Page 1

Rock and roll dos “invertidos” termina em cana depois da orgia ANO 15 - Nº 2.334 - MANAUS/AM -20/09 /2013 - www.maskate.com.br

Dispostos a tomar todas e liberar a franga eles partiram para a “cu...elhagem” que virou caso de polícia

UEA e Honda unem pesquisa e chão de fábrica Banco de réus

Carine Felizardo - concorrente ao Miss Bumbum

Academia e polo industrial, enfim, buscam parceria e resultados

Bancários do Amazonas em greve por salários

Novo bairro

Félix proíbe César de entrar em casa

Começa surgir com Prourbis

Divórcio entre governo e empresas provoca estragos ao país

Jogador de rúgbi é suspenso por morder pênis de rival


|02| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 20 de setembro de 2013

Fotos: Sérgio Fonseca Jr.

CIDADE DOS MALUCOS Banco de réus

Foi a Suprema Corte do Brasil que sentou no banco de réus desta quarta-feira reabrindo o processo do mensalão, através do voto do ministro Celso de Melo, com tudo para ser condenada pela população. Foi a comprovação do descrédito e a munição que faltava para o povo voltar às ruas. Reabrindo, dando chances para não punir, representará, sobretudo, o desapontamento nacional com a justiça brasileira.

Santa Cândida

Lei lão

Por sua vez, o Congresso, movido pela forte reação da opinião pública ao vexame de manter o mandato do deputado presidiário Natan Donadon (ex-PMDB-RO), condenado pelo STF por desvio de recursos públicos, resolveu dar alguma satisfação à população com a PEC 18. Se a iniciativa é sincera, apenas o tempo dirá.

Caminhões que circulam na cidade,des respeitam o decreto 2.100 de 10 de janeiro 2013

O dia 20 de setembro na História lhães inicia, a partir de Espanha, aquela que seria a primeira viagem de circum-navegação do mundo.

Voto secreto

Na semana passada, a Câmara, palco daquela esdrúxula decisão, aprovou de maneira unânime proposta que põe fim às votações secretas no Legislativo – como a que beneficiou Donadon. Agora, com apenas um voto contrário, o Senado aprovou a imediata a cassação de parlamentares condenados em definitivo por improbidade administrativa ou por crimes com pena superior a quatro anos de cadeia.

1792 - Batalha de Valmy

Ver para crer

Para que venham a valer, as duas propostas ainda precisam ser analisadas em dois turnos pela Casa revisora --ou seja, o Senado se manifestará sobre a PEC que extingue o voto secreto, e a Câmara, sobre a perda automática de mandato. O histórico do Congresso sugere ceticismo quanto às chances de esse processo legislativo chegar a bom termo.

Efeitos desinfetantes

São evidentes, porém, os efeitos moralizadores das duas medidas em discussão. Enquanto o fim do voto secreto poderia servir como desinfetante das decisões corporativistas, a PEC sobre perda de mandato desataria um nó constitucional que, nos últimos tempos, tem gerado atritos entre o Legislativo e o Judiciário.

Moeda eleitoral

São das clareiras do Iranduba, onde 10 mil famílias foram ocupar as proximidades da ponte, onde os terrenos começam a ganhar preço e interesse de toda sorte, incluindo a moeda eleitoral. Às vésperas das eleições esta é a rotina mais frequente.

Ninguém faz nada

As imagens da clareira feitas pelo jornal Em Tempo assustam e comprometem o governo do Estado, o órgão ambiental e toda a política de sustentabilidade no uso do patrimônio natural. O que se questiona é a ausência da Polícia Ambiental, do IPAAM e demais órgãos de fiscalização.

NINGUÉM MERECE! • A Seduc está à procura das pessoas que filmaram ou assistiram a cenas de sexo oral num ônibus escolar apinhado de adolescentes, onde aparece uma aluna em felação explícita com um professor. • A investigação, por si, já revela o nível de organização do ensino e o monitoramento das movimentações de alunos. Não há registro da excursão nem de seus responsáveis. • Sexo, drogas e muito rock estão tomando lugar da velha e saudável rotina de ensino, aprendizagem e cultura na rede de educação, pública privada. • Não se trata de um preconceito, mas de um alerta: cada coisa no lugar de cada coisa, senão seguimos a descer, estafados de prazer, a ladeira do esvaziamento educacional que tem projetado às avessas o Amazonas no cenário nacional.

Santo do Dia

331 a.C. - Alexandre, o Grande inicia sua travessia ao rio Tigre para enfrentar o Império Persa. 537 - Transladados para o Vaticano, os restos mortais do Papa Agapito, também conhecido comoSanto Agapito. 827 - Eleição do Papa Gregório IV. 1276 - Eleição do Papa João XXI. Unico Papa Português da História. 1378 - Eleição do Antipapa Clemente VII em oposição a Urbano VI: início do Grande Cisma do Ocidente. 1510 - Castro Verde e Casével recebem carta de foral do rei D. Manuel I.

1835 - Entrada, em Porto Alegre, pelos Farroupilhas, vencendo o Combate da Ponte da Azenha (início da Revolução Farroupilha) 1863 - Batalha de Chickamauga, última vitória importante dos Confederados em toda a Guerra Civil Americana 1870 - Fim do domínio dos Estados Pontifícios sobre Roma (v. Risorgimento) 1898 - Santos Dumont realiza primeiro vôo de um balão com propulsão própria.

1960 - Benim, Burkina Faso, Camarões, Chipre, Congo, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Gabão, Madagascar, Nigéria,República Centro-Africana, Somália, Chade e Togo são admitidos como Estados-Membro da ONU 1966 - Guiana é admitida como Estado-Membro da ONU 1977 - Djibouti e Vietnã são admitidos como Estados-Membro da ONU 1999 - Libertação de Timor-Leste pelas forças da ONU 2001 - George Bush anunciou que os Estados Unidos estavam em guerra contra o terrorismo.

1919 - O Marechal Rondon é nomeado Diretor de Engenharia do Exército. 1929 - Lançamento da chapa Aliança Liberal, tendo Getúlio Vargas como candidato a presidente. 1930 - A lâmpada elétrica é patenteada,

1519 - Fernão de Maga-

Versículo do Dia Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 1 João 4:10 ÓTIMO – Tem muito posto de gasolina vendendo gasolina com a bomba de abastecimento marcando uma quantidade e fornecendo outra bem menor para o consumidor. BOM – A Dema, Bombeiros, Semma e Agência Nacional do Petróleo, que receberam algumas destas denúncias sobre gasolina batizada (com água), já se manifestaram. PÉSSIMO – Os bancários pararam as atividades nesta quinta-feira. Os banqueiros pagam

jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | jonal@maskate.com.br Chefe de Reportagem: Almir Cardoso|redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Gerente de marketing: Luma Mendes|marketing@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

A primeira referência sobre santa Cândida foi encontrada no calendário da Igreja de Córdoba e em alguns documentos da antiga Galícia, ambas na Espanha. Mas foi pela tradição cristã do povo napolitano, na Itália, que se concluiu a história desta santa. A vida cristã de Cândida iniciou quando ela foi convertida, segundo essa tradição, pelo próprio apóstolo Pedro, de passagem por Nápoles. Naquela época, o apóstolo, com destino a Roma, atravessou Nápoles, onde a primeira pessoa que encontrou na estrada foi a pequena Cândida. Percebeu, imediatamente, que a pobre criança estava doente. Parou e perguntou-lhe se conhecia a palavra de Jesus Cristo. Diante da negativa e em seu ardor de levar a mensagem do Evangelho, Pedro falou-lhe da Boa-Nova, da fé e da religião dos cristãos; curou-a dos males que sofria e a converteu em Cristo. Assim, Cândida foi colhida pela luz de Deus e curada do físico e da alma. Chegou em casa falando sobre o cristianismo e contando tudo o que o apóstolo Pedro lhe dissera. Muito intrigado e confuso, Aspreno, um parente que a criava, saiu para procurá-lo. Quando se encontraram, com muito zelo Pedro converteu também Aspreno, que o hospedou em sua modesta casa por alguns dias. O apóstolo acabou por catequizar os dois e, em seguida, batizou-os e ministrou-lhes a primeira eucaristia durante a celebração da santa missa. Esse local recebeu o nome de “Ara Petri”, que significa Altar de Pedro. Depois, antes de partir, o apóstolo consagrou Aspreno primeiro bispo de Nápoles e pediu para a pequena Cândida continuar com a evangelização, salvando as almas para Nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele lugar onde fora celebrada a santa missa por são Pedro tornou-se de grande veneração por Cândida. Ela deixou seu lar com todos os confortos, preferindo passar seus dias numa gruta escura nas proximidades de “Ara Petri”.


