Page 1

Obesidade no Brasil começa a preocupar Jovens consomem mais açúcar que carne

ANO 15 - Nº 2.247 - MANAUS/AM -10/04/2013 - www.maskate.com.br

Ele casou com duas e não contou pra nenhuma

Após a morte do garanhão, viúvas souberam de tudo

JUIZ INOVA E RECONHECE POLIGAMIA EM MANAUS

Gretchen elogia performance da filha

Bandido criminoso da Zona Leste sofre impeachmeant

Terceirização aumenta 13,9% no PIM

Rebecca desmente fofocas REABERTURA

Sites disseram que ela estaria em guerra com Arthur

Josué de olho em Brasília

Ponta Negra entregue na quarta

Jantou chumbo em lugar de Kikão

Andressa Urach, dançarina do Latino será capa da Sexy de maio/2013

Tiras prendem ‘Fernando Collor’


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 10 de abril de 2013

CIDADE DOS MALUCOS

Pra minimizar o abandono

Atualmente, 50% das vagas oferecidas pela UEA para o curso de Medicina são para estudantes do interior do Estado. A medida, que constará de projeto de lei a ser encaminhado para aprovação da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), visa minimizar a falta de médicos no interior.

Apelo dramático

Omar já havia recorrido à presidente Dilma para amenizar a dificuldade crônica de se manter um médico no beiradão, especialmente os mais distantes e empobrecidos. Ele reivindicava a legalização de médicos estrangeiros que já atuam ilegalmente no interior.

Dever de casa

Omar Aziz entregou a representantes de prefeituras do interior do Amazonas 24 ambulâncias, nove veículos do tipo picape, 218 motocicletas, 12 semi-reboques, 29 equipamentos de termonebulização (UBVs costais) e 17 motores de popa (de 15 e 40HPs), num total de R$ 5,4 milhões para reforçar o serviço de remoção de pacientes e as ações de vigilância em saúde.

Abandono permanece

“Isso ajuda a resolver problemas como o transporte de pacientes, mas não elimina as necessidades de atendimento médico especializado”, disse Omar que também aguarda medida do Governo Federal que permita a contratação de médicos estrangeiros, caso as vagas em processos seletivos não sejam preenchidas por brasileiros.

redacao@maskate.com.br

O governador Omar Aziz foi direto ao assunto: “...a partir do próximo vestibular para o curso de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), os alunos aprovados na cota do interior terão o compromisso de cumprir um ano de serviço, depois de formados, nos seus municípios de origem”. Ou seja, o custo do investimento terá um mínimo de contrapartida e quem ganha é o ribeirinho.

FALA SÉRIO!

Justo e oportuno

CASTANHEIRAS - Piscina particular na rua 16, quadra 12

O dia 10 de abril na História 1992 - Emancipação dos Municípios de Areal e Rio das Ostras no Estado do Rio de Janeiro. 847 - É eleito o Papa Leão IV. 1241 - Batalha de Mohi, o exército húngaro esmagado pelo exército mongol, liderado por Batu e Subedei. 1912 - O RMS Titanic deixa o porto de Southampton, Inglaterra, com destino à cidade de Nova Iorque (EUA). 1921 - Sun Yat-sen é eleito presidente da República da China.

1808 - Napoleão oferece a coroa da Espanha a seu irmão, José.

O governador mostrou o tamanho da encrenca: “O déficit atual é de 1.500 médicos no Amazonas”. O Ministério da Saúde já aprovou a implantação do serviço na região metropolitana e municípios do Alto Solimões e a meta é implantar o Samu em todos os 61 municípios do interior até o final de 2014. A Região Metropolitana de Manaus, também conhecida como Grande Manaus, é uma das 52 regiões metropolitanas do Brasil, situada no estado do Amazonas. Criada pela Lei Complementar Estadual nº 52 de 30 de maio de 2007, é formada pela união de oito municípios: Manaus, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. O termo refere-se à extensão da capital amazonense com seus municípios vizinhos, apesar de distantes, e com baixa densidade demográfica, 21,44 hab./km².

Ponte Rio Negro

Em 24 de outubro de 2011 foi inaugurada a Ponte Rio Negro, com o objetivo de conurbar com mais facilidade os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão com a capital amazonense. Além disso, a Região Metropolitana de Manaus é um dos maiores parques industriais da América Latina. Sozinha, representa 60% da população do estado do Amazonas e cerca de 14,89% da população de toda a Região Norte do Brasil.

NINGUÉM MERECE! • Enquanto isso, servidores públicos concursados, salvas honrosas exceções, seguem tratando os pacientes como gado, sem qualquer resquício de respeito humano. • Nas repartições o livro de ponto é motivo de chacota e as ausências são religiosamente justificadas por atestados médicos falaciosos. • Segunda-feira é o dia fatal. Os excessos de fim de semana são chamados viroses secundárias, pra descrever o dia da ressaca geral da segundona.

1861 - Inicia a Guerra da Secessão entre os Estados do Norte e do Sul, nos Estados Unidos.

1970 - Paul McCartney anuncia publicamente o fim dos Beatles.

Déficit assustador

Região metropolitana

1741 - Frederico II, da Prússia, derrota os austríacos e conquista a Silésia, na Polônia.

1815 - Erupção vulcânica do Monte Tambora, na ilha indonésia de Sumbawa, sendo a maior registada até a actualidade, matando mais de 100 000 pessoas.

Santo do Dia - SSanta Madalena de Canossa A santa de hoje é fundadora das ‘Filhas da Caridade’, congregação que iniciou em Veneza, Itália. Nasceu em Verona, no ano de 1774 e faleceu com 61 anos. Mas viveu o céu já aqui, acolhendo a salvação e sendo canal dela para muitos. Perdeu cedo seus pais. Teve seu chamado à vocação religiosa,

numa consagração total, mas não foi aceita na primeira tentativa, porém, não parou no primeiro obstáculo. Uma mulher mística. Pela sua vida de oração e seu amor a Jesus Crucificado, galgou degraus para uma mística profunda, sendo muito sensível à dor dos irmãos. Viveu num tempo difícil, de guerras, precisando refugiar-se em Vene-

za. Ali, ela discerniu o carisma como fundadora, e na prática por causa dos órfãos, enfermos e vítimas da guerra - sua caridade era ardente e reconhecida por muitos. Napoleão Bonaparte conhecia seu testemunho e a chamava de ‘anjo da caridade’. Entrou na glória de Deus, porque deixou a glória de Deus a transformar aqui.

Versículo do Dia Por que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia?Salmos 10:1 Ótimo - MP propõe audiência pública para discutir transporte coletivo em Manaus. Um dos itens a serem discutidos será o aumento na tarifa de ônibus. Bom - Cidades do Amazonas atingidas por cheia vão receber ajuda humanitária. Cinco municípios da calha do Rio Juruá serão os primeiros beneficiados. Péssimo - Cesta básica de Manaus chega ao valor de R$ 328,49 em março, alta de 4,55%. Diante deste cenário, a capital amazonense passou a ocupar a 3ª colocação. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares |administracao@maskate.com.br Coord. de redes sociais: |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Maskate

Justiça abre brechas para reconhecer poligamia

Manaus, 10 de abril de 2013

|03|

q “Não se pode permitir que em nome da moral se ignore a ética” Salomão, o mais sábio e romântico de todos os reis de Israel, construtor do Templo de Jerusalém, tinha setecentas mulheres e, obviamente, muita riqueza para atendê-las. Seus súditos pagavam tributos em ouro e de ouro eram os acessórios todos da corte salomônica. Seria por ocaso essa razão para tanto contentamento no harém? O fato é que Salomão mantinha um relacionamento estável com todas elas, devidamente consignado na legislação do Talmude. No Amazonas, a coisa é mais devagar e só agora a justiça admite a união estável de um homem com duas mulheres. A decisão é considerada incomum nas Varas de Família e abre possibilidade para que outras famílias em situações semelhantes possam pedir esse direito na Justiça. Na prática, a Lei se curva aos fatos e é obrigada a reconhecer a poligamia.

