Issuu on Google+

Tarcio Melo/Sencom

ANO 16 - Nº 2.387 - MANAUS/AM -23/10 /2013

MERCADÃO É COISA NOSSA Arthur mira o futuro de Manaus com equipe de notáveis Escândalo do PlayStation

CUIDADO!!! Sua CNH pode levá-lo a cadeia

Dançarina do Boi Manaus - 2013

Governo do Amazonas apresenta resultados positivos

Detento mata coleguinha com 118 estocadas


|02| Maskate

ecrau.com

Manaus, 23 de outubro de 2013

CIDADE DOS MALUCOS Sérgio Fonseca Jr.

Versículo do Dia

Ratos e urubus

Motivo pra festa é o que não falta, a cidade e o prefeito se preparam para as celebrações. Obras nas ruas para a conquista da cidadania não dão refresco pra ninguém e nos deixe prenhes de entusiasmo e determinação. O teatro do absurdo promovido por oportunistas e picaretas de plantão exige vigilância constante no combate a suas trapalhadas. Chose de loc! Como diz a francesada.

Santo do Dia

No olho

Aliás, quem contratou os ratos para melar a festa do Mercadão que se prepare, pois uma possível campanha pela eleição em 2014 está comprometida pela intenção meliante. Como o leitor pode ver está em jogo a briga pelo poder e a encrenca respinga na relação do atual prefeito com seu adversário. Ou será que não?

Pesca e inovação

Com o objetivo de fortalecer e valorizar a cadeia produtiva do pescado no Amazonas, um grupo de alunos do curso técnico de Logística da Escola Fucapi (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica) se reuniu e elaborou uma empresa de agenciamento da produção de peixe –a Log Fish. Essa intimidade amorosa entre academia, economia e tecnologia é a premissa da transformação.

Cadeia produtiva

A proposta da empresa é agenciar todo o processo que envolve negócios com o pescado, assessorando desde os piscicultores, fornecedores de insumos (ração, gaiolas, etc.) até os grandes centros de distribuição regionais e nacionais. O modelo de negócio foi apresentada durante a 10ª edição da Feira Tecnológica da Fucapi, que agita o campus do Distrito Industrial, zona sul de Manaus (av. Gov. Danilo Areosa, 381), até sexta-feira.

Escândalo do PlayStation

Depois de causar alvoroço ao divulgar quanto o PlayStation 4 vai custar no Brasil - R$ 3.999, quase o dobro do concorrente Xbox One -, a Sony planeja acelerar o início da produção local do console para baixar o preço. Mas é importante lembrar que a cadeia de impostos consome quase 70% no custo do console da fábrica ao consumidor.

ICMS da ZFM

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve dar, nesta terça-feira, mais um passo na tentativa de aprovar a reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) neste ano, apesar da oposição de três Estados ao acordo com o Ministério da Fazenda na reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), na semana passada. Manaus aceitou reduzir de 12% para 10% o ICMS nas transações interestaduais.

Garantias fiscais

mais um microonibus envolivido em acidente de transito na zona leste

O dia 23 de outubro na História 4004 a.C. - Segundo o irlandês James Ussher, a Terra começou a ser criada às 9 horas deste dia. 42 a.C. - Segunda batalha de Philippi: Brutus é definitivamente derrotado, pondo fim à causa republicana. 425 - Com apenas seis anos, Valentiniano III ascende ao trono romano do ocidente 1685 - Luis XIV da França revoga o Édito de Nantes com o Édito de Fontainebleau 1867 - Questão Romana: falha tentativa de insurreição em Roma em favor da unificação da Itália (veja também Risorgimento) 1906 - Alberto Santos-Du-

mont faz, em Bagatelle, voo de cerca de 50 metros a aproximadamente 2 metros do chão, com o 14-Bis, conquistando a “Taça Archdeacon”, sendo considerada a primeira vez que uma aeronave desliza e decola utilizando apenas suas próprias forças.

1953 - O estado de Santa Catarina homenageia a simbologia republicana inserindo o barrete frígio em sua bandeira.

1917 - Primeira Guerra Mundial: cargueiro brasileiro Macau é torpedeado por um submarino alemão

1973 - A mezzo-soprano Shirley Verrett entrou para a história do canto lírico ao desempenhar, na mesma récita, as duas heroínas de Les Troyens(Bizet), Cassandra e Dido.

1943 - Publicado pela primeira vez na revista O Cruzeiro o quadrinho do personagem Amigo da Onça 1944 - II Guerra Mundial: Batalha do Golfo de Leyte, é a maior batalha naval da história em que a Marinha Americana impõe pesada derrota a Marinha Imperial Japonesa.

1956 - Revolução Húngara: Insurreição na Hungria contra o governo comunista.

1974 - Moscou derrota Los Angeles na votação da escolha da cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980 1977 - Tratados Torrijos-Carter: realização do plebiscito que ratificará a devolução da área do canal ao Panamá.

Ótimo – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) prorrogou os atendimentos da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na Praça da Matriz até o dia 1º de novembro com atendimento. Bom – Atividades culturais serão realizadas gratuitamente de 26 de outubro a 1º de novembro no projeto Arte de Rua, as atividades ocorrerão no Sesc Centro, Balneário e no Parque dos Bilhares. Péssimo – Após a descoberta de um esquema grandioso de fraude na emissão da Carteira de Motorista pelo DETRAN/AM, anúncios de CNH irregular.

Jogo dos Sete Erros

A garantia de compensações fiscais aos Estados é uma das condições do acordo feito por 24 Estados no Confaz, para a redução do ICMS. A outra condição é a convalidação dos benefícios vigentes. Com a flexibilização do Amazonas, agora sobram três estados para convencer, Goiás, Santa Catarina e Ceará.

NINGUÉM MERECE! • O monotrilho foi para o espaço. De onde, parece, tão cedo não sairá. É mais uma decisão da justiça se apressa em sentenciar antes de sentar e equacionar a discussão. • O Juízo da 3ª Vara da Seção Judiciária do Amazonas entendeu que é melhor cortar a curica da implantação do monotrilho na cidade de Manaus, bem como qualquer ato tendente a executar o referido projeto. • Na linha de celebrar Manaus com vetos, compulsão por mídia, embaraços e intransigências, a cidade amanheceu sem internet em vários pontos da habitual sacanagem digital. • “Obrigado por ligar pra Net”, diz a voz de um cantor de bolero que já não dá mais pra encarar. Vai encarar ou vai trocar essa aporrinhação?

