Page 1

Interior receberá médicos

ANO 15 - Nº 2.226 - MANAUS/AM -12/03/2013 - www.maskate.com.br

Serão 39 médicos que atuarão nos serviços de Atenção Básica

Dom Odilo Scherer puxa bolsa de apostas no Vaticano

Até o Carmelengo apóia o cardeal brazuca

Dilma faz política com miséria Segundo ela, isso é o bastante pra acabar com miséria Cleomir clicka os melhores

Thaís Bianca vai de Batgirl

Executivo vai para R$ 5

RONDA

Reajuste da tarifa está em negociação

Copa começa em Manaus Clássicos no Cine Tarumã

Modelo brasileira - Elizabeth Perfoll, faz campanhas de lingerie no Brasil

O PAPA É ‘POP’ E PODE SER DO BRASIL

Morreu porque não matou comparsa


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 12 de março de 2013

CIDADE DOS MALUCOS

“A guerra já começou!”

Castigando a população Segundo dados do Tesouro Nacional, em 2012, o valor repassado voluntariamente pelo governo federal chegou a patamar menor que o de 2006, último ano de gestão do então governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), que fazia oposição ao governo do PT.

Cabresto financeiro A mesma ameaça deverá ser feita a Omar Aziz, nesta semana, quando Dilma dirá ao governador do Amazonas que seu candidato ao governo é Eduardo Braga, e que as verbas só virão se Omar ajoelhar e rezar no altar do Bocão.

Império dos desejos

Dilma se refere ou politiza as transferências voluntárias, aquelas em que não há obrigatoriedade prevista em lei, como nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) ou do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Ou seja, só haverá convênios ou acordos pecuniários para quem disser amém aos seus desejos, Bob Duarte!

Relações franciscanas Em 2010, Campos chegou a receber R$ 994 milhões dessas transferências voluntárias. O governador disputava a reeleição com o apoio do PT - e Lula usava Pernambuco como vitrine de projetos federais em infraestrutura e combate à pobreza para promover a candidatura de Dilma.

Socialistas e tucanos

Na semana passada, Eduardo Campos chamou Arthur Neto para jantar. O evento teve repercussão nacional e a mídia já colocava o prefeito de Manaus como fator de negociação entre socialistas e tucanos, incluindo Arthur como eventual candidato a vice. Vixe!

Ditadura branca

O povo – que só quer que seus governantes realmente governem – é quem terminando recebendo o que não deve. O questionamento é: vale a penar ficar refém de um governante por conveniências eleitorais? A população já está cansada desse joguinho que acontece em todas as eleições, que é a tentativa de um ditadura branca. A verde oliva pelo menos era explícita.

NINGUÉM MERECE! • As previsões políticas, portanto, são as mais sombrias pois Dilma mostrou que seus valores republicanos são os mais rasteiros. • E não importa o interesse efetivo da população, nem que a mula manque, a canalhice política só se interessa em rosetar. • O senador Eduardo Braga, por sua vez, trabalha freneticamente para alcançar seus propósitos a qualquer custo. Literalmente. • Isso significa perseguir todo aquele que não rezar por sua cartilha e aderir cegamente ao ideário de seus objetivos.

redacao@maskate.com.br

O ex-prefeito de Manaus, Serafim Correa, presidente do PSB-AM, não esconde sua torcida por uma ruptura entre Eduardo Campos e a gestão Dilma Roussef, dando fim à composição da base aliada do PT. E confirma que a presidente mandou suspender verbas para o governo de Pernambuco.

FALA SÉRIO!

Ruptura e retaliação

FILHO DE MENDIGO - Dormindo na Saldanha Marinho

O dia 12 de março na História 1514 – Deu entrada em Roma uma embaixada de obediência ao Papa Leão X enviada pelo rei D. Manuel I de Portugal carregada de presentes exóticos: onças, elefantes, rinocerontes, etc. 1930 – Mahatma Gandhi lidera uma marcha popular em direção ao mar de pouco mais de 320 quilômetros conhecida como a Marcha do sal desobedecendo as autoridades britânicas, em protesto ao monopólio britânico do sal. 515 a.C. – É completada a construção do Segundo Templo de Jerusalém; 1572 - São publicados Os Lusíadas de Luis Vaz de Camões.

1894 – Em Vicksburg, Mississippi, o refrigerante Coca-Cola é vendido em garrafas pela primeira vez.

1945 – Anne Frank, menina alemã de religião judaica, morre de tifo no campo de extermínio nazista de Bergen-Belsen, sua adolescência e seu trágico destino ficaram mundialmente conhecidos graças a um diário pessoal encontrado no final da Segunda Guerra Mundial. 1947 – A Doutrina Truman é anunciada para buscar conter a expansão do comunismo junto aos chamados “elos frágeis” do sistema capitalista. 1994 – A Igreja Anglicana ordena sua primeira sacerdote feminina.

1918 – Moscou torna-se novamente a capital da Rússia depois de São Petersburgo ter tido essa função por 215 anos. 1935 – É criada no Brasil a Aliança Nacional Libertadora, ou ANL, ampla frente de esquerda com o objetivo de combater o fascismo e o imperialismo e fazer oposição ao governo de Getúlio Vargas.

Santo do Dia - São Luís Orione Luís Orione nasceu no dia 23 de junho de 1872, em Pontecuore, Itália. A família era pobre e honesta, de trabalhadores rurais. Sua mãe foi uma sábia e exemplar educadora que lhe serviu como modelo, mais tarde. Ao sair da adolescência aspirava ser

sacerdote. Com o apoio da família entrou no Oratório salesiano em Turim, cujo fundador João Bosco, depois venerado pela Igreja, ainda estava vivo. O fundador dedicou ao jovem Orione grande estima e lançou no seu coração a semente da futura vocação. Luís Orione fez o ginásio no Oratório salesiano,

mas concluiu os estudos de filosofia e teologia no seminário da sua cidade natal. Em 1892, ainda seminarista fundou duas escolas para crianças e jovens. Sua ordenação sacerdotal foi em 1895 e desde então se dedicou com ardor à ação pastoral e a obra em favor dos necessitados.

Versículo do Dia Nunca tal nos aconteça que nos rebelemos contra o SENHOR, ou que hoje nós abandonássemos o SENHOR, edificando altar para holocausto, oferta de alimentos ou sacrifício, fora do altar do SENHOR nosso Deus, que está perante o seu tabernáculo.Josué 22:29 Ótimo - Cidades do AM vão receber médicos de programa do Ministério da Saúde. Serão 39 médicos que vão atuar nos serviços de Atenção Básica. Bom - IEL promove curso de marketing pessoal gratuito em Manaus. Capacitações são voltadas para o Marketing Pessoal e realizadas on-line, no site da Fieam. Péssimo - Presos fazem motim e destroem celas em centro de detenção, no Aamazonas. Presos reivindicavam liberação de visitas na unidade. Eles quebraram cela e enfermaria. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Coord. de redes sociais: |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020.000-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Maskate

O Papa é pop e tem chance de ser brasileiro Às vésperas do Conclave, a organização da assembleia, que escolherá o papa, já está concluída e começa o alvoroço, nesta terça-feira nas adjacências da Praça São Pedro na expectativa da fumaça branca e do anúncio secular: “Habemus Papam!”. Dom Odilo Scherer, cardeal de São Paulo, um dos papáveis, subiu de cotação na reta final e reúne condições efetivas de assumir o comando da Igreja. A simbologia da fumacinha branca, no caso de eleito o pontífice, e escura, quando não há ainda consenso, sacodem um bilhão e meio de católicos e, de resto, de cidadãos que reconhecem a importância da Santa Madre na condução de valores preciosos, cada vez mais essenciais para um mundo sem fraternidade e sem amor ao próximo. A chaminé e os fornos, nos quais serão queimados os votos dos cardeais, foram instalados nesse sábado.

