Page 1

Mais postos do ‘Leite do Meu Filho’ Programa prevê fornecimento de quatro latas/mês

ANO 15 - Nº 2.296 - MANAUS/AM -18/06 /2013 - www.maskate.com.br

Cavaco, tantã e pandeiro, ritmo embala equipe no ônibus

Copa das Confederações é só festa

Dilma encara nova vaia Chiques e famosos do Cleomir

Darclee Rocha (foto: divulgação)

BRASIL EM CLIMA DE SELEÇÃO E PAGODE

Promete comparecer ao final do Torneio

NOTA DE ESCLARECIMENTO

VEREADOR LUIS HIRAM MORAES NICOLAU Ouvidoria no sistema prisional

O JORNAL MASKATE, por meio desta nota, registra SEU PEDIDO DE RETRATAÇÃO e ESCLARECIMENTO ao Vereador LUÍS HIRAM MORAES NICOLAU e sua família, bem como a todos que lhes foram solidários pela publicação feita por via on line no Jornal Maskate, veiculado em 03/05/2013. Oportunidade em que esclarece que tal matéria se tratou de um ato criminoso realizado por HACKERS contra o parlamentar, registramos nosso sincero lamento, pois a notícia é falsa, sendo que tal conduta não condiz com o Vereador, por ser pessoa respeitada, honrada de imagem ilibada, digno da credibilidade e respeito pela sua família e por seus eleitores, que desde que foi empossado, muito tem trabalhado pela sociedade como um membro presente e atuante na Câmara Municipal de Manaus. Em tempo, informamos que determinamos a imediata retirada do ar de nosso site no mesmo dia da publicação e que as mesmas não serão utilizadas em qualquer evento da instituição. Miguel Jorge Mourão Diretor Editor

Senado contra a ‘Amazon’

Agiota mata camelô caloteiro


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 18 de junho de 2013

CIDADE DOS MALUCOS

É importante, também, que a Polícia tenha seu sistema de escuta da opinião popular. A truculência da polícia, por exemplo, na quinta-feira passada, precisa ser submetida à opinião pública. Ninguém paga a polícia para bater na indignação civil de seus filhos.

Ausência habitual

Os parlamentares do Amazonas, à exceção de Carlos Souza, se ausentaram da votação do decreto que encaminha o Fundo de Participação dos Estados, uma discussão das mais importantes para a distribuição constitucional dos recursos.

Obsceno e inaceitável

O despreparo da bancada parlamentar chega a ser obsceno e o descompromisso inaceitável. Há um desconhecimento abissal das questões que interessam à população e uma incompetência crônica de mobilizar fatores políticos para assegurar os interesses dos representados.

Alto Solimões

Volta à pauta da justiça o escândalo do Alto Solimões, aquele que incluiu um conjunto de obras fantasmas, virtuais, sem um prego batido nem um tijolo assentado e que o Estado pagou para seus apaninguados.

Marido traído

É engraçado que os acusados são o titular da secretaria de Infraestrutura, Marco Aurélio Mendonça, a empresa Pampulha e os municípios da região. O titular da cadeira nada sabia.

redacao@maskate.com.br

Truculência em questão

FALA SÉRIO!

Ouvidoria

O governador Omar Aziz determinou a instalação efetiva da Ouvidoria do sistema prisional. Ele quer assegurar a possibilidade efetiva da manifestação das pessoas, o cidadão, que é contribuinte e eleitor, e que tem o direito de criticar, sugerir, reclamar ou elogiar a ação pública e sua política para o setor.

Bairro da Glória - Menino faz graça em frente às palafitas, no Igapó

O dia 18 de junho na História 1812 - Eclode a guerra entre Inglaterra e Estados Unidos, quando os norte-americanos anexam os territórios da Louisiana e ocupam o Estado da Flórida.

Jovens

A história recente mostra que quando jovens vão às ruas para protestar, eles precisam ser ouvidos. E o que será que eles querem dizer com as manifestações recentes? Que faltam partidos e programas que os representem legitimamente? Sim. Essa é uma das mazelas brasileiras que se expressam através dos movimentos atuais.

Cidadão

A Campanha denominada “Transporte Cidadão”, lançada pela Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) tem o objetivo de promover mudanças de atitude e comportamento dos usuários do transporte público de Manaus, resguardando principalmente os direitos de idosos e pessoas com deficiência. O lançamento foi no Terminal Central da Praça da Matriz. A ação faz parte das homenagens ao Dia Mundial de Combate a Violência Contra Idoso, cuja programação lançada pela Prefeitura de Manaus elegeu o tema “Use o AMOR, Não a Violência”.

1946 - Proclamação da República da Itália. 1953 - Proclamação da República do Egito por um grupo de oficiais do Exército, após a renúncia do rei Faruk.

1538 - Tratado de Nice entre Carlos I de Espanha e Francisco I da França, estabelecendo uma trégua de dez anos nas guerras que vinham sustentando ambos os reinados. 1815 - Guerras Napoleônicas: A derrota de Waterloo leva Napoleão Bonaparte a abdicar do trono da França pela segunda vez.

1911 - Fundação da maior denominação evangélica do Brasil, a Assembleia de Deus.

1955 - Os ingleses deixam o Canal de Suez, devolvendo-o ao Egito.

1908 - Aporta em Santos o navio Kasato-Maru, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. 1888 - Graves inundações na cidade de León - México, causam a morte de 300 pessoas e deixam mais de 1,4 mil desaparecidos.

Santo do Dia - São Medardo Medardo nasceu no ano 457 em Salency, norte da França. Sua mãe era descendente de uma antiga e tradicional família romana, seu pai era um nobre da corte francesa e seu irmão Gildardo foi bispo de Rouen, mais tarde canonizado pela Igreja. Essa posição social garantiu-lhe uma educação de primeiro nível. Desde criança

foi colocado sob a tutela do bispo de Vermand, para receber uma aprimorada formação intelectual e religiosa. Piedoso e inteligente, logo se evidenciaram seus dons de caridade e humildade, com atitudes que depois eram comentadas por toda a cidade. Ele chegava a ficar sem comer para alimentar os famintos e, certa feita, tirou a roupa do corpo para dá-la a um velhinho

cego e quase despido que lhe pediu uma esmola. Medardo ordenou-se sacerdote aos trinta e três anos e imediatamente começou uma carreira de pregador que ficaria famosa pelos séculos seguintes. No ano 530, sucedeu o bispo de Noyon, sendo consagrado pelas mãos do bispo de Reims, Remígio, hoje santo, o qual era também conselheiro do rei Clotário.

Versículo do Dia Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer,Atos 26:22

NINGUÉM MERECE!

Ótimo - Operação vai fiscalizar embarcações de Manaus com destino a Parintins. Fiscalização começa na segunda-feira, no Porto da Manaus Moderna.

• A justiça tem dessas... a absoluta facilidade de dar tempo ao tempo com uma generosidade morosa e pavorosa.

Bom - Infraestrutura de Manaus deve receber R$ 600 milhões em obras no 2º semestre. Prefeitura garante que capital estará preparada para Copa do Mundo.

• É o tempo em que a opinião pública faz seu culto à amnésia, as provas se dispersam e a impunidade se encarrega de reinar soberana. • Como o Alto Solimões foram muitos e múltiplos casos de desvio do erário que a justiça e a própria mídia fizeram sua parte no processo de descaso. • Um volume de recursos que explicam os sinais eloquentes de opulência para quem, no serviço público, deveria viver apenas de salário!

Péssimo - Em Manaus, ‘Marcha da Maconha’ busca legalização da droga. Manifestação reuniu cerca de 150 pessoas na Zona Centro-Sul de Manaus. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Coord. de redes sociais: |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Maskate

Pagode da Seleção tem dança e canto

Manaus, 18 de junho de 2013

|03|

qInstrumentos musicais já fazem parte da história da Seleção. Na versão 2013, é comum ver jogadores como Daniel Alves, Dante e Jô desfilarem com eles debaixo dos braços

Todos os compromissos

Neymar, Lucas, Daniel Alves, Dante e Jô. É a turma do pagode da seleção brasileira, que tem ainda o auxílio das palmas de Thiago Silva e um vocalista inusitado: Jadson. Tímido, o meia é um dos mais calados da seleção

brasileira. Ele ainda não entrou em campo desde que se apresentou. Não participou dos amistosos contra Inglaterra e França e nem da vitória sobre o Japão. Costuma passar discretamente pelas zonas mistas de entrevistas.

