Page 1

Proposta de reforma do ICMS agrada Setor de informática sofreria redução para 7%

ANO 15 - Nº 2.305 - MANAUS/AM - 29/06/2013 - www.maskate.com.br

Bumbás representam cultura do Estado

GARANTIDO E CAPRICHOSO: PATRIMÔNIO AMAZONENSE

Decreto foi assinado antes do início da festa

Combate ao trabalho infantil

Governo ensaia combate à discriminação

Jakeline exibe barriguinha

PACs alternativos sábado HEDIONDO

Vários serviços serão oferecidos

Dilma sanciona Lei dos Portos

Bandido mata ancião para roubar

Denise Rocha - Também conhecida como “Furacão da CPI”, ela é advogada

Homofobia dobra no país

Ladrão safado é espancado na rua


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 29 de junho de 2013

Jovens Empreendedores do Amazonas no Paricatuba

Pelegos e tubarões

Está de parabéns Dona Dilma e sua alter ego, Gleisi Hoffman, por enfrentar a pressão da macharada, incluindo tubarões e pelegos, para conferir ao país um marco regulatório. Não há mais desculpa para atrapalhar contratos de concessão e de arrendamento. A regra está combinada e só resta trilar o apito.

Dívida moral

Quem ainda deve explicações ao Amazonas é o senador Eduardo Braga e sua máquina particular de cuidar do próprio umbigo a despeito das demandas cruciais de infraestrutura portuária que o Amazonas – o Estado que diz representar – padece.

Cartada final

Pra não contrariar interesses e acordos ficou quatro anos cozinhando o galo do Porto das Lajes, impedindo a modernização portuária da ZFM. No Relatório da MP dos Portos deu a última cartada e vetou a participação de um dos proponentes do tal porto na licença de atuação.

Crime hediondo

Na votação relâmpago e estonteante do Senado em considerar desvio de verba da saúde e da saúde em crime hediondo, uma decisão que terá implicações penais, ficou faltando assegurar os mecanismos de apuração e julgamento.

redacao@maskate.com.br

A presidente Dilma Rousseff publicou nesta sexta-feira (28) no “Diário Oficial da União” o decreto nº 8.033, que regulamenta a Lei dos Portos, sancionada em 5 de junho. A previsão, com esse marco regulatório, que prevê investimento da ordem de R$ 37 bilhões, o país começa uma nova era.

FALA SÉRIO!

Habemus portus

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural estreiou na Vila do Paricatuba, esta sexta-feira, com a presença da secretária de Governo, Rebeca Garcia e do superintendente da Federação da Agricultura do Amazonas, Muni Lourenço. A iniciativa abre espaço para que a esperança dos paricatubenses renasça: Melhores dias.

O dia 29 de junho na História 1720 — Revolta de Felipe dos Santos, em Vila Rica, Minas Gerais. 1967 — A atriz Jayne Mansfield, famosa na década de 1950, morreu em um acidente de carro aos 33 anos. 1613 — O Globe Theatre, em Londres, onde William Shakespeare apresentou suas peças, é destruído por um incêndio. 1970 — A Globo estreou a novela Irmãos Coragem, de Janete Clair, com Tarcísio Meira, Cláudio Marzo e Cláudio Cavalcanti. Esta foi a novela mais longa já produzida pelo canal (328 capítulos).

Amazonas na ‘baba’

As novas regras do Fundo de Participação dos Estados (FPE) vai garantir ao Amazonas, até o ano de 2020, R$ 1,775 bilhão a mais em recursos. Nesse ano, o valor corresponderá a 4,32% do montante dividido entre todos os estados brasileiros. Atualmente, o percentual recebido pelo estado corresponde a 2,79%.

Justiça

“Foi corrigida uma injustiça, pois recebíamos um dos menores percentuais na divisão entre os estados. Com isso, o Amazonas terá mais recursos para investir em saúde, educação e em serviços essenciais para a população”, destacou o senador.

NINGUÉM MERECE! • As isenções do governo estadual e da prefeitura não podem esquecer as empresas que transportam os trabalhadores do Distrito, por uma questão de justiça. • Elas cumprem o papel estratégico de conduzir trabalhadores de porta a porta e de aliviar a estrutura de transportes para a população em geral. • A rigor, são empresas que instalaram há mais de três décadas o passe livre sonhado e disputado pelos jovens nas ruas de todo o Brasil. • As entidades da indústria esqueceram de incluir o Passe Livre dos trabalhadores de Manaus no diferencial de vantagens da renúncia fiscal da ZFM.

1983 — Jair Meneguelli, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Diadema e São Bernardo, e Vicentinho, vice-presidente da entidade, foram indiciados por insultos ao presidente da República, João Figueiredo. 1949 — A África do Sul implantou oficialmente o apartheid, regime de segregação racial.

1986 — A Argentina ganhou a segunda Copa do Mundo realizada no México. O time de Maradona venceu a Alemanha Ocidental por 3 a 2.

Mandados pendentes

No início da semana, a Suprema Corte mandou prender um deputado federal do PMDB de Rondônia, escolhido a esmo. Joaquim Barbosa jogou pra plateia ao não listar e incluir a corriola política que tem mandado de prisão naquela Casa.

1974 — Isabela Perón, terceira mulher do presidente argentino Juan Domingo Perón, assumiu a presidência da Argentina. Ela foi derrubada por militares em 1976.

Santo do Dia - São Pedro e são Paulo A solenidade de são Pedro e de são Paulo é uma das mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo à comemoração do Natal. Já no século IV havia a tradição de, neste dia, celebrar três missas: a primeira na basílica de São

Pedro, no Vaticano; a segunda na basílica de São Paulo Fora dos Muros e a terceira nas catacumbas de São Sebastião, onde as relíquias dos apóstolos ficaram escondidas para fugir da profanação nos tempos difíceis. E mais: depois da Virgem Santíssima e de são João Batista, Pedro e

Paulo são os santos que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há: 25 de janeiro, quando celebramos a conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, quando temos a festa da cátedra de São Pedro; e 18 de novembro, reservado à dedicação das basílicas.

Versículo do Dia O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Hebreus 1:3 Ótimo - Profissionais de saúde são enviados para emergências em Parintins. Equipe de 70 profissionais vai atuar no atendimento a visitantes e moradores. Bom – Juizado flagra transporte irregular de adolescentes para Parintins. Ao todo, 26 barcos foram fiscalizados pelo Juizado da Infância. Péssimo - Comerciante reage a assalto e é morto com um tiro, em Manaus. Idoso de 73 anos morreu com um tiro na altura da cabeça. Crime ocorreu no Amazonino Mendes. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com Coord. de redes sociais: |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 29 de junho de 2013

Caprichoso e Garantido espalham alegria e sedução pela floresta

|03|

qDoravante serão considerados patrimônio cultural do Amazonas A Ilha de Tupinambarana já está tremendo de emoção e brilho. Tudo foi milimetricamente preparado e de cada ateliê das divindades bovinas saem a riqueza dos detalhes, nada é simples, até mesmo materiais rústicos como a juta e qualquer tipo de cipó ou folhagem, se revestem de glamour e sedução. Os Itens já fizeram as últimas provas, e os artistas produzem adrenalina difusa para adentrar à arena do Bumbódromo, uma passarela em que o Vermelho e o Azul revezam todo seu esplendor e gloria. Murilo Maia é o responsável por algumas fantasias: da rainha do folclore, da porta estandarte, do apresentador, levantador e amo do boi. É de sua lavra a primeira roupa que será vista no 48º Festival Folclórico de Parintins. A indumentária do item de abertura do Garantido, Israel Paulain, que abre o espetáculo. Foi ele que fez.

