Issuu on Google+

Se você tiver alguma informação ligue: 3656- 8361

ENGENHEIRO DESAPARECE SEM DEIXAR PISTAS

Empresas se reúnem para questionar taxas da Suframa

Aryane Steinkopf - Modelo

ANO 15 - Nº 2.369 - MANAUS/AM -27/09 /2013 - www.maskate.com.br

Burocratas de Brasília prejudicam ZFM na surdina

Assento legítimo

É mais de R$ 1 bilhão que vai pro caixa do Tesouro e não volta

Daniel pede Perséfone em namoro

Assassinatos de mulheres aumentam mesmo após Lei Maria da Penha

Em Manaus, uma média de 4,7 casos por mês

‘Menino da floresta’ é condenado

Ladrão de motocicleta é preso no Novo Aleixo

Mãe vê filho morrer com três balaços


|02| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 27 de setembro de 2013

Sérgio Fonseca Jr.

CIDADE DOS MALUCOS

Santo do Dia

Assento legítimo

Passados 13 anos da leitura da Mensagem de criação da Universidade do Estado do Amazonas, no contexto nebuloso do recolhimento excessivo de impostos, a instituição nunca chamou as entidades de classe para tomar assento num conselho consultivo que até agora não foi capaz de criar. É importante destacar o papel desempenhado pela indústria local na manutenção da Universidade. São aproximadamente R$ 300 milhões a cada ano. E nada.

Interação saudável

As entidades vão cutucar – dessa vez por expediente – essa inexplicável ausência de representação do setor produtivo, particularmente das indústrias do polo industrial de Manaus, num lugar digno e coerente com a contrapartida oferecida. De quebra, isso poderá traduzir a interação necessária e salutar entre universidade e sociedade.

São Vicente de Paulo

cidade dos malucos quinta ainda é realidade a falta de higiene com alimentos vendidos nas ruas

O dia 27 de setembro na História 1509 - Forte tempestade assola a costa da Holanda, matando milhares de pessoas.

Sentar e conversar

A UEA é a única instituição pública de nível acadêmico no país com unidades em todos os municípios do Estado, 62 no caso do Amazonas. A colocação da UEA em centésimo lugar entre as universidades do país, a falta de docentes na área de engenharia e tecnologia, e as dificuldades que atravessam a Escola responsável pela formação de professores são notícias que merecem uma discussão proativa com os seus provedores.

Insegurança e temor

E por falar em setor produtivo, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 1% em setembro em relação ao que foi registrado no final do mês anterior, ao passar de 99,0 pontos para 98,0 pontos, menor nível desde julho de 2009. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela Fundação Getúlio Vargas, o Índice da Situação Atual (ISA) caiu 0,6 por cento, para 98,9 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) perdeu 1,4 por cento, para 97,1 pontos.

Emprego e pirataria

A perda de empregos e de investimentos com a aprovação da PEC da Música deve ser debitada na conta da incompetência da banca parlamentar. Apenas três votos de algum dos vizinhos que são beneficiados com os favores da ZFM seria suficiente para evitar o prejuízo. Vai reduzir emprego mas não vai evitar a pirataria.

Umbigo vital

Há uma desarticulação crônica na bancada parlamentar do Amazonas. Tem parlamentar que nem se cumprimenta, muitos se debatendo com a justiça temendo ir para a cadeia e a maioria absoluta focada na ilharga do próprio umbigo eleitoral.

NINGUÉM MERECE! • Os parlamentares não entram em bola dividida. Não porque são craques, mas porque não querem repartir com ninguém eventual conquista. • Eles se guiam pelo lema “eu que fiz” e não abrem mão de exclusividade do refletor. Eis porque a bancada não se reúne nem sente falta. • Enquanto isso, aqueles vizinhos que eram considerados aliados de primeira hora passaram a ser adversários na disputa de refletor. • Com honrosas exceções pode-se dizer que a absoluta maioria não passa de representante de si mesmo à procura de se dar bem.

1535 - Duarte Coelho de Albuquerque funda a Vila de Cosme e Damião, em Igarassu, PE, 489 - Odoacro ataca Teodorico na Batalha de Verona, e perde denovo. 1066 - Guilherme e seu exército partiram da boca do rio Somme, começa a Conquista normanda da Inglaterra.

1540 - Inácio de Loyola funda a ordem religiosa Companhia de Jesus, sob autorizaçao do Papa Paulo III.

1290 - Um terremoto na Província de Hebei, no Golfo de Chili, na China, mata cerca de 100 000 pessoas.

1589 - O duque alemão Guilherme V funda a Hofbräuhaus, especializada na produção de cerveja marrom.

1312 - O Duque João II de Brabante termina a Carta de Kortenberg, que dava, ao Ducado de Brabante, mais privilégios.

1605 - Batalha de Kircholm, (atual Salaspils, na Letônia) entre a Polônia e a Suécia, onde as tropas polaco-letãs saíram vitoriosas.

1331 - Batalha de Pławce, cidade da Polônia, onde os cavaleiros teutônicos impõem amarga derrota aos poloneses, cujo rei, na época era (Vladislav I).

1732 - Primeira apresentação, em Nápolis, na Itália, da ópera “O Frade Apaixonado”, do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi.

1480 - Início das atividades da Inquisição em Sevilha, Espanha.

1563 - Primeiro auto-da-fé em Goa, na Índia.

1779 - Primeira apresentação, em Londres, da ópera “Os Amantes Intencionais” do compositor inglêsThomas Arne.

1810 - Guerra Peninsular: Batalha do Buçaco onde o exército anglo-português impõe pesada derrota aos invasores franceses. 1811 - Guerra Peninsular: Combate de Aldeia da Ponte que põe fim ao bloqueio de Ciudad Rodrigo pelo Exército de Wellington. 1825 - Inauguração da primeira linha-férrea do Mundo 1829 - O Monte Ararate é escalado pela primeira vez 1838 - Primeira apresentação, na cidade de Riga, Alemanha, da ópera “Der Schöffe von Paris (O jurado de Paris)”, do compositor alemão Heinrich Dorn. 1855 - Primeira apresentação, em Nova York, da ópera cômica “Rip Van Winkle”, do compositor estadunidense de George Frederick Bristow. 1937 - Morre o último espécime de Tigre de Bali. 1940 - O Pacto Tripartite, que formava o Eixo, foi assinado pela Alemanha, Itália e Japão, na Segunda Guerra.

