Issuu on Google+

novos secretários são empossados Manaus, 09 de abril de 2014

Nº 2507

É urgente retomar, rever e recomeçar a ZFM

Prorrogação será pressionada pela canalha paulista

TRT determina multa de R$ 200 mil por dia a rodoviários caso voltem à greve

A EMS, a ZFM e o PT


ecrau.com

2 OPINIÃO - MASKATE

FALA SÉRIO A EMS, a ZFM e o PT

Jornal@Maskate.com.br

CIDADE DOS MALUCOS

As interceptadas pela Polícia Federal mostram que o ex- vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR) – ele renunciou para não ser cassado - e o doleiro Alberto Youssef atuaram em parceria para tentar viabilizar a assinatura de um contrato entre uma empresa de Youssef e o Ministério da Saúde. Na jogada está a EMS, uma empresa de genéricos da ZFM.

22.039 Versículo do Dia Mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação se alegrará o meu coração. Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem. Salmos 13:5-6

Santo do Dia

Burro na sombra

Em diálogo descrito em relatório da PF, realizado em 19 de setembro de 2013, Youssef chega a dizer a Vargas que o negócio junto ao ministério garantiria a “independência financeira” de ambos. A EMS, a maior empresa de genéricos do Brasil, já negou a presepada, mas a polícia federal quer saber detalhes da justificativa.

Trama na Saúde A EMS instalou, pelas mãos de Lula, seu tentáculo em Havana, em 2010. E já havia firmado contrato com a empresa Labogen, pertencente ao doleiro que está preso, criada para abocanhar verbas do Ministério da Saúde no fornecimento de medicamentos.

Compulsão perversa

É impressionante como educação e saúde são as áreas prioritárias para a gana insaciável dos corruptos. Com o desvio de montanhas bilionárias eles provocam o retardo mental de jovens e adolescentes que virou epidemia nacional e um país de pessoas doentes. 80% dos processos de corrupção são nessa área.

Greve marota Não importa aos promotores da greve oportunista levar à lona o interesse público, deixando a pé a população manauara que depende de ônibus. O prefeito Arthur Neto foi pra cima e cortou a curica antes que fosse prorrogado o estrago.

Sem crédito

E a decisão de tumultuar a cidade decididamente nada teve de inocente. A greve foi pensada para promover candidaturas, fortalecer a “imagem” de determinadas lideranças diante de uma categoria que já não se sente representada.

O dia 09 de abril na História • 193 - Septímio Severo é proclamado Imperador Romano pelo exército na Ilíria, província romana nos Bálcãs. • 1241 - Batalha de Legnica, vitória mongol sobre os exércitos poloneses e alemães. • 1555 - O Cardeal Marcelo Cervini é eleito Papa com o nome de Marcelo II. O seu pontificado iria durar apenas 21 dias. • 1691 - Forças Francesas capturam a cidade de Mons na Bélgica. • 1721 - Um terremoto causa 250 mil mortos na Pérsia. • 1865 - O general sulista Robert E. Lee rende-se a Ulysses S. Grant em Appomattox, pondo fim à Guerra Civil Americana. • 1877 - Fundada a cidade paulista de Mogi Guaçu. • 1916 - Primeira Guerra Mundial: Batalha de Verdun - Tropas alemãs lançam a terceira ofensiva na batalha.

• 1918 - Primeira Guerra Mundial: Batalha de La Lys, com pesada derrota para o exército português infligido pelas forças imperiais alemãs. • 1928 - O islamismo deixa de ser reconhecido como religião estatal na Turquia. • 1940 - Segunda Guerra Mundial: Os Alemães invadem a Noruega e a Dinamarca. • 1949 - Fundada a cidade paulista de Conchal. • 1956 - União Soviética e Mongólia assinam pacto económico. • 1964 - Começo da vigência do Ato Institucional 1 (AI-1) na ditadura militar brasileira. • 1969 - O avião supersônico britânico Concorde 002 termina com êxito seu voo de teste. • 1977 - Legalização do Partido Comunista, em Espanha.

Ipanema, de Nara Leão e Roberto Menescal. • 1987 - Em Itália, demissão do primeiro ministro Bettino Craxi. • 1991 - A Geórgia declara-se independente da União Soviética. • 1999 - Assassinato do presidente do Níger Ibrahim Baré Maïnassara. • 2003 - Saddam Hussein, ditador do Iraque, foge de Bagdá para o norte do país, depois ter o Exército iraquiano ser derrotado por tropas americanas e ser deposto do poder, após ficar quase 24 anos no poder (assumiu a presidência em 17 de julho de 1979). • 2005 - Casamento de Carlos, Príncipe de Gales e Camilla Parker-Bowles. • 2009 - Em Tbilisi, capital da Geórgia, 60.000 pessoas manifestam-se contra o governo de Mikheil Saakashvili.

• 1913 - É aberto o primeiro parlamento da China em Beijing.

• 1986 - Primeiro CD musical lançado no Brasil: Garota de

• 2008 - A CBF anuncia a criação do Campeonato Brasileiro Série D, que estreou em 2009.

ÉGUA

PAI D’ÉGUA

FILHO DA ÉGUA

Nas tetas...

Já este ano serão 9 os deputados federais e 27 os estaduais na caça e captura da cadeira da mamata. O Amazonas é vítima de uma representação parlamentar das mais medíocres de sua História.

...da viuva

E se é verdade que cada povo tem o representante que merece, mais do que bons deputados estamos precisando de melhores eleitores. Ou não?

Ninguém Merece!!!

• O Amazonas deve gerar o segundo menor número de empregos no segmento turístico, no período da Copa do Mundo de Futebol. Das 47,9 mil vagas de trabalho estimadas para os locais que receberão o mundial, o Estado ficará com apenas 2,1% dos postos, ou pouco mais de mil vagas. • As informações são da CNC, divulgado nesta segunda-feira (7), as principais vagas previstas serão no setor de alimentação, seguido do de transporte, hospedagem, cultura e recreação e agência de viagens. • Para o presidente da Fecomércio-AM, José Roberto Tadros, a quantidade estimada não pode ser encarada como pequena, principalmente por ser só para a época do evento. De acordo com Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), a Copa deverá gerar um fluxo de 3,6 milhões de turistas.

www.ecrau.com

Um pedreiro de 30 anos foi preso na manhã de segunda-feira (7), suspeito de violentar sexualmente a enteada, de 7 anos, na casa em que dividia com a mãe da criança, no Conjunto Parque das Garças, localizado no bairro Novo Aleixo, Zona Leste de Manaus. O homem nega o crime.

O diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade que juntamente ao órgão realizou nesta terça-feira ações na luta contra o câncer. A expectativa é atingir em torno de três mil pessoas durante as atividades, levando informação e conscientização sobre a importância da prevenção.