Manaus, 12 de março de 2013

|03|

qDom Odilo Scherer cresce na reta final e promete

Escolha ligeira Em rara entrevista de um cardeal brasileiro nos últimos dias, d. Raymundo Damasceno Assis disse ontem que os “papáveis” mais lembrados pela imprensa -incluindo o compatriota d. Odilo Scherertêm algum grau de apoio de outros cardeais e previu que o conclave terminará até o fim da semana, devido ao bom andamento

das reuniões preparatórias. Descontraído e bem-humorado, d. Raymundo, 76, foi o único dos cinco cardeais do Brasil a dar entrevista mais extensa desde o início das reuniões preparatórias. Ele disse que está tranquilo por não figurar entre os “papáveis”: “Imagino que Dom Odilo deva estar passando apuros”.

Quem é dom Odilo Scherer

Competência e sabedoria

Oração e conchavos

O Vaticano, a ONG que mais se destaca em competência e acertos em toda a história da humanidade, organizou salas de imprensa e atendimento para os jornalistas. Porém, os sistemas de sorteio e pool - quando um veículo é responsável pela transmissão de imagens e informações para os demais - predominam. A equipe de imprensa do Vaticano é eficiente e cuidadosa: em ge-

Na segunda-feira aconteceu a última reunião preliminar para o conclave. Além das orações, obviamente, os conchavos de pé-de-ouvido são inevitáveis e tradicionais. Os cardeais, eleitores e não eleitores, foram convocados para uma reunião que ocupou toda a manhã. Os religiosos participam de uma celebração, há espaços para intervenções que, em geral, variam de 15 a 20 pessoas que falam por cerca de 30 minutos.

Futuro da Igreja À vista do abalo institucional da renúncia de Bento XVI, os rumores de escândalos e distorções institucionais, não precisa dizer – mesmo quando o tema da reunião não é antecipado que nas últimas reuniões predominaram as questões sobre o futuro da Igreja, a Sé Católica Apostólica Romana e o seu papel no mundo. O perfil do papa eleito e o conclave são os principais temas presentes em todos os debates. Ao final das reuniões, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, concedeu uma entrevista coletiva, na qual respondeu genericamente a perguntas dos jornalistas e faz um balanço sobre o que foi discutido pelos cardeais.

ral, transmite informações em vários idiomas em tempo real. O conclave está marcado para esta terça-feira quando 115 cardeais, dos quais cinco são brasileiros, estarão isolados do mundo para a eleição do papa. Os cardeais serão revistados antes da assembleia e ficarão reunidos, sem comunicação externa, inclusive telefones celulares, até a escolha do sucessor de Bento XVI.

Dom Odilo Pedro Scherer (Cerro Largo, 21 de setembro de 1949) é um cardeal brasileiro, 19º bispo de São Paulo, sendo seu décimo sétimo arcebispo. Filho de Edwino Scherer e Francisca Wilma Steffens Scherer, é descendente de imigrantes alemães da região do Sarre (Saarland) radicados no Rio Grande do Sul, é o sexto filho do casal, em total de 13 irmãos. É parente distante do falecido Cardeal Dom Vicente Scherer. Seus estudos primários foram realizados no Seminário São José, em Toledo no Paraná, onde o o Bispo Dom Armando Círio foi o

idealizador e responsável. Os reitores, na época, foram o Padre Santo Pelizer, depois Padre Luiz Vacaro. Foi então transferido para o Seminário Menor São José, em Campo Largo, PR. Realizou seus estudos preparatórios no Seminário Menor São José, em Curitiba. O curso de Filosofia foi cursado no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, também em Curitiba, e na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul (19701975). Cursou Teologia no Studium Theologicum, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.


maskate.com.br

|04| Maskate

Ao escolher uma linha baixa, Dilma tornou mais fácil cumprir a promessa - já que um teto menor acarreta menos pessoas extremamente pobres a serem resgatadas pelos programas sociais. Apesar de o consumo alimentar mínimo ser um dos critérios mais tra-

dicionais no desenho de linhas de miséria, não há unanimidade sobre a maneira de defini-las. Por isso, diferentes entidades estipulam diferentes valores - a FGV (Fundação Getulio Vargas), por exemplo, tinha uma linha de R$ 138, quase o dobro dos R$ 70.

Demagogia alimentar O valor mínimo para pagar a dieta básica recomendada pelo governo se baseou nos preços médios captados em 19 cidades pelo Dieese. A reportagem aglutinou os preços mais baixos encontrados, mesmo que em diferentes municípios, sem levar em conta a variedade de alimentos nas refeições e desconsiderando a inflação a partir do início do ano (os preços disponí-

veis eram os de janeiro). Os preços individuais de cada cidade mostram um cenário ainda mais oneroso. Em Campo Grande, por exemplo, a dieta mínima custaria R$ 129; em São Paulo, R$ 155; em Manaus, R$ 193. Os preços foram calculados antes da desoneração da cesta básica anunciada na sexta-feira, que não alteraria, no entanto, as conclusões.

Dieta sem sustância

Especialistas que analisaram a dieta criada para testar o limite da linha de miséria de R$ 70 afirmaram que fazer uma alimentação realmente equilibrada sairia ainda mais caro. “Com todas essas calorias e na falta de vários nu-

trientes, podemos manter o peso elevado, mas sem saúde. Vai ter uma população até obesa, e desnutrida. Essa dieta teria que ser mais cara”, afirma Celso Cukier, médico nutrólogo do Instituto de Metabolismo e Nutrição.

Driblando a fome O fato de R$ 70 não serem suficientes para comprar os alimentos da dieta não significa que quem ganha menos do que esse valor morreria de fome. Boa parte dos miseráveis usa restaurantes populares (com refeições por R$ 1,25), se alimenta do que planta ou coleta, recebe comida como esmola, come na escola ou troca pequenos

serviços por alimentação. É claro que R$ 70 é melhor do que nada, mas, infelizmente, em lugar de dar condições para o cidadão ir à luta, a bolsa está cumprindo o papel deformado de acomodação em que as pessoas, desnutridas e desinformadas, se valem da esmola para amenizar a própria passividade e desinteresse pela transformação.

redacao@maskate.com.br

Ampliando coeficiente eleitoral

ECONOMIA

Manaus, 12 de março de 2013

Merreca da Dilma de R$ 70 não engana miséria qDieta básica em Manaus seria R$ 193

Brincadeira tem hora e miséria não pode ser transformada em mecanismo eleitoral. Por isso, dizer que, com R$ 70 mensais per capita, o governo vai tirar 23 milhões da linha da miséria é, no mínimo, tirar

sarro da inteligência alheia e manipular a consciência dos desvalidos. Essa merreca que a gestão Dilma Rousseff estabeleceu como linha de corte para erradicar a miséria são insuficientes para comprar os

alimentos da dieta mínima recomendada pelo próprio governo federal. Ou seja, não dá pra dizer que se trata de uma coisa séria. E é absurdo fazer disso uma enganação tão espetacular.

“Linha oficial da miséria” Simulações da Folha de domingo mostram que, para adquirir as porções de comida estabelecidas no “Guia Alimentar para a População Brasileira”, do Ministério da Saúde, seriam necessários, no mínimo, R$ 103 mensais - ou quase 50% a mais do que os R$ 70, no caso de São Paulo, onde os gêneros de primeira necessidade são produzidos e há oferta e preço diferenciado. Em Manaus, onde 90% dos alimentos vêm de fora, seriam necessários R$ 193 para segurar o rojão. A diferença confirma aquilo que estudiosos já apontam desde 2011, quando o governo federal anunciou a criação da “linha oficial” da miséria, nunca atualizada pela inflação: ela é baixa demais.