Bom de cavaco - Quem manda bem no cavaco é o Dante, bom baiano, o Dani no tantã, tem o Lucas no pandeiro, e o Jadson, que praticamente é nosso vocalista - disse o zagueiro. Thiago Silva não perdeu a oportunidade de cornetar o talento musical do meia do São Paulo. - Ele é melhor como jogador (risos). Enquanto não brilha com a camisa 23, seu número na Copa

Mas é quem dá o tom nos momentos de descontração da equipe. Os instrumentos musicais já fazem parte da história da Seleção. Na versão 2013, é comum ver jogadores como Daniel Alves, Dante e Jô des-

filarem com eles debaixo dos braços após treinos e partidas. Cavaco, pandeiro, tantã... E, curiosamente, foi Thiago Silva, que admite não ter habilidade para manejar nenhum deles, quem entregou o vocalista do grupo.

das Confederações, Jadson revela que sempre gostou de cantar. Traço escondido de sua pacata personalidade. “Já comprei até buquê de flores e uma roupa nova pra te ver...” Os versos são da música “Buquê de flores”, a preferida do jogador, composta e cantada por Thiaguinho, cantor de pagode sempre bem conceituado entre os boleiros.

Antes da derrota para o Paraguai, o Brasil havia vencido todos os compromissos disputados no Castelão. A maior goleada foi em 1995 sobre a Eslováquia. O time canarinho atropelou os rivais e venceu por 5 a 0. - A Seleção hoje busca um novo prestígio, uma nova identidade. Queremos mostrar que estamos juntos, que estamos nessa briga junto com o torcedor.

Isso é legal, é bacana, buscar mais uma vitória dentro da nossa casa – disse Lucas, que tem sido utilizado constantemente por Felipão nos jogos da Seleção. Além disso, a Seleção tem outro dado importante no estádio. Marcou 19 gols e sofreu apenas três. A média é de 2,71 por jogo. Sinal de que no próximo sábado, dificilmente o placar vai passar em branco.

Torcida tenta entrar em hotel

Gritos, choro, celulares em punho, e a certeza de que não basta ver os ídolos de longe. As dezenas de torcedores que recepcionaram a seleção brasileira neste domingo em Fortaleza não se contentaram em registrar a presença dos ídolos em fotos. Enlouquecidos, cerca de 50 fãs pularam a grade de proteção do hotel Marina Park e obrigaram a Polícia Militar

a agir rápido para evitar problemas. Cercado por um grande aparato de segurança, o ônibus da delegação entrou por um portão lateral por volta das 17h40m e driblou a marcação cerrada da torcida. - Vamos chegar aos jogadores. Esse é o caminho – gritava uma fã, incentivando a invasão de outras amigas, que tentaram em vão achar o local onde o ônibus havia estacionado.

Os jogadores entraram no hotel sem maiores problemas, mas deixaram um rastro de preocupação no restaurante ao lado. Quando os craques finalmente saíram do ônibus, os clientes não pensaram duas vezes: levantaram das mesas para ver a cena, deixando os garçons preocupados. Um deles tentava controlar a situação e não parava de gritar: - Calma! Vocês precisam pagar as contas – alertava. A CBF informou que não tomou conhecimento da atitude de alguns torce-

dores e que os jogadores tiveram acesso tranquilo ao estabelecimento em que o grupo ficará concentrado até o jogo contra o México. O hotel onde a Seleção está hospedada tem segurança por terra e mar. Com uma marina nos fundos, o estabelecimento está sendo guardado por lanchas da Capitania dos Portos de Fortaleza. Na porta principal, por policiais militares e federais. Para reforçar o controle, o time canarinho ainda chegou ao local escoltado por um helicóptero.

Quieto e talentoso Garçons preocupados - Sou quieto, sim, mas sempre gostei de cantar, apesar de não ser um bom cantor. Sempre que tenho oportunidade participo, gosto de estar no meio. Todo mundo participa, mas o pessoal sempre se reveza. É bem bacana para entrosar o grupo - explicou Jadson. Thiaguinho é amigo dos jogadores, tanto que já homenageou

Neymar com a canção “Ousadia e alegria”, que é também o lema do craque. Mas, segundo Thiago Silva, o “batedor de palmas” oficial da banda, o novo reforço do Barcelona também não põe a mão na massa nas rodas de samba da seleção brasileira. - O Neymar vai no embalo. Quem puxa mesmo são o Daniel e o Dante.

Fora com o estresse Ritmo preferido da maioria dos boleiros, o pagode não serve apenas como passatempo. Ao lado da internet e das redes sociais, é o que ajuda os 23 convocados a se livrarem do estresse da competição, principalmente durante as concentrações. Com a responsabilidade de usar a faixa de capitão, o zagueiro do PSG admite que usa a música para tentar “esquecer” o futebol por alguns instantes. - Quando estamos muito concentrados, temos de tentar fazer alguma coisa diferente para tentarmos deixar o futebol um pouquinho de lado. Sabemos que é cansativo pensar constantemente, principalmente numa competição oficial. Então escutamos.

Seleção volta ao palco A seleção brasileira está há 30 jogos sem perder atuando em casa. Foram 21 vitórias e nove empates. O mais curioso é que o próximo compromisso será justamente no palco do último tropeço: o Castelão, em Fortaleza. Na próxima

quarta-feira, o time canarinho vai encarar o México, às 16h (horário de Brasília), na remodelada arena da capital cearense. No dia 21 de agosto de 2002, no jogo de entrega das faixas e que marcou a despedida de Luiz Felipe Scolari, o Brasil

foi derrotado por 1 a 0 pelo Paraguai, no antigo estádio. O gol dos rivais foi marcado pelo atacante Cuevas. A partida foi a última de Felipão antes de deixar o comando da Seleção. Naquele confronto, o trei-

nador se despediu do grupo e do torcedor. O time canarinho entrou em campo com: Marcos, Gilberto Silva, Edmilson e Anderson Polga; Cafu, Kleberson, Ricardinho, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos; Rivaldo e Ronaldo.


maskate.com.br

|04| Maskate

Os deputados federais e senadores estudam liberar para concorrer a cargos eletivos um batalhão de candidatos que, pelo menos na avaliação de órgãos técnicos responsáveis, não sabem administrar o dinheiro público ou as próprias contas de campanha. A possibilidade está na minirreforma eleitoral que o Congresso Nacional fará ao votar, no

fim deste mês, projetos de lei que modificam as regras para participação nos pleitos. O texto final vai depender de acordo entre as lideranças partidárias, mas as articulações já apontam para a abertura aos fichas sujas. Na avaliação do Ministério Público, isso tornará a Lei da Ficha Limpa, aprovada com grande mobilização popular, letra morta.

redacao@maskate.com.br

Minirreforma ressuscita ficha suja

POLÍTICA

Manaus, 18 de junho de 2013

‘Leite do Meu Filho’ tem novos pontos qPrograma de Nutrição Infantil Leite do Meu Filho prevê o fornecimento de quatro latas, por mês, de fórmulas infantis para complementação nutricional a crianças A Prefeitura de Manaus vai entregar nove unidades de distribuição dos kits do Programa de Nutrição Infantil ‘Leite do Meu Filho’. A inauguração será feita pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e pelo secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, na próxima quarta-feira, 19, às 10h, no Distrito de Saúde Leste, no Jorge Teixeira. A partir desta data, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai retomar a entrega do leite para as crianças que foram recadastradas pelo município no processo iniciado no mês de março. “São crianças que tiveram a situação de vulnerabilidade social confirmada utilizando

os requisitos do Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda”, informou Evan-

dro Melo, acrescentando que serão instalados três postos no distrito Leste e dois em cada um dos distritos Norte, Sul e Oeste.

Nove mil crianças

SMTU lança ‘Transporte Cidadão’

O Programa de Nutrição Infantil Leite do Meu Filho prevê o fornecimento de qua-

tro latas, por mês, de fórmulas infantis para complementação nutricional a crianças de seis

meses até cinco anos, conforme critérios pré-estabelecidos. Durante atualização cadastral feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), a distribuição do benefício foi suspensa temporariamente, sendo mantida para cerca de nove mil crianças que não poderiam ficar sem o produto por apresentar déficit nutricional ou por serem órfãos de mãe em idade de amamentação, além dos casos em que a mãe é portadora do vírus HIV e não pode amamentar.