Reconhecimento e prestigio

O glamour da lembrança Da parte do Caprichoso, a surpresa e o deslumbre prometem arrasar corações e mentes de visitantes e contrários. Neste ano o boi vai tematizar a simplicidade da memória de rua, aquela que as gerações passam pela tradição oral aos mais novos. A história do boi Caprichoso e as pessoas que transformaram uma brincadeira de rua em um grande festival serão os temas abordados nas três noi-

Patrimônio cultural

O governador Omar Aziz entendeu e definiu que os bois-bumbás de Parintins, Caprichoso e Garantido, são autentico Patrimônio Cultural do Amazonas. O decreto nº 33.684, de 26 de junho de 2013, foi assinado e publicado nesta quinta-feira, 27 de junho, no Diário Oficial do Estado do Amazonas. As justificativas para a classificação dos bumbás

de Parintins foram apresentadas pelo Grupo Interinstitucional de Trabalho, composto pela Secretaria de Estado de Cultura, Prefeitura Municipal de Parintins, Instituto Memorial de Parintins, Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso, Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, Universidade Federal do Amazonas — unidade Parintins, Associação Folclóri-

ca Mini Boi Bumbá Garantido, Associação Folclórica Mini Boi Bumbá Caprichoso, Associação Boi Estrelinha, Associação Folclórica Boi Campineiro, Associação Folclórica Boi Tupi, Associação Folclórica Boi Mineirinho e com a anuência dos representantes e membros de grupos de bumba-meu-boi e da comunidade de Parintins e adjacências.

Permanência e identidade

O Patrimônio Cultural é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo. No caso dos bumbás Caprichoso e Garantido, que são figuras da essência e importância do Festival Folclórico de Parintins, estes terão no projeto permanente do novo Bumbódromo espaços para arquivos de peças e documentos à disposição da população. O projeto de ocupação permanente do novo Bumbódromo tem início a partir da próxima semana.

O decreto de classificação dos bois como Patrimônio Cultural do Amazonas é um reconhecimento histórico da importância para a cultura e a economia regional do Festival Folclórico de Pa-

rintins. O evento é um dos maiores festejos populares do Brasil e a maior festa folclórica da região Norte, levando por ano a Parintins mais de 70 mil turistas, segundo estimativa da AmazonasTur.

Diante ainda da instituição dos bois de Parintins como Patrimônio Cultura, caberá à Secretaria de Estado de Cultura, conforme o decreto, divulgar e promover o Complexo Cultural dos Bois Bumbás de Parintins de forma ampla, visando à popularização do conhecimento sobre o bem registrado e articular,

junto aos poderes públicos federais, estaduais e municipais, organismos privados e sociedade civil, as ações necessárias à salvaguarda do bem registrado, levando em conta a urgência de proteção das formas mais vulneráveis da expressão, indicadas pelo Processo Administrativo n° 0875/2010.

Popularização do conhecimento

tes do 48º Festival Folclórico de Parintins. Os temas das três noites foram divulgados na tarde desta quinta-feira (27) na Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale, do boi azul e branco. Segundo o diretor de arena do Caprichoso a primeira noite falará da chegada de Roque Cid à Parintins e a transformação do bumba meu boi do nordeste brasileiro no boi-bumbá de Parintins.


maskate.com.br

|04| Maskate

CIDADE

Manaus, 29 de junho de 2013

Opressão e denúncia Ao avaliar as principais conclusões do relatório, a ministra Maria do Rosário (PT) aponta duas interpretações possíveis: o aumento de denúncias entre um ano e outro pode estar relacionado a dois fatores: a violência aumentando e as pessoas mais em alerta. O crescimento das denúncias indica confiança no sistema. Não basta identificar a situação de violência, temos que lidar com ela e revertê-la, insiste a titular da secretaria.

Como medida de enfrentamento, o governo anunciou ontem a criação do Sistema Nacional de Promoção de Direitos e de Enfrentamento da Violência contra LGBT e o Comitê de Gestores e Gestoras LGBT. As medidas pretendem integrar programas nas esferas federal, estadual e municipal e preveem a instituição de conselhos e o acompanhamento específico dos episódios motivados por homofobia.

Impõe-se um novo tipo de formação nas polícias para receberem adequadamente essas denúncias e também uma formação adequada para o atendimento de saúde da vítima LGBT. O cadastro do paciente no SUS deverá passar a contar com a especificação da orientação sexual. Sandro Ka, coordenador-geral do Grupo Somos, organização que promove o respeito à sexualidade, destaca o aspecto positivo do crescimento das denúncias e cobra a implementação de políticas públicas para que le-

vantamentos similares causem impacto nas ações dos poderes legislativo e executivo. — As vítimas estão saindo do silêncio. Às vezes, a violação é tão velada, tão normatizada, que o indivíduo nem consegue perceber que está sendo violentado — comenta Ka. — A gente já tem os indicadores, a violência existe e sempre foi grande. Agora está sendo nomeada, está aparecendo. E o que se faz com isso? Vira número ou vira ação? Por enquanto, há pouquíssimas ações de proteção .

Qualificação do serviço público

Dia Mundial do Orgulho LGBT

Foi lançado nesta quinta-feira (27) o Sistema Nacional de Promoção de Direitos e Enfrentamento à Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Sistema Nacional LGBT), com a assinatura de duas portarias do governo federal

- uma de criação do sistema e outra de um comitê gestor de enfrentamento da chamada LGBTfobia, o preconceito e a violência contra a diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero. Nesta sexta-feira (28) comemora-se o Dia Mundial do Orgulho LGBT.

Cura Gay: homofobia cresceu 166% no país qGoverno ensaia combate à discriminação mas abriga (In) Feliciano É estarrecedor o Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil, divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria de Direitos Humanos. A cada dia, 13 pessoas sofreram algum tipo de violência de origem homofóbica no país em 2012. O número de denúncias referentes a violações contra a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) aumentou 166% em relação ao ano anterior. Os dados estarrecem mais ainda à medida em que a Comissão de Direitos Humanos do poder legislativo, com as graças do próprio governo e integrante de sua base aliada, é presidida

por um homofóbico militante. Um imbecil engravatado

que persegue a orientação gay como um desvairado.

Intimidação e terror

Os dados integram os tipos mais comuns de violação denunciados por meio de serviços como Disque 100 e Ligue 180 e pela Ou-

vidoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre eles estão violência psicológica (83,2% do total), discriminação (74,01%), violência fí-

sica (32,68%), negligência (5,7%) e violência sexual (4,18%). No Rio Grande do Sul, a subida no índice de denúncias também foi expressiva, apresentando uma variação de 248% entre 2011 (58 notificações) e 2012 (202 notificações). O documento se atém à análise dos dados reportados às autoridades e alerta para o problema da subnotificação. Por constrangimento, temendo represálias ou desconfiadas da efetividade dos processos de investigação e punição, as vítimas, muitas vezes, optam por não denunciar os agressores.


maskate.com.br

PIM comemora proposta de reforma do ICMS

qReunião realizada pela Conselho Nacional de Política Fazendária na última terçafeira (25) também definiu que o setor de informática do PIM sofreria redução para 7% O governo aprovou e a redução do ICMS da Zona Franca de Manaus deve mesmo acontecer indo de 12% para 10%. A reunião realizada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) na última terça-feira (25) também definiu que o setor de informática do PIM sofreria redução para 7%. Uma mudança considerada aceitável pelas lideranças do Amazonas dentro do cenário que se formou e da ideia inicial do governo de reduzir todas as alíquotas para 4%. O texto antigo, aprovado pela CAE e pelo congresso, que foi bastante comemorado no Amazonas, mantinha a alíquota do ICMS da ZFM em 12%. No entanto, a medida não agradou ao governo que criou uma nova forma de se fazer a divisão. Se analisarmos o novo texto há uma perda de 2% para a maioria dos produtos, um número inferior do que os Estados do Sul e Sudeste, que sofreram redução de 3%, indo de 7% para 4% no novo texto.