André Vargas primeiro-vice-presidente da Câmara, pediu na segunda (7) licença da Casa pelo prazo de 60 dias para tratamento de assuntos de interesse particular. O STF será responsável por investigar a relação entre ele e o doleiro Alberto Youssef.

jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 Marketing: (092) 3673-9333 Adm.: (092) 3673-7445 Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Ger.de marketing: Anamaria Leventi|marketing@maskate.com.br Ger. industrial: Glenher Vegas |industrial@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

Santa Maria de Cléofas Maria de Cléofas, também chamada “de Cléopas”, ou ainda “Clopas”. É destas três formas que consta dos evangelhos o nome de seu marido, Cléofas Alfeu, irmão do carpinteiro José. Maria de Cléofas era, portanto, cunhada da Virgem Maria e mãe de três apóstolos: Judas Tadeu, Tiago Menor e Simão, também chamados de “irmãos do Senhor”, expressão semítica que indica também os primos, segundo o historiador palestino Hegésipo. Por sua santidade, ela uniu-se à Mãe de Deus também na dor do Calvário, merecendo ser uma das testemunhas da ressurreição de Jesus (Mc 16,1): “E passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo”. O mensageiro divino anunciou às piedosas mulheres: “Por que procuram o vivo entre os mortos?” Esse é um fato incontestável: nas Sagradas Escrituras vemos Maria de Cléofas acompanhando Jesus em toda a sua sofrida e milagrosa caminhada de pregação. Estava com Nossa Senhora aos pés da cruz e junto ao grupo das “piedosas mulheres” que acompanharam seus últimos suspiros. Estava, também, com as poucas mulheres que visitaram o túmulo de Cristo para aplicar-lhe perfumes e ungüentos, constatando o desaparecimento do corpo e presenciando, ainda, o anjo anunciar a ressurreição do Senhor. Assim, Maria de Cléofas tornou-se uma das porta-vozes do cumprimento da profecia. Tem, portanto, o carinho e um lugar singular e especial no coração dos católicos, neste dia que a Igreja lhe reserva para a veneração litúrgica.


ecrau.com

É urgente retomar, rever e recomeçar a ZFM

Prorrogação será pressionada pela canalha paulista A greve se foi, ficaram os rescaldos e a preocupação com a retomada. Além da retomada progressiva da normalidade, que promete devolver em 5 dias a liberação das mercadorias travadas, de acordo com a liderança do movimento, impõem-se um mutirão em todos os demais serviços que ficaram prejudicados. É uma forma de mitigar parte dos danos, que alcançam percentuais inquietantes de perdas irrecuperáveis. Algumas urgências precisam ser pontuadas, a saber: liberação das PLI’s de ativos, peças de reposição de uso e consumo; análise de projetos; liberação de cadastros; liberação dos diversos tipos de laudos técnicos; inclusão de insumos na listas padrão; cadastro de novos produtos: solicitação e, é importante sublinhar, a análise de PPBs. São pendências recentes, outras crônicas, muitas delas predatórias, diz o presidente do CIEAM, Wilson Périco.

MANCHETE - MASKATE 3

O Distrito II vai afundar! Na volta progressiva à rotina da (a) normalidade, um grito soou na ultima sexta-feira, emitido por um companheiro que tem seu projeto instalado no Distrito 2. “ ...a estrada Palmeira do Miriti vai acabar!” O alerta se fez acompanhar de um vídeo que mostra a iminência do colapso viário daquela área onde estão instalados os empreendimentos da segunda etapa do PIM. É a volta dramática a uma rotina do abandono, expresso num jogo de empurra que parecendo ter fim nem indício de intervenção. Em entrevista a Tv nesta segunda-feira, o titular da Suframa foi veemente na elucidação definitiva da responsabilidade sobre a área denominada Distrito Indus-

trial, A partir do momento em que o prefeito de Manaus autorizou por decreto, a Suframa a conveniar com o Governo do Estado os serviços de recuperação da malha viária, no Distrito I, esse imbróglio está resolvido. Por isso, é inaceitável travar o setor produtivo por omissão ou indefinição de atribuições. Todos tem clareza legal dos diversos serviços que dizem respeito ao Governo do Estado, à União e à Prefeitura de Manaus. É essencial atrelar essa definição às respectivas arrecadações de taxas e tributos. Ora, se a área fosse responsabilidade federal não haveria tributação de alvará, IPTU, ISS e outros tantos, em função da imunidade recíproca.

Insegurança jurídica O desaparecimento iminente num monumental e escandaloso buraco da Estrada Palmeira do Miriti, na verdade, faz parte de um vazio inaceitável do estatuto legal, que fazemos questão de tratar sob o paradigma avestruz. E isso se aplica à lista infinita de desacatos ao marco regulatório, - TSA, PPB, P&D, siglas que descrevem as taxas da Suframa, o embargo dos processos produtivos para a indústria poder trabalhar, as verbas dispersas ou desviadas de pesquisa & desenvolvimento, uma buraqueira institucional a que estamos submetidos. Acostumamos a fazer leis para desacata-las, a pagar taxas que

são inconstitucionais, a abrir mão do acompanhamento das contribuições que compete ao setor produtivo recolher. É hora, pois, de retomar, si-

multânea e inadiavelmente, na rotina da normalidade, a legalidade e a partilha de responsabilidades que convenientemente fazemos questão de esquecer.

Pressão dos paulistas

A quem interessa ter a imagem da autarquia e da superintendência da Zona Franca de Manaus maculada por incompetência ou incúria? Nesta segunda-feira, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee)

apresentou propostas para revisão na renovação da Lei de Informática à secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). O foco abordou a desoneração do PIS/Cofins e do

IPI para os produtos eletrônicos, mas o interesse das indústrias fora da ZFM é assegurar mais vantagens para produção de tablets e softwares. Empenhado em formular objeção contundente à prorrogação de 50 anos para os incentivos fiscais a empresas na Zona Franca de Manaus – a entidade reclama que o prazo é longo demais – a proposta vai alimentar a bancada parlamentar que tem tramado nos bastidores contra a economia local e só aceitará votar a PEC 506/2010 assegurando para seus estados a prorrogação dos incentivos da Lei de Informática. “Se não houvesse Lei da Informática, as empresas teriam de estar em Manaus, e outras estariam fora do Brasil. A lei foi uma reação à excrescência da Zona Franca”.

www.ecrau.com


4 CIDADE - MASKATE

Cerca de 90 empresas participam do ‘Feirão Limpa Nome’ online da Serasa Começou nesta segunda-feira (7) a segunda edição do Feirão Limpa Nome Online gratuito promovido pela empresa de análise de crédito Serasa Experian. Até 17 de abril, o serviço permite que qualquer consumidor de todo o país negocie, pela internet, suas dívidas diretamente com os credores, aproveitando condições especiais de pagamento. O serviço pode ser realizado pelo endereço eletrônico www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online.

ecrau.com

secretários são empossados pelo prefeito de Manaus Homero de Miranda Leão (Saúde), Elvis Damasceno (Esportes e Lazer), Glauco Francesco de Souza Luzeiro (Centro) e Marcelo Magaldi Alves (Manaus Previdência) são os novos secretários das pastas municipais de Manaus. Elvis Damasceno e Glauco Francesco exerciam função de subsecretários e o prefeito afirmou que a idéia é dar seguimento ao trabalho que já vinha sendo realizado pelos titulares das pastas. Eles foram empossados nesta segunda-feira (7), pelo prefeito Arthur Virgílio. Durante a posse, o prefeito fez questão de agradecer aos trabalhos realizados pelos,

agora, ex-secretários Evandro Melo da Semsa, Fabricío Lima, da Semjel, Rafael Assayag, do Centro e Edson Fernandes, da Manaus Previdência. “É uma perda muito grande, mas eles estão saindo para disputar as eleições ou assumirem outras pastas em outra esfera e não porque não estavam dando certo. Por isso vamos dar continuidade aos trabalhos deixado por eles. Tive a preocupação em não mexer na estrutura que estava sendo montada. Cada secretário vai trabalhar conforme o seu jeito, mas sempre seguindo os nossos conjuntos de metas” frisou.

