Issuu on Google+

ANO 16 - Nº 2.390 - MANAUS/AM -26/10/2013

Parque 10 ganha oprimeiro presentão

FRAUDE NO BOLSA FAMÍLIA COMEÇA A SER INVESTIGADA

Paricatuba funda sua Cooperativa de Turismo

Fifa organiza o Media Day na Cidade do Galo

Produção de motos deve fechar 2013 no ‘vermelho’

Áreas do Prosamim continuam sendo invadidas e postas a venda

Tatiane Barros - Cunhã Poranga- Divulgação

‘Deus não é católico’ diz, Papa Francisco

Manaus vai receber mais 114 médicos neste fim de semana


|02| Maskate

ecrau.com

Manaus, 27 de outubro de 2013

CIDADE DOS MALUCOS Sérgio Fonseca Jr.

Versículo do Dia

ZFM indefinida

Na eterna dependência da pressão, barganha e caneta, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº 506A/10) que prorroga os benefícios da Zona Franca de Manaus (ZFM) por 50 anos – 2023 a 2073 – tem grandes chances de ser votada, em primeiro turno, no plenário da Câmara dos Deputados, na próxima quarta-feira. Há, no ar, um clima de incertezas e temor.

Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre. Efésios 6:7,8

Santo do Dia

Fragilidade crescente

A defesa do modelo é cada vez mais frágil, especialmente em função da perda de apoio dos estados vizinhos, da preguiça da bancada do Amazonas, reforçada pela ausência ou arrogância de sua coordenação. E ainda pela conjuntura desfavorável do país e suas relações com a economia global.

Dependência inócua

Internamente, o governo esbarra na desarticulação com a esfera federal, da qual dependemos e, parece, gostamos que seja assim. Os estados vizinhos conseguem avançar suas economias com ações locais, arrojadas e bem sucedidas.

Mendigos em manaus, estão longe de ter ajuda social dos Órgãos Públicos

O dia 26 de outubro na História 1751 - Criação do distrito de Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis.

1905 - Reconhecimento da independência da Noruega pela Suécia.

1769 - Alvará português que proíbe as devassas sobre os concubinatos.

1917 - Criação da Mercadorias de São Paulo (BMSP), que em 1991 funde suas atividades com a Bolsa Mercantil & de Futuros (BM&F).

1795 - Tabela cronológica da Revolução Francesa: Convenção Nacional é dissolvida; início do Directório. 1860 - Termina a luta de Garibaldi pela conquista da Sicília.

Tribuno e gestor

A inauguração do Mercado Adolpho Lisboa conseguiu jogar a gestão Arthur Neto de novo na mídia nacional, mostrando o prestigio politico do prefeito. Além de tribuno destacado, o diplomata Arthur Neto consolida a imagem de gestor competente. E isso provoca desassossego.

Abicorando o Índio

Na tarde do dia 23, Eduardo Braga, deixando os afazeres da zFM em Brasília, desembarcou esbaforido, pedindo informação e GPS para achar um caminho de aparição no evento de reinauguração do mercado municipal. Afinal, havia muita areia na caçamba do prefeito, e com uns tijolos a mais, pode sair a construção de uma surpresa.

Mexidas frenéticas

De resto, o que leva ao desassossego é esta aproximação muito íntima entre o prefeito e o governador. Uma sintonia fina, que está trazendo benefícios à cidade e que gerou assunto nos bastidores federais tendo em vista as próximas eleições. Anote aí as mexidas de pedras em frenética agitação.

1863 - Reunião da The Football Association que tratará, dentre os tantos assuntos, da universalização das regras do futebol. 1886 - Inauguração da Estátua da Liberdade.

1917 - Primeira Guerra Mundial: Brasil declara estado de guerra com a Alemanha. 1956 - Tropas do Pacto de Varsóvia invadem a Hungria.

Baniszewski no “pior crime do estado de Indiana” 1994 - Acordo de paz entre Israel e a Jordânia é assinado. 1997 - A crise chega ao Brasil: A Bovespa fecha com queda de 14,9%, a maior desde 1990. 1998 - Equador conclui acordo de paz com o Peru em torno da questão das fronteira dos dois países (veja História do Equador).

1958 - Pan Am começa a operar com Boeings 707 no trajeto Nova Iorque-Paris.

1998 - Netscape declara que a base de código antiga do Communicator será descartada no suíte Mozilla.

1965 - Morre Sylvia Likens, uma menina de 16 anos torturada até a morte por Gertrude

2000 - Lançada a versão americana do videogame PlayStation 2.

Ótimo – Municípios do Amazonas são contemplados com programa de saneamento e pavimentação, dois Municípios serão beneficiados por verbas do Governo Federal. Bom – Mais de 155 mil candidatos disputam o Enem neste fim de semana no Amazonas, as provas começam a partir da 11h. Candidato deve sair com antecedência de casa Péssimo – Polícia apreende mais de uma tonelada de carvão sem documento de Origem Florestal (DOF) e encontra animais silvestres mortos no AM.

Jogo dos Sete Erros

NINGUÉM MERECE! • Anote, também, aí: a Nokia, vendida para a Microsoft, começa a levantar o acampamento de seu Instituto de qualificação de recursos humanos. • Este é um dos projetos mais adequados no uso dos recursos da Lei de Informática, que recolhe 5% do faturamento no setor. É muita grana. • Resta saber o que ficará no lugar para atender o plano de vida de milhares de jovens que foram envolvidos nessa questão. E com urgência. • A Suframa propôs uma revisão desses recursos, de Pesquisa e Desenvolvimento, e precisa acompanhar essa delicadíssima situação.

jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | jornal@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Ger. de marketing.:Anamaria Leventi|marketing@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

Santo Evaristo No atual Anuário dos Papas encontramos Evaristo em pleno comando da Igreja católica, como quarto sucessor de Pedro, no ano 97. Era o início da era cristã, portanto é muito compreensível que haja tão poucos dados sobre ele. Enquanto do anterior, papa Clemente, temos muitos registros, até de próprio punho, como a célebre carta endereçada aos cristãos de Corinto, do papa Evaristo nada temos escrito por ele mesmo, as poucas informações vieram de Irineu e Eusébio, dois ilustres e expressivos santos venerados no mundo católico. Naqueles tempos, o título de “papa” era dado a toda e qualquer autoridade religiosa, passando a designar o chefe maior da Igreja somente no século VI. Por essa razão as informações, às vezes, se contradizem. Mas santo Eusébio mostra-se muito firme e seguro ao relatar Evaristo como um grego vindo da Antioquia. Ele governou a Igreja durante nove anos, nos quais promoveu três ordenações, consagrando dezessete sacerdotes, nove diáconos e quinze bispos, destinados a diferentes paróquias. Foi de sua autoria a divisão de Roma em vinte e cinco dioceses, a criação do primeiro Colégio dos Cardeais. Parece que também foi ele que instituiu o casamento em público, com a presença do sacerdote. Papa Evaristo morreu em 105. Uma tradição muito antiga afirma que ele teria sido mártir da fé durante a perseguição imposta pelo imperador Trajano, e que depois seu corpo teria sido abandonado perto do túmulo do apóstolo Pedro. Embora a fonte não seja precisa, assim sua morte foi oficialmente registrada no Livro dos Papas, em Roma.


ecrau.com

“Deus não é católico”, diz Francisco para renovar a Igreja

Manaus, 27 de outubro de 2013

Maskate

|03|

qCNBB convoca Amazônia para debater mudanças

Igreja se reúne na Amazônia A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Episcopal para a Amazônia, composta pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes (Prsidente) e pelos bispos: Dom Erwin Kräutler (Prelazia de Xingu/PA, Dom Jaime Vieira Rocha (Arquidiocese de Natal/RN), Dom Moacyr Grechi (Arcebispo Emérito de Porto Velho/RO) e Dom Sérgio Eduardo Castriani (Arquidiocese de Manaus/ AM), atendendo à solicitação do Papa Francisco, promove de 28 a 31 de outubro, em Manaus “Quem sou para julgar quem quer que seja? Indagou o líder da Igreja Católica para convocar todos os homens e mulheres para uma nova atitude de ecumenia,

respeito e paz universal. Nessa recusa em julgar e condenar quem quer que seja, Francisco diz categoricamente que Deus não é Católico, e entende que

essa premissa é o elo de união para essa nova fase religiosa no mundo. Francisco afirmou crer “em Deus. Não em um Deus católico, pois não há Deus católico,

só há um Deus. Creio em Jesus Cristo e em sua encarnação. Jesus é meu professor e meu pastor, mas a Deus, o Pai, Abba, é a luz e o Criador”, disse ele.