Mais R$ 1,7 bi do FPE para o Amazonas As novas regras do Fundo de Participação dos Estados (FPE) vai garantir ao Amazonas, até o ano de 2020, R$ 1,775 bilhão a mais em recursos. Nesse ano, o valor corresponderá a 4,32% do montante dividido entre todos os estados brasileiros. Atualmente, o percentual recebido pelo estado corresponde a 2,79%. O Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 240/2013, com as novas regras para rateio do FPE, foi aprovado nesta quarta-feira (26) pelo

Senado e encaminhado para sanção da presidenta Dilma Rousseff. O valor a mais que o Amazonas vai receber é maior que o montante destinado ao estado em 2012, que foi de R$1.383.047.412,10, segundo dados do Tesouro Nacional. De acordo com o líder do governo na Casa, senador Eduardo Braga (PMDB/AM), o aumento dos recursos para o Amazonas faz justiça ao estado, uma vez que o percentual repassado nos últimos anos estava defasado.

“Foi corrigida uma injustiça, pois recebíamos um dos menores percentuais na divisão entre os estados. Com isso, o Amazonas terá mais recursos para investir em saúde, educação e em serviços essenciais para a população”, destacou o senador. As novas regras para o rateio do FPE entre os estados começam a valer em 2016, com correções

pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e 50% da variação do Produto Interno Bruto (PIB), além de outros critérios como cálculo da renda per capta domiciliar. Durante a votação da proposta no Senado, o senador Eduardo Braga explicou que esse critério vai beneficiar estados das regiões Norte e Nordeste.

“Quando se utiliza índices que avaliam o desenvolvimento econômico da família, temos respostas mais claras para regiões excluídas ou periféricas, como é o caso do Nordeste, do Norte e de alguns grotões do Centro-Oeste, Sul e Sudeste”, ressaltou. O Fundo é composto por 21,5% da receita do imposto de renda (IR) e do imposto

sobre produtos industrializados (IPI). Para preservar as transferências feitas aos estados, os senadores aprovaram emenda ao PLS, incluída pela Câmara dos Deputados, impedindo que desonerações relativas a esses tributos, concedidas pelo governo federal para estimular determinados setores, reduzam os repasses aos estados.

Emenda bem vinda

Estado renuncia 100% para os bens de informática. “O que ganhamos é emprego nessa área. Com celular e outros produtos não, a gente cobra uma taxa para universidade, Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviço e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI), para os produtos de informática nada é cobrado”, afirma Lobo. No entanto, Afonso Lobo explica que diante do isolamen-

to do Amazonas dentro do conselho a aceitação da redução de 12% para 10%, além da redução do setor de informática, foi um gesto para conseguir se avançar no projeto de reforma. Há ainda a promessa do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de dar alguma forma de compensação ao Estado quanto a tributos federais. “O grupo de discussão da Confaz estava trabalhando com a possibilidade da redução para os 9%.

Tratamento tributário O tratamento tributário da informática era algo plausível, por ser uma política nacional e que engloba todo país, tendo indústrias em vários Estados. É muito difícil tentar convencer esses Estados a perderem esses investimentos”. Segundo o secretário há a perspectiva de pelo menos se manter as empresas de informática já instaladas no PIM. O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) ressaltou que é preciso entender quais são as garantias que o governo dará ao congresso e ao Estado do Amazonas nessa direção. “Vamos aguardar os desdobramentos para que possamos nos manifestar com relação ao mérito dessa questão. É preciso ver quais serão essas garantias”, comentou. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) lembrou

|05|

Injustiça corrigida

Redução da alíquota O secretário de Fazenda do Estado do Amazonas, Afonso Lobo, já havia declarado, antes da reunião da Confaz, que achava interessante a ideia de reduzir a alíquota do ICMS para o polo de informática em virtude de conseguir manter a alíquota diferenciada para o resto do polo industrial. No entanto havia o intuito de que fosse mantido os 12% para a Zona Fraca de Manaus. O secretário também explica que hoje o

Maskate

Manaus, 29 de junho de 2013

que no setor de informática o Amazonas ficará como o nordeste com 7%, mas res-

saltou que a necessidade de mexer na lei que regulamenta o setor.


maskate.com.br

|06| Maskate

Como titular da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas há mais de três anos, aprendi que nada se faz sozinho. E em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado, Coca-Cola Brasil e os bois Caprichoso e Garantido, realizamos a II Caminhada dos Bois, com o lema ‘Unidos contra o Trabalho Infantil’, que encerrou dia 25 a programação da Caravana Norte de Combate ao Trabalho Infantil, e a etapa Amazonas, no município de Parintins. O ato buscou mobi-

lizar órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente, turistas e cidadãos do município para essa temática tão importante em nosso Estado. O Amazonas teve um aumento de 65% no número de crianças e adolescentes em situação de trabalho, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad-2011), 119.400 trabalhadores entre 5 e 17 anos estão trabalhando em todo o Estado. Há uma inversão nos números quando se trata do comparativo interior-capital.

Em Manaus houve aumento de 49% em relação à pesquisa realizada em 2009, no interior esse número representa uma alta de 59% em relação ao mesmo período. E essa prática que trata da perpetuação da pobreza e diminuição de oportunidades, não trazem para nossas crianças e adolescentes a perspectiva de um futuro melhor. É comum ouvirmos, ‘melhor trabalhar

do que ir para o crime’, essa não pode ser a resposta! Nosso estado tão cheio de riquezas culturais e ambientais tem que investir na educação infanto-juvenil. A resposta para essas mazelas são, na realidade, escolas e creches de tempo integral, cursos de incentivo à cultura, como a dança, a música e o teatro e todo um sistema de integração público-privado de proteção aos nossos jovens.

redacao@maskate.com.br

União de ‘Caprichoso e Garantido’ marca combate ao trabalho infantil

AMAZONAS

Manaus, 29 de junho de 2013

PACs alternativos funcionam neste sábado qDentre os serviços oferecidos estão emissão de carteira de identidade (1ª e 2ª via), Carteira de Trabalho Digitalizada e Farmácia Popular

O Governo do Amazonas, por meio da Ouvidoria Geral, informa que no sábado, dia 29 de junho, as unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da capital estarão abertas das 08h às 13h. Dentre os serviços oferecidos estão emissão de carteira de identidade (1ª e 2ª via), Carteira de Trabalho Digitalizada e Farmácia Popular. Para mais informação, Disk Cidadão 0800 286 2300 (aten-

dimento de segunda a sexta, das 8h às 17h). “A ação segue orientação do governador Omar Aziz, que é oferecer oportunidade ao cidadão que durante a semana não tem tempo para se dirigir a um PAC”, ressaltou o ouvidor geral, Mário Bastos. Endereço dos PACs em Manaus: PAC São José: Av. Cosme Ferreira, 4605 - Uai Shopping Bairro São José I (zona Leste); PAC Compensa: Av. Brasil,

n°1325- Compensa I (zona oeste); PAC Porto: Rua Marquês de Santa Cruz, s/n, Armazém 10 do Porto de Manaus – (zona centro-sul); PAC Cidade Nova: Av. Noel Nutels, n°1350 – Cidade Nova I (zona norte); PAC Alvorada:Av. Desdor João Machado, n°4.922 –Alvorada (zona centro-oeste); PAC Educandos: Av. Beira Mar, s/n – Educandos (zona Sul).

