolados”, mas que nesta semana iria começar a realizar as festas. A desculpa não convenceu e ela acabou presa pelo crime de estelionato e será encaminhada para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa ainda na manhã desta sexta-feira (6).


ecrau.com

PM ACABA COM GRAÇA DE DUPLINHA DO TERROR QUE QUERIA ASSALTAR Tudo o que o ex-presidiário Marlon Vasques Arcanjo, 24, e seu aprendiz de vagabundo, de 15 anos, queriam era meter a arma na cara dos outros e levar dinheiro, fácil desse jeito, mas os briosos cops da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), acabaram com a festa deles na noite da última terça-feira (3). Eles pegaram umas boas tapas e foram tudo parar atrás das grades. A bronca aconteceu no momento em que ele já estavam tudo animado, se preparando para praticar assaltos na rua 13 de Maio, no bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul de Manaus. Os dois bonitinhos estavam em uma motocicleta modelo CB amarela de placa não identificada. Os tiras vinham passando pelo local e viram aquela cena. Um cara com a maior

pinta de pilantra e um moleque galerito em cima de uma moto beleza, os dois com aquela cara desconfiada. Eles logo fizeram uma aposta dentro do carro. “Quer ver com são pilantras?”, disse um dos cops. Foi só mandar encostar e dar uma baculejada, que logo boiou um revólver de calibre 38 e uma munição. Marlon Vasques Arcanjo ficou com um sorriso amarelo na cara, mas pegou uma tapona e foi encaminhado ao 3º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Petrópolis, Zona Sul da cidade. Ele já fez sua entrada triunfal na Cadeia Pública Desembargator Raymound Vidal People, no Centro de Manaus. O moleque foi encaminhado à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste.

ACIDENTE AQUÁTICO

O caseiro Luiz Paulo Araújo, 24, mesmo nem estando dentro d’água foi atropelado por uma lancha no último domingo (1). Ele morreu e seu corpo só foi achado ontem, já bem detonado pelos peixes. Segundo a versão oficial, Luiz voltava de uma festa na comunidade Terra Nova, em um bote com um motor rabeta, quando um maluco numa lancha passou por cima dele com bote e tudo. Luiz vivia uma vida feliz de caseiro no Careiro da Várzea, onde ocorreu o acidente. O corpo dele foi achado boiando nas proximidades da comunidade Varre Vento, pelos próprios familiares da vítima. Luiz apresentava corte dos braços, nas costas e na cabeça.

QUADRILHA ARRASTA 50 PILAS Hoje não haverá prostitutas sem dinheiro nos piores inferninhos da cidade. Isso porque, a loteria Guerra, localizada no Uai Shopping, na Avenida Alameda Cosme Ferreira, Zona Leste, foi assaltada no início da tarde de quarta-feira (4) e os cabras conseguiram arrastar R$ 50 mil. Segundo testemunhas, um dos vagabundos entrou na loteria enquanto os outros três comparsas esperavam do lado de fora. Ele estava armado com uma PT 40

e rendeu os funcionários. Botando pressão na galera, ele conseguiu sair de lá com 50 mil dóla. Os quatro suspeitos abordaram dois mototaxistas para fugir em grande estilo. Quando um deles conseguiu chegar nas proximidades do Hospital João Lúcio, um dos malucos largou bala no cara, atingindo na coxa direita e de raspão na testa. O mototaxista terminou o dia no João Lúcio. Os cops estão procurando esses caras.

