Issuu on Google+

ANO 16 - Nº 2.414 - MANAUS/AM -29/11 /2013

Justiça corre contra o tempo em julgamentos acelerados

VII FIAM, projetos, programas e pendências da ZFM E agora, José?

Além de prorrogar é preciso estruturar, diz Arthur!

Flamengo fez a alegria da torcida Félix começa a trabalhar como

Andressa Urach - modelo

Mundo é eleito deputado

Cargo celebra a trajetória da saga COPA DO BRASIL Cláudio de Souza na Amazônia

Estabelecimentos comerciais irregulares são interditados


|02| Maskate

ecrau.com

Manaus, 29 de novembro de 2013

CIDADE DOS MALUCOS Sérgio Fonseca Jr.

Versículo do Dia

E agora, José? Diante das câmeras, e chamado para a abertura da VII FIAM, suado e cansado por tanta aporrinhação, esparrela e cama de gato, o governador Omar explicou o esvaziamento da Segov, entregue até então a José Melo, que a usava como estágio e ensaio da governança estadual. Ou seja, toda a articulação e pretensão de disputar a eleição do ano que vem virou fumaça meu amigo! Como dantes - Omar alegou que a medida

foi administrativa, é claro, e disse que as funções até então resolvidas ou conduzidas pela Segov passariam à Casa Civil, onde habita e pontifica Raul Zaidán que trabalha na área da gestão estadual desde sempre, incluindo missões e complicações eleitorais.

O Negro e o Solimões - A sintonia fina entre a fala de Arthur e Omar, na abertura da VII FIAM, o jeito carinhoso com que ambos se olham, falam e resvalam numa interatividade proativa e fraterna salta aos olhos da qualquer um. E sugerem que ambos assim continuarão. Nesta e em outras estações, nas águas do Negro e do Solimões.

PP, PSB e PSDB - Na paralela, e disposta a conferir o que diz a vontade popular a seu respeito, Rebecca Garcia volta ao Congresso, na cadeira de parlamentar federal. E já foi sondada por PSB e PSDB que estão dispostos a conversar e desenhar uma alternativa no grid da próxima peleja eleitoral. Notícias frescas estão pra boiar!

Base ecológica - No discurso do ministério do Desenvolvimento, volta à tona a base ecológica de Fernando Pimentel, que não veio mas mandou mensagem gravada pra desrespeitar. E disse, por seu enviado, que até 2015 o biomercado no país deve bater na casa dos 160 bilhões.

O ovo e a pata - É claro que, do ponto de

vista local, o maior obstáculo para a economia da biodiversidade é a incapacidade imanente de promove a divulgação competente de suas vantagens e acertos. Não basta saber fazer biojóias, fitoterápicos, cosméticos, adotar a Nutracêutica, a indústria da juventude perene... precisa dar publicidade ao caminho.

Santo do Dia

Não dar para entender a falta de água em Manaus ,mais alguns trechos da cidade,principalmente em áreas de favela e diga-se passagem próximo ao centro,há o desperdício do líquido tão precioso.

O dia 29 de novembro na História 1633 - Vicente de Paulo funda a congregação das Filhas da Caridade. 1643 - Criação do Ministério da Justiça no Brasil por D. João VI. 1776 - São recuperados os oito sobreviventes negros do naufráugio do navio negreiro Utile na ilha deTromelin. 1782 - A Grã-Bretanha assina um acordo preliminar em Paris reconhecendo a independência norte-americana.

1842 - É autorizada por decretos a emissão de selos postais no Brasil. 1877 - Inauguração da primeira estação telefônica do Brasil, no Rio de Janeiro. 1880 - Reúne-se o primeiro Parlamento japonês. 1888 - O físico alemão Heinrich Hertz prova a existência das ondas eletromagnéticas.

1807 - Embarque da família real portuguesa para o Brasil.

1897 - Acontece a primeira prova de motociclismo que se tem conhecimento, em Surrey, subúrbio de Londres, na Inglaterra.

1824 - Começa a censura para os teatros do Rio de Janeiro.

1899 - É fundado o Futbol Club Barcelona.

1830 - Eclode a Revolução Polonesa, contra a ocupação russa.

1909 - Inaugurado o túnel ferroviário que liga Las Cuevas, na

Argentina, a Carácoles, no Chile. 1910 - José Gomes Pinheiro Machado, militar e político da República Velha, funda com Quintino Bocaiúva o Partido Republicano Conservador do Brasil. 1916 - Os Estados Unidos assumem oficialmente o governo da República Dominicanae estabelecem um regime militar. 1926 - O general Oscar Carmona toma posse do cargo de Presidente da República Portuguesa. 1929 - O almirante norte-americano Richard Byrd torna-se a primeira pessoa a sobrevoar o Pólo Sul. 1935 - Fernando Pessoa é internado no Hospital de S. Luis dos Franceses, vítima de uma crise hepática.

Ótimo – Horário de atendimento aos classificados do programa Bolsa Universidade será ampliado, estendido até as 19h, nesta quinta-feira (28) e sexta-feira. Bom – Josué Filho e Ari Moutinho são eleitos para comandar o TCE. Ex-presidente da ALEAM e pai do atual presidente da Casa, os conselheiros foram eleitos por unanimidade. Ruim – Invasões já estão se tornando rotina no Santa Etelvina. Pela quinta vez em 13 meses, Estado mobilizou forças policiais para desocupar o mesmo terreno invadido no bairro.

Jogo dos Sete Erros

NINGUÉM MERECE! • Resta saber se o mercado do ministro tem relação com as novas matrizes econômicas coerentes com a biodiversidade ou se é um recado para esconder interesses mineiros e paulistas. • Fernando, há três anos, assumiu com essa volúpia em torno dos incentivos fiscais da ZFM. E sumiu do pedaço até levar puxão de orelha de Dona Dilma. • É sintomático que a bioindústria do MDIC tenha passado recursos para o agronegócio na última reunião do CAPDA, o conselho de Pesquisa e Desenvolvimento da Suframa. •E que a NOVAMED, a indústria de fármacos tenha esperado mais de 4 anos para ter seu PPB liberado. Façam o que digo mas não olhem o que faço.

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Salmos 103:1

jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | jornal@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Ger. de marketing.:Anamaria Leventi|marketing@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

São Saturnino de Toulouse De origem grega, são Saturnino é uma das devoções mais populares na França e na Espanha. A confirmação de sua vida emergiu junto com a descoberta de importantes escritos do cristianismo produzidos entre os anos 430 e 450. Conhecidos como a “Paixão de Saturnino”, trouxeram dados enriquecedores sobre a primitiva Igreja de Cristo na Gália, futura França. Esses documentos apontam Saturnino como primeiro bispo de Toulouse nos anos 250, sob o consulado de Décio. Era uma época em que a Igreja, naquela região, contava com poucas comunidades cristãs. Estava desorganizada desde 177, com o grande massacre dos mártires de Lyon. O número de fiéis diminuía sempre mais, enquanto nos dos templos pagãos as filas para prestar sacrifícios aos deuses parecia aumentar. O relato continua dizendo que Saturnino, após uma peregrinação pela Terra Santa, iniciara a sua missão de evangelização no Egito, onde converteu um bom número de pagãos. Foi, então, para Roma e, fazendo uma longa viagem por vales e montanhas, atingiu a Gália. Por onde andou, pregava com fervor, convertendo quase todos os habitantes que encontrava ao cristianismo. Consta que ele ordenou o futuro são Honesto e juntos foram para a Espanha, onde teria, também, batizado o agora são Firmino. Depois, regressou para Toulouse, mas antes consagrou o primeiro como bispo de Pamplona e o segundo para assumir a diocese de Amiens. Saturnino fixou-se em Toulouse e logo foi consagrado como seu primeiro bispo. Embora houvesse um decreto do imperador proibindo e punindo com a morte quem participasse de missas ou mesmo de simples reuniões cristãs, Saturnino liderou os que o ignoravam. Continuou com o santo sacrifício da missa, a comunhão e a leitura do Evangelho. Assim, ele e outros quarenta e oito cristãos acabaram descobertos reunidos e celebrando a missa num domingo. Foram presos e julgados no Capitólio de Toulouse.


