Page 1

Manaus, 22 de junho de 2014

Nº 2560

Com RS 3,68 bi de arrecadação SEFAZ bate recorde

Lobo arruma casa, reduz sonegação e amplia receita

Cansado de enganação, Melo rompe com Dilma

Cris Andrade - Modelo

FIFA enche a bola de Zé Melo


2 - OPINIÃO - Manaus, 22 de junho

ecrau.com

de 2014

FALA SÉRIO Às custas do varejo

CIDADE DOS MALUCOS

23.032

Jornal@Maskate.com.br

As lideranças mais respeitadas do Comércio no Amazonas, não foram ao almoço da CDL oferecido a Eduardo Braga no início da semana, por iniciativa de Ralph Assayag. O motivo é simples: as entidades do varejo não podem empenhar seus recursos com eventos eleitorais.

Versículo do Dia Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. ISAÍAS 59/1

Santo do Dia

Venha nós

Com o esvaziamento da ZFM comercial, fator de soerguimento da economia estadual, os políticos voltaram as costas para o varejo. A cangalha fiscal é absurda para um setor que gera o quase o mesmo montante em impostos, o dobro de empregos da indústria e nada recebe de incentivos.

Bajulação

Os empresários se queixam: “temos uma estrutura absurda de serviços para atender a burocracia e, qualquer vacilo, temos um monte de fiscal a nos ameaçar. Ninguém que oferece um nível formidável de recursos para educação, segurança e saúde merece ser tratado desse jeito, por isso não devemos bajular ninguém. Nem um, nem outro.”

O dia 21 de junho na História

Arthur se define

A pouco dias do prazo para dizer quem fica com quem e ninguém é de ninguém, Arthur já deu as dicas de sua opção. Ele fica com o professor Melo, embora não tenha dado a informação abertamente. “É possível, sim. Não vejo que não seja possível”, afirmou o prefeito. E o PT, decididamente, não terá brecha nem clemência com o governador.

Parceria fecunda

Arthur com Omar, e agora com Melo, estabeleceu uma reação proativa, compartilhada entre prefeitura e estado. Não fosse isso, estaria a pão e água, como Serafim e Amazonino, prefeitos na relação com Eduardo Braga governador. A parceria está na base dos acertos da Copa.

Evidências e tendências

Artur Neto já fechou com Omar, desde sempre, e Melo promoveu o rompimento do governo com o grupo do PT no Amazonas, que se encantou com as promessas de Eduardo. O gargalo de melo é ter prometido a Dilma fazer palaque para ela no Amazonas. Afinal, a presidente tem aliança nacional com o Pros, apesar do descaso do PT com o governo do Amazonas.

Aércio

PSDB entra em campo, no time do governador José Melo, comandado por duas de suas maiores estrela do País. Aércio Neves e Artur Neto estarão juntos para fortalecer a candidatura do professor. A festa será neste sábado no clube Meu Xodó, na Max Teixeira.

Ninguém merece • Durante quatro anos, por sua amizade com a senadora Vanessa Grazziottin, e suas origens no PCdoB, Omar tolerou a picaretagem do secretário de Produção, Eron Bezerra. • Secretário de Produção de Eduardo e de Omar, Eron não conseguiu produzir um saco de farinha, e seu piraculhau, o bacalhau do Amazonas, à base da salga do pirarucu. • O aniversário de Renne Terra Nova, pastor da Igreja Restauração, foi bastante celebrado por Eduardo Braga. • José Melo e suas mulheres seguiram a procissão de Corpus Christi da Igreja Católica do começo ao fim para pagar uma promessa. • Marcelo Ramos – PSB - preferiu se recolher em oração, pois respeita e teme Segundo Mandamento.

www.ecrau.com

• 524 - Godomar, rei dos Burgúndios, derrota os Francos na Batalha de Vézeronce. • 1505 - Júlio II requer 200 guardas mercenários suíços para defesa dos Estados Pontificados. As tropas chegam ao Vaticano a 22 de janeiro de 1506, data atribuída à criação da Guarda Suíça. • 1640 - Chega de Lisboa à Bahia a esquadra que trazia o Marquês de Montalvão, primeiro vice-rei nomeado para o Brasil. • 1662 - Padre António Vieira é intimado a depor perante o Tribunal da Inquisição, dando origem à “Resposta aos 25 Capítulos” da acusação instituída contra ele. • 1764 - A missão do Miranda (no extremo sul do Ceará) é elevada à categoria de vila, e tem o seu nome modificado para Vila Real do Crato, em homenagem ao município homônimo localizado no Alentejo português. • 1788 - New Hampshire torna-se o nono estado norte-americano, após ter ratificado a Constituição americana. • 1813 - Guerra Peninsular: Wellington vence Napoleão na Batalha de Vittoria, dois anos antes de Waterloo. • 1940 - Segunda Guerra Mundial: a França ca-

pitula diante da Alemanha. • 1942 - Segunda Guerra Mundial: Tobruk é tomada pelas tropas italianas e alemãs. • 1947 - Crise na Academia de Lisboa. A PIDE prende os membros da Comissão Académica e da Comissão Central do MUDjuvenil, entre eles Mário Soares, Salgado Zenha e Rui Grácio. • 1948 - O disco LP é apresentado pela Columbia Records no Hotel Waldorf-Astoria, em Nova York. • 1963 - É eleito o Papa Paulo VI, o 263º papa. • 1964 - Luta pelos direitos cívicos, nos EUA. Morte de três activistas, na região de Meridian, deixa o “Mississipi em chamas”. • 1978 - Estreia do musical “Evita”, de Andrew Lloyd Webber, em Londres. • 1990 - Os Parlamentos da República Democrática Alemã e da Alemanha Federal aprovam o Tratado de União Monetária, Económica e Social, para a reunificação. • 1994 - Vergílio Ferreira vence o Grande Prémio de Romance e Novela da APE com “Na Tua Face”. • 2004 - SpaceShipOne: Voo inicial da primeira nave espacial construída por empresas particulares. • 2006 - Descobertos

dois satélites de Plutão, batizados de Nix e Hydra. • 2009 - A Gronelândia passa a ter um sistema de autorregulamentação. • 2011 - Toma posse o XIX Governo Constitucional de Portugal. • Eventos esportivos[ • 1947 - Fundação do Clube Sociedade Esportiva, da cidade de Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas. • 1970 - A Seleção Brasileira de Futebol conquista o tricampeonato mundial, tornando-se a detentora definitiva da taça Jules Rimet. • 1986 - A Seleção Brasileira de Futebol perde nos pênaltis para a Seleção Francesa de Futebol e é eliminada da Copa do Mundo FIFA. • 1989 - O Botafogo põe fim ao longo jejum de 21 anos sem conquistar o Campeonato Carioca, de forma invícta, ao vencer oFlamengo, que acabou sendo vice campeão pela terceira vez seguida. • 2002 - Inaugurada a academia de Alcochete, escola de formação do Sporting Club de Portugal. • 2004 - A tenista russa Maria Sharapova conquista o torneio de Wimbledon pela 1ª vez na sua carreira.

maskate@ecrau.com Redação: (092) 3673-6333 Marketing: (092) 3673-9333 Adm.: (092) 3673-7445 - administracao@ecrau.com Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@ecrau.com Editor Executivo: Mário Bakunin | redacao@ecrau.com Gerente de Marketing: Joyce Tavares | marketing@ecrau.com Ger.Industrial/L ogística: Glenher Vegas |industrial@ecrau.com Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