Nova estratégia nutricional

A Campanha denominada “Transporte Cidadão”, lançada ontem pela Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) tem o objetivo de promover mudanças de atitude e comportamento dos usuários do transporte público de Manaus, resguardando principalmente os direitos de idosos e pessoas com deficiência. O lançamento foi no Terminal Central da Praça da Matriz. A ação faz parte das homenagens ao Dia Mundial de Combate a Violência Contra Idoso, cuja programação lançada pela Prefeitura de Manaus elegeu o tema “Use o AMOR, Não a Violência”. Através de cartilha informativa, folders e ventarolas, usuários dos ônibus poderão conhecer os seus direitos, os serviços

oferecidos à população e quais os números para denunciar o desrespeito a passageiros. “Nosso foco é a melhoria do serviço oferecido pela administração pública e pelas empresas às pessoas que utilizam o transporte coletivo diariamente. Queremos criar consciência sobre o respeito aos assentos preferenciais dentro dos coletivos”, disse o superintendente da SMTU, Pedro Carvalho. Ao longo da semana, a campanha terá continuidade nos terminais de integração. Na segunda-feira (17) será no Terminal da Cidade Nova (T3). Na terça-feira (18) no T4 no Jorge Teixeira. Quarta-feira (19) Terminal do São José (T5). Na quinta-feira (20) é a vez do T2-Cachoeirinha e na sexta-feira (21) o Terminal 1, Constantino Nery.

A coordenadora operacional do Programa, a nutricionista Tânia Batista, explica que, com a inauguração, as famílias beneficiadas poderão retirar o leite em qualquer um dos nove postos fixos de distribuição. “Hoje, as famílias somente podem retirar o leite na Unidade de Saúde onde têm o cadastro. As famílias precisam ficar atentas para o fato de que o acompanhamento da saúde da criança deve continuar a ser feito nas Unidades Básicas de Saúde”, alerta Tânia Batista. O acompanhamento deve ser feito, pelo menos, a cada

três meses para a avaliação do desenvolvimento da criança, com consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ava-

liação nutricional de ganho de peso e de crescimento. Caso o acompanhamento não seja realizado, o benefício é bloqueado.

Senado inicia campanha contra ‘Amazon’

O Senado vai lançar nesta quarta-feira uma campanha contra uso exclusivo do domínio “amazon”, pleiteado pela multinacional Amazon.com, se-

gundo o colunista Ilimar Franco, do Globo. No final do mês de março, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pediu empenho do Congresso e da po-

pulação para impedir a Amazon de obter o registro exclusivo de domínios com o nome. Países da região alegam que o domínio não pode ser destinado a uma empresa privada, já que faz referência ao Rio Amazonas e à Floresta Amazônica. - Não basta um envolvimento do Poder Executivo nessa questão. Não basta o governo dizer-se contrário a essa medida. É preciso que façamos uma mobilização no Parlamento brasileiro, é preciso que façamos uma mobilização na própria internet, envolvendo o povo — conclamou.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 18 de junho de 2013

MPF denuncia várias irregularidades no TRE

|05|

qEntre os denunciados estão servidores públicos que ocupavam os cargos de diretorgeral, chefe da Secretaria de Administração e Orçamento e Finanças, dentre outros O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) denunciou três servidores públicos e um empresário por fraude em contratação realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Entre as irregularidades encontradas no processo de contratação, estão dispensa indevida de licitação e superfaturamento de cerca de 30% do valor do contrato. Entre os denunciados estão servidores públicos que ocupavam os cargos de diretor-geral, chefe da Secretaria de Administração, Orçamento e Finanças (Sadof) e chefe da Seção de Obras e Projetos do TRE-AM. O procedimento fraudulento de dispensa de licitação foi

Condenação de servidores

realizado em dezembro de 2007 e tinha por objeto a contratação

de empresa para efetuar reparação nas instalações hidráulicas

e no sistema contra incêndio da sede do tribunal.

Fraude declarada A fraude teve início formalmente com um memorando do chefe da Seção de Obras e Projetos, do dia 20 de dezembro de 2007, solicitando ao chefe da Sadof a adoção de medidas urgentes para viabilizar a contratação de empresa de engenharia para a realização dos reparos. A partir daí, o MPF observou uma série de inconsistências de datas, como a reserva de dotação orçamentária para

Contrato sob suspeição O contrato firmado entre a União, por intermédio do TRE-AM, e a construtora, no valor de R$ 224.835,69, foi assinado no dia 31 de dezembro de 2007, enquanto que na publicação do extrato do contrato no Diário Oficial da União do mesmo dia, consta a assinatura do contrato como ocorrida em 28 de dezembro de 2007.

Justificativa para dispensa Além das inconsistências de datas nos documentos que fundamentaram a contratação da empresa, outras irregularidades também foram identificadas. A mais comprometedora, de acordo com o MPF/ AM, é a inexistência de situação de emergência que justificasse a dispensa de licitação.

Um dos denunciados, durante depoimento, informou que os problemas no prédio sede do tribunal começaram a aparecer em meados de 2007. A constatação da necessidade do serviço ocorreu, pelo menos, 180 dias antes da solicitação de medidas emergenciais. O MPF afirma ainda

Extrato de dispensa Também não houve publicação do extrato de dispensa de licitação na Imprensa Oficial, contrariando o que prevê o artigo 26 da Lei nº. 8.666/93, que se refere ao princípio da publicidade. Análise pericial apontou para a existência de superfaturamento no valor contratado para a execução da obra. De

acordo com o laudo, os serviços analisados apresentam preço 28,15% acima do praticado no mercado. Os peritos observaram ainda que o uso inadequado de materiais aumentaram o custo da obra sem vantagem para a Administração, identificando-se um dano aos cofres públicos de R$ 66 mil.

que a calamidade ou urgência que justifica a dispensa de licitação é a que está fora da responsabilidade normal de prevenção por parte da Administração Pública. No caso do TRE-AM, as causas que levaram à contratação direta foram decorrentes de falhas de manutenção predial.

a contratação de empresa para efetuar aquele serviço, documentada em 19 de dezembro de 2007, que faz referência ao memorando da Seção de Obras e Projetos, que só seria emitido no dia seguinte.

O MPF/AM pediu à Justiça Federal no Amazonas a condenação dos servidores e do empresário pela dispensa ilegal de licitação, conforme previsto no artigo 89 da Lei nº 8.666/93, com pena de detenção de três a cinco anos e multa. O empresário foi denunciado também pelo superfaturamento no contrato com a Administração Pública, de acordo com o artigo 96

da mesma lei, que prevê pena de detenção de três a seis anos e multa. A ação penal tramita na 4ª Vara Federal sob o nº 000987308.2013.4.01.3200. Os dados colhidos na apuração do caso foram compartilhados com a área do MPF/AM cuida do Patrimônio Público para análise da possibilidade de ingressar com ação de improbidade administrativa.


maskate.com.br

|06| Maskate

A Fundação Alfredo da Matta (FUAM) realizou sábado (15), na sede da instituição, localizada na Avenida Codajás, no Bairro Cachoeirinha, Zona Centro-Sul de Manaus, um mutirão de cirurgias de câncer de pele, em que foram atendidos 25 pacientes, todos pré-agendados, que já estão em tratamento pela FUAM. De acordo com a enfermeira-chefe, Neila Ney, o principal objetivo do mutirão foi diminuir o tempo de espera dos pacientes, garantindo que o atendimento, desde a primeira consulta até o procedimento cirúrgico, fique dentro de um prazo médio, de 30 a 45

dias. “Estamos com a agenda apertadíssima. Temos procedimentos marcados até para o final do ano”, comentou a enfermeira. Segundo a profissional, uma equipe formada por quatro médicos dermatologistas, seis médicos residentes, quatro enfermeiras, além de outros 13 profissionais voluntários, entre pessoal técnico e de apoio, atuou nesta edição do mutirão. “Os pacientes selecionados para hoje são pessoas necessitadas, com mais de 60 anos, que possuem casos mais graves e que vieram do interior do estado”,afirmou a enfermeira responsável.

Sintomas da doença “O câncer de pele caracteriza-se pelo crescimento anormal e descontrolado das células da pele. O principal fator causador do câncer de pele é a radiação ultravioleta, devido à exposição excessiva e prolongada ao sol sem a devida proteção”, explicou a enfermeira. Neila Ney informou ainda que lesões na pele que não cicatrizam, pintas que mudam de cor ou textura, tornando-se irregulares nas suas bordas, podem ser os primeiros sinais de um câncer de pele. “Embora o câncer de pele possa

atingir qualquer indivíduo, a maior incidência é entre pessoas de pele, olhos e cabelos claros, ruivos e pessoas com as chamadas sardas”, afirmou. Segundo ela, proteger a pele dos raios ultravioletas ajuda na prevenção do aparecimento do câncer de pele. “Chapéus com abas, roupas, guarda-sol e filtros solares adequados são boas formas de proteger a pele. Evitar a exposição solar entre 10 e 15 horas, horário em que a incidência da radiação UVB é maior, também é recomendável”, concluiu a enfermeira.

redacao@maskate.com.br

Mutirão de cirurgias

AMAZONAS

Manaus, 18 de junho de 2013

Ipem fiscaliza barcos para Parintins qOperação começa esta segunda-feira, no Porto da Manaus Moderna. Instituto vai fiscalizar se extintores de incêndio estão dentro dos padrões

Embarcações que partem de Manaus com destino a Parintins serão fiscalizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) de segunda (17) a sexta-feira (21). A ação deve fiscalizar os barcos nas principais orlas

da cidade para verificar se os extintores de incêndio estão de acordo com os padrões do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Segundo a Agência de Comunicação do Amazonas

(Agecom), a fiscalização começa nesta às 9h, desta segunda-feira, no Porto da Manaus Moderna. De acordo com o Ipem-AM, com aproximação do Festival Folclórico de Parintins, o instituto vai intensificar a fiscalização nas embarcações.