ecrau.com

Justiça soluciona casos bárbaros que chocaram qApós o presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Amazonas, desembargador Sabino Marques solicitar em setembro o maior empenho dos juízes e insistir para que a coisa ande mais rápido, os julgamentos estão acontecendo mais efetivamente no estado. Somente neste mês de novembro a justiça já resolveu três casos barbaros que abalaram o estado do Amazonas.

pela acusada. O julgamento durou cinco horas e 40 minutos. Sem a presença de Odete, Daiana defendeu a versão de ter cometido o crime sob a possessão de espíritos malignos. “Eu ouvia uma voz que dizia pra eu fazer aquilo que ia dar certo. Aí minha vista ficou escura e eu só me lembro

de estar presa na delegacia. Eu estava fora de mim. Foi o demônio. Eu estou arrependida do que fiz”, disse a ré durante seu depoimento. O crime aconteceu no dia 25 de setembro de 2012, no bairro Parque Mauá, zona leste de Manaus. Segundo a denúncia do Ministério Público, a acusa-

Inicio do julgamento do caso Fred Ainda sem previsão de resultado, nesta quinta-feira (28) o julgamento do ‘Caso Fred’ está acontecendo sob a responsabilidade da 2ª Vara do Tribunal do Júri, no Fórum Ministro Henoch Reis, bairro São Francisco, Zona Sul. Waldemarino Damasceno e Terezinha de Jesus Rocha, são acusados de envolvimento no assassinato do técnico agrícola Fred Fernandes, ocorrido em 2001, o casal Waldemarino e Terezinha são pais da universitária Danielle Damasceno, morta pelo

filho de Fred Fernandes, que era namorado da garota. Foram arroladas dez testemunhas de acusação e defesa. Os réus não compareceram ao julgamento e o advogado Luís Eduardo dos Santos Valois Coelho pediu o adiamento do arbitramento, que foi negado pelo juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri, Anésio Pinheiro. O magistrado justificou dizendo que o caso teve grande repercussão, se arrasta a mais de uma década e a sociedade manauara precisa de uma resposta

do judiciário. A defesa de Waldemarino e Terezinha havia protelado o julgamento por quatro vezes. Os réus também respondem por tentativa de homicídio contra a esposa do técnico agrícola, Maria da Conceição, e o filho da vítima.O Ministério Público designou três promotores de Justiça para atuarem no caso: Ednaldo Aquino, Fábio Monteiro e Lauro Tavares. Em função da quantidade de testemunhas, o julgamento pode se estender até amanhã.

Condenações deixam população satisfeita

Na ultima sexta-feira (22), após mais de 20 horas de julgamento, a juíza Mirza Telma de Oliveira pronunciou as sentenças dos réus do ‘Caso Belota’ no início da manhã. Ela começou com a leitura da penas de Jimmy Robert, que foi condenado a 94 anos de prisão. Rodrigo Alves e Ruan Pablo foram condenados a 94

Maskate

|03|

Julgamento dos assassinos de policiais federais deve terminar na sexta

Mês de condenação de casos que chocaram o estado Nesta quarta-feira (27) a Justiça condenou, a doméstica Daiana Pires dos Santos(22), a 13 anos e quatro meses de prisão pela tentativa de homicídio contra a dona de casa Odete Pego Ferreira, 23 anos, e pela subtração da filha da vítima, uma recém-nascida retirada à força do ventre da mãe

Manaus, 29 de novembro de 2013

anos e oito meses e 84 anos de reclusão, respectivamente. Os condenados devem cumprir as penas em regime fechado. A juíza também negou o direito de recorrer em liberdade. Os familiares das vítimas que ficaram 24 horas no Fórum aguardando do início ao fim do julgamento, eles ouviram de mãos dadas

a leitura da sentença. Elane Belota, prima de Gabriela, se emocionou muito durante todo o julgamento, ao relembrar as cenas trágicas dos homicídios. Ela e toda família aplaudiram o resultado do julgamento e saíram do Fórum com sensação de que os culpados não ficarão impunes.

da atraiu a vítima para sua casa alegando que iria doar um enxoval do filho que havia abortado. Em sua casa, Daiana teria atingido Odete com uma tábua de cortar carne. Após a dona de casa cair atordoada no chão, a acusada abriu sua barriga com uma lâmina de barbear e retirou a filha da vítima.

A Justiça Federal iniciou em Manaus nesta segunda-feira (25) o julgamento de cinco réus acusados de participar do homicídio de dois policiais federais e da tentativa de homicídio de outros dois durante operação da Polícia Federal no município de Anamã, a 129 quilômetros de Manaus, em 2010. O julgamento está previsto para encerrar apenas na próxima sexta-feira (29). Os réus julgados pelos homicídios são os brasileiros Gerson Hilário da Silva e José Hilário da Silva e os peruanos Edgar Hilário da Silva e Isac Gady Tamani. Os quatro são acusados também por tráfico de drogas e porte ilegal de armas.

O brasileiro Xavier da Silva Pinto é o quinto réu, julgado apenas pelo crime de tráfico de drogas. A ação penal contra os cinco réus tramita na 4ª Vara criminal. A acusação é feita pelo Ministério Público Federal. Até as 17h desta segunda, apenas os dois policiais sobreviventes ao tiroteio e o superintendente da Polícia Federal do Amazonas, delegado Sérgio Fontes, foram ouvidos no Tribunal do Júri, realizado na sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Ao todo, 22 testemunhas vão ser ouvidas, duas delas por meio de videoconferência entre Manaus e Tabatinga, município distante a 1.118 quilômetros da capital.


|04| Maskate

ecrau.com

Manaus, 29 de novembro de 2013

Estabelecimentos comerciais irregulares são interditados pela Dvisa em Manaus

População insatisfeita com a telefonia A ausência de sinal, dificuldades para o uso da internet, créditos (pré-pago) e sms lideram o ranking das reclamações em um estudo da empresa Perspectiva Tecnologia da Informação, divulgado nesta quarta-feira (27), onde revelou que 87% dos clientes estão insatisfeitos com os problemas no sinal das operadoras de telefonia móvel. A ausência de sinal lidera o ranking de insatisfação dos clientes, seguindo de dificuldades para o uso da internet , créditos (pré-pago) e sms (mensagens via celular). No total, mais de 8.650 pessoas foram ouvidas em Manaus, durante o mês de outubro. De acordo com a pesquisa, 66% dos entrevistados reprovaram os serviços da telefonia de modo geral. Para o deputado estadual Sidney Leite (PROS), relator da CPI da Telefonia na Assembléia Legislativa

do Amazonas (Aleam), os dados revelam a realidade enfrentada pelos usuários não apenas da capital, mas principalmente no interior, que diariamente são prejudicados pela falha do serviço. “Em alguns municípios que visito não consigo utilizar meu celular para fazer ligações e muito menos conectar a internet, mas a operadora me vende o pacote como se funcionasse. A população sem dúvida se sente prejudicada”, comentou. O parlamentar voltou a destacar os problemas enfrentados no município de Tefé (distante a 523 quilômetros de Manaus), onde moradores estão convivendo com apagões nos celulares. “A pesquisa de insatisfação só vem a colaborar, colocando em números o que já sabemos, mas os representantes das operadoras insistem em negar essa realidade”, disse Leite.

