Page 1

ANO 16 - Nº 2.417 - MANAUS/AM -04/12/2013

Fim de ano mais que especial com o Vale Compras de R$ 250,00

Na defesa da Zona Franca Afonso virou um Lobo!

Fundo de Promoção Social entrega benefícios para instituições sociais Andando para trás!

Copa 2014

Fifa alerta problemas com ingressos César fica cego

Laura Keller - Modelo

Iolanda e Mundo são presos por adultério

Relatório do Plano Diretor segue para votação final

IBGE abre seleção para 7.825 vagas temporárias


|02| Maskate

ecrau.com

Manaus, 04 de dezembro de 2013

CIDADE DOS MALUCOS Sérgio Fonseca Jr.

Versículo do Dia

Andando para trás!

Mais um vexame. Em 2012, o desempenho dos estudantes em leitura brasileiros piorou em relação a 2009. De acordo com dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), o país somou 410 pontos em leitura, dois a menos do que a sua pontuação na última avaliação e 86 pontos abaixo da média dos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Tráfico e corrupção

São 11 anos da gestão do 13, o Partido dos Trabalhadores, que chegou ao poder prometendo revolução nos costumes, na gestão pública e na educação. Nesse período o Brasil piorou, ficou para trás, perdeu respeito e oportunidades. O tráfico e a corrupção estão em estágios avançados.

Santo do Dia

A favela igarapé do 40,ainda vai demorar muito para sair. Será que a até a copa vai está tudo BONITINHO

O dia 04 de dezembro na História do de Paris (1259) entre Henrique III de Inglaterra e Luís IX de França

Vexame planetário

Na lista dos principais itens, Xangai lidera os rankings educacionais do Pisa; O Brasil é 55° lugar em leiturae em Ciência está no mesmo lugar da última avaliação. O Brasil está abaixo do Chile, Uruguai, Romênia e Tailândia. É muito vexame para um país com tantas riquezas.

1496 - É anunciada, em Muge, a expulsão dos judeus e muçulmanos residentes em Portugal. 1818 - Fundação da cidade de Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo.

Analfabetos

Quase metade (49,2%) dos alunos brasileiros não são capazes de deduzir informações do texto, de estabelecer relações entre diferentes partes da narrativa e não conseguem compreender nuances da linguagem.

Despreparo doméstico

No assunto ZFM, as pessoas que se dizem representantes do Estado na fogueira da discussão federal não conseguem entender a história, o papel e a necessidade da economia do modelo. Como vão argumentar a prorrogação?

Absurdos em sequência O mesmo se aplica na gestão do país, entregue a quase 30 mil assessores de “confiança”, com cargos, diárias e viagens absolutamente improdutivas a favor de ninguém. É um absurdo atrás do outro.

771 - Carlos Magno se torna o Rei de todo o Império Franco. 1154 - É eleito o Papa Adriano IV. 1259 - Assinatura do Trata-

1963 - Promulgação pelo Papa Paulo VI do Sacrosanctum Concilium. 1971 - Guerra Indo-Paquistanesa de 1971: a Índia invade massivamente o leste do Pa-

quistão. 1975 - O Suriname é admitido como Estado-Membro da ONU. 1980 - O primeiro-ministro de Portugal, Francisco Sá Carneiro, e seis acompanhantes, morrem em queda de aeronave em Camarate, a norte de Lisboa. 1989 - Fundação da Associação Desportiva São Caetano, em São Caetano do Sul (São Paulo). 1996 - Lançamento da missão Pathfinder a Marte.

Ótimo – IBGE aponta aumento na expectativa de vida da população,a tábua de mortalidade projetada de 2012 resultou em uma expectativa de vida de 74,6 anos para os brasileiros, maior Bom – Prefeitura entrega nova Ponta Negra no dia 22. inauguração da segunda etapa do complexo de lazer na Ponta Negra terá quadras poliesportivas, mirantes, banheiros públiRuim – A prefeitura de Manaus iniciou as obras de recapeamento asfáltico na Avenida Max Teixeira, na Cidade Nova, a previsão é de que até a segunda quinzena de

Jogo dos Sete Erros

NINGUÉM MERECE! • Por que a AIDS voltou a crescer no Amazonas? Fica fácil responder quando se pergunta pelo nível de escolaridade e capacidade de assimilar informação... • ...por parte dos jovens, os mais alcançados pela retomada das estatísticas sombrias. Tudo isso somado à redução das campanhas de esclarecimento. • Colabora, também, com esse quadro o liberou geral da permissividade e promiscuidade entre os jovens, aumento do consumo de drogas... • ... e a divulgação apressada das descobertas de maior eficácia de algumas drogas para o combate da síndrome. Há que se fazer uma revisão geral.

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.Mateus 7:21

jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | jornal@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Ger. de marketing.:Anamaria Leventi|marketing@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

São João Damasceno João Damasceno é considerado o último dos santos Padres orientais da Igreja, antes que o Oriente se separasse definitivamente de Roma, no ano 1054. Uma das grandes figuras do cristianismo, não só da época em que viveu, mas de todos os tempos, especialmente pela obra teológica que nos legou. Seu nome de batismo era João Mansur. Nasceu no seio de uma família árabe cristã no ano 675, em Damasco, na Síria. Veio daí seu apelido “Damasceno” ou “de Damasco”. Nessa época a cidade já estava dominada pelos árabes muçulmanos, que acabavam de conquistar, também, a Palestina. No início da ocupação, ainda se permitia alguma liberdade de culto e organização dos cristãos, dessa forma o convívio entre as duas religiões era até possível. A família dos Mansur ocupava altos postos no governo da cidade, sob a administração do califa muçulmano, espécie de prefeito árabe. Dessa maneira, na juventude, João, culto e brilhante, se tornou amigo do califa, que depois o nomeou seu conselheiro, com o título de grão-visir de Damasco. Mas como era, ao mesmo tempo, um cristão reto e intransigente com a verdadeira doutrina, logo preferiu se retirar na Palestina. Foi ordenado sacerdote e ingressou na comunidade religiosa de São Sabas, e desde então viveu na penitência, na solidão, no estudo das Sagradas Escrituras, dedicado à atividade literária e à pregação. Saía do convento apenas para pregar na igreja do Santo Sepulcro, para defender o rigor da doutrina. Suas homilias, depois, eram escritas e distribuídas para as mais diversas dioceses, o que o fez respeitado no meio do clero e do povo.


ecrau.com

Manaus, 04 de dezembro de 2013

Com Constituição em punho Secretário neutraliza canalha paulista Há um forte clima de segurança fiscal e controle gerencial das finanças do Estado graças ao desempenho técnico do titular da Sefaz, o economista Afonso Lobo Moraes. O Amazonas é o estado com maior taxa de adimplência em suas contas. Ou seja, o estado que paga em dias seus credores e que tem a maior taxa de endividamento do país. Enquanto estados vizinhos e do Nordeste estão em apuros, o Amazonas tem US$ 18 bilhões de crédito, 80% de seu potencial. A casa arrumada deste jeito e os argumentos na ponta da língua ou do porrete para defender a Zona Franca são méritos fortemente debitáveis na contado titular da Sefaz. “Não trabalho sozinho”, costuma repetir, para destacar a parceria cotidiana com Thomaz Nogueira, com quem reparte o arsenal de guerra que o Amazonas costuma usar no Confaz, o conselho de secretários de Fazendo do Brasil. Afonso repete ainda o papel de sua equipe. “Estou cercado de cabeções, uma equipe azeitada e talentosa que segura todas as barras”.

|03|

Eletrônicos e oxigênio no PIM O secretário entende que há muita distorção contra a Zona Franca de Manaus, muita gente dizendo que renúncia fiscal na ZFM coloca o Amazonas nos primeiros lugares entre os privilegiados do país, ao lado de outros beneficiários que auferem vantagens efetivas sem contrapartida para o interesse nacional. Um ataque bem orquestrado mas que nao fica sem resposta. “O Brasil tem obrigação de saber e poder destacar as diferenças entre os beneficiários das isenções tributárias. E este esclarecimento é uma responsabilidade de todos nós que aqui trabalhamos e

cumprimos, nesta porção ignorada do Brasil, um papel estratégico, vital, essencial para o país.” Numa Nota Técnica produzida em conjunto com a Suframa e as entidades de classe, Afonso fez questão de destacar que “ Aqui produzimos - sem chaminés nem poluição dos rios - motocicletas, televisores, celulares, relógios, concentrado de bebidas, entre vários itens, incluindo oxigênio. Sim, com essa floresta exuberante, produzimos oxigênio limpo e vital. Assim ajudamos o Brasil, o mundo e os seres vivos a respirarem melhor e evitar o agravamento das mudanças climáticas”.

