Page 1

Inscrições abertas para bolsas de pós-graduação Manaus, 29 de março de 2014

Nº 2500

Manaus é pioneiro em Terminal Padrão do Brasil

Mercado municipal recebe ação ambiental


ecrau.com

2 OPINIÃO - MASKATE

FALA SÉRIO Euforia e caos

CIDADE DOS MALUCOS

Jornal@Maskate.com.br

Enquanto a classe política ergue as mãos e braços, cantando vitória no gesto representativo – mesmo que seja no primeiro turno e esteja à mercê dos interesses da canalha paulista com a prorrogação simultânea da Lei de Informática – os servidores da Suframa há 40 dias estão em estado de greve. Com o fim dos estoques, o caos vai se instalar com as demissões e o que vem pro aí, não dá pra prever.

20.502

Versículo do Dia Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Isaías 40:29

Santo do Dia

A vaca vai pro brejo

Os órgãos representativos da economia estão pedindo trégua pra as partes diante dos monumentais prejuízos das empresas do Distrito Industrial e do comércio e, consequentemente, os trabalhadores. Aqueles que sempre “pagam o pato” na hora do prejuízo.

Irreversível

O prejuízo causado nunca mais será recuperado, nem os impostos que deixaram de ser gerados e recolhidos. A paralisação na vistoria de mercadorias conta com ruídos de agentes de desagregação pela desagregação com fins políticos. A ex-superintendente Flávia Grosso já provou do veneno. Ou não?

Careca

O futuro governador do Estado do Amazonas, professor José Melo, em entrevista ao jornal A Critica disse que não é leso para manter secretários não leais a ele, no cargo. Melo tem PHD em cama de gato e rabo de arraia. Tá careca de saber quem pode lhe passar a perna.

Banana podre

A trajetória das ações da Petrobras nas bolsas de valores do mundo inteiro que sempre foram uma razão de vaidade e orgulho no contexto nacional, por oferecer reais oportunidades de ganhos e segurança da noite pro dia começa a se tornar um pesadelo para quem depositava confiança na estatal.

Pré-queda

Em 2013, foi o ano em que o governo do PT celebrou o aniversário da estatal com pompas e festas. Mas das comemorações e perfurações sobraram o fiasco dos leilões do pré-sal e o confisco da refinaria na Bolívia. De lá pra cá, só lama nos poços da companhia.

Boi da cara preta Todo dia chove o dia inteiro testando a tenacidade da equipe da Prefeitura de Manaus na recuperação de ruas e calçadas da cidade. Alguém deveria ter avisado os responsáveis técnicos que na Amazônia chove durante esse período. A FIFA e o resto do mundo nos conhecem como Rainflorest.

O dia 29 de março na História • 537 – Vigílio é consagrado e entronado Papa, sucedendo a Silvério. • 1461 – Guerra das Rosas: Eduardo de York derrota a Rainha Margarida e torna-se Rei Eduardo IV de Inglaterra. • 1549 • Chegada dos primeiros jesuítas ao Brasil. • É fundada a cidade de Salvador, a primeira capital do país. • 1638 – Os suecos chegam nos navios Kalmare Nyckel e Fågel Grip à América, e estabelecem o primeiro assentamentopermanente em Delaware, chamado Nova Suécia. • 1693 – É fundada a cidade de Curitiba (Paraná) por Matheus Leme. • 1792 – O Rei Gustavo III da Suécia morre depois de ter sido baleado nas costas, treze dias antes, durante um baile de máscaras em Estocolmo. Ele é sucedido por Gustavo IV Adolfo. • 1807 – O asteróide Vesta é descoberto. • 1809 – O Rei Gusta-

vo IV Adolfo da Suécia abdica devido a um golpe de Estado. Na Dieta de Porvoo, os quatro estamentos da Finlândia (nobreza, clero, burguesia e camponeses) prometem fidelidade ao Tsar Alexandre I da Rússia, dando origem à secessão do Grão-ducado da Finlândia da Suécia. • 1849 – O Reino Unido anexa o Punjab. • 1865 – Segunda intervenção francesa no México: A frota francesa desembarca tropas em Guaymas. • 1867 – A Rainha Vitória assina os Atos da América do Norte Britânica que criam o Domínio do Canadá em 1 de julho. • 1871 – O Royal Albert Hall, em Londres, é inaugurado pela Rainha Vitória. • 1882 – Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível, Le Victoria, e terceiro voo no mundo, por Júlio César Ribeiro de Sousa. • 1886 – Wilhelm Steinitz vence Johannes Zukertort e consagra-se o 1º Campeão Mundial de Xadrez. • 1907 - O general

francês Hubert Lyautey ocupa a cidade de Oujda, no nordeste de Marrocos. • 1930 – Heinrich Brüning é designado para ser o Reichskanzler da Alemanha. • 1934 – Albert Einstein, físico alemão, perde a cidadania alemã. • 1936 – Na Alemanha, o ditador Hitler recebe 99% dos votos favoráveis em um referendo para ratificar a reocupação ilegal da Renânia pela Alemanha, recebendo 44,5 milhões de votos dos 45,5 milhões de votos registrados. Em 1933 todos ospartidos políticos e as liberdades políticas haviam sido abolidas. • 1945 – Segunda Guerra Mundial: Último dia dos ataques das bombas voadoras V-1 na Inglaterra. • 1951 – Julius e Ethel Rosenberg são condenados por espionagem. • 1959 – O Bahia vence o Santos por 3 a 1 no Maracanã, conquistando a primeira edição da Taça Brasil, tornando-se o primeiro Campeão Nacional.

ÉGUA

PAI D’ÉGUA

FILHO DA ÉGUA

Ninguém Merece!!! • A acusação a PMs de matarem um adolescente no Lírio do Vale é grave e merece ser apurada com rigor pelo Ministério Público. • A família de Gabriel Feitosa, já havia feito vários boletins de ocorrência com os policiais há mais de um ano. Tai mais um cadáver.

O presidente da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) Josué neto, afirmou que apesar da reserva de R$6,5 milhões estarem reservados para o fretamento de aeronaves não significa que os gastos atingirão este valor. Em 2013 a Casa gastou R$3,8 milhões.

José Melo que não é leso, vai afastar traíras para não levar rabo de araia. Ele afirma que aos opositores ele pedirá gentilmente para que deixem seus cargos, caso eles não saiam espontaneamente. José Melo assumirá o cargo no inicio de abril.

O garçom Mauri Fernandes foi preso pelo crime de extorsão, violência doméstica e ameaça contra a ex namorada, ele também responde a mais de dez denuncias na policia, entre elas estupro. Ele costumava exigir dinheiro das mulheres com que se relacionava.

• O mecânico que atropelou um pedestre embaixo da passarela da Cosme Ferreira morreu do choque de sua moto. O atropelado escapou.

jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br

• Acidentes com motos tem características inusitadas e disparam as estatísticas de trânsitos por conta da velocidade, imprudência e drogas.

Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

• Quem será o primeiro a pedir pra sair do governo? O professor vai passar a régua nos traíras.

www.ecrau.com

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | jornal@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Ger.de marketing: Anamaria Leventi|marketing@maskate.com.br Ger. industrial: Glenher Vegas |industrial.maskate@gmail.com Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

São Segundo de Asti Segundo era um soldado pagão, filho de nobres, nascido em Asti, norte da Itália, no final do século I e profundo admirador dos mártires cristãos, que o intrigavam pelo heroísmo e pela fé em Cristo. Chegava a visitá-los nos cárceres de Asti, conversando muito com todos, quantos pudesse. Consta dos registros da Igreja, que foi assim que tomou conhecimento da Palavra de Cristo, aprendendo especialmente com o mártir Calógero de Bréscia, com o qual se identificou, procurando-o para conversar inúmeras vezes. Além disso, Segundo era muito amigo do prefeito de Asti, Saprício, e com ele viajou para Tortona, onde corria o processo do bispo Marciano, o primeiro daquela diocese. Sem que seu amigo político soubesse, Segundo teria estado com o mártir e este encontro foi decisivo para a sua conversão. Entretanto, esta só aconteceu mesmo durante outra viagem, desta vez a Milão, onde visitou no cárcere os cristãos Faustino e Jovita. Tudo o que se sabe dessa conversão está envolto em muitas tradições cristãs. Os devotos dizem que Segundo teria sido levado à prisão por um anjo, para lá receber o batismo através das mãos daqueles mártires. A água necessária para a cerimônia teria vindo de uma nuvem. Logo depois, uma pomba teria lhe trazido a Santa Comunhão. Depois disso, aconteceu o prodígio mais fascinante, narrado através dos séculos, da vida deste santo, que conta como ele conseguiu atravessar a cavalo o Pó, sem se molhar, para levar a Eucaristia, que lhe fora entregue por Faustino e Jovita para ser dada ao bispo Marciano, antes do martírio.


ecrau.com

MANCHETE - MASKATE 3

Mercado municipal recebe ação ambiental

Onze secretarias realizaram na tarde desta quinta-feira, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, uma ação educativa que orientou os permissionários sobre os cuidados com a preservação do patrimônio. Placas com mensagens sobre a preservação dos igarapés,

conservação do mercado e destinação correta do lixo foram fixadas nos boxes em ritmo de música, que animava quem passava pelo mercadão. Segundo a chefe da divisão de educação ambiental as Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade(Semmas)

Denise Coronhas, a finalidade da ação com placas é mostrar que pequenas atitudes não custam nada e podem fazer uma grande diferença. “Por ser um centro de compras, colocamos placas indicando que preservar o igarapé, por exemplo, não custa nada”, explicou Denise.

Inmete informa mais chuvas na capital

Conforme informações do metereologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Gustavo Ribeiro, os próximos dias devem ser de muita chuva na capital amazonense. De acordo com ele, a estação meteorológica automática da cidade, verificou que somente na chuva da manhã desta última quinta-feira(27), choveu aproximadamente 27mm. “A previsão do tempo para os próximos dias é de mais chuva e temperaturas amenas, com as mínimas em torno dos 23º - 24°C, as máximas ficando em torno dos 30º - 31°C”, disse. Segundo ele, para o mês de abril a tendência é a de que a primeira semana seja chuvosa, porém no final do mês, o acumulado fique dentro do normal. “O acumulado mensal de março em Manaus já está em 475mm. Podemos afirmar que o mês atual está sendo chuvoso, pois o normal seria ter chovido entre 245 e 337mm. Já o próximo mês terá chuva, porém em menos quantidade”, afirmou. Estragos - Sete ocorrências foram registradas na manhã de ontem, por meio do número de emergência da Defesa Civil do Município, o 199. Nos registros, foi verificado um deslizamento de

Permissionários apoiam a iniciativa de limpeza do local O permissionário, Vitor Marques Oliveira, 78, há 48 anos no Adolpho Lisboa, afirma que esse tipo de orientação é muito importante, pois pode garantir a conservação do ambiente. Ele ainda lembra que presenciou todas

as mudanças do mercado e hoje, percebe que os feirantes estão mais conscientes quanto a importância do local. “Antes o mercado era cercado de lixo, mas agora quem caminha por aqui não encontra um copo no chão”, afirmou Vitor Marques.

DIREITO SAGRADO E UNIVERSAL (RESPOSTA) O deputado Adjuto Afonso (PP) informou que por ser representante dos municípios do interior do Estado, afinal teve voto em 60 cidades, sempre se faz presente em suas bases, fiscalizando e cobrando ações do Governo. Ele esclareceu, ainda, que excetuando-se os municípios que compõem a Região Metropolitana de Manaus, as demais cidades somente é possível chegar por meio do transporte fluvial ou aéreo. Entretanto, a complexidade de acesso e o tempo limitado para o deslocamento a muitas localidades, a exemplo dos municípios do Purus, Pauini e Boca do Acre de 12 a 14 dias de viagens fluvial, exigem que os parlamentares utilizem o transporte aéreo com maior freqüência, implicando em maiores gastos, diferentemente de parlamentares que concentram suas bases eleitorais em Manaus ou municípios próximos. Recentemente, Adjuto Afonso esteve em Lábrea, Boca do Acre e Pauini acompanhando os problemas causados com as cheias do rio Purus e já apresentou indicação ao governo do Estado buscando minimizar o sofrimento das famílias afetadas com a enchente.

barranco na Rua João Walter, no bairro Compensa 1, onde oito casas, de acordo com os moradores, estão com risco de desabar. Dois alagamentos foram registrados na Compensa e Comunidade São Lucas. Mais dois riscos de deslizamentos de barrancos nos bairros Colônia Antônio Aleixo e Loteamento Fazendinha e um risco de desabamento de casa no bairro Praça 14 de Janeiro. Entre os alagamentos a equi-

pe de técnicos esteve na Avenida Brasil, na Compensa e constatou que o alagamento foi causado pela obstrução de um bueiro, o prédio foi erguido abaixo do nível da rua. Uma árvore caiu no estaciona do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizado no bairro Aleixo. O porteiro da instituição informou que na ocasião em que a chuva iniciou ouviu dois estalos e em seguida a árvore estava no chão.

www.ecrau.com


4 ESTADO - MASKATE

Com quem será? Sobre a renuncia de Omar e do apoio que recebeu, o professor Melo declarou que está muito satisfeito com a forma com que o Omar se posicionou e que não esperava que ele renunciasse agora, mas que tem eterna gratidão pelo trabalho que realizaram juntos em verdadeira pareceria e harmonia. O professor preferiu não se manifestar sobre a possível candidatura de Arthur Neto, prefeito de Manaus, que na opinião dele seria um forte candidato ao governo do estado, mas sabe que a parceria entre governo e prefeitura é essencial e quem ganha é o Amazonas. Certo mesmo, só seu apoio ao Ganso para o senado e uma mulher de vice: Rebecca ou Nejmi, quem será teacher?

De leso o professo vasta cabeleira e ecrau.com

Formado em tudo que é tipo de sacanagem na política e prestes a assumir o Governo do Amazonas, o professor José Melo é candidato a sucessão de Omar Aziz nas eleições de outubro. Melo afirma que quer montar sua própria equipe de secretários para não ser surpreendido por traidores e que pretende manter apenas os leais, ou seja: nada de rabos de arraia. Para ele a regra principal de seu governo é que não existirá cargos eternos e que todos estão passiveis de ser demitidos a qualquer momento, caso seja necessário, para o bom andamento de sua gestão. Para bom entendedor melhor mesmo é pegar o beco!

Manda quem pode... E já mandou avisar o pessoal da cama de gato: “não vou abrir mão desses dois fatores, o secretario pode ter bom desempenho, mas se ele não está sendo leal, então não merece minha confiança, pois o cargo requer esse fator, eu não quero ter que tocar

obras de Educação e saúde e ficar preocupado com desvios de formação de um auxiliar meu. Punhal enferrujado pelas costas eu não vou admitir”, declarou José Melo antes de pegar a caneta, sentar na poltrona e ficar com a chave do cofre.

Sobre atual composição de secretários, o professor Melo afirma estar satisfeito e que não possui novos nomes para indicar já que espera tocar o governo com a atual formação. Apesar de não ter a intenção de retirar ninguém o futuro governador do Ama-

zonas diz que espera que os secretários ligados no pessoal e por partido ao pré-candidato Eduardo Braga, saiam de forma espontaneamente de seus cargos ou serão convidados a se retirarem para não haver desconforto no dia a dia do trabalho conjunto.

