Page 1

Jorge Teixeira pede socorro Todas as etapas do bairro estão abandonadas

ANO 15 - Nº 2.221 - MANAUS/AM -05/03/2013 - www.maskate.com.br

Ele se defendeu atacando a antiga administração do Detran

Lei Seca vale até para bicicleta que tiver motorista embriagado

LELECO PÕE QUENTE NOS MOTORISTAS BIRITEIROS

Descoberta cura da AIDS Casa Vhida comemora primeiro gol contra a doença

Na lente do Cleomir

Cerca de 20 mil vagas para próxima década

Denise nega ser funkeira

INVASORES

Esportes de gringo em Manaus

Djidja Cardoso

Grafiteiros recebem treinamento

Potássio gerará empregos

Compaj vira Casa da Mãe Joana


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 05 de março de 2013

VISITANTE ILUSTRE

...um risco é Francisco

Melo, que deu entrevista a um jornal local no domingo passado dizendo ter um carinho pelo PRP, ao que tudo indica vai ter que tomar o caminho da antiga legenda. Se pretendia articular uma “pernada” em Braga comparecendo à convenção do PMDB, se deu mal. Braga é hoje o queridinho do partido. Conseguiu dobrar os caciques José Sarney, Renan Calheiros e Michel Temer e virou parceiro deles nas articulações nacionais.

Pacotaço de obras

O município de Novo Airão receberá um pacote de obras do Governo do Amazonas, que começará nesta terça-feira (5) com uma operação tapa-buraco. O pacote inclui conclusão das obras do hospital da cidade, o asfaltamento da estrada vicinal da comunidade do Membeca e a construção da orla do município, entre outras intervenções. Foram anunciadas, ainda, a inauguração de uma escola de tempo integral e a entrega de 340 casas populares.

Ronda no interior

Os municípios de Iranduba e Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus, serão os primeiros do interior a ter a cobertura do Ronda no Bairro. Em Iranduba, que está se preparando para receber o projeto piloto do programa, o Governo do Estado acaba de formar 60 policiais e já está em andamento uma segunda turma de policiais civis e militares que irão receber treinamento dentro da filosofia do programa.

Por etapas

Segundo informações do secretário executivo do Ronda no Bairro, tenente-coronel Amadeu Soares, o programa será implantado por etapas. “Faremos o piloto em Iranduba e depois expandiremos para Manacapuru, para, em seguida, partimos a Coari, Tefé e Tabatinga, no Solimões, e assim sucessivamente”, declarou o secretário.

Cotadíssimo

O jornal italiano “La Stampa” afirmou que cresce a cotação do cardeal brasileiro dom Odilo Scherer para se tornar o novo Papa, sucedendo ao agora Papa Emérito Bento XVI. A articulação incluiria eleger um secretário de Estado do Vaticano italiano, ou argentino de origem italiana no conclave de cardeais que deve ocorrer nos próximos dias, após a renúncia de Bento XVI, formalizada na última quinta-feira (28).

NINGUÉM MERECE! • O Parque Santa Etelvina está às morcas. A sreclamações dos moradores dão conta que aquela comunidade está isolada e foi abandonada pela Prefeitura da cidade. • Diariamente, centenas de crianças, idosos e população em geral do Parque Santa Etelvina têm atravessado à pé um enorme lamaçal, apesar das inúmeras reclamações feitas à Secretaria Municipal de Infraestrutura e que até agora não tiveram qualquer efeito prático. • Na mesma área, a escola João Goulart não está funcionando desde o ano passado devido a falta de uma bomba de água que segundo o vereador Bibiano já foi reparada duas vezes pela própria comunidade, inclusive o próprio Posto de Saúde passou a fornecer água à escola, mas agora está também sendo afetada no seu funcionamento.

redacao@maskate.com.br

Na convenção nacional do PMDB, no final de semana que passou,em Brasília, o clima entre o senador Eduardo Braga e o vice-governador José Melo não foi dos melhores. Os dois mal se cumprimentaram. O PMDB, entretanto, mostrou quem é seu preferido no Amazonas. Na hora dos discursos, apenas Eduardo Braga foi contemplado. O deputado Marcos Rotta e o vereador Marcel Alexandre, os outros dois delegados amazonenses, ficaram o tempo todo na cola do senador.

FALA SÉRIO!

Pra quem sabe ler...

Superintendente do Trabalho faz visita de cortesia ao Maskate - O superintendente regional do Trabalho e Emprego no Amazonas, Dermilson Chagas, fez uma visita de cortesia à sede do Maskate, esta manhã de segunda-Feira. Ele foi recebido pelo diretor-presidente do jornal, Miguel Mourão. Na ocasião, Dermilson falou sobre o desconhecimento, por parte do trabalhador, de seus direitos. Ele disse que luta para que o trabalhador seja mais informado, no que depende do apoio dos veículos de comunicação para esse esclarecimento.

O dia 05 de março na História descobrirem terras desconhecidas. 1279 - A Ordem Livoniana é derrotada na Batalha de Aizkraukle pelo Grão-Ducado da Lituânia.

363 – O imperador romano Juliano parte de Antioquia com um exército de 90 000 homens para atacar o Império Sassânida, em uma campanha que ocasionaria a sua própria morte. 1496 – O rei inglês Henrique VII emite carta-patente a John Cabot e a seus filhos, autorizando-os a

1830 – Circula o primeiro exemplar do Jornal Matutina Meiapontense, em Meia Ponte (Atual Pirenópolis, Goiás). Este é o Primeiro Jornal do Centro-Norte brasileiro. 1836 – Samuel Colt produz o primeiro modelo de revólver (calibre 34).

glês Spitfire. 1940 – Membros do politburo soviético assinam uma ordem para a execução de 25 700 pessoas da inteligência polonesa, incluindo 14 700 prisioneiros de guerra poloneses, conhecido também por Massacre de Katyn. 1974 – Guerra do Yom Kippur: forças israelenses se retiram da margem ocidental do Canal de Suez.

1860 – Parma, Toscana, Módena e Romanha aceitam em referendo se unir ao Reino da Sardenha. 1936 – Primeiro voo do caça in-

Santo do Dia - São João José da Cruz Nasceu na ilha de Ischia com o nome de Carlos Caetano Calosirto, aos 15 de agosto de 1654, na cidade de Ponte, Itália, filho do nobre José e de Laura. Recebeu os ensinamentos básicos e os alicerces religiosos frequentando os colégios dos padres agostinianos, na própria ilha. Aos quinze anos optou pela

vida religiosa pela grande vocação que sentia, ingressando na Ordem dos Franciscanos descalços da Reforma de São Pedro de Alcântara, conhecidos também como alcantarinos, pela austeridade das Regras dessa comunidade, dependentes do convento de Santa Lucia, em Nápolis. Tomou o nome de João José da Cruz e fez o noviciado sob a

orientação monástica do padre José Robles. Em 1671 foi enviando com mais onze sacerdotes, dos quais ele era o mais jovem, para o Piedimonte d’Alife para construírem um convento. Diante das dificuldades encontradas no local não hesitou em juntar as pedras com suas próprias mãos, depois usando cal, madeira e um enxadão fez os alicerces.