Manaus, 07 de junho de 2014

B.O - 13

SÓ TENTANDO ENTENDER

Sem entender o término arbitrário do casamento de um ano o alcoólatra desempregado e com fortes tendências psicopáticas, Fábio Martins de Carvalho, 28, resolveu demonstrar para sua amada, toda a angústia e sofrimento que ela o está fazendo passar, de uma forma que ela possa entender com facilidade, ou seja, traduzindo todos aqueles sentimentos angustiantes em pancadas na cabeça, costa e braços de sua pequena. A bronca aconteceu no Monte das Oliveiras, Zona Leste de Manaus, na noite de terça-feira. Após uma visita de cortesia à ex, Fábio começou a questioná-la sobre o porquê de tanto desprezo com ele que sempre havia lhe dado amor, carinho, cobranças, intolerância, problemas, tapas, murros, bicudas e beijos. Não satisfeito com as respostas, ele começou a cobri-la de porrada mais uma vez e a bronca só acabou, quando os vizinhos chamaram os cops, que o prenderam dois quarteirões da casa dela. A bichinha foi bater no João Lúcio. Ele foi em cana.

PROCURANDO ZICA

Depois de ter a brilhante ideia de tomar cachaça, em plena quarta-feira à tarde, com um amigo com fortes tendências galeríticas, o desocupado Márcio Ferreira de Lima, 25, acabou pagando caro por confiar demais na sorte. Não preciso dizer que o cara o esfaqueou por causa de uma bobagem. O fato ocorreu no fofíssimo bairro do Nova Conquista, na Zona Leste. Tudo aconteceu, depois que o miguxo puxou uma pasta-base de cocaína e começou a degustá-la. Mesmo assim, Márcio achou que ainda estava tudo de boa, mas lá pelas tantas o cabra se emputeceu do nada e começou a agredí-lo. Quando tentou engrossar com o galerito, foi pegando a sua facada do dia bem no meio do bucho. Triste e arrependido de desperdiçar a sua vida medíocre, Márcio terminou o dia olhando para o teto do João Lúcio.


ecrau.com

14 Manaus, 07 de junho de 2014 - NOVELAS

Susana Vieira faz chegada triunfal em evento

O melhor das novelas MALHAÇÃO

GERAÇÃO BRASIL

Sofia diz que Megan tenta convenceu Cícera

seduzir Davi

Susana Vieira atraiu olhares na noite desta quinta-feira, 5, ao desembarcar de um Porsche Cayenne, que estaria avaliado em mais de R$ 800 mil, na festa de inauguração do salão Studio Gladys Acosta, localizado em um shopping na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. “Esse carro é seu mesmo ou vamos sortear aqui hoje?”, brincou Guilhermina Guinle durante o desembarque de Susana do veículo. Sempre muito extrovertida e distribuindo sorrisos, assim que saiu do carro ela cumprimentou Guilhermina e disparou: “Hoje é dia de festa e eu tive até motorista me pegando na porta de casa.”

Prestes a completar 38 anos, Tici Pinheiro exibe ótima forma Fábio e Omar propõem casamento a Luciana ao mesmo tempo. Todos se despedem de Sofia, que se prepara para se mudar para Paris. Ronaldo contrata Caetano como garçom do Embaixada. Maura avisa que vendeu sua casa e diz que o

comprador mencionou Sofia. Sofia revela que convenceu Cícera a comprar a casa de Maura para Ben e Anita. Sidney se declara mais uma vez a Sofia, e os dois se beijam. Frédéric convida os alunos para irem ao Haiti ajudar na reconstrução do país.

MEU PEDACINHO DE CHÃO

Jack avisa a Brian que Alex leu a carta que estava no envelope grená. Cidãochama Matias para um trabalho, e Rita se desespera. Megan tenta seduzir Davi. Brian conta para Jonas que Alex e Jacksabem do conteúdo do envelope. Megan convida Danilo para sair. Gláucia pega fios de cabelo de Danilo. Vander briga

Epaminondas ameaça deserdar Ferdinando caso ele se apaixone por Gina Prestes a completar 38 anos no dia 16, Ticiane Pinheiro posou de biquíni e mostrou estar em ótima forma. Com barriga negativa a filha da eterna Garota de Ipanema, Helô Pinheiro, e mãe de Rafaella Justos, de 4 anos, Ticiane posou na cidade de Goiás Velho, em Goías. As fotos foram feitas no Museu da escritora Cora Coralina, que se fosse viva, completaria 125 anos este ano. Em 2015, fará 30 anos de sua morte. Mas manter o corpão das fotos não é fácil: a apresentadora malha diariamente, vive de dieta e dorme, no mínimo, oito horas por noite. Ticiane também é adepta do protetor solar fator 60 e, no dia a adia, usa o mínimo possível de maquiagem e mantém a pele sempre hidratada.