Pega o beco, mano!

www.ecrau.com

Radi

Longe de querer ser radical, Melo afirma que apenas quer deixar a casa arrumada para evitar problemas futuros e que todos os secretários que permanecerem estejam aptos a trabalhar em prol do conjunto. “As pessoas, às vezes, me analisam só pelo meu olhar, minha careca, pelo fato de eu ser baixinho. Eu sou uma pessoa que ao longo de minha vida viram tudo isso e me consideraram um leso, se enganaram. Não sou , sou duro e firme nas coisas, porém faço tudo com ternura, educação e respeito. Eu persigo minhas metas. Se uma obra atrasar, vou cobrar sob pena de aplicar a lei e punir os responsáveis” afirmou o atual vice-governador.


or só tem a e os olhos verdes ecrau.com

ESTADO - MASKATE 5

QUINHENTAS OBRAS No estado do Amazonas existem quinhentas obras em andamento e Melo está sempre acompanhando cada uma de perto, em sua página em uma rede social,

ele posta imagens diárias de suas visitas a obras, inaugurações e reuniões administrativas. Melo já foi secretário nas gestões de Gilberto Mestrinho, Ama-

zonino Mendes e Eduardo Braga. Atualmente o governo possui 34 secretários e três órgãos com o mesmo status (UGP Copa, Ouvidoria e Controladoria.

ical chique!

www.ecrau.com


ecrau.com

6 ECONOMIA - MASKATE

Vagas: Serviços gerais, op. De caixa, auxiliar de almoxarifado, consultor de vendas Benefícios: vale alimentação/refeição, Plano de Saúde e Odontológico, Vale Transporte. Enviar currículo para Rh@ramsons.com.br com o titulo da vaga que deseja ou entregar na rua: doutor Moreira n°190 centro.

Consumidores vão pagar mais caro pelo “pãozinho”

Operadora de caixa Experiência comprovada em ctps minimo 06 meses; ensino médio completo; Informatica básica (pacote de office, internet, email); diferencial: conhecimento no sistema alterdata. Enviar curriculo com o nome da vaga para rh@aceservicos.com.br

auxiliar administrativo Ensino médio completo; Desejável cursando ensino superior em Administração ou áreas afins; Experiência mínima de 01 ano na função;- Conhecimentos em pacote Office (Word Básico, Excel Avançado e Power Point); Conhecimentos em rotinas de serviços administrativos. Enviar currículo para: Manaus.talentos@yahoo.com.br mencionando o cargo no assunto até o dia 28/03/2014.

Analista de sistemas Área de Atuação - Informática /TI / Engenharia da Computação Descrição Formação acadêmica de nível superior nas áreas de Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Tecnologia em Processamento de Dados ou áreas afins; Desenvolvedor Delphi com experiência comprovada em projetos de no mínimo 03 anos; Experiência comprovada de no mínimo 03 anos. Benefícios Oferecidos: - Assistência Médica; - Plano odontológico; - Seguro de Vida;Convênio com farmácia- Condução - Alimentação Enviar e-mail para dtimanaus@hotmail.com

Analista de Suporte Ensino Técnico completo ou cursando ensino Superior na área; Vivência comprovada em CTPS; Conhecimento em suporte técnico (help-desk); Conhecimento em Pacote Office; Conhecimento em Programação ADVPL; Conhecimento em redes de computadores; Vivência/Conhecimento em Protheus11; Vivência/Conhecimento em servidores Windows e Linux (Diferencial); Possuir CNH “B”.

No inicio do mes de abril, o quilo do pão francês deve sofrer aumento de até 12% nas padarias da capital amazonense. O reajuste é atribuído pelos empresários do setor à greve dos servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que tem afetado a liberação

de mercadorias importadas para o Estado do Amazonas. Se o consumidor manauense adquiria, hoje, o pãozinho por R$ 6,50 o quilo – valor médio encontrado na maioria das panificadoras –, agora, ele terá que desembolsar entre R$ 0,65 e R$ 0,78 a mais pelo quilo do alimento.

tina, por até R$ 140. Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindpam), Carlos Alberto Azevedo, no mês seguinte, o aumento no preço do quilo já poderá ser visível em quase todas as padarias da capital.

Mpog autoriza concursos públicos para três órgãos federais O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog) publicou no Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta-feira (27), a autorização para a realização de três concursos, que somam 982 vagas destinadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e Polícia Federal. De acordo com os dados divulgados no DOU, para o Mapa serão oferecidas 242 vagas nas áreas de ciência e tecnologia, sendo 44 para analista em ciência e tecnologia, 34 para pesquisador, 74 para técnico e 52 para tecno-

logista, cargos para os quais são exigidos diploma de nível superior, mas existem 38 oportunidades para assistente (nível médio). Para o Inpi estão destinadas 140 vagas, divididas em 100 vagas para pesquisadores da propriedade industrial e 40 para tecnologista em propriedade industrial. Ambos os cargos têm exigência de nível superior. Já o concurso da Polícia Federal terá 600 vagas para agente. O prazo para publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses, contado a partir da data de publicação desta portaria, ou seja, até setembro deste ano.

Enviar currículo para: processosdeselecao@bol.com.br , identificando no campo assunto o título da vaga em questão ou entregar na portaria da empresa. Endereço: Rua Professor Paulino Brito nº 94 – Japiim II, próximo à Seduc.

Mais de 4,6 milhões de contribuintes já enviaram a declaração do imposto de renda Em três semanas de entrega, pouco mais de 4,6 milhões de contribuintes enviaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal. O número representa o total de documentos entregues até as 17h desta quinta-feira (27) e equivale a 17% dos 27 milhões de declarações que o Fisco espera receber neste ano. O prazo para entrega vai até o dia 30 de abril. O programa gerador está disponível na página da Receita Federal na internet desde 26 de fevereiro, mas a transmissão dos formulários só

www.ecrau.com

De acordo com os donos de padarias, o acréscimo será necessário porque a paralisação dos servidores federais afetou diretamente os empresários de sacas de trigo, que antes podia ser comprada por R$ 98 e, hoje, recebem do principal importador de trigo, a Argen-

começou no último dia 6, assim como a liberação do aplicativo que permite o preenchimento da declaração em tablets e smartphones. Neste ano, os contribuintes com certificação digital ou representantes com procuração eletrônica receberão, pela primeira vez, a declaração pré-preenchida. Por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), eles têm acesso ao documento preenchido com antecedência pelo Fisco e só precisam confirmar as informações para enviar a declaração.

Veículos nas ruas e mais congestionamentos Em meio à primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam), realizada nesta quarta (26), um número chamou a atenção: no mês de dezembro de 2013, 7 mil novos veículos chegaram a Manaus – isto é, receberam emplacamento e foram postos em circulação. O número confirma uma tendência do consumidor amazonense nos últimos anos: a compra desenfreada de automóveis. Segundo a Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), em 2013 a média de carros novos em Manaus foi de 5 mil por mês – ou 60 mil ao longo do ano. O número é bastante positivo do ponto de

vista financeiro, mas o questionamento do deputado José Ricardo Wendling, no Codam, foi outro: como organizar a malha urbana? Como evitar a formação de ‘gargalos’ no trânsito, e os consequentes problemas que eles acarretam – estresse, lentidão, perda de tempo? Para o presidente do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran), Leonel Feitoza, essa é uma questão que exige uma solução rápida, mas as perspectivas não são muito animadoras. Segundo Feitoza, uma das alternativas discutidas pelo órgão seria a adoção de um sentido único em determinado período do dia, para as grandes avenidas da cidade.


ecrau.com

MASKATE 7

Hora do Planeta recebe Câncer de mama: programação cultural acerte este alvo!

