Page 1

Preparação! Arena da Amazônia para próximos eventos-teste

Sem perdão

ANO 16 - Nº 2487 - MANAUS/AM - 12/03/2014

Caçada implacável aos matadores do delegado

Sobe e desce - O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) deverá notificar ...

Delegado dá voz de prisão a Manfred - Lola discute com Davi e Aurora discute com Fabrício...

Fundo de Promoção Social do Governo do Amazonas beneficia famílias na zona leste de Manaus

Rayngreds Silva - Maskatinha

Greve dos servidores da SUFRAMA continua sem solução


ecrau.com

2 OPINIÃO - MASKATE

FALA SÉRIO Sobe e desce

CIDADE DOS MALUCOS Versículo do Dia

Jornal@Maskate.com.br

E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 1 João 5:11

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) deverá notificar na manhã de hoje a presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) sobre a decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), João Otávio Noronha, em devolver ao apresentador de TV, Ronaldo Tabosa (PP), a vaga de vereador da casa legislativa. Com a medida, a suplente Glória Carrate (PSD) deverá perder o cargo.

Santo do Dia

Por enquanto

Após a decisão do ministro, a vereadora entrou com um recurso para tentar reverter o caso e no último dia 6, um agravo regimental impetrado por Glória foi anexado ao processo. Porém, até que o recurso seja avaliado a vereadora terá que deixar a cadeira no Parlamento municipal.

Puxou o tapete

O vereador eleito e apresentador de TV Ronaldo Tabosa (PP) conseguiu 6.418 votos, chegou a ser diplomado, mas seu diploma foi cassado, após a suplente Glória Carrate ingressar com uma ação alegando que Tabosa não poderia ter participado do processo eleitoral, pois estava inelegível após tentar usar sua imagem indevida para eleger o filho, Jander Tabosa, para o cargo de vereador nas eleições de 2008

Em busca do tesouro

Sobre a verba para o aluguel de ‘escritórios de apoio’ para os parlamentares da CMM, pois bem, ela será votada em caráter de urgência, será se é porque os parlamentares tem pressa em servir a população ou porque precisa da população em ano eleitoral? A previsão é que a matéria seja aprovada ainda nesta semana.

Quanto?

Conforme a proposta, de autoria da Mesa Diretora, cada parlamentar poderá gastar até 60% do valor cota, ou seja, R$ 8,4 mil, com a locação de imóvel destinado a funcionar “exclusivamente como escritório de apoio à atividade parlamentar”. A lei vigente (Lei Municipal nº 238, de 23 de junho 2010) não prevê o custeio da verba do Ceap com o aluguel de imóveis.

Reajuste

O governo reajustou para R$ 10.482 o valor da bolsa recebida pelos profissionais do Mais Médicos. De acordo com o Ministério da Saúde, o reajuste foi motivado pelo aumento do salário mínimo, que aumentou também a contribuição desses profissionais para a Previdência Social. Seria ótimo que os professores tivessem reajustes também.

Ninguém Merece!!! • Quem deixa um pouco seus interesses de lado e observa o mundo a seu redor deve ter percebido a precariedade da educação de crianças e jovens nos municípios a beira dos rios.

O dia 12 de março na História • 515 a.C. – É completada a construção do Segundo Templo de Jerusalém; • 538 – Vitige, rei dos ostrogodos encerra o seu cerco a Roma e retira-se para Ravena, deixando a cidade nas mãos do vitorioso general romano, Belisário. • 1514 – Deu entrada em Roma uma embaixada de obediência ao Papa Leão X enviada pelo rei D. Manuel I de Portugalcarregada de presentes exóticos: onças, elefantes, rinocerontes, etc. • 1535 - A cidade brasileira de Olinda, Pernambuco, é elevada à categoria de vila. • 1537 – Fundação da cidade brasileira de Recife, Pernambuco. • 1572 - São publicados Os Lusíadas de Luis Vaz de Camões. • 1894 – Em Vicksburg, Mississippi, o refrigerante Coca-Cola é vendido em garrafas pela primeira vez. • 1912 – É formado, em Nanquim, o governo provisório da República da China) com Sun Yat-sen como presidente. • 1913 – Camberra, futura capital da Austrália, é oficialmente criada e tem início a construção da nova cidade (Melbournepermanece temÉGUA

porariamente como capital até 1927). • 1918 – Moscou torna-se novamente a capital da Rússia depois de São Petersburgo ter tido essa função por 215 anos. • 1930 – Mahatma Gandhi lidera uma marcha popular em direção ao mar de pouco mais de 320 quilômetros conhecida como a Marcha do sal desobedecendo as autoridades britânicas, em protesto ao monopólio britânico do sal. • 1935 – É criada no Brasil a Aliança Nacional Libertadora, ou ANL, ampla frente de esquerda com o objetivo de combater o fascismo e o imperialismo e fazer oposição ao governo de Getúlio Vargas. • 1938 – Anschluss: as tropas alemãs ocupam a Áustria; a anexação seria declarada no dia seguinte; • 1940 – Guerra de Inverno: a Finlândia assina o Tratado de Paz de Moscou com a União Soviética. • 1945 – Anne Frank, menina alemã de religião judaica, morre de tifo no campo de extermínio nazista de Bergen-Belsen, sua adolescência e seu trágico destino ficaram mundialmente conhecidos PAI D’ÉGUA

graças a um diário pessoal encontrado no final da Segunda Guerra Mundial. • 1947 – A Doutrina Truman é anunciada para buscar conter a expansão do comunismo junto aos chamados “elos frágeis” do sistema capitalista. • 1968 – A Ilha Maurícia torna-se independente do Reino Unido. • 1981 – Programa Soyuz: lançamento de Baikonur da nave espacial soviética Soyuz para a missão Soyuz T-4. • 1985 – O Tratado Gutiérrez-Terán estabelece os limites de direito marítimo quanto ao conceito de mar patrimonial ou zona econômica exclusivaentre Costa Rica e Equador. • 1994 – A Igreja Anglicana ordena sua primeira sacerdote feminina. • 1999 – Três países do antigo Pacto de Varsóvia, a República Checa, Hungria e Polónia aderem a NATO, ou OTAN. • 2000 – Em um gesto inédito, o Papa João Paulo II pede o perdão de Deus pelos pecados da Igreja Católica cometidos através dos anos contrajudeus, mulheres e minorias. FILHO DA ÉGUA

• O que já é ruim ficou ainda pior já que com a cheia do Rio Madeira cerca de15 mil alunos estão sem aula na zona rural e urbana da cidade de Humaitá, uma das mais atingidas pelas inundações. • Segundo a Defesa Civil Municipal, 90% das unidades de ensino estão com as atividades suspensas. Até o momento, a Defesa Civil contabiliza 15 escolas sem aulas na zona urbana e outras 89 na zona rural. • A Seduc informou que contará com calendário especial para reposição de aulas. Diante de tanta precariedade tem gente olhando apenas pro seu umbigo.

Com medo de perder as eleições o deputado federal Sabino Castelo Branco deixará de tentar reeleição para conseguir uma vaga na ALE-AM.

Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97 Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | jornal@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Ger.de publicidade.:Anamaria Leventi|marketing@maskate.com.br

O Secretário da Semad, Serafim Meirelles Neto está de Parabéns por receber os desabrigados da Comunidade da Sharp nas escolas municipais da redondeza.

