Issuu on Google+

Liana assume o leme da ABMCJ Ela já presidia a entidade a nível estadual

ANO 15 - Nº 2.227 - MANAUS/AM -13/03/2013 - www.maskate.com.br

É um tal de entra e sai de presos em Manaus

Suframa está atarantada Pibinho, falta de verbas, canalha paulista...

Fani se protege do sol

Urach vai de pin up

Omar aposta na mineração

LICITAÇÃO

Melhor alternativa para o interior do estado

Grazi Massafera,protagonista da novela Flor do Caribe

Nova tentativa de fuga de detentos no Puraquequara

PRESÍDIOS VIRARAM HOTÉIS DE TRÂNSITO

Bosco faz ao vivo Rede ou cadeia, Joaquim?

Chove até avião em Manaus


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 13 de março de 2013

CIDADE DOS MALUCOS

Desconfiado

Garantia estendida da enganação e da fraude vai virar lei com todas as pompas de campanha política antecipada. As novas regras estão vindo na esteira da eliminação dos impostos federais da cesta básica para endeusar a presidente Dilma.

Rede ou cadeia?

Apesar das bravatas, gravatas e pescoções no pé do cachaço do cara que se mete a besta a consumir, com raras exceções, respeito ao consumidor é conversa pra boi dormir em cadeia nacional de rádio e televisão em horário nobre. O resto da turma do PT espera outro tipo de cadeia. Não é mesmo Joaquim Barbosa?

Bafômetro aéreo

O monomotor que se despedaçou na estrada do Tarumã bateu num poste após um pouso forçado sem vítimas fatais. O prefeito Artur Neto e o diretor do Detram Lonel Feitoza foram conferir o estrago no local. Se fosse carro mandaria fazer o teste do bafômetro no ato, teria declarado Leonel.

Garantido

O Bumbá Garantido prepara uma grande festa, para a segunda parte do seu DVD em Manaus. O evento acontecerá no sábado em celebração a paixão de sua torcida. Meu coração é vermelho. De vermelho vive o coração...

redacao@maskate.com.br

Mesmo com todos os códigos, defensoria e demagogia parlamentar, procons, polícia e justiça... a celebração do dia do consumidor tem pouco ou quase nada para comemorar. A coisa do atendimento nunca foi lá essas coisas, mas começou a piorar na onda tucana de privatizações que dominou o País nos anos 90. Tanto apanha como dão nele pra deixar de ser besta!

FALA SÉRIO!

15 de março

BAIRRO DA GLÓRIA - Lavando louça em água poluída, no Igapó

O dia 13 de maço na História

1325 – Fundação da cidade de Tenochtitlan, a capital do Império Azteca no México. 1977 - O Humorístico Os Trapalhões, estreia na Rede Globo de Televisão.

1639 – O “New College”, em Cambridge Massachusetts, muda de nome.

torturados o obrigados a assinar confissões falsas por seus carcereiros.

1979 – Começa a vigorar o Sistema Monetário Europeu.

1811 – Guerras Napoleônicas: no mar Adriático ocorre a batalha pela posse da importante ilha estratégica de Lissa.

1984 – A Argentina pede a desmilitarização das ilhas Malvinas – (ver Guerra das Malvinas) e expressa sua preocupação pela instalação de elementos nucleares no arquipélago.

1997 – As Missionárias da Caridade da Índia escolhem a Irmã Nirmala para suceder Madre Teresa de Calcutá como sua líder.

Desterrando

O conselheiro Érico Desterro, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) avisou aos demais membros da corte que em 2013 quer realizar o máximo de julgamentos dos processos envolvendo prefeitos, ex-prefeitos, presidentes e ex-presidentes de câmaras municipais e demais agentes públicos acusados de alguma irregularidade contra o erário público.

Ressurreição

Aos 47 anos, e determinado a mostrar que o TCE mudou o estilo e não está adormecido, na última sessão, Erico Desterro chegou a bater na mesa irritado com o comportamento do Conselheiro Raimundo Michiles. O presidente anunciou “está ressuscitando os mortos e mexendo com as almas penadas (processos) que estão nas gavetas do TCE”, alguns tramitando desde 1996.

Brincadeira?

Michiles em tom de brincadeira comentou no pleno “nem faça isso” e quase foi advertido. Apesar do momento entre Desterro x Michiles, as medidas para agilizarem o andamento dos processos, alguns sem relatoria, foram recebidas de bom agrado por todos os desembargadores. Numa delas é a escolha dos relatores dos 9 lotes existente a muito tempo no TCE.

NINGUÉM MERECE! • O avanço da Dengue está sendo tratado como política de guerrilha. O mosquito transmissor é um inimigo quase invisível e precisa ser eliminado. • Órgãos de segurança estão em estado de alerta contra a bandidagem. Manaus terá mais reforço na segurança. Dá-lhe Vital! • Os megaeventos que estão sendo realizados em espaços públicos alugados serão investigados pelo TCE. O Leão da Receita Federal ainda não se mexeu. • Executivos querem baixar a tarifa de R$ 5,00 pra R$ 4,00 para concorrer com os mototaxis e com as empresas regulares. • E você, caro leitor: prefere andar de ônibus, executivo ou mototaxi?

2004 – Três britânicos libertados após três anos presos na base americana de Guantánamo denunciam terem sido

Santo do Dia - Santa Eufrásia Eufrásia, cujo nome em grego significa alegria, nasceu no ano 380, na Ásia Menor e cresceu durante o reinado do imperador Teodósio, de quem seus pais eram parentes. Portanto, foi educada para viver na corte, rodeada pelos prazeres e luxos. Mas, nunca se sentiu atraída por nada disso, mesmo porque, seus pais

também viviam na humildade, apesar da fortuna que possuíam. Depois que ela nasceu, filha única, o casal decidiu fazer voto de castidade. Desejavam viver como irmãos, para melhor se dedicarem a Deus. Quanto à jovem, desde pequena fazia jejuns e orações que chegavam a durar alguns dias. Com a morte de seu pai, a sua mãe que começou a ser cor-

tejada, resolveu se retirar para o Egito. Lá, com sua fortuna, também intensificou a caridade da família, levando com freqüência Eufrásia em suas visitas aos conventos e hospitais que ajudava a manter.Numa dessas visitas a um convento, quando Eufrásia tinha apenas sete anos, ela pediu para não voltar para casa. Queria ficar definitivamente alí.

Versículo do Dia E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.1 João 5:11 Ótimo - Vendas no mercado imobiliário do Amazonas crescem 23,49%. Setor da construção civil teve um incremento de 10,13% na geração de emprego. Bom - Deputado quer proteger patentes da Amazônia. Carlos Souza cobra ações eficazes do Ministério das Relações Exteriores para proteger patente de fauna e flora. Péssimo - Manaus concentra ocorrência de dinheiro falso no Amazonas, revela dados da PF. Pena para falsificar de moeda chega a 12 anos de prisão no Brasil. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares |administracao@maskate.com.br Coord. de redes sociais: |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020.000-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Maskate

Primeira licitação ao vivo da história na Câmara qDeclarações do presidente do TCE sobre as especificações técnicas dos equipamentos a serem adquiridos pela CMM, foram lidas por Bosco Saraiva O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Bosco Saraiva (PSDB), determinou que a Procuradoria do Legislativo Municipal encaminhe nesta segunda-feira (11) ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Érico Desterro, bem como a todos os licitantes inscritos na concorrência pública 001/2013 que trata da aquisição de bens de informática e de Comunicação, todas as informações solicitadas pelo Ministério Público de Contas (MPC) referentes às especificações técnicas previstas no edital. Na Plenária desta segunda, Bosco Saraiva fez a leitura do trecho da reportagem de um jornal local intitulada “Compra de kit vereador sob análise do Tribunal” em que o presidente do TCE afirma que a representação feita pelo procurador Ruy Marcelo, que questiona especificações técnicas dos equipamentos a serem adquiridos pela CMM é “abusiva” e descabida”.

