Issuu on Google+

Garotas desaparecidas

Bandidos incedeiam carros e cortam a luz no bairro dos evangélicos

TERROR BOTA FOGO E DESAFIA RONDA NOS BAIRROS

Saúde pública é coisa séria Pilantragem Federal

Renata Molinaro - Panicat

ANO 15 - Nº 2.352 - MANAUS/AM - 04/09/2013 - www.maskate.com.br

Colocar mais médicos e oferecer menos leitos, equipamentos e medicamentos é transferir a responsabilidade

Guerreiros Mura vence Festival de Ciranda

Félix consegue convencer o juiz a internar Paloma

Brasileiro corta essencial e mantém supérfluo Turismo de compras do brasileiro desequilibra balança comercial

“Cadeia não tem como me segurar”


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 04 de setembro de 2013

CIDADE DOS MALUCOS

Um caneco amarrado ao bebedouro. Esse foi o flagrante que se não representar miséria em repartição pública é o cúmulo da falta de higiene.

O dia 04 de setembro na História tros de Portugal

Pilantragem Federal

1871 - É proclamada a República Francesa.

O Diário Oficial da União divulgou esta semana a desapropriação do hotel Lunik Garden Spa & Resort, que funciona na cidade de Lapão Roliço, São Paulo que será transformado em presídio de segurança máxima. No referido estabelecimento prisional, os condenados pelo escândalo que ficou conhecido por “Mensalão” cumprirão as penas em regime fechado.

1882 - Thomas Edison acende pela primeira vez, na central de eletricidade a iluminação elétrica comercial.

Mensaleiros

Questionado o motivo pelo qual o projeto somente será iniciado quando os mensaleiros forem conduzidos à prisão, Eduardo explicou que “foi uma grande coincidência. Já pensamos nisso há muito tempo, mas só agora foi possível viabilizar”. O ministro lembrou que as cadeias brasileiras estão entre as piores do mundo. “Essa situação foi inclusive constatada pelo presidente do Supremo (Tribunal Federal). Está na hora de mudar essa triste realidade”

Que pena!

Segundo o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, “a iniciativa faz parte de um projeto que tem por objetivo garantir mais dignidade aos brasileiros que cumprem pena. A dignidade da pessoa humana é um princípio constitucional”, afirmou o petista.

Guerreiros

A majestosa e faceira Manacapuru, a grande campeã do folclore, folia e comunhão da Ciranda, arrebata a emoção da floresta. Deu Guerreiros Mura, com 280 pontos. A 17ª edição do evento aconteceu entre de sexta a domingo, em Manacapuru a 84 quilômetros de Manaus, na arena do Parque do Ingá. A agremiação vencedora teve como tema a trajetória do Manelinho, personagem clássico das cirandas.

Estrada

As obras na duplicação da rodovia Manoel Urbano serviram de estimula para uma multidão de pessoas que foram prestigiar a festa da Princesinha do Solimões. Nenhum acidente e excesso de fiscalização não atrapalhou em nada. Brilho total dos cirandeiros.

Zona Franca

A redução da remessa de lucros das empresas para o exterior e a balança comercial mais fraca, por causa das importações de petróleo, contribuíram para o déficit maior que o esperado nas transações do país com o mundo. Em julho, foi de US$ 9 bilhões. De janeiro a julho, o déficit acumulado foi de US$ 52,5 bilhões.

Zona Franca II

A saída de dólares do Brasil é negativa para a saúde das contas externas quando supera os investimentos vindos de outros países. Foi o que aconteceu no mês passado e no acumulado do ano no Brasil com reflexos no PIM.

NINGUÉM MERECE! • 5 de Setembro teremos desfile cívico dos estudantes das redes de ensino publico no Sambodromo • Dia 7 de Setembro a parada militar com desfile do Exército, Marinha, Aeronáutica, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Colégio Militar e forças militares de países vizinhos. • São duas festas cívicas sob os símbolos da Pátria e a máxima de Ordem e Progresso. Sem espaço para badernas e oportunistas. Que fique bem claro!

476 - Queda de Roma, delimitando o início da Idade Média. 1781 - Fundação de Los Angeles, com o nome de El Pueblo de Nuestra Señora La Reina de los Ángeles de Porciúncula. 1842 - Casamento de Pedro II do Brasil com a princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon 1856 - Pau dos Ferros torna-se município do Rio Grande do Norte 1865 - Início do governo de Joaquim António de Aguiar como presidente do Conselho de Minis-

1888 - George Eastman registra a marca Kodak e recebe a patente por sua câmera que usa rolo de filme. 1910 - É fundado o município de Santa Rosa de Viterbo (inicialmente chamado Ibiquara). 1911 - Início do governo de João Chagas como presidente do Ministério de Portugal. 1925 - É instituído o dia do Patrono da Marinha do Brasil como sendo o dia 13 de dezembro, através do Aviso do Ministro da Marinha, nº 3.322. 1930 - A Cidade da Paraíba

passa a chamar-se João Pessoa (Brasil). 1935 - A Cidade pernambucana de Paulista é emancipada. 1947 - Burkina Faso, país africano, é recriado com o nome de Alto Volta. 1969 - Militantes do MR-8 seqüestram o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick. 1970 - Salvador Allende, da Unidade Popular, é eleito presidente do Chile por estreita margem. Por não ter obtido a maioria dos votos, precisa ser confimado pelo Congresso, conforme a lei então vigente. 1972 - Mark Spitz, nadador norte-americano, tem o recorde de sete medalhas de ouro ganhas nas Olimpíadas de Munique. 1976 - George W. Bush é detido e multado por conduzir sob influênca de álcool.

Santo do Dia - Santa Rosália Rosália nasceu no ano de 1125, em Palermo, na Sicília, Itália. Era filha de Sinibaldo, rico feudatário, senhor da região dos montes “da Quisquínia e das Rosas”, e de Maria Guiscarda, sobrinha do rei normando Rogério II. Portanto Rosália era muito rica e vivia numa Cor-

te muito importante da época. Durante a adolescência, foi ser dama da Corte da rainha Margarida, esposa do rei Guilherme I da Sicília, que apreciava sua companhia amável e generosa. Porém nada disso a atraía ou estimulava. Sabia que sua vocação era servir a Deus e ansiava pela vida monástica. Aos quatorze

anos, levando consigo apenas um crucifixo, abandonou de vez a Corte e refugiou-se, solitária, numa caverna nos arredores de Palermo. O local pertencia ao feudo paterno e era um local ideal para a reclusão monástica. Ficava próximo do Convento dos beneditinos, que possuía uma pequena igreja anexa.

Versículo do Dia Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:5 ÓTIMO – O governador confirmou que o Estado vai chamar mais 97 delegados de polícia que passaram no último concurso público. A PM também vai engrossar suas fileiras. BOM – O importante apoio que a população está dando à Secretaria de Segurança Pública. Todo dia segundo os coordenadores do Disk-Denúncia moradores de todos os bairros da capital, ligam e denunciam criminosos, que são investigados e presos na hora certa. PÉSSIMO – Os engarrafamentos estão atormentando o povo de Manaus. Nesta terça-feira as principais avenidas se transformaram em verdadeiros corredores de espera. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | maskateecrau@gmail.com Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | maskateecrau@gmail.com Gerente adm.: Joyce Tavares |administracao@maskate.com.br Coord. de redes sociais: |maskateecrau@gmail.com Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Maskate

Rede pública de saúde perdeu quase 13 mil leitos na gestão PT Temos insistido neste nesse periódico sobre a delicadeza do problema da falta de médicos no Brasil em geral e no Amazonas em particular. Falta inteligência e solidariedade dos atores responsáveis e sobra vaidade e arrogância da parte de muitos deles, a começar pelo governo e pelas cooperativas mercantilistas contratadas para suprir a incapacidade gerencial dos governos federal, estadual e municipal. A coisa é séria e saúde precisa de um mutirão institucional de cidadania para ser enfrentada ou então o caos se instala de vez. Uma denúncia de que a rede pública de saúde perdeu quase 13 mil leitos entre janeiro de 2010 e julho deste ano, feita pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), com dados do Ministério da Saúde mostra o tamanho da encrenca e a razão das macas pelos corredores.