Médicos protestam em ato público

acadêmicos de medicina para definir as estratégias de luta em defesa da saúde pública e contra a importação de médicos estrangeiros sem a revalidação do diploma. No dia 3 de julho a entidade realiza coletiva à im-

prensa e novo ato público. As principais reivindicações da categoria são: criação da carreira de Estado, realização de concurso público, segurança nas unidades de saúde, melhores condições de trabalho, piso nacional, compromissos não cumpridos, assumidos pela Semsa e Susam, durante a greve entre outros assuntos. No dia 3 de julho, seguindo a mobilização nacional contra a importação de médicos formados fora do Brasil, sem o Revalida, o Simeam realiza às 16h, na sede do Cremam nova reunião com a categoria e às 17h, coletiva à imprensa e ato público em frente à sede da entidade, localizada na Avenida Senador Raimundo Parente, n° 6, Praça Walter Góes, bairro de Flores, na Zona Centro-Sul de Manaus.

Esta será a segunda manifestação dos médicos em Manaus este ano. No dia 10 de maio, eles e universitários do Amazonas foram para as ruas protestar contra a proposta de

contratação de médicos estrangeiros. O protesto ocorreu após o Governo Federal anunciar que pretende contratar 6 mil médicos cubanos para atuarem no País.

Perspectiva de um futuro melhor

O Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) realiza na próxima terça-feira (02.07), às 19h, na sede do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremeam), uma reunião com profissionais médicos e

Mobilização e compromisso

Não aos profissionais de fora!

A mobilização realizada durante todo o mês de junho, objetivou firmar cartas de compromisso para implementação e fortalecimento das ações na erradicação do trabalho infanto-juvenil, definindo estratégias de garantia dos respectivos direitos em todos os municípios. Para isso, percorreu as cidades de Novo Airão, Manacapuru, Iranduba, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, encerrando no Festival Folclórico de Parintins. A participação e a integração de toda a sociedade é que faz a diferença no comba-

De acordo com o presidente do Simeam, Mario Vianna, a reação das entidades médicas nacionais e regionais simboliza a resistência dos profissionais e dos cidadãos ao estado de total abandono que afeta a rede pública, principalmente na área da saúde. “Não vamos aceitar a manobra política que vai flexibilizar a contratação de médicos estrangeiros, cotados para atuar no interior do Amazonas. Medidas paliativas não solucionam o caos da saúde no país. A população merece repeito e os profissionais seus direitos trabalhistas resguardados”, destacou Vianna.

te, uma vez que todos poderão ser fiscais da lei e ajudar a acabar com o ciclo de pobreza incentivando programas como o Jovem Aprendiz, por exemplo. Chamar a atenção da comunidade local e de toda a região para a necessidade de se combater o trabalho infantil é uma luta que deve ser realizada todos os meses, todos os dias, até que se acabe com a cultura de exploração do trabalho infantil. *Dermilson Chagas é superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no Amazonas


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 29 de junho de 2013

Três morrem de meningite na capital qAs pessoas morreram no Bairro da Glória, mas precisamente moradores do Beco da Vitória, por Meningite e uma terceira no mesmo local está com suspeita da doença A meningite é causada por vírus ou bactérias e crianças com até 6 anos de idade não tem seu sistema imunológico completamente consolidado, por isso, são mais vulneráveis a adquirir a doença, assim como idosos e imunodeprimidos (termo médico: um estado de deficiência do sistema imunitário para responder normalmente aos agentes agressores). Os moradores acreditam que o lixo e a água contaminada são os responsáveis pela doença, no entanto, Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) afirmou que a meningite não é uma doença de período de cheia ou vazante, mas alerta que é uma doença perigosa e contagiante, podendo ser passada de pessoa para pessoa. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que irá

Reduzido valor de ICMS dos combustíveis

No Amazonas, o preço do litro da gasolina referencial do Ato Cotepe baixou 0,9237% de R$ 3,0312 para R$ 3,0032 equivale à R$ 0,0280 na comparação com a segunda quinzena de junho, utilizado para cálculo do ICMS sobre a venda do combustível, divulgada pelo Conselho Nacional de política Fazendária (Confaz). O conselho reúne todos os secretários de Fazenda dos Estados alterou os valores que devem ser usados, a partir de 1º

começar a vacinar as crianças no bairro da Glória e que estão investigando os casos de morte

e suspeita da doença. Segundo dados fornecidos pela secretaria, só este ano, 82 casos da

doença foram registrados em Manaus. Ano passado o número de casos chegou a 146.

rão representantes dos estados do Amazonas, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Pará. “O objetivo da reunião foi estabelecer padrões comuns para as fiscalizações de entidades no controle ambiental

da Amazônia. O Amazonas tem experiência em auditorias ambientais e vai mostrar isso” salientou o Presidente do TCE/ AM Erico Desterro. A reunião fez parte do cronograma estabelecimento durante a assinatura do termo de cooperação técnica, em Brasília, firmado este ano entre o TCU e os Tribunais de Contas do Amazonas, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Pará. O resultado dos trabalhos já executados pelos Tribunais de Contas e a interação com os demais países serão debatidos na reunião. Também esta na pauta da reunião as estratégias de proteção da biodiversidade, a gestão das unidades de conservação, auditorias coordenadas e os desafios do controle da Região Amazônia.

|07|

de julho, no cálculo do ICMS dos combustíveis de oito Estados e do Distrito Federal. De acordo com o deputado Marcelo Ramos (PSB) o reflexo positivo do resultado da Audiência Pública (de autoria do parlamentar), realizada em janeiro na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde se discutiu o aumento em 30% a alíquota do ICMS da gasolina, que elevar-se ia o preço do combustível para R$ 3,20 em abril, não aconteceu.

Vitória para o consumidor

TCE de olho na floresta

Na quinta-feira, aconteceu uma reunião organizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e do TCE/AM com representantes de entidades de alguns países da America Latina para coordenar ações na fis-

calização e controle ambiental na Amazônia legal. Foram oito países convocados Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Peru, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, Argentina e Paraguai, assim como também esta-

Na ocasião o preço da gasolina comum foi praticado a R$ 2,98 nos postos de combustíveis em Manaus. “Hoje vemos reconhecida a importância do nosso pleito em oposição à lei n°212. O resultado é positivo, o preço da gasolina não aumentou, e no caso do preço calculado pela média

onde a Cotepe divulgou estar baixando. Mesmo ficando um pouco acima do praticado nos postos de Manaus, devido o preço da gasolina no interior do Estado ser mais caro”, comemorou. Marcelo Ramos preside a Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Aleam.


ESTOFADO PARIS 02 LUGARES VH Cód. 30520-1 À Vista R$ 395,00

R$

MAX

SALA JANTAR ART PANTA VITÓRIA 6C 1075 CRA PR Cód. 67656-4 À Vista R$ 995,00

ESTOFADO MADRI 02 LUGARES AZ Cód. 64210-0 À Vista R$ 530,00

39,50

1 ANO R$ 35,98

R$

1 ANO R$ 84,90

MAX

R$

MAX

53,00

1 ANO R$ 66,14

114,90

• Cinza/Preto • 27kg • 76,5x82x122cm

1 ANO R$ 101,84

ESTOFADO PARIS 03 LUGARES VH Cód. 51128-5 À Vista R$ 545,00

R$

MAX

SALA JANTAR ART PANTA VIENA 6C 4026 IB CS Cód. 67852-8 À Vista R$ 1.599,00

54,50

1 ANO R$ 66,14

R$

MAX

159,90

1 ANO R$ 156,61

*Não acompanha acessórios.

