Issuu on Google+

ANO 16 - Nº 2.480 - MANAUS/AM - 1º/03/2014

Igreja Católica prepara lançamento da Campanha da Fraternidade 2014

Chegou a hora!!!!!! Blocos, bandas e bundas para todos os gostos

Cizânia no Carnaval

Ministro elogia plano de segurança do Amazonas

PM´s terão novo julgamento

Marianne Ranieri, que foi escolhida pela escola de samba Leandro de Itaquera

A folia do carnaval segue até a quarta de cinzas com diversão para todos

DEHS prende os caras que mataram adolescente


|02| Maskate

ecrau.com

Manaus, 1º de março de 2014

CIDADE DOS MALUCOS

E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. Gênesis 2:3

Cizânia no Carnaval

Calado e muito bem articulado, o ex-governador Amazonino Mendes consegue deixar rastros de futrica, discórdia e desentendimento em sua caminhada para retomar as páginas de sucesso político. Dessa vez foi a declaração bombástica de um dos seus mais abnegados seguidores nas dependências do Da Vince Hotel: “o Negão está fechado com o Eduardo e vai sair se vice ou para o senado caso o Omar fique com o Melo”. Pronto o recado foi dado.

Filho da outra

O Boca é cria do Negão que por sua vez é filho de Gilberto, o Boto Navegador, e disse topar ser candidato ao senado ou vice na disputa pela sucessão de Omar Aziz. Uma declaração camuflada, é bem verdade, já que o governador já acenou seu interesse em disputar o senado.

Noticia ruim

Corre rápido e nem foi preciso, pois sua relação histórica, umbilical no sentido único do termo, com o ex-governador é sobejamente conhecida. No seu programa de rádio Eduardo admitiu que tem estado frequentemente com Amazonino.

É claro

Amazonino não sonhou jamais com a figura para ocupar sua vaga de vice na chapa que vai disputar a próxima eleição. O Negão sabe que o Ganso tem voto e que agrega na hora da onça beber água, além de ser seu amigo familiar. E o Boca não sabe o que é isso.

Órfãos do Boto

Interessa a Amazonino a projeção do cargo de senador e o prestígio das viúvas de Gilberto Mestrinho no seio da opinião pública. Na mente do Negão sempre tem uma razão para mobilizar o imaginário de apreço e os sentimentos de gratidão ao Boto.

DNA Souza

Neto do homem que fundou a Rádio Difusora e filho do que criou o PAC transformando o atendimento do cidadão e do interesse comum. Profundo conhecedor dos meandros da vida política do Amazonas, de seus problemas e desafios, Josué Cláudio de Souza Neto vai disputar uma das vagas de deputado federal.

Sangue bom

Com uma história de ativa e decisiva contribuição para o patrimônio cívico, cultural, moral e político que a sua família representa para o Amazonas, Artur Bisneto também disputará vaga para a Câmara Federal. Assim, na próxima eleição, entra dois com pedigree e sai dois vira-latas. Au! Au!

NINGUÉM MERECE! • A canalha paulista através dos patéticos Estado de São Paulo atacou mais uma vez a ZFM.

Santo do Dia

É carnaval

O dia 1º de março na História 86 a.C. – Lúcio Cornélio Sula, no comando de um exército da República Romana, entra em Atenas e destitui o tirano Aristion, que era apoiado por tropas de Mitrídates VI do Ponto. 286 – Imperador romano Diocleciano concede a Maximiano o título de Caesar. 293 – Diocleciano e Maximiano nomeiam Constâncio Cloro e Galério como Caesares. Considera-se esta data o início daTetrarquia. 317 – Crispo e Constantino II, filhos do imperador romano Constantino I e Licínio Júnior, filho do imperador Licínio, recebem os títulos de Cesares. VII.

705 – É eleito o Papa João

710 – Rodrigo, rei visigodo, é eleito rei do Reino Visigótico após a morte de Vitiza. 1146 – Papa Eugênio III publica novamente a sua bula Quantum Praedecessores (comvocação para a Segunda Cruzada). 1290 – Assinado em Leiria, por D. Dinis, o documento Scientiae thesaurus mirabilis, que cria a Universidade de Coimbra. 1476 – Fernando II vence na batalha de Toro os partidários da candidatura real de Joana de Trastâmara. 1493 – A caravela La Pinta atraca no porto de Bayona, Espa-

nha, de regresso da América. Foi o primeiro sucesso da expedição de Cristóvão Colombo. 1498 – O navegador e explorador português Vasco da Gama chega ao atual Moçambique.

1815 – Napoleão Bonaparte retorna à França depois do seu exílio na ilha de Elba. 1835 – Manuel Oribe assume a presidência do Uruguai.

1553 – Duarte da Costa é nomeado governador-geral do Brasil em substituição a Tomé de Sousa.

1840 – Louis Adolphe Thiers é nomeado primeiro-ministro da França.

1562 – Começam as Guerras religiosas na França com o massacre de cerca de mil huguenotes por católicos em Wassy.

1845 Término da Revolução Farroupilha (David Canabarro assina o Tratado de Poncho Verde com Duque de Caxias). O presidente John Tyler assina a lei autorizando os Estados Unidos a anexarem a República do Texas.

1565 – Estácio de Sá lança os fundamentos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao reiSebastião I. 1580 – O filósofo francês Michel de Montaigne publica os livros I e II de seus ‘Ensaios’ (Essais). 1633 – Samuel de Champlain reivindica seu papel de comandante da Nova França em nome do Cardeal de Richelieu. 1781 – O Congresso Continental adota os Artigos da Confederação. 1792 – Início do reinado de Francisco I da Áustria. 1803 – Ohio torna-se o 17º estado norte-americano, sendo o primeiro território do Território do Noroeste a ser elevado à categoria de estado. 1811 – Líderes da dinastia Mameluca são mortos pelo governante egípcio Mehmet Ali.

1854 - O psicólogo alemão Friedrich Eduard Beneke desaparece; dois anos mais tarde seus restos mortais são encontrados em um canal próximo a Charlottenburg, Berlim. É proclamado o Plano de Ayutla com a finalidade de destituir Antonio López de Santa Anna, então ditador do México. 1867 – Nebraska torna-se o 37º estado dos Estados Unidos; Lancaster passa a chamar-se Lincoln e torna-se a capital do estado. 1870 – Fim da Guerra do Paraguai. 1872 – O Parque Nacional de Yellowstone, localizado nos estados estado-unidenses de Wyoming, Montana e Idaho, é criado como sendo um dos primeiros parques nacionais do mundo.

Ótimo –Prefeitura marca pra sábado início das obras nas galerias de compras definitivas. Nesta primeira etapa dos trabalhos, os serviços têm previsão para serem concluídos em 20 dias e envolvem 30 servidores da Seminf. Bom –Licitação para ônibus executivo e alternativo é prorrogada. Anteriormente marcada para finalizar em 28 de março, o prazo para a entrega das propostas foi prorrogada para até o dia 11 de abril. Ruim – Batalhão apreende madeira ilegal em Manacapuru e Manaus. O material ainda está sendo e deve ser apresentado na Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA).

• Matérias parciais para confundir a Nação e assegurar todos os benefícios exclusivamente para os paulistas.

jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br

• Nossa resposta são os impostos recolhidos pra a União, sem contrapartida e a preservação da nossa rainflorest.

Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

• O que eles deviam fazer era cuidar dos seus bosteiros Pinheiro e Tiete antes de falar da ZFM. Cuidem das suas pulgas!

