Issuu on Google+

JORNAL DO POVO

Posto causa dano ambiental Moradores e estudantes temem vazamento subterrâneo de combustível

ANO 15 - Nº 2.127 - MANAUS/AM - 24/10/2012 - www.maskate.com.br

Manaus completa mais um ano de sonhos não realizados

Governo Federal faz a Cidade Sorriso chorar

QUASE NADA A COMEMORAR EM 343 ANOS DE ABANDONO

STF prepara as algemas Aconteça e apareça com Alberto Lobato

Revista elege Juliana Paes a mulher mais sexy do mundo de 2012

Maioria dos ministros não dispensou ex-sindicalista e apaniguados

AMAZÔNIA Vanessa e Dilma em comício

Biango respira aliviado Rodrigo Lombardi in family

Ex-marido brabo mata amada


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 24 de outubro de 2012

CIDADE DOS MALUCOS

Constrangimento ou concordância?

O silêncio do Planalto onde pontifica Dona Dilma permite muitas ilações. É o silêncio do constrangimento de integrar a mesma trupe historicamente e mesmo durante a contravenção ou é o silêncio de quem cala consente? E admite a lisura e a imparcialidade da maioria dos magistrados?

Ministra da energia

Onde estava Dilma quando, sob a batuta de Zé Dirceu, Delúbio, os deputados José Genoíno, João Paulo Cunha (PTSP), Valdemar da Costa Neto (PR-SP), Pedro Henry (PP-MT), o ex-deputado Roberto Jefferson (PTBRJ), delator do esquema, Carlos Alberto Rodrigues (PL-RJ), Pedro Corrêa (PP-PE), José Borba (ex-PMDB-PR), Romeu Queiroz (PTB-MG), comandaram a festança da contravenção?

Penas mixurucas

Na definição das penas, Marcos Valério pode pegar o mínimo de dez anos de prisão e José Dirceu, três anos. Para o tamanho da encrenca e repercussão do escândalo, o resultado é mixuruca como mixuruca parece ser o uso de avião presidencial pra tentar fazer a cabeça de eleitor na área mais pobre da periferia de Manaus.

Editor Executivo: Mário Bakunin redacao@maskate.com.br

A Suprema Corte do país começa nesta terça-feira as penas dos 25 réus condenados no processo do mensalão pelos crimes de formação de quadrilha, gestão fraudulenta de instituição financeira, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O que José Dirceu, mentor intelectual e gestor da mega contravenção tem a ver com Dilma Roussef, atual dirigente do Brasil? Aparentemente nada e efetivamente, muita coisa.

FALA SÉRIO!

Dilma e Dé Dirceu

MANAUS MODERNA - Vida dura de equilibrista

O dia 24 de outubro na História 1241 - É eleito o Papa Celestino IV, que falece apenas 17 dias depois. Herbert Hoover assume a presidência dos EUA. Fundação do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

2011 - A Ponte Rio Negro é inaugurada.

1930 - O presidente Washington Luís é deposto, ponto culminante da Revolução de 1930, conduzindo Getúlio Vargas ao poder.

1848 - Manaus é elevada à categoria de cidade.

Omissão obsequiosa

A rigor, Dilma e Zé Dirceu partilham a mesma história e comungam a mesma estratégia de tomada e manutenção do poder. Não há uma vírgula na fala da presidente, desde quando assumiu papel no esquema de poder durante ou após o mensalão condenando a conduta de seu partido de assalto aos cofres públicos.

Prata da casa

Por uma opção estratégica e por respeito a uma condenação formal e pública da Corte Suprema, Dona Dilma aceitou a demissão de José Genoino, que atuava há menos de um mês na equipe de governo, no ministério da Defesa, de onde ela demitiu Nelson Jobim.

1147 - Conquista de Lisboa aos mouros.

1941 - A Sociedade de Filosofia Transcendental assume a denominação de Igreja Cristã Primitiva conforme publicação no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul. O foguete da URSS Sputnik 22 é lançado com destino á Marte

Santo do Dia - Santo Antônio Maria Claret O quinto dos onze filhos de Antônio Claret e Josefa Clara nasceu em 23 de dezembro de 1807, no povoado de Sallent, diocese de Vic, Barcelona, Espanha. Foi batizado no dia de Natal e recebeu

o nome de Antônio Claret y Clara. Na família, aprendeu o caminho do seguimento de Cristo, a devoção a Maria e o profundo amor à eucaristia. Cedo aprendeu a profissão do pai e depois a de tipógrafo. Na adolescência, ouviu o chamado para servir

a Deus. Assim, acrescentou o nome de “Maria” ao seu, para dar testemunho de que a ela dedicaria sua vida de religioso. E foi uma vida extraordinária dedicada ao próximo. Antônio Maria Claret trabalhou com o pai numa fábrica de tecidos.

Versículo do Dia Olha, SENHOR, porque estou angustiada; turbadas estão as minhas entranhas; o meu coração está transtornado dentro de mim, porque gravemente me rebelei; fora me desfilhou a espada, em casa está a morte.Lamentações 1:20

NINGUÉM MERECE!

Ótimo - BNDES libera parcela de R$ 37 milhões para a Arena da Amazônia. Banco havia suspendido a liberação de recursos para a obra a pedido do TCU.

• É importante deixar claro que os princípios, metodologias e estratégias que deram origem ao esquema do mensalão, continuam intactos.

Bom - Operação fiscaliza estacionamento irregular no Centro. Equipes fiscalizam obstrução de vias para uso de estacionamento. Ação se estende a todas as vias.

• E com toda a bravata de mudanças nos ministérios, os esquemas de desvios de verbas, para financiar o projeto político continuam azeitados. • Em torno do Planalto, uma equipe poderosa de advogados e lobistas trabalha freneticamente para “desembaraçar” projetos que a própria burocracia atravanca. • São os pedágios que já eram comuns na era Sarney, PC Farias/Collor, Itamar, FHC e Lula, na lógica das dificuldades para negociar facilidades.

Péssimo - Estoque baixo de gasolina ainda afeta postos de abastecimento. Principal agente causador da falta de combustível é seca do Rio Madeira. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Coord. de redes sociais: Kamila Mendes |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF:

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 24 de outubro de 2012

|03|

... Parques públicos idem

Manaus completa mais um ano de lutas e esperanças qEsquecida por Brasília e sem representatividade no Congresso Nacional Manaus, em pleno Século XXI, continua sendo a mesma Porto de Lenha de antanho, só sendo lembrada pelo Governo Federal quando repassamos os impostos oriundos do PIM – impostos gordíssimos, diga-se de passagem – ou como agora, em época de eleições municipais. As idas e vida do ex-presidente Lula a Manaus e a Coari, de concreto, não renderam nada, já que

Terminais abandonados...