MAX

SALA JANTAR RIMO CAPARAO 4C 6546/6448 IP Cód. 67792-3 À Vista R$ 1.149,00

99,50

R$

ROUPEIRO HENN ACEROLA 6P 2G 631656 CH NC Cód. 67838-0 À Vista R$ 695,00

R$

MAX

69,50

1 ANO R$ 66,14

• 08 Puxadores em ABS • Corrediças e dobradiças metálicas • Cabideiro de madeira com acabamento prateado • 6 portas e 2 gavetas • Cor: Chocolate e Noce • MDP e MDF • 180 x 158cm x 47 • (Kg) 80Kg

ROUPEIRO DEMOBILE PALACE 6P 4G 645242 CZ PT Cód. 67837-0 À Vista R$ 899,00

GARANTIA

ESTENDIDA

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

R$

MAX

89,90

1 ANO R$ 78,64

• 6 Portas • 4 Gavetas Cinza / Preto • 100% MDF • Detalhes cromados • Al t u ra : 2 .1 4 m • Largura: 1.97 m • Profundidade: 0.47 m • Peso: 113.800 Kg

ROUPEIRO BATROL TURIM 6P 3G C/ESP 113573 IB PT Cód. 67356-1 À Vista R$ 959,00

R$

MAX

95,90

1 ANO R$ 84,90

Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condição de 10x sem juros. Para pagamentos no carnê TVLAR 1+9, e nos cartões AMEX, VISA e MASTER 10x. Ofertas válidas de 27 a 28/06/2013, ou enquanto durar o estoque. Para retirar seu cartão TVLAR dirija-se a uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado.

• Moldura México média em MDF • Cabideiro em madeira redonda plastificada • Calceiro fixo em madeira redonda plastificada • Puxador Line 192 metalizado • Gavetas com corrediças metálicas deslizantes • Dobradiça metálica de pressão • Espelho • Altura: 205,1 cm • Largura: 178,8 cm • Profundidade: 47 cm


Trio Tocantins arrebenta em ritmo de festa junina no ‘arraiá’ do Mourão ANO 15 - Nº 2.305 - MANAUS/AM - 29/06/2013 - www.maskate.com.br

Até o Miguel Mourão entrou no ritmo de quadrilha junina, com sua camisa quadriculada e tudo, mode-

lo by Tony da Rocha, fazendo âncora para o trio mais arretado do Amazonas, que entrou com todos os ape-

trechos juninos e mandou ver. O trenzinho das Maskatinhas chamou todo mundo para o xaxado do Trio.

Arrochado da Silva O cantor Kléber Silva, com o maestro Castilho à tiracolo, mostrou toda sua categoria de apaixo-

De Parintins ao Distrito no Telecarinho Teve até aniversariante da Ilha, esta sexta-feira. Se você vai apagar

velinhas, não esqueça. Mande sua foto e dados para o Maskate através

do site www.maskate. com.br e apareça no Telecarinho.

nado do tecnobrega. Até a Diane Beija Flor deixou seu sorrisão de lado e prestou atenção na letra

e na interpretação Dio Klebão. É claro que ele continua para a próxima semana.


maskate.com.br

|10| Maskate

Facebook Jucelino Botelho

William Prado

Djalma Fernandes

Janyta Aguiar

Twitter

Rodrigo T. Lessa @tassoulas

keyse cristina @keysecristina2

I m a g e n s m e ra m e n te i lu s t rat i va s . O p rê m i o s e rá co n ce d i d o e m b a r ra s d e o u ro , n o valo r d e R $ 1 0 0 m i l , d a n d o o p o r t u ni d a d e p a ra a q u i si çã o d e u m i m óvel . C e r t i f i ca d o d e Au t o r i z a çã o C ai x a n º . 6 - 0 1 3 7/ 2 0 1 3 – D i s t r i b u i çã o G rat u i ta d e p rê m i o s .

Leonardo Penotti @penotti

TELECARINHO NO MASKATE NA TV

jornal@maskate.com.br

leuzimar rodrigues @leuzirodrigues

REDES SOCIAIS

Manaus, 29 de junho de 2013

A Amazongás pode te dar uma casa! Compre cargas de gás de 7 Kg ou 13 kg e participe.

Consulte regulamento no site www.amazongas.com.br


Maskate

maskate.com.br

Ex-BBB Jakeline Leal posa decotada e exibe barriguinha em campanha

Manaus, 29 de junho de 2013

|11|

Caetano Veloso faz homenagem a Raul Seixas em rede social

Caetano Veloso usou o Instagram para fazer uma homenagem a Raul Seixas. O cantor postou uma foto antiga dos dois juntos e lembrou que, se estivesse vivo, o colega estaria completando 68 anos nesta sexta-feira, 28. “Se estivesse conosco, o “maluco beleza” de Salvador completaria 68 anos hoje. #saudaderaul #vivaraul #abraçaço #malucobeleza #caetano #caetanoveloso”, escreveu. Jakeline Leal apostou na sensualidade e mostrou o corpo mais definido ao posar para a campanha de uma marca de sapatos do litoral paulista, Artpés. A baiana, que sofreu uma grande trans-

formação no visual após participar do “BBB 12”, aparece usando shorts bem curtinhos, decotada e com a barriguinha de fora nas fotos, divulgadas nesta sexta-feira, 28.

Apesar de estar investindo mais pesado na carreira de DJ, Jakeline também faz seus bicos como modelo. No começo do mês, ela posou bem chique para outra campanha de uma grife paulista.

Noiva de Gusttavo Lima sensualiza de biquíni

Débora Nascimento atrai fãs em inauguração de loja em São Paulo Andressa Suita, a noiva do cantor Gusttavo Lima, começou esta sexta-feira, 28, fazendo a alegria de seus fãs. No Instagram, ela publicou uma foto sensualizando de Biquíni e mesmo sentada sua barriga não faz nenhuma dobrinha. Ontem, ela publicou uma imagem na qual o casal aparece abraçado na academia na companhia de amigos.

De lentes azuis, irmã de Neymar curte a noite carioca com Marquezine

Débora Nascimento atraiu vários curiosos na manhã desta sexta-feira, 28, no shopping Eldorado, em São Paulo. A atriz acordou cedo para participar da inauguração de uma loja da grife de cosméticos Sephora e cortou o grande laço que

marcou a abertura do local. A intérprete de Taís na novela “Flor do Caribe” apostou em um vestido justo que ressaltava sua boa forma. Além de tirar foto com fãs, ela também posou ao lado de um grupo circense contratado para entre-

ter o público durante a cerimônia fazendo acrobacias em tecido. O namorado, José Loreto, que ela conheceu em “Avenida Brasil e também está no elenco da trama das 18h como Candinho, não a acompanhou.

Mulher de Márcio Garcia orienta dieta de Angélica e família A nutricionista Andrea Santa Rosa, mulher de Márcio Garcia, posou com Angélica no Instagram. “Levando a nutrição funcional para casa da minha querida amiga @ angelicaksy”, escreveu Andrea.

De lentes de contato azuis, a irmã de Neymar curtiu a noite carioca com a atriz Bruna Marquezine- namorada do craque - e com amigos nesta quinta-feira, 27, em um bar na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. “Cariocando”, escreveu Rafaella Santos em legenda de foto publicada na rede social Instagram. Mais cedo, Rafaella Santos exibiu a barriga sequinha ao pegar o elevador e ir malhar. “Treino”, escreveu na legenda da imagem divulgada no Instagram. Rafaella Santos, irmã de Neymar, com amiga no Rio


maskate.com.br

|12| Maskate

Manaus, 29 de junho de 2013

A Polícia confirmou a prisão de Daniel Moreira Viana, 18, conhecido como “Demônio”, durante ação dos tiras da 26ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) na rua Coletora A, Conjunto Cidadão 12, no bairro Nova Cidade, Zona Norte da cidade, após roubar R$ 307 em espécie de um estabelecimento comercial naquela via. Ele teve a ajuda de outro homem para cometer o crime. De acordo com os policiais militares, Daniel foi detido por populares, que acionaram a polícia. No momento do roubo, ele estava armado com um revólver de calibre 38, que foi encontrado próximo a ele. A arma estava com cinco munições intactas. O comparsa dele conseguiu fugir e está sendo procurado pelos investigadores do 26º DIP. Ao chegar na unidade policial, foi constatado que Daniel já responde na Justiça por roubo. Ele foi autuado por roubo majorado (Art. 157 do Código Penal Brasileiro) e será encaminhado para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficará à disposição da Justiça.