Manaus, 04 de setembro de 2013

|03|

qColocar mais médicos e oferecer menos leitos, equipamentos e medicamentos é transferir a responsabilidade

Modelo britânico De um ponto de vista demográfico, até que o país não está mal. O Brasil tem 1,88 médico por mil habitantes, próximo de Coreia do Sul (2,02) e Cingapura (1,92). O governo federal prefere

a comparação com os vizinhos Argentina (3,2) e Uruguai (3,7). A meta do Planalto é igualar o indicador do Reino Unido (2,7), que tem sistema de saúde de acesso universal como o brasileiro.

Pra bom entendedor Gestão do caos Enquanto a maioria das capitais apresentou alta, a redução teve mais impacto em regiões metropolitanas ou no interior dos Estados - para onde serão deslocados os profissionais do Mais Médicos. Colocar mais médicos e ofe-

recer menos leitos é transferir para o profissional a responsabilidade num cenário de caos. O Amazonas recebeu de tudo, até médica aposentada que trocou a praia de Copacabana pela praia de Maués e os reais da dona Dilma.

médico em atividade.

Radiografia da gestão

• Se houvesse prioridade e talento gerencial, o Brasil teria 543 mil médicos, 165 mil a mais que hoje. Há muitos indicadores que sugerem haver escassez.

As especialidades mais atingidas com o corte foram a psiquiatria (com perda de 7.449 leitos), a pediatria (5.992), a obstetrícia (3.431) e a cirurgia geral (340). O

• Os médicos têm os salários médios mais altos e 97% dos formados acham emprego. Dados do IBGE confirmam: há quase dois empregos por

• Não é exagero concluir, assim, que cada médico no Brasil se dedica a três empregos. Como exigir foco e dedicação nesse contexto?

ministério da Saúde admite que há uma redução de leitos ambulatoriais, mas afirma que houve um aumento de 63% no número de leitos de UTI, que são mais complexos.

Distorções crônicas

Qualquer pessoa que dependa do SUS (Sistema Único de Saúde) para se tratar sabe dizer se faltam médicos no Brasil: é cla-

ro que faltam. A questão, porém, exige resposta mais complexa. O déficit hoje é agravado por distorções na formação e contratação

de médicos. Em menos de duas décadas, o problema quantitativo se resolverá, mas sem garantia de que as distorções acabarão.

• A pesquisa não leva em conta o trabalho em consultório, onde o lado comercial pesa e prioriza.


maskate.com.br

“Cadeia não tem como me segurar”

Maskate

Manaus, 04 de setembro de 2013

Desaparecidas

qDisse o pastor Marcos Pereira, direto do presídio do complexo de Gericinó, em Bangu “A cadeia não tem como me segurar”, disse o pastor Marcos Pereira, direto do presídio do complexo de Gericinó, em Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro, durante uma entrevista exclusiva ao repórter Roberto Cabrini, exibida na noite desta segunda-feira (2), no jornal “SBT Brasil”. A defesa do religioso, acusado de estuprar mulheres de sua própria igreja, alega conspiração. “Não me sinto preso. Me sinto um homem que está fazendo a vontade de Deus. Se fui conduzindo para um presídio, vou continuar fazendo o mesmo trabalho que faço”, disse o pastor, que acrescentou: “Na hora que a trombeta tocar, o céu se abrir no Oriente e no Ocidente e um homem de branco descer, eu vou desaparecer.” Além das acusações de estupro, Pereira é investigado por envolvimento com o tráfico, lavagem de dinheiro e participação em homicídio. As investigações sobre o pastor começaram há pouco mais de um ano, a partir de acusações que o coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior, fez

sobre o suposto envolvimento de Pereira com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Na entrevista, o pastou voltou a negar todas as acusações e chegou a dizer que nunca teve qualquer relação --mesmo que consensual-- com qual-

O promotor Rogério Lima, da 8ª Promotoria de Investigação Penal do Ministério Público do Rio de Janeiro, que redigiu as duas denúncias que embasaram o pedido de prisão preventiva de Marcos Pereira, pastor da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, o classificou no texto como um homem “depravado, degenerado, pervertido sexual, capaz de fazer as coisas mais baixas e sempre se aproveitando da sua condição de líder maior da Igreja”. A reportagem do UOL teve acesso aos documentos que sustentaram o pedido de prisão do pastor no dia 25 de abril, o que acabou ocorrendo na noite de terça-feira (7), na rodovia Presidente Dutra, em São João de Meriti, Baixada Fluminense. “O denunciado tinha autoridade sobre Z., pois era o pastor e presidente da igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias. Ade-

mais, Z. o tinha como o seu líder espiritual, em quem acreditava e a quem seguia com fervor. [...] Pelos relatos das testemunhas, principalmente das mulheres, verifica-se que estamos diante de

Mariana ela esta sumida desde às 19:20 da noite do dia 16/08 quando ela saiu deixando sua mãe seus irmão para ir comprar refrigerante no mercado e até o momento não voltou e nem a família tem notícia dela. Mariana, segundo

quer fiel. A defesa completou a afirmação de Pereira e disse que as vítimas teriam sido coagidas a prestar depoimento contra o religioso. E quanto ao comando dos ataques contra a sede da ONG AfroReggae, no Complexo do

Pastor preso é depravado, degenerado e pervertido sexual, diz denúncia do MP

um verdadeiro depravado, degenerado, pervertido sexual, capaz de fazer as coisas mais baixas e sempre se aproveitando da sua condição de líder maior da igreja”, diz o promotor.

Possessão

O delegado afirmou ainda que o pastor fazia orgias com homens, mulheres e menores dentro de uma igreja em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O pastor alegaria que as pessoas estavam possuídas por demônios e precisavam ter relações sexuais com ele, que era uma pessoa santa.