E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. Jeremias 31:34

jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | jornal@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Ger. de marketing.:Anamaria Leventi|marketing@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

São João de Capistrano Filho de barão alemão e de mãe italiana dos Abruzos, João resumia em si a tenacidade da gente germânica e a desenvoltura dos mediterrâneos. Foi infatigável organizador de obras de caridade, mensageiro de paz, mas também animador das tropas cristãs que combatiam às portas de Belgrado contra os invasores turcos. “Seja avançando, seja retrocedendo, seja golpeando ou sendo golpeados”, gritava, com sua voz estentórica e sua longa cabeleira loira, que “fazia uma bela dança”, “invocai o nome de Jesus. Só nele há salvação!” Em razão de sua origem e de seu aspecto nórdico, chamavam-no Giantudesco. * Doutorou-se in utroque iure em Perúgia e foi logo nomeado juiz e governador da capital da Úmbria. Havia-se casado, mas com a conquista de Perúgia pelos Malatesta, perdeu a mulher, o alto cargo e a própria liberdade. De fato, foi parar na prisão, onde teve todo o tempo para meditar sobre a vaidade e a fugacidade das honras mundanas. Saiu transformado interiormente, mas não enfraquecido nas forças nem no desejo de trabalhar pelo bem da Igreja. Visto seu casamento ter sido declarado nulo, foi acolhido no convento franciscano dos observantes — frades que haviam acolhido a reforma propugnada por são Bernardino de Sena, do qual João se tornaria amigo e fiel discípulo. Passou o resto da vida como legado papal em vários Estados, da Palestina à Silésia e à Boêmia, onde entrou em choque com o movimento hussita. Os papas, que o tiveram como conselheiro, confiaram-lhe repetidas missões diplomáticas em toda a Europa. Sua ordem o enviou à Terra Santa e aos Países Baixos, como visitador.


ecrau.com

Arthur mira o futuro de Manaus com equipe de notáveis

Manaus, 23 de outubro de 2013

Maskate

|03|

qConselho de Gestão Estratégica vai planejar a cidade de amanhã Dom Luiz Soares, que passou os 15 últimos anos trabalhando na cidade, como arcebispo, focado no atendimento dos mais pobres e excluídos, confirmou seu retorno. “Achei que minhas críticas ao poder público com o abandono de Manaus foram levadas pelo vento, por isso me assustei com o convite. Aceito e contem comigo”. Ele mora atualmente no Paraná, e reafirmou o plano de ser vigário numa paróquia de periferia de Manaus. E terá papel importante no Grupo de Gestão Estratégica, que é formado por 30 membros representantes da sociedade, e que se reunirão mensalmente. O prefeito Arthur Neto (PSDB) empossou os notáveis nesta segunda-feira (21), em solenidade no Palácio Rio Branco. Foram empossados 27 membros do Conselho Municipal de Gestão Estratégica CMGE, que é formado por 30 membros, sendo 27 conselheiros representantes da sociedade civil, além dos presidentes, Félix Valois e Rodemarck Castelo Branco, e do secretário-geral, Jeferson Praia, que haviam sido empossados em setembro.

“Para os tataranetos” “Acima das divergências político-partidárias, esse é o órgão que representa a cidadania. Não temos a tradição do planejamento e esse é o nosso maior desafio: pensar no amanhã e planejar”, disse o ex-ministro. O ex-arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares, disse esperar

Responsabilidade e profissionalismo

Cenários urbanos Vale destacar a presença de Almino Afonso, com 84 anos, que foi vice-governador de São Paulo no anos 90. Eles se reunirão mensalmente para planejar novos cenários para a cidade a médio e longo prazo, além de propor diretrizes para a prefeitura e promover o contínuo aprimoramento da administração. “Nossa primeira reunião ordinária será na segunda

quinzena de novembro, mas nada impede que nos reunamos antes”, disse o presidente do Conselho, advogado Félix Valois. Em 1989, Artur criou a secretaria do Século XXI. O prefeito Arthur Neto disse que o Conselho foi pensado nos moldes do Instituto de Políticas Urbanas (Ipuc) de Curitiba para auxiliar a prefeitura a construir uma nova Manaus.

Félix Valois disse se sentir intimidado diante da responsabilidade, mas afirmou que o conselho terá efetividade. O Decreto 2.542/13, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) em setembro, estabelece que o presidente do CGME receberá R$ 15 mil mensais e os secretários municipais e representantes de entidades e instituições

Manaus nos trilhos Segundo ele, o Conselho protejerá a cidade até contra maus prefeitos. “Proponho que coloquemos a sementinha do nosso Ipuc, algo que ao longo do tempo colocará Manaus nos trilhos”, disse. Arthur ainda disse que os membros, empossados para um mandato de dois anos, foram escolhidos

que as metas e projetos traçados não sejam desfeitos pelos próximos prefeitos. “Vamos pensar numa cidade para os seus tataranetos. Vamos traçar as metas para depois traçarmos as estratégias para cumpri-las e que o próximo prefeito não as desfaça”, disse.

pela vasta experiência nas diferentes áreas de atuação. “O futuro mostrará que este conselho tem muito a ver com a ideias que queremos colocar em prática. Este é o contato direto com a sociedade, através dos membros. O conselho terá a ambiciosa missão de planejar Manaus”, disse.

Integrantes do desafio Fazem parte do Conselho, o vice-prefeito Hissa Abrahão (PPS), os secretários municipais de Meio Ambiente, Kátia Schweikardt, de Educação, Pauderney Avelino (DEM), e os diretores-presidentes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita, da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, e do Instituto Municipal

de Trânsito (Manaustrans), Paulo Henrique Martins. Representam a sociedade civil, estudantes, professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e representantes de instituições e entidades. Entre os membros estão o ex-ministro Almino Affonso, que mora em São Paulo, e o ex-arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira, que mora no Paraná.

receberão ‘jetons’ no valor de, respectivamente, R$ 2 mil e R$ 1 mil por reunião. É um jeito objetivo de comprometer os integrantes, cumprimento de calendários, agenda e atribuições. O Conselho não é para embromar. É para trabalhar na linha de proposições objetivas mirando os cenários de um espaço urbano digno, cidadão e solidário.


|04| Maskate

Manaus, 23 de outubro de 2013

CUIDADO!!!

ecrau.com

Sua CNH pode levá-lo à cadeia Encontrado morto dentro de carro pegando fogo Policiais do Corpo de Bombeiros encontraram por volta de 1h30 desta terça-feira, 22, o corpo de um homem totalmente carbonizado no porta-malas de um veículo tipo Prisma, placa JXN-7734, consumido pelo fogo. O caso aconteceu na rua Conde Deu, bairro Cidade Nova, zona Norte. Os bombeiros foram

chamados por moradores do local e quando conseguiram controlar o fogo, abriram o porta-malas do veículo e encontraram o corpo carbonizado. A Polícia Civil realizou perícia técnica no cadáver e o corpo levado ao Instituto Médico Legal, na avenida Noel Nutels, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

Jovem desaparece depois de sair com amigo

A Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (Deops) está a procura do estudante Ramon Guilherme da Silva Brandão, 21, desaparecido desde a última quinta-feira, dia 17 de outubro. Ramon é morador da rua Noruega, bairro Flores, Zona Centro-Sul. Segundo

o pai dele, Francisco Sales, o rapaz teria sido visto pela última vez quando um amigo dele, de nome não divulgado, o convidou para entrar num veículo Ford Ka, de cor azul e placas não informadas. No dia em que desapareceu, Ramon estava trajando uma bermuda estampada nas cores branca, amarela e vermelha, camisa preta e boné branco. A vítima tem uma tatuagem de dragão que vai da barriga à coxa direita. Quem puder colaborar com informações, entrar em contato com os servidores da Deops pelo número: (92) 3214-2268. Para falar com a família de Ramon, ligar para:(92) 9213–9570, 9368– 4457 ou 9457–6539. A Delegacia Especializada está localizada na sede da Delegacia Geral, na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, em frente ao Centro de Convenções (Sambódromo).

