Issuu on Google+

Prefeitura cadastra 61 famílias desabrigadas

Show de bola

ANO 16 - Nº 2486 - MANAUS/AM - 11/03/2014

Arena da Amazônia Vivaldo Lima é entregue a população

Apoiado - Ex-presidente de CPI defende prisão perpétua para pedófilos

Clara se surpreende com a presença de Marina no jantar

Lanterneiro morre antes de ver a Arena inaugurada

Alexia Silva - Maskatinha

Simpósio reúne interesses locais e internacionais nos dias 27 e 28 de março


ecrau.com

2 OPINIÃO - MASKATE

FALA SÉRIO Apoiado

Versículo do Dia

Jornal@Maskate.com.br

Eis aqui, bendizei ao Senhor todos vós, servos do SENHOR, que assistis na casa do SENHOR todas as noites. Salmo 134:1

Ex-presidente de CPI defende prisão perpétua para pedófilos, após ter presidido a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia em 2009 no Senado, o senador Magno Malta (PR/ES). De acordo com o senador, abusos contra crianças não podem ser permitidos.

Santo do Dia

Ficha brilhando

Tribunal de Justiça do Amazonas cumpre resolução da Ficha Limpa. TJ-AM foi um dos 86 órgãos do Poder Judiciário que cumpriram resolução da Ficha Limpa emitida pelo CNJ que proíbe a contratação de pessoas condenadas. Essa resolução proíbe a nomeação, para cargos em comissão, das pessoas condenadas por atos de improbidade administrativa ou passível de inelegibilidade.

Direitos iguais? Dos 35 cargos que serão colocados em disputa na eleição deste ano, no Amazonas, apenas três são ocupados atualmente por mulheres, o que corresponde a uma representação feminina de 8,5%. Estão em jogo 24 postos de deputado estadual, oito de deputado federal, uma cadeira no Senado, a vaga de governador e a de vice-governador.

Em crise

Peça fundamental em meio a crise entre a cúpula do PMDB e a presidente Dilma Rousseff (PT), o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB), afirmou que se trata de “especulação” as ofensivas de que a tensão entre os partidos estaria prestes a chegar ao Senado. Apesar de Braga ter descartado que a crise poderá chegar ao Senado, classificando a tendência como “especulação”, Valdir Raupp reconhece que a insatisfação já contamina os senadores peemedebistas.

Distrital

Caso fosse implantado, o voto distrital dificultaria a eleição dos parlamentares do Amazonas. Os deputados estaduais, por exemplo, precisariam de, pelo menos, 46.001 votos para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), quantidade 44,34% maior que a média de votos obtidos nas eleições de 2010, que foi de 25,6 mil votos.

Propagando

Após visitar quatorze municípios, o vice-prefeito Hissa Abrahão (PPS), pré-candidato a governador, comentou: “O PPS estava sem conexão. Nas viagens, estamos dando unidade ao partido”.

Ninguém Merece!!!

• A cada ano aumentam as filiações a partidos políticos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que constatou um ‘boom’ de novas filiações às siglas às vésperas das últimas eleições municipais, em 2012. • No Amazonas, das 59,3 mil novas filiações às siglas nas cinco últimas eleições, 72,89% foram registradas às vésperas das eleições municipais em 2004, 2008 e 2012. Ou seja, 43,2 mil eleitores resolveram se filiar a um partido político às vésperas de um pleito municipal. • Em 2004, também ano de pleito municipal, as legendas no Amazonas conquistaram 3,8 mil novos filiados. Dois anos depois, em 2006, nas eleições gerais, as filiações caíram com as legendas registrando 3,5 mil novos membros. • Em 2008, ano de eleições municipais, o número de novas filiações chegou a 18.975, diminuindo para 12.577 em 2010, ano de eleições gerais. Na última eleição municipal, em 2012, as siglas registraram a filiação de 24.265 novos membros.

CIDADE DOS MALUCOS O dia 11 de março na História • 1641 – O exército de guaranis, organizado pelos jesuítas espanhóis no território das Reduções, derrota uma bandeira de escravistas paulistas na batalha de M’Bororé; • 1778 – Assinado o Tratado de El Pardo entre a rainha Maria I de Portugal e o rei Carlos III de Espanha, pelo qual a rainha Maria cede territórios portugueses na África em troca de territórios espanhóis na América do Sul, que serão anexados ao atual Brasil; • 1851 – A ópera Rigoletto do compositor italiano Giuseppe Verdi estréia em Veneza; • 1861 – Guerra Civil Americana: É adotada a Constituição dos Estados Confederados da América; • 1892 – É realizada no ginásio Armory Hill, Springfield, a primeira partida oficial de basquetebol com a presença de público externo; • 1900 – Segunda Guerra dos Bôeres: O primeiro-ministro do Reino Unido rejeita a proposta de paz do líder dos boêresPaul Kruger;

• 1942 – Segunda Guerra Mundial: o presidente Getúlio Vargas decreta o confisco de bens de imigrantes alemães eitalianos no Brasil; • 1975 – Tentativa de golpe militar em Portugal no decurso do qual se procedeu á nacionalização dos principais grupos económicos e à criação de um Conselho da Revolução; • 1981 – Entra em vigor a nova Constituição Política da República do Chile; • 1985 – Mikhail Gorbachev é eleito secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, dando início às reformas internas do sistema socialista: a Glasnost (transparência do poder, com vista à liberalização política) e a Perestroika(reestruturação) que culminaram no fim da URSS e na introdução da economia de mercado na Rússia; • 1988 – Guerra Irã-Iraque: É declarado o cessar-fogo; • 1990 • A Lituânia declara-se independente da União Soviética, sendo vítima de um blo-

queio econômico por parte de Moscou; • Patricio Aylwin toma posse como o primeiro presidente chileno eleito democraticamente desde 1970; • 1993 – A Coreia do Norte retira-se do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares. O país se recusa a permitir a inspeção de sua produção de armas nucleares por oficiais Ocidentais; • 1999 – Um blecaute atinge 70% do território brasileiro, terminando na madrugada do dia seguinte. • 2003 – A Corte Penal Internacional tem sua sessão inaugural em Haia; • 2004 – Atentado da responsabilidade Al-Qaeda em Madrid provoca 192 mortes e 2 050 feridos; • 2006 – Michelle Bachelet toma posse como a primeira mulher a ocupar o cargo da presidência do Chile. • 2009 – Jovem mata quinze pessoas num massacre que começou na escola de Winnenden (sudoeste da Alemanha) e no final do qual se suicidou.

ÉGUA

PAI D’ÉGUA

FILHO DA ÉGUA

Rotina de Raphael Souza faz PM-AM pedir mudança dele para presídio. Comando de batalhão relata atraso no horário de comparecimento do detento.

Após a entrega da Arena, Omar Aziz admitiu que ajustes deverão ser feitos até o prazo previsto pela Fifa, mas declarou estar satisfeito com o resultado.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, defendeu que Lula volte a se candidatar ao Palácio do Planalto em 2018, após reeleição de Dilma.

Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97 Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | jornal@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Ger.de publicidade.:Anamaria Leventi|marketing@maskate.com.br

jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

www.ecrau.com

São Constantino Constantino faz parte da heróica história do cristianismo na Escócia. Ele era rei da Cornualha, pequena região da Inglaterra e se casou com a filha do rei da Bretanha. Depois se tornou o maior evangelizador de sua pátria e o responsável pela conversão do país. O rei Constantino não foi um governante justo, até sua conversão. No início da vida cometeu sacrilégios e até assassinatos, em sua terra natal. Para ficar livre de cobranças na vida particular, divorciou-se da esposa. Foram muitos anos de vida mundana, envolvido em crimes e pecados. Mas quando soube da morte de sua ex-esposa, foi tocado pela graça tão profundamente que decidiu transformar sua vida. Primeiro abriu mão do trono em favor de seu filho, depois se converteu, recebendo o batismo. Em seguida se isolou no mosteiro de São Mócuda, na Irlanda, onde trabalhou por sete anos, executando as tarefas mais difíceis, no mais absoluto silêncio. Os ensinamentos de Columbano, que também é celebrado pela Igreja, e que nesse período estava na região em missão apostólica, o levaram a se ordenar sacerdote. Assim, partiu para evangelizar junto com Columbano, e empregou a coragem que possuía, desde a época em que era rei, para a conversão do seu povo. As atitudes de Constantino passaram a significar um pouco de luz no período obscuro da Idade Média. A Inglaterra e a Irlanda, naquela época, viviam já seus dias de conversão, graças ao trabalho missionário de Patrício, que se tornou mártir e santo pela Igreja, e outros religiosos. Constantino que recebera orientação espiritual de Columbano não usava os mantos ricos dos reis e sim o hábito simples e humilde dos padres.


ecrau.com

MANCHETE - MASKATE 3

Arena da Amazônia Vivaldo Lima é entregue a população

Foram quase quatro anos de expectativas para ver surgir uma linda Arena, moderna e com toda infraestrutura necessária ser destaque. A Arena Amazônia Vivaldo Lima é coisa nossa. Quem tem orgulho de ser Amazonense torceu por mais esta conquista e neste domingo comemorou e se emocionou ao ver que é possível que o Amazonas brilhe e esteja em foco por todo o Mundo. Localizado na Avenida

Constantino Nery, Zona Centro-Sul de Manaus - foi inaugurada neste domingo (9), com a presença do governador do estado do Amazonas, Omar Aziz do vice governador José Melo, do Prefeito de Manaus Arthur Neto e do Senador Eduardo Braga. A Arena será palco de quatro jogos da fase de grupos da Copa do Mundo da Fifa Inglaterra x Itália, Honduras x Suiça, Portugal x Estados Unidos e Croácia x Camarões.

Hora do teste

Com a intenção de testar os últimos detalhes para fazer bonito durante os jogos da Copa do Mundo, um forte esquema de segurança foi montado em perímetro de um quilômetro, torcedores chegaram ao estádio desde o início da tarde deste domingo. Equipes da Polícia Militar e do Manaustrans orientaram a população que se deslocou até a Arena. No local, policiais rea-

lizaram vistorias em todos os torcedores e funcionários para a liberação da entrada. Conforme informações divulgadas pela Unidade Gestora da Copa (UGP Copa), Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) durante a semana, cerca de dois mil policiais militares fizeram a segurança em toda a área.

Placa inaugural A placa inaugural foi lançada pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, o governador do Amazonas, Omar Aziz junto a sua esposa, a primeira dama Nejmi Aziz, e o vice-governador, José Melo. Também estavam presentes o Ministro dos Esportes Aldo Rebelo, os senadores Eduardo

Braga, Vanessa Grazziotin e Alfredo Nascimento. “É uma vitória do povo amazonense, a festa está linda”, disse Omar Aziz. Miguel Capobiango, da UGP Copa, disse que não haverá jogo na quarta-feira em Manaus, os jogos testes serão todos aos domingos e ainda não tem previsão para o segundo jogo.

Monumento em meio a floresta

Construída sob a perspectiva de obra grandiosa para emoldurar a capital verde da Copa, a Arena da Amazônia empolga a população local e faz aflorar um sentimento de orgulho pela beleza. Além de chamar atenção pela suntuosidade, a obra é marca registrada da capital amazonense, alvo, inclusive, de elogios por parte de esportistas e autoridades. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke foi um dos primeiros a reconhecer

o grande trabalho feito na Arena. “Há um ano havia questionamentos se Manaus estaria pronta ou não. Nos perguntavam o porquê de vir aqui, que era muito quente... Por isso, é muito bom estar em Manaus e ver o grande trabalho que foi feito aqui. Este será o local de um dos principais jogos da Copa do Mundo da Fifa, que nunca foi uma final mas poderia ter sido, entre Inglaterra e Itália. Um dos maiores jogos que se pode esperar”, disse o dirigente.

Ponta pé inicial Na cerimônia, 220 artistas da Orquestra Amazonas Filarmônica, Orquestra Experimental do Amazonas e Coral do Amazonas interpretaram o Hino Nacional. Milhares de torcedores de Nacional (AM) e Remo (PA), primeiro duelo do novo estádio, lotaram as arquibancadas anel inferior. O estádio tem capacidade para 44.310 mil pessoas. A área

total construída é de 83,5 mil m². Toda a arquitetura do local foi idealizada para destacar as riquezas regionais. O formato de cesto de metal, que dá forma à cobertura do estádio, foi inspirado no artesanato indígena e as cores dos assentos simbolizam as frutas amazônicas. As peças da estrutura metálica da cobertura foram importadas de Portugal.

Um dos mais lindos Este foi o 8º estádio inaugurado dos 12 que sediarão jogos do mundial no Brasil. Maracanã (RJ), Mané Garrincha (DF), Mineirão (MG), Arena Fonte Nova (BA), Arena Pernambuco (PE), Arena Castelão (CE) e Arena das Dunas (RN) já foram entregues.

www.ecrau.com


ecrau.com

4 CIDADE - MASKATE

Prefeitura cadastra 61 famílias desabrigadas pela cheia No Amazonas, BR-174 é liberada para tráfego de veículos A estrada que liga Manaus a Boa Vista está liberada para o tráfego de veículos, porém com retenção. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal(PRF), o tráfego de veículos, tanto de grande e pequeno porte, foi permitida às 20h do último sábado (8). A BR174, especificamente no trecho no Km 57, passou dias interditada em função de uma cratera que se abriu após a forte chuva do último domingo (2). O fluxo dos carros no trecho foi controlado pela Polícia Rodoviária Federal. Segundo o policial rodoviário federal, Erlon Leal, a passagem

dos veículos aconteceu no sistema de controle de tráfego ‘segue e pare’, que funciona com apenas um via para dois sentidos da estrada, apenas um sentido por vez era liberado para cada veículo. A ponte móvel mede 30 metros e tem a capacidade para suportar veículos com até 24 toneladas. O sistema ‘segue e pare’ seguirá até que a via esteja totalmente revitalizada, afirma Leal, e informa ainda que o controle de tráfego no trecho, contou com a participação da ponte conhecida como ‘bailey’, cedida pelo 6º Batalhão de Engenharia de Boa Vista.