maskate.com.br

Manaus, 20 de setembro de 2013

Maskate

|03|

Deu na Folha

Nota de jornal já fez Celso de Mello mudar voto Ao desempatar em favor dos condenados a votação em que o STF decidiu por 6 a 5 reabrir o julgamento de 12 mensaleiros, o ministro Celso de Mello tomou distância das ruas. “Os julgamentos do STF, para que sejam imparciais, isentos e independentes não podem expor-se a pressões externas como aquelas resultantes do clamor popular e da pressão das multidões”, disse ele. “Sob pena de completa subversão do regime constitucional dos direitos e garantias individuais.” Esse Celso de Mello que desafia as multidões para resguardar direitos individuais não orna com o Celso de Mello retratado nas páginas de ‘Código da Vida’ —um personagem capaz de desprover uma petição que considera correta só para não corroborar uma notícia de jornal. O livro que exibe esse Celso de Mello fora da curva é de 2007. Escreveu-o o jurista Saulo Ramos, ex-consultor jurídico e ex-ministro da Justiça do governo de José Sarney. O autor do voto de minerva que tornou admissíveis os embargos infringentes é mencionado em duas passagens do livro. Numa, Saulo conta como articulou junto a Sarney para que Celso de Mello, seu subordinado na consultoria jurídica do Planalto, fosse guindado ao posto de ministro do STF. Noutra, o autor revela episódio que o fez romper relações com o ex-pupilo. Ao deixar a Presidência da República, Sarney resol-

Bancários do Amazonas em greve desde ontem

veu candidatar-se ao Senado. O PMDB negou-lhe a legenda no Maranhão. Para driblar o veto, ele decidiu concorrer pelo Amapá. Os adversários impugnaram a candidatura. E o caso subiu ao Supremo. Num telefonema a Saulo, Celso de Mello considerou “indiscutível” o direito de Sarney à candidatura, já que a transferência de domicílio ocorrera dentro do prazo legal. Sorteado para relatar o processo, Marco Aurélio Mello concedeu no mesmo dia uma liminar favorável à manutenção da candidatura de Sarney pelo Amapá. O caso escalou o plenário do tribunal. Sarney prevaleceu no julgamento do mérito. Para surpresa de Saulo, Celso de Mello votou pela cassação da candidatura. A meia-volta deixou-o embatucado. A explicação viria num novo te-

lefonema do dono do voto. O diálogo vai reproduzido abaixo tal como se encontra no livro: — Doutor Saulo, o senhor deve ter estranhado o meu voto no caso do presidente. — Claro! O que deu em você? — É que a Folha de S.Paulo, na véspera da votaçãoo, noticiou a afirmação de que o presidente Sarney tinha os votos certos dos ministros que enumerou e citou meu nome como um deles. Quando chegou minha vez de votar, o presidente já estava vitorioso pelo número de votos a seu favor. Não precisava mais do meu. Votei contra para desmentir a Folha de S.Paulo. Mas fique tranquilo. Se meu voto fosse decisivo, eu teria votado a favor do presidente. — Espere um pouco.

Deixe-me ver se compreendi bem. Você votou contra o Sarney porque a Folha de S.Paulonoticiou que você votaria a favor? — Sim. — E se o Sarney já não houvesse ganhado, quando chegou sua vez de votar, você, nesse caso, votaria a favor dele? — Exatamente. O senhor entendeu? — Entendi. Entendi que você é um juiz de merda. Saulo conta que bateu o telefone e nunca mais dirigiu a palavra a Celso de Mello. Morreu em 28 de abril de 2013 sem que o livro escrito cinco anos antes merecesse nenhum desmentido público do neodesafeto. Por ora, os dois Celsos —o que desafia as multidões e o que treme ante uma notícia de jornal— continuam coabitando o mesmo corpo.

Deste ontem (19) os bancários do Amazonas decidiram entrar em greve em adesão ao movimento nacional. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários do Estado, Nindberg Santos, os trabalhadores pedem reajuste salarial, aumento do piso, melhores condições de trabalho, entre outros benefícios. De acordo com a categoria, a greve é por tempo indeterminado. A expectativa é de 70% de adesão. O presidente do sindicato informou que o movimento grevista deve contar com praticamente todo o efetivo de funcionários do Amazonas, correspondente a 3,5 mil bancários. Segundo ele, o estado conta com 204 agências, sendo que 125 estão localizadas em Manaus. No fim do dia o Sindicato vai divulgar a adesão à greve. Nindberg Santos informou ainda que a adesão das agências, tanto da capital quanto do interior,

deve acontecer a partir desta quinta. Agências de Manacapuru, Parintins, Maués, Itacoatiara e Coari devem aderir ao movimento. Com a paralisação, apenas os caixas 24h, loterias, internet e correspondentes bancários continuarão em funcionamento. Por volta das 9h, clientes não conseguiam realizar serviços em agências bancárias na Avenida Djalma Batista, Centro de Manaus. Na Avenida André Araújo, na Zona Centro-Sul, agências sinalizavam a greve, mas algumas realizavam atendimentos. Várias pessoas criticaram o movimento grevista e disse que a população não pode ser prejudicada. A categoria quer reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação), Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários mais R$ 5.553,15 e piso de R$ 2.860, aumento do auxílio alimentação, refeição, creche e educação.


|04| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 20 de setembro de 2013

UEA e Honda unem pesquisa e chão de fábrica qAcademia e polo industrial, enfim, buscam parceria e resultados

Qualificação de recursos humanos Por meio do convênio, serão realizadas atividades de pesquisa, desenvolvimento, formação e treinamento de recursos humanos em ciência e tecnologia, absorção e transferência de tecnologias, prestação de serviços científicos e tecnológicos.

“Com esta parceria procuramos oferecer uma nova oportunidade de qualificação para nossos alunos. Naturalmente isso significa mais inserção dos nossos egressos no mercado de trabalho”, afirma o reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

Polo de duas rodas

Um dos setores mais importantes do PIM, o segmento de duas rodas deve superar a marca de um 1,3 milhão de motos produzidas este ano. As empresas contam com incentivo fiscal do Governo do Estado de isenção de 25% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da energia elétrica, o que ajuda a garantir a competitividade e a manutenção de empregos. Segundo Omar Aziz, o Governo Estadual busca a desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tributo federal, como medida para es-

timular o consumo e dar mais fôlego às empresas instaladas no Amazonas. “O Estado está acompanhando de perto um grande problema hoje que é o não financiamento de motos de até 250 cilindradas. Houve de todas as formas um trabalho conjunto do Governo Federal para desoneração de IPI para financiamento do polo de quatro rodas. O mesmo tratamento não foi dado ao polo de duas rodas. A gente tem feito apelos para o Governo Federal para que os bancos oficiais façam financiamento e a gente não vê a perspectiva tão cedo”, declarou.