O alerta foi feito nesta terça-feira, 22, pelo diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Leonel Feitosa, um dia depois de divulgar a existência de fraude na emissão irregular de um número, que segundo ele, “é incalculável” de Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs). De acordo com Feitoza, o motorista pego com o documento falsificado vai ser preso e responder pelo crime de falsidade ideológica, que prevê pena de detenção de seis meses a três anos. “Quem adquiriu a CNH falsa é tão bandido quanto quem facilitou a carteira”, classificou. O esquema de emissão de CNHs falsas foi descoberta pelo Detran após quatro meses de investigação pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Segundo apurou a polícia, os documentos foram emitidos a

Carteira também é vendida pela Internet

motoristas que foram reprovados nos exames práticos e, em outros casos, faltaram às aulas. O diretor do Detran acredita um número incalculáveis de motoristas foram beneficiados pelo esquema montado desde 2011 e que envolve servidores dos órgãos de trânsito do esta-

do e do município. Todos estão sendo investigados e podem ser presos nas próximas semanas. Por orientação do governador Omar Aziz, segundo Leonel Feitoza, o Detran e a SPP vai investigar o esquema a partir de 2008, ou seja, nos últimos cinco anos.

A ousadia dos criminosos é muito grande, tanto que e invadiu a rede mundial de computadores. O site www. anuncios-classificados. net oferece CNH a preços que variam de R$ 800 a 1,1 mil, nas categorias A, B e AB para qualquer lugar do Brasil, inclusive Manaus. O Maskate teve acesso a página dos classificados, que mesmo com as denúncias da descoberta do esquema criminoso no Detran do Amazonas continua com a oferta na web.

Aplicou golpes na praça e foi flagrado em supermercado Policiais do 3º Distrito Integrado de Polícia (DIP) prenderam segunda-feira, 21, o desempregado Nilton da Silva Maciel, 47 anos, quando ele tentava fazer compras em um supermercado na rua Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, zona Sul, com documentos do mo-

torista Luiz Gonzaga de Souza Queiroz. Nilton estava sendo investigado pela Polícia Civil havia cinco meses após o recebimento de várias denúncias feitas ao 3º DIP, informando que um homem costumava aplicar golpes comprando produtos em nome

de outras pessoas naquela área. Ele foi identificado por imagens captadas pelo circuito interno de segurança de alguns estabelecimentos comerciais onde cometia os delitos. Nesta segunda-feira, Nilton foi flagrado e conduzido ao 3º DIP, onde o delegado

Plantonista, Guilherme Antoniazze, o autuou por estelionato (artigo 171 do Código Penal Brasileiro) e falsidade ideológica (artigo 299 do CPB). Após a conclusão dos procedimentos policiais, ele será encaminhado para a penitenciária.

UEA e SSP promovem curso de especialização A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), abriu hoje (21) as inscrições ao processo de seleção para o curso de especialização em Segurança Pública e do Cidadão, que vão até o dia 8 de novembro. O objetivo é formar especialistas para contribuir na elaboração de políticas públicas no âmbito da segurança

e direitos humanos. São 100 vagas destinadas exclusivamente para os servidores do sistema de Segurança Pública, preferencialmente os efetivos, que serão escolhidos em exame de conhecimento específico no próximo dia 17 de novembro. As vagas estão divididas por instituição: Polícia Militar (55); Polícia Civil (15); Corpo de Bombeiros (7); Detran

(3); e SSP-AM (20). As inscrições são feitas na Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), à avenida Castelo Branco, 670, Cachoeirinha, zona Sul de Manaus. O Edital da Seleção nº 79/2013 pode ser acessado nos sites da SSP (www.ssp. am.gov.br) e da UEA (www. uea.edu.br). O curso terá duração de 15 meses, com carga horária total de 390 horas.


ecrau.com

Detento mata coleguinha com 118 estocadas O belíssimo Carlos Alberto Ferreira de Assunção, já estava marcado para morrer, mas até que durou muito dentro da Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no km 8 da BR-174. Ontem, o bichinho acordou super feliz celebrando a vida, tomou seu café reforçado da prisão, que é bem caprichado, mas quando deu umas 10h, um coleguinha chegou junto dele e saiu largando 1, 2, 3, 4 ... 118 estocadas. A treta aconteceu dentro de uma cela e obviamente ele morreu. O autor das 118 estocadas não teve o nomezinho revelado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), mas é um cara muito malino, que tirou o seu atraso de homicídio reinando com o pobre do Carlos. Segundo as informações precisas da Sejus, “as informações estão sendo apuradas e ainda não se sabe o motivo do crime”.

Em nota, a secretaria informou ainda que o homem, que cumpria pena em regime fechado, foi assassinado por volta das 10h e que a secretaria “irá instaurar sindicância para apurar os fatos” que tenham motivado a causa do

homicídio. Após fugir de uma barreira de policiais militares da 21ª Companhia Interativa Comunitária e tentar sacar um revólver de calibre 38 por volta de 23h de domingo (20), na Avenida São Jorge, no bairro

São Jorge, zona oeste, o suspeito Sami Ferreira de Souza, 19, foi atingido com um tiro no pé direito e um adolescente de 15 anos foi apreendido. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos estavam fazendo arrastões na área.

Ninguém segura esses bebês Depois de cometerem altos assaltos, o lindíssimo Sami Ferreira de Souza, 19 e um amiguinho de 15 anos, estavam super alegres em alta velocidade em uma

motocicleta DJ150 roubada. Até que viram uma barreira policial. Agoniados eles passaram chutados, mas foram perseguidos pelos cops de moto. Mais adiante, eles

quiseram engrossar mais e sacaram uma arma para atirar nos meganhas, mas um deles já garantiu o balaço do Sami, que foi atingido no pé e logo fez careta e jogou a

arma. Eles estavam com um revólver calibre 38, com quatro munições intactas e cinco celulares roubados. Sami foi bater no 19º DIP e o miguxinho dele na Deaai.

Querendo aplicar O estonteante Almir Soares dos Santos, 30, estava achando que ninguém jamais suspeitaria que sua falsificação grosseira de R$ 100 fosse descoberta. Ele tentou aplicar em um comércio na Rua Ipanguaçu, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. De acordo com os tiras, a vítima, um tiozinho de 65 anos, está mais lúcido que muito moleque e notou a

bizarrice, acionando imediatamente os cops. Achando que ia pegar só umas cachuletas da PM e que ia ficar por isso mesmo, Almir se espantou quando foi levado para a sede da Superintendência da Polícia Federal, no Dom Pedro, zona centro-oeste e começou a querer chorar. Agora ele está pra lá, todo enrrolado na bronca, preso e triste.

A morte de manoel O querido Manoel Gomes da Silva, 30, foi executado na bala, na noite de sábado, quando dava bobeira na rua da Paz, no magnífico bairro Tancredo Neves, Zona Leste de Manaus, Quem garantiu a passagem dele para o mundo espiritual foram dois simpáticos desconhecidos. O bichinho foi levado ao Hospital Pronto Socorro

Frescurite feminina

Platão Araújo, mas não teve brecha pra ele não. Desconfiados no mundo, os familiares de Manoel não quiseram comentar a treta e deixaram quieto, sinal de que Manoel era muito gente fina e metido só com coisa boa. O caso vai ficar em alguma gaveta da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

O cachaceiro Raimundo Santos Barbosa, 38, estava brabo e agressivo dentro de casa e a mulher dele achou de querer contrariá-lo, condenando as suas cachaçadas. O resultado foram duas facadas no buchinho da pobre, que ele meteu. Ainda brabo, Raimundo não quis que a mulher recebesse atendimento médico. Ele disse para os vizinhos que era “frescurite” dela e que era só passar um mercúrio

e uma pomada minâncora, que estava tudo certo. Os vizinhos ficaram olhando meio desconfiados, mas acionaram os cops, quando viram as tripas da mulher querendo sair e ele acabou sendo preso por tiras da 3ª Companhia Interativa Comunitária (3ª Cicom). A esposa que não teve o nome divulgado pela polícia foi bater no João Lúcio e está bem mal. Já o bonitinho foi dominado e enjaulado.