Na teoria a prática é outra A vida não se apreende apenas na teoria. Durante as audiências com o testemunho das duas mulheres e dos interessados (filhos do falecido), além de depoimentos de vizinhos, colegas de trabalho e conhecidos dos envolvidos no caso, ficou claro ao magistrado que as duas conviventes não tinham conhecimento da existência uma da outra e nem dos filhos gerados nesses rela-

Pensões e partilha de patrimônio O fato agitou as Varas de Família de todo o país. A união estável simultânea de um homem com duas mulheres foi reconhecida pelo juiz de Direito da 4ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Manaus, Luís Cláudio Cabral Chaves, esta semana. O processo é de 2008, iniciado quase dois anos depois do envolvido nos relacionamentos ter falecido. É uma decisão incomum na jurisprudência familiar. As duas mulheres, após a morte do companheiro, ficaram impedidas de receber os direitos previdenciários e de resolver questões patrimoniais. A partir de agora, com a sentença transitada em julgado, as duas poderão requerer esse direito. A decisão também abre possibilidade para que outras famílias em situações semelhantes possam pedir esse direito na Justiça.

cionamentos. Segundo o magistrado, a jurisprudência nos Tribunais, quando se analisa união estável paralela, é variada e, de modo geral, “grande parte nega proteção com base no Direito de Família, no princípio da monogamia, ou com base na mera diferenciação entre concubinato e união estável, gerada pela simples presença de um impedimento matrimonial”.

O que é Poligamia Poligamia, do grego muitos matrimônios, é a união reprodutiva entre mais de dois indivíduos de uma espécie. No reino animal, a poligamia se refere à relação onde os animais mantém mais de um vínculo sexual no período de reprodução. Nos humanos, a poligamia é o casamento entre mais de duas pessoas. Os casos mais típicos são a poliginia, em que um homem é casado com várias mulheres, e a poliandria, em que uma mulher vive casada com vários homens. Não deve confundir-se com o amantismo, que é também comum nas sociedades humanas, mas em que o laço com um parceiro sexual para além do casamento não é, nem aceite pela lei, nem na maior parte das vezes, de conhecimento públi-

co. permitida por algumas religiões e pela legislação de alguns países. A poligamia já foi regra nos grupos humanos em estado natural]. Durante a história, a poligamia foi amplamente usada, tendo como principal causa a grande diferença numérica entre homens e mulheres ocasionada pelas guerras. Atualmente mesmo em países onde esta é uma pratica legal esta caindo em desuso, sendo amplamente usada somente em áreas de conflito. A questão sempre esteve também no centro do debate religioso. O Velho Testamento fala de um personagem como Jacó, que teve duas mulheres, duas servas e doze filhos (vários deles com as servas). Essa prole viria a dar origem às doze tribos de Israel.

No Islão, por outro lado, ela tem sido praticada desde sempre (o próprio profeta Maomé teve 16 casamentos simultâneos). O Alcorão sugere a poligamia como uma alternativa ao homem que não se considera capaz de cuidar dos órfãos, indicando que este deve tomar duas, três ou quatro esposas, porém se não for capaz de lidar justamente com elas, deve se restringir a apenas uma esposa. Hoje, continua a ser adotado em alguns países muçulmanos e em processo de adoção em outros, o costume é regulamentado pelo Alcorão que tolera a poligamia e permite um máximo de 4 esposas.

A poligamia faz parte da cultura de várias sociedades humanas, mas tem geralmente causas económicas. Como consequência das guerras, em que muitos povos estiveram envolvidos e em que participavam principalmente os homens, muitas mulheres (e seus filhos) ficavam viúvas (e órfãos) e uma forma de prestar assistência a essas pessoas sem meios de subsistência, era o casamento. Outras causas incluem o êxodo rural, em que muitos homens trocam o campo pela cidade, ou migram para outros países, em busca de emprego, deixando um “excesso” de mulheres nas aldeias.

“O que importa são as pessoas!” Maomé autorizou Por mais que as Leis e a Igreja alimentem com intransigência o conceito tradicional de família que se constitui pelos pais e filhos unidos por um casamento, regulado pelo Estado, a própria Constituição Federal de 1988 ampliou esse conceito, reconhecendo como entidade familiar a união estável entre homem e mulher. Agora, com o apelo ao casamento gay também isso está atropelado pelos fatos. O Direito deve proteger todas as formas de família, não apenas aquelas constituídas pelo casamento, o que significou uma grande evolução na ordem jurídica brasileira, impulsionada pela própria realidade. Esta foi a argumentação ética do magistrado. Segundo seu ponto de vista, “Deixar de reconhecer famílias simultâneas não fará com que deixem de existir. Não se pode permitir que em nome da moral se ignore a ética, assim como que dogmas culturais e religiosos ocupem o lugar da Justiça até porque o Estado brasileiro é laico, segundo a Constituição Federal”.


maskate.com.br

|04| Maskate

Previsto para chegar a Câmara Municipal de Manaus (CMM) já no mês de maio, o novo Plano Diretor de Manaus poderá também ser discutido entre os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades e Centros de Ensino Superior de Manaus. A informação foi dada pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Bosco Saraiva (PSDB) ao presidente do Conselho Regional de Engenharia (Crea-AM) Telamon Barbosa Firmino Neto e ao presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Amazo-

nas (Sinduscon-AM), Eduardo Lopes que estiveram na manhã desta segunda-feira (8), na CMM para assegurar que as duas entidades estão a disposição do Legislativo Municipal para acompanhar os debates sobre a revisão do Plano. “Tão logo chegue à CMM, o Plano receberá propostas dos vereadores e passará por uma intensa discussão técnica provocada pelos parlamentares. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CRAU) também será convidado para acompanhar os trabalhos na CMM”, assegurou Bosco.

Trabalhos começarão mais cedo

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Bosco Saraiva (PSDB) propôs que as sessões plenárias iniciem às 8horas a partir de segunda -feira (15) e não mais as 9h como é hoje. A justificativa é para que dê tempo para todos os vereadores se pronunciarem e também discutam as matérias, o que hoje não vem dando tempo. Segundo Bosco, a ideia entrará em votação amanhã, quando o plenário tiver cheio. “Eu acordo cedinho, então, amanhã quando o plenário tiver cheio, vamos co-

locar em votação”, destacou. A maioria dos vereadores presentes, cerca de 24 não se manifestou, apenas alguns cinco concordaram com o Bosco. A discussão começou porque os vereadores, Marcelo Serafim (PSB), Luiz Alberto Carijó (PDT), Mário Frota (PSDB), Elias Emanuel (PSB) e Waldemir José (PT), entre outros, alegaram que o grande expediente, está sendo menor que o pequeno expediente, pois os vereadores falam em bloco e existem bloco com oito vereadores, onde não há tempo restante para a discussão.

redacao@maskate.com.br

Universitários discutem Plano Diretor

POLÍTICA

Manaus, 10 de abril de 2013

Rebecca desmente guerra contra Arthur qA secretária afirmou que todos são aliados quando o tema é desenvolvimento do Estado do Amazonas

Na cidade de Boa Vista do Ramos, no último sábado (6), a deputado federal licenciada e secretária de governo (SEGOV) Rebecca Garcia (PP) negou haver “declarada guerra” contra o vice-governador José Melo (PMDB) e o prefeito de Manaus Artur Neto (PSDB) em decorrência do

processo eleitoral, como foi implantado em sites de pessoas ligadas ao senador Eduardo Braga (PMDB). Ela participou ao lado do governador Omar Aziz (PSD) da entrega de implementos agrícolas as pessoas ribeirinhas e visitou obras do estado. A secretária afirmou que

todos são aliados quando o tema é desenvolvimento do Estado do Amazonas, feito através de políticas públicas. “Tenho uma ótima relação com o professor Melo e contato direto com ele. Com o prefeito Artur tenho ótima relação também. Mas não tenho tido contato com ele”, disse.

Ela negou ainda haver procurado ou mantido contato com o vice-prefeito de Manaus Hissa Abraão (PPS) oferecendo cargos numa

chapa em 2014. “Não é verdade. Assim como eu nunca fui procurada para tratar do assunto. Só tive com o vice-prefeito (Hissa) duas vezes

em visita dele a sede do governo estadual. Nunca para tratar de política”, afirmou. Ex-vice-líder da presidente Dilma Roussef (PT) na Câmara dos Deputados em Brasília, Rebecca Garcia em 2010 estava cotada para ser candidata à prefeita de Manaus e abdicou desse direito após “manobras nada republicadas”, que resultaram no afastamento político entre ela e o senador Eduardo Braga (PMDB). Agora, ela tem se destacado na SEGOV e é nome forte para concorrer ao cargo de vice-governadora ou ajudar disputando outro cargo, no grupo do governador Omar Aziz (PSD)

O Amazonas pode terminar esse dia nove de abril mais forte politicamente em Brasília, caso o STE vote favoravelmente ao aumento do número de deputados federais do estado, em sessão a ser realizada hoje à tarde. O presidente da Assembleia Legislativa, Josué Neto recebeu vinte e uma moções de apoio de câmaras mu-

nicipais do interior, assinadas por mais de 100 vereadores em apoio a essa causa. Josué Neto vai acompanhar pessoalmente a votação. Nas justificativas, as câmaras municipais lembram que o aumento do número de parlamentares federais do Amazonas é legal e está previsto na Constituição Brasileira, em

acordo com o número de habitantes. Entre as câmaras que oficializaram apoio estão as localizadas nos seguintes municípios: Manicoré, Apuí, Novo Airão,Autazes, Manacapuru, Beruri, Lábrea,Caapiranga, Boca do Acre, Codajás, Envira, Tonantins. Iranduba, Anori, Maués e Japurá, entre outras.