Reformulação no Festival Amazonas de Ópera Conhecido nacional e internacionalmente por reunir óperas conhecidas, o Festival Amazonas de Ópera (FAO), que inicia no próximo dia 20, passa por uma reformulação que vai das montagens até a programação acadêmica que, aliás, teve uma preocupação a mais da Secretaria de Estado da Cultura (Sec). Segundo o secretário Robério Braga, a escolha de óperas “menos populares”, atualmente, tem como objetivo estimular a população a conhecer mais o mundo erudito. “O nosso festival tem como característica resgatar títulos que já tiveram uma grande projeção em todo o mundo. Isso faz com que as pessoas possam conhecer, cada vez mais, esse universo da ópera. Além disso, a quantidade de mon-

24 horas por dia

Para participar, o consumidor deve entrar no site e preencher um cadastro. Depois, será levado a uma página onde estar��o relacionadas todas as empresas do Limpa Nome Online com as quais ele possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa. De acordo com a divulgação, cerca de 90 grandes empresas participam do feirão. Entre elas, 36 oferecerão condições especiais e diferenciadas nos descontos e parcelamentos: Anhanguera Educacional, Autotrac, Banco BMG, Banco Cifra, Banco Itaucard, Banco Mercantil, Banco Pan, Banco Bradesco, Bradesco Cartões, Bradescard, Cartões American Express, Bradesco Financiamentos, Cartão Marisa, Casas Bahia, Cepisa, Cifra Crédito Financiamento, CPFL, Credsystem, Escelsa, Financeira Itau CBD, Hipercard, HSBC, Itaú, Itaú Unibanco Financeira, Itaucred, Losango, Luizacred, Omni Financeira, Pernambucanas, Ponto Frio, Porto Seguro Cartões, Recovery, Santander, Santander Financiamentos, Supermaia e Tim Celular.

Como proceder

Após clicar no nome da empresa, surgirá uma página apresentando as dívidas que o consumidor possui em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar possíveis descontos na dívida, com condições de pagamento diferenciadas, diz a Serasa – em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta feita pela própria empresa.

Preparo

De acordo com a Serasa, o consumidor deve se preparar antes de negociar, calculando as despesas fixas e dívidas já assumidas ou previstas. “Assim, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada com a empresa (ou mais, se for o caso), escolhendo quais as condições e formas de pagamento melhor se encaixam no orçamento”, diz a divulgação.

tagens é inferior aos outros anos por entendermos que a programação acadêmica é de extrema importância na formação de novos profissionais. Se o número de apresentações for grande, os artistas encontrarão uma certa dificuldade em participar das mesas e oficinas tamanho o esgotamento físico e mental”, explica. Entre as montagens desta edição está “Onheama”, de João Guilherme Ripper, que teve como base obra do amazonense Max Carphentier. “Essa foi uma ópera encomendada pelo próprio festival. É a segunda vez que conseguimos fazer uma estreia nacional em Manaus.‘Onheama’ é direcionada para um público infanto-juvenil que mostra as lendas amazônicas.

Totens com informações bilingue serão instalados De acordo com a Prefeitura de Manaus, a previsão é de que, no fim de abril, 13 deles sejam implantados no eixo das avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós e Santos Dumont. A primeira etapa – que vai até junho - contempla 89 totens instalados em plataformas do BRS e paradas de ônibus que compõem o Quadrilátero da Copa. Cada um dos totens instalados terão informações bilíngue (por-

tuguês e inglês) e serão integrados ao sistema de código em 2D, o QR Code, que direciona o usuário a dados de determinado local por meio de um link digital. O código terá conteúdo sobre os pontos turísticos como, por exemplo, localização e histórico. Cada ponto de ônibus terá as informações acessíveis às zonas mais próximas tanto para quem embarcar, quanto para quem desembarcar em determinado local.

CMM analisa emenda que regulamenta transporte escolar

Emenda apresentada pelo vereador Wilker Barreto (PHS), ao Projeto de Lei (PL) 046/14 que trata da organização, regulamentação e controle

www.ecrau.com

do serviço de transporte coletivo escolar em Manaus será analisada pelas comissões da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nas próximas semanas.

Nesta segunda-feira (7), o projeto do Executivo Municipal foi aprovado em Plenário, mas retorna à 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO) e 8ª Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas (COMTVOP) da Casa para análise da emenda. A emenda estabelece que “a vida útil dos veículos que prestam o serviço de transporte de escolares será de dez anos para veículos de até 16 lugares e de 15 anos para veículos a partir de 23 lugares”. O que não mudou foi que todos deverão ser substituídos até o dia 31 de dezembro deste ano.


ecrau.com

ESTADO - MASKATE 5

Carretas e caminhões continuam trafegando em horário irregular Os caminhões com cargas pesados passaram a ter restrições na Avenida nesta segunda-feira (07), apesar disto os veículos pesados continuarão trafegando normalmente na Avenida Constantino Nery, na Zona Centro-Sul, apesar das placas de sinalização indicarem os horários e pesos permitidos para o tráfego deles. A proibição do tráfego de carretas e caminhões acima de oito e dezesseis toneladas tem horários diferenciados para circulação na avenida, porém continua sendo ignorada por condutores que entregam mercadorias na área. Mesmo com a presença de agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e da possibilidade de multa de R$ 85,13, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os flagrantes de condutores que cometem a irregularidade são constantes. De acordo com o Manaustrans, a portaria estabeleceu dois horários para circulação de veículos

Grávida é eliminada de concurso

pesados na Constantino Nery. O período de máxima restrição será de 6h às 9h e das 17h às 20h, quando só será permitida a circulação

de veículos com até 8 toneladas de peso bruto total. O período de média restrição será entre 9h e 17h, quando será permitida a circulação

de veículos de até 16 toneladas de peso bruto total. O mesmo tipo de restrição deverá passar a valer em outras avenidas ainda neste ano.

Indústria do AM expande 15% em fevereiro

A indústria do Amazonas teve crescimento de 15% fevereiro na comparação com

o mesmo mês de 2013. Já na passagem de janeiro para fevereiro deste ano, o aumento

foi de 4,7%, o que ajudou a puxar para cima o crescimento nacional do setor no perí-

odo, que ficou em 0,4%, com expansão em sete das 14 localidades pesquisadas. O destaque para o resultado dos últimos dois meses foi para o Estado do Paraná, que teve expansão de dois dígitos (18,4%), eliminando a perda de 15,9% registrada entre novembro de 2013 e janeiro deste ano. Já no Amazonas, o resultado foi o segundo positivo neste ano, que já acumula ganho de 7,7%. Entre os segmentos que influenciaram positivamente o crescimento da indústria no Estado em fevereiro estão os de material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (televisores), de alimentos e bebidas (preparações em xarope e em pó para elaboração de bebidas), de equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, ópticos e outros (relógios) e de outros equipamentos de transporte (motocicletas e suas peças).

A Justiça do Amazonas determinou que a Prefeitura de Manaus reabra o concurso público da Guarda Municipal e realize teste físico exclusivamente com uma candidata que não participou do exame por estar grávida de 16 semanas. Ela foi eliminada do concurso mesmo comprovando que não tinha condições, naquele momento, de participar da avaliação física. A Prefeitura de Manaus já acatou a decisão e marcou o teste para a próxima sexta-feira (11), às 8h, na pista de atletismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A prova tem caráter eliminatório. A divulgação da realização do teste de capacidade física, em cumprimento à decisão judicial, consta no Diário Oficial do Município de Manaus desta

segunda-feira (7). A candidata Márcia Bernardo Marinho Rodrigues relata, conforme consta no mandado de segurança expedido pelo juiz Cezar Luiz Bandiera, que compareceu ao teste físico, no dia 19 de maio de 2013, e comunicou que não poderia participar da prova, por estar grávida. Ainda assim, foi eliminada. No dia anterior, ela já tinha tentado, via judicial, uma liminar para conseguir o direito de não participar da prova, mas não obteve êxito. Somente no mês de janeiro deste ano, com o julgamento do mérito da questão, o juiz Cezar Luiz Bandiera acatou o pedido da candidata, e obrigou o poder público municipal a realizar o teste físico.

