Page 1

Programa de Nutrição Infantil ‘Leite do Meu Filho’

Prefeitura inaugura oito unidades de distribuição de kits

ANO 15 - Nº 2.318 - MANAUS/AM - 18/07/2013 - www.maskate.com.br

Mobilizados cirurgiões, anestesistas e enfermeiros

Segurança aumenta e homicídios caem Acontecendo com Alberto Lobato

Eva Andressa - A Musa do Fitness

Médicos e familiares não perdem as esperanças de salvar advogados e fiscal

Força Tarefa da medicina tenta salvar vítimas da tragédia Secretário da SSP, coronel PM Paulo Roberto Vital confirma o índice

Camu camu vira vedete no agronegócio

Defensoria

Dilma desaba

USP promete colocar frutas amazônicas nas prateleiras do Brasil

Claudia Leitte fala sobre o novo DVD

Criado plantão para ampliar serviços

Briga besta termina em assassinato


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 18 de julho de 2013

CIDADE DOS MALUCOS

Recomendação útil

Por aqui ela pouco apareceu e praticamente nada fez, à exceção de recomendar à base aliada que enfrentasse a canalha paulista na votação dos 12% da ZFM. Isso pode ser importante mas já estava costurado no Congresso e já um consenso sobre a relevância do modelo desde Gilberto, Arthur e Jeferson Peres.

Desprestigio e isolamento

Pesquisa divulgada ontem pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) registrou queda de 23 pontos em um mês, de 54,2% para 31,3%, em sua avaliação positiva. Foram ouvidas 2.002 pessoas de 7 a 10 de julho. Uma semana antes, o Datafolha havia registrado que a popularidade de Dilma caiu 27 pontos. Dilma cai e se isola.

Ladeira mortal

No Congresso, tudo o que ela pede ou precisa é distorcido e ensebado por sua própria base de sustentação. A pesquisa encomendada pela CNT e realizada pelo instituto MDA mostra que a queda da avaliação pessoal de Dilma foi ainda maior. Em junho, 73,7% consideravam seu desempenho ótimo ou bom; agora, o índice é de 49,3%.

Puxando o banco

Enquanto isso, Lula recomenda renovação urgente do PT em “seu” artigo no New York Times, como se ele não tivesse nada a haver com essa esculhambação que se instalou na máquina pública e no caos do tecido social. Ele puxa o banquinho de quem inventou e agora quer sutilmente enforcar. Ou quem tenha escrito o artigo ora ele.

Segundo turno

O levantamento também mostra, a exemplo do Datafolha, que Dilma hoje enfrentaria um segundo turno, caso seja candidata do PT, o que é pouco provável. Marina Silva (Rede) foi quem mais se beneficiou com as manifestações: foi de 12,5% para 20,7% nas intenções de votos. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), também cresceu, indo de 3,7% para 7,4%.

NINGUÉM MERECE! • Dilma caiu de 52,8% para 33,4% e o senador Aécio Neves (PSDB) oscilou de 17% para 15,2%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% e tudo sugere que a queda continua. • A rejeição aos políticos pode ser mensurada pelo aumento do número de pessoas que disseram votar nulo ou em branco, que pulou de 8,4% para 17,9% em 30 dias. • Dilma vai vetar a meia passagem de estudantes na rede de transporte público em âmbito nacional e isso será o tiro de misericórdia de sua carreira politica. • Resta saber a pesquisa estadual, e mensurar o grau de rejeição à classe politica depois das manifestações que devem voltar a plena carga no segundo semestre.

Quem não é caracol que já nasce com uma casa para morar, o jeito que tem é improvisar um abrigo, como fez este senhor de quase 60 anos, morando em uma cadeira de rodas cheia de bregueços que ele arruma pelas ruas da

O dia 18 de julho na História 1824 - Desembarcam em Porto Alegre os primeiros 39 colonos alemães para colonizar o Rio Grande do Sul. 1830 - O Uruguai adopta a sua primeira constituição.

redacao@maskate.com.br

Os indicadores de Manaus já sinalizam que o prestigio da presidente Dilma vai de mal a pior. Justo ela que, como Lula, teve no Amazonas sua maior votação. Mais uma pesquisa de âmbito nacional mostra que a popularidade do governo Dilma Rousseff despencou após os protestos que tomaram as ruas do país. Dela e de tida classe politica.

FALA SÉRIO!

Dilma desaba

Dia Internacional Nelson Mandela - Pela liberdade, justiça e democracia, instituído em 2009 pelaONU.1 64 - Grande incêndio de Roma: Um incêndio começa a queimar a área mercantil de Roma, logo destruindo boa parte da cidade. Enquanto isso, o imperador Nero supostamente observava de uma distância segura, tocando sua lira. 1195 - O Califado Almóada derrota o Reino de Castela na Batalha de Alarcos.

1841 - D. Pedro II é coroado Imperador do Brasil. 1863 - Guerra civil americana: a primeira unidade militar afro-americana, o 54th Massachusetts Volunteer Infantry ataca, sem sucesso, Fort Wagner, na posse do Exército Confederado. A coragem e valor militar destes soldados é, no entanto, reconhecida. 1870 - A Igreja Católica promulga o dogma da infalibilidade do Papa. 1873 - Oscar II do Reino da Suécia e Noruega é coroado como rei da Noruega em Trondheim.

1898 - Marie Curie e Pierre Curie anunciam a descoberta de um novo elemento químico e propõem que se chame Polónio. 1909- Primeiro Clássico Grenal da história (futebol brasileiro). 1918 - A grã-duquesa Isabel Feodorovna, o grão-duque Sérgio Mikhailovich e os príncipes João Constantinovich, Igor Constantinovich, Constantino Constantinovich e Vladimir Paley da Rússia são assassinados por membros do partido bolchevique. 1925 - Adolf Hitler publica a Mein Kampf. 1936 - O general Francisco Franco e outros militares dão um golpe de estado na Espanha contra a República. Assim inicia a Guerra Civil Espanhola.

Santo do Dia - Santo Arnolfo Arnolfo nasceu em Metz, na antiga Gália, agora França, no ano 582. A sua família era muito importante, cristã, e fazia parte da nobreza. Ele estudou e se casou com uma aristocrata, com a qual teve dois filhos. A região da Gália era dominada pelos francos e

era dividida em diversos reinos que guerreavam entre si. Isso provocava grandes massacres familiares e corrupção. Um desses reinos era o da Austrásia, do rei Teodeberto II, para o qual Arnolfo passou a trabalhar. Mas quando o rei morreu, todos os seus descendentes e familiares foram assassinados a man-

do do rei dos francos, Clotário II, que incorporou a região aos seus domínios. Era nesse clima que vivia Arnolfo, um homem de fé inabalável, correto e justo. O rei Clotário II, agora soberano de um extenso território, conhecendo a fama da conduta cristã de Arnolfo, tornou-o seu conselheiro.

Versículo do Dia Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 139:23,24 ÓTIMO – O futebol do Amazonas há muitos anos estava completamente apagado e porque não dizer enterrado no cenário esportivo desse país. BOM – O Sinetran e a SMTU até que enfim entraram num acordo com o Sindicato dos Rodoviários e conseguiram evitar mais uma greve PÉSSIMO – Para famílias inteiras que moram nas proximidades desses presídios, porque toda vez que tem fuga em massa, elas são as primeiras vítimas jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Coord. de redes sociais: |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Maskate

Segurança aumenta e homicídios caem, garante Vital Enquanto os índices de crescimento da violência aumentam em todo o país, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registra redução de 30% do número de homicídios no primeiro semestre deste ano, na capital do Amazonas, em comparação com o mesmo período do ano passado. No total foram registrados 347 casos de assassinatos contra 491 em 2012. De acordo com o secretário da SSP, coronel PM Paulo Roberto Vital, o último mês de junho manteve a tendência de redução de assassinatos que vem sendo registrada em Manaus desde agosto do ano passado. “Pela primeira vez nos últimos oito anos temos essa redução histórica no número de assassinatos, na contramão inclusive do restante do País, já que na maioria das capitais, há um aumento de homicídios”, informou.

Manaus, 18 de julho de 2013

|03|

qA redução de homicídios é recorde e chega a 30%

Indicadores do anuário Em maio deste ano, a SSP-AM divulgou o Anuário Estatístico da Segurança Pública que aponta para a forte concentração das ocorrências na capital Manaus. Em 2012, os crimes de homicídio ocorreram

em maior número na zona leste (33%), seguida pela zona norte (25%). A zona centro-sul foi a que menos teve ocorrências (3,5%). No total, foram 925 casos de homicídio em 2011 e, 947 em 2012.