(AM), o Iº Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal. O evento vai reunir os bispos dos Regionais da CNBB que formam a Amazônia Legal (AC, AM, AP, MA, MT, PA, RO, RR e TO), coordenadores de pastoral, religiosos, leigos e outros convidados. Eles discutirão a realidade político-social, econômica, cultural e religiosa da Região Amazônica, bem como a contribuição da Igreja Católica para a promoção e a defesa da vida dos povos dessa região e de sua rica biodiversidade.

Papa envia emissário

Cúria: a lepra do Papado O Papa ainda criticou severamente a cúria romana, que são os principais e mais influentes cardiais do Vaticano, classificando-a como “a lepra do papado”. Francisco falou que “vai mudar esta visão do Vaticano centrado em si enquanto negligencia o mundo à sua volta”, essa deve ser a maior reforma interna das últimas décadas. Recentemente o papa Francisco recebeu um relatório

de 500 páginas elaborado por uma comissão de oito cardeais com estudos e ideias oferecidas por teólogos e leigos de todos os continentes para mudar na Igreja Católica. O relatório foi pedido pelo próprio Papa. No Vaticano, especula-se que essa seja uma reforma similar à vivida nos anos 1960, quando a Igreja realizou o Concílio Vaticano II, estudado e elaborado pelo papa João XXIII.

Padres casados Entre os itens abordados estão a sugestão de ordenação de homens casados para a celebração da eucaristia em comunidades que não possuem padres; a maior participação da mulher na igreja e liturgia; abertura de diálogo com outras religiões; ecumenismo; entre outros. A reaproximação com os ortodoxos está mais que madura para se chegar à unidade dos cristãos. Esta é a posição de Dom Demétrio, bispo de São Paulo, que teve acesso a informações sobre o teor do relatório através do cardeal hondurenho Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, que é coordenador da comissão apelidada de G-8. Segundo o bispo, houve grandes passos na discussão teológica no que diz respeito à aproximação com os cristãos ortodoxos, e também em relação aos protestantes, em especial os luteranos e anglicanos.

Estão confirmadas as presenças do presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, cardeal Dom Cláudio Hummes; do secretário geral da CNBB NACIONAL, dom Leonardo Steiner, do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D´Aniello (representante do Papa Francisco no Brasil) e de representantes do CELAM (Conselho Episcopal Latino Americana e do Caribe). A Arquidiocese de Manaus e o Regional Norte I (AM e RR), que sediam o encontro, acolhem com alegria os irmãos e irmãs dos regionais da grande

Região Amazônica e convidam os veículos de comunicação a colaborarem com a divulgação, deste importante encontro para a Igreja Católica. Já confirmaram presença no encontro a Rádio Vaticano, TV Rede Vida (SP), TV Nazaré (PA), TV Amazon Sat (AM), Rádio Santarém (PA), Rádio Rio Mar (AM) e a Verbo Filmes (SP). Mais Informações: Pe. Zenildo Lima (92) 91327825 Ir. Irene Lopes (61) 8374-1118 Ercio (93) 9121-1200 Suely Paiva (92) 9286-5543 www. igrejacatolicanaamazonialegal.com


|04| Maskate

ecrau.com

Manaus, 27 de outubro de 2013

CMN amplia lista de produtos que podem ser financiados pelo Minha Casa Melhor

Projeto prevê que Estado terá que atender idosos em casa O projeto de lei que obriga órgãos públicos a fazer atendimento domiciliar a idosos doentes, de autoria da deputada federal Rebecca Garcia, foi aprovado pelo Senado dia 23 de outubro, e agora segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. A proposta acaba com a exigência dos idosos, mesmo enfermos, compareçam aos órgãos para resolver problemas burocráticos como, por exemplo, as perícias médicas exigidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O projeto foi aprovado, em caráter terminativo, pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado. O próximo passo

da proposta será a sanção da presidente Dilma, tornando-a Lei Federal. O projeto modifica o Estatuto do Idoso e acrescenta dois incisos a Lei 10.741/2003, prevendo que o órgão público faça contato com o idoso em sua residência ou o garanta o direito de constituir procurador para representá-lo. Também obriga o INSS ou serviço privado de saúde, contratado ou conveniado que integre o Sistema Único de Saúde (SUS), faça perícia médica na residência do idoso, no caso de necessidade de expedição do laudo de saúde para exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária.

Deputado solicita providências da Sesai contra doença O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) solicitou, na quarta-feira, (23), informações da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) sobre as providências tomadas contra a doença filariose linfática na comunidade indígena Pari Cachoeira, em São Gabriel da Cachoeira (a 832 quilômetros de Manaus). O parlamentar esteve na comunidade na última semana, quando foi informado do alto índice da enfermidade entre os moradores. A filariose linfática é uma doença tropical parasitária que afeta o sistema linfático. É popularmente conhecida como elefantíase

em casos crônicos. Nicolau, que preside a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), visitou o posto de saúde de Pari Cachoeira. Os profissionais do local afirmaram que temem uma epidemia da doença, com base nos resultados de testes recentes feitos na população. “Fizeram testes de microfilárias (larva do verme causador da doença) na comunidade e quase 40% das mais de 300 amostras coletadas indicaram a infecção. É um resultado alarmante e extremamente preocupante”, relatou o presidente da Comissão de Saúde.

Os mutuários do Programa Minha Casa Melhor, que financia a compra de móveis e utensílios domésticos pelos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida, poderão comprar mais tipos de produtos. Em reunião extraordinária, o Conselho Monetário Nacional (CMN) incluiu fornos de micro-ondas, móveis para cozinha, estantes ou racks e ta-

blets na lista de produtos que podem ser financiados pela linha de crédito. Os preços máximos dos itens que podem ser financiados foram os seguintes: R$ 800 para tablets, R$ 350 para micro-ondas, R$ 600 para móveis de cozinha e R$ 350 para estantes e racks. De acordo com o Ministério da Fazenda, a inclusão desses itens atende a uma demanda dos benefici-

ários do programa por novos produtos. O CMN também reajustou os valores limites para aquisição dos produtos que já estavam na lista do Minha Casa Melhor. Segundo a Fazenda, o aumento do limite estimula a competição entre os fabricantes e permite que o comprador tenha mais opções disponíveis e possa comprar produtos de melhor

qualidade. O preço limite para aquisição de máquina de lavar passou de R$ 850 para R$ 1,1 mil. Para cama de solteiro, berço ou cama box de solteiro, o valor subiu de R$ 320 para R$ 400. Também foram reajustados os preços de mesas com cadeiras (de R$ 300 para R$ 400), de sofás (de R$ 375 para R$ 600) e de guarda-roupas (de R$ 380 para R$ 700).

Construtoras vão discutir licitações No próximo dia 5, construtoras do Amazonas discutirão o programa federal de construção, ampliação e modernização de 270 aeroportos regionais de olho no processo licitatório. O objetivo da reunião, que acontecerá no Quality Hotel, é divulgar o programa às empresas interessadas em participar da licitação. O Amazonas é o Estado brasileiro que teve o maior número de aeródromos inseridos no plano, sete ao todo.