Durante as fiscalizações, o Ipem vai verificar se os equipamentos extintores de incêndio estão de acordo com a Portaria nº 206/2011 do Inmetro, se possuem certificados e estão dentro do prazo de validade, se o peso corresponde ao declarado no cilíndro, e se os equipamentos atendem aos requisitos esta-

belecidos pelos Regulamentos Técnicos da Qualidade para os Serviços de Inspeção Técnica e Manutenção em Extintores de Incêndio (RTQs), conforme Portaria nº 173/2006. A operação também vai fiscalizar o estado de conservação dos extintores de incêndio, para verificar se apresen-

tam corrosão, achatamento, vazamento (nas mangueiras e componentes); se o extintor encontra-se com a pressão adequada de utilização; se os lacres e anel de proteção (possuem rupturas); identificar se as empresas que realizam a manutenção são autorizadas pelo Ipem-AM.

Extintores de incêndio

Irregularidades comprovadas

Durante a operação, se for encontrada alguma irregularidade, os donos das embarcações estarão

sujeitos a penalidades como apreensão, interdição, notificação e autuação. As multas variam de R$

1.200 a R$ 1,5 milhão. A população pode denunciar irregularidades nos equipamentos de segurança entrando em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM por meio do 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Segundo o Ipem, em 2012, foram fiscalizadas 413 embarcações, verificados 1.987 extintores de incêndio. Desses, 16 apresentaram irregularidades, como condições precárias de uso, sem o selo do Inmetro, sem o lacre de segurança, sem a carga nos cilindros e prazo de validade vencido.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 18 de junho de 2013

Dilma suspeitava que seria vaiada

|07|

qE promete comparecer ao jogo final do Torneio A presidente Dilma é conhecida por sua teimosia e mandonismo. Odeia ser contrariada. Aliados e integrantes do governo avaliam que Dilma não deveria aceitar eventual convite para discurso ou até mesmo pedir para não aparecer no telão do Maracanã para evitar novas vaias na final da Copa das Confederações, como a que recebeu no sábado passado na abertura do evento da FIFA. A manifestação do público no sábado, antes do jogo entre Brasil e Japão, foi avaliada por petistas e assessores como um ato desvinculado de motivações políticas. “É um jeito moleque do torcedor brasileiro. Qualquer político

São 40 cidades em emergência

que fosse ao estádio e anunciassem o nome seria recebido da mesma forma”, resumiu o

líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE). Se juntar, porém, as vaias do estádio com a

Pêlos de molho Na proposta dos auxiliares, o roteiro era de a presidente comparecer a apenas dois jogos da Copa das Confederações, a abertura e a final. Ela não deverá estar presente nesta semana nas partidas do Brasil em Fortaleza, na quarta-feira, e em Salvador, no sábado, nem nas semifinais. Dilma fará, inclusive, uma viagem ao Japão na próxima semana e chegará de volta ao País já no dia da decisão da competição no Maracanã. A vaia em Brasília

Veja nela

De acordo com a reportagem da revista Veja, o estrago que configura no horizonte politico tem origem na inflação. A presidente Dilma Rousseff se elegeu sem ter jamais disputado uma eleição, manteve a popularidade a despeito de seguidos escândalos de corrupção e demonstrações de ineficiência administrativa. Agora, no 30º mês de governo, um elemento novo passou a afetar diretamente o seu apoio entre a população: a inflação. Dos temas que levam alguém a decidir se dá ou não sua confiança a um político, a economia costuma ser o número um. E dentre os temas econômicos, a inflação está entre os que mais diretamente influenciam a avaliação de um governo.

da presidente seja tratada de forma discreta. Além de evitar o microfone, anúncios da presença e imagens dela no telão não deveriam ser mostradas, na visão de pessoas próximas a Dilma. O líder do PT na Câmara, porém, acredita não ser necessária tanto preocupação. “Não devemos perder o sono, foi algo contra a política em geral, não contra ela”, avaliou José Guimarães.

Queda na popularidade

Pesquisa divulgada na última semana pelo Instituto Datafolha mostra que a avaliação do governo piorou: a aprovação caiu de 65% para 57% em três meses. E que, no cenário eleitoral de 2014, a vantagem de Dilma Rousseff não é incontestável. Isso está longe de significar um cenário apocalíptico. Dilma ainda desfruta de índices de aprovação superiores aos dos

deverá apenas fazer com que o governo brasileiro aumente a preocupação com o protocolo. Aliados da presidente defendem que seja evitado nova situação que a exponha a manifestações negativas. “Estádio não é ambiente para discurso, é um público arredio a político e acostumado a vaiar porque já faz isso com os times”, observou o deputado Vicente Cândido (PT-SP), que também é dirigente da Federação Paulista de Futebol (FPF).

dois antecessores no mesmo período do governo. Ela também tem ampla vantagem na intenção de voto. Mas o cenário de incertezas na economia e a ausência de perspectiva de grandes realizações nos próximos meses tornam o cenário nebuloso. Além disso, na eleição de 2014 Dilma deve ter três adversários competitivos: Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, tem potencial para tirar votos da petista no Nordeste. Marina Silva (Rede) é popular em grandes centros urbanos. E o senador Aécio Neves (PSDB) é o favorito para levar os dois maiores colégios eleitorais do país, Minas Gerais e São Paulo.

taí, Anori, Anamã, Fonte Boa, Amaturá, Tonantins, Maraã, Japurá, Tefé, Uarini, Urucurituba, Iranduba, Coari, Caapiranga, Careiro da Várzea, Parintins, Barreirinha, Alvarães, Autazes, Manaus, Boa Vista do Ramos, Manaquiri, Nhamundá, Careiro, Urucará e Codajás. A Defesa Civil informou que 200 toneladas de kits de ajuda humanitária serão enviadas para famílias afetadas pela cheia nessas localidades. As famílias vão receber cestas básicas, kits de higiene pessoal.

Quatro mil famílias

O envio dos kits ocorreu sábado (15) para quatro mil famílias de Codajás, Careiro da Várzea e Anamã. As próximas entregas estão previstas para os municípios de Maraã, Fonte Boa, Jutaí e Tefé. Equipes das Forças Armadas, Marinha, Exército e Aeronáutica dão apoio no envio dos materiais. De acordo com o Governo do Amazonas, equipes do Ministério da Integração Nacional da Secretaria de Defesa Civil Nacional estão em Manaus para acompanhar a chegada do material de ajuda humanitária

Retirar do telão Embora toda a assessoria tente esconder o estrago, o fato é que as vaias do sábado, que a Globo tentou esconder, fizeram um estrago sem precedentes. Uma reunião de emergência na noite do sábado tratou de dar uma explicação prudente e urgente para a saia justa. Afinal, a mulher está em campanha de reeleição. A intenção dos aliados é solicitar à Fifa que a presença

manifestação do lado de fora, é prudente e inteligente começar a se preocupar.

Subiu de 35 para 40 o número de municípios que decretaram situação de emergência por conta da cheia dos rios no Amazonas, segundo balanço da Defesa Civil do Estado. De acordo com o órgão, 334.007 pessoas já foram afetadas pelas inundações. Decretaram emergência as cidades de Apuí, Ipixuna, Itamarati, Carauari, Eirunepé, Juruá, Guajará, Santo Antônio do Içá, Benjamin Constant, Envira, Canutama, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Manacapuru, Ju-

fornecidos por empresas que participaram de licitações junto ao Ministério de Integração Nacional. A Defesa Civil do Amazonas comunicou que os municípios que foram reconhecidos em situação de emergência por meio da portaria do Governo Federal já estão aptos a receber recursos financeiros Federais. O órgão informou que presta assessoria com a documentação especifica para avaliação e execução, além do plano de trabalho especificado para o planejamento das ações.


R$

MAX

69,90

CÔMODA DEMOBILE MONTREAL 1P 6G 60934 NC PT Cód. 67836-6 À Vista R$ 489,00

1 ANO R$ 66,14

*Não acompanha acessórios.

