Issuu on Google+

Simulado de prevenção contra acidentes naturais

Treinamentos visam preparar moradores de áreas de risco

ANO 15 - Nº 2.346 - MANAUS/AM -27/08 /2013 - www.maskate.com.br

São três estádios para 4 jogos em Manaus

Morta a facas pelo ex-marido endiabrado Ele invadiu a casa e assassinou o grande amor de sua vida

Dez atrações confirmadas no Samba Manaus 2013

Haja disposição!

Denúncias de corrupção colocam PSDB e PT na mesma fossa

Cartel alemão distribuiu propina em SP e Brasília

A caminho do beleléu

Miryã Livia, musa do Santos

O Governo do Estado do Amazonas justifica seu investimento nos campos de futebol com dois argumentos

Copa da FIFA no Amazonas, o IDH da bola

Taradão

Assaltava e estuprava mulheres bonitas

Buda vingativo mata pedreiro que o denunciou


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 27 de agosto de 2013

CIDADE DOS MALUCOS

Guerra fiscal

O ICMS está no coração da reforma tributária e uma mudança poderia representar o fim da “guerra fiscal”, em que um Estado oferece benefícios fiscais para atrair investimentos, prejudicando o vizinho. Vários presidentes tentaram reformar esse imposto, sem sucesso. O desgaste político com os governadores é grande, porque o ICMS representa, em média, 80% das receitas estaduais.

Estamos alinhados

“Ainda quero apresentar uma proposta, mas não sei se consigo viabilizar”, disse Cláudio Trinchão, secretário da Fazenda do Maranhão e coordenador do Confaz. Ele diz que não há acordo sobre quase nenhum tema importante. Em junho último, apesar de Thomaz Nogueira da Suframa e Afonso Lobo, da Sefaz, terem apresentado uma proposta para reduzir os 12% que a Lei garante, o governador Omar Aziz partiu pra cima, mandou-os tirar o cavalo da chuva e manteve o que manda o expediente legal.

Lamentação

No Palácio dos Bandeirantes, Geraldo Alckmin reclamou: : “... no fim de junho, os secretários de Fazenda estaduais chegaram a comemorar um acordo histórico, que permitiria aprovar a reforma do ICMS. Durou poucos dias. O Amazonas (que tinha aceitado reduzir a alíquota de 12% para 10%) desistiu da nova taxa --que, mesmo com a mudança, seria superior à dos demais entes da federação. Essa diferença deixaria o Estado mais atrativo para as empresas, que teriam saldo menor de tributos a pagar.

Lobo se explicou

“Achei que a solução era possível tecnicamente, mas o governador entendeu que não poderíamos abrir mão, já que a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado manteve o ICMS do Estado em 12%”, diz Afonso Lobo Moraes, secretário de Fazenda do Amazonas. O governador Omar Aziz (PSD) quis sinalizar que ria passar a impressão de ter “entregado” a rapadura, do jeito que a Avenida Paulista queria. E do jeito, também, que o senador Eduardo Braga (PMDB) propunha. O secretário nega e diz para a mídia do Sudeste que os dois são aliados.

Temporal

Nenhuma nota, talvez pelo escândalo do superfaturamento, a direção do Infraero em Manaus achou normal que o telhado e alguns tapumes fossem varridos pelo temporal nda noite de sábado. Telhas e pedaços de madeiras foram parar na pista de pouso e decolagem. Apertem os cintos que o piloto sumiu, mano!

redacao@maskate.com.br

A reforma do ICMS, uma das principais promessas da presidente Dilma na economia, está por um fio. O clima entre os Estados e no Congresso é de desânimo, depois que o Amazonas rompeu um acordo que quase garantiu a reforma. A canalha paulista deu um cotoco para a Suprema Corte, faz o que quer e segue sendo beneficiada “Houve uma desmobilização. Com os protestos e a queda na popularidade da presidente, o governo federal deixou essa agenda de lado”, diz o senador Armando Monteiro (PTB-PE).

FALA SÉRIO!

A caminho do beleléu

De manhã cedo e nos finais de tarde a loucura é diária e estressante no trânsito desta cidade que Deus ainda há de abençoar um dia... Por enquanto nosso trânsito é um verdadeiro inferno.

O dia 27 de agosto na História 1840 - Criadas as Companhias de Aprendizes Nacionais, que mais tarde se tornaram as Escolas de Aprendizes-Marinheiros do Brasil.

479 a.C. - Na Batalha de Platéia, os gregos do espartano Pausânias aniquilam os persas deMardônio, pondo fim às invasões persas na Hélade. 1810 - Explode o estoque de munição da vila de Almeida, em Portugal, destruindo a igreja matriz, o castelo medieval (onde estava o paiol) e parte das defesas da vila, matando mais de 500 soldados luso-britânicos e permitindo assim a invasão francesa no país. 1828 - Reconhecimento do Brasil à independência do Uruguai, que outrora fora a Província Cisplatina.

1859 - O primeiro poço de petróleo é perfurado nos Estados Unidos. 1883 - Explosão de vulcão extingue a ilha de Krakatoa na Indonésia, com um saldo de 36 mil mortos. Krakatoa era localizada entre as ilhas deSumatra e Java. 1912 - Lançado Tarzan dos Macacos, de Edgar Rice Burroughs, o livro de estréia do herói que ainda menino foi adotado por um primata.

1955 - Lançado o Livro Guinness dos Recordes, inicialmente como brinde aos consumidores da cerveja Guinness. 1965 - Criado no Rio de Janeiro o MIS (Museu da Imagem e do Som). 1971 - Adotada a bandeira da Nicarágua. 1991 - A Moldávia declarou sua independência da URSS. 2001 - O Congresso Nacional do Peru aprova a suspensão da imunidade parlamentar do ex-presidente Alberto Fujimori, que passaria a responder por crimes contra a humanidade.

1945 - Entrada do exército americano no Japão depois que o imperador Hirohito anunciou a rendição do país.

Santo do Dia - Santa Mônica Mônica nasceu em Tagaste, atual Argélia, na África, no ano 331, no seio de uma família cristã. Desde muito cedo dedicou sua vida a ajudar os pobres, que visitava com freqüência, levando o conforto por meio da Palavra de Deus. Teve uma vida muito difícil. O marido era um jovem pagão muito rude, de nome Patrício, que

a maltratava. Mônica suportou tudo em silêncio e mansidão. Encontrava o consolo nas orações que elevava a Cristo e à Virgem Maria pela conversão do esposo. E Deus recompensou sua dedicação, pois ela pôde assistir ao batismo do marido, que se converteu sinceramente um ano antes de morrer. Tiveram dois filhos, Agostinho e Navígio, e uma filha, Perpétua,

que se tornou religiosa. Porém Agostinho foi sua grande preocupação, motivo de amarguras e muitas lágrimas. Mesmo dando bons conselhos e educando o filho nos princípios da religião cristã, a vivacidade, inconstância e o espírito de insubordinação de Agostinho fizeram que a sábia mãe adiasse o seu batismo, com receio que ele profanasse o sacramento.

Versículo do Dia Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Salmos 121:1-2

NINGUÉM MERECE!

ÓTIMO – A Operação Lei Seca continua agindo bastante em Manaus. Nesse fim de semana não parou de fiscalizar o trânsito e tirar de circulação muitos motoristas bêbados, .

•Com o aumento do Dólar as companhias aéreas voltam a operar em baixa. A caminho dos R$ 3,00 como se diz nas agências de câmbio. •A American Air está voando com 50% das poltronas vazias e a Tam já está suspendendo voos do exterior.

BOM – Por um lado é bom que a polícia militar sempre entra em ação com muita rapidez nas rebeliões e corre quase toda a tropa para conter os detentos violentos.

•A Gol oferece atrativos para seus pilotos economizarem combustíveis para sair do vermelho. •Mas ninguém ainda mexeu no preço das passagens. Todos estão querendo só ganhar. •Falando nisso a Telefonia Celular no Brasil há muito é um caso do polícia: um cartel econômico sem vergonha.

PÉSSIMO – O Maskate cantou a pedra na sua edição de final de semana que ia ter bronca no sistema prisional de Manaus. E teve. Mataram um detento. Não parou por aí... jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Coord. de redes sociais: |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Maskate

Denúncias de corrupção

Manaus, 27 de agosto de 2013

|03|

colocam PSDB e PT na mesma fossa

qCartel alemão distribuiu propina em SP e Brasília Reportagem do Estadão da ultima sexta traz detalhes da carta que levou a investigações, no Brasil e na Alemanha, sobre irregularidades cometidas pela Siemens em licitações e formação de cartel no sistema metroferroviário cita “práticas ilícitas” não só nos transportes, mas também nos setores de energia e de equipamentos médicos da empresa. Para os investigadores, a rotina denunciada no documento, enviado em junho de 2008 à matriz da multinacional, engloba fraudes em concorrências públicas e pagamento de propinas a agentes públicos brasileiros. Governadores do PSDB, desde Mário Covas, estão envolvidos na denúncia, que traz adendos escabrosos relacionados a Brasília, no governo de Luiz Inácio.