Versículo do Dia

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | jornal@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Ger.de publicidade.:Anamaria Leventi|marketing@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

Santo Albino Albino nasceu no ano 469, no seio de uma família cristã, que se encontrava em ascensão social e financeiramente, também pertencia à nobreza de Vannes, sua cidade natal, na Bretanha. Era uma criança reservada, inteligente, pia e generosa. Ao atingir a adolescência manifestou a vocação pela vida religiosa. Por volta dos vinte anos ordenou-se monge e cinco anos depois era escolhido, pela sua comunidade, o abade do mosteiro de Tintilante, também conhecido como de Nossa Senhora de Nantili, próximo de Samour. Durante mais vinte e cinco anos exerceu seu ministério, mantendo-se fiel aos preceitos da Igreja, trabalhando para manter a integridade dos Sacramentos e das tradições cristãs. Nesse período, todas as suas qualidades humanas e espirituais afloraram, deixando visível uma pessoa especial que caminhava na retidão da santidade. Fez-se o pai e irmão dos pobres, dos humildes, dos perseguidos e dos prisioneiros. Tanto que foi eleito, para ocupar o posto de bispo de Angers, pelo clero e pela população, num gesto que demonstrou todo amor e estima do seu imenso rebanho. Nesse posto trabalhou incansavelmente pela moralização dos costumes, contra os casamentos incestuosos que se tornavam comuns naquela época, quando os ricos da corte tomavam como esposas as próprias irmãs ou filhas. Para isso convocou os concílios regionais de Órleans em 538 e 541, participando em ambos ativamente, arriscando a própria vida. Mas com o apoio da Santa Sé adquiriu novo fôlego para prosseguir na difícil e perigosa campanha de moralização cristã. Depois no de 549, se fez representar pelo seu discípulo e sucessor, o abade Sapaudo. A tradição lhe atribui algumas situações prodigiosas e cobertas pela graça da Divina Providência, como a abertura das portas da prisão, a libertação dos encarcerados e muitos outros divulgados entre os fieis devotos.


ecrau.com

Manaus, 1º de março de 2014

Maskate

|03|

A folia do carnaval segue até a quarta de cinzas com diversão para todos ‘Cauxi Eletrizado’ cria embalo alternativo ao ritmo de frevo Frente à blocos carnavalescos tradicionais da cidade de Manaus, uma nova banda, formada por meio da fusão entre os grupos musicais Alaídenegão, Cabocrioulo e Os Tucumanus, promete se tornar também um ícone do carnaval amazonense. A união do trio, formada em 2011, adotou o nome

de ‘Cauxi Eletrizado’, e deve embalar foliões no dia 3 de março com muito frevo, marchinhas e canções populares da data festiva. O evento será realizado na sede da Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), situada no Conjunto Morada do Sol, na Zona Centro-Sul.

Carnaval de Educandos começa a partir de sábado As folias de Rei Momo em 2014 chegam ao seu último fim de semana, mas até a quarta-feira de cinzas ainda tem muitas opções de folia, é carnaval e atrás da alegria só não vai quem já morreu. Tradicionais blocos da cidade desfilam pelas ruas levando descontração por onde

passam, foliões aproveitam a época para se fantasiares e assim deixar a imaginação rolar solta. No bloco de Carnaval mais esperado e prestigiado pelo público de Manaus se prepara para sua 34ª edição. De acordo com o organizador do tradicional Bloco das Piranhas, Altemar Teco, em

2014, o evento está programado para ocorrer no dia 2 de março, às 16h, no Centro de Convenções da capital (Sambódromo). Teco afirmou ainda que a lista com as atrações confirmadas deve ser divulgada no início da próxima semana e que 70 mil pessoas são

esperadas na área do Sambódromo, local onde o evento acontece todos os anos. Ele explicou que mais uma vez o ingresso será solidário. Quem quiser participar do Bloco das Piranhas só precisa levar um pacote de leite ou fraldas, que serão doados a instituições de caridade.

Tradicional bando do Galo terá tema Copa do Mundo O bloco de carnaval Galo de Manaus trará, neste ano, a Copa do Mundo como temática principal do evento. Com o tema “Com a bola toda”, a festa deverá percorrer um trecho de três quilômetros na Avenida Torres, localizada na Zona Norte da capital. De acordo com organizadores do evento, a estrutura será montada para receber cerca de 100 mil foliões. A concentração da festa, inspirada no tradicional bloco pernambucano, será no dia 1º de março, a partir das 10h, no cruzamento com a Avenida Rio Branco, próximo a entrada do Parque das Laranjeiras, na Zona Centro-Sul. O trajeto deve começar às 14h, e seguirá por 1,5 km até as proximidades de um posto de combustível. No local, o desfile deverá seguir no sentido contrário, até o ponto de partida. A festa tem horário de término previsto para as 18h. A 11ª edição do evento trará ainda uma terceira mudança para os foliões. A concentração, que antes era local apenas para reunir os brincantes, promete ser uma festa a parte no bloco do Galo.

No período de 1º a 4 de março, o bairro de Educandos, na Zona Sul de Manaus, sediará a 32ª edição de seu Carnaval com a participação de 11 blocos carnavalescos. A festança acontecerá na praça do Amarelinho. Uma megaestrutura foi montada para o conforto e segurança dos foliões, segundo garantiu o coordenador da festa, o radialista e artista plástico Erasmo Amazonas. Ano passado, de acordo com ele, aproximadamente 70 mil pessoas participaram das quatro noites de carnaval nas ruas do bairro,

quantidade essa apontada pela Polícia Militar. A festa surgiu em 1982 pela iniciativa de comunitários como o funcionário público Rubens Freitas e o próprio Erasmo Amazonas. A aposta para o sucesso da festa é o clima gerado pela Copa do Mundo e o entusiasmo dos que ajudam a construir o evento.Oito bandas musicais ficarão responsáveis pela folia, junto com os blocos, entre eles “Os Assombrados”, “Bloco da RAM”, “Vagabundos”, “Bloco das Virgens”, “Bloco do Defunto” e a “Bhaixa da Hégua”.


|04| Maskate

ecrau.com

Manaus, 1º de março de 2014

“Quem não se comunica se trumbica” Popularizada pelo saudoso comunicador Abelardo Barbosa Figueiredo, Chacrinha, a expressão-título deste artigo é uma premissa cada vez mais válida no mundo globalizado em que vivemos. E não estou falando apenas da sua capacidade de ouvir, de processar a informação e de enviar uma resposta ao seu interlocutor, mas de utilizar a comunicação como ferramenta para a conquista do sucesso, pessoal e profissional. Hoje, para ser bem-sucedido, não basta exibir diploma de faculdade. É preciso falar outros idiomas, fazer mestrado, doutorado e MBA apenas para concorrer a uma vaga em um conceituado escritório de advocacia... Portanto, para se destacar você tem de se habituar a pensar nos detalhes, pois são eles que fazem a diferença no mundo em que vivemos. A comunicação é parte de nossas atividades vitais, mas muita gente não dá muita importância a ela, limitando-se a falar-ouvir-falar continuamente, sem provocar nenhuma ação e desperdiçando palavras. O ato de comunicar-se abre possibilidades e leva a resultados. Um bom comunicador interage com o mundo, sem se deixar levar pelos acontecimentos. Ao comunicar-se, você consegue expor suas idéias, solicitar, declarar, proclamar, delegar, manifestar e, principalmente, criar novas possibilidades. Algumas pessoas são mais comunicativas que outras, mas isso não caracteriza um “dom”. Apenas sugere apenas que há pessoas introvertidas e extrovertidas, sem determinar que uma seja mais hábil que a outra em comunicar-se, mesmo porque, hoje, existem muitas técnicas específicas para o desenvolvimento do poder de comunicação das pessoas. Se você se propôs a ler este artigo, certamente tem interesse em melhorar o seu poder de comunicação. Então, o primeiro passo é ter consciência de que comunicar-se não restringe ao uso das palavras, que, aliás, é o tom da voz e a postura corporal contam mais que as palavras. Ao interagir com as pessoas, imediatamente provocamos nelas alguma reação. É a famosa “primeira impressão”. Garantir uma “primeira impressão” positiva é condição número um para o sucesso. Nessa ocasião, quatro fatores são importantes: o que você faz, o que diz, como diz e como se apresenta (sua aparência). O conteúdo do seu discurso também �� importante. É preciso preparar-se para o que vai dizer, a fim de transmitir seus conhecimentos com tranqüilidade, garantindo que seus interlocutores o escutarão. Além disso, é preciso atenção ao modo como você diz, pois uma ênfase mal colocada pode mudar todo o sentido de um discurso. E mais: controle o tom de sua voz e a velocidade da fala. No campo da comunicação não-verbal, a aparência é um quesito muito importante, que abrange desde a roupa que se está vestindo até cuidados com higiene pessoal, gestos e postura corporal. O corpo fala... e não mente! E as pessoas prestam mais atenção a ele do que às nossas palavras. Isso significa que, se suas palavras não estiverem de acordo com sua aparência e com sua postura corporal, dificilmente acreditarão em você. Sabendo disso tudo, comece a preparar-se para ser um bom comunicador. Peça a um amigo ou parente de sua confiança que preste atenção em você enquanto se comunica e, depois, lhe fale a respeito do que observou. Outra opção é filmar-se e, depois, assistir cuidadosamente à fita, procurando identificar possíveis vícios, manias e qualidades, tanto na fala, quando na aparência, postura e gestos. Mas seja sincero e observador. Lembre-se que, para melhorar, é preciso conhecer o déficit; portanto, não tenha medo de reconhecer seus defeitos. Use-os como trampolim para o aprendizado. Dr. Lair Ribeiro — Palestrante internacional, ex-diretor da Merck Sharp & Dohme e da Ciba-Geigy Corporation, nos Estados Unidos, e autor de vários livros que se tornaram best-sellers no Brasil e em países da América Latina e da Europa. Médico cardiologista, viveu 17 anos nos Estados Unidos, onde realizou treinamentos e pesquisas na Harvard Unversity, Baylor College of Medicine e Thomas Jefferson University.