Versículo do Dia Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.Êxodo 33:14 Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.Hebreus 4:9 Ótimo - Reserva de potássio no Amazonas prevê 20 mil empregos na próxima década. Exploração de potássio em Autazes começa, até 2018, com projeto Potássio Amazonas. Bom - Município de Novo Airão ganhará orla e escola integral. Pacote de obras prevê a entrega de 340 casas populares e recuperação de estradas. Péssimo - Preço da gasolina no Amazonas pode passar de R$ 3 a partir de 1º de abril. Repasse da alíquota do ICMS pode refletir em novo aumento dos combustíveis. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Coord. de redes sociais: |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020.000-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Maskate

Leleco põe fervendo na Lei Seca em Manaus

Manaus, 05 de março de 2013

|03|

q Diretor do Detran rebate acusações e vai pra cima do caos instalado Nos microfones das rádios locais, o novo diretor do Detran-AM, o ex-vereador Leonel Feitoza, se defendeu, sem muito argumentos - “nem pick-up eu tenho” - das acusações de irregularidades que sujam seu prontuário no órgão de trânsito. Carteira vencida e já regularizada, transporte irregular de passageiros, pontos excessivos na carteira, incluindo faltas graves como passar no sinal vermelho, são algumas das travessuras de que procurou se defender. “Só tenho dois carros em meu nome, incluindo a BMW da minha mulher”, justificou-se, sem perder a chance de se promover. Dizendo que uma perua era dirigida por um motorista que levava seus filhos na escola e que lhe deu “muitos problemas”. Com certeza, deveria usar a carteira do Leleco para registrar os tais pontos, tadinho! E pra explicar a “injustiça” das acusações disse que a intriga partiu dos

Chama as testemunhas!

servidores afastados, revoltados com a perda das mamatas que usufruíam na direção do órgão. Acusou mas não decli-

nou o nome da “doutora” Mônica Melo. Noblesse oblige, Leleco! A seu favor, consta desde já, que está arregaçan-

do no cumprimento da Lei Seca, obrigando as delegacias a reservar vagas para abrigar biriteiros.

O diretor presidente do Detran-AM também anunciou que vai buscar a parceria da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Am) para que um representante da Comissão de Direitos Humanos da entidade possa participar das operações de fiscalização, com o ob-

jetivo de dar transparências ao trabalho realizado pelos agentes. Leleco poderia, também, sugerir a expulsão de policiais que forem flagrados cobrando propina. É importante, também, convocar outros organismos da sociedade para acompanhar as operações.

Rapaziada embriagada

Manda quem pode...

...obedece quem tem juízo É que por determinação do governador Omar Aziz, Leleco resolveu intensificar as operações de fiscalização ao cumprimento da Lei Seca. A partir de agora, prometeu, as blitzen também serão realizadas durante a semana, e, nos finais de semana, o trabalho será ampliado com um número maior de agentes nas ruas.

Serão montadas, ao menos, uma barreira fixa em cada uma das zonas da cidade. Pelo visto, Leleco não é do ramo, já que a barreira fixa vai apenas obrigar os biriteiros da direção a adotar novos caminhos. De qualquer forma, Leleco vai ter toda a guarida jornalística se começar a colocar ordem no galinheiro da manguaça.

Entre sexta-feira, dia 1° de março, e sábado, dia 2, foram apreendidos 117 veículos e 35 motoristas foram reprovados no teste do bafômetro, sendo que seis condutores foram flagranteados porque apresentavam um volume de álcool no organismo superior a 0,34 mililitros. Os dados das operações realizadas no domingo, dia 3, serão divulgados na segunda-feira, dia 4. “A

Fiscalização implacável

Em sua estreia nas operações de fiscalização de trânsito,

o novo titular do Detran-AM, contou com importantes par-

cerias da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, e também de alunos oficial e policiais das Companhias Interativas Comunitárias (Cicom), que reforçaram o efetivo do órgão. Segundo Leonel Feitosa, a partir de agora, a parceria com as policiais civil e Militar será ampliada. Ele revelou que em todas as operações haverá um delegado e um escrivão para que os flagrantes de crimes de trânsito sejam lavrados no próprio local da ocorrência, ao contrário de hoje que a pessoa flagrada dirigindo sob efeito de bebida alcoólica precisa ser levada à delegacia para que seja lavrado o flagrante.

ordem do governador Omar Aziz é preservar vidas e, assim será feito. Além das ações de fiscalização, de repressão aos crimes e irregularidades no trânsito, vamos intensificar também as ações de educação e conscientização”, afirmou o diretor presidente do Detran-AM, Leonel Feitosa, que acompanhou pessoalmente as operações realizadas no fim de semana.

Com essa estreia, e a pressa em desfazer as primeiras incoerências de sua ficha funcional de motorista, Leleco disse que ficou impressionado com a quantidade de jovens que dirigem sob efeito de bebida alcoólica. Segundo Feitosa, nas blitzen real-

izadas no fim de semana, mais de 80% das pessoas flagradas nos testes de alcoolemia eram jovens entre 18 e 30 anos. A partir desta constatação, Feitosa revelou que vai desenvolver campanhas educativas voltadas para esse segmento de condutores.


maskate.com.br

|04| Maskate

O Brasil importa atualmente mais 91% de todo o potássio que consome – um dos ingredientes do fertilizante agrícola (NPK). Esse cenário, no entanto, deve mudar logo em breve. Isso porque o Amazonas detém a maior reserva do País, com depósitos que ultrapassam a marca de um bilhão de toneladas.

Os depósitos de potássio do Amazonas estão localizados a cerca de mil metros de profundidade e pode ser um dos maiores do mundo. Em Autazes, as reservas estão posicionadas a apenas 850 metros de profundidade, e apresentam teores de potássio superiores a 40%, enquanto os já conhecidos variam entre 18% a 30%.

Mina com produção elevada

redacao@maskate.com.br

É a maior do Brasil

POLÍTICA

Manaus, 05 de março de 2013

Reserva de potássio gerará 20 mil empregos qExploração de potássio em Autazes começa, até 2018, com projeto Potássio Amazonas. Investimento é estimado em R$ 5 bilhões e será a salvação da lavoura amazonense A mais recente jazida de potássio descoberta no Amazonas, na cidade de Autazes (a 161 quilômetros de Manaus), promete ser a “salvação” brasileira para autossuficiência do produto pelo próximo século, possibilitando até exportação. A exploração da nova reserva começa até 2018 e vai gerar 20 mil empregos em uma década, como informou o titular da Secretaria Estadual de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (SEMGRH), Daniel Nava. Até o momento, as reservas Fazendinha, no município de Nova Olinda do Norte, e Arari, em Itacoatiara - ambas no interior do Amazonas - somam aproximadamente 400 milhões de toneladas e são de responsabilidade da Petrobras. Enquanto a jazida

em Autazes, que tem profundidade de 650 metros e foi descoberta em 2009, são ainda maiores, segundo Nava. A exploração de potássio em Autazes tem previsão para começar, até 2018, com o projeto Potássio Amazonas, cujo custo estimado está em R$ 5

bilhões. O valor a ser investido na cidade é motivo de comemoração para o prefeito da cidade, Wanderlan Sampaio. ”Iremos lucrar muito. Não só com a receita do município, mas com a possibilidade de trazer oportunidades para nossa gente”, completou.

Importação muito elevada

Atualmente, Sergipe é o único Estado do país que explora potássio, com produção de 650 mil toneladas por ano, com atividades previstas para mais oito anos. Já para o Amazonas, a previsão é de uma capacidade da reserva é de cerca de 300 milhões de toneladas de sais de potássio anuais. A Empresa Potássio

do Brasil já investiu nos projetos de Autazes e Itapiranga mais de 150 milhões de dólares desde 2009. Se confirmadas as novas reservas, a companhia estima trabalhar com o desenvolvimento de uma mina que produza anualmente 2 milhões de toneladas de potássio, com investimentos que podem alcançar 4,5 bilhões de dólares.

O Brasil importa, atualmente, cerca de 92% do potássio que utiliza. A participação brasileira resume-se às reservas de Sergipe, cuja mina tem vida útil até 2019 e que contribui com 8% das necessidades do país. Além desse “estoque” nacional, o potássio usado no País vem do Canadá, Rússia, Alemanha e de Israel, sendo matéria-prima es-

sencial para a produção de fertilizantes agrícolas. Para Nava, o potássio amazonense é elemento estratégico para a nação. “O Brasil, como grande produtor de alimentos e biocombustível, é dependente de fertilizantes, já que os dois sistemas produtivos exigem que se tenha uma boa produtividade por hectare”. A capacidade da

jazida de Autazes foi calculada, mas ainda será divulgada pela presidente Dilma Rousseff. “A nova jazida tem potencial para atender às necessidades brasileiras por mais de 100 anos. Isso representa um século de independência para que possamos produzir alimentos e biocombustíveis sem participação estrangeira”, garantiu Nava.

