Issuu on Google+

PrÓs e contras Zé Melo agitam bastidores

Convênio beneficia escoamento de produções e aumenta renda familiar

Carine Felizardo - Modelo

ANO 15 - Nº 2.382 - MANAUS/AM -16/10 /2013

Estudantes premiados em concurso cultural

Consumo consciente

É ouro o amazonense André Murchie

Defeso deve injetar R$256 milhões na economia

Brasil vence Zâmbia por 2x0 Basa afirma paralisação das atividades por tempo indeterminado


|02| Maskate

ecrau.com

Manaus, 16 de outubro de 2013

CIDADE DOS MALUCOS Sérgio Fonseca Jr.

Versículo do Dia

Consumo consciente

Elevar a pessoa à condição de cidadão. Este é o desafio do poder público e sua função maior. Por isso, apostar nas datas vira uma oportunidade de aposta e empenho na direção do grande objetivo. No Dia Nacional do Consumo Consciente, comemorado no dia 15 de outubro, o Governo do Amazonas lançou o Programa Estadual de Contratações Públicas Sustentáveis. A iniciativa junta as pastas de Meio Ambiente e da Fazenda.

Visão de futuro

O objetivo é promover mudanças das práticas de aquisições e contratações públicas, a partir da promoção da sustentabilidade financeira, por meio do estímulo à economia dos recursos públicos, da transformação de padrões de produção e consumo menos insustentáveis e da contribuição para a proteção do clima e da biodiversidade local e global.

Boicote indireto

O prefeito Arthur Neto, um ambientalista e urbanista destacado, precisa vigiar um pouco mais seus colaboradores. Ninguém descarte a possibilidade de fogo amigo na poda criminosa que reduziu árvore, ar e vida em Manaus. O corte de 11 Oitis que estavam no entorno da “Bola das Letras”, na avenida Darcy Vargas, tem indício de sacanagem.

Desculpa esfarrapada

A secretaria Municipal de Limpeza Urbana e Serviços Públicos, cá pra nós, não pode assumir uma tarefa dessa envergadura sem consultar os colegas da urbanização e do meio ambiente. Dizer que o corte foi autorizado porque as mudas estavam mortas. No Nova Esperança a destruição foi total e ninguém fez nada.

Cidades digitais

Seis municípios do interior do Amazonas: Autazes, Benjamin Constant, Maraã, Codajás, Iranduba e Careiro foram escolhidos pelo Ministério das Comunicações para ter acesso a uma internet banda larga com alta velocidade de conexão. Vão receber investimentos para a implantação de Cidades Digitais, um presente que deixa 90% dos municípios a ver navios.

Benefícios e exclusão O titular da Ciência e Tecnologia, Odenildo Sena, destacou os benefícios das cidades digitais: cidadania, emprego e renda, segurança, melhorias no acesso a informações de saúde, educação e inclusão digital. E as outras?

Santo do Dia

Transporte de passageiro perigoso. Onde está à fiscalização

O dia 16 de outubro na História 1769 - Concessão do título de Marquês do Pombal a Conde de Oeiras. 1798 - Hipólito José da Costa embarca para os Estados Unidos com a tarefa de conhecer as novas técnicas industriais aplicadas pelos norte-americanos e levá-las para Portugal. 1846 - Marco inicial da Anestesiologia com a anestesia baseada em éter. 1862 - Francisco Solano López cria congresso especialmente convocado para elegê-lo presidente da república do Paraguai. 1869 - Estabelecimento do Comitê Nacional dos Métis, tendo Louis Riel como secretário.

1879 - Fundação do município de Bananeiras (Paraíba, Brasil).

1940 - Estabelecimento do Gueto de Varsóvia pelos alemães.

1894 - O bairro de Campo Grande (Rio de Janeiro), Brasil, tem concessão autorizada pelo Conselho Municipal para instalação de uma linha de bondesde tração animal.

1945 - Criação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação).

1923 - A Walt Disney Company, que viria a se tornar a segunda maior empresa de mídia e entretenimento do mundo, é fundada por Walter Elias Disney e Roy Oliver Disney. 1936 - Inauguração oficial do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o primeiro aeroporto civil brasileiro.

1972 - Anúncio oficial do fim do grupo Creedence Clearwater Revival. 1978 - É eleito o Papa João Paulo II, o 265º papa. 1997 - Desabamento de dois prédios em São José do Rio Preto, em São Paulo. 2012 - Descoberto o exoplaneta Alfa Centauri Bb, o mais próximo exoplaneta já descoberto (4,37 anos-luz).

Ótimo – Profissionais do programa mais médicos começam a trabalhar em Manaus,no bairro nova cidade a UBSF funcionará diariamente com o médico, um dentista e uma enfermeira. Bom – O horário de verão começa no próximo domingo, dia 20 de outubro, em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ótimo – Profissionais do programa mais médicos começam a trabalhar em Manaus,no bairro nova cidade a UBSF funcionará diariamente com o médico, um dentista e uma enfermeira.

Jogo dos Sete Erros

NINGUÉM MERECE! • Até hoje os municípios do traçado do Gasoduto Urucu Manaus, que ganharam R$ 42 milhões da Petrobras a titulo de compensação socioambiental... • ... aguardam o cumprimento da promessa de instalação de banda larga com a fibra ótica estendida no traçado da tubulação. • Nem banda larga, nem crédito de carbono, muito menos um centavo da dinheirama que foi usada com a parentada do então secretário de Desenvolvimento Sustentável, Virgílio Viana. • Até hoje a pendenga rola na justiça e não há notícia do destino dado para aquela medida mitigatória, nessa estória sem agá. • Piriquitos, papagaios e morcegos, estão invadindo casas e apartamentos em torno do DB Ponta Negra. Socorro Semsa!

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Eclesiastes 3:1-2

jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | jornal@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Ger. de marketing.:Anamaria Leventi|marketing@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

São Geraldo Majela Filho da modesta e pobre família do alfaiate Majela, Geraldo nasceu no dia 6 de abril de 1725, numa pequena cidade chamada Muro Lucano, no sul da Itália. De constituição física muito frágil, cresceu sempre adoentado, aprendendo o ofício com seu querido pai. Aos quatorze anos de idade ficou órfão de pai e, com a aprovação da mãe, Benedita, quis tornar-se um frade capuchinho. Mas foi recusado por ter pouca resistência física. Entretanto o jovem Geraldo Majela não era de desistir das coisas facilmente. Arrimo de família, foi trabalhar numa alfaiataria da cidade. Mais tarde, colocou-se a serviço do bispo de Lacedônia, conhecido pelos modos rudes e severos, suportando aquele serviço por vários anos, até a morte do bispo. A forte vocação religiosa sempre teve de ser sufocada, porque não o aceitavam. Com dezenove anos de idade, voltou para Muro Lucano, onde montou uma alfaiataria. Recebia um bom dinheiro. Dava tudo de necessário para sua mãe e suas irmãs, com o restante ajudava os pobres. Na cidade todos sabiam que Geraldo dava o dote necessário às moças pobres que desejavam ingressar na vida religiosa. E se preciso, conseguia a vaga de noviça. Só em 1749, quando uma missão de padres redentoristas esteve em Muro Lucano, Geraldo conseguiu ingressar na vida religiosa. Tanto importunou o superior, padre Cafaro, que este acabou cedendo e o enviou para o convento de Deliceto, em Foggia. Enquanto era postulante, passou por muitas tentações e aflições, mas resistiu e venceu todos os obstáculos. Professou os primeiros votos, aos vinte e seis anos de idade, naquele convento. E surpreendeu a todos com seu excelente trabalho de apostolado.