Manaus, 13 de março de 2013

|03|

Doentes renais ganham batalha na Câmara Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) derrubaram, por 28 votos contra e 2 favoráveis, o veto total nº 10/2013, de autoria do Executivo Municipal, ao Projeto de Lei 027/2012, de autoria do ex-vereador Homero de Miranda Leão (PHS). O projeto classifica o doente renal crônico como portador de deficiência, para fins de fruição dos direitos assegurados na Constituição do Estado do Amazonas. A discussão se deu na manhã desta segunda-feira (11), durante reunião ordinária, no

Plenário Adriano Jorge da Câmara. O projeto deverá ser promulgado pela Casa dentro do prazo regimental. Segundo o projeto, são considerados pacientes renais crônicos, incluídos nesta lei, os portadores de moléstia renal grave com prescrição médica contínua de diálise e hemodiálise e os transplantados renais. O projetor também estabelece que as organizações representativas de pessoas portadoras de doença renal crônica terão legitimidade para acompanhar o cumprimento da lei.

Todos os direitos

Processo licitatório “Vou apenas fazer a leitura da reportagem em que o ilustre conselheiro Érico Desterro declarou que ‘particularmente, considero que não tem menor cabimento essa representação. Compete ao TCE analisar a legalidade do processo licitatório. Mas ficarmos fazendo o monitoramento do que o presidente da CMM pode comprar ou não, acho que é abusivo por parte do Ministério Público de Contas’, disse Desterro ao jornal.

Trabalhos legislativos

“Será uma ótima oportunidade para que o eminente procurador Ruy Marcelo possa conhecer as depen-

dências da CMM e estar convencido de que precisamos comprar computadores e outros itens, mas com

o propósito de assegurar o bom funcionamento dos trabalhos legislativos”, disse Saraiva.

O Edital de Licitação nº 001/2013, que trata da aquisição de bens de Informática e de Comunicação para a CMM foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 8 de fevereiro e está publicado no site da Câmara Municipal de Manaus no endereço eletrônico www.cmm.am.gov.br/licitação, além de ter sido publicado em todos os jornais impressos em circulação na

cidade de Manaus. A Concorrência Pública 001/2013 ocorre nesta quarta-feira, dia 13, às 8h no Plenário Adriano Jorge e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Manaus Canal 99 (Net) e também pelo site da CMM. A galeria estará aberta para que a população possa acompanhar a licitação. O presidente Bosco Saraiva solicitou a todos os vereadores que também acompanhem a

realização da concorrência. “Iremos promover a primeira licitação aberta ao público da história do Legislativo Municipal. Agindo assim, a Câmara Municipal de Manaus torna-se a pioneira nesse tipo de processo. Desde a elaboração do edital, sempre tivemos essa preocupação em tornar os nossos atos públicos e assim será”, assegurou o procurador da CMM, José Fernandes Júnior.

Edital de Licitação

Na ocasião, o presidente Bosco Saraiva afirmou que encaminhará um convite ao procurador Ruy Marcelo para que o mesmo compareça à CMM a fim de acompanhar a Sessão em que ocorrerá a transmissão ao vivo da licitação e que possa, inclusive, conhecer as dependências da Casa Legislativa e conferir as condições técnicas dos computadores e dos equipamentos que hoje são utilizados pelos servidores da CMM.

“Para fins desta lei, são organizações representativas de pessoas portadoras de doença renal crônica as que ofereçam Programa de Saúde, de Assistência social, de Educação e Pesquisa, de Capacitação, de Colocação Profissional e de Direitos de Defesa”, diz o texto do projeto. A propositura assegura ainda todos os direitos dos demais deficientes já amparados pela Constituição. Com isso, eles terão direito a isenção em transporte coletivo e

de impostos na aquisição de veículos, prioridade de tramitação de processos judiciais, além de quotas de vagas em empresas provadas e concursos públicos. Na discussão, os vereadores Marcel Alexandre (PMDB), Dr. Gomes (PSD), Isaac Tayah (PSD), Gilmar Nascimento (PDT), Professor Bibiano (PT), Mário Frota (PSDB), Wilker Barreto (PHS) e Dr. Alonso Oliveira (PTC) que também votaram contra o veto, justificaram a garantia do direito à vida.


maskate.com.br

|04| Maskate

O governador do Amazonas, Omar Aziz, viaja a Brasília nesta terça-feira (12) para um encontro com a presidente Dilma Rousseff. Na pauta estão assuntos relativos a situação dos presídios no Estado, questão de médicos no interior do Amazonas, a alíquota diferenciada do ICMS para o Amazonas e a prorrogação da Zona Franca de Manaus. Durante a inauguração de dois pavilhões do Lar dos

Hansenianos, na Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste, na segunda-feira (11), Omar disse que vai cobrar maiores investimentos da gestão de Dilma para o sistema carcerário estadual. “Fizemos investimentos na segurança e isso aumentou muito o número de presos. Na área de segurança, nosso orçamento aumentou 40%, de 2011 para 2012, e o do Governo Federal não acompanhou”, disse.

Copa do Mundo

Outro tema da reunião será a liberação de uma linha de crédito para a Prefeitura de Manaus recuperar o asfalto da cidade, já visando a Copa do Mundo 2014. Além disso, Omar pretende discutir com a presidente medidas para combater o câncer de mama e útero serão discutidas. “Estamos comprando mamógrafos para todos os municípios e vamos vacinar contra o HPV, que é o maior responsável pelo câncer de colo de útero. Mas não basta identificar que a mulher tem a doença. É preciso tratá-la”, disse.

Sobre o novo secretário da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejus), Omar Aziz disse que aguarda a liberação do delegado da Polícia Federal Wesley Aguiar para proceder com a nomeação. “Acredito que não vai ter dificuldade para que ele seja cedido pela Polícia Federal. Já encaminhei ofício ao Ministério da Justiça solicitando”. Outro anúncio feito pelo governador foi relativo à reforma total do Hospital Geraldo da Rocha, prevista para começar em dez dias.

redacao@maskate.com.br

Governador se reúne com Dilma

UTILIDADE PÚBLICA

Manaus, 13 de março de 2013

PEC define direitos trabalhistas dos domésticos qDe acordo com a Lei 11.324/06, quem tem empregado doméstico registrado em carteira pode deduzir do IR gastos com a contribuição patronal paga à Previdência

De acordo com Projeto de Emenda a Constituição (PEC) proposta pela senadora Vanessa Grazziotin, os empregados domésticos têm todos os direitos trabalhistas das demais categorias profissionais, segundo apresentação feita na 100ª reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, que aprovou convenção determinando a ampliação de direitos trabalhistas às empregadas domésticas. A PEC

será avaliada pelo Senado. Pelo texto da PEC 58/11, que recebeu o apoio de 32 senadores, o artigo 7º da Constituição, que trata dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais e dos que visam à melhoria de sua condição social, passa a assegurar à categoria dos trabalhadores domésticos “os direitos previstos nos incisos anteriores”. A proposta também prevê a permissão para o emprega-

dor abater os encargos trabalhistas de natureza tributária, inclusive a contribuição previdenciária, na base de cálculo do Imposto de Renda, em percentual nunca inferior a 80%, a ser definido posteriormente por lei ordinária, conforme justifica a senadora na proposição. Nesse aspecto, a proposta se diferencia da PEC 59/11, do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), com o mesmo intuito.