Caem, morrem e ainda saem chorando pra casa, os trabalhadores da Arena foram flagrados nesta terça-feira (11) sem epi´s .

jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

www.ecrau.com

São Luís Orione Luís Orione nasceu no dia 23 de junho de 1872, em Pontecuore, Itália. A família era pobre e honesta, de trabalhadores rurais. Sua mãe foi uma sábia e exemplar educadora que lhe serviu como modelo, mais tarde. Ao sair da adolescência aspirava ser sacerdote. Com o apoio da família entrou no Oratório salesiano em Turim, cujo fundador João Bosco, depois venerado pela Igreja, ainda estava vivo. O fundador dedicou ao jovem Orione grande estima e lançou no seu coração a semente da futura vocação. Luís Orione fez o ginásio no Oratório salesiano, mas concluiu os estudos de filosofia e teologia no seminário da sua cidade natal. Em 1892, ainda seminarista fundou duas escolas para crianças e jovens. Sua ordenação sacerdotal foi em 1895 e desde então se dedicou com ardor à ação pastoral e a obra em favor dos necessitados. Se, São João Bosco foi o exemplo para a educação dos jovens, para as obras de caridade o foi São José Benedito Cottelengo. Incansável, Luís Orione, viajou por toda a Itália, várias vezes, pedindo donativos e ajuda material para as suas múltiplas obras de caridade. Ele foi um dócil instrumento nas mãos da Divina Providência, para aliviar as necessidades e os sofrimentos humanos. Em 1908, Luís Orione ajudou a socorrer as numerosas vítimas do terrível terremoto que sacudiu a região da Sicília e Calábria, na Itália. A pedido do Papa Pio X ficou lá por três anos. Em 1915, fundou uma congregação religiosa, a Pequena Obra da Divina Providência, para dar atendimento aos pobres, trabalhadores humildes, aos doentes, aos necessitados, enfim, aos totalmente esquecidos pela sociedade. Ele também foi o fundador da Congregação dos Padres Orionitas, das Irmãzinhas Missionárias da Caridade, das Irmãs Sacramentinas e dos Eremitas de Santo Alberto, nessas duas últimas admitindo inclusive religiosos cegos.


ecrau.com

MASKATE 3

AMABRAS, A LICITAÇÃO DA AMAZÔNIA

Força tarefa procura responsáveis pela execução do delegado Durante o velório do delegado Oscar Cardoso, policias prometeram fazer justiça’ pela morte brutal que o delegado sofreu. Desde o momento iniciou a caçada aos responsáveis pela execução. Em entrevista o secretário de segurança do Amazonas , Paulo Roberto Vital , disse que o assassinato do delegado Oscar Cardoso terá resposta a altura do que segundo ele foi um caso de atentado a segurança publica.

O crime

Segundo testemunhas, os assassinos chegaram em um Siena à rua onde a vítima morava, no bairro São Francisco, Zona Sul, no final da tarde de domingo. Quatro homens armados desceram do carro, mandaram as pessoas se afastarem de Oscar, pouparam o neto dele, que estava no colo do delegado, e atiraram. Os criminosos fugiram sem serem

Os culpados estão jurados de morte. As manifestações de revolta por parte dos policiais eram vistas durante o velório e também nas delegacias. “O que fizeram com o doutor foi uma humilhação para nós e isso não vai ficar assim”, disse um investigador. Muitos chegaram a demonstrar o desejo de vingança. Para eles, pela forma como Oscar foi executado, os criminosos pretendiam demonstrar que exercem poder sobre a polícia.

identificados. O velório foi marcado pela comoção dos colegas e familiares. Os colegas do delegado revelaram que ele sabia que estava marcado para morrer e que, na semana passada, chegou a pedir para ser transferido da capital para um município do interior. Oscar só não revelou de quem partiram as ameaças.

Investigações

O delegado-geral da Polícia Civil, Josué Rocha, disse que foi criada uma força tarefa, composta por oito delegados, e que “o trabalho estava avançando”. A polícia está trabalhando com duas linhas de investigação para tentar elucidar o homicídio. A primeira é que o crime foi motivado por vingança ao estupro sofrido pela mulher do traficante João Pinto Carioca, o “João Branco”, em setembro do ano passado.Segundo fontes ligadas à polícia, há informações de que

João Branco elaborou uma lista das pessoas que pretende matar, que é encabeçada pelo delegado Oscar. A segunda linha de investigação é que o crime teria sido uma vingança de traficantes de drogas que foram extorquidos por policiais presos junto com o delegado Oscar Cardoso na operação “Tribunal de Rua”, ocorrida em outubro do ano passado. Porém, as investigações dão conta de que o sequestro e extorção foram praticados por outro grupo.

É meio difícil de acreditar, mas caso seja aprovado na Comissão Especial que o analisa, o projeto do deputado federal Sergio Zveiter (PSD-RJ) nem precisa ir a plenário para virar Lei. O tal projeto, de número 5692/2013, abre as riquezas da Amazônia à exploração de empresas estrangeiras, através de licitação (sic!). De acordo com o texto, o projeto “...dispõe sobre o monopólio da União na exploração das riquezas da Amazônia, com a criação do Conselho Nacional de Política da Amazônia e da Agência Nacional de Exploração dos Recursos Naturais da Amazônia, garantindo a proteção ao meio ambiente e a soberania nacional, e dá outras providências.” O modelo pretendido pelo deputado é copiado do “Petróleo é nosso”, da era Getúlio, quando a ONU, digo, os EUA, queriam arrepiar com a criação da Hileia Amazônica, para abiscoitar os recursos naturais da floresta. Nos dias de hoje, uma campanha nacionalista que não faz sentido em contexto global de relações multilaterais e universais. Naquele momento, faz 60 anos, nem se cogitava que áreas estratégicas fossem abertas para a exploração do cartel petrolífero estrangeiro através de licitações. O projeto do nacionalismo extemporâneo tramita em caráter conclusivo, podendo engordar a legislação e proposições para a Amazônia produzidas - em temporada de caça e captura de sufrágios por um Brasil distante que ignora dois terços de sua territorialidade e insiste em não debruçar-se sobre sua identidade, apropriação e destino. Amabrás, a Companhia da Amazônia Brasileira, com todo respeito ao parlamentar que a propõe, mais parece uma animada conversa de botequim em Ipanema com a seriedade que o ambiente sinaliza e a ressaca que esse tipo de prosa tem provocado na contabilidade do besteirol que tem monopolizado o discurso político nacional. Faz lembrar outra farra de Ipanema, pela liberação da maconha, em que o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, baseado em punho, condenava a construção da BR 319, alegando a ameaça que isso representava para gralhas e macaco-de-cheiro em extinção. O projeto de Lei do parlamentar estabelece o monopólio da União na exploração das riquezas da Amazônia e cria a Agência Nacional de Exploração dos Recursos Naturais da Amazônia, o Conselho Nacional de Política da Amazônia e a Companhia da Amazônia Brasileira, a messiânica Amabras S/A. Haja cargo comissionado....Tenha santa paciência! Nos argumentos do parlamentar, em cuja biografia não aparece qualquer atividade relacionada à Amazônia, nem há notícia de suas andanças pelo beiradão desse fim de mundo sem fim, “...é necessário que, com a máxima urgência, se estabeleça o monopólio da União para a exploração, economicamente sustentável, de toda riqueza contida na Região Amazônica, constituindo-se uma empresa estatal capacitada para esse fim”. Com um currículo político que inclui atividades ligadas ao desporto, Sérgio Sveiter, um advogado nascido no Rio de Janeiro, que não sabe a distinçao entre carimbó, xaxado e toada, saltou de juiz de futebol para presidente na magistratura desportiva carioca, com passagens pela OAB-RJ e secretarias estaduais ligadas ao Trabalho e Cidadania. Não deixa de ser louvável seu arroubo amazônico, apesar de contraditório, posto que nas premissas ele “não pode entregar” as riquezas da Amazônia, mas nas conclusões de seu projeto institui o sistema de concessões e estabelece que as multinacionais podem participar e explorar a região. Como objeto nebuloso de cobiça, uma esfinge às avessas, a Amazônia permanece assim, desintegrada do contexto da brasilidade, à mercê de soluções messiânicas e intervenções miraculosas, de projetos debatidos ao sabor reativo das pressões externas que já chegaram à inutilidade de criar um ministério para a Amazônia, como se uma pasta - uma brisa desvairada, desconectada de uma política de interatividade nacional e global - fosse capaz de administrar esse reino de surpresas e de promessas de transformação. Refém de um pacto federativo capenga que ninguém se atreve a debater, nem modernizar, à luz das novas relações e alternativas de integração e interação geopolítica e transnacional, a Amazônia é uma encrenca a mais para um Brasil incapaz de decifrar suas potencialidades e assumir sua gestão de riquezas em todas as direções. Daí a sequencia de propostas inócuas, que a deixa na dependência de emendas, canetas e canetadas, negociações políticas e acordos eleitorais. Defendemos, os nativos e chegados, outra coisa: a gestão pública da Amazônia, desde que ela possa começar pela mobilização dos atores locais, no comproisso de atrelar pesquisa e desenvolvimento como fator de transformação, e que as empresas possam trabalhar em afinidade com a academia, sem que isso represente interferência em sua autonomia. Sem descuidar a pesquisa básica, os institutos de Matemática, Física e Antropologia, é óbvio! O que está em jogo, de costas para juízes oportunista e cartolas de plantão em temporada eleitoral, é investir ou não na qualificação dos jovens, e assegurar que a Universidade possa contribuir para decifrar, na biblioteca da biodiversidade, as novas matrizes econômicas da prosperidade. E esses novas fábricas da reinvenção dos paradigmas amazônicos sejam erguidas sobre as pilastras de um novo modo de saber e fazer, com a bagagem de quem aqui vive, estuda, trabalha, resiste e insiste em consolidar respostas e soluções pra valer. Refutamos, pois, o imperativo de tratar a floresta, suas riquezas, suas leis e potencialidades como os indianos tratam suas vacas na sacralidade da preservação estéril. Queremos e devemos fazer das toxinas, enzimas, fungos e bactérias a indústria do rejuvenescimento, caro Candotti, a produção em série da cosmética que prolonga a vida e partilha a beleza que a fotossíntese vai alumiar, com a poronga de uma nova atmosfera sustentada pela obstinação dos fitoterápicos, a nutracêutica da perenização estética a partir dos produtos verdadeiramente naturais, com o logo lbertário e integrado na socioeconomia nacional, produzida na Zona Franca do Brasil. Alfredo MR Lopes www.ecrau.com