A capital amazonense, pela sexta vez consecutiva se junta a mobilização mundial Hora do Planeta, que pede é um ato simbólico, promovido no mundo inteiro pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população mundial são convidados a demonstrar preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas. No Parque Municipal La-

goa do Japiim, Zona Sul, serão realizadas diversas atividades socioambiental, educativo e cultural. A programação conta também com shows musicais como do cantor Márcio Mello, do conjunto percussivo Maracatu Eco de Sapopema, além também de um bazar com livros, revistas, CD’s e DVD’s usados e distribuição de mudas para replantio. Organização - A edição

do evento de 2014 está sendo organizado pela secretaria Municipal de Mio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), pelo WWF-Brasil, pelo grupo de voluntários do Greenpeace, pela organização Torcida do Amazonas e pelo Instituto Resgatando a Cultura. Entre os parceiros que complementam a iniciativa estão o coletivo de culinária Laricalicius, o grupo de designers

OS Barés e o portal de Comunicação Colaborativa Xibé. Para Participar - Não tem mistério, para participar da Hora do Planeta 2014 basta apagar as luzes entre 20h30 e 21h30 no sábado, 29 desse mês. O simples ato de apagar as luzes por uma hora tem o significado de convidar a uma reflexão sobre a questão ambiental e os desafios impostos pelo aquecimento global.

O Programa ‘Educações’ abre novamente, nesta quinta-feira (27), processo seletivo para concessão de novas bolsas de estudo de até 50% do valor das mensalidades, para cursos de Pós-Graduação e Idiomas, para início no segundo trimestre de 2014. As vagas irão beneficiar candidatos com renda familiar per capita de até três salários mínimos, além de bolsas de estudo parciais, o beneficiário recebe assessoria para obter bene-

fícios adicionais como o FIES e demais créditos educativos. O programa - Criado em janeiro de 2013, o ‘Educações’ é um programa privado de bolsas de ensino e já concedeu mais de 17.000 benefícios para diversas modalidades de ensino a estudantes que possuem dificuldade em custear seus cursos, em Manaus. Além das bolsas de estudo parciais, o beneficiário recebe assessoria para obter benefícios adicionais como o FIES

e demais créditos educativos, também atuando no acompanhamento acadêmico. O programa Educações também realiza atividades de formação complementar e de cunho social. O presidente do Programa Educações, professor Rony Siqueira, afirma que o programa busca promover a inclusão educacional de estudantes impossibilitados de pagar uma mensalidade integral para que eles tenham aces-

so a instituições de ensino particulares através de bolsas de estudo parciais. Para participar da seleção, os candidatos devem se inscrever na sede do Programa Educações, localizado a Rua Ramos Ferreira, nº 664A - Centro, no período de 27 de março a 3 de abril de 2014. Informações adicionais podem ser obtidas através dos telefones: 33471865, 9292-9700, 9448-9292 e 8153-5885.

Inscrições abertas para bolsas de pós-graduação

O câncer de mama é a maior causa de morte de mulheres entre 35 e 54 anos de idade. Só nos Estados Unidos são diagnosticados cerca de 180 mil novos casos de câncer de mama a cada ano, sendo responsáveis por 48 mil mortes anualmente, perdendo apenas para os casos de câncer de pulmão. Mesmo com os avanços da Medicina, a prevenção ainda é a melhor arma que as mulheres têm para lutar contra esse mal. Nem todos os fatores que predispõem ao desenvolvimento de câncer de mama podem ser controlados, mas há muitos fatores desencadeantes da doença que podem e devem ser controlados ou, até mesmo, evitados. O câncer de mama tem incidência maior no Ocidente e nos países desenvolvidos, atingindo mais mulheres brancas a partir dos 50 anos. A incidência da doença antes dessa idade é maior em mulheres negras do que em brancas, e em mulheres antes dos 20 anos, é rara. À medida que a mulher envelhece, aumentam as chances de desenvolver a doença. Outros fatores que aumentam significativamente o risco da doença são: ocorrência prévia de casos na família; a altura e o peso da mulher (mulheres com mais de 1,67 m de altura e de 70 quilos apresentam 3,6 vezes mais risco do que mulheres com altura e peso menores); exposição a radiação; reposição hormonal (o estrogênio estimula o crescimento, a divisão e a proliferação das células mamárias, e o câncer nada mais é que uma exagerada e descontrolada proliferação de células). Além desses, há os fatores relacionados ao ambiente e ao estilo de vida, que também podem desencadear a doença. A exposição a substâncias químicas tóxicas é o principal fator ambiental. Estamos constantemente em contato com elas. Veja onde encontrá-las: no ar, na água que ingerimos e que entramos em contato; nos alimentos frescos, cultivados com fertilizantes e pesticidas, e nos industrializados, repletos de conservantes e outros produtos; nos materiais de limpeza com aditivos químicos e alvejantes; em alguns medicamentos, etc. Isso, sem falar em alcoolismo e tabagismo. Outro fator ambiental é a exposição a campos eletromagnéticos, e estes, hoje, estão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia: a maioria das pessoas passa horas diante do computador, não desgruda os olhos da TV e tem o celular incorporado à sua rotina diária! Entre os fatores de risco relacionados a estilo de vida, os principais são má alimentação e obesidade. Quanto à má alimentação, é bom saber que o consumo exagerado de gorduras aumenta o risco de câncer, pois eleva a produção de estrogênio e retém resíduos de hormônios e de produtos químicos no organismo, e que o consumo excessivo de açúcar aumenta a produção de insulina, que, como o estrogênio, participa do crescimento e da proliferação do tecido mamário que ocorre nos tumores. E quanto à obesidade, saiba que bastam cinco quilos acima do peso normal para que uma mulher, após os 30 anos de idade, aumente em 25% o risco de ter câncer de mama (se o excesso de peso for maior, este índice pode subir para 100%, principalmente levando-se em consideração a idade e o tempo em que a mulher se encontra obesa). Cuide da sua qualidade de vida e, assim, você estará cuidando da sua saúde. Dr. Lair Ribeiro — Palestrante internacional, ex-diretor da Merck Sharp & Dohme e da Ciba-Geigy Corporation, nos Estados Unidos, e autor de vários livros que se tornaram best-sellers no Brasil e em países da América Latina e da Europa. Médico cardiologista, viveu 17 anos nos Estados Unidos, onde realizou treinamentos e pesquisas na Harvard Unversity, Baylor College of Medicine e Thomas Jefferson University.

Tel.:(92)3088-0936 / 8133-3433 e cartuchosdaamazonia Conheça nossos serviços de: CARIMBOS, CÓPIA DE CHAVES XEROX, IMPRESSÃO, PLASTIFICAÇÃO ENCADERNAÇÃO, FOTOS 3X4... MANUTENÇÃO EM IMPRESSORAS

9235-1826

RECARGA DE CARTUCHOS JATO DE TINTA E TONER

www.ecrau.com


ecrau.com

8 FUTEBOL - MASKATE

Manaus é pioneiro em Terminal Padrão do Brasil O Governo do Estado, por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), assinou nesta quinta-feira (27), às 14h, na sala de Imprensa da Sede do Governo, a Ordem de Serviço para a construção do Primeiro Terminal Padrão do Brasil de Ensaios em Veículos que Transportam Produtos Perigosos, Cronotacógrafo, Carga Sólida e um espaço exclusivo para atendimento aos taxistas. Segundo o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, com a construção do Terminal, os serviços serão unificados e passarão a funcionar em um único lugar, e terá uma estrutura física totalmente adequada para realização destes serviços. “Esse é o

primeiro terminal com o formato padrão a ser implantado no Brasil, e será referência para os estados do Acre, Pernambuco e Rio Grande do Norte, disse Márcio Brito. Marcio Brito ressaltou ainda, que após 35 anos o instituto terá o Terminal próprio de Cronotacógrafo e de Cargas Perigosas, oferecendo um serviço com mais qualidade e segurança. O terreno para a construção foi cedido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), e está localizado na Avenida Flamboyant, s/n.º – Gleba D2H, Lote 15B2 – Distrito Industrial II, com inicio das obras para o dia 31 de março e inauguração prevista para novembro de 2014.