Alemão (RJ) --que foi atribuído a ele pelo titular da Dcod (Delegacia de Combate às Drogas), Márcio Mendonça Dubugras--, Pereira também negou. “José Junior me acusa desde 2012, sem prova e sem conteúdo.”

|05|

parentes que pedem que a população ajude a encontrá-la, é uma menina que tem uma família maravilhosa e é muito apegada com todos de sua casa. Também sumiu de casa e a família está desesperada paa encontrá-la, a estudante Ester Tavares Aquituari. Sua fotografia já foi pregada nas paredes de quase todas as delegacias de polícia de Manaus e em portas de outras repartições públicas, pedindo que as pessoas que souberem do paradeiro da estudante ou têm alguma informação que avisem no telefone 181 S Secretaria de Segurança Público ou mesmo ao 190 do Ciops.


maskate.com.br

|04| Maskate

Bandidos provocam apagão e incendeiam dois carros

Manaus, 04 de setembro de 2013

qVingança contra o dono dos veículos teria sido o motivo do crime

Se tem mais bandido vai ter mais polícia para combatê-los Numa decisão que atende à expectativa dos candidatos aprovados nos respectivos concursos e que se encontram em cadastro reserva dos mesmos ou aguardando chamada por aprovação, o Governador Omar Aziz autorizou a chamada de 510 alunos-soldados e 90 alunos-oficiais do cadastro reserva da Polícia Militar, 443 aprovados do último concurso para o Quadro de Praças Bombeiro Militar, bem como 97 remanescentes do último concurso para Delegado da Polícia Civil do

Estado. Se tem mais bandidos atuando diariamente nas ruas da Manaus e nos municípios do interior do Estado, com certeza é preciso que as delegacias da Polícia Civil e nos quartéis da Polícia Militar tenham efetivos que atendam o chamado de urgência da população, que tem direito a uma segurança pública eficaz em todo oAmazonas, salientou o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, ao confirmar a autorização dada pelo governador Omar Aziz.

Estudante sem Habilitação atropelou e matou a idosa O atendente comercial Everton Lucas Azevedo da Silva, 20, atropelou e matou a aposentada Acrisanta de Oliveira Espindola, 80, quando ela atravessava a rua Valério Botelho, na bairro São Francisco, Zona Sul de Manaus. Everton que não possui carteira de motorista foi detido e encaminhado para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). De acordo com a polícia, testemunhas afirmaram que a idosa não olhou quando ia atravessar e acabou sendo atingida. O atendente dirigia um Fiat Strada, de cor azul e placa

JXS-3389, no sentido do bairro Aleixo, Zona Centro-Sul, no momento do acidente. A idosa teve um afundamento no crânio no momento do baque e morreu na hora. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chegaram a ser encaminhadas para o local. Everton foi preso em flagrante e foi liberado após pagar fiança. Após ser indiciado, o acusado vai responder em liberdade pelo crime de homicídio culposo – quando não há intenção de matar.

Criminosos que a polícia ainda não identificou os nomes,provocaram um apagão altas horas da madrugada de ontem, na rua Monte Sinai, no bairro Novo Israel – na Zona Norte de Manaus, e logo em seguida, usando baldes de gasolina, atea-

ram fogo em dois carros pertencentes ao comerciante conhecido como “Ceará Cabeludo”. Para provocar o apagão na madrugada, segundo informações, os bandidos jogaram uma barra de ferro na rede de energia elétrica e aproveitando o escuro,

partiram para a segunda parte do plano de incendiar os carros. No escuro, os criminosos também sabiam que não seriam identificados por possíveis testemunhas, se alguém os visse jogando gasolina e ateando fogo nos veículos.

Os bombeiros foram chamados mas quando chegaram os dois veículos, um Monza e um Landau – modelo antigo, já estavam completamente destruídos pelas chamas que por muito pouco não se alastraram ao atingir o muro de uma residência.

Vingança e rixa pessoal As primeiras informações dão conta de que a carbonização dos carros foi por conta de uma vingança de alguns bandidos que atuam no bairro Novo Israel e que dias atrás escaparam de ser presos porque foram denunciados á polícia pelo comerciante “Ceará Cabeludo”, afirmaram alguns moradores da rua Monte Sinai. Outra versão contata por pessoas que conhecem o comerciante, revelaram que ele já teria rixa e algumas inimizades perigosas no bairro, por isso foi armada uma ação criminosa pelos

seus desafetos, acabando sendo os alvos seus dois carros particulares, que sempre ficaram estacionados na frente de sua casa a noites e madrugadas inteiras. O caso foi registrado no 18º DIP pelo proprietário dos dois automóveis e um inquérito foi instaurado para apurar o crime e tentar identificar os envolvidos. Outros moradores que também já denunciaram bandidos á polícia também estariam ameaçados de vingança, por isso todos temem novas ações dos integrantes de gangues que aterrorizam o Novo Israel.


maskate.com.br

|06| Maskate

Manaus, 04 de setembro de 2013

UEA de Itacoatiara realiza a 7ª edição da Semana de Informática qInscrições e kits serão inteiramente grátis aos participantes

Campanha ajuda Gacc a melhorar A campanha “McDia Feliz” mobilizou diversas pessoas em Manaus com o objetivo de arrecadar recursos para melhorar os serviços do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc). A mobilização na capital teve o apoio da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama, Nejmi Aziz, e contou com boa adesão dos amazonenses que adquiriram o sanduíche Big Mac da rede McDonalds ou camisas da campanha. A programação nas cinco redes do restaurante em Manaus contou com shows de artistas locais, atividades de sensibilização e brincadeiras lúdicas para as crianças. O Gacc existe há 14 anos na cidade e atende mais de 400 pacientes da capital e

do interior. A presidente da entidade, Jaqueline Santos, destacou o apoio do Governo do Estado nas ações da instituição e no auxílio das pessoas vindas do interior para fazer o tratamento da doença na capital. A campanha local teve a participação de mais de 150 voluntários que concederam dedicação, talento e muita alegria para as famílias e crianças que participaram do evento. É o caso do grupo “Vamos brincar no hospital” dos alunos de enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que realizaram, nos cinco estabelecimentos da rede McDonalds, atividades recreativas, como pinturas e danças para o público infantil.

Professores e alunos do curso de Licenciatura em Informática do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT) realizam de 21 a 24 de outubro a VII Semana de Informática. Os interessados em participar do evento com submissão de artigos têm até o dia 20 de setembro para enviar o material por meio do site do evento www.seminfo.net.br. Estarão disponíveis três eixos temáticos: Formação de professores, políticas e práticas; Tecnologia da Informação aplicada a sistemas educacionais e Novas tecnologias, sociedade e meio ambiente. A partir do dia 15 de setembro iniciam-se as inscrições online para as atividades do evento. Estão convidados a participar alunos de graduação da área de informática e afins ou da área de educação. Podem participar também professores da rede estadual, municipal e privada. As inscrições serão gratuitas e os participantes ainda ganharão um kit contendo uma bolsa ecológica, camiseta do evento, caneta, chaveiro, etc. Novos conhecimentos O evento visa oportunizar aos participantes acesso a novos

conhecimentos, conceitos e tecnologias, por intermédio de palestras, oficinas, minicursos e mesa redonda. Além disso, também, busca contri-

buir para que os acadêmicos do curso de Licenciatura em Informática adquiram experiência na participação de um processo interdisciplinar,

educativo, cultural e científico que promova a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade.

Arsam realizará operação especial A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam), vai intensificar a fiscalização dos veículos rodoviários intermunicipais de passageiros durante o feriado dos dias 5 e 7 de setembro, data da Elevação do Amazonas à Categoria de Província e a Independência do Brasil, respectivamente. A operação será contínua

da quinta-feira até o domingo (8 de setembro) e é coordenada pela Diretoria de Procedimentos e Logística da Arsam, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. As ações de fiscalização se concentrarão em pontos estratégicos de saídas da capital, na rodoviária Huascar Angelim, na

barreira (localizada no entroncamento das rodovias AM-010 e BR-174), na ponte Rio Negro, nos municípios da Região Metropolitana de Manaus e nas fiscalizações volantes ao longo das rodovias, com ênfase para os municípios que sediarão o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) e a Feira Agropecuária do Careiro (Agropec), no Careiro da Várzea.