Lei em vigor

De acordo com a lei hoje em vigor (Lei 11.324/06), quem tem empregado doméstico registrado em carteira pode deduzir do IR os gastos com a contribuição patronal paga à Previdência. O valor representa 12% dos salários pagos no ano anterior, mais um terço das férias e do 13º salário e é calculada sobre o salário mínimo do ano, mesmo que a remuneração do empregado doméstico tenha sido superior ao mínimo. Atualmente, a Constituição prevê que, aos trabalhadores domésticos estão assegurados apenas sete dos 34 benefícios previstos no artigo 7º: salário mínimo; irredutibilidade do salário; 13º salário; repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; férias anuais e gratificação de um terço do salário; licença à gestante de 120 dias; licença-paternidade; aviso prévio proporcional ao tempo de serviço; e aposentadoria, além de sua integração à previdência social. A equiparação defendida em ambas as PECs significará, por exemplo, alcance a direitos como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pagamento que hoje é opcional; folga semanal de, pelo menos, 24 horas consecutivas; jornada de trabalho de até 44 horas semanais, e consequente recebimento de horas extras, e adicional noturno para quem trabalha além das 22h. A PEC será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.


maskate.com.br

Maskate

Suframa, atarantada entre o pibinho de Dilma e o Fernandinho Pimentel qNinguém mais cobra infraestrutura, CNPJ ou verbas da autarquia Quem cobrou a recuperação da BR 319 neste final de fevereiro, o mês das festas e desconversas? E quem teve bagos pra pedir esclarecimento sincero dessa bravata chamada Siderama, que promete um porto Mandrake, sem claque nem viabilidade de implantação. Ainda dá tempo de refletir as folias compulsivas e despropositadas da Suframa na semana em que completou 46 anos. Com mais de um ano da gestão Thomaz Nogueira, um caboco vibrador e bem intencionado, que costuma levar a bom termo a missão que lhe é conferida, a Suframa fez uma festa como quem precisa contar vantagem e passar a ideia de uma poderosa euforia, que faz lembrar o baile da Ilha Fiscal, no crepúsculo da Monarquia, a despeito da madrugada em que iria eclodir a tomada de poder, trivial, imperceptível e fatal, que a história convencionou de chamar República, sem saber direito o que isso queria ou quer dizer até os dias que correm. Seus dados, os da indústria contemplada com generosos incentivos fis-

cais, crescem por uma osmose de artimanha fiscal e numeral, e camufla o fato de que o de-

sempenho da autarquia, com as devidas correções, reparos e atualizações monetárias, é o

Em 2013, na festa de aniversário da Suframa, quando o encolhimento da economia mundial, e a falseta do Pibinho nacional, deveria colocar todo mundo de prontidão, o que não faltou foi rojão, pra celebrar um suspeito pibão industrial. De acordo com o ponto de vista, ou impressão de muitos dos presentes, o bolo da confraternização foi maior do que os números da prudência e da me-

ditação. O regozijo das estatísticas, o contentamento com as previsões otimistas, como diz um ensaísta local, fazia lembrar a vaidade de um sujeito sem dentes que sai do restaurante com um palito na boca. Menos, menos, diria Fernandinho Pimentel, o ministro gnomo que não dá as caras por aqui com medo de ser vaiado e hostilizado por toda a macacada que nele pretende limpar a mão.

No final do governo Lula, há dois anos, o novo ministro do Desenvolvimento, do PT, já informado por seu antecessor, Miguel Jorge, um paulista e lídimo representante da canalha bandeirante, de que estava na hora de acabar com a freguesia fiscal, a atrapalhar os negócios do Sudeste e seus poderosos ca-

bras da peste, mandou a ZFM – tão logo atou a própria rede na sombra de Dona Dilma - passear na floresta à procura do curupira e sua “base ecológica”. Ele não sabia de que estava falando, mas levou à risca a dramatização do script desprovido de roteiro, mas recheado de más intenções.

Curupira da base ecológica

Com ajuda do Bocão A proposta de mandar a ZFM passear na floresta tinha um único e exclusivo propósito de partilhar as vantagens fiscais do modelo com o estado de Minas Gerais, onde ministro Fernandinho pontifica, reza, celebra missa e distribui a extrema unção para quem não reza na cartilha de sua agremiação. Ele responde pela autarquia mas faz questão de dizer que com ela não tem qualquer intenção de se envolver. E naquele momen-

|05|

Camuflando resultados Pra não perder o vício, a Suframa anda fazendo festa com resultados apressados de um otimismo estéril, achando que os economistas locais têm nariz atravessado. Pra assegurar números impressionantes, passou descrever em real – sem ajustes nem correções - um desempenho que adotava o dólar como moeda de comparação. A mudança se deu pela simples razão da camuflação de resultados, posto

que essa moeda era paradigma de balizamento histórico das transações com o mercado de insumos, o forte da produção do polo industrial local. Mudar a moeda para destacar números absolutos, sem ajustar valores e atualizar depreciação inflacionária, em muitos dados, significa recusar as evidências de um esvaziamento em processo, que adota o paradigma avestruz de descrição do real.

Como é possível soltar a franga num baile, que só agrada e recheia o discurso dos políticos, bajulados por técnicos, economistas e gestores públicos, estranhamente concordes com a celebração perenal, sem crítica à escassez da infraestrutura de transportes, energia e comunicação? Como engolir a indignação com a promessa continuamente descumprida

do modelo de gestão do Centro de Biotecnologia da Amazônia, da protelação do marco regulatório e do processo produtivo básico dos demais polos de diversificação e interiorização da economia? Está passando a hora de parar para acertar, exigir a contrapartida dos bilhões que são recolhidos e engolidos pelos cofres federais antes que seja tarde demais.

Antes que seja tarde demais

O pibinho da folia

Boa vontade e intenção de segurar a peteca levantada, pra não espantar a freguesia, uma estratégia de plena agonia, a Suframa, na verdade, não consegue fazer o dever de casa. E qual, a rigor, esse conjunto alternativo de medidas que é preciso parir para um novo recomeço e perspectiva de transformação?

Manaus, 13 de março de 2013

to, falou mais alto o intento de fazer vigorar o projeto político de ocupar a hegemonia eleitoral paulista, a começar pela capital, o que acabou acontecendo, na perspectiva de tomar de assalto a cadeira de Geraldo Álcool em Mim. E para isso, contou com a ajuda de Bocão, João Pedro e Vanessa Grazziottin, que disseram sim, quando tablets, modens, monitores estavam na mira da partilha fiscal com perspectiva político-eleitoral.

mesmo de há 10 anos, quando o desempenho era descrito em moeda americana.


maskate.com.br

|06| Maskate

A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, composta por juízas, desembargadoras e ministras, é uma entidade de âmbito nacional de caráter cultural, dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. No Amazonas, cerca de 50 magistradas compõem a entidade, que funciona no

Centro de Manaus, entre elas a presidente Maria Gláucia Barbosa Soares e a vice-presidente Anabel Vitória Mendonça de Souza, a diretora secretária Sônia Maria Agra Zamith, a secretária adjunta Ecyr Socorro Alcântara Dias, a diretora tesoureira Maria José de Oliveira Ramos e a tesoureira adjunta Ana Maria de Oliveira Diógenes.