Amazonas é o quarto na perda de delegados federais Segundo levantamento da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), o Amazonas atualmente está na quarta posição de Estado da região Norte com o maior número de perda de delegados federais. E essa colocação tende a subir com a perda anual de três deles, segundo estudo da associação. O estudo é coordenado pelo membro da diretoria da ADPF Amazonas e também delegado federal, Daniel Otoni, que avaliou que desde 2009, houve 14 pedidos de transferências para outros Estados, resultando para os 20 restantes a responsabilidade da cobertura da fronteira de quase três mil quilômetros. Entre as atribuições se pode citar combater o tráfico de droga, contrabando, as infrações, os danos contra a União (roubo de madeiras ilegais) além de atuar como polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras. Otoni acredita que a falta de incentivo para permanência de delegados federais está direta-

mente relacionado com o elevado número de baixas. “A Polícia Federal poderia valorizar mais o concurso de remoção, que é o meio de se premiar a antiguidade e experiência do policial que cumpriu inte-

gralmente sua missão, permanecendo anos nessas unidades de difícil provimento, longe de suas origens, arcando os altos custos materiais e pessoais”, afirmou. De acordo com a ADPF, 150 novos delegados estão em

processo de formação após aprovação no último concurso público. A previsão é de que os aprovados se formem em junho e sejam designados para atuar nas regiões de fronteiras do Brasil.

Ônibus se choca com moto em Puraquequara Na manhã desta sexta-feira (28), um ônibus da empresa Global Green, linha 619 se chocou com uma motocicleta, deixando a Ery Martins Rodrigues, 26, com graves fraturas. O acidente aconteceu na estrada do Puraquequara, Zona Leste. De acordo com populares, Ery tentou desviar de um buraco e passou para a faixa da esquerda, mas foi atingido pelo ônibus, que tentou frear, mas acabou arrastando a vitima por cinco metros. Com a colisão, o motoqueiro ficou com fratura da exposta e teve a perna esquerda arrancada. Ele foi atendido pelo Serviço de Atendimento de Urgência Móvel (Samu) e levou ao Hospital Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, onde passará por uma cirurgia. A falta de documentos com a vitima, impossibilitou uma identificação imediata, mas foi revelada pela vitima.

PM´s terão novo julgamento Os desembargadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) aprovaram com unanimidade um novo julgamento para os réus Rosivaldo de Souza Ferreira e André Luiz Castilhos Campos. Rosivaldo e André foram absolvidos no julgamento do dia 07 de agosto de 2012, pelos crimes de agredir, ameaçar e atirar cinco vezes em um adolescente de 14 anos. A apelação foi interposta

pelo Ministério Público do Estado (MPE), que pediu a anulação do julgamento. O relator do processo na 2ª Vara Criminal, Rafael de Araújo Romano, acatou o parecer do MP na apelação e entendeu que o Conselho de Sentença foi contrário às provas dos autos. A defesa dos réus terá 15 dias para recorrer da decisão. De acordo com o TJAM, a 2ª Vara do Tribunal do Júri deverá marcar o novo julgamento a partir do 2º semestre deste ano.


ecrau.com

DEHS prende os caras que mataram adolescente Os maravilhosos Mauelson Frota Santos, 24, o irmão dele, Emerson Santos, 26, e Daniel Santos Cruz, 20, infelizmente, foram presos só porque mataram Mei-Ley de Oliveira Cintra, 17, enforcada, na madrugada da última quarta-feira (26), em um terreno abandonado, localizado no cruzamento das ruas Epaminondas e Ramos Ferreira, no Centro de Manaus. O detalhe mais surpreendente foi que, quem prendeu foi a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que resolveu limpar sua imagem e começar a fazer algumas prisões. Quem trouxe os malucos para o interrogatório, no entanto, foram os tiras da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Mauelson e Daniel disseram ser namorados, mas ao que parece também não dispensaram a pobre da garota de ser estuprada por eles. Eles queriam fazer uma onda louca, então pediram para o Emerson levar a garota até o local, onde usaram drogas e fizeram um escarcéu nela, finalizando a bronca, com o enforcamento fatal. Depois foram dormir em paz.

Maskate

|05|

Doido para fazer onda Cansado de Sessão da Tarde, o galeroso Leovandro Araújo da Silva, 25, acordou ontem, depois do meio-dia, com o faniquito do mal, querendo fazer onda. Ele ficou por ali, mas quando viu uma bela jovem na Avenida Grande Circular, largou a porrada na cabeça e nas costas da pobre e lhe roubou o celular e a carteira, que estavam dentro da bolsa. Feliz, por

ter ganhado o dia, ele foi embora caminhando calmamente. O problema é que a mulher sabia gritar bem altão. Ela acionou os policiais motoqueiros da 14º Cicom que rapidamente efetuaram a prisão do vagabundo. Ele já tava indo direto para uma boca de fumo. Triste e deprimido, Leovandro que só queria ser feliz, ao seu modo, foi levado para o xilindró do 14 º DIP.

Atalho infernal A mãe da menina, que não teve o nome revelado, foi ao Instituto Médico Legal (IML), na tarde de quarta, e fez a identificação do corpo. Chorando,

ela contou que a filha tinha deficiência auditiva e que as duas moravam no Parque Residencial Prosamim do Centro de Manaus.

Ladrão do semiaberto Um noiado, de 26 anos, foi preso, na noite desta terça-feira (26), suspeito de roubar um salão de beleza e revender o material roubado no bairro Educandos, na Zona Sul de Manaus para comprar suas boas droguenhas. O malandro cumpre pena no regime semiaberto e costumava usar as saídas da prisão para praticar seus bons roubos. A esposa do maluco era cliente do salão de beleza e foi ela que passou o bizú e entrou com ele armada na última semana, fazendo a limpa na galera. Eles só foram presos, porque o dono do estabelecimento, pegou o bonitão vendendo os produtos no Beco São Geraldo, situado no bairro Educandos e chamou os cops.

A despedida de Paterson O nosso querido Paterson Costa da Silva, 27, foi executado na bala, na noite de quarta-feira, quando dava bobeira na rua da Paz, no magnífico bairro Tancredo Neves, Zona Leste de Manaus, Quem garantiu a passagem dele para o mundo espiritual foram dois simpáticos desconhecidos. O bichinho foi levado ao Hospital Pronto Socorro Platão Araújo, mas não teve brecha pra ele não. Desconfiados no mundo, os familiares de Paterson não quiseram comentar a treta e deixaram quieto, sinal de que ele era muito gente fina e metido só com coisa boa. O caso vai ficar em alguma gaveta da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Manaus, 1º de março de 2014

Eles serão indiciados por homicídio qualificado. Depois da DEHS, o trio irá grelhar na Cadeia Pública Raymound Vidal People, no Centro.