Outro pleito do Amazonas com vistas a gerar impactos positivos no setor é a redução de impostos para municípios localizados na região de fronteira. A medida deve equilibrar os preços dos produtos, que atualmente favorecem a aquisição de produtos brasileiros nos países vizinhos. “O brasileiro compra mais barato atravessando a fronteira e pedimos

tratamento diferenciado para os municípios dessa região. Na fronteira com a Colômbia, o preço da moto em Letícia é mais barato que em Tabatinga e essa moto é produzida no Brasil. Isso acontece porque a desoneração de importação permite que o preço chegue mais barato na Colômbia que no nosso país”, disse Omar Aziz.

Incentivos do beiradão

O maior desafio da Zona Franca de Manaus é agregar valor aos seus produtos. E é exatamente isso que convênio de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, assinado

nesta quarta-feira (18), pelo governador Omar Aziz e executivos da Moto Honda da Amazônia Ltda pretendem. Isso, permitirá que estudantes dos cursos de engenharia e das áre-

as de logística e administração da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participem de pesquisas para aperfeiçoar e desenvolver tecnologias para a economia regional. Omar Aziz

e o presidente da Moto Honda, Issao Mizoguchi, assinaram o convênio durante a cerimônia de inauguração do novo Centro Tecnológico da empresa no Polo Industrial de Manaus.

Tecnologia baré

Testemunhas ativas do evento - o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, dos secretários de Estado de Governo, Rebecca Garcia; Fazenda, Afonso Lobo; e Planejamento, Airton Claudino, além do superintendente da Zona Franca de Manaus, Thomas Nogueira, o presidente da Honda South America, Masahiro Takedagawa, e de empresários e políticos locais – são responsáveis pela prosseguimento da iniciativa. O governador afirmou que a parceria é um marco no trabalho de consolidação do Polo Industrial de Manaus

e vai estimular o desenvolvimento de tecnologia e a qualificação de mão de obra no Estado. “Você consolida cada vez mais o Polo Industrial com isso. Hoje todas as motos são desenvolvidas aqui com tecnologia trazida de outros países. Estudos feitos no Japão, na China, ou seja, a tecnologia ainda é totalmente importada e agora poderá ser feita aqui. Com essa parceria da UEA, a gente vai poder formar engenheiros que vão pesquisar e criar novas tecnologias para o polo de duas rodas”, disse.

Programa de talentos “Por meio do convênio procuramos oferecer uma nova oportunidade de qualificação para nossos alunos. Naturalmente isso significa mais inserção dos nossos egressos no mercado de trabalho”, afirma o reitor da UEA, Cleinaldo Costa. Para serem incorporados no programa de talentos, os estudantes da UEA interessados deverão apresentar propostas de estudo à universidade explorando a indústria de duas rodas. Alunos e egressos da capital e do interior podem participar. A submissão de projetos já pode ser feita nas coor-

denações de pesquisa da instituição. A expectativa é que os estudos envolvam, principalmente, as áreas de segurança, economia de combustível e redução da emissão de carbono. “Para que consigamos conduzir os nossos trabalhos de desenvolvimento de novos produtos, precisamos de muitos recursos humanos. Assinamos o convênio com a UEA no sentido de trazer os talentos da Amazônia para crescerem conosco e termos o ‘know how’ de desenvolvimento de produtos no Amazonas”, enfatizou Mizoguchi.

Rabeta, a inovação regional Na ocasião, Omar Aziz aproveitou para sugerir que uma das primeiras linhas de pesquisa oriundas do projeto inclua a produção de equipamentos para atender necessidades regionais, como motores de rabeta e de popa, muito utilizados pela população ribeirinha não só do Amazonas, mas de todos os Estados da região amazônica. “O apelo que eu fiz foi por pesquisas com relação à fabricação de motores de rabeta e de popa, com preços mais acessíveis à população. Eles ficaram de fazer esses estudos e consolidar um polo importante”, ressaltou.


maskate.com.br

Novo bairro começa surgir com Prourbis

Manaus, 20 de setembro de 2013

Maskate

|05|

qResgate urbano e social vai beneficiar os moradores

Pacientes especiais recebem tratamento odontológico gratuito As obras de revitalização promovidas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), e que integram o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis) vem avançando, a cada semana, no bairro Jorge Teixeira, 3ª Etapa, zona Leste. Realizado pela parceria

entre a Prefeitura de Manaus e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Prourbis está promovendo um resgate urbano e social que vai beneficiar os moradores que habitam o bairro. Com previsão de entrega no dia 24 de outubro, aniversário de Manaus, o condomínio equivalente à área habitacional AH3, com 68 apartamen-

tos, estará passando, até o dia 21 de setembro, por trabalhos de acabamento como a aplicação de revestimento em geral e execução do muro de fechamento. Também com previsão de entrega para a mesma data, os 20 apartamentos da área habitacional AH1-A estão recebendo assentamento de esquadrias e execução de contrapiso interno.

Pais terão acesso a boletins dos seus filhos via Internet

As escolas públicas e particulares de Manaus poderão adotar o sistema de boletim escolar eletrônico para incentivar a participação dos pais na vida escolar dos alunos. De acordo com o projeto, que tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o boletim escolar eletrônico deverá conter dados com notas e frequência, sendo disponibilizados através da internet, mantendo o sigilo das informações, de forma que possam ser acessados somente pelo próprio aluno e por seus

representantes legais. Jacqueline destaca que caberá à Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), organizar, programar e implantar o boletim eletrônico nas escolas da rede municipal de Manaus. “As escolas municipais e as escolas particulares de ensino fundamental ficarão responsáveis pela alimentação do banco de dados com as informações que irão gerar o boletim escolar eletrônico”, informou a

parlamentar. De acordo com a vereadora Professora Jaqueline, pesquisas comprovam que o acompanhamento dos pais na vida escolar dos alunos é de fundamental importância, pois a formação de crianças e jovens é uma ação compartilhada. “A publicação do boletim escolar na internet, assim como a frequência dos alunos, irá facilitar o acompanhamento dos pais de alunos da rede municipal de ensino”, afirmou.

tico vai sair da Ponta Negra às 7h30 com destino até o Teatro Amazonas, no Centro da Cidade, e deve reunir mais de 1.500 bikers. O Dia Mundial sem carro foi criado pela Lei1.247, em 11 de junho de 2008, por

meio de projeto aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Além de fazer alusão ao Dia, o Pedala Turismo também vai agregar outras duas datas comemorativas: O Dia Internacional do Turismo, 27 de setembro, e a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro. Com a ação, e envolvendo os grupos ‘Jungle Bike’, ‘Amigos do Pedal’, e a Amazonastur, o evento pretende estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, apresentar uma ‘válvula’ anti-estresse e propõe às pessoas formas alternativas de mobilidade. “O dia 22 de setembro é uma oportunidade para que as pessoas experimentem vivenciar a cidade de outra forma e o Pedala Turismo.

Dia Mundial Sem Carro comemorado com o ‘Pedala Turismo’

Em comemoração ao ‘Dia Mundial Sem Carro’, dia 22 de setembro, a Comissão dos Ciclistas do Amazonas, com apoio da Prefeitura de Manaus, realizam neste domingo o ‘Pedala Turismo’. O passeio ciclís-

Nesta semana, as obras da área habitacional AH1 entraram na fase final de terraplanagem e execução de viga baldrame. Já os apartamentos duplex da área habitacional AH2 estão em plena construção. No local é possível ver a estrutura dos blocos de apartamentos onde os moradores vão morar e instalar estabelecimentos comerciais.