EM FAMÍLIA

Cadu se chateia ao imaginar Clara e Marina juntas Murilo é chamado para mais uma campanha publicitária, mas acha o cachê baixo e não aceita a proposta. Shirley diz a Selma que fará tudo para impedir Luiza e Laerte de se casarem. Cadu se chateia ao imaginar Clara e Marina juntas.

com Danilo por causa de Megan. Brian pega o envelope grená no quarto de Jack. Brian informa a Maria que possui a gravação de sua invasão com Alex ao Regenera. Sílvio incentiva Barata a procurar Verônica. Cidão avisa a Dante e Rita que Matias teve que fugir da polícia. Dorothy estranha o estado de Jack.

Ferdinando garante para Gina que está gostando dela. Epaminondas ameaça deserdar Ferdinando casoele se apaixone por Gina. Juliana diz a Pedro que sente pena de Zelão. Epaminondasentrega a arma que tomou de Zelão e faz o empregado prometer que não fará nada de errado. Ferdinando diz para Epaminondas que pretende conversar com o prefeito antes de assumir a oposição e afirma que levará Gina com ele. Zelão fica aflito ao saber que Juliana o procurou enquanto estava na casa de Pedro.


ecrau.com

Manaus, 07 de junho de 2014 - ENTRETENIMENTO 15

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Abismo- Vê-lo: você tem adversários poderosos. Sair de um: amor recuperado com dificuldades. Cair: cuidado, sérios obstáculos.

-----

RECEITA

PIADAS

INGREDIENTES 5 Tempo de preparo35 •500g de camarão grande limpo •300g de macarrão farfallone (gravatinha) •300ml de vinho branco de boa qualidade ( sugiro Sauvignon Blanc) •1 abobrinha italiana picada em cubos •1 cebola média picada •4 dentes de alho picados •manjericão a gosto ( a gosto) •1 cubo de caldo de legumes •pimenta -do -reino a gosto •suco de 2 limões •sal a gosto •cheiro verde a gosto •uma colher de sopa de manteiga ou 3 colheres de sopa de azeite de oliva •1 lata de creme de leite fresco ou uma lata de creme de leite light MODO DE PREPARO 1.Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem 2.Enquanto isso prepare o molho 3.Lave os camarões e tempere com sal, limão e pimenta 4.Cozinhe a abobrinha levemente, no ponto que ela fique aldente ( meio durinha) 5.Numa panela ou frigideira grande coloque o azeite e doure levemente a cebola e o alho 6.Acrescente o vinho deixe cozinhar por aproximadamente 4 minutos em fogo médio dissolvendo o cubo de caldo de legumes 7.Coloque o creme de leite e mexa bem 8.Ponha os camarões e deixe cozinhar por aproximadamente 7 minutos 9.Misture a abobrinha nesse molho 10.esse molho sobre o macarrão e sirva 11.Acerte o sal e salpique cheiro verde e o manjericão

Cor do Amor

Joãozinho pergunta para sua mãe: — Mãe, você sabia que vermelho é cor do amor? — Sei sim. Por quê? — Te amo! Toma aqui meu boletim...

Papagaio no Ombro

Um certo jogador de futebol entra no bar com um papagaio sobre o ombro e o garçom pergunta: — O animal fala? — Sim, e eu também — diz o papagaio.

Piadas de Português

to.