Amazonas exporta recursos

Economista e ruralista Ruralista na medida em que se formou em Ciências Agrícolas, Afonso nasceu em Humaitá em 1962, filho de Hélio de Souza Lobo e Francisca Moraes. Em 1989 graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Técnico do Tesouro Nacional -Receita Federal, foi também fiscal de Tributos Municipais e Auditor Fiscal de Tributos Estaduais, pela Secretaria Estadual de Fazenda, SEFAZ. Sua experiência maior e compromisso cotidiano, é com a Fazenda Estadual, cuja estrutura está saneada e enxuta para a transição politica e administrativa do próximo ano.

Todos contra a ZFM e Lobo pra tomar conta

Afonso encerra as ações deste ano com uma certeza e muita preocupação com a discussão nacional do modelo Zona Franca, reforma fiscal e unificação do ICMS: “Todos estão querendo tirar uma casquinha das vantagens fiscais do modelo, mas nós temos a Constituição ao nosso lado!.” No debate travado este ano no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos-CAE, do Senado Federal, assessorou o governador Omar Aziz para foi reivindicar a manutenção das vantagens competitivas e isso, aos olhos de críticos desavisados, acabou virando um risco e a atração da antipatia dos demais estados que relutam em aceitar a vantagens constitucionais e fiscais do modelo econômico local. Em outras palavras, a manutenção provisória e au-

Maskate

daciosa dos benefícios fiscais da ZFM se transformou numa enzima temerária que precipitou a reação coletiva dos parlamentares no Congresso e se-

cretários de Fazenda de todo o país no Confaz contra a manutenção dos 12% para as transações com o Polo Industrial de Manaus.

O valor da renúncia fiscal da ZFM, argumenta Afonso, não pode ser dividido apenas pelo número de empregos. Essa conta ignora a história, o alcance e a efetividade dos benefícios da ZFM. E omite que não há custeio público na ZFM, há renúncia, onde o governo deixa escapar por um lado sua compulsão arrecadatória e ganha por outro, fazendo da renúncia medida compensatória aos próprios cofres, numa operação fácil e tecnicamente demonstrável. A maior parte (quase 55%) dos resultados alcançados pelos benefícios fiscais voltam para o cofre da União. De toda a riqueza produzida por empresas industriais na Zona Franca de Manaus (ZFM), a parte do l eão é destinada ao governo. Em uma pesquisa feita na Faculdade de Economia, Administra-

ção e Contabilidade (FEA) da USP – onde a defesa da manutenção da floresta em pé é axioma indiscutível e bandeira inegociável - foram analisados os efeitos que os incentivos fiscais concedidos a indústrias instaladas na ZFM têm na distribuição de riquezas entre funcionários, empresas e governo. “Pressionada para repensar seu modelo, Manaus comparece com quase 60% dos impostos recolhidos pela União na Região Norte. E o Amazonas é um dos 8 estados da federação que mais recolhe do que recebe recursos.”, diz Afonso, argumentando que a exportação de recursos para União Federal arrecadou em 2012 R$ 8.958,75 bilhões e recebeu de volta apenas R$ 2.535,89 bilhões, uma informação que escapa aos desafetos da ZFM.”


|04| Maskate

ecrau.com

Manaus, 04 de dezembro de 2013

Fundo de Promoção Social entrega benefícios para instituições sociais Fotos: Herick Pereira/Agecom

Compromisso

A presidente do FPS e primeira-dama, Nejmi Jomaa Aziz, destaca o cumprimento dos projetos na vida da população. “O governador Omar Aziz e eu estamos entregando esses projetos e deixando muitas pessoas felizes para realizar suas atividades e trabalhos com uma qualidade de vida

melhor”. FPS – Desde a sua criação em 2011, o Fundo de Promoção Social já beneficiou mais de 16 mil famílias no Estado do Amazonas com um investimento de mais de R$ 11 milhões. Os recursos são voltados para projetos de geração de renda e qualidade de vida.

O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social (FPS), entregou nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro, um veículo tipo Van com capacidade de 16 lugares para o Lar Batista Janell Doyle, localizado no bairro Mauazinho, zona leste de Manaus, e equipamentos para a Associação de Catadores de Resíduos Recicláveis-Aliança, localizado no Centro de Manaus, zona sul. As entregas foram feitas, por determinação do governador Omar Aziz, pela presidente do FPS e primeira-dama do Estado, Nejmi Jomaa Aziz. Os benefícios são resultados de convênios firmados entre as

instituições sociais e o Governo do Amazonas, após aprovação de projetos pelo FPS, por meio de edital. O veículo do Lar Batista Janell Doyle vai beneficiar mais de 30 crianças, entre 1 e 12 anos de idade, que vivem em regime de acolhimento na entidade. O transporte, que faz parte do convênio no valor de R$ 105,9 mil, vai ajudar nas atividades diárias da instituição. “Para nossa instituição é importante demais porque representa uma ida ao posto de vacina e às unidades de saúde e fazer demais serviços do nosso cotidiano com essas crianças que moram no lar. É motivo

de agradecimento por receber esse benefício”, explicou a coordenadora da entidade, Cinthia Batista. Responsável de tirar todo o lixo do centro da capital, a Associação de Catadores de Resíduos Recicláveis-Aliança recebeu 1 caminhão baú com capacidade para 14,5 toneladas; 7 máquinas de prensa metálica industrial; 1 elevador de carga; 27 carrinhos coletores; 1 balança. O convênio firmado, no valor de R$ 326, 5 mil, vai proporcionar melhores condições de renda e trabalho para mais de 100 catadores que desenvolvem as atividades de coleta da matéria-prima, triagem, ar-

mazenamento, classificação, prensagem e a comercialização deste material para as empresas recicladoras da capital. Conforme o diretor da associação, Sebastião Alves, 42, o apoio deve garantir boas condições de trabalho para os beneficiados. “Vai diminuir muito nossos gastos com fretes e alguel de equipamentos. Tínhamos muita dificuldade mesmo era com transporte para levar nossos materiais para as empresas. Até coletávamos e fazíamos os processos, mas não tinha como transportar. Mas agora com esse caminhão e as outras coisas que conquistamos vai melhorar nosso trabalho”.


ecrau.com

Enem para 340 presos que fazem prova em cadeias do AM nesta terça e quarta As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas nesta terça (3) e quarta (4) para os 340 detentos inscritos no Amazonas, segundo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), o número é quase o dobro da quantia de inscritos em 2012 (223) e se aproxima do triplo dos de 2011 (140). As provas ocorrerem dentro das próprias unidades prisionais de Manaus, de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé tiveram presos inscritos e receberão o exame. De acordo com a Sejus, 58 pessoas estão envolvidas no processo, sendo 16 coordenadores, 21 chefes de sala e 21 aplicadores. No Brasil - Em todo o país, 30.341 pessoas privadas de liberdade estão inscritas para fazer o Exame. O crescimento é de 28,13% em relação a 2012. No ano passado, 23.665 candidatos privados

de liberdade fizeram o Enem. Por meio do Enem, os detentos podem conseguir bol-

sas e ingressar no ensino superior, por exemplo, além de terem a oportunidade de ob-

