Page 1

PALHAÇOS SINISTROS VÃO EM CANA EM HUMAITÁ

Manaus, 20/OUT/16

NOTA FISCAL AMAZONENSE

Nº 3168

MASKATE INCENDEIA CIDADANIA NEGÃO SAI ÀS RUAS EM CAMPANHA A MARCELÃO


2

Manaus, 20 de Outubro de 2016

OPINIÃO Irresponsabilidade A população não aguenta mais a irresponsabilidade da Amazonas Energia, que há dias vem deixando os moradores de Manaus às escuras, várias horas durante o dia, sem nenhuma explicação. A falta de energia tem prejudicado, também, as atividades comerciais no Centro da capital. Por conta dos constantes desligamentos, também tem faltado água nas torneiras dos manauaras. Com as interrupções, as unidades de captação e distribuição de água da Manaus Ambiental são afetadas, deixando de abastecer a população. Entre o desligamento e religamento, a empresa de água leva horas para normalizar o abastecimento. Está na hora de os órgãos de defesa do consumidor entrarem em ação contra essa vergonha descarada.

Propriedade da Editora Crata Ltda Diretor: Miguel Jorge Mourão maskate@ecrau.com Editor Executivo: Mário Bakunin redacao@ecrau.com Administração: Joice Tavares administracao@ecrau.com Publicidade: Marcus Leandro marketing@ecrau.com maskate@ecrau.com Redação: (092) 3673-6333 Marketing: (092) 3673-9333 Adm.: (092) 3673-7445 - administracao@ecrau.com Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

Fala Sério

COMBATE À DENGUE

Se alguém viu desde junho alguma ação de combate à dengue em Manaus que se manifeste. A doença se alastrou este ano, com aumento de 90% em relação ao ano passado. Procura-se o drone da Prefeitura e os agentes de endemias para visitar os locais infestados pelo mosquito Aedes aegypti.

GREVE INOPORTUNA

Inoportuna a greve deflagrada pelos auditores fiscais da Receita Federal. Pela terceira vez este ano a categoria decide paralisar o desembaraço de mercadorias, o que tem trazido muitos prejuízos às indústrias da Zona Franca de Manaus, que precisa de fôlego.

EMPREGOS EM RISCO

Além de causar prejuízo financeiro às empresas do Distrito Industrial, a paralisação que ora ocorre tem uma agravante: pode causar demissões nas indústrias, que começavam a iniciar um processo de contratação para as festas de fim de ano.

CRIMES NA ECONOMIA

O secretário da Fazenda, Afonso Lobo, assina nesta quarta-feira um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público Estadual e com a Procuradoria Geral do Estado, com o objetivo de somar esforços para fiscalizar os crimes contra a ordem econômica no Estado do Amazonas.

LICENCIAMENTO

O processo de licenciamento da BR-319 deve ser concluído até o próximo mês. A afirmação é da diretora de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rosemirian Hoffman, durante o ‘Seminário BR-319, um caminho para o futuro – Desafios econômicos, sociais e preservação do meio ambiente’, realizado em Manaus.

LÁ VEM O NEGÃO

O ex-prefeito e ex-governador Amazonino Mendes saiu do anonimato e foi visto dando uma força para a campanha de Marcelo Ramos à Prefeitura de Manaus. A assessoria do Negão não confirmou nem negou a informação, mas disse que está prevista uma declaração do próprio ex-governador à respeito.

NINGUÉM MERECE!!!

* Em meio a um clima de insegurança, o Governo não pode aceitar a intimidação e ameaça de presidiários que querem a volta de seus líderes para Manaus. * Ameaças foram recebidas pela Secretaria de Administração Penitenciária, segundo as quais internos de três complexos estariam preparando rebeliões nas cadeias. * Mais de 3 mil contêineres deixaram de ser fiscalizados só no primeiro dia de paralisação dos auditores fiscais da Receita Federal. As empresas que se explodam, pelo menos é o que parece.

SANTA MARIA

BERTILLA BOSCARDIN

20/10 Ana Francisca nasceu em 06 de outubro de 1888, na cidade de Vicenza, na Itália. Os pais eram simples camponeses e sua infância transcorreu entre o estudo e os trabalhos do campo, rotina natural dos filhos e filhas de agricultores dessa época. Aos dezessete anos mudou o modo de encarar a vida e ingressou no convento das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia dos Sagrados Corações, quando adotou o nome de Maria Bertilla. Durante seu período de formação religiosa estudou também enfermagem, de modo que pôde tratar os doentes com ciência e fé. Teve uma existência de união com Deus no silêncio, no trabalho, na oração e na obediência. Tinha apenas vinte e dois anos de idade quando teve que enfrentar em seu próprio corpo a marca de um tumor. Logo foi operada e antes que pudesse se recuperar totalmente, já estava aos pés dos seus doentes outra vez. Não descansava nunca, mesmo diante das humilhações pessoais que precisava enfrentar. Naquela época estourou a Primeira Guerra Mundial e Irmã Maria Bertilla surpreendeu com sua incansável disposição e solidariedade de religiosa e enfermeira, no tratamento dos feridos de guerra. Porém, sua doença se agravou e aos trinta e quatro anos sofreu a segunda cirurgia. Não resistiu e morreu no dia 20 de outubro de 1922.