Medalha de Ouro Cidade de Manaus Com a expansão dos cursos de Direito, a tendência é que a presença feminina fique mais evidente nesta área. “Ao contrário de outros Estados onde o preconceito contra a mulher é latente, no Amazonas, a mulher conseguiu se posicionar na Magistratura sem grandes barreiras”, enfatizou a desembargadora. A declaração foi dada numa manhã de quinta-feira (15/09/2011, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante a sessão solene que outorgou a Medalha de Ouro Cidade de Manaus à desembargadora Liana Belém. A homenagem foi proposta pela então vereadora Lucia Antony (PCdoB). Lucia Antony afirmou à ocasião, que as mulheres, ao longo do tempo, demonstra-

ram uma grande capacidade de contribuir para o fortalecimento da sociedade, incluindo, no campo jurídico. Ela salientou que a desembargadora Liana Belém é um exemplo para as mulheres que sonham em ingressar na Magistratura por ter desempenhado um belo papel na Justiça do Amazonas. “A presença na Magistratura é uma grande vitória feminina. As mulheres dão um toque de sutileza à Justiça”, falou a líder do PCdoB. O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA), à época, desembargador Domingos Chalub, falou sobre a trajetória de magistrada de Liana Belém, destacando o conhecimento e o comportamento ético da homenageada.

Mulher de prestígio

Prestigiaram a homenagem o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA), desembargador Domingos Chalub, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Graça Figueiredo, o representante da Arquidiocese Metropolitana de Manaus, padre Mauro Cleto, a presidente em exercício da Assembléia Legis-

lativa do Estado (ALE), deputada estadual Conceição Sampaio (PP), o representante do Comando Militar da Amazônia (CMA), major Márcio Damião Tanaka, a representante do Ministério Público Estadual (MPE), promotora Anabel Mendonça de Souza– filha da homenageada -, além de desembargadores, juízes, advogados e familiares.

redacao@maskate.com.br

Sobre a Associação

AMAZONAS

Manaus, 13 de março de 2013

Liana Mendonça é a nova presidente da ABMCJ qA chapa foi eleita por aclamação. Esta será a primeira vez que uma amazonense assume a Presidência da entidade Pela primeira vez o Amazonas ocupará o cargo máximo da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ). É que nesta sexta-feira (26), a desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a amazonense Liana Belém Pereira Mendonça de Souza, foi eleita a nova presidente da entidade. Ela assume o cargo esta quarta-feira, em Sessão Solene no Auditório do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Na chapa, além da desembargadora, fazem parte da nova diretoria da ABMCJ Lídia Abreu de Carvalho Frota como vice-presidente; Maria Amávia de Souza Campos, no cargo de diretora secretária; Adriana Mirian

Trindade Barbosa assume a secretaria adjunta; Iêda Marques Pereira como diretora

tesoureira e Sulamita Augusta da Silva, no cargo de tesoureira adjunta.

De acordo com Liana Mendonça, o resultado da eleição corresponde ao reconhecimento de um trabalho desenvolvido durante anos de carreira jurídica. “Eu me sinto honrada em assumir a Presidência da Associação. Espero que nesse tempo consiga realizar um excelente trabalho, afinal a caminhada não é fácil, são muitos deveres a cumprir

em prol da mulher, mas como em tudo na minha vida, vou com fé e força de vontade, e tudo vai dar certo”, destacou a desembargadora. Nascida no Amazonas, no dia 29 de março de 1932, filha de Nilo de Barros Pereira e Maria Raimunda Belém Pereira, ingressou no Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio de concurso público em 1974.

Exerceu as funções de juíza de Direito nas Comarcas de Eirunepé e também na 3ª Vara de Itacoatiara. Promovida para a capital em 1978, atuou na 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Varas Cíveis da capital. Tomou posse no cargo de desembargadora no dia 30 de outubro de 1991, aposentando-se após quase 11 anos dedicados à desembargatoria, em 16 de abril de 2002.

Nas coordenações regionais estão: Anamaria Chaves Stilianidi, do Pará, representando a região Norte; Lúcia de Fátima Assis Queiroga, da Paraíba, representando a região Nordeste; Renata Schmidt Cardos, do Rio de Janeiro,

pela região Sudeste; Laudelina Inácio da Silva, de Goiás, representando a região Centro-Oeste; e Stela Maris de Seixas, de Santa Catarina, pela região Sul. No Conselho Fiscal, os três membros efetivos são Maria

Dalva de Moura Lopez, Maria Teresa Colli Rosindo e Nara Glinda de Araújo Ferraz. Os membros suplentes são: Maria das Graças Barza, Norma Maria Franco do Nascimento e Etelvina Lobo Braga.

Carreira vencedora

Chapa ABMCJ Nacional


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 13 de março de 2013

Premonição de Omar com a mineração e a diversidade

|07|

qA bolsa-floresta de R$ 50 foi alvo de ataque pessoal do governador no final de fevereiro quando lançou projeto de assistência tecnológica para o interior

Missão possível

O ex-governador Eduardo Braga ficou quase oito anos ensebando o projeto silvinita do Baixo Amazonas. Sua Zona Franca Verde não tinha espaço para a atividade mineral. Era mais negócio distribuir aqui e ali R$ 50 para fazer a cabeça do Ribeirinho. Seu sucessor, Omar Aziz, assim que assumiu, criou a secretaria de Mineração e Diversidade, e está plantando uma era de negócios e oportunidades para a economia do interior. Além da mineração, Omar apostou na reativação da economia da borracha, inaugurando um novo complexo fabril no Distrito Industrial em parceria com a iniciativa privada, assegurando preço mínimo para os seringueiros do interior. E de quebra, depois de 60 anos, reimplantou a economia das fibras vegetais, juta e malva, itens responsáveis por grande parte da receita estadual antes da ZFM.

à atual demanda anual brasileira. Isso significa que a demanda continua e a reserva do Baixo Amazonas, por ser a maior do mundo, passa a ser responsável por essa missão.

As bolsas-floresta de R$ 50 foram alvo de ataque pessoal do governador no final de fevereiro quando lançou projeto de assistência tecnológica

para o interior. Ele se reportou diretamente ao pilantra que dirige a Fundação Amazonas Sustentável, uma invenção do Bocão pra iludir a cabucada.

Uma transa amazônica

Saída à francesa de los hermanos A Vale confirmou nesta segunda-feira (11) a suspensão do projeto Rio Colorado, na Argentina, de exploração de potássio. Em nota, a companhia brasileira informou ter comunicado o governo argentino da suspensão. O que significa isso para o Amazonas? Quais as implicações disso para o projeto potássio do Baixo Amazonas? A empresa alega que, no contexto macroeconômico atual, “os fundamentos econômicos do projeto não estão alinhados com o compromisso da Vale”. No caso de retomada do empreendimento, no entanto, ressaltou que “será dada a preferência aos atuais empregados do projeto”.

Socialismo maroto

Na verdade, ao deixar a Argentina, a Vale está fugindo, sorrateiramente, de um processo semelhante que o governo Evo Morales levou a cabo na Bolívia, estatizando unidades da Petrobras e outras empresas do Brasil, em nome do socialismo maroto, com a cumplicidade silenciosa de Luiz Inácio. Em 2012, a Vale mandou um de seus dirigentes a Manaus, num convite feito pelo governador Omar Aziz. Ele veio conhecer a dinâmica e o cardápio de geo-oportunidades e, à ocasião, já adiantara em petit comitê que a empresa iria sair da Argentina e só então poderia fazer avançar os estudos de eventuais parcerias.