Manaus, 23 de outubro de 2013

Maskate

|05|


|06| Maskate

ecrau.com

Manaus, 23 de outubro de 2013

Entidade social apoiada pelo Governo do Amazonas qapresenta resultados positivos com crianças carentes em Iranduba

Antonio Ribamar Braga dos Santos 40 Auxiliar eletricista Ensino Médio 9393 9115

Francº José Duarte Sabóia 26 Setor Financeiro de Contas a Pagar Ensino Superior Em Finanças 9443 1909

Temos vagas

Estrutura Imóveis Tipo de Posição: Período Integral - Área de atuação: Imobiliária Imobiliária com 15 ANOS de mercado procura por profissional capacitado e disposto a ocupar cargo Gerencial. O profissional deve ter experiência no ramo imobiliário, espírito de equipe, liderança, disposição COMO REMUNERAÇÃO a empresa oferece salário fixo, vale alimentação, vale transporte e

comissões. Preferencialmente, o profissional deve ter experiência no mercado imobiliário com vendas, alugueis e administração. Entrar em contato: 91215711 Márlisson Machado. Salão Deise lis Tipo de Posição: Período Integral - Estou a procura de profissional da beleza para trabalhar em salão. interessados ligar no fone 9285-2369 falar com Deise obs: pagamos 50%. Contatos: 9285-2372 Deise.

Jovens carentes do município de Iranduba (a 28 quilômetros de Manaus) estão conseguindo superar as dificuldades escolares e a ter uma boa formação social por meio das ações da Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (ADCAM). A instituição conta com apoio do Fundo de Promoção Social (FPS) do Governo do Amazonas para oferecer qualidade nas atividades socioeducativas e de geração de renda para as famílias da região. Em agosto deste ano, a presidente do FPS e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, fez a entrega de um veículo tipo Van, equipamentos para as salas de aula e materiais para construção de duas casas de plasticultura para melhorar as produções agrícolas de pequenos agricultores. Os benefícios fazem parte do convênio entre o FPS e a ADCAM, no valor de R$ 120,7 mil. Os resultados desses investimentos trouxeram benefícios para a instituição que ajuda o desenvolvimento acadêmico dos alunos e faz com que eles tenham uma forma-

Fotos: Herick Pereira/Agecom

ção humana. As aulas são realizadas duas vezes na semana, no contraturno escolar, e estão transformando a realidade dos jovens, conforme afirma a professora Suely dos Santos. “As doações das cadeiras, lousas e outras coisas ajudaram a continuar nosso trabalho que funciona como um complemento na escola e a

ajuda a suprir a falta de acompanhamento dos pais. Ministramos na vida deles temáticas voltadas para os princípios sociais e humanos para que os ajudem a ter um futuro melhor e, com isso, temos vistos, que eles estão conquistando um bom desenvolvimento escolar e boas condutas dentro de casa”, disse a professora.

A estudante Ayane Soares, 10, disse que está a cada dia ficando com boas melhorias na escrita e na leitura. “Acho muito bom participar das aulas porque passei a entender melhor outros assuntos como meio ambiente e outras coisas. E, por causa disso, passei a ler e escrever bem melhor do que antes”.

Fundo de Promoção Social (FPS)

Compromisso - Segundo a presidente do FPS, é fundamental apoiar trabalhos comprometidos com a qualidade de vida da população. “É necessário valorizar e apoiar instituições que possuem um trabalho sério em nosso Estado. Tenho certeza que esses benefícios vão somar com o futuro dessas crianças e famílias que moram em Iranduba. E o governador Omar Aziz tem essa preocupação de amparar e cuidar do futuro das famílias amazonenses”, disse Nejmi Aziz. Logística – A locomação dos alunos até a sede da instituição, que fica localizada na zona rural do município, era outro fator que precisava de uma solução na entidade para minimizar os problemas com a frequência na aulas. Atualmente, a assiduidade faz parte da rotina na vida de todos. “O veículo foi fundamental porque hoje a minha filha e as outras crianças não chegam mais atrasadas como era antigamente. E estou muito feliz porque, além disso, a associação tem sido im-

portante para a educação da minha filha que ocupa seu tempo com as ações que são realizadas”, comentou a mãe de Ayane, a dona de casa Albertina Soares. Renda - O apoio do Fundo de Promoção Social (FPS) também alcançou as famílias que vivem da produção de hortaliças. A

construção das casas de plasticultura oferece mais qualidade nas produções que são responsáveis pela geração de renda de pequenos agricultores na região. Toda a produção é escoada para as feiras locais e para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) do município.


Eliminatórias na Europa e na África define vagas

Manaus, 23 de outubro de 2013

Maskate

|07| by Michael Dantas - Sejel

ecrau.com

Pequenas Ginastas disputam Torneio

Faltando 233 dias para a Copa no Brasil, apenas os continentes da Europa e da África não completaram o número de vagas disponíveis para os jogos de 2014. Possuindo nove países classificados atualmente, a Europa estará realizando par-

tidas de repescagem nos dias 15 e 19 de novembro para fechar mais quatro vagas que estão abertas. Concorrendo um lugar nas festividades de 2014 estão Portugal, a França e a Suécia. Os cincos times que representarão a África só serão

conhecidos no final dos jogos realizados entre os dias 16 a 19 de novembro, quando os vencedores dos jogos das chaves A – E ganharão a vaga. Entre os times que disputam a vaga estão a Costa do Marfim, Egito e Camarões. Todos os 31 países que

participarão da Copa serão conhecidos até o dia 19 de novembro. Nos outros continentes, já estão classificados 12 países: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Japão, Austrália, Irã, Coréia do Sul, Estados Unidos, Costa Rica e Honduras.

De 24 a 26 de outubro, a cidade de Caxias do Sul (RS) receberá o Torneio Nacional de Ginástica Rítmica e o Amazonas será representado por quatro atletas e mais uma treinadora incentivadas com passagens aéreas oferecidas pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL). Sob o comando da técnica Sâmia Maia, o Dance Hall Clube aposta no talento de Jordana Cristina Fonseca Souza,

Copa cidade de Manaus de jiu-jítsu espera reunir mil lutadores em dois finais Emanuel Mendes Siqueira e Divulgação

Arena da Amazônia alcança 86,98% da obra concluída A cidade de Manaus, uma das doze sedes do evento no Brasil, segue correndo atrás do tempo para concluir a entrega dos projetos no prazo determinado pela FIFA. Tendo como principal foco a obra do estádio da Arena da Amazônia, além dos dois COT´s (Centro de Treinamento) na Colina e no Coroado, a UGP (Unidade Gestora do Projeto Copa) está otimista com o cenário atual nas obras. A membrana translúcida vai permitir a entrada de luz natural, promovendo de economia de energia elétrica. “É uma etapa importante, em que começamos a cobrir efetivamente a Arena. Esse passa a ser um novo momento em que se tem a imagem de finalização da obra”, ressaltou Capobiango. As principais frentes de trabalho continuam concentradas na montagem da estrutura metálica da cobertura e fachada. A parte da fachada deve receber a última peça e ser fechada nesta quarta-feira (23/10) e a cobertura será concluída até o fim de outubro. “Com o fechamento da estrutura metálica, vamos nos concentrar na área de acabamentos, que é a etapa que exige mais cuidado por parte dos operários”.