Os banheiros dos cinco terminais de ônibus existentes em Manaus estão servindo como área de prostituição e promiscuidade. Segundo os vendedores ambulantes, as portas das cabines precisaram ser retiradas para evitar que casais se trancassem no local. Além disso, as paredes são pichadas com alguns codinomes, características físicas e números para contato. Segundo a estudante Gabriella da Silva, 17, é comum jovens e até pessoas mais velhas usarem os banheiros do Terminal 4, no Jorge Teixeira, zona leste, de forma indevida. “Sempre vejo meninas se beijando no banheiro. Aí eu entro e logo saio, pois fico até constrangida”, disse. No Terminal 3, na

as medidas provisórias que mais afetaram a Taba de Ajuricaba foram editadas no apagar das luzes do seu governo. A atual mandatária do Palácio do Planalto também segue o mesmo figurino, mais discreta, é claro, mas com a mesma avidez pelo quinhão garantido pela Zona Franca de Manaus. Suas idas e vindas, também, de concreto tiveram o mesmo efeito que saber

o resultado da Mega Sena depois de divulgado para quem não jogou. Ou seja: nenhum. Mesmo assim, ela continua batendo na velha tecla de que dependendo do governante que estiver na Prefeitura, ou no Governo do Amazonas, a verba do Planalto vem mais rápido. Na fala da presidente, no Igarapé do Passarinho, parece até que ela só governa para os aliados, indepen-

dente da vontade popular, que tira e bota no governo quem quer. Promessas de aeroportos e outras coisas mais, em época de eleição, não funcionam mais, para um povo que habita uma cidade que viu uma dinheirama sumir pelo ralo via com o golpe dos tablets e, mais ultimamente, com o aumento de impostos que darão um golpe fatal no pólo de refrigerantes.

Frequentadores de parques e passeios de Manaus reclamam da falta de manutenção nesses locais. Entre as queixas mais comuns estão a falta de segurança e de iluminação, brinquedos de playground quebrados, além do lixo. No Parque dos Bilhares, entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, na zona centro-sul, a visão mais comum são os grupos de jovens conversando e casais sentados nos bancos. A cena habitualmente sossegada, automaticamente se transforma quando as pessoas são questionadas sobre os problemas do local.

Uma revelação logo é feita à reportagem do Portal D24AM pelos casais e grupos de amigos: a falta de segurança. “Uma tarde estava manuseando meu notebook, quando um guarda municipal chegou perto dizendo: ‘Moça, é melhor guardar o notebook que aqui quando fica escuro é muito perigoso’. Minha primeira reação foi de guardar o aparelho e a segunda foi de espanto porque o guarda, que seria responsável pela segurança do local afirmou que o lugar não é seguro”, relatou a estagiária da área de Turismo Meire Bastos, 24.

Centro Histórico virou bocada Prédios abandonados no Centro Histórico de Manaus foram transformados em pontos de encontro para usuários de drogas. Durante uma operação da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), no mês passado funcionários encontraram dentro da Santa Casa de Misericórdia, localizada na Rua 10 de Julho, isqueiros, caixas de fósforos e pequenas quantidades de maconha e pasta-base de cocaína. Além de dois moradores de rua que estavam dormindo no local. De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), são 98 prédios históricos abandonados no Centro da capital. O problema não tem solução rápida, já que são propriedades particulares que dependem do dono para realizar alguma reforma e ocupação dos imóveis. “Cabe aos proprietários iniciar o restauro

desses prédios. No momento, estamos fazendo o cadastramento de todos os imóveis que compõem o Centro Histórico de Manaus, para verificarmos o estado de cada um”, disse o coordenador técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Rodrigo Pollari Rodrigues, acrescentando que depois de realizar esse diagnóstico dos imóveis, o instituto pretende estudar projetos para revitalizá-los. Outro ponto que tem sido um ‘covil’ dos usuários de drogas está localizado na esquina das avenidas Leonardo Malcher com Getúlio Vargas, Centro da cidade. “Realmente esse prédio, que tem mais de 20 anos abandonado, corre o risco de cair. Mas a pior coisa que acho é que serve para acomodar os drogados à noite. Eles passam a madrugada inteira aí consumindo drogas”, disse o comerciante e vizinho do prédio Nelson Lima, 36.


maskate.com.br

|04| Maskate

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) anunciou que a gratuidade no transporte coletivo em Manaus no próximo domingo (28), dia do segundo turno das eleições municipais, começa a partir das 4h. De acordo com o órgão, os 1.500 ônibus do sistema convencional vão cumprir as rotas tradicionais. A Lei nº 1.692 de 13 de setembro de 2012 garante a gratuidade do transporte coletivo em Manaus para as eleições. Segundo a SMTU, a circulação dos veículos será fiscalizada

pelo órgão e a multa para a empresa que desrespeitar a norma chega a R$ 2.183,64. No dia 28 de outubro, os usuários do transporte coletivo convencional vão passar normalmente pela catraca. Pela porta dianteira, somente grávidas, idosos e portadores de necessidades especiais. O número de passageiros que usufruíram da gratuidade do transporte chegou a 1.184.054. A expectativa é que este número se mantenha, mesmo com a liberação da Praia da Ponta Negra para os banhistas.

Civil deve manter Operação Lei Seca

Diretor editor: Miguel Mourão jornal@maskate.com.br

Ônibus grátis nas eleições

POLÍTICA

Manaus, 24 de outubro de 2012

Dilma diz que precisa de Vanessa q“Não posso governar sozinha de Brasília e eu confio em Vanessa para ser prefeita de Manaus”, disse Dilma O primeiro comício da presidenta Dilma Rousseff em Manaus foi por um motivo mais que especial: firmar seu apoio irrestrito àcandidatura de Vanessa à prefeitura de Manaus. Foram mais de 40 mil pessoas, segundo a polícia militar, vibrando e lotando o espaço reservado para o comício, no Igarapé do Passarinho, zona norte da capital. Sob o som do forró, “Eu quero Vanessa prefeita”, Dilma entrou cantando no palco com Vanessa, o candidato a vice Vital Melo, o governador Omar Aziz, o senador Eduardo Braga, as ministras Ideli Salvati e Helena Chagas, o deputado federal Sabino Castelo Branco e o secretário estadual de Produção, Eron Bezerra. No palco, deputados estaduais, prefeitos e vereadores eleitos prestigiaram o comício. Dilma disse que estava feliz naquele palco por estar com seu time. “E esse meu time agora tem uma mulher. Porque não

dá para governar sozinha de Brasília e preciso de alguém em quem eu possa confiar, e eu posso confiar na Vanessa. É como na casa da gente, que a gente precisa de uma pessoa para repartir como as coisas devem ser feitas. E Vanessa representa para mim um momento especial dessa eleição porque parece muito com a minha eleição: foram levantadas mentiras, calúnias, inventaram coisas a meu

respeito. Mas aí minha gratidão por Amazonas e por Manaus é porquê? Porque quem enterrou as mentiras que fizeram contra mim foram os votos dos amazonenses e manauaras”, disse a presidenta. “Comigo aconteceu isso: uma avalanche de mentiras. Só teve um jeito com as mentiras: o voto popular enterra mentiras. Com Vanessa, essas mentiras vão ser enterradas por vocês”.

seja feliz, mas o que eu mais quero fazer é que Manaus seja muito feliz na minha administração”. Com esta declaração, o candidato à

prefeitura de Manaus, Artur Neto, definiu o tom de sua campanha e estilo de governar em entrevista no telejornal Em Tempo, canal 10, na segunda-feira (22), às 17h. A mobilidade urbana foi um dos temas abordados com a foto do terminal 1 da Constantino Nery sendo mostrada ao candidato em um telão. Artur comentou que foi difícil reconhecer, pois a maioria dos terminais está com capacidade esgotada e disse que pretende construir abrigos modelos e fazer a integração também em outros locais.

“Adversários não são inimigos”, diz Artur A Polícia Civil do Amazonas deve intensificar as ações de fiscalização para o cumprimento da Lei Seca durante o segundo turno das eleições, que ocorre neste domingo (28). Durante reunião realizada na tarde desta segunda (22), na sede da Delegacia Geral, o delegado-geral adjunto Mário Aufiero e outros profissionais definiram o roteiro dos bares e restaurantes

que serão fiscalizados durante a operação. Para garantir o cumprimento da lei, a polícia irá realizar a ação que deve percorrer todas as zonas de Manaus, com o apoio de cerca de 70 policiais entre delegados, investigadores e escrivães. A coordenação será feita por Mário Aufiero e pelo delegado do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), Fábio Martins.