O anuário mostra também que o número de ocorrências de homicídio apresentou crescimento anual constante de 2008 até a metade do ano de 2012. A partir do segundo semestre do ano pas-

sado, é observada uma redução significativa do número de registros de mortes por homicídio, chegando aos atuais 282 casos de janeiro a maio de 2013, contra 411 de igual período de 2012.

Curva descendente

Aplicativo Vital Uma das ferramentas da secretaria de Segurança é a tecnologia. Os usuários dos smartphones com acesso à internet, por exemplo, podem baixar o aplicativo Ronda no Bairro, disponível nas lojas virtuais gratuitamente. Com ele, o usuário acessa o telefone, o número da viatura, o nome do oficial

Estatísticas confortantes

Vital ressaltou que, no mês de janeiro, a redução dos crimes foi de 40,5%; em fevereiro, 37,8%; em março, 7,4%; em abril, 40,9%; em maio, 27,8%; e em junho, 17,5%. “Em números gerais, foram 144 casos a menos de homi-

cídio, isso quer dizer que mais vidas foram salvas”, destacou. Os dez bairros de Manaus com maior número de homicídios, de janeiro a junho deste ano foram: Jorge Teixeira, Cidade Nova, Novo Aleixo, Compensa, Tarumã, Centro, Cidade

de Deus, São José Operário, Nova Cidade e Colônia Terra Nova. “Alguns desses bairros tinham grandes índices de violência, que começaram a reduzir após a implantação do Ronda no Bairro”, destacou o secretário.

responsável, e do delegado de plantão, com telefone da delegacia mais próxima. “Basta instalar e conferir a intima relação entre tecnologia, inovação e segurança”, diz o coronel Vital, com cara de especialista em informática e cibernética para explicar o alcance e o sucesso de seu desempenho.


maskate.com.br

|04| Maskate

A Campanha de Vacinação contra o HPV terá como público-alvo as meninas na faixa etária de 11 a 13, matriculadas nas redes pública e particular de ensino, em todo o Estado. A abertura da campanha de vacinação na capital será no dia 9 de agosto, numa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus. No interior, o lançamento será no dia 10

de agosto, com um evento oficial de abertura realizado pelo Governo do Estado no município de Borba. O investimento do Governo do Estado para a realização da campanha será de aproximadamente R$ 15,2 milhões, sendo R$ 12,2 milhões para aquisição das vacinas e o restante para aplicação na logística, material de consumo e material educativo.

redacao@maskate.com.br

Lançamento da campanha na capital e no interior

CIDADE

Manaus, 18 de julho de 2013

Susam promove videoconferência sobre a Vacinação contra HPV qCom participação dos municípios do interior do Estado A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) promoveu, nesta terça-feira, 16 de julho, uma videoconferência sobre a Campanha de Vacinação contra o HPV, que começa em agosto. Participaram da ação secretários municipais de saúde, coordenadores municipais de imunização e vacinadores que vão trabalhar na campanha. A videoconferência foi realizada no Centro de Mídias da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e retransmitida os 61 municípios do interior do Estado. O objetivo da videoconferência era permitir que as gerências municipais de imunização e também os representantes das secretarias municipais de Saúde e de Educação – que serão parceiras na realização da campanha – tirassem todas as dúvidas sobre a programação da vacinação, questões técnicas envolvendo o assunto e toda a logística que está sendo montada para assegurar o sucesso da ação.

Devem ser vacinadas 90 mil meninas Amazonas foi o primeiro a implantar o Programa O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, iniciou o evento

O Amazonas foi o primeiro Estado da Federação a implantar o Programa de Imunização contra o Papilomavirus Humano (HPV). A medida faz parte das ações de enfrentamento e prevenção ao câncer do colo do útero, desenvolvidas pelo Estado. Este tipo de câncer – que tem uma alta taxa de incidência no Estado – está relacionado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV. Os subtipos HPV-16 e HPV-18, por exemplo, Vacinação contra

HPV estão associados a 70% dos cânceres cervicais. O secretário Wilson Alecrim explica que o Governo do Estado está fazendo a aquisição da vacina que será utilizada em todo o interior e, também, nas escolas da rede pública estadual e particular, da capital. A Prefeitura de Manaus será parceira nos investimentos e ficou responsável pela aquisição das vacinas que serão utilizadas na imunização das meninas matriculadas nas escolas públicas da rede municipal.

explicando um pouco sobre o vírus HPV e seu contágio. A coordenadora estadual de Imunização, Izabel Nascimento

também participou da ação. De acordo com Bernardino, até o final do mês as 180 mil doses da vacina já devem estar em Manaus e começarão a ser distribuídas aos municípios. Nessa primeira etapa devem ser vacinadas 90 mil meninas entre 11 e 13 anos. Ele explicou como vai funcionar a campanha. “A campanha vai se desenvolver nas escolas, principalmente. Com referencia nas unidades básicas dos centros de saúde de cada município. Nós também vamos enviar, além das vacinas, todo o material educativo de orientações, não só de esclarecimento a respeito da vacina, mas sobre doença, além de material de consumo que vai ser utilizado na vacinação”.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 18 de julho de 2013

Depois do açaí, camu camu vira vedete no agronegócio

|05|

qUSP promete colocar frutas amazônicas nas prateleiras do Brasil

Inovação e negócios

O sabor do tambaqui pescado na natureza é explicado pelo consumo de dezenas de espécies de pequenos frutos de seu habitat. O mais apreciado, porém, é camu-camu, uma fruta semelhante às ameixas ou pêssegos avermelhados que tem um sabor meio ácido e agradável. No beiradão amazônico é consumido e procurado por seu elevado teor de vitamina C, 70% a mais que a acerola. Pesquisas do INPA, já antigas, propõem uma boa variedade de usos na culinária popular mas faltava controlar os fatores de cultivo e conservação visando inserção intensiva no mercado nacional. Por isso, é uma das frutas amazônicas que faz parte da pesquisa da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP (Universidade de São Paulo); a intenção é aumentar o tempo de prateleira do produto e permitir que ele possa ser comercializado em outros Estados.

Segundo Patrícia Pinto, a colheita dessas frutas também é diferente da de seu lugar de origem. O abiu e o camu-camu precisam ser apanhados antes do amadurecimento total e armazenados em uma temperatura que varia de 6º C a 10º C, procedimento que aumenta o tempo em que a fruta fica própria para consumo. O bacupari, porém, é o único que deve ser colhido maduro. “Verificamos que a fruta não dá continuidade ao processo de amadurecimento depois de colhida”, disse a pesquisadora. Embora a comercialização das frutas exóticas

seja pouco relevante para as estatísticas da produção total de frutas do país, o Ceagesp, em São Paulo –maior entreposto de alimentos frescos da América Latina– registrou aumento de 8,11% (5.700 toneladas) nas vendas do ano passado em comparação a 2011. Foi o que fez o empresário Douglas Bello, dono do Sítio do Bello, localizado em Paraibuna (a 124 km de São Paulo). “Foi observando essas plantas, que pude definir o tempo de colhimento e o armazenamento. Foi por tentativa e erro mesmo”, afirma.

Buriti, araçá-boi, jenipapo...

Do habitat ao mercado

Camu-camu, bacupari ou bacuri

O açaí é o exemplo clássico do interesse dos consumidores pelas frutas amazônicas e foi isso que levou os pesquisadores da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP (Universidade de São Paulo), em Piracicaba (SP), a tentar cultivá-las longe de seu ambiente quente e úmido, fatores que reconhecidamente limitam sua produção. “Por essa razão, elas são normalmente consumidas em forma de doces e de polpa congelada em outras regiões”, diz a engenheira agrônoma Patrícia Maria Pinto.

Em suas plantações, Bello tem entre os frutos amazônicos castanha-do-brasil, araçá-boi, camu-camu, castanha-do-maranhão, buriti, jenipapo, açaí, bacupari e pupunha. Segundo o produtor, alguns se adaptaram bem ao clima e outros, não. “O clima é frio em Paraibuna por conta da altitude. O camu-camu produz, mas é pouco. O açaí e o buriti não se adaptaram muito bem. O araçá-boi vingou e produz muito. O jenipapo,

por exemplo, produz bem e se adapta em todo o país”, contou Bello. A empresa, porém, ainda vende muito pouco dos frutos “in natura”. A procura maior ainda é por polpa congelada e doces. “A gente transforma em polpa congelada para ter o ano todo. Faz doce, geleia, sorvete, vende para restaurantes, casa de sucos, empórios e supermercados”, disse. Entre os clientes, está o restaurante D.O.M, em São Paulo, do chef Alex Atala.