Policiais federais ameaçam parar durante a Copa do Mundo Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal fizeram, nesta terça-feira (8), mais uma manifestação no Rio de Janeiro para pressionar o governo a aprovar a reestruturação dessas carreiras e o reconhecimento de suas atribuições. Durante o protesto, no Aeroporto Santos Dumont, os policiais ergueram faixas e distribuíram panfletos aos passageiros. Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Fedederal no Rio, André Vaz de Mello, a categoria ameaça parar durante a Copa do

Mundo se não houver avanço na negociação com o governo federal até o início de junho. “O governo sempre nos sinaliza que [se entrarmos em greve] vai nos substituir pelo Exército ou pela Força Nacional [no setor de imigração dos portos e aeroportos]. Mas não adianta substituir por um militar ou qualquer outro funcionário público [porque não vai saber como funciona o setor]. Então será um caos, vai parar. Ou então o governo federal poderá abrir a porteira e deixar entrar todo mundo, terrorista, procurados pela Interpol”, disse Mello.

www.ecrau.com


6 ECONOMIA - MASKATE

Walter Lucio Gomes procura emprego na area tecnico seguran;a do tarbalho telefone celular 9507 7587

ecrau.com

Comércio sofre com queda de 4,83% após greve da Suframa

Jose Silva de Oliveira procura emprego na area de Operador de Trator de Esteira D9T telefones 91 9237 7374 e 92 3234 0750

Supervisor (a) administrativo Formação: Superior Completo em Administração ou área afins Experiência: Em todas as rotinas administrativas. Interessados enviar currículo com pretensão salarial para o e-mail: vagas1.mao@gmail.com Auxiliar administrativo (financeiro) Requisitos : Ensino Médio Completo ou Superior Cursando; experiência em fluxo de caixa (abertura, conferencia, organização, fechamento); domínio do pacote Office; Sexo: Feminino Enviar currículo para: vagas@adm-am.com.br

Motorista de Caminhão Requisitos:Ensino Médio Completo ; perfil: Proativo, comprometido, responsável. Disponibilidade de Horário; CNH: D; experiência na função Benefícios Oferecidos:Alimentação, Transporte, Plano de Saúde, Cesta Básica. Salário: R$ 1.234,00 Enviar e-mail: lpselecao2014@yahoo.com.br

Analista de SMT Requisitos: cursando ou Graduação Completa em Engenharia Elétrica ou Mecatrônica.; domínio no processo SMT; conhecimento em análise de perfil de forno de refusão e máquina de solda; sólidos conhecimentos em equipamentos FUJI/NXT e Siemens; conhecimento em normas IPC; conhecimento em Programação na plataforma Fujiflex e Siplace Pro; conhecimento das ferramentas da qualidade; Inglês Fluente; disponibilidade de horário para trabalhar em turno e viagem Internacional. Enviar email para: vagas.1@hotmail.com com pretensão Salarial

Menor Aprendiz Ensino médio cursando; Informática pacote Office ; disponibilidade manhã ou tarde Empresa oferece: Bolsa, VTVR Encaminhar cv para: auxiliadora .santos@grupo4mares.com.br

O cenário não é dos melhores para os comerciantes do Amazonas. Por conta de demissões nos três primeiros meses deste ano, três mil postos de trabalho estão abertos em Manaus. O Estado segue uma realidade nacional, que ficou comprovada em pesquisa divulgada, ontem (7), pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço

de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, que apontaram queda de 4,83% nas vendas do comércio no mês passado, em todo país, pior resultado já registrado desde janeiro de 2012. O presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Ismael Bicharra, avaliou o mês de março no Estado como “pior” do que apontou o indicador na-

cional. Segundo ele, houve queda na maioria dos segmentos do comércio que foi de 30% a 40%. “O Consumidor está com medo da nuvem negra que se formou consequentemente o empresário também não investe”, apontou. Dentre os vilões para tamanha queda, Bicharra sustenta que a greve dos servidores da Suframa, que durou mais de 40 dias, foi o

principal fator, uma vez que o abastecimento do comércio ficou comprometido. Ele lembrou que, historicamente o mês de Carnaval apresenta queda nas vendas do comércio e o mês de março também acabou sendo prejudicado por conta disso. Segundo Bichara, a incerteza da economia no país obrigou várias empresas a fecharem suas portas em Manaus.

TRT determina multa de R$ 200 mil por dia a rodoviários Após os rodoviários paralisarem 100% a frota de ônibus na manhã desta segunda-feira (7), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou, durante a tarde, o retorno imediato dos trabalhadores. A decisão é do desembargador Trabalho, David Alves de Mello, que acatou pedido feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). No documento, o magistrado informou que em caso de desobediência por parte dos

sindicalistas será aplicada uma multa de R$ 200 mil por dia, e o uso de força policial para o cumprimento da liminar, caso haja necessidade. “O Sinetram está tomando todas as medidas para que a população não seja prejudicada. Vamos manter as conversas com o prefeito, que é quem decide o que deve ser feito. As negociações da convenção coletiva 2014/2015 estão em curso e não há necessidade de greve neste momento”, informou o assessor jurídico do Sinetram, Fernando Borges.

Servidores da Justiça paralisam trabalho

O Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Estado do Amazonas (Sintjam), deflagra greve por tempo indeterminado,

www.ecrau.com

a partir das 8h desta terça-feira (8), conforme decisão da categoria firmada em assembleia geral no dia 11 de março.

Segundo a coordenadora geral do Sintjam, Eladis de Paula, a greve marca o fim de um longo processo de paralizações de alerta e de tentativas de negociação com Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Ela disse, que até o momento o TJAM não sinalizou com uma proposta concreta de pagamento das datas-base atrasadas, pagamento da hora a mais na jornada de trabalho que vigorou de 2009 a 2012 e celeridade nas promoções. O Sintjam veiculou anúncio em emissoras de rádio explicando os motivos das paralizações e antecipando a data da greve a fim de minimizar os danos.


ecrau.com

ESTADO - MASKATE 7

BID e Prefeitura de Manaus negociam a construção de 72 novas escolas

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) estarão reunidos até o próximo dia 11 com profissionais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para mais uma etapa no desenvolvimento de um projeto que visa à construção de 72 novas escolas em Manaus. As novas unidades escolares fazem parte do Programa de Expansão e Melhoramento Educativo (Proemem) da rede de ensino do município, e dependem, nesta fase final, apenas da aprovação de órgãos federais, o que deve ocorrer até o final deste ano. Se tudo der certo, a previsão é de que a construção destas escolas seja concluída em cinco anos. Em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), responsável por liberar recurso no valor de US$ 108 milhões para ser investido na educação, a proposta

Conceição Sampaio destaca importância da prevenção com vacina gratuita contra HPV da prefeitura é fazer com que o Proemem melhore a qualidade da infraestrutura das escolas em Manaus e a qualidade do ensino. Em contrapartida, a prefeitura investirá US$ 100 milhões

no programa. Ao todo, os investimentos somam US$ 208 milhões. Se o acordo for fechado, das 72 escolas previstas, nove delas devem começar a ser

construídas até o final de 2014, logo após a aprovação do financiamento da verba. Em 2015, serão construídas mais 22, em 2016, mais 29, e em 2017 as outras 12 escolas.

