Page 1

ANO 16 - Nº 2.479 - MANAUS/AM - 28/02/2014

O novo súdito da Princesinha do Solimões

47 ANOS SUFRAMA É COISA NOSSA!

Rebecca Garcia reúne órgãos ambientais internacionais para defender a ZFM

Helena e Luiza causam alvoroço na igreja

Manfred diz a Ernest que é o verdadeiro pai de Pérola

Família com renda média tem vida confortável, porém planeja custos

Hernane revela não querer deixar o Brasil

Tati Minerato, a rainha da escola Gaviões da Fiel

Um miserê deplorável

Hurrascada do tráfico termina com nove prisões


|02| Maskate

ecrau.com

Manaus, 28 de fevereiro de 2014

Visita de Cortesia

Olha desde a tua santa habitação, desde o céu, e abençoa o teu povo, a Israel, e a terra que nos deste, como juraste a nossos pais, terra que mana leite e mel. Deuteronômio 26:15

Um miserê deplorável Quem não se lembra dos bons tempos do Carnaval, onde cada dia era uma explosão de alegria e entretenimento nos clubes e nas bandas. Hoje pular o Carnaval em Manaus é simplesmente um miserê deplorável. Entregar o Sambódromo a três dias da festa é no mínimo um programa de frustração do prazer, além do constrangimento aos que se esforçam para fazer a festa em que você é convidado.

Barbárie cultural

Ameaças e suspensão no repasse de verbas, atrasos, cancelamentos e nenhum glamour. A crise da festa, que resultou em apenas um espectro, culmina com o pedido de prisão do secretário de Cultura por descumprimento judicial em favor da Andanças de Cigano. O ato em si, é mais uma tragédia cultural que se instalou no poder.

Bandas da sujeira

Na realização das tradicionais bandas está faltando alegria e sobrando pancadaria, lixo, urina e fezes . Muita sujeira onde têm sido realizadas as bandas. Um horror do Carnaval que não condiz com a civilidade nem com a modernidade.

Bloco dos sujos

No carnaval quem faz sucesso é a quadrilhas do mensalão. Ministros que julgaram os embargos infringentes do caso do mensalão do PT e podiam alterar seus votos até o fim da sessão fizeram o que todos não esperavam. Um carnaval da putaria.

Julga-nos!

Aproveitar os festejos o Carnaval para absolver quem já foi condenado pra fugir da Opinião Pública é um crime análogo a formação de quadrilha do Mensalão. Com esse juízo, os magistrados estão condenados pela própria consciência e pela História. Essa ultima não absolve ninguém. Calabar, Silvério dos Reis e Judas servem de fantasia.

Oportunistas

Cinco lojas foram multadas e uma notificada por obstruírem calçadas com produtos, na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus. Do local, recentemente foram retirados cerca de 600 camelôs, para liberar espaço nas calçadas. As multas e a notificação foram feitas Implurb que deveriam ter sido lacradas. Ou não, Bob Moita?

NINGUÉM MERECE! • Espera-se rigor e tolerância zero com os que bebem antes de dirigir. Lei Seca contra os abusos de álcool e direção. Cadeia pra quem desafiar a civiliadade. • A cerveja é tradicionalmente vista, por muitos povos, como boa companhia para celebrar momentos felizes. Esse consumo, no entanto, deve ser feito de forma moderada. E nunca pode estar associado à direção de veículos automotores. • Se você está apto a dirigir, está apto a raciocinar e optar por não tirar a vida de ninguém e nem a sua assumindo uma direção perigosa. Não deixe que sorrisos de apaguem na quarta-feira de cinzas.

Versículo do Dia

Santo do Dia

O conselheiro Júlio Pinheiro, ex-secretário de Segurança e ex-presidente do TCE visitou e almoçou na sede do Maskate onde convidou nossos diretores Miguel Mourão e Aroldo Caminha a acompanhá-lo na sexta, dia 28, a Manacapuru onde receberá o título de “Cidadão Benemérito”.

O dia 28 de fevereiro na História 870 – O Quarto Concílio de Constantinopla é encerrado. 1525 – América Colonial: o espanhol Hernán Cortés executa último imperador asteca, Cuauhtémoc. 1644 – Brasil Colônia: Holandeses abandonam São Luís do Maranhão, que volta ao domínio português. 1710 – Na Batalha de Helsingborg, 14 000 dinamarqueses, liderados por Jørgen Rantzau, são derrotados por um exército sueco de igual tamanho, liderado por Magnus Stenbock. 1736 – Por decreto, a Coroa portuguesa, obriga a que o transporte de ouro, diamantes e outras pedras preciosas do Brasil, se faça exclusivamente nos cofresdas frotas. 1854 – O primeiro desfile de carros alegóricos durante o carnaval aconteceu no Rio de Janeiro. 1897 – A Rainha Ranavalona III, a última monarca de Madagascar, é deposta pelas tropas militares da França.

1904 – Fundado o Sport Lisboa e Benfica, um dos mais importantes clubes de Portugal. 1912 – No Missouri (Estados Unidos) Albert Perry, capitão norte-americano realizou o primeiro salto de pára-quedas de um avião. 1914 – Carlitos (em Portugal, Charlot), interpretado por Charlie Chaplin, aparece pela primeira vez no cinema, em Between Showers. 1922 – A independência do Egito foi reconhecida pelo Reino Unido, que mesmo assim continuou com o controle do Canal de Suez. 1930 – Na Paraíba, Brasil, o coronel José Pereira rebelou-se contra a decisão de João Pessoa, governador do Estado, de desarmar coronéis do sertão, fato que ficou conhecido como o Levante da Princesa. 1960 – Cerimônia de abertura da I Universíada de Inverno em Villars, Suíça. 1964 – Paulínia é emancipada, separando-se de Campinas.

1966 – Foi fechado definitivamente o local das primeiras apresentações dos Beatles, o bar Cavern Club. 1974 – Depois de sete anos de desentendimentos, Estados Unidos e Egito restabelecem relações diplomáticas. 1986 – Com medidas para conter a inflação e estabilizar a economia foi decretado no Brasil o Plano Cruzado. A nova moeda substitui o cruzeiro, com o corte de três zeros (mil cruzeiros passaram a valer um cruzado). 1991 – Fim da Guerra do Golfo. 1994 – Aviões americanos abateram quatro aviões iugoslavos na Bósnia, na primeira ação militar da OTAN. 1996 – No Reino Unido a princesa Diana concordou em se divorciar do príncipe Charles. 1997 – Um sismo de magnitude 5,5 na escala de Richter, sentido no noroeste do Irão, provoca cerca de 1100 mortos e entre 40 a 60000 feridos.