Nível do rio Branco apresenta 1,64 metros acima da cota de transbordamento O nível do rio Acre voltou a subir na manhã deste domingo (9), de acordo com a última medição da Defesa Civil, às 9 horas, o rio chegou a 15,64 metros em Rio Branco. De acordo com a prefeitura de Rio Branco, mais famílias foram retiradas de suas casas e levadas ao Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. No momento, estão abrigadas 330 famílias, só em Bra-

sileia, foram 25 retiradas de suas residências em consequência da enchente. Segundo a Defesa Civil Estadual, as famílias foram encaminhadas para abrigos públicos e vão ficar sob os cuidados da prefeitura de Brasileia e governo estadual. As equipes da Defesa Civil do município recebem o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército Brasileiro desde a retirada ao suporte às vítimas.

A prefeitura do amazonas cadastra as famílias que ficaram desabrigadas ou necessitam de atenção especial após a chuva que começou na noite de sexta-feira, 07, e encerrou neste sábado, 08. Também estão recebendo apoio total da prefeitura os familiares das duas vítimas fatais. Ao todo, 34 famílias foram incluídas no Aluguel Social, no valor de R$ 300, e os cadastros continuaram neste domingo, 09. Durante o sábado, 08, a Defesa Civil registrou 90 ocorrências por meio do número de emergência 199. Os chamados foram feitos de diversas zonas da cidade. Os mais graves foram nos bairros da Compensa, Japiim, Campos Sales, Petrópolis e Comunidade da Sharp (Armando Mendes).

Omar Aziz governo ou senado eis a questão Considerado uma peça chave para o cenário pré-eleitoral, Omar Aziz(PSD) tem até o dia 5 de abril para se decidir se cumpre o fim do seu mandato como governador ou se renuncia para concorrer ao senado. Com nenhuma decisão tomada, as especulações sobre quem o político irá apoiar aumentam a cada dia. Um dos maiores interessados na renuncia do governador, é o senador Eduardo Braga (PMDB), que continua estudando possibilidades de conquistar o apoio do Omar à sua candidatura para governo do Estado. Há dez dias, ele viajou junto com o líder do PSD no Amazonas e o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), para inaugurar novos serviços na área de saúde e segurança por municípios do Alto Solimões. Outra figura importante na corrida por apoio, o vice-governador José Melo (PROS), diz não saber de nada, mas torce para que Omar o apoie. “Não sei dizer o que ele vai fazer, mas tem toda liberdade

de tomar a decisão que achar melhor. Estou torcendo para ele me apoiar”, declara Melo, que também é pré-candidato à sucessão de Aziz.

O governador tem evitado falar sobre sua decisão, e o prazo está expirando. No final do ano passado, a assessoria do governador chegou a

afirmar que ele permaneceria no governo até dezembro de 2014. Ele mesmo chegou a admitir esta possibilidade. No entanto, evita tocar no assunto.

Há poucos meses para eleição os prazos ficam apertados A menos de sete meses do primeiro turno do pleito em que serão eleitos o presidente da República, governadores, senadores e deputados, começam a contar os prazos de um calendário que deve ser observado pelos partidos políticos, pela sociedade e pela Justiça Eleitoral. Para os tribunais regionais eleitorais (TREs), o principal desafio será concluir com sucesso o recadastramento biométrico, que está na terceira fase e tem o objetivo de coletar as impressões digitais dos eleitores.

www.ecrau.com

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram cadastradas até agora nessa etapa mais de 10 milhões de

eleitores, de um total de 14 milhões que o TSE pretende recadastrar durante o primeiro semestre deste ano.


ecrau.com

ESTADO - MASKATE 5

MPF pede suspensão de atividades nas usinas acusadas de contribuir com enchente

Senado irá discutir definição de novas regras

O Ministério Público Federal abriu um processo civil para a suspensão da operação das atividades das hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, que atravessa cheia histórica e deixou milhares de desabrigados. Ao mesmo tempo, o prefeito de Canutama (a 619 km de Manaus), Ocivaldo Amorim, manifestou apreen-

são com a possibilidade da usina de Santo Antônio atingir a capacidade máxima, o que pode provocar a inundação de 50 a 70% do município. O processo foi aberto em conjunto com o Ministério Público do Estado (MP/RO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Defensoria Pública da União e a Defen-

soria Pública de Rondônia e pede que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspenda imediatamente as licenças das usinas, “até que novos estudos sobre os impactos das barragens sejam feitos”. Além do Ibama, as empresas Energia Sustentável

do Brasil (Usina de Jirau) e a Santo Antônio Energia (Usina de Santo Antônio) são citadas no processo, que quer que todos os réus compensem o dano moral coletivo, estimado em 100 milhões de reais. O dinheiro será revertido para as vítimas das enchentes e reconstrução de suas casas, afirma o processo.

Pesquisador do Inpa assume defesa de primatas da Amazônia A pressão do desmatamento das florestas já ameaça seriamente três espécies de primatas da Amazônia, classificadas como Criticamente em Perigo, segundo a última oficina de avaliação do estado de conservação dos primatas brasileiros do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). São eles: o Saguinus bicolor (sauim-de-coleira), o Cebus kaapori (macaco caiarara ou macaco-de-cara-branca) e o Chiropotes satanas (cuxiú-preto). A informação é do recém-empossado presidente

da Sociedade Brasileira de Primatologia (SBPr), o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o ecólogo Wilson Roberto Spironello, 59. “Se medidas não forem tomadas, várias espécies tendem a desaparecer. E esse número pode aumentar em médio e longo prazo mesmo em áreas como a Amazônia, em razão dos empreendimentos de infraestrutura em execução como hidroelétricas, redes de energia e repavimentação da BR-319”, alerta Spironello.

No Senado, a expectativa pela volta aos trabalhos, depois do carnaval, é sobre a definição de novas regras para atualizar as dívidas de Estados. A proposta do Projeto de Lei Complementar (PLC) 99/2013 está na pauta da reunião da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania de quarta-feira (12). Apesar de o relator da matéria, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), dizer que há acordo para a votação na CCJ, o governo, que também é autor da proposta, desistiu de levar a votação adiante e agora é o maior opositor à matéria com o argumento de

que a redução dos encargos afetaria os recursos disponíveis para pagamento de dívidas e investimentos. Depois que passar pela CCJ e antes de chegar ao plenário, a matéria ainda vai passar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O projeto fixa novo indexador para corrigir os encargos das dívidas estaduais e municipais com a União: troca o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) mais juros de 6% a 9% ao ano pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

MDA divulga portaria com lista de produtos O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou a lista de 22 produtos que terão bônus no pagamento do financiamento, no âmbito do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (Pgpaf). A portaria com a decisão foi publicada hoje (10) no Diário Oficial da União. Os preços de mercado e o bônus de desconto são referentes ao mês de fevereiro de 2014 e válidos para as culturas plantadas

no período de 10 de março a 9 de abril de 2014. O bônus para o financiamento vai beneficiar a produção de arroz em casca natural, babaçú (amêndoa), banana, batata, borracha natural cultivada, borracha natural extrativa, cacau (amêndoa), café arábica, cana-de-açúcar, castanha de caju, cebola, feijão, feijão caupi, juta/malva (embonecada), leite, manga, maracujá, pequi (fruto), piaçava (fibra), sorgo, tomate e umbu (fruto).

www.ecrau.com


ecrau.com

6 ECONOMIA - MASKATE

TÉCNICO (A) DE SEGURANÇA DO TRABALHO Ensino Médio Completo. Curso: Técnico de Segurança do Trabalho. Experiência em inspeções de segurança no trabalho; programas de treinamentos, campanhas e palestras admissionais e de rotina; equipamentos de segurança (EPI’s); levantar estatísticas de acidentes no trabalho; doenças profissionais e do trabalho etc. Cursos: Pacote Office; 5’ S; Liderança etc.