Exportação vai aumentar Além de atender a demanda interna, há planos para que o potássio amazonense atravesse fronteiras internacionais, concorrendo diretamente com o maior produtor do mundo: o Canadá. Para exportar ao Estados Unidos o potássio canadense faz uma rota longa e cara. “Para chegar à região sul dos Estados Unidos, o minério

viaja 1.500 quilômetros por ferrovia até o Oceano Pacífico. De lá, contorna o país, passa pelo Canal do Panamá, e finalmente chega. Nosso produto atenderá a eles com mais facilidade. Nosso custo e nossa operacionalidade são excepcionalmente mais competitivos que outras reservas do mundo”, explicou o titular da Secretaria Estadual de Mineração, Geodiversidade

e Recursos Hídricos. O fertilizante NPK – composto por nitrogênio, fósforo e potássio – também será produzido no Amazonas. A fabricação de NPK necessita de nitrogênio, elemento abundante no nosso gás natural, e de fosfato, disponível no sul do Estado. “Talvez sejamos o único Estado do Brasil com esses três ingredientes”, especulou Nava.

Impacto ambiental zero Ambientalmente, a exploração de potássio é vista como sustentável e limpa. O titular da SEMGRH garante que o impacto é mínimo. “A extração do minério não é feita em mina à céu aberto. Associou-se mineração com degradação ambiental por conta dos garimpos. As minas de potássio, por serem subterrâneas, são adequadas à sustentabilidade que queremos manter”, garantiu. O prefeito de Autazes ressaltou que o modelo de exploração subterrânea adotado é aprovado internacionalmente. “A extração será feita do modo que é realizado

no Canadá e na Rússia. O impacto na superfície se resume à construção de elevadores para a retirada do minério do subsolo”. Sobre os resultados do processo de exploração, o prefeito

é enfático. “Que não seja uma riqueza que vá produzir efeitos somente aos grandes centros do agronegócio. Não quero nosso povo vivendo em cima de uma riqueza e que não usufrua dela”.


maskate.com.br

Maskate

Cientistas confirmam a cura de Aids em criança qNotícia sacode a Casa Vhida e a esperança renasce

Manaus, 05 de março de 2013

|05|

Surpresa e certeza O desaparecimento do HIV sem tratamento permanente é algo extremamente raro, e observado apenas em 0,5% dos adultos infectados, cujo sistema imunitário impede a reprodução do vírus e o conver-

A notícia é uma luz de esperança que percorre todo o planeta e é lida como a chegada de um novo tempo na luta contra a morte e a dor do HIV. Uma equipe de virologistas dos Estados Unidos anunciou neste domingo (3) o primeiro caso de cura funcional da Aids, envolvendo um menino que nasceu com o HIV transmitido pela mãe. Não se trata de uma erradicação do vírus, mas sua presença é tão débil que o sistema imunitário do organismo está em condições de controlá-lo sem qualquer tratamento antiretroviral, explicaram os pesquisadores.

te em clinicamente indetectável. Os tratamentos anti-retrovirais em mães portadoras do HIV durante a gestação impedem a transmissão do vírus para a criança em 98% dos casos, destacam os especialistas.

Festa na Casa Vhida

Caso excepcional A única cura total da Aids oficialmente reconhecida ocorreu com o americano Timothy Brown, conhecido como o paciente de Berlim, declarado livre do HIV após realizar um transplante de medula óssea de um doador que apresentava uma mutação genética rara que impede o vírus de penetrar na células. O transplante visava salvar Brown de uma leucemia e, como se diz na linguagem popular, atirou no que viu e acertou no que estava escondido.

Tratamento precoce O menino em questão, que mantém o HIV sob controle, recebeu anti-retrovirais menos de 30 horas após seu nascimento. Durante a gestação, a mãe não foi tratada contra a Aids. O tratamento precoce explica sua

cura funcional, ao bloquear a formação de reservas de vírus dificilmente tratáveis, assinalaram os pesquisadores na 20ª Conferência Anual sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), realizada neste final de

semana em Atlanta, Geórgia. Estas células contaminadas “adormecidas” relançam a infecção na maior parte das pessoas soropostivas semanas após a suspensão do tratamento com anti-retrovirais.

Promessas e expectativas

“A realização de uma terapia anti-retroviral muito cedo nos recém-nascidos pode permitir uma longa remissão sem

anti-retrovirais, ao impedir a formação destas reservas virais ocultas”, destaca a doutora Deborah Persaud, do Centro

de Crianças do Hospital Universitário Johns Hopkins de Baltimore (Maryland), principal autora do estudo. As análises mostraram uma redução progressiva da presença viral no sangue dos recém-nascidos, até o vírus se fazer indetectável no 29º dia de tratamento. O menino foi tratado com anti-retrovirais até seus 18 meses de idade, quando o tratamento foi suspenso. Dez meses depois, os exames não detectaram qualquer presença do HIV no sangue.

A notícia chegou com força e energia especial na Casa Vhida, como é conhecida a Associação de Apoio à Criança com HIV (AACH), que atende hoje a mais de 700 crianças e adolescentes – entre bebês expostos ao risco de infecção, pacientes vivendo com HIV e irmãos –, com sede no Dom Pedro. A Casa

Vhida foi fundada em 17 de dezembro de 1999 por um grupo de profissionais da área da saúde envolvidos no atendimento de crianças portadoras do HIV no Instituto de Medicina Tropical do Amazonas, e que mobiliza muita gente que cultiva o sentimento da solidariedade e da cumplicidade com os que sofrem.


maskate.com.br

|06| Maskate

Moradores desesperados Um grupo de membros da comunidade quer ver toda essa gente vivendo dias melhores e quem aos poucos está tomando a frente dessas reivindicações, são os moradores Francisco Eli Rocha e Carles Waldemar Coelho dos Santos. Eles começaram a reivindicar melhorias de saneamento básico, construção de postos de saúde, mais escolas e até a criação de Centro Social numa imensa área que está desabitada e ociosa na Rua 13 de outubro, entre

outras necessidades mais urgentes. Uma parte desse terreno já foi doado pela Prefeitura para o Serviço Social do Comércio (Sesc) que construiu uma quadra poliesportiva contribui com um pouco do lazer dos moradores. A quadra corresponde apenas 30% da área reclamada pela comunidade para a construção do Centro Social e se possível um campo de futebol que a vontade de jovens e adultos.

redacao@maskate.com.br

Mulher fica sem saúde e casa

AMAZONAS

Manaus, 05 de março de 2013

Segundo explicam os moradores, Francisco Eli e Carles Waldemar, o que realmente dá pena e angustia a todos, é quando se deparam com um imenso prédio que é patrimônio da Prefeitura de Manaus, possuindo para se ter uma ideia do descaso 21 salas. Ali já funcionou a Casa de Saúde da Mulher que também atendia até crianças e adolescentes, com médicos, enfermeiros e assistentes sociais cuidando das moradoras sem precisar sair do bairro. A realidade agora é outra e bastante cruel, dizem eles à reportagem, porque faz três anos que a Casa de Saúde da Mulher foi desativada e o pré-

dio agora está todo depredado e sem qualquer utilidade. Quem entra no prédio onde antes todas as mulheres do Jorge Teixeira recebiam atendimento digno e cuidavam da saúde de forma respeitosa, agora só vê salas sem portas, janelas com vidros quebrados, instalações elétricas e hidráulicas destruídas, uma ruína enfim. Se dependesse da vontade de Francisco Eli, de Carles e de toda a comunidade do Jorge Teixeira 4, o prédio que faz frente com a rua 7 de Setembro, seria reformado e no mínimo, seria reativado para passar a ser uma das unidades médicas do Serviço de Pronto Atendimento (SPA).

Apresentação GH 2007 1993

1997

Informatiza Somos GH Assessoria em Software Ltda, já trabalhamos com

Escritório Compartilhado

Assessoria e Consultoria em Tecnologia há alguns anos. Principalmente com desenvolvimento de programas para computadores. Porém nosso portifólio compreende Gestão Eletrônica de Documentos, Rastreamento de Veículos, Gráfica Rápida e Escritório Compartilhado.