Jonilson Cardoso Ribeiro, 24, e Kenny Carvalho da Silva, 22, estavam bem voltando para casa, quando decidiram confiar em entrar em um beco altamente sinistro no belíssimo bairro do Jorge Teixeira, etapa 3, na Zona Leste. O resultado dessa ideia maluquinha é que eles foram agredidos e

baleados, indo parar no João Lúcio. A duplinha encontrou um terrível elemento conhecido como o “Piroca” e outros galeritos. A moçada trocou umas duas palavras e já foi largando porrada neles com pedaços de madeira e depois ainda foram baleados. Os dois tão bem ruins no hospital.


|06| Maskate

ecrau.com

Manaus, 1º de março de 2014

ESTÁGIO PROFISSIONAL REMUNERADO

ESTUDANTES DE JORNALISMO (sexto período) DUAS BOLSA de R$ 1.000/MÊS cada com 6 horas. Agendar entrevista com a Sra. Adriana Farias Depto de Redação do Maskate – 3673-6333

PCD Interessados Enviar currículo com o laudo atualizado para : rh@ramsons.com.br especificando no e-mail o título da vaga ou entregar na rua: Doutor Moreira n*190 centro.

Empresa do Ramo de Educação Superior contrata Analista Recursos Humanos; Assistente de Recursos Humanos; Auxiliar de Recursos Humanos; Analista Financeiro; Assistente Financeiro; Auxiliar Financeiro. Enviar para e-mail gessycalima@hotmail.com

Estágio para alunos de ensino médio Requisitos: Cursando Ensino Médio: 1° ou 2°ano; Conhecimentos em Informática (Word e Excel); Disponibilidade para estagiar no turno da manhã ou tarde; Bolsas: DE 4H E 6H. OBS: colocar o ano, horário e nome da escola que estuda

Interior do AM deixa de receber R$ 80 milhões segundo estudo feito pela AAM Nos últimos 12 meses, os municípios do Amazonas acumularam perdas de aproximadamente R$ 80 milhões em arrecadação de receitas, devido ao menor repasse de ganhos federais para as localidades do interior do Estado. Até o final deste ano, mais R$ 31 milhões devem deixar de ser repassados para as localidades, conforme estimativa divulgada em estudo da Associação Amazonense de Municípios (AAM). Segundo o levantamento da associação, a queda na transferência de recursos foi verificada nos repasses feitos pela União, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e por outros recolhimentos federais que deixaram de ser computados nos cofres municipais. As perdas foram provocadas principalmente pelas desonerações do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), em 2013, e pela suspensão da Lei que redistribui os royalties do petróleo. O secretário execu-

tivo da receita da Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz-AM), Jorge Jatahy,

O momento não é o ideal para investir em imóveis para locação, o que siginifica um alívio para os locatários que não devem sofrer com ajustes para cima no valor dos seus aluguéis. Essa conta se dá porque o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) voltou a perder força, neste mês, com variação de 0,38% ante 0,48%, em janeiro. Porém, o IGP-M ficou acima da taxa registrada em relação ao mesmo mês do ano passado (0,29%) e atingiu no acumulado de 12 meses alta de 5,76%, índice utilizado como base de cálculo em renovações de contratos de aluguel.

Professora Requisitos: graduada em pedagogia, sexo feminino, experiência na educação infantil. Enviar currículo para fds.selecao@hotmail.com

Assistente de TI

Enviar currículo para salcomp.selecao@gmail.com com Pretensão Salarial

e gera impactos negativos no momento do repasse para o Fundo.

Aluguéis não devem sofrer aumentos em 2014

Interessados enviar CV para o e-mail: organizacionalhugv@gmail.com

Requisitos:Ensino médio Técnico em Informática, Eletrônica e/ou Mecatrônica; Conhecimento em Informática (hardware e redes); Disponibilidade de Horário para trabalhar em turno; Inglês Fluente (Mandatório); Desejável: Experiência na área de TI

esclareceu que, qualquer desoneração praticada pelo governo federal diminui a arrecadação

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-AM), Marcus Evangelista, explica que os números do IGP-M representam os índices para limitação dos ajustes dos contratos de aluguel no mês. “Isso significa quanto o locador pode majorar seus valores de aluguel. Tem os dois lados da moeda: quem loca e quem contrata. Para quem está locando, quanto maior o índice for, melhor”, esclarece Evangelista. Segundo ele, o Amazonas segue a mesma linha dos números apresentados em nível nacional.

Neste ano Amazonense já pagou R$ 1,2 bi em impostos Fevereiro ainda nem terminou e o valor utilizado pelos contribuintes amazonenses para o pagamento de impostos municipais, estaduais e federais já superou a marca de R$ 1 bilhão. No total, o pagamento de tributos efetuados desde o início do ano, até ontem, somou R$ 1,2 bilhão no Estado, sendo 10,7% a mais sobre o mesmo período de 2013. Este ano, o montante pago foi alcançado com cinco dias de antecedência frente ao ano anterior, de acordo com dados do Impostômetro. O instrumento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que calcula a quantidade de impostos pagos pelos brasileiros, apontou que apenas em janeiro deste

ano, os contribuintes do Estado desembolsaram juntos R$ 708,8 milhões para pagar tributos, o que equivale a uma despesa aproximada de R$ 202 por habitante direcionada aos cofres públicos. Com o valor em tributos arrecadados, conforme simulações da ferramenta de medição, seria possível ao Estado construir 14 mil quilômetros de rede de esgoto, asfaltar 1,1 mil quilômetros de estradas ou adquirir 16 mil ambulâncias equipadas para agregar ao Sistema Único de Saúde (SUS). O valor pago também corresponde a 1,9 milhão de salários mínimos ou para a contratação de mais 97,2 mil professores de ensino fundamental, por ano.

Petrobras anuncia que deve atingir autossuficiência A presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse nesta quarta-feira (26) que o país deve se tornar autossuficiente na produção de petróleo no ano que vem. Segundo ela, a autossuficiência em derivados de petróleo deve ser alcançada em 2020, quando estarão

operando todas as refinarias atualmente em construção. A exportação de combustível tem gerado impacto sobre o caixa da estatal. Nos últimos anos, a empresa não repassou a diferença de preços do diesel e da gasolina importados e acabou subsidiando os combustí-

veis no mercado interno. A situação começa a se inverter no ano passado, com aumento da produção nacional e a correção dos preços nas bombas, autorizados pelo governo. De acordo com balanço apresentado hoje, a Petrobras espera produzir 3,7 milhões de barris de petróleo

por dia entre 2020 e 2030, em média, em comparação com os 2,9 milhões barris atuais. A partir de 2020, a companhia estima que a demanda média por derivados, como diesel e gasolina, fique em torno de 3,4 milhões de barris por dia, com crescimento de 2,3% ao ano.


ecrau.com

Igreja Católica prepara lançamento da Campanha da Fraternidade 2014

A Arquidiocese de Manaus realizou Coletiva de Imprensa, na última quarta-feira dia 26 de Fevereiro às 9h para Lançar a Campanha da Fraternidade CF-2014. Dom Sérgio Eduardo Castriani, Arcebispo Metropolitano de Manaus apresentou o Tema deste ano que é Fraternidade e Tráfico Humano. O Tráfico Humano é uma realidade em todo o mundo e a Igreja Católica está chamando à atenção esse ano para refletirmos com mais afinco. “Esse crime ainda não tem grandes estatísticas devido a invisibilidade e a falta de denúncia desse tipo de crime que já está entre as 3 maiores atividade econômicas no mundo”, enfatizou a Ir. Roseli Bertoldo que integra a Comissão Permanente da CF e é membro da Rede “Um Grito pela Vida” que é dinamizado e coordenado pela Vida Religiosa no Brasil e faz o Enfrentamento do Tráfico de Pessoas no Brasil e no Amazonas essa inciativa chegou no fim de 2010. Estiveram presente emissoras de TV e Rádio que foram informados da Celebração de Abertura da CF2014 que será na Manaus Moderna, atrás do Mercado Adolpho Lisboa. Dom Sérgio aproveitou para explicar por que a CF inicia e tem maior intensidade durante a Quaresma que é um tempo propício para reflexão e con-

Maskate

|07|

Camelôs foram beneficiados pelo Bolsa Empreendedor da Prefeitura de Manaus

versão para uma vida melhor. Também se fizeram presente membros Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania - SEJUS que enfatizaram a respeito do trabalho de prevenção que o Governo está também fazendo. Segundo o arcebispo de Manaus, o local do Porto da Manaus Moderna foi escolhido por ser um ponto muito simbólico da vida pulsante no nosso Amazonas. A concentração para celebração de

abertura será às 8h e foram convidadas outras expressões religiosas como membros do

judaísmo e do islamismo, bem como outras denominações cristãs.