Agora tá completo, Negão

apoia Marcelo Ramos no 2° turno POLÍTICA

Manaus, 20 de Outubro de 2016

03

União de forças

O ex-governador Amazonino Mendes (PDT) decidiu manifestar apoio à campanha do candidato Marcelo Ramos (PR) à Prefeitura de Manaus, no segundo turno das eleições. Na noite da última segunda-feira (17), ele foi visto nos bairros do Rio Piorini e Jorge Teixeira fazendo discursos a populares em favor do candidato republicano. De acordo com Marcelo Ramos, a manifestação de apoio de Amazonino ocorreu de forma espontânea.

No início do mês passado, o candidato da coligação “Mudança para Transformar” afirmou à coluna Sim&Não, do Jornal A CRÍTICA, que conversaria com Mendes sobre programas como “Leite do Meu Filho”, “Bolsa Família Municipal” e “Carreta da Mulher”, com o objetivo de resgatá-los caso assuma o comando da prefeitura. “Quero unir a cidade e beber na fonte das boas coisas que todos fizeram”, disse Ramos, à época.

Redes sociais lotada de fotos O vereador Francisco Jornada, do PSD, que não foi reeleito, postou fotos com Amazonino Mendes e publicou em seu Instagram pessoal. De acordo com Jornada, não houve nenhum acordo para que Amazonino decidisse apoiar Marcelo. Segundo ele, como o ex-governador é um grande ícone político com uma história de sucesso como gestor, tinha que tomar uma decisão de apoiar um dos candidatos e, acabou optando em Marcelo Ramos (PR).

“Decidiu que vai dá um espaço para ele que representa a juventude, e que apresenta projetos muito bons. Nós já estamos com uma turnê e programando várias reuniões desde domingo (16)”, revelou. Ainda de acordo com o vereador, Amazonino havia decidido apoiar Marcelo, há semana e, agora, vai estar em todas as reuniões para pedir voto. “Já estamos com alguns encontros para serem feitos, só vamos decidir os locais e horários para serem realizados”.

Procurado pela reportagem, nesta terça-feira (18), Marcelo Ramos se disse “feliz por agregar tantas lideranças em torno de um projeto de mudança para a nossa cidade”. “Todos que acreditam que eu, com a minha história, com a minha independência e com a minha luta, sou o melhor para o futuro de Manaus, serão bem vindos. Mais ainda alguém que o povo já fez prefeito, senador e governador”, afirmou. Para ele, a atitude de Amazonino Mendes demonstra o “amadurecimento” da candidatura do PR “e a união de forças que representará pro futuro de Manaus”. “Uma candidatura independente que consegue ter o apoio de Omar, Amazonino, Alfredo, Serafim, Praciano, além de lideranças empresariais, sociais, culturais, comunitárias, é uma candidatura preparada para unir a cidade

e fazer ela voltar a andar pra frente. É de união e serenidade que a nossa cidade precisa. Agradeço o gesto do governador Amazonino que de forma absolutamente espontânea foi às ruas em defensa do nosso projeto de mudança segura e transformadora”. O PDT, que é a sigla em que o ex-governador é filiado, já havia esclarecido, no início deste mês, que neste segundo turno, não iria apoiar Marcelo (PR) ou Artur Neto (PSDB), que estão na disputa, para o cargo de prefeito. O presidente estadual do partido no Amazonas, Stones Machado, diz que respeita a disposição do Amazonino em apoiar Marcelo, mas que a decisão não é conjunta com o partido.


4

Manaus, 20 de Outubro de 2016

MANCHETE A venda de artigos de conveniência em farmácias e drogarias foi autorizada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que, na última terça-feira (18), julgou improcedente uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). Na ação, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) questionava a legalidade do Artigo 1º da Lei Estadual promulgada 63/2009, que disciplina o comércio desses produtos nesses estabelecimentos. Conforme o Artigo 1º da lei, consideram-se artigos de conveniência os produtos dietéticos, para diabéticos, ortopédicos, de suplementação alimentar, de higiene pessoal, para dieta e nutrição enteral, cosméticos, leite em pó, meias elásticas e compressivas, água mineral e sucos industrializados, bebidas lácteas, cereais matinais, mel, balas, doces e barras e de cereais, chocolates e achocolatados, além de sorvetes e picolés, pilhas e demais artigos para bebê. A decisão unânime do pleno do TJAM seguiu o voto da relatora, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro

TJAM diz ser leg conveniência e

Guedes Moura. De acordo com o processo, o MP-AM argumentava que o texto seria inconstitucional, por invadir a competência da União e contrariar a Lei Federal 5.991/73, que “dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, e

dá outras providências”. Segundo a relatora, decisões anteriores do Supremo Tribunal Federal (STF) abrem precedentes para considerar esta lei constitucional. Caso semelhante foi analisado pelo Supremo, na ADI 4093/SP, que julgou constitucional lei com teor semelhante em vigor no

Estado de São Paulo. “Revela-se desarrazoado extrair da ordem para que medicamentos, drogas e insumos farmacêuticos só sejam negociados em farmácias e drogarias uma implícita vedação à comercialização de quaisquer outros produtos”, afirma a desembargadora, em seu voto.


al venda de itens de m farmácias do Estado Vestibular e SIS da UEA serão realizados a partir deste sábado

Casos de malária e zika representam metade dos atendimentos na FMT A malária e o zika foram juntas responsáveis por metade dos casos de doenças tropicais, infecciosas, parasitárias e dermatológicas atendidas na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Segundo dados da Fundação, de janeiro a agosto desse ano, dos mais de 7,3 mil casos distribuídos em 22 doenças confirmadas, a malária e o zyka, doenças com mais notificações, foram detectadas em 3,7 mil casos. Apesar do resultado, as duas doenças não registraram nenhum óbito no período. No mesmo período do ano passado, a malária respondia por 1.125 casos atendidos na FMT-HVD, um aumento de 74% quando comparado aos 1.960 casos registrados no acumulado de janeiro a agosto desse ano. Já o zyka, o primeiro caso só foi registrado em setembro de 2015. No ano passado, foram registrados na FMT-HVD apenas 11 casos da doença, enquanto que nos primeiros oito meses de 2016, foram detectados 1.780 casos. Apesar do aumento no aten-

dimento de casos de malária na FMT-HVD, a responsável pelas ações de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e controle de doenças no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/ AM) informou que, no total do Estado houve redução de 44% no número de casos de malária notificados no período de janeiro a agosto desse ano. De acordo com os dados do órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), em 2016, foram notificados no Amazonas 33.511 casos contra os 59.779 casos registrados no mesmo período de 2015. De acordo com o gerente de Doenças Transmitidas por Vetores (GDTV-FVS), Elder Figueira, a diminuição dos casos de malária deve-se à descentralização das ações de prevenção e controle da doença. “É fundamental o envolvimento dos diversos atores do processo, desde gestores, agentes de saúde e entidades parceiras. Dessa forma foi possível contribuir com a diminuição desse quadro no Estado”, comentou.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizará as provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e do Vestibular neste sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24). Neste ano, estão inscritos 36.432 candidatos no SIS e 43.850 pessoas no Vestibular, totalizando 80.282 inscritos. Os candidatos devem ficar atentos ao horário de fechamento dos portões (12h50 - horário de Manaus) e não esquecer de levar documento original de identificação (identidade, carteira de habilitação, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteiras funcionais expedidas por órgão público). As provas iniciam às 13h (horário de Manaus). Os cartões de identi-

ficação do candidato com o local de provas estão disponíveis no portal da UEA (www.uea. edu.br) desde o dia 30 de setembro, nos links Vestibular e SIS. Os candidatos que, conforme o edital, se declaram sabatistas realizarão as provas após o pôr-do-sol do sábado (22). No entanto, deverão ingressar as salas de prova também no mesmo horário que os outros candidatos, até às 12h50 (horário Manaus), devendo permanecer no local de prova até o início da mesma isolados e incomunicáveis, em local apropriado. Em Manaus, as provas para os sabatistas acontecem na Escola Superior de Tecnologia (EST), localizada Avenida Darcy Vargas, nº 1200 – Parque Dez de Novembro.


6

Humaitá entra no mapa mundial de aparição de palhaços sinistros

Manaus, 20 de Outubro de 2016

POLÍCIA

Filhote agressivo Indignado porque sua mãe desnaturada não queria lhe dar dinheiro para comprar drogas, um adolescente de 16 anos largou a porrada na mamis e agora está apreendido pelos cops. A treta aconteceu na manhã desta terça-feira. A mãe, de 36 anos, pegou um safanão em uma casa no bairro da Redenção, Zona Centro-Oeste, quando disse que não ia rolar grana pra comprar droguenhas. O moleque que já tinha uma passagem na delegacia, por tráfico de drogas, jogou um bibelô de porcelana na cara da coitada, que acionou os cops, para recolher o infeliz. O nosso amiguíneo foi recolhido e jogado na Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