Profissionais do programa Mais Médicos começam a atuar no AM Um novo grupo com 82 profissionais do Programa Mais Médicos começa a atuar no Amazonas. Os profissionais irão reforçar o atendimento em Unidades Básicas de Saúde da capital e do interior do Estado e nos Distritos de Saúde Especial Indígena (DSEIs). De acordo o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, do total de 82 médicos, 71 já estão em Manaus. “Eles chegaram na noite de segunda-feira (7), em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Outros 11 são aguardados no decorrer da semana”, detalhou o secretário. Na próxima semana, os médicos participam do curso de nivelamento oferecido pelo Governo do Estado, com ênfase nas doenças tropicais e infectoparasitárias mais importantes no Amazonas. Organizado e ministrado por meio de parceria entre a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o curso acontecerá na próxima semana, nos dia 14, 15 e 16, no salão de reuniões Taj Mahal Hotel.

A deputada estadual Conceição Sampaio (PP), que preside a Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), destacou a vacinação gratuita no Amazonas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), e o envio de mamógrafos para o interior do Estado, no dia em que marca o Dia Mundial de Luta contra o Câncer, 8 de abril, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações ao redor do planeta se reúnam para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam com o câncer. A parlamentar ressaltou a iniciativa dos poderes públicos de imunizar milhares de meninas de 11 a 13 anos contra o contra o HPV, agente causador do câncer de colo de útero. E destacou a parceria entre o governo estadual e a prefeitura de Manaus, que se uniram para

promover a vacinação na rede pública de ensino. “O governo, a meu ver, tomou uma decisão correta, ao contemplar meninas de 11 a 13 anos. Certamente lá na frente vamos perceber que este foi um investimento importante, com muitas vidas salvas”, frisou. Conceição Sampaio lembrou que dois principais tipos da doença levam as amazonenses à morte: o câncer de mama e o de colo de útero, sendo este último o mais comum entre as mulheres da região. A deputada lembrou ainda da importância da prevenção e destacou a participação da Assembleia Legislativa na política de imunização adotada de forma pioneira pelo Estado. “Vários parlamentares apoiaram essa campanha e inclusive quero reconhecer a iniciativa do deputado Luiz Castro pela apresentação do projeto para que a vacinação se tornasse lei”, apontou.

Quadro de médicos Com este novo grupo, chega a 441 o número de médicos enviados ao Amazonas pelo programa do Governo Federal. “À exceção de Uarini, que está em processo de

adesão ao programa, todos os demais municípios já foram contemplados com o reforço desses profissionais, permitindo a ampliação da cobertura dos serviços da atenção básica

e, principalmente, assegurando a presença constante do médico em áreas onde havia uma dificuldade muito grande para a fixação dos profissionais”, destacou Alecrim.

www.ecrau.com


Campeonato de barba e bigode

ecrau.com

8 INUSITADO - MASKATE

Crocodilos ficam ‘mansinhos’ com menu vegetariano

As competições de barba e bigode viraram febre no mundo. Com o sucesso do Campeonato Mundial da categoria e de eventos nacionais em locais como EUA e Alemanha, outros países têm organizado seu próprio campeonato Nacional. No sábado (5), a Rússia promoveu a segunda edição de seu torneio na capital Moscou. Os participantes foram divididos em diversas categorias, como barba estilo livre, barba natural e bigode Dalí.

Em uma fazenda de crocodilos em Kariba, no Zimbábue, os répteis são alimentados apenas com pratos vegetarianos, o que tornaria os perigosos predadores mais “mansinhos” do que o habitual. Na hora da refeição, os animais foram clicados mordiscando preguiçosamente suas porções sem

carne, principalmente sob o sol escaldante na fazenda Nyanyana, próximo ao lago Kariba. Apesar de ser mais barata do que a carne, a dieta de proteína concentrada, minerais, vitaminas, farinha de milho e água é considerada uma estratégia para melhorar a pele dos crocodilos.

Modelos desfilam realizam um desfile exótico Modelos foram fotografadas desfilando com uma píton albina enrolada no pescoço durante um evento realizado em Sydney, na Austrália. A cobra fez parte do desfile da marca “We Are Handsome”, e ocorreu em um dos cinco dias do Australian Fashion Week.

Mulher é presa ao ligar para a polícia e reclamar da qualidade da maconha A americana Evelyn Hamilton, de 37 anos, foi presa em Lufkin, no estado do Texas (EUA), depois de recorrer à polícia para reclamar da qualidade da maconha que havia comprado, e ainda discordar da maneira como foi “atendida” pelo traficante. De acordo com o sargento David Casper, Evelyn ligou para a polícia afirmando que a

droga adquirida estava abaixo da qualidade esperada, e que a pessoa que vendeu o entorpecente havia se recusado a devolver o dinheiro. Quando o oficial foi ao local e perguntou se a americana ainda portava a droga, ela retirou um pouco da maconha que guardava em seu sutiã e mostrou ao oficial, que imediatamente a levou presa.


Manaus, 09 abril de 2014

Edição 2507

Brasil sem infraestrutura para Copa do Mundo afirma Rei Pelé A falta de melhorias na infraestrutura de transportes do Brasil preocupa Pelé para a Copa do Mundo. O Rei do Futebol disse em entrevista coletiva durante evento nes-

ta segunda-feira (7), em São Paulo, que fica triste ao notar que o País não se preparou corretamente para ser sede do evento. Pelé disse ter confiança no bom desempenho da

‘Faixa Liberada’, Parque das Laranjeiras terá rua liberada

seleção brasileira na Copa do Mundo, mas apontou que a equipe terá concorrentes fortes ao título, como Argentina, Alemanha e Portugal. “

Corinthians Genesia Silva transborda simpatia contrata Elias e desfalca o Flamengo De segunda à sábado a maskatinha Genesia Silva distribui os exemplares do Jornal Maskate, de 7h às 10h no cruzamento entre o bairro Compensa e a Avenida São Jorge e de 17h às 20h no Terminal de Integração 1. Os leitores do Jornal Maskate não perdem a oportunidade de registrar o momento. O trabalhador Adilson dos Santos posou para a foto com a magnífica Genesia no Terminal 1.


ecrau.com

10 MASKATE - ESPORTE LOCAL

Amazonense brilha no boxe feminino

A amazonense Sandra Ramos, 25, no final de março, ficou em segundo lugar no Campeonato Paulista de Boxe Olímpico, realizado no ginásio Dondinho, em São Vicente (SP). Nesta segunda-feira (7), Sandra e o técnico Carlos Fiola apresentaram o cinturão do Paulista ao secretário da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), Anderson Souza. Agora, Sandra se prepara para novos desafios. No mês de maio, ela embarca para o Canadá, onde acontecerá um torneio internacional de boxe. Outro objetivo da amazonense na temporada é a conquista do inédito título do Brasileiro Adulto. Ano passado, Sandra foi terceira colocada na categoria mosca-ligeiro.

‘Faixa Liberada’, Parque das Laranjeiras terá rua liberada A Avenida Visconde de Porto Seguro, no Parque das Laranjeiras, bairro Flores, zona centro-sul, receberá o projeto ‘Faixa Liberada’ a partir deste domingo (6). O espaço

será destinado principalmente aos praticantes dos esportes radicais sobre rodas, em um percurso de aproximadamente um quilômetro, sempre de 7h às 12h. Por ser uma

área de descida, o local escolhido é propício para quem pratica longboard, skate, patins, bike, patinete e trike drift. Apesar da nova roupagem, o espaço vai atender, também,

os adeptos de corridas e caminhadas. O projeto Faixa Liberada continuará ocorrendo todas as quartas-feiras e domingos, no Complexo Turístico Ponta Negra.