CAMA CASAL ACOPL SONOREY STAND 140X190 78 Cód. 61586-2 À Vista R$ 699,00

R$

MAX

CÔMODA FABRIMÓVEIS BRILHANTE 2210 IB PT Cód. 67738-2 À Vista R$ 689,00

R$

48,90 MAX

1 ANO R$ 38,51

68,90

1 ANO R$ 66,14

• Altura: 1170mm • Largura: 1210mm • Comprimento: 450mm • Peso: 64K • 6 gavetas • 1 porta • espelho • tampo

*Não acompanha acessórios.

• 06 GAV 01 PORTA • NOCE/PRETO • hapas de MDP e MDF • Corrediças em metal, prateleira interna e espaço para sapatos, tampo reforçado para TV • Altura 1,20m • Largura 1,13m

ESTOFADO RBA PARIS 02 LUGARES VH Cód. 30520-1 À Vista R$ 395,00

MAX

R$

MAX

ESTOFADO RBA PARIS 03 LUGARES VH Cód. 51128-5 À Vista R$ 545,00

39,50

1 ANO R$ 35,98

69,50

1 ANO R$ 66,14

• 08 Puxadores em ABS • Corrediças e dobradiças metálicas • Cabideiro de madeira com acabamento prateado • 6 portas e 2 gavetas • Cor: Chocolate e Noce • MDP e MDF • 180 x 158cm x 47 • (Kg) 80Kg

ROUPEIRO BATROL TURIM 6P 3G C/ESP 113573 IB PT Cód. 67356-1 À Vista R$ 959,00

R$

MAX

1 ANO R$ 66,14

R$

MAX

54,50

SALA JANTAR ART PANTA VIENA 6C 4026 IB CS Cód. 67852-8 À Vista R$ 1.599,00

R$

MAX

159,90

1 ANO R$ 156,61

95,90

1 ANO R$ 84,90

KIT POQUEMA PALOMA 8P 2G 7895-5 BR PT Cód. 65524-4 À Vista R$ 375,00

R$

MAX

*Não acompanha acessórios.

ROUPEIRO HENN ACEROLA 6P 2G 631656 CH NC Cód. 67838-0 À Vista R$ 695,00

R$

GARANTIA

ESTENDIDA

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

Jurídico: Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condição de 10x sem juros válidas para pagamentos no carnê TVLAR e em todos os cartões AMEX, VISA e MASTER. Ofertas válidas de 17 à 18/06/2013, ou enquanto durar o estoque. Para retirar seu cartão TVLAR dirija-se às lojas TVLAR, setor crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública.

37,50

1 ANO R$ 35,98


Edhu Oliveira abre a semana no Pára ou Continua do Fala Mourão ANO 15 - Nº 2.296 - MANAUS/AM - 18/06/2013 - www.maskate.com.br

A semana promete, com o pontapé inicial do arrochado Edhu, que foi lá e mostrou toda sua categoria Você pode fazer com o Edhuzão e participar do quadro ‘Pára ou Continua’. É só ligar para o número 3673 9333, fala com a Lara Jivago e agendar a participação.

Celular com touch screen no Bicho Grana

O Presentão do Mourão é um telefone celular com 2 chips touch screen . Entre no site e faça sua inscrição. www.maskate.com.br

Los Manos Show...de leve

A louraça Adriana, da banda Los Manos está procurando namorado novo. Vai encarar? O Fala Mourão é isso: mulher bonita e boa música. O Adriano, mano dela, fez o show.

Carinho na telinha Os parabéns da segunda-feira vão para o Arlinson Faneco, Deborah Cunha, Gedreson Almeida, Fran Maia, Atila Benjamim e a Paula Araújo.

Amazongas vale A Revendedora Arruda, em Santo Agostinho, do glorioso André, foi visitada pela Lara Jivago e as Maskatinhas. Ele é o re-

presentante da Amazongas no bairro. Parabenizou a inovação da empresa e conclamou as pessoas a comprarem botijas da

Amazongás. Você corre o sério risco de ganhar uma casa, no valor de R$ 100 mil ou receber o valor em ouro.


maskate.com.br

|10| Maskate

Raquel Oliveira

Edney Morais Araujo

Daniele Silva

Tiatio WB Escolar

rosangela socorro @lima_mao

Godivamica @godivamical

TELECARINHO NO MASKATE NA TV

Arlinson Faneco, São Geraldo

Atila Benjamin

Deborah Cunha, São Lázaro

Paulinha Araújo

I m a g e n s m e ra m e n te i lu s t rat i va s . O p rê m i o s e rá co n ce d i d o e m b a r ra s d e o u ro , n o valo r d e R $ 1 0 0 m i l , d a n d o o p o r t u ni d a d e p a ra a q u i si çã o d e u m i m óvel . C e r t i f i ca d o d e Au t o r i z a çã o C ai x a n º . 6 - 0 1 3 7/ 2 0 1 3 – D i s t r i b u i çã o G rat u i ta d e p rê m i o s .

Ruinaldo Vieira Trin @rvieiratrindade

jornal@maskate.com.br

Selma Cruz @Selmafc76Cruz

REDES SOCIAIS

Manaus, 18 de junho de 2013

A Amazongás pode te dar uma casa! Compre cargas de gás de 7 Kg ou 13 kg e participe.

Consulte regulamento no site www.amazongas.com.br


Maskate

maskate.com.br

Ivete Sangalo anuncia nova turnê internacional

A cantora Ivete Sangalo vai levar a sua turnê Real Fantasia para os Estados Unidos no mês de agosto. A baiana vai

passar por cinco cidades entre as costas Leste e Oeste. São elas: Okland (CA), Los Angeles (CA), Lynn (MA), Newark (NJ) e

Miami (FL). Na sua última passagem nos Estados Unidos, Ivete gravou o DVD no Madison Square Garden, lotando o espa-

ço. A Turnê Real Fantasia teve início em São Paulo e já passou por mais de 10 estados no Brasil e pela Argentina.

Viviane Araújo escolhe sainha para começar

Viviane Araújo começou a segunda-feira, 17, com a corda toda. A rainha de bateria

postou uma foto em seu perfil no Instagram mostrando o look escolhido para encarar a

academia. “Bom dia amores!! Boa semana pra todos!! Com muito amor!”, escreveu ela

Angélica avisa que estará no ‘Encontro’ Angélica está empolgada com sua participação no “Encontro com Fátima Bernardes” nesta segunda-feira, 17. A apresentadora usou o Instagram para mostrar sua cara de felicidade. “Hoje temos um ‘encontro’ com Fátima....obá!”, escreveu na legenda. Há quatro dias, ela também usou a rede social, mas para não deixar o Dia dos Namorados passar em branco. Ela se declarou para Luciano Huck:: “O amor está no ar.”

na legenda da imagem, em que aparece de sainha, top e blusa.

Manaus, 18 de junho de 2013

|11|

Paula Braun comenta protesto de colegas

Paula Braun, mulher de Mateus Solano, usou seu Twitter para comentar o protesto de vários famosos que se mobilizaram nas redes sociais em ação que clama por mudanças no Brasil usando maquiagem e as hashtags “muda Brasil” e “dói em todos nós”. “Adoraria ver algum colega que tirou foto maquiado na rua. Se eu vir, calo a minha boca”, escreveu ela na rede social. Procurada pelo EGO, Paula comentou sua declaração. “Não alfinetei. Alguns são meus amigos, falo abertamente. Isso não é uma campanha, é uma revolução. Mateus trabalha muito e não pode. Eu pretendo ir sim, depois do meu trabalho, estarei lá”, disse ela. Mesmo envolvido com as gravações de “Amor à vida”, Mateus também falou sobre a manifestação em seu perfil: “Quem puder ir, Candelária 17h! Uma cidade muda, não muda, vamos às ruas!” Carmo Dalla Vecchia, Fernanda Rodrigues, Thaila Ayala, Mayana Neiva e Miguel Rômulo foram alguns dos famosos que postaram no Instagram, fotos suas em que aparecem com o olho roxo - em referência à repórter Giuliana Vallone, do jornal “Folha de São Paulo”, que foi atingida por bala de borracha durante manifestação em São Paulo. As imagens fazem parte do protesto fotográfico “Dói em Todos Nós”, do fotógrafo Yuri Sardenberg.