Querendo provar para o Brasil e para o mundo, que Humaitá está integrada com as modas da web e que é um município muito descolado, dois adolescentes, um de 14 e 16 anos, se fantasiaram de palhaços sinistros e usando um machado foram assustar uma mulher. O resultado é que eles conseguiram colocar Humaitá no mapa mundial dos palhaços sinistros da internet, mas em compensação acabaram em cana. Os bichinhos foram apreendidos pela polícia na

noite de segunda-feira, depois da palhaçada. O delegado Marcus Rezende ficou espantado com o nível da mentalidade dos dois, porque já é difícil pegar internet no município e os caras que conseguem ter acesso, ao invés de ir atrás de conteúdos interessantes, resolvem imitar essa palhaçada de americano. “Aqui, na delegacia, os dois disseram que queriam copiar o que viram na internet”, disse o delegado. A mulher que já vinha andando de noite altamente

cabreira com medo de algum estupro, deu de cara com os dois palhaços macabros e começou a gritar, para deleite dos doentes. Porém, não ficou só no grito e ela conseguiu que acionassem os cops. Os palhacinhos quiseram fugir, mas acabaram em cana, quando os cops chegaram e os cercaram, botando revolvinhos de verdade na cabeça deles. Na manhã desta terça-feira, a duplinha foi entregue aos pais, após serem ouvidos, mas já ficaram com a ficha suja por essa presepada.

Ataque no beco sinistro Jefferson dos Santos Carvalho e Kelvin da Silva Campos, ambos de 25, estavam bem voltando para casa, quando decidiram confiar e entrar em um beco altamente sinistro no belíssimo bairro Jorge Teixeira 3, Zona Leste. O resultado dessa ideia fabulosa é que cobraram pedágio deles e houve um desentendimento. Eles foram agredidos e baleados, indo parar no João Lúcio. A duplinha encontrou um terrível elemento conhecido como o “Carudo” e outros galeritos. A moçada trocou umas duas palavras e já foi largando

porrada neles com pedaços de madeira e depois ainda foram baleados. Os dois tão bem ruins no hospital.


Preso por arrastão Ex-presidiário é morto a tiros no São José

O maravilhoso Arison Monteiro da Luz, 18, foi preso na tarde da última segunda-feira, na comunidade Monte Pascoal, bairro Monte de las Oliveiras, por praticar um singelo arrastão a pedestres na Zona Norte. Na empolgação, Arison nem percebeu que suas vítimas o conheciam de vista e só fizeram dizer

para os cops, onde ele morava. Os cops bateram na casa dele, quando ele já estava todo aconchegado pra dormir. Durante a prisão Arison quis dar uma de espertão, dizendo que era menor de idade, mas ao chegar à delegacia foi constatado que era papo dele e ele pegou um pescotapa, para deixar de graça. Arison rou-

Estacada no crânio

Uma galera satânica tentou exterminar de uma vez por todas o pedreiro Ronaldo dos Santos Corrêa, 39, com uma singela estacada na crânio do infeliz. O fato ocorreu na noite de ontem no pacato bairro Grande Vitória, zona Leste. Ronaldo nem sabia que queriam sua morte, ele saiu de casa de boa para tomar umas geladas e quando vinha voltando foi abordado pelos tradicionais cobradores de pedágio. Revoltado ele tentou argumentar que não iria pagar nada, porque não tinha cabimento, mas sua argumentação foi inútil e

acabou sendo surpreendido com um mega-golpe de estaca na cabeça dado por um outro galeroso que chegou querendo exterminá-lo. Moradores se revoltaram e tentaram enfrentar os galerosos. Os meliantes fugiram, mas antes um ainda deu um pisão no pedreiro. Ele foi socorrido e levado ao pronto-socorro João Lúcio. Ninguém foi preso.

bou três celulares usando uma arma caseira, feita de madeira. Os aparelhos telefônicos foram recuperados pelos investigadores. Todo lindo, Arison foi direto para o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), no quilômetro 8, da Rodovia BR-174, onde ficará com seus novos amiguíneos por uma boa temporada.

Francisco Júlio Gomes dos Santos,de 42 anos foi morto a tiros próximo a uma feira na Zona Leste de Manaus. O crime aconteceu na tarde de terça-feira (18) no bairro São José e, de acordo com a polícia, a vítima era um ex-presidiário. Ninguém foi preso. Segundo testemunhas, a vítima caminhava pela avenida Penetração 2, quando foi abordado por um homem não identificado que efetuou três disparos na cabeça de Francisco, que morreu no local. De acordo com familiares, a vítima tinha deixado a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa há quatro dias. Depois de periciado o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal. O crime será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros.


8

Manaus, 20 de outubro de 2016

Cidadania fiscal

A última entrega de prêmios, ocorrida nas dependências do Supermercado DB da Ponta Negra, a alegria se espalhou por toda as dependências do lugar, simbolizando o sentido de uma campanha que atrai bênçãos da sorte e da solidariedade entre as pessoas. A adesão do povo a iniciativa e aos acertos do Governo Melo, na condução do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Fazenda, na batuta de Afonso Lobo, a entrega dos cheques simbólicos simbolizou a euforia da cidadania fiscal.

