Issuu on Google+

ANO 16 - Nº 2.446 - MANAUS/AM - 14/01/2014

“Só libero quando houver total segurança”, diz Arthur

Nacional faz 11 a 0 em amistoso neste sábado

Área de risco da Ponta Negra fica interditada pra evitar novas mortes

Material escolar mais caro devido à alta do dólar e do aumento no preço do papel

Franz pede comida em bar

Pró-Menor Dom Bosco recebe micro-ônibus do Governo

‘Paredões’ serão combatidos por causarem poluição sonora Aline tenta acabar com a vida de César

Carine Felizardo Modelo - Divulgação

Negociações

Maluco estupra mulher grávida de sete meses


|02| Maskate

ecrau.com

Manaus, 14 de janeiro de 2014

CIDADE DOS MALUCOS Bolsa-família

Versículo do Dia Ninguém, pois, engane ao seu próximo; mas terás temor do teu Deus; porque eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 25:17

Santo do Dia

A sugestão de substituir o pedágio por bolsa-família, dada pelo Grupo de Trabalho que administra o conflito dos índios Tenharim, é a típica solução meia-boca para problemas de boca escancarada e garganta profunda. Dar dinheiro sem um programa que integre cidadania, com saúde e educação, é resolver superficialmente a questão.

Paradigmas

Solução integrada foi dada pelo governo federal no caso similar dos índios Waimiris-Atroaris, que tiveram estrutura para acessar os benefícios da cultura não-índia, que resultaram em paradigmas de intersecção cultural. Bolsa-família é outra coisa que todos sabem em que vai dar.

Estacionamento na UFAM é assim!!!

O dia 14 de janeiro na História

Negociações

apesar de ter sido inventado por Antonio Meucci.

Neste domingo, o vice-governador José Melo afirmou que os Tenharim não voltarão a cobrar pedágio na rodovia Transamazônica. A decisão foi um dos desfechos da reunião que durou quase 9 horas com o grupo de trabalho criado para resolver o conflito entre indígenas e moradores dos municípios de Humaitá e Apuí.

Assistência financeira

Como forma de compensar a extinção do pedágio e evitar que retomem a cobrança, o Governo do Amazonas sugeriu à Presidência da República a criação de um programa de assistência financeira aos índios Tenharim, no modelo o Bolsa Família. Segundo Melo, dependendo do entendimento do Governo Federal, os índios também poderão ser inseridos no Bolsa Família. Por sugestão de José Melo, Governo do Estado e a Prefeitura de Humaitá darão assistência financeira de um salário mínimo às famílias do professor Stef Pinheiro de Souza, e do representante comercial Luciano da Conceição Ferreira Freire. A Eletrobras já está dando a mesma assistência para a família de Aldeney Ribeiro Salvador, funcionário da empresa.

Ponta Negra

As famílias das pessoas que morreram afogadas em 2012 na praia permanente da Ponta Negra, ainda aguardam o laudo definitivo para que a justiça possa responsabilizar criminalmente a causa e causadores das mortes naquele balneário, 16 ao todo.

NINGUÉM MERECE! • É muito fácil acusar o governo pelo fracasso dos programas de educação, pesquisa e desenvolvimento. É preciso, porém, identificar a causa da insuficiência desses recursos. • Cabe aqui levantar indagações sobre o modelo de gestão adotado, para explicar a precariedade dos resultados na Educação. • Investimentos existem tanto em pesquisa como em ensino, em várias áreas e programas, mas costumam ser mal administrados. • Bons cientistas e bons professores, decididamente, não significa que sejam bons gestores. Falta profissionalizar a gestão.

1907 – Centenas de pessoas morrem quando um terremoto atinge Kingston, a capital da Jamaica. 1914 – Henry Ford, fundador da Ford, anuncia um novo sistema na linha de montagem de sua fábrica, que reduzia de 12,5 horas para 93 minutos a produção de um carro. 1506 – A escultura clássica Laoconte e seus filhos (Grupo de Laocoonte) é redescoberta em Roma por Felice de Fredi e vendida de imediato ao papa Júlio II. 1659 – Batalha das Linhas de Elvas 1724 – O rei Filipe V de Espanha abdica do trono em favor de seu filho mais velho 1784 – Os Estados Unidos ratificam um tratado de paz com a Inglaterra encerrando a Revolução norte-americana. 1797 - Batalha de Rivoli 1809 – Firmada a aliança entre Inglaterra e Espanha para lutar contra Napoleão, cujas tropas haviam invadido a Espanha. 1852 – Promulgada nova Constituição na França, que outorgou poder a Charles Louis Napoleón Bonaparte. 1876 – O telefone é patenteado por Alexander Graham Bell,

1914 – A erupção do vulcão Strato, na ilha de Sakura, no Japão, provoca a morte de sete mil pessoas e destrói 13 mil casas. 1943 – O presidente norte-americano Roosevelt e o primeiro-ministro inglês Churchill iniciam uma conferência de guerra em Casablanca. 1944 – Segunda Guerra Mundial: Início da ofensiva soviética contra tropas alemãs em Leninegrado e Novgorod. 1952 – Iniciam-se os Jogos Olímpicos de Inverno em Oslo 1953 – O marechal Josip Broz Tito é eleito primeiro presidente da República da Iugoslávia. 1965 – Os primeiros-ministros da República da Irlanda e da Irlanda do Norte se reúnem pela primeira vez em 43 anos. 1969 – Início da missão espacial Soyuz 4 1973 – Elvis Presley realiza

um show que foi o primeiro a ser transmitido via satélite para mais de 40 países e visto por mais de 1 bilhão de pessoas. O show foi realizado em Honolulu, no Hawaii. 1974 – O general Ernesto Geisel é escolhido presidente da República por eleição indireta. Ele assumiria no dia 15 de março, enfrentando dificuldades econômicas e políticas que anunciavam o fim do milagre econômico e ameaçavam o regime militar. Em 1974, a inflação chegaria a 34,5%. 1980 – Inicia-se o segundo mandato de Indira Gandhi como Primeira-Ministra da Índia. 1982 – Adotada a bandeira do estado do Amazonas – Brasil 1994 – Os presidentes da Rússia, Boris Iéltsin, e dos EUA, Bill Clinton, firmam em Moscou, com o presidente da Ucrânia, Leonid Kravchuk, um acordo para eliminar todos os mísseis nucleares estratégicos ex-soviéticos. 1996 – O empresário Álvaro Arzu, um político de direita, assume poder como o novo presidente da Guatemala. 2000 – Cirurgiões do hospital Edouard-Herriot fazem, pela primeira vez, um duplo transplante de antebraços em um paciente que os havia perdido há quatro anos. 2000 – Um tribunal da ONU sentencia cinco croatas a 25 anos de prisão pelo massacre de 103 muçulmanos num vilarejo na Bósnia e Herzegovinaem 1993.

Ótimo – Os habitantes de 31 municípios do Amazonas passarão a ter, pela primeira vez, o direito a advocacia sem custos. Com a distribuição de novos defensores públicos concursados em 2014 Defensoria Pública volta a atuar no interior. Bom – Ministério Público Estadual instaurou inquérito para fazer com que órgãos públicos fiscalizem e punam motoristas infratores. Os paredões de som, equipamentos de alta potencia sonora adaptados a carro estão na mira dos órgãos de segurança e ambientais do Amazonas. Ruim – A alta do preço do papel, do dólar e a elevada carga tributária são os principais vilões do aumento do preço dos livros didáticos e de material escolar, segundo entidades ligadas ao setor. Em 2013, o dólar subiu pouco mais de 15% em relação ao real. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | jornal@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Ger. de marketing.:Anamaria Leventi|marketing@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

Pedro Donders Pedro Donders nasceu em 27 de outubro de 1809, no sul da Holanda . Seus pais, Arnoldo e Petronila, tiveram dois filhos que sobrevieram a mortalidade infantil da época. Pedro, era o mais velho e muito doente; Martino, era o caçula e deficiente. Pedro tinha seis anos de idade, quando sua mãe morreu e diante dessa circunstância precisou deixar os estudos para ajudar seu pai, já muito idoso, na renda familiar. Depois por causa de sua saúde frágil não foi aceito no serviço militar, mas sua vocação era o sacerdócio.Também devido a sua condição física, escassa capacidade intelectual e pobreza material, não permitiam que seguisse o seu chamado. Entretanto Pedro insistia com seu pároco que o ajudava , até que conseguiu que o recebessem no seminário, mais como empregado do que como noviço. Pedro se interessava pelas missões e depois de ser rejeitado pelos Jesuítas, Redentoristas e Franciscanos, acabou ingressando no Seminário diocesano. No ano de 1839 o Seminário foi visitado pelo Prefeito Apostólico do Suriname, Guiana Holandesa, buscando ajuda para seu território de missão que estava numa situação muito crítica. Dos seminaristas, apenas Pedro Donders se ofereceu. Em 5 de junho de 1841 foi ordenado sacerdote. Um ano mais tarde chegou em Paramaribo, uma região selvagem quatro vezes maior que a Holanda. Era seu campo de missão. Os primeiros catorze anos foram dedicados à formação dos catequistas, das crianças e às visitas pastorais entre os escravos das fazendas holandesas. Era enorme a distância religiosa e moral, tanto entre os brancos como entre os negros. A rotina de padre Pedro iniciava nas primeiras horas da madrugada quando rezava a Santa Missa e se entregava às orações, depois saia para visitar as famílias. Em 1856 recebeu o encargo da pastoral dos enfermos, dedicando-se especialmente aos leprosos de Batávia, local oficial para os leprosos, onde existiam mais de quatrocentos enfermos de ambos os sexos e com todos os tipos de lepra. Nesta tarefa, nenhum capelão resistia mais de um ano. Ele ficou quase trinta, sempre à inteira disposição dos miseráveis.