São Luís Gonzaga Luís nasceu no dia 9 de março de 1568, na Itália. Foi o primeiro dos sete filhos de Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione delle Stiviere e sobrinho do duque de Mântua. Seu pai, que servia ao rei da Espanha, sonhava ver seu herdeiro e sucessor ingressar nas fileiras daquele exército. Por isso, desde pequenino, Luís era visto vestido como soldado, marchando atrás do batalhão ao qual seu pai orgulhosamente servia. Entretanto, Luís não desejava essa carreira, pois, ainda criança fizera voto de castidade. Quando tinha dez anos, foi enviado a Florença na qualidade de pajem de honra do grão-duque de Toscana. Posteriormente, foi à Espanha, para ser pajem do infante dom Diego, período em que aproveitou para estudar filosofia na universidade de Alcalá de Henares . Com doze anos, recebeu a primeiracomunhão diretamente das mãos de Carlos Borromeu, hoje santo da Igreja. Desejava ingressar na vida religiosa, mas seu pai demorou cerca de dois anos para convencer-se de sua vocação. Até que consentiu; mas antes de concordar definitivamente, ele enviou Luís às cortes de Ferrara, Parma e Turim, tentando fazer com que o filho se deixasse seduzir pelas honras da nobreza dessas cortes. Luís tinha quatorze anos quando venceu as resistências do pai, renunciou ao título a que tinha direito por descendência e à herança da família e entrou para o noviciado romano dos jesuítas, sob a direção de Roberto Belarmino, o qual, depois, também foi canonizado. Lá escolheu para si as incumbências mais humildes e o atendimento aos doentes, principalmente durante as epidemias que atingiramRoma , em 1590, esquecendo totalmente suas origens aristocráticas. Consta que, certa vez, Luís carregou nos ombros um moribundo que encontrou no caminho, levando-o ao hospital . Isso fez com que contraísse a peste que assolava a cidade.


ecrau.com

Manaus, 22 de junho de 2014 -

MANCHETE - 5

Com RS 3,68 bi de arrecadação SEFAZ bate recorde Lobo arruma casa, reduz sonegação e amplia receita

Nem só de elogios da FIFA vive a Copa no Amazonas. O secretário de Fazenda, Afonso Lobo, não deu bola pro Chapeuzinho Vermelho da sonegação e cravou mais um recorde na arrecadação do Estado. Os

cofres estaduais registraram arrecadação tributária recorde de R$ 3,68 bilhões de janeiro a maio deste ano. O volume de impostos contabilizado, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), é

22,39% maior em termos nominais (sem o desconto da inflação do período), em relação ao apurado nos mesmos cinco primeiros meses de 2013 (R$ 3,01 bilhões), ou 15,51% superior se descontada a inflação.

Estrutura azeitada “O resultado positivo ainda é reflexo da Copa, que elevou substancialmente a produção de televisores no Polo Industrial de Manaus, e também do maior incremento da atividade econômica nos demais setores, nesse período em que o País vive a realização da Copa do Mundo de Futebol, tendo Manaus como uma das cidades-sede da competição”, avalia o secretário de Estado da Fazenda, Afonso Lobo. Segundo o secretário, os efeitos positivos da Copa na arrecadação própria do Estado poderão ver constatados, pelo menos até a arrecadação de junho.Em maio, a receita com impostos e taxas, sobretudo com o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), chegou a R$ 739,41 milhões, resultado 6,53% maior que o registrado em abril passado (R$ 694,10 milhões) e superior em 12,11% em relação a maio de 2013 (R$ 659,51 milhões). Considerando apenas o

ICMS, o tributo respondeu por R$ 666,27 milhões do total computado pelo Estado em maio desse ano. Neste ano, a receita com o

Imposto de veículos Com participação de aproximadamente 3,2% do total das receitas tributárias do Amazonas, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) gerou R$ 28,76 milhões em maio

passado, um ganho de 11,73% em relação a abril desse ano (R$ 25,74 milhões). Em relação a maio de 2013 (R$ 21,6 milhões), o ganho no mesmo mês de 2014 é de 33,12%.Na soma das receitas com o im-

posto neste ano, a arrecadação com o IPVA chega a R$ 113,9 milhões, resultado nominal e real, respectivamente, 26,95% e 19,70% acima do valor recolhido no mesmo período de 2013 (R$ 89,72 milhões).

Com o ganho na receita tributária estimulado pela Copa, as transferências feitas pelo Governo do Amazonas para fundos de apoio ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas (FMPES), do turismo e da economia do interior do Estado (FTI) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) também cresceram. Chegaram a R$ 111,86 milhões em maio desse ano e a R$

583,61 milhões no acumulado de 2014. Em termos nominais, esse último valor é 32,47% superior ao verificado de janeiro a maio de 2013 (R$ 440,57 milhões) e 25,04% maior em termos reais. Esses fundos estão colocados nas manifestações das entidades que representam as empresas que os recolhem. Elas reivindicam, além da revisão das verbas de P&D, e das taxas da SUFRAMA,

a reestruturação dos Conselhos de acompanhamento da aplicação dessas verbas. Ao todo, são mais de R$ 2,5 bilhões a cada ano. No nível estadual, para dar suporte à Universidade do Estado do Amazonas e iniciativas de interiorização do desenvolvimento, um volume que alcançou em 2013 R$ 1,3 bilhão. Apenas as verbas repassadas para a AFEAM tem um Conselho que se reúne.

Fundos da indústria

ICMS acumula R$ 3,38 bilhões, contra R$ 2,77 bilhões de janeiro a maio de 2013 – crescimento de R$ 606,33 milhões.

TVs e serviços

No mês passado, conforme destaca a chefe do Setor de Arrecadação da Sefaz Amazonas,

Karen Monteiro, a indústria contribuiu com R$ 356,27 milhões do total de R$ 739,41 milhões

anotados nesse mesmo mês. Esse resultado é 7,45% acima dos R$ 331,56 milhões que o setor industrial recolheu no mês anterior (abril) e 41,52% maior que os R$ 251,75 milhões que a indústria recolheu em ICMS em maio de 2013. Neste ano, o setor recolheu R$ 1,77 bilhão em impostos. Junto ao setor comercial e de serviço, o fisco estadual arrecadou R$ 249,58 milhões em ICMS no mês passado, um avanço de 4,75% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, o comércio recolheu R$ 1,32 bilhão com o tributo, contra R$ 1,2 bilhão nos cinco primeiros meses do ano passado. No setor de serviços, a receita tributária chegou a R$ 60,41 milhões em maio desse ano, valor que contribuiu para o acumulado de R$ 316,53 em 2014.

www.ecrau.com


4 - POLÍTICA - Manaus, 22 de junho

de 2014

ecrau.com

Cansado de enganação, Melo rompe cOm Dilma Acordo com PSDB é a surpresa prometida para empinar o bico da independência

CONVENÇÃO OFICIALIAZA CANDIDATOS DO PSB Nesta sexta-feira (20), às 9h, no auditório Van Gogh, no Da Vincci Hotel, localizado na Rua Belo Horizonte, Adrianópolis, Zona Centro-Sul. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou sua reunião partidária para homologar nomes de candidatos. A convenção do PSB, além de confirmar os nomes dos candidatos na eleição 2014, durante o evento foram divulgadas as diretrizes

políticas do plano de governo. No início da convenção foi entoado o Hino Nacional, após a confirmação de Marcelo Ramos para disputar o governo, Marcelo Serafim para o Senado e Serafim Corrêa para deputado federal, os mesmos discursaram, afirmando uma forma nova de governo, com pessoas experientes em administração, os amazonenses teriam um governo jamais visto.

O governador José Melo condenou veementemente os gritos da Arena Corinthians na estreia do Brasil na Copa contra a presidente Dilma. Ele ficou indignado ao conferir os gritos estridentes que se repetiram em outros estádios contra o PT e a FIFA, mandando todos tomar no C... Mesmo pedindo respeito, Melo cansou das promessas e enganações. No início da semana foi a Brasília e percebeu que o apoio para o Amazonas viria no Dia de São Nunca. E que as promessas de Dona Dilma ao Estado e de Eduardo Braga para a prefeitura de Arthur Neto viajavam na maionese do barco Guaramiranga. Ora, se prometer e não cumprir é pior do que mentir, acreditar e esperar a ilusão é pior do que assinar atestado de demência e alucinação.