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO Formação: Superior cursando Administração ou áreas afins; Experiência em rotinas administrativas, controle de documentos, atendimento aos clientes internos e externos, relatórios diversos etc). Curso: Pacote Office Avançado;

MOTORISTA CARRETEIRO (A) Formação: Ensino Fundamental. Experiência na função. Cursos: MOPP e Direção Defensiva; Habilitação: CAT “E”

PINTOR DE AUTOS Formação: Ensino Fundamental; Experiência em pintura de autos;

ELETRICISTA DE GUINDASTE Formação: Ensino Médio. Experiência na função em manutenção elétrica corretiva e preventiva em maquinas de grande porte (Terex e Fantuzi). Curso: Eletricista; NR 10.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS Formação: Ensino Fundamental. Experiência na função. Os interessados favor, enviar currículo para análise ao e-mail: selecao2@portochibatao.com.br ou selecao3@portochibatao.com.br (Informar no campo assunto o nome da vaga de interesse) ou acessar o site www.portochibatao.com. br (Anexar o currículo no ícone Contato – Trabalhe conosco). Caso prefira, favor entregar Currículo para análise na Rua: Zebu nº 01 (Por trás do 7º Comar da Base Área de Manaus / Portaria 1) – Bairro: Colônia Oliveira Machado. ENVIAR CURRICULOS SOMENTE OS CANDIDATOS QUE ATENDAM O PERFIL DA VAGA ANUNCIADA

www.ecrau.com

Simpósio reúne interesses locais e internacionais nos dias 27 e 28 de março Com o objetivo geral de buscar incentivar o restabelecimento entre instituições de ensino, pesquisa, empresas e governos entre os estado do Amazonas, Brasil, e Tennessee, EUA, o Tribunal Tribunal de Contas do Estado do Amazonas recebe o Simpósio sobre o Desenvolvimento Econômico Sustentável e Adaptação às Mudanças Climáticas no Amazonas: Oportunidades de Cooperação entre Brasil e EUA nos dias 27 e 28 de março. As inscrições devem ser feitas pelo site www.institutopiatam.org.br/simposio até o dia 22 de março. A abertura do evento será feita pelo Vice-Governador do Estado do Amazonas, Professor José Melo, pelo Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Josué Claudio de Souza Filho e pelo prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto. A programação inicia as 08:30 hs e segue até as 17:00hs com pausa para o almoço nos dias 27 e 28. O TCE fica localizado na Avenida Ephigênio Salles, 1155 - Parque 10.

Preço da farinha do Uarini deve baixar 10% A farinha do Uarini pode ficar 10% mais em conta nas prateleiras dos supermercados e feiras para o consumidor amazonense. A queda no preço, porém, depende de alguns fatores. Para superar os problemas causados pela cheia de 2012 e 2013 e um ataque de pragas na produção

de mandioca dos municípios de Uarini e Tefé, respectivamente, a 565 e 523 quilômetros de Manaus, um esforço conjunto dos produtores e do poder público tornou possível o aumento do cultivo da mandioca desde o ano passado. Segundo ele, o processo de queda no preço, não ape-

nas sobre a farinha ova, mas também a respeito das farinhas d’água e seca, para o consumidor é certo, muito embora lento. Contrapartida - Para contrapor os prejuízos, o governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e do

Idam, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), iniciou a montagem de unidades de multiplicação de manivas/ semente para disponibilizar ao produtor rural, nos municípios de Manacapuru e Novo Airão, a 68 e 115 quilômetros de Manaus.

Lei obriga proprietários a afixar cartazes sobre a não cobrança da taxa de 10% Está em vigor, desde o último dia 28 de fevereiro, a lei nº 1.842/2014, que vai ajudar o consumidor a se livrar de um constrangimento comum na hora de comer fora: o pagamento da taxa de 10%. Com a nova regra, bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, hotéis e similares, em Manaus, devem, em um prazo de 60 dias, afixar um informativo da não obrigatoriedade do pagamento da taxa de serviços. Com a vigência da norma, os estabelecimentos devem colocar em local visível cartaz, placa ou banner para informar aos clientes que eles não são obrigados a pagar essa taxa sobre o consumo. “É mais uma ferramenta em defesa do consumidor manauense, que é constrangido a pagar essa taxa de 10%”, afirmou o vereador Álvaro Campelo.


ecrau.com

FUTEBOL - MASKATE 7

São Paulo faz dois gols contra, mas vence Corinthians

Saldanha conquista o terceiro título da 5ª Maratona de Remo O São Paulo balançou as redes do Pacaembu na tarde deste Dois dos gols foram contra (do zagueiro Antônio Carlos), o que fez com que

o time de Muricy Ramalho precisasse de Paulo Henrique Ganso, Luis Fabiano e Rodrigo Caio para vencer por 3 a 2 e pôr fim a um lon-

go jejum em clássicos. O último vencido havia sido em dezembro de 2012, no mesmo estádio, e diante do mesmo rival.

Campeã da edições de 1998 e 2008, a equipe do Forte São João simplesmente engoliu os adversários e venceu com folga a prova.

O tradicional grito de guerra: “quem é que manda, Saldanha!” ecoou novamente na Baía de Vitória. Na manhã deste domingo (09). Vale ressaltar que o

Estadual de Remo começa, oficialmente, no dia 13 de abril e contará com um total de seis etapas, todas marcadas para a acontecer na Baía de Vitória.

Flamengo vence Botafogo e conquista Taça Guanabara Em clássico tecnicamente muito fraco, prevaleceu o time titular do Flamengo sobre os reservas do Botafogo, no Maracanã, neste domingo. Com gol de Gabriel ainda no primeiro tempo, o Rubro-Negro bateu o rival e conquistou a Taça Guanabara antecipadamente. Além disso, garantiu a vantagem de dois empates na semifinal e na final do Campeonato Carioca

Brasileira classificada para 60m do Mundial iIndoor A brasileira Franciela Krasucki fez sua estreia no Mundial Indoor disputado em Sopot na manhã deste sábado (8). Apesar de sua inexperiência em competições de pista fechada, a velocista do Pinheiros conseguiu se classificar para a semifinal da prova de 60m na Polônia. Franciela Krasucki disputou a sexta e última bateria classificatória e, com o tempo de 7s25, garantiu a classificação para a próxima fase. Classificada com o 15º melhor tempo do dia, Franciela Krasucki disputa a semifinal a partir das 11h15 (de Brasília) deste domingo – a briga pela medalha ocorre às 14h05. Aos 25 anos, a brasileira disputou uma prova indoor pela terceira vez na carreira, já que estreou em pista coberta em fevereiro e quebrou o recorde sul-americano dos 60m.

www.ecrau.com


ecrau.com

8 FUTEBOL - MASKATE

Nacional x Remo

inauguram a Arena da Amazônia

A bola rolou pela primeira vez na Arena da Amazônia neste domingo (09.03). Nacional-AM e Remo-PA empataram em 2 x 2, em partida válida pelas quartas de final da Copa Verde. O resultado classificou os paraenses para a semifinal da “copa verde” pelo critério de gols fora de casa, já que a primeira partida, em Belém, havia terminado em 1 x 1. O torneio reúne equipes das regiões Norte e Centro-Oeste e do Espírito Santo. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participou, ao lado do governador do Amazonas, Omar Aziz, do evento. Aos 37 minutos, o zagueiro

do time paraense Max marcou de cabeça o primeiro gol da partida. Apesar do esforço dos jogadores do time amazonense, o goleiro remista fez belas defesas. Em poucos minutos do segundo tempo, o Remo ampliou novamente com Max sobre o Nacional, que voltou ao campo adotando uma tática mais ofensiva. Mesmo com dois gols de diferença, o Naça aproveitou as oportunidades e igualou o placar contra o adversário. Jefferson Recife marcou o primeiro e Nando empatou a partida, com um belo chute de fora da área.