ecrau.com

Manaus, 14 de janeiro de 2014

Área de risco da Ponta Negra fica interditada pra evitar novas mortes

Maskate

|03|

q“Só libero quando houver total segurança”, diz Arthur

Placas de alerta A área está interditada, fechada com tapumes e com muitas placas indicativas quanto à proibição. Mesmo assim ainda os policiais tiveram que retirar algumas pessoas e orientá-las a esperar a liberação do local. As pessoas sabem que estão correndo riscos, mas não respeitam os avisos. Segundo o major Darcelo é importante que os banhistas tenham

consciência de que é mais seguro utilizar somente a parte liberada da praia. “A praia perene para uso tem monitoramento da Guarda Municipal, patrulhamento da Polícia Militar e ainda conta com salva vidas do Corpo de Bombeiros, que atuam na areia e em embarcações a margem da orla”, enfatizou, destacando os fatores de segurança.

Equipe de prontidão

Foram 16 pessoas que perderam a vida entre julho e novembro de 2012. Até hoje não ficaram esclarecidas devidamente as causas, mas o prefeito Arthur Neto não negocia nem cogita li-

berar a área de praia permanente até que sejam asseguradas todas as condições de segurança. Mesmo com o clima nublado, milhares de pessoas lotaram a praia do Complexo Turístico da Ponta

Negra na tarde deste domingo, 12. Alguns banhistas insistiram em invadir a parte de areia que ainda está interditada e foram alertados por agentes da Guarda Municipal quanto a proibição.

Eles acabaram sendo retirados da área. O povo tem memória curta e rapidamente dilui na lembrança o clima de comoção que tomou conta da cidade há pouco mais de um ano.

Caso dramático É importante que a população tenha presente os motivos da proibição. Um dos casos mais dramáticos envolveu o garoto Maurício Nóbrega Ribeiro, de 11 anos, que “sumiu” na frente de sua mãe, quando brincava de mergulhar e emergir na parte mais rasa na tarde do dia 23 de outubro de 2012. A família já se preparava para deixar a praia quando a criança entrou na água e não voltou. Formou-se

Monitoramento Um ano depois, a segunda etapa da praia perene ainda não foi entregue ainda, uma vez que os trabalhos de monitoramento da cheia ainda estão em andamento. Seguindo a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, a administração pública só irá liberar o local quando forem realizados todos os testes que indiquem que a praia não ofereça nenhum risco aos banhistas. De acordo com o major Darcelo Gomes, subsecretário da Casa Militar, alguns banhistas insistem em desrespeitar os aviso de interdição da praia e transpõem os tapumes ou adentram a área a nado.

a correria e o desespero tomou conta para achar a criança mas ninguém conseguiu encontrá-lo. A mãe mergulhou atrás dele mesmo sem saber nadar. Só depois, quando chamou a atenção das pessoas próximas é que o encontraram, mas já estava morto. A atendente Andréa Nóbrega, de 31 anos quase enlouquece. E os Bombeiros ficaram perguntando das outras pessoas da praia se ela estava bêbada.

Durante todo o domingo a prefeitura disponibilizou cerca de 100 servidores na área, entre homens da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Limpeza Pública, (Semulsp) e Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab). Publicamos, a seguir, lista das vítimas de afogamento na praia da Ponta Negra entre julho e novembro de 2012, com 16 nomes, a saber:

Cleiton Cristiano dos Santos, 27, Bruno Ferreira de Morais, 24, Bruno Souza Melo, 24, Fabrinny Ribeiro Farias, 29, Márcio Roberto da Silva, 26, Hérica Letícia Ferreira dos Santos, 22, Jonathas de Souza Alves, 41, Ailton Benício da Silva, 18, Dulci Maria de Aquino Lima, 46, André de Souza Rebelo, 33, Randerson Menezes Nascimento Frota, 18, James Veras da Costa, 17. Lucivaldo Cruz da Silva, 23, Mauricio Nóbrega Ribeiro, 11, Erison da Silva Costa, 19 e Fábio do Nascimento, 20.


|04| Maskate

ecrau.com

Manaus, 14 de janeiro de 2014

Governo do Amazonas entrega micro-ônibus ao Pró-Menor Dom Bosco qPara melhorar as atividades socioeducativas na capital

Investimentos

A secretária executiva do FPS, Vânia Cyrino, destacou sobre as aprovações dos convênios que viabilizam as entregas dos benefícios no Estado. “O Fundo de Promoção Social tem como eixo a inclusão social e a geração de renda e todos esses projetos são aprovados por meio de edital, como foi o caso do Pró-Menor Dom Bosco, que teve

seu projeto aprovado no ano passado e agora está com esse transporte, que vai ajudar a promover novas atividades lúdicas e culturais”. Desde o ano de 2011, o FPS já beneficiou mais de 16 mil famílias com investimento de mais de R$ 11 milhões, em projetos que promovem o desenvolvimento socioeconômico das famílias amazonenses.

Mais qualidade no ensino e redução de custos são os principais benefícios esperados pela Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia/ Pró-Menor Dom Bosco, que recebeu nesta sexta-feira, dia 10 de janeiro, do Fundo de Promoção Social (FPS) do Governo do Amazonas, um micro-ônibus com capacidade para 32 lugares. O transporte faz parte do convênio com o FPS, que tem a primeira-dama, Nejmi Aziz, como presidente de honra, e a instituição, no valor de R$ 196,9 mil. A entidade, que fica localizada na zona centro-oeste de Manaus, atende mais de 800 jovens carentes com atividades profissionalizantes e deve melhorar o atendimento junto às famílias dos alunos. Segundo o diretor da instituição, padre Humberto Ribeiro, novas ações vão ser realizadas para qualificar a comunidade. “Uma de nossas metas, neste ano, é capacitar as famílias dos nossos alunos e o ônibus vai ajudar muito porque não desenvolvemos somente projetos dentro da nossa instituição, mas fora também com outras atividades. E com o transporte que ganhamos vai melhorar porque antes ficávamos preocupados porque os ônibus que alugávamos quebravam muito e tudo isso saia caro”, comentou Ribeiro. Com a aquisição do veículo, o estudante Uylison Santos, 23, aposta na realização de novas atividades educacionais. “O veículo vai ajudar muito a nossa instituição e o nosso aprendizado também porque vamos poder participar de mais ações culturais

Fotos: Herick Pereira/Agecom

fora da instituição”, afirmou o jovem. Para a aluna Suelem Venâncio, 21, a economia em aluguel de transporte deve

abrir portas para outros investimentos. “Com esse micro-ônibus vamos economizar dinheiro para podermos investir em outras coisas que

precisamos, como materiais didáticos, e tenho certeza que os outros alunos vão ter mais interesse em vir para as aulas”, disse.


ecrau.com

Manaus, 14 de janeiro de 2014

Índios e famílias de desaparecidos no Sul do AM terão auxilio da União O governo federal assumiu os prejuízos das famílias dos três homens desaparecidos na rodovia BR-230 (Transamazônica), que liga os municípios de Humaitá e Apuí, distantes 590 e 453 quilômetros de Manaus. A informação foi repassada em uma reunião realizada ontem (12) no 54º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), em Humaitá, com a presença de todas as autoridades envolvidas na investigação do caso. Na ocasião foi acertado o fim do pedágio cobrado pela etnia Tenharim, em cuja reserva aconteceu o desaparecimento, em troca de mais investimentos nas áreas de saúde e alimentação para aquela população. Estiveram presentes na reunião o governador em exercício, José Melo, o comandante militar da Amazônia, general Vilas Boas, o comandante da 17ª Brigada de Infantaria, general Poty, o

|05|

‘Paredões’ serão combatidos

superintendente da Polícia Federal, Carlos Gaya, o prefeito do município de Humaitá, representantes do Ministério Público, da Fundação Nacional do Índio (Funai), vereado-

res e outras autoridades. O principal assunto debatido na reunião foi a tensão vivida naquela região desde o desaparecimentos do representante comercial Luciano Fer-

reira Freire, do professor Stef Pinheiro de Souza e do funcionário da empresa Eletrobrás Amazonas Energia do Distrito de Santo Antônio do Matupi, Aldeney Ribeiro Salvador.