Ótimo – Blitz da Lei Seca devem ser feitas 24h durante o carnaval, diz Detran-AM. Operação Carnaval reúne mais de 30 órgãos, em Manaus. Trânsito sofrerá mudanças; várias zonas devem ser fiscalizadas. Bom – Mais uma linha de ônibus deve passar a usar faixa do BRS, em Manaus. Linha 540 atende o bairro Ouro Verde, na Zona Leste, e passa pelo Centro. Mudança começa a valer a partir de sábado (1º). Ruim – Cinco lojas são multadas por obstruir calçadas, no Centro de Manaus. Lojas da Avenida Eduardo Ribeiro expunham produtos na calçada. Recentemente, mais de 600 camelôs foram retirados do local. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | jornal@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Ger.de publicidade.:Anamaria Leventi|marketing@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

São Romano Nascido no ano 390, o monge Romano era discípulo de um dos primeiros mosteiros do Ocidente, o de Ainay, próximo a Lion, na França. No século IV, quando nascia a vida monástica no Ocidente, com o intuito de propiciar elementos para a perfeição espiritual assim como para a evolução do progresso, ele se tornou um dos primeiro monges franceses. Romano achava as regras do mosteiro muito brandas. Então, com apenas uma Bíblia, o que para ele era o indispensável para viver, sumiu por entre os montes desertos dos arredores da cidade. Ele só foi localizado por seu irmão Lupicino, depois de alguns anos. Romano tinha se tornado um monge completamente solitário e vivia naquelas montanhas que fazem a fronteira da França com a Suíça. Aceitou o irmão como seu aluno e seguidor, apesar de possuírem temperamentos opostos. A eles se juntaram muitos outros que desejavam ser eremitas. Por isso teve de fundar dois mosteiros masculinos, um em Condat e outro em Lancome. Depois construiu um de clausura, feminino, em Beaume, no qual Romano colocou como abadessa sua irmã. Os três ficaram sob as mesmas e severas regras disciplinares, como Romano achava que seria correto para a vida das comunidades monásticas. Romano e Lupicino se dividiam entre os dois mosteiros masculinos na orientação espiritual, enquanto no mosteiro de Beaume, Romano mantinha contato com a abadessa sua irmã, orientando-a pessoalmente na vida espiritual. Consta nos registros da Igreja que, durante uma viagem de Romano ao túmulo de São Maurício, em Genebra, ele e um discípulo que o acompanhava, depois também venerado pela Igreja, chamado Pelade, tiveram de ficar hospedados numa choupana onde havia dois leprosos.


ecrau.com

O novo súdito da Princesinha do Solimões

Manacapuru recebe em seu seio amigo e fraterno seu mais novo cidadão nessa sexta feira, 28 de fevereiro. Os vereadores, legítimos representantes do povo, concedem o título de “Cidadão Benemérito do Município”, ao advogado Dr. Júlio Pinheiro, ex-secretário de Segurança Pública e ex-presidente e atual conselheiro do TCE. Trata-se de um reconhecimento formal e ex-

plicito pelos relevantes serviços prestados a população de Manacapuru em prol da segurança e principalmente na defesa da cidadania. Este foi o mote dos vereadores em conceder o título honorário ao conselheiro.Com esse ato, a densidade demográfica do Solimões ganha mais um cidadão e a Princesinha do Solimões, um guerreiro Mura. Grande Júlio!

Josué Neto incentiva divulgação da cultura local

A cultura local ganhou espaço exclusivo na grade de programação da Rádio e TV da Assembleia Legislativa do Amazonas. Ao todo, são quatro horas semanais dedicados à valorização de artistas amazonenses. A iniciativa atende a uma

recomendação do presidente Josué Neto (PSD), que por ter veia de comunicador, entende que é preciso assegurar a divulgação do trabalho de artistas amazonenses, como forma de reconhecimento. Na Rádio Aleam/Senado, o

programa “Vozes da Amazônia” vai ao ar aos sábados, de 12h às 13h, e aos domingos, de 20h às 21h. Durante uma hora de duração, a produção musical de artistas locais invade as ondas sonoras da 106,9 FM. TV - Apresentado pelo jornalista Orlando Câmara, “Na Batalha” divulga, de forma envolvente e descontraída, a trajetória dos artistas e canções que marcaram suas carreiras. É exibido aos sábados, às 17h, com reprise aos domingos, 22h, através dos canais 99 analógico, 6 digital a cabo e 55.2 digital aberto. Desde a estreia em setembro de 2013, já participaram do “Na Batalha”, os cantores Cileno, Zezinho Corrêa, ex-vocalista do grupo Carrapicho e Davi Assayag.

Rebecca Garcia reúne órgãos ambientais internacionais para defender a ZFM A deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM) se reuniu hoje, dia 26, com o Superintendente de Políticas Públicas da World Wide Fund for Nature (WWF), Jean-François Timmers, para elaborar um documento com outros órgãos internacionais em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), destacando que o modelo econômico tem importante papel na preservação da floresta amazônica. Juntos, Rebecca e Jean ainda agendaram um encontro com a embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, para tratar sobre o assunto. O encontro está marcado para o próximo dia 12 de mar-

ço, em Brasília. Rebecca levará também um amplo estudo técnico com diversas informações sobre a ZFM tanto no âmbito econômico quanto no quesito ambiental. “Estou há algum tempo reunindo inúmeras informações sobre tudo o que envolve a Zona Franca de Manaus. Também consegui reunir bastante dados sobre os benefícios que o modelo proporciona na questão da preservação do meio ambiente. Temos que enfatizar sempre que esses benefícios não apenas são dos brasileiros mas, são benefícios mundiais porque, geram impacto em todo o planeta”, comentou a parlamentar.

Manaus, 28 de fevereiro de 2014

Maskate

|03|


|04| Maskate

Manaus, 28 de fevereiro de 2014

ESTÁGIO PROFISSIONAL REMUNERADO

ESTUDANTES DE JORNALISMO (sexto período) DUAS BOLSA de R$ 1.000/MÊS cada com 6 horas. Agendar entrevista com a Sra. Adriana Farias Depto de Redação do Maskate – 3673-6333

ecrau.com

Família com renda média tem vida confortável, porém planeja custos

PCD Interessados Enviar currículo com o laudo atualizado para : rh@ramsons.com.br especificando no e-mail o título da vaga ou entregar na rua: Doutor Moreira n*190 centro.