ecrau.com

Arranca-rabo na disputa do tempo de TV

Manaus, 16 de outubro de 2013

Maskate

|03|

Os Pros de Lula A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou no último dia 10 de setembro a criação do 31º partido político do país, o Partido Republicano da Ordem Social (Pros). Dos sete ministros que compõe a Corte eleitoral, cinco concordaram com a criação da nova legenda. A relatora da ação no TSE, ministra Laurita Vaz, que tam-

bém é corregedora do tribunal, informou que o partido apresentou 515,8 mil assinaturas de apoio válidas - para um partido ser criado, são necessárias 492 mil assinaturas, conforme o TSE. Laurita votou pela aprovação da criação do partido e foi acompanhada pelos ministros Castro Meira, Henrique Neves, Gilmar Mendes e pela presidente do TSE, Cármen Lúcia.

E os contras da Rede O senador Eduardo Braga (PMDB do Amazonas) já jogou todo seu prestígio e munição na conversa com Luiz Inácio para montar uma estratégia mirabolante tirar de tempo de anular

vice-governador do Estado, professor José Melo na condução do PROS no Amazonas, uma das novas siglas partidárias do País, criada e nutrida pelo ex-presidente Lula. O Pros

(Partido Republicano da Ordem Social) contou com patrocínio do governo Dilma Rousseff e seus afilhados e arautos na justiça eleitoral. Os mesmos que implodiram a Rede de Marina

Silva. Além de atingir Eduardo Campos, o Pros nasceu para contrabalançar a fundação do majoritariamente oposicionista partido de Paulinho da Força, o Solidariedade.

“Não somos contra, somos Prós” Pelas regras de fidelidade partidária, migrar para uma legenda nova é a saída para não perder o mandato. Além de Melo, Sidney Leite desembarcou na nova legenda e corre o risco de se estropiar pois Eduardo, se abiscoitar a agremiação, vai implodir os projetos do parlamentar, já que a relação de ambos é amistosa como a Cruz e Belzebu. O jogo é pesado e está sob comando do Sapo. O governador Cid Gomes (Ceará) e o irmão Ciro e mais cinco deputados federais saíram do PSB para o partido criado por ele. Sob o comando de Braga, em caso de uma intervenção de Lula, o vice-governador Zé Melo pode ajoelhar e rezar no altar da protelação. Melo havia deixado o PMDB em busca de poder conseguir espaço para disputar a eleição do próximo ano, ao Governo do Amazonas.

No início de outubro, a Rede de Sustentabilidade, de Marina Silva, foi rejeitada peremptoriamente. A Procuradoria Geral Eleitoral havia se manifestado a favor da criação do partido do Lula, mas vetou a Rede. Luciana Lóssio pediu mais tempo para refletir sobre o caso porque o PROS entregou assinaturas validadas pelos cartórios eleitorais diretamente ao TSE sem passar pelo aval dos tribunais regionais

Articulação e prestigio

Uma das cartadas do senador Eduardo Braga foi indicar o ex-vereador da Câmara Municipal de Manaus, Josildo de Oliveira, para comandar o PROS. Ele está tra-

balhando freneticamente para ser o padrinho local da nova legenda. Alguns políticos locais conseguiram flagrar a manobra e viajaram às pressas para Brasília. O próximo

desfecho pode fortalecer José ou encaminhá-lo para o país do passa mais tarde. E é nesse contexto que a força, articulação e prestigio de Omar Aziz podem fazer a diferença.

eleitorais. Para os amigos tudo, para os inimigos a Lei. E a Lei do casuísmo frio e perverso. Segundo a ministra, no caso do PSD, partido de Gilberto Kassab, só foi permitido que assinaturas viessem dos cartórios sem passar pelos TREs porque houve uma greve na Justiça Eleitoral. Conforme dados do TSE, o PROS foi fundado em 4 de janeiro de 2010. O número de representação do partido para as eleições será o “90”.


|04| Maskate

ecrau.com

Manaus, 16 de outubro de 2013

Audiência pública debaterá desoneração da indústria equipamentos médicos

Estudantes premiados pelo Ministério da justiça Nove estudantes de Manaus serão premiados pelo concurso cultural “A Educação na Prevenção no uso de drogas”, do Ministério da Justiça, na categoria cartaz. Nesta quarta-feira (16), em Brasília, os melhores trabalhos vão receber um prêmio de até R$ 2 mil reais. Os primeiros lugares participarão da cerimônia

de premiação em Brasília, acompanhados de responsável e professor orientador do trabalho. O concurso é dividido por categorias: cartaz, vídeo, jingle, fotografia e monografia. Os vencedores do 14º Concurso de Cartazes na Região Norte, do 2º ao 5º do ensino fundamental são em sua maioria de escolas estaduais.

A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios(ABIMO) participaram ontem (15) de outubro, às 14 horas de uma audiência pública para debater a desoneração da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios, matéria da PEC nº 115/2011 do Senado Federal. A audiência ocorreu na Câmara dos Deputados em Brasília. A audiência foi uma iniciativa dos Deputados Afonso Florence e Dr. Ubiali, em decorrência do café da manhã organizado pela ABIMO, no ultimo dia 5 de junho, com os representantes da Frente Parlamentar da Saúde, presidida pelo Deputado Darcísio Perondi e da Frente Parlamentar das Santas Casas, presidida pelo Deputado Antonio Brito. Mais de 100 convidados, entre eles 30 parlamentares e senadores estiveram presentes. O Senador Humberto Costa esteve presente à mesa de discussão.

qABIMO quer garantir os mesmos direitos que existem para um produto importado para equipamentos nacionais

SUPREMO O pleito da entidade tem também ação no Supremo Tribunal Federal -

STF. Em audiência ocorrida no último dia 16 de setembro, o Exmo. Ministro Sr. Luís Roberto Barroso entendeu o pleito da ABIMO: que os produtos nacionais

de saúde tenham o mesmo tratamento da imunidade tributária que tem os importados. Barroso disse ainda que dará o cuidado devido à questão.

Taxistas comemoram Medida provisória

A presidente Dilma Rousseff sancionou na última quarta-feira Medida Provisória que garante aos taxistas a permissão para repassar a exploração do serviço de táxi a parentes (cônjuges, filhos ou irmãos) em caso de morte, a chamada “licença hereditária”.