A Comissão Estadual de Recursos e Validação(CERV) da 5ª Conferência Estadual Das Cidades, a ser realizada no fim do mês de setembro aqui em Manaus, recebeu e validou o relatório da 3ª Conferência Das Cidades de Manaus, realizada pelo Fórum Amazonense de Reforma Urbana (FARU) no dia 02 de agosto. Essa analise e aprovação foi o ultimo passo no processo de participação dos municípios na conferência estadual. A 3ª ConManaus, para ser validada, passou por diversas etapas sob a coordenação do Faru. Exigiu de seus coordenadores um esforço extra, já que outros dois eventos foram realizados com o mesmo objetivo, um pela prefeitura de Manaus e outro por um grupo ligado aos trabalhos comunitários na zona norte de Manaus. A exemplo das conferên-

cias dos municípios do interior do estado, a 3ª ConManaus aponta os delegados que irão participar da etapa esta-

dual nos dias 25,26 e 27 de setembro, e tentar participação na etapa nacional, em novembro na capital federal Brasília.

3ª ConManaus coordenada pelo Fórum Amazonense é validada


maskate.com.br

Maskate

CONSUMISMO:

Manaus, 04 de setembro de 2013

|07|

Brasileiro corta essencial e mantem supérfluo qTurismo de compras do brasileiro desequilibra balança comercial

Emprego e renda em queda Os dados do PIB do segundo trimestre mostraram que o consumo das famílias permanece estável há dois trimestres diante de uma inflação mais elevada e renda e emprego em desaceleração. Com efeito das manifestações nas expectativas do consumidor, impacto do aumento dos juros (elevados a partir de abril), a tendência é de o consumo desacelerar no terceiro trimestre, segundo

economistas e representantes de entidades do comércio. As definições oficiais associam a palavra consumismo ao ato de comprar, ressaltando a especialidade da ausência de necessidade por parte do comprador em grande parte das negociações. Isso quer dizer basicamente que a palavra consumismo, em suma, significa o ato de comprar muitas coisas que, em sua maioria, não são necessárias.

Consumo necessário ou compulsivoem queda

Falta de informação ou educação nutricional ou financeira são as causas prováveis do problema. Mesmo com inflação alta, cresce compra de

produtos não básicos, como requeijão e suco pronto, diz pesquisa da empresa Kantar Worldpanel. Reduzir ida ao mercado e corte na aquisição

de itens básicos são alternativas para lidar com alta dos preços. O brasileiro optou por manter produtos não básicos na cesta de compras no primei-

ro semestre deste ano, ao contrário do comportamento que se espera em tempos de mais pessimismo e menos confiança na economia.

Driblando a carestia E, para enfrentar a inflação mais pesada no bolso, reduziu em até quatro vezes a ida ao supermercado dependendo de sua faixa de renda, optando por comprar quantidades maiores quando o preço está vantajoso. Dados da Kantar Worldpanel, especializada em pesquisa e comportamento de consumo, mostram que o ajuste no orçamento foi feito não só pela menor frequên-

cia mas também pela redução de itens básicos no carrinho. Em valor, o gasto cresceu em média 11% no primeiro semestre ante igual período de 2012 --reflexo direto da maior pressão de custos. Mas em volume comprado (considera a ponderação entre as diferentes medidas dos produtos: quilos, litros e unidades) o aumento foi menor, 3%, segundo a Folha.

No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. Já quando se trata de consumismo, essa relação está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo. O consumismo está vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata, supérfluos. Esse hábito vem sendo discutido por muitos autores

em suas origens e dimensões. Alguns estudiosos apontam a importância da publicidade na construção da obsessão pelo ato de comprar. Outros autores destacam a vinculação histórica da possibilidade de compra à vida boa, riqueza, saúde. Isso quer dizer que ao longo dos anos, pessoas que tinham maior poder de compra eram consideradas melhores que pessoas com menor poder de compra.

Quando o ato de comprar está vinculado diretamente à ansiedade e à satisfação, podemos dizer que se trata de uma compulsão. Em alguns casos, isso pode representar grandes perdas em termos de relacionamento interpessoal e qualidade de vida. Para que seja considerado doentio, o consumismo precisa representar uma parcela

significativa da vida e dos pensamentos da pessoa, de forma que sua saúde emocional, psicológica ou mesmo social e financeira estejam abaladas. Nesses casos, a cisão entre necessidade e motivação da compra é completa, ou seja, a pessoa definitivamente não precisa e, muitas vezes, nem se dá conta do que está comprando.

O déficit nas contas externas brasileiras foi mais forte em julho do que o esperado pelo mercado. Os brasileiros voltaram a gastar bastante no exterior. Mesmo com a escalada do dólar, os brasileiros abriram a carteira. Os consumidores compraram viagens internacionais com antecedência. Em julho, os gastos

no exterior atingiram US$ 2,2 bilhões. Houve aumento de 10,1% em relação a julho de 2012. “Tudo é mais barato no exterior. Aqui as coisas são mais caras. No exterior mais baratas. Como havia ainda um ambiente expansionista na economia. Enfim, iam gastando no exterior”, diz o economista Carlos Eduardo Freitas.

Patologia nas compras

Gastança e balança comercial Pé no freio

“A classe DE é a que está com mais pé no freio: diminuiu em até quatro vezes a ida às compras. A que mais sentiu no bolso o peso da inflação foi a classe C, que, em valor, gastou mais 14% nas compras feitas no primeiro semestre”, diz Christine Pereira, diretora comercial

da Kantar Worldpanel no Brasil. Para classificar as classes sociais, a consultoria considerou como critérios a posse de bens, o grau de escolaridade e as condições de vida nos domicílios das famílias. As famílias da classe DE têm renda média de R$ 1.399. As da classe C, R$ 2.028.

Gangorra dos itens Também chama a atenção o que elas estão comprando: em volume comprado, os produtos não básicos (de maior valor agregado e adquiridos pelo maior apelo à saúde ou pela praticidade, por exemplo) cresceram o dobro dos básicos (como óleo e arroz). Por faixa de renda, foi a classe AB a que mais aumentou o consumo de itens básicos (5%). Os consumidores das classes mais baixas (DE), por sua vez, diminuíram

em 4% a compra desses itens e mantiveram o mesmo nível de compra dos não básicos. A classe C foi a que mais incrementou a compra de não básicos, aumento de 8% em volume em relação ao primeiro semestre do ano passado. “O consumidor está mais consciente e, para conseguir caber no bolso o aumento de preço e de mercadorias de maior valor agregado, reduziu a frequência e cortou os básicos”, afirma Pereira.

Déficit maior Outros fatores, como a redução da remessa de lucros das empresas para o exterior e a balança comercial mais fraca, por causa das importações de petróleo, contribuíram para o déficit maior que o esperado nas transações do país com o mundo. Em julho, foi de US$ 9 bilhões. De janeiro a julho, o déficit acumulado foi de US$ 52,5 bilhões, resultado próximo ao registrado em todo o ano passado.A saída de dólares do Brasil é negativa para a saúde das contas externas quando supera os investimentos vindos de outros países. Foi o que

aconteceu no mês passado e no acumulado do ano no Brasil. Mas governo e especialistas têm visões diferentes para mudar esse cenário. “Então, não há mais investimento direto pra cobrir o déficit, ou seja, a qualidade do financiamento piora. Então, já é um momento de alerta”, diz Freitas. “É verdade que em anos anteriores nos conseguimos financiar integralmente, mas existem outras fontes de financiamento e essas outras fontes de financiamento continuam fluindo favoravelmente”, diz Túlio Maciel, chefe do departamento econômico do Banco Central.