ecrau.com

4 CIDADE - MASKATE

A Associação Espírita Beneficente Jésus Gonçalves ganhou apoio para melhorar o trabalho de inclusão social oferecido para as famílias do bairro Colônia Antonio Aleixo. A Associação recebeu 1 forno elétrico, 2 armários completos com 20 assadeiras, 1 masseira, 1 fatiadeira elétrica, 1 modeladora de pedestal, 1 balança eletrônica, 1 cilindro industrial, 1 divisora de pedestal, 2 máquinas

picoleteira completa, 6 freezer 550L, 4 expositores para pão, 1 liquidificador 25L, 1 batedeira planetária e 6 mesa inox. Os materiais fazem parte do convênio entre o Governo Estadual e a instituição, no valor de R$ 70,6 mil, e vão servir para equipar uma padaria e uma fábrica de picolé para proporcionar oportunidade de trabalho e renda para mais de 200 famílias da comunidade.

Empreendedorismo

A oportunidade fez com que a dona de casa Márcia Linhares, 49, se matriculasse no curso de panificação para atualizar os conhecimentos. “Eu me inscrevi para aperfeiçoar meus conhecimentos e correr atrás de trabalho e, quem sabe, abrir o próprio negócio. Vou fazer mais cursos aqui para ganhar um dinheiro

www.ecrau.com

extra”, disse. A estudante Raquel Silva, 25, já planeja seu futuro empreendedor. “Eu entrei no curso para depois eu montar meu próprio negócio para ter uma renda própria. Espero que quando eu tiver mais idade já tenha uma grande empresa aqui no meu bairro da Colônia Antônio Aleixo”, comentou.

Fundo de Promoção Social do Governo do Amazonas beneficia famílias na zona leste de Manaus Com investimento de mais de R$ 180 mil, o Fundo de Promoção Social (FPS) do Governo do Amazonas realizou nesta segunda-feira, dia 10 de março, a entrega de um veículo tipo Van e materiais permanentes para a Associação de Amigos do Autista no Amazonas (AMA) e equipamentos para a Associação Espírita Beneficente Jésus Gonçalves. Os benefícios devem melhorar as ações socioeducativas e de geração de renda oferecidas para as famílias atendidas pelas instituições, localizadas na zona leste da capital. Os benefícios são resultados de convênios aprovados, via edital, e foram entregues pela presidente do FPS e primeira-dama do Estado, Nejmi Jomaa Aziz. Na AMA, localizada no bairro do Puraquequara, foram

Fotos: Wredman/Agecom

Geração de renda

entregues um veículo tipo Van com capacidade para 16 lugares e materiais, como televisão, micro-ondas, fogão, geladeira, entre outros. O veículo e os materiais fazem parte do convênio entre o Governo do Estado e a instituição, no valor de R$ 116,2 mil, e devem oferecer mais qualidade no atendimento de 40 beneficiados da associação. Conforme a presidente do FPS e primeira-dama, Nejmi Jomaa Aziz, o maior investimento é visto na qualidade de vida proporcionada para as famílias. “Como sempre o governador Omar Aziz diz, o maior retorno de tudo isso é ver que as pessoas estão tendo suas vidas transformadas para melhor. E esse é o objetivo maior do Fundo de Promoção Social em nosso Estado”.


ecrau.com

ESTADO - MASKATE 5

Mais 20 médicos cubanos do ‘Mais Médicos’ chegam ao Amapá 16 mil processos de violência doméstica contra mulheres

Os novos profissionais serão distribuídos nos municípios de Macapá (10), Santana (5), Amapá (1), Calçoene (1), Tartarugalzinho (1), Ferreira Gomes (1) e Cutias (1). Com essa nova demanda, o programa, no Amapá, passa a ter 90 médicos cubanos e 3 brasileiros atendendo nos 16 municí-

pios, incluindo o Bailique (5) e a área indígena (3). Jardel Nunes, secretário de saúde do Estado tem a expectativa de que o ‘Mais Médicos’ seja mais um reforço de profissionais da saúde para o Amapá. “O Governo do Estado já havia tentado essa estratégia, mas agora, com o projeto exe-

cutado pelo Governo Federal, o trabalho se tornou realidade e levado para todo o Brasil”, pontuou. Manaus já dispõe de 50 médicos participantes do programa e recebeu ontem, 66 novos médicos do Programa Federal Mais Médicos que irão atuar na capital e em outros 14

municípios do interior como Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Canutama, Carauari, Codajás, Eirunepé, Envira, Iranduba, Japurá, Maués, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Urucurituba. Entre os novos profissionais 21 são médicos brasileiros formados em outros países.

Ameaças e lesões corporais figuram na lista dos crimes mais comuns contra as mulheres em processos em dois juizados especializados na Lei Maria da Penha do Estado. O Mutirão Judiciário de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), iniciou nesta segunda-feira com a meta de analisar os 16 mil processos que tramitam nos juizados especializados na Lei Maria da Penha, em Manaus. Além da violência doméstica, as ameaças contra a mulher estão em 1.255 ações, e os casos de lesão corporal, aparecem em 424.

A juíza Luciana da Eira Nasser, do 2º Juizado Especial da Violência Doméstica e Familiar, afirmou que as duas varas recebem juntas, em média, 500 processos por mês. Segundo ela, o grande volume é um dos motivos para a lentidão na solução dos casos. “Nós estamos ao lado da mulher vitimizada. Acreditamos na ação repreensiva para coibir outros agressores”, disse. A desembargadora Socorro Guedes informou que o mutirão vai durar dez dias. O esforço concentrado contará com 15 servidores e três juízas, que farão a análise dos processos das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Volta a ser discutido em Brasília projeto que autoriza criação de municípios O presidente da comissão de Assuntos Municipais da Aleam, deputado estadual Tony Medeiros, recebeu os moradores e disse que o Congresso Nacional deve retomar nesta terça-feira(11) a votação do projeto de lei complementar que autoriza a criação de municípios no Brasil.“Temos vários senadores e deputados federais favoráveis à propos-

ta de criação de municípios”, afirmou Tony. “Nesta terça-feira o projeto voltará a ser discutido no Congresso Nacional e, tenho certeza, com grande chance de ser aprovado em breve”, prevê o deputado. No final do ano passado, o Projeto de Lei Complementar n.º 416, que devolve às Assembleias Legislativas a função de criar, desmembrar e fundir

municípios, foi vetado pela presidente Dilma Roussef. Segundo Tony Medeiros, o veto não agradou os parlamentares favoráveis à proposta de municipalização. “Nossos senadores e deputados federais anunciaram que voltariam a analisar o projeto de lei complementar. Essa revisão começa hoje”, explicou Tony.

O prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, anunciou, na noite de domingo (09), que pretende buscar apoio junto ao governo do Estado para solucionar, definitivamente, o problema das famílias que moram em áreas de risco. O anúncio foi feito durante reunião com 46 famílias, da Comunidade da Sharp, na zona Leste, que terão prioridade por terem ficado desabrigadas após a forte chuva registrada no último fim de semana. Ele foi ao local logo depois da inauguração da Arena da Amazônia. De acordo com o prefeito, não é somente a Comunidade da Sharp que sofre com o pro-

blema de alagamento durante as chuvas. Ele afirmou que desde a noite de sexta-feira, equipes da Prefeitura de Manaus estão atuando de forma enérgica e estratégica em todas

as zonas da cidade para ajudar as famílias mais prejudicadas. No entanto, afirmou que é preciso buscar soluções para resolver este problema definitivamente.

Prefeito se reúne com desabrigados da Comunidade da Sharp em busca de solução

www.ecrau.com


ecrau.com

6 ECONOMIA - MASKATE

TÉCNICO (A) DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Greve dos servidores da SUFRAMA continua sem solução

Ensino Médio Completo. Curso: Técnico de Segurança do Trabalho. Experiência em inspeções de segurança no trabalho; programas de treinamentos, campanhas e palestras admissionais e de rotina; equipamentos de segurança (EPI’s); levantar estatísticas de acidentes no trabalho; doenças profissionais e do trabalho etc. Cursos: Pacote Office; 5’ S; Liderança etc.