A Vale afirma que o projeto foi estimado em US$ 5,9 bilhões e teria capacidade para produzir 4,3 milhões de toneladas de potássio por ano no local, volume equivalente


CARTÃO DA AN NIIEL EL DE OL IVEIRA AS SUNÇÃO CLIENTE DESDE 2009

Quanto mais você compra, mais você ganha. ANTENA PARABÓLICA CENTURY 1.50 MT MD150 Cód. 60326-4 À Vista R$ 308,00 ou 1+3x R$ 77,00 s/juros

R$

MAX

LAVADORA DE PRESSÃO KARCHER K-2 350 Cód. 67725-3 À Vista R$ 365,00 ou 1+3x R$ 91,25 s/juros

36,27

R$

MAX

1 ANO R$ 54,54

R$

MAX

VENTILADOR LOREN SID MESA 50 CM - TURBO 2026 PT Cód. 60326-4 À Vista R$ 158,00 ou 1+3x R$ 39,50 s/juros

42,98

R$

MAX

1 ANO R$ 33,66

FORNO MICRO-ONDAS ELECTROLUX 18L MEF28 Cód. 63400-0 À Vista R$ 235,00 ou 1+3x R$ 58,75 s/juros

PURIFICADOR ÁGUA LATINA VITA MAX 10690 Cód. 67621-7 À Vista R$ 139,00 ou 1+3x R$ 34,75 s/juros

16,37

169006 212 03 020 VÁLIDO AT A TÉ É 10/14

R$

MAX

1 ANO R$ 43,15

• 18 litros • Menu Faça-Fácil / Kids • Menu Descongelar • Trava de segurança

18,61

1 ANO R$ 20,72

COND DE AR ELECTROLUX 10.000 BTUS 110V EAM10F 110W Cód. 54300-4 À Vista R$ 798,00 ou 1+3x R$ 199,50 s/juros

R$

MAX

93,98

1 ANO R$ 53,12

27,67

1 ANO R$ 41,65

• 05 estágios de purificação • Ação bacteriostática • Elimina gostos e odores desagradáveis • Sistema blindado • Dimensões (AxLxP): 335 x 190 x 145 mm • 100% ecológico

FOGÃO ELECTROLUX 4BS - 525 PX - INOX 52SPX INOX Cód. 67698-8 À Vista R$ 1.038,00 ou 1+3x R$ 259,50 s/ juros

R$

MAX

122,24

1 ANO R$ 69,36

FREEZER ELECTROLUX HORIZ 477L 2P H500C BR Cód. 22114-7 À Vista R$ 1.715,00 ou 1+3x R$ 428,75 s/ juros

R$

GARANTIA

ESTENDIDA

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

201,97

• Capacidade total de 477l • Tecla congelamento rápido • Fechadura na porta • Revestimento aço zincado • 02 portas

MAX

MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS ELECTROLUX 15 KG LT 15 F BR Cód. 67627-7 À Vista R$ 1.515,00 ou 1+3x R$ 378,75 s/ juros

R$

MAX

1 ANO R$ 55,57

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acrescimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20%. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 11/03/2013 a 12/03/2013. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC - ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.

178,41

1 ANO R$ 129,68


Falando Sério com Dermilson Chagas ANO 15 - Nº 2.227 - MANAUS/AM - 13/03/2013 - www.maskate.com.br

Superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego tenta desmistificar questões trabalhistas e facilitar a vida das pessoas através da informação

O superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Dermilson Chagas retornou ao Fala Sério, esta terça-feira, para tentar esclarecer situações trabalhistas que, a seu ver, ocorrem devido a falta de informações por parte dos trabalhadores. Falando uma linguagem acessível a todos, Dermilson se coloca à disposição das classes trabalhadoras para a resolução de qualquer problema referente ao trabalhador.

Supervisoras do lar Com carinho especial pelas chamadas ‘secretárias do lar’, Dermilson lembra que elas precisam tra-

balhar de acordo com a lei. Demilson lembra que por causa da formação acadêmica, muitas mulheres

estão indo para a informalidade. O abono salarial a que elas têm direito, quase ninguém ganha.

Horas extras para elas O pagamento do 13º Salário é obrigatório para as domésticas, além de todas as demais bonificações que as outras categorias

profissionais têm. A Carteira do Trabalho assinada, lembrou Dermilson, cancela o Bolsa Família, mas em compensação, ela tem

direito ao auxílio-maternidade (pai também tem direito à folga), horas extras, feriados e folgas nos sábados e domingos.

Utilidade Pública Em parceria com o Maskate, está sendo publicada em todas as edições de quarta-feira a coluna

Utilidade Pública, voltada ao trabalhador. Na coluna, com material oriundo do MTE/AM, o trabalhador terá

uma gama de informações sobre questões que vão desde o mercado de trabalho informal ao FGTS e PIS.


maskate.com.br

|10| Maskate

Raquel Oliveira

Edney Morais Araujo

Daniele Silva

Tiatio WB Escolar

Selma Cruz @Selmafc76Cruz

rosangela socorro @lima_mao

REDES SOCIAIS

Manaus, 13 de março de 2013

Ruinaldo Vieira Trin @rvieiratrindade

jornal@maskate.com.br

Godivamica @godivamical

Centro municipal inscreve para oficinas artísticas

As oficinas são gratuitas e período de inscrições segue até 30 de março. Idade mínima para frequentar as oficinas é a partir dos cinco anos. O Centro Municipal de Arte-educação Nelson Neto está com inscrições abertas para oficinas de arte. As áreas artísticas oferecidas são teatro,

balé clássico e artes visuais. A idade mínima para frequentar as oficinas, que são gratuitas, é a partir dos cinco anos. Os documentos necessários para realizar as inscrições são: 2 (duas) fotos 3×4, xerox da certidão de nascimento, xerox de RG e CPF, xerox do comprovante de residência

e declaração escolar, para os candidatos que estiverem estudando. As oficinas acontecerão durante a semana em dois horários: manhã (9h às 11h) e tarde (14h às 17h). O período de inscrições segue até 30 de março, ou até o encerramento das vagas.


Maskate

maskate.com.br

Fani passa protetor solar no corpo enquanto Kamilla canta

Manaus, 13 de março de 2013

|11|

Toque de despertar faz brothers acordarem

Hoje é dia de saber quem vai deixar o BBB13: Kamilla, Andressa ou Nasser. Enquanto aguardam a resposta do público, os brothers são acordados pelo toque de despertar. A miss já acordou e fez sua tradicional boquinha, mas voltou a dormir. Enquanto isso, o casal emparedado aproveita para trocar muito carinho. Há pouco tempo, eles acordaram rapidamente e se beijaram.

Kamilla acorda e prepara o café da manhã O sol anima os as sisters e elas logo colocam biquíni para se bronzearem. Do lado de fora da casa, Fani passa protetor solar no corpo. Também de biquíni, Kamilla canta funk enquanto a carioca continua a tarefa de se proteger do sol.

Casal aproveita para ficar André quer de romance pela manhã gastar energia Kamilla é a primeira a acordar na manhã desta terça-feira. A miss, que enfrentará Andressa e Nasser no Paredão desta noite, deixa o Quarto Brechó e decide tomar café da manhã. Na cozinha, a paraense prepara um sancuíche quente e senta-se na varada para comer sozinha. Durante a madrugada, Kamilla havia levantado para fazer uma boquinha. O restante dos confinados seguem dormindo. A Líder Fernanda está na companhia de André enquanto Nasser e Andressa dormem juntos no Quarto Biblioteca, assim como Natália. Fani segue descansando no Quarto Brechó.