Coworking Origens

O escritório compartilhado é conhecido como "Coworking". Esta proposta de compartilhar o espaço do escritório com pessoas diferentes, de empresas diferentes é nova, foi criada em 1999 por Bernie DeKoven nos Estados Unidos. Más foi Brad Neuberg criou o “Hat Factory”, um espaço de coworking baseado em São Francisco na Califórnia (EUA), que era um apartamento onde trabalhavam 3 profissionais de tecnologia e que abria suas portas durante o dia para “avulsos” que precisavam de um lugar para trabalhar e queriam compartilhar experiências. Hoje existem espaços de coworking nos 6 continentes.

2

0

1

3

Jorge Teixeira pede misericórdia ao prefeito

qComo se não bastassem tantas crateras nas ruas prejudicando e dificultando o trânsito de pedestres e veículos, não é difícil ver bueiros sem tampa e espalhando mau cheiro

Fotos: Almir Cardoso

A quarta etapa do bairro Jorge Teixeira na Zona Leste de Manaus pede socorro da Prefeitura de Manaus porque o bairro onde residem mais de 10 mil famílias está realmente em estado de calamidade pública. As ruas estão esburacadas e não são buracos pequenos mas sim, imensas crateras cheias de lama

dificultam muito o livre acesso de pessoas e veículos, principalmente agora no período das chuvas na capital do Estado. Mas o Jorge Teixeira 4, infelizmente, não tem apenas o problema das péssimas condições de pavimentação e urbanização, mas também, não tem um posto de saúde ou SPA

adequados para tender os moradores. Precisando de tratamento eles sofrem mais ainda quando adoecem e o jeito é ir para outros bairros da Zona Leste, onde enfrentam filas gigantescas porque precisam dividir espaço de atendimento com moradores do João Paulo, Cidade Alta, Val Paraíso entre outros.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 05 de março de 2013

Esportes estrangeiros invadem Manaus

|07|

qRugby, slackline, futebol americano e baseball fazem parte do cotidiano de esportistas do Amazonas que participam de competições nacionais

Ciclistas ajudam

Os esportes estrangeiros estão cada vez mais conquistando seu espaço no estado do Amazonas. Modalidades como o rugby, futebol americano, slackline e baseball já têm

campeonatos e ganham notoriedade em eventos locais e nacionais. Trazido para terras amazonenses há 20 anos, o rugby ganhou a cidade de Manaus por

meio de um professor de biologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcelo “Gordo”. Ele apresentou o projeto aos alunos de educação física, e até hoje o esporte é

Dois grandes eventos

O jogador de rugby, Pedro Paulo, conta que apesar de o esporte existir há um tempo

significativo, somente no ano passado houve um “boom” no Estado. “Em 2012, realizamos

dois eventos na cidade com a chancela da Federação Brasileira de Rugby, que aliás, já reconheceu o Amazonas como um polo da modalidade”, ressaltou. Paulo também conta que um campeonato com times da região Norte foi realizado e outro está programado para este ano, em Porto Velho. Por enquanto, os times amazonenses participaram de amistosos que começam dia 23 de março, no Centro Social Urbano (CSU) Parque 10 de Novembro, em Manaus.

Futebol americano Com um campeonato realizado no final de 2012, os times manauenses de futebol americano já contam, juntos, com mais de 200 integrantes. Em comparação com o desenvolvimento do esporte em outros estados, o coordenador de eventos da Liga Amazonense de Futebol Americano (Lafa) e

também jogador, Mauro Neto, disse que este esporte ainda precisa melhorar bastante em termos de estrutura, no Amazonas. “Entretanto, o esporte já conquistou espaço, como realizar um torneio estadual com times paraenses”, ressaltou. A liga é composta apenas por quatro times: Rio Negro/

Mustangs, Manaus Cavaliers, Amazon Black Hawks e o Ajuricaba Warriors. Além dos times femininos do Manaus Cavaliers, da Universidade Federal do Amazonas e União das Valkirias, que foi fundado a partir dos clubes Amazon Black Hawks e o Ajuricaba Warriors.

Slackline se deu bem por aqui Há menos de um ano, o slackline, esporte criado nos Estados Unidos por alpinistas americanos que, quando não estavam escalando montanhas, buscavam manter a forma e o equilíbrio praticando em cima de uma fita elástica presa em duas árvores. Em Manaus, o esporte foi trazido pelo bió-

logo Guilherme Cal. Existem três equipes: Slack Jungle e Amazon Slack – que praticam a modalidade equilíbrio -, além de Trick Line, que combina o equilíbrio e manobras radicais. De acordo com uma das praticantes do esporte, Nathalia Costa, a modalidade ainda não possui um número certo

de praticantes, pois ainda não há uma associação criada. “O modelo e o estatuto da nossa associação está sendo desenvolvido, mas por alto é certo dizer que cerca de 200 pessoas já nos procuraram para aprender. Nos nossos treinos, uma média de 50 pessoas comparecem”, contabilizou Nathalia.

praticado. Existem três times na capital do Amazonas: Grua da Ufam, Guerreiros Korubo e Picanha’s Beer, que contam com aproximadamente 120 participantes.

Os grupos de ciclistas de Manaus já começam a comemorar. Durante este mês fevereiro, o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) se reuniu com grupos de ciclistas para identificar as vias onde devem ser implantadas as ciclofaixas do Plano Cicloviário para tornar a bicicleta um modal de transporte público na capital. Os 21 grupos de ciclistas organizados existentes na cidade são convocados pela Prefeitura para enviar suas contribuições para a construção desse plano. As propostas devem ser apresentadas até o

dia 20 de março. “Nossa finalidade é criar o plano cicloviário, tendo como ponto de partida as contribuições enviadas dos grupos. É uma grande consulta pública e democrática”, explica a vice-presidente do Instituto, Cristiane Sotto Mayor. O primeiro esforço para a construção do Plano Cicloviário foi realizado durante o mês de fevereiro, em parceria com o grupo Pedala Manaus, que reúne mais de 1.000 ciclistas. Uma pesquisa Origem-Destino está sendo realizada e deverá ter o seu resultado apresentado ao Implurb no dia 4 de março.


CARTÃO DA AN NIIEL EL DE OL IVEIRA AS SUNÇÃO CLIENTE DESDE 2009

Quanto mais você compra, mais você ganha.

TV PHILIPS 32’ LED 32PFL3507D/78 Cód. 67772-7 À Vista R$ 1.189,00 ou 1+4x R$ 237,80 s/juros

R$

MAX

140,02

• • • •

NOTEBOOK ASUS 14” I3 4G 750 HD W7 X44CVX024R - Cód. 67814-6 À Vista R$ 1.949,00 ou 1+4x R$ 389,80 s/juros

Bivolt Full HD 3 Entradas HDMI PMR de 120HZ/USB

1 ANO R$ 318,61

R$

MAX

169006 212 03 020 VÁLIDO A AT TÉ É 10/14

229,52

TABLET BV4000 7” 8GB BV4000 / Cód. 67813-3 À Vista R$ 499,00 ou 1+4x R$ 99,80 s/juros

1 ANO R$ 361,27

Clássico design metálico, cores elegantes com textura feita em alumínio e tecnologia de segunda geração de processadores Intel Core, a nova série K oferece uma expressiva combinação de tecnologia e estilo. A textura de alumínio é altamente durável e mantém sua aparência e qualidade, mesmo após o uso prolongado do produto, permitindo maior experiência de computação final confiável.