“Ela não pode ser minha inimiga. Minha candidatura segue o caminho de não transformar adversários em inimigos. Espero que ela


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 24 de outubro de 2012

Levados da breca de Dirceu são condenados

|05|

qPor 6 votos a 4, STF condena Dirceu, Genoino e Delúbio por formação de quadrilha Por seis votos a quatro, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta segunda-feira (22) por crime de formação de quadrilha cometido durante o episódio do mensalão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, Marcos Valério e outros seis acusados. Os quatro já tinham sido condenados anteriormente no mesmo julgamento por corrupção ativa. Com a decisão, o Supremo concluiu a análise do último item a ser julgado. Nesta terça (23), a corte começará a definir questões pendentes, como o que fazer nos casos de empate, e a fixar o tamanho das penas para os condenados. Dos 37 réus, 25 foram condenados por diferentes crimes, nove foram absolvidos e três estão com a situação indefinida - veja como votaram os ministros sobre cada réu.

Toda camarilha foi pega

Foram condenados ainda nesta segunda por formação de quadrilha os sócios de Valério Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, o advogado de Marcos Valério Rogério Tolentino e a ex-diretora das agências Simone Vasconcelos. Dois ex-dirigentes da cúpula do Banco Rural foram considerados culpados pela corte do crime de quadrilha, a ex-presidente do banco e atual acionista Kátia Rabello e o ex-vice-presidente José Roberto Salgado. Houve empate em relação ao atual vice-presidente do Banco Rural Vinicius Samarane. Foram cinco votos pela absolvição e cinco votos pela condenação. Com esse, são sete os casos de empates no julgamento. O presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, que, pelo regimento do Supremo, pode votar para desempatar, disse nesta segunda crer que o empate deve favorecer os réus.

Ayanna e Geyza escaparam As acusadas Ayanna Tenório, ex-dirigente do Banco Rural, e Geiza Dias foram absolvidas de formação de quadrilha pelo plenário do Supremo. A denúncia do Ministério Público aponta uma quadrilha formada por 13 réus com o objetivo de comandar e operar o esquema voltado para a compra de apoio político no Congresso durante o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Integrariam o grupo réus dos três núcleos: 1)

político: o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares; 2) publicitário, Marcos Valério, seus dois sócios Ramon Hollerbache Cristiano Paz, seu advogado Rogério Tolentinoe as funcionárias Simone Vasconcelos e Geiza Dias; 3) financeiro, a dona do Banco Rural, Kátia Rabello, os ex-dirigentes José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório.

Dos dez ministros, seis entenderam que houve a formação de uma quadrilha para cometer crimes: o relator Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto. Ao condenar os 11 réus, Carlos Ayres Britto argumentou que a formação de quadrilha por parte dos acusados ameaçou a paz pública, na medida em que houve uma quebra de confiança da

sociedade no Estado. “O povo nutre a confiança no seu Estado. O trem da ordem jurídica não pode descarrilar, não pode ficar sob ameaça de descarrilamento”, disse. Ministro com mais tempo de corte, Celso de Mello afirmou que houve um “grave atentado” ao sistema democrático brasileiro. Segundo ele, foi “um dos episódios mais vergonhosos da história política deste país”.

Argumentos pró-condenação

Quadrilha complexa

“Os fins não justificam a adoção de quaisquer meios, principalmente quando tais meios se referem de forma ofensiva à Constituição e às leis da República”, afirmou Celso de Mello. O ministro Marco Aurélio Mello destacou que houve uma quadrilha “das mais complexas” no caso do mensalão. “No caso, houve a formação de uma quadrilha das mais

complexas, envolvendo na situação concreta o núcleo dito político, o núcleo financeiro e o núcleo operacional. Mostram-se os integrantes em número de 13. É sintomático o número. Mostraram-se os integrantes afinados”, afirmou Mello.13 é o número que o PT utiliza para campanhas eleitorais. Gilmar Mendes argumentou que “entrelaçaram-se interesses.


maskate.com.br

|06| Maskate

Como a maioria dos vazamentos subterrâneos dessas atividades ocorre devido à corrosão nos tanques enterrados desses postos de combustíveis, pode-se dizer que o problema é grave. O solo contaminado pelas substâncias derivadas de hidrocarboneto, é considerado um dos maiores potenciais de risco para a qualidade das águas dos aqüíferos, devido à formação das várias fases desse produto, quando em contato com o solo. Além disso, a fase vapor da gasolina pode causar explosões e incêndios em construções subterrâneas vizinhas ao

vazamento. (SANDRES, 2004). A contaminação de águas subterrâneas por combustível derivado do petróleo tem sido uma preocupação constante nos meios científicos. Os compostos Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos (BTEX) presentes nos combustíveis são extremamente nocivos à saúde humana. Significa dizer que os vazamentos de combustível provocado pelos Tanques Subterrâneos de Combustíveis – TSC representam a inviabilidade da exploração dos aqüíferos por eles. (SUGIMOTO 2004).

Em 12 de novembro de 2004, os postos de gasolina ganharam as páginas dos jornais. No Rio, a descoberta da “máfia dos combustíveis” provocou a prisão de donos de postos ilegais e relevou um esquema de corrupção dentro da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), que estaria emitindo licenças ambientais fraudadas. Em São Paulo, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) identificou, em um ano, cerca de 750 novas áreas contaminadas com resíduos tóxicos no estado. Segundo o Instituto Ekos Brasil, este número pode chegar a 30 mil. A maioria provocada por vazamen-

tos em postos de gasolina. Não é privilégio de São Paulo. O perigo está em quase toda esquina, em todo o Brasil. Embaixo de cada posto existem cilindros repletos de gasolina, álcool e diesel. Vazamentos podem contaminar o solo, os lençóis freáticos e os rios. Nem o ar escapa, poluído pelo vapor da gasolina. Ao abastecer um veículo, alguns frentistas botam uma flanela em cima da boca da mangueira para evitar a evaporação, outros não têm o mesmo cuidado. Além de poluir a atmosfera, o vapor da gasolina misturado com oxigênio torna-se inflamável, e qualquer fagulha pode provocar uma explosão.

Mas o risco maior ao meio ambiente e à saúde pública são os tanques de combustível enterrados em contato direto com o solo. A proteção dos cilindros resume-se basicamente a uma parede dupla de aço. Os tanques mais modernos, ainda uma minoria, são feitos de fibra de carbono, material mais resistente à corrosão. Vazamentos de tanques subterrâneos são freqüentes e só costumam ser descobertos depois que provocaram prejuízo considerável. Em Guadalajara, no

México, aconteceu um caso digno de filme americano. Em 1989, um vazamento demorou tanto para ser detectado que contaminou o esgoto da cidade. Dias depois, a população começou a sentir o cheiro característico do combustível e o governo decidiu retirar as tampas dos esgotos. O vapor liberado se misturou com o oxigênio da superfície e bastou uma batida de carro para dar início a uma série de explosões que devastou 6 quilômetros da cidade e matou centenas de pessoas.