Trio Los Liibres

Arco de alianças Aos poucos e com passos fortes, a base de apoio à pré-candidatura de José Melo se forma e tem a adesão, a partir de Partido Republicano da Ordem Social (Pros), do governador José Melo, do Partido Social Democrático (PSD), de Omar Aziz, o Democratas, do Deputado Federal Pauderney Avelino, o Partido Republicano Progressista (PRP) e o Partido Social Cristão (PSC). O PSDB de Arthur e Aécio dão

É por essas e por outras, e em respeito àqueles que estiveram desde a primeira hora no batente da Copa sem grana federal, com a presença de Omar, o PROS de Melo abre os braços pata o apoio do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que formaliza neste sábado, dia 21 de ju-

nho, apoio à pré-candidatura do governador do Amazonas, José Melo (Pros), a reeleição para o Governo do Estado e do ex-governador Omar Aziz ao Senado da república. O anúncio ocorrerá, a partir das 10hs, no clube Meu Xodó Music Hall, localizado na Avenida Max Teixeira, no bairro da Cidade Nova, zona Norte da cidade.

um calo de densidade e expectativa de vitória. De quebra, lideranças políticas do interior do Estado também manifestaram apoio majoritário a José Melo nas próximas eleições. Prefeitos de 57 dos 61 municípios e mais de 500 lideranças políticas, de vários partidos, entre ex-prefeitos, vice-prefeitos e ex-vice-prefeitos de cidades do interior manifestaram adesão à pré-candidatura de José Melo.

Lideranças evangélicas

www.ecrau.com

Outro apoio importante é o das lideranças evangélicas. Mais de cinco mil líderes de várias denominações de igrejas, da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (Omeam), estão apoiando à pré-candidatura de José Melo. A União Sindical, que representa mais de 27 entidades com mais de 200 mil inscritos, entre as categorias de trabalhadores rurais, aeroviários e domésticas, também assinaram moção aderindo a pré-candidatura do professor José Melo.


ecrau.com

FIFA enche a bola de Zé Melo

Manaus, 22 de junho de 2014 -

ESTADO - 5

Dilma, Aécio e Everaldo de olho na poronga do governador

Durante décadas de riqueza, a economia do Amazonas dependeu da poronga dos seringueiros para fortalecer o Ciclo da Borracha. Poronga nada mais é que uma lamparina amarrada na cabeça para iluminar na madrugada da floresta as arvores que deveriam sofrer pequenos cortes diagonais para extrair seu leite, o látex da preciosa borracha. E foi a poronga do professor Zé Melo, compartilhada com a de Omar Aziz, Arthur Neto, Airton Claudino e Miguel Biango entre outros colaboradores e voluntários que iluminaram a festa de estreia da Arena Amazônia no jogo Itália 2x1 Inglaterra, alvo de avaliação espetacular feita pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Para a entidade maior do futebol, nos primeiros jogos da Copa, Manaus foi a cidade com o melhor desempenho.

Omar indica vice de Melo

Que nem pinto no lixo Para o governador Zé Melo, feliz que nem pinto no lixo, os bons resultados trarão reflexos positivos para o turismo no Estado. Ele falou sobre o assunto no FIFA Fan Fest, na Ponta Negra, de onde assistiu, ao lado da presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Edilene Melo, do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e da primeira-dama de Manaus, Gorete Garcia, a partida entre Brasil x México. O jogo foi um fiasco mas a emoção do governador não poderia ser mais efusiva. A estrela sobe e - pelo volume de ataques que ele, Omar e Arthur têm recebido - começa a incomodar. As pesquisas secretas, aquelas que monitoram a cada dia o desempenho dos candidatos, mostra que o baixinho está bem na foto e aí as cadeiras começam a se agitar.

Melo anunciou uma surpresa mas já deu uma dica bem sugestiva. “Eu disse que o Omar (Aziz) indicaria o meu vice ou minha vice e ele gentilmente disse que a articulação seria de todos os que estiverem no nosso arco de aliança. Portanto, estamos tratando a indicação do vice nesse formato. Com todos os companheiros e companheiras para trazer um vice que possa ser uma pessoa que some no governo, tornando a vida do governador mais

fácil. Uma pessoa que tenha conteúdo técnico para ajudar no governo e envergadura política para ajudar na eleição”, enfatizou. Melo tem apoio majoritário das lideranças políticas do interior do Amazonas. Prefeitos de 57 dos 61 municípios e mais de 500 lideranças políticas, de vários partidos, entre ex-prefeitos, vice-prefeitos e ex-vice-prefeitos de cidades do interior manifestaram adesão à pré-candidatura de José Melo.

O receio dos adversários com a ascensão de Melo está diretamente ligado ao apoio das lideranças evangélicas. Mais de cinco mil líderes de várias denominações de igrejas, da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (Omeam), manifestaram apoio à pré-candidatura de José Melo. A União Sindical, que representa mais de 27 entidades com mais de 200 mil inscritos, entre as categorias de trabalhadores rurais, aeroviários e domésticas, também assinaram moção apoiando a pré-candidatura do professor José Melo. Por isso

que Aécio, Everaldo e Dilma estão atrás do Baixinho. Na segunda-feira, 16, Melo esteve em Brasília, pela manhã, para acompanhar a reunião da cúpula do seu partido com a presidente Dilma Rousseff. O encontro contou com a presença do presidente Nacional do Pros, Eurípedes Junior, e do governador do Ceará, Cid Gomes. Na ocasião, José Melo solicitou a presidente a liberação de recursos para o Amazonas para as áreas de saúde, infraestrutura, educação e segurança que estão pendentes e que dependem do empenho do governo federal.

Outras lideranças estão se juntando ao professor

Everaldo apoia Melo e Omar Uma notícia ajudou a complicar o meio de campo dos adversários de Omar, Melo e Arthur. O Partido Social Cristão (PSC) declarou nesta quarta-feira, dia 18 de junho, apoio à pré-candidatura do governador do Amazonas, José Melo (Pros), a reeleição para o Governo do Estado. O anúncio foi feito ao vivo pelo Pastor Everaldo Pereira, pré-candidato do PSC à Presidência da República, com a presença do presidente do partido no Amazonas, deputado Francisco Souza, e todas as lideranças da sigla num encontro que

ocorreu no hotel Caeser Business, localizado na Avenida Darcy Vargas, 654, bairro da Chapada, zona centro-sul de Manaus. Para José Melo, a aliança com o PSC fortalece a base da pré-candidatura, que já conta com adesão oficial do Partido Social Democrático (PSD), do ex-governador Omar Aziz, do Democratas, do deputado Pauderney Avelino, e do Partido Republicano Progressista (PRP). A articulação com outros partidos continua e, de acordo com Melo, até sexta-feira (20), a base de apoio será ampliada.