Trio preso em flagrante na Comunidade da Sharp

A partir de denúncias feitas por moradores da Comunidade da Sharp, na Zona Leste de Manaus, os tiras do 25º Distrito Integrado de Polícia (DIP), em parceria com servidores da 3ª Seccional Leste, deflagraram nesta quinta-feira (27) a operação “Comunidade Limpa” com o objetivo de combater o tráfico de drogas naquela área. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos e três pessoas foram presas em flagrante com grande quantidade de entorpecentes e apetrechos no lugar. Jeferson Pereira Brilhante, 25, e Pablo George Machado de Almeida, 18, foram presos em uma casa no beco Caloi, na Comunidade da Sharp. Dayra Nascimento Franco, 19, foi presa em outra casa no mesmo beco. Com eles, foram apreendidas 41 trouxinhas de cocaína, 53 trouxinhas de pasta base de cocaína, porções de rejunte, tubos de linha, tesouras, fita adesiva, duas balanças de precisão e cinco celulares, resultando no flagrante delito.

redacao@maskate.com.br

POLÍCIA

Bandido endiabrado também vai pra cadeia

Comerciante de 73 anos é assassinado em assalto

O comerciante Martiniano Guedes da Silva, de 73 anos, foi assassinado de forma brutal, fria e calculista, no começo da noite desta quinta-feira, quando três bandidos invadiram seu mercadinho, no bairro Amazonino Mendes, mais conhecido como Mutirão da Cidade Nova, na Zona Norte, e anunciaram um assalto a mão armada.

Depois do crime a polícia entrou em ação e durante a madrugada desta sexta-feira conseguiu prender os três participantes do assalto que acabou em latrocínio. Foram apresentados pela manhã no 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Rubens de Souza Góes, 22, autor do tiro no comerciante, Kirk Kgalir de Carvalho, 21, e Wellington da Costa Santos, 23.

O aposentado que montou um comércio há pouco mais de um ano, para aumentar sua renda mensal nem sequer esboçou reação diante dos criminosos, mas assim mesmo, foi alvejado na cabeça, com um tiro de pistola PT 40 e morreu em poucos instantes, diante de um dos filhos que o ajudava nas vendas e de alguns clientes do estabelecimento.

Arma usada tinha sido roubada de um PM Os três assaltantes fugiram logo em seguida, levando apenas alguns poucos trocados em dinheiro que retiraram da gaveta por trás do balcão onde o idoso atendia quando foi surpreendido pelos bandidos. Martiniano Guedes chegou a dizer que não tinha quase nada para entregar a eles, explicando que o movimento estava fraco, o que de nada adiantou porque foi morto assim mesmo. A pistola usada no latrocínio, segundo confirmou o delegado Paulo Martins, foi roubada de um soldado da PM e a arma também teria sido usada em outros assaltos a mão armada praticada pelo mesmo trio, que também roubava carros para os crimes.

DH registra duplo homicídio na Zona Centro-Oeste de Manaus A Delegacia Especializada de Homicídios e Sequestros (DEHS) registrou ontem à noite o assassinato de dois homens na Zona Centro-Oeste de Manaus. Segundo a Delegacia de Homicídios e Sequestros (DEHS), que revelou já ter informações sobre os autores, o duplo homicídio ocorreu enquanto os homens jogavam baralho em frente de casa na rua 27 de outubro, bairro da Paz. De acordo com o delegado Antônio Rondo, titular da DEHS, cinco pistoleiros em um veículo ainda não identificado passaram e atiraram nos dois. Robson da Silva França, 25, morreu no local e Guedes Ferreira da Silva, 25, morreu algumas horas depois no Hospita e Pronto-Socor-

ro 28 de Agostol. Robson e Guedes são suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, segundo informações colhidas no local por policiais militares da 17ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).


Maskate

maskate.com.br

POPULAÇÃO VAI ÀS RUAS PARA ESPANCAR ASSALTANTE SAFADO

Manaus, 29 de junho de 2013

|13|

PIOR DIA PARA ESTUPRAR

O belíssimo Daniel Moreira Viana, 18, mais conhecido como ‘Daniel Demônio’, não quis saber de protestar pelos seus direitos e nem de nada, queria só saber de se dar bem. Ele resolveu assaltar o Mercadinho Maia, localizado na rua A9, do Conjunto Cidadão 12, Zona Norte, na manhã de ontem, mas acabou sendo brutalmente espancado pela população, que agora está mais crítica e corajosa e não compactua mais com as coisas erradas. Ao ver o levante do povo contra ele, um pequeno assaltante, ele trepidou e deixou o revólver cair. Na mesma hora, foi imobilizado por

um cliente do estabelecimento, que também já está no limite de paciência com corruptos e ladrões. Jogado na rua, Daniel Demônio se converteu imediatamente ao cristianismo, pois começou a pegar uma sequência alucinante de golpes vindos de todos os lados. Com o corpitcho totalmente em frangalhos, ele foi levado ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Galileia, onde recebeu umas ataduras e um tapinha nas costas. Com o pilantra, foi apreendido um revólver calibre 38, cinco munições e a quantia de R$ 307 que ele tinha roubado do mercadinho.

Segundo os tiras, Daniel Demônio é uma peça raríssima, bastante conhecido no bairro Santa Etelvina por praticar roubos e assaltos. No site do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), consta que Daniel foi preso no dia 14 de maio deste ano e já estava solto, com essa nossa Justiça ma-ra-vi-lho-sa, sempre nos presenteando com decisões esdrúxulas. Ele foi levado para o 26º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e será encaminhado, hoje, ele já fez sua reestreia arrasadora na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro.

O vendedor de carros Jorge Patrício Azevedo Neto, 25, que estava desaparecido desde a última segunda-feira, foi encontrado morto, ontem pela manhã, no Ramal da Anaconda, Comunidade Cristo Rei, no Tarumã, Zona Oeste. O corpo foi localizado

por moradores enrolado em um saco plástico preto e estava em avançado estado de putrefação. O lance é que Jorge andava com uma moçadinha altamente esperta, que gostava de vender umas coisinhas ilegais. Até aí tudo bem, mas essa relação che-

gou num ponto que a existência de Jorge começou a incomodar os caras e eles tiveram que exterminá-lo. O caso está sendo investigado com todo o afinco pela eficientíssima Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Sempre ao som de Bob Marley, Leandro Medeiros Freitas, o ‘Jamaica’, 33, comandava suas boas bocas de fumo e curtia a vida, fumando e sorrindo, até que entrou numa fria, daquelas abaixo de zero, quando foi preso ontem pe-

los tiras da Civil. A boca dele ficava na rua Umarizal, no Santo Antônio, Zona Oeste, onde ele foi preso. Mas como a vida não é um mar de rosas, Jamaica tinha um inimigo, Fábio Queiroz Ferreira, o famosíssimo ‘Olho de Boneca’,

33. Na casa de Jamaica, foram apreendidos 200 gramas de cocaína pura. A droga estava escondida dentro do colchão. Agora, ele irá curtir seu reggae junto com o Daniel-Demônio lá no Casarão da Sete.

VENDEDOR SOME E RESSURGE PUTREFATO

JAMAICA ABAIXO DE ZERO

Depois de fumar muita pasta-base de cocaína, o desocupado e pilantra Lúcio Leno Santos Rabelo, 26, sentiu um tesão insuportável e precisou estuprar, armado com uma faca, uma adolescente de 16 anos. A bronca aconteceu na rua Flantes, no bairro Nova Cidade, na nossa bela Zona Norte. A moça não deu uma de lesa e largou uma madeirada na cabeça do safado. Quando tentou persegui-la, ela acionou um grupo de mototaxistas que já chegou radicalizando com o peão. Ele pegou todas as porradas que conseguiu aguentar e foi entregue para os cops. Ainda arretado,Lúcio vociferou palavrões muito feios para os tiras e acabou nem sendo ouvido ontem. O delegado do 15º Distrito Integrado de Polícia (15º DIP), deixou ele no xilindró para se acalmar um pouco.