ROUPEIRO MOVAL MILANO 4P CORRER 78472 PT CZ Cód. 67688-8 À Vista R$ 999,00 ou 1+3x +3x R$ 249,75 s/juros

R$

MAX

117,65

R$

MAX

58,76

1 ANO R$ 134,00

• Processador : Cortex A9 de 1.0 GHz • Processador Gráfico : Mali 400 250MHz • Memória RAM : 512 MB DDR 3 • Memória interna : 8 GB • Sistema operacional : Google Android 4.0.3 ICS • Rede : Wi-Fi 3G USB (através do modem externo não incluso) • Conexão USB : miniB5 • Webcam : 300KPixel • Cartão microSD : até 32 GB • Tela : 7” TFT Cristal liquído / Touch Screen / Capacitivo / Resolução de 800 x 444 Formato de Arquivo de vídeo: AVI, RMVB,MKV,FLV, com resoluções ate 1080p, podendo ser expandido com softwares de terceiros. • Formato de áudio : MP3,WMA,WAV

• Altura: 2,17m / Largura: 2,02m / Profund.: 0,53m / Peso: 138,27Kg

1 ANO R$ 84,90

MAQUINA LAVA ROUPA ARNO SUPER ML20 Cód. 58836-9 À Vista R$ 349,00 ou 1+3x R$ 87,25 s/ juros

R$

MAX

FOGÃO DAKO LUNA 4B FGDK004PLVDD3BR Cód. 58836-9 À Vista R$ 298,00 ou 1+3x R$ 74,50 s/ juros

41,10

R$

MAX

1 ANO R$ 43,97

REFRIGERADOR ESMALTEC TEC 245L 1P ROC29B Cód. 67794-8 À Vista R$ 898,00 ou 1+3x R$ 224,50 s/juros

R$

MAX

R$

MAX

46,99

1 ANO R$ 35,96

• Acabamento UV em alto brilho com design moderno e sofisticado, deixa seu quarto muito mais elegante. Para colchões com largura 1,38 e 1,58

ESTOFADO SONOREY FASHION SENKI 101 02 LUGARES Cód. 51046-7 À Vista R$ 465,00 ou 1+3x R$ 116,25 s/juros

R$

MAX

54,76

1 ANO R$ 38,51

105,75

1 ANO R$ 55,57

GARANTIA

ESTENDIDA

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

1 ANO R$ 44,00

• Capa de vidro com puxador • Queimadores esmaltados • Puxador do forno em aço superdistanciado • Mesa sobreposta em aço inox • Vidro duplo na porta do forno • Capacidade do Forno: 47,2 Litros

• Capacidade 5kg • Controle Mecânico • 3 Programas de Lavagem • Acabamento Gabinete Plástico • Peso 7,9kg

CABECEIRA CASAL MOVAL IMPER CRIADO 796 79672 CZ/PT / Cód. 67776-9 À Vista R$ 399,00 ou 1+3x R$ 99,75 s/juros

35,09

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acrescimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20%. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 01/03/2013 a 02/03/2013. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC - ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.

• 02 Lugares • Espuma D-23 • Tecido Poliéster • Anti-Ácaro • Anti-Fungo • Garantia de Fábrica de 03 Meses


Chuva de talento e valores no Fala Mourão ANO 15 - Nº 2.221 - MANAUS/AM - 05/03/2013 - www.maskate.com.br

Choveu talento esta segunda-feira no Fala Mourão – Maskate na TV, com as presenças marcantes de Sérgio Aurélio e Rose Mariana

A segunda-feira cobriu Manaus de chuva, mas nos estúdios da Band Amazonas choveu foi muito talento, com a internacional

Rose Mariana, que foi ao Fala Mourão – Maskate na TV, e atacou de Brend, relembrando os flash backs do passado e trazendo de

volta os grandes hits do passado. As ações do dia foram decididas por Almir Cardoso, e foram para Rose Mariana.

Sacolejando com o Serjão

Sérgio Aurélio mostrou que não está para brincadeira, e foi de Amor Bandido, com um bolerão que

remexeu os esqueletos de Meriane Jeffreys e das Maskatinhas. Lobatinho e Almir Cardoso, o Homem

Não é disputa Nunca é demais lembrar que o Bolsa de Valores não é uma disputa. É uma vitri-

ne para os artistas locais. Se você tem CD ou DVD gravado, basta acessar www.

da Gravata Vermelha, também acompanharam com os pés o balanço do Serjão.

maskate.com.br, e fazer sua inscrição. No final, tem R$ 1 mil de prêmio.

O anel do Lobato

A pergunta que não quer calar é: quem colocou um anel de compromisso no dedo do Lobato?


maskate.com.br

|10| Maskate

Edney Morais Araujo

Daniele Silva

Tiatio WB Escolar

Selma Cruz @Selmafc76Cruz

rosangela socorro @lima_mao

Godivamica @godivamical

Ruinaldo Vieira Trin @rvieiratrindade

jornal@maskate.com.br

Raquel Oliveira

REDES SOCIAIS

Manaus, 05 de Março de 2013

‘Cineclube’ exibe filmes sobre violência contra a mulher

O “Cine & Vídeo Tarumã”, cineclube da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), apresenta nesta semana em Manaus uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Com o tema “A condição da mulher em debate”, os filmes vão abordar a exploração e violência contra a mulher. O objetivo é aumentar a conscientização contra a violência, principalmente doméstica. Toda a programação é gra-

tuita. Nesta segunda-feira (4), será exibido o filme “A fonte das mulheres”, do diretor Romeno Radu Mihaikeanu. Na trama, as tradições islâmicas são seguidas a risca. Entre elas, a existência da mulher como procriadora é regra básica, mas existe uma que faz com que elas sejam responsáveis por buscar água em um local distante e de difícil acesso, enquanto os homens apenas bebem e

conversam. Certo dia, Leila, uma das mais jovens e alfabetizadas do grupo, resolve mudar o cenário de trabalho físico no vilarejo para que os homens assumam esse trabalho, orientando as mulheres à fazerem greve de sexo. Essa decisão provoca uma revolução cultural no povoado, mudando para sempre as suas vidas. Filme indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes e exibido no Amazonas Film Festival.

Sesc realiza oficina para grafiteiros

Os estudantes do Centro de Educação do Sesc vão participar de uma oficina de grafite a partir da próxima segunda-feira (4) em Manaus. As aulas serão realizadas no Balneário do Sesc, localizado na Avenida Constantinopla, no bairro Campos Elíseos,

Zona Centro-Oeste da capital. Para fazer a inscrição, os alunos interessados devem estar com a carteira do Sesc atualizada e fazer a doação de um quilo de alimento não perecível. A oficina será realizada pela manhã, de 9h as 11h, e pela tarde, de 14h as

16h. Os estudantes receberão informações sobre os conceitos e histórico do grafite, técnicas, alternativas recicláveis e caseiras da arte, desenvolvimento de Lambe-lambes (técnica do grafite), stencil e desenvolvimento de habilidades com o spray.


Maskate

maskate.com.br

Manaus, 05 de Março de 2013

Furacão da CPI nega que vá virar funkeira

|11|

Henri Castelli se diverte na piscina com pimpolho

qDenise Rocha usou o Twitter nesta segunda, 4, para dizer que recebeu convite para gravar funk, mas que ‘não é minha praia’ Denise Rocha, conhecida como Furacão da CPI, usou sua conta no Twitter na manhã desta segunda, 4, para desmentir que estaria investindo na carreira de cantora de funk. “Hoje venho falar sobre essa história de que irei cantar funk. Amo funk e principalmente os que não denigrem as mulheres, (sic) porém tive sim um convite para cantar de um empresário a qual agradeço! Admiro quem tem o talento para cantar, eu não tenho. Fiz sim participação em clipe de funk, agora cantar não é minha praia! As notas que foram plantadas não condizem com o que penso! Beijo”, escreveu. Denise recebeu o convite para se lançar na carreira musical do empresário de Mister Catra, que também está cuidando de Kléber Bambam. Ao EGO, o assessor da loira disse em entrevista no último dia 7 de fevereiro que Denise já estava até fazendo aula de canto e as negociações estavam adiantadas. “Ainda estamos acertando os últimos detalhes, mas vamos assinar o contrato esta semana ainda. Ela recebeu o convite depois que foi ao Castelo das Pedras, a convite do David Brazil. O Pigmeu (empresário de Catra) a viu no palco e achou que ela tinha muita presença e desenvoltura. Conversou com ela nesse dia mesmo.

Henri Castelli acordou se declarando para o filho nesta segunda-feira, 4. O ator, que será protagonista de “Flor do Caribe”, próxima novela das 18h, postou no Instagram uma foto na qual aparece se divertindo com Lucas na piscina. “Sou amante do sucesso nele eu mando nunca peço... 2013 incrível pra gente Filho. Te amo”, escreveu ele. Fofos!

