Page 1

Cavalaria da Polícia Militar ganha reforço

Mais 20 policiais militares do Amazonas estão prontos para operações

ANO 15 - Nº 2.361 - MANAUS/AM -17/09 /2013 - www.maskate.com.br

Mandado de prisão para “Matador do Mauazinho” Doenças do PIM

Aline conta que está grávida

Mulher do ministro insinua corrupção em toda máquina pública

ESTUDANTES

Thainá Alves, de 24 anos, é candidata ao Miss Bumbum Brasil 2013

Apagão e descaso descrevem a rotina da energia em Manaus

Visita na Arena da Amazônia Tartarugas têm defensores anônimos

Governo Federal libera R$ 22,8 milhões para municípios do Amazonas

maskate.com.br


|02| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 17 de setembro de 2013

Sérgio Fonseca Jr.

CIDADE DOS MALUCOS

Santo do Dia

Doenças do PIM

É alto e preocupante o índice de afastamento dos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus por problemas ocupacionais. Neste ano, em comparação ao mesmo período de 2012, a taxa de crescimento é de quase 7%. E isso representa um prejuízo burro e múltiplo, para as empresas, governo e, especialmente, para o trabalhador.

São Roberto Belarmino

Gestão (in) competente Existem técnicas, cuidados e gestão competente de revezamento para equacionar a questão. É o predomínio do lucro rápido que compromete o conjunto dos atores envolvidos mais à frente e prejudica a reputação do modelo ZFM como um todo.

Trânsito infernal na av.boulevad amazonas com falta de de fiscais de trânsito

O dia 17 de setembro na História

Esvaziamento cultural

As intenções foram boas, mas os resultados são pífios. De janeiro a junho de 2013, os museus administrados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), tiveram redução de 40% na frequência de público. Na soma, receberam 73.816 visitantes, de acordo com a Seplan, e em relação a 2012, no mesmo período, foram computados 119.043 visitantes.

Reestruturação já!

Desinteresse ou falta de articulação entre os organismos públicos? Somente na comparação do mês de junho, houve redução de mais de 45% nas visitas. Ou seja, é progressivo o esvaziamento. E sugere a necessidade de uma reestruturação de propósitos e estratégia.

Gestão desgastada

1776 - Espanhóis inauguram o Presídio de São Francisco. 1787 - É assinada a Constituição dos Estados Unidos da América 1793 - Revolução Francesa - o Comitê de Salvação Pública inicia a repressão sanguinária conhecida como “O Terror”. 1843 - Inaugurada a Universidade do Chile.

Museu, aquários, parques, enfim, alternativas de lazer sadio, são uma carência para os jovens e turistas que vivem ou visitam Manaus. Isso significa que a oferta não tem encontrado receptividade ou a publicidade merecida. Ou que o gestor precisa ser devidamente motivado ou substituído.

1861 - Enfrentamento armado entre tropas nacionais argentinas e as de Buenos Aires, com vitória das primeiras, significando um importante avanço para a unificação do país.

UEA em Apuí

1862 - Batalha de Antietam - importante batalha da Guerra Civil Americana. Nenhuma outra batalha da história dos Estados Unidos causou morte de mais soldados estadounidenses

É louvável e necessário constatar a instalação de um novo núcleo da Universidade do Estado do Amazonas em Apuí, município que faz limite com o Mato Grosso e começa a sofrer as sequelas de uma ocupação predatória. Resta saber a ambição do projeto e sua integração com a economia local.

num único dia.

ONU.

1894 - A Confeitaria Colombo é inaugurada no Rio de Janeiro.

1960 - Avião em que transportava Dag Hammarskjöld (um DC-6B) cai no Congo.

1934 - A União Soviética passa a fazer parte da Sociedade das Nações.

1971 - Carlos Lamarca, guerrilheiro do VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), é morto com cinco tiros por uma patrulha militar em Ipupiara, no interior da Bahia.

1939 - Stalin ataca a Polônia (v. História da Rússia). 1944 - Segunda Guerra Mundial - começa a batalha de Arnhem, na Holanda, que vai até o dia 25 e é considerado o último êxito do Exército alemão, também considerado o dia do fracasso do general britânico Montgomery; mais de 1400 soldados mortos. 1946 - É aprovada a 4ª Constituição Brasileira. 1946 - Instalada a Guerra Civil na Grécia. 1948 - O Conde Folke Bernadotte é assassinado em Israel quando exercia seu trabalho de mediador para a resolução da questão Palestina (v.Boinas azuis). 1957 - Malásia é admitida como Estado-Membro da

1974 - Bangladesh, Granada e Guiné-Bissau são admitidos como Estados-membros das Nações Unidas. 1978 - Dado o primeiro passo para um acordo de paz entre Israel e Egito. 1980 - O ex-presidente da Nicarágua, Anastásio Somoza, é assassinado em Assunção, no Paraguai. 1985 - Soyuz T-14 acopla-se à estação espacial Salyut 7. o Brasil, ocorre o primeiro grande apagão de sua história. 1988 - Iniciam os Jogos Olímpicos de Seul, marcado pela quebra do recorde olímpico dos 100 metros rasos por Ben Johnson, que pouco tempo depois, seria afastado das competições por doping.

Versículo do Dia

NINGUÉM MERECE! • Em clima de pré-temporada eleitoral é importante não descuidar das expectativas, cobranças e funções do papel acadêmico no processo de desenvolvimento. • No ranking da Folha, publicado há uma semana, a UEA ficou em último lugar, atrás de Piauí e Acre, num total constrangimento à sua gestão. • Paga pelas indústrias e com dinheiro de sobra, a UEA existe há 12 anos e precisaria de uma revisão emergencial, de estratégias e conteúdo. • Nasceu com cursos de fagote e oboé, para agradar alguns interesses, mas não tem curso de engenharia naval nem de alimentos, pra dar uma noção de seus ajustes emergenciais.

Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade. Salmos 40:11 ÓTIMO – Provocam certos transtornos no trânsito as obras da Prefeitura em alguns locais de Manaus. Mas são situações temporárias que objetivam melhorar as vias trafegáveis. BOM – A Vigilância Sanitária anda fiscalizando as condições de higiene em que são preparadas as refeições de pequenos restaurantes que funcionam dentro das feiras. PÉSSIMO – A casa noturna “Forró de Nós” no Tarumã tem sido palco de constantes assassinatos nos finais de semana. Neste domingo mataram mais um. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Gerente de marketing: Luma Mendes| marketing@maskate.com.br Chefe de Reportagem: Almir Cardoso | redacao@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

