Issuu on Google+

Poços artesianos irregulares Cerca de 10 mil poços em Manaus não têm certificação do Ipaam

ANO 15 - Nº 2.231 - MANAUS/AM -19/03/2013 - www.maskate.com.br

Situação começa a ficar preta para nós

A saída é investir pesado no beiradão

ZFM VOLTA AO PAREDÃO DE TIRO NO CONGRESSO

A falácia do ‘Linhão’ No topo da onda com Cleomir

Mostra cinéfila na semana

Indenizações vão sair

Omar organiza vida dos moradores da área da Cidade da UEA

A graaaandeza da Moranguinho

ATLETAS

Programa vem para Manaus

Ex-bbb13 - Marien, no Paparrazzo

Na mira da justiça e da preguiça

Picape capota e mergulha no rio


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 19 de março de 2013

CIDADE DOS MALUCOS

Mistérios gozosos

É óbvio que Dilma desconhece o sentido da oração do terço nem imagina por onde vão os mistérios e sua explicação. Mas isso nem importa. Como de boba só tem os cabelos longos, Dilma sabe que o Brasil tem a maior população católica do mundo, católicos, vírgula, eleitores.

Vela a Belzebu

Em 2010, na campanha eleitoral, ficou um ruído entre a petista – comprovadamente agnóstica - e os eleitores religiosos. Ela tentou ser crente, católica e umbandista, sendo comunista. Avistar-se com o papa seria uma forma de diluir essa impressão deixada há dois anos.

Pop e carismático

O Papa é simpático e carismático, apesar das insinuações maldosas e improcedentes sobre sua atuação tímida ou omissa durante a ditadura na Argentina. A Dilma importa que o cardeal Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, apareceu de maneira muito positiva na mídia para o seu público.

redacao@maskate.com.br

Tão logo se deu conta do impacto na opinião pública mundial, e, sobretudo, eleitoral do Brasil, da escolha do Papa Francisco, Dona Dilma, com um terço emprestado na mão, decidiu ir a Roma e ver o Papa, posar para fotos ao lado dele e dizer que além de Pop, ele foi enviado por Deus para darlhe uma mãozinha na reeleição.

FALA SÉRIO!

Conversão de Dilma

CHUVARAL - Esperando a catraia na Vila Amazonia

O dia 19 de março na História

1823 – Término do Primeiro Império Mexicano. Durou apenas oito meses. 1943 – Frank Nitti, chefe da Máfia de Chicago depois de Al Capone, suicida-se com dois tiros na cabeça na plataforma da Estação Central de Illinois.

Oba!

Photo-op de graça e mídia espontânea – não ir a Roma e perder a chance de uma “photo-op” ao lado do papa Francisco seria um erro de marketing. Afinal, são três dias de folia publicitária, que Dona Dilma vai ganhar - a chamada “mídia espontânea positiva”, a melhor de todas – e muito desejada pelos publicitários.

Aborto

Dilma, independente de ser a favor do aborto e das causas LGTB – duas das principais batalhas de novo papa – que disse que a luta com o homossexualismo é uma luta de Deus contra o cão, foi lá. Nessas horas, os maços de velas são comprados em profusão... não basta acender somente duas.

trições para os cidadãos estado-unidenses em viagens para Cuba.

1944 – Segunda Guerra Mundial: forças nazistas ocupam a Hungria.

1981 – Três operários morrem e cinco ficam feridos durante um teste do ônibus espacial Columbia.

1946 – Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica e Reunião tornam-se departamentos de ultramar da França. 1953 – O Óscar é televisionado pela primeira vez. 1962 – Guerra da Argélia: é declarado um cessar-fogo.

2004 – O presidente taiwanês Chen Shui-bian é baleado dias antes da eleição presidencial no país de 20 de março.

1964 – Revolta dos sargentos: Os 19 sargentos indiciados em inquérito policial-militar (IPM) foram condenados a quatro anos de prisão.

‘Tô dentro!

Sempre sorridente, tem uma estampa mais simpática que a do antecessor, o alemão Joseph Ratzinger, Bento XVI. Como se não bastasse, Dilma vibrou quando o Papa atribuiu a um colega brasileiro a influência pela escolha do nome Francisco. ‘Tô dentro!

1932 – É inaugurada a ponte da Baía de Sydney. Demorou oito anos para ser construída.

1979 – Embargo dos EUA a Cuba: o presidente Jimmy Carter se nega a renovar as res-

Santo do Dia - São José Do esposo de Maria sabemos somente aquilo que nos dizem os evangelistas Mateus e Lucas, mas é o que basta para colocar esse incomparável “homem justo” na mais alta cátedra de santidade e de nossa devoção, logo abaixo da Mãe de Jesus.

Venerado desde os primeiros séculos no Oriente, seu culto se difundiu no Ocidente somente no século IX, mas num crescendo não igual ao de outros santos. Em 1621, Gregório XV declarou de preceito a festa litúrgica deste dia; Pio IX elegeu são José padroeiro da Igreja, e os papas

sucessivos o enriqueceram de outros títulos, instituindo uma segunda comemoração no dia 1º de maio, ligada a seu modesto e nobre ofício de artesão. O privilégio de ser pai adotivo do MEssias constitui o título mais alto concedido a um homem. O extraordinário evento da Anun-

Versículo do Dia Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.Malaquias 3:1

NINGUÉM MERECE!

Ótimo - Campanha contra hanseníase chega a cinco cidades do Amazonas. Em Manaus, ação vai atender alunos na faixa etária de 5 a 14 anos.

• Mais vale aparecer compungida ao lado do papa no “Jornal Nacional”, da TV Globo, do que dezenas de comerciais sobre o fim da miséria. • Depois de aderir à fisiologia, sob a batuta do PMDB, trocando ministros no último sábado... • ... Dona Dilma força uma mudança de agenda na sua cobertura, enquanto seus principais adversários estarão no Brasil falando mal da gestão de seu governo...

Bom - Unidades de saúde começam a oferecer testes rápidos de HIV. Exames na UBS fazem parte da implantação da Rede Cegonha.

• ... ela estará ao lado do papa tirando fotos. Uma vantagem comparativa que a presidente da República, muito focada em sua reeleição, não poderia jogar pela janela.

Péssimo - Grupo invade hospital público e mata adolescente a facadas em Codajás, no Amazonas. Vítima recebia atendimento devido à ferimento na mão após briga de rua. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Coord. de redes sociais: |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020.000-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Maskate

ZFM sob fogo cruzado no Congresso Além do vale-tudo político das negociações da Reforma Fiscal proposta por Guido Mantega, a Zona Franca de Manaus chega ao Congresso como saco de porrada na discussão da prorrogação e daqui a pouco no pega pra capar da ampliação dos benefícios para a RMM, a Região Metropolitana de Manaus. De saco de porrada a bode expiatório, sobretudo quando o mar não está pra peixe em tempos de solavancos e de incertezas, precipitações e improvisações fiscais. É a hora em que alguém tem que pagar o pato pra fazer o tucupi dessa escassez crônica de planejamento na política econômica adotada pelo país. Apertemos o cinto porque a mamata tem tudo pra começar a espocar.

qChegou a hora do Plano B de Beiradão!

Bancada despreparada

possível independência de suas vantagens fiscais e compensações locacionais. Quem é capaz de responder quanto custa cada um dos 115 mil empregos do Polo industrial de Manaus à luz dos bilhões que o governo federal está deixando de arrecadar? Por que tantos privilégios se em outros estados, por muito

menos, as empresas geram um volume muito mais abundante de tributos e ocupação? Estes questionamentos já se ensaiam entre os parlamentares do Sudeste do país, e até entre os vizinhos, cujos estados serão proibidos de diferenciar a própria alíquota para atrair investidores?