Confirmação e evidência Os investigadores veem o relato do denunciante como verossímil porque outras informações transmitidas na carta agora são confirmadas pelos seis executivos que trabalharam na Siemens e firmaram, em 22 de maio de 2013, acordo de leniência com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

São subscritores do pacto o Ministério Público Federal e o Estadual.Os lenientes quatro executivos brasileiros e dois alemães que ocupavam cargos do alto escalão da companhia - revelaram a formação de um cartel no sistema metroferroviário de São Paulo, situação já apontada pelo autor da carta.

Cartel da manipulação politica “É impressionante observar que, apesar de todos os escândalos e consequências para toda a companhia, a Siemens Brasil continua pagando propinas no Brasil para conseguir contratos lucrativos”, acentuou o denunciante. “Espero que as informações mencionadas possam ajudá-lo em sua difícil função como ombudsman em uma companhia que não aprendeu com as lições do passado.” Outro cartel. O Cade conduz investigação sobre expedien-

Devassa alemã

tes atribuídos à Siemens que teriam violado a competição no setor energético. Instalada em 2006 e ainda não concluída, uma investigação conduzida pela Secretaria de Direito Econômico do órgão aponta para a formação de cartel na venda de transformadores de distribuição de energia elétrica que teria provocado prejuízo de pelo menos R$ 1,7 bilhão a empresas do setor entre 1988 e 2004. A informação foi revelada em 2007 pelo jornal Folha de S. Paulo.

A ponta do iceberg A carta com as acusações, que hoje os investigadores sabem ser de um ex-executivo da multinacional, foi enviada ao ombudsman da Siemens na Alemanha e a autoridades brasileiras em junho de 2008. Embora fosse anônima, a riqueza de detalhes que continha em suas cinco páginas, 77 tópicos

Nesse caso, a Siemens é vítima do próprio instrumento do qual se beneficia em relação ao setor metroferroviário, já que outra empresa, a ABB, fez um acordo de leniência com o Cade, livrando-se de pagar uma multa milionária. Na ocasião, o presidente da Empresa de Pesquisa Energéti-

e seis anexos levou os investigadores a deflagrar uma apuração sem precedentes. Na Siemens, resultou na demissão da cúpula em diversos países - inclusive no Brasil. Em muitos países, resultou também na instauração de procedimentos investigatórios pelos órgãos competentes.

Transportes públicos

A tramoia inclui verbas que foram retiradas de projetos de mobilidade urbana, uma tragédia que envergonha o país de ônibus, trens e metros apinhados. No início da denúncia, o autor, dirigindo-se ao então ombudsman da Siemens na

Alemanha, Hans-Otto Jordan, afirma que apontará “alguns fatos e documentos que demonstram práticas ilegais da Siemens, no passado e atualmente” e cita projetos dos metrôs de São Paulo e Brasília, onde aponta a prática de cor-

rupção. Ele prossegue: “Esse tipo de prática não é um privilégio da Divisão de Transportes. São práticas comuns também nas divisões de Transmissão e Distribuição de Energia, Geração de Energia e de Sistemas Médicos”.

Escândalos mundiais O autor da denúncia que colocou a Siemens no centro do grande escândalo mundial não fornece detalhes sobre malfeitos nessas áreas específicas nem

cita nomes ou esferas de governo. No Brasil, a multinacional alemã tem contratos milionários com empresas de diversos governos. No federal, controla-

das da Eletrobrás como Furnas, Chesf e Eletronorte tem contratos com a empresa. No governo paulista, a Cesp contratou a Siemens em diversas ocasiões.

ca, Maurício Tolmasquim, relatou que costumava ouvir muitas queixas do setor elétrico sobre preços de equipamentos muito acima do mercado internacional, e disse crer na existência de diversos cartéis na área. “Acho que é a ponta do iceberg”, disse então. As informações são do jornal Estadão.


maskate.com.br

|06| Maskate

A Fundação de Apoio Institucional Muraki, através do Centro de Capacitação Muraki, estará realizando, no dia 29/08/2013, às 19 horas, a palestra “O desafio da inclusão como aprendizagem”, a ser ministrada por Denise Teperine Dias Barroso, profissional da área de Pedagogia, especialista em múltiplas deficiências, deficiência visual, deficiência auditiva e surdocegueira, além de ter vasta experiência no tratamento comportamental de pessoas com síndromes diversas (asperger, autismo, down e outras síndromes raras). Denise chama atenção de profissionais e familiares para o assunto: “A palestra visa sensibilizar educadores para compreensão mais alargada do processo histórico da Inclusão e fornecer-lhes uma visão das muitas possibilidades de ensino através de recursos acessíveis e tecnologia assistiva. Acreditamos que toda a comunidade escolar pode contribuir com o processo da Inclusão. Este processo não se esgota em projetos imediatos, mas deve ser uma ação contínua, onde barreiras arquitetônicas e atitudinais sejam eliminadas ao longo deste processo”. Com o objetivo de se engajar nesta importante causa social, em conjunto com parceiros da iniciativa privada e do setor público, sejam pessoas físicas ou jurídicas, a Fundação Muraki destinará uma parte de seu centro de capacitação à realização de atividades voltadas à inclusão educacional e social de pessoas com deficiência, focando, principalmente, os treinamentos e as capacitações, propiciando a ampliação de oportunidades de engajamento das pessoas com deficiência na vida social, escolar e profissional. A palestra da pedagoga Denise Teperine marcará o início dessas atividades inclusivas do Centro de Capacitação Muraki e está sendo oferecida ao público pelo valor de R$ 20,00, com inscrições que poderão ser feitas através dos telefones (92) 3652-5000 e 8818-4482. Outras informações também estão disponibilizadas no site www.muraki.org.br. A palestra acontecerá no auditório Apoena, na sede da Fundação Muraki, localizada na Av. Prof. Nilton Lins, n. 1699, Parque das Laranjeiras (em frente à lanchonete Labib´s e restaurante Di Fiori).

Manaus começa guerra de combate a pirataria

O prefeito Arthur Neto assinou o convênio que incluirá Manaus no programa Cidade Livre de Pirataria, do Ministério da Justiça. O convênio foi firmado no Palácio Rio Branco, no Centro e deve ter início efetivo nos próximos dias em toda a capital do Estado. A assinatura do convênio faz parte das medidas adotadas pela parceria entre Prefeitura de Manaus e Governo do Estado para combate à pirataria e ao crime organizado, cujas ações mais intensivas foram iniciadas com a operação Centro Seguro,

no último dia 2 de agosto. A cerimônia contou, ainda, com a presença do secretário executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), Rodolfo Tamanaha, e do representante do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), Márcio Gonçalves. Por se tratar de um crime de violação de direitos autorais, sonegação fiscais e outros agravantes previstos na lei, a Prefeitura com certeza terá apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública durantes as blitzen a serem desencadeadas.

redacao@maskate.com.br

Fundação Muraki realiza grande palestra no dia 29

AMAZONAS

Manaus, 27 de agosto de 2013

Rebecca busca soluções para Cooperativa que perdeu 700 toneladas de juta no Interior qSecretária de Governo foi ver de perto o problema enfrentado pela cooperativa

A secretária de Governo, Rebecca Garcia, esteve na Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Coomapem), localizada no município de Manacapuru (distante 110 quilômetros de Manaus), que perdeu recentemente toda a produção de mais de 700 toneladas de juta, em virtude de um incêndio no seu galpão. Rebecca conversou com a presidente da cooperativa,

Eliana Medeiro, que mostrou a realidade dos cooperados que, entre outros problemas, enfrentam dificuldade por falta de recursos para pagamento da produção perdida no incêndio e para a construção de um novo galpão. Segundo Eliana, a cooperativa possui 49 anos de luta pela produção de juta e é considerada uma das maiores produtoras da região Norte. “Ao todo, temos 438 coo-

perados vivendo da produção da juta. Eles demoraram mais de seis meses para plantar, cultivar e produzir as milhares de toneladas de juta que estavam no galpão. Agora, estão vivendo com poucas condições de vida por causa do prejuízo com o incêndio. Precisamos do apoio do governo estadual, municipal e federal para quitar os prejuízos com o incêndio”, comentou a presidente da cooperativa.


maskate.com.br

Maskate

azonas, o IDH da bola

Manaus, 27 de agosto de 2013

|05|

ra 4 jogos em Manaus

Exigência da FIFA O Governo do Estado do Amazonas justifica seu investimento nos campos de futebol com dois argumentos. O primeiro é o de que os estádios estão sendo construídos por uma necessidade de Manaus para tonar-se sede da Copa. De acordo com a UGP, a Fifa exige que os COTs tenham, além de tribuna de imprensa, uma capacidade para receber, no mínimo, 2.000 torcedores. Ainda que assim fosse, tal

fato não explicaria o motivo de os estádios que estão sendo construídos serem para 11.400 e 5.000 pessoas. Na última sexta-feira, porém, a reportagem do UOL perguntou ao COL (Comitê Organizador Local da Copa-2014) quais eram as especificações dos COTs exigidos das cidades-sede. Eis a resposta: “As orientações relativas aos Campos Oficiais de Treinamento (COTs) passadas pelo Comitê Organizador Local

(COL) às sedes da Copa do Mundo da FIFA visam oferecer as melhores condições possíveis para as equipes. A qualidade do gramado, com condições semelhantes às encontradas nos estádios, o tempo de deslocamento até os hotéis oficiais, a infraestrutura de vestiários e as instalações para a imprensa estão entre os principais requisitos. A capacidade de público desejável dos COTs é de no mínimo 500 pessoas”.