Campanha da Fraternidade Tema: Fraternidade e Tráfico Humano Lema: É para a liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1) Abertura: 05 de março (Quarta-feira de cinzas) Horário: 9h Local: Manaus Moderna atrás do Mercado Adolfo Lisboa Informações: Pe. Geraldo Bendaham (092) 9219-1761

Ministro dá justiça elogia plano de segurança do Amazonas A estrutura de segurança montada pelo Amazonas para a realização da Copa do Mundo de 2014 em Manaus foi elogiada nesta quinta-feira (27), durante reunião do vice-governador José Melo com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e o general do Exército, José Elito Carvalho Siqueira. O encontro, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, faz parte do cronograma de reuniões entre representantes do governo federal e das cidades-sede da Copa para alinhar as operações durante o Mundial. Durante o encontro, que contou com a presença do secretário estadual de Segurança, coronel Paulo Roberto Vital, e

Plano de segurançasegurança do Amazonas Entre as estruturas que estão sendo implantadas está o novo Centro Integrado de Comando e Controle, que teve um investimento em estrutura e tecnologia de quase R$ 68 milhões. O espaço vai reunir alta tecnologia que será utilizada no monitoramento de vários pontos da cidade,

Manaus, 1º de março de 2014

incluindo áreas internas e externas da Arena da Amazônia. Com o novo centro, que terá estrutura similar com a do atual Centro Integrado de Operações (Ciops), o monitoramento será feito tanto pelo Estado quanto pelo Governo Federal, em Brasília. Outro destaque está na

utilização dos centros móveis, das plataformas elevadas e na utilização de câmeras que detectam a presença de pessoas pelo calor do corpo humano. O vice-governador ressaltou que tais investimentos ficarão como herança para a cidade após a Copa do Mundo.

o secretário executivo adjunto de Segurança Integrada para Grandes Eventos da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Dan Câmara, o vice-governador apresentou os investimentos que estão sendo realizados para reforçar a área de segurança e o planejamento da operação para a Copa.

Após os três dias de pagamento da Bolsa Empreendedor aos camelôs que aderiam ao projeto Galerias Populares da Prefeitura de Manaus, 517 novos microempreendedores já receberam o valor de R$ 1 mil. Os trabalhadores, que tiveram suas bancas realocadas das ruas para os camelódromos provisórios, começaram a receber o valor desde a terça (25) até esta quinta-feira (27). Os servidores da Secretaria Extraordinária do Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipeq) e da Secretaria Municipal do Centro (Semc) foram aos camelódromos convocando individualmente os camelôs para comparecerem à sede da Semc e apa-

nhar a ordem de pagamento bancária, mesmo assim, muitos não se dirigiram às agências. “Estas pessoas que por algum motivo não foram receber, não precisam se preocupar, porque não perderam prazo. Elas só precisam ir à agência onde está a ordem de pagamento dela e receber”, informou o secretário extraordinário do Fumipeq David Reis. Outro caso registrado pelo Fumipeq foram camelôs que não puderam receber por estarem com seus CPFs (Cadastro de Pessoa Física) suspensos ou cancelados. “Esse grupo, que é um universo pequeno de 15 a 20 pessoas, também não precisa se preocupar, porque não perderam o benefício.

MP pede afastamento de presidente da Suhab no Amazonas O Ministério Público do Estado (MP-AM) ingressou com uma ação na Justiça estadual para pedir o afastamento imediato do diretor-presidente da Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), Frank Oliveira de Paula, de sua função por ato de improbidade administrativa. De acordo com a denúncia, o presidente da Suhab não cumpriu um Termo de Ajuste de Conduta assinado entre o MP-AM e a superintendência, determinando o replantio de 63 castanheiras derrubadas durante a construção do Conjunto Habitacional Presidente Lula, na Alameda Cosme Ferreira,

zona leste de Manaus. Ainda segundo o MP-AM, o dirigente não compareceu a nenhuma audiência designada para discutir o dano ambiental. No documento assinado pela procuradora Maria das Graças Gaspar de Melo, da 53ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico, é crime de improbidade administrativa toda ação que “atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições”.


MACHARADA SE VESTE DE FELIX E SOLTA A FRANGA ANO 16 - Nº 2.480 - MANAUS/AM - 01/03/2014

Diz o dito popular que embaixo de todo grande machão repousa uma mariposa incontida. Foi o que provocou mais uma vez a folia carnavalesca da tribo

dos bares 2014. Manaus se transforma no maior zoológico a céu aberto do mundo nessa semana, tal a variedade e a quantidade de bichos e bichas

desvairadas soltas, livres e impunes a soltar plumas e tobas em profusão. Tem bandas e Bundas pra tudo que é gosto, é só escolher uma e brincar pra valer.

Não há aqui qualquer preconceito, nem dificuldade em compreender que em cada um existe uma dimensão perversa, louca e ende-

moniada que não está nem ai para as convenções sexuais ditada pela falsa moralidade em vigor. O carnaval e as novelas da Globo revelam

a realidade através das fantasias. Lembre-se de usar camisinha e não dirigir se for beber. Afinal, toba de bêbado não tem dono!

Cuidado se for beber


|10| Maskate

ecrau.com

Manaus, 01 de Março de 2014

Fotos Cleomir Santos

GRES Andanças de Ciganos GRES Unidos do Alvorada

“Vou às compras, que legal, “José Aldo: prata da meu destino é a Marechal” casa, ouro do mundo”

Azul, Vermelho e branco é o nosso pavilhão. A nossa bateria é a grande atração! Vibro se ela ganhar, choro se ela perder. Eu sou Andanças até morrer! O cigano vem chegando Na passarela levantando o seu astral Não tem luxo, nem riquezas Bate palminha é o som da Marechal Comércio... No varejo ou no atacado Compro à vista ou parcelado De tudo Nikolai pode encontrar Hoje tem queima, todo mundo vai comprar Moda fashion e moda cult Em nossas lojas você pode confiar

Surgiu das alvoradas um espartano sonhador Sob o luar da Amazônia floresceu Rosto marcado que a história consagrou ó, ô Quando o tempo forja seu corpo sagrado Jovem Aldo é lançado à aprovação Com garras de um vencedor, bateu a fome e a dor Em cada round mais um monstro vai ao chão Menino Júnior com humildade e valentia Dormiu no chão da academia sem poder imaginar O destino que a vida lhe guardava E hoje a Unidos do Alvorada sua Saga vem contar

Bate o tambor Bate palminha Sou um cigano Eu sou a Cachoeirinha! Produtos... Nacionais ou importados És um shopping a céu aberto Nem o fogo destruiu Com seu comércio a Zona Franca floresceu Vou às compras que legal O Meu destino é a rua Marechal Tem sandália minha filha Tem bermuda meu irmão Tem botox pra dondoca É a minha escola Arrastando a multidão!

Se tem luta aqui é festa... Eu tô Vou nos braços da galera... Eu vou, que

GRES Grande Família “Ednelza Sahdo uma estrela em cena” Meu galo cantou... Espetacular A arte entra em cena na folia, A Grande Família vem exaltar A primeira dama da cultura popular.