É que os incentivos do modelo ZFM, de forma crescente e perigosamente temerária, ficam novamente expostos ao bombardeio de praxe. Dessa vez, parece inevitável que a discussão chegue ao Congresso com a força de retaliação que os Estados, tolhidos de suas faculdades fiscais para atrair investimentos, irão adotar através de suas representações. Será esta a gota que falta pro desfecho da festa? O momento é propício para retaliações, promover acusações algumas apressadas outras desmedidas, especialmente na direção de quem tem dificuldades de se defender. É previsível, pois, que a Zona Franca de Manaus volte à berlinda da expiação. Justamente na hora em que a economia não decola, a inflação bate com alarde à porta da bravata, e não há avanço substantivo no conjunto de medidas, alopradas e focadas ou ditadas pelo viés eleitoral. Basta ver a renúncia fiscal dos itens da cesta básica que, em vez de reduzir, faz aumentar o preço do arroz, do jabá, do feijão...

|03|

Plano B, de Beiradão! FIEAM, CIEAM, SUFRAMA estão todos convocados, em nome de nossa habilidade e pudor, a retomar o debate de uma avaliação criteriosa do modelo ZFM, já em curso na mídia e no debate parlamentar, mais uma vez, para destacar o papel de Manaus no desequilíbrio da balança comercial brasileira e, mais grave ainda, de contribuir pela “desindustrialização” dos investimentos nacionais. As entidades locais já se especializaram em responder aos acusadores

Bombardeio de praxe

É nesse contexto que importa indagar sobre o desempenho de nossa bancada, jamais tão alheia e despreparada, para defender a socioeconomia da Zona Franca de Manaus: suas demandas de infraestrutura, qualificação, agregação de valor pela inovação e desoneração burocrática, para alcançar a

Manaus, 19 de março de 2013

e proponentes da intervenção. São ações coerentes, porém, rigorosamente inócuas, à vista das opiniões cristalizadas e decisões já tomadas em torno das saídas que implicam rever para esvaziar o modelo ZFM. “O inferno são os outros”, dizia o filósofo Jean-Paul Sartre, para ilustrar a incapacidade do indivíduo de olhar para si mesmo no âmbito de suas relações. O Plano B é o plano do Beiradão de respeito às nossas vocações de bionegócios e geonegócios.

Um século da quebradeira

Cumprimos neste momento um século do fracasso da economia do látex, do desfecho melancólico das folias que regalaram o Ciclo da Borracha. E a história tem todos os requisitos para se repetir. Agora como farsa e tragédia de uma só vez caso não sejam tomadas medidas drásticas de auditoria, avaliação e mudanças robustas de planejamento. Alguns gestores e lideranças empresariais se mostram refratários à tarefa, fruto provável de um conservadorismo vesgo e acomodado de alguns investidores ou de seu alheamento e descomprometimento com as limita-

ções do modelo, os riscos de sua dependência fiscal, defasagens tecnológicas e indiferença às reais vocações de bionegócios que descrevem a região. Não esperemos que parta de quem propõe soluções autocráticas a responsabilidade de propor sucedâneos. Em lugar do silêncio com as omissões federais de prover infraestrutura, virtual consequência do agrado em torno da generosidade fiscal do modelo, é preciso justificar as vantagens fiscais com avanços sociais, interiorização dos benefícios, dos investimentos em cadeias e arranjos produtivos com os insumos naturais.


maskate.com.br

|04| Maskate

A Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), presidida pelo líder do governo, deputado Sinésio Campos (PT), promove nesta sexta-feira, 15, a partir das 17h, no Centro Cultural Ozani Nobre (rua Franscisco Barroncas), no município de Autazes (à 161 quilômetros), a 3ª Audiência Publica com o tema Potássio: “Uma realidade do Amazonas para o Brasil”. O encontro vai discutir a viabilidade social, econô-

mica e o impacto florestal do processo de exploração da Silvinita nos municípios da região do rio Madeira, como Nova Olinda do Norte, Borba e Autazes, e da calha do rio Amazonas, Itacoatiara e Urucurituba. As duas regiões concentram uma jazida de mais de 400 milhões de toneladas do minério, um dos componentes para a produção do NPK (nitrogênio, potássio e fósforo), fertilizante utilizado na correção do pH do solo na agricultura e pecuária, o qual o Brasil importa 92% do Canadá, Rússia e Biolorússia.

Segunda discussão Essa é a segunda audiência pública promovida este ano e a terceira em Autazes desde abertura da agenda de discussão da exploração do minério. No dia 1° de março, o encontro reuniu mais de 500 pessoas no município de Nova Olinda do Norte (à 170 quilômetros). O deputado Sinésio Campos disse que o projeto Potássio Amazonas está na pauta de discussão dos governos Federal e do Amazonas e será realidade a partir de 2018. Ele lembrou que o Brasil produz apenas 8% do NPK para atender produtores brasileiros.

Segundo o governista, em breve o Amazonas vai se tornar autossuficiente na produção e comercializado do fertilizante. “Estamos tratando de uma nova matriz de negócio para o nosso Estado. A expectativa é aquecer a economia do Amazonas e gerar mais de 30 mil empregos, uns dez anos”, disse o deputado. Ele lembrou que, em Autazes, a empresa Potássio do Brasil realiza trabalho de pesquisa em oito pontos do município e encontrou jazida de Silvina, a uma profundidade de 650 metros, na estrada do Rosarinho.

redacao@maskate.com.br

Aleam discute potássio

POLÍTICA

Manaus, 19 de março de 2013

Autorizadas indenizações de Cidade da UEA qDesapropriação e indenização de imóveis serão cuidadas pela PGE e SPF. Primeira fase das obras está orçada em R$ 224,2 milhões

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Estado de Política Fundiária (SPF) serão os órgãos responsáveis pelos procedimentos relativos a desapropriação e indenização de imóveis na área onde será construída a Cidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O decreto do governador,

Omar Aziz, publicado no Diário Oficial do Estado, oficializou a nomeação. O Secretário de Política Fundiária, Ivanhoé Amazonas Mendes Filho, disse que a SPF vai atuar, em parceria com a Unidade Gestora do Projeto da Cidade Universitária, junto às famílias que moram na área a ser desapro-

priada. “Um grupo de trabalho irá manter contato com a comunidade para dirimir conflitos e chega a um acordo satisfatório para todos”, afirmou. Prevista para ser construída na cidade de Iranduba, distante 27km de Manaus, a primeira fase das obras da Cidade Universitária está orçada em R$ 224,2 milhões.