Os pesquisadores decidiram escolher três tipos de fruta: o camu-camu, pelo teor elevado de vitamina C, o abiu e o bacupari, ou bacuri, como é conhecido no Amazonas, pelo gosto adocicado, em vez de investir em frutas mais conhecidas, como o cupuaçu. “Avaliamos que as escolhidas têm alto potencial de exploração por produtores de diferentes lugares”, diz a engenheira. Durante o plantio, alguns cuidados especiais precisam ser tomados.

Boca de abiu O abiu, por exemplo, necessita ser irrigado com mais frequência. É a fruta da discrição, pois costuma liberar uma resina que gruda os lábios e sugere boca fechada. “Por ser um fruto da região amazônica, onde há maior incidência de chuvas, ele precisa de maior volume de água. Em tempos de estiagem, são necessários cerca de 500 litros por semana”,

afirmar o engenheiro agrônomo Júlio Shimazaki, do Sítio Shimazaki, em Mirandópolis (a 594 km de São Paulo), onde o fruto foi plantado para a realização da pesquisa da Esalq. Os outros frutos, por sua vez, não precisaram de grandes cuidados para adaptação –como irrigação o tempo todo, nem solo especial- mas todos são sensíveis ao frio paulista.

Escassez de compromisso A ideia de plantar esses frutos surgiu com o projeto da empresa de recuperar o solo da propriedade e preservar ecossistemas do Brasil. No sítio de dez hectares, Bello fez uma “miniatura de floresta” para atingir

este objetivo. Atualmente são 60 espécies plantadas em sete hectares e mais de 7.000 árvores. A iniciativa serve para ilustrar o universo de negócios e oportunidades que existem na economia florestal sem precisar derrubar

uma arvore. Isso, porém, exige vontade politica e gente séria, determinada e comprometida à frente dos organismos de fomento e produção da agroindústria regional. Um item vital e em absoluta escassez.


maskate.com.br

|06| Maskate

A Prefeitura de Manaus iniciou nesta semana os serviços de recapeamento na avenida Governador Danilo Areosa, no bairro Distrito Industrial, zona Sul da cidade. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), utilizará 100 toneladas de massa asfáltica na pavimentação em um quilômetro de via. Dez homens trabalham para concluir o serviço em uma semana.

Segundo o coordenador do distrito de obras do Morro da Liberdade, Milton Moreira, as atividades seguem um cronograma previamente estabelecido. “Já finalizamos a primeira etapa do recapeamento da Avenida Governador Danilo Areosa. O trabalho está na metade da via. Nossa finalidade é concluir no menor tempo possível e evitar maiores transtornos à população”, ressaltou.

Paralelamente aos serviços na Avenida Governador Danilo Areosa, as atividades de recapeamento asfáltico acontecem em diversas zonas da cidade. Na zona Leste, os trabalhos acontecem na Alameda Cosme Ferreira, Rua Agnelo Bitencourt, Rua Projetada, Rua 89, Rua 28 e 25, bairro São José Operário. Na zona Norte as intervenções estão sendo feitas na Avenida Guaranás, Avenida Margarida, Travessa Apiaca, Rua Samambaia e Rua Matrixã, bairro Santa Etelvina, dentre outras. Na zona Sul, recebem as ações a Rua Marques da Silveira, Avenida Manaus

2000, Rua Cássio Dantas, Rua Aristide Rocha, Rua Cenário e Beco Mossoró. Já na região Oeste, os trabalhos estão concentrados nas ruas Fábio Lucena e Chico Mendes, Travessa Vista Bela, Rua Boa vista, Estrada do Bombeamento e Avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra. Além da manutenção e recapeamento das vias, a Seminf realiza drenagem e dragagem de igarapés, desobstrução de bueiros entupidos, assentamentos de novas tubulações e confecção de tampas de bueiros em todas as zonas mapeadas pelos distritos de obras.

Outras zonas

Manauscult promoverá seminário sobre Patrimônio Imaterial no Paço A Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult) promoverá nesta quarta-feira, 17, o seminário “Patrimônio Imaterial como objeto de política pública”, a partir das 14h, no prédio do Paço da Liberdade, no Centro histórico de Manaus. O encontro, promovido pela Gerência do Patrimônio Imaterial, da Manauscult, tem

como objetivo apresentar o tema do Patrimônio Cultural Imaterial, fazendo um panorama do papel das políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal. O evento será realizado no histórico prédio Paço da Liberdade, sendo uma das atividades do programa de visitas “Dia de Portas Abertas”, que acontece às quartas-feiras.

redacao@maskate.com.br

Avenida Danilo Areosa recebe pavimentação

AMAZONAS

Manaus, 18 de julho de 2013

Leite do Meu Filho

qPrefeitura inaugura oito unidades de distribuição de kits

A Prefeitura de Manaus vai inaugurar oito Centros de Distribuição dos kits do Programa de Nutrição Infantil ‘Leite do Meu Filho’. A inauguração oficial será feita pelo prefeito Arthur Neto e o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, na próxima quinta-feira, 18, às 10h, na sede do Distrito de Saúde Leste (Disa Leste), rua das Rosas, s/nº, Jorge Teixeira.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, informa que os kits já estão sendo entregues nos oito Centros de Distribuição instalados nos Distritos de Saúde Norte, Leste, Sul e Oeste, sendo que foram instalados três centros na zona Leste, dois nas zonas Sul e Norte, e um zona Oeste. “A Semsa prevê ainda a instalação de mais um Centro de Distribuição na zona Oeste

de Manaus”, explica Evandro Melo. Por meio dos oito Centros de Distribuição, a Semsa liberou em junho a entrega de kits para cerca de 17 mil crianças que fizeram o recadastro por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e foram aprovados para a manutenção no programa.

A coordenadora operacional do Programa, a nutricionista Tânia Batista, explica que a distribuição dos kits foi retomada, depois de recadastro iniciado no mês de março, apenas para aquelas crianças que tiveram a situação de vulnerabilidade social confirmada através dos requisitos estabelecidos pelo Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. “Agora, as famílias beneficiados podem retirar o produto em qualquer um dos oito

Centros de Distribuição. Anteriormente, as famílias somente poderiam retirar o leite na Unidade de Saúde onde tinham o cadastro do programa”, explica Tânia Batista. O Programa de Nutrição Infantil ‘Leite do Meu Filho’ prevê o fornecimento de quatro latas, por mês, de fórmulas infantis para complementação nutricional para crianças de seis meses até cinco anos. Além disso, o programa inclui também crianças que apresentam risco nutricional, órfãos de mãe em idade de amamentação, além dos casos em que a

mãe é portadora do vírus HIV e não pode amamentar. O acompanhamento de saúde das crianças deve ser feito a cada três meses para a avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança, com consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e avaliação nutricional de ganho de peso e de crescimento. Caso o acompanhamento não seja realizado periodicamente, o benefício é bloqueado. Os centros de distribuição foram instalados próximos às seguintes Unidades Básicas de Saúde:

Programa de Nutrição Infantil


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 18 de julho de 2013

Adiado julgamento da lei de proteção contra cerol qSe for sancionada vai obrigar motos a utilizar equipamento de proteção O julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) relacionada à Lei Municipal nº 307/2012, que torna obrigatória a utilização de antenas de proteção contra linhas de cerol nas motocicletas que circulam em Manaus, foi adiado devido ao pedido de vista do desembargador João Mauro Bessa. A ADI (nº 2.000113375.2012.8.04.0000) está sob relatoria da desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura. De acordo com o relatório dos autos, o Legislativo “invadiu” a competência da União, de acordo com o art. 22, XI, da Constituição da República, ao aprovar a lei, que também estaria atacando o art. 188 da Constituição Estadual. Conforme trecho do relatório, a lei 307/2012 ainda teria mais um vício formal, tendo em vista que a competência para a iniciativa é “privativa do chefe do Poder Executivo”, segundo o art. 59, IV, da lei Orgânica do Município. A ADI seria julgada na sessão do Tribunal Pleno desta terça-feira (16). Com o pedido de vista, deverá ser analisada na próxima sessão, marcada para o dia 23 de julho.

Lei Municipal tem seis Artigos

Com seis artigos a Lei Municipal 307/2012, de 17.04.12, tornou obrigatório o uso de antenas de proteção contra linhas de cerol nas motocicletas que utilizam o sistema viário na cidade de Manaus.

O art. 2º determina as penalidades para quem não cumprir a lei: I - Notificação ao infrator; II - Multa no valor equivalente a três Unidades Fiscais do Município (UFMs) e, em caso de reincidência, no

valor de cinco UFMs; e III Retenção da motocicleta. De acordo com o art. 3º, o acompanhamento e fiscalização do cumprimento da lei fica sob responsabilidade do Poder Executivo Municipal.