Os fumantes que se cuidem! Jogar bitucas nas ruas renderá multas A lei sancionada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, nesta terça(25), entra em vigor daqui 90 dias e promete multar os fumantes que jogarem filtros de cigarro, as famosas ‘bitucas’, nas ruas e parques da cidade. O valor da será de R$393,95 e, em caso de reincidência, sobe para R$787,90. A Lei 355, publicada no Diário Oficial do Município de segunda-feira(24), dispõe sobre a destinação final ambientalmente ade-

quada de filtros de cigarro, permitindo inclusive que sejam celebrados acordos com cooperativas populares e empresas privadas para viabilizar a coleta e reciclagem de ‘bitucas’ de cigarro e cigarrilhas, derivados ou não do tabaco. A fixação de placas em locais de grande circulação, alertando sobre a proibição da prática e com os telefones dos órgãos responsáveis pela fiscalização também é determinada pela nova legislação.


Alexandre Pires e Santana vão tocar no encerramento da Copa do Mundo Manaus, 29 março de 2014

A Fifa anunciou nesta sexta-feira que a música “Dar um Jeito”, hino oficial da Copa do Mundo, será executada na cerimônia de encerramento da competição por Alexandre Pires. O cantor brasileiro está no palco acompanhado de estrelas internacionais, entre elas o guitarrista Carlos Santana, Wyclef e Avicii. A festa será no dia 13 de julho, no Maracanã. “Dar um Jeito” e a quarta canção a integrar o álbum oficial da Copa do Mundo. As outras são as seguintes: a música tema da competição, interpretada por Pitbull, Jenifer Lopez e Claudia Leitte, a da mascote oficial do torneio, na voz de Arlindo Cruz, e, “Vida”, cantada por Ricky Martin. - É ótimo ver outro impressionante time de artistas se juntar ao programa musical oficial da Copa do Mundo -afirmou Thierry weil, diretor de marketing da Fifa. Santana também falou da chance de vir ao Brasil durante a Copa do

Edição 2500

Mundo. - Eu e os meus irmãos Wyclef, Avicii e Alexandre Pires estamos ansiosos para tocar no Rio de Janeiro em julho e compartilhar essa mensagem de luz e esperança no palco da Copa do Mundo - disse o mexicano. Curiosamente, o título da música que vai encerrar a Copa (“Dar um Jeito”) fala da maneira como o brasileiro consegue passar por obstáculos para atingir o objetivo. Atualmente, a organização do evento passa por dificuldades para entregar os estádios para a disputa do Mundial e para encontrar uma solução para as estruturas temporárias em São Paulo. - Em português, dar um jeito significa encontrar uma maneira de driblar obstáculos e impossibilidades, e com esta faixa queríamos transmitir uma mensagem de otimismo e oportunidade com música e letra - explicou Ash Pournouri, produtor da canção.

Arte nas ruas de Manaus para Copa do Mundo

Vasco e Fluminense termina em 1 x 1


ecrau.com

10 MASKATE - ESPORTE LOCAL

Arte nas ruas de Manaus para Copa do Mundo

Os moradores da Rua 24 de Agosto, no bairro Morro da Liberdade, em Manaus, já entraram no clima da Copa do Mundo da FIFA. A 77 dias do início do torneio a rua já ostenta uma enorme bandeira do Brasil e um escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O trabalho começou ainda em fevereiro, mas a primeira arte feita de bandeirinhas só foi concluída há poucos dias porque as fitas de plástico nas cores azul e branco chegaram no mercado somente em março. “Desde 2002 decoramos nossa rua, mas este ano resolvemos antecipar e começamos antes do Carnaval”, disse o funcionário público Eduardo Lucas da Silva, 47.

Promessa no jogo de Resende x Vasco em Manaus Até a noite desta quinta-feira, pouco mais de 20 mil ingressos, dos 40 mil disponibilizados, foram vendidos para a partida entre Resende-RJ e Vasco, pela primeira fase da Copa do

Brasil, que será no dia 3 de abril, como terceiro evento-teste da Arena da Amazônia, segundo informou a agência Tucunaré Turismo. O número corresponde às vendas pela internet, que

começaram na segunda-feira, e em pontos físicos, a partir desta quinta-feira. No primeiro dia de venda em diferentes pontos da cidade, os torcedores que procuravam ingressos ti-

veram que enfrentar horas de espera em filas. A alta procura pelas entradas fez com que o contingente separado para o dia fosse esgotado por volta das 16h, em pelo menos dois locais.

Jacaré e Nuguette ensinam caminho para sucesso Nem a forte chuva que caiu na manhã desta quinta-feira (27) em Manaus foi capaz de espantar o público da palestra “O Segredo dos Campeões”, ministrada pelas feras do UFC Ronaldo Jacaré e Allan Nuguette, bem como pelos técnicos Márcio Soares e Marcelo Belota, na Universidade Paulista (Unip). Durante duas horas, os presentes puderam não só ouvir as histórias e ensinamentos dos palestrantes, como também bater um papo descontraído com aqueles que chegaram ao topo. Natural de Brasília, Alan Nuguette contou na palestra que desvendou o segredo para ser um campeão com o parceiro de treino Ronaldo Jacaré.


Vasco e Fluminense termina em 1 x 1 ecrau.com

Nesta quinta-feira (27) no primeiro confronto válido pelas semifinais da Taça Guanabara, Vasco e Fluminense terminam o placar com 1x1. No Maracanã, apenas 9.976 pagantes fo-

ram assistir Vasco e Fluminense. A decisão ficou aberta para a semana que vem, quando Vasco e Flu voltam a se enfrentar por uma vaga na final do 1º turno do Campeonato Carioca. De-

ESPORTE NACIONAL - MASKATE 11

pois de um primeiro tempo corrido e aberto, mas sem gols, os times voltaram com mais vontade de vencer na segunda etapa. Coube ao atacante Fred colocar fogo na partida ao abrir o placar.

Santos 4 x 0 Ponte Preta Adriano é testado entre titulares

O Santos FC está classificado para a semifinal do Campeonato Paulista. Nesta quarta-feira (26),

o time comandado por Oswaldo de Oliveira goleou a Ponte Preta por 4 a 0, na Vila Belmiro, com

gols de Cícero, Geuvânio, Gabriel e Diego Cardoso, e garantiu uma vaga na próxima fase.

O atacante Adriano não quer ficar fora da festa de reinauguração da Arena da Baixada, com o jogo-treino contra o JMalucelli, às 15h (horário de Brasília) de sábado. Recuperado de lesão na coxa, o jogador de 32 anos já treina com o grupo principal. Ele, inclusive, chegou a ser testado pelo técnico Miguel Ángel Portugal entre os titulares no treino desta sexta-feira. O trio ofensivo tinha o Imperador, Marcelo e Ederson. Adriano não atua desde a derrota para o Vélez

Sarsfield, na segunda rodada da Libertadores, no dia 25 de fevereiro. Depois, ele teve uma lombalgia e desfalcou o Furacão jogo contra o Universitario, no Peru. Quando voltaria aos treinos, sentiu dores na coxa e também

ficou fora do segundo jogo contra o time peruano e da outra partida contra o Vélez, ambas na Vila Capanema. Recuperado, a tendência é que participe de pelo menos parte do jogo-treino na nova Arena.