Lutador José Aldo ensina fórmula da força O Centro de Desenvolvimento e Pesquisa em Desporto (CDPD) traz para Manaus na próxima quinta-feira (10) o programa de treinamento ‘Aldo Fit’, uma metodologia desenvolvida para que seus praticantes possam estimular todos os grupamentos musculares, melhorando rendimento em suas atividades diárias. Com ela, será possível desvendar e vivenciar a preparação física dom lutador de Mixed Martial Arts (MMA) e campeão da categoria Pena do Ultimate Fighting Championship (UFC) José Aldo Junior.


ecrau.com

Corinthians contrata Elias e desfalca o Flamengo Após pouco mais de três anos, Elias está de volta ao Timão. O Sport Club Corinthians Paulista oficializou nesta segunda-feira (7) a contratação do volante, que integrava o elenco

do Sporting de Portugal e assinou contrato de três anos com o time de Parque São Jorge, o jogador só poderá atuar pelo Corinthians a patir de 14 de julho.

ESPORTE NACIONAL - MASKATE 11

Agora, em 2014, Elias retorna para reforçar o Corinthians na disputa do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, com o mesmo treinador de sua primeira passagem, Mano Menezes.

Flamengo é chamado Palmeiras em crise corre atenção pelo técnico atrás de novas empresas O técnico Jayme de Almeida não escondeu sua insatisfação com a postura do Flamengo na primeira partida da decisão do Campeonato Carioca, principalmente na primeira etapa. A equipe conseguiu o empate por 1 a 1 diante do Vasco, no Maracanã, no último domingo, resultado considerado “ótimo” por ele. “O resultado foi ótimo. O Flamengo foi muito abaixo ao primeiro tempo, pela postura de decisão. No segundo tempo, empatamos o jogo, teve expulsão, tivemos um a mais, mas o Vasco se defendeu bem e dificultou. O empate não é ruim, não podíamos sair desesperadamente”, avaliou.

Técnico do Botafogo fala que time não jogará pensando no empate - O Botafogo jogará sua classificação as oitavas de final da Libertadores hoje (8), quando enfrenta o San Lorenzo na Argentina. Um empate pode dar a vaga ao time carioca, caso o Independiente del Valle não vença o Unión Española por dois gols de diferença, mas o técnico Eduardo Hungaro não quer saber de segurar o resultado e só pensa na vitória. “O empate não nos serve, pode nos servir. Não estamos pensando nisso, porque não temos garantia que dá classificação”.

O Palmeiras tinha quase tudo certo para que a Caixa Econômica Federal fosse a patrocinador master de camisa do clube, mas o acordo não deve acontecer. O dirigente ouviu de representantes do banco que eles pretendem diminuir os investimentos no futebol e com isso, o patrocínio com seria deixado de lado. O acordo não está totalmente descartado. O Palmeiras não tem patrocínio Master fixo desde maio do ano passado e a diretoria quer que o time já tenha uma parceria forte na data do aniversário de centenário do clube, dia 26 de agosto. Que crise!!!


ecrau.com

12 MASKATE - POLÍCIA

Suspeito de homicídio é preso na Zona Norte

Graças a uma denúncia, um dos suspeitos de participar do homicídio do fuzileiro naval Leandro Santos Rocha, ocorrido no dia 16 de fevereiro foi preso na tarde desta segunda-feira (7). Adriano Silva Monteiro, 28, “Gordinho” foi encontrado pela Força Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) no apartamento de um conjunto habitacional localizado na Avenida Max Teixeira, Cidade Nova, zona norte. Estava consumindo drogas com a namorada. Foi levado até 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e ficou detido por ter um mandado de prisão pelo homicídio do fuzileiro naval e mais três por tráfico de drogas. O suspeito é ainda apontado como integrante da facção Família do Norte (FDN).

Caixa eletrônico é roubado de Manaus e achado em Iranduba

Menor é agredida em assalto e suspeito é espancado por populares Uma menor foi agredida por um ladrão na tarde desta segunda-feira (7) enquanto andava pela Travessa São Pedro, Educandos, Zona Sul. O suspeito agarrou a vitima pelo cabelo e

aplicou uma gravata, em seguida tomou o celular e fugiu. Policiais da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram acionados e encontraram o homem

sendo agredido por populares que testemunharam o crime. O homem foi identificado como Marcelo Mota Lima, 38 e com ele foi encontrado apenas o celular da vitima.

Marcelo foi encaminhado até 3°Distrito Integrado de Polícia (DIP) e autuado por roubo. Na manhã da terça-feira foi levado para Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.

Padrasto mantinha ritual de estupro contra a enteada de sete anos

Na madrugada desta segunda-feira (7), quatro homens armados invadiram a Fundação Alfredo da Mata, Cachoeirinha, Zona Sul e levaram um caixa eletrônico que estava no prédio. Na ação o segurança do local foi rendido e amarrado. Os suspeitos utilizaram na fuga uma van da própria fundação, que foi encontrada por populares junto com o caixa eletrônico aberto na manhã perto de Iranduba. Policiais de Iranduba levaram todo o material até o 31º Distrito Integrado de Polícia, em Iranduba, e em seguida até a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), em Manaus. Não há ainda nenhuma pista dos suspeitos.

O pedreiro Ossandenson Repolho de Souza, 30, foi apresentado na manhã desta terça-feira (8) após ser preso suspeito de estuprar a enteada de sete anos na casa em que morava, localizada na Parque das Garças, Novo Aleixo, Zona Norte. O crime foi descoberto por uma vizinha que foi até a casa, por acaso olhou pela janela e viu a cena de abuso. A mulher acionou policiais da 27ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que prenderam em flagrante o suspeito. Em depoimento na delegacia, a menina afirmou que não era primeira que o abuso acontecia, tinha vezes que o padrasto to-

cava nas partes íntimas delas ou até para a criança beijá-lo na boca. A mãe da criança é diarista, tem 26 anos e afirma que não desfiou dos abusos e a criança nunca lhe contou que isso acontecia. A mulher morava há 11 meses com o pedreiro de quem está inclusive grávida de quatro meses. No dia do crime, ela teria saído para trabalhar e só estava a criança e o suspeito. O suspeito negou todas as acusações, mas apenas do laudo do Instituto Médico Legal de conjunção carnal ainda não estar pronto, o laudo psicossocial já confirma que houve abuso, o que é o bastante para autuar o suspeito por estupro.


ecrau.com

Escolas são invadidas por vândalos no Rio de Janeiro

POLÍCIA NACIONAL - MASKATE 13

Presidiário paranaense tenta escapar se escondendo no lixo

Em Volta Redonda no Rio de Janeiro, a Escola Municipal Maestro Franklin de Carvalho Júnior foi invadida por vândalos na ma-

drugada de segunda-feira (7). Eles depredaram o local, que teve as aulas suspensas nesta terça-feira (8) para que a limpeza pudes-

se ser feita. Segundo as informações da Secretaria Municipal Educação, nenhum responsável pelo crime havia sido

preso até essa terça-feira (8). Esse é o terceiro colégio invadido por vândalos neste ano em Volta Redonda.

Delegada sergipana vira detenta Em Sergipe, a ex-delegada Ana Izabel Ferreira Teixeira foi presa nesta segunda-feira (7) após ser condenada a 18 anos e 6 meses de prisão em regime fechado pelo homicídio do marido, o policial civil Júlio César Teixeira, ocorrida há quase 10 anos. De acordo com o delegado José Inephânio Cardoso, que coordenou a prisão, a ex-delegada foi presa em cumprimento à ordem da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. Ana Izabel foi levada para o Presídio Feminino (Prefem).