Roberto Francisco Rômulo Belarmino veio ao mundo no dia 4 de outubro de 1542, em Montepulciano, Itália. Era filho de pais humildes e católicos de muita fé. Tiveram doze filhos, dos quais seis abraçaram a vida religiosa, tal foi a influência do ambiente cristão que proporcionaram a eles com os seus exemplos.O menino Roberto nasceu franzino e doente. Talvez por ter tido tantos problemas de saúde nos primeiros anos de existência, dedicou atenção especial aos doentes durante toda a vida. Embora constantemente enfermo, Roberto demonstrou desde muito cedo uma inteligência surpreendente, que o levou ao magistério e a uma carreira eclesiástica vertiginosa. Em 1563, foi nomeado professor do Colégio de Florença e, um ano depois, passou a lecionar retórica no Piemonte. Em 1566, foi para o Colégio de Pádua, onde também estudou teologia e, em 1567, mudou para a escola de Louvain, sendo, então, já muito conhecido em todo o país como excelente pregador. Em 1571, tendo concluído todos os estudos, recebeu a ordenação sacerdotal e entrou para a Companhia de Jesus. Unindo a sabedoria das ciências terrenas, o conhecimento espiritual e a fé, escreveu os três volumes de uma das obras teológicas mais consultadas de todos os tempos: “As controvérsias cristãs sobre a fé”, um tratado sobre todas as heresias. Mais tarde, em 1592, Belarmino foi nomeado diretor do Colégio Romano, que contava com duzentos e dois professores e dois mil estudantes, entre os quais duzentos jesuítas. Lá, realizou um trabalho de tamanha importância que, algum tempo depois, foi nomeado para o cargo de superior provincial napolitano, função em que ficou apenas por dois anos, pois o papa Clemente VIII reclamava sua presença em Roma, para auxiliá-lo como consultor no seu pontificado. Nesse período, produziu outra obra famosa: “Catecismo”, que teve dezenas de edições e foi traduzido para mais de cinqüenta idiomas. Com a morte do papa Clemente VIII, o seu sucessor, papa Leão XI, governou a Igreja apenas por vinte e sete dias, vindo a falecer também. Foi assim que o nome de Roberto Belarmino recebeu muitos votos nos dois conclaves para a eleição do novo sumo pontífice. Mas, no segundo, surgiu o novo papa, Paulo V, que imediatamente o chamou para trabalharem juntos no Vaticano. Esse trabalho ocupou Belarmino durante os vinte e dois anos seguintes.


maskate.com.br

Apagão e descaso descrevem a rotina da energia em Manaus Como que é possível ser feliz e viver numa cidade que é a sexta economia do país e mergulhada em constantes apagões? É muito vexame viver sob constantes interrupções de energia elétrica. Em 2006, Manaus iria receber a energia do gasoduto, e o mundo seria azul de tanta luz. E sabe o que aconteceu? Nada. De concreto, resta um grave problema que tem gerado insatisfação nos empresários, comerciantes e principalmente na população. Equipamentos eletrônicos queimados e prejuízos econômicos é uma triste realidade, enfrentada na cidade, quando há ausência do serviço. Infelizmente a falta de luz elétrica abrange também o cotidiano dos moradores dos municípios do Amazonas.

Manaus, 17 de setembro de 2013

Maskate

|03|

qLinhão de Tucuruí virou conversa pra boi dormir!

Sentada, parada na pedra do porto O Brasil tem dois sistemas isolados ao Norte; o Acre/ Rondônia, que foi interligado em 2009, e o Manaus/Macapá, que inclui Amazonas, Amapá e o oeste do Pará, e está sendo interligado agora. Como o sistema local é obsoleto, ficou a cargo da Amazonas Energia a compra e a instalação de novos equipamentos, mais potentes. O prazo para cumprir o trabalho foi longo. Desde a

licitação até a conexão no mês passado, a instalação do linhão levou cinco anos, três a mais do que o previsto. Nesse meio tempo, a distribuidora não fez quase nada. Das cinco novas subestações previstas, só uma foi concluída. De quatro linhas de transmissão projetadas, duas estão em obras. Por causa do atraso, só 10% da capacidade do linhão é utilizada.

Impasse pecuniário

Jogo do flamengo E apesar disso, a bancada federal se reveza no anúncio das soluções. Enquanto, isso o povo padece o apagão com agravamento do problema nos fins de semana, na hora do jogo do Flamengo. Neste último, diversos locais entre eles: O Distrito Industrial, Petrópolis, Coroado, Parque Dez, Cidade Nova, Coroado, Parque das Laranjeiras, Tancredo Neves, Centro e Manoa ficaram sem o serviço, alguns o dia todo, em outros houve uma oscilação de energia por várias vezes, lamentável, já que no fim de semana é quando as famílias querem estar no conforto do seu lar utilizando o condicionador de ar ou o ventilador descansando, o que não acontece, pois a Eletrobrás – Amazonas Energia não fornece a nós consumidores um serviço com qualidade. E ri com a humilhação que provoca.

Como o abastecimento de energia da Região Norte oficialmente deixou de ser isolado do resto do País, criou-se um impasse financeiro: os R$ 2 bilhões gastos com a compra do combustível das térmicas deveriam ser pagos exclusivamente pelos consumidores locais. Como o mercado é diminuto, o custo poderia chegar a R$ 70 MW/h. Para as famílias, significaria um adicional na conta de luz de R$ 15 a R$ 20 por mês - um

valor alto, considerada a renda média da região. Para as indústrias, o custo de produção daria um salto olímpico. No Norte estão a Zona Franca de Manaus e importantes empresas que são grandes consumidores de energia. A lista inclui a Vale, que tem na Amazônia a maior exploração de minério de ferro. “O custo de produção aumentaria de tal maneira que poderia inviabilizar a produção de muitas empresas”, diz um executivo.

Somos um sistema isolado Para evitar o rombo local, o Ministério de Minas e Energia publicou em 2 de agosto uma portaria criando um regulamento diferente para o Norte. A medida determina que a região, apesar de estar tecnicamente interligada ao sistema nacional, permanece subordinada às regras do sistema isolado até a conclusão das obras de distribuição. No setor, agora se diz que no Norte vigora “sistema semi-isolado” de abas-

tecimento. Economia suspensa. O mais grave nesse limbo técnico e regulatório é que a prometida economia de R$ 2 bilhões vai ficar para depois - e que parte da conta será paga pelo Tesouro Nacional. Até o ano passado, os recursos para cobrir o custo das térmicas nas região do sistema isolado eram cobrados na conta de luz de todos os brasileiros e depositados na Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

Descaso crônico

Compulsão fiscal

Descaso maior é quando o cliente liga diversas vezes para o call Center e não é atendido. Resta torcer para a Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional tomem ptovidêcias, exijam a presença do presidente da Eletrobrás, do ministro das Minas e Energia, para prestar os esclarecimentos quanto ao descaso crônico na trato e fornecimento de energia em Manaus

No início do ano, a CCC foi absorvida por outro encargo, a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), também cobrada na conta de luz. Como o governo prometeu reduzir o valor da energia, parte da CDE passou a ser coberta com recursos do Tesouro Nacional. Há outra questão em suspenso: já não é possível garantir que o fim do sistema isolado vai render a prometida economia de R$ 2 bilhões. Segundo Hermes Chipp, diretor do Operador Nacional do Sistema (ONS), que monitora o abastecimento no País, as térmicas ficarão ligadas após a conclusão da interligação para garantir a segurança do abastecimento. A linha de transmissão feita para suportar 1.800 MW/h vai operar com 700 MW/h e picos eventuais

Linhão da ficção! e em todo o Estado. Há alguns anos, o Ministério de Minas e Energia adotou uma política de acabar com as indicações políticas para os cargos, da então Manaus Energia – pra inglês ver - e centralizou todas as operações da empresa no Rio de Janeiro. A sociedade segue humilhada e merece urgentemente uma resposta, afinal a população não tem porque suportar tanta picaretagem.

A linha de transmissão Tucuruí-Macapá-Manaus é uma obra fascinante. Suas 3.351 torres, que chegam a ter 295 metros de altura - o equivalente a um prédio com 100 andares -, atravessam quase 1,8 mil quilômetros de selva. Mas os R$ 3,5 bilhões investidos na construção tinham um objetivo ainda mais grandioso: interligar a maior parte da Região Norte ao sistema elétrico nacional. E oficialmente,

a conexão já se deu. E ocorreu em 9 de julho com a conclusão da linha. Mas, na prática, não é bem assim. O Norte segue consumindo cerca de R$ 2 bilhões por ano para pagar o combustível de 27 térmicas. O motivo: a Amazonas Energia, distribuidora do grupo Eletrobrás, atrasou a sua parte das obras, segundo o Estadão. Mais um exemplo de sua extrema e crônica incompetência.

de 900 MW/h. O restante do consumo será mantido pelas térmicas. A prioridade será usar as térmicas a gás. Hoje há oito em operação. Mas, dependendo da demanda - local e nacional -, nada impede que sejam acionadas algumas ou todas as 19 térmicas a diesel e óleo combustível, as mais caras, cuja energia chega a custar R$ 1 mil o MW/h.