Vivaldão – demolição absurda O antigo Vivaldão: construído em 1972, reformado em 1995 e 2006 e demolido em 2010, para revolta da população que defendia um ajuste às exigências d FIFA. Manaus precisa desses estádios? Por que, então, construir dois novos estádios em Manaus, um para 11.400 e outro para 5.000 pessoas? É aí que entra a segunda justificativa do Governo do Estado do Amazonas. A explicação é que todas as estruturas ficarão à disposição do futebol do Amazonas, podendo ser utilizadas nos campeonatos oficiais disputados pelos clubes do Estado. O Campeonato Amazo-

Campo de treino ou estádio? Voltando a Manaus, há que se explicar o que são esses estádios que estão sendo erguidos além da Arena Amazonas, os COTs, ou Campos Oficiais de Treinamento. Pela carta de compromissos que as cidades-sede assinaram com a Fifa para receber a Copa, elas são obrigadas a oferecer pelo menos dois campos oficiais de treinamento com algumas especificações, tais como gramado e vestiários semelhantes aos dos estádios da Copa e proximidade aos hoteis onde esta-

rão as seleções. Na Copa de 2006, na Alemanha, todos os COTs eram privados, de clubes ou associações, nada foi construído pelo poder público só para ser usado como campo de treino durante a Copa. No Brasil, alguns COTs serão privados, como deverá ser a Arena Grêmio, em Porto Alegre, se escolhida como Q2WCX V` COT. Já em Manaus, ou a iniciativa privada não se interessou em investir em tais estruturas, ou o poder público tomou-lhe a frente.

nense deste ano contou com dez clubes de futebol e teve média de público inferior a

500 pagantes por jogo. A final contou com menos de 3.000 torcedores.


maskate.com.br

|04| Maskate

A cidade precisa mesmo de todas as estruturas que as autoridades públicas estão construindo sob a justificativa de legado da Copa? Não, não precisa. Não se for levada em consideração a história do futebol amazonense, pontilhada por construções, reformas e abandono de suas praças esportivas, sempre à custa de dinheiro público. Veja o exemplo da Arena Amazônia, que será utilizada na Copa. Ela está sendo construída no local onde antes existia o estádio Vivaldo Lima, ou Vivaldão. Concluí-

do em 1972, o estádio tinha capacidade oficial para 43 mil pessoas, mas chegou a receber 56 mil. Em 1995, passou por uma grande reforma, recebeu sistema de som importado da Bélgica, catracas eletrônicas e um sistema de irrigação e drenagem automático. Em 2007, passou por outra reforma, novamente custeada com dinheiro público, e recebeu placar eletrônico. Além disso, o estádio tinha tido sua fiação elétrica de cobre furtada, e o sistema de refletores foi também reformado.

redacao@maskate.com.br

E a infraestrutura urbana?

POLÍTICA

Manaus, 27 de agosto de 2013

Copa da FIFA no Ama

qSão três estádios par Desde que assumiu o governo em abril de 2010, o governador Omar Aziz nao esconde sua irritaçao e desconforto com o assunto Copa da FIFA em Manaus, um assunto e uma herança que recebeu para gerenciar sem os recursos de que precisa ou sem perguntarem se ele estava afim. Enquanto batemos cabeça pra conferir competitividade ao modelo Zona Franca de Manaus, fonte de sobrevivência de 90% da economia regional, o Governo Federal, impôs ao Estado do Amazonas e a Prefeitura de

Manaus, por acordo assinado pelo Lula, construir três estádios para a Copa do Mundo de 2014, evento em que a cidade receberá quatro partidas, todas da primeira fase. Além deles, está sendo feito um campo de futebol reserva, no padrão Fifa, “para ser utilizado no que for necessário”, segundo a coordenação geral do evento. Tudo isso, depois de construir uma ponte que consumiu três vezes o orçamento inicial e endividou o estado e... por enquanto só. E pensar que o Amazonas tem 11 das 50 piores cidades do país.

E depois?

São Raimundo x Fluminense Depois dessa ultima reforma, a seleção brasileira nunca jogou lá. Também nunca teve lotação máxima. Os dez jogos de maior público no Vivaldão aconteceram todos até 1999, quando 55 mil pessoas foram assistir a São Raimundo e Fluminense, pela Série C do Campeonato Brasileiro. Então, em 2009, dois anos após a última reforma,

decidiu-se que a arena teria que ser totalmente demolida para dar lugar a um novo estádio, padrão Fifa, a Arena Amazônia, integralmente bancado pelo poder público, Governo Federal e Estado do Amazonas. A empreiteira Andrade Gutierrez toca a obra. A previsão atual de custo é R$ 604 milhões, R$ 89 milhões a mais do que inicialmente.

Por que demolir? Agora, atente para o segundo equipamento em construção, o Estádio da Colina, ou Ismael Benigno, que já existia, mas que foi, assim como o Vivaldão, demolido para que se pudesse construir um novo estádio do zero. É o mais antigo campo profissional de futebol do Estado. Pertence ao São Raimundo e foi inaugurado em 1952, em terreno público doado

ao clube pelo então governador do Amazonas, Plínio Coelho. A partir da inauguração do Vivaldão, em 1972, o Estádio da Colina caiu em franco desuso e deterioração. Os outros clubes da cidade começaram a jogar no estádio público, o São Raimundo não conseguiu manter o equipamento viável economicamente apenas com seus próprios jogos.

O principal equipamento em construção é a Arena Amazônia, a um custo de R$ 604 milhões, para 42.374 pessoas. É ali que irão acontecer os quatro jogos da Copa. E depois? Ontem, em Brasília, o jogo Corinthians e Vasco juntou 20 mil torcedores. Além dela, está-se construído um novo Estádio da Colina. O original, per-

tencente ao clube São Raimundo, foi demolido para dar lugar à nova arena, para 11.400 pessoas, com gramado e vestiários padrão Fifa, a ser utilizada como um COT, ou Centro Oficial de Treinamento, da cidade de Manaus. Custará R$ 21 milhões, sendo R$ 9,7 milhões de verbas federais e o restante do Estado do Amazonas.

Também está sendo erguido o Estádio do Coroado, para 5.000 pessoas, na Mini Vila Olímpica, zona leste de Manaus. Também será utilizado como COT. Vai custar R$ 15 milhões e será integralmente pago pelo contribuinte amazonense, via governo estadual. As obras tiveram início nesta semana e devem seguir até fevereiro do ano que vem.

Finalmente, está sendo construído um campo com arquibancadas para 1.300 pessoas, com gramado e drenagem padrão Fifa, para deixar de reserva, caso seja necessário. Custo: R$ 3,5 milhões, por meio de convênio com o Ministério do Esporte. A informação é da UGP, Unidade Gestora do Projeto Copa, do governo do Amazonas.

Zona Leste somos nós!

Grana do contribuinte A arena perdeu o alambrado, o gramado se deteriorou e parte dos refletores pararam de funcionar. No ano 2000, o Estádio da Colina passou por reforma e modernização, custeada com recursos públicos. São colocados mil assentos nas arquibancadas cobertas, As seis cabines de rádio são reformadas. Anuncia-se a instalação de um dos melhores sistemas de iluminação do mundo, com quatro torres e 35 refletores em cada. O vestiário do São Raimundo ganha banheira de hidromassagem e dez chuveiros. Ao longo dos últimos dez anos, o equipamento, por falta de uso,

novamente se deteriora. Deteriora-se ao ponto de, segundo o governo estadual, ter que ser completamente demolido para que uma nova e moderna arena possa ser construída, para ser utilizada como campo de treino durante a Copa e ser entregue depois nova em folha ao São Raimundo. Quase metade dos R$ 21 milhões do custo da obra foram obtidos através de emenda ao Orçamento da União e chegam aos cofres amazonenses via convênio com o Ministério do Esporte. Dinheiro do Orçamento da União. Sendo usado em estádio de treino da Copa. Viu, presidente?