Versículo do Dia Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. 2 Timóteo 1:12 ÓTIMO – A ordem e o progresso como está escrito na frase da gloriosa bandeira brasileira tem que ser mantida. A Polícia foi em Iranduba e cumpriu com esta determinação. BOM – Jean Custeau, filho de Jack Custeau, o mais famoso e hoje saudoso oceanógrafo e pesquisador do mundo, vai estar em Manaus no dia 15 de outubro, para nova expedição pelos rios PÉSSIMO – Adutoras estão estourando em toda a cidade e deixando centenas e centenas de pessoas sem água em suas casas. A Manaus Ambiental, só aparece quando a mer.. já aconteceu e não tem um sistema de prevenção. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | jonal@maskate.com.br Chefe de Reportagem: Almir Cardoso|redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

Vicente de Paulo foi, realmente, uma figura extraordinária para a humanidade. Pertencia a uma família pobre, de cristãos dignos e fervorosos. Nasceu em Pouy, França, no dia 24 de abril de 1581. Na infância, foi um simples guardador de porcos, o que não o impediu de ter uma brilhante ascensão na alta Corte da sociedade de sua época. Aos dezenove anos, foi ordenado padre e, antes de ser capelão da rainha Margarida de Valois, ficou preso durante dois anos nas mãos dos muçulmanos. O mais curioso é que acabou sendo libertado pelo seu próprio “dono”, que, ao longo desse período, Vicente conseguiu converter ao cristianismo. Todos o admiravam e respeitavam: do cardeal Richelieu à rainha Ana da Áustria, além do próprio rei Luís XIII, que fez questão absoluta de que Vicente de Paulo estivesse presente no seu leito de morte. Mas quem mais era merecedor da piedade e atenção de Vicente de Paulo eram mesmo os pobres, os menos favorecidos, que sofriam as agruras da miséria. Quando Mazarino, em represália às barricadas erguidas pela França, quis fazer o país entregar-se pela fome, Vicente de Paulo organizou, em São Lázaro, uma mesa popular para servir, diariamente, refeições a duas mil pessoas famintas. Apesar de ter sempre pouco tempo para os livros, tinha-o muito quando era para tratar e dar alívio espiritual. Quando convenceu o regente francês de que o povo sofria por falta de solidariedade e de pessoas caridosas para estenderem-lhe as mãos, o rei, imediatamente, nomeou-o para ser o ministro da Caridade. Com isso, organizou um trabalho de assistência aos pobres em escala nacional. Fundou e organizou quatro instituições voltadas para a caridade: a “Confraria das Damas da Caridade”, os “Servos dos Pobres”, a “Congregação dos Padres da Missão”, conhecidos como padres lazaristas, em 1625, e, principalmente, as “Filhas da Caridade”, em 1633.


maskate.com.br

Burocratas de Brasília prejudicam ZFM na surdina É uma estória sem agá esse boicote velado para a fixação dos prazosesperados pela indústria para a liberação do PPB – Processo Produtivo Básico. São diversos os itens adormecidos – muitos há muito tempo - nos escaninhos da burocracia estéril. “Estamos falando dos PPBs relacionados à Videolar, à produção de interruptor e tomadas e do cultivo da juta”, disse, em fevereiro de 2012, Wilson Périco, dirigente empresarial que exibe, para quem quiser conferir, a esdrúxula negativa que comprova mais um veto ao modelo ZFM. ‘Trata-se de um ofício assinado pelo Grupo de Trabalho do Processo Produtivo Básico – o GT/PPB, do ministério do Desenvolvimento e da Ciência e Tecnologia, em resposta à empresa que aguarda liberação para produzir interruptores, tomadas e campainhas. Há mais de três anos.

Manaus, 27 de setembro de 2013

Maskate

|03|

qLicenças de fabricação são boicotadas pela canalha paulista

Pesos e medidas

Eles fazem e desfazem... A alegação técnica, depois de “minunciosamente analisada e discutida pelos integrantes do GT/PPB”, foi pelo indeferimento. As razões são invocadas em cima da Portaria Interministerial, n. 170, segundo a qual “...existem diversos fabricantes para os produto mencionados instalados em várias partes do país.” Trata-se de um embargo de gaveta, uma figura jurídica que o generoso código brasileiro, às vezes concorde com a ilicitude, desconhece.

São inúmeros os processos de fixação e alteração travados pelo GT/PPB, cujos pesos e medidas obedecem a uma lógica inusitada, quando se trata da redução das desigualdades regionais. Quando se trata de liberação de PPB com benefícios da Lei de Informática o Grupo é célere e eficiente, posto que o expediente legal inclui, sobremaneira, empresas do Sudeste do Brasil, historicamente mais apoiadas e incentivadas pela renúncia fiscal e verbas de fomento do BNDES, com participa-

ção privilegiada nas bênçãos fiscais. Entretanto, para a liberação da ZFM, tanto para a fixação de projetos como os de inovação/alteração de empresas já instaladas, a conversa é outra, a conduta não dá espaço para revisão de vetos, nem se admite a adoção de embargo infringente, quando não há unanimidade na exclusão. Uma figura tão em moda na república tolerante da jurisprudência suprema. As reivindicações da ZFM, no fim das contas, costumam hibernar no embargo de uma gaveta qualquer.

CPI do Manausprev investigará irregularidades da gestão administrativa

Tássia Xando Uma Portaria, assinada por dois ministérios, pois, tem mais peso do que a Constituição Brasileira, ou a ela se sobrepõe. Afinal, os únicos itens proibidos pela Lei maior de fabricação com os incentivos da Zona Franca de Manaus são arma de fogo, munição, fumo, veículos de passeio e perfumes. Todo o resto não pode ser proibido, mesmo sob a alegação de existirem fábricas em outras localidades. A rigor nem precisariam

de PPB, essa mercadoria de barganha em que se transformou a liberação dos processos fabris. Tenha santa paciência! É um fato indiscutível e emblemático que confere a presença absoluta de técnicos do Sudeste na equipe interministerial, o fatídico GT/PPB, que pontifica a seu modo e interesse o que pode ou o que não pode ser fabricado na ZFM. Eles se acham os verdadeiros conselheiros do Altíssimo.

Empata coito industrial Na grita das entidades naquela reunião de fevereiro de 2012, na sede da FIEAM, com o proativo secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira – já fora revelado que os fabricantes de outras localidades importam partes e peças das tomadas, interruptores e campainhas da China, com vantagens fiscais semelhantes à ZFM, na redução da alíquota de importação. Esta, aliás, é outra ferramenta de boicote ao modelo, quando o governo quer proteger um segmento. Dá a ele as mesmas vantagens que as empresas do Polo Industrial de Manaus usufruem.

Foi o caso do lobby da Brasken para impedir o PPB das empresas de som e imagem localizadas aqui, que foram obrigadas a diversificar e agregar tecnologia a seus produtos por conta da revolução tecnológica no segmento. O GT/PPB segurou seu novo processo por vários anos, alegando que o bopp – filme aiaxialmente orientado de propileno – só poderia ser utilizado com obrigatoriedade de compra de insumos no mercado local. Manobra esquisita, casuística e propicia para reserva de mercado ou quem sabe mero jogo franciscano de interesses.

A tese de que a Câmara Municipal de Manaus (CMM) estará prestando um desserviço à sociedade caso não aprove a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Fundo Único de Previdência do Município de Manaus (Manausprev) é defendida pelo vereador professor Bibiano. De autoria do parlamentar, a proposta tem por objetivo investigar possíveis fraudes nas aplicações financeiras do Fundo, no período de 2009 a 2012. Nesta terça-feira (24), o requerimento que propõe a abertura da CPI ganhou mais uma assinatura: a do líder do PSDB, vereador Mário Frota. Já tinham assina-

do o documento os vereadores Rosi Matos (PT), Waldemir José (PT), Dr. Ewerton (PSDB), Elias Emanuel (PSB), Marcelo Serafim (PSB), Isaac Tayah (PSD), Massami Miki (PSL), Professora Jacqueline (PPS). Para criar uma comissão de inquérito, é necessário o apoio, de no mínimo, 14 vereadores. Restam quatro assinaturas. Discussão intensa sobre a proposta de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito marcou a sessão plenária da Câmara de hoje (24). A justificativa da ala parlamentar contrária à abertura da CPI é de que não há necessidade por causa da investigação da Polícia Federal (PF).