Propaganda da reeleição

A escolha do valor tem contornos eleitorais porque é a partir dele que Dilma vai mensurar seu esforço para erradicar a miséria no país, promessa feita em 2010

e futuro cerne de sua propaganda para tentar a reeleição em 2014. Foi a partir desse critério também que, há mais de duas semanas, a presidente anunciou o fim

da “miséria cadastrada” --por ter zerado, com uma expansão do Bolsa Família, o número de miseráveis no cadastro federal de pessoas com baixa renda.


maskate.com.br

Maskate

Transporte Executivo terá tarifa de R$ 5

Manaus, 12 de março de 2013

|05|

qPela lei municipal 1.361, a tarifa dos alternativos é reajustada ao mesmo tempo que a dos convencionais. O aumento é de, no mínimo, 50% Os usuários do transporte Executivo podem ter que engolir um bocado com cabelo esta semana. É que está em discussão a nova tarifa. Como os Terminais de Integração praticamente não funcionam – são sujos e os ônibus demoram muito – a saída é correr para os Executivos, que vão direto para o Centro da cidade, como acontecia antes do Buchada ‘inventar’ os terminais. Sem opções de chegar ao trabalho mais cedo, a população fica à mercê dos microônibus, geridos por cooperativas, que lutam contra o atual aumento de R$ 4,20. Segundo eles, vai ser uma quebradeira total. Co m isso, a semana promete ser bastante agitada para usuários, trabalhadores e empresários do transporte coletivo de Manaus. Além do reajuste da tarifa do sistema convencional e, por tabela, a dos executivos, a presidente da

Cooperativas querem baixar A presidente da Fecootram acredita que a passagem, que hoje é cobrada a R$ 4,20 passará para R$ 5. “Quero deixar bem claro que não somos nós que aumentamos a tarifa. Por nós, o preço não passaria de R$

4, mas infelizmente esse aumento é vinculado. Vou pedir ao prefeito que mantenha a tarifa e o porcentual de 10% sobre o quantitativo de veículos. Queremos saber os verdadeiros motivos dessas mudanças”, questionou.

Amazonas ganhará R$ 187

Federação das Cooperativas de Transporte do Amazonas (Fecootram), Valderiza Melo, que

administra os ônibus executivos, vai se encontrar com o prefeito Artur Neto (PSDB), na tentativa

de impedir a redução da frota de veículos, proposta pelo ex-vereador Wilton Lira (PDT).

Projeto do Wilton Lira

Em 2011, Wilton Lira ingressou com projeto pedindo a alteração do parágrafo 3º do artigo 1º da Lei Municipal 1361/2009, reduzindo de 10% para 5% o percentual de veículos do transporte executivo especial em cima da frota convencional total. Nestes últimos dois anos, o projeto vem causando muita polêmica e discussão entre os vereadores. Na quinta-feira, o prefeito Artur Neto determinou que a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) comece a fazer os cálculos que vão embasar o reajuste da passagem de ônibus em Manaus. É possível que, ainda esta semana, seja anunciado o novo preço. Pelo que determina a lei municipal 1.361, que regulamenta o transporte executivo, a tarifa dos alternativos é reajustada ao mesmo tempo que a dos convencionais. O diferencial é que o aumento é de, no mínimo, 50% do valor da tarifa convencional.

Enquanto os Estados “produtores” de petróleo em plataformas continentais, instaladas em águas marítimas, choram a derrota no Congresso Nacional, que permitiu a partilha dos royalties de forma mais igualitária com todos os entes da federação, Estados como Amazonas comemoram a decisão da maioria dos deputados e senadores brasileiros que derrubaram o veto da presidente Dilma Rousseff a artigos do projeto de lei 448/2011. Com o voto declarado de sete deputados federais e dois senadores, já que o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) manteve o

voto em segredo e o deputado Átila Lins (PSD-AM) estava em viagem oficial, o Governo do Estado e os 62 municípios amazonenses tiveram um aumento de quase de 500% na arrecadação dos royalties e participação especial de petróleo em mar. Em 2011, pela regra atual – a lei ainda não foi promulgada e ainda há ações no Supremo Tribunal Federal (STF) – o Amazonas e seus municípios receberam R$ 37.458.749,00. Agora, em 2013, como a derrubada do veto, a arrecadação saltará para R$ 224.214.674,00, um aumento de R$ 186,75 milhões.

Semana de Qualificação Muraki Oficina de Operacionalização do SICONV

Capacitar os gestores e técnicos de entidades governamentais e não-governamentais para a operacionalização do Portal de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV) nas seguintes etapas: pesquisa por fontes de recursos, inclusão de propostas e noções gerais de execução e prestação de contas.

Técnica de Apresentação em Público

Proporcionar aos participantes o desenvolvimento de técnicas de apresentação em público, visando uma comunicação mais eficiente, clara e objetiva e desenvolver no participante todas as ferramentas necessárias para transmitir credibilidade no momento de colocar as ideias, numa comunicação organizada, natural e convincente.

Gestão de Materiais na Administração Pública Oportunizar aos participantes uma visão reflexiva da função administrativa para gerir e controlar compras no setor público, bem como administrar os materiais adquiridos, permitindo relacionar a teoria exposta em sala de aula com a realidade organizacional. Ideal para Administração de Materiais, Almoxarifado e Patrimônio.

Maiores Informações: 3652-5000

Período: 11 a 15/03/2013 Horário: 08:00 às 12:00h Carga Horária: 20h Período: 11 a 15/03/2013 Horário: 14:00 às 18:00h Carga Horária: 20h Período: 11 a 15/03/2013 Horário: 18:30 às 21:30h Carga Horária: 15h

Av. Professor Nilton Lins, 1699 Parque das Laranjeiras www.muraki.org.br


maskate.com.br

|06| Maskate

O aumento no número de inadimplência no setor de duas rodas promete ampliar crise do Polo Industrial de Manaus (PIM). O valor de inadimplentes está em 9,6%, enquanto no mesmo período do ano passado esse número estava na casa dos 5,9%. Os dados são da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Além disso, o mercado já convive com falta de crédito desde o ano passado. Atualmente, a

cada 10 propostas encaminhadas, oito são recusadas. O fraco início de ano do Polo de Duas Rodas freia as expectativas para 2013. Se analisarmos os números de fevereiro deste ano, com o do ano passado a queda é de 24,32%. A venda de motocicletas também decaiu 19,39% no comparativo de fevereiro com janeiro de 2013 e 17,54% se levarmos em conta os dois meses deste ano em relação ao igual período do ano passado.