O evento será organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), juntamente com o Banco do Brasil e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon/AM). A equipe do Banco do Brasil, coordenada pelo engenheiro Gueitiro Matsuo, fará uma exposição sobre a estratégia proposta pela instituição para que o maior número possível de construtoras participem.


ecrau.com

O fim de semana é do Enem: atenção para o horário de verão

Manaus, 27 de outubro de 2013

Maskate

|05|

qEm manaus os portões fecharão as 11h.

Áreas do Prosamim continuam sendo invadidas e postas a venda Áreas desapropriadas pelo Prosamim e que serviriam para lazer da população vão as poucos sendo novamente ocupadas por invasores. No Beco Ypiranga, na rua Duque de Caxias, um homem construiu um lanche sobre a calçada, atrapalhando o fluxo

de pedestres. Agora o “imóvel” está à venda. Moradores do local pedem uma providência ou da Prefeitura de Manaus, responsável pelo ordenamento urbano da cidade, ou do Governo do Estado, a quem o projeto Prosamim está associado.

Manaus vai receber mais 114 médicos neste fim de semana

Os candidatos que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (26) e domingo (27) devem ficar atentos para não serem eliminados por descuido. Algumas atitudes no momento da prova podem desclassificar o estudante: a principal delas é

tentar copiar as respostas de outro candidato ou utilizar material externo como anotações e aparelhos eletrônicos. Na edição de 2012 do exame, o Ministério da Educação (MEC) monitorou as mídias sociais durante os dois dias de prova e 65 estudantes foram eliminados por postarem ima-

gens na Internet, inclusive do caderno de provas e do cartão especial para marcar o gabarito. O edital do Enem lista as proibições que, caso sejam desobedecidas, estão sob pena de eliminação. Fique por dentro de todas as regras para não correr o risco de ter a sua prova anulada.

O horário de verão é um grande vilão de muitos candidatos que acabam ficando de fora por se confundirem com o horário de verão. O enem obedece o horário de Brasilia que faz parte do horário de verão, os portões fecharão as 13h (horário de Brasilia) e as 11h em Manaus.

O que não pode levar

- Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos. Por exemplo: calculadora, celular, tablet, pen drives, mp3 players,

gravadores, relógios ou qualquer tipo de receptor ou transmissor de dados ou mensagens; - Não deixe nenhum objeto eletrônico no seu bolso. Se você levar algum desses objetos no dia da prova deverá guardar na embalagem

que será fornecida pelo aplicador. Se for pego com eles durante a prova, ainda que não os esteja utilizando, poderá ser eliminado; - Também não é permitido usar óculos escuros, boné, chapéus, gorros ou viseiras; - Armas de fogo também

‘Eu visitei a arena da amazônia’ terá décima edição do ano neste domingo O projeto “Eu visitei a Arena da Amazônia” terá a décima edição do ano no próximo domingo, 27 de outubro, das 8h às 11h. O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), e tem o objetivo de prestar contas à população sobre o andamento das obras no estádio que receberá quatro jogos durante a primeira fase da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Os interessados em participar da visita devem se inscrever no Portal Amazonas Esporte (www. amazonasesporte.am.gov.br), clicando no banner “Eu visitei a Arena da Amazônia”. As inscri-

ções são gratuitas. Mais de 10 mil pessoas já conheceram o canteiro de obras da Arena desde o início do projeto. Fique atento às recomendações Os organizadores recomen-

dam aos visitantes o uso de calça comprida e sapato fechado para evitar acidentes no canteiro de obras. Menores de 15 anos só entram acompanhados dos pais ou responsáveis.

estão proibidas na sala de prova, mesmo que o candidato tenha porte de arma; - A embalagem porta-objetos deverá ser lacrada, identificada pelo participante e mantida embaixo da carteira até a conclusão da prova.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, no período de 29 a 31 deste mês, o grupo participará de uma capacitação de nivelamento, organizada pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), com foco nas doenças típicas da região amazônica. A previsão é de que 114 médicos sejam enviados ao Estado, em mais esta etapa do programa federal. Alecrim informou que o treinamento promovido pela FMT e FVS acontecerá em horário integral, no auditório Vânia Pimentel, do Centro Universitário Nilton Lins, no

Parque das Laranjeiras. O secretário detalha que a capacitação terá o mesmo conteúdo da que foi realizada, no mês de setembro, para os primeiros 74 profissionais estrangeiros enviados pelo Mais Médicos ao Amazonas. Antes de serem enviados aos Estados, os médicos estrangeiros passam por um treinamento padrão, ministrado pelo próprio Ministério da Saúde. No dia 1º de novembro haverá o encerramento da fase de treinamento em Manaus e os profissionais deverão seguir para os municípios e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), em que irão atuar, na atenção básica.


|06| Maskate

ecrau.com

Manaus, 27 de outubro de 2013

Quase 20% dos brasileiros gastam mais de uma hora para chegar ao trabalho O Francisco José Duarte Sabóia tem 26 anos e deseja atuar no Setor Financeiro de Contas a Pagar , possui Ensino Superior Em Finanças e seu contato é (92)9443 1909

O Antonio Ribamar Braga dos Santos tem 40 anos e deseja trabalhar como Auxiliar de eletricista, ele possui Ensino Médio e seu contato é (92)9393 9115.

Motociclista (Feminino) Requisitos: Moto própria, habilidade manual, CNH (A/B). Enviar currículo para buenojjb@bol.com.br Vaga: Motorista (mas/ fem) Requisitos: Com experiência 2 anos Enviar currículo para buenojjb@bol.com.br Vaga: 20 Serventes (Masculino) Requisitos: Que more principalmente na zona leste (URGENTE) Contato: 36185125/94660120 Contrato imediato.

Vinte anos atrás, apenas 14,6% dos moradores das regiões metropolitanas enfrentavam essa situação. Aproximadamente 20% dos trabalhadores das regiões metropolitanas brasileiras gastam mais de uma hora por dia no deslocamento de casa para o local de trabalho. A constatação está no comunicado divulgado hoje (24) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Feito com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estudo indica que a situação vem piorando, uma vez que 20 anos antes os trabalhadores das regiões metropolitanas que enfrentavam esse tipo de situação correspondiam a 14,6%. Considerando o conjunto de trabalhadores brasileiros, 10% levam mais de uma hora nesse trajeto e 65,9% gastam menos de meia hora.

Economia impactada por situação Segundo o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea Carlos Henrique Carvalho, essa é uma situação que tem impacto negativo na produtividade dessa parcela da população.

O desejo de recuperação do segmento de duas rodas está mais longe de se realizar este ano. O presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Fermanian, afirmou, durante evento da fabricante Moto Honda, na última quarta-feira (23), que o desempenho do setor foi reavaliado e pode terminar o ano com queda de até 6% nas áreas de produção e vendas no atacado e de até 7% nas vendas de varejo. A estimativa anterior apontava queda de 5%. O dirigente disse que outubro – mês que marca o início do último trimestre, considerado o período mais forte do ano para a produção

Requisitos: Para trabalhar em horário de shopping, Experiência comprovada em carteira Inicio Imediato. Interessadas enviar e-mail com foto com o titulo da vaga para ingra.thayane@hotmail.com

Auxiliar de açougue

Atendente Horário: segunda a sexta, 08:00 às 17:00 hrs. Salário: r$ 800,00 (após experiência) + plano de saúde + alimentação +vale transporte Requisitos: 2º grau/ informática básica/ boa redação Email: cv.cartorio1@yahoo.com.br

A Yasmim de Queiroz Sales tem 24 anos e deseja atuar como Técnica em Imformática tem o Médio Completo e seu contato é (92)9442 7117

e também econômico, já que a produtividade é comprometida em razão do desgaste que esse trabalhador tem ao levar muito tempo e em condições muitas vezes desfavoráveis de transporte”, disse.