Sem saber se algum dos dois vai sair do BBB13 na noite de hoje, Andressa e Nasser aproveitam para trocarem carícias nesta manhã. Os dois permanecem deitados na cama, no maior grude. “Tomara que essa noite a gente possa dormir e acordar junto”, espera a sister. Os emparedados disputam a berlinda com Kamilla, que foi indicada por Andressa. A sister ganhou o direito de mandar alguém para o Paredão ao abrir uma grande caixa preta que apareceu no jardim.

Fernanda quer tirar uma soneca e pede para André chamá-la após malhar. “Você vai malhar mais ou menos uma hora, né? Não vai forçar tanto assim”, pergunta a sister, que quer dormir cerca de uma hora. “Hoje vou quebrar tudo naquela academia. Uma hora e meia, duas”, garante o brother. Minutos depois, a mineira aconselha o capixaba a pegar leve porque ele já gasta muita energia nas provas de resistência. “Meu ritmo de atividade física você não tem ideia como é”, conta ele. “Eu sei, mas faça com menos intensidade. Não precisa destruir a academia”, sugere a sister.


maskate.com.br

|12| Maskate

Detentos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), tiveram uma tentativa de fuga frustrada na madrugada desta terça-feira (12), a partir do momento em que três homens utilizaram pedras grandes contra a muralha do presídio localizado na Zona Leste. O objetivo do trio era conseguir abrir uma fenda e permitir a saída dos detentos. Assim que a ação foi descoberta um agente penitenciário impediu que o grupo continuasse com o plano, fazendo alerta imediato para a guarda do presídio. Houve tiroteio entre os criminosos e o agente, porém, nenhuma pessoa acabou ferida. Houve buscas, sem sucesso, pelo matagal próximo a unidade prisional para encontrar os suspeitos. Agentes da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) estiveram no local para fazer a recontagem dos presos e não foi constatada a ausência de nenhum detido. Segundo o secretário-executivo da Secretaria Estado da Justiça e Direitos Humanos (Sejus), coronel Louis Bonates, o órgão vai passar informações sobre o caso até o fim da manhã desta terça-feira.

Apreensão de carne de pirarucu e quelônios

A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA) registrou a apreensão de 15 quelônios e aproximadamente 350 quilos de pirarucu, feita pelo Batalhão Ambiental em uma embarcação ancorada no porto da Feira da Manaus Moderna. A mercadoria estava com Herlen Maia da Silva, 27, que transportava o pescado, nove tartarugas e seis tracajás no porão do barco Rio Uaquiri. Na Delegacia, ele contou que a encomenda era originária do município de Tapauá, localizado a 449 quilômetros de Manaus. Ainda na DEMA, foi feito o flagrante por crime ambiental e pesca em período proibido. Como o crime é afiançável, com multa arbitrada em um salário mínimo, ele efetuou o pagamento e foi liberado. De acordo com a Delegada Titular da DEMA, Izolda Couto, a carne de pirarucu será doada ao Lar São Francisco de Assis e os quelônios serão levados ao Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (IPAAM).

redacao@maskate.com.br

Tentativa de fuga no Puraquequara é frustrada e acaba em tiroteio

POLÍCIA

Manaus, 13 de março de 2013

Pane no motor obrigou piloto fazer pouso forçado no Tarumã

Aconteceu na manhã desta terça-feira a remoção do avião monomotor Cessna 206 – prefixo N09B que supostamente depois de uma pane mecânica nos motores fez um pouso forçado por volota das 21 horas desta segunda-feira, na estrada do Tarumã, próximo ao Clube dos Eletricitários – Assel/Am.

O piloto boliviano do avião, Luiz Fernando, 40, tentou um pouso de emergência mas acabou colidindo de frente com um poste de iluminação pública à margem da estrada e para as autoridades da aviação que estiveram no local ainda de madrugada, a sorte toda foi que o monomotor não ex-

plodiu já que o tanque ainda tinha muita gasolina. O segundo tripulante é o americano, John Thopson, 42, que foi retirado do avião e levado para o Pronto Socorro e Hospital 28 de Agosto, ambos com ferimentos leves, segundo as primeiras informações repassadas à imprensa.

Procedência americana Está confirmado que o avião tem procedência dos Estados Unidos, com escala em Boa Vista (RR) onde abasteceu e seguiu para Manaus, onde a pane aconteceu quando o monomotor já se preparava para aterrissar no Aeroporto Eduardinho, ao lado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Depois do acidente com a aeronave, até mesmo o prefeito Arthur Neto esteve no local e acionou uma equipe da ManausTrans e da Defesa Civil, para colaborarem com a Polícia Militar e Técnicos do Sindacta – órgão da aeronáutica que também foi acionado.

Retirada da aeronave A retirada do avião do local do pouso forçado que por pouco não acabou em tragédia, estava marcada para acontecer logo nas

primeiras horas da manhã desta terça-feira, logo depois da finalização de uma perícia técnica no local, para ajudar a identificar os

problemas que ocasionaram a suposta pane mecânica e a queda do Cessna monomotor de procedência norte-americana.

Corpo de Bombeiros chegou rápido no local do acidente O Corpo de bombeiros do Amazonas chegou ao local em cinco minutos e constatou que haviam duas pessoas na aeronave. O piloto de nacionalidade americana, Jonh Thopson, 42, que nada sofreu e o co-piloto boliviano, Luiz Fernando, 40, que sofreu apenas um corte na cabeça. Ele foi encaminhado ao Pronto Socorro 28 de Agosto. Segundo o Corpo de Bombeiros a aeronave tinha saído dos Estados Unidos, fez uma parada em Boa Vista (RR) e pretendia pousar no aeroporto internacional de Manaus, Eduardinho. Não houve explosão, somente derramamento de combustível na pista. O local ficou a cargo da Aeronautica e do Seripa-7, que farão a perícia técnica para saber os motivos que levaram os pilotos a realizarem o pouso forçado.


Maskate

maskate.com.br

Manaus, 13 de março de 2013

|13|

FILHO MATA O PAI PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO

PERDENDO O FÔLEGO Depois de se arretar e puxar briga com Deus Aldemir Pinto da Mota quis transformar o seu aniversário de 25 anos em uma data inesquecível para ele e sua família, então, matou o pai a facadas, durante a festa e depois foi preso. Ele não se amarrava muito no seu papai, porque o mesmo era muito brabo e estressado e vivia o escrotizando por causa de suas tendências galeríticas. Por causa disso, ele resolveu exterminar o seu papi, Aldemir Gomes da Mota, 50, com três facadas, e acabou sendo preso. A bronca aconteceu na casa dessa adorável family no Beco Doutor Altevir, no Novo Israel, zona norte. A festa estava muito animada até que o seu Al-

demir resolveu abrir a boca para falar mal do irmão de Aldemir, o fofíssimo Aldeir Pinto da Mota, 20. Ele o acusou de praticar roubos para comprar drogas. Ultrajado com aquelas acusações infundadas, Aldemir resolveu logo exterminar o pai, para que ele nunca mais falasse barbaridades dessas para o seu irmãozinho tão inocente. Eles começaram uma porradaria que só terminou, quando Aldemir sacrificou o pai em honra de Satã no meio da rua para todo mundo ver. Foram três facadas bem dadas no coitado. Ele ainda chegou a ser socorrido, mas morreu no SPA do Galileia. Vizinhos denunciaram o crime e quando

policiais da 18ª Companhia Interativa Comunitária (18ª Cicom) chegaram ao local, encontraram o Aldemir assassino dentro de casa. Na delegacia, Aldemir se disse arrependido, mas falou que já estava no limite com o pai que o enchia de porrada constantemente. “Eu o matei, mas não tive a intenção de matar ele não”,disse. O bichinho foi levado ao 18º Distrito Integrado de Polícia (18º DIP). De acordo com o delegado, Ivo Martins, ele foi autuado por por homicídio e passará alguns aninhos no Puraquequara, refletindo sobre a bobagem que fez à sua própria família.

e o mundo, o desocupado Judson Melo dos Santos, 19, mais conhecido no submundo do tráfico e da galerice como o “Fofão’, caminhava de forma ameaçadora pelas bucólicas ruas do bairro Nova Floresta, na noite de ontem, quando foi pego de surpresa por um balaço que varou seu peito no lado direito, que o deixou sem fôlego e com os olhos arregaldados. O tiro partiu de um Gol cara chata de cor preta de placas não identificadas. O infeliz fez uma entrada triunfal no pronto-socorro Dr. João Lúcio, ostentando seu cabelo raspado nas laterais e cheio de luzes, além de sua belíssima bermuda do Bad Boy e suas tatuagens verdes e embaçadas. Talvez ele morra.