Só falatórios, diz a bela

Josué de olho em Brasília


maskate.com.br

Maskate

Sobrepeso e obesidade acendem sinal de alerta

Manaus, 10 de abril de 2013

|05|

qJovens estão consumindo em média 26Kg de açúcar por ano Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde (MS) revela que aumentou a parcela da população residente em Manaus que está acima do peso ideal ou que é obesa. O percentual de pessoas com sobrepeso cresceu de 45% para 50% e o de obesos passou de 15% para 18%, segundo o levantamento, realizado no ano passado, ‘Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico’. Os resultados, apontam os indicadores da pesquisa, refletem o baixo porcentual de famílias que consomem regularmente frutas e hortaliças, associado a elevada quantidade de pessoas ingerindo alimentos nocivos à saúde, como o leite com teor integral de gordura e ao reduzido índice populacional praticando atividade física. A quantidade populacional da capital do Amazonas que está acima do peso considerado ideal passou de 43,7% para atuais 50%, e a de obesos subiu de 13,5% há cinco anos para 18%, segundo a pesquisa realizada pelo MS em todas as capitais do País.

Obesidade infantil é epidemia

Pandemia preocupante

Água por refrigerante As crianças e os adolescentes brasileiros estão trocando o consumo de água e leite por bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados ou em pó - o que têm aumentado consideravelmente os casos de obesidade infantil, além dos riscos para o desenvolvimento de doenças antes

observadas em adultos, como diabete tipo 2 e hipertensão. A constatação - que reforça a necessidade de mudanças de hábitos alimentares - está no primeiro estudo epidemiológico brasileiro que avaliou o consumo de bebidas entre crianças e adolescentes de 3 a 17 anos em cinco capitais: São

Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. A pesquisa, desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e do Instituto da Criança do HC, foi publicada no BMC Public Health, de acordo com O Estado de São Paulo.

“Estamos vivendo um fenômeno universal de aumento dos casos de sobrepeso e obesidade infantil. No Brasil, isso vem se acentuando nos últimos 20 anos, especialmente em decorrência da maior oferta de alimentos e das melhores condições econômicas das famílias”, diz Cláudio Leone, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e um dos autores do

estudo. Segundo o professor, muitas famílias substituem o refrigerante por sucos industrializados por considerarem mais saudável, sem ter ideia de que esse tipo de produto muitas vezes tem tanto açúcar ou mais do que uma latinha de refrigerante. “As mães acham que o fato de ter uma fruta estampada na embalagem significa que é saudável”, diz. .

Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose processo mórbido) é uma doença crônica multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. É resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético. Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: o excesso de peso predispõe o orga-

nismo a uma série de doenças, em particular doença cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, apneia do sono e osteoartrite. Segundo o IBGE, em pesquisa feita em 2008 e 2009, no Brasil a obesidade atinge 12,4% dos homens e 16,9% das mulheres com mais de 20 anos, 4,0% dos homens e 5,9% das mulheres entre 10 e 19 anos e 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas entre 5 a 9 anos. A obesidade aumentou entre 1989 e 1997 de 11% para 15% e se manteve razoavelmente estável desde então sendo maior no sudeste do país e menor no nordeste.

A obesidade pode ser definida por termos relativamente absolutos. Na prática, a obesidade é avaliada em termos absolutos e também pela sua distribuição na circunferência da cintura ou pela razão entre as circunferências da cintura e do quadril. Além disso, a presença de obesidade deve ser avaliada enquanto fator de risco cardiovascular e outras condições mé-

dicas que podem aumentar o risco de complicações. IMC, ou índice de massa corporal, é um método simples e amplamente difundido de se medir a gordura corporal. A medida foi desenvolvida na Bélgica pelo estatístico e antropometrista, Adolphe Quételet. É calculado dividindo o peso do indivíduo em quilos pelo quadrado de sua altura em metros.

Entenda a obesidade

Classificação do problema O Ministério da Saúde considera a obesidade infantil uma epidemia. Os dados mais recentes (referentes a 2009) indicam que uma em cada três crianças brasileiras entre 5 e 9 anos está acima do peso ou obesa. Os resultados da pesquisa são alarmantes. Mostram que, além de o leite e a água praticamente desaparecerem da dieta dos jovens, na média geral, as crianças e os adolescentes consomem cerca de 21 quilos de açúcar por ano só considerando as bebidas. A pesquisa indica, por exemplo, que um adolescente de 11 a 17 anos ingere cerca de 26 quilos de açúcar por ano com as bebidas - quase 45% a mais do que ele poderia consumir no período (18 quilos), considerando o açúcar presente em todo tipo de alimento, não apenas nas bebidas.


maskate.com.br

|06| Maskate

Os aprovados no curso de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) através da cota destinada ao interior do Estado deverão prestar serviço em suas cidades natais depois de formados. A nova medida foi anunciada pelo governador do Amazonas, Omar Aziz, durante pronunciamento na noite de segunda-feira (8). Atualmente,

50% das vagas oferecidas pela UEA para o curso de Medicina são para estudantes do interior do Estado. Segundo ele, o projeto de lei será encaminhado para ser aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM). De acordo com Omar, a medida visa diminuir a falta de médicos no interior do Amazonas.

Ambulâncias e equipamentos Na solenidade realizada em uma casa de shows na Avenida do Turismo, Zona Oeste de Manaus, o governador entregou a representantes de prefeituras do interior do Amazonas 24 ambulâncias, nove veículos do tipo picape, 218 motocicletas, 12 semi-reboques, 29 equipamentos de termonebulização (UBVs costais) e 17 motores de popa (de 15 e 40HPs), todos voltados para o atendimento do setor de saúde do Estado. O investimento, segundo o governo estadual, está orçado em R$ 5,4 milhões e visa reforçar

o serviço de remoção de pacientes e as ações de vigilância em saúde. O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, ressaltou que foram compradas ambulâncias novas para todos os municípios, embora só tenha sido possível entregar 24 agora. “As outras serão entregues num prazo de 60 a 90 dias”, destacou, ressaltando ainda que os municípios também deverão receber 60 ambulanchas para a implantação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) no interior.

Médicos atendem ribeirinhos

redacao@maskate.com.br

Estudantes de medicina

AMAZONAS

Manaus, 10 de abril de 2013

Ponta Negra será reaberta na quarta-feira qAto oficial vai marcar reabertura; banhistas terão acesso na quinta-feira. Balneário está interditado desde novembro

A Praia da Ponta Negra, localizada na Zona Oeste de Manaus, será reaberta nesta quarta-feira (9), confirmaram os titulares da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Márcio Noronha, e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano e Ordem Social (Implurb), Roberto Moita. De acordo com

mília para os médicos, com bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais, custeada integralmente pelo Ministério da Saúde. Os médicos já estão atuando nos municípios desde o dia 1º de março. Em todo o País, o Provab promoverá a atuação de 4.392 médicos nos serviços de Atenção Básica de 1.407 municípios.O número de médicos pode, no entanto, aumentar uma vez que os profissionais inscritos no Provab, mas que ainda não conseguiram ser alocados no município pleiteado, estão sendo remanejados pelo Ministério da Saúde.

gurança dos banhistas, como as dez placas de sinalizações nas áreas de uso proibido ou sem condições de balneabilidade. Além disso, Artur começará a distribuir a cartilha elaborada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para auxiliar os frequentadores do local.

Equipamentos de segurança A Praia da Ponta Negra, localizada na Zona Oeste de Manaus, será reaberta nesta quarta-feira (9), confirmaram os titulares da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Márcio Noronha, e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano e Ordem Social (Implurb), Roberto Moita. De acordo com

a Semcom, o balneário receberá a visita do prefeito Artur Neto (PSDB) às 17h da quarta-feira, para um ato oficial, e será aberto em definitivo ao público na quinta-feira (10), a partir das 6h. A Semcom informou ainda que o prefeito vai verificar a instalação de todos os equipamentos necessários para a se-

gurança dos banhistas, como as dez placas de sinalizações nas áreas de uso proibido ou sem condições de balneabilidade. Além disso, Artur começará a distribuir a cartilha elaborada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para auxiliar os frequentadores do local.