Produção de motos deve fechar 2013 no ‘vermelho’

Vendedora

Empresa nacional de médio porte, líder de mercado no segmento de comércio e transportes seleciona para a vaga Auxiliar de Açougue Necessário: Requisitos: Ensino Médio completo;Experiência comprovada no comercio;Responsável pelo bom atendimento a clientes no balcão do açougue;Verificar e Zelar pelo bom estado de funcionamento, conservação e manutenção dos equipamentos e utensílios da seção; Disponibilidade de horário;Manter as informações dos produtos por meio de tabela de preços; Auxiliar no atendimento no balcão, abastecimento da vitrine do balcão de atendimento, conforme exposição definida pela empresa; Pró ativo Enviar CV para selecao@transhernandes.com.br

“Não se pode esperar que a produtividade [desses trabalhadores] seja igual à de um que leva menos de 30 minutos, por exemplo, para chegar ao trabalho. Isso traz fortes impactos do ponto de vista social

de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) – apresentou números de produção e venda abaixo das expectativas. Ele destacou que, no acumulado do ano, o setor já registra queda de 9% em relação ao mesmo período do ano passado. O presidente da Moto Honda da Amazônia, Issao Mizoguchi, concordou com a retração prevista pelo órgão e disse que para driblar a crise a empresa está mudando a estratégia. “Mesmo com a Copa, 2014 deve ser um ano parecido com 2013 e por isso mudamos as apostas”, observou. A alternativa é aumentar gradualmente a participação das vendas por meio de consórcio dos atuais 35% para 50% do total comercializado pela fabricante japonesa.

Brasil aumenta em 9,2 mil MW a geração de energia A segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) agregou mais 9.231 megawatts (MW) de energia à capacidade de geração do Brasil. Desse total, 3,7 mil MW são gerados a partir de 11 usinas hidrelétricas; 4,59 MW a partir de 38 usinas térmicas; 762 MW a partir de 30

usinas eólicas; e 152 MW a partir de oito pequenas centrais hidrelétricas. Quando as obras em andamento forem concluídas, 26,5 mil MW serão agregados ao parque gerador brasileiro, a partir de mais oito hidrelétricas, 11 térmicas, 122 eólicas e cinco pequenas centrais hidrelétricas. Os números constam

do oitavo balanço da segunda fase do PAC, divulgado hoje (17). De acordo com o balanço, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte terá investimento de R$ 28,9 bilhões e está com 34% das obras concluídas. Localizada no Pará, a usina terá capacidade instalada de 11.233 MW.

Vinte e seis linhas de transmissão foram concluídas, totalizando 8.270 quilômetros (km) de extensão, para levar a energia gerada ao mercado consumidor. Trinta e oito linhas, com extensão de 10.154 km, estão com obras em andamento. Há ainda 32 subestações em construção.

Mesmo sem reflexo significativo nos salários Estatística gerada pelo Ministério do Trabalho mostra que aumento médio salarial entre 2007 e 2012 é o oposto da expansão do mercado de trabalho para quem fez faculdade O mercado de trabalho para quem tem formação Superior cresceu 48% no Amazonas nos últimos cinco anos, o que não se refletiu em um aumento nos salários. Neste período, a remuneração para estes trabalhadores teve um reajuste de R$ 185, em média, passando de 3.939,24 para R$ 4.124,09. Para comparar, os trabalhadores com nível de mestrado aumentaram os ganhos em R$ 2 mil, chegando aos atuais R$ 6.690,52. O levantamento foi feito com

base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de 2007 a 2012. Chama a atenção, ainda, que

o universo de profissionais com formação Superior continua sendo dominado pelas mulheres, que representam quase seis em cada dez trabalhadores com

essa qualificação no Estado. De 2007 a 2012, o percentual delas se manteve praticamente estável, passando de 57,2% para 57,8% do total.


ecrau.com

Manaus, 27 de outubro de 2013

Fifa organiza o Media Day na Cidade do Galo

Maskate

|07|

qJogadores e técnico do Atlético deram entrevistas para a Fifa e emissoras do exterior A emissora oficial da Fifa, a Nippon Television (Japão) e a Al Jazeera (Catar) estiveram presentes na Cidade do Galo, nesta quinta-feira, para o Fifa Media Day. Este é um evento realizado pela Fifa para promover o Mundial de Clubes em alguns países que transmitem o torneio. O objetivo do Media Day, que ocorre em todos os participantes do Mundial, é possibilitar a realização de conteúdo jornalístico para as emissoras que são donas dos direitos de transmissão. Jornalistas puderam entrevistar jogadores referências do Atlético, como Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli, Jô e Victor, além do técnico Cuca.

Governo do Amazonas realiza 3º festival de novos talentos “É uma oportunidade para os canais oficiais realizarem entrevistas exclusivas sobre a copa do Mundo de Clubes. O material coletado aqui também será utilizado no progra-

ma oficial da competição, que será distribuído em Marrocos”, ressalta o editor do Fifa. com, Bruno Sassi. O Mundial começa para o Galo, campeão da Copa

Libertadores, no dia 18 de dezembro, no Marrocos. A semifinal será disputada em Marrakesh, contra Auckland City, Raja Casablanca ou Monterrey.

Vasco vence, mas Goiás garante vaga

O Vasco entrou em campo com os reservas, preocupado com a briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O Goiás apelou para a

força máxima, consciente de que chegar ao G-4 não é tarefa fácil e de que o caminho mais fácil para a Taça Libertadores é pela Copa do Brasil.

O clima do vestiário do Corinthians após a eliminação da equipe para o Grêmio na Copa do Brasil foi de cobrança. Conhecido por representar uma figura quase paternal para os jogadores, o técnico Tite perdeu a paciência com o atacante Alexandre Pato que desperdiçou o último pênalti do Timão, ao tentar dar uma “cavadinha” diante do goleiro Dida. Inconformado com o chute fraco de seu jogador, que se juntou a Danilo e Edenílson entre os que não converteram as penalidades, o comandante cobrou o camisa 7

diante de todo o elenco. Nesta sexta-feira, o atleta enviou uma carta de desculpa aos torcedores do Corinthians. Tite se esquivou quando foi questionado sobre a reação dele próprio e de seus jogadores ao erro de Pato e à eliminação do Corinthians, mas não negou que o astro tenha sido cobrado nos bastidores da partida. Assim como o presidente Mário Gobbi, preferiu manter a discrição. Não individualizou a culpa e se limitou a lamentar o fato de o Timão não ter feito gols no tempo normal, forçando a decisão nos pênaltis.

O professor de educação física da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ronnie Melo, faixa preta 4º DAN, conquistou duas medalhas de ouro na categoria absoluto, no Miami Open de Jiu-Jítsu, no dia 19, em Miami/Flórida, organizado pela International Brazilian Jiu-Jítsu Federation (IBJJF).

Foi a primeira participação do lutador amazonense em competições internacionais. Para chegar ao pódio, o educador-atleta passou por um norte-americano, um porto-riquenho e três brasileiros, estes últimos radicados no país. As cinco lutas do brasileiro foram realizadas no Miami Dade College – Ken-

Com uma atuação de muita entrega de seus suplentes, o Cruz-Maltino conseguiu a vitória por 3 a 2, insuficiente para assegurar a classificação para a semifinal da competição, mas importante para reconquistar a confiança de um elenco abalado por um desempenho muito fraco no Brasileirão. O próximo adversário do Goiás, que conseguira vantagem na partida de ida com placar de 2 a 1, será o Flamengo. O primeiro jogo se realizará já na próxima quarta-feira, às 21h50m (de

Brasília), no Serra Dourada. O Maracanã receberá a partida de volta, no dia 6 de novembro. O jovem Thalles, uma grata surpresa no comando do ataque, marcou duas vezes no início do jogo, e Willie garantiu a vitória no segundo tempo. O Goiás marcou com Hugo e Amaral, com um gol em cada tempo, ambos com assistência de Walter. O atacante sentiu uma fisgada na coxa direita durante o segundo tempo e virou dúvida para o primeiro jogo contra o Flamengo.