No Paraná, um preso tentou escapar da cadeia pública de Cascavel escondido em uma lixeira. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (8). De acordo com a policia, os agentes de segurança desconfiaram do peso do latão de lixo e decidiram vistoriá-la com um cassetete, o que acabou ferindo o detento. Ele precisou ser atendido pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e levado ao hospital. O detento já havia tentado fugir no sábado (5), quando se passou por visitante. O homem está na cadeia desde dia 13 de março por suspeita de homicídio.


ecrau.com

14 MASKATE - NOVELAS

Sabrina Sato posa para campanha

O melhor das novelas

MALHAÇÃO

Anita encontra o celular de Antônio Flaviana conta para Serguei que em breve irá para os

Estados Unidos encontrar seus pais. Paulino pega um livro emprestado com Virgílio. Ronaldo explica para Omar e Zico sobre a doença de Martin. Micaela chora pensando na saúde do noivo. Anita tenta entrar na cabana de Antônio, e consegue se esconder dele e de Palhares. Flaviana percebe que terá que se despedir de Serguei ao se mudar para Nova York. Julia e Serguei se preocupam com Anita, e Ben percebe que está acontecendo algo errado com a ex-namorada. Bárbara lê a carta que Paulino deixou em sua bolsa. Martin pede que Omar e Zico não sintam pena dele. Anita consegue entrar na cabana de Antônio e sente medo do rapaz. Guilherme anuncia que a banda foi convidada para abrir o show de uma cantora jovem. Sidney provoca Sofia. Micaela desabafa com Vera sobre a doença de Martin. Sofia convence Ben a fazer parkour para se animar. Flaviana sente a ausência de Bruna e comenta a preocupação com Serguei e Julia. Anita encontra o celular de Antônio.

ALÉM DO HORIZONTE

Tereza coloca Angelique na máquina Tereza não revela para Angelique o conteúdo do

Sabrina Sato passou a madrugada desta terça-feira, 8, trabalhando. A apresentadora esteve em um estúdio de São Paulo para fotografar para nova campanha da marca de jeans Sawary, da qual é garota-propaganda. Na sexta-feira, 4, ela mudou a cor dos cabelos e ficou morena. “Todo mundo sabe que eu adoro mudar e me reinventar. O loiro que estava usando tinha tudo a ver com o calor e a energia do carnaval. Só que agora, que já está dando aquela esfriadinha, fiquei com vontade de mudar... desta vez escolhi a nuance da Ivete porque acho aquela morenice chique e elegante”, disse Sabrina durante a apresentação de seu look, e fazendo referência a cor de Ivete Sangalo.

bilhete. Angelique conta para LC que Tereza quer aprender a usar a máquina. Priscila faz as pazes com Marcelo. Jorge surpreende Inês com uma massagem, e Álvaro observa os dois. LC invade a cela de William e flagra Lili e Marlon com ele. Angelique ensina Tereza a operar a máquina. Celina convence Keila a pedir para ficar com o bar de Kléber. Selma e Rita desconfiam de Nilson. Lili se enfurece com LC por ter atrapalhado sua estratégia com William. Walmor filma Angelique e LC juntos e mostra para Tereza. Kléber afirma que não deixará que Keila fique com o bar. Nilson conta para Cacá que pagou a produção e a plateia do show de Selma e Rita. Tereza coloca Angelique na máquina. Keila se prepara para deixar Tapiré. Fátima repreende Kléber por não ter sido gentil com Keila. Breno se surpreende ao encontrar Angelique na sala de recuperação da máquina. Álvaro tenta imitar Jorge, mas Inês não gosta da surpresa. Kléber procura Keila. Tereza leva LC para ver Angelique.

Ex- BBB Rodrigão dá ‘bom dia’ com foto sexy

EM FAMÍLIA

Laerte não para de pensar em Luiza André resolve investigar melhor o orfanato. Verônica

diz a Ana e Ceiça que está preocupada com os lapsos de memória de Selma. Felipe bebe além da conta. Silvia o leva para a casa de Clara e Cadu. Shirley resolve leiloar um quadro e doar o dinheiro para o galpão. Chica pede que Ricardo resolva logo seu divórcio com Branca. Marina dá uma carona para Clara até a escola de Ivan. Cadu fica incomodado ao vê-las juntas. Laerte não para de pensar em Luiza. Clara procura Marina. As duas se abraçam.

Rodrigão chamou atenção ao desejar “bom dia” aos seus seguidores no Instagram, nesta terça-feira, 8. O ex-BBB posou de cueca branca, toca e segurando uma xícara na cozinha, mostrando o abdômen sarado e fazendo pose de modelo. “Bom dia, minha gente. Bora acordar, que Deus ilumine o nosso dia”, escreveu ele na legenda. Na segunda-feira, 7, Rodrigão foi vítima de uma pegadinha da namorada, a também ex-BBB Adriana, que postou um vídeo do namorado dormindo


ecrau.com

ENTRETENIMENTO - MASKATE 15

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Separação - Este sonho tem significado contrário, indicando estreitamento de relações e harmonia familiar. Sorte: cobra.

RECEITA

PIADAS

Pão de batata com requeijão

Levando os Patos Rui Barbosa, ao chegar em sua casa, ouviu um barulho esquisito vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou que havia um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo, surpreendendo-o tentando pular o muro com seus amados patos. Batendo nas costas do tal invasor, disse-lhe: — Ô bucéfalo, não é pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes e sim pelo ato vil e sorrateiro de galgares as profanas de minha residência. Se fazes isso por necessidade, trânsito; mas se é para zombares de minha alta prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica no alto de tua sinagoga que reduzir-te-á à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada. E então o ladrão disse: — Ô moço, eu levo ou deixo os patos?

Ingredientes

5 batata médias 3 xícaras (chá) de leite 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de fermento em pó 1 colher (sopa) de açúcar 3 colheres (sopa) de manteiga 1 ovo batido 1/2 kg de requeijão (do tipo mais firme) 2 gemas batidas Sal a gosto Modo de Preparo 1.Lave bem as batatas descascadas 2.Pique em pedaços uniformes 3.Coloque em uma panela com o leite e o sal 4.Cozinhe por 40 minutos, em fogo baixo 5.Passe as batatas por um espremedor 6.Reserve 7.Peneire a farinha de trigo, o fermento e o açúcar 8.Acrescente a manteiga 9.Misture com as pontas dos dedos, fazendo uma farofa 10.Acrescente as batatas espremidas 11.Adicione o ovo 12.Sove bem 13.Deixe a massa descansar por 15 minutos, em uma tigela coberta 14.Passe farinha nas mãos e faça pequenos círculos de massa, com 8 cm de diâmetro 15.Coloque 1 colher (sopa) de requeijão sobre os círculos 16.Feche, dando o formato de pães 17.Unte 2 assadeiras com manteiga 18.Coloque os pães e pincele com as gemas 19.Asse em forno médio, pré - aquecido, por aproximadamente 50 minutos, ou até dourar

Dinheiro na Meia Era dia de pagamento e Manoel foi ao banco receber seu salário. Como era muito esperto, por segurança pegou todo seu dinheiro e colocou na meia. Após sair do banco andando pela rua um ladrão o aborda e diz: — Vamos passa o dinheiro, no sapatinho! E o português pegando o dinheiro que havia escondido pensava: — Esse filho da puta... além de ladrão é adivinho! Furtos no Carro Depois de uma longa noite tomando todas, dois bêbados entram num carro pra ir pra casa e um deles começa a gritar: — Fomos roubados! Depenaram o nosso carro! — Nossa... É mesmo! — concorda o amigo — Roubaram o som, o volante... Até o painel! — Roubaram tudo! — Socorro, políííciaaaa! Um guarda noturno que passava pelo local vê o escândalo e vai falar com eles: — Ei, vocês dois! Por que não param de gritar e sentam no banco da frente? Chaves do Carro Naquele dia ensolarado, Manuel esquece as chaves dentro do carro, após travar a porta. Com um pedaço de arame, através do vão de uma das janelas, e com o auxilio de Maria, inicia a delicada operação. E a Maria vai dando as indicações: — Mais a direita, Manuel... um pouquinho mais para a frente... falta pouco... isso! Após retirar as chaves finalmente o Manuel abre a porta do carro. E quando a Maria comenta: — Ainda bem Manuel! Eu já não agüentava mais de calor aqui dentro!