Viviane Araújo acorda com cara de ontem

Agora ela está fazendo aula de canto em Brasília”, afirmou o assessor da moça na ocasião. O primeiro sucesso de Denise já tinha até nome: a músicase chamaria “Furacão”: “Ela vai con-

tar a trajetória da Denise até aqui, a virada 360 graus de advogada com a vida toda certinha para o mundo do funk. Ela não vai falar nada de política, faz parte do passado dela”.

Núbia Óliiver faz topless em hotel Núbia Óliiver aproveitou um dia ensolarado para se bronzear - com direito a topless - no hotel DPNY, em Ilhabela, depois de causar polêmica ao exibir a barriga no cruzeiro da dupla Zezé Di Camargo e Luciano no sábado, 2. Ao analisar fotos do passeio, alguns leitores criticaram as supostas plásticas feitas pela ex-modelo. Procurada pelo EGO, Núbia assumiu ter feito lipoaspiração, mas não concorda que esteja com o abdômen estranho. “Já fiz lipo sim, tempos atrás, mas acho ela perfeita. E ainda bem que estão falando. Ninguém chuta cachorro morto, não é mesmo?”, disparou ela.

Andressa Urach é destaque em site italiano As fotos em que Andressa Urach aparece de biquíni e de topless em uma praia em Miami ganharam destaque - quem diria - até na Itália. As imagens foram parar no site da badalada revista “GQ” italiana. No texto, a publicação afirma que existem muitas mulheres bonitas nas praias do balneário, mas nenhuma como a Vice Miss Bumbum brasileira. “Nas praia de Miami não faltam mulheres sensuais, mas como Andressa não é comum ver todos os dias. Aqui estão algumas fotos de topless da Miss Bumbum brasileira. Um furacão que atinge a costa da Flórida”, diz o texto.

Viviane Araújo madrugou nesta segunda-feira, 4. Quem pensa que o Carnaval acabou para ela está enganado. Como de costume, depois de se dividir entre Rio de Janeiro e São Paulo para representar suas escolas no carnaval 2013, ela seguiu para o Sul do país, quando vestiu novamente parte da polêmica fantasia que teria custado R$ 200 mil. A folia só termina agora para a rainha de bateria, que vai desfilar em San Luis, na Argentina. Com o pé na estrada, a morena posou de óculos escuros, com cara de sono, e compartilhou a foto no Instagram: “Bom dia amores! Mais uma dia de viagem! #buenosaires #sanluis #carnavalnaopara #amomuito”.


maskate.com.br

|12| Maskate

Manaus, 05 de Março de 2013

Uma discussão de bar terminou com a morte de Ademir Gomes da Mota, de 49 anos na noite deste domingo (3). O principal suspeito do crime, Aldemir Pinto da Mota, 25 anos, é o filho da vítima. O crime aconteceu no beco São Luiz, no bairro Novo Israel, na Zona Norte de Manaus. Testemunham contaram para a Polícia que pai e filho estavam bebendo em um bar próximo à casa onde moravam. No local, os dois iniciaram uma discussão que culminou com as quatro facadas desferidas pelo suspeito na vítima. Os golpes atingiram a costa, o pulmão e duas vezes o braço do pai. Levado pelos vizinhos e amigos para o Serviço de Pronto-Atendimento da Galiléia, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A PM encontrou o suposto autor do crime escondido dentro da casa onde mora. Segundo a polícia, o rapaz não ofereceu resistência e alegou que o cometeu o crime para se defender, sem especificar, porém, o motivo. Autuado pelo crime de homicídio, o filho da vítima está detido no 18º Distrito Integrado de Polícia e será encaminhado nesta segunda-feira (4) para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus.

redacao@maskate.com.br

POLÍCIA

Filho mata pai com 4 facadas no Novo Israel

Compaj também vira uma “Casa da Mãe Joana”: preso foge quando quer qDesta vez a fuga em massa quebrou o recorde estadual

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) confirma que no último sábado (2), ocorreu a fuga de 42 (quarenta e dois) internos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), por volta de 15h. A ação aconteceu através de um túnel no pavilhão 1 (um). Logo após o ocorrido, os

presos retiveram o agente disciplinar Alcimar Moraes da Silva e alguns visitantes, mas após poucos instantes todos foram liberados e não houve feridos. A Tropa de Choque, Rocam e Força Tática estiveram no local e realizaram buscas nas imediações, além de montar barreiras na BR 174.

Os sete detentos recapturados no mesmo dia são: Osmar Delfino Filho, Wellington Bindá Monteiro, Max Dione da Silva Monteiro, Eyder Carlos Barbosa da Silva, Douglas Ferrreira de Souza, Carlos Eduardo de Albuquerque, Israel Santos Peres. Todos foram conduzidos para o 18 Distrito Integrado de Polícia.

Cadê a Segurança Máxima

Tarado estuprou menina de apenas 5 anos de idade

Por volta de 16hs deste ultimo sábado (02/03) tiras da Companhia Interativa Comunitária (CICOM) prenderam Fabrícil Marces dos Santos, vulgo Faquinha, que teria cometido diversos abusos crianças e adolescentes. Após uma abordagem feita pelo soldado Igor Negreiros o acusado, de 24 anos de idade, residente na Rua E, Conjunto Jardim do Édem – Alvorada casa de nº 5, no momento da revista foi encontrado com “faquinha” duas porções de pó de cocaína e um aparelho celular, após revista no celular de “faquinha” foi encontrado diversos vídeos pornográficos contendo cenas de adolescentes fazendo sexo com o infrator. De acordo com o soldado Igor Negreiros o infrator disse que os vídeos eram da internet, foi quando foi observado o conteúdo de fotos do celular onde também havia vasto material pornográfico dentre eles um vídeo com fotos da menor de apenas cinco anos das iniciais A.N.S e após averiguação foi constatado que a criança é sua cunhada. “Faquinha” foi autuado em flagrante no 10º DIP e vai responder por estupro de vulnerável e porte de entorpecente.

O que a população vem se perguntanto é: Cadê a Segurança Máxima do Complexo Penitenciário Anísio Jobim. As fugas são constantes e desta vez até um túnel os detentos conse-

guiram cavar e fugiram com a maior tranquilidade. Os agentes penitenciários confirmam que o sistema é deficitário e a prova disso está nas constantes fugas de presos do

Compaj, só que desta vez eles cavaram túnel que não foi descoberto nem mesmo nas varreduras e revistas de celas que as tropas da Polícia Militar realizam constantemente nos pavilhões.

Revistas no Compaj não evitam as fugas

A direção do Complexo Penitenciário Anísio Jobim sempre procura tomar todas as cautelas de segurança que está a seu alcance, mas, os detentos, que são na maioria de alta periculosidade, sempre encontra “uma brecha” para

planejar e executar fugas. A fuga em massa deste último sábado está sob investigação da Polícia e de uma Comissão de Sindicância da Secretaria de Justiça, que também apura se houve facilitação ou conivência de funcionários.

Enquanto isso a Polícia Militar mantém as operações de busca em toda a cidade e tentar recapturar os detentos foragidos. Muitos deles já são reincidentes e a direção do Compaj também confirma que são perigosos.


Maskate

maskate.com.br

Manaus, 05 de Março de 2013

|13|

ESTAGIÁRIO DO TRÁFICO MORRE COM 4 BALAÇOS

BRINCANDO DE JUDAS

O estagiário de uma empresa de tráfico de drogas Stephano Eduarde Rocha de Oliveira, 16, infelizmente já não está mais entre nós, porque foi brutalmente assassinado na tarde de ontem, quando fazia uma das coisas que mais gostava que era ficar de bob (ou seja, de bobeira) pelas esquinas do Nova Cidade, na Zona Norte de Manaus. A morte chegou junto do nosso amigo, quando ele via o tempo passar parado na esquina da Rua 67. Stephano nem viu quando o elemento conhecido no pedaço como “Preto” apareceu de ‘surprise’ com sua bela arma em punho e come-

çou a pipocá-lo todinho. Ele levou quatro balaços, sendo um na sua linda carinha e os outros três pelos braços e barriguinha. Depois de ver o corpo estendido no chão, Preto resolveu fazer outra coisa, tipo ir no shopping, resolver umas coisas e foi embora. Algumas almas caridosas ficaram com pena do Stephano Eduarde e o levaram até o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Galileia, localizado na Avenida Samaúma, Monte das Oliveiras, na mesma zona. Foi lá que o rapazola que escolheu o tráfico como profissão e entretenimento, finalizou a sua tosca jornada

na Terra e seguiu para o mundo espiritual. O pessoal da imprensa ainda tentou pegar mais detalhes desta triste história, mas a família do mancebo é barra pesada e disseram que iam meter bala em todo mundo que tentasse fotografar o velório. O corpo estava sendo velado ontem na Igreja Evangélica Pentecostal Fonte de Água Viva, localizada em frente ao local do crime. A Delegacia Especializada em Homicídios e Seqüestros (DEHS), está interessadíssima em fazer justiça sobre este caso, que deixou toda Manaus comovida.