Segundo o Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa), dois estabelecimentos comerciais de Manaus foram interditados nesta quarta-feira (27) por irregularidades no armazenamento de alimentos. As fiscalizações ocorreram em uma empacotadora de farinha no bairro São José Operário, Zona Leste, e em uma distribuidora de frio, no Santo Antônio, Zona Oeste da capital. De acordo com a Dvisa, a empacotadora, que funcionava anexa a um mercadinho e a uma residência, foi interditada depois da denúncia de uma consumidora que teria apresentado problema de escoriação labial depois de consumir a farinha. Durante a fiscalização, fiscais encontraram gatos no local de empacotamento do produto, falta de higienização, mofo e falta de impermeabilização das paredes. Os proprietários foram multados. Eles deverão entrar

com pedido no Dvisa solicitando uma licença de funcionamento. A interdição da distribuidora ocorreu após o resultado de outras duas fiscalizações

realizadas pela Dvisa no estabelecimento, quando foram encontrados produtos vencidos destinados para a venda. Os proprietários dos dois estabelecimentos terão um

Vacinação antirrábica é realizada em 11 bairros

Exército e órgãos de segurança pública

A primeira reunião com setores da União e do Distrito Federal envolvidos com questões de defesa, segurança e inteligência, para planejar ações que garantam uma Copa do Mundo de Futebol, em 2014, aconteceu nesta quarta-feira (27). Na Amazônia, haverá jogos da Copa em Manaus e Cuiabá. Estas e as demais cidades envolvidas no torneio devem apresentar planos de segurança para perímetro do local das partidas, conforme critérios internacionais, para evitar risco aos torcedores. A segurança no dia dos jogos vai considerar grupos em deslocamento na cidade, nos dias de jogo, para “evitar qualquer con-

tato entre possíveis manifestantes e quem vai aos estádios”, segundo o secretário-adjunto de segurança pública do Distrito Federal, Paulo Roberto. Ele disse que a identificação é necessária para coibir qualquer baderna. O primeiro encontro para o planejamento de ações de segurança na Copa, no CMP, contou com representantes também da Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Detran, das companhias locais de água e esgoto (Caesb) e de energia (CEB), da Secretaria de Saúde e do Ministério Público.

prazo de três dias para apresentar defesa junto à diretoria do Dvisa, que irá definir o valor das multas a serem aplicadas e as medidas necessárias para regularização.

A Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal foi iniciada no dia 29 de outubro e o CCZ já vacinou um total de 112.906 animais, sendo 89.227 cães e 23.679 gatos.

Nesta semana, as equipes de vacinadores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão vacinando animais de 11 novos bairros. A meta é atender mais de 200 mil animais.

De acordo com a prefeitura de Manaus, deverão ser vacinados animais nos bairros Monte das Oliveiras, Conjunto João Paulo e Santa Etelvina (zona Norte); Parque 10 e

Bairro da União (zona Sul); Jorge Teixeira, Nova Floresta, Tancredo Neves e João Paulo (zona Leste); e Compensa e Vila da Prata (zona oeste). A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é 155.823 cães e 48.479 gatos, totalizando 204.302 animais. O encerramento da campanha está marcado para o dia 16 de dezembro. A campanha está sendo executada por 120 equipes de vacinadores que estão visitando cada residência para vacinar os animais. “Os vacinadores estão identificados com a camisa e o colete de vacinador, e solicitamos que a população ajude as equipes na contenção dos animais no momento da vacina”, recomenda o secretário de saúde, Evandro Melo, lembrando que podem ser vacinados animais com mais de três meses de vida e que não estejam doentes.

Interdição da Ponte do São Jorge é suspensa A interdição da Ponte São Jorge (sentido Constantino Nery- bairro), prevista para ocorrer a partir desta quarta-feira (27), foi suspensa, segundo informou o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans). A nova data para a mudança no tráfego não foi informada. O Manaustrans informou que o trânsito flui normalmente e sem alterações no local na manhã desta quarta. Ainda segundo o Instituto, equipes da Secretaria Municipal de Infaestrutura (Seminf) realizaram obras para liberar um trecho da rua que deverá ser utilizada como desvio. As chuvas dos últimos dias atrasaram a conclusão da via. O acesso ao bairro São Jorge, por meio da Ponte São Jorge, deverá sofrer alterações por 90 dias, enquanto é executada a segunda etapa das obras de reforço estrutural e reforma da ponte sobre o igarapé do bairro.


ecrau.com

Cargo celebra a trajetória da saga Cláudio de Souza na Amazônia Na semana passada, o radialista Josué Cláudio de Souza Filho relembrou os 103 anos do nascimento do patriarca, fundador da Rádio Difusora e de uma saga de luta, informação e construção de um Amazonas mais digno e alegre. Nesta quarta, ele foi aclamado por seus pares para presidir o Tribunal de Contas do Estado. Na eternidade, é gratificante para o patriarca, ver seu filho presidir as Contas e seu neto a Casa Legislativa do Amazonas que ele fez sua segunda terra. Em vida, além da fundação da Rádio Difusora, ele foi deputado estadual, deputado federal, prefeito de Manaus, senador e governador interino do Estado. Josué pai, nascido em Itajaí, Santa Catarina, mudou para Manaus aos 32 anos, a bordo de um Catalina da Panair do Brasil, no dia 31 de dezembro de 1942, sob as bênçãos de sua madrinha Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Acabava de receber de Assis Chateaubriand a missão de dirigir a única estação de rádio de Manaus, a Rádio Baré, antiga Voz da Baricéia, e o jornal mais tradicional e mais antigo do Amazonas, o Jornal do Commercio, dos ‘Diários e Emissoras Associadas do Brasil’.

|05|

Maskate

Auditoria pedagógica Pensando nas dificuldades de gerir um estado com dimensões continentais, Josué anunciou, também, um caráter extremamente pedagógico para sua gestão. “O Tribunal já treinou muito bem os seus servidores e agora vamos treinar os gestores, para que não errem em suas prestações de contas. Os prefeitos no interior já sabe como prestar contas, tem suas estrutura, mas o responsável pelos Departamentos de Água e Es-

Desempenho exemplar Josué Filho é um dos conselheiros com o maior percentual de eficiência na tramitação processual desde que ingressou no TCE, em 2008. Os números apontam que dos processos que entraram em seu gabinete, uma média de 2,4 mil por ano, apenas 2% ficou para ser julgado no ano seguinte. O desempenho é sempre maior que 95,94%. Juntamente com o conselheiro Josué Filho, Ari Moutinho foi escolhido para a vice-presidência, nesta quarta-feira (27) para comandar o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) no biênio 2014-2015. Foi unânime a escolha durante a 47ª sessão ordinária. Os dois conselheiros têm formação superior em administração.

Maestro na Corte

Na mesma solenidade, foi eleito o conselheiro Lúcio Albuquerque para a Corregedoria e o conselheiro Júlio Cabral para a Ouvidoria. O conselheiro Érico

Manaus, 29 de novembro de 2013

Desterro — que deixa a presidência no dia 18 de dezembro — foi eleito, por seis votos a um, para coordenação da Escola de Contas Públicas do TCE para os próximos

2 anos. As relatorias dos municípios do interior do Amazonas, do município de Manaus e dos órgãos da administração do governo do Estado também foram sorteadas na mesma sessão. Após ouvir os votos de felicitações dos demais conselheiros, que enalteceram sua postura conciliadora, o conselheiro Josué Filho ressaltou que quer comandar o TCE com o apoio dos 700 servidores da casa. “O presidente, como afirmou o conselheiro Érico (Desterro), é um maestro na corte. Seguindo essa linha, eu vou tocar o piano com todos os outros membros do TCE, que funciona como uma máquina. Vou estar de olhos e ouvidos abertos a todos”, comentou, ao ressaltar à imprensa que pretende adotar uma administração participativa.

goto e de Previdência, por exemplo, não. O maior índice de reprovação está aí. Queremos exatamente isso. Vamos colocá-los na sala de aula para depois fazer a prova. O que não pode depois disso é o gestor dizer que errou porque não sabia. Isso não será admitido e o gestor deverá ser penalizado”, afirmou, ao revelar que os três primeiros meses de sua administração serão voltados à formação dos gestores.


|06| Maskate

ecrau.com

Manaus, 29 de novembro de 2013

Johnfferson Johson Lima,22,Ensino Médio Completo,têm o curso de Informática Básica. Procurando Emprego de Auxiliar de Produção. Tel Cel 9392 9827

Darsonia Ramos,36,Ensino Médio Completo.A procura de emprego de Auxiliar de Produção,Atendente, Promotora de Vendas.Tel Cel 9453 9832

Operadora de caixa Com experiência de 6 meses, disponibilidade de horário, de preferência que more nas proximidades Manoa, Cidade nova, Nova cidade. Enviar currículo para: rh_manausseleciona@gmail.com

Designer gráfico ensino superior completo em designer, desenvolver as criações de campanhas e ações de marketing, conhecimento no pacote adobe (photoshop, ilustrador, indesing) e corel drawm, experiência como designer Enviar currículo para: ted.selecao@gmail.com