Recursos públicos

Você reparou nesse ponto? O dinheiro vem de convênio do governo estadual com o Ministério do Esporte. Ou seja, este é mais um caso de dinheiro público federal sendo colocado em estádios de futebol para a Copa não através de financiamentos do BNDES, contrariando o que afirmou em pronunciamento oficial a presidente Dilma Rousseff durante a Copa das Confederações, de que não há dinheiro federal em estádios da Copa, a não ser empréstimos do BNDES. Este é mais um caso. Porque tem outros. O futuro Centro de Treinamento da Colina, do São Raimundo, feito com dinheiro público


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 27 de agosto de 2013

Simulado de prevenção contra acidentes naturais

|07|

qTreinamentos visam preparar moradores de áreas de risco para agir em situações de emergência Com o objetivo de orientar a população para reagir da maneira correta em momentos de desastres naturais, como enxurradas, deslizamentos de terra, alagamentos e fortes chuvas, o Governo do Amazonas, por meio do Subcomando de Ações de Defesa Civil no Amazonas (Subcomadec), realizará uma oficina e um simulado técnico de preparação de desastres. A Oficina de Preparação para Desastres acontecerá de 27 a 30 de agosto, sempre a partir das 9h, no Centro de Convivência do Idoso (rua Wilkens de Matos, s/nº, Aparecida, zona sul). O Simulado Técnico de Preparação para Desastres será realizado no dia 31 de agosto, no bairro Terra Preta, em Manacapuru, também a partir das 9h. As duas atividades contam com apoio do Ministério da Integração Nacional e da Defesa Civil Municipal de Manacapuru. O titular da Sucomadec e presidente Nacional do Conse-

Concursados da PM apresentam CNH lho de Gestores de Proteção e Defesa Civil, coronel Roberto Rocha, destacou que os treinamentos visam preparar moradores de áreas de risco para agir em situações de emergên-

cia, como inundações e desbarrancamentos. Ele explicou que as capacitações fazem parte do conjunto de ações preventivas realizadas pelo Ministério da Integração Nacional com

o objetivo de zerar o número de óbitos e desastres em todo o país e minimizar possíveis impactos econômicos e sociais em decorrência de desastres naturais.

Segunda edição da operação ‘Centro Seguro’ foi positiva

No último fim de semana, o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, realizaram

a segunda edição da operação ‘Centro Seguro’ com foco na fiscalização do comércio de

mercadorias contrabandeadas e sonegação fiscal em galerias que abastecem a venda de produtos piratas no centro da cidade. Mais de R$ 40 milhões em produtos irregulares foram apreendidos nas galerias BBC, Baré, Destack e Central e no Hotel Amazonas, localizados entre as ruas Marechal Deodoro e Teodoreto Souto. Os mandados de busca e a apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil. Fruto de cerca de três meses de investigação, a operação recolheu mais de uma tonelada em mercadorias piratas e sem nota fiscal, produtos de confecção com etiquetas falsas de 20 marcas nacionais e estrangeiras. O

material apreendido será armazenado em depósitos indicados pela Associação de Marcas e Patentes e pela secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e Secretaria Municipal de Economia e Finanças (Semef). Cinco caminhões fizeram o transporte do material. O empresário Sebastião Vilas Boas, apontado como um dos líderes da rede de distribuição dos produtos piratas em Manaus, e que tinha mandados de prisão expedidos pelas polícias do Paraná e do Amazonas, foi detido pela Polícia Civil. Ele seria responsável pelo contrabando de mercadorias do Paraguai para a venda aos lojistas da capital amazonense.

As Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) decidiram pela manutenção da liminar que autorizou os candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar do Amazonas a apresentarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) somente no momento da posse nos cargos, pois, além da aprovação, os candidatos aprovados passam por curso de formação. Em 1º grau, a ação transcorreu na 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual, em que foi concedida liminar em favor dos candidatos aos cargos na Polícia Militar do Amazonas. O relator do processo nas

Câmaras Reunidas foi o desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior, que votou de acordo com o parecer do Ministério Público, seguindo o entendimento do Juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual. O voto foi seguido pelos demais desembargadores que compõem as Câmaras Reunidas. No voto, o desembargador Lafayette Júnior aplicou a Súmula 266 do Supremo Tribunal Federal (STJ), a qual diz que “diploma ou habilitação legal para exercício do cargo deve ser exigido na posse e não na inscrição para concurso público”.

Ponte do Jacarezinho ameaçada de desabar O excesso de veículos pesados que circulam diariamente sobre a ponte do Jacarezinho, situada no km 05 da rodovia AM-010 que liga Manaus a Itacoatiara(distante a 265km de Manaus) está com sua estrutura ameaçada pela erosão. O alerta é da liderança da comunidade que promete formalizar denuncia a Secretaria de Infraestrutura do Estado

do Amazonas (Seinfra) para que Itacoatiara não venha ficar isolada dos demais municípios por conta desse probolema. Os habitantes de Itacoatiara exigem que providências urgentes sejam tomadas para evitar que a ponte desabe com a chegada das chuvas e subida do rio, além do constante acesso de veículos pesados que trafegam no local.


AGORA VOCÊ PODE USAR O CARTÃO MINHA CASA MELHOR PRA COMPRAR EM UMA TV LAR BEM PERTO DE VOCÊ.

CRÉDITO DE ATÉ 5.000,00 PARA VOCÊ COMPRAR MÓVEIS E ELETRO COM PAGAMENTO EM ATÉ 48 VEZES COM JUROS REDUZIDOS!

• HDMI • USB • Design Atrativo e Moderno com tecnologia de imagem • Cores vibrantes em imagens maravilhosas apresentadas em uma belíssima tela LED

SMARTPHONE LG OPTIMUS L5 DUAL CHIP E455 PT CÓD. 67865-4 À vista: R$ 799,00

94,09

R$

12X

1+11

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

02 ANOS: R$ 104,39

À vista: R$ 999,00 TV CCE 32” LED HDTV LT32G CÓD. 67854-3

• Sistema Android • Bluetooth • Wi-Fi • Painel IPS

FOGÃO ESMALTEC CARIBE 4B 4007 BR CÓD. 66953-9 À vista: R$ 358,00 R$

12X

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

R$

12X

1+11

FORNO MICROONDAS PANASONIC 20L NNST252WRUN BR CÓD. 678200

117,65

MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

À vista: R$ 238,00

02 ANOS: R$ 343,33

MAQUINA LAVAR ROUPA CONSUL FACILITE 10KG CWC10AB BR CÓD. 67627-1 À vista: R$ 1.059,00

42,16

R$

12X

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

28,03

MENSAIS

02 ANOS: R$ 69,36

MÁQUINA LAVAR ROUPA ELECTROLUX 8KG LTE08 CÓD. 66219-4 À vista: R$ 878,00

MENSAIS

12X

R$

1+11

02 ANOS: R$ 69,48

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

124,71

MENSAIS

02 ANOS: R$ 254,94

R$

12X

1+11

MAX

103,40 MENSAIS

NO CREDIÁRIO TV LAR

02 ANOS: R$ 254,94

REFRIGERADOR ELECTROLUX 382L FF DF42 BR CÓD. 67626-4 À vista: R$ 1.799,00

12X

R$

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

À vista: R$ 417,00 BEBEDOURO ELECTROLUX TURBO ACQUA WD20C BR CÓD. 67726-0

CREDIÁRIO

PRÓPRIO

12X

R$

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

À vista: R$ 679,00 COND AR ELECTROLUX 7500BTUS MAXIMOS EC07F 110V CÓD. 57434-1

49,11

MENSAIS

02 ANOS: R$ 66,81

GARANTIA

FACILIDADE PARA

PAGAMENTO

LOJAS NA CAPITAL

E NO INTERIOR

ESTENDIDA

ENTREGA

RÁPIDA

MONTAGEM

GRÁTIS

12X

R$

1+11

NO CREDIÁRIO TV LAR

MAX

79,96

MENSAIS

02 ANOS: R$ 87,46

Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condição para plano no carnê TVLAR, entrada de 11,8% (1+11 iguais), com acréscimo de 7% de juros ao mês. Pagamento nos cartões AMEX, VISA e MASTER. Ofertas válidas dia 26/08/2013 a 28/08/2013. Para retirar seu cartão TVLAR dirija-se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR RENEGOCIAÇÃO está sujeito à análise de crédito. Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com DE CONTRATOS antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!

211,86

02 ANOS: R$ 123,88

MENSAIS


Viviane Araújo dança até o chão em noite carioca ANO 15 - Nº 2.346 - MANAUS/AM - 27/08/2013 - www.maskate.com.br

Viviane Araújo não economizou sensualidade ao dançar até o chão durante um evento na boate 021, na noite de domingo, 25,

no Rio de Janeiro. Ela, que escolheu um short revelador e uma camisa transparente, foi acompanhada de Radamés e se divertiu com

um amigo. Quem também estava por lá era Bruno Gissoni e Yanna Lavigne. O casal aproveitou a noite em clima de romance.