12 MASKATE - POLÍCIA

QUERENDO VIDA BOA O ex-presidiário Elvis Mindelo Santos, 20, e seu intrépido amigo Saymon Souza, 22, foram presos, na tarde desta quinta-feira, pelos carinhosos tiras da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam). O motivo foi que eles não se aguentaram e foram assaltar uma loja de produtos marítimos no bairro Petrópolis, zona sul. Segundo o tenente PM Paulo Padilha, Saymon usou o carro da tia dele, que havia emprestado para ele ir atrás de emprego. Como eles não queriam trabalhar e queriam tudo fácil, os tiras resolveram o problemas dele mandando os dois para a Unidade Prisional do Puraquequara, onde terão água e comida de graça, além de um teto e companhia de muitos amigos 24h por dia. Com a duplinha foi apreendido um revólver e dois computadores.

ecrau.com

DEHS divulga resultado preliminares da super operação “Hórus”

O BREAKING BAD DA ZONA NORTE De saco cheio de viver uma vida de merda, por ter um salário miserável, o cabeleireiro Antônio Batista Dias decidiu traficar suas boas droguenhas na rua Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Santa Etelvina, Zona Norte, mas acabou preso. Segundo os cops, o salão de beleza dele só dava maluco mal-encarado, que muitas vezes saiam com o cabelo do mesmo jeito escroto que entravam e isso foi causando estranheza. Durante a ação, os policiais apreenderam 55 trouxinhas de oxi, 31 de maconha, um celular e R$ 240 em dinheiro. Quem mais comprava droga com ele era a molecada da escola pública que tem ali perto. Ele foi direto para o Casarão da Sete.

MORTE APÓS FUGA O belíssimo Arnaldo da Silva Mendes, 28, estava superfeliz por ter conseguido fugir do regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim e assim poder cometer suas atrocidades, sempre em paz e na tranquilidade, mas infelizmente acabou morrendo. Acertaram o passo dele na madrugada de domingo, após ele dar uma trepidada na rua Itaiutaba, no bairro Redenção, zona centro-oeste de Manaus. Os malucos que já estavam manjando ele por causa de tretas passadas, o encurralaram e, na trairagem, largaram dois balaços no infeliz. O bichinho ainda foi encontrado em via pública e chegou a ser levado ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Alvorada, mas não resistiu aos ferimentos, indo direto para o mundo espiritual. O povo da Redenção sentirá muita saudade de Arnaldo. Não há suspeita de quem seja o autor do crime.

Nesta manhã de sexta-feira (28), o Delegado Titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Paulo Martins, revelou à imprensa os novos dados sobre a Operação “Hórus” e comentou sobre as prisões de Ronairon Moreira Negreiros, 31 e Mário Jorge Nobre de Albuquerque, 45 “Mário Tabatinga”, suspeitos do assassinato ao Delegado Oscar Cardoso.

Mário Jorge Nobre de Albuquerque foi encontrado na madrugada de quinta-feira (20) em Santa Helena, Venezuela e convencido a dar depoimento em Manaus, para dizer que não tinha envolvimento com a morte do delegado. Ao chegar a Manaus, foi preso por cumprimento de mandado de prisão. Ele é suspeito de dar o carro para o assassino do delegado.

Ronairon Moreira Negreiros, 31, preso na segunda feira (24), no Aeroporto Internacional de Boa Vista, pelos policiais do Serviço de Inteligência. No local, tentou embarcar para Fortaleza junto com a esposa, com um nome falso. Para a imprensa, Ronairon justificou que estava fugindo por ter sido ameaçado de morte. “Fiquei com medo de morrer. Mesmo eu sendo inocente todo mundo

dizia que eu ia morrer”, afirmou. “Eu iria me apresentar quando minha advogada resolvesse meu caso. Eu tenho provas da minha inocência”, conta. Em declaração, o Delegado Paulo Martins afirmou Mário e Ronairon foram ouvidos em uma conversa informal. “A participação ou não deles no tal crime será ouvida em uma conversa mais longa com os suspeitos”, contou.

Diversas informações A operação “Hórus” capturou cerca de oito suspeitos, sendo que a policia já tem diversas informações sobre o caso, como motivo do crime, mas ainda não pode divulgar. “Podemos dizer que o crime do doutor Oscar será resolvido em breve essas informações serão divulgadas”, afirmou. O delegado afirmou que além de Delegado Oscar Cardoso, existia outros alvos que estavam sendo investigados pelos assassinos para ser os próximos alvos. “Eram outros agentes públicos. Segundo as investigações, pelo menos três policiais militares”, citou.


ecrau.com

BOLETIM DE OCORRÊNCIAS - MASKATE 13

CORPO CHEIO DE AZEITONAS

Garçom psicótico do Lanche Beth Balanço aterrorizava namorada O estonteante garçom paranaense Mauri Fernandes Matos, 34, é supergalanteador, sedutor e atraente, mas depois que engata um namoro começa a ficar agressivo, psicótico, estuprador e adorava extorquir as companheiras que teve ao longo de sua vida. Infelizmente, ele foi preso, nesta quinta-feira (27), pelos crimes de extorsão,violência doméstica e ameaça contra a ex-namorada, uma vendedora de 34 anos. A bronca foi parar no 20º Distrito Integrado de Polícia

(DIP), onde os cops viram que a ficha do pilantra é maceta. Na quarta-feira, ele se irritou, agrediu e ameaçou de morte a vendedora, dizendo que era por causa de ciúmes. Em seguida, ele exigiu R$ 1 mil para deixá-la em paz. A vendedora, que estava a perigo e doida para ter alguma novidade de sua vida amorosa para contar para as amigas e não ficar por baixo, conheceu o Mauri no último dia 10, por meio de uma página de relacionamentos na Internet. Cinco

dias depois, ela não só já havia transado com o elemento, mas dado a chave da casa dela, chamando-o para morar junto com ela, em um condomínio na Avenida Torquato Tapajós, zona norte de Manaus. A ideia brilhante e totalmente racional começou a dar errado, depois que o louco começou a encher ela de porrada, dez dias depois de estar na casa. Na noite de quarta-feira, o negócio foi animado lá, porque Mauri quebrou o celular dela e a esganou. Ela

exigiu o término do namoro, mas ele cobrou R$ 1 mil para ir embora e nunca mais voltar. De acordo com ele, Mauri acompanhou a vítima até um supermercado, para sacar a quantia em um caixa eletrônico. No local, sem ele perceber, ela pediu ajuda de um segurança, que acionou a Polícia Militar (PM). “Uma viatura foi ao supermercado e conduziu Mauri até a delegacia, onde a mulher relatou o drama que estava vivendo. Demos voz de prisão em flagrante”, afirmou.

NA HORA DO ADEUS Na hora do sufoco, o ex-presidiário David Aires de Campos, 31, conhecido como ‘Babão’, finalmente reconheceu Jesus como seu único salvador, mas infelizmente, já era um pouco tarde para ele ser salvo de uma execução. Ele morreu com um tiro na cabeça na frente de uma igreja evangélica por volta das 22h de quarta-feira, na rua Mirai, no bairro São José 2, zona Leste de Ma-

naus. David estava passando na rua, quando dois malucos desconhecidos em uma motocicleta apareceram e ele correu para frente da igreja, na tentativa de tocar o coração de seus algozes com a religião. O plano não deu certo e ele pegou seu pipocão e foi pro saco. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), vai arquivar o caso.

A PELADA QUE NÃO ROLOU O ajudante de pedreiro Ronierik Freitas da Silva, 34, saiu de casa, na noite de quarta-feira, na fissura para jogar um pébol, mas acabou nem rolando, porque ele foi morto com quatro balaços na rua Maués, na Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus. Ronierik ainda foi levado para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) zona sul, mas não resistiu aos

ferimentos e faleceu. O bichinho era gente boa da melhor qualidade, mas respondia por um caso de furto de uma mochila de carrinho, peça de fio e roupas na 3ª Vara Criminal, fora isso era um cara da mais alta confiança. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) não faz ideia de quem matou e nem quer fazer também.

O corpo sensual de um homem não identificado foi encontrado com quatro azeitonas por volta das 21h de quarta-feira (26), em uma área verde na rua 2, no conjunto Canaã, no bairro Alvorada 2, zona centro-oeste de Manaus. Segundo o IML, a vítima tem cor parda, idade entre 30 a 35 anos, aproximadamente 1,70 de altura, cabelo preto liso, o cara tinha bom gosto para tatuagem, tinha uma de setas cruzadas na coxa esquerda; vestia uma bermuda azul supertransada, blusa azul e um tênis branco com detalhes de cor preto. Até o fechamento desta reportagem, o cabra não tinha sido identificada no IML, localizado na Cidade Nova, zona norte de Manaus.