A notícia foi comemorada pelo presidente da Abracom-Táxi, a Associação Nacional das Cooperativas de Táxis, Edmilson Americano. “Estamos muito felizes com a sanção da presidente porque o repasse já é um direito exercido pelos taxistas em todo o país há mais de 40 anos. É

injusto tirar isso da categoria. Agora, nossa luta é para reverter a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que anulou todos os alvarás de táxi da capital paulista emitidos desde 1988 para fazer uma licitação. E isso prejudicou mais de 32 mil motoristas”, explica o presidente.


ecrau.com

Manaus, 16 de outubro de 2013

Com 80% das obras da Arena concluídas 50 novas câmeras serão instaladas Até a Copa do Mundo de 2014 está prevista a instalação de cerca de 50 novas câmeras de monitoramento em Manaus. Os equipamentos de alta definição serão instalados no perímetro da Arena da Amazônia, atendendo exigência de segurança da Fifa para os jogos do Mundial. Os novos equipamentos ajudarão no monitoramento do perímetro da Arena. Atualmente, 232 câmeras são utilizadas pela PM na capital. De acordo com o titular da SSP-AM, coronel Paulo Roberto Vital, inicialmente as novas câmeras de alta definição serão instaladas no entorno da Arena da Amazônia. Após os jogos da Copa, os equipamentos poderão ser remanejados para outras áreas também consideradas prioritárias em Manaus. Apesar de considerar que os novos equipamentos serão um importante legado para o sistema de segurança pública, o representante da SSP-AM admite que o volume de câmeras ainda não é o ideal.

Investimentos Segundo a SSP-AM, os investimentos em equipamentos, tecnologias, construção e reforma de

prédios que estão em execução ultrapassam os R$ 200 milhões. A construção do novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que funcionará ao

lado do Centro Integrado de Operações (Ciops) custará R$ 7.844.449,08. As duas estruturas serão utilizadas no apoio ao monitoramento na capital.

Receita libera 5º lote de restituição do IR A Secretaria da Receita Federal pagou nesta terça-feira (15) as restituições do quinto lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013, ano-base 2012, além de lotes residuais de anos anteriores. Também foi liberado o pagamento de lotes residuais de anos anteriores.Neste mês, será R$ 1,5 bilhão em restituições, a 1,5 milhão de pessoas Neste ano, foram recebidas 26 milhões de declarações do Imposto de Renda dentro do prazo regulamentar, ou seja, entre o início de março e o final do mês de abril.

Basa afirma paralisação das atividades Cerca de 120 funcionários do Banco da Amazônia (Basa) decidiram em assembléia que ocorreu na última segunda-feira (14) continuar a greve que já alcança o seu 27º dia. Apesar dos outros bancos da capital terem optado pelo fim da paralisação na madrugada do dia 11 (sexta-feira), o Basa alega que cláusulas específicas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) prejudicam os funcionários. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários do Amazonas, Nindberg Souza, entre as reivindicações da categoria está um plano de cargos, carreiras e salários, o fim da lateralidade – substituição e acumulação de função -, além da representação dos bancários no comitê disciplinar administrativo. Ainda de acordo com o presidente, o paralisação ainda não tem previsão de término. “As cláusulas não atendidas são mais específicas. No caso dos outros bancos, elas tinhas um aspecto mais econômico e foram acatadas, por isso as agências do Basa vão continuar em greve”.

Maskate

|05|

Cadastramento do Seguro Defeso começa hoje no Amazonas

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas (SRTE-AM) recadastrará, a partir de hoje até o dia 15 de março de 2014 pescadores que têm direito ao seguro-defeso. Até o ano passado pouco mais de 72 mil pessoas estavam cadastradas e o número deve saltar para 90 mil. No exercício 2013/2014 serão pagos R$ 256.203.000,00 millhões o atendimento ocorrerá de 15 de outubro de 2013 a 15 de março de 2014. Os municípios de Rio Preto da Eva, Careiro Castanho, Careiro da Várzea e Nova Olinda do Norte serão os primeiros municípios a receberem a equipe da SRTE/AM, órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego. O seguro defeso é um auxílio financeiro ao pescador artesanal, destinado à composição da renda familiar na época mais difícil para a atividade pesqueira, quando é proibida a pesca de determinadas espécies. Em regra, independente da espécie, o período compreende de novembro a março. O superintendente do Trabalho no Amazonas, Dermilson Chagas, explica que que o atendimento já foi iniciado com palestras em diversos municípios, “estamos indo até o pescador para tirar as dúvidas sobre a concessão do benefício”, disse. Defeso - Esse é o período em que muitas espécies sobem o rio em direção à nascente, para fazer a desova. Os peixes ficam mais frágeis e, às vezes, se consegue pegá-los com as mãos nas proximidades das barragens, quando encontram obstáculo para subir. Para assegurar a reprodução de grande parte da fauna aquática, criou-se o Período do Defeso na Região Amazônica, quando, é também é proibido pescar, transportar, armazenar, beneficiar e comercializar tambaqui em toda a bacia. Para reduzir o impacto social da medida, o Governo Federal estabeleceu o seguro-desemprego, no valor de um salário mínimo por mês de duração do Período do Defeso. O benefício é pago com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).


|06| Maskate

ecrau.com

Manaus, 16 de outubro de 2013

Convênio beneficia escoamento de produções e aumenta renda familiar

Fotos: Herick Pereira/Agecom

Melhorias de vida

Osvaldo Pereira, 61, trabalha há seis anos com produções de banana e macaxeira na comunidade e disse que fica feliz ao ver que, assim como ele, outros produtores da comunidade estão melhorando de vida. “Eu tinha uma produção baixa porque como era caro fretar um carro para levar meus produtos, o lucro mal dava para me sustentar. Quando recebemos o caminhão passei a ter com os

outros colegas um aumento na renda que serve para investir mais no trabalho e nas nossas vidas”. FPS – Desde a sua criação em 2011, o Fundo de Promoção Social já beneficiou mais de 16 mil famílias no Estado do Amazonas com um investimento de mais de R$ 11 milhões. Os recursos são voltados para projetos de geração de renda e qualidade de vida.

Mais de 170 famílias da Associação de Produtores Rurais da Comunidade Nova Esperança (Asprones), localizada no município de Rio Preto da Eva (a 80 quilômetros de Manaus), estão com crescimento nas produções agrícolas e na geração de renda. Os benefícios são frutos do bom escoamento que as produções dos agricultores tiveram com a entrega de um caminhão com capacidade de oito toneladas na comunidade, feita pela presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, em outubro do ano passado, por meio de um convênio entre o Governo

do Amazonas e a Associação, no valor de R$ 168 mil. O caminhão fez com que os produtores rurais passassem a ter redução nos custos com fretes, qualidade no armazenamento dos produtos e novas oportunidades de negócios. O veículo possibilita o transporte de cerca de 100 toneladas, ao mês, da produção de banana, laranja, macaxeira, coco, mamão e também da piscicultura até Manaus. As produções atendem às demandas do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) do Governo Estadual, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Governo Federal e do Programa Nacio-

nal de Alimentação Escolar (PNAE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Com as melhorias, as famílias superaram as dificuldades de trabalho e renda que existiam antes da chegada do transporte. Como é o caso da família da agricultora Maria Souza, 66, que tira o sustento das produções de banana e coco há 12 anos na comunidade. O serviço diário com os filhos é feito com muita dedicação, desde a retirada dos produtos nas plantações até o processo de limpeza e armazenamento. Todos se unem para garantir o ‘pão de cada dia’ que é levado pelo caminhão até a cidade de Manaus.