Estágio: Engenharia mecânica e elétrica, cursando a partir: 4° período - noturno,,excel intermediário, pacote office autocad Enviar currículo para: buscandotalentos.manaus@gmail.com

Aux. De eletricista: formação: ensino fundamental completo e/ou ensino médio. Experiência na função. Cursos: nr12 disponibilidade de horário. Enviar currículo para: recrutamento.selecao4@fermazon.com.br

VII FIAM Projetos, programas e pendências da ZFM qAlém de prorrogar é preciso estruturar, diz Arthur! O governador Omar Aziz apostou que, de zero a dez, a chance de prorrogar a ZFM é onze, mas concorda com Arthur que é necessário a infraestrutura. E pediu união de todos para ajudar o trabalho brilhante de Thomaz Nogueira à frente da Suframa, ajudar a adensar a economia do modelo e interiorizar o desenvolvimento. “tudo é proibido no interior”. Num clima de apologia do modelo, e cobrança para sua consolidação, e novas matrizes econômicas para o futuro da região, a 7º edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM) teve início na noite desta quarta-feira (27), no galpão do Studio 5 Centro de Convenções, localizado na Zona Sul de Manaus. O evento reúne exposições, palestras, fóruns e apresentações. Uma lâmpada que reduz os gastos com energia e uma farinha produzida à base de fruta regional estão entre as novidades do feira. Na abertura da feira contou com a presença de autoridades locais, representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Schaefer. Nem Dilma apareceu, o ministro não veio. Nem Eduardo, Vanessa ou Alfredo.

Inovação e perspectivas Uma das novidades tecnológicas apresentadas na Feira é uma lâmpada que pode reduzir em até 150% o consumo de energia. De acordo com o expositor Felipe Queiroz, a inovação não é recente no Brasil, mas vem crescendo gradativamente na preferência de empreendedores e do

Farinha de pupunha “A farinha de pupunha tem uma base tecnológica e um estudo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Uma parceria com a nossa empresa fez com que esse projeto acontecesse. A farinha começou a ser desenvolvida em 2011, e tem uma aceitação muito boa no merca-

consumidor.”Ele é um domo de acrílico que fica no telhado e transfere a luz do sol através de um tubo de alumínio espelhado, difundindo no ambiente, filtrando os raios ultra-violeta para que o calor não passe. Ele é adaptável para vários acessórios, e um deles permite a instalação de uma

lâmpada de led artificial que proporciona uma economia de 50% de energia durante a noite”. Outra novidade da feira é a farinha de pupunha. O produto feito a partir de uma fruta amazônica pode ser uma alternativa nutricional, de acordo com Márcio Navegantes, idealizador do produto.

do, com um valor nutricional interessante, sendo um alimento funcional, podendo ainda derivar outros produtos”, disse Navegantes. A Fiam acontece até o próximo sábado (30) no galpão do Studio 5 Centro de Convenções, no Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus. A entrada é franca.

Avançar em novas matrizes econômicas O clima é de expectativa da prorrogação do modelo, e o compromisso é adensar, diversificar e regionalizar a economia, afirmar seus direitos constitucionais para consolidar a autonomia gerencial de seu desenvolvimento. As ações e pretensões na VII FIAM, a feira internacional da Amazônia estão em cada stand, seminário ou rodada de negócios, e o mote das propostas é avançar e enfrentar os desafios na direção de novas

matrizes econômicas. A despeito das pressões, armadilhas e incompreensões, e disposta a enfrentar mais uma etapa de seu maior desafio, essa iniciativa, sob a batuta da Suframa, quer mostrar à opinião pública do país os acertos, avanços, densidade e, especialmente, a necessidade estratégica, econômica e socioambiental de integração deste plano de desenvolvimento bem sucedido ao desenvolvimento do país.

Gargalos institucionais A Feira se impõe num momento de instabilidade institucional e funcional da autarquia, a agência responsável pela gestão da penúria que lhe foi imposta, com a redução de recursos, de material humano, de autonomia para cumprir seu papel constitucional. Servidores mal remunerados, com carga redobrada de funções pela escassez de pes-

soal, e com projetos de inovação, biotecnologia, formação de recursos em compasso de espera. É hora de conferir a coerência entre anúncios e cumprimento de promessas. Apesar disso, a Feira irá apresentar a necessidade e oportunidade de investimentos para agregar valor aos produtos aqui produzidos, apropriando e regionalizando tec-

nologia, inovação e revolução de conceitos e acertos digitais e cibernéticos, na expectativa de avançar na vertente dos bionegócios. No contrapé da intocabilidade da floresta, essa aproximação inteligente do banco genético é um compromisso que se ensaia e solidifica para regionalizar a produção e as oportunidades.


ecrau.com

Flamengo fez a alegria da torcida

Flamengo superou todas as adversidades que lhe foram impostas desde o início do ano e conquistou o tão sonhado título, que era o projeto da nova diretoria para a temporada. A taça é a consagração do técnico Jayme Almeida que tirou o time dos resultados irregulares e o colocou de volta aos trilhos. A Diretoria, comissão técnica e elenco do Flamengo se espalharam pelo Rio de Janeiro para comemorar o tricampeonato da Copa do Brasil, conquistado após vitória de 2 a 0 sobre o Atlético-PR, no Maracanã. Cada canto da cidade foi tomado por um rubro-negro na madrugada desta quinta-feira (28). O presidente Eduardo Bandeira de Mello, o vice de futebol Wallim Vasconcellos e o vice de marketing Luiz Eduardo Baptista, por exemplo, foram a um evento organizado pelo clube carioca na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul, mas não viram nenhum jogador no local. Alguns atletas preferiram uma casa noturna na Barra da Tijuca, zona oeste, ou os próprios familiares. O volante Amaral e o centroavante Hernane foram jantar com parentes, assim como o

Na próxima sexta-feira (29) e sábado (30) o município de Anamã, a 168 quilômetros de Manaus, será sede da 1ª Olimpíada Indígena do Médio Solimões. O evento ocorre na comunidade Ilha do Camaleão, com apoio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind). Indígenas das etnias Tikuna, Kambeba e Apurinã irão

|07|

representar seis comunidades em modalidades como arco e flecha, futebol de campo, cabo de guerra, corrida com saco, vôlei e canoagem. Os vencedores receberão medalhas e troféus e a programação prevê, ainda, apresentações de danças, cantos, venda de comidas típicas, exposição e comercialização de artesanato indígena.

Torcida atleticana apóia o time

diretor de futebol Paulo Pelaipe. Mas as comemorações pelo título já haviam começa-

do no próprio estádio. Depois do triunfo contra o Furacão, a cúpula flamen-

da parte de seus objetivos na temporada (a primeira era tirar o clube do rebaixamento), mas diz ainda não saber sobre o seu futuro. De acordo com o treinador, apenas após o dia 8 de dezembro, ele terá

uma definição sobre o que fazer em 2014. O treinador assumiu o Flamengo durante o Campeonato Brasileiro, justamente após uma derrota para o Atlético-PR, começou na condição de interino, mas logo ganhou a confiança do grupo e os bons resultados também estreitaram a relação com a torcida. Após o título desta quarta-feira, no entanto, Jayme prefere manter a humildade no discurso. Ao longo da Copa do Brasil, Jayme de Almeida pediu humildade a seus jogadores. Para o treinador, o espírito de vestir a camisa de um clube da grandeza do Flamengo precisava ser resgatado entre os jogadores e a aceitação do grupo foi muito boa desde o início do trabalho.

Ingressos chegaram a custar até R$800,00 Os altos preços dos ingressos para assistir ao final da Copa do Brasil, o valor do ingresso do jogo do Flamengo e Atlética-PR é “abusivo” se comparado com a redá mensal média do brasileiro,que é de R$ 1.917 . Após um ano de redução de custos, continuou o texto o time que se gaba de ser ‘o mais querido do mundo’ cobrou o ingresso mais caro da história da Copa do Brasil, que varia entre R$ 250 e R$800. O flamengo afirmou ao site que considera

Maskate

1º Olimpíada Indígena

Jayme evita falar de futuro

Mesmo garantido pelo Flamengo para a próxima temporada, Jayme de Almeida ainda mostrou muita cautela. Com o título da Copa do Brasil nesta quarta-feira, o treinador cumpriu a segun-

Manaus, 29 de novembro de 2013

“justo” o preço cobrado, dada a grande procura pelo jogo. Nem mesmo o preço recorde impediu que os torcedores de todo Brasil comprassem

ingressos, que ficaram esgotados. O Procon-RJ também notou o valor abusivo, e entrou com uma liminar pedindo a redução dos valores.

guista liberou champanhe ao grupo nos vestiários do Maracanã.