Empresa do Ramo de Educação Superior contrata Analista Recursos Humanos; Assistente de Recursos Humanos; Auxiliar de Recursos Humanos; Analista Financeiro; Assistente Financeiro; Auxiliar Financeiro. Enviar para e-mail gessycalima@hotmail.com

Estágio para alunos de ensino médio Requisitos: Cursando Ensino Médio: 1° ou 2°ano; Conhecimentos em Informática (Word e Excel); Disponibilidade para estagiar no turno da manhã ou tarde; Bolsas: DE 4H E 6H. OBS: colocar o ano, horário e nome da escola que estuda Interessados enviar CV para o e-mail: organizacionalhugv@gmail.com

Professora Requisitos: graduada em pedagogia, sexo feminino, experiência na educação infantil. Enviar currículo para fds.selecao@hotmail.com

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil ficou em R$ 4,84 trilhões em 2013. Dividindo esse valor entre os habitantes, o PIB per capita ficou em R$ 24.065 no ano passado

Dados de 2012 do IBGE mostram que 10% das pessoas com rendimento tinham ganho médio de R$ 164 mensais. Já o 1% mais rico tinha ganho médio de R$ 18.550. Para conseguir pagar as contas, a “família-padrão” precisa “apertar o cinto” e cor-

tar tudo que não for essencial para o sustento da família. Mas mesmo com o cinto apertado, a família vive confortavelmente em uma casa própria, com três quartos, sala, cozinha, área de serviço e quintal. Com planejamento e dialogo entre os familiares é possível

fazer financiamentos de carros e até viajar. O uso do cartão de crédito desenfreado prejudica grande parte das famílias que não conseguem manter o padrão de gastos mensal e acaba terminando o mês no vermelho e utiliza o 13° salário apenas para pagar dividas.


ecrau.com

Manaus, 28 de fevereiro de 2014

Maskate

|05|

Suframa completa 47 anos de sucesso A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) completa nesta sexta-feira (28) 47 anos de existência. O modelo é uma Autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que administra a Zona Franca de Manaus - ZFM, com a responsabilidade de construir um modelo de desenvolvimento regional que utilize de forma sustentável os recursos naturais, assegurando viabilidade econômica e melhoria da qualidade de vida das populações locais. Com quatro decênios de existência, a Suframa viabilizou a implantação dos três pólos que compõem a ZFM - comercial, industrial e agropecuário - e promove a interiorização do desenvolvimento por todos os estados da área de abrangência do modelo,

identificando oportunidades de negócios e atrai investimentos para a região tanto para o Pólo Industrial de Manaus quanto para os demais setores econômicos da sua área de atuação. Com recursos arrecadados com a prestação de serviço das empresas beneficiadas com os incentivos fiscais do modelo ZFM, a Suframa faz parcerias com governos estaduais e municipais, instituições de ensino e pesquisa e cooperativas, financia projetos de apoio à infraestrutura econômica, produção, turismo, pesquisa & desenvolvimento e de formação de capital intelectual. O objetivo é minimizar o custo amazônico, ampliar a produção de bens e serviços voltados à vocação regional e, ainda, capacitar, treinar e qualificar trabalhadores.

Superintendente da Suframa aposta em apoio a tecnologia e inovação A busca de alternativas para solucionar os entraves logísticos da região da Zona Franca de Manaus é uma das prioridades da Suframa para este ano. “Cabe à superintendência fomentar a discussão e, dentro dos seus limites

constitucionais, injetar recursos próprios no setor”, afirma o superintendente Thomaz Nogueira. Ele ainda aponta que o foco será cada vez mais no apoio ao sistema local de ciência, tecnologia e inovação.

A importância da Suframa para o Brasil A Suframa administra os incentivos fiscais de um modelo de desenvolvimento extremamente exitoso para o Brasil – a Zona Franca de Manaus – que tem estimulado o desenvolvimento da região, com viabilidade econômica e melhoria da qualidade de vida das populações locais. As indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), base de susten-

tação desse modelo, apresentam baixo impacto ambiental e têm contribuído para a preservação de aproximadamente 98% da floresta nativa no Estado do Amazonas. Para 2014 uma das metas é continuar investindo na busca de alternativas para solucionar os entraves logísticos da região. Cabe à Suframa fomentar a discussão e, dentro dos seus

limites constitucionais, injetar recursos próprios no setor. A idéia também é focar cada vez mais no apoio ao sistema local de ciência, tecnologia e inovação, apostando no capital intelectual para uma utilização cada vez mais racional dos recursos. Também tínhamos por objetivo agilizar o processo de análise dos Processos Produtivos Básicos e já conseguimos.

Amazônia é tema de concurso fotográfico nos 47 anos da SUFRAMA

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), em comemoração aos 47 anos da autarquia e do modelo Zona Franca (ZFM), promove neste mês de fevereiro, em parceria com o Fotoclube FotoSíntese, o concurso de fotografia “Imagens Amazônicas”. Voltado aos servidores e colaboradores da autarquia que não sejam fotógrafos profissionais, o concurso abrirá espaço para uma exposição, onde as 47 melhores imagens

serão selecionadas ao longo do mês de fevereiro e dispostas no hall da autarquia a partir do dia 28 de fevereiro e durante todo o mês de março. As melhores fotos serão premiadas ao final da 266ª reunião ordinária do Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS), no dia 13 de março. Cada participante deverá enviar, entre os dias 3 e 14 de fevereiro, até três fotografias, que sigam o tema proposto, para o endereço

eletrônicoconcurso@fotosintese. fot.br. As fotos enviadas após o período serão desclassificadas. Caso sejam enviadas fotografias em número superior ao máximo permitido, as imagens excedentes serão desconsideradas. Em alusão ao aniversário da SUFRAMA, as 47 imagens selecionadas para compor a exposição também poderão ser visualizadas no Facebook institucional www.facebook. com/suframa).


ecrau.com

Técnico do São Paulo cutuca jogador: ‘Aqui não tem lugar para menina’

Manaus, 28 de fevereiro de 2014

Maskate

|07|

qTreinador e lateral-direito discutiram na saída para o intervalo em Piracicaba A discussão do técnico Muricy Ramalho e o lateral-direito Douglas foi o assunto da entrevista coletiva após a vitória do São Paulo sobre o XV de Piracicaba, nesta quarta-feira, no Barão de Serra Negra. Na saída para o intervalo, o treinador cobrou mais atenção do jogador, que retrucou. Eles desceram para os vestiários batendo boca. – Aqui é jogo de homem, aqui não tem lugar para menina. Tenho de cobrar mesmo, porque depois eles (jogadores) ficam chorando no vestiário quando perdem. Isso é do jogo e não tem problema nenhum – afirmou. Depois da discussão, o Tricolor cresceu bastante no segundo tempo, ´principalmente depois que Paulo Henrique Ganso entrou na vaga de Luis Ricardo. Com dois passes para Luis Fabiano, o marcador resolveu a partida. No primeiro, o Fabuloso marcou. Em seguida, foi derrubado na área e sofreu pênalti – O time estava entrando muito na correria do Cafu. Precisávamos de alguém para

Hernane marca gol e revela não querer deixar o Brasil

parar a bola, e foi isso que o Ganso fez. Ele precisa ser mais participativo em todos jogos, dar mais assistências e

chutar a gol – explicou. Muricy festejou o triunfo por 3 a 1, o primeiro do Tricolor como visitante no Cam-