O perigo mora ao lado

Tragédia em Guadalajara

Editor: João Dantas redacao@maskate.com.br

Vazamentos subterrâneos causam destruição

AMAZONAS

Manaus, 24 de outubro de 2012

Posto clandestino comete crime ambiental qTrês tanques de ferro totalmente enferrujados, quase furados em algumas partes, foram enterrados no solo

Um posto clandestino de combustível da Equatorial– localizado na Avenida D. Pedro, Alvorada II, bem em frente à Fundação Bradesco – além dos riscos naturais, cometeu um grave crime ambiental, já que foram enterrados três tanques de ferro com capacidade para 30 mil

litros de gasolina, no solo, abaixo da camada asfáltica. O grande problema é que os tanques passaram muito tempo ao relento, oxidando (enferrujando) em várias partes, uma vez que o empreendimento estava lacrado e proibido de as obras terem continuidade. Estranhamente, da noite

para o dia, as obras foram retomadas, causando polvorosa na população, que viu o estado dos tanques antes de serem enterrados. O mais estranho ainda é que o ato não teve a licença prévia do Conama, como manda a lei. Mesmo assim, as obras seguem incólumes.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 24 de outubro de 2012

Futsal de Manaus está nos JUBs 2012

|07|

qEstudantes amazonenses buscam subir para segunda divisão dos Jogos

Maratona aquática homenageia Manaus

A equipe feminina de futsal do Centro Universitário do Norte (Uninorte) de Manaus esta em Foz do Iguaçu (PR). As meninas embarcaram na madrugada deste domingo (21), para participar dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs),

que acontece entre os dias 21 e 28 de outubro. O principal objetivo do grupo é subir para segunda divisão da competição. De acordo com o treinador da equipe, Sonny Ferreira, o trabalho com o grupo começou bem antes da competição

O forte trabalho tático das equipes sulistas e nordestinas, apontadas pelo técnico como as mais fortes do torneio, não assusta a capitã Silmara Maia, 22 anos, conhecida como ‘Mineirinha’. - Já morei 12 anos em Juiz de Fora, onde comecei a competir, e tenho experiência em torneios fora do Amazonas. Estou sentindo a equipe bem entrosada e sei que assim os bons resultados são possíveis - acredita. A ala Kissia Fabiana, 29,

pratica o futsal desde os 15 anos, mas está saindo do Amazonas pela primeira vez. Porém, a atleta ressalta que isso não é um obstáculo. - Estou um pouco nervosa, claro, até porque é uma cidade com um clima um pouco diferente de Manaus. Mas estou confiante que vamos ter uma boa participação - acrescenta. A Secretaria de Estado de Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) concedeu apoio através do custeio das passagens aéreas.

Trabalho tático

em Foz do Iguaçu. - Estamos juntos desde março de 2012. Usamos os jogos municipais e estaduais para preparar o time. Além disso, fizemos trabalho tático na faculdade e complementamos com amistosos com equipes

de Manaus - destacou. Composta por alunas dos cursos de educação física, fisioterapia, serviço social e publicidade, atualmente a equipe amazonense esta na terceira divisão dos Jogos Universitários Brasileiros.

respectivamente, no torneio de judô das Olimpíadas Universitárias (JUB’s 2012). A competição aconteceu no último sábado (20), no

Complexo Esportivo Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR). Estudante de Direito na Uninorte, Rafael ficou em segundo lugar na categoria

ligeiro, que apresentou 16 judocas na luta pelo título. A medalha de ouro foi conquistada por Phelipe André Pelim (Unip-SP). Representante do curso de Direito na Unip-Campus Manaus na competição, Rafaela também volta para Manaus com uma medalha. Ela foi bronze na disputa do peso leve, junto com Maria da Paz de Oliveira (Sociedade Educacional Carvalho Gomes-RN). A atleta não repetiu o feito de 2011, quando conquistou a medalha de ouro. A categoria, que teve 14 judocas inscritas, teve como campeã a paulista Eleudis de Souza Valentim (Unip). Os irmãos Barbosa foram apoiados na competição pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

A competição terá um percurso de 5 km para as categorias Infantil, Juvenil e Júnior/Sênior, e 2,5 km para as categorias Petiz e Máster. A premiação será em medalhas para os três primeiros colocados de cada categoria. Para os campeões do Absoluto, a premiação será feita em dinheiro e medalhas para os três primeiros colocados (masculino e feminino). Os prêmios são os seguintes: R$ 2 mil (campeão), R$ 1 mil (vice) e R$ 500 (terceiro).

BNDES libera R$ 37 milhões para Arena O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou R$ 37 milhões para o Governo do Amazonas referente a mais uma parcela do financiamento da construção da Arena da Amazônia, estádio de Manaus que receberá quatro jogos a Copa do Mundo de 2014. Com este repasse, o total da verba liberada para

Irmãos Barbosa destacam judô local

Promessas para o ciclo olímpico de 2016, os irmãos amazonenses Rafael, 18, e Rafaela Barbosa, 19, conquistaram prata e bronze,

Em comemoração ao aniversário de Manaus (343 anos), nesta quarta-feira (24), será realizada a 1ª maratona aquática - Troféu Waldir Oliveira 2012. A prova será realizada a partir das 8h, na praia da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus. O objetivo é fomentar a modalidade olímpica em Manaus e, também, colocar a prova no calendário oficial da federação local e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), a partir de 2013.

o Estado pelo banco é de R$ 117 milhões. Esta parcela é a primeira após a aprovação do projeto executivo da Arena, orçado em R$ 550 milhões e aprovado pelo Pleno do Tribunal de Contas da União (TCU) no dia 17 de agosto. O BNDS não repassava parcela para a construção do estádio desde dezembro de 2011.


TODA LINHA DE MÓVEIS EM 10X SEM JUROS EM TODOS OS CARTÕES DE CRÉDITO E NO CREDIÁRIO TV LAR. ROUPEIRO MOVAL MILANO 4P CORRER 78450 NC/CH Cód. 67760-3 À Vista R$ 934,00

MAX

93,

40

R$

1 ANO R$ 79,00

• Gavetas com corrediças metálicas • Bastão de alumínio – maior resistência • Portas de correr com trilho de alumínio • Apliques em MDF nas portas laterais • Acabamento em impressão UV com verniz alto brilho

R$

MAX

11,00

*Não acompanha acessórios.

*Não acompanha acessórios.

MESA CENTRO ARTELY BETTA TB/BR Cód. 63425-5 À Vista R$ 110,00

• Altura: 0,97 m / Largura: 0,85 m / Profund.: 0,47 m / Peso: 37,19Kg

• Cor: Tabaco com Branco Benefícios: • Diversos espaços para objetos e revistas • Tubos na cor alumínio

MAX

MESA LATERAL ARTELY BETTA TB/BR Cód. 63407-7 À Vista R$ 99,00

R$

1 ANO R$ 61,00

9,90

1 ANO R$ 17,00

1 ANO R$ 33,00

R$

• Garantia do fabricante de 03 meses • Espuma D-23 Soft • Tecido Chanille

MAX

69,50

R$

MAX

38,90

1 ANO R$ 33,00

• Largura: 450mm / Altura: 940mm / Comp.: 1440mm

SALA JANTAR ART PANTA GRANITO 6C 10060 BR/PT Cód. 66999-7 À Vista R$ 899,00

KIT BERTOLINI IDEALE DUPLO 412318047 BR Cód. 67497-4 À Vista R$ 750,00

39,00

R$

RACK COLIBRI FICUS 1330 TB/BR Cód. 67693-1 À Vista R$ 389,00

• Cor: Tabaco com Branco Benefícios: • Diversos espaços para objetos e revistas • Tubos na cor alumínio

ESTOFADO RBA PARIS 2L 39 AZ Cód. 51889-1 À Vista R$ 390,00

MAX

29,90

1 ANO R$ 29,00

MAX

1 ANO R$ 23,00

R$

MAX

CAMA ACOP CASAL PELMEX MADRI MOLA 140X190X50 Cód. 66258-5 À Vista R$ 695,00

*Não acompanha acessórios.