Nicolau quer leite para idosos Amazonas, O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) enviou uma indicação ao Governo do Estado sugerindo a criação de um programa de distribuição gratuita de leite para crianças e idosos de todo o Estado. De acordo com o parlamentar, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas

(ALEAM), a ideia é combater a insegurança alimentar e fomentar a produção leiteira. “O leite é essencial para a saúde em todas as fases da vida, o que é cientificamente comprovado. É um complemento alimentar seguro com alto valor nutritivo. Um programa de distribuição gratuita pode beneficiar crianças e idosos de baixa renda,

além de gerar novos empregos na zona rural”, aponta. Na indicação, Ricardo Nicolau solicita que o Estado realize estudo técnico sobre a viabilidade do programa. O parlamentar propõe que a iniciativa contemple crianças na faixa etária entre seis meses e seis anos de idade – com vacinas em dia.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 19 de março de 2013

Linhão de Tucuruí chega com expectativa e estragos

|05|

qObra está na mira da justiça e da preguiça

Com atraso de mais de uma década, desde quando os senadores Gilberto Mestrinho e Jéferson Peres colocaram recursos no Orçamento em 2002, para o orçamento do ano seguinte, o Linhão de Tucuruí vai entrar em fase de testes, na Cidade de Manaus, na primeira quinzena do mês de maio deste ano. A previsão é do engenheiro eletricista e coordenador estadual do Programa Luz Para Todos (LPT) no Amazonas, Robson de Bastos. De acordo com ele, as obras estão adiantadas e toda a rede está interligada. Sobre as subestações que atendem a capital, neste momento, Robson de Bastos, afirma que as unidades vão ficar “de stand by”, caso haja a necessidade de utilização. Manaus é atendida, hoje, pelas subestações de Mauazinhho, Aparecida e Balbina. A obra, que começou orçada em R$ 1,5 bilhão, vai ser concluída

com um investimento de R$ 2 bilhões. Afinal ninguém é de ferro nem resiste a um aditivoz-

A propósito, o procurador da República Leonardo Andrade Macedo instaurou, em fevereiro último, no âmbito do Ministério Público Federal (MPF), inquérito civil para apurar “a regularidade ambiental das obras de instalação da linha de transmissão Mutirão – Cachoeira Grande - Compensa e seus impactos sobre o corredor ecológico urbano do Mindu”, da etapa urbana do Linhão de Tucuruí, apontando irregularidades na obra que ocorrem às

margens do igarapé. A instalação de torres de transmissão de energia elétrica do Linhão de Tucuruí às margens do Mindu, em Manaus, pode causar graves impactos na mobilidade urbana, no solo, no clima, na fauna e na vegetação do local, provocando desde alagamentos de ruas, como as avenidas Umberto Calderaro Filho e Maceió, a alterações climáticas na área de influência da obra, sobretudo no bairro Parque Dez, na Zona Centro-Sul.

Incremento das enchentes

Estragos urbanos

inho. Cerca de 1,5 milhão de pessoas em sete municípios do Amazonas, incluindo Manaus,

por uma infraestrutura que produz 50 vezes mais energia que Balbina.

Em decorrência da instalação da linha de transmissão, árvores foram suprimidas do local em desconformidade com a atividade. Conforme o MPF, a área é uma zona de infiltração de água que serve como amortecimento da cidade, com dezenas de afluentes, “o que impede alagamentos e enchentes frequentes na cidade de Manaus”. Também considera que a área

está inserida no Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, as unidades de conservação do Parque Municipal do Mindu e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Cachoeira Grande/Honda, “que está diretamente afetada pela Linha de Transmissão em questão, além de diversas áreas verdes dos conjuntos habitacionais implantados nas suas adjacências”.

Interdição estratégica

Medidas de prevenção e ajustes Animais como o sauimde-coleira, que sofre risco de extinção, podem ficar isolados devido à redução do habitat e se tornarem vítimas de choque elétrico, e répteis e peixes nativos podem ter a reprodução comprometida. O alerta foi feito pelo especialista em manejo de fauna em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rogério Fonseca. O inquérito para

investigar o caso foi instaurado a partir da portaria nº 035. Nela, o procurador considerou, para instaurar o processo, “a notícia jornalística de que ‘Linhão de Tucuruí pode causar danos ambientais em área do Igarapé do Mindu, diz especialista’”, bem como o alerta quanto aos riscos que as obras poderão causar ao futuro da fauna, inclusive em relação a animais ameaçados de extinção, como o sauim-decoleira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a obra foi suspensa em janeiro nos trechos que cortam o Parque do Mindu e, atualmente, continua interditada na área do parque. Foram encaminhados ao MPF os

documentos relativos à obra solicitados pelo órgão federal. A Eletrobrás Amazonas Energia, responsável pela obra, informou por meio de sua assessoria, que as providências já estão sendo tomadas para pleno atendimento das reclamações.

Cerimonial e Protocolo PÚBLICO-ALVO:

OBJETIVOS:

Profissionais de eventos de empresas públicas e privadas, profissionais de cerimonial, mestres de cerimônias, alunos de relações públicas, turismo, hotelaria, secretariado executivo e demais cursos ligados à organização de

1) Abordar a importância estratégica dos eventos corporativos, apresentando-os como importante ferramenta de comunicação para solidificar a imagem das organizações e sua aproximação com os seus públicos de interesse; 2) Apresentar o código de regras que rege o comportamento dos indivíduos em eventos solenes; 3) Abordar os princípios que devem, necessariamente, ser

Maiores Informações:

3652-5000

Período: 18/03 a 22/03/2013 Horário: 14:00 às 18:00h Carga Horária: 20h

Investimento

R$ 280,00

Av. Professor Nilton Lins, 1699 Parque das Laranjeiras www.muraki.org.br


maskate.com.br

|06| Maskate

A presença de um técnico de minas ou de um geólogo para supervisionar a construção também é outro item importante, ressalta o órgão. E se a fiscalização é competência do Ipaam, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) auxilia o órgão ao recolher dados dos poços tubulares, por meio do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (Siagas). O projeto, que teve início em 1995, cadastra e envia esses dados ao Banco de Dados Central, no Rio de Janeiro, e os disponibiliza ao público no site do próprio CPRM. O superintendente do Serviço, Marco Antônio Oliveira, afirmou que esse

trabalho capta informações sobre a profundidade do lençol freático e sobre a qualidade da água, não só em Manaus como em todo o interior. “Até o final de 2013 pretendemos fazer esse estudo em 100% dos municípios do Amazonas”, disse. De acordo com Oliveira, a situação encontrada “não é animadora em relação às águas subterrâneas”. “Na maioria dos casos, o maior problema é a profundidade dos poços. Eles são muito rasos – vão de 60 a 80 metros. Como não há coleta de esgoto, a própria fossa contamina a água que a população vai consumir”, apontou.

Poço com mais de cem metros Como consequência da má qualidade da água, a população pode sofrer com doenças de veiculação hídrica (diarreia, hepatite, disinteria). “Além da contaminação bacteriológica proveniente das fossas, é possível evoluir para uma contaminação química - ou seja, a decomposição das bactérias e a geração de nitratos e nitritos que permanecerão naquela água”, explicou. Para solucionar o problema da qualidade da água em Manaus, o ideal é a construção de um poço profundo com mais de mais de cem metros de profundidade, ressaltou o superintendente do CPRM. “Há estrutura física para receber esse poço, no entan-

to, o custo é alto, de mais de R$ 50 mil. É inviável para a população de média e baixa renda”, ponderou. “Uma solução prática é que a população consuma a água que vem da concessionária, com um controle de qualidade muito maior. Portanto, é aconselhável o uso da água que sai da torneira em relação à do poço, cuja procedência é desconhecida”, acrescentou. Ainda segundo Oliveira, a qualidade da água será melhor caso a camada superficial do solo seja isolada nos primeiros 20 metros. “É fundamental bloquear as infiltrações e tentar captar o mais profundo possível. Abaixo de 30, 40 metros ou mais, a água será melhor”, frisou.

redacao@maskate.com.br

“Situação não é animadora”

AMAZONAS

Manaus, 19 de março de 2013

Poços artesianos clandestinos

qIpaam diz que lençóis freáticos podem ser contaminados por poços irregulares. Contaminações bacteriológica

O número de poços artesianos construídos em locais, profundidades e com técnicas inadequadas em Manaus é de aproximadamente dez mil, segundo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que trabalha na fiscali-

zação desses poços. Ainda de acordo com o órgão, a instalação irregular ainda pode ser identificada por meio da falta de licença do poder público. No que diz respeito aos impactos ambientais dos poços artesianos clandestinos na ca-

pital, o Ipaam destaca o rebaixamento e a contaminação dos lençóis freáticos. Isso ocorre porque esse tipo de obra pode levar terra, resíduos sanitários e outros componentes físicos e químicos da superfície para o seu interior.