Consumidor desestimulado

O presidente executivo da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior ressalta que isso acaba desestimulando o consumidor e aproveitou para cobrar do governo soluções que possam ajudar as vendas do setor. “80% das vendas emperram pelo fator crédito. O governo precisa melhorar a facilidade para se obter crédito no Banco do Brasil, na Caixa Federal. Jogar mais dinheiro nos financiamentos”, opinou. A projeção da da Fenabrave de crescimento para o setor de Duas Rodas no Amazonas e no resto do Brasil é de 3,7%. Segundo a Superintendência da Zona Franca de

Manaus (Suframa), desde que foram identificados problemas no setor de Duas Rodas, causados pela restrição de créditos, o governo federal tem adotado segmento e vem sendo realizadas negociações com instituições financeiras visando flexibilizar a concessão de financiamentos aos consumidores para a compra das motos. São medidas de proteção, desoneração e estímulo ao setor que envolveu o aumento de 35% na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para similares importados e redução de 50% da Taxa de Serviços Administrativos (TSA) da Suframa.

redacao@maskate.com.br

Setor está quebrado

AMAZONAS

Manaus, 12 de março de 2013

Interior vai receber médicos do Provab

qSerão 39 médicos que vão atuar nos serviços de Atenção Básica. Pela previsão do Ministério da Saúde, 12 cidades serão beneficiadas

O Ministério da Saúde vai trazer para o Amazonas o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Pela previsão do órgão, serão 39 médicos que vão atuar nos serviços de Atenção Básica beneficiando a população de 12 municípios do Estado. Segundo o Ministério, a iniciativa promove a qualificação médica por meio de atendimento em unidades

básicas na periferia de grandes cidades, municípios do interior, com populações carentes e de regiões remotas. Para a edição deste ano, estão previstas a especialização em Saúde da Família para os médicos, com bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais, custeada integralmente pelo Ministério da Saúde. Os médicos já estão atuando nos municípios desde o dia 1º de março.

Em todo o País, o Provab promoverá a atuação de 4.392 médicos nos serviços de Atenção Básica de 1.407 municípios.O número de médicos pode, no entanto, aumentar uma vez que os profissionais inscritos no Provab, mas que ainda não conseguiram ser alocados no município pleiteado, estão sendo remanejados pelo Ministério da Saúde.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 12 de março de 2013

Copa Ronda no Bairro reúne 20 equipes

|07|

qEntrega dos uniformes oficiais acontece na próxima quinta-feira, às 10h A Copa Ronda no Bairro de Futebol 2013, realizada pela Polícia Militar (CPA Centro-Oeste), teve sua programação definida. O evento acontece no dia 17 de março e reúne 20 equipes da cidade de Manaus. De acordo com o major PM, Vinícius Almeida, a entrega dos uniformes oficiais será na próxima quinta-feira (14), às 10h, no auditório da Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro. “Os boleiros receberão das mãos dos organizadores os ‘mantos sagrados’, apresentados pelo chefe do Departamento de Desporto da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), professor Ricardo Marrocos, durante o Congresso Técnico”, destaca.

Ciclistas terão ciclofaixa

Solenidade de abertura A solenidade de abertura será realizada no dia 16 de março, às 10h, no ginásio do Pró-Menor Dom Bosco, bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. Segundo o major PM Vinícius Almeida, além

Irmãos vão competir na Europa O Amazonas tem dois representantes no Campeonato Europeu de Judô. São os irmãos Rafaela e Rafael Barbosa. Os atletas embarcam neste domingo (9), para Pindamonhangaba, São Paulo, onde ficarão três dias concentrados com a seleção brasileira de judô antes de embarcar para Portugal e Alemanha. Sobre os adversários europeus, a dupla afirmou que o nível da luta é mais alto pela facilidade de acesso a treinadores e suplementos. ”A qualidade dos técnicos europeus é indiscutível e o acesso a suplementos alimentares é muito mais fácil, porém nosso judô

é disputado com mais raça, força e, principalmente, coração”, destacou Rafaela. Para alcançar os primeiros lugares

do pódio os irmãos têm treinado regularmente. “Treinamos todos os dias na Vila Olímpica de Manaus, depois malhamos.

Triathlon ganha centro de treinamento

A Federação de Triathlon do Amazonas (Fetriam) confirmou que a modalidade é o novo esporte a aderir ao Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia

(CTARA). A inserção do tiathlon prevê a seleção dos atletas, realização de testes e prescrição de treinamento, além de estadia, alimentação e acompanhamento de equipe multi-

disciplinar, incluindo medicina esportiva, nutrição, preparação física, psicologia e fisioterapia. Sob o comando do técnico Márcio Soares, certificado junto a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), o objetivo do centro é formar atletas de alto rendimento para participar de competições nacionais e internacionais. Entre os selecionados está a triatleta Jéssica Santos, detentora de vários títulos no Brasil e exterior. No dia 1 de março, o técnico amazonense visitou o United States Olympic Training Center, localizado em Chula Vista, San Diego, na California (Estados Unidos).

dos desfiles dos clubes será oferecido ações sociais para os moradores da área, com emissão de documentos, atendimento médico e odontológico, corte de cabelo entre outros serviços.

Os ciclistas de Manaus já podem comemorar. O projeto Ciclofaixa virou realidade, conforme anúncio em coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (8) na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM). Estiveram presentes o presidente do órgão, Leonel Feitoza, o secretário Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), Fabrício Lima, a secretária de Estado de Juventude Esporte e Lazer (Sejel), Ales-

sandra Campelo, e representantes do Movimento Pedala Manaus. O projeto irá viabilizar todos os domingos, a começar pelo dia 17 de março, um corredor do Centro da Cidade para os ciclistas (iniciantes, amadores e profissionais) que desejarem pedalar na área. O trajeto escolhido se estende por quase 2 km, em toda a extensão da Avenida Getúlio Vargas até a Avenida Joaquim Nabuco e ficará a disposição da população das 7h às 12h.


CARTÃO DA AN NIIEL EL DE OL IVEIRA AS SUNÇÃO CLIENTE DESDE 2009

Quanto mais você compra, mais você ganha.

169006 212 03 020 VÁLIDO AT A TÉ É 10/14

FREEZER ELECTROLUX HORIZ 305L 1P H300C BR Cód. 7536-1 À Vista R$ 1.258,00 ou 1+3x R$ 314,50 s/ juros

R$

MAX MÁQUINA COSTURA ELGIN GENIUS JX-2050 Cód. 67010-3 À Vista R$ 368,00 ou 1+3x R$ 92,00 s/juros

R$

43,34

MÁQUINA LAVAR ROUPA LATINA SEMI 5KG LAECOCRISTAL Cód. 65818-9 À Vista R$ 268,00 ou 1+3x R$ 67,00 s/ juros

MAX

R$

MAX

31,56

1 ANO R$ 43,97

COND DE AR GREE 7000BTUS 110V C/ CONTROLE REMOTO GJ712LD/GJC07BK Cód. 67732-3 À Vista R$ 599,00 ou 1+3x R$ 149,75 s/juros FOGÃO CONSUL ERVA DOCE 4B CF350BB BR Cód. 61141-7 À Vista R$ 399,00 ou 1+3x R$ 99,75 s/juros

R$

MAX

R$

MAX

1 ANO R$ 55,57

• Controle externo de temperatura • Pés estabilizadores: Sim • Capacidade líquida total: 305 L • Cor: Branco • Voltagem: 220 V

1 ANO R$ 33,66

• 07 pontos úteis • 03 pontinhos para lingerie • Interruptor para luz na costura • Enchedor de bobina • 110/220V

148,15

70,54

1 ANO R$ 53,12

CÔMODA GENOVA 5G 204953 BR/PT Cód. 67359-5 À Vista R$ 339,00 ou 1+3x R$ 84,75 s/juros

46,99 1 ANO R$ 44,00

R$

MAX

39,92

1 ANO R$ 35,96

• Frente: 775 mm • Altura: 1140 mm • Prof.: 476 mm • Peso: 39,6 kg • m3: 0,08658

• Ajuste do Nível de Água: 03 níveis • Centrifugação • Tampa Superior

• Acendimento: Automático • Alimentação: A gás • Capacidade do Forno: 56 Litros • Indicação de Temperatura • Válvula de Segurança

R$

MAX

KIT COLORMAQ CLASS MASTER 5P 4G VRD 23984101 PT Cód. 67815-2 À Vista R$ 1.049,00 ou 1+3x R$ 262,25 s/juros

97,63

1 ANO R$ 78,64

ESTOFADO SONOREY FASHION SENKI 101 02 LUGARES Cód. 51046-7 À Vista R$ 465,00 ou 1+3x R$ 116,25 s/juros

R$

MAX

54,76

1 ANO R$ 38,51

R$

MAX

123,54

1 ANO R$ 101,84

*Não acompanha acessórios.