Tel.:(92)3088-0936 / 8133-3433 e cartuchosdaamazonia Conheça nossos serviços de: CARIMBOS, CÓPIA DE CHAVES XEROX, IMPRESSÃO, PLASTIFICAÇÃO ENCADERNAÇÃO, FOTOS 3X4... MANUTENÇÃO EM IMPRESSORAS

9235-1826

RECARGA DE CARTUCHOS JATO DE TINTA E TONER

www.ecrau.com


6 - ECONOMIA - Manaus, 22 de junho

de 2014

Manaus está se acostumando a ser internacional

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, disse na ultima quarta (18) que Manaus está se acostumando a ser internacional. Ele voltou à Arena da Amazônia para assistir a segunda partida pela Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, entre Camarões e Croácia. Arthur disse que ficou impressionado com o nível do futebol apresentado pela Croácia, mas ficou surpreso mesmo foi com a apatia de Camarões em campo. Ele assistiu ao jogo na Arena da Amazônia a convite do Comitê Organizador Local (COL). O prefeito também afirmou que conversou com jornalistas de fora do País. De acordo com ele, todos elogiaram a organização na arena e disseram estar surpresos com a

estrutura da cidade. Para Arthur, Manaus está se acostumando a ser internacional. “Vejo que os turistas estão fazendo bem a Manaus, tanto financeiramente quanto em termos de alavancar nosso turismo”. As pessoas estão vendo cada vez mais estrangeiros em nossa cidade. Isso é bom, pois o intercâmbio faz a mentalidade mudar. Este é um processo irreversível. Depois da Copa Manaus será outra”, apontou o prefeito. Segundo levantamento dos órgãos de turismo, Manaus deve receber em torno de 120 mil turistas estrangeiros durante os eventos da Copa. Só ingleses (15 mil) e americanos (expectativa de 35), representam quase metade desse público.

Levantamento mostra que a taxa de satisfação dos turistas que visitam Manaus para a Copa do Mundo é de 80,03% entre brasileiros e de 80,45% entre os estrangeiros, segundo pesquisa realizada pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). No total, 496 turistas, sendo 266 estrangeiros, responderam à pesquisa. Esses dados são referentes ao período de 14 até 19 deste mês. A coleta de informações continuará sendo realizada até o fim do Mundial. A pesquisa aponta ainda que o gasto médio dos visitantes estrangeiros na capital foi de quase R$ 3 mil, e o tempo de permanência médio de 5 dias durante os primeiros dias do Mundial. O índice foi obtido com

base em 26 itens referentes a infraestrutura urbana, equipamentos e serviços turísticos, avaliados pelos turistas. No quesito hospitalidade, a taxa de satisfação entre os turistas brasileiros foi de 97,14%, e entre os estrangeiros a taxa foi de 97,06%. Outro dado de destaque na pesquisa é referente à ‘Intenção de voltar ao Amazonas’. Segundo o levantamento, entre os brasileiros 88,24% desejam voltar ao estado. Já entre os turistas estrangeiros a taxa ficou em 73,68%. Dos turistas estrangeiros que já passaram por Manaus, 88,89% vieram pela primeira vez ao Amazonas. Entre os brasileiros, essa taxa foi de 30,56%. A média de idade dos brasileiros e estrangeiros foi estimada em 39 anos.

Satisfação de turistas em Manaus

ecrau.com

Tentativas de fraude contra o consumidor cresce diz Serasa

Pelo menos 171.325 tentativas de fraude foram registradas no mês de maio deste ano no país, uma alta de 9,4% em relação a abril deste ano, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor, divulgado nesta sexta-feira (20). Isso representa uma tentativa de fraude a cada 15,6 segundos no país.

Já na comparação do acumulado do ano (janeiro a maio de 2014 contra o mesmo período de 2013), o indicador registrou queda de 1,8%. Em relação a maio de 2013, houve queda de 2,9%. O setor de Telefonia respondeu pela maioria dos registros (64.329), totalizando 37,5% das tentativas de fraude reali-

zadas em maio de 2014, queda em relação aos 37,9% registrados pelo setor no mesmo mês de 2013. O setor de serviços que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral como salões de beleza e pacotes turísticos-- teve 54.823 registros, equivalente a 32% do total. No mesmo período no ano pas-

sado, este era o setor respondeu por 33% das ocorrências. Entre as principais tentativas de golpe apontadas pela Serasa está a emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos, compra de celulares com documentos falsos, abertura de conta bancária, compra de automóveis e abertura de empresas.

A indústria automobilística no Brasil está de olho na nanotecnologia como forma de aumentar a eficiência na produção e, ao mesmo tempo, reduzir custos operacionais. O assunto foi debatido durante o 5º Simpósio SAE Brasil de Novos Materiais e Nanotecnologia, realizado no dia 3 de junho, em São Paulo, cujo foco foi a utilização de produtos mais leves, custos menores e mais valor agregado para o setor automotivo. Grandes players do setor que estiveram presentes foram unâmines em afir-

mar que a próxima fase das montadoras é o uso da nanotecnologia na inovação tecnológica, com produtos mais seguros, competitivos e eficientes, e que cubram com as necessidades das fábricas e da Lei Federal da Inovação Automotiva (Inovar-Auto). Diversos palestrantes como engenheiros, gerentes, e representante discursaram ao longo do evento e legitimaram quanto ao mútuo interesse a fim de que os custos sejam minimizados e uma eficiência e maior produtividade alcançadas.

Nanotecnologia na Indústria automobilística

Nova lista de convocados da SEMSA é assinada

www.ecrau.com

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o secretário municipal de Saúde, Homero Miranda Leão Neto, anunciam na sexta-feira (20), pela tarde, em entrevista coletiva na sede do Palácio Rio Branco, no Centro, a nova lista de convocados do concurso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizado em 2012. O decreto de nomeação será assinado pelo prefeito e publicado no Diário Oficial no mesmo dia, com a lista de nomes dos profissionais que devem se apresentar na sede da Secretaria Municipal de Administração (Semad), com os documentos necessários. Esta é a quinta convocação feita pela Prefeitura de Manaus. No último dia 26 de maio, Arthur Neto determinou a convocação de 28 médicos cirurgiões-

-gerais para reforçar a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A prefeitura já realizou três convocações para os cargos de assistente e especialista em saúde, do concurso realizado em 2012 (Edital Nº 008), totalizando 1.071 servidores con-

vocados e 886 que tomaram posse do cargo e entraram em exercício. Também foram realizadas duas convocações para o cargo de médico (Edital Nº 007), com 225 profissionais convocados para posse, sendo que 143 entraram em exercício.


ecrau.com

Após sucesso, atriz pornô quer nova ‘maratona sexual’ se Chile avançar Após causar polêmica e ter o Twitter suspenso ao prometer (e cumprir) fazer sexo por 12 horas com seus seguidores, a atriz pornô chilena Marlen Doll apareceu com um novo perfil, e diz que pretende aumentar o período da “maratona de sexo” caso o Chile avance no Mundial. “Novo e único Twitter já que me suspenderam”, anunciou Marlen em uma de suas páginas no Facebook. No novo perfil, no entanto, a chilena prometeu repetir a fórmula polêmica que a tornou famosa, aumentando o período em que teria relações sexuais com seus seguidores. De volta ao Twitter, Marlen Doll prometeu maratona de 16 horas de sexo caso Chile avance na Copa do Mundo (Foto: Reprodução/ Twitter/Marlen Doll) “Siga-me para que venha a grande celebração - 16 horas para meus amados fãs do Twitter, porque amanhã ganharemos”, anunciou a chilena, prometendo aumentar em quatro horas o período de sexo com os seguidores caso o Chilevença a Espanha nesta quarta-feira (18). “Vamos todos gritar ‘Viva Chile’. Amanhã ganhamos e gozamos”, disparou a mulher em seu perfil no microblog. No site oficial de Marlen Doll, há galerias de fotos com o nome “promessas”, em que a mulher supostamente aparece tendo relações sexuais com alguns seguidores, após o Chile vencer os amistosos da seleção, antes da Copa do Mundo.