Mortes e interdição Em menos de seis meses em 2012, a Praia da Ponta Negra registrou 12 mortes por afogamento em um trecho de cerca de 300 metros de extensão. A estatística poderia subir para 13, mas não

O Ministério da Saúde vai trazer para o Amazonas o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Pela previsão do órgão, serão 39 médicos que vão atuar nos serviços de Atenção Básica beneficiando a população de 12 municípios do Estado. Segundo o Ministério, a iniciativa promove a qualificação médica por meio de atendimento em unidades básicas na periferia de grandes cidades, municípios do interior, com populações carentes e de regiões remotas. Para a edição deste ano, estão previstas a especialização em Saúde da Fa-

a Semcom, o balneário receberá a visita do prefeito Artur Neto (PSDB) às 17h da quarta-feira, para um ato oficial, e será aberto em definitivo ao público na quinta-feira (10), a partir das 6h. A Semcom informou ainda que o prefeito vai verificar a instalação de todos os equipamentos necessários para a se-

há confirmação de que um corpo encontrado nas águas da praia perene no dia 16 de novembro seja decorrente de afogamento no local. O número de mortos por afogamento na praia de Ma-

naus é quatro vezes maior do que o registrado na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, ao longo de oito meses. O balneário está interditado desde novembro do ano passado.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 10 de abril de 2013

Terceirização aumenta em 13,9% no Distrito

|07|

qMão de obra terceirizada alcançou 4.919 postos de trabalho no Polo Industrial de Manaus. Especialista dá dicas de como contratar A evolução da mão de obra terceirizada entre as indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) assegurou 4,9 mil postos de trabalho e tornou-se responsável pela produtividade de 11, 7 milhões de quilograma líquido de partes e peças para aparelhos eletro (injeção plástica). O segmento alcançou primeiro em lugar no ranking de insumos produzidos em janeiro deste ano. O crescimento no uso de mão de obra terceirizada foi de 13,9% na comparação entre os 4.919 trabalhadores terceirizados em janeiro de 2013 e os 4.320 registrados no mesmo período do ano anterior, segundo os dados mais recentes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Fora da responsabilidade

Ressalvas sobre procedimento

De acordo com o economista Francisco Mourão Junior, apesar de muitos gestores e empresas terem ressalvas sobre a terceirização, esse estilo de parceria vale a pena e pode ajudar a oferecer mais soluções e de forma mais ágil. “Terceirizar a mão de obra é uma boa alternativa durante os picos de produção muito comuns

no polo industrial. E, ainda continua sendo uma boa saída para o empregador e para o funcionário a curto, médio e longo prazo – depende do desempenho de cada um”, avaliou. Segundo o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, a modalidade de terceirização

serve para reduzir o volume de investimento do empresário no produto final. Além de oferecer novas oportunidades como a criação do segmento componentista, ao transformar empregado em empregador especialista e parceiro na produção de bem final, criando mais oportunidades de geração de emprego e renda na indústria lo-

for terceirizar, procure um parceiro, não apenas um fornecedor. Procure uma empresa especializada e capacitada tecnicamente, mas que também possa apoiar

estrategicamente a gestão da área em que atua, e que tenha conhecimento sobre o negócio da instituição, como aconselha Kruger. “Um fornecedor cumpre o contrato, um parceiro vai ajudar a identificar oportunidades de mercado e sempre vai buscar a relação ganha-ganha”, apontou o consultor. Qualquer que seja o tamanho de sua empresa, não é bom negócio tentar reduzir custos exigindo que os trabalhadores envolvidos na atividade principal da empresa abram firma ou se associem em cooperativas de trabalho. Os especialistas garantem que não há forma legal para escapar de assinar a carteira de trabalho dos empregados e deixar de pagar férias, décimo terceiro salário e horas extras.

Dicas importantes

Produzir dentro de casa ou contratar alguém? Esta dúvida é comum na maioria das empresas em todos os segmentos, segundo o consultor Eduardo Kruger. Se

Obras do monotrilho começam As obras de construção do monotrilho de Manaus começam em julho deste ano. Pelo menos é o que garantiu o coordenador da Unidade Gestora da Copa – Amazonas (UGP Copa), Miguel Capobiango, caso ocorra a liberação de R$ 600 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – ainda análise em Brasília. A obra vai custar R$ 1,4 bilhão, sendo R$ 800 milhões que a Caixa Econômica Federal (Caixa) deve emprestar, em maio, ao executivo estadual. A previsão de conclusão da obra é de 40 meses. “(O dinheiro da Caixa) É um financiamento como outro qualquer, pois

não está mais relativa ao campeonato mundial. A tramitação é a mesma: análise, solicitação, crédito. No caso deste proje-

to, ainda teremos uma segunda operação, a contrapartida de R$ 600 milhões, por meio da Caixa Econômica Federal”, explicou.

cal. “A vantagem da terceirização de etapas pelas indústrias reside na opção de conter a depreciação fabril ao abrir novas oportunidades como concentrar investimentos e manter empregos. O mundo caminha nessa direção. É um momento cíclico, já aconteceu na década de 1990 e hoje retorna com força”, afirmou Périco.

Por perder a característica de “obra para a Copa”, a construção do monotrilho saiu da responsabilidade da UGP Copa e passou para a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). A titular da pasta, Waldívia Alencar, informou que os trabalhos estão em andamento. As obras foram iniciadas com a realização da prospecção e mapeamento do solo onde serão colocadas as vigas de sustentação do transporte. Das 700 sondagens previstas no projeto, 660 serão específicas para a colocação de pilares de sustentação das vigas.

Nas palavras da secretária, esse serviço “está bem adiantado”. Questionada sobre as obras atuais de infraestrutura estarem relacionadas ao monotrilho, a secretária explicou que não há obra paralela especificamente para o projeto. “As ações desenvolvidas em termos de mobilidade urbana, como os anéis viários Leste e Sul, por exemplo, fazem parte de outro projeto, embora venha a contribuir consideravelmente com a melhora da fluidez do tráfego de veículos na cidade”, salientou.

Ao todo, o monotrilho terá 20 quilômetros de extensão, partindo do Eixo Norte-sul (desde o Centro de Manaus) até a zona Leste, no Terminal de Ônibus 4 (no bairro Jorge Teixeira). Serão implantadas nove estações em todo o percurso, conforme mapa abaixo. Cada trem motorizado terá capacidade para 900 passageiros. As obras do monotrilho começam pelo bairro Cidade Nova (zona Norte), ao contrário do primeiro projeto, com

a fase inicial começava na Avenida Constantino Nery, uma das vias de acesso à Arena da Amazônia complexo esportivo onde ocorrerão os jogos da Copa do Mundo de Futebol da Fifa, em 2014. A modificação é necessária para amenizar a interferência no fluxo principal das Avenidas Torquato Tapajós e Constantino Nery. A construção das estações de passageiros são as últimas etapas do processo.

Eixo Norte-Sul


DEPOSITE SEU CUPOM EM QUALQUER UMA DE NOSSAS LOJAS.

FORNO MICRO-ONDAS ELECTROLUX 18L MEF28 BR - Cód. 63400-0 À Vista R$ 225,00 ou 1+3x R$ 56,25 s/juros

R$

MAX

• 18 litros • Menu Faça-Fácil / Kids • Menu Descongelar • Trava de segurança

26,50

1 ANO R$ 43,15

VENTILADOR MONDIAL COLUNA 40CM NV-06 Cód. 66282-8 À Vista R$ 134,00 ou 1+3x R$ 33,50 s/juros

R$

MAX

COND AR ELECTROLUX 7500BTUS MAXI EC07F 110V Cód. 57434-1 À Vista R$ 635,00 ou 1+3x R$ 158,75 s/juros

R$

MAX

1 ANO R$ 53,12

CAFETEIRA MONDIAL BELLA AROME 14X C-09 Cód. 67504-1 À Vista R$ 54,00 ou 1+3x R$ 13,50 s/juros

MAX

R$

MAX

1 ANO R$ 14,51

• Tampa basculante • Sistema corta pingos • Colher dosadora

BEBEDOURO ESMALTEC COLUNA EGC35B BR Cód. 57950-5 À Vista R$ 488,00 ou 1+3x R$ 122,00 s/ juros

15,78

1 ANO R$ 20,31

74,78

FOGÃO CONTINENTAL ASTRA 4B FGCT004P Cód. 67656-2 À Vista R$ 399,00 ou 1+3x R$ 99,75 s/ juros

57,47

R$

MAX

1 ANO R$ 41,65

46,99 1 ANO R$ 44,00

• 02 Torneiras • Temperatura da Água: 07 • Bandeja Removível

MÁQUINA LAVAR ROUPA ARNO LAVETE SUPER ML20 Cód. 67597-1 À Vista R$ 328,00 ou 1+3x R$ 82,00 s/ juros

R$

MAX

38,63

1 ANO R$ 43,97

MÁQUINA LAVAR ROUPA ELECTROLUX 8KG LTE08 / Cód. 66219-4 À Vista R$ 878,00 ou 1+3x R$ 219,50 s/ juros

R$

103,40

MAX 1 ANO R$ 129,68 • Capacidade de lavagem • Secagem 8 Kg • Cor: branca • Ajuste de nível de água • 12 Programas de lavagem • Bivolt: 110v / 220v

GARANTIA

ESTENDIDA

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

REFRIGERADOR ELECTROLUX 380L 2P F DW42X INOX Cód. 67627-3 À Vista R$ 1.958,00 ou 1+3x R$ 489,50 s/ juros

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acrescimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20%. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 09/04/2013 a 10/04/2013. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC - ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.