FGV diz que está tudo pronto para a realização das provas Já está tudo pronto para a realização das provas objetivas do concurso público do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para o cargo de juiz substituto nesta quarta-feira (17), segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV Projetos), instituição responsável pelo certame. Estão sendo esperados 1,2 mil candidatos. O TJAM não realiza um concurso para magistrado há quase nove anos. As provas serão aplicadas a partir das 13h00, horário Manaus, e encerradas às 18h00, em duas instituições da rede pública estadual: o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho,

localizado na avenida Leopoldo Peres, s/n, Educandos, ao lado do PAC da Manaus Moderna; e o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), na rua Ramos Ferreira, 875, Centro. As duas escolas estão situadas na Zona Sul de Manaus. Os candidatos devem procurar chegar ao local com prova com antecedência mínima de uma hora, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, comprovante de inscrição e documento de identidade. Sobre este último, os candidatos devem ficar atentos ao documento que estarão levando, pois, de acordo com o edital não serão aceitos como documentos.

|07|

MPE tem novo Sistema de controle de processos O Corregedor-Geral do MP-AM, José Roque Nunes Marques, realizou reunião com os membros do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CETIC) e a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) para apresentação do primeiro modelo do novo sistema de controle de autos que será desenvolvido pela equipe de sistemas deste Parquet. O novo sistema está sendo desenvolvido dentro dos padrões da Resolução Conjunta nº 3/2013, que institui o Modelo Nacional de Interoperabilidade do Poder Judiciário e do Ministério Público e será integrado ao sistema PROJUDI do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. A primeira versão do sistema, denominado inicialmente de MP-Digital, entrará em operação ainda este ano, de acordo com o cronograma apresentado

pela equipe de TI do MP-AM. O escopo inicial é atender a atuação Ministerial nos processos judiciais. A equipe técnica apresentou o protótipo do novo sistema e ouviu as sugestões dos membros, que aprovaram as propostas e elogiaram os avanços, que certamente atenderão as necessidades da Instituição. Segundo o Procurador de Justiça e Corregedor-Geral, José Roque, o MP-Digital está modelado para integrar as funcionalidades do RAF, e, segundo ele, “a expectativa é de que, com a implantação do sistema, além dos aspectos relacionados à facilitação da atuação Ministerial nos processos, o nosso relatório de produtividade (RAF) passará a ser gerado diretamente na Corregedoria, deixando de existir o retrabalho na alimentação dos atos praticados pelos membros.”

Defensoria Pública cria plantão para ampliar serviços Já está funcionando, desde segunda-feira, 15 de julho, o serviço de plantão da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), com atendimento nas áreas de família, cível e criminal. O plantão funciona das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h, aos sábados e domingos, na sede da corregedoria da DPE-AM (rua 24 de maio, nº 321, Centro, zona sul) e segue orientação do governador Omar Aziz de mais oferta de serviços do órgão para a população carente que não têm condições de pagar os honorários de um advogado. “Estamos fazendo este esforço para atender a população mais necessitada e com isso estabelecermos o equilíbrio nas relações judiciais, uma vez que o Ministério Público e o Tribunal de Justiça já mantêm esses

plantões. Agora o cidadão também terá direito à defesa nos horários fora do expediente regular”, explica o defensor geral Ricardo Trindade. Entre as causas emergenciais que podem ser atendidas pelo plantão da Defensoria Pública estão, por exemplo, as prisões de forma geral, na área criminal; as buscas e apreensões de menores, além das questões de guarda de menor, na área de família; e mandados de reintegração de posse, na área cível. Segundo ainda Ricardo Trindade, a demanda é muito grande, principalmente na área criminal. Agora, as pessoas que se sentirem lesadas por qualquer tipo de coação podem procurar o plantão da Defensoria Pública. É um grande avanço porque estamos ampliando à população o direito a ser assistida.


SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY GRAN DUOS GTI9082L GR Cód. 67796-5 À Vista R$ 1.215,00

CAMERA DIGITAL PANASONIC LUMIX 16.1 DMCFH10LB RS Cód. 67841-5 À Vista R$ 278,00

143,00

R$

6

(1+5)

R$

R$

6

(1+5)

R$

MAX

Característica da camera digital: 16.1 MP • Sensor CCD • Zoom óptico 5x • Zoom digital 4x • Resolução 4608x3072 • Velocidade máxima do obturador 1/1600 • Velocidade mínima do obturador 60 • Sensibilidade ISO 100 - 3200 • Tamanho LCD 2.7 polegadas

32,80

50,50

BEBEDOURO LATINA ACQUA-ICE MESA 10612 Cód. 63621-5 À Vista R$ 425,00

1 ANO R$ 35,72

R$

220,60

MAX

6

(1+5)

1 ANO R$ 74,23

R$

6

(1+5)

R$

MAX

73,90

113,90

77,20

MAX

• Grafite Dual Chip • Android 4.1 • 3G • Wi-Fi • Tela 5.0” • Câm. 8.0MP

COND AR ELECTROLUX 7500BTUS MAXIMOS EC07F 110V Cód. 57434-1 À Vista R$ 627,00

R$

50,00

1 ANO R$ 41,65

Consumo de energia: 11,0 w/h • Serve água: Gelada/ Natural • Termostato regulável: Sim • Tipo: Mesa • Filtra: Não • Coletor removível: Sim • Isolamento • térmico: Sim • Gabinete: Plástico • Cor: Branco • Tensão: 110v • Peso aproximado: 11kg • Dim. (AxLxP): 43,5x30,5x38cm

• Classe A • Ventilação • 754w • Refrigeração • Baixo consumo de energia

FREEZER ELECTROLUX HORIZ 140L 1P H160A BR Cód. 67800-1 À Vista R$ 1.048,00

1 ANO R$ 53,12

R$

6

(1+5)

R$

MAX

123,40

COND AR ELECTROLUX SPLIT ECOTURBO TE12F Cód. 67742-9 À Vista R$ 1.178,00

R$

6

(1+5)

R$

MAX

Capacidade: 12000 BTUs • Ciclo: Frio • Classificação energética “A”: mais eficiência e economia de energia • Gás ecológico R410a: gás que não agride a camada de ozônio • Função siga-me: com um sensor no controle remoto, a função permite que a temperatura desejada seja mantida onde está localizado o controle remoto • Função Auto-limpeza: evita proliferação de odores e mofo garantindo um ar mais saudável • Função ECO: economiza energia adequando-se a variação de temperatura do corpo durante o sono.

138,80

213,90 1 ANO R$ 56,86

190,50 1 ANO R$ 55,57

• Novo design, mais compacto • Dupla função freezer/refrigerador • Chave de segurança • Cesto aramado • Turbo congelamento poderá congelar seus alimentos muito mais rápido.

MÁQUINA LAVAR ROUPA ELECTROLUX 6KG LTE-06 Cód. 62886-7 À Vista R$ 698,00

R$

6

(1+5)

R$

MAX

82,20

• Reaproveitamento de água • Turbo centrifugação • Filtro pega-fiapos • 4 Níveis de água

126,90

FOGÃO ELECTROLUX CHEF 52SR BR Cód. 67694-1 À Vista R$ 918,00

R$

6

(1+5)

R$

MAX

1 ANO R$ 57,76

108,10

166,70 1 ANO R$ 69,36

REFRIGERADOR ELECTROLUX 323L 1P RFE-38 BR Cód. 66918-1 À Vista R$ 1.175,00

R$

6

(1+5)

R$

MAX

138,50

213,50 1 ANO R$ 71,68

• Frost free • Branco • Aço galvanizado com pintura eletrostática • 400L • Peso: 54kg

GARANTIA

ESTENDIDA

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

Jurídico: Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condição de 10x sem juros. Para pagamentos no carnê TVLAR 1+9, e nos cartões AMEX, VISA e MASTER 10x. Condição para 6x no carnê TVLAR com entrada de 18,10% (1+5 iguais), com acréscimo de 4,4% ao mês, e para o plano de 12x no carnê TVLAR, entrada de 11,8% (1+11 iguais), com acréscimo de 7% de juros ao mês. Ofertas válidas até 18 de Julho, ou enquanto durar o estoque. Para retirar seu cartão TVLAR dirija-se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!


Desafiante foge do pau e forrozeiro ganha fácil ANO 15 - Nº 2.318 - MANAUS/AM - 18/07/2013 - www.maskate.com.br

O atual líder do Quadro Pára ou Continua, forrozeiro de mão cheia, Alderi do Acordeon, se apresentou mais uma vez, interpretou um forró com letra e melodia apaixonados, arrancou aplausos da Banca de Avaliadores, presidida pelo repórter fotográfico e presidente da Escola de Samba Unidos do Alvorada – Heroldo Linhares, e mais uma vez, teve todas as placas de “Continua” levantadas para seu show, afinal não foi à toa que o atual líder venceu e tirou do programa uma das rainhas da música popular amazonense, Sâmea.