Abram alas... O grande dia chegou Dionísio anuncia, brotou a divina flôr. Tocam os clarins, brilha a estrela. Ednelza Sahdo entra em cena Nas veias o sangue libanês, Na herança os destemidos ancestrais, No brilho dos salões desta Manaus A força da sua arte se expandiu No teatro seu talento a encantar As platéias pelos palcos do Brasil. “Chica da Silva”... Que vem girando Grande maloca, meu “boi de pano” “O espantalho também pode ser rei”

“O arcanjo de palha” que sonhei.

“Neneu”... Tú és a eterna colombina Transforma a passarela num cenário de amor Teu folclore é maravilha, Na dança de ciranda e boi bumbá Linda deusa como a brisa da manhã Teu semblante é o mais puro amor Beleza... 26 anos com o verde estandarte És imortal na mocidade Facho de luz clareia!!! Aplausos pra você... Pois também sou igual, Um amante do samba... Do nosso carnaval, A vida fez de você uma artista O nosso patrimônio cultural.

vou.. (BIS) Prata da casa, hoje é ouro do mundo Na avenida fuscão preto emocionou Depois da tempestade a bonança Eu vi no alvorecer a esperança Chorei, Sorri, Lutei, Venci E lá do céu seu Nego sempre a abençoar Força, leveza que vem da natureza Seu nome ecoa no mundo Guerreiro José de escudo na mão Asfalto no pé, com a dez do mengão Esse é o meu lugar, a minha raiz Eu sou Alvorada, eu sou feliz Eu sou Alvorada, eu sou feliz De azul e branco na consagração A comunidade defendo o cinturão Sacode galera! Arrocha Alvorada Chegou a hora de exaltar o campeão


ecrau.com

Manaus, 01 de Março de 2014

Tocam tambores... Pra saudar os ancestrais Nos rituais, minha força é guerreira De Tainakã, levo a sabedoria São provações e valentia Em sete cidades, vou buscar Conhecimento e coragem pra lutar

|11|

Fotos Cleomir Santos

GRES Balaku Blaku “Marapatá, a ilha encantada dos mitos, portal de Manaus, passarela dos mitos” A luz que vem do amor vai me guiar Fazer do mito a inspiração É ilha encantada no curso das águas Vem de Anhangá, a maldição Na grande noite, quando reina Ipupiara Surge das trevas, esperança em meu sonhar A minha voz ressoa na floresta Carrego o amuleto de Rudá (bis)

Maskate

Dabacuri, quando o bem vencer o mal Celebração de um povo imortal Vai começar... A pajelança Neste banquete, Mani vem abençoar Festa das Flores, a coroação Diversidade, preservação A natureza a mostrar o seu valor Pelo portal de Manaus, o meu canto ecoou

Tá na pele, tá no sangue... Faz pulsar, meu coração Balaku Blaku é a chama da paixão Na viagem fascinante, minha águia vai voar Traz a magia de Marapatá

GRES Mocidade Independente de Aparecida GRES Reino Unido da Liberdade

“Centro de amor, Centro de vida: “No Reino do carnaval, já sorri, chorei, sambei e a liberdade conquistei” História e alma de um povo” Aiyê Alaiyè Aiyè Adupé-lewô-Olorun, Kawô-Kabiesilê!! Oh Mãe Zulmira o grito ecoa liberdade A Reino Unido vibra de felicidade

Amazonas! Meus versos e contos no ar Venho há mais de mil porque hoje é festa Louca paixão “o samba é minha lei” “Eu sou do Morro e no carnaval sou rei” Vou navegar sem medo porque quero desbravar Fazer meu destino aventurar, cultura é libertação Vou me banhar no riacho de tantas riquezas, Linda mulher, luz de belezas divinais É na floresta ópera festança Que a Reino exalta os seus grandes carnavais

Chegou a soberana Que mora no centro da alegria Embala os versos da alma, E traz a saudade em poesia Lugar bom, que não tem idade Encontro com a felicidade No porto de lenha um cantinho O sol que me aquece, na beira do rio Belas, historias de amor que eu vou te contar Reconstruir de novo revitalizar Memórias a luz do luar Segredos que vou revelar

Lua quem inspira os boêmios na rua E mais uma historia de vida Faz mais romântico o lugar, pra sonhar A belle époque encanta a cidade A zona franca é realidade Teatro é muito luxo e diversão Matriz pra quem tem fé em comunhão Meu barco leva a paz e traz a beleza Na raiz tem a cura e a riqueza Onde eu me encontrei de verdade Cheguei na mocidade terra de bamba Meu pavilhão tem mais amor e samba

O bonde que parte não vai me deixar, me leva Por ruas e becos já é carnaval, se entrega É ritmo quente alegrando a cidade, eu tô, que tô Nas praças cantando com meu amor eu vou, eu vou

É hora do show já vai começar São tantas estrelas teu brilho eu não vou esquecer Minha aparecida pra sempre eu vou te amar A universidade, tem que respeitar

Seu Armando (Amado) Brasileiro, galera explodiu O Morro encanta e no batuque a poeira subiu “De um certo oriente” que linda recordação Justa e perfeita negra a libertação Cantei ao ver minha escola passar, sorri, chorei! Deixei a emoção liberar, me entreguei Senti o meu corpo arrepiar, fui aprendiz e sambei No bairro em festa quando o carnaval calou Divina obra de um menino encantou o mundo, E hoje é dia de comemorar!

São sonhos na avenida, a furiosa faz a batida O Boto é lenda e a arte me seduz Acreditar no amanhã, a Resistência deu a partida Realidade a Reino é “uma escola de Vida”. Aiyê Alaiyè Aiyè Adupé-lewô-Olorun, Kawô-Kabiesilê!! Oh Mãe Zulmira o grito ecoa liberdade A Reino Unido vibra de felicidade

Tel.:(92)3088-0936 / 8133-3433 e cartuchosdaamazonia Conheça nossos serviços de: CARIMBOS, CÓPIA DE CHAVES XEROX, IMPRESSÃO, PLASTIFICAÇÃO ENCADERNAÇÃO, FOTOS 3X4... MANUTENÇÃO EM IMPRESSORAS

9235-1826

RECARGA DE CARTUCHOS JATO DE TINTA E TONER


|12| Maskate

ecrau.com

Manaus, 01 de Março de 2014

Fotos Cleomir Santos

GRES Sem Compromisso GRES Vitória Régia “Máquinas da Liberdade, que

“Da África ao Amazonas, da incendeiam os corações: a história da escravidão à liberdade – 130 motocicleta, desde Leonardo Da Vinci” anos da Abolição da escravatura” Minha paixão, Sem Compromisso é você Meu pavilhão, tremula quando te ver São máquinas da liberdade, que incendeiam Os corações da humanidade Não posso viver longe de você Sou Sem Compromisso até morrer

Bate o tambor, celebra Sou berço do samba, não sou qualquer um Vitória regia, a campeã voltou Com a proteção do cavaleiro ogum Sob as bênçãos do pai oxalá Verde e rosa feliz vem cantar O negro, ser de fé Ser livre, onde estiver, axé, axé!

Pode acelerar com emoção Da Vinci projetou para história Gênio escultor e pintor A nobreza construiu a sua obra Alemão inventou o motor, escocês acelerou Fábricas surgiram, evoluiu e revolucionou Os anos dourados voltaram, guerras nunca mais Capitão América sou, serpenteando na avenida vou Cabelo na testa, eu sou o dono da festa Pode acreditar, Sem Compromisso vai te conquistar

Ide, oh! Minha escola e conta a história de um povo feliz Filhos da África, cuxitas, zulus, yorubás O negro é luz, força, raça e fé Na umbanda, quimbanda e no candomblé Que outrora por força o batuque calou “calou” Escravo..., o que era bonança Uma vida de paz, um tormento virou Sofreu humilhado em porões Recluso em navios tumbeiros O sonho de ter liberdade, dignidade O fez mais guerreiro

Corre, corre lambretinha, pela estada vem Vou de moto ou bicicleta quero ver meu bem Meu coração é preto e amarelo O resto que vá tudo para o inferno Vou voar nas asas da liberdade O futuro alcançar, com dignidade Menino promissor, idealizador, grande samurai Pra viver em plena harmonia Tem que ter fé no nosso dia-a-dia Sonhar em ir pro céu, é flutuar como papel Basta acreditar que seu sonho vai se realizar