Os torcedores que não estavam entre os mais de seis mil atleticanos que foram até o Rio de Janeiro para assistir a final da Copa do Brasil também mandaram o seu apoio e incentivo de Curitiba. Para mais de dois mil atleticanos, o local escolhido foi o entorno da Arena. Distribuídos em bares e lanchonetes, os torcedores rubro-negros viram o Furacão ficar com vice-campeonato da competição nacional. Em frente à praça Afonso Botelho, famosa Praça do

Atlético, uma multidão acompanhou todos os lances através de um telão, instalado em um comércio local. “Para quem ficou em Curitiba, é muito importante essa reunião e passar uma energia positiva aos jogadores”, comentou Marco Aurélio Zenfi. Logo após o término da partida, os torcedores continuaram confraternizando na rua, demonstrando reconhecimento à entrega do time durante 2013, ano que marca uma das melhores temporadas da história do Clube.


Toda linha de móveis em 12x sem juros nos cartões de crédito!

CAMA CASAL ACOPL SONOREY RAINHA 140X190 237 CÓD. 67781-2 À vista: R$ 899,00

R$

12X

39,92

I D E I A & P R O M O

CABECEIRA MOVAL IMPERIAL 2CMUDO 796429 BR PT CÓD. 67884-9 À vista: R$ 479,00

MENSAIS

NOS CARTÕES DE CRÉDITO

MAX

01 ANO: R$ 38,51

R$

12X

ROUPEIRO MOVAL AREZZO 2P CORRER 79186 AV/CV / CÓD. 67835-2 À vista: R$ 1.490,00

74,92

MENSAIS

NOS CARTÕES DE CRÉDITO

MAX

01 ANO: R$ 78,64

R$

12X

124,17

MENSAIS

NOS CARTÕES DE CRÉDITO

MAX

01 ANO: R$ 138,95

CÔMODA MOVAL PRISMA 80886 AC/CV CÓD. 67835-0 À vista: R$ 389,00

12X

NOS CARTÕES DE CRÉDITO

MAX

R$

32,42

MENSAIS

01 ANO: R$ 35,98

KIT BERTOLINI IDEALE TPL VDR DESL BR 412718047 BR CÓD. 67499-1 À vista: R$ 1.269,00

12X

NOS CARTÕES DE CRÉDITO

MAX

R$

105,75

MENSAIS

01 ANO: R$ 138,95

FRUTEIRA KIT’S PARANA CITRUS 200 1908701 BR CÓD. 67837-5 À vista: R$ 239,00

12X

R$

NOS CARTÕES DE CRÉDITO

MAX

19,

92

MENSAIS

01 ANO: R$ 29,23

SALA JANTAR ART PANTA VITORIA 6C 1006 BR PT CÓD. 66999-7 À vista: R$ 895,00

12X

R$

MAX

74,58

MENSAIS

NOS CARTÕES DE CRÉDITO

01 ANO: R$ 78,64

REFRIGERADOR ELECTROLUX 262L 1P RDE33 BR / CÓD. 67749-7 À vista: R$ 999,00 Entrada de R$ 98,83 +

15X

R$

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

Entrada de R$ 68,76 +

COND AR ELECTROLUX 7500BTUS MAXIMOS EC EC07F 110V / CÓD. 57434-1 À vista: R$ 695,00

CREDIÁRIO

PRÓPRIO

15X

R$

68,76

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

FOGÃO ESMALTEC BALI CRISTAL 4B 4003 BR 4003 BR / CÓD. 66382-4 À vista: R$ 345,00

02 ANOS: R$ 87,46

GARANTIA

FACILIDADE PARA

PAGAMENTO

LOJAS NA CAPITAL

E NO INTERIOR

ESTENDIDA

ENTREGA

RÁPIDA

MONTAGEM

GRÁTIS

Entrada de R$ 34,13 +

15X

NO CREDIÁRIO TV LAR

RENEGOCIAÇÃO

MAX

DE CONTRATOS

R$

34,13

MENSAIS

02 ANOS: R$ 69,48

Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condições para plano no carnê TVLAR 1+15. Pagamento 12x nos cartões AMEX, VISA e MASTER. Ofertas válidas dia 28/11/2013 à 30/11/2013. Para retirar seu cartão TVLAR dirija-se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!

98,83

02 ANOS: R$ 92,56

MENSAIS


Ganhadora de hoje vai usufruir de três meses na Companhia Atala ANO 16 - Nº 2.414 - MANAUS/AM - 29/11/2013

O Presentão do Mourão continua dando mais e mais presentes. A nossa felizarda desta quinta-feira (28) é a Tainá Vieira dos

Santos que mora no bairro Adrianópolis, ela acreditou na sua sorte e com um clique da Barbie Brenda do atendimento de Marke-

‘Mais ciumenta do mundo’ usa detector de mentiras no noivo

ting, ganhou três meses na Academia Atala no Vieralvez, uma das melhores academias de Manaus. É isso aí, Tainá, parabéns!!!

Você pode ser o próximo ganhador E você? Vai ficar só olhando? A Tainá acreditou se cadastrou e GANHOU! Venha ganhar prêmios também. É só entrar no site ecrau.com

e clicar em “Promoção” O próximo prêmio desta sexta-feira é um vale compras no valor de R$250,00 na boutique A Filha do Rei, localiza-

da no Centro Comercial São Jorge Center loja 5 no bairro São Jorge, para você que adora estar na moda. Não perde tempo e boa sorte.


|10| Maskate

ecrau.com

Manaus, 29 de Novembro de 2013

Antônio Barros Jr.

TELECARINHO DO MASKATE

Fernanda Mello

Larisssa Milon

Lennon Braga

Ágatha Andrade

Alexia Silva

Heloiza Golvin

Leonardo Brito

Nicandro Carvalho

Ricardo Marujada

Laborda @Danzinhalaborda

Marcelo Melo @MeloMarcello

Nessa @nessaangulo

Risonaldo Jr @risonaldojr

Anitta ganha coleção de roupa e posa sensual de lingerie Anitta não para de faturar com o sucesso. A cantora postou uma foto do ensaio que fez para uma linha de roupas de uma magazine que levam seu nome. “Catálogo da coleção da minha linha de roupas nas lojas Marisa”, escreveu a ‘poderosa’. O lançamento dos modelitos com seu nome aconteceu na quarta, 20, em São Paulo. Cerca de 2 mil fãs se aglomeraram na porta da loja esperando a cantora. Alguns fãs - cerca de 150 - foram selecionados para tirar foto com a ela, a maioria crianças. Uma equipe médica chegou a atender alguns que passaram mal. No evento, Anitta falou sobre o seu estilo. “Eu sou ligada à moda, mas não a grifes. Se eu gostar de uma coisa que custa 10 reais eu vou usar, mesmo se tiver uma que custe dez milhões. Ela diz que mudou seu estilo com o tempo: “Eu usava tudo muito colado, dividindo as partes do corpo, mesmo, sabe? Mas agora não faço mais isso, hoje em dia me visto bem. eu me vestia mal pra caramba”.


ecrau.com

Manaus, 29 de Novembro de 2013

‘Mais ciumenta do mundo’ usa detector de mentiras no noivo Debbi Wood, uma britânica de 42 anos foi diagnosticada com uma “síndrome de ciúmes delirante” devido ao comportamento paranoico que mantém ao lado do noivo Steve Wood, de 30 anos, obrigando o homem a passar pelo detector de mentiras apenas por voltar de uma loja de conveniência. Em uma entrevista ao jornal “Daily Mail”, Debbi

contou que possui a “Síndrome de Otelo”, o que a deixa com um ciúmes incontrolável. Além de proibir o parceiro de assistir a qualquer tipo de programa contenha mulheres, inglesa verifica constantemente o e-mail, redes sociais e celular do noivo diversas vezes ao dia, em busca de sinais de traição. Traumatizada após o fim de um relacionamen-

Maskate

|11|

to longo, durante os 10 anos que morou nos EUA, e o início conturbado do namoro com Steve, que chegou a ver outra mulher quando a dupla estava afastada, Debbi revelou que chega a usar um detector de mentiras quando o noivo demora mais do que o habitual para voltar para casa, mesmo que sejam “15 minutos para comprar leite”.