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO Formação: Superior cursando Administração ou áreas afins; Experiência em rotinas administrativas, controle de documentos, atendimento aos clientes internos e externos, relatórios diversos etc). Curso: Pacote Office Avançado;

MOTORISTA CARRETEIRO (A) Formação: Ensino Fundamental. Experiência na função. Cursos: MOPP e Direção Defensiva; Habilitação: CAT “E”

PINTOR DE AUTOS Formação: Ensino Fundamental; Experiência em pintura de autos;

ELETRICISTA DE GUINDASTE Formação: Ensino Médio. Experiência na função em manutenção elétrica corretiva e preventiva em maquinas de grande porte (Terex e Fantuzi). Curso: Eletricista; NR 10.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS Formação: Ensino Fundamental. Experiência na função. Os interessados favor, enviar currículo para análise ao e-mail: selecao2@portochibatao.com.br ou selecao3@portochibatao.com.br (Informar no campo assunto o nome da vaga de interesse) ou acessar o site www.portochibatao.com. br (Anexar o currículo no ícone Contato – Trabalhe conosco). Caso prefira, favor entregar Currículo para análise na Rua: Zebu nº 01 (Por trás do 7º Comar da Base Área de Manaus / Portaria 1) – Bairro: Colônia Oliveira Machado. ENVIAR CURRICULOS SOMENTE OS CANDIDATOS QUE ATENDAM O PERFIL DA VAGA ANUNCIADA

A greve dos servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) completou 20 dias nesta terça-feira (11) e segue sem solução, para a preocupação dos que necessitam dos tramites burocrático do órgão, em especial as industrias do PIM. O órgão federal está com 3/4 dos ser-

vidores de braços cruzados e 30% dos servidores em atividade, em cumprimento à liminar expedida pela Justiça Federal, impetrada pelo Ceam, com o objetivo de salvaguardar os direitos das indústrias e trabalhadores que trabalham no Distrito Industrial de Manaus. De acordo com o Sindica-

to dos Servidores da Suframa (Sindframa) a paralisação segue por tempo indeterminado. Com as bandeiras “ZFM sem reestruturação não adianta prorrogação” e “Zona Franca Abandonada” a greve continua mesmo após a realização de uma teleconferência promovida pelo superintendente,

Thomaz Nogueira, e representantes do Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Participaram também os superintendentes adjuntos da Suframa e integrantes do Sindframa. A reunião aconteceu na sede da Suframa na tarde da última sexta-feira (7).

Presidente da CMM volta a descartar aumento na verba da cota parlamentar O plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), na sessão desta segunda-feira (10), o Projeto de Lei (PL) nº 048/2014, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), no valor de R$ 14 mil. A verba é destinada a custear despesas exclusivamente vinculadas ao exercício da atividade parlamentar e o assunto deve ser prioridade nas discussões pela CCJR, a pedido da Mesa Diretora, nesta semana. Na conversa com os jornalistas, o presidente

da CMM, Bosco Saraiva (PSDB), assegurou que o PL visa efetivamente deixar mais clara e mais precisa a utilização da cota parlamentar. “Não terá nenhum centavo de aumento (a cota), porém haverá a flexibilização dentro desse valor e de forma mais explicita. Vamos estabelecer que o aluguel de carros, por exemplo, precise de uma determinada tabela, seja do Estado, do município, de uma ata de preço, mas isso precisa ficar claro. É essa clareza que estamos buscando agora, no sentido de aperfeiçoar e deixar cada vez mais transparente a utilização desse recurso”, garantiu.

Sebrae investe R$ 3,5 milhões em Feira O próximo mês reserva uma boa oportunidade para empreendedores amazonenses. Entre os dias 24 e 27 de abril vai acontecer a Feira do Empreendedorismo, organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae – AM). Com o tema “Rios de oportunidades, frutos de negócios”, o evento estima contar com 74

expositores e receber cerca de 20 mil visitantes. A expectativa é oferecer mais de 80 atividades de capacitação, quatro rodadas de negócios e movimentar, pelo menos, R$ 5 milhões em negócios. Segundo o diretor, a Feira terá o investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões e vai focar em mostrar os empreendedores para a sociedade. “Será algo muito produtivo”, afirmou.

Mercado recebe um aumento de 50% na atuação de mulheres Tel.:(92)3088-0936 / 8133-3433 e cartuchosdaamazonia Conheça nossos serviços de: CARIMBOS, CÓPIA DE CHAVES XEROX, IMPRESSÃO, PLASTIFICAÇÃO ENCADERNAÇÃO, FOTOS 3X4... MANUTENÇÃO EM IMPRESSORAS www.ecrau.com

9235-1826

RECARGA DE CARTUCHOS JATO DE TINTA E TONER

As mulheres estão conquistando cada vez mais cargos importantes, abrindo o próprio negócio e dividindo ou assumindo as contas da casa. Nas últimas quatro décadas, o número de mulheres que trabalham aumentou de 18% para 50%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e muitas delas assumiram cargos importantes, como a presidente Dilma Rousseff e Graça Foster, presidente da Petrobras, eleita uma das cinco mulheres de negócios mais poderosas do mundo pela revista Fortune. Conquistar um espaço no mercado de trabalho, ainda mais sendo dona da própria empresa, não é fácil. Essa dificuldade, mis-

turada ao perfil das mulheres do século XXI, tem feito com que muitas coloquem o crescimento profissional acima de tudo. Prova disso é o estudo inédito

- realizado pelo Serviço de proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais


ecrau.com

FUTEBOL - MASKATE 7

Preparação! Arena da Amazônia para próximos eventos-teste

Fast x Princesa do Solimões

Bilhetes para o jogo começam a ser vendidos nesta quarta-feira (12) Em coletiva realizada na sede da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP) nesta segunda-feira (10) o diretor Miguel Capobiango fez um balanço sobre o primeiro teste da Arena da Amazônia em jogo realizado entre Nacional (AM)

e Remo (PA) realizado no último domingo (9) válido pela Copa Verde. Houve projeção para o próximo jogo a ser realizado no estádio, entre Princesa do Solimões e Fast, pela final do 1º turno do Campeonato Amazonense.

Durante a conversa com a imprensa, Capobiango afirmou que os pontos negativos foram analisados pela UGP. O novo formato para diminuir os problemas encontrados pela organização será discutido durante a semana até o próximo

domingo (9). Os ingressos para a finalíssima do1º turno serão vendidos por conta das duas equipes envolvidas: Fast e Princesa do Solimões. Não haverá venda de bilhetes pela internet. Os preços devem variar de R$ 30 A R$ 60.

A partir desta quarta-feira (12), começam as vendas dos 20 mil ingressos, de R$ 60 (R$ 30 meia entrada), para o próximo jogo na Arena da Amazônia, que vai acontecer no próximo sábado (15), entre Princesa do Solimões e Fast. Os times brigam pela Taça Estado do Amazonas — primeiro turno do

Amazonense.Os bilhetes serão disponibilizados em dois pontos: na Arena Amadeu Teixeira e na Academia Aquática Amazonas (Centro, próximo à Embratel).De acordo com o vice-presidente do Fast, Cláudio Nobre, a previsão é que os ingressos comecem a ser vendidos a partir das 13h.

23 lutadores disputam Campeonato Brasileiro de Luta Olímpica Uma delegação formada por 23 lutadores, sendo 14 da categoria Cadete e nove da Júnior, o Amazonas vai em busca do título por equipes no Campeonato Brasileiro de Luta Olímpica, de 14 a 16 de março. A delegação, que embarca na noite desta quarta-feira (12), será comandada pelos técnicos Dagoberto Arbolaez e Helton Henrique,

ambos do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA). Do total de atletas, 21 e mais os treinadores viajam com passagens aéreas cedidas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL). De acordo com o técnico da seleção amazonense, Hel-

ton Henrique, o apoio que o Governo oferece é fundamental para o desenvolvimento da modalidade no Estado. “Temos total apoio do Governo do Estado. A secretária Alessandra Campêlo e o secretário executivo Anderson Souza não medem esforços para dar total apoio à luta olímpica”, destacou Helton.