Manaus, 22 de junho de 2014 -

INUSITADO - 7

Ex-xerife que ofereceu drogas em troca de sexo pode voltar para cadeia O ex-xerife do condado de Arapahoe (Colorado) Patrick J. Sullivan Jr., de 71 anos, que foi preso em 2011 acusado de oferecer drogas em troca de sexo, foi considerado culpado de violar sua condicional e pode voltar para a cadeia. Sullivan, que já foi eleito

o xerife do ano em 2001 pela associação nacional da categoria, foi acusado de violar sua condicional após testar positivo, pela terceira vez, para drogas e álcool durante exame de antidoping. A Justiça deve divulgar nos próximos dias a pena imposta ao ex-xerife.

Trio é preso após roubar loja de armas com revólveres falsos

Maratona polêmica A atriz causou polêmica na web ao realizar uma maratona de sexo de 12 horas com seus seguidores no Twitter, cumprindo uma promessa após uma vitória da seleção do Chile sobre a Austrália. “Prometo que, se o Chile ganhar, terei sexo durante 12 horas com homens do Twitter”, escreveu Marlen em seu perfil. Após a seleção chilena vencer por 3x1, a atriz de filmes adultos comemo-

rou no microblog, e divulgou seu celular para que os seguidores entrassem em contato. “Ganhamos! Vamos celebrar com 12 horas de sexo”, escreveu, divulgando seu número de celular para que os homens entrassem em contato para marcar uma “sessão” com a chilena. Em seguida, Doll postou várias fotos abraçadas com homens, como forma de “divul-

gação” da comemoração. Ao final do período, Marlen comemorou a marca alcançada entre seus seguidores. “Descansando depois de 12 horas de prazer, estou muito feliz. Foi uma grande celebração”, escreveu a chilena. A promessa, no entanto, acabou fazendo com que a conta da mulher no Twitter fosse suspensa na rede social, após a divulgação de diversas fotos, que foram retiradas do ar.

Policiais de El Cajon, na Flórida (EUA), prenderam um trio acusado de roubar uma loja de armas local, usando réplicas de armas de fogo para enganar o dono do estabelecimento. De acordo com a emissora “NBC San Diego”, Mykeon D. Menefee, de 20 anos, entrou na “Hiram’s Guns & Spirits” acompanhado de dois menores, e rendeu o dono do estabelecimento com um revólver falso enquanto seus cúmplices quebravam as vitrines e retiravam armas do local. O trio, que usava máscaras, fugiu em seguida, e o dono da loja chamou a polícia. Perto dali, uma viatura tentou averi-

guar um carro que batia com a descrição informada pela vítima e, após o veículo evitar a viatura por várias esquinas, acabou em uma rua sem saída, onde os suspeitos foram rendidos e presos. No carro, os oficiais encontraram as armas roubadas e as réplicas de revólveres, assim como as máscaras usadas no crime. Ninguém ficou ferido no incidente. Menefee foi levado para a cadeia do condado de San Diego, enquanto os menores foram encaminhados para um centro de detenção juvenil. Todos respondem por roubo à mão armada e formação de quadrilha.

Mulher nua é vista tomando banho de sol em janela de prédio

Uma mulher nua foi flagrada tomando banho de sol no parapeito de uma janela de prédio em Viena, na Áustria. A cena provocou caos no trânsito da capital do país, pois muitos motoristas pararam para ver a jovem, segundo a imprensa local.

O estudante Gregory Shakaki e o motorista Michael Kineast foram alguns dos curiosos que registraram a mulher nua deitada de bruços na janela de um apartamento do 3° andar, tentando aproveitar melhor os raios de sol.

www.ecrau.com


Certificado de Autorização CAIXA n° 6-0343/2014

A CADA R$ 100,00 EM COMPRAS GANHE CUPONS PARA CONCORRER A 20 TV’S DE 50”LED SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY POCKET NEO GTS5310 BR/ CÓD. 67919-9 À vista: R$ 339,00

SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY FAME LITE GTS6790 PT/ CÓD. 67976-9 À vista: R$ 379,00

SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY PLUS TV GTS6293 BR / CÓD. 67954-1 À vista: R$ 429,00

SMARTPHONE SONY XPERIA DUAL CHIP C2304 PT / CÓD.67963-5 À vista: R$ 999,00

12X 1+14X

12X 1+14X

12X 1+14X 1+

12X 1+14X 1+

NOS CARTÕES

R$

OU

33,

90

NOS CARTÕES

MENSAIS

NO CREDIÁRIO

R$ 45,24

ANDROID 4.1

2 CHIPS

R$

37,

OU

MENSAIS

R$ 45,24

3G

ANDROID 4.1

WI-FI

HDMI

50

LED TV PHILIPS 32” LED HDTV 32PFL3008D78/ CÓD.67863-4 À vista: R$ 1.059,00

12X 1+14X

R$ 206,00

R$

OU

ENTRADA

105,

USB DTV

90 R$ 301,85

12X 1+14X

R$ 74,23

Total a prazo no Cartão R$ 1.270,80 Total a prazo no Crediário R$ 1.588,50

TV

CÂMERA DE

8 MPX

NOS CARTÕES

ENTRADA

HDMI FULL HD

R$

OU

125,50

R$ 301,85

MENSAIS

NO CREDIÁRIO

ANDROID 4.2

DE WI-FI CÂMERA 8 MPX DUAL CORE 1.2GHZ 4G

39”

LED TV PANASONIC 39” LED DTV TCL39EM6B/ CÓD.67884-3 À vista: R$ 1.255,00

NO CREDIÁRIO

MENSAIS

NO CREDIÁRIO

Total a prazo no Cartão R$ 1.134,00 Total a prazo no Crediário R$ 1.417,50

FULL HD

99,90

39”

32”

NOS CARTÕES

MENSAIS

ANDROID 4.1

R$

OU

Total a prazo no Cartão R$ 1.198,80 Total a prazo no Crediário R$ 1.498,50

2 CHIPS WI-FI

ENTRADA

94,

NO CREDIÁRIO

NOS CARTÕES

MENSAIS

R$ 45,24

USB

OU

42,

90

NO CREDIÁRIO

WI-FI

TV PANASONIC 32” LED HD TCL32B6B / CÓD.67826-1 À vista: R$ 945,00

R$

OU

Total a prazo no Cartão R$ 514,80 Total a prazo no Crediário R$ 643,50

ENTRADA

12X 1+14X

NOS CARTÕES

Total a prazo no Cartão R$ 454,80 Total a prazo no Crediário R$ 568,50

32”

NOS CARTÕES

90

NO CREDIÁRIO

Total a prazo no Cartão R$ 406,80 Total a prazo no Crediário R$ 508,50

R$

SEGUNDO SORTEIO DIA 18.06

DTV

MENSAIS

LED

TV PHILIPS 39” LED FHD 39PFG410978 / CÓD.67975-4 À vista: R$ 1.399,00

12X 1+14X NOS CARTÕES

FULL HD ENTRADA

USB

R$

OU

139,

90

R$ 301,85

MENSAIS

NO CREDIÁRIO

Total a prazo no Cartão R$ 1.678,80 Total a prazo no Crediário R$ 2.098,50

Total a prazo no Cartão R$ 1.506,00 Total a prazo no Crediário R$ 1.882,50

50” TV PANASONIC 50” LED TCL50E6B/ CÓD.67854-2 À vista: R$ 2.779,00

12X 1+14X NOS CARTÕES

A Bicicleta BICICLETA PRINCEda BIKE Copa

R$

OU

COPA 2014 21M VD AM / CÓD.67972-9 À vista: R$ 299,00

277,90 MENSAIS

NO CREDIÁRIO

Total a prazo no Cartão R$ 3.334,80 Total a prazo no Crediário R$ 4.168,50

LED

ENTRADA

HDMI FULL HD

21

ENTRADA

USB

MARCHAS

NO CREDIÁRIO

R$ 434,00

CREDIÁRIO

PRÓPRIO

FACILIDADE PARA

PAGAMENTO

LOJAS NA CAPITAL

E NO INTERIOR

GARANTIA

ESTENDIDA

12X 1+14X NOS CARTÕES

ENTREGA

GRÁTIS

MONTAGEM

GRÁTIS

R$

OU

29,90 MENSAIS

Total a prazo no Cartão R$ 358,80 Total a prazo no Crediário R$ 448,50

RENEGOCIAÇÃO

DE CONTRATOS

HORÁRIO

ESTENDIDO

Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condição para plano no carnê TVLAR (1+14X). Plano (12X) nos cartões AMEX, VISA e MASTER. Ofertas válidas somente para Manaus dos dias 15 à 25/06/2014. Para retirar seu cartão TVLAR dirija-se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!