Rodrigão relembra pedido de casamento

Rodrigão tem se mostrado um cara romântico. O ex-BBB usou o Instagram nesta segunda-feira, 17, para relembrar o pedido de casamento feito para Adriana. “Há um ano atrás eu a pedi em casamento em Americana e consegui. Na mesma data, um ano depois, ir pra Americana pra ficar junto dela e comemorar! Te amo bb! Estamos indo de volta pra casa...” Ontem foi dia da loira remexer as lembranças. A ex-BBB postou na mesma rede social que Rodrigão a foto de beijo dos dois: “Meninas!! Achei que fosse passar a data de hoje sozinha... mas ele apareceu!! Hoje completa um ano que ele me pediu em casamento no meio da arena do rodeio daqui de Americana!! Foi lindo e inesquecível! (choro até hoje quando lembro). Só o que tô achando mais surpreendente é que estamos juntos nessa data aqui em Americana novamente (tive que vir gravar o #nacaocountry e ele apareceu aqui no hotel hj) Será um sinal? Será que devo subir no altar logo? Rsrsrs”, escreveu.


maskate.com.br

|12| Maskate

Manaus, 18 de junho de 2013

Polícia investiga latrocínio no município de Iranduba

O 30º Distrito Integrado de Polícia (DIP) registrou as prisões em flagrante de Jânio dos Santos de Castro, 33, Gelcirlan Figueiredo Rebouças, 29, e Felipe Silva e Silva, 18, envolvidos em roubo. Eles foram presos por policiais militares da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que faziam patrulhamento de rotina pela rua Zero, Comunidade Cidade Alta, quarta etapa do bairro Jorge Teixeira, Zona Leste da cidade. O trio demonstrou nervosismo ao avistar a viatura. Por conta disso, a guarnição os abordou e após revista encontrou com eles um revólver calibre 38 com numeração raspada, além de R$ 115 em espécie. Uma moto com restrição de roubo, modelo Honda, de cor vermelha e placa OAD–3593 foi apreendida. O veículo automotor era usado por Gelcirlan, que trabalhava como mototaxista. Jânio, Gelcirlan e Felipe foram encaminhados para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa. No 30º DIP, algumas testemunhas reconheceram Gelcirlan como autor de vários assaltos ocorridos no bairro Jorge Teixeira.

redacao@maskate.com.br

Presos por envolvimento em roubo na Zona Leste

POLÍCIA

A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) investiga latrocínio ocorrido na manhã deste domingo (16), no município de Iranduba, distante 27 quilômetros em linha reta de Manaus. De acordo com os investigadores lotados na 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) naquele município, durante a manhã de hoje familiares da vítima estiveram na delegacia para formalizar ocorrência sobre o desaparecimento de Dohnny Malveira dos Santos, 27. Minutos após a denuncia do desaparecimento de Dohnny, os Policiais Civis da 31ª DIP receberam a informação de que o corpo de um moto taxista teria sido encontrado no quilômetro 8 da estrada Carlos Braga. Em diligência até o local, a polícia identificou o corpo como sendo de Dohnny. O Instituto Médico Legal (IML) esteve no local para fazer a remoção do corpo. Segundo informações do IML, a vítima foi atingida por dois disparos de arma de fogo.

Polícia até nos varadouros para achar corpo do menor Os tiras da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), coordenados pela Delegada Titular, Linda Gláucia de Moraes, e pelo Delegado Adjunto Rafael Allemand, com o apoio do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA), Corpo de Bombeiros e Canil da Polícia Militar, saíram em diligência por volta das 7h desta segunda-feira, para tentar encontrar o corpo de um adolescente de 17 anos, desaparecido desde o último dia 23 de setembro. De acordo com a Delegada Linda Gláucia, os pais de Erick Luan Nascimento de Souza foram informados, por meio de denúncias anônimas, que o corpo do adolescente estaria enterrado em um matagal localizado na rua 205 do bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus. “As equipes de buscas realizaram varredura no local, mas não encontraram indícios de que o corpo do adolescente estaria no lugar”, declarou a Titular da DEPCA.

Pais acompanharam a polícia

Homem Acusado de tentativa de homicídio já está preso

A prisão de Nilson Cunha Ramos, 38, foi confirmada pela polícia nesta segunda-feira. Ele foi autuado por tentativa de homicídio (Art.121, do Código Penal). Ele foi preso por Policiais Militares da 13ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). De acordo com informações de testemunhas, o acusado e a vítima, também de 38 anos, estavam bebendo em um bar, que não teve o nome divulgado, localizado na rua Curucaca, bairro Alfredo Nascimento, Zona Norte, após uma discussão, Nilson desferiu uma facada na altura do pescoço da vítima que foi socorrida e levada para o Hospital Platão Araújo. Em depoimento, Nilson que estava visivelmente embriagado, alegou que esfaqueou o homem por ciúmes da esposa, já que a vítima teria feito um comentário sobre a companheira dele. Nilson Cunha, que não tinha passagem pela polícia, agora deve responder pelo crime de tentativa de homicídio. Ele será encaminhado ainda pela manhã desta segunda-feira (17), para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.

Os pais de Erick acompanharam todo o trabalho realizado na manhã de hoje. “Recebemos várias ligações anônimas informando lugares onde o corpo do nosso filho possivelmente estaria enterrado. Como pai, eu quero

encontrar meu filho, mesmo que esteja morto”, disse o pai do desaparecido, José Ernandes Silva. A Delegada Titular da DEPCA, Linda Gláucia, solicita a participação da sociedade para ajudar a encontrar o

adolescente. Que tiver informações sobre o caso, entrar em contato com os servidores da DEPCA pelo número de telefone (92) 3656-8575. A Polícia Civil assegura o sigilo da identidade dos informantes.

Dois carros se chocam e com um morto e seis feridos Um violento acidente foi fatal com um morto e pelo menos seis pessoas gravemente feridas feridos. A colisão ocorreu por volta das 15h, deste domingo (16). O dois veículos envolvidos seguiam para Manaus, e com o choque foram parar na pista contrária, segundo a Polícia Militar. A PM também informou que a colisão ocorreu a três quilômetros da barreira policial que dá acesso às rodovias BR-174 (Manaus-Presidente Figueiredo) e AM-010 (Manaus-Itacoatiara). De acordo com o sargento Cabral, da 26ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), um pálio azul estava parado no acostamen-

to, quando foi atingido por outro veículo de cor vinho. “Duas pessoas estavam no pálio. Uma delas foi ejetada e morreu no local. Essas informações foram repassadas pelo sobrevivente que estava no carro e que teve um dos braços quebrado”, disse o sargento. Segundo o Serviço de

Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os sobreviventes foram encaminhados aos hospitais João Lúcio, na Zona Leste, e 28 de Agosto, na Centro-Sul de Manaus. Agentes do Manaustrans também foram enviados à área para orientar os condutores que passavam pelo local.


Maskate

maskate.com.br

CAMELÔ FAZ DÍVIDA NÃO PAGA E MORRE

Manaus, 18 de junho de 2013

|13|

O ÚLTIMO SABADÃO

O camelô Jakciel Rougles da Silva Moreira, 40, queria investir no seu negócio, mas não tinha recursos, então tentou buscar um financiamento junto a um agente confiável, um agiota armado. Ele pegou a grana, mas como não deu para pagar, ele tentou renegociar a bronca, mas acabou morrendo após ser atingido com dois balaços, sendo um no pescoço e outro na cabeça. A bronca aconteceu no último sábado, na rua Marcílio Dias, no Centro. A família dele contou toda a história desse empréstimo satânico, mas ninguém soube precisar a quantia da

grana que ele pegou com o agiota. Na última segunda-feira Jakciel teve uma reunião com o agiota, onde explicou todos os fatores que o fizeram não pagar a dívida. O Agiota mostrou-se incompreensível e deu apenas o prazo de até o fim da semana para que a grana aparecesse, caso contrário, sua vida seria extinta para todo o sempre. Jakciel achou que o cara estava exagerando e que na segunda-feira, dava para renegociar mais ainda ganhando mais prazo. No sábado pela manhã, Jakciel foi logo trabalhar para conseguir a grana do agiota, mas deu

tempo. Após ter começado a trabalhar foi abordado por dois malucos. De acordo com testemunhas, um dos caras estava vestido com farda de mototaxista. O outro desceu e largou bala na cabeça e no pescoço do fera. A dupla fugiu sem ser identificada. Amigos ainda conseguiram socorrer o vendedor, e levá-lo ao Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, mas ele foi pro saco rapidamente. O caso ficará jogado em cima de uma pilha de processos na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

FUTEBOL SANGUINÁRIO O desocupado Danilo Martinho Pinheiro, 25, é muito esquentadinho quando está jogando bola, mas no sábado, se alterou demais e foi contido com uma facada no braço direito. A bronca aconteceu próximo a um campo de futebol, na Chapada, zona centro-sul, por volta das 19h de sábado. Quem furou nosso amiguinho foi o fantástico ‘Erick’, que fugiu em um Gol vermelho, de placa NOT-9993 em alta velocidade. O plano de Erick era exterminar Danilo para todo sempre, mas ele foi socorrido e levado ao Pronto-Socorro 28 de Agosto, onde os habilidosos médicos deram um grau nele e ele já está de boa. O problema é que essa história ficou mal resolvida e pode dar em assassinato, nos próximos boletins de ocorrência.