Circuito Amazonense de karate será realizado na Escola Estadual

A primeira etapa do Circuito Amazonense de karate acontecerá no dia 11 de março, na Escola Estadual Antonio Lucena Bittencourt, Betânia, Zona Sul de Manaus. As inscrições custam R$ 30 e poderão ser feitas até o dia 6 de março, em uma das sete Associações filiadas a Federação Amazonense de Karatê (FAK). Segundo o presidente da Fak, Washington Mello, este ano cada etapa do circuito será em um local diferente. “Nós queremos divulgar o karatê no Amazonas e levar toda a comunidade para dentro do tatame, todos precisam acompanhar de perto a qualidade dos nossos caratecas”, comentou Mello – que falou também sobre uma programação diferenciada para a criançada. Haverá disputas em todas as categorias e premiação para os três primeiro.

www.ecrau.com


ecrau.com

8 FUTEBOL - MASKATE

Treze viaja para estreia na Copa do Brasil Galo deixou Campina Grande na noite desta segunda-feira e volta na quinta-feira

O Treze esteia nesta quarta-feira (12) na Copa do Brasil, jogando fora de casa contra o Tombense-MG. O departamento de futebol do clube já definiu a logística de viagem do clube, para este jogo de estreia. A delegação deixou Campina Grande na noite de on-

tem de ônibus para a cidade de João Pessoa, onde embarca no Aeroporto Castro Pinto, com destino a cidade de Rio de Janeiro-RJ. De lá o time irá para uma cidade próxima ao município de Tombos-MG, onde ficará hospedado até o dia do jogo.

Volta. A delegação alvinegra deverá retornar na tarde da quinta-feira (13). O time embarcará no Rio de Janeiro-RJ no início da tarde, fará conexão em Salvador-BA e deverá desembarcar no aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, por volta das 17h30.

Copa do Brasil terá mensagem contra o racismo Os recentes casos de racismo no futebol brasileiro e sul-americano fizeram a CBF tomar uma providência. O uniforme da arbitragem durante a Copa do Brasil, que começa nesta semana, terá o emblema do combate contra a discriminação por cor.A entidade revelou a camisa que será utilizada por meio de seu

Twitter (@CBF_Futebol). No lado direito do peito, a mensagem: “Todos iguais”. Na última semana dois casos de racismo abalaram o futebol brasileiro. O primeiro foi contra o árbitro da Federação gaúcha de futebol, Márcio Chagas, ofendido durante a partida entre Esportivo e Veranópolis. O outro foi com o

jogador Arouca, do Santos, após o confronto contra o Mogi Mirim pelo Campeonato Paulista. Neste ano tivemos também ofensas ao volante Tinga, do Cruzeiro, durante uma partida pela Libertadores. A Copa do Brasil, que já teve uma fase preliminar disputada, começa oficialmente nesta quarta-feira.

Dirigente do Goiás admite que Grêmio tem interesse no volante Amaral A torcida do Goiás pode começar a ficar preocupada. Um dos principais nomes do atual elenco, o volante Amaral pode deixar o clube. De acordo com Marcelo Segurado, diretor da equipe, o

Grêmio fez uma sondagem para contratar o atleta, que tem contrato até o final deste ano. Ou seja, ele poderia assinar um pré-contrato com qualquer outro time a partir de julho. Enderson

Moreira, atual treinador gremista, trabalhou com o volante durante sua passagem pelo time esmeraldino e sempre elogiou o atleta. Agora pretende levá-lo para Porto Alegre

Brasil aumenta vantagem no quadro de medalhas dos Jogos Sul-Americanos O Brasil aumentou nesta segunda-feira sua vantagem no quadro de medalhas dos Jogos Sul-Americanos, disputados em Santiago do Chile, ao alcançar 36 ouros e um total de 79, abrindo grande distância para a Venezuela, a segunda colocada com 54 medalhas, 19 delas de ouro. A Argentina, com 17 ouros, e a Colômbia, com 16, travam uma ferrenha disputa pelo terceiro lugar, enquanto o Chile, com 11 ouros e um total de 53 medalhas, não é ameaçado no quinto lugar.


Fifa abre a penúltima etapa de venda de entradas para os jogos da copa ANO 16 - Nº 2.487 - MANAUS/AM - 12/03/2014

Se você ainda pretende comprar um ingresso para a Copa do Mundo de 2014, é melhor dormir cedo nesta noite e madrugar na quarta-feira. Isso porque, às 8h (horário de Brasília), a Fifa abre a penúltima etapa de venda de entradas para os jogos do torneio. Quem deseja disputar algum dos bilhetes do Mundial ainda disponíveis deve acessar o site da entidade o mais rápido possível, a partir desse horário. A venda dos bilhetes será feita pelo www.

fifa.com/ingressos. Nesta quarta etapa de comercialização, a venda dos ingressos será feita por ordem de encomenda, ou seja, quem pedir primeiro leva. Não haverá prazo para registro de pedidos de bilhetes nem sorteio. Por isso, quanto antes o torcedor acessar a página da Fifa, mais chances de conseguir um bilhete. Pelé espera que manifestações “não estraguem tudo” durante Copa do Mundo O Rei Pelé, tricampeão do mundo, declarou em

entrevista exclusiva à AFP que o Brasil vai trabalhar duro para que as manifestações “não estraguem tudo” durante a Copa do Mundo-2014. O eterno camisa 10 da seleção brasileira esteve em Paris acompanhando o Tour da taça do Mundial como embaixador da Coca Cola, patrocinadora do evento. O craque também fala sobre a grande responsabilidade que o jogador Neymar está recebendo, mas expões que credita no jogador e que ele se sairá muito bem.

Pelé espera que manifestações “não estraguem tudo” O Rei Pelé, tricampeão do mundo, declarou em entrevista exclusiva à AFP que o Brasil vai trabalhar duro para que as manifestações “não estraguem tudo” durante a Copa do Mundo-2014. O eterno camisa 10 da seleção brasileira esteve em Paris acompanhando o Tour da taça do Mundial como embaixador da Coca Cola, patrocinadora do evento. O craque também fala sobre a grande responsabilidade que o jogador Neymar está recebendo, mas expões que credita no jogador e que ele se sairá muito bem.


ecrau.com

10 MASKATE - CIDADE

Helyda Serra da Silva

ANIVERSARIANTES NO TELECARINHO DO MASKATE

Márcio Viana

Sara Nathalia

Thales Victor

David Gomes

Felipe Foster

Guilherme Sales

Paulo Lima

Denni Sales @dennisales

Helena Myako @Myako

Jansen Mendes @JansenMendes3

Jasen@Jansen

Governador Omar Aziz inaugura UPA no Campos Sales para atender área da cidade em expansão A cidade de Manaus ganhou um novo reforço na Rede de Atendimento de Urgência e Emergência, com a inauguração, pelo governador Omar Aziz, da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Campos Sales, no bairro Tarumã, zona centro-oeste, na manhã desta terça-feira, dia 11 de março. Com capacidade para realizar 700 atendimentos por dia, a UPA irá somar-se a outras nove unidades da rede de Serviços de Pronto Atendimento (SPA) existentes na capital para atender, 24 horas por dia, a população na média complexidade de urgência e emergência. De acordo com o governador, além de ajudar a desafogar os prontos- socorros, a nova unidade atende a uma área da cidade que está em expansão e não tinha serviços nessa modalidade. “Quando as pessoas precisavam de urgência e emergência, elas tinham que se deslocar para o pronto-socorro em outras zonas da cidade. Por isso a importância dessa unidade aqui, próxima à Torquato Tapajós, onde também estamos construindo o Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte”, ressaltou o governador, que foi à cerimônia de inauguração acompanhado da presidente do Fundo de Promoção Pessoal, a primeira-dama, Nejmi Jomaa Aziz, e do vice-governador, José Melo.


ecrau.com

Família chama a polícia após ser feita ‘refém’ por gatinho Uma família de Portland, no estado do Oregon (EUA), precisou chamar a polícia após ser feita “refém” do próprio gato, após o felino tentar atacar o bebê de 7 meses do casal. Teresa Barker contou à emissora “WBTV” que castigou o gato “Lux”, de 4 anos, depois que o bichano avançou em direção à criança. Com raiva, o gato começou a apresentar um

comportamento agressivo e, com medo, Teresa e o marido se esconderam no banheiro, junto com o bebê e o cachorro da família. De dentro do cômodo, o casal ligou para o controle de animais e, após não receber resposta, entrou em contato com a polícia, informando que o animal tinha um “histórico de violência”, e que estava avançando a todo o

INUSITADO - MASKATE 11

momento em que a porta era aberta. “Só é engraçado quando não acontece com você. Quando acontecer, tenho certeza que você fará a mesma coisa”, declarou Barker à emissora. Apesar do susto, o bebê não se feriu no incidente. Os policiais conseguiram dominar o animal feroz e “libertar” a família, que ainda não decidiu se irá manter Lux em casa.