“Hoje, graças a Deus, as coisas melhoraram bastante e tenho muita alegria em trabalhar porque conseguimos escoar com mais facilidade. Antes tínhamos que pagar frete. Às vezes, o carro quebrava e deixávamos de vender e no final custava caro para a gente”, disse a dona Maria, ao lado de sua filha, a produtora rural Francinete Souza, 49, que comenta sobre como a mudança interferiu na qualidade dos

produtos e no futuro da família. “Antes, nossas caixas chegavam a Manaus desfeitas porque pegavam sol e chuva e se desmanchavam e perdíamos muitos produtos na estrada. Mas agora com o caminhão tudo chega arrumadinho e isso faz uma diferença para nossos compradores. E como consequência disso, hoje, temos uma renda bem melhor que dá para fazer novos planos de vida e

cuidar dos meus filhos com mais dignidade”, contou. A presidente do FPS e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, ressalta que esses avanços são os principais objetivos do Fundo no Amazonas. “A proposta do Fundo de Promoção Social é criar essas oportunidades que o governador Omar Aziz sempre destaca nos investimentos da qualidade de vida da população”.


ecrau.com

Manaus, 16 de outubro de 2013

A seleção brasileira pré-mirim formada por André Murchie, Daniel Godoy e Ramon Huntermann conquistou, na noite de domingo (13 de outubro), o título do Torneio de Equipes do 4º Campeonato Latino-Americano Sub-11 de Tênis de Mesa, realizado na Guatemala. O amazonense André Murchie, 11, é uma das revelações do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), o programa de excelência esportiva do Governo do Amazonas que é executado pela Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). Os brasileiros superaram na decisão os mexicanos Sergio Sebastian, Cano Gonzalez e Dario Arce Reza, por 3 a 0. Os representantes da Guatemala, Sérgio Carrillo e Kevin Ruano, e os peruanos Fabricio Merino Ruiz e Fernandez Pizarro Stefano Jose ficaram com o bronze.

|07|

Fotos: Michael Dantas/Sejel

É ouro o amazonense Aandré Murchie no Latino-Americano

Maskate

Brasil vence Zâmbia por 2x0

Amazonense fatura bicampeonato

O lutador Samuel Aguiar, 18, foi um dos destaques do Campeonato Amazonense Sem Quimono, realizado no último domingo, 13 de outubro, no ginásio Bergão, no São Jorge, Zona Oeste de Manaus, ao conquistar o bicampeonato da competição. O atleta faixa roxa faz parte do time de campeões apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL). O evento foi organizado pela Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (FJJ-AM) e reuniu aproximadamente 500 cascas-grossas. Samuel deve fazer sua estréia na Europa entre 14 e 15 de dezembro no Campeonato Europeu de Jiu-Jítsu Brasileiro e Sem Quimono, que acontecerá na Itália.

Em jogo disputado no Estádio Ninho do Pássaro, em Pequim, a Seleção Brasileira derrotou a seleção de Zâmbia por 2 a 0, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2014. Oscar e Dedé fizeram os gols da partida onde Felipão aproveitou para fazer mudanças e observar jogadores na caminhada para definir o grupo que disputará a Copa. O amistoso contra a limitada Zâmbia, no Ninho do Pássaro, em Pequim, era um teste para os reservas da Seleção mostrarem serviço na busca de uma vaga para a Copa de 2014. O jogo tinha cara de goleada, e estava tão fácil que a Seleção começou a complicar perdendo tantos gols. Mais avançado, Ramires também queria mostrar serviço. Recebeu com carinho de Neymar e ficou livre, mas desperdiçou a chance. Lucas Moura, outro que corre contra o tempo para assegurar seu lugar,

também arriscou um bom chute, com perigo, mas sem sucesso. Quatro chances perdidas em 16 minutos. A Zâmbia bem que tentava, mas esbarrava nas suas limitações e no nervosismo. Dedé nem era tão exigido assim. Na lateral esquerda, faltava a Maxwell a vocação do apoio tão nítida em Marcelo. Apenas uma vez em 45 minutos o lateral foi ao fundo para centrar na cabeça de Neymar, que mandou pelo alto. O jogo terminou, com quatro minutos de desconto, com o placar de 2 a 0 Com gols de Oscar e Dedé Os próximos jogos que servirão de teste para Felipão avaliar o elenco serão em novembro. No dia 16, em Miami, provavelmente contra Honduras. E no dia 19, diante da Rússia, em Toronto, no Canadá. Tudo vai depender da classificação direta de ambas para a Copa do Mundo.


CARTÃO Quanto mais você compra, mais você ganha.

DA AN NIIE EL L DE OL IVEIRA AS SUNÇÃO CLIENTE DESDE 2009

16900 06 62 21 12 2 0302 0 VÁLIDO ATÉ AT É 10/14

CONHEÇA AS VANTAGENS DE SER UM CLIENTE TV LAR:

CREDIÁRIO PRÓPRIO E FÁCIL COM A MENOR PARCELA DO MERCADO

RACK CAROL 1358 WG PT CÓD. 65280-6 À vista: R$ 395,00

16X

R$

1+15

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

COND. AR ELECTROLUX 7.500 BTUS MAXIMOS 110V EC07F / CÓD. 57434-1 À vista: R$ 695,00

MAX

ESTOFADO FASHION SENKI REGA 2 LUGARES 101 / CÓD. 51046-7 À vista: R$ 465,00

39,09

01 ANO: R$ 35,98

16X

R$

1+15

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

FOGÃO MUELLER MODERATTO DESTRO 3 BOCAS 601161001 BR / CÓD. 67883-6 À vista: R$ 389,00

68,76

MENSAIS

02 ANOS: R$ 87,46

16X

R$

1+15

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

16X

01 ANO: R$ 38,51

R$

1+15

38,49

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

46,00

02 ANOS: R$ 69,48

ESTOFADO FASHION SENKI REGA 3 LUGARES 102 / CÓD. 51047-5 À vista: R$ 670,00

MÁQUINA LAVAR ROUPA ELECTROLUX 6KG LTD06 BR / CÓD. 67878-6 À vista: R$ 779,00

1+15

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

R$

43,43

PRÓPRIO

PAGAMENTO

LOJAS NA CAPITAL

E NO INTERIOR

16X

01 ANO: R$ 66,14

R$

1+15

MAX

77,09

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

02 ANOS: R$ 92,33

1+15

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

01 ANO: R$ 38,51

GARANTIA

FACILIDADE PARA

MAX

66,29

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

16X

MENSAIS

SALA JANTAR VITÓRIA 6C 1006 BR PT CÓD. 66999-7 À vista: R$ 895,00

CREDIÁRIO

R$

1+15

REFRIGERADOR ELECTROLUX 240L 1P DEG. RE31 BR / CÓD. 67774-5 À vista: R$ 889,00

KIT COZINHA INOVARE 6P 2G 702113 BR PT CÓD. 67875-8 À vista: R$ 439,00

116X

16X

ESTENDIDA

ENTREGA

RÁPIDA

MONTAGEM

GRÁTIS

16X

1+15

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

R$

88,59

MENSAIS

01 ANO: R$ 78,64

Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condições para planos no carnê TVLAR, (1+15 iguais), com 7% de juros ao mês ou pagamento nos cartões AMEX, VISA e MASTER. Ofertas válidas dia 15/10 a 17/10/2013. Para retirar seu cartão TVLAR dirija-se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com antecedência, RENEGOCIAÇÃO DE CONTRATOS podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!