CURIOSIDADES Baratas que recebem carinhos têm mais filhos Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte já sabia que baratas fêmeas com altos níveis de hormônios juvenis se reproduzem mais rapidamente. E que a proximidade com outras baratas tinha o mesmo efeito. Eles, então, foram conferir se o contato entre antenas também influenciava. Juntaram baratas da espécie B. germanica e simularam essa interação com materiais artificiais. O que eles perceberam foi que essa “troca de carinhos” facilitava a reprodução das baratas.

Horóscopo do Dia Áries Quanto mais diplomacia, gentileza e prudência, melhor. O Sol segue em seu signo e confronta Marte, não queira tudo ao mesmo tempo. É preciso que cultive tolerância e compreensão para com as pessoas mais lentas que você. Touro Você está mais receptivo. Mesmo assim, continua provocando movimentos. É tempo de finalizar diversas situações que vêm se arrastando. Para refletir: se acha que o dinheiro é a solução para os problemas, saiba que isso é ilusão. Gêmeos Energia não falta, é difícil ficar parado. A Lua segue em Leão e se harmoniza com Mercúrio. Bom período para encaminhar assuntos práticos, promover divulgações, publicações e campanhas publicitárias. Deixe seu coração falar. Cante, dance e converse sobre os sentimentos. Câncer É tempo de cultivar a alegria, a generosidade e a capacidade de compreensão. A Lua segue agora no efusivo Leão e sorri para Mercúrio, fica mais fácil expressar sentimentos com clareza, contagiar e despertar a empatia do outro. Leão Com a Lua em seu signo, é tempo de se conectar com seu coração e fazer o que dá prazer. Atividades culturais como teatro, shows e espetáculos ficam favorecidos. Sair pra dançar também pode ser ótima pedida. Virgem Conte com criatividade e energia para encontrar novas soluções e finalizar suas tarefas. Mercúrio segue em Áries e o convida a expressar ideias, trocar impressões e informações, colocar os assuntos em dia e esclarecer pontos confusos. Libra É preciso gastar a energia acumulada. Evite ficar parado, ou a ansiedade pode lhe assaltar. O Sol briga com Marte, que está em seu signo: cuidado com atitudes bruscas demais. Não vá com muita sede ao pote, ou você pode estragar as boas oportunidades que se apresentam. Escorpião Libertação, autonomia e independência são palavras de ordem. Marte, Júpiter, Urano e Plutão se combinam de forma explosiva ao longo do mês. Situações chegam ao clímax para que haja limpeza, cura, transformação e mudanças. Sagitário É tempo de conquistar espaço, ampliar sua rede de contatos ou angariar colaboradores para o seu projeto. Mas Júpiter forma aspectos turbulentos no céu por todo o mês: controle a agressividade e a impulsividade, evite tecer críticas. Capricórnio Concentre-se nas transformações que deseja efetivar e procure priorizar os assuntos mais importantes. O estímulo em excesso pode resultar em ações intempestivas e sem rumo definido. De qualquer forma, o dia promete ser produtivo. A Lua sorri para Mercúrio e favorece os intercâmbios. Aquário Há muita energia a sua disposição. É hora de impulsionar seus objetivos, de ousar, criar e de se libertar de tudo o que está velho e atravanca seu caminho. Mas Urano faz aspectos tenso no céu por todo o mês: controle a agressividade para não bater de frente com ninguém, cultive o discernimento. Peixes Período criativo, bom momento para expandir sua renda com novas ideias e soluções. Bom para estudar, ler, aprender algo novo, fazer contatos, trocar informações, circular e interagir. Vênus continua em seu signo, ativando sua capacidade de sedução.


ecrau.com

16 MASKATE - SOCIEDADE

Fica ligado!

No próximo dia 12 (sábado), o ensaio fotográfico nomeado ‘Projeção sobre corpos’ de Anderson Yamada vai receber todas as atenções do público. O projeto autoral mostra uma maneira diferente de fazer fotos sensuais, usando projeções de imagens fractais, paisagens surreais e texturas sobre a pele, deixando no corpo desenhos surrealistas. ‘Queria diferenciar meu trabalho do comum, colocar a sensualidade juntamente com arte. Vi uma vez ha muitos anos, uma obra parecida, mas não da mesma forma. Então comecei a fazer experiências’, conta. O idealizador é paulista e morador da capital amazonense ha 10 anos, possui mais de 7 anos de experiência com fotografia e atua como profissional a três, participou de cur-

sos com renomados fotógrafos brasileiros, como Newton Medeiros, Leandro Nunes, além de muitos workshops Brasil a fora. A equipe é escolhida a dedo, formada pela assistente Aline Moura e a segunda fotógrafa Jacque Rules, que completa o time.

‘Não vou propor sexo a três’, diz ex-BBB Clara sobre Vanessa e marido

Atualmente, sua especialidade é voltada para vertentes de Moda, Glamour e Boudoir(sexy sem ser vulgar), o que deixa suas modelos mais a vontade, uma vez que todas não são profissionais ‘ são amigas mesmo e amigas das amigas, prefiro pessoas comuns, gente como a gente’.

REDES SOCIAIS

ANIVERSARIANTES NO TELECARINHO DO MASKATE BRUNO

As imagens são produzidas no Estúdio Yamada Fotografia que, inclusive é a casa do fotógrafo. O local é todo preparado com equipamentos de ponta pra concretizar qualquer tipo de ideia fotográfica.

Quando: Dia 12 de Abril (sábado), às 14:00 h. O que: Você vai conferir o Workshop com Anderson Yamada explicando técnicas, e curiosidades a respeito desse trabalho pioneiro em Manaus. Quanto: A inscrição será feita na hora do evento e a entrada é 1kg de alimento não perecível. Local: Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou Av. Brasil nº 1335, bairro Santo Antonio. Para mais informações:(92) 8134-8500

GUSTAVO

AILTON LENE

SUELEN

ADRIANA

DANIEL

MARIANA

THIAGO

ALLYSSON

NATASHA

Ela não revela o que já rolou desde que deixou o “BBB 14”, na última terça-feira, 1º. Mas Clara garante que nada aconteceu entre ela, o marido, Fabian, e Vanessa. “Não vou propor sexo a três. Tem de deixar as coisas rolarem. Nunca fico planejando esse tipo de coisa. Espero que eles pelo menos sejam amigos, porque são duas pessoas muito especiais. E acho que vão se dar bem”, diz a loira, que não conta nem se teve algo a dois. “Não vou dizer nem que rolou nem que não. Já expus demais ele e a Vanessa”. Segundo Clara, os três se cruzaram apenas uma vez rapidamente, na recepção de um hotel., logo após a final do “BBB”. Vanessa e Fabian não foram apresentados. “Eles ainda não se conheceram. Devemos nos encontrar hoje ou amanhã. Espero que fique tudo bem”. A ex-BBB também disse que não se importou

quando o marido ficou com uma mulher numa balada em São Paulo, quando ela ainda estava confinada.


Issu 2 9