Kamyla Simioni posta fotos com Compadre Washington

Anitta emenda shows

Gisele Bündchen curte piquenique em parquinho Gisele Bündchen aproveitou a tarde deste domingo, 25, para levar os filhos, Benjamin e Vivian, a um parquinho de Boston, nos Estados Unidos, onde mora

Anitta mostrou que tem disposição e fez dois shows na mesma noite neste domingo, 25. Após se apresentar em um rodeio de São João de Meriti, a funkeira seguiu para a quadra da escola de samba Portela, na Zona Norte do Rio, e mostrou o muque no palco. Ela nem trocou o fugurino entre uma performance e outra.

com o marido, Tom Brady. Sozinha com as crianças, a top estendeu uma toalha na grama e deu mamadeira para a menina, que está cada vez mais fofa, enquan-

to aproveitava o sol. Um dia antes, Gisele esteve no mesmo parque, mas acompanhada do marido. Os dois brincaram de patinete com Benjamin.

Neymar posta foto com filho e irmã e desabafa: ‘Saudade’ Na madrugada desta segunda-feira, 26, a saudade e a distância foram mais fortes. Neymar postou uma foto em que aparece na piscina com o filho, David Lucca, e a irmã, Rafaella. “A saudade que eu estou desses dois é grande demais! Meus amores, minha vida... Amo vocês”, escreveu ele na legenda do registro em seu perfil no Instagram.

Na madrugada desta segunda-feira, 26, Kamyla Simioni postou fotos em que aparece abraçada com Compadre Washington, líder do grupo É o tchan, em seu perfil no Instagram. Na legenda das imagens Kamyla alfinetou: “Isso é porque você não me convidou né @compadrewashington kkkkk Segura essa @betojamaica”. Kamyla havia dito ao EGO que Washington a convidou para participar de um show do grupo na quinta-feira, 29. Entretanto, procurado pelo EGO, o vocalista negou a informação, mas disse que Kamyla será bem-vinda. Para quem não lembra, Compadre tem uma péssima relação com Scheila Carvalho desde que trabalharam juntos no É o Tchan e, segundo ele, viveram até um romance.

Solange Couto comemora aniversário de 2 anos do filho Solange Couto celebrou o Aniversário de 2 anos de Benjamin no domingo, 25, na casa de festas Sorvetão, na zona Oeste do Rio. Ao lado do marido, Jamerson, ela cantou os parabéns na festa que tinha o tema do desenho Backyardigans. A atriz mirim e amiguinha do aniversariante, Giovanna Alparone, também esteve presente.


maskate.com.br

|10| Maskate

Cleomir Santos

Luciana Vaz

Monney Barbosa

Alesson Gramagol @AlessonGramagol Danielle Cardoso @dandinhacardoso Jacqueline Barbosa @jac_barbosa

Marcioney Santos @marcioneysantos

Amora decide atear fogo na Toca do Saci para incriminar Fabinho

Bento tenta impedir Fabinho de atear fogo na Toca do Saci, mas bate a cabeça em um móvel e desmaia. Giane tem um mau pressentimento com Bento. Érico expulsa Natan da casa de Verônica. Maurício confessa que não acredita na relação entre sua mãe e Érico. Renata fica arrasada ao descobrir que seu ex-noivo foi morar com Verônica. Chica flagra Brenda no quarto de Glória. Fabinho desiste de atacar Bento, depois de ler uma mensagem de Malu. Amora vai atrás de Bento. Damáris pede para Lucindo e Tina cuidarem dela. Socorro destrata Douglas. Perácio entrega a Rosemere livros sobre artes. Tio Lili fala para Wilson que todos querem que ele reate com

Charlene. Amora encontra Bento desacordado e decide atear fogo na Toca do Saci para incriminar Fabinho. Pau de Jacu investe em Damáris. Cardoso passa mal, e Lara o ajuda. Natan conversa com Maurício no Cantaí. Verônica teme perder Érico. Tina se encontra com Vitinho. Bárbara leva um fora de Natan. Amora se faz de vítima e culpa Malu pelo que aconteceu na Toca do Saci. Tito pensa em interditar Damáris. Isaura leva Pedrinho para a escola. Filipinho, Glória e Eliseu desprezam Brenda. Malu encontra o celular de Bento, vê a mensagem enviada para ela e conclui que Amora incendiou a Toca do Saci para incriminar Fabinho.

maskateecrau@gmail.com

Adriana Figueira

REDES SOCIAIS

Manaus, 27 de agosto de 2013

TELECARINHO NO MASKATE NA TV

Herculles Melo

Katleen Lima Barros de Almeida

Luany Azevedo

Sandro Jobim Colares

Paloma vai ao encontro de Ninho Bruno vê Alejandra e se mantém escondido. A vilã diz para Ninho que Paloma chegou ao Peru sozinha. Paulinha sente-se mal, e Ninho cuida dela. Alejandra avisa a Ninho que marcará um encontro entre ele e Paloma. Jonathan convence César a continuar pagando o salário de Félix. Ordália afirma que acabará com o namoro de Luciano e Joana. Márcia confirma a gravidez de Valdirene. Aline faz a cabeça de César contra a família. Alejandra indica para Paloma onde ela deve se encontrar com Ninho. Félix tenta seduzir Eron para que ele o aju-

de na auditoria. Jacques ouve Edith e Aline falando de Félix. Atílio é libertado e vai para a casa de Már-

cia. Jacques conta para Félix que Aline tem um caso com César. Paloma vai ao encontro de Ninho.

Guiomar tenta convencer Alberto a procurar ajuda para se tratar Cassiano avisa a Alberto que ele só verá Laurinha acompanhado por Lindaura. Doralice propõe a Quirino que eles se divorciem, e manifesta interesse em levar William com ela. Guiomar tenta convencer Alberto a procurar ajuda para se tratar. Dionísio afasta Alberto e assume a presidência do Grupo em seu lugar. Cassiano comenta com Ester que Alberto precisa de ajuda. O delegado avisa a Alberto. que Hélio confirmou o de-

poimento de Dionísio. Alberto diz a Hélio que Dionísio não dará o dinheiro que

prometeu a ele. Hélio pede ao delegado que ligue para seu advogado.


Maskate

maskate.com.br

Maria Gadú contrata personal stylist e repagina visual Maria Gadú antes (ao lado de Caetano Veloso) e depois de contratar um personal stylist: “No começo da carreira, estava mais preocupada com o som, não com a estética”. Há cerca de seis meses, Maria Gadú contratou o personal stylist Bruno Pimentel e deu uma repaginada no visual. Deu um tempo nos tênis, gravatinhas e bermudas largas que usava e passou a investir mais em camisas, sapatos Oxford, peças em alfaiataria. “No começo da carreira, estava mais preocupada com o som, não com a estética”, diz a cantora. “Já passei por vários estilos. Tive a fase largadona, rock, hippie, já usei vestido, não usei mais...”, conta. A decisão teve um empurrãozinho da namorada de Gadú, a produtora Lua Leça. “Ela entrou na minha vida numa fase que eu já queria dar uma mudada e trouxe o Bruno. Ela tem bom gosto, dá opiniões válidas sobre o que estamos escolhendo para vestir”, elogia a cantora. Entre as grifes preferidas de Gadú estão Marc Jacobs, Armani, Gucci, Glória Coelho e Reinaldo Lourenço. “Quis sofisticar a Maria,

apresentar coisas novas, outras opções”, diz o stylist. “Ter alguém que pense nisso, que tenha esse talento de entrar numa loja, perceber o seu estilo e trazer alguma coisa diferente dentro do seu estilo... Quando você entra numa loja, acaba indo sempre na mesma coisa, nunca prestaria atenção nas peças de roupas

que o Bruno propõe. São peças muito legais, estou adorando”, diz a cantora. Além das peças novas, ele dá uma garimpada no próprio armário de Gadú. “Ela tem um guarda-roupa incrível, tem muito o que aproveitar. Tem um bom gosto absurdo”, elogia. “O estilo depende muito do humor dela. Não tem como

rotular, ela tem o estilo dela. Para show, têm que ser peças mais confortáveis. No dia a dia, mais sofisticado”, explica. O stylist só não pode aparecer com sapato de salto alto. “Não uso de jeito nenhum”, avisa Gadú. “Não dá porque nem combina com a Maria. O que ela sempre preza é conforto”, diz Pimentel.

Manaus, 27 de agosto de 2013

|11|

Di Ferrero usa camiseta com estampa sugestiva em show

Di Ferrero usou uma camiseta com uma mensagem sugestiva durante show da banda NX Zero que aconteceu no domingo, 25, em São Paulo. “Esqueça tudo, não se arrependa de nada”, dizia a peça do cantor que recentemente terminou o noivado com a atriz Mariana Rios. Recentemente, Di fez a fila andar e já está andando com novo affair. Nah Cardoso, de 20 anos, está sendo apontada como o novo romance do vocalista.