IBGE abre seleção para 7.825 vagas temporárias A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (3) o edital do processo seletivo simplificado para 7.825 vagas temporárias em cargos de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 765 a R$ 4.000. São 7.600 vagas para agente de pesquisa e mapeamento (nível médio), para atuar nos 26 estados e no Distrito Fede-

ral, 27 para analista censitário de geoprocessamento (nível superior), As oportunidades de supervisor de pesquisa são para candidatos com nível superior em qualquer área, estatística, administração e tecnologia da informação e comunicação. Os profissionais ainda vão receber auxílio-alimentação de R$ 373. As inscrições podem ser feitas no período de 5 de dezembro a 6 de janeiro de

2014 pelo site www.cesgranrio.org.br. As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 23 de fevereiro de 2014. Os locais e horários ainda serão divulgados. A validade do processo seletivo será de 2 anos. A taxa varia de R$19,00 a R$80,00 http://pesquisa.in.gov.br/ imprensa/jsp/visualiza/index. jsp?jornal=3&pagina=151&da ta=03/12/2013

Proposta pode melhorar logística entre Manaus e Iquitos

O Governo do Amazonas recebeu o segundo parecer contrário à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF), contra a aprovação da PEC da Música, promulgada pelo Congresso Nacional em outubro deste ano. Após a manifestação negativa dos procuradores do Senado, em 19 de novembro, na última sexta-feira (29), o

advogado-geral da União, Luís Adams, disse ser improcedente o pedido do Governo do Estado do Amazonas e que a emenda deve declarada constitucional. A EC 75/13 dá imunidade tributária à cadeia de produção da música brasileira, incluindo os suportes materiais físicos e os arquivos digitais, exceto a etapa de replicação de mídias ópticas de leitura a laser, tiran-

do a exclusividade da Zona Franca de Manaus (ZFM) na produção e distribuição de CDs e DVDs para todo o País, ficando apenas com a replicação das mídias. Pedido - Os dois pareceres contrários são uma resposta ao pedido de informações feito pelo ministro do STF, Teori Zavaski, relator da ADI nº 5058. Assinada pelo governador Omar Aziz, a ação alega que a norma fere o princípio da segurança jurídica, por conferir tratamento igualitário aos estabelecimentos situados em todo o território nacional. Isso porque o artigo 40 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) teria assegurado a incorporação do direito à manutenção de seu regime jurídico peculiar ao patrimônio das indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) e da população do Estado do Amazonas.

ter o certificado de conclusão do Ensino Médio e concluir o ensino básico.

Manaus, 04 de dezembro de 2013

Maskate

|05|

Relatório do Plano Diretor segue para votação final Deverá ser assinado hoje e entregue amanhã à mesa diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM) o relatório da Comissão de Revisão do Plano Diretor Urbano e Ambiental da cidade. Será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa e, na próxima segunda-feira, será submetido à votação final no plenário da casa. No processo de discussão dos pareceres do vereador Elias Emanuel (PSB) às emendas ao documento, pelo menos sete propostas que haviam recebido o parecer contrário de Emanuel foram aprovadas pelos demais membros da comissão especial, durante votação interna do relatório. Entre as emendas polêmicas, está a que mantém o limite de 18 andares

para os edifícios da capital, de autoria do vereador Walfran Torres (PTC). Na proposta do Executivo municipal, o gabarito sobe para 25 pavimentos. A propositura levou o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) a se reunir com sua base aliada para fomentar a preservação da proposta original. Na ocasião, Virgílio aproveitou para conceder o montante de R$ 300 mil para que cada vereador utilizasse em emendas ao Orçamento municipal de 2014. Após o episódio, Walfran Torres passou a falar em retirar a emenda e justificou que a proposta era “apenas” para promover discussões sobre o assunto. Quem também conseguiu ressuscitar a sua emenda foi o vereador Amauri Colares (PROS).


|06| Maskate

ecrau.com

Manaus, 04 de dezembro de 2013

Vanderlene Silva da Costa 24 ensino medio completo procurando emprego de operadora de caixa telefone celular 9248 5577

Antonio Ferreira da Silva,43,fundamental incompleto,procura trabalhar em operador de máquina;operador de rebobinadora;classificador de sucata-tel 9370 1527 e 81831532

Empregada doméstica Com experiência na função, preferência que resida próximo a Ponta Negra. Para desenvolver as atividades de organização geral da casa e lavar roupas. Encaminhar currículo para selecao.bufalo@gmail.com com o TÍTULO da vaga.

Motorista Com experiência comprovada em CTPS, habilitação cat. AB,que conheça as ruas de Manaus, experiente em entrega de mercadorias. Os interessados que tenham o perfil solicitado, enviar currículo para: trabalhe.konosco@gmail.com

Na Copa de 2014 empresas de turismo vão ter incentivos para contratar Os ministérios do Turismo (MTur) e do Trabalho e Emprego (MTE) anunciam nesta terça-feira (3), durante a reunião do Conselho Nacional do Turismo (CNT), a Medida Provisória que prevê incentivos fiscais para empresas de segmentos do turismo, como hotéis, bares e restaurantes contratarem temporariamente mais trabalhadores. A medida atende reivindicação das empresas dos setores de alimentação, hospedagem e eventos. De acordo com a Casa Civil, serão divulgadas ainda medidas para atrair a vinda de barcos de turismo durante a Copa do Mundo. As embarcações, cruzeiros e outras de menor porte, poderão servir de alternativa de hospedagem nas cidades-sedes do evento (Rio de Janeiro, Salvador, Natal, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Manaus).

Economia brasileira caiu 0,5% no terceiro trimestre

Sushiman e Operadora de caixa Ambos com experiência na função, documentação atualizada e disponibilidade de horário. Encaminhar currículo para selecao.bufalo@gmail.com com o TÍTULO da vaga.

Assistente financeiro Com Ensino Superior Completo ou cursando, experiência comprovada em CTPS como assistente financeiro, conciliação bancária, contas a pagar e receber e desejável conhecimento no sistema TOTVS. Candidatos que atendam o perfil enviar currículo para o email: recrutamento@jmservico.com.br

Consultora de Vendas externas Os requisitos necessários para essa vaga são: Ensino médio completo,CNH e veículo próprio,experiência com vendas externas e desejável experiência com vendas de serviços. Interessadas enviar currículo atualizado e com FOTO para oportunidadesdetrabalho2013@outlook.com

Operador de cobranças Com Ensino Médio Completo, experiência em negociação com o cliente, experiência na área de cobrança de débitos, veículo próprio, disponibilidade para horário comercial e boa comunicação. Interessados enviar CV atualizado para oportunidadesdetrabalho2013@outlook.com

Guardador de Veículos Possuir o Ensino fundamental ou médio completo, controle do fluxo de veículos e fiscalização de estacionamentos nas vias das dependências das unidades do Grupo, de preferência que more nas proximidades dos bairros Parque 10, União ou Parque das Laranjeiras. Os interessados deverão encaminhar currículo para fabiola.goudinho@gruposb.com.br

A queda de 0,5% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior, foi um resultado pior do que o obtido pelas economias dos Estados Unidos e dos principais países europeus. A economia americana avançou 0,7%, enquanto a União Europeia teve um aumento de 0,2% no PIB. Também tiveram crescimento o Reino Unido (0,8%), Alemanha (0,3%), Portugal (0,2%), Holan-

da (0,1%) e Espanha (0,1%). Mesmo países que tiveram queda na economia na Europa tiveram um resultado melhor que o do Brasil, como a França (-0,1%) e a Itália (-0,1%). Coreia do Sul (1,1%), Japão (0,5%) e México (0,8%) também tiveram resultado melhor do que o brasileiro. Na comparação do terceiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, a economia brasileira cresceu

2,2%. O resultado foi inferior ao obtido pela China (7,8%) e Índia (4,8%), mas melhor do que o registrado na África do Sul (1,8%) e Rússia (1,2%). O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, caiu 0,5% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. O PIB totalizou 1,21 R$ trilhão no período de julho a setembro, segundo dados divulgados nesta

terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelo lado da produção, a agropecuária puxou a queda do PIB no terceiro trimestre, com recuo de 3,5%. A indústria e o setor de serviços cresceram apenas 0,1% no período. Pelo lado da demanda, houve queda de 2,2% na formação bruta de capital fixo, que representa os investimentos. O consumo das famílias cresceu 1% e o consumo do governo, 1,2%. No setor externo, as importações tiveram crescimento mais acentuado (13,7%). As exportações de bens e serviços também subiram, mas em ritmo mais moderado (3,1%). A taxa de investimento ficou em 19,1%, enquanto a taxa de poupança foi 15%. Na comparação com o terceiro trimestre de 2012, a economia brasileira teve crescimento de 2,2%. O PIB cresceu 2,4 % no acumulado do ano e 2,3% no acumulado de 12 meses.