PEGO NO FLAGRA

O fantástico Vagner Costa Freitas, 24, foi retirado de circulação por tiras da PM, na tarde de quarta-feira (26), só porque participou de um assalto em uma loja de roupas. Os cops estavam de bob, na Ciadade Nova, quando moradores abordaram uma viatura, relataram que dois homens roubaram uma loja e estavam colocando produtos roubados em um veículo. Quando os cops chegaram para ver a palhaçada, dois pilantras fugira, mas Vagner trepidou. Ele foi preso em um Gol, de cor prata e placas JXB-2912. No carro encontraram uma mala de viagem, uma televisão de 32 polegadas, roupas, relógios e jóias. Ele fez um pit-stop no 6º DIP e de lá seguiu para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.


ecrau.com

14 MASKATE - NOVELAS

Anitta volta a ficar morena

O melhor das novelas ALÉM DO HORIZONTE Efeito da máquina passa, e Marlon volta ao normal após beijo em Lili

Anitta voltou a ficar morena depois de ter pintado o cabelo de loiro para a campanha de uma marca de tintura durante o carnaval de Salvador. A cantora ficou loira por um mês e chamou a atenção com o look temporário. Nesta sexta-feira, 28, a poderosa estreou seu novo visual. “Fazendo fotos novas com minha amiga Lalinha morena de novo!!! Tá linda REAL”, escreveu o MC Duh Marinho, que postou a imagem no Instagram. A mudança para loira foi a primeira de uma série que Anitta viria a fazer a partir de então. Ela também operou o nariz, que achava “estranhérrimo”, reduziu os seios e fez lipo. Na noite de quarta, 26, ainda loira, a cantora falou, no Instagram, sobre seu novo álbum, que será lançado em breve. “Nosso trabalho está lindo!”, vibrou. Anitta, que está de férias e se recuperando das cirurgias, volta aos palcos no dia 5 de abril, quando fará um show no Rio de Janeiro.

Ex-BBB Aline encara trapézio e fogo

A insegurança de Aline Dahlen é algo que vem de anos. Não fazia parte de um jogo dentro do “BBB 14”. É o que conta sua amiga Laurinha, que acompanhou a ex-BBB no ensaio para o Paparazzo que vai ao ar neste sábado, 29. “Já disse a ela para parar com isso. Vamos fazer uma terapia”, brinca a amiga. Voluntariosa e cheia de personalidade, Aline quis acompanhar de perto a produção. Mas palpitou na maquiagem, nas lingeries e por mais que todo mundo dissesse o quanto ela tinha ficado linda com uma peruca rosa bebê de fios japoneses, a ruiva não acreditou: “Não quero ser apenas a divertida. Também quero ficar gata nas fotos”, justificou. Aline conta que sempre foi de opinião. Até mesmo quando mantinha a carreira de modelo. Antes de subir aos palcos, a moça estrelou comerciais e fez muitos catálogos. “Eu tinha uma beleza diferente, mais exótica. Não era a modelo padrão”, diz.

MALHAÇÃO Anita afirma que seguirá seu plano para descobrir as maldades de Antônio

LC se anima com o plano de Angelique para forçar Lili a trair William. Inês se encanta com Jorge. Nilson, Selma e Rita se despedem de Jéssica, Sandra e Osvaldo. Lili descobre que a missão de levar William até a Comunidade é um teste imposto por LC e Angelique. Álvaro fica irritado com o estado que Inês sai da conversa que teve com Jorge. Kléber conta a verdade para Fátima sobre a morte de Ana Rosa. Priscila tenta acalmar Marcelo antes do seminário. Rafa consola Fátima. Heloísa chega para o seminário e fica incomodada com os elogios que Thomaz faz para Fernanda. Depois de conversar com Marlon, Lili toma uma decisão e procura LC. Inês fica encantada com o desempenho de Jorge durante o seminário. Heloísa tenta disfarçar o ciúme de Thomaz. Angelique não acredita na mudança de Lili. Fátima entrega para William o dossiê de Kléber e Ana Rosa. Heloísa vê Thomaz e Fernanda se beijando. Fernanda pede para namorar Thomaz. Marlon recobra a consciência depois de beijar Lili.

Palhares salva Antônio de um acidente com os carros, e o menino o chama de pai. Anita reconhece no motorista do carro o rosto de um de seus agressores. Antônio ajuda Sofia, que machucou a mão, e Ben se irrita com a situação. Gustavo é galanteador durante o encontro com Solange. Anita afirma a Julia que seguirá com seu plano para descobrir todas as maldades feitas por Antônio. Sofia agradece Antônio, e Vera repreende Ben por ter levado a filha para fazer parkour. Gustavo pede que Fábio passe a noite fora de casa. Sofia pensa em terminar seu relacionamento com Ben. O time de futebol do Destaque perde para os visitantes, e Bárbara chama a atenção de Sidney e Ben, que discutem durante o jogo. Serguei dá uma lição de moral em Ben e Sidney. Anita conversa com Hernandez para tentar descobrir mais sobre Antônio. Ben lamenta sobre sua vida com Martin. Começa o casamento de Raissa e João Luiz. Hernandez confirma para Anita que Antônio viajou com Bruna no mesmo dia em que ela e Ben fugiram.

EM FAMÍLIA Juliana surpreende Jairo com sugestão de casamento

Jairo fica surpreso com a sugestão de Juliana de se casar com ele. Clara fica preocupada com a insuficiência cardíaca de Cadu, que reclama de suas novas restrições alimentares. Juliana diz a Jairo que precisa ter Bia de volta. Branca sugere que Giselle leve Murilo para conhecer sua casa. Marina manda de presente para Cadu uma foto dele com Clara. Helena e Virgílio cuidam de Ivan. Clara volta ao trabalho no estúdio. Juliana pede que Luiza seja testemunha de seu casamento.

JOIA RARA Amélia se desespera ao ver que Pérola sumiu

Manfred insiste para Pérola acompanhá-lo. Amélia se desespera ao ver que Pérola sumiu e deduz que Manfred está com ela. Marlene se assusta quando percebe que Manfred está fora de si. Dália esconde de Ernest que sua neta está com Manfred. Marlene aproveita a ausência de Manfred para comprar comida e foge com Pérola, mas é surpreendida com a presença dele no meio da estrada.


ecrau.com

ENTRETENIMENTO - MASKATE 15

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Fotografia - Tirar uma: novo amor. Rasgar ou queimar: brigas ou discussões. Admirar uma: conquistará grande vitória. Dar ou receber uma foto: amor correspondido. Sorte: cavalo.

RECEITA

Caldo de mandioquinha e carne seca Ingredientes

1 kg de carne seca (traseiro) 1 kg de mandioquinha 500 g de mandioca 1/2 cenoura 1 caixa de creme de leite 4 cebolas médias (3 para o caldo e 1 para a carne) 4 dentes de alho grandes 200 g de queijo parmesão cebolinha salsinha azeite de oliva noz-moscada pimenta-do-reino 4 colheres de sopa de molho inglês 1 colher de sopa de molho de mostarda amarela sal a gosto Modo de Preparo É muito importante cozinhar a carne seca 2 ou 3 vezes por aproximadamente 30 minutos, trocando a água para dessalgar Enquanto vai cozinhando a carne seca, vamos ao caldo de mandioquinha Colocar aproximadamente 1,5 litros de água para ferver Cortar ou triturar apenas 3 cebolas Moer ou cortar bem pequeno os dentes de alho Cortar a mandioca e a mandioquinha em cubos pequenos para derreterem com o cozimento Na panela de pressão, refogue a cebola e o alho no azeite Depois da cebola bem douradinha, adicione a mandioca e a mandioquinha, deixe-as refogar por uns 5 minutos junto com a cebola e o alho, cuidado para não colar, é muito importante mexer nessa hora Adicionar meia cenoura (o pedaço inteiro), a pimenta do reino triturada (a gosto), a noz-moscada ralada (a gosto) e sal (cuidado com o sal, pois a carne seca é salgada) Jogar a água fervente até ultrapassar aproximadamente 3 dedos os ingredientes da panela Deixar na pressão por aproximadamente 40 minutos Após a carne seca cozida várias vezes, desfiar e dividir em 3 porções Cortar a cebolinha e a salsinha e dividir em 3 porções também Após os legumes cozidos na pressão, retirar a cenoura, adicionar duas porções de carne seca, duas porções de cebolinha e salsinha, molho inglês e molho de mostarda amarela, mexer ainda com o fogo ligado.