R$

87,99

MENSAIS

02 ANOS: R$ 92,56


Sacanagem das ligações derrubadas deixa vítimas no prejuízo

Feira da Eduardo Ribeiro tremeu com a Blitz

ANO 15 - Nº 2.382 - MANAUS/AM - 16/10/2013

A empresa de telefonia TIM foi condenada a pagar uma indenização de R$ 5 milhões por “danos sociais”, por suspeita de derrubar de propósito ligações de clientes de um plano pré-pago. O valor será dividido entre

a Santa Casa e o Hospital do Câncer do município de Jales, no interior paulista. É engraçado que o grande prejudicado fica a ver navios e não tem ressarcida sua perda com um golpe tao escandaloso. Com

a promoção fale ilimitado pagando uma ligação, o cliente tem que pagar várias com a tática de derrubar o sinal. O nome disso é estelionato e a pena prevista é cadeia, de 2 a 6 anos. R$ 5 milhões é muito barato.

Tramoia explícita

Ressarcimento geral Segundo a cliente, no entanto, as ligações sofriam interrupções constantes, o que a obrigava a fazer novas chamadas e pagar novamente a tarifa. Isso não acontecia quando

as chamadas eram feitas para outras operadoras (nesse caso, a cobrança era por minuto). Esse drama é nacional e não precisa que a justiça puna caso a caso e sim que ela determine o

ressarcimento. Basta acessar o sistema e identificar o mecanismo. Lá estarão as formas de gestão da conduta correta, justa e decente, senhor magistrado!

Propaganda marota A companhia vai indenizar apenas uma consumidora em R$ 6 mil por danos morais. A decisão foi do juiz Fernando Antonio de Lima, do Juizado Especial Cível e Criminal de Jales. A TIM informa que vai ingressar com recurso contra

a decisão e diz que “não está previsto no ordenamento jurídico brasileiro o pagamento de danos sociais”. Mesmo admitindo que as ligações de plano pré-pago sofriam quedas, a empresa ainda tenta disfarçar a tramoia. A consumidora que en-

trou com ação contra a TIM em Jales tinha contratado o plano pré-pago Infinity, que oferecia ligações para outros números da mesma operadora a R$ 0,25. Ou seja: a cobrança era feita por ligação, não por minuto de chamada.

O juiz considerou que a consumidora tem direito a indenização de R$ 6 mil. Além disso, concluiu que a conduta da empresa provocou um dano coletivo. Por isso, a TIM também foi condenada a pagar uma reparação por dano social no valor de R$ 5 milhões. Esse valor deverá ser repartido entre a Santa Casa (R$

3,5 milhões) e o Hospital do Câncer do município de Jales (R$ 1,5 milhão). A publicidade induz consumidor a erro, diz juiz, autor da decisão do Juizado Especial Cível e Criminal de Jales foi tomada no último dia 10. No texto, o juiz Fernando Antonio de Lima afirmou que “a publicidade sobre o plano é falsa, induz o

consumidor a erro, omite sobre a qualidade e preço do serviço. O consumidor acaba pagando várias tarifas de R$ 0,25, quando quer entabular uma conversa. Em vez de pagar uma só tarifa, é obrigado a refazer, várias vezes, a ligação, e, assim, acaba despendendo o valor de mais de uma tarifa”.


|10| Maskate

ecrau.com

Manaus, 16 de Outubro de 2013

Camilla Barreto

TELECARINHO DO MASKATE

Danielle Rodrigues

Ragner Gama

Roberto Souza

Adriana Souza

Eduardo Silver

Felipe Lopes

Karina Cavalcante

Maysa Chrisóstomo

Will Silva

Amélia Sales @Ameliasalles

íris Maria @irismnrachid

Junior Esteves @Juniorlista

Wilson Fragata @Wilson_Fragata

Feira da Eduardo Ribeiro tremeu com a Blitz

Com a aprovação do deus Sol, os céus se abriram para a nossa Blitz do Maskate que visitou a feira da Eduardo Ribeiro. Nos-

sas maskatinhas chegaram com tudo e foram exalar sua beleza nesse tradicional café da manhã, distribuindo o famoso jornal

Maskate. O melhor da música ficou a cargo do nosso dj Glenher Vegas, sempre presente com a melhor seleção musical.


Homem abduzido lembra de ETs com ‘patas de caranguejo’

ecrau.com

O americano Calvin Parker Jr, de 58 anos, afirma que nunca se recuperou completamente depois de ter encontrado alienígenas há 40 anos, em um episódio no qual as criaturas são descritas como monstros com “patas de caran-

guejo”. Parker tinha 18 anos quando foi pescar com Hickson depois do trabalho, e conta que foi surpreendido por um óvini com luzes azuis, que continha três criaturas com pele cinza e mãos em forma de

Manaus, 16 de Outubro de 2013

Maskate

|11|

garras de caranguejo, que o pegaram pelo antebraço e levitaram até a nave. Lá dentro, o americano conta que algo parecido com um olho gigante parecia examiná-lo, enquanto Parker estava consciente, mas paralisado.

Cão anda de bicicleta, Chinês exibe ‘abdômen patinete e skate resistente’ ao deitar em lanças

Famoso por andar de bicicleta, patinete e skate, o cão chamado “Norman” entrou para o Guinness. Ele vai aparecer no tradicional livro dos recordes como o ca-

chorro mais rápido a percorrer 30 metros em um patinete. “Norman” completou a distância em 20s77 em Marietta, no estado da Geórgia (EUA), no mês de julho. Ele

aprendeu a praticar esportes com sua dona, a americana Karen Cobb. Após fazer sucesso na internet, o cão atleta chegou a estrelar uma série do canal Hallmark.

Caçador é resgatado após 18 dias se alimentando de esquilos Um caçador de 72 anos que estava desaparecido na Califórnia (EUA) foi encontrado em uma floresta após 18 dias, e sobreviveu comendo apenas esquilos, lagartos, pequenas frutas e outros animais. Gene Penaflor, de São Francisco, conseguiu se

reunir com sua família após sofrer um acidente durante uma viagem com a família para caçar. Ao se separar para caçar veados, Gene sofreu uma queda e bateu a cabeça, e, após ficar horas inconsciente, não conseguiu encontrar o caminho de volta devido à

densa neblina que havia se formado. Depois de 18 dias, um grupo de caçadores ouviu os gritos de Gene no fundo de um desfiladeiro, e chamaram ajuda. Foram necessárias várias horas para resgatar o homem, que foi levado ao hospital e passa bem.