8838-6916

(VIVO)


|04| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 17 de setembro de 2013

Muito lixo jogado no rio provocapodridão na Manaus Moderna

Zona Máxima de Restrição de Circulação é desrespeitada No dia 8 de abril deste ano entrou em vigor a lei que restringe o trânsito de carretas e similares como caminhões e baús no Centro da cidade. No entanto, dá para perceber diariamente para quem está nesta área, que a falta de fiscalização prejudica e praticamente invalida a determinação legal da Prefeitura de Manaus. Muitos desses veículos de grande e médio portes, continuam parando em locais proibidos para embarque e muitos desembarques de mercadorias. O trânsito que já é complicado, engarrafa e fica realmente preju-

dicado. Veículos pesados acessaram diariamente nos horários da manhã e à tarde, as barreiras da Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC), Carretas, caminhões e baús só têm autorização para transitar e descarregar mercadorias somente nos horários noturnos, mas a Lei Municipal está sendo redondamente deixada de lado. Não é difícil para ninguém, ir ao centro da cidade, principalmente na área da Escaria dos Remédios e confirmar a falta de respeito de motoristas e carregadores que são seus ajudantes.

Nem lojistas colaboram com a fiscalização

Também donos de estabelecimentos comerciais, que não querem pagar adicionais noturnos para seus funcionários, para trabalharem á noite recebendo as mercadorias nestes horários, são apontados como os principais responsáveis por esse desmando na Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC). Para condutores e ou-

tros ocupantes de carros de pequeno porte e também para os pedestres que acabam prejudicados pela realização incorreta esse serviço proibido pela Prefeitura de Manaus, que provocam engarrafamentos e ocupação de vias de acesso, é um verdadeiro inferno se mobilizar no centro da cidade por conta desse desrespeito.

Lixo, muito lixo acumulado no beiradão e dentro do rio na orla marítima da Manaus Moderna em pleno centro da cidade. Falta consciência de todo mundo segundo a denúncia. Os donos de embarcação, os passageiros e ainda por cima, alguns feirantes são denunciados de despejar no rio sempre nas madrugadas: caixas e caixas de verduras, frutas e outros alimentos estragados, numa atitude deplorável e inaceitável, devido a poluição que isso causa ao meio ambiente, principalmente naquele local de grande movimentação de pessoas diariamente. “Esse lixo todo aqui jogado no rio, entre as embarcações ancoradas e até na calçada do beiradão da Manaus Moderna, está se acumulando ainda mais e não é falta de placas indicando e orientando para que as pessoas evitem despejar lixo. Muita gente desobedece e até o resto das refeições a gente vê eles atirando no rio. Tem gente que come na embarcação antes da mesma desatracar e o resto dos alimentos com os “bandecos” e tudo, são atirados no rio numa completa falta de higiene e falta de colaboração para se manter o meio ambiente limpo e sem detritos nas águas”, disse o comerciante de estivas do mercadão Gergório Leite, um dos denunciantes da situação de extrema sujeira na Manaus Moderna.

qPessoas não colaboram com a limpeza pública

A reportagem do Maskate esteve na Manaus Moderna e confirmou que o rio está entulhado de tudo o que é tipo de sujeira. Houve a informação de que

a Prefeitura através de sua Secretaria de Limpeza Pública, sempre atua no local com garis que chegam lá de barco para remover lixo do rio, levar a terra firme e

Garis removem sujeita mas falta de consciência é maior

depois retirar tudo do local em caminhões, mas pessoas sem consciência das embarcações ou da própria feira, e até populares que transitam por ali, insistem

e deixar o locar imundo e prejudicial às águas, aos seres humanos. Aos peixes e outras espécies aquáticas e ao meio ambiente como um todo.


maskate.com.br

Ministério do Trabalho está apinhado de vagabundos

Manaus, 17 de setembro de 2013

Maskate

|05|

qMulher do ministro insinua corrupção em toda máquina pública

Picaretagem de Picler

Se gritar pega ladrão, não fica um no ministério do Trabalho. E se levar em conta o que diz Dalva Diz, a mulher do ministro, não fica ninguém no serviço público federal. No mes-

mo dia em que a Polícia Federal prendeu três funcionários do Ministério do Trabalho acusados de desviar recursos da pasta, o Tribunal de Contas de Santa Catarina decidiu pedir ao Tribunal de

Contas da União investigação de denúncias que ligam a mulher e o chefe de gabinete do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias (PDT-SC), a irregularidades em convênios abastecidos

por dinheiro do ministério em Santa Catarina. O Estado é a base eleitoral de Dias. Pela lógica adotada por Dona Dilma, vai muita gente pro olho da rua, a começar pelo titular da Pasta.

Provas do crime Roubalheira gulosa Os indícios são generosos e se equivalem a batom na cueca para comprovar adultério. Relatórios do órgão apontam suposto dano ao erário e favorecimento de três entidades, uma delas ligada ao PDT, em parcerias de R$ 2,1 milhões, firmadas nas gestões de Dalva Maria de Luca Dias, como secretária estadual de Assistência Social, Trabalho e Habitação do Estado, e Rodrigo Minotto, então coordenador do Sistema Nacional do Emprego (Sine) no Estado. Dalva Dias, atual presidente do PDT em Florianópolis (SC), foi secretária estadual de maio de 2007 a julho de 2010. Rodrigo Minotto, o chefe de gabinete do ministro, ocupou vários cargos públicos indicado por Manoel Dias, entre eles o de superintendente regional do Trabalho em Santa Catarina.

Na última segunda-feira, o TCE-SC determinou o envio das auditorias e da documentação dos convênios ao TCU, que fiscaliza e pune irregularidades no uso de verbas federais. Dos R$ 2,1 milhões previstos, 83% vinham do Ministério do Trabalho, na época comandado por Carlos Lupi (PDT-RJ), padrinho político de Dias, que liderava o partido em Santa Catarina. O TCU já havia deliberado apenas sobre formalidades da contratação das três entidades por dispensa de licitação, o que considerou legal. Mas diante de novas constatações, como eventual dano aos cofres públicos, informou ao Estado que voltará a avaliar o caso e, se necessário, aprofundará as investigações.

Vagabundos oferecem emprego

Até o início das investigações pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, em 2008, ao menos R$ 1,5 milhão havia sido repassado às entidades.

Cabia a elas dar cursos profissionalizantes variados a trabalhadores, de vigia a costureiro, por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional,

mantido pela secretaria e executado pelo Sine. Segundo o TCE-SC, houve aprovação de despesas sem “caráter público”, “ilegítimas e genéricas”. Os auditores constataram que nem sequer houve menção aos tipos de aula que as contratadas dariam no edital de convocação das entidades. “Quais critérios foram adotados para a escolha? Se não havia nos autos esses elementos mínimos, pergunta-se: como a secretaria distribuiu entre os institutos os cursos que pretendia contratar?”, questiona um dos relatórios. As disciplinas e os materiais necessários foram apresentados pelos institutos contratados, e não pela secretaria, que demandava os serviços.