Ver o Eclipse O filho do português pede para o pai: — Pai, deixa eu ir lá fora ver o eclipse? — Pode, meu filho, mas não chegue muito per-

Piadas de Crianças

Descobertas da Infância O filho curioso pergunta para o pai: - Papai, o que a mamãe tem debaixo da saia? - O paraíso, meu filho. - o pai responde. O filho, pergunta: - E você, o que tem debaixo da calça? - A chave, meu filho. - Ah tá, mas então eu acho melhor o senhor trocar, porque o vizinho tem a cópia.

Amigo Curioso

Um amigo pergunta ao outro: — Você sabe qual é o animal que pergunta “Por quê”? — Não. Qual é? — O viado. — Por quê?

CURIOSIDADES

RIR FAZ BEM AO CÉREBRO

Sorria, meu bem, sorriiiia. A recomendação não é só do Agnaldo Timóteo, mas também da ciência: sorrir melhora a memória e diminui o estresse. Um grupo de pesquisadores da Califórnia convidou 20 idosos, de 60 a 70 anos, para testes. Metade permaneceu sentada, em silêncio, lendo ou usando o celular. Já o outro grupo foi convidado a ver vídeos divertidos. Depois de 20 minutos, cada voluntário entregou amostras da saliva e fez um teste de memória de curto prazo. O pessoal que havia se divertido tinha níveis menores de cortisol (hormônio do estresse) no corpo e se saiu muito melhor na hora de memorizar coisas. É que funciona assim: o ato de dar risada (ou de sentir alguma satisfação) aumenta os níveis de dopamina (ela age no sistema de recompensa e faz você sentir prazer) no cérebro, e diminui os níveis de hormônios do estresse. Isso tudo modifica a atividade das ondas cerebrais, deixando a memória mais eficaz. E ainda melhora o sistema de defesa do organismo. “As habilidades de aprendizado e memorização se tornam um desafio conforme envelhecemos”, diz Gurinder Bains, autor da pesquisa.

Novo Não Nem Eu

— Você conhece a piada do não e nem eu? — Conheço. — Mas eu estou falando da nova versão. Conhece? — Não. — Nem eu!

Horóscopo do Dia ÁRIES Você pode conhecer pessoas e lugares diferentes. Sol e Urano continuam priorizando tudo o que traga um ar de renovação. Mas hoje a Lua segue fora de curso em Virgem, priorize também a simplicidade, o cuidado, o capricho e atenção aos detalhes. Evite lidar com assuntos complicados ou atividades arriscadas. TOURO Período bom para providências práticas em casa ou no trabalho. A Lua segue fora de curso em Virgem, favorecendo o critério, a higiene e a organização. Ao mesmo tempo, Vênus segue em seu signo e sorri para Netuno, indicando um período de mais afetividade, sensibilidade e romantismo. GÊMEOS Período em que a liberdade, a autonomia e a originalidade falam mais alto. Sol e Urano continuam em harmonia, prometendo convites inesperados, surpresas, situações inusitadas e ideias inovadoras. Mas, ao mesmo tempo, com a Lua fora de curso em Virgem. CÂNCER A vida social e a integração estão em destaque. Mercúrio segue em seu signo, colocando em destaque as atividades ligadas à comunicação. Mas momentos de recolhimento também são importantes, pois você está em pleno final de um ciclo solar. LEÂO Muitos compromissos e assuntos em pauta, muitas ideias e possibilidades. Sol e Urano favorecem o movimento, a mudança, a quebra de velhos padrões. Aproveite que a Lua segue fora de curso em Virgem para cultivar o discernimento e priorizar os assuntos mais importantes. Período indicado para cortar gastos e desperdícios, promover organização, limpeza e liberação de energias estagnadas. VIRGEM O diálogo pode e deve ser amoroso, se quiser tocar o coração das pessoas. Mercúrio segue em Câncer e a Lua segue em seu signo para favorecer o carinho e os laços de afeto. Razão e emoção ficam associadas, seus interesses se tornam diretamente ligados ao seu estado emocional. LIBRA Período de efervescência intelectual, filosófica, religiosa e artística. Procure envolver-se com mestres e pessoas cultas. Vênus segue em harmonia comNetuno para favorecer a beleza e as artes. A Lua ingressa em seu signo à noite, indicando boas oportunidades de prazer. ESCORPIÃO O período de organização continua, com a Lua fora de curso em Virgem. Bom para priorizar assuntos, cuidar da casa ou do local de trabalho. Você pode dar continuidade aos compromissos profissionais, à estruturação de seus projetos ou de sua empresa. SAGITÁRIO Não planeje comprar nada agora, acabará gastando mais do que pode e comprometerá seu orçamento. Com a Lua fora de curso em Virgem, é importante controlar os desperdícios, cuidar da alimentação, organizar a rotina. Procure diminuir as expectativas para hoje, priorize tudo o que for simples, prático, saudável e eficiente. CAPRICÓRNIO É tempo de contenção, critério e otimização dos recursos. A Lua segue fora de curso em Virgem para favorecer a praticidade. Saturno continua retrógrado e pede prudência em novos projetos, sobretudo em grandes investimentos. Mas Saturno também se harmoniza com Júpiter AQUÁRIO Período muito positivo para explorar sua energia e criatividade. Com acombinação do Sol com Urano, tudo o que traga renovação, liberdade e mudança continua favorecido. Mas Urano também briga com Plutão: cuidado com a agressividade e o egoísmo. PEIXES Temores e pensamentos negativos são afastados se você canalizar suas energias para providências práticas, a arrumação da casa ou do local de trabalho. A Lua segue em Virgem, indicando que a harmonia mental e emocional está ligada à organização. Assuntos ligados à família também continua em evidência.