Licença obrigatória Para perfurar um poço, o responsável deve requerer a Licença Ambiental Única (LAU), concedida pelo próprio Ipaam, conforme a Lei

3.785, de 24 de julho de 2012. No entanto, o órgão alerta que o processo de cadastramento pode demorar caso sejam identificados erros ou ausências de

informações obrigatórias – de dez cadastros preenchidos pelos donos de poços, oito precisam ser revistos, conforme o Ipaam.


maskate.com.br

Maskate

Robson Caetano investe em Manaus O atletismo amazonense será contemplado com o “Projeto Futuro Campeão – Formando Hoje Vencedores do Amanhã”, que tem como padrinho o ex-atleta Robson Caetano, de 48 anos, que medalhista de prata nos 200m rasos em ‘Seul 1988’ e bronze no revezamento 4x100 em ‘Atlanta 1996’. O início da parceria foi acertado nesta quinta-feira (14), durante reunião entre o ídolo e a secretária de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Alessandra Campêlo. - Tenho história aqui em Manaus, onde treinei na Vila Olímpica e representei o Nacional em grandes campeonatos. Agora, quero voltar e retribuir tudo que conquistei nessa terra, pois aqui me sinto em casa - disse o carioca, que atualmente comanda o Instituto Robson Caetano (IRC). Para a secretária Alessandra Campêlo, a associação do Governo do Amazonas, do CTARA e da Vila Olímpica de Manaus trará, além de melhorias do ponto de vista técnico, visibilidade midiática ao esporte desenvolvido no Estado.

qParceria será feita com o governo do Amazonas. Exatleta esteve em Manaus para participar da posse de Toninho Fernandes na CBAt

outro clube do Brasil é o sonho de qualquer menino. Agora vou seguir o que me for ordenado fazer para que eu possa me firmar lá no Rio de Janeiro e dar continuidade a esta profissão que eu sempre busquei. Sei que não vai ser fácil, mas tenho fé em Deus que com o apoio da minha família tudo vai dar certo – apostou Franklin Wassis.

Hermanos fazem peneira O Clube Atlético Chacarita Juniors realizou peneira na manhã deste sábado (16), no CT do América, na Zona Norte de Manaus, e reuniu aproximadamente 140 garotos, de 10 a 20 anos, que buscam o sonho de ser jogador de futebol. Do total de participantes, sete adolescentes e quatro jovens foram selecionados para avaliação, a partir do dia 15 de abril, na cidade do Rio de Janeiro, onde fica a base do time que disputa a Série B do Cam-

ta-feira (14), durante reunião entre o ídolo e a secretária de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Alessandra Campêlo. - Tenho história aqui em Manaus, onde treinei na Vila Olímpica e representei o Nacional em grandes campeonatos. Agora, quero voltar e retribuir tudo que conquistei nessa terra, pois

aqui me sinto em casa - disse o carioca, que atualmente comanda o Instituto Robson Caetano (IRC). Para a secretária Alessandra Campêlo, a associação do Governo do Amazonas, do CTARA e da Vila Olímpica de Manaus trará, além de melhorias do ponto de vista técnico, visibilidade midiática ao esporte desenvolvido no Estado.

Adaptado para a região O Projeto Futuro Campeão funciona no Rio de Janeiro e atende atualmente 1.000 atletas em comunidades beneficiadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP’s). No Amazonas, Robson Caetano fará adaptações, se dispondo a ir atrás de talentos dentro das comunidades. A expectativa é que o projeto comece no mês de abril.

- É importante que esse projeto não fique apenas dentro da Vila Olímpica, mas que vá atrás também dos jovens nas suas comunidades - disse o ex-atleta, que veio a Manaus para a transmissão de cargo de Roberto Gesta de Melo a Toninho Fernandes na presidência da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Fogão leva boleiro amazonense Franklin Wassis Chaves, de 14 anos, ficará por três meses treinando nas categorias de base do Botafogo. O atacante foi um dos aprovados na peneira do Chacarita Juniors, realizada na manhã deste sábado (16), na Zona Norte de Manaus. O amazonense viajará para a cidade do Rio de Janeiro no inicio do

|07|

Morador da zona Norte Já o garoto e morador do bairro Nossa Senhora de Fátima 2, na Zona Norte de Manaus, disse que são poucas as oportunidades em atuar profissionalmente no futebol. Para ele, a peneira foi a abertura que esperava desde os cinco anos de idade para se tornar um jogador reconhecido na profissão. - Jogar no Botafogo ou em

Adaptado para a região O atletismo amazonense será contemplado com o “Projeto Futuro Campeão – Formando Hoje Vencedores do Amanhã”, que tem como padrinho o ex-atleta Robson Caetano, de 48 anos, que medalhista de prata nos 200m rasos em ‘Seul 1988’ e bronze no revezamento 4x100 em ‘Atlanta 1996’. O início da parceria foi acertado nesta quin-

Manaus, 19 de março de 2013

mês de abril. - A partir do mês que vem o levaremos para o Botafogo. A facilidade que ele tem em bater com as duas pernas e a posse de bola me chamou a atenção. Contudo, antes, ele ainda passará por uma fase de adaptação no nosso centro de formação de atletas de futebol.

peonato Argentino. - Os quatro de maiores, de 18 a 20 anos, vão direto para a base do Chacarita, na Argentina. Já os menores de idade serão encaminhados a partir do dia 15 de abril para o nosso centro de formação de atletas de futebol, chamado de Cetaf, no Rio de Janeiro. Eles ficarão por três meses, ou até menos, em fase de preparação e adaptação para depois serem enviados para outros clubes do Rio e de São Paulo.


CARTÃO DA AN NIIEL EL DE OL IVEIRA AS SUNÇÃO CLIENTE DESDE 2009

Quanto mais você compra, mais você ganha. ANTENA PARABÓLICA CENTURY 1.50 MT MD150 Cód. 60326-4 À Vista R$ 308,00 ou 1+3x R$ 77,00 s/juros

R$

MAX

LAVADORA DE PRESSÃO KARCHER K-2 350 Cód. 67725-3 À Vista R$ 365,00 ou 1+3x R$ 91,25 s/juros

36,27

R$

MAX

1 ANO R$ 54,54

R$

MAX

VENTILADOR LOREN SID MESA 40 CM - TURBO 2416 PT Cód. 67727-5 À Vista R$ 99,00 ou 1+3x R$ 24,75 s/juros

42,98

R$

MAX

1 ANO R$ 33,66

FORNO MICRO-ONDAS ELECTROLUX 18L MEF28 Cód. 63400-0 À Vista R$ 235,00 ou 1+3x R$ 58,75 s/juros

PURIFICADOR ÁGUA LATINA VITA MAX 10690 Cód. 67621-7 À Vista R$ 139,00 ou 1+3x R$ 34,75 s/juros

16,37

169006 212 03 020 VÁLIDO A AT TÉ É 10/14

R$

MAX

1 ANO R$ 43,15

• 18 litros • Menu Faça-Fácil / Kids • Menu Descongelar • Trava de segurança

11,66

1 ANO R$ 14,51

COND DE AR ELECTROLUX 10.000 BTUS 110V EAM10F 110W Cód. 54300-4 À Vista R$ 798,00 ou 1+3x R$ 199,50 s/juros

R$

MAX

93,98

1 ANO R$ 53,12

27,67

1 ANO R$ 41,65

• 05 estágios de purificação • Ação bacteriostática • Elimina gostos e odores desagradáveis • Sistema blindado • Dimensões (AxLxP): 335 x 190 x 145 mm • 100% ecológico

FOGÃO ELECTROLUX 4BS - 525 PX - INOX 52SPX INOX Cód. 67698-8 À Vista R$ 1.038,00 ou 1+3x R$ 259,50 s/ juros

R$

MAX

122,24

1 ANO R$ 69,36

FREEZER ELECTROLUX HORIZ 477L 2P H500C BR Cód. 22114-7 À Vista R$ 1.715,00 ou 1+3x R$ 428,75 s/ juros

R$

GARANTIA

ESTENDIDA

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

201,97

• Capacidade total de 477l • Tecla congelamento rápido • Fechadura na porta • Revestimento aço zincado • 02 portas

MAX

MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS ELECTROLUX 15 KG LT 15 F BR Cód. 67627-7 À Vista R$ 1.515,00 ou 1+3x R$ 378,75 s/ juros

R$

MAX

1 ANO R$ 55,57

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acrescimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20%. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 13/03/2013 a 14/03/2013. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC - ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.