8, Letícia Vitória da Silva Teixeira, 9, Gabriele Cavalcante Monteiro, 9, e Hayssa de Lima Lobato, 10. Elas viverão a primeira experiência numa competição nacional, disputando um lugar de destaque na categoria pré-infantil. O Nacional será disputado em quatro categorias: Pré-Infantil, Infantil, Juvenil e Adulto. Além do quarteto, o Amazonas também contará com a participação de ginastas do Centro Educacional Adalberto Valle.

Nos dias 3 e 10 de novembro, o ginásio do Clube do Trabalhador (SESI/Aleixo) recebe a 2ª Copa Cidade de Manaus de Jiu-Jítsu. O evento é uma realização da Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Profissional (FAJJPRO), Governo do Amazonas e da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL). As inscrições vão até o dia 1 de novembro, sexta-feira, e custam R$ 30 por atleta. Os interessados em participar do campeonato devem ligar para os telefones (92) 8823-4840, 8263-2619 ou 3631-7737. Outra forma é comparecer na

rua C-10, número 1490, Japiim 2, Zona Sul. São esperados 1.000 atletas nos dois fins de semana do evento. O campeonato tem como público-alvo atletas do mirim ao sênior (branca ao graduado – masculino e feminino). Segundo a FAJJPRO, haverá premiação para as melhores academias, na seguinte ordem: R$ 3 mil (campeão), R$ 2 mil (segundo) e R$ 1 mil (terceiro). Além disso, a federação também vai entregar troféus para as três primeiras academias. Os troféus já foram comprados e chamam atenção por medirem mais de 1,60,m.


I DEIA

& PROM

O

CARTÃO Quanto mais você compra, mais você ganha.

DA AN NIIE EL L DE OL IVEIRA AS SUNÇÃO CLIENTE DESDE 2009

16900 06 62 21 12 2 0302 0 VÁLIDO ATÉ AT É 10/14

CONHEÇA AS VANTAGENS DE SER UM CLIENTE TV LAR:

CREDIÁRIO PRÓPRIO E FÁCIL COM A MENOR PARCELA DO MERCADO

MÁQUINA LAVAR ROUPA ELECTROLUX 6KG LTD06 BR / CÓD. 67878-6 À vista: R$ 779,00

FOGÃO MUELLER MODERATTO DESTRO 3 BOCAS 601161001 BR / CÓD. 67883-6 À vista: R$ 389,00

16X

R$

1+15

MAX

38,49

116X

1+15

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

NO CREDIÁRIO TV LAR

02 ANOS: R$ 69,48

MAX

COND. AR ELECTROLUX 7.500 BTUS MAXIMOS 110V EC07F / CÓD. 57434-1 À vista: R$ 695,00

16X

R$

1+15

77,09

MENSAIS

02 ANOS: R$ 92,33

68,76

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

R$

02 ANOS: R$ 87,46

KIT COZINHA INOVARE 6P 2G 702113 BR PT CÓD. 67875-8 À vista: R$ 439,00

116X

R$

1+15

MAX

FRUTEIRA KIT´S PARANÁ CITRUS 200 1908521 BR GR CÓD. 67624-8 À vista: R$ 259,00

CAMA CASAL ACOPL. STAND 140X78 / CÓD. 61586-2 À vista: R$ 699,00

16X

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

16X

1+15

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

CREDIÁRIO

PRÓPRIO

R$

1+15

25,

PAGAMENTO

01 ANO: R$ 38,51

SALA JANTAR VITÓRIA 6C 1006 BR PT CÓD. 66999-7 À vista: R$ 895,00

69 MENSAIS

01 ANO: R$ 30,85

R$

69,

CÔMODA GENOVA 8G 205173 IB PT / CÓD. 67362-5 À vista: R$ 529,00

19 MENSAIS

LOJAS NA CAPITAL

E NO INTERIOR

16X

1+15

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

01 ANO: R$ 66,14

GARANTIA

FACILIDADE PARA

43,43

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

ESTENDIDA

ENTREGA

RÁPIDA

MONTAGEM

GRÁTIS

R$

52,

39 MENSAIS

ROUPEIRO TURIM 6P 3G 113573 IB PT / CÓD. 67356-1 À vista: R$ 959,00

01 ANO: R$ 66,14

Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condições para planos no carnê TVLAR, (1+15 iguais), com 7% de juros ao mês ou pagamento nos cartões AMEX, VISA e MASTER. Ofertas válidas dia 22/10 a 24/10/2013. Para retirar seu cartão TVLAR dirija-se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é RENEGOCIAÇÃO DE CONTRATOS feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!

16X

R$

1+15

MAX

16X

1+15

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

88,59

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

01 ANO: R$ 78,64

R$

94,90

MENSAIS

01 ANO: R$ 84,90


ANO 16 - Nº 2.387 - MANAUS/AM - 23/10/2013

O Mercadão.... É coisa nossa!

O resgate da nossa identidade pelo índio branco

Arthur brilha na inauguração no aniversário de Manaus!

O compromisso do prefeito Arthur Neto é sagrado e reassumido a cada dia, com a cidade de Manaus, no seu aniversário, dia 24 de outubro. Sereno, mas empolgadíssimo por dentro com a decisão de mudar de posto, o prefeito está sendo levado por uma onda onde a reabertura do Mercado Adolpho Lisboa dá pra sentir o tamanho da empolgação de feirantes e de toda população. O Mercadão e o

prefeito estão prontos. Segundo dados da prefeitura foram investidos R$ 14 milhões, entre a restauração do Mercado e entorno. É pouco para o tamanho da encrenca que se acumulou ao longo dos anos. Robério poderia ter saído de sua letargia e ter ajudado mais no projeto para melhorar a qualidade da paisagem histórica, pois o Mercadão seria ideal para seu festival de óperas e cinema. Ou não?

Questão de honra

O prefeito Arthur Neto disse que a entrega do Mercado era uma questão de honra. “Juscelino kubitschek fez Brasília em cinco anos. Se eu não conseguir entregar o Mercado vou me sentir o pior dos homens”, disse Arthur. Ele explicou que a prefeitura não tem mais recursos federais e nem estaduais

para arcar com a obra, e todo o montante sairá dos cofres da prefeitura. “O dinheiro que veio do Ministério da Cultura foi consumido. Não por desvio, ele foi usado, mas a demora na entrega da obra fez com o que já estava feito se deteriorasse”. Agora é só festejar e correr para o abraço.

Tácio Melo

Herança sinistra do Negão É impressionante o descaso com o bem público. Só com os contratos de aluguel de carros, o ex-prefeito Amazonino teria resolvido o problema do mercado. A restauração estava paralisada desde o ano passado. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Paulo Henrique Ahvener, a restauração foi paralisada por-

que a gestão anterior não estava cumprindo os acordos de pagamento. “Chegamos a ficar 90 dias sem receber, depois desse período paramos os trabalhos”, disse. A empresa responsável pela obra é a Construtora Biapó, que assumiu a obra desde 2010 depois de vencer a nova concorrência.


|10| Maskate

ecrau.com

Manaus, 23 de Outubro de 2013

Alinne Costa

TELECARINHO DO MASKATE

Francielene Araújo

Rafaela Silva

Will Souza

Gracineide Bezerra

Matheus Cabral

Murilo Torres

Gil Alves

Joice Oliveira

Moiza Messias

Dyego Sayn’t Clair @Saynt_Clair

Graciete Sena @GracesenaSena

Leymara Costa @Leyymara

Roberto Oliveira @r2072140

Show das maskatinhas no Mercadão

Inauguração do Mercado Adolpho Lisboa: um dos momentos mais alegre e importante da cidade de Manaus é lógico que a Blitz do Maskate ia está presente. Nos dias 23 e 24 de outubro estaremos

presente na loja Tv Lar, situada em frente ao Adolpho Lisboa, fazendo muita festa, com as maskatinhas Nágila, Barbie, Lauren, Genésia, Camila e Nayara. O DJ Glenher Vegas está presente também

com o melhor da música atual. No dia 23, estaremos pela parte da manhã e da tarde com muita diversão típica do Maskate e no dia 24, apenas pela manhã. Venha conferir.