Um praticante de artes marciais exibiu toda sua destreza ao deitar sobre lanças enquanto era carregado por colegas no domingo (13) no Templo Shaolin em Dengfeng, na China.


|12| Maskate

ecrau.com

Manaus, 16 de Outubro de 2013

Fujão volta para a cadeia

Policiais do Grupo Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) recapturaram segunda-feira, 14, no bairro São Lazaro, zona Sul, Francilauro Feitosa dos Santos, o “Leandro”, 29. Ele fugiu do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e foi recapturado após denúncias anônimas ao Disque Denúncia 181 da SSP. De acordo com a polícia, “Leandro” iria embarcar para a cidade de Porto Velho, no final da tarde desta terça-feira, 15. No momento da abordagem o foragido tentou se passar por outra pessoa usando um nome falso. Depois de descoberto, tentou subornar os policiais. Francilauro é um velho conhecido da polícia. Ele foi preso em agosto de 2012, com um carregamento de 50 quilos de maconha prensada e cumpria pena no regime fechado. O foragido foi levado para o 7º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro São Lázaro e encaminhado ao Ipat.

Presos dois suspeito de homicídio no Mutirão

Justiça Itinerante fica até sexta-feira no Educandos Atendendo aos pedidos dos moradores o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) vai estender até sexta-feira, 18, os serviços gratuitos oferecidos pelo projeto Justiça Itinerante no bairro Educandos, zona

Policiais do 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP) do bairro Novo Israel, zona Norte, prenderam os o ajudante de obras Ademildo Silva de Souza, 34, e o pintor Lindomar Vilaça de Souza, 36, suspeitos do assassinato do pedreiro Jânio Nunes de Souza, ocorrido no dia 25 de dezembro do ano passado, na rua 7, bairro Mutirão, zona Norte. De acordo com a Polícia Civil, os dois estavam com as prisões preventivas decretadas pela Justiça e foram localizados depois de denúncias anônimas ao Disque 180 da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Ademildo foi encontrado na empresa onde ele trabalhava no bairro Santos Dumont, zona Centro-Oeste, e Lindomar na rua da Cachoeira, no bairro Rio Pioriní, zona Norte. O terceiro suspeito do assassinato, Isaac de Souza Martins, foi julgado e condenado a 8 anos de prisão. Enquanto Ademildo e Lindomar não foram localizados para responder pelo crime. Em junho deste ano, a Justiça determinou a suspensão do processo e decretou a preventiva dos dois. Agora eles vão a Júri Popular ainda este ano.

Sul de Manaus. O ônibus da Justiça está estacionado no Centro Social e Cultural Zelândio Pinheiro, ao lado do “Amarelinho”. O atendimento acontece das 8h às 14h e dentre os serviços estão as

demandas da área do Direito de Família, desde que tenham natureza consensual, como pensão de alimentos, divórcio e reconhecimento voluntário de paternidade. A população da zona Sul também pode recorrer

à Justiça Itinerante na causas cíveis, porém, somente aquelas onde o valor não ultrapasse 20 salários mínimos, e sem advogado, como cobrança de dívida, direito do consumidor, danos materiais e morais.

Projeto completa 10 anos Tribunal antecipa

conciliação

Segundo o subcoordenador do projeto Justiça Itinerante, Leonel Feitoza, o objetivo é facilitar o acesso da população à justiça, seja ela da capital ou do interior do Estado. Ele informou que posteriormente o ônibus da Justiça Itinerante irá retornar à praça Heliodoro Balbi (praça da Polícia), no Centro de Ma-

O Tribunal de Justiça do Amazonas também vai promover duas semanas de mutirão de conciliação, no final de novembro, nas zonas Leste e Norte, como prévia das atividades da Semana Nacional de Conciliação, que será realizada por todos os tribunais brasileiros em dezembro. A ideia é que nas duas semanas de mutirão temático sejam realizadas cerca de 2 mil audiências descentralizadas, sendo mil dos Juizados Especiais Cíveis, e as demais, refe-

naus. Feitoza comentou ainda que o projeto do TJAM é um dos mais antigos de todos os Tribunais do País e que no próximo dia 15 de novembro estará completando 10 anos de existência. O telefone de contato da Justiça Itinerante é (92) 8427-8819.

rentes às reclamações existentes no Procon/AM. Esse trabalho terá a coordenação do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejuscon), e deve acontecer em escolas nos bairros próximos de onde reside o jurisdicionado, como forma de facilitar o acesso à Justiça. Trata-se de uma medida inovadora na região Norte e o TJAM já conseguiu a adesão de grandes empresas, como Eletrobras e Manaus Ambiental.

MULTIMARCAS

3215-2050 Av. Castelo Branco nº 102 - Cachoeirinha


ecrau.com

Manaus, 16 de Outubro de 2013

BRABO DEMAIS PARA SER PRESO

Maskate

|13|

A JUSTIÇA DAS RUAS

O desocupado Marcos Paulo Mota, 21 anos, não tinha o que fazer e resolveu roubar um celularzinho só para animar o dia, mas acabou sendo espancado ontem, por moradores da rua Martins Santana, no bairro Morro da Liberdade, zona sul de Manaus. Ele que já havia fumado aquela pasta-base fantástica e estava inspirado por Lúcifer. Marcos não agiu sozinho na sua pilantragem, estava com outro comparsa, mas esse espertinho fugiu numa boa e deixou o miguxo pegando porrada. Ele estava armado com um belíssimo facão de açougue, mesmo assim, foi desarmado e apanhou feito um condenado até a chegada de uma viatura da PM.

ELETRICISTA PARA PRA VER ACIDENTE E MORRE ATROPELADO O selvagem Lindomar Vilaça de Souza, 34, gosta muito de matar, mas na hora de ser preso, ele vira bicho. Ele e seu miguxo Ademilton da Silva Souza, acabaram em cana na manhã de ontem pela morte

de Jânio Nunes de Souza, que eles mataram a pauladas em 2003, durante um acessinho de fúria. Até aí tudo bem. O problema é que Lindomar, não só achava que o assassinato não dava o direito de

os policiais o prenderem, como tentou exterminá-los também para poder ficar livre, leve e solto. Quando os cops chegaram para levá-lo em cana, Lindomar largou um tubo na cara do cop e pegou um terçado para fi-

OS ASSALTANTES DE CRECHES

Querendo tirar doce da boca de criança, três elementos invadiram o Centro Educacional Maria Andrade, localizado na Rua 174, Quadra 325, Núcleo 15, do bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, assaltando na cara dura e

levando tudo. Eles renderam as tias e as crianças e levaram celulares, projetor de multimídia, máquina de cartão, caixa de som e relógio e deixaram a meninada chorando assustada. A intenção deles era a de assaltar um lugar,

onde não houvesse a possibilidade de ter alguém armado ou esperando que rolasse um assalto e acertaram. Eles que nunca passaram por uma creche, fugiram em um Celta prata e estão rindo da cara da polícia.