Com muita droga na mente o galerito Valmir Cardoso Freitas, 29, resolveu aprontar um grande golpe contra um comerciante na manhã de ontem, mas acabou foi pegando muita porrada. Ele quis assaltar o mercadinho Jesus Me Deu, no bairro Nova Vitória, Zona Leste, armado apenas com uma faca bem ameaçadora, mas tudo o que conseguiu foi pegar porrada. Ele apontou a faca para a moça que estava no caixa e ainda queria levar umas sandálias e umas garrafas de vinho bizarro. Quando já estava todo alegre com seu assalto, pegou uma vassourada no crânio de um funcionário do mercadinho que estava só de butuca. Na mesma hora, a comunidade toda se uniu para brincar de Judas com o galerito. Ele foi levado para o João Lúcio, todo arrebentado.

ACERTO DE CONTAS

A JUSTICA DOS MOTOTAXISTAS Dois fofinhos, um de 15 e outro de 17 anos, cansados de ler matérias policiais, resolveram protagonizá-las e saíram para roubar, mas de cara pegaram porrada e foram presos, coitados. A bronca aconteceu na tarde de ontem. A duplinha do terror roubou o celular de um moleque de 14 anos, que para o azar deles tinha muitos contatos no submundo dos mototaxistas. Os dois estavam numa motoca e acharam que sairiam ilesos dessa história. Quando perceberam que estavam sendo seguidos por centenas de mototaxistas, eles entraram no shopping DB, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, onde pegaram umas boas tapas na cara e nas suas belas cabecinhas. Os gaiatos ainda tinham uma pistola calibre 32. Eles foram direto para a Deaai.

CARREIRA INTERROMPIDA Um galerito de 17 anos, conhecido como o °Miado° foi preso, ontem pela manhã, no bairro do Mauazinho, logicamente na Zona Leste. Miado é conhecido da polícia e já roubou vários mercadinhos, com sua rapaziada jovem, e assaltado dois ônibus. O bichinho é fera na criminalidade e estava já bastante ocupado, assaltando todos os dias, quando teve sua carreira interrompida. Ontem, quando resolveu sair de moto com um revólver Magno 357, foi aborados por tiras da PM que apareceram e o pegaram de jeito. O bichinho, coitadinho, foi direto para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), no Alvorada, Zona Centro-Oeste.

Sem conseguir dormir de tanta raiva na mente, o galerito Richardson Pascoal da Silva, 21, resolveu exterminar para todo o sempre o seu arquirrival, na noite de ontem, um galeroso maior e mais poderoso, que circula pelo charmoso bairro Braga Mendes, na Zona Leste, conhecido como “Macaco”. Pois, mal tentou matar o rapaz com o seu inseparável terçado Tramontina, Richardson foi pegando os seus bons balaços do dia. Ele interceptou Macaco no meio da rua e quando quis acertá-lo com um terçado, esqueceu que o cara é malandro. Macaco sacou seu 38 que estava prontamente na cintura, para qualquer bronca, e largou dois balaços no peito do infeliz. Richardson foi levado ao pronto-socorro João Lúcio, onde está pensativo.


maskate.com.br

|14| Maskate

Manaus, 05 de Março de 2013

Durante o festival de música Melbourne Soundwave na Austrália , uma jovem se tornou famosa no YouTube depois de mostrar “um pouco a mais” do que deveria quando ficou com a roupa presa ao tentar pular uma grade no local (veja o vídeo). Na gravação, a mulher é vista subindo na grade (o que era proibido) e, ao tentar descer, a bermuda da jovem fica presa, expondo mais do que deveria. Além da pose constrangedora, a roupa da mulher não teve salvação e acabou rasgando. O vídeo, gravado no último sábado (02) se espalhou pela rede, e já possui mais de 234 mil visualizações.

Bêbado é preso por ‘xingar’ cigarros e declarar amor por mictório

redacao@maskate.com.br

TABLÓIDE

Jovem tenta pular cerca de show, fica presa e exibe calcinha

Inglês vestido de Batman entrega criminoso à polícia em delegacia

Na cidade de Bradford, na Inglaterra, os policiais de uma delegacia ficaram surpresos quando um homem vestido de Batman apareceu no distrito segurando um criminoso procurado e, depois de entregar o homem, desapareceu pela noite. De acordo com o jornal “The

Guardian”, policiais viram o cidadão vestido com as roupas clássicas do “homem-morcego”, conhecidas pelo seriado na televisão durante os anos 60, trazendo consigo um homem agitado. O bandido era procurado por roubo, fraude e por desrespeitar uma ordem para se apre-

sentar ao tribunal. O porta-voz da polícia do condado de West Yorkshire divulgou fotos do “super-herói” e confirmou que o homem trouxe o criminoso para a delegacia, no entanto, “a identidade secreta do homem continua um mistério”.

Veado cruza pista de corrida e ‘atropela’ ciclista nos EUA A polícia de Eastlake, no estado de Ohio (EUA) foi chamada em uma loja de departamento para conter um bêbado que estaria xingando e dizendo palavrões para pacotes de cigarro, além de conversar com uma garrafa de vodca na fila do caixa. O pior, no entanto, ainda estava por vir, quando o americano declarou seu amor por um mictório. De acordo com a emissora “ABC”, Kenneth Kulas, de 51 anos, precisou ser imobilizado após xingar os cigarros que estavam em uma prateleira e tentar conversar com a garrafa de bebida alcoólica. Na delegacia Kulas, onde ainda estava extremamente embriagado, começou a declarar seu amor pelo urinol da cela, e foi flagrado pelas câmeras de segurança “acariciando” o banheiro. Kenneth foi detido por embriaguez pública e conduta desordeira e deve se apresentar ao tribunal nesta segunda-feira (04).

Um ciclista que fazia uma corrida de mountain bike no Pocahontas State Park, na Virgínia (EUA) flagrou com a câmera de seu capacete o momento

em que um veado cruzou seu caminho e o derrubou de sua bicicleta, fugindo logo em seguida (assista ao vídeo). De acordo com informações do

vídeo, tanto o animal quanto o ciclista saíram ilesos do acidente e continuaram suas viagens. A gravação foi vista mais de 215 mil vezes até o momento.


Maskate

maskate.com.br

CURIOSIDADES

|15|

Manaus, 05 de Março de 2013

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Ilustrações macabras de livros infantis Família - Sorte no jogo durante 3 dias. Se for briga ou discussão, é sinal de problemas com heranças. Sorte: avestruz.

PIADAS Meio a Meio O bêbado fala pro amigo: - Lá em casa, eu e a patroa somo muito organizado! (hic) A zente toma metade água e metade cerveja… - Como é o negócio? Vocês misturam água com cerveja? - Não!!! (hic) Ela toma água e eu tomo cerveja! Todos convidados O bêbado chega na igreja lotada e grita: — Pessoal, tá todo mundo convidado pro pagode lá em casa! Os fiéis se assustam e o padre tira a cabeça pra fora do confessionário pra ver o que está acontecendo. O bêbado olha pra ele e diz: — Não precisa ficar nervoso! Você que tá cagando também tá convidado! Hora Certa O sujeito chega em casa caindo de bêbado e encontra a mulher furiosa sentada na cama. - Seu cafajeste! – esbraveja ela. – Sabe que horas são? - Não… - Cinco horas da manhã! Você não tem vergonha? - Vergonha de quê? Eu não tenho culpa! Se eu estivesse em casa seria a mesma hora! O bêbado Um bêbado foi a uma consulta em um médico muito bom e então o médico pensa em tirar toda informação necessária. Terminados os exames clínicos o médico perguntou… - O senhor bebe? E o homem sem pensar duas vezes - Pode colocar duas doses! Culpa da Bebida Dois bêbados conversam em um bar: - Perdi minha mulher por causa da bebida! - Ela te largou? - Não, foi atropelada por um caminhão da Brahma! Convite Impróprio O bêbado chega na igreja lotada e grita: - Pessoal, tá todo mundo convidado pro pagode lá em casa! Os fiéis se assustam e o padre tira a cabeça pra fora do confessionário pra ver o que está acontecendo. O bêbado olha pra ele e diz: - Não precisa ficar nervoso! Você que tá cagando também tá convidado!