Professores e alunos do curso de Odontologia da Universidade Nilton Lins estão levando atendimento gratuito a portadores de necessidades especiais de Manaus. De acordo com a professora Carolina Rocha, oferecer tratamento odontológico gratuito é uma forma de aproximar o meio acadêmico da comunidade. O primeiro passo será fazer a triagem dos pacientes para que, em seguida,

o tratamento comece de forma efetiva. A ideia é favorecer os pacientes que têm menos condições de acesso a tratamento odontológico. “Resolvemos oferecer o serviço porque temos equipamentos de ponta e é uma forma de dar oportunidade a portadores de necessidades especiais que não têm oportunidades. Faremos limpeza, canal, restauração e extração”, afirma a professora Carolina.


maskate.com.br

Divórcio entre governo e empresas provoca estragos ao país

Manaus, 20 de setembro de 2013

Maskate

|07|

qBurocracia e política entravam interesses do setor produtivo

Fiscais preguiçosos

Faltou interlocução proativa entre as entidades e o gestor público para barrar mais um achaque fiscal. É o caso da compulsão fiscal na manutenção da cobrança adicional de 10% paga por empresas ao FGTS em demissões sem justa

causa. Uma operação de guerra foi montada no Congresso para que a base aliada mantivesse essa amoralidade fiscal. O governo mantém uma arrecadação de mais de R$ 3 bilhões e os parlamentares prometeram assegurar por Lei a utilização

É o argumento frio e objetivo do toma lá dá cá! Para assegurar a manutenção da receita, recolhida indevidamente há mais de 17 meses e a qualquer custo os parlamentares cobraram a liberação das próprias emendas, aqueles recursos destinados no Orçamento da União para redutos políticos de deputados e senadores. O critério eleitoral da decisão predatória que mantém a multa do FGTS recebeu promessa de liberação de

R$ 6 bilhões – o dobro da receita estimada - até o fim do ano em emendas. “Em um momento de sangria dos cofres públicos não é possível acabar com a cobrança”, sentenciou uma das lideranças do Congresso. Já foram retidos R$ 4,46 bilhões da multa de 10% desde abril de 2012 para reforçar o caixa do Tesouro. Nenhum centavo foi para o FGTS nem para a habitação popular, segundo o portal da Transparência.

Em nome de São Francisco

dos recursos na questão da moradia – Programa Minha Casa Minha Vida – posto que, até aqui os recursos foram utilizados para cobrir rombos no Orçamento. O divórcio entre governo e setor produtivo é, decididamente, temerário, pois

permite ações irracionais e nocivo à competitividade de um segmento produtivo já abalado por uma carga tributária e por uma legislação rígida e anacrônica, entregue a uma burocracia transformada em entidade refratária.

Normas que não regulam Um exemplo contundente é NR12, a Norma Regulamentadora 12 (NR12), revista recentemente, em nome da proteção do trabalhador. Um indicador eloquente desse divórcio. A proposta de adequar o parque existente, ou substituir por outras máquinas em que, mesmo se o trabalhador tentasse, ele não conseguiria se machucar, ilustra um legalismo frequentemente irracional, formulado por atores distantes e alheios ao chão de fábrica. A exigência de que máquinas de 10, 20 ou 40 anos passassem a atender às regras atuais, sem a avaliação da possibilidade desse atendimento. Um verticalismo decisório em cima da completa ausência do conhecimento que precede ao entendimento e equação inteligente de todas as questões. Diante

disso, sobram irracionalidades e excessos. Prazos absurdos de substituição de equipamentos à revelia das estatísticas que comprovam indicadores de segurança e confiabilidade. O rigor e a fiscalização indiscriminada atinge micro e pequenos empresários e até escolas de treinamento e qualificação técnica. O SENAI foi obrigado a redimensionar orçamento para atender o legalismo insensato, sob o risco de suspender atividades e refazer cronogramas por falta de flexibilidade e bom senso. Uma conduta que é responsável por interditar instalações e embargar obras em diversas regiões do país, gerando prejuízos incalculáveis, em nome do catastrofismo improcedente. É o chamado “grave e iminente risco”, subjetivo e danoso.

Para ilustrar mais ainda este divórcio entre poder público e agentes da economia, as empresas de Manaus se queixam historicamente dos gargalos de infraestrutura e se deparam, no cotidiano, com as dificuldades da modernização portuária, quase sempre debitada na contabilidade gerencial dos portos existentes. Olhando mais de perto o investimento dos armadores para suprir deficiências, agilizar a rotina de desembaraço e aumentar a performance

da sonhada competitividade, surge entre os fatores do atraso a conduta de fiscais responsáveis por autorizar liberação da rotina burocrática. Há relatos de fiscal que chega às 10h00 para trabalhar, sai para o almoço em torno de meio-dia, retorna bem depois das 14h00 e vai embora antes das 17h00. Não é um caso isolado nem novidade no setor, onde as empresas fazem sua parte, incluindo a geração de riqueza da qual emana a distribuição salarial.

Com redução drástica do investimento por todo o país em geral e no Amazonas, muito em particular, o debate sobre a unificação do ICMS, dentro da sonhada e cada vez mais improvável reforma fiscal, volta a mobilizar os atores políticos. Governadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste – é inútil divorciar viés eleitoral e interesse nacional ou respeito constitucional – combinaram uma ação espetaculosa. Partem para uma nova cruzada atrás de culpados para prestar contas e mover a atenção dos representados. Nada sugere clima de nego-

ciação e entendimento e as exceções asseguradas pela Zona Franca de Manaus têm tudo para virar o grande bode da expiação fiscal nacional. E quem tem competência (técnica, política e publicitária) terá mais chance de se estabelecer. Até aqui, quem sai perdendo é o país com a absoluta e procedente desconfiança dos investidores potenciais. Nesse contexto, a posição reafirmada pelo governo do Amazonas de manutenção de 12% para a ZFM é coerente e protegida pela Constituição, mas é prenúncio de conflito e muito embaraço para negociação.

Insegurança jurídica


|06| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 20 de setembro de 2013

Bacanal com travestis acaba em roubo e prisão qBichas dizem que ajoelharam, rezaram e levariam calote

Simulado de segurança para Copa do Mundo de 2014 A Secretária de Estado de Segurança Pública (SSP) realizou, por meio da Comissão de Segurança Integrada para Grandes Eventos (CSIGE), o 3º Exercício Simulado para a Copa do Mundo 2014 em Manaus. O objetivo da ação, coordenada pelo Corpo de Bombeiros, foi testar a capacidade das forças de segurança do Estado diante de uma ocorrência envolvendo incidente com produtos químicos, incêndio e explosão, além de mortos e feridos resultantes de tumulto em ônibus coletivo com turistas estrangeiros. O treinamento foi realizado em um posto de gasolina, localizado na avenida Torquato Tapajós e simulou a colisão entre um ônibus

de cerca de 20 torcedores estrangeiros e um caminhão de produto inflamável, após uma briga entre torcedores das seleções da Argentina e Inglaterra, que seguiam para um jogo entre as duas equipes na Arena da Amazônia. Na primeira fase do simulado, homens do Corpo de Bombeiros prestaram atendimento aos feridos, que foram encaminhados para um local próximo e receberam os primeiros-socorros, além de isolarem a área e evitarem possíveis explosões dos veículos envolvidos. Logo após o acidente, o trânsito foi interditado no local pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), com auxílio da Polícia Militar.

Dois travestis que fazem ponto ao lado do Fórum Henoch Reis foram presos na noite desta quarta feira, em uma ação conjunta dos tiras da 3ª Companhia Interativa Comunitária e do 3º Distrito Integrado de Polícia. O denunciante C.G.F, 41 anos de idade, procurou o 3º Distrito Integrado de Polícia afirmando que acabava de ser roubado na Rua Danilo Correa, por duas “mulheres” estranhas que aparentavam ser homossexuais. O homem roubado disse que usando de violência, as bichas roubaram o seu celular LG, uma quantia não especificada em dinheiro e vários documentos pessoais. A vítima afirmou que os travestis assaltantes entraram no seu carro subitamente e depois de usarem violência e força física na hora de roubar seu aparelho celular, saíram em disparada do local em rumo ignorado.