AGRESSÃO BEM JUSTIFICADA

CONVERSA AMIGÁVEL O bom partido Josenilton Silva deSena, 34, resolveu chamar sua ex-gata, Priscila Lopes, 22, para uma conversa amigável, mas ele foi armado com um revólver calibre 22 com 21 munições, para que a conversa fosse mais produtiva. Ele queria a reconciliação, mas o que conseguiu foi ser preso. A bronca aconteceu na Rua Yanomani, no Terra Nova, zona norte, domingo à noite. Ele sequestrou a Priscila da casa da irmã, na rua 24, no Vale do Sinai, na Cidade Nova. Ele pegou ela e ficou andando e batendo um papo bem amistoso, mas a irmã já tinha acionado os cops e eles o prenderam, quando o casal estava em uma igreja evangélica. Na delegacia, do 6ºDIP, ele jurou que não queria ameaça-la e que a arma era só para sua proteção (é que ele não acredita na polícia). Por lá memso ele ficou e depois vai para o Casarão da Sete.

DEBILITADO AOS 22 Paulo César Pinto de Oliveira, 22, estava de boa, gozando de boa saúde e cheio de disposição para encarar seus afazeres do dia a dia, quando foi atingido com três balaços, sendo um no peito, barriguenha e coxa esquerda, ficando extremamente debilitado imediatamente. A bronca aconteceu no domingo à noite, na Rua Abacaba, no Santa Etelvina, zona norte. Quem meteu bala nele foram dois malucos, que chegaram em uma motoca e saíram fora, deixando o mazelento entulhando o 28 de Agosto. A família jura que eles erraram o tiro, que era para outro cara, mas para atirarem no Paulo, no mínimo, ele anda só com gente boa da melhor qualidade.

O temperamental ajudante de depósito Rodrigo da Silva Pereira, 19, que tem fortes tendências galeríticas, já que possui o cabelo pintado de louro e tatuagens pedreironas, foi preso pela Polícia Militar depois de se irritar e meter uma facada nas costas do coleguinha dele Clemilton Santos Laborda, 20. A bronca ocorreu por um motivo banal, na madrugada de ontem, no Beco Normando, no São Raimundo, na nossa querida Zona Oeste. À polícia, Rodrigo justificou o crime e disse que cravou a faca no coleguinha sem dó nem piedade por um motivo muito justo: Clemilton havia largado um tapa no bichinho. Então tá certo. Nada mais justo. Clemilton foi bater no 28 de Agosto e Rodrigo no Casarão da Sete.


maskate.com.br

|14| Maskate

Manaus, 13 de março de 2013

O britânico Stephen Thresh, de 47 anos, pode ser preso no Reino Unido por causa de um fetiche bizarro. Ele foi flagrado com 405 imagens pornográficas que mostravam mulheres fazendo sexo com animais, incluindo cavalos, cães, cobra, tigre e até um elefante. Segundo o jornal “Daily Mirror”, as fotos estavam no laptop de Tresh. Foi ele mesmo quem levou o equipamento até uma delegacia depois que uma falsa mensagem apareceu em seu computador informando que as autoridades sabiam que ele visitava sites de zoofilia. Tresh pensou que a mensagem era verdadeira e entregou seu laptop em uma delegacia de polícia. Em depoimento, ele disse que não tem interesse em sexo normal, mas negou que tenha algum problema. Ele foi colocado em liberdade sob fiança. Uma decisão sobre o caso deve sair no dia 15 de abril

Adolescente faz brincadeira arriscada

Um adolescente australiano foi filmado arriscando sua vida ao se pendurar do lado de fora da janela de um trem em movimento perto de Melbourne. A cena foi filmada na sexta-feira por outros jovens que viajavam com ele para um festival de música. Assista ao vídeo.

redacao@maskate.com.br

TABLÓIDE

Britânico pode ser preso por causa de fetiche

Americano tem coleção de mais de 2 mil Barbies

O americano Stanley Colorite, de 41 anos, comprou sua primeira boneca Barbie em 1997 e, 16 anos depois, o morador de Stanley, na Flórida, já acumula mais de 2 mil bonecas, assim como incontáveis acessórios dos brinquedos. O homem afirma que o hábito se tornou muito caro, e já

chegou a gastar R$ 60 mil por ano (veja o vídeo, em inglês). De acordo com o site “Oddity Central”, a coleção já ocupa quatro cômodos da residência de Colorite, mas o americano não tem medo do acervo ocupar todos os quartos; o homem considera até colar as bonecas no teto

caso não sobrem opções para comportas os objetos. O parceiro de Stan, Dennis Schilicker, conheceu o colecionador há 13 anos, e decidiu contribuir com o acervo. Dennis focou no boneco Ken, e já conta com mais de mil bonecos, incluindo todas as edições lançadas nos EUA.

Vídeo mostra idoso enfrentando cobra venenosa na Austrália Um vídeo publicado na internet mostra um idoso chutando uma das cobras mais venenosas do mundo. O homem caminhava na calçada quando se deparou com uma cobra marrom. Em vez de recuar, o idoso chutou o réptil para tirá-lo do caminho. Após o primeiro chute, a cobra ficou em posição de ataque, mas levou outro golpe do idoso. Após perder a disputa, a cobra-marrom deslizou pela grama enquanto o idoso seguiu em frente.


Maskate

maskate.com.br

CURIOSIDADES

|15|

Manaus, 13 de março de 2013

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Ilustrações macabras de livros infantis

Igreja - Entrar numa igreja: bons negócios. Sair: prejuízos nos negócios. Ver uma igreja: espere sorte nos jogos. Sorte: avestruz.