CARREIRA ABREVIADA Denilson Batista de Melo, 19, queria aprontar com o máximo de pessoas que pudesse até ficar bem velinho, sempre praticando o mal para os próximos, mas sua carreira de criminoso acabou de forma muito breve, quando ele foi assassinado, na madrugada de ontem,

após ter pisado no pé de um sujeito muito mais mal e abusado que ele. A bronca aconteceu no Beco Beira Rio, na rua 14, do Monte Sião. O fofinho pegou só dois tiros nas costas, mas foi o suficiente para acabar com a carreira de crimes e drogas. O crime vai ser in-

vestigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) com todo o entusiasmo do mundo e a Justiça virá à tona, mais cedo ou mais tarde. Os moradores do bairro comemoraram a ida de mais um vagabundo que só sabia roubar e usar drogas.

Cansado de passar o dia na rua sem fazer nada, só consumindo drogas, o galerosinho Rodrigo Ramires Batista, 18, o Rodriguinho, resolveu sair para curtir o sabadão e também praticar algumas atrocidades, mas acabou tendo um encontro com o Tinhoso. Tudo aconteceu no fabuloso bairro Tancredo Neves, onde só tem gente boa, da melhor qualidade. Rodriguinho teve a ideia de assaltar um policial civil que estava armado com um belíssimo revólver calibre 38 e não dispensou Rodriguinho de levar uns bons tiros em seu corpitcho. Sangrando feito um porco, o bichinho, pensou logo em mudar de vida e virar evangélico, mas não deu nem tempo. O bichinho foi desfalecendo e morreu no meio da rua.

MONTANDO A SOCIEDADE

Dois primos cansados de ter que estudar, pra se formar, pra poder trabalhar em um emprego decente para ter algum lucro real, decidiram encurtar essa jornada e montar uma sociedade. Ferdinando Sarmanha da Silva, 26, e Edimar Xavier Vieira, 27, montaram uma sociedade para vender drogas no fantástico bairro Alfredo Nascimento, na Zona Norte, mais precisamente na rua do RIP RAP, onde o IDH é altíssimo. Tudo ia muito bem, e eles já pensavam em ir ao Sebrae pedir um financiamento, quando os malvados tiras da Rocam, chegaram ao local e acabaram com o comércio dos primos. Com os bonitões foram encontrados 40 porções de pasta-base de cocaína, 200 gramas da mesma droga e seis cabeças de preto. Eles foram direto para o 15ºDIP.


maskate.com.br

|14| Maskate

Manaus, 18 de junho de 2013

TABLÓIDE

Avião voa através de arco-íris

Polícia invade partida de futebol para prender jogador

Competidores de saia mostram força em festival

redacao@maskate.com.br

Boeing 737 voa através de arco-íris sobre o distrito comercial de Sydney, na Austrália.

Uma partida de futebol pela quarta divisão da Romênia entre os times Chisoda e Sannicolaul foi interrompida pela polícia, que rendeu todos que estavam em campo com objetivo de prender um dos jogadores. Os oficiais entraram no gramado assim que a partida havia come-

çado, para prender o jogador do Chisoda, Sorin Udrea, de acordo com o jornal “GA Daily News”. Todos que participavam do jogo foram rendidos e revistados pelos policiais, para que Udrea fosse encontrado. A cena foi registrada pela Andreea Deea, que publicou

a gravação em seu canal no YouTube. Udrea, no entanto, foi encontrado tempo depois na arquibancada, enquanto torcia pelo Chisoda. Ele foi detido pela Interpol durante investigações que ligariam o jogador ao crime organizado, de acordo com a agência de notícias romena “Press Alert”.

Indiano criamais de 50 ratos de estimação Na cidade de Xanten, na Alemanha, atletas demonstraram força durante os Highland Games no Festival Escocês. O evento incluiu diferentes tipos de modalidades e capacidades, como levantar pesos, correr com troncos de árvores e até um campeonato de gaita de fole.

Turista alimenta com a boca elefante

Uma turista alimentou com a boca um elefante em um centro de preservação de elefantes em Pahang, próximo à capital Kuala Lumpur, na Tailândia, no domingo.

Ganso é flagrado ‘nadando’ de costas em lago

Um ganso foi fotografado ‘nadando’ de costas em um lago de um parque de Frankfurt am Main, na Alemanha, no domingo.

O indiano Sonu Sharma, de 26 anos, mantém mais de 50 camundongos como animais de estimação em Ahmedabad, na Índia. Sharma, que é dono de uma pequena

loja, ganhou apelido de “homem rato” depois de circular diariamente com os roedores. O jovem contou que havia adquirido quatro camundon-

gos há mais de um ano, mas eles se multiplicaram e hoje são dezenas. Sharma chama atenção ao atender os clientes com os roedores pendurados em seu corpo.


Maskate

maskate.com.br

CURIOSIDADES

|15|

Manaus, 18 de junho de 2013

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Os mistérios quem rondam o seriado “Chaves”

Anos e mais anos, gerações e mais gerações passam e todos assistem Chaves. Mas por acaso, você já parou pra pensar em tudo aquilo que não foi revelado ao longo de toda a série? 1 – O que tem no Chaves que faz todos rirem mesmo sabendo o que vai acontecer? Mensagens subliminares? Bem, alguns dizem que seria pelo humor ingênuo, a inocência passada sem nenhuma piada machista ou de duplo sentido. 2 – Porque Seu Madruga sempre deveu exatos 14 meses de aluguel? Se pararmos para pensar o seriado é longo, o que dá a impressão de uma cronologia Mas se pensarmos melhor, veremos que nenhum episódio apresenta continuação, com exceção dos episódios especiais, como o de Acapulco. O que nós faz crer que não há passagem de tempo na série. 3 – Acapulco Ou Guarujá? Este com certeza é o mais fácil, mas sempre tem um que insiste em fazer essa pergunta. No primeiro episódio das férias todos dizem que estão indo viajar para o Guarujá, mas no segundo se cita Acapulco, destino real da turma. Essa troca de nomes na dublagem aconteceu por causa de uma antiga determinação do SBT de “abrasileirar” os termos utilizados nos seriados. Essa determinação apesar de parecer ridícula foi boa, pois através dela vimos um episódio onde há uma aula de história brasileira marcada por celébres frases como: “O que Cabral fez assim que, pois o pé em território brasileiro? -“Colocou o outro. Se não ele iria cair.” 4 – Onde mora o Chaves? “Em um episódio, antes da festa de ‘Boa Vizinhança”, numa conversa com Quico e Chiquinha, Chaves revela o óbvio. Que ele não mora dentro barril, e sim em outra casa na vila a de número oito, com outra pessoa, só que Chaves tem a fala cortada pelo pai de Chiquinha no momento de revelar quem é a pessoa, Então já sabemos onde ele mora, agora com quem? Ainda é um mistério. 5 – Qual o número do apartamento de Dona Florinda? Nem sempre número de da casa de Dona Florinda foi o 14. No episódio dos “inseptos”, e no qual Chaves quebra a mesma lâmpada várias vezes, o número do apartamento da Dona Florinda é 42. E pra complicar ainda mais, no episódio do “filme do Pelé”, do dia de São Valentin e dos Namorados, o número é 24! Esses dois episódios são do final de 1978/79, logo depois de Carlos Villagran sair do Chaves para estrelar seu próprio seriado, Frederico, na Venezuela. 6 – Quantos anos deve ter o dono da venda da esquina? Não se sabe nada sobre esse personagem, a não ser que ele tem uma venda na esquina. Mas não sabemos em qual esquina, já que a rua em frente à vila mudou 3 vezes: Já foi só uma calçada, depois teve muros baixos uma curva e carros, e por último perdeu a calçada. O dono da venda da esquina deve ser um senhor centenário já que uma vez ,Seu Madruga, afirmou que quando criança vendia garrafas para ele. 7 – Qual é o verdadeiro nome de Chaves no seriado? Mais uma vez isso foi quase revelado. Em outra conversa com Seu Madruga, Chiquinha e Quico. No episódio da casa da Bruxa do 71.Seu Madruga afirma que não se deve dar apelidos as pessoas,então Chaves diz que ninguém o chama pelo seu nome verdadeiro, quando perguntado por Chiquinha qual é o seu verdadeiro nome ele diz: “-Meu verdadeiro nome é…” E outra vez o garoto é rapidamente interrompido, deixando mais uma incógnita no ar.

Abismo- Vê-lo: você tem adversários poderosos. Sair de um: amor recuperado com dificuldades. Cair: cuidado, sérios obstáculos. O sonho com, abismo é sempre medo de alguma coisa.