AGORA VOCÊ PODE USAR O CARTÃO MINHA CASA MELHOR PRA COMPRAR EM UMA TVLAR BEM PERTO DE VOCÊ.

CRÉDITO DE ATÉ 5.000,00 PARA VOCÊ COMPRAR MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS COM PAGAMENTO EM ATÉ 48 VEZES E JUROS REDUZIDOS!

VENTILADOR MONDIAL MESA 40CM V-45 / CÓD. 63345-3 À vista: R$ 105,00 1+5x de R$ 19,10 R$

12X

1+11

MAX

12,50

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

02 ANOS: R$ 29,23

R$

12X

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

FOGÃO ESMALTEC CARIBE 4B 4007 BR / CÓD. 66953-9 À vista: R$ 358,00 1+5x de R$ 65,00

12X

R$

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

CREDIÁRIO

PRÓPRIO

12X

R$

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

42,20

PAGAMENTO

00 MENSAIS

02 ANOS: R$ 69,36

12X

R$

1+11

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

02 ANOS: R$ 69,48

113,00

MENSAIS

02 ANOS: R$ 84,90

LOJAS NA CAPITAL

E NO INTERIOR

ESTENDIDA

ENTREGA

RÁPIDA

MONTAGEM

GRÁTIS

12X

R$

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

R$

12X

1+11

MAX

80,00 MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

02 ANOS: R$ 87,46

REFRIGERADOR ELECTROLUX 382L FF DF42 BR CÓD. 67626-4 À vista: R$ 1.799,00 1+5x de R$ 326,70

103,40

12X

R$

1+11

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

02 ANOS: R$ 254,94

MAX

1+5x de R$ 163,30 CAMA CASAL ACOPL. RAINHA 140 237 / CÓD. 67781-2 À vista: R$ 899,00

GARANTIA

FACILIDADE PARA

28,

COND AR ELECTROLUX 7500BTUS MAXIMOS 110V EC07F / CÓD. 57434-1 À vista: R$ 679,00

MÁQUINA LAVAR ROUPA ELECTROLUX 8KG LTE08 / CÓD. 66219-4 À vista: R$ 878,00 1+5x de R$ 159,50

1+5x de R$ 173,70 ROUPEIRO TURIM 6P 3G 113573 IB PT CÓD. 67356-1 À vista: R$ 959,00

1+5x de R$ 123,30

1+5x de R$ 43,30 FORNO MICROONDAS PANASONIC 20L NNST252WRUN BR CÓD. 67820-0 À vista: R$ 238,00

211,90

MENSAIS

02 ANOS: R$ 123,88

1+5x de R$ 95,80

105,90

MENSAIS

02 ANOS: R$ 78,64

CÔMODA GENOVA 8G 205173 IB PT CÓD. 67362-5 À vista: R$ 529,00

12X

R$

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condição para plano no carnê TVLAR, entrada de 11,8% (1+11 iguais), com acréscimo de 7% de juros ao mês. Pagamentos no carnê TVLAR, entrada de 18,11% (1+5 iguais), com acrescimo de 4,4% e pagamento nos cartões AMEX, VISA e MASTER. Ofertas válidas dia 03/09/2013 a 05/09/2013. Para retirar seu cartão TVLAR dirijaRENEGOCIAÇÃO se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. Fotos DE CONTRATOS meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!

MAX

62,30

02 ANOS: R$ 66,14

MENSAIS


Destaque Alberto Jorge Arrasou!!!

Folias, embates e sedução na corte da Princesa do Solimões! ANO 15 - Nº 2.352 - MANAUS/AM - 04/09/2013 - www.maskate.com.br

Guerreiros Mura vence Festival de Ciranda em Manacapuru Mais uma vez a majestosa e faceira Manacapuru, a grande campeã do folclore, folia e comunhão da Ciranda, arrebata a emoção da floresta. Em 2013 foi deu Guerreiros Mura, com 280 pontos. A 17ª edição do evento aconteceu entre de sexta a domingo, no município que fica a 84 quilômetros de Manaus, na arena do

Parque do Ingá. A agremiação vencedora teve como tema a trajetória do Manelinho, personagem clássico das cirandas. Um caboclo que, ainda jovem, atravessou terras desconhecidas e enfrentou grandes perigos para provas o seu amor à Constância e salvá-la da morte, como os grandes heróis da mitologia universal.

Infraestrutura e oportunidades Esta foi a primeira edição do festival após a inauguração da Ponte do Rio Negro que liga o município à capital pela rodovia estadual AM-070. A Ponte do Rio Negro ampliou a expectativa do número de visitantes que cidade recebe durante o Festival da Ciranda. Este ano a grande demanda se deu devido à conclusão da ponte. Nossa estimativa é que o total de público tenha dobrado em relação ao ano passado, quando tivemos uma média de 40 mil visitantes. Ou seja, a expectativa é de receber 80 mil turistas. Além dos aproximadamente mil leitos que integram a rede hoteleira de Manacapuru, composta por 65 hotéis e pousadas, os turistas optaram pela permanência através da locação de residências na cidade por três dias. O aluguel por temporada por meio de imóveis cadastrados no Central de Atendimento ao Turista foi uma solução de serviços que facilitou a busca dos visitantes por hospe-

dagem. Os valores alcançaram entre R$ 300 e R$ 500 pela temporada de três dias ou R$ 100 por diária. Mas depende na estrutura da casa como, por exemplo, o número de cômodos. Além dos preços dependerem da localização da residência”, informou a coordenadora.


|10| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 04 de Setembro de 2013

TELECARINHO NO MASKATE NA TV Aline Ferreira

Marja Caroline

Nancy Segadilha

Rafael Rezz Adriana Figueira

Bruno Oliveira

Carla Melyna

Dudu Vieira Tupinambá

Maria Ramos

Sabrina Murrieta

Eduarda Jezini @Eduardajezini

Geraldo Torres @gtcmanaus

Riame Braga @RiameBraga

Samantha Menezes @SamanthaPolikia

INESPERADO

A JAC MOTORS COMPLETA 1 ANO

EM MANAUS E TEM OFERTAS EXCLUSIVAS PARA VOCÊ.

J2

FÁBRICA NO BRASIL

APRESENTE ESTE ANÚNCIO E GANHE UMA PELÍCULA PROTETORA NA COMPRA DE UM JAC 0KM. CARROS COMPLETOS, COM AR, DIREÇÃO, FREIOS ABS, AIR BAIG, 6 ANOS DE GARANTIA E MUITO MAIS.