R$

MAX

230,58

1 ANO R$ 83,28


Saia do vermelho investindo no Fala Mourão ANO 15 - Nº 2.247 - MANAUS/AM - 10/04/2013 - www.maskate.com.br

A Regina Ferreira foi com o filhote (Tá no Sangue, hein!) no programa. Ela telefonou e ganhou R$ 50. Ganhou nos Dados, tudo pelo Telefone no Ar, e foi esta terça-feira matar a pau a parada. Miguel Mourão fez a proposta de conceder R$ 200,00 para ela não rodar a roleta e ela, mas ela foi até o fim. Ganhou uma oncinha.

O internacional Natan Balieiro bateu ponto no programa Fala Mourão e falou um pouco de seu começo profissional até chegar o sucesso na TV.

R$ 1.600,00 para você

Esta é a grana que está no Acumulado. Ele pode ser seu. Basta ligar para o número 2101 7026, às terças-feiras e quintas-fei-

Natan Balieiro bate ponto

ras, diga a senha correta e aí é só jogar. O Ismael, do Alvorada III, acreditou, ligou, ganhou e vai nesta quarta, só receber a onça.


maskate.com.br

|10| Maskate

Facebook Michele Feitosa

Jose Luiz Oliveira

Larissa Santos

Josiel Wladimir Abreu

Twitter Douglas @pim654

♥ Eliane Mota ♥ @_ElianeMota

REDES SOCIAIS

Manaus, 10 de Abril de 2013

ronne cassio lopes d @ronne_eletricis

jornal@maskate.com.br

Tadeu Araujo @jtaraujo

Marcha para Jesus pretende reunir 700 mil pessoas

Será realizada no dia 1º de junho, em Manaus, a 20ª edição da “Marcha para Jesus”, evento que espera reunir mais de 700 mil pessoas na capital, segundo a organização. A concentração será a partir das 14h, na Rua Japurá, área central da capital, e os participantes caminharão até o Centro de Convenções (Sambódromo), Zona Centro-Oeste. Trios elétricos e carros tam-

bém devem seguir o percurso até o Sambódromo. Em seguida, haverá shows regionais e louvores. O presidente da Ordem de Ministros Evangélicos do Amazonas (OMEAM), Valdiberto Rocha, que organiza o evento, informou que a atração nacional para esta edição ainda passa por acerto de detalhes. “Está tudo em negociação com a atração nacional, mas ainda não pode-

mos anunciar”, disse Rocha. A edição do último ano reuniu quase 400 mil pessoas durante show gospel do Diante do Trono no Sambódromo. “Esperamos superar a expectativa de público como todos os anos. Anualmente, o evento vem superando as expectativas com uma média de aumento de cem mil pessoas. Esperamos, pelo menos, 700 mil pessoas”, disse.

Filarmônica apresenta quinteto de Sopros

O projeto “Sesc Partituras” apresenta, no próximo sábado (13), em Manaus, o Quinteto de Sopros da Amazonas Filarmônica. A apresentação ocorre na na Sala Cláudio Santoro, no Sesc Centro, com entrada gratuita, às 19h. De acordo com o Sesc, no concerto serão apresentadas composições de Ernesto Hartmann,

Othonio Benvenuto, Rafael Bezerra de Souza, Fernando Cerqueira, Guerra-Peixe, Francisco Mignone, Azael Neto. O Sesc Partituras é uma biblioteca digital sem fins lucrativos que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso através da disponibilização

de partituras digitalizadas e editoradas. As obras podem ser obtidas no portal do projeto, o www.sesc.com. br/sescpartituras. O projeto foi lançado em 2012. O Quinteto de Sopros da Amazonas Filarmônica foi criado em 1998 pelos músicos da orquestra com objetivo de divulgar a música de câmara.


Maskate

maskate.com.br

Manaus, 10 de Abril de 2013

Kate Middleton será madrinha de cruzeiro

|11|

Charlize Theron e Seth Macfarlan podem estar apaixonados

Prestes a começar a trabalhar juntos na comédia “A Million Ways to Die in the West”, Charlize Theron e Seth Macfarlane podem estar tendo um affair fora das telas, diz informações do site “Daily Mail”. Os dois atores jantaram em um restaurante japonês em West Hollywood na segunda-feira, 8. Quando deixaram o local, Charlize parecia um pouco envergonhada com a situação enquanto Seth Macfarlane distribuia sorrisos. A atriz, de 36 anos, adotou seu primeiro filho em março de 2012. Em entrevista a revista “Easy Living” ela aproveitou para dizer que leva uma vida normal, apesar de ser uma estrela de Hollywood, e que precisa controlar o apetite para manter a boa forma “Eu engordo, preciso me exercitar. Tengo espinhas e estou ficando velha. Tudo está acontecendo comigo exatamente como acontece com qualquer outra pessoa”, contou.

Halle Berry exibe barriguinha em première Grávida, Kate Middleton será madrinha do cruzeiro Royal Princess. Personalidades como a princesa Diana, Audrey

Hepburn, Sophia Loren e Margaret Thatcher também já foram madrinhas do navio. “É uma grande honra para nós que a du-

quesa de Cambridge tenha aceitado nosso convite”, diz Alen Buckelew, CEO da empresa. O navio que tem capacidade para qua-

se 4 mil passageiros irá navegar pelo Mediterrâneo durante o verão seguindo para o Caribe Oriental no outuno.

Mischa Barton exibe quilinhos a mais Mischa Barton aproveitou a tarde de ontem para passear pelas ruas de Los Angeles na segunda-feira, 8. Além de seu short rasgado e curtíssimo, o que realmente chamou atenção foram as novas curvas da atriz. Com alguns quilinhos a mais, ela andou pelo local com look despojado enquanto tomava seu suco. No início do ano, Mischa foi acusada de dar calote em uma clínica médica que a ajudou durante uma fase de rehab, em 2009.

Rihanna curte noite em boate Um dia depois de Chris Brown ter aparecido com loira em boate, Rihanna também foi curtir a noite de Los Angeles, na segunda-feira, 8. A cantora chegou sozinha e com vestido curtinho na boate Greystone Manor e parecia estar bem, mesmo com o fim da namoro. Mais cedo RiRi era pura sensualidade com dança ousada durante apresentação que aconteceu no Staples Center. O anúncio do término do relacionamento foi feito por Chris durante uma entrevista a uma rádio de Los Angeles.”Você ainda está com Rihanna?”, perguntou o jornalista ao rapper que respondeu com um “Uh, não. Essa é a resposta curta”.

Usando um vestido colado ao corpo, Halle Berry exibiu barriguinha de três meses de gravidez em première de filme na Argentina. A atriz posou com a mão na barriga e desfilou no tapete vermelho da sessão especial do longa “Chamada de Emergência” nesta segunda-feira,8, em Buenos Aires. Halle Berry, de 46 anos, e seu noivo, Olivier Martinez, de 47, esperam seu primeiro filho. Halle já tem uma filha de 5 anos, fruto de um relacionamento anterior com o modelo canadense Gabriel Aubrey. A atriz chega no próximo dia 10 para lançar o filme “Chamada de Emergência”.