Horário de funcionamento nos Shoppings Devido à demanda para as compras de Natal e fim de ano, os shoppings de Manaus terão seu horário de atendimento ao público ampliado. A medida abrange tanto o período de segunda a sábado quanto os domingos, e visa atender as necessidades de quem não dispõe de tempo no horário comercial para realizar suas compras. O fim mês de dezembro é considerado pelos empresários um período de grandes vendas no comércio por conta das festas de fim de ano. Também é uma fase de muita correria e pouco tempo, por conta do trabalho e

compromissos com família e amigos. Por este motivo, os shoppings de Manaus começaram a anunciar horários especiais de funcionamento para a data, visando trazer mais comodidade para seus freqüentadores. As lojas ficarão abertas até mais tarde para atender a grande demanda dos consumidores com maior tranqüilidade e conforto até a véspera de natal, para que deixar para comprar presentes na última hora. E somente as praças de alimentação e lazer funcionarão no dia 25. Confira qual o horário de cada Shopping!


ecrau.com

Fifa alerta problemas com ingressos para Copa 2014

Manaus, 04 de dezembro de 2013

Maskate

|07|

Adriano negocia volta com Atlético Paranaense

Os torcedores sorteados para a compra de ingresso da Copa do Mundo de 2014 e que ainda não receberam os boletos ou cujo documento foi enviado com algum problema devem entrar em contato com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) para evitar o cancelamento do pedido, informou o órgão. De acordo com a Fifa, 2% dos

Flamengo na briga por Rodrigo

A campanha regular do Boa Esporte na Série B do Campeonato Brasileiro nesta temporada não impediu que o volante Rodrigo Souza se destacasse e chamasse a atenção de grandes clubes do futebol brasileiro. Flamengo, São Paulo e Palmeiras estariam interessados em contar com o meio-campista no próximo ano, sendo o clube carioca o provável destino do jogador. Com passagens por Duque de Caxias-RJ, Madureira-RJ e Nova Iguaçu-RJ, o volante pertence ao Sampaio Corrêa, que recentemente conseguiu o acesso à segunda divisão nacional, e pode voltar a atuar no Rio de Janeiro. O destino de Rodrigo Souza pode ser o Flamengo, cotado como o principal interessado no jogador. O Rubro-Negro conseguiria a contratação por meio de um grupo de empresários, que repassariam o atleta.

boletos processados tiveram problemas e precisaram ser reemitidos. A entidade máxima do futebol informou que está em contato com os consumidores para garantir que não haja nenhum impacto devido aos problemas. Aqueles que não receberam o documento devem entrar em contato com a central de ingressos pelo telefone 0300 021 2014.

Em nota, a Fifa orienta os consumidores para que chequem a caixa de e-mail, inclusive a de spam, para verificar se receberam o novo boleto. A expectativa, segundo a entidade, é que todos os clientes tenham recebido o boleto com a nova data de vencimento até a última sexta-feira (29). Na primeira etapa da venda

de ingressos, iniciada em agosto, foram destinados 889.305 bilhetes para torcedores de 188 países. Do total, 71,5% foram comercializados para residentes no Brasil e 28,5%, para moradores de outros países. Já na segunda fase, que durou sete horas, no dia 11 de novembro, foram comercializadas quase 230 mil entradas.

O jogador Adriano, o Imperador, pode estar próximo de assinar com um novo clube da Série A para jogar a temporada de futebol 2014. O atacante estaria negociando sua ida para o Atlético Paranaense, vice-campeão da Copa do Brasil deste ano. Conforme noticiou o site UOL Esportes, as partes envolvidas não comentam o caso. A única certeza é que Adriano irá usar o Centro de Treinamento do clube paranaense para entrar em forma, sob a supervisão de seu

preparador físico pessoal, Marcos Lima. Inclusive, ele já embarcou na tarde desta segunda-feira (2) para a cidade de Curitiba, para iniciar os trabalhos. Segundo pessoas próximas do Imperador, ele assinaria um contrato por produtividade, recebendo um salários fixo de pouco menos que R$ 100 mil mensais e mais bônus por gols marcados e partidas jogadas. O contrato está sendo costurado com a diretoria do Furacão pelo empresário do jogador, Luis Claudio Menezes.

A um jogo do adeus: Tite inicia semana de curtição O técnico Tite já não sente mais o peso das cobranças pela queda de rendimento do Corinthians em 2013. Ovacionado em sua despedida do Pacaembu, no empate sem gols com o Internacional, o gaúcho quer desfrutar da sua última semana de trabalho no comando do clube do Parque São Jorge. Após folgar, assim como o seu elenco, na segunda-feira, Tite comandará um treinamento às 9h30 desta terça-feira, no CT Joaquim Grava. A tarde será reservada para conceder mais entrevistas sobre a sua trajetória vito-

riosa no Corinthians. Em tempo de curtição do seu trabalho, que terá fim com o jogo de sábado contra o rebaixado Náutico, na Arena Pernambuco, Tite também não polemiza diante de microfones. O treinador tem evitado lamentar a sua saída do Parque São Jorge, tratada como consensual pela diretoria. Com mais cinco treinamentos para dar adeus aos seus jogadores, além de ter feito questão de trabalhar diante do Náutico, Tite citou a postura deles como o maior legado que deixará para o sucessor Mano Menezes.

Ídolo são-paulino: uruguaio Pedro Rocha morre na capital paulista O ex-jogador Pedro Rocha, ídolo do São Paulo e da seleção uruguaia, morreu em casa, nesta segunda-feira, um dia antes de completar 71 anos. Ele sofria de atrofia do mesencéfalo (doença degenerativa que o impedia de andar e falar, além de causar dano à visão, e se agravou nos últimos anos). Pelo clube brasileiro, foram 119 gols e 393 partidas, do início da década de 1970 até 1977, além de um título nacional e dois estaduais. Pelo Peñarol, em que foi revelado,

ganhou, dentre outros títulos, três vezes a Copa Libertadores e duas vezes o Mundial Interclubes (ou Copa Intercontinental) antes de seguir para o futebol brasileiro. Único uruguaio a disputar quatro Copas do Mundo (1962, 1966, 1970 e 1974), Pedro Rocha tinha admiração de Pelé, para quem o meia era um dos cinco maiores jogadores do mundo. O Verdugo, como era apelidado, tinha chute fortíssimo, cabeceios arrasadores e excelente visão de jogo.


I D E I A & P R O M O

Toda linha de móveis em 12x sem juros nos cartões de crédito!