AMAZONAS PERDE UM GRANDE PINTOR O pintor (de paredes), mas com fortes tendências criminosas Gaspar Pereira Laborda, 32, infelizmente foi encontrado morto ontem pela manhã, na Travessa Eixo Castanheira, no Distrito Industrial 2, Zona Leste. Deixando muita sauda-

de em toda a sociedade amazonense. O bichinho foi executado pelos próprios miguxos com quem gostava tanto de andar. Ele que já havia sido preso por tráfico em 2010 e conhece toda a moçada da cadeia, levou um balaço na cabeça e apresen-

tava dois cortes no braço esquerdo. Ele estava enrolado numa rede e jogado num encostamento dentro de um matagal. O que indica que a rede não era para protegê-lo do frio, mas sim para não sujar o porta-mala dos miguxos dele.

nalizar a bronca ali mesmo, mas o parceiro do tira puxou um trabucão no narizinho dele e aí ele ficou mais dócil e resignado. A duplinha foi bater no 18º Distrito Integrado de Polícia (18º DIP).

O eletricista Antônio Luciano Henrique, 44, curioso que só ele, resolveu dar aquela paradinha para ver um acidente na estrada do Aeroporto e acabou morrendo, esbagaçado debaixo de um Tukson. O triste fato aconteceu na madrugada de ontem. Antônio que conduzia uma motocicleta preta de placa JXW-9242, havia acabado de deixar a esposa no aeroporto para que ela fosse ao velório da irmã dela, quando morreu também deixando a mulher ainda mais perturbada e à base de remédios.

CACHIMBLEMA


|14| Maskate

ecrau.com

Manaus, 16 de Outubro de 2013

Filha de Latino quer ser atriz

O melhor das novelas

MALHAÇÃO

SANGUE BOM

Anita pede um Simone avisa que precisa tempo para Ben fazer um transplante

Dayanna Maia cresceu no mundo artístico. Filha mais velha de Latino, a menina,de 17 anos, sempre acompanhou o pai em shows e eventos e foi acostumada a ser citada em alguma matéria ou entrevista feita com ele. Neste ano, quando postou uma foto em seu perfil no Instagram em que aparecia de biquíni, a estudante virou notícia por sua beleza e começou a ver os holofotes serem direcionados a ela. “Foi uma foto só e eu estava de short. Incrível como as pessoas comentaram”, lembra ela. A foto fez com que a curiosidade sobre a menina aumentasse e ela virou uma espécie de “musa” nas redes sociais como a filha gata de Latino. Mas Dayanna não quer só isso. Cursando o último ano do colégio, ela resolveu seguir a carreira artística, como o pai, e quer ser atriz. “Meus pais são muito rígidos. Eles falaram que eu tinha de acabar os estudos antes de entrar no teatro. Eles têm medo que se eu entrasse e as coisas dessem certo, eu abandonasse o colégio. Isso foi uma preocupação grande. Mas assim que eu me formar, vou me dedicar inteiramente a isso”, afirma. Mesmo sem fazer um curso de interpretação, Dayanna diz que a vontade de atuar é um sonho de criança, quando ela brincava de ser alguém diferente. “Sei que não é uma profissão fácil, mas é meu sonho e vou lutar bastante por isso. Se eu não tiver talento, vai ter de surgir porque não quero outra coisa da vida”, diz.

Anita se descontrola com a situação e Ben fica aflito. Flaviana e Sofia compram angu de Bernardete e ficam de olho nas roupas de grife. Julia, Micaela e Frédéric brincam com as crianças do abrigo e Martin se comove com uma das meninas. Clara desiste do encontro e volta para casa. Flaviana e Sofia propõem parceria

a Bernardete no projeto de moda. Beto Bruno liga para Clara e confessa que mentiu sobre sua idade. Anita pede um tempo para Ben. Martin e Micaela socorrem Gislaine e seus filhos. Luciana pede abrigo para Omar e divide o quarto de Bernardete. Vera e Ronaldo convidam Anita para reformar o berço do filho de Ben.

JOIA RARA

Simone revela a Amora que precisa de um transplante de medula e implora que ela cuide de seus filhos. Douglas é reconhecido na rua. Verônica afirma a Maurício que não pretende reatar com Natan. Natan desiste da Class Mídia. Érico aceita ser sócio de Fabinho. Charlene e Gilson tentam unir Wilson e

Bento. Socorro volta para casa. Giane pede para trabalhar como assistente de fotografia de Caio. Willy divulga o vídeo de Verônica. Lana avisa a Maurício que Bluma só negociará seu imóvel no Bairro do Limão depois da exposição de Perácio. Bento afirma a Malu que não vai ajudá-la a reatar com Maurício.

Gertrude rasga as AMOR À VIDA roupas de Iolanda Niko pergunta a Amarilys quando ela vai embora

Amélia e Franz permitem que os monges façam um teste com Pérola e eles confirmam que ela é a reencarnação de Ananda. Ernest implora a Franz que o ajude a descobrir quem está roubando a fundição. Gertrude rasga as roupas de Iolanda em um acesso de fúria. Pérola sugere que Franz

volte para a fábrica. Toni diz a Mundo que não confia em Benito. Laura diz a doutor Rubens que quer adotar Peteleco. Miquelina aconselha Dália a contar para Davi que ele não voltará a andar. Tenpa diz a Amélia e Franz que Pérola deve reapreender os ensinamentos espirituais no mosteiro dos Himalaias.

O juiz determina a vitória de Pilar. César fica arrasado. Aline culpa Rafael pelo resultado da audiência. Félix afirma a Edith que vai tirar César da presidência do San Magno. Niko toma satisfações com Amarilys. Thales leva o que sobrou de seu laptop a uma loja de

informática. Ninho marca um encontro com Bruno. Niko reclama de Amarilys, e Eron a defende. Félix se encontra com Anjinho. Glauce conta sobre a conversa que teve com Rebeca. Félix fica animado. Niko pergunta a Amarilys quando ela vai embora de sua casa.


ecrau.com

Manaus, 16 de Outubro de 2013

LABIRINTO

Maskate

|15|

A VERDADE DOS SONHOS

Janelas - Você tem a simpatia de pessoa jovem. Sorte: gato

RECEITA

PIADAS

Torta de Morango

Desenho do Prato

Ingredientes Massa: 2 colheres ( sopa) de margarina 2 colheres (sopa) de óleo 1 ovo inteiro 2 colheres rasas (sopa) de açúcar 1 pitada de sal 1 colher rasa (sopa) de fermento em pó Farinha de trigo até a massa desgrudar da mão. Creme: 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 3 gemas 3 copos de leite 1 colher (sopa) de maisena 2 caixinhas de morangos 1 gelatina de morango Modo de Preparo 1.Em primeiro lugar faça a gelatina conforme o modo de preparo, e deixe-a na geladeira porque na hora do uso ela deve estar em ponto de clara de ovo pois se estiver líquida, a gelatina penetrará na massa 2.Depois faça o creme, junte todos os ingredientes e mexa até levantar fervura e você ver que ele está bem cremoso, cuidado para não deixar empelotar ou grudar no fundo da panela, mexa bastante sem parar 3.Na hora do uso ele deve estar já frio ou levemente morno 4.Agora faça a massa junte todos os ingredientes e quando ela estiver no ponto forre um pirex de médio a grande, os mais fundos são melhores 5.fure a massa com um garfo e asse em fogo médio entre 10 a 15 minutos, quando dourar está boa, cuidado para não deixar queimar pois a massa fica fina Montagem da torta: 1.Massa assada no pirex, deixe esfriar um pouco 2.Coloque o creme 3.Os morangos cortados na transversal, coloque eles sobre todo o creme 4.Agora coloque a gelatina já em ponto de clara, assim ela ficará na superfície 5.Levar à geladeira por no mínimo 4 horas