Neste sábado, 26 de outubro, a partir das 10h, no Centro de Convivência da Família André Araújo (rua 5 do conjunto Costa e Silva, na Raiz, Zona Sul de Manaus), o Governo do Amazonas realiza a terceira edição do Festival de Novos Talentos de Luta Olímpica. O evento é uma ação da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), em parceria com a Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva, Olímpica e Greco-Romana (FALLE).

Segundo o organizador da competição, professor Waldeci Silva, o objetivo do festival é popularizar a luta olímpica em todas as zonas da cidade. Inscrições grátis- As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente com Waldeci Silva no CT de lutas da Vila Olímpica de Manaus – avenida Pedro Teixeira, 400, Dom Pedro. O festival é aberto para lutadores na faixa dos 6 aos 15 anos. Informações pelo (92) 9313-6614.

Maratona de sucesso na Ponta Negra reúne feras do cenário nacional

Aos berros, Tite cobra Pato na frente dos atletas

Professor Amazonense conquista medalhas de ouro dall Campus Florida, nos Estados Unidos. Segundo Ronnie Melo, dos cinco combates, o mais difícil foi o último com brasileiro radicalizado em Miami, pela qualidade do adversário e experiência internacional do adversário. Ronnie é coordenador do projeto pedagógico da Se-

med, “Aprender, Conviver e Lutar”, que beneficia mais de mil alunos do ensino fundamental na rede municipal de ensino integrando esporte e propostas pedagógicas de ensino. O professor de educação física diz que sua conquista servirá como espelho para as crianças que participam do projeto.

A praia da Ponta Negra, um dos cartões postais da cidade, teve uma manhã agitada com a realização da 2ª Maratona Aquática Professor Waldir Oliveira, em comemoração ao aniversário de 344 anos da cidade de Manaus, nesta quinta-feira (24). A maratona contou com presença de novas promessas no cenário nacional e a participação e retorno de lendas vivas da natação amazonense. O evento foi organizado pela Federação Amazonense de Desportos Aquáticos

(Fada), com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), além do suporte técnico da Federação de Thriatlon do Amazonas (Fetriam) e da Federação Amazonense de Remo, que ajudaram no balizamento e na logística. A organização pagou R$ 7 mil aos três primeiros colocados do Absoluto e também foi disputada nas categorias Infantil, Juvenil e Júrnior/Sênior (com percurso de 3 quilômetros) e no Master (1,5 quilômetros).


I DEIA

& PROM

O

CARTÃO Quanto mais você compra, mais você ganha.

DA AN NIIE EL L DE OL IVEIRA AS SUNÇÃO CLIENTE DESDE 2009

169006 062 21 12 2 0302 0 VÁLIDO ATÉ AT É 10/14

CONHEÇA AS VANTAGENS DE SER UM CLIENTE TV LAR:

CREDIÁRIO PRÓPRIO E FÁCIL COM A MENOR PARCELA DO MERCADO

MÁQUINA LAVAR ROUPA ELECTROLUX 6KG LTD06 BR / CÓD. 67878-6 À vista: R$ 779,00

FOGÃO MUELLER MODERATTO DESTRO 3 BOCAS 601161001 BR / CÓD. 67883-6 À vista: R$ 389,00

16X

R$

1+15

MAX

38,49

116X

1+15

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

NO CREDIÁRIO TV LAR

02 ANOS: R$ 69,48

MAX

COND. AR ELECTROLUX 7.500 BTUS MAXIMOS 110V EC07F / CÓD. 57434-1 À vista: R$ 695,00

16X

R$

1+15

77,09

MENSAIS

02 ANOS: R$ 92,33

68,76

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

R$

02 ANOS: R$ 87,46

KIT COZINHA INOVARE 6P 2G 702113 BR PT CÓD. 67875-8 À vista: R$ 439,00

116X

R$

1+15

MAX

FRUTEIRA KIT´S PARANÁ CITRUS 200 1908521 BR GR CÓD. 67624-8 À vista: R$ 259,00

CAMA CASAL ACOPL. STAND 140X78 / CÓD. 61586-2 À vista: R$ 699,00

16X

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

16X

1+15

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

CREDIÁRIO

PRÓPRIO

R$

1+15

25,

PAGAMENTO

01 ANO: R$ 38,51

SALA JANTAR VITÓRIA 6C 1006 BR PT CÓD. 66999-7 À vista: R$ 895,00

69 MENSAIS

01 ANO: R$ 30,85

R$

69,

CÔMODA GENOVA 8G 205173 IB PT / CÓD. 67362-5 À vista: R$ 529,00

19 MENSAIS

LOJAS NA CAPITAL

E NO INTERIOR

16X

1+15

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

01 ANO: R$ 66,14

GARANTIA

FACILIDADE PARA

43,43

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

ESTENDIDA

ENTREGA

RÁPIDA

MONTAGEM

GRÁTIS

R$

52,

39 MENSAIS

ROUPEIRO TURIM 6P 3G 113573 IB PT / CÓD. 67356-1 À vista: R$ 959,00

01 ANO: R$ 66,14

Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condições para planos no carnê TVLAR, (1+15 iguais), com 7% de juros ao mês ou pagamento nos cartões AMEX, VISA e MASTER. Ofertas válidas dia 22/10 a 24/10/2013. Para retirar seu cartão TVLAR dirija-se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é RENEGOCIAÇÃO DE CONTRATOS feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!

16X

R$

1+15

MAX

16X

1+15

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

88,59

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

01 ANO: R$ 78,64

R$

94,90

MENSAIS

01 ANO: R$ 84,90


Paricatuba se abre para o turismo ANO 16 - Nº 2.390 - MANAUS/AM - 26/10/2013

Conhecida como o condomínio celestial por conta da beleza natural da Praia do Farol, do Furo da Fertilidade e de suas ruínas históricas, estudante

da Escola Cicero Monteiro, se uniram e fundaram a COOPATUR – Cooperativa Paricatuba de Acolhimento ao Turista. A empreitada contou com o apoio

do Instituto Piatam e do secretário de Turismo de Iranduba Luiz Margarido, da Associação de Moradores além de pessoas interessadas.

Treinados Reconhecimento e corteses aos mestres

A nova sede vai abrigar mais de cinquenta alunos em atividades fins. Todos receberam treinamento do SENAR e da UFAM para fazer o receptivo. Uma produção artesanal de doces e sucos de frutas foi instalada e os produtos já estão sendo comercializados, além de uma locadora de bikes. “Nossa comunidade padece com a falta de iluminação, recolhimento de lixo, assistência médica e de pavimentação, mas nossa juventude está motivada ao trabalho”, declara Nazareno Nascimento presidente da Associação.

Na ocasião, o presidente eleito e empossa Genilson Souza, diretor da Escola, fez questão de homenagear a professora Teka, concedendo o nome da sede. A professora faz parte do corpo docente da escola e cedeu um pequeno imóvel para a instalação do projeto.