Bem perto de você.


Manaus, 22 de junho de 2014

Edição 2560

COPA DO MUNDO

Manaus é destaque entres as sedes da Copa

Mais 10 torcedores da TV Lar vão assistir os jogos em TV Led de 50´

Falso alerta de bomba mobiliza PM e PF


ecrau.com

10 Manaus, 22 de junho de 2014- BLITZ

Mais 10 torcedores da TV Lar vão Ô MENINO LINDO! assistir os jogos em TV Led de 50´ É a força da torcida que carrega o time pra frente. O segundo sorteio de 10 Tv’s led de 50’’ da Promoção Show de Bola Tv Lar foi realizado na última quarta-feira (18) no Manaus Plaza Shopping, os vendedores, os clientes e os curiosos estavam muito animados com a presença da Blitz do Maskate na torcida vibrante com muito êxtase. A cada vez que os cupons eram jogados ao alto a expectativa de saber quem eram os novos 10 felizardos tomava conta dos que estavam presentes na loja.

O famoso Tiririca do Amazonas foi quem comandou a folia, era o mais eufórico com suas madeixas loiras, seu sorriso sensual e o seu famoso “olhar 43”.

Cheio de graça para o lado das maskatinhas, ele agitou a galera que acompanhava a festa levando muita descontração para a realização do sorteio.

TEM MAIS SORTEIO POR VIR AÍ MINHA GENTE! Mas não chore, nem se desespere, porque ainda temos mais um sorteio para realizar, mais 10 TVs led de 50’’ à sua espera, para participar é mais fácil que ti-

rar doce de criança, a cada R$ 100,00 em compras em qualquer uma das lojas TV Lar, você ganha um cupom coloca seus dados corretamente, deposita na urna e

comece a torcer. Corra porque são os últimos 10 TV’s pra você poder assistir aos jogos da Copa do Mundo, ainda há tempo. Muito fácil muito simples. Só falta você!


Manaus é destaque entres as sedes da Copa ecrau.com

Como todos nós sabemos, antes de começar a copa do mundo 2014, a cidade de Manaus foi hostilizado, tanto por estrangeiros e quanto por brasileiros. Cobras, aranha, escorpião foram destaques mundiais, mas esses desconhecidos não contavam com a hospitalidade e o calor dos manauaras. O

que deixou muito deles de queixo caído. A avaliação feita pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) sobre os primeiros jogos da Copa, Manaus foi a cidade com o melhor desempenho. A cidade de Manaus foi a que melhor se apresentou sob todos os aspectos – segurança, a questão da saúde

Manaus, 22 de junho de 2014 - COPA 11

e organização interna. Ainda segundo eles, temos o estádio mais bonito dessa Copa. O povo amazonense, que está dando um belo exemplo de hospitalidade, alegria e eficiência. Um exemplo foi o elogiado trabalho prestado pelos jovens voluntários que estão atuando nos eventos da Copa em Manaus.

Jogo do Brasil x Camarões Grécia e Japão fazem

jogo sem gols em Natal

A vitória da Croácia foi boa para o Brasil porque Camarões vai enfrentar a seleção brasileira, na próxima segunda, em Brasília, já eliminado. Um placar

magro, porém, teria sido melhor para o time de Felipão. Afinal, agora qualquer derrota brasileira aliada a um empate entre Croácia e México, no Re-

cife, elimina o Brasil, uma vez que os croatas já têm saldo igual ao brasileiro, dois gols e três pontos. O México, assim com o Brasil, soma quatro pontos.

Grécia e Japão empataram sem gols na tarde de quinta-feira (19), no Estádio Arena das Dunas, em Natal. As seleções, que disputam uma das duas vagas para as oitavas de final do grupo C da Copa do Mundo, têm apenas um ponto somados. O Japão precisa vencer a Colômbia e torcer para que a Costa do Marfim não vença a seleção da Grécia. Caso aconteça, a segunda vaga seria decidida no critério de desempate.Com o resultado desta quinta-feira, a Colômbia já assegurou uma das duas vagas do grupo. Com seis pontos ganhos, ele têm pelo menos o segundo lugar garantido. A última do grupo acontece na próxima terça-feira (24), às 16h (de Brasília). Colômbia e Japão se enfrentarão na Arena

Pantanal, em Cuiabá, e Grécia e Costa do Marfim jogão na Arena Castelão, em Fortaleza.


12 Manaus, 22 de junho de 2014 - POLÍCIA

Se foi mais um guerreiro

O policial militar Antônio Amaral Viana, 27, que estava internado há 15 dias no 28 de Agosto, morreu na quarta-feira (18). Ele foi ferido a tiros, ao reagir a um assalto, n início do mês, na rua Nova, na Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste. Antônio era lotado no 28° Cicom e feriu um dos assaltantes que foi preso.

Colombianos são presos por furtar mochila de turista peruano

Dois comerciantes colombianos foram presos em flagrante, em Manaus, suspeitos de furtarem a mochila de um turista peruano que está na cidade para assistir aos jogos da Copa do Mundo. Os suspeitos, identificados como Luiz Fernando Hernandez Diaz e Jair José Uran, foram capturados pela Polícia Militar e levados a uma delegacia. Na mochila, havia pertences pessoais e a quantia de R$ 800. A vítima fazia compras em uma loja de importados na rua José Paranaguá, no Centro de Manaus, quando teve o objeto levado no momento que escolhia produtos. Policiais militares da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram acionados e, por meios de imagens das câmeras de segurança do estabelecimento, conseguiram identificar dois colombianos como autores do furto. Os suspeitos foram encaminhado para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Praça 14. A prisão deles foi comunicada ao consulado da Colômbia e à Polícia Federal. Os dois estavam em Manaus desde o dia 6 deste mês e tinham autorização para permanecer na cidade por 90 dias.

ecrau.com

Falso alerta de bomba mobiliza PM e PF O grupamento de Manuseio de Artefatos Explosivo (Marte) da Polícia Militar foi acionado no final da noite desta quinta-feira para investigar uma suspeita de bomba em um ônibus que estava parado no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Nada foi encontrado no veículo, que tinha placas da Venezuela. O chamado à Polícia Militar foi feito por funcionários da Subway, lanchonete que fica no Aeroporto de Manaus, na noite de quinta-feira (19). Segundo eles, o ônibus estava estacionado no local há, aproximadamente, uma semana. Além do Marte, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Polícia Federal também estiveram no local para a operação. Cães da polícia militar farejaram dentro do ônibus e não encontraram artefatos e o Marte fez buscas nas proximidades do veículo, mas nada foi encontrado.