Mulher morde orelha do namorado Homem azarado faz estrago em e pode pegar até 10 anos de prisão Ferrari parada ao manobrar carreta A americana Danielle Nebelung, de 31 anos, foi presa no condado de Macomb, no estado do Michigan (EUA), após brigar com o namorado e arrancar uma parte considerável da orelha do parceiro com uma mordida. De acordo com o escritório do xerife de Macomb, a briga teria começado de madrugada, e Nebelung agrediu o homem de 36 anos com socos no rosto e na cabeça. Quando ele conseguiu escapar, ela montou em suas costas e mordeu sua orelha, arrancando um pedaço considerável de cartilagem.

A polícia foi chamada e prendeu Danielle, que foi acusada de agressão grave e teve fiança estabelecida em R$ 23 mil, além de ter que se apresentar

ao tribunal no próximo dia 17. O jornal “New York Daily News” afirma que, se condenada, Nebelung pode pegar até 10 anos de prisão.

No distrito de Kensington, em Londres, na Inglaterra, o dono de uma Ferrari e um motorista de caminhão tiveram um dia de azar quando a carreta de uma companhia de entregas atingiu o carro de luxo durante uma manobra. De acordo com o jornal “Daily Mail”, o acidente ocorreu em um dos bairros mais antigos, conhecido por casas com valores milionários. Em uma curva, o parachoque traseiro do caminhão atingiu a lateral do esportivo, avaliado em mais de R$ 1,7 milhão, e causou um dano considerável no carro.

A polícia foi chamada e informou que, apesar do susto, o motorista da carreta não se feriu. Já o dono da Ferrari informou que não mora na região,

e que havia apenas estacionado ali. Usuários que estava no local no acidente registraram o estrago, e publicaram fotos em perfis no Twitter.


12 MASKATE - POLÍCIA

Cigarros ilegais são aprendidos no Rio Amazonas

ecrau.com

Aposentado é linchado por populares após tentativa de estupro

Com uma carga ilegal de aproximadamente 78.840 carteiras de cigarro, um homem identificado como Vanderlei de Andrade Júnior, 32, foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (10) pelo Batalhão Ambiental ainda no Rio Amazonas. Os cigarros da marca Euro Box estavam no porão da embarcação Velho Artur, que vinha da cidade de Porto Velho (RO) e seriam comercializados em Manaus, ilegalmente. Graças a uma denúncia anônima, possibilitou fazer essa apreensão. “Quem ligou para o batalhão não sabia dizer o teor da carga, chegamos lá e, após procurarmos, encontramos o cigarro escondido em caixas de ovos”, afirmou tenente Fonseca Paes. Ainda segundo o tenente, o valor médio avaliado para a carga seria de R$ 313 mil. Vanderlei foi autuado em flagrante por contrabando e o caso foi registrado na Polícia Federal do Amazonas.

Judoca é assassinado por crime passional na Zona Leste O judoca amazonense Oscar Ferreira dos Santos foi assassinado com um tiro nas costas na noite desta segunda-feira (10) quando saía do treino e ia para casa. O crime aconteceu na Rua G, Armando Mendes, Zona Leste. Segundo familiares, o suspeito da morte é o ex-companheiro da atual namorada do lutador, que fugiu em uma motocicleta. “O meu sobrinho estava namorando essa menina há uns 15 dias e ele já havia discutido com este tal de Lucas”, afirma o tio do judoca. A polícia suspeita de crime passional. O judoca chegou a ser socorrido, mas morreu antes de chegar ao Hospital Platão Araújo. A bala perfurou o coração. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (Dehs) vai investigar o caso.

Policiais da 6ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) prenderam na tarde desta segunda-feira (10) o aposentado Heninthon Vieira Nunes, 73, na Rua Carazinho (antiga Rua 15), Conjunto Vale do Sinaí, Cidade Nova, Zona Norte. O homem é suspeito de estuprar uma menina de sete anos e no momento da prisão, estava sendo agredido

por populares. Segundo informações, a menina estava brincando na rua de casa, localizada na Rua da Paz (antiga Rua 29), também Cidade Nova, quando o aposentado saiu da casa dele de cueca e tentou puxar a criança para dentro. Heninthon chegou a dar um beijo na criança, foi nesse momento que populares

perceberam o crime e correram para tirar a criança dele. O homem então se trancou, se vestiu e fugiu por trás, chamando um mototaxi. No caminho, avisaram o mototaxista do crime, ele então mandou o homem sair. Foi quando a população amarraram os braços e as pernas do homem e agrediram. Heninthon foi

levado para o 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e autuado por tentativa de estupro de vulnerável. Em depoimento ele afirmou que estava alcoolizado no momento do crime. “Eu tinha tomado duas doses de vodca e quatro garrafas de cerveja”, contou. O aposentado será encaminhado para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa.

Ladrão é espancando na Zona Norte

Um ladrão foi preso na noite desta segunda-feira (10) após ser agredido por populares e se esconder em uma casa na Rua Aracatu (antiga Rua Perimetral 21 de abril), Mundo Novo, Cidade Nova, Zona Norte. Kleber de Souza Gomes, 24, utilizou uma faca

para roubar um celular de uma adolescente de 17 anos. O crime foi visto por populares que o desarmaram e o agrediram. O suspeito conseguiu fugir, onde jogou o celular no chão. Ele se escondeu dentro do forro de uma casa, cujo dono chamou

os policiais da 12ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Kleber foi levado para o 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e autuado por roubo, onde em breve será encaminhado para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa.


ecrau.com

Sete pessoas suspeitas de fraudes em fundos de pensão são presas pela PF

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (11) sete pessoas suspeitas de participar de um esquema que fraudava fundos de pensão em todo o país. A Operação Fundo Falso, como foi chamada pela PF, cumpriu os sete mandados de prisão e outros 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e São José do Rio Preto, no interior paulista. O grupo criminoso criou uma empresa de consultoria financeira que, em tese, deveria indicar as melhores opções de investimento aos fundos de pensão. Porém, segundo a PF, o grupo “destinava os recursos dos fundos a aplicações temerárias em troca de comissões ilícitas pagas por operadores do mercado financeiro”. Ainda segundo a Polícia Federal, mais de 100 fundos eram fraudados em todo o país, impactando a longo prazo o recebimento da aposentadoria dos servidores que contribuíram com esses fundos.

BOLETIM DE OCORRÊNCIAS - MASKATE 13

Jovem mata a namorada de 14, filma e mostra aos amigos

Sem xadrez, cordas são utilizadas em delegacias Por falta de vagas no Centro de Detenção Provisória da cidade, pelo menos 17 pessoas estão presas no corredor da Delegacia de Polícia Civil de Macau, na região salineira do Rio Grande do Norte. São 14 homens e 3 mulheres amarrados com cordas por falta de algemas. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol-RN). Alguns detentos estão nas mesmas condições, sem algemas, desde o carnaval. Representantes do Sinpol estiveram na delegacia na manhã desta terça-feira (11) para constatar a situa-

ção. O caso foi comunicado à juíza da comarca de Macau e será levado ao conhecimento do Ministério Público. “O Sinpol vai pedir a retirada imediata dos presos da delegacia de Macau. Caso os presos não sejam transferidos, os policiais vão abandonar o prédio e se apresentar na sede da Delegacia Geral de Polícia”, informou a assessoria. A delegacia de Macau possui uma carceragem com capacidade para 30 presos e está lotada. De acordo com o Sinpol, a maioria dos presos que estão no corredor foi presa por furto ou posse de drogas.

Grávida de 7 meses é espancada ao fazer programa na rua Após sair com homem para fazer programa em Salvador, grávida de 7 meses foi espancada. Segundo a vítima, ela ia ganhar R$ 20 para sair com o acusado de prenome Renato, que a levou para um prédio abandonado. A gestante é usuária de crack e moradora de rua. De acordo com a vítima, o homem puxou uma faca para ela, que conseguiu arrancar a arma da mão dele e jogar pela janela. O acusado agarrou a mulher pelo cabelo, começou a espancá-la e bateu a cabeça da mulher no chão. — Ele falou que se eu não fizesse o que ele quisesse, ele ia me matar. Ele

me colocou em um quadrado lá em cima forrado, que parecia já estar preparado para mim. O homem negou as acusações e disse que ela queria roubá-lo, pois ele tinha recebido o salário naquele dia. O acusado afirmou que a mulher já tinha chegado machucada no local, mas foi flagrado pela Polícia Militar. De acordo com policiais, Renato foi flagrado em cima dela, ameaçando e dando murros. A vítima será conduzida ao HGE (Hospital Geral do Estado) para tratar dos ferimentos e depois ao Deam (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher).