ecrau.com

16 Manaus, 07 de junho de 2014- SOCIEDADE

Alberto Lobato, com kelena, Moisés Nunes e o filho Zuriel

Alberto Lobato com a irmã Iva LobaAurinha Fernandes contente Ana Gorette Pimentel, Dirce to, em homenagem para este Colunista Nunes, David Trados e Mazé Cha- com sucesso da solenidade Amigos do Social ves, na festa do pequeno Pedro

A Primeira Dama do Município Goreth Garcia do Carmo Ribeiro aniversariante

O casal de amigos Moisés e Vânia Sabá com Alberto lobato em recente evento

Em visita a redação do jornal Maskate, Jack Cartoon e Miguel Mourão

Simone, Nina, Simão Percher em recente acontecimento social de sua linda neta Tayra

Os tios da família Acher, no batizado da sobrinha Tayra

Status Manus

*Simão e Nina Percher com filha Simone realizaram com elegante café da manhã após com almoço no estilo bacalhoada, Bat Mitsvah, da neta de 12 anos Tayara, o cerimorial em alto estilo no Viaralves, no último domingo, foi lindo. Parabés. * Sâmia e Carlos Cardoso movimentaram os aniversário de 2 anos do filho Carlos Henrique, com lindo tema da Copa, foi dez! * O amigo Jorge Melo causando frisson em seu novo carro nas pista da cidade. * As parabenizações da Coluna, vão para o Colunista Zenaldo Mota, que está recebendo muito paparicos de seus amigos e leitores por conta se deu niver. * O bairro Terra Nova e as queridas cidades do Rio Madeira, Humaitá, Auxiliadora e Manicoré, irão homenagear este colunista. *Ts Clube está bombando aos domingos ao comando de Jerson Neto. * Por hoje stop, um ótimo final de semana, fiquem com Deus, um beijo, um cheiro e vários abraços. ALBERTO LOBATO. Fui!!!

O Jackson Chave, Cartunista da escola de arte Jack Cartoon, ele desenvolve trabalho com crianças de baixa renda e tem orgulhoso de poder descobrir vários talentos escondido no Amazonas


Edição 2550