Destino de R$ 393 mil em pagamentos, o Instituto Wilson Picler é do ex-deputado federal pelo PDT Wilson Picler. A entidade chegou a gastar R$ 16 mil com a compra de 82 bicicletas para distribuir como brindes. Para os auditores, “despesa que não possui caráter público”. A defesa da ex-secretária alegou, porém, que as bicicletas foram compradas pelo instituto sem consentimento da pasta. As auditorias mostram que as des-

pesas eram genericamente descritas. Na proposta de preços da Associação de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural de Santa Catarina (Adesc), gastos de R$ 196,8 mil, aprovados por Dalva, aparecem como “outros materiais necessários”. A entidade recebeu R$ 836 mil. Na Amea, contemplada com 362 mil, ao menos R$ 82,4 mil foram apresentados como “kit material”, “diversos” ou “matérias-primas”.

Ao todo, a secretaria autorizou ou fez gastos de quase R$ 400 mil indevidamente, segundo o TCE-SC. O órgão, porém, focou sua análise só nos recursos estaduais dos convênios. As irregularidades foram apuradas em 2008 e confirmadas em mais dois relatórios, mesmo após esclarecimentos de Dalva e Minotto. “As alegações de defesa e documentos apresentados são insuficientes para elidir

todas as irregularidades”, concluíram os auditores. O tribunal catarinense diz que só aguarda a assinatura de suas autoridades para remeter o processo ao TCU. Na decisão tomada na última segunda-feira, entendeu que a responsabilidade pela apuração de danos e aplicação de punições é do órgão federal, pois a maior parte dos recursos dos convênios é proveniente da pasta do Trabalho.

Convênios de fachada


|06| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 17 de setembro de 2013

Mandado de prisão para “Matador do Mauazinho”

Morreu de ataque do coração quando fugia Ewerton da Costa Cagi, 20, FOI PRESO por roubo majorado (Artigo 157 do Código Penal Brasileiro). Tiras da 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), botaram as mãos no ladrão na rua Canoa Quebrada, bairro Campos Sales, Zona Oeste da capital. A prisão aconteceu após os PMs serem acionados por duas mulheres que foram assaltadas supostamente por Ewerton. Um menor de idade com 15 anos, fugiu correndo, passou mal e caiu no chão vindo a falecer em poucos minutos de

ataque do coração, segundo registro da polícia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado mas quando chegou ao lugar ele já havia morrido. De acordo com Peritos do Instituto de Criminalística (IC) que estiveram no local, não havia nenhuma lesão externa no corpo do adolescente. O resultado do laudo da necropsia realizado no Instituto Médico Legal (IML), que irá apontar as causas da morte, ficará pronto no prazo de 30 dias.

Esfron pega criminoso e bota atrás das grades O programa “Esfron” da Polícia Civil do Amazonas, sob comando do Delegado Normando Barbosa, titular da Delegacia Interativa de Polícia de São Gabriel da Cachoeira, município distante 852 quilômetros de Manaus, prendeu, Adezimar Aparício Balieiro, 42, por envolvimento com facções criminosas daquela localidade. O acusado foi preso em cumprimento de mandado de prisão expedido no último dia 12 de agosto pelo juiz da Comarca de São Paulo de Olivença, Manuel

Amaro de Lima. Adezimar foi capturado na rua Santos Dumont, bairro Rui Barbosa, no município de Tabatinga, distante 1.108 quilômetros da capital. Após os procedimentos cabíveis, Adezimar foi encaminhado para o presídio de São Paulo de Olivença, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Estratégia Estadual de Segurança Pública na Fronteira (Esfron) é uma iniciativa do Governo do Estado, desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Considerado com um dos mais perigosos bandidos da história de crimes do bairro Mauazinho – Zona Leste, José Matheus da Costa Vieira, 24, vulgarmente conhecido pela alcunha de “Sapo Goré”, ele foi preso em uma ação conjunta de tiras do 29º DIP e 29ª Cicom da PM, nesta segunda-feira por volta das 6 horas em sua casa no Beco Natal. Um mandado de prisão expedido pela Justiça e encaminhado ao delegado Jamilson Filho foi finalmente cumprido tendo em vista que “Sapo Goré” sempre foi muito difícil de ser localizado apesar de sua fama de matador e ameaçador no bairro Mauazinho. O delegado lembrou que José Matheus, é o mesmo bandido que no ano passado colocou a prêmio a cabeça do tenente da PM Gustavo Lehnemann, oferecendo R$ 40 mil para quem o matasse. E não foi somente o tenente PM que teve sua vida colocada em risco porque o próprio delegado Jamilson Filho, estava ameaçado por “Sapo Goré”, justamente porque vinha atuando todos os

dias com os tiras do 29º DIP, para prendê-lo e cumprir o mandado de prisão. Para se ter

uma idéia de sua periculosidade, “Sapo” é considerado um dos mais perigosos matadores

do Mauazinho e já responde a pelo menos cinco processo de assassinato a ele atribuídos.

“Taradão” procurado já foi capturado A equipe de investigação do 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), prendeu o mototaxista José Mario da Silva Soares, 25, em cumprimento de mandado de prisão temporária por envolvimento em estupro, expedido ontem pela juíza do plantão criminal Lídia de Abreu Carvalho Frota. José Mario foi preso na casa dele, localizada na rua Vitória, bairro Novo Israel, Zona Norte da capital. Ele é suspeito de estuprar uma

mulher de 21 anos no último dia 4 de setembro, no bairro Monte das Oliveiras. O caso foi registrado no 18º DIP, no dia seguinte ao fato. Ainda de acordo com Ivo Martins, o mandado de prisão temporária em nome de José Mario é de cinco dias. Caso outras vítimas compareçam ao 18º DIP e façam o reconhecimento do homem como autor de outros possíveis crimes, será possível pedir a conversão do mandado de temporário para provisório.


maskate.com.br

Cavalaria da Polícia Militar ganha reforço

Manaus, 17 de setembro de 2013

Maskate

|07|

Alunos da rede pública visitam Arena da Amazônia

Mais 20 policiais militares do Amazonas estão prontos para operações de policiamento montados em cavalos. O grupo concluiu nesta sexta-feira (13) curso promovido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) com vistas à preparação para a Copa do Mundo e reforço às ações do programa Ronda no Bairro. Os alunos foram habilitados para atuação montada, primeiros socorros, equitação, direitos humanos e técnicas de contenção e transporte, além de cuidar da saúde do animal com noções em hipologia (higiene e profilaxia). O curso foi realizado pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp) e teve a duração de dois meses e carga de 160 horas de aulas, em período integral, realizado no Comando de Policiamento Especializado (CPE), que coordena a unidade de policiamento montado da Polícia Militar. Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, os cursos são abertos a todos os agentes das forças policiais do Amazonas e de outros estados, como forma de

Alunos da rede municipal de ensino de Manaus, com idades entre 10 e 11 anos, visitaram, no último sábado, o canteiro de obras da Arena da Amazônia e ficaram encantados com a grandiosidade do local que irá receber quatro jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A visita foi organizada pela Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (Comed/CMM), presidida pela vereadora Therezinha Ruiz (DEM) com apoio da Unidade Gestora da Copa (UGP-Copa). Os alunos, da Escola Municipal Guilherme Barbosa Barker, localizada no bairro de Santo Antônio, zona Oeste, agora fazem parte do grupo de aproximadamente 50 mil pessoas que visitaram o canteiro de obras da Arena desde o inicio da construção, segundo informou o coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango Neto. “Além do Projeto Eu visitei a Arena, semanalmente recebemos várias turmas de escolas, de faculdades, turistas para apreciar a construção”, afirmou Miguel. Ele destacou que as obras estão 80,3% concluídas. Durante a visita, a verea-

integração das estratégias de segurança. “Nesse de policiamento montado, por exemplo, tínhamos um policial da PM de Roraima aprendendo as nossas técnicas”, disse. Vital disse que a SSP desenvolve um cronograma de capacitação e atualização profissional dos policiais, com

mais de dois mil servidores do sistema participando de cursos como análise criminal, mediação de conflitos, segurança de dignitários, adestrador de cães, línguas estrangeiras (inglês e espanhol) e libras, entre outros. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Almir David, explicou que

para que seja possível a prestação de serviços de melhor qualidade à população. “Estes recursos são o compromisso que a presidenta Dilma assumiu na Marcha dos Prefeitos. R$ 3 bilhões

para ajudar financeiramente as prefeituras de todo o país. É um recurso que todos nós sabemos que vem em muito boa hora. É um compromisso feito pela presidenta que está sendo honrado no dia de hoje”, afirma a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. A liberação foi sancionada e anunciada na última terça-feira (10). Os recursos, que não têm vinculação orçamentária, serão repassados para as prefeituras em duas parcelas: a primeira metade, de R$ 1,5 bilhão, agora, e a segunda parte com previsão para abril de 2014.