Pela 3ª vez consecutiva Corinthians vence e bate Comercial por 3x0 O Corinthians conquistou nesta quarta-feira sua terceira vitória seguida no Campeonato Paulista. Contra o Comercial, no Estádio do Pacaembu, a equipe da capital teve atuação apagada durante quase todo o confronto, mas conseguiu reagir no fim e triunfar de novo - desta vez por 3 a 0, com dois gols do “novato” Luciano e outro de Gil. Assim, manteve ainda mais vivo o sonho de classificação

às quartas de final da competição, embolando de vez o Grupo B. Agora com 17 pontos, o clube do Parque São Jorge assumiu a terceira colocação da chave, atrás de Ituano (18) e Botafogo-SP (19), que ainda entram em campo pela 11ª rodada do Paulista contra Linense e Penapolense, respectivamente. O Audax, que tem 16, também pode ultrapassar o Corinthians se vencer o

Atlético Sorocaba. O time alvinegro volta a campo pela 12ª rodada do Campeonato Estadual apenas na próxima quarta-feira, já que descansará no fim de semana devido ao feriado de Carnaval. O Comercial, por sua vez, seguiu com oito pontos e na zona do rebaixamento do Paulista. O próximo rival do clube de Ribeirão Preto é o Ituano, também na semana que vem.

peonato Paulista. O resultado faz o São Paulo igualar os 18 pontos do Penapolense, líder do Grupo A.

Com proposta para se transferir ao Shangai Shenhua, da China, Hernane marcou seu primeiro gol no Maracanã em 2014. Foi o segundo da vitória do Flamengo por 3 a 1, sobre o Emelec, pela Libertadores da América. Após a vitória, o Brocador escutou a torcida pedir a sua permanência no clube da Gávea. Segundo o próprio, a reação dos rubro-negros na noite desta quarta-feira foi um sonho realizado. O atacante afirmou que está feliz e que não sabe se deixará o Rio de Janeiro. - Era meu sonho ver a torcida gritando, pedindo para eu ficar. Estou muito feliz por ter feito esse gol no Maracanã. De resto, como já falei, o meu empresário está conversando

com a diretoria e eu não sei se eu fico, não sei se eu vou. Conheço pouco desse clube, não tenho tantas informações. Creio que até amanhã (quinta-feira) isso se decide. Eu estou feliz aqui - disse, ao deixar o campo do Maracanã. O Shangai Shenhua estaria disposto a pagar 3,5 milhões de euros (R$ 11,2 milhões) por 50% dos direitos econômicos que pertencem ao Flamengo. Hernane deve receber cerca de 130 mil euros por mês (R$ 425 mil) na Ásia. O Rubro-negro aguarda uma garantia de que receberá a quantia oferecida para concluir a transação. Para o Brocador, a proposta chinesa é boa para ele e para o clube.


FOGÃO MUELLER MODERATTO 3B 3B/BR / CÓD. 67883-6 À vista: R$ 399,00

15X

1+14

CREDIÁRIO PRÓPRIO

R$

40,

MÁQUINA LAVAR ROUPA MUELLER SUPER POP 600022001 BR CÓD. 67335-8 À vista: R$ 295,00

73 MENSAIS

15X

1+14

Total a prazo R$ 610,95 MAX

R$

REFRIGERADOR ELECTROLUX 262L RDE33 - BR / CÓD. 67749-7 À vista: R$ 997,00

15X

1+14

30,11

CREDIÁRIO PRÓPRIO

MAX

Total a prazo R$ 451,71

02 ANOS: R$ 69,48

MAX

MENSAIS

02 ANOS: R$ 92,56

02 ANOS: R$ 69,36

• AMD® Fusion C-70 • Windows 8 • Memória: DDR3 2GB • Wi-Fi: Sim • Câmera: Web HD • 1x HDMI • 2x USB

SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY WIN DUOS GTI8552 CZ / CÓD. 67927-8 À vista: R$ 989,00

12X

101,77

Total a prazo R$ 1.526,62

MENSAIS

CREDIÁRIO PRÓPRIO

R$

98,90

R$

MENSAIS

NO CARTÃO DE CRÉDITO

Total a prazo R$ 1.186,80 MAX

TV PANASONIC 32” LED HD TCL32B6B / CÓD. 67826-1 À vista: R$ 999,00

12X NO CARTÃO DE CRÉDITO

10X

PRÓPRIO

• Rádio FM • Câmera 5MP • 3G • Bluetooth

MENSAIS

02 ANOS: R$ 343,33

R$

1+9

CREDIÁRIO PRÓPRIO

COMODA MOVAL PRISMA 808729 CZ PT TEX CÓD. 67834-9 À vista: R$ 385,00

95,90

MENSAIS

Total a prazo R$ 959,00 MAX

CREDIÁRIO

90

Total a prazo R$ 1.198,80 MAX

ROUPEIRO BATROL TURIM 6PTS. 3GV BR-PT CÓD. 67355-2 À vista: R$ 959,00

99,

R$

FACILIDADE PARA

PAGAMENTO

02 ANOS: R$ 104,39

01 ANO: R$ 84,90

LOJAS NA CAPITAL

E NO INTERIOR

GARANTIA

ESTENDIDA

ENTREGA

GRÁTIS

MONTAGEM

GRÁTIS

10X

1+9

CREDIÁRIO PRÓPRIO

R$

38,50

MENSAIS

Total a prazo R$ 385,00 MAX

01 ANO: R$ 35,98

RENEGOCIAÇÃO

DE CONTRATOS

HORÁRIO

ESTENDIDO

NOTEBOOK ASUS 14” AMD C70 2GB HD500 W8 X40IUWX115H PT CÓD. 67910-4 À vista: R$ 1.399,00

CAMA CASAL ACOPL SONOREY RAINHA 140X190 140 237 CÓD. 67781-2 À vista: R$ 899,00

R$

12X

139,90

MENSAIS

NO CARTÃO DE CRÉDITO

Total a prazo R$ 1.678,80 MAX

10X

1+9

CREDIÁRIO PRÓPRIO

02 ANOS: R$ 498,92

R$

89,90

MENSAIS

Total a prazo R$ 899,00

Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condição para plano no carnê TVLAR, (1+9), SEM JUROS. Pagamento nos cartões AMEX, VISA e MASTER. Ofertas válidas somente para Manaus dos dias 24/02 à 08/03/2014. Para retirar seu cartão TVLAR dirija-se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!

MAX

01 ANO: R$ 84,90

Bem perto de você.


No amanhecer de um novo dia, a Sem Compromisso e a Vitória Régia vem abrindo caminhos ANO 16 - Nº 2.479 - MANAUS/AM -28/02/2014

Chegamos as duas últimas escolas de samba que tem a missão dupla de encantar os jurados e de levantar o ânimo do público no amanhecer do domingo gordo (2). O

tucano preto e amarelo, Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Sem Compromisso, vem em 2014, sendo puxado pelo “Pop da Selva”, Arlindo Júnior. O tema deste ano é

“Máquinas da Liberdade, que incendeiam os corações: a história da motocicleta, desde Leonardo Da Vinci”, contando a história das motocicletas. O desfile inicia às 4h.