ROUPEIRO ROMA 6P 4G 115243 BR/PT Cód. 67776-0 À Vista R$ 829,00 ou 1+3x R$ 207,25 s/juros

• 02 Lugares • Espuma D-23 • Tecido Poliéster • Anti-Ácaro • Anti-Fungo • Garantia de Fábrica de 03 Meses

• Dimensões do produto: • Altura: 197 cm • Largura: 120 cm • Profundidade inferior: 48 cm • Profundidade superior: 31 cm

• Frente: 1530 mm • Altura: 1880 mm c/ pé • Prof.: 470 mm • Peso: 86,9 kg • m3: 0.19024

GARANTIA

ESTENDIDA

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acrescimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20%. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 08/03/2013 a 09/03/2013. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC - ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.


Bolsa de Valores sobe mais que a inflação ANO 15 - Nº 2.226 - MANAUS/AM - 12/03/2013 - www.maskate.com.br

O programa que mais revela talentos da música local abre a segundafeira em alta, com os artistas da terra oferece de bandeja R$ 5 mil

O quadro Bolsa de Valores não é uma competição, que ganha quem tem mais talento. É o inverso dos programas de calouros tradicio-

nais. Aqui, você mostra seu trabalho e é avaliado. Caso venda mais ações, permanece no quadro. No final, sai um ganhador dos R$ 5 mil,

mas todos são vencedores, pois contratos não vão faltar. Foi o caso do impagável Falcão do Norte, que foi lá e não bateu catolé.

Tiririca no Hall da Fama Mas se você quiser ficar famoso em Manaus e em todo o Estado, siga o exemplo do Tiririca do Amazonas. Acesse o site do Maskate, mostre seu trabalho e entre para o Hall da Fama, como já fizeram tantos que passaram e começaram por aqui.

Faça como a Cinaide Quem deu as caras foi a Cinaide Santos, de Petrópolis, que foi ao programa acertou a senha no Telefone no Ar e foi pegar suas oncinhas. Desse jeito, ela vai abrir um zoológico. Suas ações valem ouro no Bolsa. Se você é cantor e tem algum trabalho gravado, basta acessar o site www.maskate.com.br, fazer sua inscrição e esperar o chamado. Além de você aparecer, você ainda corre o sério risco de sair do Fala Mourão-Maskate na TV babeado. A banca de avaliadores está lá mesmo, esperando para comprar suas ações. Participe e ganhe.


maskate.com.br

|10| Maskate

Edney Morais Araujo

Daniele Silva

Tiatio WB Escolar

Selma Cruz @Selmafc76Cruz

rosangela socorro @lima_mao

Godivamica @godivamical

Ruinaldo Vieira Trin @rvieiratrindade

jornal@maskate.com.br

Raquel Oliveira

REDES SOCIAIS

Manaus, 12 de Março de 2013

Cineclube traz sucessos Almodóvar e Woody Allen

Tradicional cineclube de Manaus, o Cine Vídeo Tarumã aposta em filmes de sucesso nesta semana para atrair o público. Sucessos de grandes cineastas, como Pedro Almodóvar e Woody Allen, serão exibidos gratuitamente. As sessões são realizadas sempre às 12h30 no auditório Rio Negro, no Campus Universitário, Zona Leste da capital. Nesta segunda-feira (11), o último filme de Woody Allen, “Para Roma, Com Amor”, será exibido. O longa passado na capital italiana quatro casais,

americanos e italianos, tem suas histórias cruzadas ao longo da trama. O filme conta com a presença de astros do cinema mundial como Penélope Cruz, Roberto Benigni, Ellen Page e Alec Baldwin, além do próprio cineasta. Já o polêmico “A Pele Que Habito”, do diretor espanhol Pedro Almodóvar, será exibido na quarta-feira (13). Na trama, desde que a sua mulher foi vítima de um acidente de automóvel, o doutor Robert Ledgard, eminente cirurgião estético, dedica-se

à criação de uma nova pele graças à qual poderia salvá-la. Doze anos após o drama, Robert consegue cultivar uma pele que é uma verdadeira couraça contra todas as agressões. Para além de muitos anos de investigação e de experimentação, Robert precisa de um cobaia, de um cúmplice e de uma ausência total de escrúpulos. Filme nomeado a um Globo de Ouro, ganhou o prêmio Palma de Ouro no Festival de Cannes e mais 20 prêmios em demais festivais.

Amazonas receberá R$ 1,6 milhão para combater hanseníase

O Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 1,6 milhão ao Amazonas para ser aplicado na expansão de ações de prevenção e reabilitação de pessoas acometidas pela hanseníase. O repasse vai atender a unidade da Policlínica Antônio Aleixo, em Manaus. Os dez centros de referência também vão receber os recursos. A portaria que autorizou a verba está pública no Diário

Oficial da União (DOU). De acordo com a publicação, o repasse de recursos será feito em parcela única, para promover a expansão de ações de prevenção da doença, em estabelecimentos de saúde estaduais ou Municipais que já desenvolvem ações de atendimento a estes usuários. O ministério autorizou os recursos “considerando o caráter infeccioso e crônico da hanseníase, que

pode cursar com episódios reacionais agudos, com alto poder incapacitante e que demanda acompanhamento de longo prazo com assistência clínica, cirúrgica, reabilitadora e de vigilância epidemiológica”. O Fundo Nacional de Saúde, segundo a Portaria, adotará as medidas necessárias para a transferência, automática deste valor para os Fundos Estaduais e Municipais de Saúde.


Maskate

maskate.com.br

Manaus, 12 de Março de 2013

Thaís Bianca posa com asas de morcego De biquíni preto e o corpo todo torneado, Thaís Bianca posou para o ensaio da nova campanha de uma grife de biquínis, nesta segunda-feira, 11. Com uma maquiagem forte e cabelos para o lado, a panicat posou em frente a asas de morcego projetada em um fundo branco.

Andressa Urach espanta frio em Paris Andressa Urach, que se achou “bonitinha” com roupa de lã em Paris, não aguentou ficar vestida muito tempo. Ela encontrou um lugar quentinho para poder colocar o biquíni e exibir seus atributos. “Delícia piscina aquecida!!! #Europa, frio lá fora e aqui bem quentinho...”, escreveu no Instagram. A Vice Miss Bumbum está na Europa para divulgar o concurso que a tornou conhecida no Brasil. Em Paris desde a manhã de domingo, 10, Andressa está encantada com a neve.

Nesta segunda-feira, 11, ela postou em seu perfil no Instagram uma foto no meio da rua na capital francesa. “Quentinha... Me achei tão bonitinha vestida com roupa de lã kkkkkkk”, escreveu a loira. Andressa deixou o Brasil no sábado, 9. De camisa e calça bem coladinhas ao corpo, ela chamou atenção no saguão de embarque do aeroporto internacional de São Paulo. Também na rede social, ela postou uma foto, mandando beijinho aos seus seguidores.