Governo federal libera R$ 22,8 milhões

O governo federal inicia o depósito do repasse financeiro de R$ 3 bilhões para municípios dos 26 estados e o Distrito Federal. Na primeira parcela, o estado do Amazonas será beneficiado com R$ 22.890.605,38

o policiamento montado é um dos mais tradicionais nas instituições em todo o país, e ajuda na proximidade com a população. “Além da altura do cavalo, que ajuda o policial ver determinadas áreas, as pessoas se aproximam mais e tem curiosidade de conhecer esse tipo de ação”, disse.

dora Therezinha Ruiz destacou a importância da participação das crianças ainda na fase de construção do novo estádio, bem como o benefício no aprendizado de cada uma delas. “A princípio eu vi que era um momento de um aprendizado cultural e histórico visitando essa obra gigantesca, agora conversando com os professores, vi o quanto vai ser bom, porque na próxima semana eles vão desenvolver atividades escolares baseadas na visita à Arena”, destaca a parlamentar. Para o gestor da escola Sidney Araújo, a visitação ao novo estádio irá trazer um enriquecimento cultural e histórico tanto para os alunos, como para os professores. “É muito importante participarmos dessa fase histórica para o Amazonas, é uma satisfação enorme ter levado às crianças”, ressalta o diretor. Para a aluna Joanny Gomes, 11, a visita à obra marcou a história em sua vida como estudante e como cidadã manauara. “Quando a Arena ficar pronta e aparecer na televisão, vou me lembrar desse momento, porque estive aqui, que eu vi o que estava acontecendo”, diz a aluna.


AGORA VOCÊ PODE USAR O CARTÃO MINHA CASA MELHOR PRA COMPRAR EM UMA TVLAR BEM PERTO DE VOCÊ.

CRÉDITO DE ATÉ 5.000,00 PARA VOCÊ COMPRAR MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS COM PAGAMENTO EM ATÉ 48 VEZES E JUROS REDUZIDOS!

• HDMI • USB • Design Atrativo e Moderno com tecnologia de imagem • Cores vibrantes em imagens maravilhosas apresentadas em uma belíssima tela LED

TV CCE 32” LED HDTV LT32G / CÓD. 67854-3 À vista: R$ 995,00

TV PANASONIC 39” LED 1+5x de R$ 267,90 VIERA HDTV R$ TCL39B6B / CÓD. 67840-5 12X1+11 À vista: R$ 1.479,00

1+5x de R$ 180,30 R$

12X

1+11

MAX

117,20

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

02 ANOS: R$ 343,33

VENTILADOR MONDIAL MESA 40CM V-45 / CÓD. 63345-3 À vista: R$ 105,00 1+5x de R$ 19,10 R$

12X

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

174,20

NO CREDIÁRIO TV LAR

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

02 ANOS: R$ 469,16

12,

R$

12X

MENSAIS

1+11

02 ANOS: R$ 29,23

MAX

1+5x de R$ 43,30

CREDIÁRIO

PRÓPRIO

12X

R$

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

FOGÃO ESMALTEC BALI CRISTAL 4B 4003 BR / CÓD. 66382-4 À vista: R$ 345,00

20

MENSAIS

02 ANOS: R$ 69,36

GARANTIA

FACILIDADE PARA

PAGAMENTO

LOJAS NA CAPITAL

E NO INTERIOR

02 ANOS: R$ 70,99

62,30 MENSAIS

02 ANOS: R$ 66,81

1+5x de R$ 123,30

ESTENDIDA

ENTREGA

RÁPIDA

MONTAGEM

GRÁTIS

12X

R$

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

R$

12X

1+11

MAX

80,00 MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

02 ANOS: R$ 87,46

1+5x de R$ 141,00

1+5x de R$ 62,50

28,

MENSAIS

1+5x de R$ 95,90

50

COND AR ELECTROLUX 7.500BTUS EC07F 110V / CÓD. 57434-1 À vista: R$ 679,00

FORNO MICROONDAS ELECTROLUX 18L MEF28 BR / CÓD. 63400-0 À vista: R$ 239,00

23,50

BEBEDOURO ESMALTEC COLUNA EGC35B BR / CÓD. 57950-5 À vista: R$ 529,00

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

RÁDIO GRAVADOR PHILIPS 1+5x de R$ 36,00 CD MP3 USB R$ 1+11 AZ1837 / CÓD. 65514-7 12X À vista: R$ 199,00

40,

02 ANOS: R$ 69,48

70

MENSAIS

MÁQUINA LAVAR ROUPA ELECTROLUX 6KG LTD06 BR / CÓD. 67878-6 À vista: R$ 779,00

Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condição para plano no carnê TVLAR, entrada de 11,8% (1+11 iguais), com acréscimo de 7% de juros ao mês. Pagamentos no carnê TVLAR, entrade de 18,11% (1+5), com acrescimo de 4,4% de juros ao mês e pagamento nos cartões AMEX, VISA e MASTER. Ofertas válidas dia 16/09 a 18/09/2013. Para retirar seu cartão TVLAR RENEGOCIAÇÃO dirija-se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. DE CONTRATOS Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!

12X

R$

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

91,80

MENSAIS

02 ANOS: R$ 92,33


maskate.com.br ANO 15 - Nº 2.361 - MANAUS/AM - 17/09/2013 - www.maskate.com.br

Batucando no Almirante Hall lotado aos domingos Em click Chico Teles, Cesar, Rivaldo presidente do MAG e Sebastião Junior.

Havaí fará mudanças para mulher ter sobrenome enorme O Departamento de Transportes do Havaí (EUA) pretende aumentar o espaço para nomes em carteiras de motorista e identidade depois que uma mulher, Janice Keihanaikukauakahihuliheekahaunaele, ficou revoltada por não ter o nome completo impresso em seus documentos.