178,41

1 ANO R$ 129,68


Kaisa ensina o Kama Sutra ao vivo e em cores ANO 15 - Nº 2.231 - MANAUS/AM - 19/03/2013 - www.maskate.com.br

Briga por causa do anel do Lobato não empanou brilho do Fala Mourão desta segunda-feira

O Telecarinho, novo Quadro que homenageias casais abriu o Fala Mourão-Maskate na TV desta segunda-feira

abençoada, com parabéns para a poderosa Zuíla, logo após recebendo a homenagem da internacional Kaisa

Marques, que decantou o Kama Sutra ao lados dos bailarinos. A novidade agradou em cheio.

Bregão do Mourão

O espaço da segunda-feira não deu pra quem quis, com sonzão da Elaina Dantas, dando um chutão no bagulho e dando o troco. Quem venceu? Kaisa ou Elaine? As duas. No Bolsa de Valores é assim, todos saem vencedores no final.


maskate.com.br

|10| Maskate

Edney Morais Araujo

Daniele Silva

Tiatio WB Escolar

Selma Cruz @Selmafc76Cruz

rosangela socorro @lima_mao

Godivamica @godivamical

Ruinaldo Vieira Trin @rvieiratrindade

jornal@maskate.com.br

Raquel Oliveira

REDES SOCIAIS

Manaus, 19 de Março de 2013

‘Cineclube’ apresenta filmes de Nanni e Jake Scott

O cineclube de Manaus, o “Cine Vídeo Tarumã” da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), aposta em filmes de sucesso nesta semana para atrair o público. Sucessos de grandes cineastas, como italiano Nanni Moretti e Indiano Tarsem Singh, serão exibidos gratuitamente. As sessões são realizadas sempre às 12h30 no auditório Rio Negro, no Campus Universitário, Zona Leste da capital.

Começando a semana, nesta segunda-feira (18), a programação tem o filme Temos Papa, do diretor italiano Nanni Moretti. Após a morte do Papa, o Conclave reúne-se para eleger o seu sucessor. Quando finalmente é eleito um cardeal, os fiéis amontoados na Praça São Pedro esperam em vão o novo soberano. O cardeal escolhido não parece pronto a suportar o peso de tal responsabilidade. Angústia?

Depressão? Medo de não se sentir à altura? O mundo se inquieta, enquanto no Vaticano buscam-se soluções para superar a crise – entre elas o auxílio de um dos mais renomados psicanalistas da Itália. O diretor italiano que já levou os prêmios Leão de Ouro e a Palma de Ouro, ganha mais um indicação a Palma de Ouro com Temos Papa e o prêmio de Melhor Filme no Globo de Ouro Italiano.

Celebrado dia da poesia no Mindu

Localizado na Zona Centro-Sul de Manaus, o Parque Municipal do Mindu foi palco de apresentações teatrais, literárias e de atividades voltadas para a educação ambiental na manhã deste domingo (17). Realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o evento contou com a presença do grupo de teatro ‘Faz de Conta’ e autores de livros

infanto-juvenis com temática ambiental. O objetivo era celebrar o Dia Nacional da Poesia, comemorado na última quinta-feira (14). Segundo a titular da Semmas, Kátia Schweickardt, o evento marca o início das atividades que visam tornar as áreas protegidas do município em espaços para serem utilizados por crianças, escolas, grupos de teatro, associações co-

munitárias, organizações não-governamentais e governamentais em festas artísticas. “Queremos convocar a população para que participe desse processo de resgate de espaços, a exemplo do Parque do Mindu, um dos símbolos de preservação da natureza da nossa cidade, aberto à visitação pública e com um papel importante para a qualidade de vida da cidade”, afirmou.


Maskate

maskate.com.br

Urach posa no interior da França Andressa Urach posou em um castelo medieval, no Vale do Loire, no interior da França. A vice Miss Bumbum viajou para promover o concurso na Europa. Entre um clique e outro, Andressa disse que vai tirar a tatuagem que tem na barriga. “Resolvi remover minha tatuagem da barriga. Sei que vai doer muito, mas vou tentar”, disse Andressa. Veja o making of do ensaio. Durante a viagem, a loira também posou de biquíni em frente a Torre Eiffel e espantou o frio em uma piscina aquecida em Paris.

Manaus, 19 de Março de 2013

|11|

Giovanna Antonelli na cama com o marido

Giovanna Antonelli comemorou os primeiros minutinhos de seu aniversário - ela completa 37 anos nesta segunda-feira, 18 -, ao lado do marido, Leonardo Nogueira. A atriz postou uma foto no Instagram onde aparece de cara limpa, deitada na cama com ele. Na legenda, apenas corações. É o amor!

Bruno Gissoni e Rodrigo filhinhos de papai

Fani agradece fãs por apoio Fani ainda não pregou o olho desde que deixou o “BBB 13” no domingo, 17, eliminada com 62% dos votos do público. A ex-BBB usou o Twitter para agradecer o carinho dos fãs durante seu confinamento: “Gente, estou morrendo aqui! Quantas coisas lindas, muita emoção. Obrigada por tudo. Não dormi até agora.

Rodrigão posta foto de Adriana dormindo

Na noite deste domingo, 17, Bruno Gissoni e Rodrigo Simas foram ao teatro com os pais, Beto Simas e Ana. A família assistiu à peça “Dzi Croquettes em Bandália” no Teatro Clara Nunes, na Gávea, Zona Sul do Rio. Mais cedo, Yanna Lavigne se declarou para Bruno Gissoni em foto no Instagram. “Não vivo mais sem”, escreveu ela, colocando um coraçãozinho ao lado da frase.

Apresentação GH 2007 1993

1997

Informatiza Somos GH Assessoria em Software Ltda, já trabalhamos com

Escritório Compartilhado

Assessoria e Consultoria em Tecnologia há alguns anos. Principalmente com desenvolvimento de programas para computadores. Porém nosso portifólio compreende Gestão Eletrônica de Documentos, Rastreamento de Veículos, Gráfica Rápida e Escritório Compartilhado.

Coworking Origens O ex-BBB Rodrigão resolveu brincar com a namorada Adriana na manhã desta segunda-feira, 18. Ele postou uma foto da loira dormindo no carro. “Bom dia galera! Ela coloca no instagram que acorda cedo e tal... Acordar cedo pra dormir no carro é mole!!! Começando mais uma semana, mais uma segunda, espero que todos vocês acordem dispostos e sabendo que acreditando de verdade você chega nos seus objetivos, pode crer nisso! Cada dia é um passo, cada semana uma vitória e cada vez você esta mais perto dos seus sonhos! Vale a pena sonhar galera, sonhe bastante, viaje na maionese, e quando alguem falar que você esta errado, deixe que o tempo mostre que você sonhou e acreditou! Acorde, faça um café forte e bora pra vida! :)”.