Sabrina Sato se alonga de shortinho Sabrina Sato acordou cedo na segunda, 11, e escolheu um short curtinho para malhar. A apresentadora publicou no Instagram uma foto em que aparece se alongando com o cachorro ao lado. “Tentando me alongar... Se Bernardo deixar... Ehehe @marciopersonal me acordou cedo”, escreveu ela na legenda. No sábado, 9, apareceu de biquíni em uma foto feita para um ensaio de uma revista e chamou a atenção pelas pernas saradas e barriga sequinha. No mesmo dia, Sabrina esteve em um estúdio no Centro do Rio para posar para um editorial de moda de uma grife feminina. Em conversa com o EGO nos bastidores, ela admitiu que quer encontrar um companheiro e realizar o desejo de ser mãe: ‘Quero fazer meus japinhas por aí’, contou.

Bailarinas do ‘Domingão do Faustão’ curtem boate

Algumas bailarinas do programa “Domingão do Faustão” curtiram a noite carioca neste domingo, 10. Os atores Miguel Rômulo, Bernardo Mesquita, Daniel Erthal e Rafael Zulu, o ex-

-BBB Kléber Bambam e Bianca Salgueiro também assistiram à apresentação do Mc Sapão no evento “Verão 021”, na boate 021, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

|11|

Ronaldo se declara para Paula Morais

Ronaldo está apaixonado e não esconde o sentimento que tem por Paula Morais. Ele, que começou a relação no mês de janeiro, tem sido visto na companhia da namorada com frequência e ainda tem usado as redes sociais para se declarar para a moça. É bem comum encontrar troca de mensagens carinhosas entre os dois no Instagram. Nesta segunda-feira, 11, ele caprichou no post. “Semana toda de trampo em sampa. Vou morrer de saudades de vc @paulagmorais meu amor!!! Te amo”, escreveu na legenda da foto onde ele posa com Paula.

Neymar e Bruna vão juntos a churrascaria

Neymar está tendo um final de semana animado no Rio de Janeiro. Depois de desembarcar na cidade na noite do sábado, 9, e curtir a festa M.I.S.S.A. apenas entre amigos - entre eles, o ex-BBB Yuri - o jogador de futebol finalmente se juntou à namorada, Bruna Marquezine, para almoçarem na churrascaria Porcão, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. Marquezine chegou ao local de mãos dadas com o namorado e deixou à mostra um anel no dedo anelar da mão direita. Será que foi presente de Neymar? Durante o programa, o casal foi recebido por David Brazil, promoter da churrascaria, e parou para tirar fotos com fãs.


maskate.com.br

|12| Maskate

Manaus, 12 de Março de 2013

Os tiras do 15º Distrito Integrado de Polícia (DIP) não deram trégua para os bandidos neste final de semana e prenderam quatro homens na Zona Norte da cidade. Um por roubo, dois por comercialização de drogas e outro em cumprimento de mandado de prisão. José da Cruz Souza Costa, 23, foi preso na rua Curaçao, bairro Nova Cidade, após roubar um celular de um adolescente. Também foram para a cadeia, Raimundo Nonato Neto da Silva, 22, e Carlos André Meneses dos Santos, 21. Eles foram presos após denúncias de populares que informaram aos tiras que a dupla realizava assaltos e cobrava pedágio na área. Com eles foi encontrado um revólver calibre 38 de cano longo com numeração raspada e três munições. Em outro caso, José Carlos da Silva Rodrigues Júnior, 31, foi preso em cumprimento de mandado de prisão expedido pela Juíza da 2ª Vara do Tribunal do Júri, Mirza Telma de Oliveira Cunha. Ele é acusado de homicídio, praticado em 2002. José foi levado ao DIP no domingo, por uma denúncia de agressão contra a esposa dele.

Bandidos atiram contra prédio onde trabalham peritos da PC

Na madrugda desta segunda-feira, dois homens ainda não identificados fizeram cerca de três disparos com arma de fogo contra o prédio do Instituto de Criminalística do Amazonas, situado ao lado do Instituto Médico Legal, na Cidade Nova. A informação é do presidente da Associação dos Peritos Oficiais do Estado do Amazonas (apoeam), Ladislau Brito. De acordo com Ladislau, pouco antes dos disparos, um delegado-supervisor da Polícia Civil passou pelo Instituto de Criminalística e pediu a todos que ficassem “alerta”, pois o serviço de inteligência da corporação havia informado que bandidos estariam planejando atacar prédios públicos por causa da transferência de Zé Roberto e Copinho. “Esse atentado não é um atentado apenas contra a Polícia Civil, mas também contra o Estado e a sociedade”, disse Ladislau Brito. “A polícia vai envidar todos os esforços para coibir esse tipo de ação criminosa, pois quem tem o uso legítimo da força é o Estado”, acrescentou o presidente da Apoeam.

redacao@maskate.com.br

POLÍCIA

Ação do 15º DIP prende 4 acusados de crimes

Arrancou a orelha do inimigo com dentada O agricultor, Alberto dos Santos Araújo, 30, vulgo “Cilada”, foi preso em flagrante por tiras do 35º DIP, no município de Iranduba, por agredir fisicamente José Omar Pereira. O fato ocorreu no início da BR 319, próximo ao porto da balsa, localizado no município Careiro da Várzea, distante de Manaus 25Km em linha reta. De acordo com o relato dos envolvidos, o caso teve início em razão de um desentendimento entre vítima e agressor. Na ocasião, Cilada irritou-se contra José por ter sido chamado de bêbado e por ele ter falado mal de sua companheira. Aborrecidos, os dois entraram em luta corporal quando Alberto mordeu a orelha esquerda da vítima até arranca-la com os dentes.

Agressor já responde por crime Com apoio de tiras da Polícia Rodoviária Federal e da PM, o agressor foi encaminhado até o 35º DIP. De acordo com o Delegado Titular

do distrito policial do município, David Jordão, Alberto Araújo já responde em liberdade provisória pelo crime de tráfico de drogas. Autu-

ado em flagrante por Lesão Corporal Grave, o acusado ficará à disposição da Justiça na delegacia de Careiro de Várzea.

Homem acusado de homicídio é preso Policiais Civis lotados na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) prenderam em flagrante na tarde da última quinta-feira (7) Agnaldo Oliveira dos Santos, 34, acusado de matar, com sete facadas, César Augusto Leite Lopes, 42. O crime aconteceu na madrugada de quarta para quinta-feira (7), na rua 23, Vale do Sinai, Zona Norte da cidade. De acordo com Agnaldo, o homicídio teria sido motivado por conta de um roubo. “Eu tinha um cordão de metal que foi roubado pela vítima para trocar por pasta base”, declarou. Agnaldo foi preso na rua 24, bairro União da Vitória, Zona Oeste de Manaus. Ele

foi indiciado por Homicídio Qualificado e será levado para a cadeia pública

Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficará à disposição da Justiça.

Mais 3 fugitivos do Compaj são recapturados pela Polícia Eliezio Bruno Pacheco dos Santos, 31, e Daniel Augusto Siqueira, 24, fugitivos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), desde o último sábado (2), foram recapturados por meio de ação conjunta deflagrada por policiais do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os dois homens foram presos na Rua Presidente Figueiredo, bairro Riacho Doce 2, Zona Norte da cidade, após denúncia anônima. Eles foram encaminhados para a cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa e dentro de 15 dias serão conduzidos novamente ao Compaj. Por volta de 13hs deste domingo os tiras da 8ª Cicom recapturaram Valde Jeferson Diniz

da Silveira, 33 anos, depois de denúncia anônima para 190, informando que o foragido estava na Rua da Paz Beco, do Comércio em uma casa verde n°24, Bairro Compensa 3, onde foi feito cerco por tiras da 8ª Cicom que conseguiram deter o foragido.