Ingressos esgotados

Gols conquistados Timidez em campo Estavam disponíveis 20 mil ingressos, sendo 13 mil vendidos à população em geral e 7 mil distribuídos aos operários que participaram das obras do estádio. Os bilhetes se esgotaram. Um esquema de segurança nos moldes do que será aplicado na Copa do Mundo foi usado na partida inaugural. Um

perímetro de um quilômetro de isolamento, com 22 pontos de interceptação para revistas e quatro pontos de contenção, foi montado. A partir desses locais, somente torcedores portando ingressos, moradores da região e carros autorizados puderam ter acesso às proximidades do estádio.

Aos 37 minutos, o zagueiro do time paraense Max marcou de cabeça o primeiro gol da partida. Apesar do esforço dos jogadores do time amazonense, o goleiro remista fez belas defesas. Em poucos minutos do segundo tempo, o Remo ampliou novamente com Max sobre o Nacional, que voltou ao campo adotando uma tática mais ofensiva. Mesmo com o empate por 2 a 2, o Nacional foi eliminado nas quartas de final da Copa Verde. O Remo se beneficiou e garantiu a vaga na semifinal do campeonato por ter marcado dois gols na casa do adversário – na partida em Belém as equipes empataram em 1 a 1.

No início do jogo time do Nacional parecia acanhado, talvez pela grande exposição e grandiosidade do evento, levando um gol do time adversário aos 32 minutos do primeiro tempo. Em cobrança de escanteio pela esquerda, Thiago Potiguar coloca certeiro para o zagueiro marcar de cabeça. Segundo tempo começa e com 15 minutos de partida mais um gol do time paraense, alguns torcedores do Nacional revoltados começaram e se retirar, muita tensão e reclamações do publico amazonense. Nacional não desiste e consegue marcar um gol aos 29 minutos do segundo tempo, levando o publico amazonense ao delírio. E com 40 de jogo o Nacional faz mais um gol e o jogo termina entre alguma punições e cartões amarelos. Grande espetáculo do esporte e quem ganhou mesmo foi o povo Amazonense que será privilegiado com uma um local de grande porte para lazer.


ecrau.com

10 MASKATE - CIDADE

Adriano Beidacki

ANIVERSARIANTES NO TELECARINHO DO MASKATE

Bruno Rodrigo

Danny Barauna

Michele Dos Santos

Andréa Péres

Claudia Vasconcelos

Lúcio Rabelo

Michel Monteiro

Patrícia Marinho Alves

Pedro Campelo Jr.

Adrin Bitar @AdrianBitaR

Esdras Lima @esdrasformatura

Rayanne Santos @RayanneSantos15

Thais Cristina @thaiscdc20

Alunas do IFAM representarão o Amazonas O projeto em feira científica nos EUA e Europa

Usar tecnologia de baixo custo para solucionar problemas sociais e do meio ambiente garantiu às estudantes Daniele Caroline da Silva e Laleska Mesquita, 18 e 17 anos, respectivamente, a participação em feiras científicas nos Estados Unidos e na Europa. As alunas cursam Engenharia de Controle e Automação, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), no Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI).

Com o objetivo de gerar energia limpa por meio de um sistema hidráulico de baixo custo para a população ribeirinha amazonense, Daniele Caroline e Helen Cristina foram selecionadas para representar o Brasil com o projeto “Sistema Hidráulico Gerador de Energia”, na Olimpíada

Gênios, que será realizada em Nova York, no mês de junho. Um protótipo que utiliza uma bicicleta, um alternador e uma bateria, quando submerso no rio movimentará os pedais, e com isso, irá gerar energia para abastecer a casa dos moradores.


ecrau.com

Lutador sofre com ‘golpe baixo’ após oponente soltar pum Durante uma competição de luta, um dos homens que participava do combate reclamou com o juiz sobre um “golpe baixo”, já que o oponente teria soltado gases em

seu rosto durante uma troca de golpes no chão (assista ao vídeo). Enquanto trocavam agarrões, um dos lutadores de repente faz cara feia e se dirige ao

INUSITADO - MASKATE 11

juiz. “Ele soltou pum na minha cara”, reclama o homem, enquanto parece desnorteado e se “recupera” do “movimento ilegal” feito pelo oponente.

Homem fica 2 dias preso em bueiro Americano fisga peixe de quase 10 kg e bate recorde que durava 7 anos ao procurar nota de US$ 20 Um homem de Lawton, no estado de Oklahoma (EUA), ficou preso dois dias nas galerias subterrâneas de drenagem de chuva, após tentar recuperar uma nota de US$ 20 que havia perdido em um bueiro. O americano, que não foi identificado, retirou uma tampa de bueiro ao perder o dinheiro e entrou nas tubulações, desesperado para recuperar a nota, de acordo com a emissora “KSWO”. Durante a busca, o homem acabou batendo a cabeça e ficou desorientado, e não conseguiu

encontrar o caminho de volta. A polícia informou que ele só foi resgatado dois dias depois, quando crianças a caminho da escola ouviram seus pedidos de socorro. Os oficiais ficaram impressionados ao encontrarem o homem, que

estava em uma tubulação escura com um galo na cabeça, e concluíram que ele estava ali há pelo menos dois dias. O americano não tinha ideia de quanto tempo havia passado. Infelizmente, o homem não encontrou a nota perdida.

O pescador americano John Grubenhoff, de 57 anos, estabeleceu um novo recorde no estado de Wa-

shington (EUA) após fisgar um peixe walleye (Sander vitreus) de 9,22 quilos e mais de 90 centímetros no rio

Columbia. O antigo recorde (8,75 quilos) tinha sido estabelecido por Mike Hepper em fevereiro de 2007.


12 MASKATE - POLÍCIA

Grandes eventos aumentos a bandidagem

ecrau.com

Carro de caso do delegado Oscar Cardoso é encontrado queimado na Zona Leste

Depois do Carnaval, quando o Brasil começa a trabalhar, é quando os criminosos também começam agir com mais frequencia e dá mais trabalho para a policia. Algo em comum que todos os policiais concordam é: onde corre dinheiro, tem criminosos por perto. Como é o caso de grandes eventos. O secretário executivo adjunto do programa Ronda no Bairro, coronel Amadeu Soares afirma que os grandes eventos que acontecem na cidade estão diretamente relacionados com o aumento da criminalidade, como aumento no número de grandes assaltos a bancos e a estabelecimentos comerciais. A aproximação do Festival Folclórico de Parintins é outro evento visado. Segundo o coronel, os assaltantes roubam em Manaus para gastar o dinheiro em Parintins. Apesar disso tudo, este Carnaval Manaus registrou uma baixa nos índices da violência em 13%.