R$

CÔMODA MOVAL GUATEMALA 4G 76827 PT/CZ Cód. 67688-4 À Vista R$ 299,00

R$

75,00

MAX

89,90

1 ANO R$ 73,00

• Garantia do fabricante de 03 Meses • Comprimento 1,40m / Largura 0,80m • 06 Cadeiras

1 ANO R$ 69,00

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acréscimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20% sem juros. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 24/10/12 a 25/10/12. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.

MAX

DANIEL DE OLIVEIRA ASSUNÇÃO CLIENTE DESDE 2009

Sua compra com garantia estendida por mais tempo.

169006212 03020 VÁLIDO A

TÉ 10/14

Parcele em até 12X direto com a TV Lar.

Mais prazo para rever suas negociações.

Os móveis entregues em sua casa como na loja.

As mais diversas formas de pagamento pra você.

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

Até dois dias para o seu produto estar em sua casa.

A TV Lar está em todo o Amazonas, venha nos visitar.


JORNAL DO POVO

ANO 15 - Nº 2.127 - MANAUS/AM - 24/10/2012 - www.maskate.com.br

TCE respondeu a 125 consultas da lei de Acesso a Informação em 5 meses O SIP é uma criação pioneira do presidente Érico Desterro

Um total de 125 cidadãos amazonenses e de fora do Estado procurou o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE), nos últimos cinco meses, para fazer consultas com base na Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527, de 18/11/2011), que entrou em vigor no dia 16 de maio passado. O levantamento foi divulgado, nesta terça-feira (23), pelo Serviço de Informação ao Público (SIP), setor do TCE responsável em responder os questionamentos da população. Os principais objetos de consultas foram sobre

as remunerações do TCE-AM, prestações de contas, folhas de pagamentos e receitas de prefeituras, certidão negativa, convênios, concurso público e inelegibilidade, entre outros. A origem do maior número de consulta é a capital do Amazonas, seguido das cidades do interior do Estado e dos municípios de Estado como Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Maranhão, além do Distrito Federal. Em relação ao prazo de resposta às consultas, conforme o relatório, o SIP tem respondido os questionamentos com

uma média de dois dias, embora a Lei de Acesso à Informação defina que o órgão público possa responder as consultas em até 20 dias, prorrogáveis por mais dez. O SIP, encontrado no portal do TCE, foi criado pioneiramente no Estado pelo presidente do TCE, Érico Desterro, em maio passado, em obediência à Lei de Acesso, para agilizar o atendimento ao público. No link, podem ser encontradas várias informações, como lista dos servidores do TCE, telefones, salários e despesas, entre outras informações do Tribunal.

Site reúne crianças de ‘cara feia’ para eleger bebê mais bravo de todos


maskate.com.br

|10| Maskate

May Satou Pra começar bem o dia, vamos ler as melhores notícias criminais da cidade, contadas da melhor forma do mundo pela galera linda do Jornal Maskate!

Ricardo Gomes Booom diiia Maskaateeee !

Vanessa Silva Estou ligadinha. cuka fresca adoro vocês. Adoro essa musica.

Twitter @VamoSOmar @JornalMaskate Fala mourão!

@janiejones_ @JornalMaskate bom dia maskate! espero que o tempo, esta manhã, em manaus esteja melhor que o do paraná :)

Violonista croata se apresenta no Teatro Amazonas

Coordenadora: Kamila Mendes jornal@maskate.com.br

Facebook

REDES SOCIAIS

Manaus, 24 de outubro de 2012

A violonista croata Ana Vidovic faz estreia mundial acompanhada da Orquestra de Violões do Amazonas. A musicista vai mostrar ao público amazonense habilidade como intérprete do repertório clássico e contemporâneo. O evento ocorre nesta terça-feira (23), às 20h. A entrada é franca. Aos 32 anos, Ana é considerada um dos principais nomes do instrumento no mundo. Ela conquistou inúme-

ros prêmios e concursos. Em seu currículo estão a gravação de seis CDs e dois DVDs. O mais recente intitulado Guitar Artistry in Concert, uma viagem através da música de Torroba, Piazzolla e Pierre Bensusan, Sergio Assad, Stanley Myers, Villa-Lobos e Agustin Barrios Mangoré. O espetáculo musical se dividirá em três atos: Primeiro, a Orquestra De Violões abre o concerto e apresenta composições

do músico alemão George Telemann, do compositor e maestro William Walton e do pianista espanhol Joaquín Rodrigo. Em seguida, a violonista proseegue o espetáculo apresentando musicas clássicas de compositores que exploram os estilos barroco ao contemporâneo. O terceiro e ultimo momento do concerto se dá com a Orquestra no palco com a artista, apresentando composições do pianista Joaquín Rodrigo.


Maskate

maskate.com.br

Revista elege Juliana Paes a mulher mais sexy do mundo de 2012 Pela terceira vez, a atriz Juliana Paes foi eleita a mulher mais sexy do mundo pela revista “Vip” e será capa da edição de novembro da publicação, que chega às bancas nesta sexta-feira. A atriz, que proveitou bem a explosão de sensualidade de “Gabriela” para conquistar o tricampeonato, já havia sido coroada em 2006 e 2007. Completam a lista as atrizes de “Avenida Brasil”, Isis Valverde e Débora Nascimento, além de Fernanda Lima, Mila Kunis, Isabeli Fontana e outras 94 mulheres. Na publicação “Especial 100 mais Sexys 2012” da revista, Juliana aparece com um megadecote, exibindo parte dos seios e mostrando porque venceu a disputa no site da revista. Juliana Paes, assim como Scheila Carvalho, tem três títulos. Essa é a 15ª edição da revista com as 100 mais sexy. Tudo começou em 1998 com Luana Piovani faturando o título.

No dia da estreia de ‘Salve Jorge’, Rodrigo Lombardi se diverte com o filho Nesta segunda-feira, 22, dia da estreia de “Salve Jorge”, Rodrigo Lombardi foi a uma churrascaria com a mulher, Betty, e o filho, Rafael, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Na hora de deixar o restaurante, o ator - que na novela interpreta o personagem Theo, par romântico de Morena (Nanda Costa) - se divertiu com o filho, carregando o menino no colo e o colocando de cabeça para baixo.

|11|

Luana Piovani posa com Dom, ao lado da filha e do novo neto de Claudia Ohana

Dom, filho de Luana Piovani com o surfista Pedro Scooby, já tem um novo amiguinho para brincar. Arto, novo netinho de Claudia Ohana, de apenas dois meses, posou ao lado do amiguinho durante um encontro entre as mamães babonas. Dandara, filha de Claudia, é mãe ainda de Martin, de 7 anos. Foi Luana quem registrou o encontro das fofuras em seu Twitter, no fim de semana.

Vagner Love curte noite carioca acompanhado Vagner Love curtiu a noite de segunda-feira,

22, acompanhado da mulher, Lucilene Pires, no Barra Music, onde o grupo Revelação se apresentou com a participação do grupo Sorriso Maroto. O casal estava animado, assim como o jogador Ibson, que também se divertiu durante a noite com Cinthia, sua mulher. A atleta Daniele Hypolito estava lá e fez questão de encontrar os músicos no camarim.