Consumidores p na nota e ganham Quando você pede CPF NA NOTA, um gesto simples e cívico, ajuda o Estado a cumprir suas obrigações com a população, você está apto a ganhar muitos prêmios, incluindo aquele que vai ajudar você e sua família a realizar grandes planos. Foi por isso, pensando em seus leitores e web-expectadores, que a TV MASKATE voltou com pompas e circunstâncias a fazer a Campanha NOTA FISCAL AMAZONENSE (NFA). Com recordes diários de acesso e na espiral crescente da alegria de um fim de ano melhor, a TV MASKATE invade corações e mentes da moçada, plugada com o Smartphone nas ondas da cidadania fiscal. As bênçãos do NATAL não poderiam ter melhor companhia, pois além de atrair sua sorte, pedir CPF NA NOTA você vai ajudar pessoas que precisam de amparo, atenção, alimentação e outros itens de necessidade diária. São as entidades filantrópicas que recebem ajuda em dinheiro com a sua colaboração. Acesse o ecrau.com e confira na íntegra a entrega dos cheques aos ganhadores!

C

cr ce m qu Es Es ge ca de Es so Fi M

ia Is jo so


pedem CPF m prêmios

Campanha do bem

O nível e a qualidade cívica, redibilidade e acolhida popular das elebridades presentes só confirmam, na festa da TV MASKATE, ue a NFA é a campanha do Bem. stiveram presentes o secretário de stado da Fazenda, Afonso Lobo, o erente de marketing do supermerado DB, Guto Corbett, o vice-presiente da Federação das Indústrias do stado do Amazonas (Fieam), Nelon Azevedo, o diretor executivo do ieam, Ronaldo Mota, o diretor de Marketing Paulo Pereira. Além dos secretários da Secretara Estadual De Educação (SEDUC) sabel da Costa e Claudio Marins, o ornalista Álvaro Corado e o profesor Ademir Ramos.

Parabéns, cidadão! Este sorteio teve um sentido especial para comunicar o compromisso da campanha Nota Fiscal Amazonense, no valor total de R$ 105 mil com a população, com as parcelas sociais que, de fato, precisam do governo, do talento gerencial e mobilização da equipe, que a gestão Melo representa,

sua determinação de equilibrar e sanear as finanças. Você, com sua adesão na CAMPANHA DA NFA, fez a diferença. Um acréscimo de R$150 milhões em relação a julho. Em setembro, foram mais de R$40 milhões em relação a agosto. Parabéns, contribuinte.


10 Manaus, 20 de outubro de 2016

TV MASKATE

Confira as novidades da Magistral com a Blitz do Maskate A programação da TV Maskate está disponível no ecrau.com.

A apresentadora da Blitz do Maskate, Gabrielly Gentil, juntamente com a Garota Magistral Itis Venegas, percorrem todas as zonas da cidade apresentando os produtos MAGISTRAL. Você pode acompanhar as Blitz diretamente no site ecrau.com e também na página da TV MASKATE no facebook. Acesse agora mesmo o ecrau. com e confira as últimas Blitz realizadas no Mercadinho Gustavo, situado no bairro São Raimundo,

nº 580, próximo a sede do São Raimundo. O Mercadinho Daniele, localizado na rua do Amor, no bairro Novo Israel, também recebeu a Blitz do Maskate. Além disso, você também pode ser um colaborador da nossa Blitz, para que dessa maneira, seu estabelecimento seja divulgado. Para mais informações, entre em contato conosco, no número (92) 3673-6333. Não se esqueça de curtir e compartilhar nossas redes sociais.

#NÓS SOMOS O MASKATE

Leitor Palhaço Lambe Lambe

Leitor Renzo Bordoni


ECONOMIA

Manaus, 20 de outubro de 2016

Crimes contra a ordem tributária recebem apoio do MP e PGE

A Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz -AM) assinou nesta quarta-feira, 19, o termo de cooperação técnica com o Ministério Público do Estado (MPE) e com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) que ampliará a sinergia destes

órgão no combate aos crimes contra a ordem tributária. Para essa finalidade, um grupo será criado com representante de cada signatário do referido termo de cooperação para que seja aperfeiçoado o combate a crimes como a sonegação fiscal,

Aberta inscrições para professor visitante A Fundação Universidade do Amazonas torna pública a abertura de processo seletivo simplificado destinado à contratação de professores visitantes, brasileiros ou estrangeiros, para atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público. O processo seletivo é destinado à contratação de 13 professores visitantes para atuarem junto a programas de pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas, conforme as especificações constantes no anexo I do edital. As inscrições iniciaram nesta segunda-feira, 17, e vão até o dia 18 de novembro de 2016, das 9h às 11h e das 14h às 16h,

diretamente na secretaria da unidade acadêmica (relacionadas no Anexo II do edital) a qual o programa de pós-graduação ofertante da vaga encontra-se vinculado.

melhorando assim a arrecadação tributária do Estado. Assinarão o documento, o Secretário de Estado da Fazenda, Afonso Lobo; o ProcuradorGeral de Justiça, Fábio Monteiro; e a Procuradora-Geral do Estado, Heloysa Simonetti.