Força Nacional deve permanecer O Ministério da Justiça determinou a permanência da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) por mais 90 dias em Humaitá, município do Sul do Amazonas a 590 km de Manaus. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (13). Segundo a portaria assinada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a atuação e o número de policiais a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento em conjunto entre os órgãos envolvidos: Polícia Federal, Exército, Polícia Civil e Polícia Militar do Amazonas. O prazo do apoio prestado pela FNSP poderá ser prorrogado, se necessário, conforme parecer do Ministério da Justiça.

Eletricista usa primeira mão biônica Devido um acidente de trabalho, o eletricista Magno Pinheiro de Souza, perdeu as duas mãos e dois dedos do pé. No mês passado, ele recebeu o que pode ser a primeira mão biônica comercializada em Manaus. Magno, agora aposentado, trabalhava em uma empresa de engenharia e tinha ido ao município de Nova Olinda do Norte, a 135 quilômetros da capital, realizar um serviço de manutenção na rede elétrica. Ele informou que o acidente aconteceu por volta das 13h do dia 19 de outubro de 2012 e que ficou pendurado no poste. Segundo ele, mesmo utilizando os equipamentos de segurança, bota, cinto, capacete,

Maskate

luvas, não teve como evitar. “Eu tinha subido no poste e estava utilizando os equipamentos de segurança, mas, por um descuido meu, coloquei as mãos na rede de alta tensão, que ainda estava ligada. A partir daí eu não lembro mais de nada”, disse. O recomeço - O equipamento foi financiado pelo patrão do eletricista que contratou o protesista Marcos Francisco da Silva Campos que viajou para Sorocaba para participar de um curso durante uma semana e conhecer o equipamento. Além da mão biônica, também foi confeccionada uma luva especial que chegou ao final do ano passado.

Os paredões de som, equipamentos de alta potência sonora adaptados a carros, estão na mira de órgãos de Segurança Pública e ambientais do Amazonas. Uma força tarefa está sendo montada para combater, a partir de fevereiro, o crime ambiental, infração de trânsito e abusos cometidos pelos donos das aparelhagens. A iniciativa é do Ministério Público Estadual (MPE), que instaurou um inquérito civil para apurar a omissão dos órgãos de trânsito e ambiental em relação à poluição sonora veicular, em Manaus. O MPE quer acabar com o “jogo de empurra” que ocorre entre os órgãos,

fazendo com que eles trabalhem em parceira e consigam, de fato, coibir o uso dos equipamentos de som que ultrapassam o limite de decibéis permitido pela lei, que prejudicam a segurança do condutor, além de causar inúmeros transtornos à população. A intenção é criar meios que limitem a instalação e uso dos equipamentos sonoros em carros. Atualmente, cada órgão atua apenas em suas competências. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), por exemplo, aparece como uma das mais atuantes com o trabalho isolado, segundo o MPE.

Amazonas terá 9,7 mil vagas de estágios este ano Estudantes que querem iniciar a carreira profissional terão pelo menos 9,7 mil vagas de estágio no Amazonas, em 2014. Com carga horária média de 6 horas, as bolsas variam de R$ 350 a R$ 1,4 mil, entre alunos de Ensino Médio e Superior. O aumento de oportunidades é reflexo da realização da Copa do Mundo em Manaus, avaliam especialistas. Alunos com outros idiomas costumar ter mais chances na disputa por um espaço no mercado de trabalho. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) deve oferecer 3 mil vagas, uma ampliação de 46,6% em relação a este ano. Em 2013, foram ofertadas 2.046 vagas. A maior parte das oportunidades tem carga horária de 6 horas diárias e os cursos mais demandados são administração e contabilidade.

As bolsas vão de R$ 600 a R$ 950 e os candidatos devem cursar Ensino Médio, Técnico ou Superior e ter 16 anos ou mais. Os alunos devem se inscrever no www.fieam. org.br/iel/estagio ou procurar a sede do IEL no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), localizado na Avenida Joaquim Nabuco, nº 1919. O processo passará por reformulações na área tecnológica, informou o encarregado de estágio do IEL, Jander Menezes. A partir de junho de 2014, será implantado o novo Sistema de Gestão de Estágio e o órgão vai lançar o aplicativo mobile do IEL, onde serão disponibilizados cursos, vagas, eventos e projetos. Outras 2.520 vagas serão oferecidas pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) no próximo ano.


|06| Maskate

ecrau.com

Manaus, 14 de janeiro de 2014

Material escolar mais caro devido à alta do dólar e do aumento no preço do papel Amanda Paz (35) oferece serviços de recrutamento e seleção e Relações Humanas. Ela é formada pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi). Contato: 9411-8172

Diego dos Santos (20), deseja cargo na área administrativa, possui o Ensino Médio Completo e cursos nas áreas de auxiliar administrativo, informática avançada, marketing internacional, montagem e desmontagem de computadores e auxiliar de escritório. Contato: 9123-6349

Maskate seleciona Jornal Maskate seleciona: Jornalista com experiência em impresso. Interessados encaminhar currículo para: marketing@maskate.com.br

Aux. de serv. gerais / aux. de produção Experiência não exigida; Ensino fundamental. Com disponibilidade de horário. Atividade braçal desenvolvida especificamente por profissionais do sexo masculino. Interessados que atenda o perfil acima, deve enviar currículo para novostalentosam@gmail.com

Auxiliar Administrativo

A alta do preço do papel, do dólar e a elevada carga tributária são os principais vilões do aumento do preço dos livros didáticos e de material escolar, segundo entidades ligadas ao setor. Em 2013, o dólar subiu pouco mais de 15% em relação ao real, encarecendo os produtos importados. Já o papel, segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), aumentou em torno de 12%. Somado a esse cenário, a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae) aponta a alta cobrança de tributos, que pode chegar a 47% do preço final. Na hora de comprar, os altos preços são evidentes. De acordo com as entidades do setor, os aumentos têm justificativa. Em relação aos livros, a presidenta do Snel, Sônia Machado Jardim, explica que ainda não foi feito um levantamento do reajuste este ano. “Vários aumentos ocorreram no último ano, causando impacto no custo de produção do livro. Por exemplo, o papel aumentou em torno de 12%, o dissídio da categoria foi 6,40%. Infelizmente, esses aumentos acabaram refletindo no preço do livro”.

Veja abaixo a carga tributária sobre o material escolar: Agenda Escolar: 43,19% Apontador: 43,19% Borracha: 43,19% Caderno Universitário: 34,99% Caneta: 47,49% Cola Tenaz: 42,71% Estojo para Lápis: 40,33%

A produção leiteira do Amazonas pode dobrar até 2015. A meta faz parte do plano do governo em ampliar o atual volume produzido, que finalizou 2013 com um total de 19,1 milhões de litros de leite, conforme dado da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) obtido a partir de levantamento do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). O secretário adjunto da Sepror, Christian Barnadd, comenta que neste ano, o programa Residência Agrária conta com recursos da ordem de R$ 5 milhões, administrados junto a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Ele explica que o projeto é um dos “braços” do Amazonas

Inspetor da qualidade

Encarregado de segurança patrimonial Ensino Médio Completo Sólida experiência em Segurança Patrimonial no PIM Inicio imediato Enviar curriculo para: jucibrun1@hotmail.com

Analista da qualidade Graduação Cursando ou Completa em Engenharia Elétrica/Produção ou áreas afins. Experiencia na Função; em Processo de Manufatura do Ramo Eletroeletrônico; Atividades: Profundo Conhecimento dos processos de controle de qualidade (relativo à área de atuação), características dos produtos e matérias-primas/insumos, custos, técnicas estatísticas, métodos e processos de produção. Disponibilidade de Horário; Obrigatório: Inglês Fluente Benefícios: Plano de Saúde; Odontológico; Seguro de Vida; Cesta Básica; Convênios com Drogarias/Ótica/ Livrarias;Rota e alimentação Interessados que atendam este perfil devem encaminhar CV para o e-mail rh.manaus2014@ gmail.com; até o dia 10/01/2014; no campo assunto escrever: QUALIDADE

Papel Carbono: 38,68% Papel Sulfite: 37,77% Pastas Plásticas: 40,09% Régua: 44,65% Tinta Guache: 36,13% Tinta Plástica: 36,22%

Produção leiteira pode dobrar a capacidade até 2015 no Amazonas

Ccom experiência comprovada em carteira. Salário + benefícios. Enviar currículo somente interessadas para o email: luccibani@gmail.com

- Técnico em Gestão da Qualidade (Recém Formado) * Cursos necessários: - Auditor Interno da Qualidade ISO - 9001:2008; - As 7 Ferramentas da Qualidade MASP/PDCA; - Excel Avançado; CNH-B. Atividades: Inspecionar os produtos adquiridos através de medições; Monitorar entregas, coletar dados, registrar não conformidade, elaborar gráficos, 5s, entre outras. Interessados que correspondam ao perfil enviar Currí¬culo para rh@amazonaco.com.br, indicar o cargo pretendido e pretensão salarial.