Paris Hilton tem noite romântica com o namorado

Paris Hilton teve uma noite romântica com o namorado, River Viiper, em uma piscina. Na madrugada desta terça-feira, 9, a socialite postou no Instagram foto do casal. Assim que viu a mensagem, River usou a rede social para se declarar para a namorada: “Te amo”, escreveu ele.


maskate.com.br

|12| Maskate

Manaus, 10 de Abril de 2013

POLÍCIA

Ronda no Bairro pega suspeitos no Educandos

Táxi lotado de bandidos é abordado pela Força Tática

Dupla envolvida em crime de homicídio

Ação policial coordenada pela delegada titular do 11º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Tatiana Feijó, resultou na prisão de, Antônio Pereira da Silva Filho, 43, e Humberto Luiz Camelo Girão, 57. Antônio, que é natural de Teresina (PI), e Humberto estavam sendo investigados por envolvimento em homicídio ocorrido durante as eleições do 2º turno, em outubro do ano passado. O crime ocorreu quando os dois estavam voltando da Ponta Negra e se envolveram em uma confusão. De acordo com testemunhas, a vítima foi atacada com uma barra de ferro e pisadas na cabeça e, segundo os familiares, veio a óbito em consequência da violência. As prisões aconteceram no bairro de São Francisco e Coroado. Os dois homens foram autuados por homicídio (Art. 121/CPB) e serão levados para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, onde ficarão à disposição da Justiça.

redacao@maskate.com.br

Marcelo de Lima Souza, 22, Wenderson Ferreira Manço, 18, e Josivaldo Silva de Souza, 20, foram presos nesta última madrugada por volta das 02h30, no beco São Francisco, localizado na rua Nova, no bairro Educandos. A prisão foi registrada por Policiais Civis no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). De acordo com os registros, a prisão ocorreu quando policiais militares faziam ronda no local e desconfiaram do comportamento de um homem que saiu correndo para uma casa, assim que viram a viatura. Nesta casa, os policiais encontraram a41 trouxinhas de substâncias com características de entorpecentes, sacos para embalagem, colher e faca. De acordo com testemunhas, esta é uma área de grande periculosidade devido ao tráfico de entorpecentes.

A Força Tática do Comando de Policiamento de Área Leste da Polícia Militar prendeu na madrugada desta terça-feira (9), o taxista, Luiz Carlos dos Santos Pacheco, 18, Rodrigo Souza Fernandes, 21, e dois irmãos Thiago dos Santos, 19 e Camili dos Santos, 21, e também um adolescente de

17 anos que estava na companhia do grupo foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Apurações de Atos Infracionais (DEAAI). A prisão dos quatro foi durante patrulhamento na Avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, Jorge Teixeira 3. Os policiais avistaram o grupo de sus-

peitos dentro de um taxi, demonstrando nervosismo. Na abordagem eles encontraram com os suspeitos, duas armas calibre 38 e seis munições intactas. Em depoimento o grupo negou conhecer o taxista Luiz Carlos, que foi liberado, mas não quiseram explicar porque estavam armados.

Menor levado para a DEAAI

Preso após assalto no estacionamento Ladihone Ferreira dos Santos, 27, foi preso por rou-

bo no bairro Nova Cidade, Zona Norte, por tiras da 6ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Ele e um comparsa já investigado pela Polícia Civil abordaram a vítima no estacionamento de um comércio na avenida Nepal. Com uma arma calibre 38, Ladihone e o comparsa, que fingiu estar armado, ameaçaram a vítima e a obrigaram a entregar a chave do carro, um Siena preto, placas NOL – 1258. O fato foi testemunhado pelo dono do estabelecimento, que junto com um grupo de mototaxistas conseguiu segurar Ladihone até a chegada da polícia. Ladihone foi autuado em flagrante por roubo (Art. 157/ CPB) no 15º DIP e encaminhado para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.

Thiago, Rodrigo e Camili, foram conduzidos ao 30º DIP, onde foi feito o auto de flagrante por porte ilegal de arma de fogo (Art. 14/CPB) formação de quadrilha (Art. 288/ CPB) e corrupção de

menores (Art. 218). Todos foram encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa e o adolescente foi levado para a Delegacia Especializada em Atos Infracionais (Deeai). Ainda

conforme a polícia, um dos detidos, um homem de 19 anos, é suspeito de ser autor de um homicídio, ocorrido no dia 28 de outubro de 2011, também no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste da capital.

População colabora com SSP e secretário agradece O secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, confirma mais uma vez o apoio que toda a polícia do Amazonas, vêm recebendo da população. As ligações telefônicas e cartas anônimas denunciam criminosos e através da Força Tarefa, coordenada pelo delegado Oscar Cardoso, ações são desencadeadas e muitos bandidos acabam presos em flagrante delito em seus redutos de crimes. Assaltantes, estupradores, traficantes, estelionatários e também fugitivos de Justiça, Já foram para a cadeia com ajuda de informações recebidas pelo Disk-Denúncia da SSP/ AM. Um exemplo recente de participação da

população, ocorreu nesta terça-feira de manhã, quando foi preso, Fernando Bernardo de Souza, 25, vulgo “Fernando Collor”. Ele comandava crimes de furto, receptação e até tráfico de entorpecentes, na Rua Nova, bairro de Santo Agostinho (Zona Centro-Oeste).


Maskate

maskate.com.br

Manaus, 10 de Abril de 2013

|13|

ACEITOU CONVITE PARA LANCHAR E MORREU COM DOIS BALAÇOS

ESSA TAL LIBERDADE

O belíssimo Deyvid do Nascimento Calheiros, também conhecido pelo simpático apelido de ‘Café’, 21, infelizmente veio a óbito, ontem, mesmo estando no auge de sua saúde. Ele pegou dois balaços no seu cérebrozinho e morreu na rua Tamarindo, no João Paulo 2, na Zona Leste, no domingo à noite. O mais interessante dessa história toda é que quem matou nosso amigo era um brother dele, identificado pelo singelo apelido de ‘Galo Preto’. Galo Preto é traficante e costuma ser bastante persuasivo quando quer contratar alguém para trabalhar para ele. Deyvid trabalhou um tempo e estava gostando do empre-

go no tráfico porque lhe dava moral e grana para gastar com altas gatas. O problema é que tentaram matar ele a um tempo atrás e ele acabou sendo hospitalizado. Depois que saiu do hospital, ele ficou cabreiro e passou a evitar o Galo Preto com medo de que a concorrência o elminasse de vez. Galo Preto fez o convite de novo para Deyvid, que declinou solenemente, com todo o respeito. Galo Preto, então, fez novamente o convite e novamente, Deyvid recusou. Domingo, ele foi pessoalmente à casa de Deyvid e o convidou para conversar. Ele estava sorridente e parecia muito feliz, por isso Deyvid

achou que ele estava de boa. Galo o chamou para lanchar e ele topou na hora, porque estava brocada e pensando em um X-salada esperto. No meio do caminho, quando ninguém estava olhando, Galo sacou seu trabuco e meteu dois pipocos na caixola do amiguinho, encerrando assim a participação deste jovem rapazola na sociedade humana do planeta Terra. O trafica saiu vazado e deixou o presunto lá. O crime será tratado como prioridade máxima pela Delegacia Especializada em Homicídios e Seqüestros, que todo dia está prendendo homicida, só que não.

TRAVECO GOSTOSO DESTRÓI CASAMENTO O desocupado Abner Silva de Oliveira, 23, deu entrada na madrugada de ontem, depois de ser atingido com vários golpinhos de garrafa de vidro quebrada em suas costinhas, peito e bracinhos. O motivo foi o mais interessante possível. Quem o massacrou foi a própria esposa, depois que o flagrou penetrando o ânus de um travesti em cima da cama do casal, dentro de casa. Que maravilha! Lindo para a cara dele. A

vizinhança da Rua 48, no Japiim 1, Zona Sul, não fala em outra coisa. Parece que a mulher saiu e disse que voltava bem tarde. O Abner que é um abnegado esposo, não contou conversa e tratou de realizar as suas fantasias doentias com um fresco de rua. Pegou o frescão e botou ele de quatro em cima da cama. Quando estava detonando o boga do rapaz, a mulher chegou em casa e partiu pra cima dele com a garrafa.

Uma rotineira discussão entre ex-namorados acabou em giratórias e golpes de artes marciais, na noite de ontem no bairro União da Vitória, zona Leste. Celso Gonçalves Souza, 25, se estressou com sua ex-amada Gislaine Mota da Silva, 21, que estava com umas conversas erradas de querer ter mais liberdade para sair com as amigas e que o namoro a estava sufocando demais. Celso analisou as reivindicações e chegou a conclusão que o problema era falta de porrada na cara, já que até então ele vinha respeitando muito a infeliz. Ele não contou conversa e enquanto a mulher tagarelava, virou com uma giratória na lata que a fez embiocar. Gislaine queria fazer novas amizades, mas depois das porradas mudou de ideia e passou a apreciar mais a companhia única e exclusiva do Celso. Toda fumada, ela foi bater no João Lúcio.