Entrada de R$ 135,00+

ESTOFADO RBA MADRI 3L 076 LR PT CÓD. 67878-5 À vista: R$ 675,00

R$

4X

NO CREDIÁRIO TV LAR S/ JUROS

MAX

135,

RACK MADETEC MAX 460108 CZ PT CÓD. 67893-4 À vista: R$ 745,00

00 MENSAIS

01 ANO: R$ 66,14

Entrada de R$ 189,80+

ROUPEIRO MOVAL IMOLA 8P 2G 78886 AV CV / CÓD. 67835-3 À vista: R$ 949,00

R$

4X

NO CREDIÁRIO TV LAR S/ JUROS

MAX

189,

CÔMODA MOVAL PRISMA 80886 AC CV / CÓD. 67835-0 À vista: R$ 389,00

80 MENSAIS

Entrada de R$ 149,00 +

4X

R$

NO CREDIÁRIO TV LAR S/ JUROS

MAX

SALA JANTAR TUBFORM CAPONGA IPARANA 4C 10071 PT CZ / CÓD. 67903-4 À vista: R$ 659,00

149,00

MENSAIS

01 ANO: R$ 74,00

Entrada de R$ 131,80+

4X

NO CREDIÁRIO TV LAR S/ JUROS

MAX

01 ANO: R$ 84,90

77,

131,80

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR S/ JUROS

MAX

Entrada de R$ 77,80+ R$

R$

4X

01 ANO: R$ 66,14

Entrada de R$ 253,80+

80

01 ANO: R$ 35,80

R$

4X

KIT BERTOLINI IDEALE TPL VDR DESL 412718047 BR / CÓD. 67499-1 À vista: R$ 1.269,00

MENSAIS

253,80

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR S/ JUROS

MAX

01 ANO: R$ 138,95

MÁQUINA LAVAR ROUPA LATINA LA551 010727 BR CÓD. 67766-8 À vista: R$ 379,00 Entrada de R$ 37,50 +

15X

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

Entrada de R$ 67,17 +

COND. AR ELECTROLUX 7.500 BTUS MAXIMOS EC07F 110V / CÓD. 57434-1 À vista: R$ 679,00

CREDIÁRIO

PRÓPRIO

15X

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

R$

67,

PAGAMENTO

LOJAS NA CAPITAL

E NO INTERIOR

37,50

MENSAIS

02 ANOS: R$ 69,36

MICRO-ONDAS ELECTROLUX 18L MEF28 BR / CÓD. 63400-0 À vista: R$ 239,00

17 MENSAIS

Entrada de R$ 23,64 +

15X

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

02 ANOS: R$ 87,46

GARANTIA

FACILIDADE PARA

R$

ESTENDIDA

ENTREGA

RÁPIDA

MONTAGEM

GRÁTIS

RENEGOCIAÇÃO

DE CONTRATOS

Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condição para plano no carnê TVLAR, entrada de 9,9% (1+15 iguais), com acréscimo de 7% de juros ao mês. Pagamento nos cartões AMEX, VISA e MASTER. Ofertas válidas dia 03/12 à 05/12/2013. Para retirar seu cartão TVLAR dirija-se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!

R$

23,64

MENSAIS

02 ANOS: R$ 69,36


Fim de ano especial com o Vale Compras de R$250,00 ANO 16 - Nº 2.417 - MANAUS/AM - 04/12/2013

Quem vai garantir seu look de natal é a simpática Sidineiva Morais, moradora do São José Operário, que faturou um vale compras de R$ 250,00 na boutique A Filha do Rei,

localizada no São Jorge. A contemplada está mega feliz e garante que sempre fica de olho nas atualizações da Fan Page do Ecrau. “Eu curto a página do ecrau no facebook e

por lá que fiquei sabendo do Presentão do Mourão, me cadastrei no site e estou aqui curtindo meu vale compras com minha cunhada”, comentou alegre a dona de casa.

O tratamento odontológico completo oferecido pela Odontologia Moderna sorteado hoje ao meio dia saiu para o bairro da

Cachoeirinha, Jonathan Everton é o sortudo de hoje e vai poder deixar seu sorriso muito mais saudável e brilhante. Com

instalações modernas e com um atendimento de primeira o Jonathan vai receber atendimento vip, maravilha hein!

Sorriso brilhante com o resultado do Presentão de hoje

Para iniciar o dia feliz um café é sempre bem vindo O consumo de café por pessoa no Brasil bateu recorde na última temporada e foi o maior já registrado no país desde 1965, segundo dados da Abic

(Associação Brasileira da Indústria de Café) e pensando nesta paixão nacional temos um Presentão especial pra você, uma cafeteira para preparar o café

do jeitinho que você gosta, hum, que delicia! Para participar acesse PROMOÇÕES no ecrau.com e preencha seus dados, pronto, vamos torcer?

Polícia encontra 80 répteis em apartamento minúsculo


|10| Maskate

ecrau.com

Manaus, 04 de Dezembro de 2013

Cacau Braga

Aniversariantes no TELECARINHO DO MASKATE

Daniel Ladislau

Érika Ferreira

Juscecley Melo

Tayna Pimentel

Daniel Bueno

Lúcia Carla Gama

Naiara Cavalcante

Sinésio Campos

Tatiana Paula

Fabiana Dos Santos @fdss_s

Fernando Feitosa @chieftain_1

Ricardo Aires @RicardoAires4

Samara Roseanne @samararoseanne

Sabrina Sato e Juliana Alves participam de lançamento de CD Sabrina Sato e Juliana Alves participaram do lançamento do CD com os sambas-enredo do carnaval carioca de 2014. “Amizade de longa data. A gente só se encontra rapidinho, mas não enfraquece! Sabrina é muita luz!”, disse a rainha de bateria da Unidos da Tijuca na rede social Instagram. Viviane Araújo, Cris Vianna e Rena-

ta Santos – rainhas de bateria do Salgueiro, da Imperatriz e da Mangueira, respectivamente - também estiveram na noite desta segunda-feira, 2, na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio. Mais cedo, Sabrina Sato foi uma das belas mulheres que prestigiaram o prêmio “Men of the year”. Na premiação, a apresentadora conversou com os

jornalistas e falou sobre boa forma. “Não emagreci nada. Todo mundo sabe que eu adoro comer e beber uma cervejinha. O que eu vou fazer é uma dieta com a Andréia Santa Rosa, mulher do Márcio Garcia. Ela não me foge mais. O que acontece é que no carnaval a gente samba e tudo balança mais. Vou cuidar disso pra vida”, afirmou Sabrina.


Polícia encontra 80 répteis em apartamento minúsculo

ecrau.com

A polícia japonesa encontrou 80 répteis, entre eles uma serpente de três metros e lagartos venenosos, em um apartamento minúsculo em Osaka, no oeste do país. A polícia se dirigiu ao local depois de receber o telefonema de um vizinho aterrorizado ao ver uma enorme serpente

subindo por uma parede no lado de fora de seu apartamento. Quando entraram no estúdio de 10 metros quadrados, os agentes encontraram os répteis, entre eles uma jiboia de 3 metros, em caixas individuais. O proprietário desta fauna surpreendente, um homem de

40 anos, não foi detido, mas será investigado por uma eventual infração à lei sobre o bem-estar dos animais. “Disse-nos que mantinha os répteis como animais de estimação e os alimenta com ratos congelados. Estamos investigando como conseguiu estes animais”, declarou um policial.

Cão ‘dança’ ao som de hit dos anos 80 Em uma instalação militar em Karaganda, no Cazaquistão, um pastor-alemão usado como cão de guarda virou sensação na web ao ser flagrado “dançando” assim que um hit de anos 80 começa a ser tocado (assista ao vídeo). Quando a música “You’re My Heart, You’re My Soul” da dupla alemã Modern Talking começa, o cão mexe as patas como se estivesse ensaiando passos de dança, enquanto os guardas riem com a cena curiosa. A gravação foi bastante compartilhada e possui mais de 632 mil visualizações.

Homem é preso após roubar barco de alta velocidade para passeio Um homem de 33 anos foi preso no domingo depois que roubou um barco de alta velocidade em Seattle, no estado de Washington (EUA). Após ser preso, Samuel K. McDonough disse à polícia que “só queria ir para West Seattle”. Essa não é a primeira vez que ele é detido. Em fevereiro de 2012, McDonough foi condenado por atentado ao pudor depois que se masturbou na frente de duas baristas em uma cafeteria. O roubo da embarcação provocou a mobilização da guarda costeira e de equipes da SWAT, polícia de elite dos EUA.