O escritório compartilhado é conhecido como "Coworking". Esta proposta de compartilhar o espaço do escritório com pessoas diferentes, de empresas diferentes é nova, foi criada em 1999 por Bernie DeKoven nos Estados Unidos. Más foi Brad Neuberg criou o “Hat Factory”, um espaço de coworking baseado em São Francisco na Califórnia (EUA), que era um apartamento onde trabalhavam 3 profissionais de tecnologia e que abria suas portas durante o dia para “avulsos” que precisavam de um lugar para trabalhar e queriam compartilhar experiências. Hoje existem espaços de coworking nos 6 continentes.

2

0

1

3


maskate.com.br

|12| Maskate

Policiais Militares prenderam em flagrante o Militar da Marinha André Articlino Marinho, 21 anos, após o mesmo juntamente com outro comparsa terem assaltado e roubado a moto do Industriário Fredson Santiago Ribeiro, por volta das 21h40min, na Avenida Buritis, Distrito Industrial de Manaus. Os militares passavam no local e perceberam quando os dois elementos estavam praticando o assalto, e abordaram os elementos que saíram em disparada. Os dois elementos efetuaram vários disparos contra os Policiais que revidaram, mas não conseguiram acertar os meliantes. Próximo da fábrica da Samsung, um dos elementos pulou da moto e saiu em disparada para dentro do matagal, o outro se desequilibrou da moto e caiu, sendo preso pelos policiais da 7ª Cicom. Na delegacia (3º Dip), descobriu-se que ele se chama André Articlino Marinho, Militar da Marinha. Ele foi flagranteado por Roubo e Resistencia, e foi recolhido para o quartel dos Fuzileiros Navais, visto que é militar e não pode por lei, cumprir a pena na penitenciária.

Rocam prende dupla acusada de homicídio

redacao@maskate.com.br

Militar da Marinha troca tiros com PMs e é preso em flagrante

POLÍCIA

Manaus, 19 de Março de 2013

Acidentes graves e muitos feridos na área do Tarumã

qChuva e excesso de velocidade colaboraram para as tragédias Dois acidentes graves aconteceram entre a madrugada e a manhã desta segunda feira, na mesma área da cidade, a Zona Oeste, na Região do Tarumã. Nos dois acidentes ninguém morreu mas todos os envolvidos e que ocupavam os dois veículos, ficaram bastante feridos e foi necessária a presença de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, para socorrer as vítimas. O primeiro foi na “Curva da Morte” na Estrada do Tarumã, por volta de 01h30, bem próximo do antigo Balneário da Cachoeira Alta, onde o carro Prisma de placa NOR 8425 dirigido pelo funcionário da Moto Honda, Roner da Silva, 27, saiu da pista em alta velocidade,

arrancou bvárias placas de sinalização, desceu o barranco

O primo do motorista do Prisma, o industriário Regis da Silva, 20, as namoradas dos dois rapazes e uma amiga das mesmas, que não tiveram seus nomes divulgados, foram atendidos rapidamente no local do acidente e posteriormente foram levados

para o Pronto Socorro e Hospital 28 de Agosto, segundo as primeiras informações. O dono da casa atingida pelo carro Prisma, Rogério Noronha, 30, disse que estava dormindo quanto ouviu o estrondo e correu para ver o que estava acontecendo.

e chocou-se com uma casa da referida estrada.

Todos ficaram bastante feridos O carro destruiu a cobertura lateral da residência , mas o azar maior de Rogério neste acidente, foi que sua motocicleta, uma Harley Davison, que custa cerca de R$ 40 mil, estava debaixo desta cobertura, foi atingida e completamente destruída.

Advogados caíram com carro no igarapé Por volta das 04:30h da madrugada deste domingo (17), os soldados Roberto Mendes, Amsterdan e Ordones Lima, ao comando do tenente Nilzomar, prenderam Walter Maquiné dos Santos, 38. O outro preso é João Albuquerque Albano, 42, após populares denunciarem a dupla como sendo os responsáveis pelo homicídio do mototaxista Carlito Assunção dos Santos, 37, que após brigar com Walter em um bar foi alvejado com um tiro no peito. Ainda de acordo com as testemunhas, João costumava se passar por policial civil e teria fornecido a arma para Walter, além de ajudar na fuga, como consta em depoimentos de testemunhas e que comprovam a participação de ambos no crime.

O outro acidente aconteceu por volta de 07 horas, quando o dia já estava claro e chovia bastante naquela área. A Picape Mitsubishi L-200, preta, dirigida pelo advogado Valfran Caldas, 34, também perdeu a direção, quando trafegava pela Avenida do Turismo, bateu na mureta de contenção, já nas proximidades da Estrada da Ponta Negra, e caiu por inteira no igarapé que passa embaixo da ponte. Dentro do carro também viajavam o pai de Valfran, também advogado Valter Caldas, 84, a mãe dele, senhora Ester Siqueira Caldas, 52, e o amigo da família, identificado pelo nome de Paulo Afonso. Somente o advogado se ma-

chucou pouco, enquanto seus pais e o amigo, tiveram de ser levados do local em ambulân-

cias do Samu com várias escoriações e alguns até com suspeitas de fraturas pelo corpo.

Risco de afogamento dentro da picape Apesar da gravidade neste acidente, o advogado Valfran Caldas, conversou com repórteres e deu informações para os policiais militares e agentes de trânsito. Ele disse que não dirigia e alta velocidade e o que pode ter provocado a derrapada e ter perdido a direção de seu carro foi a pista molhada e a chuva que caia naquele momento. Ele confirmou que o perigo maior depois do da Picape L-200 se projetar para dentro do igarapé, foi de acabar se afogando juntamente com seus pais e o amigo da família, afi-

nal todos estavam usando cinto de segurança e ficaram presos nos mesmos, por alguns momentos. O igarapé não estava tão cheio, numa média de um

metro de profundidade apenas e isso ajudou no trabalho de retirada de todos do carro, pelas pessoas que foram socorrer as vítimas.


Maskate

maskate.com.br

Manaus, 19 de Março de 2013

|13|

AVÓ E NETO TRAFICAVAM DROGAS E SÃO PRESOS

AMIZADE VIOLENTA

Uma tiazona de 48 anos resolveu pegar o neto dela, um adolescente de 15 anos, para trabalhar para ela no tráfico de drogas e poder proporcionar a ele um futuro melhor no mundo do crime. Infelizmente, ontem, os dois foram presos na casa onde moravam, na rua Anador, bairro João Paulo 2, Zona Leste. Vizinhos fofoqueiros não se aguentaram e ligaram para os cops e contaram tudo o que rolava na casa da família bizarra. Os tiras

chegaram aloprando com a família e logo de cara, pegaram a bolsa da tia e acharam 146 trouxinhas de pasta base de cocaína, 53 trouxinhas de cocaína e 23 papelotes de maconha, além de uma pistola 765 com 12 munições intactas. O mais estranho, é que a avó do moleque ainda autorizou que os tiras fizessem a revista no interior da casa. Ao realizarem a busca, encontraram uma bolsa marrom, escondida em uma gaveta, contendo a droga. Em depoimento,

ela negou que a droga fossem dela e afirmou que o neto é que é pilantra e envolvido com o tráfico. Ela pediu para não ser presa, mas não teve jeito. Os vizinhos já tinha contado que tudo rolava com o consentimento da avó. Os dois foram tristonhos para o 30º Distrito Integrado de Polícia (30º DIP), e a mulher foi levada para o Casarão, no Centro de Manaus . Já o neto, foi encaminhado à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

DUPLINHA DO TERROR É PRESA PELA PM Um adolescente de 16 anos e um rapaz muito maroto de nome estilizado Taysson Martins Montalvão, 19, só queriam dinheiro para curtir com altas gatas, mesmo que isso significasse transgredir algumas leis e ferir algumas pessoas, mas acabaram sendo presos. Eles foram esculachados pela Polícia Militar (PM), após terem sido flagrados tentando fugir de uma lan house que haviam acabado de roubar. O crime ocorreu na segunda-feira à noite, na avenida perimetral, no Jorge Teixeira, zona leste. Com os suspeitos foram encontrados celulares das vítimas, R$ 66, além de um revólver calibre 38. O caso foi registrado no 14ºDistrito Integrado de Polícia (14º DIP).