Fatos esclarecidos na delegacia

Depois da comunicação de assalto, duas equipes de tiras saíram em diligências pelo bairro e

encontraram na esquina do Fórum Henoch Reis, os gays A.S.N (17), vulgo Flavinha, e D.M.S (17), vul-

go MACARRÃO, os quais foram reconhecidos pela vítima como autores do assalto. Vítima e acusados foram conduzidos ao 3º DIP para prestarem esclarecimentos . Os travestis acusados afirmaram que CGF mentiu em depoimento e que na realidade ele procurou Flavinha e Macarrão para fazerem um programa e no final do suposto sexo, C.G.F não tinha dinheiro para pagar o referido programa, por isso eles resolveram pegar o celular da vítima. Diante do dilema e das controvérsias resolveram encaminhar todos os envolvidos os tiras do 3º DIP encaminharam todos para a Delegacia do Menor Infrator para que o caso fosse devidamente apurado.

Polícia e ANP atrás de flagrar gasolina batizada Uma Força Tarefa que envolveu fiscais do Escritório Regional da Agência Nacional de Petróleo no amazonas, Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Ipaam esteve em vários Postos de Gasolina de Manaus durante toda a manhã desta quinta-feira. O objetivo segundo explicou a delegada da Dema, Isolda de Castro, era averiguar a qualidade do combustível vendido, transporte e

armazenamento se estavam sendo feitos em condições adequadas sem risco ou perigo e se o licenciamento ambiental dos respectivos estabelecimentos estavam em dias. Por volta das 10 horas, segundo explicou o fiscal da ANP, Ricardo Reis, um posto de gasolina da avenida Torquato Tapajós, já havia sido multado e notificado por ter sido flagrado vendendo combustível em quantidade menor do que marcava a numeração da bomba de gasolina, o que confirma que o

consumidor ao abastecer seu veículo estava sendo lesado. A força tarefa, segundo disse o fiscal, se estenderia depois de passar pelos postos da Av. ConstantinoNery e Djalma Batista, para postos de abastecimento do Porto da Ceasa e São Raimundo, onde também existiam denúncias relacionadas a irregularidade na qualidade do produto e transporte de combustível que estaria sendo praticado de maneira irregular.


AGORA VOCÊ PODE USAR O CARTÃO MINHA CASA MELHOR PRA COMPRAR EM UMA TVLAR BEM PERTO DE VOCÊ.

CRÉDITO DE ATÉ 5.000,00 PARA VOCÊ COMPRAR MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS COM PAGAMENTO EM ATÉ 48 VEZES E JUROS REDUZIDOS!

VENTILADOR MONDIAL MESA 40CM V-45 / CÓD. 63345-3 À vista: R$ 105,00 1+5x de R$ 19,10 R$

12X

1+11

MAX

12,40

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

02 ANOS: R$ 29,23

1+5x de R$ 171,90

1+5x de R$ 43,30 FORNO MICROONDAS ELECTROLUX 18L MEF28 BR / CÓD. 63400-0 À vista: R$ 239,00

R$

12X

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

28,

20

MENSAIS

02 ANOS: R$ 69,36

BEBEDOURO ESMALTEC COLUNA EGC35B BR / CÓD. 57950-5 À vista: R$ 529,00

FOGÃO ESMALTEC BALI CRISTAL 4B 4003 BR / CÓD. 66382-4 À vista: R$ 345,00

1+5x de R$ 95,90

1+5x de R$ 62,50

12X

R$

1+11

R$

1+11

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

62,

12X

30

COND. AR ELECTROLUX SPLIT ECOTURBO 9.000 BTUS 220V TE09F/TI09F / CÓD. 67742-8 À vista: R$ 949,00

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

02 ANOS: R$ 66,81

R$

12X

1+11

MAX

111,90

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

02 ANOS: R$ 87,46

MÁQUINA LAVAR ROUPA ELECTROLUX 6KG LTD06 BR / CÓD. 67878-6 À vista: R$ 779,00 1+5x de R$ 141,00

40,70

12X

R$

1+11

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

02 ANOS: R$ 69,48

91,80

MENSAIS

02 ANOS: R$ 92,33

KIT KIT´S PARANÁ GOLDEN 6P 1968698 BR / CÓD. 67837-4 À vista: R$ 289,00 1+5x de R$ 52,40

12X

R$

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

34,00 MENSAIS

02 ANOS: R$ 30,85

1+5x de R$ 325,90

1+5x de R$ 162,10 SALA JANTAR VITÓRIA 6C 1006 BR PT / CÓD. 66999-7 À vista: R$ 895,00

CREDIÁRIO

PRÓPRIO

GARANTIA

FACILIDADE PARA

PAGAMENTO

LOJAS NA CAPITAL

E NO INTERIOR

ESTENDIDA

ENTREGA

RÁPIDA

MONTAGEM

GRÁTIS

12X

R$

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

105,

02 ANOS: R$ 78,64

40

MENSAIS

FREEZER ESMALTEC HORIZONTAL 500L EFH500 BR / CÓD. 61461-1 À vista: R$ 1.799,00

Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condição para plano no carnê TVLAR, entrada de 11,8% (1+11 iguais), com acréscimo de 7% de juros ao mês. Pagamentos no carnê TVLAR, entrade de 18,11% (1+5), com acrescimo de 4,4% de juros ao mês e pagamento nos cartões AMEX, VISA e MASTER. Ofertas válidas dia 19/09 a 21/09/2013. Para retirar seu cartão TVLAR RENEGOCIAÇÃO dirija-se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. DE CONTRATOS Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!

12X

R$

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

211,90

02 ANOS: R$ 92,56

MENSAIS


Sete Erros Cachimblema Labirinto Caça Palavras Piadas ANO 15 - Nº 2.364 - MANAUS/AM - 20/09/2013 - www.maskate.com.br

Semed coloca óculos e ignora invasão

Na tarde desta terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou para a reportagem de um jornal local que a invasão de um terreno destinado à construção de uma creche no bairro Zumbi 3 simplesmente acabou. Segundo o órgão, 200 famílias teriam saído sem motivo nenhum e com isso se vai dar prosseguimento às obras, paralisadas há cerca de dois meses e espera concluir até o fim deste ano. Infelizmente, quando a reportagem do tal jornal passou pela invasão,

não só a invasão continua no local, como aumenta a cada dia. Loteando o terreno, com placas com os nomes dos novos proprietários do terreno. Se o órgão for fazer alguma coisa para readquirir o terreno, é necessário ser antes deste quadro piorar. Verificando e remanejando os que precisam realmente de casas para outro lugar, para que o processo de reintegração de posse não acabe em conflitos policiais contra população como no invasão Celebridade no bairro Colônia Terra Nova.

A primeira etapa, onde fica o esqueleto físico da creche, foi invadida no dia 1º agosto por aproximadamente 100 famílias. Os lotes foram divididos de acordo com a chegada dos invasores, sendo que os primeiros terrenos medem por volta

de 10x7 metros. A justificativa dos invasores é que a área estava abandonada há 20 anos. Os primeiros ocupantes tentam se justificar dizendo que, depois de abandonada, a obra servia de esconderijo para usuários de drogas e criminosos.

Os primeiros que chegaram

Jogador é suspenso por morder pênis de rival em jogo

Madame também faz gato em poste público


|10| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 20 de Setembro de 2013

Raiderson Teco

TELECARINHO DO MASKATE

Nadma Mendes

Guta Maquiné

Angela Matos

Vaneth Rodrigues

Neto Gomes

Lucio Mauro

Larissa Mota

Elaine Costa

Andre Melo

Naldo Medeiros@naldosm2012

Kamilla Brasil@KamillaBrasil

Darcy barroso@RamosDbr

Rosi Matos@RosiMatosPT

Sesi recebeu a Blitz do Maskate

Estivemos no Sesi e em vez de nós divertir, fomos divertir os outros com a Blitz do Maskate. Com as músicas do dj Glenher Vegas, unidas com a alegria das maskatinhas Chunia, Lauren, Evilly e Priscila, além do maskatinho Alex animaram o povo do Sesi. Também distribuímos o nosso jornal Maskate para manter o povo muito bem informado.


maskate.com.br

Manaus, 20 de Setembro de 2013

O melhor das novelas

MALHAÇÃO

SANGUE BOM

Anita descobre que Sofia descartou Érico e Renata suas revistas de decoração ficam juntos

O policial avisa a Vera que denúncias falsas costumam ser feitas por pessoas próximas. Júlia agradece Frédéric pela ajuda com o trabalho e vê sua caixa misteriosa. Hernandez diz a Sofia que precisa muito falar com Ben, mas a menina desconecta o computador. Zelândia toma banho de sol em seu quar-

to, Omar a observa e acaba caindo da janela. Zumbito fica encantado com o trabalho de Vera. Junior observa Zelândia e acaba despencando da árvore, em cima de Maura. Anita mostras seus trabalhos em madeira para Bernardete. Pedro comenta com Vera que só pode ter sido Maura a autora da denúncia falsa.