74 médicos do Mais Médicos chegam ao Amazonas

Eles são originários de vários lugares como México, Bolívia, Peru e até alguns são brasileiros formados no exterior e aceitaram o desafio cobrir o buraco da falta de médicos em lugares mais isolados. 74 dos 128 do programa Mais Médicos chegaram e já foram levantando a bandeira branca, prevendo possíveis conflitos com médicos locais, em decorrência da nada calorosa recepção que foi feita para outros médicos estrangeiros nos estados, com insultos como “escravos”. A médica cubana Adela Fernandez disse esperar que os profissionais brasileiros respeitem os estrangeiros. “Os médicos não têm que ter resistência conosco, pois estamos aqui para ocupar o nosso lugar e não tirar o lugar de ninguém, nem querer ser melhor que ninguém. A única coisa que queremos é trabalhar cotovelo com cotovelo”, afirmou. E essa é a vontade não só dela, mas de todos, principalmente da população que vai receber esses médicos e PRECISA de

médicos não importando se eles vem do cafundó do Judas. Outro preocupado em trabalhar na Amazônia, é o cirurgião plástico português Lázaro Freire, acreditando que trabalhar na Amazônia é uma oportunidade de cumprir um papel social. “A vontade de trabalhar aqui é algo que vem de um tempo atrás. Tenho colegas em Portugal que me falaram sobre a Amazônia, sobre as dificuldades do território e considerei que era importante colaborar onde ninguém quer vir, mas onde as pessoas precisam muito de ajuda médica. Todos fazemos a diferença, diariamente, com nossos atos”, disse. Todos eles passarão por um treinamento para conhecimento de doenças da região e até o dia 22 serão enviados para os municípios onde irão trabalhar. Então, por favor, senhores médicos que não querem trabalhar longe da cidade, parem de encher o saco dos que dispostos a ir para interior, estrangeiros ou não. Obrigado.

Blitz chega na Djalma Batista Dionísio é

FLOR DO CARIBE

algemado e Cassiano avisa que ele irá para a cadeia


|10| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 17 de Setembro de 2013

Kethyman Correia

TELECARINHO NO MASKATE NA TV

Marcela de Oliveira

Marcos Paulo

Maysa Coêlho Aury Garcia

Isla Santos

Júnioh Rodrigues

Karol Pacheco

Marcelo Martins

Roberto Campainha

Alan Silva @Alan_Pessoa

Alexandre Rabelo @raBloalexandre

josinaldo ferreira @josinaldofmonte

Samuel Lobato @showmansam

Blitz chega Djalma Batista Como coisas importantes não se pode deixar acontecer uma única vez, voltamos para a Avenida Djalma Batista, para fazer a farra da Blitz do Maskate. Agora o nosso quadro de promotores aumentou, temos a ajuda do maskatinho Alex para a alegria das gatinhas, além, é lógico do nosso dj Glenher Vegas. Levamos também as sempre lindas maskatinhas Chunia, Lauren e Emilly para trazer alegria para a população e distribuir o nosso jornal Maskate.

PROMOTOR(AS) DE JORNAL Contrato Temporário

• Oportunidade para quem organiza a exposição, promoção e distribuição de exemplares a interessados garantindo sua visibilidade e atração externa em Manaus e no interior. • Exigimos: disponibilidade para dois turnos para quem é dinâmico, comunicativo e goste de interagir com o público.

Interessados encaminhar CV para administração@maskate.com.br


maskate.com.br

Manaus, 17 de Setembro de 2013

O melhor das novelas

FLOR DO CARIBE

SANGUE BOM

Maskate

|11|

AMOR À VIDA

Aline conta para César que está grávida

Dionísio é algemado e Cassiano avisa que ele irá para a cadeia Amora procura Simone

Pilar discute com César e enfrenta Aline. Félix consola a mãe. César avisa a Aline que vai reatar seu casamento com Pilar. Patrícia implora para que Guto saia de seu apartamento. Michel exige que Silvia se consulte com Glauce. Sem querer, Daniel beija

Manolo decide ficar em Vila dos Ventos. Lindaura sugere que os ciganos fiquem acampados em um terreno próximo ao sítio de Veridiana. Cassiano e os tenentes conseguem assumir o comando do voo sem que Dionísio perceba.

Hélio desconfia de Castro, quando o advogado avisa que foi contratado por seus pais para defendê-lo. Juliano se oferece para ajudar Natália com seu projeto de pesquisa. Dionísio é algemado e Cassiano avisa que ele irá para a cadeia.

SARAMANDAIA Tibério e Candinha se transformam em uma só árvore Giane afirma a Bento que não foi Fabinho quem incendiou a Toca do Saci. Amora fica abalada ao saber da presença de Simone e finge não conhecê-la. Madá incentiva Malu a sair com Maurício. Tina fica deslumbrada com Barrabás. Érico rece-

be alta do hospital. Plínio pede que Irene apoie Bento. Brenda finge ser uma esposa dedicada a Perácio. Silvia convida Fabinho para trabalhar na Crash Mídia. Rosemere leva Xande para se matricular em um supletivo e Brenda fica furiosa.

JOIA RARA

Ananda morre e monge diz que ele renascerá

MALHAÇÃO

Sofia e Flaviana fazem uma limpa no armário de Micaela Vai ser dada a largada para a mudança no visual de Micaela (Lais Pinho). O primeiro passo é a renovação completa do guarda-roupas da menina, missão comandada por Flaviana (Anna Rita Cerqueira), assessorada por sua fiel escudeira, Sofia (Hanna

Romanazzi).A dupla começa jogando as roupas da menina no lixo, o que a deixa desnorteada. “Na boa, Flá, missão impossível melhorar isso aí,” diz ela, pessimista. É, parece mesmo que vai dar trabalho transformar essa gatinha borralheira em princesa!

Perséfone, que fica encantada. Bernarda descobre os planos do neto com o flagrante que armou para César. Félix discute com o pai. César convence Pilar a perdoá-lo e exige que Félix deixe sua casa o quanto antes. Aline conta para César que está grávida.

Franz diz a Amélia que pedirá que Ernest não demita Bento. Mundo não gosta de ver Ernest cumprimentar Iolanda. Manfred demonstra interesse por Amélia. Franz manda um rádio de presente para Ananda nos Himalaias. Mundo diz a Iolanda que não gosta da amizade de Amélia e Franz. Sonan chora pela morte de Ananda. Franz e Amélia se beijam. Ernest demonstra satisfação com o trabalho de Manfred e reclama da distância de Franz dos negócios. Amélia sonha com um elefante enfeitado que lhe traz uma menina de 10 anos.

Helena desiste de atropelar Vitória. Vitória afirma a Risoleta que seu pai não acabou com Zé Mário. Gibão vê Firmino atentando contra Zé Mário e Vitória e Risoleta decidem esclarecer com Zico. Tibério pede para Pedro ajudá-lo a levantar

da cadeira. Vitória força Zico a confessar que ele foi o responsável pela morte de Zé Mário. Um raio atinge Encolheu no momento em que ele beija a flor da praça e a mesma cresce exageradamente. Aristóbulo afirma a Risoleta que vai ajudá-la a prender Zico.


|12| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 17 de Setembro de 2013

Funcionários são proibidos de falar e se barbear O presidente de um tribunal da Arábia Saudita proibiu seus funcionários de falarem de esporte durante a jornada de trabalho e se barbearem, informou no sábado (14) o jornal local “Al Sharq”. O juiz da província de Huta Tamim, ao sul da capital Riad, ameaçou punir com as medidas que considerar pertinentes os trabalhadores que não cumprirem suas ordens. Outra

das ordens impostas pelo juiz é a obrigação dos funcionários usarem uma túnica que cubra até o tornozelo. O magistrado elaborou uma lista com nove “irregularidades profissionais” que os empregados do tribunal cometem de forma reiterada, como falar em voz alta de esporte, principalmente de futebol. A lista também cita o uso de ipad, o atraso para voltar

ao trabalho após as refeições e a apresentação de atestados médicos falsos para faltar ao serviço. Além disso, o juiz acusou os funcionários de “espionarem” o tribunal para favorecer determinadas pessoas. A Arábia Saudita é governada por uma monarquia com poderes absolutos e o país é regido por uma rígida interpretação da sharia (lei islâmica).