Foi a segunda apresentação do forrozeiro que também é o vocalista da Banda Justos e Misturados. Ele ganhou mais R$ 100,00 e agora tem 200 mangos no bolso e promete vir com outra grande canção para a terceira disputa. Aliás nesta quarta-feira, o Alderi do Acordeon não teve dificuldade nenhuma para ganhar a segunda disputa, porque o cantor que foi convocado para desafiá-lo, não apareceu no Programa. Há quem diga que esse que seria o desafiante, sabia que iria ser derrotado pelo Alderi e preferiu nem subir ao palco.

Tio Élcio divulga Concurso Garoto e Garota Beer.com 2013

Tio Élcio também participou do programa desta quarta-feira onde divulgou o concurso Garoto e Garota Beer que neste ano vai premiar a vencedora com uma casa no valor de R$ 60 mil e mais R$ 20 mil em mobília totalizando R$ 80 mil. E para o garoto Beer 2013 a coordenação do Concurso vai dar mais R$ 20 mil em dinheiro

vivo. O Concurso já está na sua sexta etapa e neste próximo domingo tem mais uma eliminatória, segundo o Tio Élcio, que na terça-feira esteve participando do Programa do Maskate na TV como convidado da banca de avaliadores, onde também divulgou o Concurso Garoto e Garota Beer. Participe você também!!!

Mourão abre a mala da Debby e revela tudo o que ela carrega O apresentador Miguel Jorge Mourão abriu a mala da Debby e encontrou de tudo um pouco: telefones de última geração, óculos escuros, maquiagem, baralho, calcinha vermelha, dados de Vegas, absorvente feminino e caixa preta com três oncinhas (R$ 50,00) mais cédulas de Euro (dinheiro europeu). Muito ao con-

trário do que muita gente pensava, dentro da mala da Debby não havia nada demais, o que serviu de grande alívio para quem estava no Estúdio do Programa e também para os telespectadores. A Debby ainda confirmou que estava voltando de uma tournê pela Europa inteira. Chic essa essa Diva Maluca, vocês não acham!!!


maskate.com.br

|10| Maskate

Nayane Kaizy

Pierre Tavares

Robinson Romcy

Anna Ribeiro @xurolsribeiro

Larissa Golvin @leitedamalou

Thaís Castro @thatacast

TELECARINHO NO MASKATE NA TV

Felipe Bavaresco

Flavia Nogueira

Glaucia Cavalcante

izis Lobato

I m a g e n s m e ra m e n te i lu s t rat i va s . O p rê m i o s e rá co n ce d i d o e m b a r ra s d e o u ro , n o valo r d e R $ 1 0 0 m i l , d a n d o o p o r t u ni d a d e p a ra a q u i si çã o d e u m i m óvel . C e r t i f i ca d o d e Au t o r i z a çã o C ai x a n º . 6 - 0 1 3 7/ 2 0 1 3 – D i s t r i b u i çã o G rat u i ta d e p rê m i o s .

Wanderson Gemaque @PitoSp

jornal@maskate.com.br

Andreza Menezes

REDES SOCIAIS

Manaus, 18 de julho de 2013

A Amazongás pode te dar uma casa! Compre cargas de gás de 7 Kg ou 13 kg e participe.

Consulte regulamento no site www.amazongas.com.br


maskate.com.br

Carol Dias curte evento sertanejo Carol Dias escolheu uma produção bem sexy para o evento de lançamento da 58ª Festa do Peão de Barretos, na Noite de terça-feira, 16, no Vila Country, em São Paulo. Com a barriga à mostra, a panicat curtiu o show da dupla Henrique & Juliano e participação especial dos embaixadores Chitãozinho e Xororó. A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos acontecerá de 15 a 25 de agosto e vai reunir na arena artistas como Chitãozinho & Xororó, Bruno & Marrone, Jorge & Mateus, Gusttavo Lima, Fernando & Sorocaba, João Bosco & Vinicius, Luan Santana, Michel Teló, Munhoz & Mariano, Paula Fernandes, Maria Cecília & Rodolfo e João Carreiro & Capataz.

Carol Portaluppi mostra as pernas com vestido curtinho em ensaio Carol Portaluppi está investindo na carreira de modelo. A filha de Renato Gaúcho posou para uma revista e dividiu um dos cliques com seus seguidores no Instagram, nesta quarta-feira, 17. Na imagem, Carol aparece com um look preto e branco justinho e de pernas de fora. “Ensaio de inverno para ‘Modos da Moda’”, escreveu ela na legenda da foto. Recentemente a modelo foi vista passeando pelas ruas de Ipanema. Carol foi simpática com o fotógrafo dando tchauzinho e mandando beijo para a foto.

Bruno Gissoni vai a festa sem a namorada, Yanna Lavigne Na Noite de terça, 16, Bruno Gissoni curtiu a Festa “Black Sessions” em uma boate na Gávea, zona Sul do Rio. O ator, que namora a atriz Yanna Lavigne, curtiu o show do grupo Cone Crew na companhia de amigos. Yanna não compareceu ao evento. Quem também esteve por lá foi a Globeleza Aline Prado, que chamou a atenção pela blusa transparente. A ex-BBB Marien e o ator Bernardo Mesquita também compareceram a balada.

Maskate

Manaus, 18 de julho de 2013

|11|

Claudia Leitte: ‘ Não vejo a hora de subir ao palco’

Claudia Leitte anunciou nesta segunda, 17, a data que vai gravar seu novo DVD: 3 de agosto. A gravação vai estrear a agenda de shows na Arena Pernambuco. O novo trabalho também já tem nome: “Claudia Leitte Axemusic”. “Eu estou muito feliz, de verdade. Considero o período que me afastei por causa da gravidez importante. Foi um período de ócio criativo, me entreguei. A preocupação foi contar uma história. Tem uma mensagem especial que quero que meus fãs vejam. São 5 looks, 4 figurinos. Não vejo a hora de subir ao palco”, contou assim que chegou ao shopping JK Iguatemi, onde aconteceu o encontro. O novo álbum de Claudia Leitte é uma homenagem ao axé. O disco conta, de forma lúdica, toda a trajetória da vida da cantora. Com 28 músicas, sendo 11 inéditas, tem ainda as participações especiais, além de performances de maracatu e zumba internacional. “Eu imagino a cor quando construo as cenas, imagino cada detalhe. E imaginava pessoas, que serão meus convidados. Luís Caldas vai estar lá. Wanessa vai estar lá em um número cênico, não vamos só cantar. Quer Saber será com Thiaguinho. Gravamos o videoclipe há 15 ou 20 dias. Vamos reproduzir isso ao vivo. É uma música muito romântica. Wesley Safadão é um cara massa”, adiantou a cantora.

Ronaldo Fenômeno busca os filhos em aeroporto de Ibiza

Ronaldo Fenômeno buscou os filhos em aeroporto de Ibiza, na Espanha. Maria Sophia, Maria Alice e Ronald foram ao encontro do pai nesta terça-feira, 16. A DJ Paula Morais acompanhou o namorado e ajudou a família do ex-jogador de futebol com as malas. A família precisou de três carrinhos para levar todas as malas até o carro de Ronaldo. Maria Sophia e Maria Alice são filhas do casamento do ex-craque com Bia Anthony. Já o primogênito Ronald é fruto do relacionamento de Ronaldo com Milene Domingues.


maskate.com.br

|12| Maskate

Assaltantes que aterrorizavam Centro da cidade foram presos

POLÍCIA

Manaus, 18 de julho de 2013

redacao@maskate.com.br

Os assaltantes Chisano Rodrigues da Costa, 25, Leomar de Castro, 39, e Jeison Ramos Amorim, 29, foram presos em flagrante delito por prática de crime de assaltos. O delegado Mariolino Brito, titular do 1º Distrito Integrado de Polícia, presidiu o flagrante e disse que ainda no começo da tarde desta quarta-feira estariam encaminhando os acusados para a Cadeia. As vítimas foram ouvidas e reconheceram os três elementos como os mesmos que as atacaram, empunhando armas e tomando seus objetos de valor. O assaltasnte Leomar de Castro, o mais velho do grupo, também comandava os assaltos praticados em via pública, na área central da cidade. Um dos tiras que participou da ação que resultou nas prisões, disse que estes elementos já vinham sendo denunciados por várias pessoas e nesta noite de terça-feira, quando praticavam mais roubos, foram localizados e apesar da tentativa de fuga foram alcançados e autuados em flagrante, aguardando agora, na cadeia, pelo pronunciamento da Justiça que deverá julgá-los ainda neste ano.