PRIORIDADE MÁXIMA

O viciado em drogas e agressivo por natureza Edson Laborda Gomes, 19, conseguiu encurtar sua temporada na Terra, ao arranjar confusão com Deus e o mundo e ser brutalmente assassinado, na noite de domingo. O bichinho morreu no Pronto-Socorro Dr. Platão Araújo, depois de pegar porrada na rua de ninguém sabe quem. O povo da casa dele estava assistindo TV, quando ele apareceu nas últimas todo esbagaçado. Edson não conseguiu nem apontar quem o tia arrebentado. Ele foi levado ao PS, mas foi pro saco rapidinho. O crime está sendo visto como prioridade mais do que prioritária na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

ASSALTO À LINHA 127 Jonathan Silva da Costa, 20, achou que já estava na hora de fazer alguma coisa notável em sua vida medíocre e tosca e resolveu entrar em um ônibus com uma escopeta, apontando para cara de todo mundo a fim de conseguir uns trocados. O resultado desta atitude inusitada foi que ele acabou preso na noite de ontem . Ele entrou em um ônibus da linha 127 da empresa Açaí Transportes, na avenida Professora Emília Cavalcante, conjunto Vila Marinho, bairro Compensa. Nesta louca empreitada ele faturou R$ 27 e mais um celular. O motora só fez acionar os cops e passar o bizú, que rapidinho o maluco apareceu preso e com algumas marquinhas no rosto, como se tivesse pego umas porradas, mas é claro que não era isso. Talvez fosse vermelhidão de vergonha, por ter roubado e sido tão tosco. Ele foi bater no xilndró do 5º DIP.

MULTIMARCAS

3215-2050 Av. Castelo Branco nº 102 - Cachoeirinha


maskate.com.br

|14| Maskate

Manaus, 10 de Abril de 2013

TABLÓIDE

Tailandês usa crocodilos como ‘guardas’

Filhotes de takin tibetano se encaram

Estalactites de gelo se formam em flores

redacao@maskate.com.br

O tailandês Nathip Awirut mantém dois crocodilos para fazer a segurança de sua casa na província de Pitsanuklok, na Tailândia. Awirut comprou os répteis há 15 anos como animais de estimação, mas, depois que eles cresceram, decidiu usá-los como “guardas”.

Dois filhotes de takin tibetano (também conhecido como sichuan takin) mediram forças e se encararam nesta terça-feira (9) no zoológico de Berlim, na Alemanha. Considerada uma espécie ameaçada, o takin tibetano é nativo de regiões do Himalaia.

Empresa de seguros exibe Mercedes destruída

Devido às baixas temperaturas, estalactites de gelo se formaram na segunda-feira (8) em flores em um jardim em Hami, na região autônoma de Xinjiang Uygur, na China.

Jovem usa corredor encerado para ‘nadar’

Em uma escola no Canadá, o jovem chamado Cole Pugsley publicou em seu canal no YouTube um vídeo de um colega “nadando” em um dos corredores da instituição. Na gravação, Chris Bell usa o chão encerado para fingir que está nadando, tomando impulso entre duas fileiras de armários (assista). A gravação se tornou bastante popular na web nos últimos dias e já foi vista mais de 2,3 milhões de vezes no site de compartilhamento de vídeos.

Após um polêmico vídeo (assista), divulgado na semana passada, mostrar uma pá carregadeira destruindo uma

Mercedes, a companhia de seguros Allianz24 informou que a cena fazia parte de uma campanha publicitária. Nesta

terça-feira (9), a Mercedes destruída foi exibida perto de uma estação de trem em Zurique, na Suíça.


Maskate

maskate.com.br

|15|

Manaus, 10 de Abril de 2013

CURIOSIDADES

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Experimentos mais Bizarros já feitos Dar LSD para Elefantes

O que acontece se você der LSD a um elefante? Na sexta-feira 03 de agosto de 1962, um grupo de pesquisadores Oklahoma City decidiu descobrir. Warren Thomas, diretor do Zoo da cidade, disparou uma seringa contendo 297 miligramas de LSD em um elefante. Com Thomas estavam dois colegas cientistas da Universidade de Oklahoma School of Medicine, Louis Jolyon West e Chester M. Pierce. 297 miligramas é um monte de LSD - cerca de 3000 vezes o nível de uma dose humana típica. Na verdade, ela continua sendo a maior dose de LSD jamais dada a uma criatura viva. Os pesquisadores perceberam que, se eles iam dar LSD a um elefante, que é melhor não dar-lhe muito pouco. Thomas, West e Pierce explicou mais tarde que o experimento foi projetado para descobrir se o LSD induziria o estado de cio em um elefante, cio sendo uma espécie de loucura temporária, elefantes machos às vezes experimentam durante o qual eles se tornam altamente agressivos e secretam um líquido grudento de suas temporais glândulas. Seja qual for a razão para o experimento, quase que imediatamente deu errado. O elefante reagirou ao tiro, como se uma abelha havia picado. Ele alardeou em torno de sua pena por alguns minutos, e depois tombou ao seu lado. Horrorizados, os pesquisadores tentaram reanimá-lo, mas cerca de uma hora depois ele estava morto. Os três cientistas concluíram acanhadamente que, “Parece que elefantes são altamente sensíveis aos efeitos do LSD.”

Obediência

Imagine que você se ofereceu para uma experiência, mas quando você aparece no laboratório você descobre que o pesquisador quer que você assassine uma pessoa inocente. Você protesta, mas o pesquisador declara com firmeza: “O experimento requer que você faça isso.” Você quer matar a pessoa? Quando perguntado o que faria em tal situação, as respostas quase todo mundo que é claro que eles se recusam a cometer o assassinato. Mas o experimento de Stanley Milgram sobre obediência , realizado na Universidade de Yale na década de 1960, revelou que esta crença é errada. Se o pedido for apresentado no caminho certo, quase todos nós muito obedientemente se tornaremos assassinos. Um voluntário (que era, na realidade, um ator) tentaria memorizar uma série de pares de palavras. O voluntário outro (o sujeito real) leria os pares de palavras e dar ao aluno um choque elétrico cada vez que ele tem uma resposta errada. Os choques aumentaria em intensidade por quinze volts a cada resposta errada. O experimento começou. O aluno começou a receber algumas respostas erradas, e logo os choques atingiu 120 volts. Neste ponto, o aluno começou a gritar: “Ei, isso realmente dói.” Em 150 volts o aprendiz gritou de dor e pediu para ser solto. Confuso, grande parte dos voluntários se virou e perguntou ao pesquisador o que devem fazer. Ele sempre respondeu calmamente: “O experimento requer que você continue.” Milgram não tinha nenhum interesse no efeito da punição no aprendizado. O que ele realmente queria ver era por quanto tempo as pessoas iriam pressionar o botão de choque antes que eles se recusassem a participar mais. Será que eles permaneceriam obedientes à autoridade do pesquisador até o ponto de matar alguém?

Quarto - Bem iluminado: sucesso e lucros. Vazio: falta de dinheiro. Verse num quarto com mulher: intrigas. Sorte: vaca.

PIADAS

RECEITA

No Departamento de Imigração Sexo? 3 vezes por semana Não… eu quero dizer masculino ou feminino. Não importa.