JOIA RARA

Irene entra em pânico com a possibilidade da gravidez. Amora fica transtornada na presença de Fabinho e tenta expulsá-lo da casa de Bento. Érico avisa que vai buscar suas malas na casa de Verônica. Sheila começa a trabalhar na casa de Charlene. Érico e Renata ficam juntos. Plínio fica eufórico com a confirmação da gravidez de Irene.

Bárbara tenta convencer Natan a fazer o filme com ela. Érico e Verônica discutem. Amora descobre que Simone está trabalhando na Para Sempre e fica furiosa. Todos na Crash Mídia reclamam do comportamento de Érico. Malu comemora a gravidez de Irene. Giane fica indignada por Bento continuar casado com Amora.

Ernest chantageia Amélia SARAMANDAIA Aparadeira conta a Rochinha

que o bebê de Zélia tem asas

Ernest pede ajuda a Manfred para afastar Amélia de Franz. Mundo é detido por discutir com Ernest. Franz e Amélia se desentendem por causa da prisão de Mundo. Gertrude sente ciúmes ao saber que Ernest está apaixonado por Iolanda. Franz e Amélia fazem as pazes. Manfred pede a Benito que lhe dê infor-

mações sobre Silvia. Franz conta a Amélia que Ernest mostrou interesse em conhecê-la e que prometeu retirar a queixa contra Mundo. Manfred descobre que Silvia é filha de Heitor e pergunta se ela tem um plano contra os Hauser. Ernest chantageia Amélia, dizendo que retira a queixa contra Mundo se ela se afastar de Franz.

Aparadeira conta para Rochinha que o bebê de Zélia tem asas. Cazuza sente ciúmes de Risoleta com Aristóbulo. Gibão revela suas asas para a família. Marcina conta para Cazuza que precisou mentir para que Aparadeira guardasse o segredo da família de Lua. Zélia, Lua, Leocádia, Vitória e Gibão ficam encantados com o

bebê. Pedro tenta arrancar a flor da praça, mas Encolheu não permite. Cazuza grava sua conversa com Zico. Zélia e Lua temem por seu filho. Zico culpa Risoleta por sua ruína. Cazuza e Aristóbulo pedem para Gibão ajudá-los a denunciar Zico. Lua, Zélia, Vitória e Leocádia ficam nervosos com a rejeição do bebê ao leite materno.

Maskate

|11|

AMOR À VIDA

Félix proíbe César de entrar em casa

Silvia aconselha Pilar a fazer um acordo com César. Félix tenta convencer a mãe a não aceitar a proposta da advogada. Amarilys chora quando Niko diz que ela terá que deixar sua casa depois que o bebê nascer. Félix dá dinheiro para Ninho viajar. Aline discute com Lutero e destrata Valentim. Jonas instrui Márcia para

que ela ganhe o processo contra Atílio. Márcia e Atílio pensam um no outro. Félix pede para Vega testemunhar a favor de Pilar. Michel avisa a Patrícia que não ficará com ela por causa de Silvia. Leila reclama quando encontra Amadeu em seu quarto ao acordar da cirurgia. Thales tenta se comunicar com Nicole.


Jogador é suspenso por morder pênis de rival |12| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 20 de Setembro de 2013

O jogador australiano de rúgbi Anthony Watts negou que tenha mordido o pênis de um adversário durante um jogo no início deste mês. Watts foi punido com oito jogos de suspensão depois que um vídeo com a suposta agressão foi divulgado.

Assista ao vídeo. O incidente ocorreu em uma partida em Gold Coast há duas semanas entre a equipe de Watts, o Tugun Seahawks, e o Bilambil Jets. Watts foi acusado de morder o pênis de um atleta do Bilambil. “Eu estava usando um protetor

bucal e não há como eu ter mordido seu pênis. A alegação é ridícula. As pessoas próximas a mim sabem que não fiz isso”, disse o jogador do Tugun. Watts foi suspenso por má conduta desportiva durante o jogo pela Liga de Rúgbi de Gold Coast.

Esposa obriga homem Tubarão ‘rouba’ câmera a vender sofá vagina avaliada em R$ 40 mil Depois de casar, um americano de Detroit, no Michigan (EUA), fez um anúncio no site de vendas “Craigslist” de um sofá bizarro, com o estofado decorado com formas que lembram vaginas, já que sua esposa teria proibido o homem de manter o móvel. Conforme as informações do anúncio, o vendedor afirma que gastou “mais de US$ 20 mil (cerca de R$ 45 mil)” para modificar o sofá, de forma que ele tivesse essa aparência, e que está em perfeitas condições, além de ser

“único, todo feito em couro e extremamente confortável”. O vendedor pede US$ 4 mil (R$ 9 mil) pela peça curiosa, e pede que os interessados

entrem em contato por telefone. “Me casei e a esposa diz que ele precisa ir embora”, descreveu o responsável pelo anúncio.

Um fotógrafo que fazia imagens submarinas teve a câmera, avaliada em mais de R$ 40 mil, “roubada” por um tubarão, que abocanhou o equipamento e saiu nadando. Em entrevista ao jornal “New York Daily News”, Miguel Lasa contou que estava em uma expedição nas Bahamas quando, de repente, o animal surgiu e arrancou a câmera de suas mãos. “Como o equipamento tem braços e luzes ele atraiu a atenção do tubarão”, disse o homem. O profissional de 49 anos ainda conseguiu registrar o momento em que teve a máquina roubada e, felizmente, o tubarão ficou desinteressado e largou o equipamento cerca de 100 metros depois. “Não fiquei preocupado com a

PROMOTOR(AS) DE JORNAL Contrato Temporário

• Oportunidade para quem organiza a exposição, promoção e distribuição de exemplares a interessados garantindo sua visibilidade e atração externa em Manaus e no interior. • Exigimos: disponibilidade para dois turnos para quem é dinâmico, comunicativo e goste de interagir com o público.

Interessados encaminhar CV para administração@maskate.com.br

minha câmera, mas com minha segurança. Nunca vi algo assim, foi incrível”, garantiu Lasa.

Americano constrói ‘lanche monstro’ Um americano de Wauwatosa, no estado de Wisconsin, montou um lanche de mais de R$ 315 em um restaurante fast food, utilizando as 43 opções disponíveis no menu de sanduíches da loja. Nick, que possui um blog sobre comida, foi até uma unidade do McDonald’s para fazer o chamado “McEverything” (McTudo, em tradução livre), e fez questão de incluir também as opções de lanches servidas no café da manhã. O homem narrou a experiência em seu blog, e contou que não esperava que a obra monstruosa ficasse daquele tamanho. “Estava esperando algo com 60 centímetros, mas, como podem ver na foto, ficou mui-

to maior”, escreveu Nick. O pedido, que totalizou R$ 315, também incluiu um refrigerante diet, e Nick afirmou que não irá consumir tudo de uma vez. “Tenho o café da manhã, almoço e janta garantidos até a próxima semana ou mais!”, concluiu.


maskate.com.br

Manaus, 20 de Setembro de 2013

Maskate

|13|

Simulado para Copa mobiliza profissionais de segurança, câmeras e fotógrafos

Madame também faz gato em poste público A situação não está fácil para ninguém e aparentemente nem para os moradores dos condomínios de luxo da cidade. A Amazonas Energia afirmou que de janeiro a setembro, quatro condomínios de luxo foram pegos fazendo “gatos”. Fo-

ram 108 casas com ligações clandestinas e uma com desvio de energia. Também descobriram que em um deles existia uma subestação clandestina para fornecer energia para uma segunda torre de apartamentos.