|04| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 27 de setembro de 2013

Assassinatos de mulheres aumentam mesmo após Lei Maria da Penha

Com apoio do Governo do Estado, Fajjpro realiza 1ª Copa baby de Jiu-jítsu

A semana das crianças será repleta de atrações esportivas e um dos eventos é a 1ª Copa Baby de Jiu-Jítsu, dia 13 de outubro, a partir das 8h, no Centro de Convivência da Família 31 de Março, no Japiim, Zona Sul de Manaus. O evento é uma realização da Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Profissional (Fajjpro), com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). Segundo o presidente da Fajjpro, João Bosco Ju-

nior, a competição é voltada para meninos e meninas (branca e graduado) em três categorias: 4 e 5 anos, 6 e 7 anos e 8 e 9 anos. Os atletas concorrerão a medalhas e as academias disputarão troféus. As inscrições vão até o dia 11 de outubro, sexta-feira, e custam R$ 10. Os interessados em participar do campeonato devem ligar para os telefones (92) 8823-4840, 9609-5340, 8263-2619 ou 3631-7737. Outra forma é comparecer a rua C-10, número 1490, Japiim 2.

qNos últimos dois anos, 2011 e 2012, a polícia registrou 114 casos de homicídios contra mulheres, em Manaus, uma média de 4,7 casos por mês Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), nesta quarta-feira (25), que aponta aumento dos casos de assassinatos de mulheres mesmo após a Lei Maria da Penha, é uma realidade em Manaus, segundo afirmou a presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher (COMDPDM) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Professora Jacqueline (PPS). Segundo Jacqueline, nos últimos dois anos, 2011 e 2012, a polícia registrou 114 casos de homicídios contra mulheres, em Manaus, uma média de 4,7 casos por mês, segundo dados repassados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). “Somente nesta semana acompanhamos através da imprensa dois casos de extrema violência contra duas mulheres, que não tiveram qualquer chance de defesa”, destacou a parlamentar. Ela lembra do assassinato de Ceci de Souza Aguiar, 66, na madrugada de domingo (22) que foi morta de forma cruel e teve o corpo colocado em duas

malas. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu na casa da família, na Compensa, na Zona Oeste de Manaus, com a presença da mãe e duas irmãs deles que foram mantidas em cárcere privado. Outro caso de assassinato contra a mulher em Manaus, foi registrado nessa ultima terça-feira (24), contra Alcina da Silva Almeida. A vítima e a filha dela foram encontradas mortas

em um kitnet localizado na rua Vista Bela, bairro Novo Israel, Zona Norte de Manaus. Para Jacqueline, a punição dos envolvidos é de fundamental importância. “Vemos a necessidade de reforço às ações previstas na Lei Maria da Penha e ainda a adoção de outras medidas voltadas ao enfrentamento à violência contra a mulher e a efetiva proteção das vítimas em situação de ameaça”,

informou. A vereadora destaca a Educação desde a infância no combate a violência. “Um dos nossos projetos de leis que tramitam na Câmara Municipal estabelece a Leia Maria da Penha como tema transversal a ser aplicado nas escolas municipais. Isso será de fundamental importância. Como a educação, podemos evitar a formação de futuros agressores”, disse.

Jovens, negras e com baixa escolaridade O Ipea concluiu também que mulheres jovens foram as principais vítimas: 31% estavam na faixa etária de 20 a 29 anos e 23% de 30 a 39 anos. Mais da metade dos óbitos (54%) foram de mulheres de 20 a 39 anos, sendo 61% de mulheres negras, que foram as principais vítimas em todas as regiões, à exceção da Sul. No Nordeste, o número atingiu 87%, e no Norte, 83%. A maior parte das vítimas

tinha baixa escolaridade, e 48% daquelas com 15 ou mais anos de idade tinham até oito anos de estudo. No Brasil, 50% dos feminicídios envolveram o uso de armas de fogo e 34%, de instrumento perfurante, cortante ou contundente. De acordo com o instituto, 29% dos feminicídios ocorreram em domicílios, 31% em via pública e 25% em hospital ou outro estabelecimento de saúde.

Projeto de Alfredo Nascimento prevê redução da jornada de trabalho

Será analisado hoje pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) o projeto que limita em 36 horas a jornada semanal de trabalho dos motoristas de transporte coletivo urbano e assemelhados. O

PLS 266/2013 de autoria do senador Alfredo Nascimento, modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para que o expediente desses profissionais passe a ser de seis horas diárias de trabalho, em

caso de jornadas de seis dias por semana, ou de 7h16min, nas jornadas de cinco dias. Segundo Alfredo Nascimento, “a manutenção da jornada de trabalho constitucional (oito horas diárias e quarenta e quatro horas semanais de trabalho) para esses trabalhadores termina por consagrar uma injustiça. Estou convencido também que a adoção dessa medida é essencial para estabelecer um equilíbrio entre trabalhadores e empresários do ramo, além de promover uma adaptação da lei às condições de trabalho especiais dos motoristas”.


maskate.com.br

Empresas se reúnem para questionar taxas da Suframa

Manaus, 27 de setembro de 2013

Maskate

|05|

qÉ mais de R$ 1 bilhão que vai pro caixa do Tesouro e não volta

ilegalidade explícita

A grana era para investir em atividades de geração de emprego e renda nos municípios do interior, os mais pobres do Brasil. Mas o go-

verno, desde FHC, passando por Lula e Dilma, raspa o tacho e não devolve, à exceção de uma ou outra calamidade. Pois é nessa expectativa da

transparência no uso, ou abuso, na arrecadação dos múltiplos impostos, que as empresas se movimentam para indagar e tomar decisões, a

Apropriação indevida É importante lembrar que a SUFRAMA exerce, em nome da União, o controle das importações de insumos industriais e outras mercadorias de origem estrangeira, bem como o internamento, na ZFM, de insumos industriais e outras mercadorias de origem nacional. Trata-se, a rigor, de um po-

der de polícia, que se remunera mediante a cobrança de taxas que – legalmente - não podem ter base de cálculo idêntica à de impostos. Isso está na Constituição Federal, no Art. 145, inciso II e § 2º). Uma ilicitude já anotada pela Subprocuradora Geral da República, em Parecer nos autos do RE-e

556854, no Supremo Tribunal Federal. Anote aí.

De outra parte, cabe à SUFRAMA, responsável pela administração da Zona Franca de Manaus e das Áreas de Livre Comércio na Amazônia Ocidental e no Estado do Amapá, de acordo com a regulamentação ordinária, gerir os recursos que arrecada a

título de TSA e que devem ser destinados exclusivamente ao custeio e às atividades-fim da Suframa, obedecidas as prioridades por ela estabelecidas. Não há, no Orçamento Geral da União, qualquer dotação com recursos provenientes do Tesouro Nacional, que habi-

litem a SUFRAMA a custear obras e serviços que não se incluam em sua atividade-fim, conforme o que está estabelecido no Decreto-lei nº 288/67. Ali estão descritas a administração das instalações e serviços da Zona Franca de Manaus (art. 10).