RECEITA

BOLO BOMBOM GELADO

Ingredientes Massa 5 ovos 1 xícara (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de chocolate em pó 1 xícara (chá) de cacau 1 xícara (chá) de leite 3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada 1 colher (sopa) de fermento em pó 1/2 xícara (chá) de óleo Recheio de brigadeiro cremoso 2 latas de leite condensado 1 lata de creme de leite 250g de cobertura fracionada sabor chocolate ao leite Calda para molhar o bolo 1 xícara (chá) de leite 2 colheres (sopa) de açúcar 2 colheres (sopa) de chocolate em pó Cobertura 500g de cobertura fracionada sabor chocolate ao leite ralada 500g de cobertura fracionada sabor chocolate branco ralada Modo de preparo Massa Em uma batedeira, bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com o açúcar até clarear. Misture o chocolate em pó com o leite, e acrescente aos poucos na batedeira. Vá colocando a farinha e o óleo, alternando-os. Bata mais um pouco. Por último, agregue o fermento em pó e as claras em neve. Leve para assar em uma forma média, untada e enfarinhada em forno aquecido a 180C por aproximadamente 35 minutos. Peneire todos os ingredientes secos na hora de utilizar. Recheio Em uma panela, coloque o leite condensado, o creme de leite e o chocolate ao leite. Leve ao fogo todos os ingredientes até engrossar. Espere esfriar e utilize para rechear. Calda Em um liquidificador, bata o leite, o açúcar e o chocolate em pó. Reserve. Montagem Corte a massa do bolo ao meio. Coloque uma parte da massa dentro da assadeira, molhe e recheie. Coloque a outra parte da massa, molhe novamente. Leve para gelar por 12 horas. Corte em pedaços e passe-os nas coberturas raladas.

Horóscopo do Dia Áries Semana de Lua minguante, semana de fechamento e conclusões. É importante desacelerar. Cuidado para não se empolgar demais e cometer uma imprudência. Além disso, este é o final de um ciclo solar, um período de sacudida interna para se livrar do pó. Touro Observe o que o faz sentir-se inseguro e carente, cuidado para não descontar a carência na comida ou nos doces e sair da dieta. Lua e Vênus se desentendem pela manhã, procure também evitar compras importantes ou pode se arrepender depois.

Leão A Lua começa a minguar em Sagitário, procure rever tudo o que está precário, em mau funcionamento. Procure rever também ideias ultrapassadas, posturas agressivas e críticas intransigentes. Virgem Período de ajustes e aprofundamento em seus vínculos. A forma como se relaciona se aperfeiçoa a cada dia. Perceba até que ponto respeita a si mesmo e aos outros. Não se envolva em disputas nem dê atenção para fofocas. Mercúrio retrógrado pede discrição.

Gêmeos Período de ‘insights’ importantes, imaginação, inspiração e boas ideias. Mas o fator tempo é importante para que possa formatar, juntar e misturar as informações de modo positivo. No fim da tarde, Lua e Mercúrio se desentendem.

Libra Tempo de concluir questões e pendências. Procure demonstrar melhor seu amor por alguém, se preocupando com seu bem-estar e fazendo algo de útil por ele. Lua e Mercúrio pedem que evite tecer críticas. Fuja de discussões e bate-bocas.

Câncer A Lua minguante indica um período de recolhimento, revisões e finalizações. Há muito que refletir sobre o mundo dos relacionamentos e sobre sua forma de se comunicar. Promova uma boa revisão em sua imagem. Perceba o que pode aprimorar para ser mais melhor compreendido.

Escorpião Lua minguante, procure se recolher, ouvir mais e falar menos. Evite lugares tumultuados. Pense duas vezes antes de provocar ou aceitar provocações. Bons pensamentos e atitudes generosas farão a diferença.

Sagitário Lua minguante em seu signo, você fica mais emotivo e suscetível. Procure cultivar atenção e clareza na hora de se comunicar, cheque as informações e formalize os acordos. Honestidade e transparência são importantes sempre, quanto mais agora. Capricórnio É preciso equilibrar a vontade de ficar em casa com as obrigações sociais e profissionais. Semana de Lua minguante, propícia ao recolhimento e à interiorização. Aquário Será preciso mais atenção, abertura e flexibilidade para concluir acordos. Fase de aceitação e adaptação, não é aconselhável nenhuma resistência agora. Evite forçar ou desgastar as situações, para que possam ser retomadas à frente. Peixes Examine como se sente em relação às vitórias ou insucessos da última lunação. É tempo de conciliar as coisas e terminá-las para não começar um novo ciclo com pendências. Com Marte em seu signo, seja dono do seu nariz, cultive uma atitude nova e bem resolvida.


maskate.com.br

|16| Maskate

Inauguração da Creche Municipal Maria Ferreira Bernardes, no Festa da família com a inauguração das linhas aéreas MAP bairro Fazendinha

Apresentador Waisser Botelho e sua equipe no click da coluna

Reunião do Conselho de administração da Suframa na comemoração dos 46 anos da Zona franca de Manaus

Colunista: Cleomir Santos redacao@maskate.com.br

Presença do Governador Omar Aziz e Prefeito Artur Neto no lan- No click da coluna com os amigos Dr. Duarte, Desembargador Yedo Simões, Amanda Simões e Beto no coquetel da MAP linhas aéreas çamento das linhas Manaus Aerotaxi Participações

CLICK CLEOMIR

Manaus, 05 de Março de 2013

Presidentes Telo Pinto do Garantido e Rivaldo Pereira do MAG com as torcedoras famosas Paula Perrone e Roseane Novo

Empresário Ritta Bernardino ladeado pela esposa e filho durante seu aniversário na Churrascaria Rancho Búfalo no Bosque Clube

Miguel Mourão foi abraçar o amigo Ritta Bernardino no último sábado

DESTAQUES EM FOCO •O Instituto reino do Amanha localizado na quadra da escola

Reúno Unido da Liberdade, inicia o ano letivo dia 23 de março com aula inaugural. •Será show demais, mais uma super produção da Fabrica de Eventos o Villa Mix dia 9 de março com as atrações nacionais, Gustavo Lima, Israel Novaes, a sensação Jorge & Matheus, Humberto e Ronaldo. •O livro personalidades da Amazônia escrito pelo jornalista Rômulo Sena estará em breve nas livrarias de Manaus. •Em março vamos escrever a coluna na revista “Amazônia & Negócios” com o título “Cultura & Entretenimentos” na parceria com o programa Click Cidade. •A sensacional festa Studio Disco teve mais de mais de 4 mil pessoas para relembrar os velhos tempos. Com o tema “Signos, animação e alto astral” ela encantou a todos é mais uma opção da noite manauara. •O Sesc Amazonas realizara dia 4 de março a abertura da exposição de fotografias “Manaus: Fragmentos da Cidade”, do fotógrafo José Zamith de Oliveira Filho, na Galeria Moacir de Andrade.

PARA REFLETIR Se as derrotas aconteceram, que elas não nos abalem, sejam encaradas como um aprendizado na conquista de vitórias. Sempre é tempo de recomeçar.

Carlos Portta e sua bela segurança Djidja Cardoso também almunçaram com Ritta Bernardino

Jornalista Ari Motta da revista Amazônia & Negócios agora em parceria com o programa Click Cidade

Edição 2221  

Edição 2221

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you