No restaurante o cliente chama o garçom: — Tem uma mosca no meu prato! — É o desenho do prato, meu senhor. — Mas está se mexendo! — É que é um desenho animado. A Loira e a Azeitona Depois de ver a loira passar algumas horas tentando fincar o palito de dentes em uma azeitona, fazendo a dita cuja deslizar de um lado para o outro do prato, o garçom da Pizzaria Bella Bosttá resolve ajudá-la. — A senhorita permite que eu tente pegar esta azeitona? — Pode tentar... — diz a loira, exausta — Você não vai conseguir mesmo! Então o garçom pega outro palito e, pimba, finca na primeira tentativa. — Ah, não valeu! — resmunga ela — A azeitona já estava cansada.

CAÇA PALAVRAS

CURIOSIDADES

OS PREJUÍZOS DA EJACULAÇÃO PRECOCE NO RELACIONAMENTO

Podemos dizer que o sexo hoje em dia ainda é supervalorizado, tanto é que qualquer distúrbio ou mau desempenho durante a relação sexual pode ser crucial para o desenvolvimento de algumas pequenas crises no relacionamento. E podemos dizer também que os homens são os que mais sofrem com isto tudo, pois há o enraizamento da responsabilidade ilusória de que o homem tem que saber tudo sobre o sexo, enquanto a mulher é sujeitada a um papel quase que complementar. Isso é decorrente de uma contradição muito encontrada na adolescência de um homem, quando ele começa a assistir as produções pornográficas, algo que incita a sua imaginação na hora do sexo, enquanto que as mulheres são iniciadas ao sexo apenas quando há de fato uma relação sexual. Felizmente esta realidade não é mais a do nosso tempo, mas durou por um período bem significativo, o que foi o suficiente para instalar nos homens atuais aquela sensação de falha, de inutilidade e de infantilidade quando o mesmo não consegue segurar a ejaculação.

Horóscopo do Dia Áries Período produtivo. A Lua sorri para Plutão, Saturno e Mercúrio. Conte com mais determinação para encaminhar os negócios, concluir tarefas e resolver de vez o que vem se arrastando. Além disso. As iniciativas podem e devem ser embasadas no planejamento. Touro Se estiver sufocado pelo excesso de trabalho, deve cuidar da alimentação, praticar exercícios e descansar o suficiente. Marte ingressa em Virgem e o convida a investir na saúde. Procure controlar a ansiedade com inteligência, estratégias e criatividade. Gêmeos Período rico para a troca de informações, estudos, contatos e diálogos. A Lua segue em Peixes e sorri para Mercúrio, fica mais fácil expressar o que sente e o que quer. A fertilidade mental e o humor flexível beneficiam todo tipo de negociação. Câncer Amor e carinho também são formas de praticar a generosidade, de se doar ao outro. Com a Lua em Peixes, perceba se há avareza de sentimentos. Seja amistoso para manifestar a abundância em sua vida. Aproveite para falar com quem for preciso e encaminhar soluções. Leão Parcerias e relacionamentos continuam em destaque com o Sol em Libra. Os recursos de colaboradores são fundamentais, trazem boas oportunidades de aprendizado e crescimento. Os romances florescem num clima de aventura e entusiasmo. Virgem O trabalho exigirá de você uma postura eficiente e presente. Marte ingressa em seu signo, conte com mais garra, coragem e força para todo tipo de iniciativas. Período de decisões importantes acerca de assuntos financeiros. Libra Bom período para expandir sua rede de contatos, investir em novas amizades e parcerias. A harmonia entre Vênus e Urano promete novidades. Negócios, investimentos e divulgações estão beneficiados. Escorpião Bom período para resolver de vez assuntos que o incomodam. A Lua segue em Peixes e combina forças com Plutão, Saturno e Mercúrio: conte com perspicácia, determinação e boa capacidade para expressar o que sente. Solidariedade em alta. Sagitário Bom momento para viagens, estudos, provas, publicações, palestras, os contatos e o intercâmbio com todo tipo de pessoas. Mercúrio sorri para Júpiter e sua imaginação e inteligência se iluminam. Capricórnio Período dinâmico, as urgências podem e devem ser atendidas com presteza. A Lua se harmoniza com Plutão, Saturno e Mercúrio e fica mais fácil administrar o tempo e os recursos. Fica mais fácil também recuperar o fôlego, despachar e encaminhar todos os assuntos possíveis. Aquário Procure se apaixonar por algo ou alguém. Eis o segredo de todo encontro importante, a fonte de inspiração para grandes obras de arte. A Lua está em Peixes e Vênus segue em harmonia com Urano: sentimentos e fantasias se sobrepõem à realidade comum e à razão. Peixes Período de reuniões e compromissos sociais. Assuntos práticos e financeiros se resolvem favoravelmente. Procure distribuir as atividades em equipe para se concentrar melhor no trabalho.


|16| Maskate

Manaus, 16 de Outubro de 2013

Jet Set

ecrau.com

maskateecrau@gmail.com

Claudia Leitte e Carla Perez atendem fãs Na madrugada desta terça-feira, 15, Claudia Leitte e Carla Perez atenderam os fãs que foram ao show do Harmonia do Samba. Enquanto Claudia se apresentou ao lado de Xanddy, Carla foi conferir de perto a performance do marido na “Melhor segunda-feira do mundo”. Famosos como Antônia Fontenelle e Adriana Bombom curtiram o show do grupo de axé em uma casa de espetáculos na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Nos bastidores da apresentação, Xanddy dançou com bailarinas do programa “Domingão do Faustão”.

Grupo de idosos fazem homenagem a professora Viviana Rodrigues no dia dos professores em Presidente Figueiredo

Bela Pollyana Santos em noite manauara

Irmãs super poderosas, Jessica, Kamilla e Anna Caroline

Babi Rossi posa de biquíni Babi Rossi posou de biquíni no instagram nesta segunda, 14, e mandou um recado para quem ela diz ter “olho gordo”. Na imagem clicada na frente do espelho, ela mostra sua cintura fininha e pernas saradas. “Bom dia, gente. Se isso é ser gorda, o que seria ser magra? (risos) #saiinveja #olhogordo #naoligar #serfeliz #seamar”, escreveu a ex-panicat. Em seguida, ela postou uma foto parecida e conta que está indo correr para se manter em forma. “Bora correr na praia? Melhor exercício que existe”, disse ela. No domingo, 13, Babi aproveitou o dia de sol ao lado da irmã Bruna Rossi. A ex-panicat mostrou o seu corpão, em um biquíni tomara que caia em imagem postada por Bruna. “Livre é o meu jeito de ser”, escreveu a adolescente na legenda a imagem.


2382 isu