Pesquisadores criam preservativo elétrico


|10| Maskate

ecrau.com

Manaus, 28 de Fevereiro de 2014

Alessandro Dias

ANIVERSARIANTES NO TELECARINHO DO MASKATE

Júnior Mello

Lohanna Izel

Lya Gomes

Bruno Andrade

Erika Yanca

Rodrigo Amorim

Sthephano Santos

Talisson L Andrade

Kamilla Vieira

Bruna Chagas @ChagasBruna88

Ivanilson Eufazio @vahnymd2da13

Odelson Pereira @odelsonpereira

Paulina @PaulinaTrojaike

Carnaval terá esquema de segurança com ações de 7 mil servidores

A Operação Integrada do Carnaval 2014, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), contará com um efetivo, de aproximadamente, 7,5 mil servidores de órgãos das esferas municipal, estadual e federal. Somente da área direta de Segurança Pública irão atuar em torno de 6,5 mil policiais militares, civis, agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Bombeiros, CorregedoriaGeral e Secretaria-Exec-

utiva de Inteligência. A Operação Integrada será o último teste do modelo de segurança a ser empregado no Fan Fest da Copa do Mundo em Manaus, sob a coordenação da Secretaria Executiva Adjunta de Grandes Eventos (Seasge) da SSPAM. As informações foram divulgadas pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, e pelo secretário executivo adjunto de Grandes Eventos da SSP-AM, coro-

nel PM Dan Câmara. De acordo com o coronel Vital, o planejamento do Carnaval deste ano vem sendo realizado desde o início do ano. “É uma ação integrada com a participação de muitos órgãos, que estão trabalhando juntos para que a população de Manaus tenha uma festa com segurança e sem transtornos”, ressaltou. A Operação Carnaval 2014 começa nesta quinta-feira (27), segue até o dia 8 de março, sábado, com o desfile das escolas campeãs.


ecrau.com

Menina que chora ao ouvir música do casamento dos pais vira hit Uma mulher identificada como “dianasedg1” publicou um vídeo em seu canal no YouTube que mostra a filha de 2 anos ficando emotiva e chorando toda vez que a música do casamento de seus

pais é tocada. Assim que a canção “Feels like home”, da cantora canadense Chantal Kreviazuk, começa a ser tocada, a menina imediatamente começa a chorar, e diz que “não gosta” da faixa que está

Manaus, 28 de Fevereiro de 2014

Maskate

|11|

sendo tocada pela mãe, que foi executada durante o casamento da americana. “Ela começa a chorar toda vez que toco essa música agora”, escreveu a mãe, de acordo com informações do vídeo.

Mulher usa camiseta em filha para Pesquisadores criam preservativo surpreender marido sobre gravidez elétrico que gera prazer Uma mulher publicou um vídeo no qual mostra a forma criativa de contar ao marido que estava grávida, ao “transformar” a filha mais nova do casal em um “aviso”, com direito a uma camiseta que dava as boas notícias em forma de brincadeira. Ao ver camiseta da filha, homem ficou chocado ao descobrir que a esposa estava grávida.Assim que o homem volta de viagem e vai cumprimentar a filha, ele não percebe que a menina está usando uma camiseta com os dizeres “big sister” (irmã mais velha, em tradução livre), e é avisado pela própria mulher a prestar atenção ao detalhe. “Meu marido e eu estávamos tentando ter o segundo filho e de-

cidi gravar sua reação em vídeo ao contar que estava grávida. Minha filha e eu voltamos um dia antes [da viagem] e fiz um exame de sangue naquela manhã, para poder fazer a surpresa mais tarde para con-

tar a novidade”, escreveu a usuária “desababe” na descrição do vídeo. Quando percebe a referência na camiseta o homem entra em choque, e parece não acreditar na notícia contada pela esposa.

Três pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, criaram um preservativo que gera pequenos impulsos elétricos para provocar maior prazer. O produto ganhou o nome de “Enguia Elétrica”. Assista ao vídeo postado no YouTube. Criado por alunos de doutorado do instituto, o objetivo do brinquedo erótico é desenvolver uma tecnologia sexual que permita às pessoas imitarem os desenhos de seus próprios brinquedos ou construir novos. Além disso, eles acreditam que a inovação irá ajudar a diminuir a quantidade de pessoas que evitam usar os preservativos de borracha. Andrew Quitmeyer, um

dos criadores, contou que o protótipo é formado por um tecido condutor colocado no pênis e preso com um velcro. O produto possui um microcontrola-

dor e, uma vez carregado, pode ser colocado na roupa, passando a enviar curtos impulsos elétricos de baixa intensidade, e estimulando a região.


|12| Maskate

ecrau.com

Manaus, 28 de Fevereiro de 2014

Período de Carnaval contará com ações de segurança

Na tarde da quarta–feira (26) a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM) apresentou para a imprensa o planejamento da Operação Integrada do Carnaval 2014. As informações foram divulgadas pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, e pelo secretário executivo adjunto de Grandes Eventos da SSP-AM, coronel PM Dan Câmara. Com o objetivo de servir como teste para os grandes eventos que virão para Manaus, como a Copa do Mundo, a operação “Carnaval 2014” já vem sido planejada desde início do ano e contará com uma ação conjunta de diversos órgãos públicos, como Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). Para a tranquilidade da população, foram designados cerca de 6,5 mil policiais civis, militares, agentes do Detran-AM, Bombeiros, Corregedoria-Geral e Secretaria-Executiva de Inteligência para trabalhar nos dias do Carnaval. Além da área do Sambódromo, os 10º e 12º Distritos Integrados de Polícia (Dips), os mais pertos da área dos desfiles, ficaram preparados para dar suporte a possíveis ocorrências no local. “Equipes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA) e do Núcleo de Proteção de Autoridades (NPA) também vão estar a postos no período da programação. Também teremos uma equipe de peritos forenses à disposição para atendimentos nos eventos do Sambódromo”, revelou o Delegado Virgílio Mendonça, representante da Secretaria Executiva Adjunta da Segurança Integrada para Grandes Eventos (Seasge). Em toda cidade, os 11 principais Dips que recebem flagrantes das seis zonas serão reforçados para atender eventuais ocorrências e seus delegados titulares ficarão de sobreaviso.

Trio tenta fugir de presídio e acaba voltando

Três detentas fugiram da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoal na noite de terça-feira (25). As fugitivas foram recapturadas horas depois. O trio conseguiu sair do presídio pulando o muro e a grade frontal, mas durante a fuga foram vistas pelo vigia da muralha, que chegou a dar um tiro de advertência para o alto. As detentas tentaram se esconder embaixo da Ponte de ferro da Avenida Sete de Setembro, mas durante a madrugada, foram encontradas pelos policiais da 1ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), acionados pela penitenciaria. O trio foi levado para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foram autuadas. As mulheres foram levadas novamente para o presídio e estão isoladas. Elas vão passar pelo conselho de disciplina, onde devem explicar como conseguiram fugir e se houve favorecimento de algum agente penitenciário. Durante a fuga, outras três foram capturadas pela polícia quando cerravam as grades da cadeia e mudadas de cela. Os nomes não foram revelados.