De biquíni, Cacau Colucci curte férias

Bárbara Paz deixa churrascaria com sutiã pendurado na bolsa Bárbara Paz almoçou em uma churrascaria da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Ao deixar o local, acompanhada do marido, o cineasta Hector Babenco, a atriz, que faz a Edith de “Amor à vida” exibiu um sutiã rendado pedurado na bolsa. Em um evento recente, a atriz conversou com o EGO sobre o sucesso de sua personagem na novela das oito. Segundo Bárbara, Edith ainda tem sentimentos valisosos em relação ao vilão e ex-companheiro Félix, interpretado pelo ator Mateus Solano. “A Edith ainda ama muito o Félix. Quer dizer, isso na minha concepção,

Jakeline Leal mostra a língua e faz oração A ex-BBB Jakeline Leal publicou uma foto mostrando a língua e aproveitou para escrever uma oração na legenda nesta segunda-feira, 26. Na imagem, ela aparece dentro de carro com bobes no cabelo. “Santo anjo do Senhor meu zeloso guardador,se a ti me confiou a piedade divina,sempre me rege,me guarde,me governe me ilumine, amém!”, disse ela. Recentemente, Jakeline festejou seu aniversário.

eu acho (risos). Como naquela casa absolutamente ninguém é normal, ela pode arriscar, pode perder tudo em nome desse amor”, revelou Bárbara. A atriz também relembrou os bastidores da cena em que desmarcara Félix, revelando para a família a sua sexualidade: “Quando a cena é grande assim, normalmente a gente ensaia bastante, mas essa foi de primeira. Depois de gravarmos, bateu um orgulho muito grande, uma satisfação pois foi como no teatro. A gente fez ali, valendo e sem errar nada. Foi sem dúvidas uma cena antológica da televisão.

Cacau Colucci começou a semana bem longe do Brasil. Ela mostrou em seu Instagram nesta segunda-feira, 26, que está numa boa curtindo férias em Ibiza, na Espanha. A ex-BBB está aproveitando o calor europeu e posou de biquíni com uma amiga.


maskate.com.br

|12| Maskate

Manaus, 27 de agosto de 2013

Estudante violentada no campo do Parque do Ingá A polícia de Manacapuru ( a 86 km de Manaus) prendeu neste fim de semana , o ex -presidiário Edson David Moreira da Cruz 27,acusado de estuprar a estudante Edilenia Lima da Luz 22 anos. A estudante contou em depoimento que estava em uma festa no galpão da Ciranda Guerreiros Mura, no bairro do Figueirinha quando teria sido agredida por uma namorada de um ex-namorado, após a briga, Edielenia ameaçou de denunciar sua agressora, quando Edson David, se ofereceu para leva- lá até a delegacia. Após registrar a ocorrência a estudante foi orientada ir até o Hospital da cidade para fazer exame de corpo de delito, quando mais uma vez Edson David se ofereceu para leva- lá, mas ao invés de ir para o Hospital, o acusado entrou no campo do parque do ingá à 50 metros da Delegacia e a obrigou a fazer sexo com ele. A estudante disse ainda que ficou por mais de 1 hora com o acusado. No momento que ele se distraiu, ela correu despida pedindo socorro. Acionados os policiais civis, conseguiram prender em flagrante o acusado. Na delegacia Edson David negou que tenha estuprado a estudante e disse que somente queria ajudá-la.

maskateecrau@gmail.com

Os tiras do 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP), registrou nas últimas 24 horas, as prisões de cinco pessoas envolvidas em roubo e posse ilegal de arma nos bairros Zumbi dos Palmares, São José Operário e Armando Mendes, todos localizados na Zona Leste da cidade. Os presos são Ednaldo Araújo Silva Júnior, 18, e Lucas de Carmo Marques, 18, pelos tiras da 9ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), na avenida Grande Circular, bairro São José Operário, logo após roubarem uma igreja. De acordo com os tiras, eles foram acionados pela vítima, um obreiro que estava no interior da igreja, que fica localizada na rua Araguacema, localizada no mesmo bairro. Durante o roubo, eles utilizaram uma pistola calibre 22. A dupla conseguiu roubar uma caixa de som, um microfone e um aparelho DVD. Ednaldo e Lucas foram presos em via pública e encaminhados para o 9º DIP, onde foram autuados por roubo majorado (Art. 157 do Código Penal Brasileiro) e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito (Art.14, da lei nº 10.826/03, do estatuto do desarmamento) e após passarem pelos procedimentos legais, eles serão encaminhados para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficarão à disposição da Justiça.

POLÍCIA

Polícia prende homens por roubo na Zona Leste

Taradão assaltava e estuprava mulheres bonitas e sensuais Agora ele vai provar do próprio veneno na cadeia Depois de muita investigação os tiras do 3º DIP, Jhonson Souza de Araújo Júnior, 22, por envolvimento com os crimes de roubo e estupro (Art. 157 e Art. 213, respectivamente, ambos do Código Penal Brasileiro). Johnson cumpria pena no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) pelo crime de roubo e estaria em liberdade desde o último dia 27 de julho, por decisão do juiz Genesino Braga Neto da 10º Vara Criminal. Os tiras disseram que no dia 30 de julho, três dias após ser solto, Johnson invadiu uma residência na Rua Henrique Navarro (antiga rua 42), no bairro Japiim, Zona Sul da capital, estuprou uma mulher de 31 anos e roubou um tablet, dois celulares e R$700 em espécie. O de-

legado Abrahão Serruya e o chefe de investigação do 3º DIP, Geraldo Filho, aguardam o comparecimento de mais vítimas que identifiquem o acusado. O tarado foi preso próximo a Rua João Câmara, no Conjunto Colina do Aleixo, bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital, em cumprimento de mandado de prisão preventiva re-

presentado pelo Delegado Titular do 3º DIP, Abrahão Serruya e expedido pela juíza plantonista Andréa Jane Silva de Medeiros, no último dia 5 de agosto do corrente ano. Após os procedimentos cabíveis, Jonhson foi encaminhado para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Morta a facas pelo ex-marido endiabrado

Ele invadiu a casa e assassinou o grande amor de sua vida

A dona de casa, Maria Rosa Correa, de 41 anos foi assassinada na madrugada desta segunda-feira em sua casa e o ex-marido, Joel Ambrosio Correa, de 49 anos, é o suspeito número 1 do crime segundo informam os tiras da Delegacia Especialidada de Ho-

micídios e Sequestros que investigam o crime. Há informações dos tiras da DEHS, que Ambrosio ainda tentou manter relações sexuais com Maria Rosa ante, de quem estava separado há mais de oito meses e de maneira alguma, comentaram os familiares,

ele aceitava o fim do relacionamento. Ela só queria voltar a viver sua vida normalmente, mas o ex-marido vivia a persegui-la e não foram poucas as vezes que Ambrósio também a procurou e fez ameaças de morte se ela não aceitasse ele de volta. Segundo depoimentos de alguns irmãos ela sempre viveu momentos difíceis e de muita violência dentro de sua própria casa. Na madrugada desta segunda -feira Maria Rosa tentou se defender mas foi assassinada covardemente. O crime ocorreu na Vila Marinho, no bairro da Compensa e logo em seguida o assassino fugiu do local.

Meteu espeto de churrasco no peito de seu oponente O comerciário, José Ferreira de Souza Neto, de 25 anos, foi preso após usar um espeto de churrasco para furar um conhecido. O crime ocorreu na Rua Adalberto Vale, bairro Betânia, Zona Sul e uma rixa teria motivado a briga, segundo as primeiras informações da Polícia, que também acredita ter se tratado de uma discussão que aconteceu por volta das 23 horas de domingo. As perfurações atingiram tórax, cabeça e o braço esquerdo do homem. A vítima que ainda não

estava identificada até o final da manhã desta segunda-feira, foi socorrida por populares e levada ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Educandos. OJosé Ferreira afirmou que estava saindo de casa quando foi atacado com socos pelo outro homem. José disse ter usado o espeto para se defender. O indivíduo preso sob acusação de tentativa de homicídio confirmou ainda estar bêbado na noite de domingo. Ele foi autuado em flagrante e encaminhado à Cadeia Pública

Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, onde deve ficar à disposição da Justiça, enquanto a vítima permanece internada no Hospital de pronto socorro 28 de Agosto depois de ser transferido do SPA da Zona Sul.