Fichário: 39,38% Folhas para Fichário: 37,77% Lancheira: 39,74% Lápis: 34,99% Livro: 15,52% Mochilas: 39,62% Papel Pardo: 34,99%

Rural, no qual um doutor especialista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) junto a equipe de mais 30 profissionais concede atenção exclusiva a pecuária. De acordo com o secretário adjunto, com a inclusão de tecnologias orientadas pela assistência técnica, os produtores podem elevar a produção de uma vaca. “Se antes ela produzia um litro por dia, agora tem capacidade de fabricar seis a dez litros diariamente”, destaca Barnadd. A assistência é realizada em 12 municípios do Estado, Careiro da Várzea, Autazes, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Iranduba, Manacapuru, Apuí, Boca do Acre, Humaitá, Distrito de Santo Antônio do Matupi (em Manicoré), Parintins e Lábrea.

Reajuste de 5,56% para aposentados que ganham acima do mínimo Aposentados e pensionistas do INSS que recebem benefícios com valor acima de um salário mínimo, de R$ 724, terão seus benefícios reajustados em 5,56% em 2014, segundo portaria dos ministérios da Fazenda e da Previdência Social publicada no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (13). O valor refere-se à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano passado, divulgado na sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - que serve de referência para a correção dos benefícios previdenciários. Com isso, o teto da Previdência Social para 2014 fica em R$ 4.390,24. No ano passado,

o reajuste dos benefícios havia sido de 6,20%. Os benefícios acima do mínimo não tiveram reajuste real neste ano, ou seja, acima do INPC de 2013. A política de não conceder reajuste real para os benefícios acima do salário mínimo foi defendida pelo governo em abril de 2012 no envio da proposta da LDO de 2013 ao Congresso Nacional. De acordo com o governo, os 9,5 milhões de benefícios acima do piso previdenciário representarão impacto líquido de R$ 8,7 bilhões. O reajuste do salário mínimo a partir de janeiro deste ano atinge 20,8 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais e custará R$ 9,2 bilhões aos cofres.


ecrau.com

Manaus, 14 de janeiro de 2014

Craque do futebol feminino aposta em nova final entre Brasil e Espanha Candidata ao prêmio de melhor jogadora do mundo, a atacante Marta foi a jogadora mais assediada pela imprensa durante a coletiva oficial da Fifa nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça. A atleta, que já conquistou a “Bola de Ouro” em cinco oportunidades, foi questionada principalmente sobre as manifestações que aconteceram no Brasil durante a Copa das Confederações, as possibilidades do Brasil na Copa de 2014 e do movimento Bom Senso F.C. Em relação à equipe comandada por Luiz Felipe Scolari, Marta afirmou não pensar em derrota no Mundial e até arriscou um palpite para a decisão do torneio, no dia 13 de

julho, no Maracanã. “ Creio que irá acontecer a mesma coisa que ocorreu na Copa das

Confederações (o Brasil ficar com o título). Espero que possa repetir a mesma final do ano

passado e que o Brasil possa novamente sair vencedor. Não está nos planos do povo brasileiro (uma derrota na Copa). Seria um pesadelo. Espero não viver essa situação”. A atacante, que atualmente defende o Tyreso, da Suécia, espera bons resultados do futebol masculino e feminino nos próximos anos. “ A Copa do Mundo, sem dúvida, vai deixar bons frutos para o futebol feminino e para o Brasil de uma forma geral. Estamos com uma expectativa grande no masculino e no feminino. Espero que tudo que está acontecendo no país possa incentivar o futebol feminino para chegar bem no Mundial da categoria em 2015”, finalizou.

Promessa do basquete brasileiro sonha se tornar astro na NBA Idade de menino, pretensão de gente grande. Aos 18 anos, o ala-pivô da base do Pinheiros, Bruno Caboclo, apontado como uma das grandes promessas do basquete brasileiro em um curto espaço de tempo, sonha em fazer história e se tornar um expoente atleta na maior liga do mundo, a NBA. Com 2,02m de altura, a joia já traz em seu currículo experiências nos Estados Unidos e na Europa, onde atuou na França. Por causa de questões referentes ao visto e de amadurecimento, a volta ao Brasil foi tratada como fundamental, principalmente após o convite do Pinheiros. Em meados de 2013 na Argentina, Bruno foi eleito o MVP do Basquete

Brasileiro do UFC evita assistir a lesão de Spider Leandro Issa, o Brodinho, foi o primeiro brasileiro a entrar em um octógono pelo UFC (Ultimate Fighter Championship) após a lesão de Anderson Silva (veja infográfico sobre o golpe e a fratura). O lutador de 30 anos fez sua estreia no último dia 4 de janeiro, contra o americano Russel Doane e foi derrotado por submissão técnica, no segundo round. O fato de lutar apenas uma semana após o acidente com o Spider influenciou Leandro Issa, atleta da categoria peso-galo, que afirma ter evitado assistir a qualquer “replay” e repercussão sobre o assunto para que isso não prejudicasse seu estilo de luta, que tem o jiu-jítsu e o chute como características principais. Com cartel de 11 vitórias e três derrotas antes de assinar com o UFC, Brodinho tem contrato por

mais quatro lutas pelo Ultimate. Lutador da Evolve MMA, de Cingapura, o atleta curte as férias e aproveita para recarregar as energias em Ubatuba, no litoral

norte de São Paulo, sua cidade natal. O nervosismo do primeiro combate pesou, e o atleta espera estar mais preparado nas próximas oportunidades.

Cinco atletas lutarão por vagas nos jogos olímpicos da juventude china 2014 O esporte de alto rendimento apoiado pelo Governo do Amazonas começa a temporada com um excelente resultado. Neste sábado, 11 de janeiro, cinco representantes do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), programa de excelência executado pela Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), conquistaram o primeiro lugar na 7ª etapa do Torneio da Juventude, evento que serve como seletiva para apontar a equipe brasileira que disputará os Jogos Olím-

picos da categoria (Young Olympic Games), em agosto, na China. A competição, realizada no ginásio do CEFAN, no Rio de Janeiro, foi marcada pela supremacia da luta olímpica amazonense no estilo livre masculino e feminino. Dos seis atletas que viajaram com passagens cedidas pelo Governo do Amazonas, cinco sagraram-se campeões. Apenas Diane Martins (46 kg), lesionada, não foi ouro no torneio. O próximo passo dos atletas de Manaus é a disputa da Seletiva

Pan-Americana, que acontece no mês de maio, no ginásio do Sesi, em Osasco (SP). Para a secretária da SEJEL, Alessandra Campêlo, os feitos obtidos no Rio de Janeiro mostram que a política pública de esporte determinada pelo governador Omar Aziz é acertada. “Hoje os atletas têm total apoio do Governo do Estado para treinamento, intercâmbio e competições. Os resultados estão aparecendo graças à soma dos esforços dos atletas, treinadores e federações e Governo”.

Sem Fronteira das Américas, um CAMP tradicional feito pela NBA para procurar jovens promessas. A repercussão foi tão grande que a mídia europeia e americana chegou a compará-lo a Kevin Durant, seu ídolo no esporte, e Oscar Schmidt. Já no final do ano, o ala-pivô continuou a se destacar, agora na fase final da LDB (15.8 pontos, 8.4 rebotes, 1.2 assistências, 1.2 bolas roubadas e 2.4 tocos), arrancando elogios do técnico da seleção brasileira, Rúben Magnano.

Maskate

|07|

Nacional faz 11 a 0 em amistoso neste sábado Em busca do melhor condicionamento físico dos jogadores, o Nacional realizou na manhã deste sábado (11), no CT Barbosa Filho, Zona Leste de Manaus, mais um amistoso com um selecionado amador visando a disputa do Campeonato Amazonense, Copa Verde e a Copa do Brasil. O jogo terminou com a vitória ‘elástica’ do Leão da Vila Municipal, por 11 a 0. Ao fim do confronto, o técnico Francisco Diá disse que não considera tanto o resultado, mas sim a desenvoltura de seus comandados em

campo. Para o técnico, eles ainda estão muito tolhidos. Principalmente, no que se refere a ligação entre o meio de campo com o ataque. A intenção da diretoria nacionalina é consolidar a data do próximo amistoso do time azulino. O adversário já está confirmado: O time profissional do Sul América, que também disputará o Estadual. - Na quinta, diante do Sul América, a gente espera ter um parâmetro melhor, já que ele também jogará o Campeonato Amazonense - arrematou Diá.