Havaí fará mudanças para mulher ter sobrenome enorme

O Departamento de Transportes do Havaí (EUA) pretende aumentar o espaço para nomes em carteiras de motorista e identidade depois que uma mulher, Janice Keihanaikukauakahihuliheekahaunaele, ficou revoltada por não ter o nome completo impresso em seus documentos. A porta-voz

do departamento, Caroline Sluyter, disse que, até o fim do ano, o sistema vai permitir nomes mais longos, sendo 40 caracteres para nome e sobrenome e 35 caracteres para nomes do meio.O sobrenome de Janice, que mora na cidade de Kamuela, tem 35 letras, além de uma marca usada no alfa-

beto havaiano chamado de “okina”. Janice “Lokelani” Keihanaikukauakahihuliheekahaunaele não havia conseguido obter um documento com seu nome completo porque nem a habilitação ou mesmo a identidade tinham espaço suficiente para seu sobrenome.

Pais disputam corrida com carrinhos de bebê

Pais disputaram no domingo (15) uma competição com carrinhos de bebê em Vi-

lnius, na Lituânia. Os participantes tiveram que completar um percurso de 500 metros. A

corrida com carrinhos de bebê fez parte da tradicional Maratona de Vilnius.

Cobra guardada em garrafa de vinho morde mulher Uma mulher da província de Heilongjiang, na China, levou um grande susto e precisou ser levada ao hospital depois de ser picada por uma cobra que estava dentro de uma garrafa de vinho, e que saltou assim que o recipiente foi aberto. A chinesa, identificada como “Liu”, decidiu que iria adicionar mais álcool a uma garrafa de vi-

nho que continha uma cobra, produto normalmente consumido no país, quando foi mordida. Após receber tratamento no hospital para a inflamação da picada, Liu explicou que comprou a garrafa com a cobra ainda vida, mas em junho deste ano. A mulher informou também que consume o vinho com frequência para tratar reumatismo.


maskate.com.br

Manaus, 17 de Setembro de 2013

Adolescente larga a tabuada vai para forró e acaba morto A casa noturna ‘Forró de Nós’ mudará em breve o nome para ‘Forró de Eu’ depois do assassinato ocorrido dentro dela na madrugada deste domingo (15), quando um adolescente de 15 anos foi assassinado com 13 tiros no banheiro. De acordo com policiais da 20ª Companhia Interativa Comunitária (20ª Cicom), um homem não identificado invadiu a casa noturna, procurando o adolescente e o acertando com 13 tiros no banheiro. Também levaram chumbo os amigos do adolescentes, Felipe Alex Pereira de Souza, 20, levou bala nas costas e Sílvio Santos Menezes, 28, na perna. Todos foram levados para o Hospital 28 de Agosto, mas o adolescente morreu no caminho. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

de de veículos emplacados caiu 18,54% na comparação com o mesmo mês do ano passado. E quando o desespero bate a porta, coisas assim acontece: “Atualmente temos um sedã completo saindo por R$ 33 mil. No primeiro semestre, o mesmo veículo custava R$ 35 mil”, conta o gerente da concessionária A. “Neste mês, o modelo automático do Agile, passou de R$ 44.520, para R$ 41.509”, afirmou o gerente da concessionária B.

|13|

Tartarugas tem defensores anônimos

Na noite deste sábado (14), um homem morreu após ser atingido com um tiro na nuca, após estava capturando quelônios na comunidade Costa do Marrecão, em Manacapuru. Ninguém foi preso. Segundo informações da Polícia Civil, a vítima, um professor de educação física, saiu para pescar junto com outro homem, de 53 anos. Na tarde do sábado, os dois teriam sido advertidos por outras três pessoas, de identidades desconhecidas, sobre a proibição de se pescar na região. Os dois permaneceram na comunidade, conforme disse a polícia. À noite, ainda de acordo com a polícia, três homens armados, vestindo roupas camufladas, se aproximaram, agrediram os homens que pescavam quelônios e atiraram contra eles. A Polícia Civil informou ainda que o homem que pescava junto com a vítima pilotou a lancha com destino à Manacapuru. No entanto, a vítima já chegou morta à sede do município. O crime está sendo investigado pela Delegacia de Manacapuru. Pescadores de tartarugas, tenham medo.

É dando (descontos) que se recebe (clientes)

Não tá fácil para ninguém. As concessionárias que digam. Depois de três meses de quedas consecutivas no número de emplacamentos, elas vem investindo em ações promocionais, na redução de preços no último trimestre do ano e até descontos de 10% para tentar fazer os números de vendas crescerem. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em agosto, a quantida-

Maskate

Avenida Grande Circular pegou fogo (literalmente) Foi uma tarde de domingo (15) AINDA mais quente para a Avenida Grande Circular. Um incêndio casou estragos em três lojas, mas não houve feridos. O fogo começou em uma loja de cortinas e persianas, que ficou destruída, e se espa-

lhou até o teto de uma loja vizinha que foi parcialmente queimado e o forro de um terceiro comércio derreteu com o calor provocado pelo incêndio. A suspeita é que o incêndio foi originado devido um equipamento eletrônico ligado.


|14| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 17 de Setembro de 2013

ALDEIA GLOBAL

CACHIMBLEMA

CAÇA PALAVRAS

LABIRINTO


maskate.com.br

Manaus, 17 de Setembro de 2013

PIADAS Motivo do Tapa Um casal de velhinhos que se casaram ainda muito jovens está sentado na porta de um asilo, quando a mulher se levanta e dá um tapa na cara de seu companheiro: — Por que você fez isso? — perguntou o velho. — Isso é por você ter me dado todos esses anos de sexo ruim! — respondeu a velha. Passa-se 5 minutos, o velho se levanta e dá um tapa tão forte na velhinha que ela quase cai da cadeira. — Por que você fez isso? — Isso é por você saber a diferença entre sexo bom e sexo ruim! Viagra no Café A família estava à mesa para almoçar. E os garotos querendo sacanear com o avô colocaram viagra no café dele. Passados alguns minutos o avô levanta-se e anuncia que precisa de ir ao banheiro. Quando regressa passados uns minutos, tem as calças ensopadas... — O que é que aconteceu, vô? — Sinceramente não faço ideia. Precisei mijar, tirei o pinto para fora, vi que não era o meu e voltei a colocá-lo para dentro... Motivo da Compra Um garoto entra no armazém e pede ao vendedor: — Me dá um tubo de tinta spray preta. O vendedor não pode vender tinta spray a menores de idade e pergunta ao garoto: — Pra que você quer essa tinta? — É pra pintar uma cadeira. — Cadê a cadeira? O garoto não tem cadeira nenhuma pra pintar e sai puto da vida. No outro dia, ele volta ao armazém e pede ao vendedor um tubo de tinta spray amarela. O vendedor repete a mesma pergunta: — Pra que você quer essa tinta? — É pra pintar uma cadeira. — Cadê a cadeira? Mais uma vez o garoto fica puto da vida e vai embora. No dia seguinte, ele volta ao armazém com um saco na mão. Chama o vendedor e diz: — Vê o que é que tem aí dentro. O vendedor, curioso, põe a mão dentro do saco e fala: — Hum... o que é isso? Pastoso, meio morno... — Me dá um rolo de papel higiênico.

RECEITA Rocambole com massa de Nescau e leite ninho

Ingredientes Para massa: 1 lata pequena de Nescau 1/2 lata de leite ninho desnatado 1 lata de leite moça Para o recheio: 1 lata de leite moça 100 g de coco ralado Modo de Preparo Para a massa: Misture todos os ingredientes em uma vasilha grande e vá misturando com as mãos até desgrudar, caso seja necessário coloque um pouco mais de leite ninho na massa Depois abra a massa sobre um papel manteiga ou alumínio deixando-a no formato e na espessura de rocambole, mais ou menos 1 cm Para o recheio: Leve ao fogo mexendo sempre até desgrudar da panela e formar um doce, beijo, deixe esfriar um pouco mais com ele ainda morno espalhe por cima da massa deixando um espaço nas laterais Depois é só enrolar no papel com cuidado pelos lados maiores Leve ao congelador Depois de gelado pode colocar na geladeira.