Municípios à míngua

Atribuições da Suframa Ora, por força do Decreto nº 7.139, de 2010, a Suframa tem como finalidade promover o desenvolvimento socioeconômico, de forma sustentável, na sua área de atuação, mediante geração, atração e consolidação de investimentos, apoiado em capacitação tecnológica, visando a inserção internacional competiti-

va, a partir da identificação de oportunidades com vistas à atração de empreendimentos para a região. Por isso, lhe compete: identificar e estimular investimentos públicos e privados em infraestrutura; estimular e fortalecer os investimentos na formação de capital intelectual e em ciência, tecnologia e inovação

pelos setores público e privado; intensificar o processo de articulação e de parceria com órgãos e entidades públicas e privadas; estimular ações de comércio exterior; e administrar a concessão de incentivos fiscais. Este é o arcabouço legal, mas não tem sido a prática efetiva na gestão das TASs.

partir dos fundamentos jurídicos, sobre um deles: as Taxas de Serviços Administrativos pagas para a Suframa, suas aplicações e distorções.

Eis o cenário jurídico a partir do qual, da incoerência de conduta das atribuições institucionais, as empresas exigem passam a exigir inadiável e meticulosa revisão no uso das Taxas de Serviços Administrativos, recolhidas, desde os anos 90, para o Tesouro Nacional, em completo e absoluto desacordo com suas funções e destinação atribuídas em Lei. As verbas em questão são contingenciadas, ora para compor o superávit primário, ora para encorpar os recursos do BN-

DES em ações de infraestrutura que não priorizam este Estado, que é historicamente provedor tributário destacado na Região Norte. Há, portanto, uma ilegalidade inconteste, tanto na cobrança - de acordo com manifestação do Poder Judiciário citada - , como na aplicação ou contingenciamento. Mesmo assim, as empresas concordam em seguir com seu recolhimento desde que sejam resgatados os critérios legais e de efeito socioeconômico regional exigido por Lei.


|06| Maskate

Manaus, 27 de setembro de 2013

maskate.com.br

Gerente desaparece misteriosamente

qFamília procuram delegacia e polícia já está investigando o caso

Ladrão de motocicleta é preso no Novo Aleixo O indivíduo, Railson Arruda Costa, 18, foi preso por tiras da 25ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) envolvido em receptação e indiciado por envolvimento em roubo ocorrido no último sábado (21), no bairro Novo Aleixo, Zona Norte da capital. Railson foi preso após se envolver num acidente de trânsito na Avenida Autaz Mirim, bairro Armando Mendes, durante uma disputa conhecida como “racha”. Na ocasião, ele não apresentou a documentação da motoci-

cleta que conduzia e disse que não tinha completado 18 anos ainda, sendo conduzido à Os tiras também constataram que Railson possui 18 anos e ele então foi encaminhado ao 9º DIP, que funciona como central de flagrantes, para que a ocorrência fosse formalizada. No local, os policiais confirmaram que a motocicleta modelo Yamaha Factor, de cor vermelha e placa NOO1772, conduzida por Railson no momento do acidente, possuía restrição de roubo.

Capturado remanescente da operação “Esplendor” Uma equipe de tiras do 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP), prendeu na manhã desta quinta-feira (26), por volta das 10h, Daniel dos Santos Crescenso, 26, em via pública, na rua São José, localizada no bairro Glória, Zona Oeste da cidade, em cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido do dia 13 de dezembro de 2012 pelo juiz da 3ª Vara Especializada de Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute), Julião Lemos Sobral. Oo suspeito estava foragido desde a operação “Esplendor”, deflagrada em dezembro do ano passado,

quando nove pessoas foram presas por tráfico de drogas. As investigações em torno da operação continuaram e até hoje 14 pessoas foram presas, incluindo Daniel. A prisão dele foi realizada após intensa investigação dos policias do 5º DIP, uma vez que o suspeito não tinha endereço fixo. Daniel foi autuado por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas (Artigos 33 e 34, respectivamente, da Lei nº 11.343/06). Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal pessoa, onde ficará à disposição da Justiça.

O gerente da Brasfanta Indústria e Comércio, Mauro Sérgio da Silva (Gomes), 47, desapareceu nesta quarta-feira (24), após sair para o trabalho no conjunto Tocantins na Darcy Vargas e não retornar. Segundo a sobrinha de Mauro, Tami Gomes, o carro modelo versa Nissan de cor preta com a placa 0AJ3727 também sumiu e houve uma compra de alto valor feita no cartão de crédito do desaparecido. Outra pista do caso sobre o paradeiro de Mauro é a suspeita que uma terceira pessoa esteja utilizando o cartão de Mauro Gomes, que também é engenheiro. Caso tenha informações sobre o desaparecimento de Mauro Gomes, ligue para (92) 3656 8361. A Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (Deops) já recebeu a comunicação do desaparecimento e uma equipe de tiras está designada para investigar o caso.

De acordo com a declarante, Rosicleide Romano, Mauro teria sido visto pela última vez por volta das 17h

de ontem na rua Candelária (antiga rua do Acesso), no bairro Coroado, Zona Leste da capital. Ele mede 1,82

m, pesa aproximadamente 85 kg, possui cabelo preto e trajava roupa social quando desapareceu.

Detentos do presídio de Itacoatiara se rebelam Pelo menos 50 detentos da Unidade Prisional de Itacoatiara (a 177 quilômetros de Manaus) se rebelaram nesta quinta-feira (25). Eles renderam agentes carcerários durante o banho de sol e incendiaram colchões contra a má alimentação do presídio. Conforme o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Almir David, os presos iniciaram a rebelião protestaram também contra a atual direção da cadeia. Após 4 horas de negociação, a Polícia Militar encerrou a rebelião. Cerca de 150 detentos estão na cadeia. Eles estavam em greve de fome desde a última terça-feira (24), quando constataram que a alimentação no presídio estava azeda. Conforme informações da polícia, alguns presidiários ficaram feridos durante a rebelião. Várias alas ficaram destruídas durante a revolta dos presos.


maskate.com.br

Mãe vê filho morrer com três balaços O belíssimo gesseiro Eduardo Ferreira da Silva, 21, estava de boa quando foi assassinado com três balaços, por volta das 9h30 de ontem, na rua Brasil, Redenção, zona centro-oeste de Manaus. O pior de tudo é que a mãe dele viu tudo. Ela estava lá quando ele nasceu e também marcou presença, na hora que ele deixou esse mundo. Mas apesar de gesseiro, Eduardo também gostava de um bom tráfico de drogas e quem matou ele foi um adolescente de 17 anos, que queria mostrar serviço para os traficantes. A irmã do rapaz, Raimunda da Silva, 38, informou que o irmão estava conversando com a mãe, de boa, de boa, quando o moleque se aproximou e o chamou para bater um papinho bacana. Quando Eduardo se afastou um pouco da mãe, o moleque começou a pipocar ele. Eduardo se arrependeu na hora de ter se envolvido com o tráfico, mas já não dava mais. Ele tentou correr, mas acabou morta no rip-rap. Ele saiu furado na cabeça, costas e braço. Os dois eram unha e carne, mas uma treta de dívida, acabou gerando o homicídio.

Verduras com drogas

O aposentado Raimundo Félix de Souza, 64, parece ter 84 anos, mas a mentalidade dele é de um pilantrinha de 18. Ele foi preso pelos cops, na noite da última terça-feira. O motivo é que o tiozinho estava vendendo drogas, na banca de verduras dele, na Rua dos Barés, no Centro de Manaus. Que sacana! Com Raimundo os tiras encontraram 47 trouxinhas de pasta-base de cocaína e mais R$ 40. De acordo com os policiais, a droga estava escondida dentro de uma sacola. O suspeito foi encaminhado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (1º DIP) e autuado por tráfico de drogas. Ele entregou o jogo e confirmou que traficava. O pessoal suspeitou dele, porque na banca de verduras dele só dava maloqueiro noiado, enquanto nas outras davam donas de casas.