Manaus de frente para o condomínio celestial Turista e moradores já desfrutam das belezas naturais da vila. O acesso pode ser feito através da estrada Manaus-Manacapuru (KM 20) com entrada no ramal de 10 Km, estrada de barro. Pelo rio Negro é um passeio indescritível, pois a comunidade fica bem em frente a praia do Tupé. Pilotos de Jet, lanchas e praticantes de Supi são usuários constantes.


ecrau.com

|10| Maskate

Alexandre Belota

TELECARINHO DO MASKATE

Antonio Saraiva

Luana Araújo

Tereza Almeida

Agney Gouveia

Daniela Silva

Samuel Neto

Wallace Soares

Lourdes Alencar

Valber e Dan Henderson

Anne Cristina @anne_krystal

Francileno Navarro @francileno12

Heber Camara @CamaraHeber

Raissa Ferreira @raissafeoficial

Aniversário de Manaus

agitado com Blitz do Maskate O feriado foi corrido para o povo da Blitz do Maskate. Muitos eventos para levar alegria, começando nesta quarta-feira (23) quando todas as maskatinhas marcaram presença, o dia todo, em frente a Tv Lar na inauguração do Mercado Municipal Adolpho Lisboa. E junto com elas estava o eterno acompanhante Dj Glenher Vegas, com a melhor seleção musical da atualidade. A folia continuou na ma-

nhã de quinta-feira (24) na Tv Lar e também no Adolpho Lisboa, que foi iluminado pela simpatia e beleza das nossas cunhã-porangas depois de muitos anos fechado para reforma. E você acha que acabou por aí? Nossas meninas são forte e pela tarde, jogaram toda sua beleza para divulgar o jornal Maskate, na inauguração da sede da Cooperativa Paricatuba de Acolhimento ao Turista (Coopatur).


ecrau.com

Noiva erra de quarto e faz sexo com padrinho após casamento Uma noiva chinesa se confundiu e fez sexo com um dos padrinhos na manhã seguinte após seu casamento na comarca de Napo, em Guangxi. A mulher disse que só percebeu que o homem na cama não era seu marido após o fim do ato sexual. Segundo a imprensa chinesa, a noiva estava na cama com o marido, mas levantou para ir ao banheiro. Na saída, desnor-

teada, a mulher errou de quarto e acabou deitando na cama em que estava o padrinho. O homem começou a cariciá-la, e os dois fizeram sexo. Ao descobrir que havia mantido relações sexuais com o padrinho, a noiva se desesperou e acusou o homem de abuso. Ela e seu marido pediram uma indenização 20 mil iunes (R$ 7,16 mil), mas o padrinho se negou a pagar

Manaus, 26 de Outubro de 2013

Maskate

|11|

a quantia. Sem acordo, o casal chegou a entrar com uma ação contra o padrinho, mas a Justiça considerou que ele não teve nenhuma culpa, pois foi a mulher quem errou de quarto e manteve sexo consensual, sem perceber que o homem não era seu marido. O incidente ocorreu no dia 30 de agosto, mas foi divulgado neste mês pela imprensa chinesa.

Modelo ataca namorado Prostitutas compram sangue após cão comer sua maconha para fingir virgindade Uma modelo de 26 anos foi presa em Dania Beach, na Flórida(EUA) após atacar o próprio namorado com uma faca, ao descobrir que o cachorro de estimação do homem havia comido toda a sua maconha. Shadae Scott estava em casa com Kevin Wiggins quando viu que o cachorro do parceiro havia consumido todo o estoque da droga, o que gerou uma discussão acalorada entre ela e o parceiro. A mulher tentou expulsar Kevin de casa, junto com seus pertences e, de repente, ela teria puxado uma faca de bolso. Ambos começaram uma luta corporal e Wiggins acabou ferido superficialmente nas mãos e no rosto, de acordo com o jornal “Sun Sentinel”. A polícia do condado de Broward foi chamada para controlar a situação, e Scott acabou presa. A modelo acabou sendo acusada de violência doméstica e teve fiança estabelecida em R$ 5.500, além de uma ordem

judicial proibindo a mulher de chegar a menos de 150 m do namorado. Em seu perfil no Facebook, há diversas fotos de Shadae fazendo apologia à droga, incluindo uma tatuagem de uma folha de maconha em um dos ombros e uma imagem na qual aparece consumindo um cigarro da droga.

Clínicas clandestinas em Taiwan estão sendo investigadas por vender bolas de algodão com sangue a prostitutas, para que elas possam fingir virgindade aos clientes. De acordo com a imprensa chinesa, o sangue é retirado nos estabelecimentos e colocado em bolas de algodão, que são preservadas em freezers. Após combinar a relação com o cliente, a mulher então insere o algodão na vagina para “sangrar” durante o ato sexual, podendo assim cobrar mais caro do

cliente pelo fato de ser virgem. Com isso, o valor do programa pode chegar a até US$ 1020. Um vídeo divulgado pela imprensa local mostra

o dono de uma das clínicas mostrando como funciona o esquema, e extraindo o sangue de algumas prostitutas (assista).


|12| Maskate

ecrau.com

Manaus, 26 de Outubro de 2013

Ex-presidiário é morto a tiros

O ex-presidiário Cássio de Oliveira Palheta, 21 anos, foi assassinado na noite de quinta-feira, 24, dentro do carro que ele dirigia, uma picape Montana placa OAB-9586, com cinco tiros disparados por um motoqueiro em um sinal de trânsito, na rua São Paulo, bairro Manoa, zona Norte. De acordo com a Polícia Militar, Joseana da Silva Tavares e Cintia Gomes Rocha, todas de 20 anos, que estava no carro com Cássio saíram feridas. Elas foram levadas ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do conjunto Galileia, zona Norte, e em seguida ao Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo, zona Leste. As duas passam bem.

MPF começa investigar fraude no Bolsa Família no Amazonas

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou Inquérito Civil Público (ICP) para investigar suspeitas de fraude na freqüência e matrícula escolas de beneficiários do Bolsa Família nos município de Itamarati, Santa Izabel do Rio Negro, Atalaia do Norte, Ipixuna, Barcelos, Beruri e Santo Antônio do Içá.

De acordo com a Procuradoria dos Direitos do Cidadão do Amazonas, as investigações tiveram início com base no relatório de fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU), que aponta irregularidades com o programa de transferência de renda do Governo Federal em diversas cidades bra-

sileiras. No Amazonas, sete municípios são alvos do ICP por conta de suspeita de fraude na freqüência escolar dos alunos e, também, nas matrículas nas escolas municipais e tiveram os piores resultados no mais recente Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado.

O MPF está solicitando de cada prefeituras as listas de beneficiários do programa, devendo ser discriminado quais menores de 18 anos estão matriculados, o porcentual de comparecimento escolar e cópias de comprovantes de fiscalização e controle eventualmente realizados pelos municípios.

Saiu do Mirage Circus e sumiu Carlos Alberto de Souza está desaparecido desde a última terça-feira, dia 23, depois de sair do trabalho dele, no Mirage Circus, na avenida Torquato Tapajós, zona Norte, para fazer compras n o Centro comercial de Manaus. Segundo a companheira dele, Mabel Silva, ele teria saído para ir ao Centro da cidade e não foi mais visto desde então. Quem puder colaborar com informações, entrar em contato com os servidores da DEOPS pelo número: (92) 3214-2268. Para falar com os amigos de Carlos, ligar para: (92) 3214-2268 ou 84213395. A Delegacia Especializada está localizada na sede da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, em frente ao Centro de Convenções (Sambódromo).

Fogo destrói casa no Japiim Uma residência localizada na rua Américo Anthony, no bairro Japiim, zona Sul, foi totalmente destruída pelo fogo na manhã de quinta-feira, 24. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou às 5h30 Não houve registro de feridos e as chamas atingiram a estrutura da casa, que será demolida por orientação da Defesa Civil para evitar desabamentos. As causas do incêndio serão investigadas.


ecrau.com

Manaus, 26 de Outubro de 2013

Maskate

CACHIMBLEMA

Boi Manaus 2013: Festa para uns, muito trabalho para outros Depois de muita preparação e festa nos bairros, chegou o dia do Boi Manaus no Sambódromo. Os primeiros 11 artistas já se apresentaram nesta sexta-feira (25) e levaram a galera ao delírio até depois das 3h30. Hoje tem o segundo dia com muito mais alegria, mas a festa não poderia acontecer se não fosse o trabalho de diversos órgãos públicos ad-