Durante uma alegre e descontraída jogatina entre jovens bem educados e com boa estrutura familiar, regada a muita cachaça, o desocupado Werley Marinho dos Santos, 25, percebeu que seu amigo, Landerson Gomes Prado, 22, já tinha vivido demais e estava na hora de ele morrer já. A bronca toda aconteceu no charmoso bairro Tancredo Neves, na Zona Leste. Werley pegou só uma faca que estava sendo usada para cortar os limões e cravou com toda a vontade nos peitos de Landerson, para que ele fosse logo para o mundo espiritual. A galera acabou apartando a onda e o plano de Werley nem deu certo, porque Landerson foi bater no João Lúcio, onde está se recuperando, já pensando em como irá matar o seu eterno miguxo.

CASA DE CABA

O industriário Adriel Almeida Lopes dos Santos, 26, deve ter mexido em casa de caba, porque foi pegando seis tiros e morreu no Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, domingo à noite. Ele foi baleado, por volta das 21h, quando deu bobeira no cruzamento das Ruas 8 com a 1, no São José 3, da nossa queridíssima e amadíssima Zona Leste, lógico. A polícia não soube informar a motivação nem os suspeitos do crime. O caso vai ser investigado com muito entusiasmo pela bem equipada e aparelhada Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

VIZINHOS INVASORES Os galeriosos Eron Ferreira de Souza, 20 anos, Gildervan Rocha Silva, 27, Maylton Lima Souza, 24, e Alessandro Moraes, 19, foram enjaulados, ontem, pela Polícia Militar, depois de fazerem a limpa na casa dos próprios vizinhos do conjunto Mundo Novo, zona norte. Os espertinhos passavam o dia passando o pano na vizinhança e quando viam que não tinha ninguém em casa, eles arrombavam a porta e aliviavam os colegas de alguns notebooks, DVDs e TVs de LCD. Ontem, quando já se preparavam para “trabalhar” receberam a visita dos cops que acharam na casinha dos bichinhos, aparelhos de TV e até de ar-condicionado. Agora eles estão sem TV nem ar-condicionado no xilindró do 15º DIP.

MULTIMARCAS

3215-2050 Av. Castelo Branco nº 102 - Cachoeirinha


maskate.com.br

|14| Maskate

Manaus, 19 de Março de 2013

Um homem grisalho foi condenado na última quinta-feira em Portsmouth, no estado de Nova Hampshire (EUA), acusado de roubar tintura para cabelo, segundo a imprensa local. Gary Johnson, de 58 anos, que já havia sido preso por um crime semelhante, foi condenado a uma pena de quatro meses. O juiz Sawako Gardner condenou Johnson a 30 dias na cadeia do condado de Rockingham e outros três meses de prisão domiciliar sob vigilância eletrônica. Ele também foi multado em US$ 1 mil (R$ 1,98 mil).

Anti-maconheiro é preso com tarugo

redacao@maskate.com.br

TABLÓIDE

Grisalho é condenado por roubar tinta para cabelo

Encontro reúne 2.340 chefs no México

Evento foi realizado para celebrar o dia da culinária mexicana. Chefs se encontraram no sábado em monumento na

Cidade do México. Por recorde, um encontro reuniu 2.340 chefs de cozinha ao lado de um monumento à Independência na

Cidade do México, no México, no último sábado (16). O evento foi realizado para celebrar o dia da culinária mexicana.

Galinha se arrebenta com ovo gigante Um deputado estadual republicano de Nova York que votou contra a legalização do uso medicinal da maconha há dois anos foi detido na quinta-feira por posse da droga. O republicano Steve Katz foi detido por uma patrulha de trânsito por excesso de velocidade em uma estrada nos arredores de Albany, a capital do estado, quando o agente detectou um forte cheiro de maconha em seu veículo. “Katz cooperou com o policial e entregou uma bolsa de maconha”, confirmou a porta-voz da polícia estadual, Darcy Wells. O deputado foi autuado e responderá por crime de posse ilegal de drogas, segundo o jornal “New York Post”. Katz deverá se apresentar ao tribunal no próximo dia 28 de março. O deputado foi eleito em 2010 com o apoio do Tea Party, a ala mais radical do Partido Republicano, e um ano depois votou contra a legalização do uso medicinal da maconha. Veterinário de profissão, Katz perdeu sua licença no ano passado após ser acusado de maus-tratos aos animais e, além disso, teve problemas com o pagamento de impostos, lembrou o “New York Post”.

Uma galinha colocou um ovo gigante com duas gemas e outro ovo menor dentro.

O caso raro surpreendeu os moradores da vila de Bijie, na província de Guizhou (Chi-

na). Segundo a emissora de TV “ITN News”, o ovo pesava mais de 200 gramas.


Maskate

maskate.com.br

|15|

Manaus, 19 de Março de 2013

CURIOSIDADES

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Fatos interessantes sobre canhotos

Descer - Cuidado com suas decisões. Sorte: macaco.

PIADAS 1.Se ambos os pais são canhotos, 50% dos filhos também será. Pais destros têm apenas 2% de chances. 2.Segundo estatísticas quando uma mulher mais velha engravida, tem mais probabilidade de dar à luz um bebê canhoto. 3.Desafiando as probabilidades, 4 dos 5 designers originais do Mac eram canhotos e dos últimos cinco presidentes dos Estados Unidos, três são canhotos: Obama, Clintone Bush Jr. 4.Acredita-se que os canhotos atingem a puberdade cerca de 4 a 5 meses após os destros. 5.Os canhotos são mais suscetíveis de serem alcoólicos que os destros. 6.Um estudo descobriu que os homens canhotos são em média 26% mais ricos do que homens destros depois que se formam na faculdade. 7.Os canhotos tem mais chances de serem gênios. Talvez seja por isso que 20% das pessoas que compõem o MENSA sejam canhotos. 8.De acordo com um estudo realizado por cientistas norte-americanos, 15% das pessoas do mundo são canhotos. 9.Os homens são duas vezes mais propensas a serem canhotos do que as mulheres. 10.Segundo estudos realizados na Inglaterra, os canhotos têm expectativa de vida menor do que os destros.