Caminhão tomba e atinge motocicleta na Zona Leste

Na madrugada desta segunda-feira (10), o carro usado dos assassinos do delegado Oscar Cardoso foi incendiado e abandonado em um ramal que liga

a Alameda Cosme Ferreira com o Parque Mauá, Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar o

fogo no veículo, e em seguida o carro foi encaminhado à perícia do Instituto de Criminalística. Segundo testemunha do local, dois homens foram vistos en-

trando no ramal de terra com o veículo e depois saíram a pé. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

O pedreiro Weverton Pacheco Pinto, 30, foi morto com oito tiros na noite deste domingo (9) na esquina da Rua Monteiro Maia, Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste. A vitima foi abordada

por dois homens em uma motocicleta que o alvejaram com tiros em diversas partes do corpo. Weverton morreu ainda no local. A mãe de Weverton acredita que a motivação do crime seja uma con-

fusão que o filho entrou quando tinha 18 anos, em que matou um homem do mesmo bairro. O crime será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Pedreiro é assassinado na Zona Leste Um caminhão perdeu o freio e tombou, atingindo uma pessoa na Rua Brigadeiro Hilário Gurjão, conhecida como ‘Rua do Fuxico’, sentido bairro-centro, Jorge Teixeira, Zona Leste. O veículo trafegava pela Avenida Itaúba e capotou na curva da Rua Brigadeiro Hilário Gurjão. O caminhão carregava 13 toneladas de cimento que estava levando para Boa Vista. A carga caiu sobre a calçada de um estabelecimento comercial e atingiu duas pessoas em uma moto, sendo o mototaxista Élico da Silva, 35, e uma passageira. O homem teve uma lesão na perna e a mulher fugiu. O cabo da PM, da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Lauro Sevalho, informou que o motorista do caminhão negociou os danos materiais com o mototaxista.


ecrau.com

LANTERNEIRO MORRE ANTES DE VER A ARENA INAUGURADA

BOLETIM DE OCORRÊNCIAS - MASKATE 13

PROSTITUTA MATA OUTRA POR INVEJA

O lanterneiro Manoel Diego Alves, 24, estava na expectativa de assistir ao jogo inaugural da Arena da Amazônia e não falava em outra coisa nos últimos dias, mas depois de conseguir o ingresso, ele que já se considerava dentro da Arena, pegou um balaço no meio dos peitos e morreu na madrugada deste domingo (9), sem ver o jogo. Ele foi baleado, quando

marcava bobeira na Rua I, Conjunto Santa Inês, Zona Leste de Manaus. Notívago, Manoel gostava de andar à noite e conversar com várias curriolas de vagabundos, onde rolava aquela tradicional pasta-base de cocaína. O motivo do crime, no entanto, segundo familiares, é desconhecido, até porque Manoel não era de contar sobre suas tre-

tas para os parentes. A ex-mulher da vítima, Raiana Souza, 22, disse que Manoel estava na frente de casa quando um homem maligno, chegou em um Gol Preto, de placa não identificada, disse: “Hasta la vista, baby!” e efetuou o disparo. A moçada da vizinhança tentou socorrer o Manoel, mas como ele estava sangrando muito, ninguém quis sujar seu carro e pre-

firiram chamar o Samu. Nessa de esperar o Samu, Manoel encontrou-se com os anjos do Além, que o levaram para o mundo espiritual. O caso foi registrado no 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e encaminhado à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que está muito empenhada em resolver esse crime, só que não.

CASAL DE LADRÕES EMBUSTEIROS O casalzinho Ayryson Ferreira Santos, 25, e Aurora Rodrigues Luniere, 22, que faziam tudo juntos, foi preso em flagrante no bairro Japiim, zonal sul, quando furtavam pessoas no meio da rua e agora terão que ficar separados. Os dois furtaram um veículo, modelo Fiat Uno, de cor cinza e placa JWL 0030, na manhã de domingo (9), na Avenida Getúlio Vargas, no Centro e de lá saíram alucinados pela city, praticando vários assaltos. Eles rou-

baram as bolsas de duas mulheres que passavam na rua. Os cops os prenderam facilmente, já que eles nem armados estavam e apenas abordavam as vítimas gritando: “Passa a bolsa, senão vou estourar seus miolos sua cadela desgraçada!” Com eles, foram encontradas duas bolsas, com cartão de plano de saúde, ticket alimentação, fone de ouvido e R$ 80 em espécie. Agora, ficarão em alas separadas no Casarão da Sete.

RECEPCIONISTA REAGE A ASSALTO E MORRE A recepcionista Vanessa Monteiro de Sá, 29, estava curtindo a madruga, em frente de casa, e acabou sendo assassinada, em frente a casa dela, localizada na Rua 85, no bairro Armando Mendes, zona norte de Manaus. A família dela acredita que ela vacilou e reagiu a um assalto. Vanessa foi atingida com quatro pipocões e levada ao Pronto Socorro Dr. Platão Araújo, zona leste, por familiares, mas não resistiu aos ferimentos. Quem matou foram dois malucos, em uma motocicleta, de placa e cor não identificadas, são os responsáveis pelos disparos. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) vai apurar o caso com muito afinco.

A prostituta Elizabeth Cristina dos Santos Silva, 22, mais conhecida entre seus clientes como a fantástica ‘Lili’ foi assassinada por volta das 20h30, da última sexta-feira, com três facadonas. Quem matou foi outra prostituta, velha, requenguela e invejosa, que perdeu todos os seus clientes para ela e achava que o problema estava no ponto. A invejosa queria ser a única no ponto da Avenida Autaz Mirim, com a Rua 7, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus e como Lili se recusou a sair de lá, entrou na faca. A assassina mora na invasão Bairro Novo, próximo onde ocorreu o crime, mas não foi capturada pelos policiais da área. O caso foi registrado no 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no Tancredo Neves, mas o crime vai ser investigado pela DEHS, ou não.