O Furacão da CPI, fica noiva em segredo

Denise Rocha, o Furacão da CPI, está com um pé no altar. A ex-assessora parlamentar foi pedida em casamento pelo namorado, Bernardo Pietro, de 28 anos. O fortão é produtor de eventos e mantinha, até então, um romance com a loura em segredo. Os dois estavam juntos há 1 ano e meio, e o pedido de casamento foi feito por Bruno através de mensagens de texto pelo celular.

Manaus, 24 de outubro de 2012

A advogada, que hoje leva uma vida como artista, com diversos compromissos profissionais, campanhas e entrevistas, negocia agora um programa político na TV. Denise ficou conhecida após ter um vídeo íntimo vazado nos bastidores do Congresso Nacional. O episódio acabou rendendo à advogada um convite para posar nua na “Playboy”.


maskate.com.br

|12| Maskate

Na última quinta-feira (18) a família de Ariane Michele de Oliveira Matos, 20, registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (DEOPS) informando o desaparecimento da mesma. No BO, foi informado que Ariane estaria desaparecida desde o dia 14, quando informou a família que iria buscar a filha menor de dois anos, que estaria com o pai, no município de Presidente Figueiredo. O fato foi amplamente divulgado na imprensa local, inclusive no Blog da Polícia Civil. No sábado (20) uma equipe da DEOPS se deslocou ao município, mas não encontrou no endereço informado pela família. No local receberam a informação de que Ariane estava morando com Josias Silva de Castro, pai de sua filha, na comunidade Canoas, Km 139, BR 174. Ariane informou aos Policiais e a família que enviou um recado por um amigo, mas segundo a família esse recado nunca chegou. Na comunidade não existe telefone fixo e nem móvel para a comunicação.

DEHS investiga homicídio ocorrido no Puraquequara A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros registrou no último sábado (20), o crime que vitimou Manoel Gomes dos Santos, 27, e Rischarles Nascimento Santana, 31, por assassinato. O crime aconteceu na Estrada do Puraquequara, bairro Distrito Industrial 2, Zona Sul. Manoel morreu por volta das 15h30 ao ser alvejado com 35 tiros, sendo cinco na cabeça, três no lado esquerdo do abdome, sete no braço direito, seis no semblante, e 13 nas costas. Rischarles que também estava com ele foi socorrido e levado para o Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio, onde não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito por volta das 20h. A polícia investiga o suposto autor do homicídio. A pesar de não ter sido identificado o ato será investigado até que haja a captura do envolvido, o qual deverá responder pelos respectivos crimes.

Editor: Almir Cardoso redacao@maskate.com.br

DEOPS localiza mulher que estava desaparecida

POLÍCIA

Manaus, 24 de outubro de 2012

Embarcação recheada de droga é apreendida qNão é de hoje que embarcações são usadas pelos narcotraficantes A Capitania Fluvial de Tabatinga apreendeu 13 quilos de pasta-base de cocaína durante inspeção em uma embarcação que estava atracada no porto do município, localizado a 1.1108km de Manaus. A droga estava escondida dentro das canaletas de energia do barco. A apreensão aconteceu há cerca de uma semana atrás, mas mostra que as autoridades brasileiras se movimentam para vigiar cada vez mais a fronteira e otimizar o combate ao narcotráfico. Na referida apreensão a Marinha do Brasil informou que ao todo foram encontrados 30 pacotes com pasta-base de cocaína. Os tripulantes foram encaminhados para a Polícia Federal em Tabatinga, para serem ouvidos e prestar esclarecimento. Logo após os depoimentos, segundo a Marinha, dois suspeitos assumiram o crime. As apreensões fazem parte da Operação Ágata 6, que

visa fortalecer a presença das Forças Armadas na região de fronteira, reduzir a criminalidade e aumentar a segurança do povo brasileiro. A Operação acontece na fronteira do Brasil com a Bolívia, a Colombia e o Peru, abrangendo os estados do

Acre, Rondônia, Mato Grosso, e Mato Grosso do Sul, onde militares e civis do Ministério da Defesa, da Marinha, do Exército e da Força Aérea atuam, em coordenação com outros órgãos federais e estaduais, contra ilícitos transfronteiriços e ambientais.

Mulher furta em loja de Shopping e vai em cana A ladra Wyllyane dos Santos Lira, 24, foi presa por furto qualificado pelos tiras da 9ª Companhia Interativa Comunitária, após denunciais de que ela estaria furtando roupas na loja Marisa do UAI Shopping São José. A acusada foi presa ainda no Shopping com mais de 60 peças de roupas, com valor estimado em R$ 3.456. Wyllyane usava uma bolsa grande, revestida com um material metálico para impedir que o alarme da loja disparasse. A suspeita não tinha passagem pela Polícia, mas foi encaminhada a cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde aguardará julgamento.


Maskate

maskate.com.br

EX-MARIDO BRABO MATA MULHER E TENTA O SUICÍDIO O fantástico Manuel Trindade Dias Batista, 50, não conseguia conceber que a mulher dele já o tinha deixado e superado faz tempo e simplesmente matou ela com dois balaços no peito e depois tentou se matar com um tiro na cabeça. A bronca aconteceu no início da manhã de ontem, em frente a casa da vítima, no Beco Miratinga, no Jorge Teixeira 1, zona leste. Completamente insano, ele fez vigília na frente da casa da doméstica Maria Alcione Ribeiro do Nascimento, 35, na manhã de ontem e quando ela saiu de casa, ele meteu bala na coitada. Ao perceber a cagada que acabara de fazer, Manuel resolveu também sumir da face da Terra e se reencontrar apaixonadamente com Maria no além, mas não foi o que rolou. Ele foi socorrido por vizinhos e levado ao Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, onde está internado, pedindo para morrer e não ser preso. O pai de Alcione, Antônio Pereira de Lima, 55, informou que o crime foi motivado por causa de ciúmes. Segundo ele, Manuel não se conformava com o fim do relacionamento e por isso passou a fazer constantes ameaças a filha. “Ele ameaçava matar ela (Alcione) e também o pai dos filhos dela, do qual tinha muito ciúmes”, comentou ele. Um dos filho da vítima, um

|13|

MANTENDO OO ex-presidiário LIFE STYLE Rosemberg Pereira Duque Junior,

45, está de volta ao mundo livre, mas nunca perdeu o seu life style de agressividade da cadeia. Domingo à noite, ele tacou com toda força uma lata cheia de cerveja na cara de sua amada Débora Ferreira de Souza, 34, que a deixou toda roxa. A confusão aconteceu na festa de aniversário da irmã dele, na rua 46, no Novo Aleixo, zona norte. À polícia, Débora informou que convive com Rosemberg há quatro anos e disse que de vez em quando ela pega o dela, porque é muito apaixonada por ele, mesmo apanhando direto. Ele foi preso e levado ao 6ºDIP. adolescente de 14 anos, informou que Manoel era completamente psicótico e vivia infernizando a vida da família, sempre com uma paixão doentia, fazendo bilhões de ameaças de morte para ela e toda a família, até por meio de mensagens

de celular. Mesmo internado, se fingindo de morto, Manoel já está devidamente autuado em flagrante por homicídio e assim que melhorar um pouquinho já vai de muda para o Puraquequara, conhecer os seus novos amiguinhos e ser muito feliz.