PIADAS A Loira e a Azeitona Depois de ver a loira passar algumas horas tentando fincar o palito de dentes em uma azeitona, fazendo a dita cuja deslizar de um lado para o outro do prato, o garçom da Pizzaria Bella Bosttá resolve ajudá-la. — A senhorita permite que eu tente pegar esta azeitona? — Pode tentar... — diz a loira, exausta — Você não vai conseguir mesmo! Então o garçom pega outro palito e, pimba, finca na primeira tentativa. — Ah, não valeu! — resmunga ela — A azeitona já estava cansada! Professora Sacana A professora metida a esperta, faz uma pergunta a um dos alunos: — Zezinho você sabe qual é o animal que é muito pesado, tem um tromba enorme e na ponta da tromba tem um palito de dente? Responde Zezinho: — Que tem um palito de dente na ponta da tromba... não professora, o que é? Professora: — É o elefante! O palito de dente no final da tromba é só pra dificultar. Professora pergunta para Mariazinha: — Quem sabe qual é o animal que é peludo faz miau e tem uma caneta no nariz? Mariazinha: — Que tem uma caneta no nariz, não sei professora. Professora: — É o gato! A caneta no nariz é só para dificultar. De repente a professora ouve uma voz no fundo da sala: — Professora... — Sim Joãozinho. — Já que a senhora se diz tão esperta, me responde essa: O que é uma coisa comprida que é vermelha na ponta que tem duas bolas em baixo e que as mulheres adoram por na boca? A professora espantada diz: — Joãozinho já pra fora... — Não me leve a mal, professora... é o batom!! As bolas em baixo são só pra dificultar...

CURIOSIDADES

Cerveja ajuda a prevenir câncer

Não comemore antes da hora. Não vai funcionar se você tomar a cerveja. A ideia é usá-la como caldo, para temperar carnes de churrasco. Aí, sim, a bebida pode ajudar na prevenção de câncer colorretal (no intestino grosso e reto). É que quando assada em altas temperaturas, como acontece em churrascos, a carne forma hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs). Acredita-se que essa substância, também encontrada na fumaça do cigarro, seja cancerígena. E para entender os benefícios de marinar carnes na cerveja, um grupo de pesquisadores da Universidade do Porto mergulhou carne de porco em três tipos de cerveja: escura, alcóolica e sem álcool. Aí avaliaram o nível de PAHs em cada amostra. A cerveja preta apresentou os melhores resultados: reduziu a quantidade da substância em até 50%. Se for aproveitar o fim de semana para fazer um churrasco, vale se lembrar dessa pesquisa.

Horóscopo do Dia Áries Tempo de relaxar e cultivar confiança. De trazer a atenção para o momento presente e meditar para diminuir a ansiedade. A Lua minguante sorri para Marte, aproveite para concluir todas as pendências possíveis. Touro Você está em pleno final de ciclo. Assuntos importantes são finalizados enquanto novos projetos estão em plena elaboração e gestação. Atividades com imagens, fotos, pinturas, música ou poesia podem ser realizadas com mais inspiração. Gêmeos Bom período para soltar as rédeas da fantasia e da imaginação, sonhar, meditar e expandir a mente para conectar-se com as dimensões superiores. Mercúrio e Júpiter prometem mais capacidade para expressar sentimentos e pensamentos elevados. Câncer É tempo de finalizar assuntos e se preparar para um novo ponto de partida. A Lua segue fora de curso hoje, deixe decisões importantes para outro momento. Em breve virá a primeira Lua Nova do ano, um importante recomeço. Leão Período ideal para dissipação de mágoas, tensões e desentendimentos. A generosidade, o altruísmo e as atitudes justas e nobres ficam mais fáceis de serem cultivadas. Virgem Ao mesmo tempo em que finaliza tarefas, reserve momentos para introspecção e silêncio. Bom período para cultivar bem-estar, relaxar e estar bem consigo mesmo. Libra Os relacionamentos estão em destaque. O Sol está no signo oposto e Marte segue em seu signo, apimentando o amor. Procure estar com alguém realmente importante para você. Escorpião Aproveite a primeira parte do dia para encaminhar os assuntos possíveis. Lua e Marte prometem mais agilidade. Depois, procure desacelerar e prefira lugares calmos, tranquilos, que lhe inspirem paz. Sagitário O sentimento de fé o impulsiona para frente. Mercúrio e Júpiter seguem em harmonia: bons pensamentos e atitudes generosas fazem toda a diferença, você sente que a vida flui da forma como tem que ser. Capricórnio É hora de revisar, resumir e avaliar resultados. Com a Lua minguante, resíduos e expectativas devem ser zerados e assuntos pendentes, concluídos. Mas sem pressa, afobação ou correria. Aquário Fase de aceitação, adaptação, introspecção e análise. A Lua segue fora de curso em seu signo, não é aconselhável nenhuma resistência agora. Evite movimentos importantes, cobranças e disputas. Peixes A mente está afiada, você está mais comunicativo, sensível, aberto e receptivo. Evite locais, notícias e ambientes tóxicos. Ao contrário, procure elevar seus sentimentos e sua energia. Examine como se sente em relação às vitórias ou insucessos da última lunação.


ecrau.com

16 MASKATE - SOCIEDADE

STATUS MANAUS

O Governador Omar Aziz e sua esposa e primeira dama Nejmi, casal de amigos queridos, eles que fazem acontecer trabalhos em prol de nosso Amazonas

Roberto Chagas com sua esposa Ana Lúcia em noite vip no Sambódromo

Os notívagos Dorley Silva e Ana Aquinos convidando para agenda comemorativa desta temporada no Clube A-2

Ronaldo e Paula Ferreira e Carlos Calado, em recente evento social de fino trato pela cidade

O colírio da bela Amanda Simões

•A maravilhosa Graça Ferraz comemorando no final dessa semana aniversário com elegante chá da tarde entre amigas mais chegadas. •Maurício Carvalho comemorando nesta quinta-feira seu niver no Paulo Marinho Buffet. •O vice-prefeito e amigo Hissa Abrahão, estará marcando uma simpática visita com sua equipe de assessores aos moradores da cheia no Rio Madeira, seus sinceros eleitores estão empolgadíssimos com a presença do jovem parlamentar. •A competente Vereadora Therezinha Ruiz ganhou festa bem descontraída e simpática na estrada da Vivenda Verde, em comemoração de seu aniversário, no sábado que passou. Parabéns! •O apresentador e locutor da Rádio Cidade FM, que é um querido amigo de profissão está realizando um belo trabalho na comunicação manauara, Nilsandro Junior. •E no sábado também o vereador Rosilvado Cordovil comemorou com grandiosa festa de sua sessão parabéns, no Sitio Sicinato, no eldorado. •E este coluna finaliza homenageando minha querida e amada mãe, que nesta semana comemora seu aniversário e data de falecimento. Mãe, por onde estiver, tenho certeza que está em um ótimo lugar junto à Deus. Eu e meus irmãos vamos te amar para toda eternidade. Te amo! •Por hoje STOP! Um ótimo dia e até semana que vem, um beijo, um cheiro e vários abraços do seu amigo Alberto Lobato, fuuuui!

2500 isssu  

2500

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you