INICIANTES DO TRÁFICO

Três malucos envolvidos até a alma com o inebriante mundo do tráfico de droguenhas foram presos pelos tiras da Civil, na rua Morada Nova, no Terra Nova, Zona Norte, na noite de quarta-feira. Entre os presos está o fugitivo do regime semiaberto do Compaj Rogério Aires da Silva, 26. Os tiras ouviram um bizu de que a casa do fofíssimo Adriano Gomes Barbosa, 20, era uma boquinha de fumo e foram bater lá. Eles acharam lá também o grande Rafael Nunes Cardoso, 22, também gente muito boa. Os três são iniciantes no mundo do tráfico já que com eles foram encontradas apenas 55 porções de pasta-base de cocaína e, mas eles vão preso mesmo assim, para irem se familiarizando com a prisão e fazer novos contatos profissionais.


ecrau.com

14 MASKATE - NOVELAS

Bruna Marquezine usa biquíni que realça seu corpão

O melhor das novelas

MALHAÇÃO

Ben pede para conversar com Anita Anita afirma a Antônio que precisa de um tempo para

si mesma. Zelândia e os atores contratados por Caetano para forjar sua morte conseguem enganar a todos. Antônio guarda todo o dinheiro em seu esconderijo no bosque. Briguita incentiva Sofia a se candidatar ao trabalho em uma loja para noivas. Martin pede ajuda a Paulino para aprender a andar de ônibus. Ben critica Sofia por tentar a vaga na loja sem ser profissional. Maura se desespera com o sumiço de seu dinheiro. Antônio marca um encontro com um jornalista. Ben pede para conversar com Anita. Ben e Martin cantam para um produtor de eventos. Antônio concede uma entrevista para o jornalista. Sofia decide criar o vestido de noiva de Micaela, em troca de Martin ajudá-la a conseguir o emprego na loja da amiga de sua mãe. Coronel Palhares assiste à entrevista de Antônio. Um policial avisa a Bernardete sobre o falecimento de Caetano.

A atriz Bruna Marquezine passou a manhã desta segunda-feira, 10, na praia do Recreio. Mas o dia não foi de folga. Ela participou de gravação da novela “ Em Família “. Bruna, que vive a personagem Luíza, estava com os atores Bruno Gissoni, que na trama interpreta seu namorado André, Roberta Almeida (Sandra) e Sacha Bali (Murilo).

JOIA RARA

Delegado dá voz de prisão a Manfred O show de Hilda é um sucesso e Toni a beija no

ALÉM DO HORIZONTE

William diz a Lili que pedirá um tempo para Celina André decide ir com William e Lili salvar Mar-

lon e Celina. Angelique e Assis convencem Tereza a aceitar a ajuda de LC. Heloísa fica aliviada com a partida do ex-marido. Priscila aparece de surpresa no escritório de Marcelo. Selma pede para Jéssica tatuá-la. Inês diz a Álvaro que convidará Thomaz para ser seu padrinho de casamento. William, Lili, André e Guto se despedem de Carlos. Fátima volta para casa. Vó Tita comenta com Keila que viu Kleber chorando no hospital. LC e Líder Jorge chegam à Comunidade. Celina e Marlon se preocupam com a ausência de Tereza. Angelique não gosta do jeito com que Tereza fala com LC. Lili diz a André e William que sabe como eles podem entrar na Comunidade. Fernanda pensa em se declarar para Thomaz. William beija Lili. Lili e William prometem se afastar um do outro. Priscila se encontra com Heloísa. Fernanda não consegue sair com Thomaz e Marcelo. Kleber é rude com Keila por ela defender Fátima. Assis se preocupa com LC e procura Tereza. Kleber visita Fátima. William diz a Lili que pedirá um tempo para Celina. Tereza se insinua para LC. Fátima se assusta com Kleber.

camarim. Ela diz que só volta a ficar com ele caso se separe de Gaia. Rubens cuida de Cristina na pensão e surge um clima entre eles. Lola discute com Davi e Aurora discute com Fabrício. Ernest vai ao cortiço, pede desculpas a Pérola e diz que a ama. Toni tenta conversar com Gaia, mas ela foge. O delegado consegue as provas que incriminam Manfred. Rubens visita Cristina e lhe leva flores. Lola passa mal na pensão, enquanto Aurora fica enjoada em seu hotel. Ernest visita Heitor e Sílvia se emociona com o carinho que o avô demonstra pelo bebê. Serena desconfia de que Lola esteja grávida. Rubens diz que Aurora terá um filho. O delegado dá voz de prisão a Manfred.

EM FAMÍLIA

Clara se surpreende com a presença de Marina no jantar Clara se surpreende com a presença de Marina no

jantar. Gisele se entristece com o discurso que Ricardo faz sobre Chica. Shirley decide levar Leto e Paulinha à casa de Laerte. Clara descobre que Cadu não pagou a conta de luz. Selma pede que Verônica tome cuidado com Shirley. Juliana vai à creche de Bia e observa as crianças. Neidinha descobre que Flora cuida de um gato no jardim da casa de repouso. Juliana pede para cuidar da filha de uma moça na praia. Ricardo devolve o carro para Branca. Clara comemora seu aniversário.


ecrau.com

ENTRETENIMENTO - MASKATE 15

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Dados - jogar com dados: a sorte mudará em breve. Ganhar nos dados receberá herança. Outras pessoas jogando: terá recursos abundantes. Sorte: borboleta.

RECEITA

Macarrão dos Deuses

INGREDIENTES 500 g de macarrão cozido ao dente 1 kg de peito de frango 300 g de queijo em fatias 1 creme de leite Tomate Cebola MODO DE PREPARO 1.Corte o peito de frango em cubos 2.Faça-o com molho na panela 3.Tempere a gosto 4.Depois de pronto acrescente o creme de leite e mexa bem 5.Em um refratário coloque uma camada do frango 6.Coloque uma camada de queijo e uma camada de massa 7.Repita o processo 8.Vai ficar duas camadas de cada 9.Coloque no forno só para derreter o queijo

PIADAS Mudança de Vida das Bichas Depois de vários anos, as duas bichas se encontram numa estação de metrô. — Clotilde! Quanto tempo! Você sumiu, querida? Onde você esteve este tempo todo? — Você nem imagina, menina! Mudei de vida completamente, até me casei! — Não diga! — Digo sim! Sabe aquela loira magrinha e peituda que morava no apartamento em frente ao nosso? — A Marcinha? — Esta mesma! Pois me casei com ela e estou muito feliz! E você? O que tem feito da vida? — Eu também me casei! — É mesmo? Com quem? — Sabe aquela morena que trabalhava na padaria e tinha uma bundona enorme? — Aquela de olhos verdes? — Esta mesma! Pois me casei com o irmão dela! Mudança de Sexo O sujeito está no bar tomando um drinque pra descontrair quando uma mulher fantástica vem em sua direção. Loira, alta, olhos azuis, seios fartos... Hoje realmente era a sua noite de sorte! Maravilhado com a situação, ele dá um sorriso sem-graça e pensa em algo inteligente pra dizer quando, para deixá-lo ainda mais surpreso, ela toma a iniciativa: — Oi, Pedro! — Er, eu conheço você? — Pergunta ele, espantado. — Claro que sim, cara! Eu sou o Luís, seu amigo de infância! — Luís!? Não é possível... O que aconteceu? — Eu morei 5 anos em Londres e fiz uma operação de mudança de sexo! — diz ela, toda orgulhosa. — Não acredito! Quem diria, hein?... Mas eu tenho que admitir que ficou bom! Você se transformou em uma mulher de verdade, cara... — Pois é... Até agora ninguém percebeu... — gaba-se a loira. — Mas, me diz uma coisa... Dói muito quando eles cortam o seu negócio fora? — Olha, até que dói bastante... Mas pra mim, isso não foi a pior parte... Pra me transformar nessa loira fenomenal, os médicos tiraram de mim uma outra coisa que doeu muito, muito mais do que o pinto... Eles tiveram que tirar a metade do meu cérebro!