Programação deste sábado

Agora que você conhece quem trabalha para você se divertir, conhece a programação do último dia da festa. 20h - Boi-Bumbá Brilhante 20h45 - Ricardo Lira 21h30 - Kamayurá 22h15 - Robson Júnior 23h - Edilson Santana 23h45 - Sebastião Júnior 00h30 - Israel Paulain e Batucada 01h15 - Arlindo Júnior 02h - Carrapicho 02h45 - Tuãn 03h30 - Fábio Casagrande

ministrando o evento. A Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) está organizando os vendedores ambulantes com a sua equipe de 28 fiscais, orientação e organização para evitar possíveis problemas, de 8h às 14h, 15h às 23h e 22h até às 5h. Contra possíveis poluições sonoras, a Secretaria Municipal de Meio Am-

biente e Sustentabilidade (Semmas) disponibilizou oito fiscais que atuam em toda área do Boi Manaus para evitar a presença de carros de sons, tunados ou paredões. Já a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) está presente durante os dias na festa com uma equipe de 25 servidores protegendo crianças e adolescentes de

explorações sexuais e de trabalho, além de venda de bebida alcoólica para menores. E como uma boa festa não funciona sem uma boa faxina, a limpeza pública interna vai funcionar de 20h às 4h, após a passagem de cada bloco, 40 servidores farão o serviço de limpeza. Quando acabar o Boi Manaus, entrarão 150 funcionários, às 8h para arrumar tudo.

|13|


|14| Maskate

ecrau.com

Manaus, 26 de Outubro de 2013

Izabel Goulart mostra pernas de short e agradece estilista por presentes

O melhor das novelas

MALHAÇÃO

SANGUE BOM

Ben se declara para Giane cai em Anita e Meg ouve armadilha

Luíza é carinhosa com Paulino e Vitor incentiva o amigo a investir na garota. Vera se preocupa com Anita, que está no Embaixada do Gol, onde todos estão sendo mantidos presos. Cadelão parte pra cima de Martin, quando Ben o surpreende. Pelo celular, Giovana vê que Ben entrou no Embaixada e Ronaldo afirma que precisa tirar os filhos do local. Cadelão

descobre que Julia está transmitindo o sequestro pelo celular. Um pedreiro avisa a Maura que o muro entre sua casa e o casarão está prestes a cair. Ronaldo leva Gislaine até Cadelão. Luciana incentiva Vera e Ronaldo a deixarem o casarão na noite da festa de Paulino e Vitor a apoia. Ben se declara para Anita e Meg ouve. Meg confronta Ben sobre Anita.

JOIA RARA Izabel Goulart parece ter agradado o estilista Roberto Cavalli durante ensaio fotográfico realizado na quinta-feira, 24. Em foto publicada no Instagram em que aparece de short curtinho, a modelo contou que ganhou flores e um anel do italiano em foto. “Surpresa pela manhã. Obrigada, Roberto Cavalli pelas flores e meu lindo anel. Adorei a nossa sessão de fotos ontem”, escreveu ela. A modelo, que completou 29 anos na quarta-feira, 23, esteve em jantar em homenagem ao estilista em São Paulo. “Sim. Hoje é meu aniversário. No jantar em homenagem ao querido Roberto e eu ganhando o meu primeiro beijo de feliz aniversário. E a comemoração só está começando”, disse Izabel na rede social Instagram.

Sílvia não consegue viajar com Franz para os Himalaias

Viktor diz a Sílvia que a ama e pede que ela não viaje com Franz. Davi se sente humilhado quando Thereza termina o namoro. Tenpa e Sílvia perdem o navio. Joel pergunta a Aurora se ela está apaixonada por Davi. Manfred flagra Viktor com Sílvia. Iolanda propõe a Mundo que os dois fujam juntos.

Venceslau pega uma joia sem que Pilar veja e dá para Volpina usar. Conceição vê Eulália comendo na cozinha e reage de forma receptiva, surpreendendo Matilde e Serena. Aurora convida Davi para ir à sua estreia no cabaré. Sílvia se prepara para viajar e diz a Ernest que trará Franz de volta.

Renata recusa o pedido de casamento de Érico. Verônica pede para conversar com Natan. Lara convida Vitinho e Bárbara para estrelarem seu reality show. Caio teme que Lara tenha engravidado dele. Érico e Renata se despedem. Tito e Mel procuram Damáris. Salma e Gilson consolam Érico. Verônica decide ficar sozinha. Socorro pega o celular

de Bento. Fabinho teme que Amora queira se vingar de Giane. Giane é ovacionada em seu desfile. Tito e Mel imploram que Lara os deixe participar de seu programa. Wilson se encontra com Bento e Glória. Xande inscreve Filipinho para fazer um teste em um musical. Giane recebe uma mensagem e fica presa ao entrar na van para ajudar Bento.

AMOR À VIDA

Amarilys sofre um acidente grave de carro

Amarilys pede para Eron ir embora com ela e Fabrício. Valdirene não se conforma de ter que ficar longe de Márcia. Rinaldo incentiva Márcia a voltar para o apartamento de Ignácio. Vivian fala sobre alcoolismo e se emociona. Eudóxia não deixa Valdirene comer demais no restaurante. Niko dá

um ultimato em Eron. Bruno teme que Paulinha deixe de gostar dele. Eron avisa a Niko que, para Jayminho ser adotado, eles precisam morar juntos. Aline sugere que César tente negociar com Atílio para evitar ser descoberto. Amarilys sofre um acidente grave de carro.


Maskate

ecrau.com

LABIRINTO

|15|

A VERDADE DOS SONHOS

Bolsa- Fechada: segredos. Vazia: entrada de dinheiro. Cheia: tudo lhe corre bem. Sorte. leão.

RECEITA

PIADAS

Rondelli fácil

Preguiça Escolar De manhã, a mãe bate na porta do quarto do filho: — Filho acorda! — Hoje não vou a escola! E não vou por três motivos: estou morto de sono, detesto aquele colégio e não aguento mais os professores. — Mas você tem que ir, filho! E por três motivos: você tem um dever a cumprir, já tem 45 anos e é o diretor do colégio. Aula de Dedução A professora dava uma aula onde explicava aos garotos o que significa a palavra “dedução”. Após demorada e detalhada explicação, perguntou a um aluno: — Fabinho! Dê-me um exemplo de dedução. — Ok professora. Ontem, quando cheguei em casa, olhei na garagem e só vi o Jaguar, então eu deduzi que meu pai foi trabalhar de Rolls Royce. — Muito bem Fabinho. Agora você Paulinho. Me dê outro exemplo de dedução. — É professora, eu também cheguei em casa ontem e vi o Monza do papai na garagem, então eu deduzi que meu papai foi trabalhar de ônibus. — Muito bem Paulinho. Agora você Joãozinho, me dê outro exemplo. — Professora, ontem quando cheguei em casa vi minha vó entrando no banheiro com o jornal embaixo do braço. Ai eu deduzi: “Deve tá indo cagar, porque não sabe ler!”

Ingredientes 1 rolo de massa de pastel (500 g) 500 g de presunto fatiado 500 g de muçarela fatiada 1 copo de requeijão cremoso 1 lata de molho de tomate pronto 1 caixa de creme de leite 1 xícara de água

CAÇA PALAVRAS

Horóscopo do Dia Áries As conversas fluem melhor com a harmonia entre Lua, Mercúrio e Júpiter. Bom dia para expressar ideias e sentimentos, para esclarecer mal-entendidos e pedir conselhos. Pontos de vista diferentes e inovadores são bem-vindos. Touro Você fica mais comunicativo com a harmonia entre Lua e Mercúrio. Aproveite para aprender algo novo, inteirar-se das notícias e surpreender as pessoas com novos pontos de vista. Bom momento também para cultivar pensamentos e mensagens otimistas. Gêmeos Você pode buscar as informações que há tempos procura. Hoje a Lua sorri para Mercúrio e ameniza os efeitos de sua retrogradação. Bom momento para falar com quem for preciso e finalizar tarefas. Cresce a vontade de aprender algo novo para expandir seus horizontes. Câncer Boas energias para o dia de hoje. A Lua se encontra com Júpiter em seu signo, indicando mais confiança e entusiasmo. De quebra ambos se harmonizam com Mercúrio. Com o diálogo e a comunicação favorecidos, aproveite para divulgar seu trabalho e aprofundar os vínculos com as pessoas queridas. Leão Mais disposição para dialogar, é o que indica a harmonia entre Lua e Mercúrio. Bom dia para investir no relacionamento com as pessoas, promover encontros e conversas esclarecedoras.