SUPER OFERTAS

JANEIRO

10X

EM

DE

SEM JUROS!

NO CREDIÁRIO TV E NOS CARTÕES D LAR* E CRÉDITO.

ESTANTE MADETEC OLIVIA 801110 GR/PT CÓD. 678930 À vista: R$ 479,00

BANCADA MADETEC SUSPENSA AGATA 254110 GR/PT CÓD. 678931 À vista: R$ 865,00

10X 47,90 SEM JUROS

50 10X 86, SEM JUROS 1+9

R$

1+9

R$

MENSAIS

MENSAIS

NO CREDIÁRIO E CARTÃO DE CRÉDITO

NO CREDIÁRIO E CARTÃO DE CRÉDITO

MAX

01 ANO: R$ 78,64

ROUPEIRO BATROL TURIM 6P 3G CPLH 113573 IB/PT CÓD. 673561 À vista: R$ 959,00

DE

SALA JANTAR TUBFORM CAPONGA TAIBA 6C 9961 PT/ CZ CÓD. 679032 À vista: R$ 849,00

10X 95,90 SEM JUROS R$

1+9

JANEIRO

JANEIRO MENSAIS

NO CREDIÁRIO E CARTÃO DE CRÉDITO

MAX

90 10X 84, DE SEM JUROS R$

JANEIRO 1+9

MENSAIS

NO CREDIÁRIO E CARTÃO DE CRÉDITO

MAX

01 ANO: R$ 84,90

01 ANO: R$ 78,64

SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY SII DUOS GTS7273T PR CÓD. 67924-7 À vista: R$ 789,00

KIT COLORMAQ CLASS MASTER 5P 4G VDR 23984101 PT CÓD. 678152 À vista: R$ 1.049,00

12X

90 10X 104, SEM JUROS R$

1+9

01 ANO: R$ 38,51

Ofertas válidas somente para estes produtos.

MAX

NOS CARTÕES DE CRÉDITO

MENSAIS

R$

78,90

MENSAIS

NO CREDIÁRIO E CARTÃO DE CRÉDITO

MAX

CREDIÁRIO

PRÓPRIO

FACILIDADE PARA

PAGAMENTO

LOJAS NA CAPITAL

E NO INTERIOR

GARANTIA

ESTENDIDA

ENTREGA

GRÁTIS

MAX 01 ANO: R$ 104,39

• Câmera 5mp • 4GB • 3G • Tela 4” • bluetooth • Rádio FM.

01 ANO: R$ 101,84

MONTAGEM

GRÁTIS

RENEGOCIAÇÃO

DE CONTRATOS

HORÁRIO

ESTENDIDO

Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condição para plano no carnê TVLAR e nos cartões AMEX, VISA e MASTER em 10x (1+9) sem juros. Ofertas válidas dia 02/01/2014 a 18/01/2014. Ofertas validas somente para Manaus. Para retirar seu cartão TVLAR dirija-se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!


Estrangeiros residentes em Manaus aprovam clima na Arena da Amazônia ANO 16 - Nº 2.446 - MANAUS/AM - 14/01/2014

Um grupo de dez estrangeiros residentes em Manaus, sendo oito ingleses, visitou a Arena da Amazônia no mesmo horário em que a Inglaterra enfrenta a Itália na estreia das duas seleções na Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014™, no dia 14 de junho, às 18h, e constataram que o calor dentro da Arena não prejudicará o jogo. “Não é muito quente. Está ok!”, disse Lee Robinson, um dos integrantes do grupo. O jornalista Chris Westwood mantém um site (www.inbrasil2014.com) e blog de informações sobre Manaus e o Brasil para turistas de outros países. Neste sábado (11/1), durante a visita, ele disse que o calor não será problema para os jogadores e ficou

impressionado com a beleza da Arena da Amazônia. Apesar de morar há mais de uma ano em Manaus, esta foi a primeira vez que ele entrou no novo estádio. “Acho que os ingleses vão aproveitar bastante a cidade, os bares, a cerveja daqui, até o clima vão gostar porque a gente tem frio na Inglaterra. Aqui é como férias para nós ingleses”, declarou. Para o coordenador da UGP COPA, Miguel Capobiango Neto a visita é muito importante para que os turistas tenham a real impressão de como é Manaus e a Arena da Amazônia. “O projeto do estádio valoriza os ventos e fazem com que o calor seja amenizado aqui dentro. Isso eles (ingleses) estão sentindo agora. O que

falam diferente disso é por puro desconhecimento”, enfatizou. Obras - A Arena da Amazônia está 95% construída e neste final de semana iniciaram os testes dos dois telões. Cada um tem 60 metros quadrados e estão posicionados nas laterais Leste e Oeste do estádio. A afixação das membranas da cobertura e fachada são as principais frentes de trabalho atualmente. De acordo com o coordenador da UGP COPA ainda não há previsão para entrega da Arena, o que só será possível prever após a conclusão da instalação das membranas. Também estão sendo realizados serviços de acabamentos e limpeza fina dos ambientes internos.

Blitz no Manôa


|10| Maskate

ecrau.com

Manaus, 14 de Janeiro de 2014

Athayde Muller

TELECARINHO DO MASKATE

Babi Lucena

Daniel Assante

Maia Soares

Claudia Regina Coelho

Lucas Sairaf

Pablo Assunção

Patrícia Ponce de Leão

Pedro Mota

Priscila Maciel

Alessandro Pinto @AlessandroPin10

Janete Duarte @janete_duarte

Jeanine Noronha @je_noronha

Kennecy Kennedy @ycennek

Blitz no Manôa Começando 2014 com força total, a Blitz do Maskate já foi agitar no Manôa neste sábado (11) com sua equipe beldades: as maskatinhas Barbie, Nágila Silva, Tatiane, Carliane e Dalila. Sempre prontas para distribuir jornais e sorrisos, as nossas afrodites manauaras foram levar as melhores vibrações que o Maskate deseja neste 2014 para o povo da Zona Norte.


ecrau.com

Homem declarado morto acorda em necrotério e assusta funcionários Os funcionários de um necrotério no Quênia levaram um susto depois que um homem dado como “morto” acordou 15 horas depois e gritou por socorro. Paul Mutora, de 24 anos, havia sido declarado morto e seu corpo tinha sido enviado para o necrotério para ser embalsama-

do. Após ouvirem ruídos, dois funcionários descobriram que o homem ainda respirava. Em seguida, ele teria acordado “gritando”. Mutora tinha sido levado para o hospital em estado crítico depois de tomar inseticida após uma discussão com seu pai.

Manaus, 14 de Janeiro de 2014

Maskate

|11|

Segundo o diretor do hospital, Joseph Mburu, a medicação dada ao paciente pode ter erroneamente indicado que ele tinha morrido. De acordo com Mburu, o efeito da atropina leva à diminuição da frequência cardíaca, além de provocar a dilatação das pupilas.

Competição de ‘esqui com Londrinos e nova-iorquinos usam seu animal de estimação’ apenas a roupa de baixo no metrô Dezenas de pessoas usaram apenas a roupa de baixo no metrô de Nova York (EUA) e Londres (Inglaterra), no domingo (12), durante evento chamado “Viagem sem calças no metrô”. Realizado desde 2002, evento ocorreu em mais de 60 cidades ao redor do mundo.

Um resort de esqui promoveu uma competição de “esqui com seu animal de e s t i m a ç ã o” neste domingo (12) em Sanmenxia, na província chinesa de Henan. Um dos par ticipantes foi visto esquiando com seu pato de estimação.

opas & abores Venha conhecer a mais nova delícia de Manaus, os mais de 25 sabores de Sopas vão te surpreender Todos os dias das 17:30 até 23:00h

Rua Rio Purús - Vieiralves - em frente a Academia Atala

ecomidias.com


|12| Maskate

ecrau.com

Manaus, 14 de Janeiro de 2014

Engavetamento de 14 veículos atinge as duas faixas da Torquato Tapajós

Jovem morre afogado por cãibra em balneário

Acidente envolvendo 14 veículos aconteceu por volta das 9h desta segunda-feira na Avenida Torquato Tapajós, bairro Novo Israel, Zona Norte de Manaus, nas proximidades da empresa Pionner do Brasil, e provocou cerca de cinco quilômetros de retenção na via. Seis pessoas tiveram pequenas escoriações e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Manaustrans deslocou equipes de agentes para o local e foi necessário guincho de arrasto para desbloquear as duas mãos via que ficaram interditadas.