ARTE ABSTRATA

O péssimo elemento Irailson Martins Pedroso, 21, foi totalmente ticado por uma galera endiabrada e com grande veia artística que há algum tempo estava afim de fazer uns desenhos bem transados com faca em sua fina e delicada pele, tipo arte abstrata. O fato aconteceu na madrugada de ontem no bairro do Tancredo Neves, o nosso querido Tancredão da Zona Leste. Irailson que já andava um pouco cabreiro pelas macabras e sinistras ruas do bairro, mas não conseguia ficar em casa, onde era mais seguro, e foi bater perna na rua. Ele foi perseguido por membros de uma galera rival, quando voltava de uma bebedeira, regada a muita pasta-base de cocaína. O resultado foram duas pernas e mais o braço direito rasgados por golpes de facas e terçados amoladíssimos. Ele arriscou e acabou se dando mal. Agora, depois que voltou do pronto-socorrido João Lúcio, ele exibe os desenhos abstratos que ganhou em mais essa aventura.


maskate.com.br

|14| Maskate

Manaus, 29 de junho de 2013

Gato ‘rouba’ dinheiro e não deixa dono recuperar nota

Uma estudante de zoologia de Aberdeen, na Escócia, tomou um grande susto quando acordou de cara com um escorpião, que teria pego “carona” em sua mala que havia acabado de voltar de uma viagem a Bornéu. De acordo com o Sociedade para Prevenção da Crueldade contra Animais (SPCA) da Escócia, Vivky Raitt, de 23 anos, ficou muito assustada ao abrir os olhos, mas conseguiu manter a calma para capturar o artrópode. “Abri os olhos e o escorpião estava literalmente a um palmo do meu rosto, com a cauda levantada”, lembrou a jovem. Raitt foi imediatamente até a cozinha e pegou um tubo de plástico, onde prendeu o bicho até a chegada da SPCA, que retirou o escorpião e o levou para um abrigo de animais. “É assustador pensar o que teria acontecido se ele tivesse me picado”, revelou a estudante. A instituição agora irá devolver o escorpião ao habitat natural.

Homem faz manobra perigosa ao andar em ‘moto fantasma’

Na cidade de Bangalore, na Índia, um homem foi filmado andando perigosamente em uma “motocicleta fantasma”, ao sentar na parte reservada ao carona, e mantendo o veículo em equilíbrio na via (assista ao vídeo). Por pelo menos dois minutos, o homem aparentemente tranquilo usa apenas o peso do corpo para fazer a motocicleta mudar de faixa, e só ao final do vídeo decide assumir novamente o guidão e seguir viagem.

redacao@maskate.com.br

Estudante acorda e dá de cara com escorpião

TABLÓIDE

Na Rússia, um filhote de gato foi filmado após “roubar” dinheiro de seu dono e, segurando a nota com a boca, o felino se recusa a devolver a quantia, ameaçando o homem com patadas e tentando fugir após o “roubo” (assista ao vídeo). Em meio a risadas, o russo pede repetidamente para que o bichano solte a nota, mas não obtém sucesso na negociação com o pequeno gatuno. O vídeo foi reproduzido em diversos sites e está fazendo sucesso na web.

China questiona legalidade de massagens com ‘final feliz’

As autoridades da China estão realizando um debate público curioso sobre um tópico delicado: pagar por serviços sexuais pagos, conhecidos como “finais felizes”, em casas de massagem é considerado crime se não houver relação sexual? Enquanto que a prostituição é ilegal no país, suas variáveis estão sendo discutidas nas cortes e na mídia. “Diversos lugares possuem padrões sobre encarar um serviço pago de masturbação como crime, tornando urgente uma interpretação judicial”, escreveu o jornal “People’s Daily”, que geralmente aborda em suas páginas instruções sobre questões disciplinares ou polêmicas.

Apesar de muito comuns no país, a massagem se tornou o foco das discussões populares recentemente, após a polícia, promotores, advogados, acadêmicos e a polícia serem citados em discussões a respeito se sexo oral e outros tipos de serviços sexuais no corpo sem incluir os genitais são considerados prostituição, desde que não haja propriamente uma relação sexual. Toda a polêmcia só aumento após alguns casos em que a polícia prendeu funcionárias de um salão de cabelereiro por acusações de prostituição, e tiveram as acusações retiradas por uma corte local após a interpretação do tribunal decidir que não teria ocorrido

definitivamente um crime de prostituição. A suprema corte da província de Zhejiang afirma que, caso não haja relação, o serviço não pode ser considerado prostituição, entretanto a polícia de Pequim discorda da definição, deixando o debate ainda mais complexo. A sexóloga Li Yinhe afirma que o debate mostrou que o país ainda tem uma longa caminhada pela frente, já que, há 20 anos, demonstrações públicas de afeto e até dançar com pessoas do sexo oposto eram passíveis de punições “No passado, gerenciar casas de prostituição era um crime punido com pena de morte”, afirmou.

Flagrante em ladra experimentando sapatos e urinando na vizinha

Polonesas usam postes de rua para demonstração de pole dance

Dançarinas do clube de pole dance “Avocadoo” fizeram uma performance pública usando postes de sinalização das ruas como apoio, nesta quinta-feira (27), na cidade polonesa de Lodz. O objetivo era promover novas formas de fazer ginástica, segundo os organizadores.

Jason Jodway, morador de Houston, no Texas (EUA), publicou em seu canal no YouTube o vídeo que mostra uma ladra que aparece para roubar a correspondência da casa, experimenta os sapatos que o homem havia encomendado e ainda urina na varanda da residência vizinha. Nas imagens do primeiro vídeo (assista), a ladra aparece dirigindo um carro amarelo sobre a

grama do americano e, assim que para o veículo, desce e vai direto à porta de entrada para abrir as caixas que haviam chegado pelo correio. Após pegar as mercadorias, a senhora até experimenta um calçado e, ao ver que o par não servia, devolve à caixa. Depois de fugir com os produtos, a ladra para em uma casa vizinha e tenta entrar na residência, desistindo

em seguida ao ver que a porta estava trancada. No entanto a mulher não vai embora antes de urinar na porta da parte da frente da casa, também registrado pela câmera de segurança do vizinho (veja o vídeo). Jodway disse ao site de notícias “UPI” que enviou a placa do carro e as imagens à polícia, e também notificou a operadora de cartão de crédito sobre o roubo.


Maskate

maskate.com.br

CURIOSIDADES

|15|

Manaus, 29 de junho de 2013

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

CURIOSIDADES PELO MUNDO...