Ao todo, os ricaços causam um prejuízo de R$ 210.329 para a concessionária. Vistorias estão sendo feitas em diversos condomínios graças a denuncias anônimas. Uma delas, realizada há uma semana, passou por 36 casas

do condomínio Forest Hill e constatou que apenas 10 estavam regulares com fornecimento de energia. Todos os irregulares tiveram o fornecimento de energia interrompido e foram multados. Que coisa feia, madame.

Saúde do Adolescente

Nesta quinta-feira (19), inicia a Semana da Juventude, evento criado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para adolescentes da comunidade Japiinlândia de 10 a 19 anos inscritos no Programa Saúde do Adolescente da UBS Lourenço Borghi. O evento será realizado na Escola

Municipal Padre Puga, na Rua José Monteiro, Japiim e tem o objetivo promover a saúde integral de adolescentes que fazem parte da Política Nacional de Saúde, além de ampliar o acesso aos serviços oferecidos pela Semsa, às informações em saúde e às atividades de cultura e lazer.

Na sexta-feira (20), das 8h30 às 12h, serão realizadas oficinas temáticas abordando “Gravidez na Adolescência”, ‘Saúde Bucal” e “Obesidade Infanto-Juvenil”. Haverá ainda oferta de serviços de saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar para

verificação de diabetes e avaliação antropométrica (peso e altura). O encerramento será realizado com atividade recreativa no City Park, km 32 da AM – 010, no sábado (21), das 8h às 17h. É melhor correr porque é uma semana mais curta já vista,com apenas três dias.

Nesta quarta-feira (18), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou o seu 3º Exercício Simulado para a Copa com 241 profissionais de segurança. O treinamento ocorreu na Avenida Torquato Tapajós, na altura do bairro de Flores. Durante o simulado, o tráfego ficou interditado no sentido Centro da cidade. A simulação foi de um acidente envolvendo um ônibus com turistas estrangeiros, que se deslocava para a Arena da Amazônia, e um caminhão que transportava botijas de gás. O simulado foi tão perfeito que até os curiosos e os câmeras de tv que existem nos acidentes foram devidamente representados por pessoas da SSP-AM que ficaram tirando fotos e filmando, acrescentando mais realismo para a simulação. Impressionante.

Pessoas caem da escada e Seminf pede paciência

Moradores da Rua Cruzeiro do Sul, da Redenção, estão revoltados com a demora da reforma na escada da via, que facilita o acesso dos moradores à escola do bairro, posto de saúde e pontos de ônibus. A escada está há cinco anos sem manutenção. A escada é utilizada principalmente por idosos e crianças, apesar de estar destruída. “Ela está toda quebrada. Já tiveram pessoas que caíram por conta das tábuas estarem soltando. A escada ajuda muito, pois para chegarmos até a rua principal é preciso caminhar por mais duas ruas”, disse a cabeleireira Iglair da Silva Coelho. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que já realizou levantamento do material para a reforma e ela será feita em poucos dias. Vamos torcer para que ela seja realmente rápida, antes de cair mais pessoas.


|14| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 20 de Setembro de 2013

ALDEIA GLOBAL

CACHIMBLEMA

CAร‡A PALAVRAS

LABIRINTO

MULTIMARCAS

3215-2050 Av. Castelo Branco nยบ 102 - Cachoeirinha


maskate.com.br

Manaus, 20 de Setembro de 2013

PIADAS

RECEITA

Proposta do Índio Três gringos — um alemão, um italiano, e um japonês — estavam passeando pelo meio da selva, quando de repente são pegos por um índio canibal. O índio lança uma proposta: — Tira pinto pra fora. Se os três junto dá 30 centímetros, índio dá liberdade. O alemão tirou o dele e fez a medida e deu 13 cm. O italiano tirou o dele e fez a medida, resultado 12 cm. E por fim o japonês também mediu o seu e deu 5 cm. Os três são soltos, e o japonês se vangloria: — Se meu pinto não tivesse com tesão nós tudo tava morto, né? Tatuagem no Pinto Um viajante japonês estava nos EUA onde arruma uma namorada cujo nome é Wendy. Em homenagem à namorada dele, ele tatuou no pau dele o nome dela; quando ele está com tesão, aparece todo o nome, mas quando não está, aparecem apenas a primeira e última letra do nome da garota: WY. Certo dia ele viajou para a África e quando estava no banheiro, vem um africano alto ao lado dele; o japinha da uma olhada no instrumento do cara e vê escrito WY no pau dele, e pergunta: — Você também tem uma namorada com o nome de Wendy? Olha, eu também tatuei o nome dela no meu pênis. E o africano acha estranho a atitude do japinha e diz: — Não, não tenho namorada. Aqui está escrito: “Welcome to the Africa, thanks for you visit, have a nice day” Encontro no Banheiro Estavam no banheiro um negão, um gaúcho e um japonês. O negão tira sua ferramenta para fora e canta: — Meu fuscão preto você é feito de aço... O gaúcho não quis ficar para tráz tira o seu e canta: — Nessa longa estrada da vida... O japonês indignado com aquela situação olha para os dois, tira o pau para fora e canta: — Cadê você que nunca mais apareceu aqui.

Maminha ao forno

Maskate

|15|

A VERDADE DOS SONHOS

Ingredientes

1 kg e 1/2 de maminha 3 tabletes de caldo de carne (sem dissolver) 3 colheres de sopa de manteiga Molho: 1 colher de sopa de farinha de trigo 1 xícara de chá de água Salsinha picada Modo de Preparo 1.Perfure a maminha para que o tempero penetre bem 2.Reserve 3.Em um recipiente, misture bem o caldo de carne com a manteiga 4.Besunte bem toda a carne com a mistura 5.Coloque em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno alto por cerca de 1 hora 6.Retire o papel, e deixe dourar por mais 30 minutos 7.Deixa esfriar um pouco, fatie a carne e reserve 8.Molho 9.Coloque o liquido que sobrar na assadeira (que vai sair da carne) em uma panela com a farinha de trigo e a água, mexendo bem 10.Deixe ferver ate engrossar um pouquinho e fizer um molho 11.Despeje sobre a carne, polvilhe salsinha e sirva 12.Dicas Pode substituir a água do molho pela mesma quantidade de vinho tinto 13.Se quiser mais mal passado, deixe menos tempo no forno sem o papel alumínio 14.Pode-se substituir a maminha por alcatra maturada, fica maravilhoso 15.E esta receita não fica salgada 16.Se quiser diminuir o tamanho da carne, é só diminuir as quantidades de caldo de carne e manteiga.

SETE ERROS

Dança - Estar dançando é sinônimo de tranqüilidade e riqueza interior. Ver alguém dançando: necessidade de se distrair. Sorte: borboleta.