Rato de loja também foi pego em flagrante

Equipe especial para tratar sobreviventes da tragédia qSepultamento das vítimas fatais teve muita comoção Uma equipe de 16 profissionais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (Susam) foi mobilizada no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, na manhã desta terça-feira, 16 de julho, para atuar no tratamento dos três sobreviventes do acidente aéreo ocorrido no Terminal 2 do Aeroporto Eduardo Gomes, na zona oeste de Manaus. No acidente morreram três pessoas e escaparam com vida os advogados Vanessa Guedes, Edson Parron e o fiscal do Ipem, Adonay Pessoa Campos, que continuam internados no Setor de Queimados do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto. Também houve muita comoção e dor no sepultamento das vítimas fatais do acidente aéreo com o avião Sêneca. O fiscal do Ipem, Aurélio Simonetti, foi sepultado no Parque Tarumã – Manaus, e o empresário Messias Alen-

car, foi transladado para a Cidade de Cárceres, em Cuiabá

(Mato Grosso) para ser sepultado lá.

O atendimento inicial contou com dois cirurgiões e dois anestesistas, além da diretora técnica da unidade. Os pacientes passaram por procedimentos no Centro Cirúrgico e, em seguida, foram encaminhados para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do hospital. Em decorrência da extensão e da gravidade das queimaduras, os três pacientes estão em coma induzido e sendo assistidos por equipe multiprofissional, que inclui médico intensivista, cirurgiões, oftalmologista, equipe de enfermagem especializada e fisioterapeuta. Todos os três pacientes sofreram queimaduras em mais de 60% do corpo. O caso mais grave é o de Edson Oliveira Pavão, 30, cujas queimaduras atingiram 90% do corpo. Entre as vítimas também está um técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), Adonay

Campos, 43 anos, que teve cerca de 60% do corpo queimado. A terceira sobreviven-

te é Vanessa Guedes Aguiar, 32 anos, com 65% do corpo queimado.

Cirurgiões e anestesistas no atendimento inicial

Os tiras da viatura 6350 da Polícia Militar também foram acionados logo no começo da manhã desta quarta-feira, para ir buscar no interior da Loja C&A, localizada na esquina das Avenidas 7 de Setembro com a Eduardo ribeiro – Centro. O rato de loja, Remberg da Silva Rabelo, 26, que estava dentro do estabelecimento, com intuito de furtar confecções e outros artigos, por isso quando foi observado pelos seguranças da C&A já estava tentando deixar o local com uma sacola cheia de roupas. Se os seguranças não fossem rápidos o ladrão teria escapado com pelo menos R$ 1.000,00 em confecções e ainda por cima, segundo comentou um dos tiras, ele só escolheu bermudas, camisetas e camisas de pano e de meia, da melhor qualidade. Tinha bermuda de R$ 200,00, camisetas de R$ 300 mangos e daí por diante, mas a grande verdade é que Remberg Rabelo, ganhou mesmo foi um apartamento na Cadeia Pública de Manaus, onde deve passar um bom tempo pensando e se arrependendo da “merda que ele fez”.

Lanchonete

antão Burguer

8207-8846 / 3088-3953 9458-3609

Agindo Deus, quem impedirá? Is: 43;13

Avaliação e apoio aos familiares Ainda na tarde desta quarta-feira, um cirurgião torácico fez a avaliação dos três pacientes, para verificar a extensão das queimaduras em suas vias áreas. De acordo com a diretora do

28 de Agosto, Francisnalva Rodrigues, três psicólogos, duas assistentes sociais e o diretor clínico da unidade estão dando apoio direto às famílias das vítimas. Além das famílias dos so-

breviventes, o Governo do Amazonas também está fornecendo assistência às famílias de uma vítima fatal, o fiscal do Ipem-Am, Aurélio Queiroz Simonetti, 68 anos.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Márcio Brito, as despesas de velório e sepultamento será toda custeada pela Secretaria de Estado da Assistência Social e

Cidadania (Seas). O titular do Ipem-AM informou também que os trâmites referentes a indenizações e afins serão cumpridos pelo órgão como determina a lei. A direção do 28

de Agosto informa que os próximos boletins médicos sobre o estado de saúde dos três pacientes serão divulgados pelo CTQ às 10h e às 15h desta quarta-feira, 17 de julho.

Despesas de velório por conta da Seas


Maskate

maskate.com.br

BRIGA BESTA TERMINA EM ASSASSINATO

Manaus, 18 de julho de 2013

|13|

DEFENDENDO A HONRA

Uma pedrada em grupo de cachorros resultou em um bárbaro homicídio entre vizinhos que já se odiavam faz tempo. Jeferson Alves da Silva, 42, acabou morrendo depois de pegar uma violenta facada na noite da última segunda-feira. A bronca aconteceu na rua Fábio Lucena, no São Geraldo, Zona Centro-Sul de Manaus. Quem aplicou a facada certeira e mortal foi o (dito) estudante André Albuquerque Medeiros, 18, que havia dado uma pedrada nos animais que pertenciam ao Jeferson. Tudo começou quando André vinha andando calmamente feliz da vida, cantarolando a música da Anit-

ta, “Pre-pa-ra”, quando foi atacado pelos cachorros do vizinho, que estavam em bando e querendo fazer um agito na rua. Revoltado, ele logo largou uma pedrada nos animais, mas isso despertou a ira de Jeferson. Como era segunda-feira, Jeferson estava bebendo na frente de casa e num ato exagerado de repreensão largou um pisão nas costas de André e quando ele embiocou, ainda deu um tapa que o fez rodopiar. Os amigos de Jeferson riram da situação e André voltou para casa humilhado. Quando retornou ao local, ele já veio armado com sua faca Guinsu 2000, que comprou no Polishop. Ele se aproximou de Jeferson e o ma-

tou com golpe fulminante em seu pescoço. Jeferson ainda chegou a ser socorrido e levado ao Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) do São Raimundo, mas já era tarde. Todo mundo da rua se reunião para matar André de porrada, mas ele se entregou aos tiras da 22ª Companhia Interativa Comunitária (22ª Cicom). Ele foi parar no 12º Distrito Integrado de Polícia (12º DIP), onde disse que não tinha a intenção de matar, mas não adiantou muito. André agora vai terminar seus estudos na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, de onde sairá mais especializado em crimes violentos.

REVELAÇÕES NA IGREJA

Achando que sua esposa já não estava tão apertadinha e desejável quando na época que ele a conheceu, um pedreiro que não teve o nome divulgado pela Polícia Civil, resolveu transar com sua sobrinha de 15 anos, só para dar uma variada, e acabou gostando. Ele simplesmente passou dois anos estuprando a meni-

na, que hoje em dia já está com 17. A esculhambação andava acontecendo no bairro do São José 1, na fantástica Zona Leste de Manaus. Depois de anos de abusos e ameaças do tiozão, a jovem resolveu soltar o berro num grupo de jovens da igreja a qual frequenta, para a surpresa da mãe dela, irmã do tarado. A bronca foi parar na

Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente. O lindão foi chamado na grande pela delegada, mas negou toda a história da sobrinha. Disse que ela está louca e variando das ideias. A delegada espera que os exames que a adolescente fez no IML revelem todas as putarias que ele fazia com a pobre.

Depois de passar a madrugada inteira vendendo e tomando cerveja a autônoma com fortes tendências galeríticas Micaeli dos Santos Costa, 22, resolveu cravar uma faca bem fundo na peitchola do desocupado Belarmino de Castro Ribeiro, 25. A decisão da moçoila aconteceu rapidamente, depois que ele sutilmente a chamou de “frouxa” no pior sentido da palavra. A bichinha que só estava defendendo a sua honra que já tá mais pra baixo que ânus de anfíbio, acabou sendo presa pela Polícia Militar, na Praça da Matriz, no Centro. Ela foi autuada em flagrante no 1º Distrito Integrado de Polícia (1º DIP) na Praça 14, por tentativa de homicídio. O Belarmino que tentou expor sua opinião sobre as condições funcionais da vagina da colega, acabou sendo internada no 28 de Agosto em estado grave, gravíssimo.