Se você ficar gritando por 8 anos, 7 meses e cinco dias, terá produzido energia sonora suficiente para aquecer uma xícara de café. (Não parece valer a pena.) Se você peidar constantemente durante 6 anos e 9 meses, terá produzido gás suficiente para criar a energia de uma bomba atômica. (Agora sim!) O coração humano produz pressão suficiente para jorrar o sangue para fora do corpo a uma distância de 10 metros. (Uau!) O orgasmo de um porco dura 30 minutos. (Na minha próxima vida, quero ser um porco!) Uma barata pode sobreviver 9 dias sem sua cabeça até morrer de fome. (Ainda não consegui esquecer o porco) Bater a sua cabeça contra a parede continuamente gasta em média 150 calorias por hora. (Não tente isso em casa; talvez no trabalho!) O louva-deus macho não pode copular enquanto a sua cabeça estiver conectada ao corpo. A fêmea inicia o ato sexual arrancando-lhe a cabeça. (“Querida, cheguei! O que é is...”) A pulga pode pular até 350 vezes o comprimento do próprio corpo. É como se um homem pulasse a distância de um campo de futebol. (Trinta minutos...que porco sortudo! Dá pra imaginar?) O bagre tem mais de 27 000 papilas gustativas. (O que é que pode haver de tão saboroso no fundo de um rio?) Alguns leões se acasalam até 50 vezes em um dia. (Ainda prefiro ser um porco na minha próxima vida...qualidade é melhor que quantidade!) As borboletas sentem o gosto com os pés. (Isso eu sempre quis saber) O músculo mais forte do corpo é a língua. (Hmmmmmmmm...) Pessoas destras vivem em média 9 anos mais do que as canhotas. (E se a pessoa for ambidestra?) Elefantes são os únicos animais que não conseguem pular. (E é melhor que seja assim!) A urina dos gatos brilha quando exposta à luz negra. (E alguém foi pago para descobrir isso?!) O olho de um avestruz é maior do que o seu cérebro. (Conheço gente assim) Estrelas-do-mar não têm cérebros. (Conheço gente assim também) Ursos polares são canhotos. (Se eles começarem a usar o outro lado, viverão mais) Seres humanos e golfinhos são as únicas espécies que fazem sexo por prazer. (E aquele porco???????????????)

Horóscopo do Dia

Besouro - Problemas com pessoas incapazes. Sorte: borboleta.

PIADAS

RECEITA

Execução Das Três Mulheres

Três mulheres estavam para ser executadas, uma morena, uma ruiva e uma loira, primeiro foi a morena. O guarda a colocou na frente da parede e disse para seus comandados: — Preparar, apontar... Mas a morena se antecipou e gritou: — TERREMOTO! Todos se abaixaram e ela fugiu. O guarda então trouxe a ruiva, e fez a mesma coisa: — Preparar, apontar... E a ruiva gritou: — TORNADO! Todos se esconderam e a ruiva abriu o gás. Chegou a vez da loira, muito preucupada e pensativa ela foi posta de frente pro muro, então o guarda comandou: — Preparar, apontar... A loira depois de muito pensar gritou: — FOGO!

Safári das Loiras na África

Duas loiras querem conhecer os prazeres da caça e vão fazer um safári na África. Já no primeiro dia conseguem matar um antílope. Elas estão arrastando-o para colocá-lo no jipe quando chega um outro caçador e avisa: — Do jeito que vocês estão fazendo é mais difícil: Os chifres estão se enterrando no chão. Por que vocês não o arrastam pelo outro lado? As loiras aceitam a sugestão. Uma loura diz à outra: — O caçador tinha razão. Fica bem mais fácil deste lado. A outra responde: — É. Só que estamos nos afastando cada vez mais do jipe.

O Pote de Açúcar

O marido da loira procura o pote de açúcar para adoçar o café e não o encontra. Chama a esposa e pergunta onde está o açúcar. Ela diz: — Está logo ali na prateleira. Ele procura de novo e não o acha. Chama a loira, que vem e lhe entrega o pote de açúcar. Olhando-o, ele diz: — Mas eu nunca o acharia! Aqui está escrito “Arroz”! No que a loira responde: — Ora, não seja burrinho... Isso é para enganar as formiguinhas!

Empadão de frango com catupiry

Ingredientes

Massa: 1/2 lata de creme de leite 4 xícaras de chá de farinha de trigo 2 ovos 100 g de margarina Sal a gosto Recheio: 2 colheres de sopa de azeite 1 cebola grande picada 2 tomates sem pele e sem sementes cortado 1 peito e 1/2 de frango cozido e desfiado Sal e pimenta a gosto Salsa picada a gosto 400 g de requeijão tipo catupiry 250 g de cogumelos cortado em lâminas Gema para pincelar Modo de Preparo 1.Em uma tigela misture o creme de leite, a farinha de trigo, os ovos, a margarina e o sal 2.Trabalhe a massa com os dedos até ficar homogênea 3.Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais de uma forma de 22 cm de diâmetro de fundo removível, untada e enfarinhada, reserve uma parte da massa para cobrir a torta Recheio: 1.Em uma panela aqueça o azeite, doure a cebola e refogue rapidamente o tomate, o cogumelo e o frango 2.Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta, a salsa e misture o catupiry, deixe o recheio esfriar e coloque sobre a massa 3.Cubra com o restante da massa, pincele a gema e asse no forno a 220° até dourar uns 40 minutos.

Áries Hoje é dia de trabalhar com autonomia. Prefira ficar sozinho, pois a quadratura entre Marte e Lua coloca irritação e intolerância em pauta. Aproveite o período para desfazer mal-entendidos e para conversas mais delicadas.

Leão Você está no final de um ciclo solar. Parece que muitos assuntos estão em suspenso. Em tempo de revisões e conclusões, reserve tempo para ficar sozinho, refletir e meditar. Sedução, charme e beleza são suas aliadas.

Touro Respeite seus limites energéticos, não exija demais de si mesmo. A Lua segue em Peixes, procure cultivar a entrega e a fé, se adaptar às situações e às pessoas. Bom período para alimentar a alma com música, poesia, cinema, teatro ou a arte que preferir.

Virgem Período de revisões e aprimoramentos. Com Mercúrio retrógrado, tudo o que estava em funcionamento precário ou em vias de pifar, pifa. Falhas saltam aos olhos pra que sejam solucionadas.

Capricórnio Deixe tudo fluir e observe, contemple. A Lua segue em Peixes e, em vez de tentar mudar nada o que acontece, deixe que a vida siga seu curso naturalmente. Fique atento às sincronicidades --aqueles sinais que o Universo nos envia.

Gêmeos Conclua a semana interessado em boas notícias, converse, circule. Mas evite acumular tarefas e seja claro ao se comunicar. Se tiver que redigir um documento ou assinar um contrato, leia e releia várias vezes.

Libra Atenção redobrada ao trocar informações importantes. O diálogo e a competência ao se comunicar são fundamentais, pois mal entendidos estão em pauta. Fica mais fácil cultivar empatia, carinho e solidariedade.

Aquário Você tem o dom de enxergar o que os outros não vêem ou não consideram importantes, captar com suas antenas o que vai acontecer. Ao se conectar com seu templo interno, encontrará as respostas.

Câncer Alimente seus sonhos traçando metas práticas para realizá-los. Não é o momento de se resignar, nem de se conformar com o que tem. Muito pelo contrário, eis o momento de ampliar sua visão, olhar para o horizonte e dar vazão às suas mais altas aspirações.

Escorpião Prefira atividades que possa realizar com autonomia. Lua e Marte se desentendem, procure se resguardar para evitar discussões desnecessárias. A liberdade individual deve ser cultivada e respeitada. Continue a exercitar a atenção ao se comunicar.

Sagitário Pedidos humildes e contidos não combinam seus altos sonhos. Não tenha vergonha de sua ambição, nem a oculte. Isso só resultaria em frustração. Para ajudá-lo a alinhar suas inspirações com metas práticas para realizá-las.

Peixes Sensibilidade à flor da pele. A Lua segue em seu signo, ativando as emoções. Procure a companhia de pessoas queridas e não deixe de canalizar tanta criatividade em atividades artísticas. Sua consciência e sua fé se expandem para se responsabilizar por um panorama mais abrangente.


maskate.com.br

|16| Maskate

A famosa rua Amazonas e a Catedral de Parintins esperando a chegada dos visitantes

Angelo e Cleomir nas novas dependências do Bumbódromo

Colunista: Cleomir Santos redacao@maskate.com.br

Cleomir Santos chegando em Parintins

CLICK CLEOMIR

Manaus, 29 de junho de 2013

Direto de Parintins o Click Cleomir na Ilha Encantada

A Chegada dos visitantes à Parintins que optam pela viagem de barco

O grande e último ensaio dos bois Garantido e Caprichoso com seus levantadores oficiais

A Marujada

A Batucada

2305 isu  

Edição 2305

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you