Henrique Aquino dos Santos,18 foi preso na noite desta segunda-feira suspeito de ter matado a namorada e menor com tiro à queima roupa. Sem demonstrar arrependimento ou remorso, ele contou como matou a ex-namorada. — Eu virei, segurei no braço dela e falei: “e as casinhas [emboscadas] que você armou pra mim?” Aí ela: “pelo amor de Deus, Henrique. Me desculpa.” Aí eu peguei e atirei. O crime aconteceu no último domingo (9) em uma região conhecida como prainha no Gama. Santos teria atraído a vítima para um local isolado. Após uma discussão, ele atirou na cabeça da adolescente com um revólver calibre .32. Ela morreu na hora. Segundo a polícia, tudo foi filmado pelo próprio acusado, que saiu exibindo o vídeo para quem quisesse ver. O caso foi denunciado à polícia que conseguiu as imagens e em poucas horas, o menor assassino foi identificado pelos colegas de escola da vítima. Henrique Aquino foi preso em casa pela Polícia Militar e não reagiu à prisão. Como ele cometeu o crime um dia antes de completar 18 anos, o jovem foi levado para a DCA (Delegacia da Criança e do Adolescente). Apesar de ter confessado que premeditou o assassinato, como o crime foi executado quando ele ainda tinha 17 anos, ele vai responder como menor e deve ficar cerca de três anos cumprindo medida socioeducativa.


ecrau.com

14 MASKATE - NOVELAS

O melhor das novelas

MALHAÇÃO Sidney se declara para Sofia e Ben chega

Famosos vão a pré estreia de filme Aconteceu na noite desta segunda-feira, 10, a

pré estreia do filme ‘Alemão’, que traz no elenco atores como Cauã Reymond, Antonio Fagundes e Caio Blat. As atrizes Carolina Dieckman, Thayla Ayala e Luiza Valdetaro foram algumas das celebridades que estiveram no local. A pré estreia aconteceu em um shopping da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Meg é firme com Sidney e questiona suas intenções com Sofia. Abelardo acolhe Bernardete, que sofre pelo suposto falecimento de Caetano. Sidney se declara para Sofia e quase a beija, quando Ben chega. Ben e Sidney se agridem, para deleite de Sofia. Vera orienta Luciana sobre os cuidados com a casa, mas sua irmã se mostra exausta. Tita desabafa com Pedro, que promete desmascarar Maura. Bernardete avisa a Vera sobre o acidente com Caetano. Sofia decide investir em sua autoestima. Luciana se atrapalha com os afazeres da casa. A música de Clara e Guilherme toca na rádio. Raissa avisa a Flaviana que suas mensalidades no colégio estão atrasadas. Anita desabafa com Serguei e considera ter perdido o grande amor de sua vida. Sofia pergunta a Anita se ela lutará por Ben. Junior revela para Anita e Sofia que Caetano morreu.

ALÉM DO HORIZONTE

LC tem um plano para conseguir a fórmula de Marlon

JOIA RARA Delegado dá voz de prisão a Manfred

Lola discute com Davi e Aurora discute com Fabrício. Ernest vai ao cortiço, pede desculpas a Pérola e diz que a ama. Toni tenta conversar com Gaia, mas ela foge. O delegado consegue as provas que incriminam Manfred. Rubens visita Cristina e lhe leva flores. Lola passa mal na pensão, enquanto Aurora fica enjoada em seu hotel. Ernest visita Heitor e Sílvia se emociona com o carinho que o avô demonstra pelo bebê. Serena desconfia de que Lola esteja grávida. Rubens diz que Aurora terá um filho. O delegado dá voz de prisão a Manfred.

Fátima enfrenta Kleber. Tereza seduz LC. Vó Tita se surpreende com a presença de Kleber em sua casa. Priscila se anima com o presente que recebe de Marcelo. Álvaro fica satisfeito com a pressa de Inês em querer se casar. Tereza afirma a Assis que reconquistará LC. LC propõe um pacto a Tereza. Álvaro garante a Fernanda que será dono de tudo o que Inês tem. Heloísa repreende Priscila por não usar um método contraceptivo com Marcelo. Nilson cobra de alguns meninos para tirarem fotos com Selma e Rita. Lili e William se escondem de dois guardas da Comunidade. Heloísa não gosta de saber que Thomaz está aberto para novos relacionamentos. LC mostra para Angelique uma passagem secreta para seu alojamento. William e Lili contam para André e Guto que viram guardas da Comunidade. LC tem um plano para conseguir a fórmula de Marlon. Angelique vai para o alojamento de LC e Tereza ouve barulhos no alçapão.

EM FAMÍLIA Helena ofende Virgílio por causa de cicatriz

Luiza vai atrás de André na faculdade. Juliana assina o divórcio com Nando. Helena ofende Virgílio por causa de cicatriz. Verônica briga com Laerte ao descobrir que ele foi ao Vidigal. Dulce pega André e Luiza na maior pegação.


ecrau.com

ENTRETENIMENTO - MASKATE 15

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Dedo - Queimar ou perder dedos: agitação. Machucá-lo: lucros reduzidos. Ver mais de cinco dedos na mão ou no pé: herança. É também símbolo sexual. Sorte: jacaré.

RECEITA

Bife a rolê com molho de ervilha

PIADAS Pão de Hoje O garoto chega na padaria e pergunta: — Esse pão é de hoje? O padeiro responde: — Não, é de trigo!

Tamanho Não É Documento

INGREDIENTES 1 kg de coxão mole em bifes ou outra de sua preferência 1/2 xícara de vinho tinto seco Óleo, pimenta, alho, orégano a gosto 2 caldos de carne Fatias de bacon o suficiente 1 cenoura média em fatias 1 cebola em fatias Água o suficiente Molho: 1 caixinha de molho pronto 1 xícara de ervilha congelada ou de lata Salsinha a gosto MODO DE PREPARO 1.Tempere os bifes com o vinho pimenta alho e o orégano 2.Recheie cada bife com 1 fatia de bacon, cenoura e cebola 3.Enrole e feche com a ajuda de palitos 4.Em seguida aqueça o óleo e doure muito bem os bifes 5.Coloque água aos poucos, os caldos de carne e deixe cozinhar em fogo baixo até ficar macio 6.Junte o molho deixe apurar um pouco 7.Junte a ervilha a salsinha e desligue 8.Retire os palitos e sirva com purê

E eis que finalmente Raul propôs casamento a sua noiva Joana. Mas, antes de aceitar, ela pensou que seria prudente confessar ao seu noivo que devido um pequeno problema de infância, ela tinha os seios do tamanho dos de uma menina de 12 anos de idade. Ao confessar-lhe o seu segredo, ele simplesmente disse que não tinha nenhum problema, pois o amor que ele sentia por ela era tão grande que este pequeno fato nem seria um problema. Mas, já que estavam no tema de confissões, ele pensou que seria prudente também confessar-lhe um pequeno problema que ele tinha guardado por muitos anos. Olhou-a bem no fundo dos olhos e disse: — Joana, tenho que te confessar que tenho um pênis do tamanho de um recém-nascido, e espero que isso não seja um problema. Ela prontamente respondeu que isso tampouco era um problema, porque ela o amava tanto que os dois encontrariam uma forma de passar por cima disso. Casaram-se. E assim que chegaram ao lugar da lua-de-mel, eles começaram com os amassos, e quando ela meteu a mão por dentro da cueca dele, soltou um grito ensurdecedor e saiu correndo de dentro do quarto. Depois, Raul a alcançou e perguntou o que a havia assustado, ao que ela respondeu: — Você mentiu pra mim, me disse que tinha um pênis do tamanho de um recém-nascido! Ele retruca: — Sim, eu tenho um pênis do tamanho de um recém-nascido: Pesa 2,5Kg e tem 38 cm de comprimento!

Não Passa de Hoje O moribundo reúne as suas últimas forças e balbucia para a mulher: — Querida, de hoje eu não passo! — Imagina! Não fala besteira! É claro que você passa... — Você fala como se tivesse certeza... — É que você sempre deixa tudo pra amanhã!