Presos fogem de Puraquequara Na madrugada desta quinta-feira (27), cerca de dez detentos fugiram da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) após pularem o muro utilizando uma “tereza”. Os suspeitos chegaram a atirar contra a guarita da unidade prisional e depois fugiram em uma lancha no Porto do Holanda. Apenas quatro foram recapturados. Uma lancha, já aguardava os detentos no porto, mas os policiais ainda conseguiram capturar quatro suspeitos. O número oficial dos foragidos não foi confirmado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Amazonas (Sejus).

Casal é preso vendendo entorpecentes na Zona Norte Tel.:(92)3088-0936 / 8133-3433 e cartuchosdaamazonia Conheça nossos serviços de: CARIMBOS, CÓPIA DE CHAVES XEROX, IMPRESSÃO, PLASTIFICAÇÃO ENCADERNAÇÃO, FOTOS 3X4... MANUTENÇÃO EM IMPRESSORAS

9235-1826

RECARGA DE CARTUCHOS JATO DE TINTA E TONER

Após receber denúncias anônimas, a policia prendeu em flagrante Elizabeth Sales Bandeira, 22, “Turbinada” e um adolescente de 15 anos vendendo “produtos ilícitos” em frente a uma casa, localizada na comunidade Nossa Senhora de Fátima, Cidade Nova, Zona Norte. O adolescente já havia sido detido no inicio do mês, em uma operação deflagrada por policiais da Força-Tarefa, no mesmo bairro. Na ação, ele chegou

a trocar tiros com a polícia e acabou ferido, sendo encaminhado para o Hospital Platão Araújo, Zona Leste,

de onde conseguiu fugir. O local de venda recebe o “carinhoso” nome de “Feira das drogas”.


ecrau.com

Manaus, 28 de Fevereiro de 2014

Maskate

CHURRASCADA DO TRÁFICO TERMINA COM NOVE PRISÕES Uma churrascada regada a muita cerveja, picanha e aquela farinha do uarini terminou na prisão do nosso queridíssimo André Alves dos Santos, 29, o ‘André Arapapá’, e sua tchurminha. Ele é um dos líderes de uma facção criminosa que atua na Região Norte e chefe do tráfico de drogas em diversos bairros da zona sul de Manaus. A treta aconteceu na última terça-feira, em uma casa na rua Danilo Corrêa, bairro Petrópolis, Zona Sul. Ele e outras oito pessoas foram impedidas de terminar o churrasco, que ficou lá jogado às moscas, enquanto os cops faziam as prisões. A casa pertence ao estonteante Charles Adriano Matos, 25, apontado como ‘braço direito’ de André, responsável pela distribuição e venda dos tóxicos nos bairros Japiim, Cachoeirinha, Raiz, Petrópolis e Morro of the Liberty. Charles também foi preso, junto com o fofíssimo Diego Raílton Dias Costa, 25; Júlio César Ferreira, 33; Eduardo Oliveira Silva, 26; e Natanael Santiago Souza, 25. Todos es-

JOVEM E DOENTE

tavam com a boca cheia de farinha, na hora em que a polícia chegou. Fazendo a decoração do ambiente, estavam 12 porções de cocaína, um revólver calibre 38 com quatro munições, além de seis aparelhos celulares, um carro, uma

moto e R$ 164 em espécie. Na quarta, os cops prenderam Marcleia Silva Nogueira, 45, no Japiim; Leandro Roque Gonçalves, 27, na Cachoeirinha, ambos os bairros na zona sul; e de Esdras Manasses Cavalcante Pinto, 31, o ‘Psicopata’,

em um posto de gasolina na Avenida das Torres, bairro Cidade Nova, zona norte, no momento em que tentava sair da cidade. Com todas essas prisões, o negócio do tráfico na Zona Sul de Manaus está aberto para quem quiser dominar.

COMERCIANTE MORRE EM ASSALTO O comerciante Dimas Alves de Almeida, 52, estava de boa, trabalhando, quando foi assassinado com dois balaços no peito por volta das 21h30 de terça-feira, nomercadinho dele, na Rua Guariúba, bairroMonte das Oliveiras, Zona Norte de Manaus. Dimas que tinha o mercadinho há 10 anos, já havia sido assaltado várias vezes, mas dessa vez o pilantra ficou achando pouco, levar todo o dinheiro e resolveu levar a vida do cara também. O cara que matou é conhecido e temido na área, por isso, ninguém quis falar nada para os cops. O caso está sendo arquivado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

FAMÍLIA IDENTIFICA DECAPITADO Familiares identificaram como sendo do ajudante de pedreiro, Ricardo de Castro Fonseca, 27, o corpitcho sensual encontrado no Ramal Água Branca 2, no km 35 da rodovia AM-010 no último dia 19, decapitado, com uma faca cravada no peito, um balaço na cara e uma cartolina azul com a frase: “Sou estuprador, por isso morri”. De acordo com informações registradas no Instituto Médico Legal

|13|

(IML), o maluco era natural do município de Parintins e morava sozinho em um barraco no Bairro da União, Zona Centro-Sul. Segundo o site do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), o fera-neném era gente boa e só respondia a um processo de posse de drogas para consumo pessoal na 2ª Vara Especializada nos Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (2ª Vecute).

Com 14 anos, mas cheio da doença na mente, um moleque estuprou o vizinho dele, de seis anos de idade. O ato bizarro ocorreu na casa do adolescente, na Comunidade Novo Millenium, no Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus. O pai da criança foi quem viu a putaria, quando ouviu os gritos do menino e pegou o moleque em cima dele. Ele pegou uma tapona violenta, que o fez voar para o outro lado do quarto, totalmente desnorteado. Esse lindo jovem foi apreendido e autuado por estupro e já foi encaminhado ao Ministério Público Estadual (MP-AM), que deverá decidir o que fazer com essa peça rara.