PIADAS Lei do ovo podre Um ovo estragado é sempre aquele que você quebra diretamente sobre a massa do bolo. Verbo A professora pergunta a um aluno: - Wandercleison, diga aí um verbo. - Bicicreta. - Não é bicicreta… É bicicleta! E bicicleta não é verbo. Depois, perguntou ao segundo aluno: - Helvispresli, diga aí um verbo. - Prástico. - Não é prástico… É plástico! E plástico não é verbo. A professora, desesperada, perguntou ao terceiro aluno. - Janedílson, diga aí um verbo. - Hospedar. - Muito bem, até que enfim! Hospedar realmente é um verbo! Agora diga-me uma frase com o verbo que escolheu. - Hospedar da bicicreta são de prástico!… O Picolé O Picolé , TODO FOLGADO E POMPOSO, ENCONTRA O BRIGADEIRO, CONHECIDO SEU: “E AÍ NEGUINHO?” E O BRIGADEIRO: “E AÍ PAU NO C**?” Pizza Qual a semelhança entre o ginecologista e um entregador de pizza? Ambos podem ver, cheirar, mas não podem comer. A mortadela Um menino chamado Jesus só saia acompanhado de sua mãe, um dia sua mãe estava ocupada e não podia ir comprar mortadela, pede para seu filho ir comprar. - Mas mãe, onde é a padaria? - Onde estiver mais gente na porta você entra e pede para o moço! O menino viu a igreja cheia e entrou. Quando ele entrou ouviu o padre perguntar: - O que Jesus veio fazer aqui na terra? O menino respondeu bem alto : - Comprar mortadela! Dieta da Pizza Muito abatido, o sujeito chega ao médico resmungando: Ai, Doutor! Eu tenho um caso agudo de herpes genital, sífilis, peste bubônica, meningite, asma e HIV positivo e operante! O que o senhor pode fazer por mim? Não se preocupe que nós lhe internaremos em um quarto particular, com tudo que o senhor precisa e lhe indicaremos a dieta da pizza! Pizza? ? pergunta o paciente, assustado ? Mas isso vai me curar, doutor? Curar não vai, mas é a única coisa que nós podemos passar por debaixo da porta!

RECEITA

MINI SONHO

Ingredientes 30g de fermento biológico fresco 4 colheres (sopa) de açúcar 3 gemas 1/2 xícara (chá) de manteiga 1 xícara (chá) de leite morno 1 colher (chá) de sal 4 xícaras (chá) de farinha de trigo Óleo para fritar Recheio 1/2 litro de leite 3 colheres (sopa) de amido de milho 1/2 xícara (chá) de açúcar 3 gotas de essência de baunilha 2 gemas Açúcar de confeiteiro para polvilhar Modo de preparo Dissolva o fermento no açúcar, junte as gemas, a manteiga, o leite morno e o sal. Misture a farinha de trigo, sovando até desgrudar das mãos. Faça bolinhas e deixe descansar até dobrar de volume. Frite em óleo morno. Para o recheio misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, mexendo até formar um creme. Deixe esfriar, recheie e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Rendimento: 20 porções Tempo de preparo: 120 minutos

Horóscopo do Dia Áries Sua energia está de volta. Marte ingressa em seu signo, você pode contar com força e garra para suas iniciativas. Cuidado para não sair atropelando a tudo e a todos, em busca apenas de seus interesses. Touro Período de importantes percepções, você e o mundo invisível estão mais próximos. Fique atento aos seus sonhos, que podem trazer mensagens reveladoras. A intuição está afiada. Gêmeos É tempo de tomar iniciativas em prol de seus sonhos. Tempo de agir, de lançar as sementes que irão germinar mais tarde. Lua e Urano se encontram e o convidam a tentar algo diferente, a fugir da do que já é conhecido e usual. Câncer Coloque-se em movimento para gastar a energia acumulada. A Lua segue em Áries e se encontra com Marte pela manhã, há tendência para irritação, intolerância e impaciência. Procure encarar qualquer dificuldade como desafio, oportunidade de aperfeiçoamento e aprendizado. Evite discussões desnecessárias.

Leão O período de desintoxicação e limpeza continua. É tempo de trocar de pele, de livrar-se de pessoas, situações, velhas mágoas, sentimentos e condicionamentos que impedem sua caminhada e atravancam seu crescimento.

Sagitário Júpiter segue a passos largos em Gêmeos e o convida a investir em novos estudos e aprendizados. Mas é preciso foco. Tenha em mente os objetivos que pretende atingir para não se perder entre tantos assuntos e possibilidades.

Virgem Continuará realçada por toda a lunação a força de parceiros, clientes e ajudantes. As regras devem ser claras, a sinceridade deve ser temperada com amor para que seja ouvido.

Capricórnio Bom período para divulgar seu trabalho, iniciar uma campanha de marketing, fazer contatos profissionais ou lançar as sementes de novos projetos. Saturno continua em harmonia com Mercúrio.

Libra Quanto mais praticidade puder cultivar, melhor. Com a concentração de planetas em Peixes, há dificuldade para manter os pés no chão. Procure corrigir erros no trabalho, organizar a rotina e deixar assentada uma nova base de operações que garanta o progresso.

Aquário A impulsividade excessiva e atitudes pouco sensatas podem lhe trazer prejuízo. As novidades devem ser introduzidas aos poucos, com base nas experiências do passado.

Escorpião Exercícios, caminhadas e tarefas que nos mantenham em movimento evitarão um possível mau humor. Lua e Marte se encontram em Áries, conte com energia de sobra, mas fique atento para evitar posturas imediatistas e egoístas.

Peixes Invista em tudo que for mais valioso para você, seus desejos e suas orações serão respondidos com muita rapidez. Procure adotar uma imagem confiante e próspera para atrair olhares e oportunidades. Criar um clima de glamour, uma atmosfera mágica, ajudará no relacionamento.


maskate.com.br

|16| Maskate

Manaus, 13 de março de 2013

Andressa Urach faz ensaio Daniele Suzuki capricha ‘no estilo pin up’ em Paris no decote em aeroporto

Andressa Urach, que embarcou para Paris no último sábado, 9, não esqueceu de seus fãs brasileiros. A vice-Miss Bumbum atendeu aos pedidos de seus seguidores e liberou, direto da capital francesa, as fotos do ensaio no maior estilo pin up. “Não sei por que este fetiche, mas eles sempre pediam”, disse a modelo. Na segunda-feira, 11, Andressa deixou de lado as roupas decotadas para encarar o frio e se mostrou encantada com a neve, em foto divulgada no instagram.

Daniele Suzuki foi vista no embarque do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 12, e chamou atenção pelo look escolhido para a viagem. Toda de verde, mas com um decote provocante, a atriz acertou na escolha. A produção do dia valorizou seu corpo. Daniele passa por uma nova fase, ela está sepa-

rada há pouco tempo de Fábio Novaes, com que foi casada por 2 anos. Durante o 3ª do Prêmio Anu no mês passado, ela comentou o término: “Ninguém gosta de falar sobre isso. Preciso respeitar a minha família, é um assunto que só diz respeito a gente. Muda muita coisa uma separação, mas não tenho muito o que falar.”

Neymar vai vestido de Quico em festa Com a namorada, a atriz Bruna Marquezine, Neymar foi vestido de Quico, do seriado “Chaves”, à festa de aniversário de 30 anos do cantor Thiaguinho. Já era madrugada desta terça-feira, 12, quando o casal chegou à casa de festas em São Paulo onde rolou a comemoração. Neymar chegou ao local dirigindo um carrão vermelho e com Bruna, vestida de camponesa sexy, no banco do carona. Na saída da festa, o jogador acabou se irritando com a presença do paparazzo ainda no local. Já passava das quatro horas

da manhã desta terça, 12, quando ele e Bruna deixaram a festa pela porta dos fundos. Neymar esbravejou, fazendo sinal para que o fotógrafo se afastasse.

Mais cedo, Neymar marcou presença no prêmio esportivo “Laureus”, que foi realizado no Theatro Municipal, no Centro do Rio.

Denise Rocha posa de biquíni em férias Denise Rocha colocou o biquíni fio-dental e foi curtir os momentos finais de suas férias. Mostrando a boa forma que lhe rendeu a fama, ela posou na praia e publicou as imagens no Twitter nesta terça-feira, 12. “verão! Último dia de praia e já, já, voltando a trabalhar! Bom dia, meus amores!”, escreveu ela na legenda de uma das fotos.


Edição 2227