Manaus, 04 de Dezembro de 2013

Maskate

|11|


|12| Maskate

ecrau.com

Manaus, 04 de Dezembro de 2013

Homem é morto a terçada na Zona Leste

A polícia investiga possível assassinato de homem encontrado morto nesta segunda-feira (2) na viscinal do Berê, ramal do Brasileirinho, Zona Leste. Segundo informações, o homem identificado como “Mário”, aparenta ter 30 e 50 anos e possui no corpo vários cortes de terçado, principalmente na parte da nuca. O homem era conhecido na área por beber bastante, fazendo a policia acredita que a sua morte por ter sido causada por briga. Acredita-se que o homem tenha sido morto às cinco da manhã. O caso foi encaminhado a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (Dehs).

Integrantes de quadrilha especializada em roubos a taxistas são presos

As participantes de uma quadrilha especializada em roubos a taxistas, Antônia Cirliane Vasconcelos dos Santos, 19, e Valeria Ferreira Matos, 22, foram presas nesta terça-feira (03) no bairro Presidente Vargas, Zona Sul, após tentarem assaltar um taxista. A dupla foi levada para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) junto com a moto usada no assalto. Elas serão levadas para a cadeia publica Raimundo Vidal Pessoa. A quadrilha possui ainda dois homens que estão sendo procurados.

CAIXAS ELETRÔNICOS

Em uma semana dois assaltos Na tarde desta segunda-feira (2), policiais civis prenderam Bergson Melo Gomes, 34, e Kerlisson Fabrício Ferreira, 20, suspeitos de participar do assalto ao um caixa eletrônico no domingo (1). A prisão aconteceu no bairro Parque das Nações, Zona Norte. De acordo com os policiais, além de parte do dinheiro, foi achado com a dupla um revólver calibre 38, pertencente à empresa de vigilância, e as fardas dos vigilantes usadas para fugir do local do assalto.O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD).

Terceiro corpo é encontrado no Ramal da Prainha

Desaparecido

Depois de se envolver em uma briga e para ir o hospital, Diego Nascimento Teixeira, 22, desapareceu e está sendo procurado desde a última sexta-feira (29) pela família. Quem tiver informações, entre em contato com os servidores da DEOPS pelo número: (92) 3214-2268.

Um terceiro corpo foi encontrado no Ramal da Prainha, Zona Norte, por moradores da proximidade na tarde desta segun-

da (2). O corpo, ainda não identificado, é de uma mulher 16 a 22 anos, seminua e com um estado avançado de decomposi-

ção. Devido ao estado, os peritos da Polícia Civil não puderam apontar a causa da morte, apenas que a mulher estava no local há

pelo menos oito dias. O caso será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

MULTIMARCAS

3215-2050 Av. Castelo Branco nº 102 - Cachoeirinha


ecrau.com

Manaus, 04 de Dezembro de 2013

CASEIRO ENCHE A CARA E APARECE MORTO TODO TICADO DE TERÇADO Todo mundo sabe como a maioria esmagadora dos caseiros costuma passar maior parte do seu tempo: enchendo a lata e foi de tanto encher a lata e interagir de forma inadequada com as pessoas, que o caseiro identificado como ‘Mário’, foi encontrado morto na manhã de ontem. A bronca aconteceu em um sítio, no ramal T, comunidade do Berê, na zona rural de Manaus. Alguém muito malino, reinou em cima do bichinho, porque ele apareceu com cortes de terçado no pescoço, braços e costas. Na comunidade, ele também era conhecido como ‘Peruano’ e ‘Papada’, aparentava ter 50 anos, era moreno, cabelos pretos, aproximadamente 1,65 m, e já estava no clima de car-

naval porque estava com abada e tudo. A característica mais marcante de sua personalidade era a de que vivia embriagado e adorava puxar uma porrada, frescando com todo mundo. Segundo os cops, a raiva do cabra que pegou ele foi tanta, que ele quase arranca o braço e o antibraço no terçado. Ninguém viu e não sabe de nada. E pelo jeito que ele era querido, se souberem, não vão falar nada também. O líder comunitário José Rodrigues, 54, contou que o homem cuidava sozinho de um sítio e, no domingo, estava enchendo os córneos como de costume. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML). A eficiente Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros disse que vai investigar (até parece).

COBRADOR MORRE COM DOIS BALAÇOS

PEGANDO OS BALAÇOS DA NOITE

O desocupado Luiz Mário Araújo de Souza, 22, estava conversando com uma curriola de vagabundos, na noite de ontem, como sempre gosta de fazer, pelas sinistras ruas do bairro Nova Floresta, zona Leste, quando um elemento armado com um tresoito começou a lhe sacar e ficou lhe manjando. Luiz no início não se tocou e ficou de bob, mas depois começou a ficar desconfiado e bastante cabreiro. Ele já queria sair fora, mas quando viu o trabuco na mão do cabra, acabou trepidando e pegou dois balaços um na coxa e outro na barriga. Depois de acertar o desafeto, o elemento não identificado subiu na garupa de uma motoca e fugiu alegremente. Luiz foi socorrido por seus amigos de curriola e levado ao pronto-socorro João Lúcio.

VINGANÇA MORTAL

O cobrador de ônibus Auri Gonçalves da Silva, 41, tinha um azar danado. Ele já ia tomar aquela cervejinha estupidamente gelada, quando foi assassinado por engano no último domingo. A treta aconteceu na Avenida Margarita, na comunidade Aliança com Deus, Nova Cidade, zona norte de Manaus. Ele pegou dois balaços, sendo um nas costas e outro na mão direita. Uns caras apareceram em um Fiesta, de cor preta e placa também não identificada e largaram bala em cima de uma moçada, como alguém ia ser acertado, o sortudo foi o Auri. A vítima não tinha antecedentes criminais no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A família está boladona com essa história, porque ele nem usuário de drogas era e não tinha inimigos. O caso, diz-

-que, será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), mas a gente sabe que é balela.

Depois de pegar uma sequência de golpes sensacionais aplicados pelo seu maridão o bem sucedido vagabundo e noiado, Rafael Costa dos Santos, 24, a doméstica Keityane Matos da Silva, 20, que já estava no limite da paciência com ele, não suportou mais tantos abusos, pegou uma faca e fincou nas costas do infeliz. Tudo isso aconteceu na tarde de ontem, no belíssimo bairro Armando Mendes, zona Leste, onde essas paradas nem são corriqueiras. Desesperado, Rafael ainda tentou furar a mulher também, mas foi contido pela rapaziada da rua que invadiu a casa. Sangrando que nem um porco, ele foi bater no pronto-socorro João Lúcio. Ela não foi presa, porque saiu fora.

Maskate

CACHIMBLEMA

|13|


|14| Maskate

ecrau.com

Manaus, 04 de Dezembro de 2013

Bruna Marquezine e Antonia Morais fazem pose sexy

Antonia Morais postou uma foto fazendo pose ao lado de Bruna Marquezine no Instagram, nesta terça-feira, 3. Acompanhadas de um amigo, Victor Oliveira, as duas aparecem sorridentes e com o dedinho na boca na imagem, que recebeu a seguinte legenda: “Vulgar sem ser sexy”. Nos comentários, tanto Antonia quanto Bruna receberam muitos elogios como “Gata” e “Lindas”. Um seguidor questionou o que a filha de Glória Pires escreveu na foto: “Ou sexy sem ser vulgar?”. No momento, Bruna está com a agenda supercorrida com as gravações de “Em Família”, nova novela de Manoel Carlos. Por causa do trabalho, recentemente ela passou duas semanas na Aústria, onde gravou cenas, e aproveitou para visitar o namorado, Neymar.