RISOTO DE TOMATE

Zezinho na paquera

400 g de arroz, de preferência parboilizado 500 g de tomates maduros ao ponto ou 1 caixinha de purê de tomate 1 raminha de manjericão fresco 1 dente de alho 1 cebola pequena 50 g de manteiga 3 colheres (sopa) de azeite de oliva 700 ml de caldo de carne magra 2 colheres (sopa) de queijo ralado Sal

Zezinho chega para aquela vizinha gostosona e pergunta: - Você quer casar comigo? - Eu nao gosto de crianças. - Nao faz mal, a gente evita… O crack Oque o crack falou pro usuário ? _ você me acende hoje e eu te apago amanhã! No lar para idosos Dois velhinhos conversando: - Você prefere sexo ou Natal? - Sexo, claro! Natal tem todo ano, enjoa. A anestesia O bêbado passa em frente a um templo evangélico e escuta o maior barulho, gente chorando, gritando, desmaiando, berrando, estremecendo. Ele pergunta a alguém que está na porta: - Que é que está acontecendo ai dentro? - Jesus está operando, irmão! E o bêbado: - Esse cara não usa anestesia não? Antes De Ler Prenda a Respiração… Tipos de peidos Apaixonado – assume o peido da mulher amada Artista – ensaia antes de peidar Assassino – estrangula o peido Atleta – peida e sai correndo Azarado – aquele que peida e o peido sai alto Cientista – engarrafa o peido para analisar Cínico – peida e pergunta quem peidou Corajoso – avisa que vai peidar Covarde – peida e foge do mau cheiro

Ingredientes

Modo de preparo Lave e deixe escorrer os tomates. Em seguida disponha em círculos e um prato, ou uma bandeja de papelão, e leve ao forno microondas programado na potência máxima, por 30 segundos. Tire do forno e, depois de uns 10 minutos, tire a pele, as sementes e corte os tomates em pedacinhos. Enquanto espera os tomates esfriarem, escolha o arroz. Corte a cebola em fatias finas e coloque no recipiente que vai usar para cozinhar o risoto, do tipo caçarola de bordas altas. Junte os alhos esmagados, o raminha de manjericão, o azeite e metade da manteiga. Leve o recipiente ao forno microondas programado na potência máxima e, passado 1 minuto, junte os tomates, ponha 1 pitada de sal, mexa. Volte com o recipiente ao forno para cozinhar por cerca de 3 minutos. Mexa uma só vez na metade do tempo. Ferva o caldo de carne no fogão. Depois de 3 minutos finais indicados acima, junte o arroz e o caldo fervendo aos tomates. Mexa. Recoloque o recipiente no forno microondas e deixe cozinhar por 12 minutos na potência máxima, se preferir o arroz mais cozido, aumente o tempo cerca de 1 minuto. Passados 5 minutos, mexa o arroz, tampe o recipiente e continue o cozimento. Quando estiver cozido, incorpore o resto da manteiga e o queijo. Prove e, se necessário, ponha o sal. Mantenha o risoto em descanso, tampado e no forno desligado, por 3 minutos. Depois de retirar o dente de alho e o raminho de manjericão, sirva com queijo ralado.

Horóscopo do Dia Áries Prefira agir por conta própria, com independência e autonomia. E não perca tempo confrontando ninguém. A não ser você mesmo, pois é tempo de introspeção também. A Lua minguante em seu signo indica um período de finalizações importantes.

Leão Tudo está mais rápido. Não é hora de ponderar nem de perder tempo com dúvidas. Finalize trabalhos e negociações, esclareça dúvidas, agilize os assuntos possíveis. É hora de arrumar a casa e mudar de assunto.

Touro Paixões tórridas estão na pauta do período, mas com a Vênus em Áries, pode ser apenas fogo de palha. Aproveite essa energia para agir com coragem, para resolver o que for preciso e conquistar espaço. Não perca tempo remoendo questões.

Virgem Período acelerado. Aproveite pra colocar pendências em dia, mas redobre a atenção nas que exigem mais atenção e detalhamento. A Lua segue em Áries, a impaciência está em pauta. Respire fundo para descansar a mente.

Gêmeos Se estiver atrasado nos estudos ou no trabalho, com a Lua em Áries, tem um bom período para colocar tudo em dia. Se quiser ampliar sua rede de contatos, este é o melhor momento também. Mas evite exaurir suas energias.

Libra Agilize todas as pendências possíveis hoje. Vênus seguem em Áries, a Lua também, fica mais fácil cultivar dinamismo e poder de decisão. Fale com franqueza, esclareça mal entendidos nas parcerias e no romance.

Aquário Hora de tomar iniciativas, de encaminhar as devidas soluções para questões pendentes. De colocar ordem na casa e recarregar as baterias. A Lua nova chega amanhã. Prepare-se para uma nova arrancada determinando a direção que deve seguir.

Câncer Pela manhã, o clima pode pesar. A Lua se encontra com Urano e briga com Plutão. Situações para as quais faz vista grossa podem vir à tona para que sejam resolvidas de vez. Tudo em nome de algo melhor no futuro.

Escorpião Cultive o espírito comunitário para somar forças e multiplicar a energia. Lua, Urano e Plutão indicam possíveis turbulências, atritos e disputas para aqueles que não incorporaram devidamente o poder.

Peixes A mente está ágil e a palavra afiada. Dinamize tudo o que for necessário para conseguir cumprir as metas. Tudo urge, imprevistos colocam em cheque sua capacidade de improviso.

Sagitário Haja com franqueza e naturalidade para finalizar os assuntos possíveis. Autonomia e independência são as palavras de ordem. Atividades ao ar livre, jogos e esportes estão favorecidos. Capricórnio Período de recolhimento e finalizações importantes. Trabalhos independentes ou autônomos estão beneficiados, evite serviços monótonos, longos e repetitivos. Este é o momento ideal para solucionar de vez problemas do passado.


maskate.com.br

|16| Maskate

Manaus, 10 de Abril de 2013

Gretchen comenta Rogéria diz que adora ser sobre Thammy na TV homem em entrevista Gretchen não cabe em si de alegria após ter visto a cena da filha, Thammy Miranda, dançando ao som de “Conga, la conga” na novela “Salve Jorge”. “Ainda estou chorando aqui por causa da novela. Ela (Thammy) é meu orgulho, minha vida meu tudo. Esse é o caminho dela. Ainda estou anestesiada com as cenas que vi. Estou em êxtase. Não sei o que dizer, só que meu coração não cabe no meu peito”, disse Gretchen ao EGO. A cantora dividiu ainda a mensagem deixada no Facebook de Glória Perez, autora da novela. “Glória. Sempre te admirei pela mulher e mãe que você sempre foi. Sofri com você cada minuto pela tua filha e sei o que teu coração sentiu e sente. Recebe minha filha como tua cria também. Estou tão longe fisicamente e indiretamente, com esse trabalho, você tem feito por

ela o que eu talvez nao poderia fazer. Ela nasceu como atriz pelas tuas mãos. Então, só tenho que dividi-la com você. E te agradecer e te amar mais ainda que já amava. Obrigada minha amiga. Gretchen”. Durante a cena exibida no capítulo desta segunda,

8, a policial Jô, personagem de Thammy, aparece toda produzida e de peruca em uma boate da Turquia, onde ficam as mulheres traficadas. Ao som de “Conga, la conga”, Jô dançou e rebolou e chamou a atenção de um dos mafiosos da trama, vividos por Adriano Garib.

Em entrevista ao programa “De Frente Com Gabi”, que vai ao ar na quarta-feira, 10, a atriz e transformista Rogéria fala sobre os 50 anos de carreira, sua história e sua luta pela igualdade entre os gêneros. “Adoro o homem que sou”, disse ela à apresentadora. Rogéria nasceu no interior do Rio de Janeiro em 1943, com o nome de Astolfo e começou sua carreira como maquiadora e já foi vedete, cantora, jurada de televisão e atriz. Durante o papo com Marília Gabriela, Rogéria opinou sobre assuntos como homossexualidade: “Eu não acredito

que um homem de verdade tenha problema com isso.” Ela também comentou sobre a polêmica que envolve o bei-

jo gay na TV: “Não sou contra nada, mas se a maioria diz que não quer ver, eu tenho que ficar calada.”

Jesus Luz e seu irmão Reynan

Jesus Luz posou ao lado do irmão, Reynan Luz, para dar aquela forcinha e apresentar o caçula, que deseja seguir seus passos no meio artístico, ao público. Em imagens divulgadas por sua assessoria, os dois aparecem de terno, fazendo um estilo mais formal,

mas também mostram a cumplicidade entre eles em uma foto mais relaxada. Reynan tem 17 anos e acaba de terminar o ensino médio. No momento, ele está fazendo aulas de canto e deve se matricular em breve em um curso de teatro. Ele também toca

guitarra desde os 9 anos e bateria e se prepara para fazer uma participação no CD da banda Blake Rimbaud. Jesus, atualmente, está no ar como ator em “Guerra dos Sexos”. Ainda este ano, ele lança seu segundo CD de música eletrônica.

Daniela Mercury e Malu Verçosa voltam à Bahia Depois de temporada em Portugal, Daniela Mercury e Malu Verçosa voltaram a Salvador, na Bahia, na noite desta segunda-feira, 8. “Voltamos à nossa cidade! Obrigada a todos pelo apoio e carinho. Felizes!”, escreveu Malu Verçosa em legenda de foto postada na rede social Instagram. Na última quarta-feira, 3, Daniela Mercury usou o Instagram para comunicar que estava tendo um relacionamento com a jornalista Malu Verçosa e postar imagens românticas das duas. “Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar”,

escreveu Daniela, que aparece muito sorridente

nas fotos e mostra que já está até usando aliança.

Edição 2247  

Edição 2247

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you