Casamento termina em briga Britânica anuncia divórcio em entre noiva e amante do noivo letreiro de pub favorito do marido Um casamento na cidade de Shenzhen, na China, terminou em briga entre a noiva e a amante do noivo. Grávida, a amante foi vestida de noiva até a cerimônia do casamento e se envolveu em uma briga com sua rival oficial. Assista ao vídeo.

Depois de descobrir que o marido estava sendo infiel, uma mulher no País de Gales convenceu o dono de um pub a mudar o letreiro do estabelecimento e deixar um “recado” sobre um futuro divórcio. O “Noah’s Yard”, localizado na cidade de Swansea, possui um letreiro magnético, e a britânica teria conseguido convencer o dono a escrever um aviso no bar favorito do companheiro. “Paul, vou me divorciar de você”, avisou a mulher. A mulher, que não quis ser identificada, disse ao jornal que o objetivo era envergonhar o inglês na frente dos amigos. “Estava brava e cha-

Cidade tem o nome mais longo da França

Depois de ‘Y’, na França, que é considerada a cidade com o menor nome do mundo, outro cidade se orgulha de ter o nome mais longo do

país europeu. Localizada na região de Champagne-Ardenne, Saint Remy en Bouzemont Saint Genest et Isson tem 38 letras no nome.

teada, então fiz o aviso para que todos pudessem ver”, declarou a britânica. Não satisfeita, no dia seguinte a britânica deixou um novo recado a respeito da propriedade do casal. “Inclusive, vou ficar com o cachorro”, escreveu a mulher.


|12| Maskate

ecrau.com

Manaus, 29 de Novembro de 2013

Despachante é assassinado em ponto de ônibus

Na manhã desta quinta-feira (28) um despachante de ônibus, identificado apenas como Ney, foi executado a tiros em seu local de trabalho, em um ponto de ônibus em frente ao Centro da Convivência da Família da Cidade Nova. A Polícia investiga o caso, mas testemunhas disseram que dois homens chegaram a uma moto e atiraram no despachante. Ontem, no bairro Tancredo Neves, Zona Leste, foram assassinados Jackson Silva e Anderson da Silva Guimarães, padrasto e enteado. A policia também investiga o caso.

Rede Social: Garoto posta vídeo pornô com namorada

Depois do jogo: Homem atropela mulher na Avenida do Turismo

Nossa equipe acaba de flagrar um acidente na Av. do Turismo um Homem,

identificando como Layrton Nery da Silva, atropelou com sua moto violentamente a

senhorita Alessandra Santiago da Silva de 28 anos de idade, e acertou um veículo

modelo Chevrolet Prisma. Segundo informações todos estavam alcoolizados.

No porta-malas do carro: Trio é preso após assaltar Homem foi encontrado um posto de gasolina depois de 3 dias

Um grupo de garotos de uma escola estadual de Manaus publicou na tarde desta terça-feira (26), no perfil de uma rede social, um vídeo onde aparecem fazendo orgias com uma menor em um quarto. Acionada pelos internautas, o Grupo de Combate ao Crime na Internet e Prostituição Infantil da Polícia Civil começou a investigar para identificar os autores da postagem.

Rauston Willer Bronze Freitas, 31, foi encontrado morto no porta malas do carro dele com as mãos amarradas na tarde desta quarta-feira (27), na rua 1 da comunidade Monte Sinai, Zona Norte de Manaus. A vítima foi encontrada trajando apenas uma bermuda e apresentava várias lesões, uma delas um corte no pescoço. O corpo já estava em estado avançado de decomposição. De acordo com moradores que fizeram a denúncia, o carro da vítima modelo Fiesta, de cor prata e placas JXK 1846, estava parado na rua desde a

MULTIMARCAS

3215-2050 Av. Castelo Branco nº 102 - Cachoeirinha

noite de segunda-feira (25). Mas com o forte odor que surgiu, os moradores resolveram chamar a polícia. Segundo familiares da vítima, Rauston era sócio de um lava jato no mesmo conjunto e era funcionário da Recofarma. Na segunda-feira (25) ele saiu do lava jato com R$500 no bolso e não retornou para casa.A família registrou no mesmo dia o desaparecimento de Ralston na Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (Deops). O caso será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (Dehs).

Roni Batista Santiago, 26, Bessa Dias da Cruz, 18, e um adolescente de 17 anos, foram presos após assaltarem um posto de gasolina localizado em frente a uma casa de eventos na avenida Max Teixeira, Zona Norte, na tarde desta quarta-feira (27).Segundo informações do Soldado Marim da 18ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) que atendeu a ocorrência, os policiais foram informados do assalto por um motorista de um caminhão que detalhou que os suspeitos tinham fugido em um veículo modelo Gol. Os assaltantes foram abordados em frente a Escola Estadual Marcantônio Vilaça, na entrada do bairro Manoa. Os quatro

suspeitos fugiram abandonando o carro na via. De acordo com Marim dois suspeitos correram para um posto de gasolina que fica bem próximo, um terceiro para a escola Marcantônio Vilaça e foram capturados. O quarto integrante do bando fugiu em direção e conseguiu escapar. A Polícia encontrou com os suspeitos: um revólver calibre 38, três munições, dois chips, um tablet, maconha e a renda do posto de gasolina R$ 148. O caso foi encaminhado ao 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde a vítima, uma funcionária do posto que não teve a identidade revelada, fez o reconhecimentos dos suspeitos.


ecrau.com

Manaus, 29 de Novembro de 2013

Sete carros, duas pessoas e uma cadeia Na noite desta quarta-feira (27), o “habilidoso” William Miranda da Silva, 20, foi preso após denúncias de que havia alguém abrindo carros “sem precisar da chave do dono” na área do Conjunto Galiléia, Zona Norte. Não foi difícil para os cops acharem o William, por ele está portando um saco grande de mão e por ele correr quando viu os 190. Dentro da sacola estavam diversos documen-

tos de veículos e cartões de créditos. Levado ao 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o homem do saco confessou que naquela noite já tinha feito o supermercado em sete carros. Aproveitou para afirmar também que é sujeito perigoso e já matou duas pessoas em Boa Vista, Roraima. O sujeito perigoso ficará ainda um tempo no 12º DIP para pensar melhor sobre suas escolhas profissionais.

Tarda mas não falha

Depois de muito tempo, o simpático Maike Gama de Lima, 20, entrou em cana, na tarde desta quarta-feira (27), pelo assalto de um cordão de ouro no dia 7 de outubro no Japiim, Zona Centro-Sul. Na ocasião, o Maike ainda esfaqueou a vitima para agradecer pela nova jóia adquirida. O assalto foi realizado junto com um primo que foi preso em flagrante e enquanto o Maike se mandou. Esse homem legal só foi localizado graças a uma

confusão que teve com a sogra, ameaçando agredi-la. Por esse motivo, o genro de ouro foi intimado para depor no 3º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi reconhecido e preso. O bom moço tentou argumentar de o assalto na verdade foi uma briga, mas não colou. Segundo consta, ele tem mais passagens por roubos e furtos, do que as ruas têm buracos. O bonitão foi matar a saudade do primo na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa.

Faroeste Amazônico

Quatro homens em motocicletas levaram o Bang Bang americano para a Cidade Nova, Zona Norte, na manhã desta quinta-feira (28). Os motoqueiros invadiram o local de trabalho do despachante do terminal de ônibus, Ednei Batalha, 32 e despacharam o coitado para o outro lado da vida. De acordo com testemunhas, os quatros marrentos ao chegarem ao escritório

da empresa de transporte público, mandaram o cobrador que estava na sala com a vitima, correr, deram então três tiros na cabeça do despachante e se mandaram. A suspeita é que execução tenha ocorrido por motivo passional. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) vai investigar o crime e não há informação sobre possíveis suspeitos.