Morador de rua é cruelmente morto em Nova Olinda

O vendedor de verduras Antônio Eudes Diego da Silva, 43, foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) última quinta-feira (19). O crime ocorreu no município de Nova Olinda do Norte ( a 135 quilômetros da capital). A Polícia Civil informou que, a vítima foi morta com golpes de faca. E os suspeitos do crime, Joander Júnior Dias Caetano, o ‘Júnior Gay’, Viviane Lemos da Silva e um travesti conhecido como ‘Bebel’, foram presos em Manaus, e encaminhados para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Morto com 70 golpes de terçado

Idoso perde controle de veículo e colide com árvore O caseiro Antônio Santos Souza, 51, foi morto com pelo menos 70 golpes de terçado, no início da noite da última quarta-feira (18), em um sítio onde trabalhava localizado no km 14 da Estrada do Puraquequara, na zona leste de Manaus.O caseiro foi morto depois que três homens, ainda não identificados pela polícia, invadiram o sítio para roubar galinhas. Antônio ficou com o rosto completamente deformado. Ele ainda foi atingido com vários golpes pela cabeça, costas, pescoço, peito, pernas e braços, conforme laudo do Instituto Médico Legal. O terçado utilizado pelos suspeitos foi deixado no local do crime, e apreendido pelos policiais militares da 28ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) abriu inquérito para investigar o crime.

Um acidente de trânsito causou congestionamento na avenida Efigênio Sales, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, na quinta-feira (19). Um motorista de 70 anos, identificado como Sérgio Luiz Medley Maron, perdeu o controle da direção sobre a pista molhada e acabou colidindo com árvore do canteiro central. O veículo, um Gol de cor preta e placas OAM-5378, vinha no sentido Centro/ bairro, já próximo à rotatória do bairro Coroado. O motorista sofreu escoriações, porém foi levado ao Hospital e Pronto Socorro João Lúcio.


ecrau.com

Manaus, 22 de junho de 2014 POLÍCIA - 13

Cambista são presos durante a Copa

Chileno invadiu Maracanã e se deu mal Faltavam poucos minutos para o início da partida entre Chile e Espanha, quarta-feira (18), no Maracanã, quando torcedores sul-americanos tentaram invadir o estádio, sem ingresso. A ação foi um ato de de-

sespero, segundo um dos envolvidos. O chileno de 23 anos reconheceu que errou, mas apontou falha de planejamento dos organizadores por não terem reservado bilhetes prioritários para torcedores dos dois países que

se confrontariam. Representantes do Governo Federal e do Comitê Organizador Local reconheceram as falhas, mas se limitaram a apontar problemas de segurança — não de organização. O secretário

Após a destruição da concessionária, os manifestantes seguiram para Pinheiros. Um deles atirou pedras na igreja Nossa Senhora de Monte Serrat. Um flanelinha se revoltou com o ato e partiu pra cima de outro manifestante com um pedaço de pau. O black block reagiu.Pelo menos cinco agências foram quebradas. Ninguém foi detido. Segundo o movimento, cerca de 6 mil pessoas participaram da passeata. Já a PM contou 1.300 pessoas.

Grave acidente na BR-020 deixa uma criança morta e cinco feridos Uma criança de dois anos morreu e cinco pessoas ficaram gravemente feridas em um acidente na BR-020. O fato ocorreu por volta das 9h desta quinta-feira (19/6) no Km 34, próximo do Posto São Roque, sentido Planaltina. O carro no qual a menina se encontrava estava com excesso de passageiros. A garota não estava na cadeira de segurança, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Polícia indicia 5 suspeitos de matar jovem no Rio

extraordinário para grandes eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues, garantiu que esse tipo de violência não vai se repetir, mas não anunciou que medidas serão adotadas para evitar novos problemas.

Protesto tomou conta de São Paulo A concessionária de veículos Caltabiano, destruída na noite de quinta-feira (19) durante um protesto, concluiu uma reforma há uma semana e agora tem um prejuízo estimado de R$ 2 milhões. Uma caçamba do lado de fora ainda tinha grande quantidade de pedras da obra e serviram de munição para os vândalos. Na manhã desta sexta (20), várias pedras permaneciam sobre os carros, e os proprietários esperavam a polícia para uma perícia.

Ao menos 104 cambistas foram detidos tentando vender ingressos em nove das 12 cidades sedes da Copa do Mundo. No Rio, 54 cambistas foram detidos pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal, em ação conjunta com a Secretaria de Ordem Pública. Na última quarta-feira (18), mais 40 cambistas foram detidos. Onze deles eram chilenos, dois eram colombianos, dois americanos, dois canadenses, dois mexicanos, além de um japonês, um alemão, um venezuelano e um peruano. as prisões feitas pela Polícia Civil, a assessoria de imprensa informou que o Instituto de Segurança Pública (ISP) vai computar os dados referentes à Copa e repassá-los à Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) após o fim do evento.

O acidente envolveu três veículos: um Fiat Pálio, um Siena e um Gol. De acordo com informações do condutor do primeiro veículo, o Gol entrou na rodovia sem respeitar a preferência da via. O motorista foi obrigado a frear bruscamente, quando o Siena que seguia atrás não conseguiu diminuir a tempo de evitar a colisão. Com o impacto o carro de trás, saiu da pista e capotou.

A Polícia Civil descartou a possibilidade de envolvimento de PMs na morte de Lucas Farias dos Santos, de 13 anos, na localidade conhecida como Caratê, na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, e indiciou cinco homens pelo crime. O jovem levou um tiro no peito, foi socorrido, mas morreu durante uma cirurgia no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, na semana passada. O delegado da especializada contou que os cinco suspeitos envolvidos no tiroteio são: Leonel Alvez de Jesus, Thiago dos Santos, conhecido como Guia, Victor Hugo Cazumba Passagem, o Dorime, Júlio César Batista de Santana, o Dimaçã, e Ricardo Eduardo Alves Correa Damião, o Neném. A Justiça expediu mandados de prisão temporária para eles que, segundo a polícia, já são considerados foragidos. Segundo os agentes que prestaram depoimento, pelo menos dois suspeitos, Leonel Alvez e Ricardo Damião, estavam armados e atirando no momento do crime.


ecrau.com

14 Manaus, 22 de junho de 2014 - NOVELAS

Valesca Popozuda tieta Tony Ramos e brinca: ‘É carne de qualidade’

O melhor das novelas MEU PEDACINHO DE CHÃO

Juliana confessa para Gina que está dividida entre Renato e Zelão

Valesca Popozuda tietou Tony Ramos e não perdeu a piada com o ator, que é garoto-propaganda de uma marca de carnes: “Bom dia, Popofãs!!! Sim, é carne de qualidade. Com o querido Tony Ramos, grande ator. Respeito e sou fã”. Valesca posou recentemente para a revista “TPM” e revelou seu tipo de homem. “Por incrível que pareça, eu gosto do Fábio Júnior. É o meu estilo”, disse ela, que posou cercada de homens nus no especial da publicação.

Ferdinando avisa ao pai que se o ônibus não chegar à Vila no dia seguinte ele vai até Antas novamente. Giácomo não recebe Viramundo em sua casa e o rapaz busca abrigo na igreja. Juliana confessa para Gina que está dividida entre Renato e Zelão. Giácomo constata que a conversa que Ferdinando teve com o gerente da empresa de ônibus deu certo. Padre Santo pede a Dona Tê que acolha Viramundo em sua casa.

EM FAMÍLIA Helena e Virgílio discutem ao falar de Luiza

Malu elogia o desempenho de Alice nas aulas da academia de polícia. Verônica tenta causar ciúme em Silvia falando do café da manhã que Cadu preparou para ela. Helena e Virgílio discutem ao falar de Luiza. Guiomar se preocupa com os delírios de Juliana, que diz a Bia que vai comprar uma ilha para elas morarem juntas. Luiza diz a Laerte que resolveu mesmo se casar na igreja.