CURIOSIDADES

Ler romances altera seu cérebro

leitura1Altera para melhor, claro. Ler faz com que seu cérebro fique mais ágil na arte de compreensão do texto e ainda te transporta para dentro do corpo do protagonista. Transporta de verdade, biologicamente, como se você estivesse nadando, correndo ou fugindo. Para descobrir, os pesquisadores da Universidade Emory convidaram 19 voluntários para o teste. Durante cinco dias, eles escanearam o cérebro de todos. A partir do sexto dia, os participantes começaram a leitura de Pompeii, de Robert Harris. Ao longo de nove dias todos tinham de ler 30 páginas por noite – e eles eram cobrados: para provar que liam mesmo, respondiam diariamente a questionários sobre a obra do autor inglês. E, todas as manhãs, eles tinham de ir até o laboratório para tirar imagens do cérebro. Ao fim do período de leitura, os cientistas ainda pediram a eles para que voltassem por mais cinco dias, para escanear outra vez o cérebro. Bem, a maratona de exames de ressonância magnética serviu para mostrar o que acontece no cérebro de quem lê. Há um aumento entre as conexões no

córtex temporal esquerdo, associado à capacidade de compreensão da linguagem. Mudanças em outras conexões sugerem ainda que o cérebro do leitor, durante um pensamento sobre a ação (durante ou após a leitura de um trecho), imite essa conectividade, como se a ação real. Ou seja, o simples fato de pensar em nadar, correr, ou pular pode desencadear as mesmas conexões neurológicas que uma atividade física. “As alterações neuronais que descobrimos associadas com a sensação física e os sistemas de movimento sugerem que ler um romance pode transportar você para o corpo do protagonista”, explica Gregory Berns, um dos autores da pesquisa. “Nós já sabíamos que boas histórias podiam colocar você no corpo de alguém, no sentido figurado. Agora estamos vendo que alguma coisa pode estar acontecendo biologicamente”. Os pesquisadores só não sabem dizer por quanto tempo, após o fim da leitura, esses efeitos permanecem. Pra não perder nada, melhor, então, ler um livro atrás do outro.

Horóscopo do Dia ÁRIES Cuidado pra não acelerar demais e bater de frente com as pessoas. A Lua em Áries se encontra com Urano e briga com Júpiter e Plutão. Inquietação e imprevistos em pauta, mas a confiança e a boa vontade garantem bons resultados. Você conta com energia de sobra para seus empreendimentos. TOURO Dia de iniciativas, decisões e agilidade. A Lua nova em Áries indica um bom momento para dar o pontapé inicial em seus projetos. Procure agir com autonomia, incorporar novos elementos e técnicas em seu serviço. Há algo em relação ao velho modelo de agir e trabalhar que deve ser aperfeiçoado ou deve ser deixado para trás de vez. GÊMEOS Estão beneficiados os estudos superiores, os assuntos filosóficos e o contato com outras culturas. Canalize todas as energias em seu projeto, não tenha medo de inovar, sair na frente e fazer diferente. Aproveite a semana para concluir negócios, encaminhar os assuntos práticos e burocráticos possíveis. CÂNCER O clima é de urgência e instabilidade, mudanças de plano podem ocorrer. A Lua nova em Áries se encontra com Urano e favorece novos inícios, mas é bom evitar a pressa, principalmente ao dirigir. Já à noite, Lua e Plutão pedem que se resguarde de fortes emoções, que evite locais e situações arriscadas. LEÃO O dia começa acelerado com a Lua no impulsivo Áries. É preciso mudar, tentar algo diferente, agir com criatividade e jogo de cintura. Ao mesmo tempo, é hora de fazer acordos, de unir para somar. VIRGEM Aproveite a semana para esclarecer erros, aprimorar técnicas e deixar assentada uma nova base de operações que garanta o progresso. Sistemas velhos e obsoletos devem ser descartados. LIBRA Começa um excelente período para liderar um trabalho ou um projeto independente. Várias novas ideias surgem. Na medida em que Vênus se afasta da quadratura com Urano e da oposição com Júpiter, você consegue harmonizar suas relações e sente que tudo flui naturalmente. ESCORPIÃO Aproveite para planejar estratégias e dar vazão às suas ambições. Vênus e Plutão garantem força para convencer e angariar colaboradores. Mas à noite, a tensão entre Lua e Plutão pede cuidado com emoções exacerbadas e atitudes passionais. SAGITÁRIO Momento ideal para integrar novos elementos em sua rotina, pesquisar, estudar, fazer bons contatos e divulgar seu trabalho. Com o Sol em Aquário e a Lua nova em Áries tudo o que traga um ar de novidade e renovação está favorecido. CAPRICÓRNIO Evite tarefas repetitivas no período da manhã. É possível que ocorra uma mudança de planos, seja flexível e confie. Novas abordagens e novas soluções para velhas questões são muito bem-vindas. Se houver imprevistos, lembre-se de que tudo é para melhor. AQUÁRIO Energia de sobra, novas iniciativas estão favorecidas. O Sol continua em seu signo e o brilho está com você. Hoje a Lua se encontra com Urano: respire fundo para controlar a ansiedade, seja prático e objetivo para aproveitar as oportunidades que surgem. PEIXES Situações mal resolvidas podem vir à tona e pedir sua atenção. Mas vale lembrar que essa história de inferno astral é lenda, este é apenas o final de um ciclo solar. Este é um tempo de limpeza para a grande renovação que virá em breve.


ecrau.com

16 MASKATE - SOCIEDADE

DESTAQUES EM FOCO

Inauguração da Arena da Amazônia pelo gov. Omar Aziz, ministro Aldo Rabelo e demais autoridades

Equipe das Maskatinhas chamou atenção de todos no estádio

Equipe do Maskate no campo da Arena em ação

Prefeito Artur Neto e sec. Bernardo Monteiro de Paula da Manauscult filho e esposa no click da coluna

Turma da imprensa e repórteres fotográficos fazem um show de imagens da inauguração da Arena da Amazõnia

•A Semed retoma as atividades do projeto English For Kids que, por meio de recursos tecnológicos e interativos, ensina a língua inglesa aos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. •Arena da Amazônia é inaugurada com o jogo Nacional e Remo. Infelizmente o empate desclassificou a equipe amazonense. Presença do Ministro Aldo Rebelo, gov Omar Aziz, prefeito Artur Neto, senador Eduardo Braga, vice gov. Jopsémelo, autoridades e atletas famosos como José Aldo, Rony, e grande público que torceu muito por nossa equipe. •Nossa coluna parabeniza a vocês mulheres pelo dia abençoado, que a mãe, esposa, amiga, amada amante e namorada seja eternizada pela proteção de Maria nossa mãe.

Amigos festeiros da imprensa, Wilson Reis e Dora Tupinamba comanda a Banda da Imprensa

Aniversário de 1 ano da linda Lis, seus pais Rick Nando e Adriene Rossi, com os avôs Hentique e jussara, familiares

As poderosas do Maskate

Dentro da Arena da Amazônia Vivaldo Lima, as Maskatinhas brilharam no meio dos torcedores

O jogo de estréia na Arena da Amazônia entre Remo e Nacional recebeu as convidadas mais charmosas da nação verde e amarela. As maskatinhas arrancaram olhares e suspiros de todos os torcedores, além de serem as celebridades mais requisitadas para as fotos.


2486 issu