Jovem posa sorrindo com professora tendo contrações

ecrau.com

Um jovem estudante da Flórida, nos EUA, se tornou uma sensação na web depois de fazer um retrato de si mesmo com uma professora, e aparece sorrindo enquanto a mulher sofre contrações da gravidez ao fundo. Malik Whiter fez o registro bizarro em sala de

aula, com a docente Susana Halleck. De acordo com a emissora “Local 10 News”, o americano contou que tirou a foto pois queria registrar o momento “para ele e para ela”. “Eu disse para ela sorrir, mas ela não quis”, afirmou Whiter, contando que pu-

Manaus, 23 de Outubro de 2013

Maskate

|11|

xou o celular ao ver a mulher com dores logo atrás. Halleck foi levada às pressas ao hospital, mas tudo não passava de um alarme falso. A foto original de Malik, postada em seu perfil no Twitter, se tornou hit e foi retuitada mais de 43 mil vezes.

Cemitério proíbe lápide inspirada ‘Coringa’ é preso ao dirigir no personagem Bob Esponja bêbado após festa de Halloween Um cemitério de Ohio proibiu que uma militar americana veterana da guerra do Iraque ficasse enterrada no local sob uma lápide inspirada no personagem de desenho animado Bob Esponja. A sargento Kimberly Walker, de 28, teve seu túmulo feito à imagem do personagem, vestido com uniforme militar, e colocado no cemitério de Spring Grove, em Cincinnati, em 10 de outubro. Mas sua família disse que foi informada no dia seguinte que teria de removê-lo, mesmo o cemitério tendo anteriormente aprovado o design. A família disse que ficou magoada com o incidente. Eles afirmaram que o túmulo, que custou US$ 13 mil, era perfeito para Kimberley, que amava Bob e se identificava com ele. Kimberly, de 28 anos, morreu no Colorado, no começo do ano, supostamente assassinada pelo namorado, que respon-

de a processo pelo crime. Ela esteve por duas vezes no Iraque. Gary Freytag, presidente do cemitério, disse que o túmulo foi aprovado por um funcionário que cometeu “um erro de julgamento” e que ele não combina com o caráter histórico do cemitério.

Sonâmbulo vai até precipício e acaba preso em fenda Um jovem de 27 anos caiu em uma fenda em Turpan, na China, após um episódio de sonambulismo e acabou passando 2 dias em um buraco a quase 30 m de altura do chão. De acordo com o site de notícias “Iyaxin”, o homem teria se levantado durante o sono e caminhado em direção ao precipício, o que fez com que sofresse uma queda. Um homem de um vilarejo próximo percebeu o homem preso quase dois dias depois, e pôde chamar ajuda. Uma operação com dezenas de membros foi montada, primeiro para levar água e alimentos à vítima, e depois para soltá-lo da montanha. A equipe ainda precisou pegar oito escadas emprestadas de uma construção para usar no resgate.

A polícia informou que o homem sofreu pequenas escoriações, e saiu andando do incidente. O jovem contou que não se lembra do ocorrido, mas tem certeza de que havia tido outros episódios de sonambulismo noites antes do incidente.

Após se fantasiar de coringa e participar de uma festa de Halloween (Dia das Bruxas), o americano Dennis Lalime foi preso em Pittsfield, no estado do Maine (EUA). Lalime foi detido acusado de dirigir embriagado após bater o carro enquanto voltava para casa. Ele foi levado para a cadeia do condado de Somerset. O incidente ocorreu no domingo (20).


|12| Maskate

Manaus, 23 de Outubro de 2013

Palácio da Justiça

Teve sua construção iniciada em 1894, durante a administração do governador Eduardo Ribeiro e finalizou em 1900, no governo do coronel José Cardoso Ramalho Júnior. O prédio possui estilo eclético, inspirado na arquitetura do II Império francês e do neoclassicismo inglês, com uma profusão de elementos que misturam vários ornamentos. O térreo têm revestimento em alvenaria, janelas e portas em arco pleno e colunas de pórtico da ordem toscana. O segundo piso tem alvenaria lisa, janelas de púlpito de verga reta, com frontões curvos e irregulares e colunas do pórtico da ordem composita.O aspecto barroco do seu ambiente interno contrasta acentuadamente com sua fachada sóbria e austera. Destaca-se na fachada uma grande estátua de Têmis (a deusa grega da Lei e da Justiça), de olhos desvendados, segurando à mão direita uma espada e à mão esquerda uma balança. Embaixo um medalhão onde se lê Lex (Lei). O espaço funciona como um grande museu e abriga ainda um Gabinete de Leitura, que possui um acervo de 1.038 volumes constituído em sua maior parte por obras de Direito que podem ser consultadas. Ele funciona na Av. Eduardo Ribeiro, 833 – Centro. Tem Visitação de terça a sábado, das 9h às 16h e domingo, de 16h às 21h. Entrada: Gratuita.

Manaus 344 an ecrau.com

Com 344 anos, a cidade de Manaus já uma senhora e tem boas histórias para contar, de coisas que acompanhou até chegar o que se tornou hoje. Apesar de ser muito mais velha do que revela os seus singelos 344 anos (e como toda mulher, esconder a sua idade verdadeira), ela começa contando a sua história quando um certo espanhol chamado Francisco de Orellana, a encontrou por acaso vindo de uma viagem para o Peru, em 1540. Francisco tentou roubar as riquezas dela, mas não se deu muito bem, porque foi enxotado pelas filhas delas, que ele imediatamente comparou com as amazonas gregas e por isso, chamou-as de Amazonas. Ele também aproveitou e chamou o rio onde as encontrou de Amazonas.

Novos Exploradores Apesar de toda a confusão e dos perigos, não demorou muito para as riquezas atraírem outros gringos como portugueses, espanhóis, holandeses, ingleses e franceses, então em 1600 os europeu começaram a vim em massa atrás de ouro e terra. Depois muito tiro, flecha, de índios, brancos e até negros morrendo, os portugueses ganharam de todos os outros europeus e montaram um domínio aqui em 1669, chamado Forte São José da Barra, no lugar que futuramente seria o Amazonas e torno desse forte, nasceu o arraial que deu origem à Manaus. O forte foi construído para garantir o domínio da coroa de Portugal na região, principalmente contra a invasão de holandeses.

Finalmente, cidade MULTIMARCAS

3215-2050 Av. Castelo Branco nº 102 - Cachoeirinha

Mas Manaus só virou cidade mesmo no ano de 1848, depois que a Capitania passou a categoria de Vila, e ganhou o nome de Manaus (que significa na língua nativa “Mãe de Deus”), em 1833. Aí veio a cabanagem, a época da borracha, a zona franca e o Maskate. O resto é história.


nos de história ecrau.com

O tempo e a evolução

Anos se passaram, (mais) tiros, (mais) mortes, miscigenações e em 3 de março de 1755, criou-se então a Capitania de São José do Rio Negro para atender as dificuldades, garantir a dominação portuguesa, manter a paz entre os índios da região e atender a população.