ABUSANDO DA SORTE

Depois de ter a brilhante ideia de tomar cachaça, em plena segunda-feira à tarde, com um amigo com fortes tendências galeríticas, o desocupado Márcio Ferreira de Lima, 25, acabou pagando caro por confiar demais na sorte. Não preciso dizer que o cara o esfaqueou por causa de uma bobagem. O fato ocorreu no fofíssimo bairro do Nova Conquista, na Zona Leste. Tudo aconteceu, depois que o miguxo puxou uma pasta-base de cocaína e começou a degustá-la. Mesmo assim, Márcio achou que ainda estava tudo de boa, mas lá pelas tantas o cabra se emputeceu do nada e começou a agredí-lo. Quando tentou engrossar com o galerito, foi pegando a sua facada do dia bem no meio do bucho. Triste e arrependido de desperdiçar a sua vida medíocre, Márcio terminou o dia olhando para o teto do João Lúcio.

MUNDO IMPERFEITO

Querendo fugir desse mundo escroto e injusto, o galerio Carlos Reimison Gomes de Albuquerque, 22, resolveu assaltar um pequeno estabelecimento para poder ter dinheiro para se drogar e esquecer essa vida ingrata que leva, mas acabou sendo preso, o que piorou a situação. O fato aconteceu no bairro Novo Aleixo, na Zona Leste, onde nem esse ano ocorreram menos crimes bárbaros. Carlos rendeu uma mulher que tomava conta do estabelecimento com uma mini-faca Tramontina, mas quando ia fugindo com R$ 300, a moçada da rua o capturou e o torturou barbaramente. Todo mundo quis tirar a sua casquinha, deixando o bichinho quase que completamente desfigurado. No fim da tarde, os cops chegaram ao local e pegaram o bichinho, que mais parecia um boneco mamulengo de tão detonado que estava e jogaram na viatura.


maskate.com.br

|14| Maskate

Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a preocupação do governo em relação ao peso e à saúde dos cidadãos gerou uma campanha curiosa, na qual as pessoas são recompensadas com ouro a cada quilo que sumir da balança. Oficiais estão oferecendo um grama de ouro aproximadamente R$ 94 - para cada quilo perdido durante um desafio de 30 dias. Para retirarem o prêmio, os participantes precisam emagrecer, no mínimo, dois quilos. Em todo Golfo Pérsico, as autoridades alertaram sobre o crescimento da obesidade devido ao aumento do número de restaurantes fast food na região, e a falta de exercícios físicos.

redacao@maskate.com.br

Dubai oferece recompensas em ouro para cidadãos que emagrecerem

TABLÓIDE

Manaus, 18 de julho de 2013

Vendedor de melancias é flagrado em ‘soneca generosa’

Vendedor parece dormir profundamente ao lado de melancias em mercado de Taiyuan, na provincia de Shanxi

Macaco brinca em meio a carpas em parque

Competidores tentam pegar pato coberto de lama

Macaco é visto brincando cercado de carpas em parque em Hefei, na província chinesa de Anhui

Gansos ‘organizados’ atravessam rua Uma competição inusitada na China chamou a atenção dos moradores da província de Zhejiang nesta quarta-feira (17). Para somar mais pontos e vencer, os participantes precisam pegar patos em um campo coberto de lama em um parque em Daishan. A competição que ocorre todo ano faz parte de um ‘carnaval’ em um mar de lama organizado pelo turismo local.

Um bando de 150 gansos foi flagrado atravessando uma rua ordeiramente na cidade alema de Duisburg, no início da manhã desta quarta-feira (17). As aves fizeram o passeio para se alimentar de grama fresca. Eles vão ser sacrificados para a ceia de Natal.


Maskate

maskate.com.br

CURIOSIDADES

|15|

Manaus, 18 de julho de 2013

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Dicas para os homens feitas por elas •Massagem é uma delícia, mas detesto ter que pedir. Gosto

quando ele me vira de costas e começa fazendo carinho no pescoço, com as pontas dos dedos e, aos poucos, vai usando a mão toda para massagear toda a parte de trás do meu corpo. •Adoro sentir a língua do meu namorado, passeando por todo o meu corpo. Saber intercalar movimentos suaves a outros mais rápidos é fundamental. •Um elogio, feito na hora certa, acende qualquer transa. A gente fica horas pensando na lingerie que vai usar com o cara, elogiar é o mínimo que ele pode fazer. •Tomar a inciativa de apagar ou diminuir a luz é legal, principalmente no começo. Fico mais à vontade e consigo me envolver melhor. Sei que os homens preferem transar com as lâmpadas acesas, então valorizo quando algum deles presta atenção e cede para me agradar. •Fazer surpresas é sempre divertido. Gosto quando ele oferece algum acessório para a gente usar, juntos. Mas isso tem que acontecer sem pressão, já teve situações em que recusei o brinquedinho que ele inventou de comprar. •Homem tem que ter pegada e saber o que está fazendo. Perguntar se pode tirar a blusa, se pode pôr a mão aqui ou ali azeda completamente o clima. •Cama? Haja paciência para ficar só por ali. Gosto quando meu namorado toma a iniciativa e propõe uns lugares ousados para a gente ficar junto. •Ter criatividade na hora de colocar a camisinha é muito legal. Já fiquei com caras que fingem não lembrar dela e eu tenho que perguntar se ele tem. Isso corta o barato. Seria muito mais legal ele pegar e me conviar para colocar junto com ele. •Língua e dedo formam uma combinação mágica. Mas o cara precisa ter paciência e entender os exercícios como um aquecimento. Como todo preparo, só indo com calma para fazer efeito sem machucar. •Uns bons apertões no bumbum e nos seios são uma delícia. Mas cada um a seu tempo, sem parecer que você vai virar fumaça daqui a pouco. Os dois precisam curtir os amassos. •Mulher sofre para fazer depilação, os caras deveriam seguir o exemplo e, pelo menos, dar uma parada nos pêlos. Adoro quando percebo que ele tomou esse tipo de cuidado. •Interromper tudo para ir ao banheiro é o fim do mundo, eles precisam entender que demoramos para pegar embalo. Por isso, é melhor aproveitar a temperatura mais caliente. •Quando o cara conhece umas posições diferentes e ensina como ficar nelas, acho o máximo. Sinto segurança e me entrego completamente. •Perco os sentidos quando meu namorado me coloca de costas e começa a dar uns puxõezinhos de leve no meu cabelo. Mas tem que ter cuidado para não me deixar com dor-de-cabeça. •É muito gostoso quando ele começa a falar umas bobagens no meu ouvido, principalmente quando eu tenho que responder, seja com palavras ou com algum gesto. •Deixar umas bebidas à disposição é muito bom. Às vezes, estou me sentindo meio travada e, basta tomar uns goles, que tudo se resolve. •Fico excitada quando ele dá um jeito de me irritar, criticando alguma coisa que fiz ou reclamando do tempo que demoro para me vestir, por exemplo. A gente briga feio e, de repente, ele me agarra e tudo se resolve. •Pequenas mordidinhas, em lugares onde não consigo enxergar, me deixam louca. Atrás da coxa, no bumbum e nas costas, perto do ombro, são meus lugares favoritos. •Adoro quando ele esfria a boca com umas pedras de gelo e, depois, vem me beijar. O choque de temperatura entre minha pele e a língua dele me deixa toda arrepiada. •Gosto quando ele faz mil peripécias nas preliminares e, depois de abusar da criatividade, coloca uma venda nos meus olhos e me obriga a ficar quietinha, esperando que ele tome conta da situação. •Uma vez, meu namorado amarrou minhas mãos e não me deixou fazer nada, nem tirar a roupa. Ele fazia tudo bem devagarinho, demorando uma hora para abrir cada botão da minha blusa. Nem preciso dizer que, quando não restava mais nada e ele me soltou, parti para cima com o maior tesão do mundo. •Escolher a música certa é aposta garantida para um clima fervilhante. Mas nada daquela chateação de ficar trocando o CD ou pulando os arquivos, o cara precisa pensar nisso tudo antes e já montar uma seleção na ordem correta.

Alface - É sinal de boa saúde. Comê-la- desgostos. Sorte: pavão.