Maskate

maskate.com.br

Buda vingativo mata pedreiro que o denunciou O pedreiro José Corrêa Pinheiro, 52, só queria ter uma vida digna, mas acabou morrendo, na noite do último sábado, de uma forma bizarra, porque a bandidagem está demais no bairro dele o belíssimo Novo Israel. José pegou dois tiros na cara quando caminhava alegremente na rua União. De acordo com a família, ironicamente o suspeito de ter matado José por pura vingancinha besta é conhecido no bairro como ‘Buda’. Bastante abalado, o irmão de José, um funcionário público de 32, que preferiu não ter o nome revelado, contou que há pelo menos três meses a família vinha sendo ameaçada pelo ‘Buda’, que de espírito evoluído ele não tinha nada. Tudo começou quando Buda roubou o celular de um sobrinho de José na saída da escola e se revoltou quando soube que José havia denunciado ele para a polícia. Na cabeça de Buda era um absurdo aquilo. “Como pode o cara me denunciar à polícia, porque eu roubei o celular do sobrinho dele? Isso não está certo! Não devo sofrer nenhuma consequência dos meus atos criminosos e de violên-

|13|

Mordido com o coleguinha

cia”, pensou Buda. Sendo assim, ele jurou matar José e qualquer outro familiar por ter aprontado essa grande sacanagem com ele, que o deixou profundamente arrasado. No momento do

crime, José havia saído de casa para pagar um dívida quando passou em frente à casa do suspeito, na maior tranquilidade. Buda veio de fininho e abordou José, largando dois papôcos na cara

dele. O caso está sendo investigado pelo 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), já que na delegacia já existem outras dezenas de tretas cuja autoria é atribuída ao hiperativo Buda.

De volta pra casa O ex-presidiário Jhonson Souza de Araújo, 22, foi preso de novo na rua João Câmara, no bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus, depois de cometer uma pequena atrocidade. Sem ter o que fazer, ele se entregou à doença de sua cabeça e invadiu a casa de uma funcionária pública de 31 anos para roubá-la e estuprá-la. A bronca aconteceu na rua Henrique Navarro, Japiim. Ele roubou dois celulares, um tablet e uma quantia

Só querendo conversar O policial militar Russewelt de Souza Peres, 32, é um cara durão que não aceita ser chamado a atenção por mulher nenhuma. Ele tanto é assim que foi preso na manhã de domingo após sacar a arma e sair metendo bala nas paredes da casa dele, na rua Javari, Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, para que a esposinha se intimidasse e abrisse a porta. Como não é boba e nem nada, ela chamou foi os cops, que prenderam o bonitão em flagrante. Russewelt dis-

Manaus, 27 de agosto de 2013

se aos tiras que só queria conversar com a esposa, por isso estava atirando. Deu para entender? Quando você só quer conversar, você atira e a pessoa vem conversar numa boa. Para ele é assim que funciona. A conversinha dele não o impediu de ser levado ao 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi indiciado por violência doméstica e disparo de arma de fogo. Para a infelicidade da amada, ele pagou a fiança e voltou para o lar, a fim de terminar a conversa.

de R$ 700, três dias após sair da prisão. Achando que era pouco, ele decidiu acabar com a dignidade da vítima também, saciando sua sede sexual com o corpo dela. Depois de ejacular, ele saiu superfeliz com seus novos pertences, mas acabou preso depois de um trabalhinho rápido de investigação. O bonitão já voltou para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro, para reencontrar a rapaziada esperta.

De saco cheio de seu amigo de peripércias e falcatruas, o galerito conhecido como “Wenderson”o “Peste” resolveu pôr fim à existência inútil de Gemerson dos Santos Alves, 23, com uma belíssima faca Tramontina, na noite de ontem, no fabuloso bairro do Zumbi 2. Peste que tem ódio de pasta-base de cocaína, estava muito doido na noite de ontem, quando Gemerson achou de negar a ele uma singela quantia em dinheiro para que pudesse continuar chapado. Não gostando de ouvir um “não”, Peste se magoou profundamente e ficou remoendo aquilo dentro dele por alguns minutos. Ainda bastante chateado, pegou uma faca e cravou nas costas do amiguinho, para que morresse logo e parasse de encher o saco. Gemerson foi bater no João Lúcio, onde denunciou a autoria do crime.

Pedreiro tem crânio detonado

Achando que o pedreiro Cristiano Ferreira Mota, 30, já estava na hora de morrer, uma curriola de vagabundos e galerosos decidiu exterminá-lo da face da terra para todo o sempre, de uma maneira nada convencional, dando uma estacada no crânio do infeliz, para quebrar igual um ovo. O fato ocorreu na noite de ontem no bairroTancredo Neves, zona Leste. Cristiano estava bebendo alegremente com alguns amigos em um gostoso clima de descontração e irreverência, quando foi abordado pelos marginais que já tinham uma bronca com ele.


maskate.com.br

|14| Maskate

Como se fosse um criminoso, o porquinho chamado “Ramone” teve que dar uma volta no banco de trás de uma viatura após ser encontrado pelo policial Jeremy Huffman vagando na cidade de Grand Rapids, no estado de Michigan (EUA). Após colocá-lo na viatura, Huffman conseguiu localizar o dono do animal. Porquinho foi resgatado pelo policial Jeremy Huffman

Filhote de cabra se surpreende ao se ver no espelho

maskateecrau@gmail.com

Porquinho é ‘preso’ após ser achado perdido

TABLÓIDE

Manaus, 27 de agosto de 2013

Artistas homenageiam pato inflável com balsa Embarcação em formato de pato atrai turistas ao rio Huangpu.

Uma balsa em formato de um pato é vista no rio Huangpu, em frente à área financeira de Pudong em Xangai, na China, nesta segunda-feira (26). Segundo autoridades, a balsa foi projetada e refeita por vá-

rios artistas chineses, que alegaram estar fazendo uma homenagem ao pato inflável do artista holandês Florentijn Hofman, que ficou em exibição nos meses de maio e junho em Hong Kong. A embarcação

ficará em exposição por um mês em Xangai, como parte do projeto “Bund Art”. Uma balsa em formato de um pato é vista no rio Huangpu, em frente à área financeira de Pudong em Xangai.

Casal se irrita com pedido errado agride funcionário e é preso

Um funcionário de um restaurante apanhou e levou uma coronhada de um casal após seu pedido vir

errado na Flórida, nos Estados Unidos. De acordo com a polícia, o casal fez um pedido de um café com baunilha num drive-thru em Lauderhill. Após saírem, as pessoas se deram conta que o café estava com caramelo em vez de baunilha. O casal ficou muito irritado e voltou ao

café. Jeffrey Wright, de 27 anos, e Alexis Longo, de 22 anos, estacionaram o veículo e entraram no restaurante para falar com o gerente. No local, tiveram um ataque de fúria, procuraram o funcionário e o espancaram. Wright e Longo foram levados para a cadeia do condado de Broward.

Shopping tem cobertura de guarda-chuvas Um vídeo flagrou um filhote de cabra “se conhecendo” melhor. O animal foi colocado em frente a um espelho e se surpreendeu com a visão que teve. As imagens exibem a cabra brigando com o espelho, dando cabeçadas e se assustando com a imagem. Ela também pula e quase quebra o objeto. O vídeo curioso foi publicado no YouTube. Cabra se surpreende ao ver ela mesma no espelho.

Área de shopping em Seul é coberta por dezenas de objetos coloridos. Guarda-chuvas são exibidos em uma cobertura de shopping em Seul, na Coreia do Sul, nesta segunda-feira. Pessoas caminham e descansam sob uma ‘rua’ de guarda-chuvas dentro de um shopping em Seul. Instalação dos guarda-chuvas deixam o shopping decorado e arejado para a população.


Maskate

maskate.com.br

CURIOSIDADES

|15|

Manaus, 27 de agosto de 2013

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Os 10 erros mais ridículos do cinema

Quase todos os filmes possuem erros de gravação, isto é até algo comum, principalmente nas mega produções onde são rodadas muitas cenas, e depois editadas na pós-produção. Conheça agora os 10 filmes com o maior número de erros de gravação:

Água - É o símbolo da vida. Quando clara e limpa indica sucesso e prosperidade. Água suja e turva: dificuldades que terá de vencer. Água inundando casa: mudança de domicílio.

PIADAS Profissão da Mãe

JURASSIC PARK, O PARQUE DOS DINOSSAUROS Ex: Na cena que Lex e Tim estão no carro e o T-rex os está atacando, o animal esmaga o telhado do carro, e a parte transparente cai em cima dos dois. Em um certo ponto ele ainda está inteiro, então o T-rex quebra isto com os dentes, mas logo em seguida está novamente inteiro. TITANIC (242 erros) Ex: Quando Truddy, a camareira de Rose, escorrega pelo corredor de madeira, dá para ver o skate embaixo dela que foi usado para ela deslizar mais facilmente. –> Nos podemos ver Truddy escorregando duas vezes, a primeira tem dois homens caindo na sua frente, na outra e quando um homem a segura! HOMEM ARANHA (200 erros) Ex: Durante a cena final do filme, o Homem Aranha fez uma cena originalmente no Word Trade Center no topo do prédio com uma bandeira. Isto foi mudado depois do acidente do dia 11 de setembro de forma que agora ele está no Empire State Building. Porém, durante a tomada ao redor dele depois que ele chega lá, você ainda pode ver ao fundo o Empire State Building no qual ele está. MATRIX (200 erros) Ex: Neo e Trinity matam todos aqueles soldados no telhado antes do agente aparecer e lutar com NEO. O agente atira em Neo e durante esta cena em que ele evita os tiros, só vemos um único cadáver. E mais, Trinity também desapareceu!