Manaus, 23 de Outubro de 2013

Maskate

|13|

Teatro Amazonas

Sua construção iniciada em 1884 no governo de Eduardo Ribeiro, e sua inauguração em 1896. Ele é um importante símbolo do auge da época da borracha no Amazonas. Ele foi construído em parte devido a exigência da época, de que as grandes cidades deveriam possuir um lugar para que companhias de espetáculos estrangeiras pudessem se apresentar. Foram trazidos arquitetos, construtores, pintores e escultores da Europa para a realização da obra. A decoração interna ficou ao encargo de Crispim do Amaral, com exceção do Salão Nobre, a área mais luxuosa do prédio, entregue ao artista italiano Domenico de Angelis. O teatro possui um estilo Neoclassicismo. No total, a sala de espetáculos tem capacidade para 701 pessoas.


|14| Maskate

ecrau.com

Manaus, 23 de Outubro de 2013

Mariana Rios mostra o corpão em piscina

Mariana Rios postou nesta terça-feira, 22, no Instagram uma foto na qual mostra que está em ótima forma. A atriz aparece de biquínià beira da piscina. “Bom dia”, desejou Mariana aos seguidores. Desde que “Salve Jorge” chegou ao fim, em maio, a atriz tem compartilhado com seus fãs imagens em que aparece em momento de relax, como aconteceu no domingo, 20, quando usou um biquíni tomara que caia. Agora, Mariana se prepara para estrear na próxima novela das sete, “Além do horizonte”. Em coletiva de imprensa para apresentação da trama na última semana, a atriz contou que vai encarar uma personagem bem diferente dela, a professora Celina. “Ela é totalmente diferente de mim, só vai usar rímel, roupas simples e isso para mim está sendo ótimo”, contou a atriz, explicando que o laboratório para viver alguém que mora numa cidadezinha do interior aconteceu quando ela filmou no Rio Negro o longa “Órfãos de Eldorado”: “Foi uma experiência incrível! Parávamos nas praias do rio para filmar, ficava o dia inteiro descalça, sem maquiagem, mergulhada naquele rio! Isso lembrou muito a minha adolescência”, disse na ocasião.

O melhor das novelas

MALHAÇÃO

SANGUE BOM

Anita dá um Fabinho e Giane ultimato a Sofia se reconciliam

Drica conta para Flaviana que seu pai faliu por causa de Caetano. Raíssa ajuda Vitor a fazer um vídeo. O projeto “Tapinha de Sofia” fica pronto. Paulino vê a heroína do videogame no bosque e fica espantado. Anita dá um ultimato em Sofia por causa das fotos de Meg. Maura fica transtornada após receber uma ligação e Zelândia acompanha tudo. Bernardete sugere que Ronaldo

se una a ela para que todos tenham clientes. Bernardete conta para Luciana que fará um festival gastronômico no Embaixada. A candidata escolhida para levar um “Tapinha de Sofia” fica encantada com as dicas que recebe e faz grandes elogios ao projeto. Anita ouve Meg pedir para Ben cantar para ela, como ele já fez quando eram namorados.

JOIA RARA

Bento e Malu tranquilizam Simone. Amora pede para Wilson se aliar a ela. Verônica fica perplexa com a preocupação de Érico. Wilson expulsa Amora de sua casa. Amora acusa Socorro de ser a culpada pela sabotagem no bufê de Wilson e pelo atentado contra Malu. Damáris chega como Gládis na festa de seu casamento. Amora conta para Bento que acredita que Socorro esteja queren-

do incriminá-la. Tito e Mel não se conformam com o casamento da mãe. Perácio declara, na frente das câmeras, que falsificava os quadros de sua casa e Brenda os vendia. Fabinho e Giane se reconciliam. Rosemere assume seu amor por Perácio. Bárbara chega em casa e encontra Tina e Vitinho juntos. Fabinho e Giane se juntam a Gilson, Salma, Jonas e Bento para pressionar Socorro.

AMOR À VIDA

Toni e Hilda se beijam Félix encontra Pilar passando mal

Pérola repreende o avô por ter brigado com Amélia. Toni e Hilda se beijam. Odilon pergunta a Peteleco por que fugiu do orfanato. Moacir avisa Ernest que ele tem chances de ficar com a guarda de Pérola. Amélia diz a Sonan que é melhor eles adiarem a viagem

para os Himalaias. Dália aceita namorar Mundo. Ernest parabeniza Manfred pelo desempenho na empresa. Mundo e Dália levam Davi para se distrair no cabaré e Aurora o trata com rispidez. Pérola entra na sala de audiência e pede ao juiz que conheça os monges.

César descobre que Atílio vai trabalhar com Félix e decide ir para casa mais cedo. Bruno vai ao hospital para falar sobre Aline com Paloma, mas acaba desistindo. Renan fica encantado com Inaiá. Amarilys reclama de ver Fabrício brincando com Jayminho. Vivian não acredita que esteja doente. Pilar não aceita

o romance de Bernarda e Lutero. Um faxineiro joga água em Carlito e Valdirene na escada, para separar os dois. Jefferson e Ivan implicam com Daniel por causa de Perséfone, e ele briga com a esposa. Atílio avisa a Márcia que voltará para Vega e pede que ela seja sua amante. Félix encontra Pilar passando mal em seu quarto.


ecrau.com

Manaus, 23 de Outubro de 2013

LABIRINTO

Maskate

|15|

A VERDADE DOS SONHOS

Rasgar - Roupas: arrependimento papel ou documento: insatisfação com sua atual situação. Sorte: veado.

RECEITA

PIADAS

Peito de frango recheado empanado

Encontro no Banheiro Estavam no banheiro um negão, um gaúcho e um japonês. O negão tira sua ferramenta para fora e canta: — Meu fuscão preto você é feito de aço... O gaúcho não quis ficar para tráz tira o seu e canta: — Nessa longa estrada da vida... O japonês indignado com aquela situação olha para os dois, tira o pau para fora e canta: — Cadê você que nunca mais apareceu aqui.

Ingredientes 1 kg de peito de frango 150 g de mussarela 150 g de presunto 1/2 cebola picada sal e cebolinha a gosto Para empanar: 2 ovos 1/2 xícara de água farinha de milho farofa pronta Modo de Preparo 1.Corte os filés de peito (grosso) e faça um corte fazendo um furo 2.Recheie com cebola, presunto, queijo e cebolinha 3.Tempere com sal a gosto (cuidado pois a farofa pronta tem um pouco de sal) 4.Prepare todos os filés da mesma forma e reserve 5.Misture os ovos e a água formando uma mistura homogênea 6.Passe o filé nessa sequência ovo, farinha de milho, ovo, farofa pronta 7.Reserve 8.Siga o passo anterior para todos os filés 9.Em uma panela funda, coloque óleo (a quantidade que cubra o filé quando for frito) e frite até ficar dourado

Como dar notícia ruim - Alô, seu Geraldo? Aqui é o Chico, caseiro do sítio. - Oi. Houve algum problema? - Tô ligando pra avisar que seu papagaio morreu. - Que pena!!! Morreu de quê? - De comer carne estragada. - Quem deu carne estragada pra ele? - Ninguém. Ele comeu a carne dos seu cavalos de raça, que morreram de tanto carregar água para apagar o incêndio da sua casa. -Meu Deus!!! Que incêndio? - Uma vela caiu e pegou fogo nas cortinas... - Velaa? Mais aí tem luz elétrica. - A vela era do velório da sua mãe, que apareceu sem avisar e eu dei um tiro nela pensando que fosse ladrão.