No meio-dia do domingo (12), Bruno Rodrigues Santos, 18, foi encontrado morto debaixo uma ponte

localizada em um balneário no quilômetro 30 da BR-174. O jovem morreu de afogamento e segundo pericia do

Instituto Médico Legal (IML), uma cãibra levou a morte. O fato de Bruno estar com os dedos pressionados levan-

tou suspeitas dessa possível morte. Os amigos de Bruno tentaram ajudá-lo, mas não conseguiram.

Na manhã deste domingo (12), Jaison Campos Fenandes dirigindo um Celta Prata 2001 atingiu uma

moto onde estava Serrão Nunes e Isaque Almeida na Avenida Torquato Tapajós, Zona Norte.

Jaison estava alcoolizado, foi conduzido para o 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e preso em flagrante

por delito de embriaguez ao volante, mas pagou fiança e solto. Os ocupantes da moto tiveram ferimentos leves.

Motorista alcoolizado bate em motoqueiro As vitimas foram socorridas para o Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, na Zona Leste, e passam bem. Dentre as vítimas, uma adolescente de 16 anos que está grávida também foi socorrida.De acordo com os policiais, um dos veículos de passeio atravessou a pista e colidiu com um ônibus articulado. O trânsito ficou parado nas duas faixas por cerca de uma hora e meia. Segundo uma testemunha, que preferiu não se identificar, um caminhão-cavalo teria sido o responsável pelo acidente. Segundo ele, o veículo pesado trafegava em uma velocidade acima do permitido, quando não conseguiu desviar de um carro na curva e bateu. Após a batida, os demais veículos não conseguiram frear a tempo e também colidiram, formando o engavetamento no local. O motorista nega a afirmação e declarou aos veículos de imprensa que estava dirigindo a cerca de 50km/h. Por estar dirigindo o veículo com os documentos atrasados, o motorista do caminhão-cavalo foi levado ao 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para prestar esclarecimentos. No total, dois caminhões, um ônibus articulado e onze carros se envolveram no acidente.

400 matrículas feitas ilegalmente por escola de Manaus serão devolvidas Os responsáveis pelo Colégio Palas Atena, no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul, terão que cancelar as matrículas de 400 alunos realizadas para este ano e devolver os eventuais valores pagos pelos pais. A determinação cujo cumprimento deve ser feito em caráter imediato é de autoria da juíza Maria Eunice Torres do Nascimento, da 9ª Vara Cível de Manaus, na última quarta-feira. A magistrada determinou ainda que os proprietários comuniquem formalmente o cancelamento das matrículas aos pais enviando um telegrama para cada um, além de fixar o aviso no colégio e publicar a medida em, no mínimo, dois jornais de grande circulação de Manaus. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 10 mil até o limite de R$ 100 mil. A sentença é resultado do descumprimen-

to, pelo colégio, da recomendação da juíza, realizada em outubro de 2013, para que não fossem feitas matrículas, uma vez que os responsáveis pelo Palas Atenas tinham sido comunicados que deveriam deixar o prédio. O prédio foi lacrado na última quinta-feira, depois que a juíza Maria Eunice decidiu que o imóvel deveria ser devolvido à Prefeitura de Manaus.


ecrau.com

Manaus, 14 de Janeiro de 2014

Maskate

MALUCO ESTUPRA MULHER GRÁVIDA DE SETE MESES

|13|

CORPITCHO PENEIRADO

Sabadão inútil e Evandro Lima de Farias, 24, estava com muito tesão para ficar em casa quieto. Louco para praticar sexo com quem quer que aparecesse, ele percebeu que poderia realizar uma grande fantasia dele: transar com uma mulher grávida de outro cara. Ele se esbaldou depois de ver uma jovem de 19 anos, grávida de sete meses, na rua Ipiranga, no bairro Raiz,

Zona Sul de Manaus. O Evandro não quis nem saber e quis viver esse louco desejo. Invadiu a casa da jovem, de manhã, quando o marido saiu para ir à padaria e aproveitar e ficar de papinho com um monte de figuras. Ele usou uma faca para ameaçar a jovem e arrepiou em cima dela, fazendo verdadeiras loucuras na cama. Depois de tanto sexo

O taxista Raimar Vilhena de Lima, 40, trabalhou, trabalhou, mas foi encontrado morto com um tiro na nuca, dentro do táxi dele estacionado em frente a um prédio do Conjunto João Bosco, Flores, Zona Norte de Manaus, na noite do último sábado. O carro estava com o farol aceso e o aparelho de som ligado com volume alto, o

que chamou a atenção de moradores. Os vidros estavam fechados. Ele já estava morto desde as 11h, mas os vizinho só foram dar uma olhada com mais calma às 19h, quando ele já estava podrinho dentro do carro. O celular dele não estava lá, mas a carteira estava com R$ 300. Mesmo assim, a família prefere acreditar em latrocínio.

Fernando Vieira Moura Júnior, 30, foi preso na noite sábado por carinhosos tiras da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) após estar muito arretado tentando se passar por policial civil, na Alameda Cosme Ferreira, Zona Leste de Manaus. Ele começou a perturbar um microempresário de 37 tentando extorqui-lo. A vítima relatou que o falso policial pediu R$ 1,6mil

para que ele liberasse o veículo dele, que estava com a documentação atrasada e não poderia estar circulando na cidade. O microempresário deixou a quantia de R$ 350 com Fernando e, em seguida, acionou os cops. Além de ficar sem os R$ 1,6 mil, Fernando ainda foi preso por falsa identificação e extorsão no 9º Distrito Integrado de Polícia (Dip).

e nada de o maridão voltar, Evandro foi acometido de um soninho súbito e muito gostoso e acabou dormindo por ali mesmo. Ele achou um quarto que fica do lado de fora da residência do casal e ficou por lá mesmo. Quando o marido voltou com o pão, já frio de tanto que demorou batendo papo com os amigos na rua, foi esculhambado pela

mulher que contou que havia acabado de ser possuída sexualmente por um vagabundo de rua. Evandro foi preso por estupro no 3º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde alegou que não lembrava de nada e que se não lembrava, não tinha feito nada e exigia ser libertado imediatamente. Ele foi mandado lá para o Casarão da Sete.

TAXISTA É MORTO DENTRO DE CARRO

FALSO COP DA CIVIL

Alguém com muita raiva meteu 12 facadas na barriga e nas costas de um cabra, por volta das 5h40 deste sábadão, na frente de uma casa, na rua Santa Helena no loteamento João Paulo 2, zona leste de Manaus. O corpitcho foi encontrado por moradores e a polícia foi acionada. O morto era pura sedução, ele estava com um capacete na cabeça, media aproximadamente 1,60 cm de altura, tinha os cabelos pintado de vermelho, cor parda, idade entre 20 a 25, vestia uma calça de cor preta e uma camisa de cor preta. O industriário Alexandre Braz, 39, contou que ouviu pedidos de socorro da vítima, mas quando saiu de casa o homem já estava sem vida, então voltou para assistir o resto do filme que estava vendo.

IRMÃOS DO PÓ Os belíssimos irmãos Erick Laborda Vieira, 18, e Leoneuza Laborda da Silva, 30, foram presos sábado, porque estavam fazendo coisa feia: Mexendo com droga. Eles estavam transformando a casa deles em laboratório de droga, localizada na Rua Aracaju, no bairro Grande Vitória, na Zona Leste. O problema é que o pessoal da rua é muito fofoqueiro e foram contar pra polícia. No local, foram apreendidas 140 trouxinhas de entorpecentes com características de pasta-base de cocaína, 250 gramas de substância semelhante à cocaína, uma balança de precisão, além de material para o embalo e refino da droga. Erick e Leoneuza foram direto lá pra Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficarão curtindo um tempo com a galera.


|14| Maskate

ecrau.com

Manaus, 14 de Janeiro de 2014

Claudia Leitte exibe pernões em figurino curtinho durante show

Claudia Leitte agitou uma multidão de mais de 40 mil pessoas durante a nona edição do Fest Verão Paraíba na cidade de Cabedelo no domingo, 12. Ela fez xhow da nova turnê “AxéMusic” e aproveitou que o forrozeiro Wesley Safadão estava no evento para cantar a música “Pancadão Frenético”. No sábado, 12, Claudia também sensualizou mostrando as pernas. Ela usou um figurino justinho. Na semana passada, Claudia levantou suspeitas de uma nova gravidez, mas explicou o motivo da felicidade: Em seguida, a cantora usou seu Twitter para explicar o motivo da felicidade. “Uma das novidades é que o ‘AxeMusic’, nosso DVD, acabou em menos de 24 horas de pré-venda! Uma nova remessa chegou essa manhã e o fez o terceiro mais vendido”, explicou ela, desmentindo que teria encomendado o terceiro herdeiro.