Bate o tambor, celebra Sou berço do samba, não sou qualquer um Vitória regia, a campeã voltou Com a proteção do cavaleiro ogum Sou Sem Compromisso, selvagem eu sou Nessa estrada eu vou com meu amor Minha paixão, Sem Compromisso é você Meu pavilhão, tremula quando te ver São máquinas da liberdade, que incendeiam Os corações da humanidade Não posso viver longe de você Sou Sem Compromisso até morrer

(G.A.D.U.) Grande arquiteto do universo Para os seus filhos faz o sol brilhar Justiça, igualdade, amor, caô xangô Quebrando grilhões veio a abolição O amazonas antecipou num ato de justa grandeza E o Brasil se espelhou Dança, jongo, capoeira, ajeita o cabelo e o panamá Bota alegria na cara

Tem cerveja e feijoada Praça 14, autoridade e atitude A festa da negritude não tem hora pra acabar


ecrau.com

Manaus, 01 de Março de 2014

Maskate

|13|

Acompanhe todas as Escolas de Samba que irão desfilar neste sábado

Fotos Cleomir Santos

Andanças de Ciganos: abrirá os desfiles às 20h. Virá com o enredo “Vou às compras, que legal, meu destino é a Marechal”, que retrata a Rua Marechal Deodoro, localizada no Centro Comercial de Manaus, na área conhecida por Zona Franca. Unidos do Alvorada: às 21h20, será a vez da azul e branco com o enredo “José Aldo: prata da casa, ouro do mundo”, fazendo homenagem ao lutador amazonense internacionalmente conhecido, José Aldo. A Grande Família: a dama do Samba, do Carnaval e no Teatro, Ednelza Sahdo será homenageada pelo galo vermelho e branco. Sua história será contata a partir de 22h40. Balaku Blaku: a águia vermelha e branca contará sobre as lendas da misteriosa ilha de Marapatá em “Marapatá, a ilha encantada dos mitos, portal de Manaus, passarela dos mitos”. O desfile está marcado para 0h, a passagem de sábado para domingo. Aparecida: o Centro de Manaus é o ho-

menageado da quinta escola à desfilar. O “Centro de amor, Centro de vida: História e alma de um povo” vai contar a história de quando ainda era própria Manaus, em 1920. O papagaio verde e banco inicia o desfile às 1h20. Reino Unido: a também verde e branca veio para contar sua própria história no enredo “No Reino do carnaval, já sorri, chorei, sambei e a liberdade conquistei”. A história vai ser iniciada às 2h40. Sem Compromisso: puxada pelo “Pop da Selva”, Arlindo Júnior, o tucano preto e amarelo vem com o enredo “Máquinas da Liberdade, que incendeiam os corações: a história da motocicleta, desde Leonardo Da Vinci”, contando a história das motocicletas. O desfile inicia às 4h. Vitória Régia: “Da África ao Amazonas, da escravidão à liberdade – 130 anos da Abolição da escravatura” será o enredo da verde e rosa, que contará a antecipação da liberdade dos escravos, por parte do Amazonas, quatro anos antes da oficialização no Brasil (1888). Ela fechará os desfiles, e iniciará o seu às 5h20.


|14| Maskate

ecrau.com

Manaus, 01 de Março de 2014

Carol Narizinho experimenta sua fantasia de carnaval A ex-panicat Carol Narizinho passou a manhã desta sexta-feira, 28, no barracão da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, no zona portuária do Rio. A modelo foi conferir sua fantasia e deixou os funcionários do barração, em sua maioria homens, babando. Dona de curvas saradas, a loira sairá no oitavo carro, o último da escola, que esse ano homenageia o diretor Boni. Em recente entrevista ao EGO, Carol revelou: ‘Já ofereceram US$ 80 mil para sair comigo’. A modelo, que intesificou o treino para mostra o corpo mais definido na Avenida, posou para o EGO em ensaio especial no clima de carnaval.

Rafaella Santos urte carnaval na Jamaica

Rafaella Santos, irmã de Neymar, está curtindo o carnaval longe do Brasil. A morena está na Jamaica e posou de Biquíni nesta sexta-feira, 28. Atualmente,

Rafaella mora em Barcelona com a família, que acompanhou a mudança do jogador para a cidade espanhola para jogar ao lado de Messi no time espanhol.

Rainha de bateria da Beija-flor usa Mulata Globeleza evita macacão transparente e com luzes entrevistas durante baile Raíssa de Oliveira, a rainha de bateria da Beija-flor brilhou, literalmente, no último ensaio técnico da escola de samba de Nilópolis, no Rio de Janeiro, na noite da quinta-feira, 27. A morena investiu em um look iluminado para mostrar seu samba no pé na quadra da agremiação. O macacão usado por Raíssa tinha transparências em lugares estratégicos e vários pontos de luz espalhados por seu corpo. Em recente entrevista ao EGO, Raíssa falou sobre seu corpo e revelou: “Tenho 100cm de bumbum. Dei uma secada, perdi 10kg e 4cm de quadril. Mas não tenho silicone no bumbum, não. Silicone só no peito, com 280ml. O bumbum é natural e esculpido com musculação e tratamentos estéticos. E, o tamanho é genético. É igual ao da minha mãe. Mas não me foco no corpo, não. Admiro muito mais o meu coração bom.”

Pouco se entendeu sobre o comportamento adotado pela atual mulata Globeleza, Nayara Justino, que educadamente disse aos jornalistas na noite desta quinta-feira, 27, que não poderia dar entrevistas. A belíssima sambista foi destaque durante o Baile Oficial da Cidade do Rio de Janeiro, que marcou a abertura dos eventos carnavalescos entre os cariocas. Ela chegou distribuindo sorrisos, mas na hora de falar sobre o seu trabalho e sua animação para os dias de folia, somente o silêncio foi dado como resposta. Orientada por sua assessora a falar com nossa equipe apenas sobre o seu figurno, sem chances de outros assuntos, Nayara chamou bastante a atenção de todos com um modelito branco e cheio de volume. Veja no vídeo ao lado a rápida entrevista de Nayara para o EGO.

Viviane Araújo se fantasia de cisne negro Viviane Araújo, compareceu ao baile a fantasia na quadra do Salgueiro na noite de quinta, 27, vestida de cisne negro. Ela posou para fotos com o noivo Radamés e de Vinícius Romão, ator que foi preso recentemente por engano após ser acusado por uma mulher de tê-la assaltado. Romão foi solto nesta quarta-feira, 26 depois de passar 16 dias na Cadeia Pública Juíza Patrícia Acioli, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Radamés, noivo de Vivi, foi fantasiado de mendigo e usou roupas rasgadas, peruca e dentes sujos. Já Vivi caprichou na fantasia e maquiagem para encarnar o cisne negro, personagem que ficou famoso no filme homônimo estrelado por Natalie Portman.


ecrau.com

Manaus, 01 de Março de 2014

ALDEIA GLOBAL

Maskate

|15|

A VERDADE DOS SONHOS

Carnaval - Alegria seguida de arrependimento e decepção. Você pode estar sendo iludida(o). Sorte: águia.