Av. Torquato Tapajós, 6464 – Flores (92) 3652-6200 Promoção válida até 30 de Setembro ou enquanto durar o estoque. J2 1.4, 16V VVT, modelo 2013/2014, mecânico, pintura sólida. Valor a vista R$ 33.990,00. Preços válidos para veículos reservados e pagos até 30/09/2013. Garantia de 6 anos válida respeitadas as orientações do Manual de Garantia e Manutenção do Fabricante. Frete, emplacamento e IPVA não inclusos. Consulte o regulamento completo no Manual do Fabricante ou no site www.jacmotorsbrasil.com.br

‘Fecani’ dá um show de diversidade musical Os shows 29º Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) não são só atrações nacionais. Apresentações de cantores locais, humoristas e grupos de danças prometem também abrilhantar os quatros dias (4, 5, 6 e 7) de festival para animar o público presente. Com as suas 42 atrações, o evento terá atrações para todos os gostos. Algumas dicas são o show do grupo Cuka Fresca, para quem curte swing, no dia 4, às 17h25, no palco Cidade Canção e também no dia 5, às 2h50, no palco principal. Para a galera do rock tem a Critical Age, no palco Cidade Canção, dia 7, às 13h05 e também dia 8, às

3h15, no palco principal. A banda rabo de vaca vai levar o forrozão para festival no dia 5, às 4h40, no palco principal. Os Embaixadores promete animar o publico no

dia 5, às 16h35h, no palco Cidade Canção e dia 6, às 4h40 no palco principal. A cantora Eliana Printes e Banda também marca presença, cantando o melhor da MPB, se apresentando dia 6, às 20h35, no palco principal. O grupo Raízes Caboclas se apresentará no festival no dia 7, primeiro às 17h25 na Tenda Cultura e mais tarde, às 22h45, no palco principal. E como não podia faltar em um evento importante de música, o príncipe do brega, Nunes Filho abrilhanta ainda mais local com as suas musicas românticas. O príncipe se apresenta dia 7, no palco Cidade Canção, às 14h20.


maskate.com.br

Manaus, 04 de Setembro de 2013

O melhor das novelas

FLOR DO CARIBE

SANGUE BOM

Alberto presencia Giane encontra Fabinho o acidente de Ester desmaiado no canteiro de flores

Amora não aceita a proposta de Plínio, e Bárbara a critica. Vinny beija Renata. Sheila termina o namoro com Jonas. Verônica dá a festa de casamento para Charlene e Wilson. Damáris tem um surto ao saber que seu ex-marido vai se casar. Amora decide morar com Bento. Glória pede para Rosemere não sair de sua casa. Renata fala para Érico que o Kim Park está em dificuldades financeiras. Malu ajuda

Maurício a procurar um apartamento. Amora e Charlene comemoram suas despedidas de solteira. Camila e Karmita fotografam para uma campanha. Caio estuda inglês com Giane. Silvia e Tina percebem o desconforto de Maurício ao ver Érico beijar Verônica. Bento observa Caio e Giane juntos. Damáris decide ir ao casamento de Charlene e Wilson. Giane encontra Fabinho desmaiado no canteiro de flores.

Maskate

|11|

AMOR À VIDA

Félix consegue convencer o juiz a internar Paloma

Ignácio se recusa a casar com Valdirene, que se surpreende ao saber que o noivo é estéril. Carlito fica satisfeito com o fim do casamento de Valdirene. Márcia vai embora de ônibus com a filha vestida de noiva. Ordália descobre que o filho que Valdirene está esperando é de Carlito e decide falar com a mãe da moça. Uma das presas aconselha Paloma a fazer tudo o que for exigido para conseguir a liberdade provisória. Félix convence a família de que sua irmã precisa ser internada. Perséfone flagra Michel em sua casa e fica nervosa. Lutero aconselha César a não ser negligente com Paloma. Márcia pede dinheiro emprestado para Denizard. Paloma é levada para seu julgamento. Félix consegue convencer o juiz a internar Paloma.

Paloma pira ao descobrir que será internada: ‘Não sou louca!’

DONA XEPA Ester afirma para Amaralina que não está grávida. Aurora chega a Vila dos Ventos. Otto avisa a Dionísio que vai ajudá-lo a fugir do Brasil. Manolo diz a Aurora que a neta poderá entrar na casa de Dionísio como cozinheira. Guiomar se surpreende

quando Alberto concorda em ir ao médico com ela. Cassiano diz a Olívia que está preocupado com Ester. Aurora avisa a Lindaura que vai grampear o telefone da casa de Dionísio. Ester resolve ir à cidade de Natal de buggy e acaba sofrendo um acidente.

François convida Yasmin para jantar

JOSÉ DO EGITO

Bila fica entre a vida e a morte Quando interrogado, Simeon se emociona ao falar de José, sem saber que é ele mesmo quem está na sua frente. José também se emociona, mas se controla. Simeon afirma que está praticamente conformado, afinal, tem certeza de que seu pai não o trocaria por Benjamin. Durante um reunião da família, Bila tem um acesso de tosse. O tempo passa e o alimento falta novamente. A tosse de Bila se torna mais severa. A situação no acampamento começa a se tornar crítica. Maldosa, Zilpa se aproxima de Bila, afirma que sua doença pode ser contagiosa e a expulsa do acampamento. Zilpa diz a Naamá que expulsou Bila. A esposa de Ruben se irrita e convence Zilpa a acompanha-la para trazer Bila de volta. A bolsa de Diná se rom-

pe. Mara sai em busca de ajuda e adentra a tenda dos homens. Como as outras mulheres não estão no acampamento, Benjamin pede que Mara faça o parto. Naamá e Zilpa encontram Bila, que ainda tosse muito. As duas conseguem levar Bila de volta. Mara e Tamar fazem o parto de Diná. O nascimento do bebê mexe com a filha de Naamá de forma inesperada. Como muito tempo já se passou, José diz a Azenate que matará Simeon. Mara e Jacó ficam desesperados com a possibilidade de Benjamin viajar para o Egito. Todos se assustam ao ver Bila sendo trazida para o acampamento. Ela aparenta estar muito doente. Ruben tenta ampará-la, mas Jacó o segura pelo braço e não permite. Diná e Gibar ficam encantados com o bebê.

Constrangida ao saber que Vitor Hugo está saindo de casa por sua causa. Xepa fica mais calma ao ser confortada por seus amigos da vila. Meg e Júlio César são frios com Rosália. Benito desabafa com Édison. Ele continua arrasado com a decepção que teve com Rosália. Rosália consegue morar na mansão dos Pantaleão e pede ajuda a François para conquistar a família. Inocência observa Graxinha e Robério. Miro diz a Matilda e Terezinha que a vila corre risco e que uma reunião com os moradores precisa ser marcada. Yasmin ajuda Catherine a reerguer o seu negócio. Xepa abraça Édison. Pérola diz a Alda que, se Feliciano não colaborar, irá entrega-lo para a polícia. Lis e Rosália se desentendem. Júlio César diz a Meg que ele precisa falar com Pérola sobre a

estadia de Rosália. François convida Yasmin para jantar. Inocência conta a Robério que Dafne está indo até o gabinete de Feliciano. Feliciano diz a Dafne que as casas na vila serão desapropriadas. Esmeraldino diz aos moradores da vila que já resolveu o problema. Lis diz a Meg que tentará fazer com que Rosália desista de morar com eles. Vitor Hugo e Júlio César vão até o Chorivaldo. Feliciano descobre a câmera escondida que Dafne colocou em seu escritório. Dorivaldo dá um soco em Esmeraldino. Benito e Vitor Hugo conversam sobre Rosália. Feliciano agarra Dafne, que tenta se soltar de todas as formas. Xepa fica intrigada com a ausência de Esmeraldino. Misteriosamente, Meg se encontra com Esmeraldino. Rosália tropeça, cai da escada e fica desacordada.