QUERENDO SUBORNAR A dona de casa Elmara Silva da Silva, 35, era envolvida com o tráfico e achava que todo mundo era pilantra. A gaiatinha acabou sendo presa, ontem, quando tentou subornar dois policiais militares honestos da 13ª Companhia Interativa Comunitária (13ª Cicom) com R$ 2 mil. De acordo com a polícia, o dinheiro seria pago para que a polícia liberasse o belíssimo macho dela José Ramalho Diogo, 26, que preso por tráfico de drogas. Os tiras marcaram um encontro num posto de gasolina do Nova Cidade e quando Elmara chegou se achando toda, foi em cana.Ela está triste pra caramba agora, no 15ºDistrito Integrado de Polícia (15º DIP) e nem ficará perto de seu amado que vai para outro presídio.

Manaus, 24 de outubro de 2012

AZARADO DEMAIS O industriário Leandro Barbosa de Oliveira, 20, tem

muito azar porque foi assassinado meio que de graça com quatro tiros na cabeça, na madrugada de ontem, no Beco Abrantes, no Crespo, zona sul. O crânio dele ficou só o mingau. Ele estava indo para o trabalho quando foi surpreendido por um maluco com uma escopeta que meteu-lhe os quatro tiradas. A família acha que ou ele foi confundido com algum pilantra ou foi morto em um assalto, menos execução por causa de tráfico de drogas. O caso será investigada o vai ser investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

MINI-TRAFICANTE É ABATIDO A TERÇADADAS O terçado rolou solto, no bairro do São José 3, zona Leste, na madrugada de ontem. Principalmente nas costas do dito autônomo Josimar Batista de Souza, 22, mas que suspeita-se que seja um mini-traficante. Ele foi brutalmente detonado por uma curriola de galerosos. Ele foi interceptado pelo bando quando se dirigia a um boteco deprimente, onde pretendia entorpecer ainda mais a sua mente já tão atrofiada e maltratada. Josimar tentou negociar com a moçada, dizendo que iria pagar uma rodada de gelada para os galerosos, mas não teve brecha. Tinha mágoa na parada. Por volta das 23h Josimar foi visto já nos corredores do pronto-socorro João Lúcio Pereira, ou pelo menos o que sobrou dele em um leito. O bichinho ainda estava bêbado e nem sabia direito o que estava acontecendo. Ninguém foi preso.

Comprando um refrigerante participante da promoção você pode ganhar tablets, bicicletas, celulares, vídeo games e muitos outros prêmios incluindo milhares de refrigerantes. Fique atento, porque seu prêmio tá na tampa.


maskate.com.br

|14| Maskate

O tailandês Jakkapong Lertanaksil, de 25 anos, exibiu nesta terça-feira (23) uma tatuagem no dedo polegar da mão esquerda durante uma competição de tatuagem que é realizada em um shopping center em Bangcoc, na Tailândia. Concurso reúne cerca de 180 concorrentes.

Estudantes de 15 e 16 anos fisgam tubarão de 2,6 metros na Austrália

Dois estudantes fisgaram com uma vara de pescar um tubarão-cobre de 2,6 metros de comprimento. Anthony Pecotic, de 15 anos, e Jordan Raffa, de 16, capturaram o predador em um cais ao norte de Rockingham, na Austrália, segundo o jornal “The West Australian”. De acordo com a reportagem, o exemplar de 2,6 metros foi um dos 18 tubarões que a dupla pescou em duas semanas. “É uma grande adrenalina”, disse Jordan, que costuma pescar com o amigo há cerca de quatro anos. Após pescá-los, os estudantes soltam os tubarões de volta no mar.

Artes Gráficas: Paulo Juliano redacao@maskate.com.br

Tailandês exibe tatuagem no dedo polegar em concurso

TABLÓIDE

Manaus, 24 de outubro de 2012

Site reúne crianças de ‘cara feia’ para eleger bebê mais bravo de todos

Um blog voltado para pais realizou um concurso com fotos de bebês, porém o vencedor não seria o mais fofo ou mais bonitinho. Neste caso, o objetivo era eleger a criança mais brava, e não faltaram candidatos: fora mais

de 300 “anjinhos” de cara feia inscritos, que se enfrentaram em quatro rodadas de votação. Depois de encararem perguntas como “qual criança faria com que você dormisse com a luz acesa” ou “qual

criança tiraria o brinquedo de outra apenas para vê-la chorar”, a vencedora foi uma garotinha chamada Kadence, que foi premiada com um vale-compra de US$ 100 e alguns acessórios, incluindo um chapéu de caveira.

Médico chinês é condenado por usar o próprio sêmen como remédio

O médico chinês Ma Lin, de 47 anos, foi condenado a quatro anos de cadeia acusado de usar o próprio sêmen como remédio para tratar mulheres, segundo a imprensa local. Lin, que trabalhava em um hospital de Guangxi, na China, acredita que seu esperma tem poderes curativos e o usava como o ingrediente secreto em um remédio que ele administrava a pacientes

para tratamento de problemas ginecológicos. Aparentemente, Lin preparava a mistura com seu sêmen, com antibiótico eritromicina e uma solução salina. Ele aplicava o remédio em pontos de acupuntura, além de usá-lo para massagear a parte íntima da paciente. A ex-paciente Wang Juan disse ter ficado chocada ao descobrir que o médico usava seu próprio sêmen

no remédio. Ela procurou a polícia depois que se tratou na clínica de Lin por causa de uma inflamação pélvica em agosto de 2010. Lin acabou detido pela polícia. O médico foi condenado a quatro anos de prisão, mas entrou com um recurso. Outras pacientes saíram em defesa do médico, alegando que o remédio feito como sêmen de Lin tinha sido eficaz para elas.

Designer cria sapato de salto alto inspirado em galo e galinha

O designer de calçados israelense Kobi Levi criou sapatos de salto alto inspirados em galinha e galo. Em seu site, a novidade é vendida a US$ 1.540 (cerca de R$ 3.120).


Maskate

maskate.com.br

|15|

Manaus, 24 de outubro de 2012

LENDA URBANA

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Velha Macabra

Espinhos - Desgostos imprevistos. Podem significar, para as mulheres, medo das relações sexuais violentas. Sorte: cabra. Certo dia a menina Camila teve de ser internada. Ela estava no quarto do hospital, quando viu pela primeira vez a velha macabra. Sua mãe estava dormindo, e quando Camila olhou para a poltrona ao seu lado, lá estava ela, com seus olhos fundos que pareciam buracos negros, cabelos grisalhos e vestido preto, dando gargalhadas como num filme de terror. Camila ficou apavorada e começou a gritar, sua mãe acordou mas a velha já tinha sumido. Quando voltou pra casa, ainda teve que ficar de repouso, e enquanto seu primo fazia sua comida na cozinha, ela estava na sala ao lado, vendo TV, quando ouviu a mesma gargalhada sombria, e ao olhar para o sofá viu a velha macabra olhando para ela, seu olhar penetrante causava horror. Camila correu para a cozinha para avisar seu primo, ele foi até a sala mas não viu nada. A menina passou dias vendo a velha macabra, até que, aterrorizada, procurou saber o motivo. Numa noite, após rezar e pedir esclarecimento, Camila pegou no sono, e no seu sonho Deus mostrou a ela a razão dessas aparições. Antes de ser internada, Camila havia tentado suicídio, e a velha macabra era um símbolo de morte, que iria continuar aterrorizando a jovem, a menos que ela se se arrepende verdadeiramente de seu ato impensável. Camila pediu perdão. No dia seguinte, quando a jovem voltava sozinha da escola, ouviu a mesma gargalhada, assustada olhou para trás, a velha macabra fez um gesto com as mãos, primeiro a estendeu e em seguida a fechou, e no mesmo instante Camila tentou correr, mas não conseguia mexer seu corpo. A menina ficou apavorada, e a velha começou a andar em sua direção, como se estivesse flutuando, seus olhos negros ficavam mais profundos conforme sua aproximação. Camila conseguiu se ajoelhar, com lágrimas escorrendo em seu rosto, ela rezou, pediu perdão e sentiu seu coração, até então apertado, aliviar-se, tudo ficou mudo e o único som que Camila ouvia era o de seu coração batendo, as batidas elétricas e rápidas foram se acalmando, e seu coração normalizou, passou a bater calmamente. Olhou então para a velha, tão perto, que podia sentir o frio de seu corpo, e ao tocar o rosto da menina, Camila sentiu seu corpo congelar de vez, mas no mesmo instante a velha macabra desapareceu no ar, como se fosse apenas neblina. A menina desmaiou e acordou no hospital, no mesmo hospital, no mesmo quarto, mas a poltrona estava vazia, e Camila pode sentir pela primeira vez em tantos dias uma paz dentro de si. A jovem tinha se arrependido de verdade, Deus a tinha perdoado, e a velha macabra nunca mais assombrou Camila.