No primeiro dia de aula, a professora pergunta aos alunos: — Chiquinho, qual é a profissão da sua mãe? — Empregada de escritório, professora. — E sua mãe, Joãozinho, o que ela faz? — A minha mãe? A minha mãe é substituta. — Desculpa, não entendi, Joãozinho! — Substituta! — repete Joãozinho. — Essa profissão não existe, Joãozinho. Por favor, explica o que sua mãe faz! — Bem, ela fica numa esquina, aí vêm uns senhores que lhe dão dinheiro, ela entra com eles para um quarto do Hotel e, passados uns quinze minutos, os senhores saem apertando o cinto da calça... — Mas Joãozinho, diz a professora espantada, a sua mãe não é “substituta”, é “prostituta”! — Não, não! Puta é a minha tia que está doente. A minha mãe está cuidando do ponto dela...

RECEITA

Brigadeirão de chocolate branco com calda de morango

Marido Louco O sujeito desabafa no psiquiatra: — Ai, doutor... eu tô ficando louco! Minha mulher é loira, tem 1.70 de altura, olhos verdes, seios fantásticos... Uma delícia! — Até aí não vejo problema nenhum! — diagnostica o psiquiatra. — Calma, doutor! Deixa eu terminar... Ela tá me deixando maluco porque todas as noites vai no Bar do Pedro e dá o maior mole pra todos os homens! Vai pra cama com o primeiro homem que falar com ela! Eu não tô aguentando isso, doutor! Pelo amor de Deus, o que eu faço? — Relaxe! Respire fundo! E agora, diga pra mim, aonde exatamente fica esse Bar do Pedro? Cremação da Sogra

Ingredientes •1 lata de leite condensado •200 g de chocolate branco picado •1 lata de creme de leite •4 ovos •manteiga para untar Calda: •300 g de morangos picados •1 xícara (chá) de açúcar

De manhã, a mãe bate na porta do quarto do filho: — Filho acorda! — Hoje não vou a escola! E não vou por três motivos: estou morto de sono, detesto aquele colégio e não aguento mais os professores. — Mas você tem que ir, filho! E por três motivos: você tem um dever a cumprir, já tem 45 anos e é o diretor do colégio.

Modo de Preparo 1.Derreta o chocolate em banho-maria 2.Bata no liquidificador os ovos até diminuir o odor forte 3.Acrescente aos ovos o creme de leite e o leite condensado, bata, coloque o chocolate derretido e torne a bater até misturar bem 4.Despeje a mistura em uma forma untada com manteiga e povilhada com açucar ( para ajudar a desenformar), e leve ao forno préaquecido em 200º e deixe cozinhar em banho-maria 5.Deixe esfriar e desenforme Calda: 1.Em uma panela coloque o morango picado e o açucar, misture e deixe ferver em fogo brando até atingir ponto de calda 2.Deixe esfriar e despeje sobre o brigadeirão.

Leão Velhas certezas são colocadas em cheque, padrões rígidos do ego devem ser dissolvidos. O Sol, o planeta da consciência, confronta Netuno, o planeta da transcendência.

Sagitário Cuidado com caprichos infantis, desejos irreais, posturas egocêntricas e/ou dogmáticas. Vênus e Júpiter se desentendem para testar seus limites.

Touro O senso prático deve predominar sobre o impulso. Com a Lua em seu signo, siga seu ritmo, sem ansiedade. É importante cultivar flexibilidade e aceitar as mudanças também.

Virgem Os imprevistos estimulam sua criatividade, testam sua competência e capacidade de solucionar problemas. Mas evite a pressa, aguarde apenas mais alguns dias antes de tomar decisões ou concluir um negócio importante.

Capricórnio Aproveite o período da manhã para organizar sua agenda e tomar todo o tipo de providências práticas. Com a Lua em Touro o ritmo fica mais lento, porém as ações ficam mais firmes e determinadas.

Gêmeos Vale pular da cama cedo, gastar energia e adiantar as tarefas na primeira parte do dia. Lua e Júpiter se combinam pela manhã e o ajudam a começar a semana com o pé direito.

Libra Continue a aguardar, antes de fazer grandes compras, investimentos, ou selar acordos. É favorável cultivar liberdade, espalhar, disseminar, desconcentrar. Quanto mais circular e conversar, melhor.

Aquário Use e abuse da respiração, das técnicas de relaxamento e da meditação neste período. Quanto mais tranquilo, mais se torna para ouvir seu coração. Vênus confronta Urano, pedindo controle dos gastos e um cuidado maior em suas relações.

Escorpião Confusões em pauta, ganhe tempo para buscar respostas claras e objetivas. Em pauta, também certa impaciência diante de situações adiadas e não resolvidas. Procure não exagerar nas promessas nem tampouco nas expectativas.

Peixes Evite decisões por impulso, melhor aguardar e deixar a vida fluir. Aos poucos, todas as possibilidades de solução para um impasse se revelarão. É importante também compreender, perdoar e cultivar a solidariedade.

KING KONG – 2005 (195 erros) Ex: Quando Ann encontra o Sr. Weston na rua, ela o segue até um prédio. Quando estão conversando, atrás dela do outro lado da rua algumas pessoas passam mais de uma vez pela calçada. Observe um senhor velho de casaco. HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN (190 erros) Ex: Na cena em que Harry cai para trás para não ser atropelado pelo Noitibus Andante, quando ele encontra-se no chão, pode-se ver a cicatriz sobre sua sobrancelha esquerda, e não sobre a direita como no restante do filme.

Após a cerimônia de cremação da velha, todos os familiares e amigos se encontram reunidos ao redor da urna contendo as cinzas e olhando o forno ainda quente. Depois de alguns minutos, em que muitos murmuravam diante da cena, o genro, que havia bebido todas, pede a palavra para discursar. Sobe em uma cadeira com dificuldade e, na maior comoção etílica: — E agora, meus amigos, uma salva de palmas pro churrasqueiro! Preguiça Escolar

Horóscopo do Dia Áries Parcerias em destaque. A posição entre Vênus e Urano indica que a harmonia em suas relações passa por um período de cheque. Num momento de raiva, dizemos coisas das quais nos arrependemos depois.

Câncer É tempo de avaliar conquistas e derrotas, de montar estratégias práticas para o período. A Lua em Touro o ajudar a cultivar realismo e objetividade. E já na segunda fase da Lua cheia, chamada Lua Disseminadora, é aconselhável pensar nos outros e espalhar os seus recursos.


maskate.com.br

|16| Maskate

Colunista: Cleomir Santos maskateecrau@gmail.com

Diretoria do Reino Unido com o governador Omar Aziz

CLICK CLEOMIR

Manaus, 27 de agosto de 2013

Aniversário do amigo Odimar do Garantido

Cicero Lima, Socorro Grangeiro e Ademar Borges.

Corrida Abrace uma Pessoa com Deficiência

Ricardo Miranda e Jairo Beira Mar e o casal mestre sala e porta bandeira. IIJogos Adaptados JAAVAS. Presença do prefeito Artur Neto e o sec. Pauderney Avelino

DESTAQUES EM FOCO

Dez atrações já estão confirmadas no SAMBA MANAUS 2013. Por meio das redes sociais, o público vai escolher o último artista da festa que será nos dias 11 e 12 de outubro. Entre as atrações confirmadas neste festival já estão no set list, Só Pra Contrariar, Péricles, Arlindo Cruz, Bom Gosto, Neguinho e Bateria da Beija Flor, Raça Negra, Jeito Moleque, Revelação, Thiaguinho e Sorriso Maroto. A décima primeira quem vai escolher é o público, estão na disputa três atrações, que são: Turma do Pagode, ImaginaSamba e Pixote. Vem ai a 5ª Edição do show “Fundo da tarrafa”, toada com humor, com a turma do Canto da Mata e participações especiais de David Assayag, Robson Junior e as Dessanas. Dia 31 de agosto no Cirman, espetáculo de alegria e diversão. Venha curtir um final de semana super especial no Chále da Cachoeira localizada na estrada AM 70- KM 24 Manaus –Manacapuru. O Festival das Cirandas de Manacapuru é pertinho, vem curtir esse maravilhoso recanto. Festival das Cirandas de Manacapuru no Parque do Inga.Dia 30 a ciranda Flor Matizada abre o festival , dia 31 de agosto é a ciranda Guerreiros Mura, o encerramento do festival acontece no dia 1º de setembro feito pela ciranda Tradicional. A revista Região Amazônica convida o jornalista para o coquetel de lançamento dia 29 do corrente no Salão Solimões no Tropical Hotel. A coluna Click Cleomir agora faz parte da revista que mostra nossa Amazônia completa.

PARA REFLETIR

A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte. Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.

Lucyhellen Santos desfilando no Liquida Plaza Shopping

Prêmio entregue pelo Charles e Rogerio ao vencedor do Chalé da Cachoeira.


2346 isu