Manaus, 27 de setembro de 2013

Maskate

|07|

A última gelada O auxiliar em refrigeração Marivaldo Cordeiro Rodrigues, 34, estava cheio de planos para o futuro e superfeliz, mas acabou executado com cinco balaços na noite da última terça-feira. O crime ocorreu enquanto ele se deliciava com uma cervejinha estupidamente gelada, junto com um ‘brother’, que não sofreu nenhuma arranhão. A treta se desenrolou na rua 8, no Alvorada, zona centro-oeste de Manaus. Marivaldo havia saído de casa para comprar um frango e quando estava

retornando, encontrou com esse grande amigo, que está desaparecido. O amigo chamou ele para tomar uma gelada e deixou bem posicionado pra rua. De repente apareceram dois malucos numa moto, que largaram bala só em Marivaldo, atingido-o com um tiro na cabeça e outro na peitchola. O pai dele entregou o jogo e disse que ele tinha o seu pezinho no tráfico de drogas. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) vai dar uma olhada por alto nesse caso.

A conta da rede social Facebook do detento Bruno Gabriel Souza de Jesus, 18, está bombando na rede, mesmo ele tendo sido preso em abril deste ano. Desde o último dia 17, ele começou a atualizar e vem grelhando nas paradas, se articulando com altas gatas. Consta no Site do Tribunal de Justiça do Estado (TJAM) que ele cumpre, atualmente, pena no regime fechado

no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). Vaidoso, ele já mudou sua foto no perfil duas vezes e têm aceitado amizades de várias catirinas. Ele foi preso por roubo, mas mesmo assim está tendo um bom acesso à internet e seu foco tem sido o relacionamento. A assessoria da Secretaria de Justiça de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) informou que vai apurar a denúncia.

O pedreiro Aluísio Gonçalves Tavares, 54, que estava desaparecido desde o último domingo, apareceu novamente para a sociedade amazonense, porém de uma forma um tanto bizarra e macabra. Ele estava enfiado, de cabeça para baixo dentro de uma cacimba, no quintal da casa onde morava, na rua Pantanal, no Jorge Teixeira 1, zona leste de Manaus.

De acordo com o Instituto Médico Legal (IML) a morte foi causada por afogamento. Os filhos dele foram os que descobriram o corpo e saíram horrorizados. A água da cacimba estava só sangue, o que causou estranheza.Ele já havia sofrido duas tentativas de homicídio e tinha treta com a ex-mulher por causa da disputa da casa onde morava.

Preso cibernético É uma pena. Os tiras da PM foram lá, mas desanimados com o caso, não conseguiram localizar o suspeito. O caso vai enfeitar a mesa abarrotada de processos da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

A aparição macabra


AGORA VOCÊ PODE USAR O CARTÃO MINHA CASA MELHOR PRA COMPRAR EM UMA TVLAR BEM PERTO DE VOCÊ.

CRÉDITO DE ATÉ 5.000,00 PARA VOCÊ COMPRAR MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS COM PAGAMENTO EM ATÉ 48 VEZES E JUROS REDUZIDOS!

ROUPEIRO ROMA 4P 2G 116160 IB PT CÓD. 67875-7 À vista: R$ 535,00 1+5x de R$ 96,90 R$

12X

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

63,00 MENSAIS

01 ANO: R$ 66,14

1+5x de R$ 95,80 CÔMODA GENOVA 8G 205173 IB PT CÓD. 67362-5 À vista: R$ 529,00

12X

1+11

12X

1+11

12,40

02 ANOS: R$ 29,23

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

MAX

82,50

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

01 ANO: R$ 66,14

1+5x de R$ 122,30 SALA JANTAR CAPONGA SAGI 4C 3384 PT CZ / CÓD. 67856-6 À vista: R$ 675,00

30,50

MENSAIS

01 ANOS: R$ 30,85

R$

12X

1+11

MAX

79,50

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

01 ANO: R$ 66,14

REFRIGERADOR ELECTROLUX 240L 1P DEG RE31 BR / CÓD. 67774-5 À vista: R$ 889,00

1+5x de R$ 95,90

1+5x de R$ 62,50

1+5x de R$ 161,10

MAX

R$

62,

30

12X

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

02 ANOS: R$ 66,81

LOJAS NA CAPITAL

E NO INTERIOR

ESTENDIDA

R$

1+11

MENSAIS

GARANTIA

PAGAMENTO

R$

12X

1+11

FOGÃO ESMALTEC BALI CRISTAL 4B 4003 BR / CÓD. 66382-4 À vista: R$ 345,00

NO CREDIÁRIO TV LAR

FACILIDADE PARA

01 ANO: R$ 66,14

R$

12X

BEBEDOURO ESMALTEC COLUNA EGC35B BR / CÓD. 57950-5 À vista: R$ 529,00

1+11

PRÓPRIO

FRUTEIRA KIT’S PARANÁ CITRUS 200 1908701 BR / CÓD. 67837-5 À vista: R$ 259,00

MENSAIS

12X

CREDIÁRIO

62,30

1+5x de R$ 46,90

R$

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

MAX

1+5x de R$ 126,60 CAMA CASAL ACOPL. STAND 140X78 / CÓD. 61586-2 À vista: R$ 699,00

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

1+5x de R$ 19,10 VENTILADOR MONDIAL MESA 40CM V-45 / CÓD. 63345-3 À vista: R$ 105,00

R$

ENTREGA

RÁPIDA

MONTAGEM

GRÁTIS

40,70

MENSAIS

02 ANOS: R$ 69,48

Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condição para plano no carnê TVLAR, entrada de 11,8% (1+11 iguais), com acréscimo de 7% de juros ao mês. Pagamentos no carnê TVLAR, entrade de 18,11% (1+5), com acrescimo de 4,4% de juros ao mês e pagamento nos cartões AMEX, VISA e MASTER. Ofertas válidas dia 26/09 a 28/09/2013. Para retirar seu cartão TVLAR RENEGOCIAÇÃO dirija-se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. DE CONTRATOS Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!

12X

R$

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

104,70

02 ANOS: R$ 92,56

MENSAIS


Festival de Covers premiara o melhor da imitação manauara

Sete Erros Cachimblema Labirinto Caça Palavras Piadas

ANO 15 - Nº 2.369 - MANAUS/AM - 27/09/2013 - www.maskate.com.br

Você imita bem o Fred Mercury? Ou Elvis? Talvez a Madonna? Ou talvez ainda o Michael Jackson? Que tal disputar com outros covers por um prêmio e provar que você é o melhor na imitação do Amazonas? Então a sua chance com o Festival de Covers do Sesc Amazonas. O projeto é do ator Nivaldo Mota que explica o projeto. “Os inscritos poderão fazer covers de quem quiserem, seja

artista, cantor ou celebridade. O que importa é a performance. Tudo depende da criatividade”, afirma. As inscrições são gratuitas, mediante a apresentação da carteira do Sesc atualizada, e devem ser realizadas na seção de recreação, em horário comercial. No ato da inscrição, são exigidos um CD com fotos do artista e a ficha de inscrição preenchida. As premiações serão

distribuídas da seguinte forma: troféus para os três primeiros colocados e medalhas para os artistas revelação. O festival começa dia dia 11, onde haverá uma eliminatória, às 12h, e no dia 19, será a grande final. O local escolhido é o Hall do Sesc Centro (Rua Henrique Martins – Centro). Mais informações podem ser obtidas no telefone 2126-9578.