Horóscopo do Dia Áries (21 mar. a 20 abr.) De hoje até 22/11 o Sol transita o emotivo e transformador Escorpião. É o tempo certo de rever suas emoções mais profundas e lidar com os seus medos mais terríveis. Investimentos conjuntos estão em boa fase. Touro (21 abr. a 20 mai.) O centro das atenções vai para os parceiros e as pessoas com quem se consulta. Você vai perceber até que ponto está nas mãos deles e porque então é importante escolher pessoas em que pode confiar. Combata os ciúmes.

PIADAS PINOCHIO (PINOQUIO) Como que o Pinóquio descobriu que era de madeira? R: foi bater uma punheta e pegou fogo! UM CACHAÇA NO BAR

RECEITA

Macarrão com frango e azeitonas

Diz que o cara chegou no botequim e pediu ao garçon: – Me dá um rabo-de-galo? E o garçom bem feliz falou : – Cócórócócóóóóóó… ”COMPATIBILIDADE DE GÊNIOS” A mulher resolveu se separar do marido. O juiz perguntou qual seria a principal razão para essa separação. – Compatibilidade de gênios. O juiz estranhou. – A senhora deve estar querendo dizer incompatibilidade de gênios… – Não, é compatibilidade mesmo! Eu gosto de passear, meu marido também gosta. Eu gosto de ir ao cinema, ele também gosta. Eu gosto de pizza aos sábados, ele também gosta. Eu gosto de homem, ele também gosta. GAÚCHO MAIS UMA ! Qual a semelhança entre gaúcho e pão de forma? R: Casca grossa, miolo mole, chato, quadrado e fácil de comer. RUBINHO! Qual o cúmulo da lerdeza? R: Apostar corrida sozinho e chegar em segundo CASAR COM UMA LOIRA Qual a vantagem de se casar com uma loira ? R: Você pode estacionar na vaga para deficientes.

Leão (22 jul. a 22 ago.) Suas raízes, suas origens, a vida familiar, os problemas nunca superados que vieram de lá, as alegrias inesquecíveis e seu senso de dignidade - é a época de revisitar toda essa dimensão do seu ser. É o Sol em Escorpião que ilumina. Virgem (23 ago. a 22 set.) Uma boa época para estudar a fundo um tema, melhorar sua habilidade numa técnica, mergulhar no autoconhecimento - o Sol em Escorpião logo traz novos interesses também. E desvela outros, agora eclipsados.

Gêmeos (21 mai. a 20 jun.) O Sol em Escorpião representa aquela fase do ano em que o oculto se desvela, e o que não tinha serventia se mostra sumamente útil e valioso.. É sua saúde e seus hábitos positivos que precisam ser valorizados. O resto, descarte.

Libra (23 set. a 22 out.) O assunto é dinheiro, libriano: como ganhar, de onde ele vem e como fazer para reforçar suas finanças. A luz do Sol vai iluminar os meios e os talentos para chegar lá. Você só tem de ser observador e tomar partido na hora certa.

Câncer (21 jun. a 21 jul.) Um tema se destaca nas próximas semanas: sua capacidade de amar, de ser afirmativo, aceitar desafios a sua altura e testar seu potencial criativo.

Escorpião (23 out. a 21 nov.) Hoje a noite o Sol entra em seu signo e logo encontra Saturno, que começa seu ciclo longo em Escorpião. É a soma de duas potencias a seu favor.

Ingredientes 1 pacote de macarrão parafuso 300 g de peito de frango em cubos 1 lata de ervilha 1 lata de milho verde 2 caixas de creme de leite 2 xícaras (chá) de leite Sal e orégano a gosto 50 g de azeitonas pretas sem caroço 1 copo de água Modo de preparo Coloque todos os ingredientes na panela de pressão e misture. Tampe a panela e leve ao fogo. Assim que pegar pressão conte 3 minutos e está pronto o macarrão.

Sagitário (22 nov. a 21 dez.) Você andou por ai esbanjando disposição, audácia e energia - em todos os sentidos. Chegou a hora de pedir um tempo para os seus fieis torcedores e se retirar por algumas semanas. Capricórnio (22 dez. a 20 jan.) O prazer das boas amizades e sentir-se útil a quem precisa são os dois pontos altos deste período em que o Sol transitará Escorpião. As amizades podem ser motivo de ciumeira entre elas mesmas. Aquário (21 jan. a 19 fev.) Chegou a época do ano em que aquele seu dom particular de cutucar os poderosos e denunciar que o rei esta nu - como no conto infantil - chegou e em boa hora! Pode arregaçar suas manguinhas e botar pra quebrar, aquariano. Peixes (20 fev. a 20 mar.) Já pensou em lecionar? Em ter um mestre que o oriente e possa responder suas indagações espirituais? Quem sabe viajar até a India, China, Tibet, atrás de um guru a sua altura? Sonhos.


maskate.com.br

|16| Maskate

Goreth Garcia do Carmo Ribeiro e o colunista Júlio Ventilari

Sala Vip

Manaus, 24 de outubro de 2012

O charme e a beleza da empresária Adriana Cordeiro

STATUS •Minhas sinceras amigas e minhas irmãs reuniram convidados da alta cúpula amazonense com jantar para comemoração do aniversário deste colunista as 19h no Taj Mahal Hotel. •Foi maior sucesso e bem organizado o Boi Manaus 2012, realizado neste fim de semana que passou no centro de convenções, sambódromo. Este ano a imprensa elogiou até mesmo as vans que estavam disponíveis para os colegas de profissão, foi 10!

•Ruth e Fernando Fallabela e Maria Madalena e Abelardo Pampolha realizaram com bonita e grandiosa festa o enlace dos seus filhos Fernada e Abelardo na igreja de São Sebatião e após a cerimônia os recém-casados receberam os convidados do Dulcila’s da Ponta Negra. Ótimo feriado e até a próxima semana com Alberto Lobato, um beijo um cheiro e um abraço. Fui!!!

Meu amigo Juca na coordenação do Boi Manaus

Nito Cordeiro e Alberto Lobato na festa do Boi Manaus

Colunista: Alberto Lobato redacao@maskate.com.br

Helena do Carmo Ribeiro e Ana Garcia Leitão

Os noivos Abelardo Pampolha e Fernanda Falabella em momento de felicidade na festa de seu casamento

Meire Tuma

Nonato e Ceronir Freire

Zé Barbosa e o colunista Alberto Lobato ladeado dos amigos da imprensa


2127