CAÇA PALAVRAS

Touro Procure ouvir o que seu corpo está lhe pedindo, dê mais atenção à sua saúde. É importante cultivar hábitos saudáveis e um ritmo em sua rotina. Mercúrio fica retrógrado e pede também um cuidado maior com a comunicação. Gêmeos A partir de hoje, uma série de revisões entram em pauta. Com Mercúrio em movimento retrógrado, procure ouvir mais e utilizar a palavra sempre com fins construtivos, com ética e responsabilidade. Ao trocar informações. Câncer Atenção para evitar equívocos e mal-entendidos que atrapalham qualquer boa negociação. A Lua segue no curioso Gêmeos, mas Mercúrio fica retrógrado. Conseguirá bons resultados para suas iniciativas na medida em que for claro. Leão Cheque informações, nem sempre as coisas são como parecem. Mercúrio pede que esclareça eventuais dúvidas com paciência, atenção e generosidade. Esteja sempre aberto para um bom diálogo.

Libra Muito cuidado com as notícias que chegarem até você, podem estar incompletas ou incorretas. Evite fofocas e comentários a respeito de assuntos que peçam discrição. É importante cumprir o que foi prometido.

Mentiras sobre alimentos que você não sabia!

O Wasabi que você come em seu restaurante japonês é igual ao que é feito no Japão A menos que você tenha ido comer Wasabi no Japão, ou em um restaurante muito caro que sirva a iguaria, você provavelmente não provou o prato de verdade. O Wasabi feito em outros restaurantes é, na verdade, uma combinação de raiz-forte, mostarda e corante alimentício verde, e não um Wasabi real. O verdadeiro Wasabi é feito com a raiz de Wasabi, e tradicionalmente ralado com um pedaço de pele de tubarão esticada sobre a pá de madeira. Elementos estes só são encontrados

Áries Perceba se há tendência de querer controlar o outro, dizendo o que ele tem que fazer. Ou de agir sem pensar, passando por cima das pessoas. Antídoto: assumir um compromisso consigo mesmo para melhorar.

Virgem Vale revisar o carro e sair com tempo de sobra para compromissos, pois atrasos podem ocorrer. Mercúrio inicia sua retrogradação, é tempo de rever, repensar, renegociar. Contratos devem ser analisados com muita atenção.

CURIOSIDADES A galinhada foi inventada pelo General Tso Embora haja um prato a base de frango que leve o seu nome, é pouco provável que o próprio general Tso houvesse batizado a refeição, ou que a tenha inventado. A questão de como o nome do general está ligado a esta iguaria continua sem resposta até hoje, mas acredita-se que não foi de fato ele quem inventou tal receita culinária.

Horóscopo do Dia

e comercializados no Japão, ou em restaurantes muito refinados. O Steak é um único pedaço de carne O Steak ou aqueles pedaços grandes de carne que recheiam o hambúrguer ou são servidos como bife a parmegiana, não são um único pedaço de carne, infelizmente. Existe uma cola especial para unir os pedaços até que se forme uma única peça. A cola de carne é uma enzima que liga as proteínas e as mantêm unidas. Ela é frequentemente usada na indústria de alimentos para fixar pedaços de carne em cortes nobres e avantajados. Aí o consumidor olha para aquele pedaço enorme de bife, e pensa que é um único pedaço, quando na verdade são vários pedaços unidos com uma cola. Depois que a carne estiver cozida não é possível notar a diferença. Nem todos os restaurantes recorrem a esse truque barato, mas o costume é mais usado do que muita gente imagina.

Escorpião Redobre a atenção ao lidar com assuntos importantes, para que nada passe despercebido. Mercúrio fica retrógrado em seu signo, uma série de análises e revisões entram em pauta pra que tudo funcione melhor. Sagitário Na medida do possível redobre a atenção ao lidar com telefonemas importantes, reuniões e viagens. Uma simples conversa pode gerar confusões, cheque se foi compreendido. Capricórnio Mal-entendidos e pequenos esquecimentos podem ser a causa de possíveis transtornos. Cheque as informações e anote tudo na agenda para não esquecer depois. Aquário Evite tecer críticas, mesmo parecendo produtivas. Suas palavras não surtirão o efeito que espera e poderão ser distorcidas por quem as ouvir. Com Mercúrio retrógrado, procure rever questões importantes em sua vida, perceba o que deve ser aprimorado. Peixes Quanto mais organizado e objetivo for, melhor. Anote os compromissos e as informações importantes, redobre a atenção ao negociar. É importante ganhar tempo para avaliar questões importantes de forma realista.


|16| Maskate

Manaus, 23 de Outubro de 2013

Jet Set

ecrau.com

maskateecrau@gmail.com

Chega ao fim o namoro de Giovanna Lancellotti e Arthur Aguiar

Aniversariantes da semana a vovó Marize Ferreira e seu netinho João Guilherme, Parabéns

De acordo com nota publicada nesta terça-feira, 22, no jornal “O Dia”, Giovanna Lancellotti e Arthur Aguiar não estariam mais juntos. Após um ano de relacionamento - ambos trocaram declarações de amor em rede social em agosto de ano, o casal teria decidido se separar, conforme publicou o colunista Leo Dias. Procurada pelo EGO, a assessoria de imprensa de Giovanna apenas disse que não fala sobre a vida pessoal da atriz. Em seu perfil no Instagram, Giovanna não coleciona mais fotos que tinha ao lado de Arthur. Mesmo sem falar diretamente sobre o assunto, a

atriz postou na segunda-feira, 21, um texto reflexivo que fala sobre liberdade e amor próprio. No mesmo post, ela recebeu em troca mensagens carinhosas de fãs, que deram pistas de que o namoro não ia bem. Ao contrário de Giovanna, Arthur ainda mantém em seu perfil na rede social as fotos com ela. No último dia 15, ele postou uma imagem em que aparece dando um beijo na atriz e usou a música “Tão seu” da banda Skank para se expressar: “Sinto sua falta, não posso esperar tanto tempo assim. O nosso amor é novo, o velho amor ainda e sempre”.

Márcia e George Souza em evento manauara

Amigas Juliana Brasil e Juliana Carolina curtindo um forrozinho

Ricardo, Chris, Maria Esmeraci, Thalita e Thiago sempre juntos na hora de estudar

Fabiana Frota sobre bumbum sarado Com 110 cm de bumbum, 64 cm de coxa e um abdômen saradíssimo, Fabiana Frota tem chamado a atenção pelo corpo musculoso e as inevitáveis comparações com Gracyanne Barbosa. Madrinha de Bateria da Imperador do Ipiranga, escola do grupo de acesso de São Paulo, e destaque de chão da Gaviões da Fiel, no grupo especial, ela faz questão de explicar que a forma física que tem hoje é resultado de muito treino, genética boa e disciplina numa rotina que adota há muitos anos.

Jesus Luz sobre torcida para affair com professora Depois de postar uma foto em seu perfil no Instagram em que aparece trocando olhares com sua professora de dança Agnese Junkure e dos fãs torcerem por uma relação entre os dois, Jesus Luz afirma que o clima sensual da dança não está sendo levado para a intimidade. “Acho natural a torcida. Os fãs sempre torcem pela nossa felicidade, mas estou solteiro”, afirma ele, que está participando do programa “Ballando com le Stelle”, do canal italiano Rai Uno, uma versão italiana do “Dança dos Famosos”. Segundo Jesus, o único clima que está rolando é o de amizade, mas entende porque casais se formam em programas desse tipo. “Isso acontece

no Big Brother, principalmente! A dança, para mim, é uma filosofia de vida que estou explorando. Na minha vida, aprendi que tudo pode criar uma situação romântica, até um tombo na escada”, confessa.


2387 isu