11

Setrab faz seleção de artesãos para feira em SP

Maria Rocineide Santos da Silva, mais conhecida como Dona Neide, é uma artesã de mão cheia. Cria pulseiras, brincos e colares usando produtos regionais, como semente de morototó, jarina, fibras, couro e escama de peixes, além de madeira muirapiranga. Por meio do Programa do Artesanato Amazonense, do Governo do Amazonas, executado através da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), ela pode levar suas peças para outros estados do Brasil e até para o exterior. E Dona Neide partiu para uma nova viagem. Ela foi um dos 12 artesãos selecionados pela secretaria para participar da 1ª Feira Brasil Original, que acontece de 20 a 23 de outubro, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo. A Setrab, por meio do Programa do Artesanato Amazonense, é responsável pelo cadastro dos artesãos do Estado. Após passarem por um teste presencial de suas habilidades, eles recebem a Carteira Nacional do Artesão, que tem como principal vantagem o acesso à Nota Fiscal Avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA). Com isso, o artesão pode vender legalmente seu produto para grandes clientes.


12 Manaus, 20 de outubro de 2016

CIDADE

Oficina capacita conselheiros tutelares

O defensor titular da Defensoria Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Roger Moreira, será instrutor da Oficina de Mediação de Conflitos promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), voltada à capacitação de conselheiros tutelares, psicólogas, assistentes sociais e técnicos da rede de assistência social do Município de Manaus. A oficina acontece nos dias 18 e 19 de outubro. A aula do defensor público será das 14h às 17h no dia 18 e, das 9h às 12, no dia 19, na Escola do Serviço Público, localizada na Universidade Nilton Lins, na avenida Professor Nilton Lins, 3259, Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus.

Tribuna Jurídica da Esmam discutirá adoção por casais homoafetivos A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), está com inscrições abertas para a terceira edição da Tribuna Jurídica Esmam, que abordará o tema “Adoção por casais homoafetivos”. Setenta vagas estão sendo disponibilizadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Esmam, no endereço: www.tjam. jus.br/moodle. Pela participação, está sendo solicitada a doação de um brinquedo (faixa etária de 5 a 12 anos), que será entregue a uma entidade filantrópica. O evento, voltado a magistrados, promotores, servidores do TJAM, advogados, defensores públicos, jornalistas, psicólogos, acadêmicos e sociedade civil, acontecerá no dia 26 de outubro (quartafeira), das 15h às 18h, no auditório da Esmam, no Centro Desembargador José de Jesus Ferreira, localiza-

do na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, anexo ao Tribunal de Justiça do Amazonas. A juíza Rebeca de Mendonça Lima, titular do Juizado da Infância e da Juventude Cível, fará a explanação do tema. Além da magistra-

da, participarão do debate a promotora de Justiça Vânia Marques Marinho, o defensor público Mario Wu e o psicólogo André Machado. Os convidados farão a exposição consubstanciados por suas experiências e vivência à temática.

SEDUC realiza último aulão preparatório para o ENEM Concluindo as atividades preparatórias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) promoverá no próximo sábado, dia 22 de outubro, às 9h, o último “Aulão do Enem”, que será marcado pelo segundo simulado comentado direcionado

ao exame nacional. O simulado comentado será transmitido para todas as escolas estaduais da capital e do interior, via Centro de Mídias de Educação, localizado na avenida Waldomiro Lustoza, 350, bairro Japiim 2, Zona Sul de Manaus, (ao lado da sede da SEDUC) e contará com a presença de professores especialistas nas áreas de Linguagens, Matemática, Ci-

ências da Natureza e Ciências Humanas. Simulado nas escolas - O último simulado direcionado ao Enem será aplicado na próxima sexta-feira (21) nas escolas estaduais da capital e do interior, com duração de duas horas. Ao término do simulado, os professores recolherão o material, que ficará sob a responsabilidade da direção da escola.


g É o fim? Homens adultos usam fraldas e vivem como bebês e INUSITADO

Você se lembra da última vez em que usou fraldas? Provavelmente, não, pois era muito pequeno, certo? Saiba você que existe uma comunidade de adultos que se veste como bebês e afirma que o motivo para isso é o conforto, e não um fetiche sexual. O Amantes Adultos de Fraldas de Bebês (ABDL, na sigla em inglês) é um grupo de homens e mulheres que acredita que a vida adulta é opcional. Eles vivem como bebês para relaxar do dia a dia estressante. Além de fraldas, esse grupo também age como criança e chega, até, a usar chupeta. Um dos membros do grupo, John Michael-Williams, abriu recentemente uma loja para

quem pertence à comunidade. A Tykables é uma loja em Chicago, nos Estados Unidos, que vende produtos de bebês --como um cavalinho que balança e berços-- para adultos usarem.