Chegou a hora de o futuro de Paloma (Paolla Oliveira) ser decidido. Na frente do juiz, cada membro da família Khoury dá seu depoimento sobre a ré para que seja decidido o melhor caminho para a acusada de tráfico de drogas. O promotor e o juiz fazem várias perguntas a Paloma, que acaba se exaltando na tentativa de explicar o que pode ter acontecido no flagrante que sofreu ao desembarcar no aeroporto. O que ninguém sabe é que Félix (Mateus Solano) já havia ido à sala do juiz para fazer a caveira da irmã, dizendo que ela beira a loucura e acha que Paulinha (Klara Castanho) é sua filha, mesmo depois de o exame de DNA, adulterado por ele próprio, ter acusado o contrário. Influenciado pelo vilão, o juiz ignora os depoimentos favoráveis do restante da família e decide pela internação de Paloma. A médica não consegue acreditar no que escuta. “O senhor não pode fazer isso comigo! Eu não sou louca!”, dispara.


Jovem tenta sexo com 100 mil homens e faz sucesso |14| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 04 de Setembro de 2013

A polonesa Ania Lisewska, de 21 anos, que pretende fazer sexo com 100 mil homens ao redor do mundo para entrar para o livro dos recordes, faz sucesso na web. A página da jovem no Facebook conta com quase 50 mil fãs. Ania Lisewska, que mora em Varsóvia, na Polônia, disse que planeja dormir com homens de diferentes cidades do mundo. “Eu quero os homens da Polônia, da Europa e de todo

o mundo. Eu adoro sexo, diversão e homens”, afirmou. Em sua página, ela destacou que fez sexo com 30 homens na última sexta-feira (30), em Varsóvia, na Polônia. Segundo ela, cada relação demora cerca de 20 minutos. No entanto o objetivo de Ania é difícil de ser alcançado. Se fzer sexo com 30 homens por dia, Ania levará quase dez anos para atingir a meta.

Esquilo irritado Canguru criado como filho de ataca cinegrafista norte-americana ganha novo lar

Um esquilo atacou um cinegrafista enquanto ele fazia imagens no Forte de Agra, na Índia. Quando o cinegrafista se aproximou,

um dos roedores saltou contra a câmera, interrompendo a filmagem. O vídeo alcançou quase 200 mil visualizações.

Christie Carr, moradora do estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, tem um filho bastante diferente: Irwin, um canguru-vermelho de três anos, que dorme em uma cama e, às vezes, veste roupas de menino. Mas agora a dona encontrou um novo lar para ele, em um parque para animais exóticos, de acordo com o site do jornal Daily News. “Só eu e ele juntos era como se ele estivesse se alimentando da minha depressão”, diz Christie, que enfrentou o conselho da cidade para ter o direito de cuidar de Irwin. “Ele gosta de gente, gosta de estar perto de pessoas e, aqui, há sempre algo acontecendo”. Entretanto, o canguru não pode brincar com Pluto, animal da mesma espécie que também mora no parque. Irwin teve os movimentos parcialmente paralisados após fi-

car preso em um cerca, por isso os cuidadores temem que ele perca o equilíbrio e caia no lago. Por isso, pretendem construir um novo recinto para cangurus no futuro. O terapeuta de Christie assegurou que o canguru era um animal doméstico que ajudaria no tratamento da dona. Ela foi autoriza-

da a criar o animal exótico após seguir algumas exigências, entre elas um seguro no valor de US$ 50 mil para possíveis danos causados por Irwin. Cansada de enfrentar burocracia, a dona aceitou o convite de levar o canguru para viver no Parque Zoológico Interativo Garold Wayne.

China usa estrutura giratória com 12 vassouras em limpeza de rua Um homem foi fotografado no último sábado (31) dirigindo um trator com uma estrutura giratória com 12 vassouras presas à traseira do veículo. O homem fazia a limpeza de uma rua de Mohe, na província chinesa de Heilongjiang.


maskate.com.br

Manaus, 04 de Setembro de 2013

60 bois invadem praia da Ponta Negra para um belo dia de lazer Este domingo (1º) foi um dia especial para 60 bois que tiveram a chance de fazer um gostoso passeio pela praia da Ponta Negra e aproveitar o sol da cidade, se bronzeando enquanto o motorista que os conduzia em uma carreta não estava tendo também um dia bom. O condutor foi flagrado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto invadindo a área de isolamento do projeto “Faixa Liberada”, que libera para pratica de esportes o trajeto que inicia no Tropical Hotel de Manaus, passa por todo o calçadão da Ponta Negra, tendo seu retorno em frente ao Condomínio Jardim das Américas. O motorista da carreta foi multado por diversas infrações, entre elas tráfego em local delimitado para passeio, risco a terceiros, desrespeito à sinalização, transitar com veículo não permitido para o local, entre outras. Ele perdeu 32 pontos e teve sua Carteira Nacional de Habilitação apreendida, além de prestar esclarecimentos no 12° Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado no

Maskate

|15|

Ladra usa bigode falso ao roubar perfume em loja

Uma ladra usou um bigode falso ao roubar um perfume Chanel de 95 libras (R$ 350) de uma loja em Salisbury, no Reino Unido. O crime ocorreu no dia 22 de julho, mas a polícia divulgou na segunda-feira imagens na tentativa de identificar a mulher e uma comparsa.

bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul. De acordo com o diretor de Operações do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), coronel Raimundo Encarnação, o infrator tentou justificar que é natural de outra cidade e que não co-

nhecia o projeto. Mas não colou: “As normas de trânsito valem para todo território brasileiro e a sinalização é universal, portanto, mesmo que desconheça a ação esportiva que acontece em dias específicos na Ponta Negra, como motorista ele tem a obrigação

Presidente russo dá aperto de ‘mãos’ com morsa em visita a aquário O presidente russo, Vladimir Putin, foi fotografado no domingo (1º) dando um aperto de “mãos” com uma morsa durante uma visita ao aquário de Primorsky, que está em construção na cidade de Vladivostok, na Rússia.

Apresentadora tem ataque de risos durante programa de emissora sueca A apresentadora sueca Nike Nylander, que normalmente aparece sisuda, teve um ataque de risos durante um programa da emissora STV, na última quinta-feira, logo após uma reportagem com o executivo da companhia Ryanair Michael O’Leary. Depois da reportagem em que O’Leary negava que a companhia aérea apresentava más condições de trabalho, a âncora Nike Nylander não conseguiu manter a cara séria e começou a rir quando a câmera voltou para o estúdio da emissora. Assista ao vídeo.

de conhecer e respeitar às regras de trânsito”, explicou o coronel. Pelo menos não foi um dia totalmente ruim para o motorista dos bois. Veio para uma cidade desconhecida e logo no primeiro dia já foi recebido pelo prefeito dela? Isso que é sorte.

Cão é resgatado ao ser flagrado nadando no mar

Um cão foi resgatado por um barco salva-vidas da instituição britânica RNLI, que realiza salvamentos em mares e rios, após ser flagrado nadando no mar, perto do porto de Blyth, em Northumberland, no Reino Unido.


|12| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 04 de Setembro de 2013

ALDEIA GLOBAL

Relax

Transei com a minha dentista Acesse: maskate.com.br CACHIMBLEMA

SETE ERROS

LABIRINTO

MULTIMARCAS

3215-2050 Av. Castelo Branco nยบ 102 - Cachoeirinha


maskate.com.br

Manaus, 04 de Setembro de 2013

CAÇA PALAVRAS

Maskate

|13|

A VERDADE DOS SONHOS

Gato - Os gatos nos avisam que perto de nós se pratica ou se prepara uma traição. Gato branco: fortuna rápida. Preto: acidente. Ruivo: vingança. Sorte: gato.