Maskate

maskate.com.br

Manaus, 12 de Março de 2013

|13|

CAPANGA MORRE PORQUE DEIXOU FUGIR O QUE SERIA MORTO O lavador de carros Maycon Gomes Rodrigues, 21, que estava meio sumidão foi encontrado enterrado em um terreno fuleiro na Rua 1, no Conjunto Novo Milênio, na Cidade Nova, 1, Zona Norte, já um pouco apodrecido, porque tinha sido morto na quarta-feira. O bichinh o tinha sido morto com um balacinho na cabeça, proporcionado pelos seus próprios amigos, com quem ele tanto gostava de andar. Maycon não era muito adepto as leis, das regras, da escola e toda a chatice do mundo. O que ele se amarrava mesmo era em informalidade, drogas e submundo do tráfico. Isso era com ele mesmo. O resultado dessa sintonia com a galera do crime foi essa daí. A história de sua morte também é bastante interessante. Tudo começou quando seu amigão, Chico, resolveu se bandear e abandonar a moçada do tráfico em detrimento de outra e ainda por cima dando pino. O pessoal se reuniu e pegou o Chico para massacrar. Maycon estava no meio e só depois de dar muita porrada em Chico foi que perceberam que ninguém tinha trazido um revólver. Então, o líder do bando, pediu encarecidamente que Maycon segurasse o Chico até que eles voltassem com o revólver para matar o Chico. Maycon ficou lá segurando o cabra, mas coração mole que era, começou a cair no papo de Chico, que chorava, implorava e fazia várias promessas de gratidão para Maycon. Comovido, ele deixou Chi-

O AUGE DA FESTA

co ir e ficou pensando na desculpa que iria jogar para a galera. Quando o pessoal voltou sedento por sangue, Maycon quis contar toda a sua história mirabolante para contar que Chico havia fugido. Irritado, o líder do bando mirou e deu-lhe. Matou Maycon para que os demais aprendessem que ele não era otário de ser enrolado por ninguém. A mensagem foi compreendida e todos se uniram para cavar a cova do miguxo. Chico ficou vendo a cena es-

condido e agradeceu demais que Maycon tenha invertido a ordem ido no lugar dele. Feliz, Chico fugiu e não pisará na área tão cedo. Ontem pela manhã, a mãe de maycon, a cozinheira Maria José Gomes, 45, reconheceu o corpo e ouviu os relatos da vizinhança contando essa fantástica história. O corpo dele foi enterrado próximo de um buritizeiro. O crime vai ser investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

BRIGUINHA DE FAMÍLIA O auxiliar de injeção plástica Raimundo Aldenei Dias Cabral, 49, foi preso na Avenida Margarita, no Cidade de Deus, estava totalmente insano e morrendo de vontade de matar o seu enteado de 16 anos, a facadas. Ele não queria nem saber e se Deus tivesse permitido ele mandaria a alma do jovem por sedex para o Céu, sem se importar com as consequências. A raiva de Raimundo começou porque o menino não queria deixar ele espancar a mãe dele. A bronca aconteceu na rua Graça de Deus, também, no Cidade de Deus. Raimundo só não matou o guri, porque no momento em que tentou penetrar a faca entre as costelas dele, levou uma martelada no crânio, desferida pela esposa, que havia pego umas porradas e estava assistindo a toda cena. Machucado, ele tentou fugir, mas a manduquinha o pegou na esquina e o jogou no xilindró do 13º DIP, onde está refletindo sobre sua vacilação.

Uma animada e descontraída festinha entre família acabou de uma forma bizarra, na noite de ontem, no bairro de Santa Inês, zona Sul, quando o vendedor autônomo Raylson Silveira Soares, 45, já emputecido com as papagaidas do irmão, resolveu ir para porrada e acabou pegando uma gogozada de garrafa quebrada no pescoço. O irmão é Ricardo Silveira Soares, 31, que só vive drogado e sempre quer estragar os encontros familiares. Ele achou de querer tirar graça com os convidados e pedir dinheiro para todo mundo. Raylson foi tentar expulsar o mala-sem-alça do local e rolou um stress ainda maior. Ricardo aplicou a gogozada e a festa acabou. Raylson foi levado ao pronto-socorro João Lúcio e seu estado não é muito animador. Ricardo foi preso.

BAFINHO QUEBRA CLIMA

Cheio de amor para dar, o desocupado José Fernando Gomes de Lima, 38, chegou em casa louco para praticar um amorzinho selvagem, mas estava com um bafinho de cana muito ostensivo e sua amada teve que dispensá-lo. Revoltado com a patifaria da amada, ele se sentiu obrigado a espancá-la brutalmente para que esse tipo de situação não volte a acontecer. Maria Auxiliadora dos Santos Pereira, 32, apanhou só com murro na cara para ficar marcada mesmo. O fato aconteceu no fantástico bairro Tancredo Neves, na zona Leste. Maria ainda tentou voltar atrás, dizendo que dava para rolar ainda o amor gostoso, mas José já estava se divertindo com o espancamento e não quis parar. Ela foi bater no João Lúcio. Ele fugiu.

MULTIMARCAS

3215-2050 Av. Castelo Branco nº 102 - Cachoeirinha


maskate.com.br

|14| Maskate

Manaus, 12 de Março de 2013

TABLÓIDE

Russas tomam banho de sol na neve

Evento de nudismo proibido de usar termo olímpico

Apesar do frio, russas foram fotografadas tomando banho de sol encostadas na parede da fortaleza de São Pedro e São Paulo em São Petersburgo, na Rússia, no domingo (10).

redacao@maskate.com.br

Homem é flagrado transportando sofá em moto

Um motociclista foi flagrado no domingo (10) transportando um sofá em uma moto em uma estrada perto de Nairóbi, capital do Quênia. A cena foi registrada pelo fotógrafo Marko Djurica.

Esquilo se equilibra para roubar comida pássaros

Um evento de nudismo que usava um termo “olímpico” recebeu uma carta de advertência do Comitê Olímpico Australiano (AOC, na sigla em inglês). Segundo o comitê, o “Maslin Beach Nude Olympics” deve procurar outro nome, segundo a imprensa

local. A organizadora do evento, Debbie Pillar, considerou a proibição uma “reação exagerada”. “Nós não ganhamos dinheiro com o nome”, argumentou. O Maslin Beach Nude Olympics usa este nome desde 1983. O evento

foi cancelado durante cinco anos por falta de patrocínio, mas voltou a ser realizado em janeiro deste ano. O australiano Keith Goslin, que visitou o local com sua esposa, Kate, criticou a proibição. “Isso é uma bobagem”, afirmou ele.

Torcedores assistem a jogo na Suíça em hidromassagem Cena ocorreu em jogo entre Grasshopper e St. Gallen. Dupla curtiu banheira de hidromassagem enquanto tomava cerveja. Dois torcedores do clube Grasshopper assistiram a um jogo de sua equipe contra o FC St. Gallen, no sábado (9), em Zurique (Suíça), em uma banheira de hidromassagem

Corrida de avestruzes é marcada por queda Um esquilo foi flagrado no domingo (10) se equilibrando enquanto roubava comida de um alimentador de pássaros em Bargteheide, na Alemanha.

Uma corrida de avestruzes realizada no domingo (10) em Chandler, no estado do Arizona (EUA), foi protagonizada por uma queda espetacular de um dos competidores. O americano Dustin Murley caiu de sua montaria e foi “atropelado” pela ave.


Maskate

maskate.com.br

CURIOSIDADES

|15|

Manaus, 12 de Março de 2013

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Ilustrações macabras de livros infantis

Amarrado - Estar amarrada(o): obstáculos. Amarrar alguém: embaraço e perda de dinheiro. Sorte: cobra.