Maskate

CACHIMBLEMA

|13|


|14| Maskate

ecrau.com

Manaus, 29 de Novembro de 2013

Viviane Araújo mostra a cinturinha na academia: ‘Poderosa e alegre’

Viviane Araújo já está preparando o corpo para fazer bonito na Sapucaí, à frente da bateria do Salgueiro. A rainha da agremiação carioca postou no Instagram uma foto na academia em que deixa em evidência a sua cinturinha. “Bom dia, amores! Sabe o que eu descobri? Que minha essência é indestrutivelmente poderosa e alegre! Isso não é maravilhoso? O tempo não para! Vamo que vamo! Amo vocês! #treinetododia #dmfitness”, escreveu ela. Viviane não foge da malhação nem nos feriados. No último dia 20, ela também compartilhou imagens exibindo as curvas na academia.

O melhor das novelas

MALHAÇÃO

ALÉM DO HORIZONTE

Sidney dá toco em Sofia, Celina cai em uma que fica impressionada armadilha na mata

Antônio e Pedro se enfrentam silenciosamente, e todos disfarçam suas verdadeiras intenções. Caetano explica a Abelardo que irá usar Hernandez para falsificação de documentos. Abelardo avisa a Bernardete que não poderá mais ajudá-la com suas aulas para madames. Hernandez conta para todos que Caetano o promoveu no trabalho, e Ronaldo nota a preo-

cupação de Vera. Micaela provoca Martin, que fica confuso sobre seus sentimentos pela menina. A palestra de Bernardete é um fracasso. Soraia e Abelardo apoiam a moça. Maura pede que Hernandez volte a lhe dar aulas de dança. Junior conta para Omar que Zelândia arrumou um namorado rico. Sidney dispensa Sofia. Ben pede para conversar com Meg.

JOIA RARA

Heloísa afasta Thomaz no momento em que Marcelo aparece para observá-los. O Luminoso Mestre detecta a invasão pelo computador de Líder Jorge, e William fica apreensivo. Marcelo consegue entrar no quarto de Lili. André sente vergonha de Cláudia. Lili leva Priscila até a sede do seu Grupo. Heloísa pensa em Thomaz. Thomaz se incomoda com a sedução de Inês. Olívia questiona André sobre seu encontro com Cláudia. Lili encontra Marcelo em sua cama e o expulsa de seu quarto. Thomaz pensa em Heloísa. Inês reclama do estado de Marcelo. Líder Jorge co-

menta com Tereza que Lili será uma escolhida para o treinamento. Olívia discute novamente com André. Rafa e Lili fazem as pazes. Todos reparam na distração de Heloísa durante a gravação do programa. Sandra fica entusiasmada com o encontro com Osvaldo. Cláudia beija André na frente de todos, que ficam constrangidos. Lili culpa William de sabotar o Grupo. Rita chantageia Selma. Nilson leva Celina até os limites da floresta. Tereza conta para LC que sua filha foi escolhida para ir ao treinamento. Celina cai em uma armadilha na mata e grita por socorro.

Mundo é eleito AMOR À VIDA deputado federal Félix começa a trabalhar

Silveira conta para Toni que conseguiu localizar o orfanato onde Peteleco morou. Franz chama Sílvia para conversar sobre os detalhes da separação. Mundo é eleito deputado federal e todos no cortiço e no cabaré comemoram. Furioso, Ernest diz a Manfred que tentará provar que houve frau-

de na eleição. Iolanda abandona Ernest e volta a morar no cortiço. Franz recebe um bilhete anônimo apontando um endereço onde ele pode descobrir a verdade sobre Sílvia. Franz chega em um quarto de hotel, vê os quadros da mulher pintados por Viktor e se espanta ao ver o irmão ali.

Aline convence César a beber o uísque alterado. Amarilys manipula Eron, e Niko fica magoado. Paloma comemora a promoção de Bruno. Gina começa a namorar Elias, e Ordália aprova. Vivian se embriaga no bar. Daniel sente ciúme de Perséfone. Patrícia e Michel inventam desculpas e evitam Guto e Silvia. Aline faz um bolo para César e coloca a medicação na massa. Félix decide ir à agência de empregos e se surpreende ao saber que não será contra-

tado. Silvia vai com Niko ao abrigo de menores para tentar resolver o problema com a guarda de Jayminho. Jefferson sugere para Valdirene e Murilo que tenham uma conversa com um ex-participante do reality show para conseguir algumas dicas sobre o programa. Félix ameaça Tamara, e Edith desconfia. Félix começa a trabalhar como garçom no bar de Denizard. Aline e Ninho se unem contra César. Bruno se irrita ao ver Félix trabalhando no bar de Denizard.


ecrau.com

Manaus, 29 de Novembro de 2013

LABIRINTO

Maskate

|15|

A VERDADE DOS SONHOS

Bar - Você perde seu tempo com coisas sem importância. Sorte: cavalo.

RECEITA

PIADAS

Pastel de feira

Feijoada Completa — Ó garçom! Me traz uma feijoada completa. — Pois não, senhor. São quinze reais. — O quê? Vou ter que pagar antes de comer a feijoada? — Olha, é que essa feijoada de hoje... não sei, não, viu?

Ingredientes 3 xícaras de farinha de trigo 1 xícara de água morna (ou um pouco mais) 3 colheres (sopa) de óleo (de soja, milho, girassol ou algodão) 1 colher (sopa) de aguardente 1 colher (sopa) rasa de sal Farinha de trigo para trabalhar a massa Modo de Preparo

Arroz à Grega pro Chinês O chinês entra em um restaurante grego, chama o garçon, também grego, e pede: — Um “aloz a glega”, pô favô! O grego dá uma risada enorme, e, mesmo entendendo, pede para o repetir chinês algumas vezes, mas trás seu pedido. No dia seguinte, o chinês volta e pede de novo: — Um “aloz a glega”, pô favô! O grego tira onda com a cara do chinês e trás o pedido. A cena se repete algumas vezes pelos dias seguintes. O chinês, já puto da vida com o garçon grego, resolve tomar aulas de dicção, e então volta ao restaurante. Chama o mesmo garçon e pede: — Um arroz a grega, por favor! O garçom, incrédulo do que acabara de ouvir, pergunta: — Desculpe, o que mesmo o senhor disse? — Um arroz a grega, seu glego escloto! Filé Mal Passado Em Londres, marido e mulher se acomodam na mesa de um restaurante. O garçom pergunta: — O que os senhores desejam? — Eu quero um filé mal passado! — responde o homem. — Senhor? Tem certeza? E a vaca louca? — Sei lá, pergunta aí pra ela!

1.Coloque a farinha misturada com o sal em uma vasilha ou uma mesa e abra um buraco no meio 2.Nesse buraco coloque o óleo, a aguardente e um pouco de água 3.Misture a água e a farinha aos poucos, cada vez pegando um pouco mais de farinha da borda do buraco 4.Quando a massa estiver ficando dura, coloque mais água 5.A massa deve ficar macia 6.Se estiver um pouco grudenta, não tem problema 7.Se estiver muito grudenta, coloque mais farinha 8.Se estiver dura, coloque mais água 9.Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com o auxílio de um rolo, de forma que ela fique bem fina 10.Se não ficar fina, ela não fica crocante depois de fritar 11.Recheie a gosto, e feche com um garfo ou com o verso de uma faca 12.Frite em óleo quente (não muito) em fogo médio-alto e escorra com o auxílio de uma escumadeira, antes de deixar para secar em papel absorvente 13.Rende 15 pastéis grandes (tamanho feira) 14.Você pode colocar parte da massa antes de abrir na geladeira, embalada em um plástico ou papel filme, se quiser fazer menos pastéis