FACADAS DE AMOR

Denick Alvarez da Silva, 21, foi preso na última terça-feira por ser um cara muito ciumento e eterno apaixonado. Sofrendo de amor e muita paixão, ele decidiu expressar todos esses sentimentos maravilhosos para a sua ex-namorada, que o deixou, esfaqueando o atual namorado dela, o Reinaldo Martins Queiroz, 19. Essa foi a maior prova de amor e de que quer voltar com a gata, que ele pôde realizar. Ele dedicou este ato, que para ele é uma declaração de amor totalmente a ela. Infelizmente, os tiras o acharam na Rua B28, Planalto, Conjunto Ajuricaba, zona centro-oeste de Manaus, e o levaram para longe de seu amor. Denick será encaminhado ao Casarão, onde já pediu para ter visita íntima com a sua ex-gata, caso ela queira aparecer por lá.


|14| Maskate

ecrau.com

Manaus, 28 de Fevereiro de 2014

Macacão justo de Mulher Melancia descostura após malhação

O melhor das novelas

MALHAÇÃO

Fantasiado, Antônio ataca Paulino e rouba o dinheiro do bloco

ALÉM DO HORIZONTE

LC tem plano para colocar Hermes na máquina Andressa Soares, a Mulher Melancia, postou em seu Instagram nesta quarta-feira, 26, uma foto em que aparece com o macacão justo descosturado após sessão de malhação. A funkeira fez uma selfie no elevador para mostrar os furinhos que ganhou na roupa perto da barriga. “Amei a cor do macacão, bem verão. Ficou legal no Corpo. Mas...”, escreveu na legenda.

Aline Prado dá selinho em Guilherme Leicam no lançamento de sua revista

Aline Prado lançou sua revista “Playboy” na noite desta quarta-feira, 26, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A ex-Globeleza, que estrela a edição de fevereiro da publicação, usou um vestido branco, bem decotado, que ressaltava a sua boa forma. O ator Guilherme Leicam, que interpretou o Laerte na 2ª fase da novela “Em Família”, foi prestigiar a Festa e mostrou bastante entrosamento com Aline. Eles se divertiram vendo as fotos do ensaio e ainda posaram para fotógrafos que estavam no local dando um selinho.

Guilherme desiste de viajar com Raquel, e João Luiz acolhe o filho. Ignorando as suspeitas de sabotagem de Pedro, Vera e Frédéricesvaziam o casarão até a vistoria da Defesa Civil. Junior, Zureta, Minhoca e Paulino armam para ficar com meninas no bloco e pedem ajuda

a Martin. Toda a família de Vera se aloja no apartamento de Bernardete. Clara cantauma música para Guilherme. Maura se oferece para comprar o casarão e Pedro registra seus argumentos. Anita se incomoda com a insistência de Antônio e cogita acreditar em Ben.

William ficam abalados com a descoberta do namoro um do outro. Angelique consegue libertar LC e Líder Jorge. Carlos tenta acalmar William e Lili. Marcelo não aceita que Álvaro seja o representante de Inês no escritório.

EM FAMÍLIA

JOIA RARA

Manfred diz a Ernest que é o verdadeiro pai de Pérola

Amélia se assusta com os devaneios de Manfred sobre um possível romance entre os dois. Franz consegue o emprego de volta na livraria. Laura pede que Ernest

Marlon e Lili correm para abraçar William. Inês nomeia Álvaro seu representante no escritório. Um policial tenta tirar Rita e Selma da cadeia. LC exige que Angelique convença Hermes e Tereza a libertar ele e Líder Jorge. Lili e

dê um trabalho para Décio. Cristina e Manfred se encontram noapartamento dele. Gaia aconselha Amélia a contar para Franz que saiu com Manfred antes de conhecê-lo.

Helena e Luiza causam alvoroço na igreja

Helena acompanha Luiza à missa de Itamar, e Laerte tenta conter a emoção. Helena e Luiza causam alvoroço na igreja. Clara pensa em Marina. Jairo cobra de Juliana o dinheiro para entregar a guarda de Bia. Vanessa

percebe a preocupação de Marina ao voltar de viagem. Shirley acredita que Luiza seja filha de Laerte. Cadu luta para conseguir o dinheiro para seu restaurante. Iolanda chega à casa de Juliana e Guiomar fica apavorada.


ecrau.com

Manaus, 28 de Fevereiro de 2014

ALDEIA GLOBAL

Maskate

|15|

A VERDADE DOS SONHOS

Agricultura - Ser um agricultor: prosperidade. Outra pessoa como agricultor: êxito que virá pelo esforço no trabalho. Sorte: gato

RECEITA

PIADAS

Moussaka

INGREDIENTES •500 g de berinjelas fatiadas finas, em sentido longitudinal •Sal a gosto •1/2 xícara de chá de azeite de oliva •2 cebolas médias picadas •500 g de carne moída (carne magra) •3 tomates sem pelo e sem sementes •1 xícara de café de cachaça •1 colher de chá de pimenta do reino •1 colher de chá de canela em pó •1 colher de café de noz-moscada •1 colher de sopa de farinha de rosca Molho branco: •2 colheres de sopa de manteiga ou margarina •2 colheres de sopa (rasas) de farinha de trigo •500 ml de leite •1 colher de chá de noz-moscada •Sal a gosto •150 g de parmesão ralado MODO DE PREPARO 1.Coloque as fatias de berinjela em água e sal e deixe por 20 minutos 2.Escorra bem até tirar todo o excesso de água 3.Grelhe as fatias de berinjela em frigideira untada com margarina culinária e reserve 4.Coloque o azeite na panela e refogue as cebolas, junte a carne moída e mexa até dourar 5.Acrescente os tomates, a cachaça e todos os temperos 6.Deixe em fogo baixo por 30 minutos até que seque quase todo o líquido 7.Ficará um molho espesso 8.Adicione a farinha de rosca, retire do fogo, misture bem e reserve 9.Bata no liquidificador todos os ingredientes do molho branco - exceto o queijo parmesão - coloque o líquido em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar 10. Reserve Montagem: 1. Em um refratário untado com manteiga, faça uma camada de berinjela, depois uma camada da carne 2. Intercale as camadas até finalizar com uma camada de berinjela 3. Cubra com o molho branco, espalhe o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido, a 200°, por aproximadamente 40 minutos.

Aspirina Enquanto Dorme João saiu para beber com os amigos. Depois de entornar todas achou que estava com tesão, mas marido fiel, voltou para casa. Lá chegando encontra a Margarida mergulhada em sono profundo, dormindo com a boca aberta. Ele pega duas aspirinas, e as coloca gentilmente na boca da mulher, que acorda engasgada, e pergunta: — O que foi que você colocou na minha boca? — Duas aspirinas, responde ele. Ela aos berros: — Eu não estou com dor de cabeça! E ele feliz: — Era isso que eu queria escutar! Bolas Frias Maria, Fátima e Conceição, três amigas portuguesas, estavam tomando um chazinho juntas e botando a conversa em dia. Maria pergunta para Fátima: — Quando estás a fazer amor com teu marido, o Joaquim, já aconteceu de tocar as bolas deles e estarem frias? — Sim... as vezes percebo isso. E tu, já sentiste o mesmo no teu marido, o Antônio? — Ah, sim...Já notei isso. Não acontece o mesmo com teu marido, ó Maria? E Maria responde? — Sabem que nunca reparei? Mas esta noite vou conferir! — Está bem. Amanhã, você nos conta! — dizem as outras duas, curiosas. No dia seguinte, Fátima e Conceição esperam por Maria, que chega atrasada. Ela vem capengando, com um olho roxo e a cara muito inchada. — Que foi que aconteceu? — perguntam as amigas. — É tudo culpa de vocês! — Como assim? — Foi porque, ontem à noite, quando toquei nas bolas do Manuel, meu marido, disse para ele: “Tu não tens as bolas frias como o Joaquim e o Antônio!” Pescando na Lagoa Sábado, como de hábito, o cara levantou cedo, colocou os agasalhos silenciosamente, tomou o café e até deu um passeio com o cachorro. Em seguida, foi até a garagem e engatou o barco de pesca no 4x4. De repente, começou a chover torrencialmente. Havia até pedra-de-gelo misturada com a chuva, ventos a mais de 80 km/h. Ligou o rádio e ouviu que o tempo seria chuvoso durante todo aquele dia. Voltou imediatamente pra casa, silenciosamente tirou a roupa e deslizou rapidamente para debaixo dos cobertores. Afagou as costas da mulher suavemente e sussurrou: — O tempo lá fora está terrível. Ela, ainda meio adormecida, respondeu: — Você acredita que o idiota do meu marido foi pescar com esse tempo?