PIADAS Cálculo Matemático Estavam a conversar, um físico, um matemático e um advogado. Eis que um sujeito aparece e pergunta: — Quanto é dois mais dois? O físico se esforça, calcula e depois de muito tempo responde: — 3,97. O matemático, mais que depressa rebate: — Não senhor! Dois mais dois são 3,99. E o sujeito sem ter mais a quem recorrer, pergunta ao advogado: — Afinal, na sua opinião qual é a resposta certa, 3.97 ou 3.99? O advogado sem titubear responde: — Quanto você quer que seja? Presentinho para o Juiz O advogado recebe no escritório um cliente preocupado com seu processo: — Doutor, se eu perder este caso, estou arruinado. — Tudo só depende do juiz... -, diz o advogado. — Se eu der um presentinho ao juiz, isto ajudaria? — Não! Este juiz é muito ético e consciente. Se você o der um presente, isto irá prejudicá-lo! Nem pense nisto! Passado algum tempo, sai a sentença: a favor do advogado. O cliente procura o advogado e diz: — Obrigado pela dica sobre o presentinho, funcionou! — Mas como? Se você tivesse enviado o presente, teríamos perdido a causa! — Mas eu mandei o presente... Foi por isso que ganhamos a causa! — Você está louco? Como? — Bem, eu mandei o presente. E dentro da caixa coloquei um cartão de visitas do nosso adversário. O Cachorro e a Linguiça Açougueiro indignado com cachorro de advogado famoso, que todos os dias, pela manhã, vai em seu comércio e rouba 2kg de salsicha, resolve vingar-se, e, num belo dia, quando advogado adentra em seu comércio solicitando diversos cortes de carne, resolve indagá-lo: — Caro amigo Doutor Alberto, gostaria de saber de sua pessoa, como advogado extremamente influente, quanto conseguiria ganhar de indenização de um dono de cachorro que todos os dias vem em meu estabelecimento comercial e rouba 2 Kg de linguiça, já perfazendo um total de 5 anos? O advogado, sem saber que o açougueiro está falando de seu cachorro, responde-lhe: — Conseguiríamos nos tribunais cerca de 5 mil reais! O açougueiro, completamente contente com a resposta do advogado, e decidido a se vingar, assim rebate: — Então esse é o valor que o senhor me deve, pois o cachorro em questão é de sua propriedade. O açougueiro, achando ter se vingado efetivamente do advogado famoso, e esperando ser ressarcido dos danos sofridos, recebe a seguinte resposta do advogado famoso: — Tendo em vista que o valor da indenização é de 5 mil reais, ressalto ao digno amigo que me é devedor da quantia de 2 mil reais, pois o valor da minha consulta é de 7 mil reais.

Horóscopo do Dia Áries Bom dia para realizar tudo o que tiver proposto a si mesmo. Com a Lua em Escorpião, trabalhos ou estudos que necessitem concentração, pesquisa e investigação ficam favorecidos. Enquanto isso, Marte caminha em Câncer, você está mais sensível. Touro Bom período para estudos e pesquisas. Bom também para se aprofundar e persistir em suas ideias. A Lua cresce em Escorpião e se harmoniza com Mercúrio, a mente fica mais afiada. Invista em seu crescimento, tanto profissional quanto pessoal. Gêmeos Aproveite para desempatar situações, decidir sobre algo ou agilizar um assunto que vem se arrastando. A Lua sorri para Mercúrio, prometendo um bom dia para reuniões, negócios e assuntos práticos em geral. Todos ficam predispostos ao diálogo. Câncer Dedique-se ao trabalho, muita coisa poderá ser posta em dia. A concentração de planetas em seu signo indica que este é o seu momento. Conte com garra, fé e disposição de sobra para iniciativas, conquistas e avanços.

RECEITA

Arroz de fôrma

Ingredientes 4 xícaras de arroz 1 copo de requeijão cremoso 1 lata de creme de leite 1 peito de frango Cebola Alho Milho e ervilha a gosto Mussarela em fatias Presunto em fatias 1 pacote de batata palha Modo de Preparo 1.Coloque o arroz para cozinhar e reserve 2.Cozinhe o peito de frango, desfie e refogue junto com a cebola, o alho, o milho e a ervilha, Se quiser acrescentar molho de tomate fica a critério, a ideia e fazer um molho 3.Então em um refratário médio faça a montagem do prato, coloque primeiro o arroz, depois o creme de leite e o espalhe, em seguida o frango no molho e espalhe, depois requeijão cremoso, presunto, queijo e para finalizar a batata palha 4.Colocar no forno pré-aquecido por 15 minutos 5.Se quiser pode acompanhar apenas com uma salada

Leão Lembre-se: você está em pleno final de ciclo solar, momento para cultivar recolhimento e se resguardar. Lua e Mercúrio indicam um bom dia para encaminhar assuntos práticos e burocráticos.

Sagitário Aproveite o período de produtividade para colocar as coisas em ordem. Lua e Mercúrio indicam boa comunicação, mais objetividade e foco, dia favorável para reuniões e encontros de negócios.

Virgem Bom período para iniciativas práticas. Marte e Júpiter estimulam ações que levam a um resultado rápido. Momento certo para dar um empurrãozinho em algo. Hoje é um bom dia para fazer uma proposta.

Capricórnio Marte se encontra com Júpiter e se harmoniza com Saturno: é tempo de investir suas energias e iniciativas no trabalho. Ótimo período para estruturar, organizar e encaminhar assuntos práticos. As coisas agora não dependem apenas de seu empenho pessoal.

Libra Nada de dúvidas. Marte e Júpiter o inspiram a acreditar em seu potencial, você pode avançar nos assuntos profissionais. Com a Lua crescente, foque em seus esforços. Exemplos: não faltando a um compromisso. Escorpião Período de garra, disposição, concentração e determinação. A Lua cresce em seu signo, está na hora de ir a fundo em qualquer assunto. Enquanto isso, Marte se aproxima de Júpiter. Período movimentado, quando tudo se acelera e os resultados dependem de seus esforços. É tempo de conquistas.

Aquário Hoje você pode resolver muitas coisas, não desperdice energia ficando parado ou discutindo. Bom período para decisões em nome do crescimento e da expansão. O estágio é de pleno desenvolvimento. Peixes Eis um bom momento para sair, se mostrar e divulgar seu trabalho. Lua e Mercúrio favorecem a comunicação e o marketing. Favorecem também pesquisas, estudos e exames. Insista no que está ganhando força e aproveite o crescimento da onda.


maskate.com.br

|16| Maskate

Manaus, 18 de julho de 2013

Sala Vip

STATUS MANAUS

Paulo José e Maria Giulietta Cardoso em sua elegante festa de Bodas de Prata

José Cardoso de Carvalho, Gracinha e Frederico Amim sempre ótimos

Colunista: Alberto Lobato maskateecrau@gmail.com

•Em traje Branco e Prata, Bateria Nota dez da Mocidade de Aparecida, elegante Coquetel, músicas variadas e de bom gosto na pista, muita CHANDON e claro, assim foram comemorado os 25 anos de casados com Bodas de Prata do casal de amigos Paulo José e Giulietta Carvalho, em altísssimo no La Musique Nuit, reunindo alta sociedade na última sexta-feira, foi lindo parabéns...!!!! •Narla Costa reuniu familiares e amigos na quinta-feira, com jantar em comemoração ao seu aniversário no Rey do Churrasco, da data foi surpresa ao lado seu in love Wallace Newton Souza. •Minha elegante amiga Vivian Santos convidando este colunista, para chá de casa nova, que será realizado no Condomínio Paradíso Girassol, primeira semana de agosto. •O notívago Ruy Sá inaugurou novo espaço do Botequim, onde reúne aos finais de semana a moçada de bom gosto juntamente com Cabaret Nigth Club. •Marcos Braga com os de amigos estão arrumando malas, para passar final de semana no Panamá, no final deste mês. •Creuza Rodrigues convidado para o lançamento de seu Livro com dicas de Beleza, dia 24 de Julho, com jantar no Picanha Mania, do Centro, ás 19hs45. •Meu querido Sabá Reis, sempre simpático em recente evento social pela cidade. •Nina e Simão Pecher depois de um temporada de Congresso de Dermatologia em Miami, já estão na cidade cheios de novidades em sua clínica no Millenium. •Os arraiais da Cachoerinha e do Prozamim da Ipixuna com Ramos Ferreira no mesmo bairro, estão bom de mais aos finais de semanas. •Epitácio Almeida ganhou idade nova, em comemoração feita por seus filhos. As parabenizações da Coluna! •Alfredo Lopes completou idade, em family ontem. •O prefeito Arthur Neto, com vice-prefeito Hissa Abrahão, fazendo o bem e melhor, pela nossa cidade a todo vapor. •Por, stop, um bom dia, e até a próxima quinta-feira, com mais novidades, um beijo, um cheiro e um abraço do Alberto Lobato. Fui!!!

Ruth e Fernando Falabella em evento

Ruy Sá em frente de sua boate Cabaret Night Club

Graziela e Francisco Nogueira

Alberto Lobato sendo entrevistado pelo apresentador Nior Junior

Narla Costa seu aniversário com namorado Wallace Newton Souza e seus familiares Rosemery, Paula Rosana, Marcos Paulo, Jhonnatha, Rosely, Ana Belle e Ana Caroline

A família Chagas prestigiaram o casal Paulo José e Maria Giulietta

2318 isu  

Edição 2318

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you