CAÇA PALAVRAS

Áries Procure controlar a irritabilidade diante de situações que não pode controlar. Hoje a Lua briga com Urano e Plutão, todos ficam mais instáveis e sensíveis. Não acelere ainda mais as coisas nem force acontecimentos. Pelo contrário, procure relaxar para observar tudo com uma visão mais panorâmica. Touro Os prazos ficam menores, a exigência dos compromissos é maior. O período pode ser produtivo, mas contratempos e imprevistos estão em pauta. Ao buscar liberdade e mudança, preste atenção na forma de expressar suas convicções. Gêmeos Não espere por um momento de crise para rever ideias, posturas, conceitos e buscar respostas. Converse com os amigos, leia um bom livro, alimente seu espírito com boas informações. Procure cultivar uma postura descontraída e maleável. Câncer O relacionamento, os sócios e os outros, de maneira geral, serão vitais para o enriquecimento de sua alma. A Lua minguante segue em Libra, mas se desentende com Urano e Plutão. Melhor evitar conversas delicadas, pois os ânimos ficam à flor da pele. Leão Desacelere para se revitalizar, cultive a calma e tranquilidade. A Lua minguante o convida a restaurar energias. Se possível, prefira programas e atividades mais amenas. A Lua se harmoniza com o Sol no início do dia, bom período para cultivar gratidão e pensamentos positivos. Virgem Não é um bom momento para forçar situações, fazer cobranças e exigências. Com a Lua minguante, os movimentos são mais internos que externos. Lua, Urano e Plutão indicam possíveis imprevistos, esteja flexível, lembre-se que tudo tem seu tempo certo e nada é por acaso. Libra Momento para dialogar, conciliar, cultivar a ponderação e respeitar as leis do convívio. Mercúrio, Vênus e Júpiter o ajudam a contemporizar. Sua capacidade de observar os vários lados de uma mesma questão pode ser importante hoje e ajudar a solucionar impasses. Evite acumular muitas tarefas.

CURIOSIDADES

Curiosidades interessantes que você não sabia

1- Ouvir música Ouvir música pode levar a um sentimento de intenso prazer, o que provoca no cérebro a liberação de dopamina, um neurotransmissor que, entre outros efeitos, promove a sensação de prazer e motivação. 2- Pandas Para acumular energia suficiente para um dia inteiro, os pandas precisam comer quantidades enormes de bambus – cerca de 18 kg por dia, e ele passa praticamente o tempo todo (de 12 a 16 horas) comendo e dormindo (de 8 a 12 horas). 3- Maior planta carnívora do mundo Nepenthes rajah é uma planta carnívora da família das nepentáceas. Chegam a meio metro de altura e costumam devorar apenas moscas. 4- O maior tempo andando de bicicleta ao contrário tocando um violino Christian Adam of Lübeck aprendeu a andar de bicicleta aos quatro anos, e começou a tocar violino na década de 70. Desde então, este alemão é o dono do recorde de pessoa que conseguiu andar para trás de bicicleta tocando um violino por mais tempo. O recorde atual de Lübeck é de 60 quilômetros em cinco

Horóscopo do Dia

horas e nove minutos. 5- O Menor Macaco do Mundo O sagui-leãozinho, é do tamanho de uma escova de dentes e pesa 107 a 141 gramas. É o menor macaco sul-americano, com registro, inclusive, no Guiness Book. Habita as áreas de floresta pluvial da Amazônia e países vizinhos, onde o casal e suas crias vivem em grupos pequenos. 6- Super Bill Gates Desde 2007, Bill Gates, doou 48% de seu patrimônio líquido, ou US $ 28 bilhões, o que ajudou a salvar 6 milhões de vidas. 7- Glóbulos vermelhos Seu corpo está criando cerca de 2,4 milhões de glóbulos vermelhos por segundo. 8- A pessoa que grita mais alto O recorde mundial para a pessoa que grita mais alto foi para a inglesa Jill Drake. A mulher de 52 anos grita a uma altura de 129 decibéis – aproximadamente dez a mais do que o barulho feito pelo motor de um jato. Ela descobriu o seu curioso talento durante uma viagem para Londres, e ganhou o título em 2000.

Escorpião Período propício para revisões, ideal para concluir assuntos e se revitalizar. Mas é importante que fuja de brigas, lugares tumultuados e confusões. Prefira calma, paz e tranquilidade. Lua, Urano e Plutão pedem cuidado com a desconfiança, o ciúme, o controle e as disputas de poder. Sagitário Bom momento para dialogar com abertura, cordialidade e diplomacia. Tudo o que é feito em colaboração pode trazer melhor resultado. Lua minguante em Libra, Júpiter em harmonia com Vênus e Mercúrio: período ideal para concluir acordos e exercitar suas habilidades sociais. Capricórnio Não se começa coisa alguma agora. Com a Lua minguante, perceba o que deve concluir, colocar um ponto final. Neste período tão intenso, pare um pouco suas atividades para descansar e refletir. Aquário Imprevistos em pauta: criatividade e adaptabilidade são necessárias. Lua, Urano e Plutão pedem atenção também as suas reações emocionais para perceber o que pode ser curado e transformado em sua vida. Peixes Momento de interiorização. Reflita acerca do desapego, joga fora o que não serve mais. Com a Lua minguante em Libra, sua capacidade de trabalhar em colaboração e unir forças ganha especial importância.


|16| Maskate

Manaus, 29 de Novembro de 2013

Jet Set

ecrau.com

maskateecrau@gmail.com

Paloma Bernardi posa Ariadna posa sensual e ganha sexy para campanha chega mais de fotógrafo

Paloma Bernardi emprestou sua sensualidade para a campanha de outono-inverno 2014 da marca de calçados, Bebecê. Nas imagens de bastidores do ensaio, a atriz aparece

com visual sexy e roupas provocantes. Ela foi clicada por Fabian Gloeden em Porto Alegre na quinta-feira, 21. Recentemente, Paloma Bernardi remexeu o arquivo de fotos e pu-

blicou em seu Instagram uma foto de uma viagem. A atriz compartilhou um dos cliques feitos no Deserto de Mojave, entre Los Angeles e Las Vegas, nos Estados Unidos.

Ariadna posou para um ensaio fotográfico em Milão e dividiu um registro de bastidor com seus seguidores no Instagram nesta quinta-feira, 28. “Depois de algumas horas fotografando para as lentes de Glauber Bassi em Milão é hora de brilhar... Obrigada @glauberbassi pelo carinho respeito e profissionalismo”, escreveu ela na legenda da imagem, em que aparece de microshort e com os seios cobertos pelas mãos de Glauber. Recentemente a ex-BBB posou abraçadinha com um belo moreno em fotos de seu Instagram, mas não identificou o rapaz.

Marina Ruy Barbosa faz alegria de crianças em obra social Marina Ruy Barbosa fez a alegria da criançada ao visitar a Casa Ronald Mc Donald, no Rio, nesta quinta-feira, 28. Em foto postada pela obra social em seu perfil no Twitter, a atriz aparece cercada de meninos e meninas, que posam sorridentes e sentadas em seu colo. “A Mariana Ruy Barbosa veio fazer uma visita hoje na Casa Ronald!! Obrigado pela visita e volte sempre! #Solidariedade”, diz a legenda da imagem. A Casa Ronald atende crianças e adolescentes portadores de câncer e outras doenças crônicas. Vale lembrar que a atual personagem de Marina, a Nicole de “Amor à vida”, morreu em decorrência da doença na novela.

Laura Neiva posa com coleção de Lenny Niemeyer

Laura Neiva posou com as peças da coleção de Lenny Niemeyer para a C&A. Depois das fotos de making of, foram divulgadas as imagens da campanha, nesta quinta-feira, 28. A atriz aparece usando biquínis, maiôs, vestidos e pantalonas. Laura Neiva posa para ensaio de moda com looks rendados e fala sobre estreia na TV: “Na hora certa”. A estilista criou 71 peças para a coleção, que chega às lojas no próximo dia 3, com preços que vão de R$ 49,90 a R$ 199. Laura Neiva posa para campanha de Lenny Niemeyer para a C&A (Foto: Eduardo Rezende/Divulgação)Laura Neiva posa para campanha de Lenny Niemeyer para a C&A: brinco (R$ 29,90), bracelete (R$ 49,90), top biquíni (R$ 79,90) e calcinha (R$ 59,90)


2414 isu