CURIOSIDADES

5 atores que mataram pessoas na vida real Marcadores: Curiosidades, Lista 1 – Lane Garrison No auge dos seus 26 anos, o David ‘Tweener’ Apolskis de “Prison Break”, estava dirigindo bêbado quando bateu seu SUV e matou um adolescente de 17 anos de idade. Ele foi condenado a 40 meses de prisão. 2 – Rebecca Gayheart Rebecca Gayheart atropelou e matou um menino de nove anos de idade, enquanto dirigia pelo centro de Los Angeles em 2001. Apesar de inocentada pela justiça americana, ela foi processada por homicídio e negligência pelos pais do menino. “É algo que está comigo todos os dias, e estará para o resto da minha vida”, disse à revista People em 2005. 3 – Matthew Broderick Enquanto estava de férias na Irlanda, com a então namorada Jennifer Grey em 1987, Matthew Broderick se envolveu em um acidente que resultou na morte de uma mãe e filha. No acidente, Broderick teve uma perna quebrada. Depois desse acidente, Broderick nunca

mais foi o mesmo. “Minha cabeça nunca foi a mesma . Minha ambição nunca mais foi a mesma” – disse ao San Francisco Chronicle em 2010. Apesar de não ter tido culpa no acidente, Matthew parece conviver com o peso das duas mortes até hoje. 4 – Skylar Deleon O ator que fez uma ponta em “Power Rangers” foi condenado a pena de morte em 2009 pelo assassinato de um casal em seu iate. Na época, ele havia manifestado interesse em comprar o iate do casal, mas sabe-se lá o que o levou a cometer tal atrocidade. O nome do iate, infelizmente, era “Well Deserved”, em tradução livre, “bem merecida.” 5 – Charles S. Dutton Na década de 70, muito antes de “Alien 3” - talvez o filme de maior expressão em que atuou - Charles S. Dutton foi condenado por homicídio e cumpriu pena sete anos. Pouco depois de sua libertação, ele foi condenado por posse ilegal de arma de fogo e cumpriu uma pena de três anos.

Horóscopo do Dia ÁRIES As amizades, a criatividade e as novas soluções estão em destaque. A Lua segue em Aquário e hoje se harmoniza com Mercúrio: Vale sair, circular e falar com quem for preciso para resolver de vez velhos assuntos. TOURO Bom momento para expandir sua rede de contatos. Não fique sozinho e isolado, bons contatos podem trazer boas oportunidades, você pode ser apresentado a alguém interessante. GÊMEOS Quanto mais responsabilidade cultivar ao se comunicar, melhor. Mercúrio se harmoniza com a Lua, mas ainda segue retrógrado: evite fofocas e mentiras, perceba se fala pelos cotovelos. A palavra deve ser usada para trazer soluções, para desfazer mal-entendidos, curar e transformar. CÂNCER Período de importantes descobertas e compreensões. O setor da religião, filosofia e estudos superiores está ativado. Bom período para leituras, filmes, documentários e palestras. É tempo de expandir sua consciência. LEÃO Período de grandes transformações e renovação pessoal. Procure ouvir o seu corpo mais do que a sua mente. Desta forma, pode perceber que os excessos causam danos à saúde. Com a Lua minguante, evite forçar situações ou começar algo novo. VIRGEM Sua missão neste período são os outros. Programe-se para se reunir com os amigos, você pode se tornar uma pessoa mais popular agora. Mercúrio combina forças com a Lua, sua palavra ganha peso e deve ser usada para o bem, com responsabilidade. LIBRA O amor passa por uma fase mais estável, sua aparência está ótima. Em tempos de Lua minguante repense e reformule seus propósitos, estabeleça as metas do próximo ciclo. A cada dia cresce sua clareza para traçar metas. ESCORPIÃO É tempo de restabelecer a harmonia entre corpo, mente e emoção para que a vida siga seu curso natural. Utilize a palavra para conciliar, trazer soluções e finalizar de vez questões que vem se arrastando. SAGITÁRIO Em destaque sua capacidade de se integrar e de se entrosar com as pessoas. Clareza e carinho ao se comunicar são essenciais, todos a sua volta estão mais sensíveis e suscetíveis. Júpiter e Urano pedem prudência, continue a ter cuidado com excessos, exageros e loucuras. CAPRICÓRNIO A comunicação fica facilitada hoje pela harmonia entre Lua e Mercúrio. A Lua segue minguante na fase balsâmica, tempo de concluir questões, descansar e renovar energias pra que possa virar a página. AQUÁRIO Vale sair da rotina, experimentar algo diferente, conhecer novos lugares e pessoas. A Lua minguante segue em seu signo pedindo liberdade. Bom dia também para os intercâmbios. Lua e Mercúrio garantem agilidade na conclusão dos assuntos práticos. PEIXES A vontade é de tirar os pés do chão, flutuar e voar longe nas asas da imaginação. Com o Sol em seu signo, a cada dia cresce a sensibilidade e a confiança para novos voos.


|16| Maskate

ecrau.com

Manaus, 28 de Fevereiro de 2014

PROMOVER O DESENVOLVIMENTO, PRESERVAR O MEIO AMBIENTE, MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS. SUFRAMA. HÁ 47 ANOS INSPIRANDO O TRABALHO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO AMAZONAS. Há 47 anos, a Suframa é sinônimo de desenvolvimento sustentável em nosso estado. Ou seja: quase meio século voltado para a preservação do meio ambiente e crescimento econômico do Amazonas.Sempre levantando a bandeira da inovação tecnólogica, sem perder o foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas. É por isso que para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas esta data é tão especial.

Parabéns a todos que ajudaram a construir essa história.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO AMAZONAS CUIDANDO DA NOSSA GENTE

INFORMAÇÕES: WWW.ALEAM.GOV.BR TV ALEAM • RÁDIO ALEAM

2479 issu 2 9  

Edição 2479