CURIOSIDADES

Manter a calma pode deixar você menos esperto

Para todos seus problemas a ciência encontra uma desculpa. Agora dá até pra se sentir feliz até quando você não conseguir se acalmar. Tudo graças à psicóloga Alison Wood Brooks, da Harvard Business School. Ele fez três experimentos e garante uma coisa: aceitar o nervosismo pode ser melhor que tentar se acalmar, respirar fundo e relaxar. Pelo menos profissionalmente, quando tiver de se apresentar em público, por exemplo. No primeiro teste, 140 pessoas gravaram um discurso. Mas, antes de iniciar o vídeo, tiveram de dizer em voz alta “eu estou excitado” ou “eu estou calmo”. Em seguida, outro pessoal avaliou as apresentações. E sabe o que aconteceu? Bem, o pessoal mais nervoso se saiu melhor, eles pareciam mais persuasivos e… relaxados. Num segundo experimento, 188 voluntários tiveram de ler frases do tipo “tente ficar excitado” ou “tente manter a calma”. Outro grupo não leu nada. Aí todos fizeram um teste de matemática. E os mais calmos tiraram, em média, oito pontos menos que os outros. Já no teste final, outras 113 pessoas cantaram uma música no videokê. Cada um deles foi aleatoriamente designado a dizer que estava animado, ansioso, irritado, triste ou calmo com o desafio. Todos estavam com os batimentos cardíacos monitorados para ver se estavam mesmo ansiosos. Os “animados” alcançaram as maiores pontuações.

Horóscopo do Dia ÁRIES Não se afobe não, que nada é para já. Melhor se resguardar e não exigir muito de si. Se possível, evite atividades extenuantes. Um novo ciclo está em gestação, não se começa nada agora. TOURO Sua praticidade pode ser necessária e útil. Seja solícito, ofereça colaboração, redobre a atenção e pegue leve nas críticas com os mais aéreos. A Lua segue em Câncer, favorecendo as atitudes de proteção e o clima de intimidade. GÊMEOS Aproveite a semana para adiantar os assuntos práticos, tratar de questões burocráticas, fazer reuniões e fechar negócios. Mercúrio segue em Aquário, favorecendo a ativação de sua rede de contatos, as atividades em grupo, os projetos coletivos e humanitários. CÂNCER Período para oferecer e receber carinho, para estar em contato com pessoas queridas, com tudo o que lhe é mais caro e importante. Com a Lua em seu signo, você fica mais sensível, intimista e caseiro. LEÃO Está mais fácil transcender o ego, cultivar compaixão, empatia, devoção e entrega em qualquer atividade que se propuser fazer com o coração. Principalmente as causas solidárias, as atividades artísticas e as práticas espirituais. VIRGEM Aproveite o período para tomar iniciativas e agilizar tudo o que puder. Esclareça assuntos pendentes, faça contatos, troque informações, faça reuniões, encaminhe documentos, assine contratos, conclua acordos e negócios. LIBRA É tempo de organizar a rotina. Prestar atenção nos horários, na alimentação e na qualidade dos serviços que presta. Procure distribuir os compromissos e organizar a agenda de forma que possa cuidar de sua saúde e descansar o suficiente. ESCORPIÃO A semana promete ser produtiva agora que o Sol se harmoniza com Saturno. Fica mais fácil compreender o que deve ser feito para que possa avançar. Bom momento também para buscar maiores compreensões acerca de si mesmo, de seu comportamento e de suas emoções. SAGITÁRIO A preferência vai para os assuntos com os quais já tem mais familiaridade, para o contato com as pessoas mais íntimas e queridas. Promover harmonia e segurança para sua casa e para os seus é a tônica do período. CAPRICÓRNIO Fale agora sobre assuntos ainda não resolvidos, divulgue seu trabalho, produto ou serviço e finalize negociações. Troca de informações, estudos e novos aprendizados também serão muito bem-vindos.

Por isso até curtir um pouco o nervosismo pode ser bom. Nada de se acalmar. Isso porque a ansiedade e animação dividem alguns pontos em comum: os dois são estados caracterizados pela excitação. “Quando você se sente ansioso, você está ruminando muito e focando em ameaças em potencial”, diz Alisson. “Nessas circunstâncias, as pessoas deveriam tentar focar nas oportunidades. Isso realmente é positivo e as pessoas deveriam dizer que estão animadas”, conclui.

AQUÁRIO Os assuntos ligados às finanças continuam em destaque com Vênus em seu signo. Bom momento para investir, pagar, comprar, vender, emprestar, fazer contatos e pensar em formas de ampliar seus lucros. PEIXES Tudo o que possa preencher sua vida com cor, magia e encantamento está favorecido. Com o Sol em seu signo você se torna o centro das atenções. Romantismo e inspiração transbordam por todos os poros.


16 MASKATE - SOCIEDADE

Ricky Martin grava clipe oficial da Copa do Mundo Ricky Martin gravou o clipe oficial da Copa do Mundo na manhã desta terça-feira, 11, em pontos turísticos do Rio de Janeiro. Durante a gravação, o cantor andou pelas ruas do Leblon e em seguida foi para o Arpoador andar de bicicleta. Além disso, Ricky Martin bebeu água de côco e em seguida apreciou a vista do mar sentado no calçadão. Bronzeado do sol da manhã da segunda-feira, 10, o cantor contou ao EGO que gravará nos dias 11 e 12 o clipe da canção Vida. A música foi uma das mais de 1.600 canções compostas por

ecrau.com

pessoas do mundo inteiro que fizeram parte do Supersong, projeto da Sony Music laçado pela FIFA em 2013. “É uma canção vibrante, que fala da paixão do torcedor pelo futebol. Fiquei muito feliz quando fui convidado pela Sony para cantá-lá. Para esse projeto, tomei conhecimento do que se tem feito de música na Indonésia, África, Caribe e muitos outros países”, disse Ricky, que gravará o clipe dirigido por Katia Lund em pontos turísticos do Rio: “Amo o Brasil e me sinto um carioca”.

Preta Gil viaja de Adriana Lima posa com lingerie Nívea Stelmann faz contagem transparente para campanha regressiva para o nascimento da filha férias com o noivo

Adriana Lima emprestou toda sua sensualidade para um catálogo de lingerie da marca Victoria´s Secret, da qual é uma das angels. Em uma das fotos reveladoras, a top apa-

rece com lingerie preta, transparente e com decote ousado. Já na outra imagem, ela posou de costas com calcinha que também deixou pouco à imaginação.

Nívea Stelmann está fazendo contagem regressiva para o nascimento da filha, Bruna. “Ainda temos 13 dias de espera. Agora o tempo passa cada vez mais lento. Continuo agitada, fazendo de tudo pra passar mais rápido. Não vejo a hora de ter minha princesa nos meus braços. Chega logo dia 24 de março (risos)”, escreveu a

atriz em legenda de foto publicada na rede social Instagram. Na imagem Nívea aparece com o marido, Marcus Rocha. Aos nove meses da gravidez, a atriz esteve no último dia 9, em um shopping no Rio. Acompanhada do marido e do filho Miguel, Nívea usava um vestido que deixava sua barriga em evidência.

Após maratona de shows durante o carnaval, Preta Gil quer descansar. A cantora viajou de férias com o noivo, Rodrigo Godoy. Na madrugada desta terça-feira, 11, o casal embarcou com amigos no aeroporto Tom Jobim, na Zona Norte do Rio. “Felicidade define! Te amo, Rodrigo!”, disse Preta no Instagram.

Ela ainda fez suspense sobre o destino do casal: “Já já contamos!’. Carolina Dieckmann e Preta Gil, que se consideram grandes amigas, tiveram um jantar “em família” no último dia, 9. A atriz e o marido, Tiago Worcman, foram a um restaurante com a cantora e o noivo, Rodrigo Godoy.

Veja lista de casamento de Rayanne e Latino Falta pouco para Rayanne Morais e Latino dizerem o tão esperado “sim”. O casal, que vai oficializar a união nesta quarta-feira, 12, no Rio, fez lista de casamento em três lojas diferentes. Tem presente para todo tipo de bolso. Os noivos pediram desde roupa de cama - incluindo almofada de R$ 69,90 e travesseiro de quase R$ 180 - a eletrodomésticos, como uma TV Led de quase R$ 15 mil. Rayanne parece ser uma moça prendada: pediu batedeira, mixer, liquidificador e aspirador de pó. E para levar à mesa o casal quer ganhar, por exemplo, um jogo de copos de R$ 4,3 mil, baixela por quase R$ 4 mil e um aparelho de jantar que custa R$ 6.460. Mas se alguém estiver achando

o valor salgado pode optar pela jarra de suco de R$ 704 ou comprar uma xícara de café - uma apenas! - por R$ 93. No início do ano, a modelo e o cantor decidiram o bufê da festa, que vai

acontecer no Copacabana Palace. Entre as escolhas do casal, os convidados vão poder degustar caviar de entrada, picadinho de carne no jantar e mil folhas de doce de leite como sobremesa.


2487 issu  

Edição 2487

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you