Homem é preso ao tentar furtar comida congelada na casa da avó

Um homem foi preso após ter invadido a casa da própria avó para furtar a comida congelada que ela fazia. O caso ocorreu próximo a Carnuel, no estado americano do Novo México. Jonathan Saiz, de 34 anos, estava tentando entrar na casa e, segundo confessou depois, pretendia furtar marmitas con-

geladas. Quando um policial flagrou -o e tentou prendê-lo, ele meteu o dedo no olho do guarda, segundo o boletim de ocorrência. O oficial achou uma arma no bolso do suspeito e várias ampolas com resíduos de droga. Ele está preso sob fiança, aguardando julgamento.

“Todos os produtos que criamos e os eventos que participamos expressam a inocência da infância de volta à nossa vida adulta”, garantiu Michael-Williams ao jornal inglês “Mirror”.

Manaus, 20 de outubro de 2016

13

Cão é flagrado andando de carona em moto em ilha na Grécia Um cão foi flagrado andando de carona em uma moto na ilha grega de Leucádia. O vídeo mostra o cachorro se equilibrando no banco traseiro enquanto seu dono percorre uma estrada movimentada. A cena foi filmada por um passageiro de um carro que seguia logo atrás. Essa não é a primeira vez que isso é registrado em Leucádia. Em 2013, um usuário do YouTube compartilhou um vídeo que mostra a mesma situação. Pelas imagens, inclusive, parece ser o mesmo cão. A cena também foi flagrada em 2015 por Hosszu Reka.


O MELHOR DAS NOVELAS

14

Manaus, 20 de outubro de 2016

Malhação Caio afirma a Joana que era amigo de Carmem. Tânia exige que Ricardo se afaste dela. Gabriel se surpreende com o comportamento de Bárbara. Joana garante a Giovane que não fez queixa contra Gabriel para Ricardo. Tânia não permite que Luiza vá à festa na escola. Juliana dança com Lucas, e Jabá e Belinha se incomodam. Jabá se irrita com Arthur e Dodô ao descobrir que eles divulgaram a festa nas redes sociais. Júnior lamenta ter perdido o jogo, e Giovane e Joana o incentivam. Ricardo diz a Tita que pedirá o teste de paternidade para Joana. Giovane se interessa por Joana. Caio comunica que fará o teste de DNA para descobrir se é pai de Joana.

Sol Nascente Mieko avisa a Cesar sobre o infarto de Tanaka e pede segredo para Alice. Ralf elogia Felipe para Vittorio. Gaetano pede a ajuda de Damasceno para esconder de Geppina que Mario está hospitalizado. Mario conta para Ralf que Alice se declarou para ele. Chica faz uma oração com as caiçaras pela saúde de Tanaka. Mesquita desconfia de Mario ao descobrir que a causa da explosão pode ter sido o sinalizador que ele deu a Alice. Alice é avisada sobre o estado de Tanaka e se desespera. Cesar exige que Tanaka seja transferido de hospital. Lenita pensa em Vittorio.

‘Haja Coração

Iara Ferreira estrela ensaio de biquíni e diz: ‘Vou malhar mais para o verão’

Tancinha se enfurece com Aparício, e Guido tenta acalmá-la. Felipe decide contar a Shirlei sobre a chantagem de Jéssica. Adônis sonda Nilton sobre Nair. Giba confirma para os repórteres que Tamara provocou o acidente que o tirou da corrida. Tancinha desconfia de Guido. Tamara assume a culpa pelo acidente na corrida. Camila tem uma lembrança e é carinhosa com Lucrécia. Shirlei conta para Giovanni que Felipe mentiu por causa de Jéssica. Tancinha e Beto têm sua primeira audiência com o juiz pela guarda de Carol e seus irmãos. Alexsander e Nair condenam a atitude de Tamara e avisam que Apolo pode perder a chance de adotar os três irmãos.

A Lei do Amor

Tião mente para Helô. Letícia tem febre e todos se preocupam. Magnólia se enfurece ao saber que Vitória não dormiu em casa. Pedro mostra a Ciro o dossiê que encontrou sobre ele. Luciane enfrenta Magnólia. Pedro encontra vários celulares descartáveis na gaveta de Ciro. Miro sugere que Tião seja mais cuidadoso. Augusto pensa em considerar os conselhos que recebe de Amaro. Elio decide divulgar a reportagem que fez sobre o encontro de Luciene e Venturini. Vitória invade a Galeria de Helô para ofender Yara. Camila humilha Aline.