Bruna Marquezine faz ‘carão’ em foto para revista

GERAÇÃO BRASIL Qual será o próximo desafio no app de Davi e Manu? Bruna Marquezine caprichou no “carão” para uma foto tirada nos bastidores de um ensaio para a edição de julho da revista “Cabelos&Cia”. A imagem foi divulgada no Instagram nesta sexta-feira, 20, pelo cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi. “A diva foi fotografada no Copa , #musa #surferHair”, escreveu ele. Na imagem, a atriz, que está lutando para conciliar as gravações de “Em família” e o namoro com Neymar - ela tem aproveitado todas as brechas para assistir a performance do jogador na Copa do Mundo e namorar um pouco -, aparece com os cabelos ondulados e despenteados, no estilo surfista, e mostra sua sensualidade.

Cláudia Bossle Campos, viúva de Champignon, desabafa em rede social

Cláudia Bossle Campos, viúva de Champignon, usou o Facebook para reclamar de saudade do músico, na quinta-feira, 19. Ela, quem tem uma filha do músico, Maria Amélia, postou uma foto dos dois juntos e contou que está passando por um momento ruim: “Essa semana foi difícil. Mas vamos seguindo day by day (dia após dia)... E Deus está sempre conosco. Foto nostálgica de 2 anos atrás”. Nos comentários, amigos e fãs do baixista tentaram confortar Cláudia. “Força, querida. Ele está olhando por você e pela pequena Maria Amélia!”, “Fé, serenidade e muito amor para você”, “Nada mais lindo do que as lembranças de uma vida boa a dois” e “Se ele faz falta pra gente (fãs), imagino para você” foram algumas das mensagens deixadas.

Acompanhe as emoções dos desafios de Davi e Manu no aplicativo Filma-e e outras ações nas pílulas diárias na TV e no site de Geração Brasil.


ecrau.com

Manaus, 22 de junho de 2014 - ENTRETENIMENTO 15

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Cabelos: Sonhar com Cabelos: Ver uma cabeleira comprida pressagia vida longa. Se fez tranças com os cabelos significa dívidas.Se a mulher sonha que está com os cabelos revoltos ou soltos, sinal de fuga do marido.

RECEITA

Pizza de liquidificador

PIADAS Bêbado e a procissão O cara tava no maior porre dentro dum boteco lá no Rio de Janeiro, E na rua estava passando uma procissão. O Bêbado sai na porta do boteco e grita: - Olha a mangueira ai gente !!!! O pessoal caiu de porrada encima do bêbado dizendo: - Não respeita a santa? E a procissão continuou, chegou na curva da rua a santa esbarra numa mangueira e cai. O bêbado sai de dentro do bar e diz cambaleando: - Eu não falei?? Adivinhas Qual é o bicho que anda com as patas? O pato.

Ingredientes 1 xícara (chá) de leite 1 ovo 1 colher (chá) de sal 1 colher (chá) de açúcar 1 colher (sopa) de manteiga 1 1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento químico em pó Modo de preparo Primeiro, bata todos os ingredientes no liquidificador até que comece a borbulhar. Coloque a mistura numa assadeira para pizza, untada. Asse em forno previamente aquecido. Para rechear use queijo, tomate, orégano e o que mais for da sua preferência.Leve novamente para o forno e deixe alguns minutos.

O Gaúcho e o Mineiro O mineiro vai e pede um copo de leite la no buteco no Rio Grande do Sul. Aparece um gaúcho cheio de prosa e diz: - Mas bah tchê, aqui no Rio Grande do Sul nós não gostamos de homem que bebe leite! O mineiro prontamente responde: - Uai sô, em Minas nóis não gosta de homem de jeito nenhum! A Contribuição Um senhor bate à porta de uma casa e assim que um homem abre ele diz: - O senhor poderia contribuir com o Lar dos Idosos? - É claro! Espere um pouco que eu vou buscar a minha sogra! Álgebra O filho chega da escola e sua mãe, que é loira, pergunta: - O que você aprendeu hoje na escola? E o filho responde: - Álgebra. - Então fala pra mamãe como se fala “Bom Dia” em álgebra?

CURIOSIDADES

Sobre as Unhas

Você sabia, por exemplo, que no Egito Antigo, as mulheres tingiam as unhas e que naquela época os esmaltes eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelhas? Pois é…e pior, a secagem era lenta e a película que se formava sobre a unha absorvia a poeira e saía com facilidade… A cor, em princípio, era preta e a base de henna. Com o tempo, foi ficando mais clara e com tons de marrom claro. Com isso, as cores do esmalte passaram a indicar a classe social do indivíduo: os tons claros eram usados por mulheres de classes mais baixas e os tons intensos, pela nobreza. Cleópatra,aquela rainha que não era tão bela assim,criou uma lei determinando que ela seria a única autorizada a usar unhas pintadas de vermelho e, segundo a história ou a lenda, uma severa punição poderia ser aplicada para quem desobedecesse sua ordem, a infratora podia até ser executada. Já na China antiga, as unhas compridas eram cultuadas como sinônimo de nobreza e os guerreiros, em demonstração de poder e coragem, pin-

Horóscopo do Dia Áries O ambiente é descontraído e você está se voltando para novos prazeres sem perder a cabeça. Você se sente em forma para atacar o seu estilo de vida diário, mas você também deve pensar em reequilibrar sua dieta. Touro Outras pessoas vão ver que você está sendo mais sério do que o habitual, elas admiram isso. Você precisa beber mais água e mover o corpo para obter a sua energia de volta - isso vai ajudar a limpar sua mente, também. Gêmeos Concentre-se em estabilidade e confiança hoje, consolidando as coisas com as pessoas próximas a você e coloque as cartas na mesa. Você vai estar em excelente forma em geral, mas cuidado com o que come para ter mais energia. Câncer As discussões da noite anterior deixaram as coisas claras e a estrada à frente será agora mais evidente, mas usar muita energia poderia fazê-lo acreditar que você é ineficiente. Você simplesmente tem que sair da rotina. Leão As pessoas ao seu redor serão mais imprevisíveis do que o de costume. Certifique-se de estudar as propostas que lhe forem feitas com cuidado. Você está se sentindo muito bem, mas as coisas podem ficar ainda melhores se você manter uma dieta equilibrada a longo prazo. Virgem Você terá um longo caminho a percorrer para encontrar um ponto comum de acordo com pessoas próximas a você a respeito de seus planos. Apesar de sua tendência a pensar muito, você vai manter a sua compostura, tome ar fresco, literal e figurativamente. Libra Você vai se sentir mais otimista novamente por ter feito uma escolha definitiva. Sua saúde é instável e inadequada para suas atividades. Os altos e baixos que você está sentindo são sinais de fadiga mental. Escorpião Você sabe como animar o ambiente sem se sentir intimidado por pessoas que estão em seu caminho. Seria altamente recomendado melhorar o seu físico. Seu altruísmo levou você longe demais. Descanse um pouco e pense mais em si mesmo. Sagitário Você terá a sensação de que as coisas estão indo rápido demais, mas as relações com os outros lhe permitirão manter o ritmo. Você está totalmente feliz com você mesmo e está estabelecendo uma vida equilibrada. Praticar esporte seria uma boa ideia. Capricórnio Finalmente você vai ser capaz de resolver os seus assuntos administrativos. Continue com os esforços feitos mês passado. Aquário Nada vai abalar o seu otimismo hoje. As mulheres vão lhe trazer sorte. Sua moral irá ajudá-lo a esquecer de pequenos problemas que afetam você. Tome tempo para fazer refeições adequadas.

tavam as unhas de preto antes de partirem para a batalha. Ainda bem que esse costume não passou para o lado Ocidental… Pelo menos quando se pinta de preto, vermelho ou branco talvez a única batalha seja mesmo a da conquista!

Peixes Não crie preocupações que não existem. Sua facilidade em seus relacionamentos irá ajudá-lo a superar esse tipo de humor. Você sente uma necessidade de respirar e desacelerar. Seria bom dedicar algum tempo para relaxar e voltar à fase inicial.


Edição 2560  

Edição 2560