Orangotango faz sucesso ao viajar de ônibus

Momento cívico emocionante aconteceu na Vila do Paricatuba

Ufam é transformada em lixão e vira faculdade de escolha do Cascão

Vício pelo facebook que nem a prisão separa


|10| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 27 de Setembro de 2013

Alleane Calazans

TELECARINHO NO MASKATE NA TV

Bárbara Mitoso

Hudson Soares da Silva

Thiago Monteiro

Almir Neto

Beth Rezende

Eduardo Serrão

Kelly Pereira de Carvalho

Neto Machado

Valeria Andrade

Macarena Mairata @MacarenaMairata

Marconde Freitas @freitasmarconde

Rafael Saboia @rsaboia25

Rejeane Saboia @regi_bola

Momento cívico emocionante aconteceu na Vila do Paricatuba

Sérgio Fonseca

A Vila do Paricatuba no município vizinho de Iranduba viveu um bonito momento cívico nesta quinta-feira de manhã. Os alunos da Escola Cícero Monteiro, professores e os moradores assistiram a Banda da Polícia Militar tocando o Hino Nacional Brasileiro. Nesse clima de homenagem à Passagem da Sema-

na da Pátria os estudantes desfilaram diante dos olhares orgulhosos de seus pais, mestres e convidados para o evento, a maioria deles habitantes da própria Vila, que nunca tinham participado nem presenciado um momento cívico ser comemorado com tanta harmonia. Entre muitos aplausos

e felicidade estampada no rosto de casa pessoa, do mais novo ao mais idoso morador, o que deu para perceber é que não importa a distância ou a localidade onde vivem as pessoas e o que fazem, mas sim, que o respeito e o amor à Pátria, está mais vivo do que nunca dentro do peito e do coração de casa um brasileiro.


maskate.com.br

Manaus, 27 de Setembro de 2013

O melhor das novelas

MALHAÇÃO

SANGUE BOM

Martin procura Micaela, e Caio convida Amora para Paulino se decepciona com ela apresentar o Luxury

Anita aceita namorar Ben. Vera e David esclarecem a situação para Ronaldo. Caetano inventa uma desculpa sobre a máscara para Bernardete. Clara observa Vitor, encantada pelo menino. Giovana e os alunos têm uma ideia para trazer Diva de volta à escola, e Raíssa os encoraja. Ronaldo e Vera permitem que os

alunos filmem uma aula de Diva no casarão, para mostrar à Direção da escola. Caetano flagra Bernardete tentando segui-lo. Paulino aconselha Vitor a ficar longe de anabolizantes. Martin procura Micaela, e Paulino se decepciona com o interesse da amiga pelo rapaz. João Luiz se encanta com Diva e a convida para sair.

JOIA RARA

Ernest diz a Franz que Mundo atirou nele

Incentivado por Benito, Mundo foge com os demais operários. Ernest reclama com Manfred sobre o fracasso da encenação. Apolônio é levado pela polícia. Ernest diz a Franz que Mundo atirou nele. Lola conta a Manfred onde Mundo está escondido. As mulheres do cortiço culpam Venceslau pela

falsa acusação. Mundo, Tino e Gaia se vestem de palhaços no cabaré para se esconder dos policiais. Amélia sai em busca de um médico para Gaia, que está em trabalho de parto, e é seguida por Benito. O filho de Gaia e Toni nasce. Os policias dão voz de prisão a Mundo, Amélia e seus amigos.

nata. Júlia conta sobre a nova campanha da Crash Mídia para Edu. Natan fala para Bárbara que não pode mais ter filhos. Renata se enfurece com Érico ao saber que ele beijou Malu. Mel flagra Damáris com Lucindo. Tito beija Lara. Caio convida Amora para apresentar o Luxury.

|11|

AMOR À VIDA

Daniel pede Perséfone em namoro

Herbert volta a trabalhar no hospital como diretor do corpo médico. Ordália fica nervosa com a presença de Herbert e comenta com Joana que quer se manter longe dele. Ninho volta de Nova York e sente falta de Paulinha. Paulinha ajuda Paloma a fazer um bolo para Bruno. Valdirene confirma a Maurício briga com Érico por causa de Malu. Socorro consegue pegar as chaves do Kim Park na bolsa de Renata. Simone pede para Bento não desistir de Amora. Madá obriga Tina a aceitar morar com Simone e seus filhos. Socorro mostra a Amora as chaves que conseguiu pegar de Re-

Maskate

Ignácio que já estava grávida quando o conheceu. Carlito vai para a casa de Valdirene ao vê-la chegar da maternidade. Márcia pensa em usar a neta para unir Ignácio e Valdirene. Herbert conhece Gina e a leva até uma lanchonete. Paloma entra no tribunal para ficar ao lado de César na audiência.


Orangotango faz sucesso ao viajar de ônibus |12| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 27 de Setembro de 2013

Usando pijama, a orangotango “Maomao” fez sucesso ao viajar em um ônibus que faz o trajeto até o parque de Vida Selvagem de Yunnan, em Kunming, na província de Yunnan, na China. Uma

nova linha de ônibus para o parque foi colocada em teste na quarta-feira. Como campanha promocional, alguns animais do parque estão viajando na linha.

‘Menino da floresta’ é condenado Casal colhe abóbora de mais de 500 quilos Um jovem conhecido como “menino da floresta”, que dizia ter vivido por cinco anos em uma floresta na Alemanha com seu pai, foi condenado por um tribunal de Berlim a realizar 150 horas serviços comunitários depois que admitiu ter inventado a história. O jovem apareceu em Berlim em 5 de setembro de 2011, dizendo que havia andado cinco dias para chegar na cidade após enterrar seu pai, que teria morrido de causas naturais, na floresta, onde teriam morado por cinco anos. Na época, ele ganhou proteção do governo de Berlim e recebeu ajuda para se manter na cidade. Identificando-se como “Ray”, sua história

gerou comoção mundial e lhe rendeu o apelido de “menino da floresta”. No entanto, em 2012, ele revelou que se chamava Robin van Helsum, era holandês e tinha 20 anos. Ele admitiu que inventou

toda a história após uma ex-namorada identificá-lo em uma foto publicada pela polícia. Segundo a polícia, Robin, hoje com 21 anos, havia fugido de casa em setembro de 2011 sem dizer aonde ia.

Ganso atravessa rua na faixa de pedestres

Um ganso-do-egito (Alopochen aegyptiacus) foi flagrado atravessando na faixa de pedestres um movimentado cruzamento de vias no centro da Cidade do Cabo, na África do Sul, nesta quarta-feira (25). A cena curiosa foi flagrada pelo fotógrafo Mike Hutchings.

O casal Kyle e Janelle Koschmeder obteve o recorde de maior abóbora plantada no estado americano de Montana, com um vegetal de cerca de 530 quilos. Ela foi plantada no quintal do avô de Kyle, na cidade de Shelby. A abóbora bateu a recordista anterior, plantada por Emmett May, em Polson, que tinha 471 quilos.