PÁGINA DA ALEGRIA

Manaus, 20 de setembro de 2016

Horóscopo do Dia Velório em Tempos Modernos Um rapaz chegou em um velório e a primeira coisa que perguntou foi: - Qual é a senha do Wi-Fi? Um parente incomodado disse: - Respeite o morto! E ele perguntou: - É tudo junto? Um Namorado Apaixonado O rapaz apaixonado diz para sua amada: - Eu posso não ser rico, não ter dinheiro, apartamentos de luxo, carros importados ou empresas, como o meu amigo Carlos Eduardo, mas te amo muito, você é minha vida. Ela o observa, com lágrimas nos olhos, o abraça e diz bem baixinho no ouvido dele: - Se você me ama de verdade, me apresente este Carlos Eduardo. Vida Após a Morte O chefe pergunta para o empregado: - Você acredita em vida depois da morte? O empregado responde: - É claro que não, chefe. Não existem provas disso, pois nunca alguém voltou para provar que está do outro lado. E o chefe diz: - Pois é, mas você está muito enganado! Ontem, depois que você saiu mais cedo para o funeral do seu tio, ele veio aqui te procurar. A Moto na Praia A loira chega de moto na praia e estaciona a moto na beira do mar agitado. O salva-vidas vê a cena e avisa: - Moça, o mar vai levar a sua moto. A loira responde: - Hello, eu estou com a chave!

21.03 a 20.04

ÁRIES

Há muita energia para que possa transformar, mudar, curar, finalizar, eliminar de vez o que o incomoda. Marte segue junto com Plutão, ativando a libido também. Evite, porém, posturas radicais e individualistas. Câncer de 21.06 a 21.07

Mais adaptabilidade e sociabilidade durante o dia, principalmente a partir do período da tarde. Tarefas que dependam de abertura para o diálogo ficam favorecidas. No período da noite, a Lua sorri para Mercúrio, favorecendo o diálogo. de 23.09 a 22.10

Libra

Vale caprichar no visual para distribuir charme e simpatia por onde passar. Lua em Gêmeos, Sol em seu signo: você fica mais sociável do que de costume. Os programas culturais e românticos estão favorecidos. Capricórnio de 22.12 a 20.01

Você se torna mais consciente de seu real valor, de quem realmente é. Júpiter e Plutão permanecem em harmonia durante todo o mês, favorecendo o crescimento pessoal, os processos de cura e transformação.

FRASE DO DIA - Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer. Dwight Eisenhower Touro de 21.04 a 20.05

Bom período para encontros sociais ou românticos. Você está mais sociável, versátil e comunicativo. Mais aventureiro também, com Vênus em Sagitário. Aproveite para aprender algo novo e se inteirar das notícias. de 22.07 a 22.08

Leão

Com mais disposição para dialogar, o papo flui agradavelmente, graças à Lua em Gêmeos. Você pode fazer bons contatos, conhecer pessoas, mostrar-se com mais leveza e contagiar todos. Excelente período para programas culturais. Escorpião de 23.10 a 21.11

Aproveite o período para finalizar questões importantes com mais força e determinação, para concluir com clareza e garra as situações. Marte e Plutão seguem juntos, há muita energia a seu dispor. Mas cuidado com orgulho. Aquário de 21.01 a 19.02

Você se sente mais comunicativo, dinâmico e predisposto a compartilhar. Excelente período para fazer novos contatos, reencontrar velhos amigos ou fazer programas a dois, principalmente à noite. Vale também ampliar sua visão.

A VERDADE DOS SONHOS Significado Sonhar com Raiva. Sentir ou ver outra pessoa sentindo ou expressando muita raiva em sonho é sinal de que você deve controlar o seu gênio, só assim fará novos e fiéis amigos.

15

Gêmeos de 21.05 a 20.06

Bom dia para ativar comunicações, divulgações e lidar com o público. A Lua continua em seu signo; você fica mais adaptável, curioso, intuitivo e sensível, pode esclarecer dúvidas, buscar e encontrar as informações. Virgem de 23.08 a 22.09

Os encontros e compromissos sociais estão favorecidos. A Lua em Gêmeos facilita as atividades ligadas à comunicação: todos estão mais falantes. Aproveite a tarde e a noite para encaminhar o que se encontrava parado. Sagitário de 22.11 a 21.12

Assuntos profissionais seguem em destaque com Saturno em seu signo; o dia pode ser produtivo. A Lua, porém, briga com Saturno pela manhã; procure equilibrar trabalho e descanso. Vale refletir: que função tem o prazer em sua vida? Peixes de 20.02 a 20.03

Período bom para avançar nos estudos, expandir sua rede social, conhecer pessoas, publicar, divulgar seu trabalho, circular e dar palestras. À noite, Lua e Mercúrio prometem mais cordialidade nos intercâmbios.


issu  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you