Gusttavo Lima comemora o aniversário da mãe

O melhor das novelas

MALHAÇÃO

ALÉM DO HORIZONTE

Micaela dá seu primeiro Lili desiste do treinamento beijo em Martin

Anita e Ben tentam disfarçar para Pedro o motivo de estarem juntos. Flaviana disfarça e tenta convencer Antônio a assistir à gincana que Drica, Amanda e Bruna promoverão. Micaela e Martin se beijam. Bernardete pergunta a Abelardo se ele está apaixonado por alguém e se emociona com a descrição que ele faz de seu amor. Flaviana treina as MICAs para a gincana de jogos de guerra. Micaela diz a Martin que, para serem mais que amigos, exige exclusividade. Antônio assiste à gincana e fica entediado. Hernandez hesita em assinar um documento para

Caetano, mas acaba convencido pelo chefe. Giovana tenta convencer Raíssa a permitir que os ensaios do musical sejam feitos no colégio. Sidney e Ben conversam sobre Claudio e Sofia. Antônio continua assistindo à gincana na expectativa de tirar proveito da suposta brincadeira. Maura machuca o braço e lamenta com Hernandez o intervalo forçado que precisa impor às aulas de dança. A turma do musical prepara o casarão para o ensaio. Caetano sai com Zelândia. Amanda, Bruna e Drica se desentendem durante a gincana e começam a brigar.

Líder Jorge conversa com os eleitos, e Assis acha graça do medo de Lili. Marcelo aconselha Inês a ser igual a Heloísa para conquistar Thomaz. Celina fica intrigada com a conversa que tem com Matias sobre sua ida a mata, além do limite permitido. Fátima decide sair de casa. Álvaro se irrita com o bom desempenho de Fernanda em uma reunião importante. Fátima pede para

ficar na casa de Celina. Kléber pensa em Celina e não consegue ficar com Keila. Armando tenta acalmar Lili, enquanto Rafa e William voltam para resgatá-la. William sente ciúmes de Rafa com Lili. Júlia pede para Rafa ir até a sua casa. Thomaz se surpreende com o comportamento de Inês. Rafa chega atrasado para a saída da van, e Lili o repreende. Lili desiste do treinamento.

AMOR À VIDA

JOIA RARA

Iolanda e Mundo são César fica cego presos por adultério Com a noiva, Gusttavo Lima comemorou o aniversário de 64 anos da mãe, Dona Sebastiana, na noite desta segunda-feira, 2, em Patos de Minas, em Minas Gerais. “Comemorando o aniversário da sogrinha! Saúde, paz, amor e muitos anos de vida para essa mãe iluminada!”, disse Andressa Suita para a sogra no Instagram. “Dona Sebastiana, mulher guerreira determinada. Quantas vezes lavou roupa o dia inteiro para os outros a troco de um litro de feijão? A maior riqueza que a senhora me deu foi caráter, ser um pessoa do bem, respeito que me deu. Tenho muito orgulho de ser filho da senhora. Eu digo sem medo: eu tive criação. Mãe você é minha maior riqueza!”, escreveu Gusttavo na rede social. Na semana passada, durante a gravação do Show da Virada, Gusttavo Lima revelou que sofre de síndrome do pânico. Perguntado se ele teria um jatinho, o cantor sertanejo revelou que tem o transtorno. “Tenho um teco teco que dá pro gasto. Eu nunca falei isso não, mas tenho meio que síndrome do pânico. Gosto de voar, mas tenho muito medo. Medo de entrar no avião e saber que aquilo lá é um motor, que pode cair. Mas enquanto tem um acidente de avião tem mil de carro, só que o avião não tem volta, né? Chance de viver. Carro já tem”, contou ele.

Sílvia pede ajuda a Pilar para descobrir o que aconteceu com Catarina. Dália manda bilhetes para Iolanda e Mundo marcando um encontro. Laura pergunta a Valter qual é a verdadeira história de Tavinho. Iolanda e Mundo são presos por

adultério. Manfred tenta saber de Gertrude por que Ernest foi preso no passado, mas ela não revela o que sabe. Fabrício descobre que Dália e Ernest armaram o flagrante de adultério. Matilde se declara para Sonan. Manfred beija Amélia.

Aline disfarça sua preocupação para César. Ninho aparece de surpresa na casa de Aline e os dois ficam juntos na piscina. Amarilys afirma que vai se vingar de Niko. Maciel devolve o dinheiro para Márcia. Aline conta seu plano para Ninho. Maciel fala para Wagner que Félix

está morando e trabalhando com Márcia. César faz vários exames no hospital. Félix come sanduíche com Rinaldo e Márcia. Aline fica com Ninho, depois que César vai dormir. Edith leva investigadores para falarem com Félix. César acorda sem enxergar, e Aline comemora.


ecrau.com

Manaus, 04 de Dezembro de 2013

LABIRINTO

Maskate

|15|

A VERDADE DOS SONHOS

Crisântemo - Fidelidade eterna, recordações. Sorte: jacaré.

RECEITA

PIADAS

Rocambole de arroz cozido

Fã de Futebol O louro dado de presente ao padre, veio de um bar onde uma freguesia fanática reunia-se para ouvir jogos de futebol pelo rádio, enquanto tomavam suas cervejas. O padre, muito satisfeito, colocou o novo hóspede numa coluna junto ao púlpito. No domingo seguinte, começou seu sermão sob os olhares atentos dos fiéis e do papagaio: — Meus irmãos! Cristo nasceu na Terra Santa, passou por Belém, passou por Nazareth, passou pela Galiléia, passou por Jerusalém, passou por... — Puta merda — interrompeu o papagaio — não tem um beque para segurar esse homem?

Alguma Matéria Ingredientes 2 xícaras de arroz cozido 1 xícara de trigo 3 ovos 1/2 xícara de óleo 2 xícaras de leite 100 g de queijo parmesão ralado 1/2 xícara de salsa picadinha 1/2 xícara de cebolinha picadinha 1 colher de café de Sal 1 colher de sopa de fermento em pó (colocar por último) 3 colheres de maionese e 1 copinho de requeijão cremoso para passar no rocambole antes de colocar o recheio e tbm para passar por cima e ao decorá-lo

A professora vê o Joãozinho sentado quieto e pergunta: — Joãozinho o que houve? É alguma matéria que eu ensino? Português, Matemática? — É química professora. — Mas eu não ensino química. — Por isso mesmo, não há química entre nós...

CAÇA PALAVRAS

Áries Período propício para mostrar-se, divulgar seu trabalho, entrar em contato com pessoas dinâmicas e positivas. Com Mercúrio e Marte em harmonia, a comunicação é sua grande aliada. Mesmo em reuniões informais você pode conhecer pessoas interessantes. Touro Cresce a disposição para novos aprendizados, a mente está afiada. A capacidade de expressar-se, de articular situações, conciliar pessoas e formar alianças também. Bom período para aprofundar os vínculos em suas relações. Casais novos podem desenvolver seu relacionamento. Gêmeos Eis um bom período para aprender algo novo, planejar viagens e avançar nos projetos do ano. Tudo flui com agilidade, você pode encontrar as pessoas certas, na hora certa e nos lugares certos. Gaste o excesso de energia fazendo amor, praticando esportes. Câncer Muitas novidades em pauta, a Lua nova de Sagitário promete boas surpresas. É tempo de cultivar fé e confiança, de expandir fronteiras e buscar novos aprendizados. Aproveite para fazer contatos e falar com quem for preciso. Leão Suas aptidões e seus talentos criativos continuam em destaque. Com a Lua nova, é tempo de inaugurações, novas iniciativas e empreendimentos. Trace metas, objetivos e estratégias para acertar o alvo. Virgem Sua autoestima e sua capacidade de comunicação estão em destaque. Marte se despede de seu signo em harmonia com Mercúrio: bom momento para o estabelecer novas diretrizes, para manobrar entrevistas, ligações, negociações e acordos.