PIADAS Acasalamento do Touro O marido vai a uma exposição de animais com a mulher. Estão percorrendo a ala dos touros campeões. Na frente de um deles há uma placa na qual se lê: “Este touro acasalou 100 vezes no último ano!”. — Puxa! Cem vezes em um ano! Você podia aprender com ele! — Andam mais um pouco e há outro animal, com a placa: “Este touro acasalou 200 vezes no último ano!”. — Puxa, Duzentas vezes em um ano! Bem que você podia aprender com ele! — comenta a mulher. Mais alguns passos, outro animal, com a placa: “Este touro acasalou 365 vezes no ultimo ano!”. — Nooooossa! Trezentas e sessenta e cinco vezes em um ano! Que emocionante! Realmente, se você aprendesse com ele... — comenta novamente a mulher. E o marido, emputecido da vida, dando um safanão na mulher em direção ao touro, retruca: — Tá, vai lá então. Pergunta pro touro se ele faria isso sempre com a mesma vaca!

Creme de pêssego com gelatina

Último Dia de Aula Era o último dia de aula e a professora estava doida para dispensar a turma e ir para suas merecidas férias. Então inventou um jogo: ela dava uma dica e quem adivinhasse o que era, poderia ir embora. A professora deu a primeira dica: — Qual é o bicho que faz miau? A Mariazinha respondeu: — É o gatinho professora! — Muito bem, pode ir para casa! Nesse momento, o Joãozinho que estava no fundo da sala mascando chicletes fez uma bola e estourou-a! — Qual é o bicho que faz au au? — continuava a professora. — O cachorro! — respondeu o Paulinho! — Muito bem! pode ir... Novamente o Joãozinho estourou outra bola de chiclete e a professora começou a ficar irritada. — Qual o bicho que faz mééé? — O bode professora! — disse a Aninha. — Muito bem, pode ir para casa! Nesse instante o Joãozinho fazia uma bola enorme que quando rebentou fez um baita estrondo. A professora indignada perdeu a paciência e gritou: — Joãozinho, levanta e cospe! — É o caralho, professora! Posso ir embora?

Cruzar o Touro Padre recém chegado na paroquia do interior encontra na estrada uma menina de uns seis anos, puxando uma vaca. - Onde vai, minha menina? - Vou levar a vaca para cruzar com o touro do Seu Zé. O padre escandalizado, imaginando a cena que a menina iria ver, tentou demove-la: - Será que seu pai não poderia fazer isto? - Não. Tem que ser com o touro mesmo...

Horóscopo do Dia Áries A sinceridade deve ser temperada com amor e empatia, para que possa tocar o coração das pessoas. Aproveite a Lua em Libra para cultivar diplomacia. Primeiro molhe a sua ponta no mel.

Leão O que foi previamente programado e combinado deve ser cumprido. O exercício da diplomacia e suas habilidades na comunicação podem e devem promover o desenvolvimento do grupo.

Touro Melhor pensar muito bem antes de tecer críticas e cobranças, que podem ser mal-recebidas e gerar conflitos desnecessários. Ainda bem que a Lua segue em Libra, para ajudá-lo a cultivar beleza e harmonia.

Virgem O caminho profissional se torna mais claro a cada dia. Apesar do clima tenso, o período é de crescimento. A comunicação e o marketing trazem progressos no trabalho.

Gêmeos Júpiter se despede de seu signo: pinte a vida com novas cores, irradie otimismo, ânimo, bom humor e entusiasmo. É tempo de ativar contatos, divulgar seu trabalho e fazer novos amigos. Mas cuidado com a ansiedade e a inquietação, faça sua parte e lembre-se de que tudo tem um tempo certo para acontecer.

Libra É tempo de começar a impulsionar a carreira, pois no próximo mês conseguirá bons avanços. Se tiver compromissos e reuniões importantes hoje, tome cuidado com disputas de poder e rompantes de revolução.

Câncer Procure se resguardar e evite conflitos, pois a Lua ativa a quadratura entre Urano e Plutão, indicando que as reações pode se tornar passionais. Rompantes bruscos entram em pauta. Solução está na beleza, poesia, música, cinema, em praticar caridade.

RECEITA

Escorpião As atividades comerciais e intelectuais se aceleram. Seja prático e cordial, concentre-se nas atividades que promovam rendimento e resultados. É bom evitar situações arriscadas. A tensão entre Lua, Urano e Plutão pede que se resguarde e cultive autonomia. No fim da tarde, a harmonia entre Lua e Marte favorece exercícios físicos.

Ingredientes 2 latas leite condensado 1 lata creme de leite Suco de 1/2 limão 1 gelatina em pó sem sabor 2 gelatinas de pêssego pêssego em calda Modo de Preparo 1.Dissolva a gelatina de pêssego, coloque num refratário transparente e leve à geladeira até ficar consistente 2.Quando a gelatina de pêssego estiver durinha bata o leite condensado, o creme de leite e o suco do limão 3.Dissolva a gelatina sem sabor como no indicado da embalagem 4.Misture a gelatina sem sabor junto ao creme e bata mais um pouco 5.Jogue por cima da gelatina e leve a geladeira até ficar durinho 6.Quando estiver pronto faça a outra gelatina e joque mapenas a metade 7.Decore com pêssegos em calda a sua escolha e leve novamente a geladeira 8.Para agilizar o tempo coloquei o refratário da gelatina no freezer, no total usei 1 hora pra fazer essa sobremesa Sagitário Colegas, clientes, parceiros e investidores ganham novo significado a cada dia. Procure unir forças em vez de dividir. Não se aferre a ideias pré-concebidas. Com maleabilidade e flexibilidade, procure ouvir a opinião dos outros. Capricórnio Organização e produtividade são as palavras de ordem. Concentre suas energias no trabalho e prefira agir com autonomia, aprimorando suas técnicas de trabalho. Aquário Se surgir aquela vontade de chutar tudo pro alto, lembre-se que é importante introduzir novidades em sua vida aos poucos, com critério e praticidade. Lua, Urano e Plutão pedem que evite a pressa e o acúmulo de compromissos. Peixes Novos assuntos e aprendizados trazem a sensação de amplitude. Período ideal para investir em tudo o que for inusitado, diferente e criativo. Mas mantenha o foco em suas metas e ouça a voz da intuição.


maskate.com.br

|16| Maskate

Festa de aniversário para as gemeas Alinne e Adrianne ao lado Festa na Vitória Régia com Nego da Grande Rio ao lado dos do Cleomir Mendonça e Cleomir santos amigos Rodrigo, Cleomir e Andre

Colunista: Cleomir Santos redacao@maskate.com.br

Escritor Julio Lopes com Bernardo Cabral e o desembargador Flávio Pascarelli. Lançamento do livro Bernardo Cabral, um Estadista da República

CLICK CLEOMIR

Manaus, 18 de junho de 2013

SIM E SIM DE MELO E EDILENE

Em cerimônia simples, com aproximadamente 20 convidados, apenas da família, o vice-governador José Melo e Edilene Gomes oficializaram a união de 5 anos. O rito celebrado pela juíza Rebeca de Mendonça Lima aconteceu na residência do casal, no Parque das Laranjeiras e surpreendeu até os familiares. Os parabéns da coluna.

No ARRAYOL festa do amigo Murilo Rayol as noivas atacaram o Playboy

DESTAQUES EM FOCO

•Os Amazonenses Júnior Rodrigues e Pedro Donadio conquistaram a vitória no Exposamba em São Paulo com a música ‘Divino porre’. Eles faturaram o valor de R$ 35 mil. Júnior Rodrigues tem 25 anos de carreira em palcos do Amazonas e de outros Estados do Brasil. •Com o tema “Ednelza Sahdo Uma Estrela em Cena” é que o GRCES A Grande Família vai movimentar o carnaval em 2014. A turma unida da Grande Família do bairro de São José, da zona Leste de Manaus, vem com tudo para conquistar o título do carnaval de Manaus. •No primeiro de quatro jogos exibição que serão realizados pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) em 2013, o Brasil brilhou nas areias da Praia da Ponta Negra, no domingo (16), e conquistou o bicampeonato do Desafio Internacional de Vôlei 4x4, após derrotar seu maior inimigo a Argentina.

PARA REFLETIR

Não há nada que não se consiga com a força de vontade, a bondade e, principalmente com o amor.

Lindas candidatas a Morena Bela do boi Garantido. Milena Al- Miss Brasil Globo Sheislane Hayalla o Mister eco Gustavo buquerque a mais alta foi a vencedora Jimmy, Fernando Salignac, Wilson Lima, Mayla Jessica

Posse da nova diretoria da Vitória Réegia contou com autoridades, dep. Prefeito Artur Neto na posse Posse dos Conselheiros de PoArtur Bisneto, vereador Rosenha e Ouvidor Alessandro Cohen litica Cultural

2296 isu  

Edição 2296

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you