RECEITA

PIADAS

Torta de Morango

Ingredientes Massa: 2 colheres ( sopa) de margarina 2 colheres (sopa) de óleo 1 ovo inteiro 2 colheres rasas (sopa) de açúcar 1 pitada de sal 1 colher rasa (sopa) de fermento em pó Farinha de trigo até a massa desgrudar da mão. Creme: 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 3 gemas 3 copos de leite 1 colher (sopa) de maisena 2 caixinhas de morangos 1 gelatina de morango Modo de Preparo 1.Em primeiro lugar faça a gelatina conforme o modo de preparo, e deixe-a na geladeira porque na hora do uso ela deve estar em ponto de clara de ovo pois se estiver líquida, a gelatina penetrará na massa 2.Depois faça o creme, junte todos os ingredientes e mexa até levantar fervura e você ver que ele está bem cremoso, cuidado para não deixar empelotar ou grudar no fundo da panela, mexa bastante sem parar 3.Na hora do uso ele deve estar já frio ou levemente morno 4.Agora faça a massa junte todos os ingredientes e quando ela estiver no ponto forre um pirex de médio a grande, os mais fundos são melhores 5.fure a massa com um garfo e asse em fogo médio entre 10 a 15 minutos, quando dourar está boa, cuidado para não deixar queimar pois a massa fica fina Montagem da torta: 1.Massa assada no pirex, deixe esfriar um pouco 2.Coloque o creme 3.Os morangos cortados na transversal, coloque eles sobre todo o creme 4.Agora coloque a gelatina já em ponto de clara, assim ela ficará na superfície 5.Levar à geladeira por no mínimo 4 horas

ARQUITETO Todo dia a bicha passava pela construção. Era o pobre do semicoflauta passar e o servente da obra gritar: - Bichona! Chibungo! Frangão! Ah... a boneca ficava uma fera e mandava o troco: - Paraíba! Saquarema! Morto de fome! Flagelado! E isto era todo dia, chibungo pra lá, flagelado pra cá. Aí, chegou o Carnaval. O fresquinho mandou fazer uma fantasia linda de baiana, toda rendada. Pintou-se, penteou-se, enfeitou-se e desceu para ir para a festa. Virou a esquina e foi passando em frente à obra. Lá estava o servente da obra. No que ele viu a baiana rebolando do outro lado, reconheceu logo quem era e abriu a boca pra gozar o pobre, percebeu que até que ela estava bonitinha. Aí encheu os peitos e gritou: - Boneca!!! Ah... ela não aguentou de emoção. Virou-se pra obra, abriu os braços e gritou, morrendo de felicidade: - Arquiteto!!! FANTASIA O careca, usando uma muleta, chega numa loja de fantasias e diz ao atendente: - Estou querendo ir a um baile de carnaval e preciso de uma fantasia. - Pois não! Tenho uma aqui de pirata que é lindíssima, inclusive vai disfarçar a sua muleta e a sua careca! - Legal! Quanto custa? - 380 Reais! - Caramba! Não tem uma mais baratinha? - O senhor pode ir fantasiado de monge. Esse hábito franciscano lhe cairá perfeitamente. - Quanto custa? - 120 Reais! - Caramba! Não tem uma mais baratinha? - Que tal essa fantasia de surfista? Um bermudão, uma camiseta, óculos escuros... - Quanto custa? - 40 Reais! - Caramba! Não tem uma mais baratinha? Aí o atendente se encheu, foi lá pra dentro e voltou com um pote na mão. - Toma, são três Reais! - O que é isso? - É calda de caramelo. Você despeja na cabeça, enfia a muleta no c*u e sai fantasiado de maçã do amor!

CURIOSIDADES

Café melhora sua memória

Você é desses que adota o café como aliado para afastar o sono na hora de estudar ou trabalhar? Então aí vai outra boa notícia: café melhora sua memória. Quem descobriu foi o neurocientista Michael Yassa, da Universidade da Califórnia. Ele convidou 160 adultos que não tomavam muito café diariamente para os testes. Todos analisaram imagens de objetos e, em seguida, receberam, aleatoriamente, pílulas com 200 miligramas de café (equivalente a dois expressos) ou com efeito placebo, sem o menor efeito. Todos retornaram ao laboratório 24 horas depois da primeira fase do estudo. Tiveram, então, de fazer um teste de memória. Eles viram imagens que tinham sido apresentadas no dia anterior e outras diferentes. Aí a tarefa era simples: dizer se as imagens eram novas, velhas ou muito parecidas com alguma mostrada anteriormente. Os dois grupos faziam as mesmas pontuações quando tinham de diferenciar as imagens entre velhas e novas. Mas na hora de dizer se a figura era semelhante à outra, o grupo do café se saía melhor. A memória deles parecia funcionar melhor – aí era mais fácil lembrar se aquela imagem parecia muito

Horóscopo do Dia Áries Final de ciclo solar e lunar. A Lua balsâmica o ajuda a restaurar as energias. Continue a moldar os projetos e a formatá-los. Você está sedento por mudanças e novidades, mas ainda é preciso estudar, revisar e maturar as informações para implementá-las. Touro Tempo de sonhar e fantasiar, mas também de perceber o que é real e o que é ilusão. Lua balsâmica em Peixes, ideal para recolhimento e introspecção. Bom para refletir sobre as questões transcendentais e sobre o significado da vida. Gêmeos Agora sim! A partir de hoje você pode acelerar as negociações, estudos, viagens e intercâmbios em geral. Mercúrio retoma hoje a rota direta. Bom momento para atualizar-se e finalizar o que for possível. Câncer Bom período para se livrar do excesso de bagagem, tristezas, mágoas e sacrifícios em vão. Final de Lua minguante em Peixes, é tempo de liberar espaço para as novidades que vão chegar. Leão É aconselhável mudar, limpar e deixar para trás o que está velho. Período é de limpeza ampla, geral e irrestrita. Um novo lunar ciclo chegará amanhã e o espaço para o novo deve ser aberto. Com Sol e Lua em Peixes, assuntos metafísicos, espirituais e transcendentais ganham destaque. Virgem Período ideal para expandir contatos, cultivar novas amizades e parcerias. Mercúrio retoma o movimento direto e amanhã vem um novo ciclo lunar, prometendo mais agilidade e boas oportunidades. Libra Os assuntos profissionais são a tônica do último ciclo lunar e continuarão em destaque com a Lua nova, que chega amanhã. Reserve tempo para relaxar e espairecer. É tempo de restaurar forças. Conte com estímulo de sobra para grandes planos e para tudo o que possa levar a uma melhoria de vida. Escorpião Esteja aberto para intercâmbios, trocas, negociações e transações comerciais. Mercúrio retoma a rota direta e a partir de hoje os estudos, pesquisas, alianças, pactos e acordos ficam favorecidos. Se esperava um bom momento para falar com alguém e concluir um assunto importante, aproveite. Sagitário Evite a pressa hoje, pegue leve e não exija demais de si mesmo. A Lua minguante ingressa em Peixes, você fica mais sonhador. Procure também cultivar a humildade e ouça o que as pessoas têm a lhe dizer. Capricórnio Cuide de si mesmo e de quem ama com carinho. A Lua minguante ingressa em Peixes e o convida a cultivar a fé e a entrega numa Força Maior que rege a vida. Algumas situações chegam ao fim e pessoas talvez saiam de sua vida. Aquário Capacidade para fazer escolhas mais acertadas. Você segue mais audaz, confiante e entusiasmado pela ideia de que algo novo está nascendo. Mercúrio retoma a rota direta em seu signo e amanhã chega a Lua nova: reserve o momento de introspecção para meditar e visualize tudo o que pretende atrair para sua vida. Já sabe quais serão os novos projetos?

com alguma outra ou não. Segundo a pesquisa, a cafeína parece ajudar no processo de consolidação da memória. Ou seja, melhora a memória de longo prazo.

Peixes Importante momento para os piscianos. Cresce sua capacidade para se comunicar, trocar ideias e expressar sentimentos. Amanhã virá a Lua nova em seu signo: alimente-se com influências, orações, leituras e tudo o que for belo e positivo. Concentre-se em promover uma verdadeira faxina em todos os sentimentos. Ao reavaliar uma situação, pode ter novas percepções e insights.


|16| Maskate

ecrau.com

Manaus, 01 de Março de 2014

No passo da alegria Mocidade

Dragões da Real

A vida de uma musa do carnaval não é moleza não. Malhação pesada e alimentação leve fazem com que as sambistas cheguem com o corpo impecável na

Imperatriz

Avenida do Samba. Muitas abandonam compromissos para se dedicar integralmente aos compromissos das escolas de samba. Chegado o grande dia a

Mangueira

beleza delas pode ser vista por todos, mas para elas o sofrimento está só começando, a indumentária quase sempre deixa marcas nos corpos das musas, o

sapato e a dança fazem até os pés sofrerem, mas para elas tudo é válido para fazer sua escola do coração brilhar na Avenida. Brilhem musas e nos inspirem!

Peruche

União da ilha


2480 issu 2 9