Carla Diaz e Pérola Faria curtem noite

Pérola Faria e Carla Diaz mostraram as pernocas na balada neste domingo, 12. As duas foram estiveram no Café de La Musique, em São Luís do Maranhão, prestigiando a apresentação do DJ Tocadisco. Pérola curtiu o evento aos beijos com o namorado, Mauricio Mussalli, e Carla Diaz também estava acompanhada do namorado, Felipe Lombardi. Além dos casais, Caio Paduan e Bernardo Falcone estiveram presentes. Mais cedo Pérola aproveitou para conhecer as belezas de São Luís. A atriz fez um passeio de helicóptero pelos Lençóis Maranhenses e andou de jegue.

O melhor das novelas

MALHAÇÃO Pedro encontra um desenho detalhado sobre os planos de Antônio

Antônio deixa Ben desacordado na loja abandonada e sai com o celular do garoto. Antônio consegue enganar o chaveiro e guardar sua mochila no quiosque do profissional. Anita se desespera por não encontrar Ben. Tita questiona Hernandez sobre o caráter de Antônio. Pedro encontra um desenho detalhado dos planos de Antônio e mostra para Anita. Ronaldo e Vera ficam apreensivos com a falta de notícias de Ben. Ben acorda na loja abandonada e grita por socorro. Pedro, Frédéric e Anita alertam Ronaldo e Vera sobre os planos de Antônio e todos decidem procurar ajuda. Ronaldo e Vera conversam com um policial sobre as suspeitas contra Antônio, e João Luiz desconfia. Antônio observa toda a movimentação de longe. O policial informa que a praça deve ser evacuada. Pedro tem a ideia de procurar por Bruna para descobrir pistas sobre o paradeiro de Antônio. Antônio manda Bruna para a praça e lhe promete uma surpresa.

JOIA RARA Franz pede comida em bar e quase é reconhecido

ALÉM DO HORIZONTE Lili e Tereza se enfrentam

William tenta convencer Tereza de que é igual a Marlon. Thomaz pensa em uma forma de encontrar Lili. André conta para Celina o que viu no galpão de Kléber. William orienta Lili para falar com LC sobre ele. Hermes culpa Líder Jorge pelas falhas na segurança do Grupo. Tereza pede que deixem William em observação. Inês reclama de Priscila para Marcelo. André recebe uma ordem para voltar para o Rio de Janeiro. Tereza fala com Marlon sobre seu irmão. Lili convence LC de que não sabia da verdadeira identidade de William. LC, Tereza e Hermes decidem o destino de William, Paulinha e Líder Jorge. William agradece Marlon por não tê-lo denunciado. Priscila expulsa Inês de sua casa. Inês decide contar para Álvaro sobre o namoro de Priscila e Marcelo. Thomaz tem uma ideia e decide falar com LC. Heloísa e Flávio se aproximam de Tapiré. Lili e Tereza se enfrentam. Thomaz ameaça LC e exige ser levado para a Comunidade para falar com Lili.

AMOR À VIDA Aline tenta acabar com a vida de César

Cléo vai embora e deixa Joel no hotel. O delegado vai à casa de Amélia procurar Franz e Pérola lhe conta que Sílvia está viva. Valter tenta convencer Laura a entregar Tavinho para Gaia e Toni. Ernest e Manfred discutem por causa de Franz. Joel não tem como pagar o hotel e é obrigado a fazer faxina. Amélia arruma um emprego de garçonete na casa de chá. Sonan decide fazer um retiro nas montanhas para esquecer Matilde. Aurora consegue voltar para a pensão de charrete e todos ficam aliviados. Aurora e Davi decidem se casar imediatamente. Franz pede comida em um bar de beira de estrada e quase é reconhecido pelo dono, que lê um jornal onde está publicada a sua foto como fugitivo. Franz diz ao dono do bar que é caixeiro viajante e que foi assaltado na estrada. Ernest fica desolado ao ler no jornal em que Franz está sendo procurado como fugitivo. Matilde sonha com Sonan. Manfred procura Amélia na casa de chá em seu primeiro dia de trabalho e a convida para o casamento dos pais. Manfred também manda um convite para Hilda e Viktor. Rubens pede que Matilde marque logo a data do casamento deles. Franz pede carona na estrada, vê uma blitz e foge. Toni e Gaia contratam Nuno para conseguirem a guarda de Tavinho. Amélia proíbe Pérola de ir à mansão. Manfred se irrita ao ver Venceslau chegando à festa. Pérola foge de casa e vai para o casamento. Amélia encontra Franz na rua.

Félix conta para Paloma que incentivou Ninho a ficar com Aline para se vingar de seu pai. Aline planeja viajar sozinha para o exterior. Maciel avisa a Paloma que quer se casar com Pilar. Márcia tenta convencer Félix a ficar com Niko. Niko deixa Amarilys sair novamente com Fabrício. Pérsio e Rebeca se beijam. Priscila pensa em manter Jacques no hospital. Rubão se separa de Eudóxia para ficar com Tamara. Edith termina o relacionamento com Wagner. Patrícia aconselha Perséfone a se decidir entre Daniel e Vanderlei. Neide se preocupa com o estado de Linda. Amadeu visita Rafael na cadeia. Félix alerta Niko sobre Amarilys. Atílio se transforma em Gentil durante sua consulta com a psiquiatra. Ordália entrega a Herbert o endereço do trabalho de Elias. Rinaldo ignora Márcia. Natasha sofre ao ver Thales ir embora. Aline passa propriedades de César para seu nome. Paloma e Lutero instruem Rebeca para ir à casa de César. Aline tenta acabar com a vida de César.


ecrau.com

Manaus, 14 de Janeiro de 2014

ALDEIA GLOBAL

Maskate

|15|

A VERDADE DOS SONHOS

Batida- De automóvel: seja mais prudente em todos os setores, pois corre o risco de acidente, seja de carro mesmo, acidente comercial, financeiro ou amoroso. Sorte: vaca.

RECEITA Carne de panela com polenta

Ingredientes Carne: 600 g de acém ou patinho cortado em cubos 3 dentes de alho picados 1 cebola picada 1 tomate picado 3 colheres de extrato de tomate cominho sal e pimenta a gosto salsinha picada azeite Polenta: 1 copo de fubá 4 copos de água 1 cubo de caldo de galinha 3 dentes de alho picados sal azeite Modo de Preparo Carne de Panela: 1.Tempere a carne com sal, pimenta e cominho a gosto 2.Na panela de pressão, aqueça um fio de azeite e frite o alho e a cebola 3.Acrescente a carne e deixe dourar 4.Coloque um pouco de água (cerca de 1/2 copo) 5.Feche a panela 6.Assim que pegar pressão, marque 15 minutos e desligue 7.Abra a panela e adicione o tomate e depois o extrato de tomate 8.Deixe cozinhar por mais 10 minutos 9.Desligue o fogo e acrescente a salsinha Polenta: 1.Numa panela grande, refogue o alho com um fio de azeite 2.Acrescente o caldo de galinha, uma pitada de sal e 3 dos 4 copos de água 3.Numa vasilha, coloque 1 copo de água e o fubá, mexendo até que dissolva completamente 4.Coloque essa mistura na panela e mexa até que se forme um creme bem consistente .

PIADAS Marido Louco O sujeito desabafa no psiquiatra: — Ai, doutor... eu tô ficando louco! Minha mulher é loira, tem 1.70 de altura, olhos verdes, seios fantásticos... Uma delícia! — Até aí não vejo problema nenhum! — diagnostica o psiquiatra. — Calma, doutor! Deixa eu terminar... Ela tá me deixando maluco porque todas as noites vai no Bar do Pedro e dá o maior mole pra todos os homens! Vai pra cama com o primeiro homem que falar com ela! Eu não tô aguentando isso, doutor! Pelo amor de Deus, o que eu faço? — Relaxe! Respire fundo! E agora, diga pra mim, aonde exatamente fica esse Bar do Pedro? Tatuagem de Namoro Como prova de amor, minha amiga tatuou o nome de seu namorado Caio no braço, mas 4 meses depois o relacionamento terminou e veio me pedir conselho: — O que eu faço agora? — Completa a frase uai, “Caio, mas depois levanto”. Sabendo o Tempo de Vida Uma mulher foi levada às pressas para a UTI de um Hospital. Lá chegando, teve uma experiência de quase-morte. E, neste estado, encontrou-se com Deus: — O que é isso? — perguntou ao Criador. — Eu morri? — Não, pelos meus cálculos, você morrerá daqui a 43 anos, 8 meses, 9 dias e 16 horas — respondeu o Eterno. Ao voltar a si, sabendo quanto tempo ainda tinha de vida, resolveu fazer uma lipoaspiração, uma plástica de restauração dos seios, plástica no rosto, no nariz, na barriga, tirou todos os excessos, ficando linda, jovial, e teve alta uma semana depois. No dia seguinte, ao atravessar uma rua, veio um veículo em alta velocidade e a atropelou, matando-a na hora. Ao encontrar-se de novo com Deus, ela perguntou: — Puxa, Senhor Deus, eu achei que tinha mais 43 anos de vida. Por que morri logo depois de toda aquela despesa com cirurgias plásticas? E Deus, aproximando-se dela e olhando-a diretamente nos olhos, respondeu: — Juro que não te reconheci.