Aplicativo do iPhone leva motoristas para pista de aeroporto Ao menos dois automóveis foram parar no meio da pista de um aeroporto do Alasca depois de receberem instruções equivocadas de seu iPhone, informaram autoridades aeroportuárias da área. “Tivemos duas incursões nas pistas, no dia 6 e no dia 20 de setembro”, disse à AFP Angie Spear, diretora de Marketing e de Comunicação do aeroporto internacional de Fairbanks, que fica no centro do Alasca. “Em ambos os casos, as pessoas envolvidas explicaram que haviam seguido as instruções dadas por seu iPhone para chegar ao aeroporto”, acrescentou, esclarecendo que as incursões inesperadas não causaram acidentes. Segundo Angie Spear, o aplicativo de mapas do iPhone 5 fez os motoristas circularem pela zona reservada aos aviões privados, separada do terminal comercial por uma pista de decolagem. O aeroporto advertiu a Apple do erro em 6 de setembro, mas, de acordo com Spear, a empresa esperou até esta quarta-feira - 20

dias depois - para agir, simplesmente eliminando as instruções para chegar ao aeroporto.


maskate.com.br

Manaus, 27 de Setembro de 2013

Ufam é transformada em lixão e vira faculdade de escolha do Cascão

Que a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está às moscas é de conhecimento público mas que agora, resolveram chuta o balde e transformar o local em um grande lixão, já é outra história. Resíduos e entulhos de obras e materiais sem uso estão sendo descartados nas matas e trilhas sem o menor critério por empresas que prestam serviços à Universidade. A denúncia partiu da Coordenação

Executiva do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), que inclusive já realizou essa mesma denuncia no mês de maio, mas nada mudou. “Eles não observam os critérios técnicos ambientais e acham que por ser mata podem abandonar esse lixo na nossa floresta, em áreas do campus universitário causando poluição e degradação ao meio ambiente”, conta o

coordenador geral do sindicato, José Nilton Pereira. Um dos lugares que está virando um grande lixão é a entrada do prédio do curso de música e artes visuais, onde é possível encontrar papelão, materiais utilizados na manutenção de banheiros, latas de tinta e até um fogão. Indo nesse ritmo a próxima reitora e o vice-reitor da Ufam vai a Mãe Lucinda e o Nilo.

Vício pelo facebook que nem a prisão separa Preso desde abril por roubo, o detento Bruno Gabriel Souza de Jesus mostrou que seu vicio pelo facebook é mais que forte que as barras da Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). Bruno Pietro, como é conhecido na rede social, é bastante popular e todas fotos que coloca enquanto está no Compaj, recebe vário comentários, recebeu inclusive, um da sua mãe. Na sua última atualização, no dia 20, aceitou a solicitação de amizade de uma moça. A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) informou que ainda iria checar se Bruno é detento para poder apurar se as atualizações foram feitas de dentro do presídio.

Maskate

|13|

Amazonas Energia desativa ‘gato’ em hotel de luxo

Na tarde desta quarta-feira (25), a Amazonas Energia cortou o ‘gato’ de uma rede hotéis Intercity na Praça 14, graças uma denúncia anônima. Durante a visita foi identificada ainda, a existência de duas subestações. Uma alimentava a torre comercial que está em fase de conclusão da obra, e a outra, estava energizada com dois transformadores para atender às instalações do hotel. Os responsáveis foram encontrados no local, mas não quiseram falar sobre o assunto.

Correios ameaçam cortar salários de grevistas

Pré-Médico filmava menores no banheiro da escola Direção da escola particular Pré-Médico, localizada na estrada dos Franceses, utilizava microcâmeras escondidas nos banheiros masculino e feminino para filmar alunos utilizando. As câmeras foram descobertas quando um aluno foi chamado à coordenação da escola e visualizou, nos monitores de vídeo, seu colega utilizando o banheiro. Segundo o irmão de uma das alunas da instituição, Jeyck Smell, que recebeu as informações de sua irmã, o aluno ficou revoltado. “Ele avisou aos colegas, que rapidamente espalharam a informação pela escola. No fim da aula, ele foi ao banheiro para tentar identificar a câmera, mas as portas estavam trancadas. Segundo a minha irmã, a instituição já sabia que tinham descoberto. Então, ele arrombou a porta e identificou a

câmera escondida em uma tomada”, declarou. Será encaminhada uma denúncia no Conselheiro Regional da Zona Oeste e

se for comprovado, os proprietários da escola poderão responder a processos na justiça. A diretoria da instituição declarou que não irá se posicionar.

A vida está dura para os grevistas. A Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos (ECT) anunciou que os dias paralisados dos salários dos trabalhadores em greve desde o dia 17. De acordo com nota dos Correios, o desconto é amparado pelo Artigo 7º da Lei 7.783, de 1989. O texto da legislação prevê que “a participação em greve suspende o contrato de trabalho, devendo as relações obrigacionais, durante o período, serem regidas pelo acordo, convenção, laudo arbitral ou decisão da Justiça do Trabalho”. Em resposta, o sindicato da categoria prometeu entrar com recurso na Justiça.


|14| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 27 de Setembro de 2013

ALDEIA GLOBAL

CACHIMBLEMA

CAร‡A PALAVRAS

LABIRINTO

MULTIMARCAS

3215-2050 Av. Castelo Branco nยบ 102 - Cachoeirinha


maskate.com.br

Manaus, 27 de Setembro de 2013

PIADAS

RECEITA

Cem Reais Dois mendigos pediam esmola em uma esquina, quando de repente um ganhou cem reais. O outro mais do que espantado disse: — Cara! O que é que você vai fazer com isso tudo? — Vou comprar, 80 litros de pinga e 10 pãezinhos! — Não acredito! — Não acredita, em que? — Que você esteja com tanta fome assim! Ladrão de Galinhas Um homem faminto, rouba duas galinhas. Na mesma hora, um policial passa por perto. O homem, nervoso, joga as galinhas no rio. O policial diz: — Roubaram algumas galinhas aqui pelas redondezas. Você esta sabendo de alguma coisa? — Não, seu guarda! Eu não sei de nada! O policial olha para a fogueira e pergunta: — Para que essa fogueira? — É para eu me aquecer, seu guarda! — E as penas? — Ah! As galinhas foram tomar banho e pediram que eu cuidasse das roupas. Dinheiro na Meia Era dia de pagamento e Manoel foi ao banco receber seu salário. Como era muito esperto, por segurança pegou todo seu dinheiro e colocou na meia. Após sair do banco andando pela rua um ladrão o aborda e diz: — Vamos passa o dinheiro, no sapatinho! E o português pegando o dinheiro que havia escondido pensava: — Esse filho da puta... além de ladrão é adivinho!

Picadinho de linguiça com purê da batatas Ingredientes 200 g de linguiça de porco 200 g de linguiça de frango 200 g de linguiça toscana 100 g de azeitonas sem caroço Quanto baste de alecrim desidratado Quanto baste de ervas finas desidratado 3 cabeças de cebolas picado Quanto baste de alho Quanto baste de sal 1 maço de cebolinha Quanto baste de manteiga de leite 1/2 kg de batata inglesa cozida e amassada 1 caixinha de creme de leite Modo de Preparo 1.Cozinhe e pique bem todas as linguiças, pique as cebolas, cebolinhas e as azeitonas, todos os ingredientes separados 2.Em uma panela doure as cebolas, o alho e refogue bem as linguiças até dourar 3.Acrescente o alecrim, o cheiro verde, as azeitonas e mexa bem 4.Em outra panela acrescente a manteiga, as ervas finas e as batatas, mexa bem 5.Desligue o fogo despeje sobre as batatas o creme de leite 6.Em uma panela centralize o purê e ao redor o picadinho 7.Salpique por cima mais alecrim

SETE ERROS

Maskate

|15|

A VERDADE DOS SONHOS

Fugir - Fugir em sonho é tentar romper com determinado problema na vida real. Sorte: veado.