Horóscopo do Dia Áries Bom dia para finalizar acordos, dar e receber presentes. Lua segue em Leão e sorri para Vênus, o clima de cordialidade deve imperar. Com alto astral, coração aberto e jogo de cintura, você pode equilibrar suas relações e desfazer desentendimentos. Touro Hoje é dia de equilibrar as finanças, concluir negociações e trabalhar em parceria. Lua e Vênus prometem mais harmonia e boas conquistas. Com a Lua balsâmica, não é aconselhável nenhuma resistência agora. Pelo contrário, a fase é de adaptação, revisão e aceitação.

PIADAS Sinal de Respeito Uma repórter brasileira foi cobrir a guerra no Afeganistão e notou um detalhe interessante: há dez anos atrás as mulheres sempre andavam um metro atrás dos homens, como um sinal de respeito. Mas hoje as coisas tinham mudado! As mulheres estavam andando há aproximadamente 10 metros à frente dos homens! Isto era uma vitória incrível do movimento feminista! Muito eufórica, a repórter foi falar com uma das muçulmanas: — O que a senhora acha deste feito? Andar na frente dos homens é uma vitória para as mulheres muçulmanas? — Vitória? — perguntou a mulher, confusa — Não... Foram os homens que mandaram... — Fantástico! — comemorou a repórter — Os próprios homens admitiram a sua inferioridade! — virando-se novamente para a muçulmana. — Mas conte-nos, como foi que os homens resolveram dar o braço a torcer e deixar as mulheres guiá-los? — Ah, desde que começou essa onda de minas terrestres! Seguindo Pelo Cheiro Dois amigos conversando: — Eu tenho um cachorro que é uma maravilha. Saio de casa, minha mulher solta ele duas horas depois e bicho me encontra, onde eu estiver! O amigo não fala uma palavra e, depois de um breve silêncio, o dono do cachorro continua: — Você precisa ver! O danado tem um faro que é uma beleza! Sai de casa cheirando aqui, cheirando ali e acaba me achando! O amigo continua em silêncio. Então o dono do cachorro não resiste: — Pô, Gilmar! Eu falando do faro do meu cachorro e você nem diz nada? — Ué, vou dizer o quê? — Ué, diz o que você acha! — Ah, eu acho é que você devia tomar banho com mais freqüência! A Lua de Mel O Português, no dia seguinte à lua-de-mel, queixa-se com a sua mãe: — Ora pois, mãe... Depois da festa de casamento, eu levei Maria para o hotel e fui para a cama com ela. Bom... nós íamos fazer amor, quando eu descobri que ela era virgem! — Oh raios! Uma virgem? Como é que pode? E o que você fez? — Fiquei furioso! Decidi ir embora e nunca mais olhar na cara daquela mulher! — Fizestes muito bem filho, o que não serve para os outros, também não serve para ti!

RECEITA

Macarrão especial com brócolis e bacon

Gêmeos Um clima propício à reflexão o invade. Esteja disposto a fazer adaptações e conciliações. Excelente momento para arrumar a casa, cortar hábitos, vícios e condicionamentos. A Lua balsâmica o convida a retroceder, levantar acampamento, limpar o terreno e descansar um pouco mais. Câncer Boa disposição e ânimo mais otimista. A Lua minguante segue em Leão e se combina com Vênus, indicando um astral leve, alegre e bem humorado. Bom período para contatos profissionais e trabalhos e colaboração. Bom dia também para os romances. Leão Importantes curas e compreensões em pauta. Sol em harmonia com Plutão vem para ajudá-lo a transformar o que não estiver a contento, a recuperar o bolso, resgatar e aprofundar relações. Virgem É tempo de retração, restauração, e rejuvenescimento. Momento para terminar todas as pendências, cortar despesas, fazer limpezas, arrumações e quitar pagamentos. A energia psíquica está no máximo, é a intuição que lhe guiará.

Ingredientes 500 g de macarrão parafuso ou talharim 900 g de bacon picadinho 1 maço de brócolis em buquês cozidos e depois picados também 100 g de queijo mussarela ralado 1/2 copo de azeite aproximadamente 2 dentes de alho Sal e pimenta-do-reino a gosto Modo de Preparo 1.Cozinhe o macarrão até ficar al dente, escorra e reserve 2.Frite o bacon até ficar bem sequinho escorra em papel toalha para tirar todo excesso de óleo e reserve 3.Cozinhe o brócolis, depois de escorrido corte em pedaços menores e reserve 4.Em uma panela doure o alho já socados com o azeite e acrescente o macarrão, adicione o azeite aos poucos, até que o macarrão fique brilhante mas sem escorrer 5.Adicione os demais temperos ao seu gosto, não exagere no sal, lembrando que o bacon já é salgado, coloque em um pirex maior 6.Junte ao macarrão o brócolis picadinho e o bacon já frito e escorrido misture todos os ingrediente e por último jogue a mussarela por cima (se preferir pode usar queijo parmesão ralado) 7.Leve ao forno somente para derreter o queijo.

Libra Dia propício para encontros, reuniões de trabalho, atividades em grupo e compras. A Lua segue em Leão e se harmoniza com Vênus, que está em seu signo: sua autoestima se eleva. Hoje é dia de investir em sua imagem e caprichar no sorriso. Escorpião Continua o período de recolhimento e análise. Lua e Vênus favorecem os últimos ajustes em acordos e o equilíbrio nas relações. Sol e Plutão favorecem a recuperação de forças. Procure fazer as coisas por elas mesmas. Sagitário É tempo de cultivar fé, de acreditar em seu potencial. Na medida em que expande sua consciência, percebe o poder que reside em você e a necessidade de transformar velhas crenças para que uma nova realidade seja criada. Capricórnio Final de um ciclo. E com a Lua minguante balsâmica, não se começa coisa alguma. Tudo está em sua forma final e não vai passar disso. Procure aceitar as coisas com os resultados que se apresentam. Aquário 21/01 a 19/02Os resultados do último ciclo lunar podem ser revistos, avaliados e resumidos agora. Período de síntese, bom também para encontros e trabalhos em colaboração. O mundo das parcerias continua em destaque. Peixes Bom dia para contatos, romances, atividades culturais e artísticas. Com a Lua balsâmica em Leão, deixe de lado situações que não lhe agradam. Em harmonia com Vênus, tudo o que é belo e harmonioso fica favorecido.


|16| Maskate

maskate.com.br

Manaus, 04 de Setembro de 2013

Ela gosta da ‘Fruta’!

Alberto Jorge

Bruno faz ‘Graça’!

Drª Beatriz Preissler, Dias d’Ávila/BA Médica do programa Mais Médicos para o Brasil.

Alexandre Roberto dos Santos, Dias d’Ávila/BA Acompanhamento de diabetes e pressão.

TEMPO DE SAÚDE.

TEM MÉDICO NOVO NA REGIÃO. É MAIS ACESSO À SAÚDE PARA VOCÊ, SUA FAMÍLIA E TODA A COMUNIDADE. /minsaude

/minsaude

Com o programa Mais Médicos para o Brasil, do Governo Federal, a nossa região acabou de receber mais médicos, o que vai ampliar e melhorar o atendimento para a população, trazendo mais saúde e bem-estar para todos.

Procure uma Unidade de Saúde. Para mais informações, ligue 136 ou acesse: maismedicos.saude.gov.br.

MELHORAR SUA VIDA, NOSSO COMPROMISSO


2352 isu