PIADAS Lar para idosos Dois velhinhos conversando: - Você prefere sexo ou Natal? - Sexo, claro! Natal tem todo ano, enjoa. Quero Fazer Pipi - Mamãe, quero fazer pipi – diz o garotinho - Vamos filhinho! Mamãe ajuda. - Não, prefiro a vovó. A mão dela treme… Prisioneiro Uma vez um prisioneiro escapou do Carandiru, depois de 15 anos enclausurado naquela prisão horrenda. Durante sua fuga ele encontrou uma casa, arrombou e entrou. Ele deu de cara com um jovem casal paulistano que estava na cama. Ele então arrancou o cara da cama, o amarrou numa cadeira depois amarrou a mulher na cama, e quando ele estava em cima dela, ele a beijou na nuca, se levantou e foi ao banheiro. Enquanto ele estava lá, o marido falou para sua mulher: - Ouça, esse cara é um prisioneiro, olhe suas roupas! Ele provavelmente passou muito tempo na prisão e há anos não vê uma mulher. Se ele quiser sexo, não resista, não reclame, apenas faça o que ele mandar, dê prazer a ele. Esse cara deve ser perigoso, se ele se zangar ele nos mata. Seja forte amor,eu te amo! E a mulher respondeu: - Estou feliz que você pense assim. Com certeza ele não vê uma mulher há anos, mas ele não estava beijando minha nuca. Ele estava cochichando em meus ouvidos. Ele me falou que te achou muito sexy e perguntou se temos vaselina no banheiro. Seja forte, amor. Eu também te amo… Mole e duro Um bêbado entra no prédio e vai no rumo do elevador quando ele vai entrando tropeça e cai encima de uma velha e mete o cotovelo nos peitos dela ele olha pra ela e pede desculpa e fala seu peito e mole e eu morro no 305.. A velha responde se seu pinto for duro igual seu cotovelo eu moro no308. Natal X Sexo Conversa entre dois velhinhos: - Do que você gosta mais, de Natal ou de sexo? - De sexo, é claro! Que pergunta mais besta! Natal tem todo ano, enjoa!

RECEITA

TORTA DE REQUEIJÃO

Ingredientes Massa 1 ovo 200 g de farinha de trigo 50 g de açúcar 100 g de margarina Recheio 4 ovos 200 g de açúcar 50 g de farinha de trigo 300 ml de leite 250 g de requeijão Raspas de limão Modo de preparo Misture a margarina com açúcar, ovo e farinha até ficar uma massa bem lisa. Modele uma forma aro nº 25 (fundo removível) nas laterais e no fundo. Recheio Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos até formar uma massa lisa e acrescente as raspas de limão. Despeje o recheio na forma já com a massa aplicada e asse no forno médio (150ºC) por 30 minutos. Sirva em seguida. Sugestão de Cobertura: Doce de frutas, preferencialmente de frutas vermelhas ou goiabada, raspas de chocolate ou achocolatado em pó. Rendimento: 12 porções

Horóscopo do Dia Áries A cada dia que passa você se sente mais aliviado e descarregado. A liberação das pressões do período anterior lhe traz a sensação de estar quite com o que passou. Com a Lua nova, é tempo de plantar novas sementes e intenções.

Leão Procure aquietar-se para ouvir sua intuição. Lua nova de Peixes traz tempo de novos inícios. Invista em projetos com ideais mais elevados; cultive a fé e a crença de que somos todos capazes de grandes feitos.

Sagitário A Lua nova de Peixes o convida a elevar seus sentimentos, a cultivar o equilíbrio emocional. Esta será a base para o sucesso em seus projetos profissionais. Continuam em alta as questões familiares, os assuntos ligados ao lar.

Touro Período fértil, ideal para semear novas ideias. A Lua nova de Peixes é a última do ano astrológico. Tempo de cultivar ideais elevados, de projetar o melhor para si e para o mundo.

Virgem Considere este momento como ponto de partida. Um assunto, uma pauta, uma ideia ou pelo menos uma intenção deve ser colocada agora. Cultive suas habilidades sociais, reveja o valor que dá a cada pessoa querida.

Capricórnio Lua nova em Áries, boa para novas iniciativas. Tempo de arregaçar as mangas, agir, produzir. Os projetos que já foram amadurecidos terão caminho livre para seguir agora.

Libra Lua e Vênus o convidam a caprichar e inovar no visual, seu poder de atração está em evidência. Relacionamentos iniciados agora serão estimulantes. Mas para se estabilizarem, devem estar baseados na observação.

Aquário Muitas novidades em pauta. O destaque continua nos assuntos financeiros: é hora de organizar-se, revisar gastos e ganhos, pensar em formas criativas de ampliar seus lucros.

Gêmeos Todas as possibilidades estão presentes. Procure zerar os assuntos da última lunação para que possa mudar de assunto. É como se estivesse inaugurando uma nova agenda. Câncer É tempo de plantar as intenções para este novo ciclo lunar. A Lua nova de Peixes o convida a investir em assuntos elevados e transcendentais. O que tem feito para progredir espiritualmente? Compaixão, tolerância e perdão são as palavras de ordem.

Escorpião Uma sensação de renovação lhe invade. Com a Lua nova de Peixes, intuição e sensibilidade estão em alta. Dê asas à imaginação! Também procure analisar tudo o que dificulta sua forma de se relacionar.

Peixes Com a Lua nova em seu signo, tudo o que traz um ar de renovação fica favorecido. É hora de lançar sementes para a concretização de seus sonhos, dar início a todos os projetos e assuntos que estavam germinando.


maskate.com.br

|16| Maskate

Vereadoras também homenageram a Aparecida

Colunista: Cleomir Santos redacao@maskate.com.br

Homenagem a Mocidade Independente de Aparecida na CMM

CLICK CLEOMIR

Manaus, 12 de Março de 2013

Presidente da CMM Bosco Saraiva com o presidente da Aparecida Luiz Pacheco e o vereador Arlindo Junior receberam homenagem

Programa Alimentar para as escolas da Semed Manaus com empenho tal do sec. Pauderney Avelino

Aniversário da agremiação Boi Bumbá Brilhante

DESTAQUES EM FOCO

•Villa Mix promovida pela Fábrica de Eventos levou milhares de pessoas ao Sambódromo. O público amazonense foi ao delírio com os hits de Israel Novaes, Gusttavo Lima, a dupla Jorge & Mateus e Humberto e Ronaldo. •Gravação do DVD do Boi Garantido dia 16 de março sábado no Sambódromo vai tremer o chão e encantar a galera rubra, afirmaram os presidentes Telo Pinto do boi Garantido e Rivaldo Pereira do MAG. Pela primeira vez Manaus vai assistir este grandioso evento com todos os artistas, dançarinos e itens do boi, é um evento inédito. •Gravação do DVD do Boi Caprichoso comemora os 100 anos no curral Zca Xibelão e contou com cerca de sete mil brincantes. Agora a disputa também acontece entre o Garantido onde os torcedores prometem avaliar o melhor DVD. A guerra começou antes do festival, viva a cultura e os bois de Parintins. •Programa Sintonia em Sincronia na rádio Voxifm 87,9 é destaque aos domingos no horário de 18 as 20hs.

PARA REFLETIR

“O segredo da felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo e nunca se esquecer da sua missão ou do seu objetivo.”

Equipe do programa Click Cidade na parceria do sucesso com o jornal Maskate

Noivado do casal Lauro Rocha Andrea Corrêa

Edição 2226  

Edição 2226