Modo de Preparo

Virgem O clima é de compreensão e otimismo. Lua, Mercúrio e Júpiter o convidam a cultivar o espírito empreendedor e a pensar em novas maneiras de divulgar seu trabalho. Bom período para almoços, jantares, encontros e reuniões.

1.Abra a massa de pastel e divida em 3 partes (mais ou menos 40 cm cada) 2.Passe o requeijão cremoso por cima 3.Distribua as fatias de presunto e de muçarela em toda a massa 4.Enrole igual um rocambole e corte os rondellis de mais ou menos 3 cm de espessura 5.Distribua os rondellis num refratário 6.Misture o molho de tomate, a água e o creme de leite e regue os rondellis 7.Leve em forno médio/alto por 40 minutos ou até a massa ficar cozida 8.Bom apetite

Libra Procure estar com quem realmente gosta. Lua, Júpiter e Mercúrio favorecem o clima de intimidade e as relações mais íntimas. Bom dia para cuidar dos assuntos ligados à família. Escorpião Bom dia para ativar a comunicação, solucionar e encaminhar assuntos práticos e expandir seu círculo de amizades. Lua e Mercúrio indicam que hoje está mais fácil se expressar. Aproveite para finalizar questões importantes e definir com clareza as situações.

CURIOSIDADES

10 tipos de pessoas que frequentam a academia

1. O idoso super disposto. Eles parecem ter o segredo da vida eterna 2. Aquela pessoa que você tem certeza que mora na academia. Andam sempre com uma sacola cheia de suplementos 3. O novato que não sabe como usar o equipamento. Sempre pagam uma fortuna pela roupa nova de academia e conseguir uma hérnia é inevitável 4. Aquela que fica GRITANDO NO TELEFONE enquanto faz esteira. Elas tem a capacidade de ignorar os olhares de reprovação de todos na academia 5. Aquele que sua como se estivesse no saara.

E o pior é quando eles não limpam o equipamento depois do uso 6. O exército Yoga Você pode identificar facilmente devido as roupas coloridas 7. Aquele que SEMPRE esquece de malhar perna Roupa é algo que ele não conhece. 8. Aquele que acha que 15 minutos de esteira justificam aquele milk shake duplo que ele encomendou na sorveteria em frente a academia 9. O tarado. Geralmente são bani-

dos rapidamente 10. Aqueles que vão ao local só para tirar fotos de sí mesmo e postar no Instagram.

Sagitário Mais sensibilidade, confiança e inspiração. Lua e Júpiter se encontram em Câncer, enquanto o Sol finaliza um ciclo anual. É tempo de mergulhar em sua alma para descobrir o verdadeiro significado do amor, da felicidade e dos relacionamentos. Capricórnio É tempo de expandir sua rede de contatos, de trabalhar em conjunto. Grupos de estudos e círculos sociais podem elevar e aprofundar sua visão de mundo. Hoje a Lua se encontra com Júpiter, deixe-se levar por novas ideias e aventuras, novos projetos e amigos. Aquário As dificuldades e tensões ficam para trás. Lua, Mercúrio e Júpiter o convidam a cultivar entusiasmo e pensamentos otimistas. Bom dia para reuniões e encontros. Inclusive com a família e as pessoas mais queridas, pois Lua e Júpiter seguem em Câncer. Peixes Bom dia para avançar nos estudos, realizar intercâmbio cultural, publicar, viajar e dar palestras. Você prepara os movimentos finais para atingir sua meta. Em breve surgirão as oportunidades que faltavam para concretizá-las.


|16| Maskate

Manaus, 26 de Outubro de 2013

Jet Set

ecrau.com

maskateecrau@gmail.com

Gracyanne Barbosa se alonga e mostra abdômen sarado

Gracyanne Barbosa acordou inspirada. Nesta sexta-feira, 25, a modelo postou uma foto em que aparece se alongando e mostrando os gominhos de seu abdômen sarado. No registro, divulgado em seu perfil no Instagram, ela escreveu: “Tenha autoconfiança e disciplina para evoluir e vencer barreiras e dificuldades aparentemente intransponíveis. Você é o seu único concorrente”. Empolgada, Gracyanne continuou: “Acredite que se chegou onde está poderá sempre ir mais longe. Persista e se errar não perca a lição. Lembre-se que pode começar novamente. Acredite na sua capacidade de vencer mesmo quando ninguém mais acredita. Um dia maravilhoso a todos”. No início da se-

mana ela postou uma foto mostrando o resultado de seus treinos. Na

imagem ela aparece com uma calça justinha e a barriga de fora.

Quem ganha é você no Festival de Presentes do Mourão Concorra a três meses totalmente grátis na Companhia Atala

Na última quarta-feira (23) iniciou o Show de Presentes, que vai presentear você até dezembro, com itens como tablet, TV’s, cestas de Natal, bolsa de academia, passagem aérea, final de semana em hotel de selva, pernoite de motel, cheque de compras, salão de beleza e muito mais. Chegamos ao nosso pri-

meiro resultado, quem ganhou o passeio com acompanhante ao Hotel de Selva Ariaú Amazon Towers com direito a almoço, é o ilustríssimo Claudionor de Araujo Teixeira, morador do Parque 10. E nesta segunda-feira (28) às 10h você vai ganhar um mega presente para entrar em 2014 daquele jeito.

São três meses totalmente de graça na Companhia Atala, com acompanhamento de profissional e direito a aulas de hidroginástica em piscina aquecida, super Master, Atala Pump, Trampolin, Bike, Power Local, Localizada, Circuito Power, Jump/ABD, Ritmos, Circuito, Super Local, Step, Boxe, Jiu-jitsu e outros.

Como participar? Para concorrer você já sabe é fácil, fácil. Curta a nossa Fan Page, facebook. com/ecrau e acesse o ecrau. com – o site do Maskate, ir no link PROMOÇÃO e se cadastrar. Pronto! Você já está concorrendo ao prêmio do dia, uma bolsa de três meses na Companhia Atala, no Vieralves. A seleção será realiza-

da diariamente na sede do Jornal Maskate e os prêmios serão entregues exclusivamente em nossa sede. Acompanhe diariamente o presente do dia e os ganhadores em nossa Fan Page. Os sorteios vão ocorrer do dia 24 de Outubro a 24 de Dezembro de 2013. Obs: O sorteio da bolsa de três meses da Compa-

nhia Atala será realizado na segunda-feira (28) às 10h. Não inclui avaliação física, o ganhador deve agendar na academia e pagar a taxa. Corra, não perca tempo! Avise aos seus amigos e cadastre-se agora no Ecrau. com Regras: Funcionários e parentes de primeiro grau estão vetados da promoção.

O primeiro ganhador

O grande ganhador do passeio ao Ariaú Amazon Towers foi Claudionor de Araujo Teixeira morador do bairro do Parque 10. “Eu me inscrevi na promoção pensando em comemorar o aniversário da minha esposa, junto com o aniversário de nossa cidade. Eu gostaria muito de presenteá-la com este passeio. Nem acredito que ganhei e

vamos poder conhecer o hotel de selva”, disse animado. Ao receber a ligação da editora do Ecrau.com, Anamaria Leventi, o ganhador Claudionor vibrou de alegria por ter ganhado a oportunidade de conhecer o famoso hotel de selva Ariaú. E claro, aproveitando para curtir com a esposa esse belíssimo passeio com direito a almo-

ço.

Segundo o ganhador, ao receber um dos exemplares do Jornal Maskate e conferir a edição impressa ficou curioso e não perdeu tempo, acessou a Fan Page do Maskate e se inscreveu na promoção através do ecrau. com. Você pode ser o próximo sortudo, não perca tempo, é ecrau.com


2390 isu