Modo de Preparo 1.No liquidificador, bater todos os ingredientes (começando sempre com os líquidos e finalizando com o pó royal), coloque a massa em um tabuleiro untado e polvilhado com trigo 2.Assar em forno médio, pré aquecido por aproximadamente 25 minutos 3.Virar numa toalha de prato úmida, passar maionese ou requeijão cremoso, colocar o recheio de sua preferência (tem que estar sem caldo) enrolar o rocambole, passar maionese ou requeijão por cima e decorá-lo ao seu gosto Informações Adicionais.

Libra Originalidade e agilidade estão em destaque. Atividades ligadas à comunicação, marketing, publicidade e propaganda estão favorecidas, é hora de se mostrar e interagir com o mundo. Com a Lua nova, o mais importante agora é saber o que quer para buscá-lo.

CURIOSIDADES

Massagens bizarras

Uma técnica de beleza utilizada por uma clínica estética de Krasnoyarsk, na Rússia, tem feito sucesso entre as mulheres, ao utilizar caramujos-africanos (Achatina fulica) em massagens faciais. Segundo a dona da clínica Ranetka, Yelena Baranchukova, o método ajuda a acelerar a regeneração da pele e a eliminar rugas e cicatrizes. Cobras ‘assistentes’ Um spa localizado em Jacarta, na Indonésia, atraiu clientes de todo o mundo que buscam um tipo especial de tratamento: uma massagem corporal com cobras. Durante 90 minutos, duas massagistas e três cobras trabalham no corpo do cliente, que têm as bocas fechadas com fita adesiva por segurança. Massagem com os seios Em setembro deste ano, a americana Kristy Love, moradora de Atlanta, no estado da Geórgia, se tornou famosa ao oferecer um serviço de massagem curioso, no qual utiliza seus seios enormes para realizar os procedimentos. Em seu site, a mulher afirma que cobra até US$ 200 (R$ 460) por uma hora completa de massagem sensual, mas que também oferece uma modalidade “não sensual”, e cobra US$ 150 (R$ 345) pela hora. Para ficar só abraçadinha, ela cobra US$ 80 (R$ 184).

Horóscopo do Dia

Improvisada Na periferia de Nova Délhi, na Índia, Um trabalhador improvisou uma massagem ao pisar nas costas de colegas enquanto o grupo aguardava a abertura de lojas. A imagem foi feita pelo fotógrafo Anindito Mukherjee. Perito em massagem nos seios Yang Jun, morador da província de Henan, na China, causou polêmica e chegou a ser chamado de charlatão ao se declacar perito em massagem nos seios, com o objetivo de melhorar a amamentação. Jun afirma que é profissional graduado, mas reclama da falta de clientela. Ovos na cabeça Em 2012, um bebê chinês foi fotografado enquanto ganhava uma massagem na cabeça com ovos cozidos após ter o cabelo cortado em Hefei, na província de Anhui, na China. Segundo a crença chinesa, cortar o cabelo no segundo dia do mês do calendário lunar traz boa sorte. Elefante talentoso O parque Mae Sa, na província de Chiang Mai, na Tailândia, virou atração em 2010 por causa do talento de seus elefantes. Além de exibir um animal capaz de pintar quadros usando a tromba, uma dos principais destaques era o elefante capaz de fazer massagem com os pés.

Escorpião É tempo de se aventurar rumo a novas experiências. Mercúrio e Marte prometem garra e agilidade mental para criar soluções e superar obstáculos. Ao buscar liberdade e mudança, preste atenção na forma como expressa suas convicções, procure perceber se é duro demais. Sagitário Etapa de benefícios, notoriedade e reconhecimento. Um novo projeto se inicia, comprometa-se de todo o coração. Mas com Júpiter em movimento retrógrado, perseverança, realismo e senso prático são importantes. Capricórnio Os prazos ficam menores, a exigência dos compromissos é maior. Busque a colaboração de colegas e parceiros. Pode surgir alguém que ofereça a segurança de que precisa. Aquário Sua mente está acelerada, cheia de ideias para novos projetos. Já sabe quais são as intenções para o novo ciclo lunar? Bom período para lançamento de produtos, divulgações e campanhas de marketing. Peixes Não deixe de investir em seus projetos de vida, qualquer nova iniciativa está favorecida. É hora de demonstrar competência no trabalho, nesta nova lunação o reconhecimento profissional ganha evidência.


|16| Maskate

Manaus, 04 de Dezembro de 2013

Jet Set

Preta Gil mostra silhueta mais fina

maskateecrau@gmail.com

Juliano Cazarré surfa

ecrau.com

Nicole Bahls usa modelo de vestido repetido

Juliano Cazarré exibiu seu corpo sarado na praia, nesta terça-feira, 3. O ator, que está no ar em “Amor à vida”, aproveitou a manhã de sol para surfar na praia da Macumba, na Zona Oeste do Rio. O Ninho, da trama das 21h, chegou ao local de bicicleta carregando a prancha e, antes de se jogar no mar, fez alongamento na areia. Juliano adora praticar esportes ao ar livre. Sempre que pode ele está pela orla praticando algum execício. Em meados de novembro, ele contou com a companhia da mulher, durante uma corridinha no calçadão.

Reynaldo Gianecchini e Suzana Pires apresentam prêmio de educação

Preta Gil é a estrela da capa da revista “Nova” de dezembro. O cabeleireiro Marco Antônio Di Biaggi postou em seu perfil no Instagram nesta terça-feira, 3, uma foto de Preta posando para a revista. “Arrebentando na capa da @revistanova de dezembro superstar @ pretagil”, escreveu ele na legenda da imagem. A cantora emagreceu

quase oito quilos após participar do quadro Medida Certa do “Fantástico”. Para comemorar a boa forma, Preta posou para a revista com um vestido justinho realçando as novas curvas. De namorado novo, ela tem postado fotos nas redes sociais em que aparece ao lado de Rodrigo Godoy e em momentos de intimidade.

Reynaldo Gianecchini e Suzana Pires apresentaram prêmio de educação em Florianópolis, em Santa Catarina. Os atores foram os mestres de cerimônia de premiação realizada na noite desta segunda-feira, 2. “Na deliciosa companhia de Suzana Pires”, disse o ator em legenda de foto publicada por ele em seu perfil na rede social Instagram. Na noite da última quarta-feira, 27, Gianecchini chamou atenção em evento no Rio com seus cabelos grisalhos e comentou que as fãs não estão reclamando do visual. “As fãs estão adorando. Foi a melhor aceitação de cabelo que eu já tive até hoje. Todo mundo comenta e aprova. Resolvi deixar grisalho por causa do teatro, mas penso seriamente em manter para a novela”, disse o ator ao EGO. Gianecchini vai intepretar o personagem Cadu, nova novela do Manoel Carlos, “Em família”, que será exibida às 21h na Rede Globo em 2014.

Após atrair todos os olhares desfilando com um vestido polêmico durante uma premiação que aconteceu nesta segunda-feira, 2, no Hotel Copcabana Palace, Zona Sul do Rio, Nicole Bahls ficou surpresa ao saber que o modelito cheio de transparências foi um dos destaques e ficou entre os mais comentados na festa do Grammy 2013, ao ser usado pela cantora Kelly Rowland, ex-vocalista e uma das fundadoras do grupo Destiny’s Child. “Gente, eu juro que não sabia disso. Comprei esse vestido em Nova York. Achei o modelo lindo e ficou mui-

to bem no meu corpo”, disse a apresentadora nesta terça-feira, 3, ao EGO. O vestido cheio de caimentos e telas, é uma criação do estila libanês Georges Chakras para sua coleção primavera/ verão e foi apresentado na semana de moda de Paris. Georges é badaladíssimo entre as famosas como Queen Latifah e Hellen Mirror. No evento carioca, Bahls criou um tom de mistério ao ser questionada se estava ou não usando lingerie. Sem sutiã, ela contou que apesar de não parecer, estava muito bem vestia por baixo: “Existe todo um mistério, todo um truque, mas tinha calcinha sim”.

2417 isu  

Edição 2417

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you