Horóscopo do Dia Áries Excelente momento para dialogar e expressar os sentimentos. A Lua continua em Gêmeos na primeira parte do dia e sorri para Mercúrio e Netuno. O mundo das parcerias está em destaque, aproveite para abrir seu coração. Touro Você está mais sociável, versátil e comunicativo. Aproveite para aprender algo novo e se inteirar das notícias, surpreenda as pessoas com novos pontos de vista para antigas questões e conceitos. Gêmeos Bom dia para lidar com o público. A Lua continua em seu signo, se harmoniza com Mercúrio e Netuno, você fica mais inspirado, intuitivo e sensível, pode buscar e encontrar as informações que há tempos procura. Câncer Mais dinamismo e sociabilidade na primeira parte do dia. No fim da tarde, a Lua ingressa em Câncer e dá início à fase minguante. Os assuntos domésticos e familiares pedem um pouco mais de dedicação e compreensão. Bom período para se recolher. Leão Com mais disposição para dialogar, o papo flui agradavelmente. Procure manter-se aberto e flexível ante as situações, principalmente ao lidar com o sexo oposto. Vênus e Marte se desentendem, indicando possíveis atritos e incompatibilidades momentâneas. Virgem Os encontros e os compromissos sociais continuam favorecidos. Lua e Mercúrio indicam um período de bons contatos. Negócios e reuniões fluem com agilidade, todos estão mais falantes. Já no fim da tarde a Lua ingressa em Câncer e com ela cresce a sensibilidade. Libra Vale caprichar no visual para distribuir charme e simpatia por onde passar. Vênus e Júpiter indicam que está mais confiante e entusiasmado do que de costume, cuidado para não prometer além do que pode cumprir. Vênus também se desentende com Marte, atritos com o sexo oposto estão em alta.

CURIOSIDADES

Por que as modelos são tão magras? Porque as roupas ficam mais bonitas nos corpos

altos e magérrimos. Pelo menos é nisso que acreditam os estilistas e a maioria das clientes das suas lojas. Você já notou que toda mulher sonha em ser mais alta e mais magra? Por isso, nada melhor do que mostrar a roupa no corpo que quase toda mulher gostaria de ter. “É como uma propaganda da Coca-Cola. Dá a impressão de que você vai ser magra e bonita como a modelo”, diz o estilista Mário Queiroz. Outra explicação dada por alguns especialistas é que as fotos tiradas nas passarelas costumam engordar as modelos. Mas isso é relativo: uma pessoa pode parecer tanto mais gorda quanto mais magra dependendo do ângulo e da lente usada pelo fotógrafo. Há ainda uma questão prática: se cada modelo tivesse um tipo de corpo, os estilistas ficariam loucos produzindo uma peça de cada tamanho, de acordo com as medidas de cada uma. Para facilitar, o corpo das modelos segue o mesmo padrão e as roupas feitas para desfiles têm a mesma numeração. Mas nem sempre o padrão de beleza foi o atual. Até a década

Escorpião Mais poder de sedução e mais capacidade para se expressar. Aproveite para finalizar questões importantes e definir com clareza as situações. Marte e Vênus seguem em desarmonia, pedindo mais cuidado e diplomacia ao se relacionar, principalmente com o sexo oposto. Sagitário Perceba seu real valor, quem realmente é. Com mais autoestima, os horizontes se ampliam e novas oportunidades surgem. Vênus e Júpiter seguem em harmonia e o convidam a investir em sua imagem, a refinar seus tratos sociais e a fazer contatos. Capricórnio Assuntos profissionais continuam em destaque, mas é importante equilibrar trabalho e descanso. Quanto tempo reserva para o lazer? Procure relaxar mais, descontrair-se, investir em seu bem-estar físico e emocional.

de 1960 as modelos eram mais cheinhas e sensuais. Tudo mudou quando a inglesa Lesley Hornby, conhecida como Twiggy (twig é “graveto” em inglês), levou seus míseros 43 quilos às passarelas. Mesmo assim, recentemente ela declarou: “Perto da atual geração de top models, me sinto gorda e pequena.”

Aquário Você se sente mais comunicativo, dinâmico e predisposto a compartilhar. Excelente período para passeios e programas diferentes. É tempo de olhar para o mundo, aprender sobre outras culturas e religiões. Peixes Período bom para avançar nos estudos, realizar intercâmbio cultural, publicar, divulgar seu trabalho, viajar e dar palestras. Lua, Mercúrio e Netuno prometem inspiração, empatia e espírito de solidariedade.


|16| Maskate

Manaus, 27 de Setembro de 2013

Jet Set

maskate.com.br

maskateecrau@gmail.com

Anitta grava cenas de Nicole Bahls causa alvoroço em desfile novo clipe em carrão Nicole Bahls causou alvoroço ao desfilar em Fortaleza nesta quarta-feira, 25. Com looks que valorizavam suas curvas, como vestidinhos e shortinhos, ela caminhou pela passarela e acenou para o público. Ao fim do desfile, a integrante do “Pânico” posou para fotos com fãs, entre eles uma criança. No último sábado, 21, Nicole esteve no Rock in Rio. Solteira há oito meses, ela “deu um toco” no ator Marcos Pitombo depois de levar uma cantada.

Anitta não para! A cantora, que estourou com o hit “Show das Poderosas”, quer provar ao mundo que pode, sim, ser meiga além de abusada. Nesta quinta, 26, ela chegou cedo à praia da Reserva, na Zona Oeste do Rio, para gravar cenas do clipe da sua nova música de trabalho, “Zen”. Em uma das cenas, ela aparece dentro de um carrão um Corvette ZR1 conversível que custa cerca de R$ 500 mil - ao lado do ator Victor Sparapane, que faz o papel de namorado da poderosa.

Nádia, Janemar, Grazielle, Giselle, Danielle e Joana Dantas em evento de noite Manauara

Juliana Knust posa com nariz de palhaço

Julianne Rodrigues comemora ao lado da família sua Colação de Grau em Pedagogia, Parabéns!

Greyce e Fábio, comemoram este fim de semana 1 ano de vida de sua princesa Gabrielle Castro Félix

Gisele Bündchen se sentindo uma fada

Juliana Knust levou o filho, Matheus, de 3 anos, ao circo Tihany nesta quarta, 25, no Rio. A atriz foi chamada ao palco

durante a apresentação e, no final, colocou um nariz de palhaço. “Hoje a noite foi de muita alegria! Circo Tihany! Ado-

rei! Vale super a pena! Eu e meu pequeno dormiremos felizes!”, escreveu a atriz no Twitter depois do espetáculo.

Gisele Bündchen dividiu com seus seguidores no Instagram uma foto que considera uma de suas favoritas. O registro, feito por Steven Meisel, foi publicado por ela na manhã desta quinta-feira, 26. “Me sentindo uma fada. Uma de minhas fotos favoritas”, escreveu ela na legenda. Na terça-feira, 24, Gisele divulgou uma imagem em seus perfis nas redes sociais em que aparece durante o processo de criação da coleção de sua linha de lingerie.


2369 isu