Horóscopo do Dia Áries Mais entendimento, comunicação e facilidade comercial. Mercúrio e Marte indicam bom período para negociações, arranjos e ajustes. Os contatos fluem melhor. Procure estar aberto ao diálogo e disponível para aproveitar as oportunidades. Touro Mais determinação e vontade de empreender. Bom também para transformar o que não está a contento. Você pode fazer uma faxina em algo que precise de ajustes, pode ser desde uma gaveta até uma relação complicada. Gêmeos Em destaque, o suporte e a garantia de sócios, parceiros ou entidades comprometidas com você. Este benefício garante o avanço em seus projetos. Mas, pela manhã, a Lua fica fora de curso, prefira o período da tarde para iniciativas e decisões mais importantes. Câncer O período revela sua maturidade no mundo dos negócios, além de mostrar a verdade, a cumplicidade e o comprometimento em suas relações. Até que ponto é capaz de trazer magia e encantamento para o aqui e agora? Leão Preste atenção para não idealizar uma pessoa ou situação nem intoxicar-se com relações negativas. Abra-se à ternura sem perder-se na ilusão, tanto no comercial quanto no social. Procure se poupar de situações conflituosas, exercite o autocontrole. Virgem É importante cultivar diplomacia, gentileza e prudência ao se relacionar. O desafio é lidar com as demandas práticas e o ritmo acelerado dos acontecimentos, ao mesmo tempo em que dá asas para a inspiração e sensibilidade. Libra Época ideal para se desfazer de tudo o que impede seu crescimento. Qual é seu objetivo no trabalho? Quais são suas metas e seus projetos de longo prazo? O que é preciso finalizar de vez e já não condiz com sua evolução e maturidade? Período de curas e limpezas importantes.

CURIOSIDADES

Comidas que parecem saudáveis, mas não são 5. Sopa Pronta

Sopinha quente no friozinho ou senão quando ficamos com gripe é muito gostosa né!?, mas se você pensar, o ‘pozinho’ têm gorduras, conservantes de sobra e muito sódio. Segundo Lenycia Neri, diretora da Nutri4Life Consultoria em Nutrição: “A longo prazo, esse produtos podem causar problemas do coração, hipertensão e diversos tipos de câncer”. 4. Ketchup Há quem acredite que, por ser feito a partir de tomates, o ketchup não faça tanto mal assim. Afinal,tomate é um vegetal, né? Absurdo? Em 1981, a Secretaria de Agricultura dos EUA não achava. O órgão propôs que as escolas públicas americanas cortassem gastos com vegetais de verdade e os substituíssem pelo ketchup, bem mais barato. Uma polêmica parecida aconteceu em 2011, mas dessa vez o protagonista era a massa de tomate das pizzas. Sim, queriam convencer o mundo de que a massa de tomate das pizzas era um vegetal. Sim, o ketchup vem do tomate – e herdou da fruta algumas coisas boas, como o licopeno, um poderoso antioxidante. Mas, por outro lado, as receitas exageram no nível de açúcar e sal para padronizar o sabor e estender o tempo de validade do produto. E você já sabe: açúcar e sal, em excesso, não fazem bem. 3. Chocolate Diet Basicamente, a lógica é que se o chocolate é diet, ele têm menos açúcar e menos calorias. Só que não que é bem assim. Com a reti-

rada de um dos ingredientes, outro pode aparecer em maior quantidade para que o alimento não perca o sabor. No chocolate diet, retira-se o açúcar, mas a quantidade de gordura é maior que no chocolate tradicional. No fim das contas, neste caso o diet acaba tendo um valor calórico maior que o do tradicional. Vantagem zero (exceto se você não puder consumir açúcar, é claro). Com os alimentos light, a coisa não é muito diferente. 2. Sucos de frutas Sabemos que frutas são saudáveis, mas sucos são muito mais fáceis de carregar e não estragam se você esquecer a caixinha fechada na despensa por semanas. O problema está na quantidade de açúcar na receita. Não faz diferença se for néctar, suco de caixinha ou suco em pó onde todos podem ser ricos em açúcar, ter muitos conservantes e corantes e não ter todas as vitaminas encontradas na fruta. Aliás, até os sucos ditos ‘naturais’, ‘com 100% de fruta’ não são tão saudáveis assim, por exemplo, pode ter até duas colheres de açúcar para cada 200 mililitros. Nosso corpo não está adaptado para suportar doses altas de açúcar e sobrecarrega a produção de insulina, que gerencia o processamento de acúcar no organismo,tornando-se um diabético. 1. Barras de cereais Existem barras de cereais saudáveis. Mas nem todas são. Os vilões você já conhece: o açúcar em excesso e a gordura saturada. Fica ainda pior quando você percebe que nem todas as barras têm fibras. Da próxima vez, preste atenção nas informações nutricionais e na lista de ingredientes que estão na embalagem. Prefira sempre as barras com maior teor de fibras, menos gordura e mais frutas e grãos integrais.

Escorpião Lua cheia, emoções transbordantes. Você começa a colher os frutos do que foi plantado na Lua nova. Com Saturno em seu signo, seja mais profissional e menos passional. Sagitário O progresso vem na medida em que cultivar profissionalismo, honestidade, integridade e compromisso com a palavra dada. Invista numa comunicação competente. Lua fora de curso pela manhã, o período da tarde promete ser mais produtivo. Capricórnio Etapa construtiva que pede esforço e concentração de sua parte. Quando há amor, não medimos esforços. Mas com a Lua cheia, cuidado para não bater de frente com alguém. Aquário Você está com a corda toda, cuidado para não pressionar todo mundo com sua pressa costumeira! Procure não se estressar inutilmente e mantenha a calma para avaliar suas ações com mais tranquilidade. Confie em sua criatividade para superar qualquer desafio. Peixes Período agitado. Com a Lua cheia em seu signo, o desafio é equilibrar os compromissos profissionais e as responsabilidades de rotina com a vontade de fantasiar e viajar para outras realidades. As parcerias e a vida social também estão em destaque.


|16| Maskate

Manaus, 20 de Setembro de 2013

Jet Set

maskate.com.br

maskateecrau@gmail.com

Andressa Urach lança ensaio nu

Andressa Urach foi o centro das atenções na noite de quinta-feira, 18, em uma casa noturna do Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo. A vice Miss Bumbum 2012 escolheu um vestido transparente para lançar a revista “Sexy”, que traz seu ensaio nu. O modelito do vestido é parecido com um dos que Lorena Bueri, ex-gata do Paulistão, usou ao posar para um ensaio sensual esta semana. Andressa, que já foi capa da publicação em abril do ano passado, folheou a revista e reviveu suas poses clássicas, como virar o bumbum tapando a boca.

Sabrina Sato e João Vicente de Castro não esconderam de ninguém a boa fase do namoro e chegaram no aniversário de Matheus Mazzafera trocando carinhos. A apresenta-

Naldo e Moranguinho vão a show sertanejo

Andressa Urach foi o centro das atenções na noite de quinta-feO funkeiro fez participação especial durante apresentação da dupla serte-

Sabrina Sato troca carinhos com o amor

neja na noite da quarta-feira, 18, em São Paulo. Depois de viagem, Naldo e Moranguinho foram curtir a noite juntos em um show de e

Zezé Di Camargo e Luciano na noite da quarta-feira, 18.ira, 18, em uma casa noturna do Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo.

dora, que apostou em um look com transparência na lateral, e o ator prestigiaram o coquetel de inauguração do restaurante Tokyo Rose SP, no Itaim-Bibi, em São Paulo.

Anitta recebe o Bonde das Maravilhas em show

Depois de causar frisson ao deixar o sutiã à mostra em festa, Anitta recebeu o Bonde das Maravilhas no show que fez na madrugada desta quinta-feira, 19, na casa de espetáculos West Show em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. As meninas, recentemente emancipadas e liberadas para se apresentar, conversaram com Anitta no camarim e também posaram para fotos. No palco, elas apresentaram o “quadradinho de oito” e também o novo “quadradinho de borboleta”.

Ex-BBB Flávia Viana posa para campanha Com um maiô decotado, Flávia Viana posou para uma campanha e compartilhou o clique com os seus seguidores no Instagram. Na imagem, ela aparece exibindo o seu corpão. A ex-BBB também divulgou na rede social na noite desta quarta-feira, 18, outras fotos feitas para a campanha. Conhecida pela boa forma, Flávia recentemente dividiu com seus seguidores no Instagram que o exercício que a tem ajudado a manter o corpão tem sido andar de patins.


2364 isu  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you