CURIOSIDADES 6 tipos de fenômenos astronômicos que você poderá ver em 2014 1. Eclipses Solares Os eclipses ocorrem quando quando Sol, Terra e Lua se alinham. Quando a Lua fica entre os dois corpos, temos o eclipse solar. Como o plano da órbita da Lua está inclinado 5,2° em relação ao plano da órbita da Terra, os eclipses não ocorrem em toda Lua Nova, mas apenas naquelas que passam pelo ponto de cruzamento entre as duas órbitas. Uma parte da superfície da Terra é encoberta pela sombra projetada pela Lua e os observadores dessa área veem nosso satélite bloqueando totalmente ou parcialmente a luz do Sol. 2. Eclipses lunares Quando é a Terra que fica entre o Sol e Lua, ocorrem os eclipses lunares. Novamente, como o plano da órbita da Lua está inclinado 5,2° em relação ao plano da órbita da Terra, os eclipses não ocorrem em toda Lua Cheia, mas apenas naquelas que passam pelo ponto de cruzamento entre as duas órbitas. A Terra projeta uma sombra na Lua, que pode ficar com uma coloração avermelhada, na área da penumbra, ou mais escura e cinza, quando a Lua entra na umbra. 3. Chuvas de Meteoros O meteoro, conhecido popularmente como “estrela cadente”, é um fenômeno luminoso que acontece devido à entrada de um fragmento de rocha (meteoroide), geralmente deixados para trás por cometas, na atmosfera da Terra. Devido a alta velocidade, esses meteoroides entram em combustão ao entrar em contato com oxigênio, e produzem um rastro de luz que dura poucos segundos no céu – é aqui que passam a ser chamados de me-

teoros. 4. Passagem de cometas Cometa é um corpo pequeno do Sistema Solar, composto basicamente por gases e poeira congelados, que gira ao redor do Sol. Quando ele se aproxima do Sol, o gás e a poeira do núcleo sólido evaporam, formando uma nuvem extensa, chamada coma. O vento solar “varre” o material para a direção oposta, formando a famosa cauda. Nem todo cometa tem cauda e alguns podem apresentar mais de uma. Se um cometa for pequeno demais, dificilmente “sobrevive” à passagem pelo Sol antes mesmo de completar uma órbita. Praticamente todo seu material evapora e ele se desintegra ou pode colidir com o Sol. É um momento de grande expectativa para os astrônomos! 5. Superlua É a ocasião na qual o nosso satélite natural se encontra mais próximo da Terra. Em geral ocorre uma vez por ano, na sua fase nova ou cheia. Por estar mais próxima da Terra, vemos Lua mais brilhante que o normal e ela pode parecer até 14% maior em tamanho. Em média, a Lua encontra-se a uma distância de 384.400 km da Terra. Quando está mais longe, a Lua fica a até 405.696 km do nosso planeta. Porém, em um evento como a Superlua, essa distância pode chegar a 363.104 km. No dia 10 de agosto, às 17:44, a distância da Lua a Terra será de 356.896 km. 6. Planetas Vale a pena olhar para o céu e saber que aqueles pontinhos brilhantes não são estrelas, mas planetas! Oposição de Marte. Conjução Vênus e Júpiter.

Horóscopo do Dia Áries O dia pode ser ágil e movimentado com a Lua em Gêmeos. Mas nosso satélite segue fora de curso, melhor deixar decisões e movimentos mais importantes pra manhã. Prefira as atividades mais rotineiras, dedique-se às tarefas e aos assuntos que já conhece bem. Touro Você consegue realizar seu trabalho com mais determinação e seus projetos começam a tomar forma. Sol, Vênus e Saturno indicam mais disposição para os assuntos profissionais. Mas hoje a lua fica fora de curso durante todo o dia, prefira organizar-se e cuidar dos assuntos mais simples, de rotina. Gêmeos Sua capacidade de raciocínio continua afiada, use e abuse da criatividade! Mas o Sol e Saturno indicam que só os projetos maduros, consistentes e bem formatados é que tem chances de avançar. Hoje a Lua segue fora de curso em seu signo, procure demonstrar competência e profissionalismo. Câncer Afaste da mente os pensamentos negativos e deixe a energia fluir livremente, pois o bate-papo informal, a troca de ideias e a vida social continuam favorecidos. A Lua fica o dia todo fora de curso em Gêmeos, melhor deixar decisões e iniciativas importantes para outro momento. Leão Suas atenções continuam voltadas para parcerias, sociedades, alianças e o trabalho em colaboração. Sol, Vênus e Saturno indicam que você continua também promovendo a desintoxicação física e em seus relacionamentos, que passam por um teste de consistência. Virgem A comunicação continua fluindo livremente. Mas a Lua segue fora de curso hoje, é importante que redobre a atenção no trabalho. Nada de amadorismos agora, as responsabilidades devem vir em primeiro lugar. Aproveite o dia para se organizar. Libra Agenda cheia e vida social em alta. Os trabalhos em parceria, com sociedades, empresas, organizações ou cooperativas estão ativados. Sol, Vênus e Saturno lembram que a união faz a força. Mas por hoje a Lua fica fora de curso, indicando indefinição. Escorpião Seu humor está cada dia melhor. Organize a casa, o espaço de trabalho e os compromissos na agenda. Hoje a Lua fica fora de curso, não tome nenhuma atitude radical sem avaliar muito bem a situação. Sagitário Você se sente cada vez mais bem disposto, aberto para novas ideias e otimista em relação ao futuro. É tempo de ampliar sua rede de contatos, formatar projetos e estabelecer seus principais interesses intelectuais. Procure também dimensionar seus projetos, sem expectativas mirabolantes. Capricórnio Mais fluidez nas relações, bons contatos profissionais e possibilidade de viagens. Aos poucos seus conceitos sobre assuntos financeiros se modificam e se adaptam à nova realidade, para que possa ganhar mais. Sol, Vênus e Saturno indicam que seu faro para os negócios está mais aguçado e preciso. Aquário O período que antecede seu aniversário é ideal para um check-up. Os níveis energéticos estão mais baixos, procure controlar sua saúde e diminuir as atividades diárias. Prefira exercícios leves para não se exigir demais. Em foco os processos de transformação pessoal. Peixes Período de expansão, com mais oportunidades de sucesso. A harmonia entre Sol, Vênus e Saturno indicam um bom período para cultivar a determinação, a disciplina e a objetividade. Você, que é tão sonhador, pode aproveitar para estreitar a ponte entre os sonhos e a realidade.


Manaus, 14 de Janeiro de 2014

Cleomir

Click

|16| Maskate

ecrau.com

Cleomir Santos cleomirlage@hotmail.com

Governador Omar Aziz inspeciona Arena da Amazônia com Amazonino Mendes. A obra tem quase 95% concluída

Festa para o 1 ano da linda Luna, seus pais, amigos e familiares comemoraram com muita alegria

Destaques em foco

Cia A ra qi ri estreia no Teatro da Instalação dia 18

•Com muito orgulho estamos com nossa coluna Click Cleomir no site Fato Amazônico, agradeço o apoio e a valorização do nosso trabalho jornalístico e fotográfico, nosso objetivo é levar cultura, folclore , eventos sociais e personalidades que fazem por nossa Manaus e Amazônia. •Banda do Pagode do Coronel acontece dia 1 de fevereiro com sucesso do pagode que é o melhor de Manaus nas noites de sexta feira. Sucesso de público todos os domingos, o projeto Aparecida Convida, tem quadra lotada com presença das escolas de samba sempre prestigiando o samba. •Parabéns ao bairro Praça 14 de Janeiro o Berço do Samba, hoje a festa terá presença da escola de samba Vitória Régia, e baterias da co-irmãs Aparecida, grande família, Balaku Blaku e vários grupos de pagode , a queima de fogos será a meia noite.

PARA REFLETIR

Sempre lute com garra e determinação pelos seus ideais. O Verdadeiro Campeão é aquele que acredita na Vitória !

A nova Rainha de bateria da Vitória Régia Bianca Almeida é destaque no click da coluna

Equipe atuante da Big Bike comandada pelo empresário Eduardo Jorge, Gustavo Lima e Luziene Moura

Feijoada com amor da Priscila Cunha na quadra da Aparecida, foi demonstração de apoio e solidariedade de amigos e familiares

Grande festa na quadra da G.R.E.S. Vitória Régia

União da equipe da Loumar Brindes comandada pelo empresário Henrique Loureiro


2446 isu