Médico esperto O médico diz ao paciente de uma forma muito forte: - Nos próximos meses não pode fumar, não pode beber, sem encontros com mulheres, nada de comer em restaurantes caros, e nada de viagens ou férias. - Até que eu me recupere, doutor? - Não. Até pagar o que me deve! Conversa de bebuns Dois bebuns. Um diz pro outro: - Você está com aspecto horrível! Você está doente? - Sim, estive no médico e ele diagnosticou deslocamento de órgão. - Deslocamento de órgão? Nunca escutei falar. O que é isso? - Meu fígado foi pro saco! Gravidez complicada - Doutor, quando eu era solteira tive que abortar seis vezes. Agora que casei, não consigo engravidar. - Seu caso é muito comum: você não reproduz em cativeiro.

se:

Os 501 dolares A situaçao estava braba e o marido virou para a mulher e dis-

- É mulher você vai ter que se virar para ajudar no orçamento de casa. A mulher pegou a “bolsinha” e saiu para a batalha. Dois dias depois ela retorna e entrega ao marido 501 dólares. O marido satisfeito pergunta só uma curiosidade, quem pagou 1 dólar?? Ao que ela responde: Todos…

do

Na estrada O caminhoneiro estava a cinco quilômetros de Pelotas, quan-

encostou o carro pra fazer xixi. Neste momento foi picado por uma abelha e “aquilo” inchou bastante. Ele, muito aflito, foi procurar uma farmácia, abriu a calça e disse: – Veja o que o senhor pode fazer por mim! – Casa, comida, roupa lavada e $ 1 000 por mês! O relógio O homem chega em casa exausto de um dia estafante e sua mulher dando pulos de alegria disse: - Querido, hoje um desastre quase aconteceu! O seu relógio de parede, aquele de 90Kg quase caiu na cabeça da minha mãe. O homem já, cansado, decepcionado exclama: - Droga!!! Aquele relógio vagabundo sempre atrasado!

Horóscopo do Dia Áries Em pleno final de ciclo solar, alguns conceitos enraizados podem e devem ser transformados. Tenha mais jogo de cintura, continue aberto para revisões e novos pontos de vista. Touro Bom dia para circular, conversar e trocar informações. Mercúrio segue agora em rota direta, abrindo o caminho para os negócios e a comunicação. Gêmeos A sensação de estagnação se desfaz. Tudo flui melhor a partir de hoje, com Mercúrio em rota direta. Atividades como escrever, ler, estudar, telefonar, participar de reuniões e negociar ficam facilitadas. Câncer Continue a colocar ordem na casa para os novos movimentos que virão. A Lua em Gêmeos indica que está mais curioso, sociável, adaptável e aberto para assimilar novos conceitos. Muitos assuntos e dúvidas ainda podem ser esclarecidos agora.

RECEITA

PÃO RECHEADO COM CATUPIRY

Ingredientes 500g de farinha de trigo 100ml de leite morno 50g de fermento biológico fresco 100g de açúcar 100g de margarina 2 ovos 100g de Catupiry 100g de queijo parmesão ralado grosso 1 ovo para pincelar Recheio 310g de Catupiry 200g de presunto fatiado 200g de mussarela 2 tomates cortados em rodelas Orégano a gosto Modo de preparo Dissolva o fermento no leite morno. Acrescente o açúcar, a margarina, os ovos, 100g de Catupiry e por último a farinha de trigo. Misture bem e deixe a massa descansar coberta com plástico por 2 horas. Divida a massa em duas partes iguais. Abra a massa em fôrma de um retângulo em uma mesa polvilhada com farinha. Distribua o presunto, as rodelas de tomate, a mussarela e salpique orégano. Finalize com o Catupiry. Feche como um rocambole. Repita a operação com a outra massa. Deixe-a descansar novamente coberta com um plástico por mais 30 minutos. Pincele com o ovo e polvilhe o parmesão. Leve ao forno preaquecido a 200º C até dourar.

Leão Termina a fase confusa nas comunicações, os atrasos em fretes e transportes e a dificuldade nos assuntos burocráticos. O grande aprendizado agora é equilibrar franqueza, integridade e espontaneidade com diplomacia e tato.

Sagitário Coloque os assuntos em dia e faça os contatos que há muito está adiando. A partir de hoje, tem início um período bastante favorável para negociações. A comunicação fica mais fluente e com intensidade para influenciar e persuadir as pessoas.

Virgem Comunique-se! Tarefas externas que envolvam locomoção e contato ficam mais favorecidas. Aproveite para colocar em dia a papelada, escrever, conversar e enviar e-mails. A Lua segue em Gêmeos, o clima é de curiosidade e entendimento.

Capricórnio Mesmo com tantos compromissos, procure reservar também tempo para atividades de lazer. Com Saturno retrógrado, evite exageros e excessos para não sofrer desgastes físicos desnecessários.

Libra Sua capacidade intelectual melhora, você ganha mais clareza. Bom momento para organizar a agenda e tornar o período mais produtivo. Vênus segue em Peixes, indicando que a sensibilidade e a inspiração continuam ativadas. Escorpião Mude de assunto! Não fique olhando para trás nem remoendo o passado. Procure se abrir para o novo. Fale com as pessoas, integre-se, atualize-se das notícias, dialogue com mais leveza e serenidade.

Aquário Não fique sozinho, junte-se a grupos e busque novos conhecimentos, conte com a colaboração de colegas e amigos. Tudo o que tiver de ser esclarecido, perguntado ou respondido deve ser feito agora. Peixes Já traçou as próximas metas? A partir de agora poderá arregaçar as mangas. Aproveite para ativar ligações, correspondências e reuniões. Agilize papéis, documentos, contratos, assuntos práticos e burocráticos em geral. Sua criatividade irá ajudá-lo a encontrar as soluções mais adequadas para solucionar impasses.


maskate.com.br

|16| Maskate

Entrega da Medalha José Telles da Conceição no Elegance na homenagem ao Dr. Roberto Gesta contou com presença do Prefeito Artur Neto

Formandos de Engenharia Civil das Faculdades ULBRA

Encanto e beleza na gravação do DVD do Zuila Tapajos Folhadela e seu amado esposo boi Garantido no Sambodromo Roberto Folhadela aniversariantes da semana

Equipe presente na gravação do DVD do Boi Garantido

Festa Garantido no anversário de Paula Perrone contou com Jaider da Grande Rio , Lolo e Cristiane

Colunista: Cleomir Santos redacao@maskate.com.br

Parabéns a esta guerreira da educação, prof. Professora Therezinha Ruiz, feliz aniversário

CLICK CLEOMIR

Manaus, 19 de Março de 2013

Presidente do TRT David Alves e o presidente do MAG Rivaldo Pereira na sala VIP do boi Garantido

Aniversário em família das gemeas Paloma e Paty Areb e o esposo Ederson

DESTAQUES EM FOCO No dia 23 de Março o cantor sertanejo Alexsandro Borges estreia carreira solo na

casa de eventos Republica Real.Com participação de convidados e o show de abertura do Cantor Breno Marx e Dj residente. Dia 9 de maio no auditório da Assmbleia Legislativa do Estado o jornalista Rômulo Sena lançara o livro “ Personalidades da Amazônia”. Adeptos do ciclismo compareceram ao primeiro dia do ‘Projeto Ciclofaixa’, que liberou um trecho de dois quilômetros da Avenida Getúlio Vargas, no Centro. A iniciativa da Prefeitura de Manaus foi coordenada pela Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej). ESPLENDOROSA é a palavra para a gravação inédita do DVD do boi bumbá Garantido no Sambódromo dia 16. Totalmente lotado em todas as dependências e áreas VIPS criadas para o evento. Parabéns a diretoria o presidente Tlo Pinto, todos os itens a Batucada e também torcedores e o MAG. É assim que se brinca de boi. A Apadam convida para sessão especial em homenagem ao dia Internacional da Sindrome de Down dia 22 do corrente no Plenário Ruy Araujo na Assembléia Legislativa do Amazonas.

PARA REFLETIR “Não ame por beleza,pois um dia ela acaba, não ame por admiração, pois um dia pode se decepcionar. Ame apenas, pois o tempo nunca poderá apagar um amor sem explicação.”


Edição 2231