SETE ERROS

Maskate

|15|

A VERDADE DOS SONHOS

Abandonar- Abandono é sempre indício de mudança de vida. Abandonar algo ou alguém: desejo de mudar. Ser abandonada(o): prosperidade.

Horóscopo do Dia Áries Não busque saídas fáceis e concentre-se em crescer aos poucos --passo a passo, com atenção e dedicação. Busque novas ferramentas e técnicas para realizar seu trabalho. Touro Momento favorável para obter uma visão totalmente nova para antigas questões. Com a Lua em Aquário, paira no ar um clima de curiosidade ampliada, há menor tolerância a restrições e controles. Gêmeos Novas oportunidades no mundo dos relacionamentos. Ao mesmo tempo, você explora novas dimensões de sua mente e sua imagem social está em pleno processo de expansão. Hoje a Lua segue fora de curso em Aquário, procure seguir o fluxo da vida Câncer É tempo de cultivar independência, de se afastar de dependências insanas. Com a Lua fora de curso em Aquário, promova revisões, prefira se dedicar ao que já estava em andamento. Leão É tempo de se ocupar com cada detalhe para que seu trabalho fique bem feito. Com o Sol em Virgem, aprimoramento é a palavra de ordem. Virgem Você afirma seu crescimento individual, busca a segurança e a estabilidade dentro de si mesmo. O Sol segue em seu signo e traz recompensas por desenvolver a autoconfiança e a generosidade. Mercúrio segue em Libra, procure se expressar com arte, diplomacia e beleza. Libra O desejo de amar se acentua, você transpira sensibilidade por todos os poros. Vênus e Netuno o inspiram a demonstrar suas emoções, a se abrir para novas dimensões da vida. O período é de purificação.

CURIOSIDADES

11 palavras de outras culturas sem tradução para o Português

1. Do alemão: Waldeinsamkeit Um sentimento de solidão, de estar sozinho na floresta em conexão com a natureza. 2. Do italiano: Culaccino A marca deixada sobre uma mesa por um copo gelado. 3. Do esquimó: Iktsuarpok O sentimento de antecipação que o leva a sair e verificar se alguém está chegando, e, provavelmente, também indica um elemento de impaciência. 4. Do japonês: Komorebi Esta é a palavra que os japoneses têm para quando a luz do sol é filtrada através das folhas das árvores. 5. Do russo: pochemuchka Alguém que faz muitas perguntas. Quem não conhece alguém assim? 6. Do espanhol: Sobremesa Aquele momentos após as refeições em que con-

versamos com as pessoas que estão à mesa. 7. Do indonésio: Jayus A gíria deles para alguém que conta uma piada tão sem graça, que você não pode deixar de rir em voz alta. 8. Do havaiano: Pana Poo Sabe quando você esquece onde colocou as chaves, e coça a cabeça, porque acha que, de alguma forma, isso vai te ajudar a lembrar? Esta é a palavra em havaiano. 9. Do francês: Dépaysement O sentimento que vem de não estar em seu país de origem – de ser um estrangeiro, ou um imigrante, de estar um pouco deslocado de sua origem. 10. Do urdu: Goya O urdu é a língua oficial do Paquistão e de outros cinco estados indianos. A palavra goya transmite uma noção de possibilidade e descreve a suspensão da descrença que pode ocorrer, muitas vezes através de uma boa narrativa. 11. Do sueco: Mångata O termo que indica o caminho que a luz lunar cria na água.

Escorpião Invista num estilo de vida mais ameno e prazeroso. Hoje a Lua fica fora de curso, procure relaxar. Evite o acúmulo de compromissos e o excesso de trabalho. Sagitário Sua mente está mais permeável e receptiva, é tempo de investir nas trocas, nos intercâmbios e na comunicação. Procure também dar vazão à vontade que sente de vivenciar o amor, a necessidade de ter filhos ou criar uma obra artística. Capricórnio A integridade com a palavra está em xeque. Isso implica em ser mais coerente entre o que diz e suas ações. Mudanças referentes a sua vocação, suas crenças e ideologias devem ser analisadas e planejadas. Aquário Mais sensibilidade, procure estar entre pessoas queridas. A Lua segue fora de curso em seu signo, pedindo que trabalhe com autonomia, que simplifique sua rotina e que se dedique a tarefas que já estavam em curso. Peixes Novos guias, terapeutas, grupos e amigos podem surgir, lhe mostrando outro estilo de vida ou trazendo mais segurança. Com o Sol no signo oposto, é importante se inserir no sistema de uma forma mais prática.


Manaus, 17 de Setembro de 2013

Cleomir

Click

|16| Maskate

Cleomir Santos cleomirlage@hotmail.com

João aristeu com a esposa Ana e a filhota Maria Eduarda.

Amazonas Alfabetizado e Prêmio de Gestão Escolar

Aniversário do primeiro ano de Alicia Chico Teles, Cesar, Rivaldo presidente Aranha com a família e amigos. do MAG e Sebastião Junior.

maskate.com.br

Tacila Lopes conquistou a medalha de ouro na Luta Olímpica

DESTAQUES EM FOCO

Sucesso TOTAL na volta do Batucando no Verão no Almirante, a noite encantou a todos os torcedores do Garantido. Presença marcante de Israel Paulain e Sebastião Junior a dupla que emociona e encanta junto com a Batucada show. Os “esquentas” do Samba Manaus são no Lappa Bar. O evento marca o start para o Samba Manaus 2013, que neste ano, acontecerá nos dias 11 e 12 de outubro, no Sambódromo e contará com doze atrações nacionais. Começa as eliminatórias da escola de samba A Grande Família para a escolha do samba enredo para o Carnaval 2014. Com o tema “Ednelza Sahdo – Uma Estrela em Cena”, a escola vai homenagear a grande dama do teatro amazonense. A premiação para o primeiro colocado é de R$ 3 mil e troféu. Tacila Lopes da Silva, 12, aluna do 5º ano da Escola Municipal Firme na Fé, Alvorada III, zona Oeste, conquistou a medalha de ouro na Luta Olímpica nos Jogos Escolares da Juventude de Natal 2013. Foi realizado em Manaus o XXI Congresso da ABMCJ - Palestra A Contribuição da Mulher no Fortalecimento e Desenvolvimento da Zona Franca de Manaus, como Coordenadora de Mesa a Dra. Lidia de Abreu Carvalho Frota e Palestrante - Ana Maria Oliveira de Souza, Coordenadora Geral de Estudos Econômicos. Revelados os atletas que defenderão o estado no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, que acontece de 28 de outubro a 3 de novembro, em Bento Gonçalves (RS). Mirim, André Murchie, Infantil ,Manoel Neto,Juvenil ,Leonardo Soares,Abs e Fem,Alice Lavareda. A aula inaugural dos permissionários do Mercado Adolpho Lisboa, nos cursos de qualificação, será realizada nesta segunda-feira, 16, às 18h, na Escola Estadual Vicente Schettini, localizada no bairro Aparecida. A iniciativa da capacitação é da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Centro (SEMC).

PARA REFLETIR

Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende ao que ensina. Cora Coralina.

Festa para a matriarca Dora Mendonça com filhos, netos e bisnetos.

Joilto e Rossy Amoedo mostram a União dos torcedores do Caprichoso

Torcida União Azul rcebeu amigos e Rossy Amoedo

XXI Congresso da ABMCJ Associacao das Mulheres da Carreira Juridica.

2361 isu  

Edição 2361

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you