Issuu on Google+

Raposa vigiando o galinheiro

Logística dos Portos nas mãos do Ex-my Love

ANO 15 - Nº 2.215 - MANAUS/AM -23/02/2013 - www.maskate.com.br

20014: do pescoço pra baixo tudo é perna

Ronda no Bairro nos cueiros Na onda ‘soçáite’ do Kid

O presentão quem ganha é o povo, de Manaus e do interior

Valeska Popozuda vira onça

Polo de duas rodas agoniza BANCADA

Mudança de PPB é a única saída

Das novelas para as pistas

Julia Bbandeira - Musa do Verão de Tibau

Economia naufraga na incompetência e populismo

PT COLECIONA FRACASSOS E O BRASILEIRO PAGA O PATO

Aumento votado em março

Perseguição acaba em chumbo quente


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 23 de fevereiro de 2013

CIDADE DOS MALUCOS

Filantropia

Entre as casas está a Casa Vhida, o Abrigo Coração do Pai, no bairro Japiim, e o Lar Janell Doyle, no Mauazinho. As três instituições receberão, respectivamente, 516, 54 e 12 caixas do Nestogeno 1. A doação a Casa Vhida é atendendo a uma solicitação da instituição a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa.

Refazendo

Os 41 vereadores eleitos para essa nova legislatura da Câmara Municipal de Manaus, tiveram na primeira sessão do ano legislativo, que apreciar e votar no Projeto de Resolução de autoria da Mesa Diretora da Casa, que criava novos cargos comissionados.

Herança

O presidente Bosco Saraiva agiu dessa maneira, porque o ex-presidente da CMM, vereador Isasc Tayah (PSD), antes de deixar o cargo, em dezembro, decidiu por iniciativa própria, extinguir esses cargos comissionados. Tá explicado.

Sob indicação

A Aleam recebeu três mensagens do governador Omar Aziz (PSD) para serem submetidas à aprovação dos deputados estaduais, são elas: indicações para nomeação da delegada Osmara Barroso para presidir a Comissão de Disciplina da Polícia Militar; Muni Lourenço Júnior, José Ramonilson Gomes e Izete Rodrigues Rabelo para compor o Conselho Fiscal da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e a indicação para reconduzir ao cargo de conselheiro do Conselho e Regulação dos Serviços Públicos Concedidos, Átila Denys, e sua suplente Claudia Bernardino.

Irregularidades

Estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) denunciam irregularidades socioambientais na construção da Casa do Estudante já que a obra está sem placa e sem licenças e alegam ainda que a construção oferece risco aos estudantes, uma vez que o prédio está sendo construído obre uma base fraca de curso de água. As autoridades da Universidade negam e dizem ter todas as licenças legais, mas o caso devera ser conferido pelo próprio Ministério Público Federal (MPF).

NINGUÉM MERECE! • Os estudantes questionam se a terraplanagem será suficiente para aguentar o peso da carga, já que a base está sobre curso d’água e se o sistema de esgoto será dispensado no próprio curso d’água. • O prefeito do Campus, professor Marco Mendonça, afirmou que a placa de Identificação da Obra foi colocada no início das atividades, mas foi furtada e que a empresa já foi acionada e já está providenciando nova placa. • “Todos os quesitos quanto à responsabilidade ambiental foram respeitados, e a licença foi emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas)... • ... no entanto, este documento só é válido se cumpridas as condições no verso.

redacao@maskate.com.br

As instituições filantrópicas de Manaus têm motivos para comemoração. Peimeiro foi o governador Omar Aziz quem realizou doações de leite, kits escolares e fralda a pelo menos 40 instituições. O exemplo foi seguido e esta sexta-feira, pela manhã, o prefeito Artur Neto (PSDB) junto com o secretário de saúde, Evandro Melo, também entregaram leite a três estabelecimentos Filantrópicos.

FALA SÉRIO!

Bom exemplo

MISÉRIA INFANFIL - Escola que é bom...

O dia 23 de fevereiro na História 1917 – Primeira Guerra Mundial: O segundo contingente do CEP (Corpo Expedicionário Português) parte para França.

1956 – Nikita Kruschev ataca a veneração a Josef Stalin como um culto da personalidade.

1861 – O presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, chega secretamente a Washington para assumir a presidência, após ter sofrido um atentado fracassado, em Baltimore. 1919 – Formação do partido fascista italiano por Benito Mussolini.

1961 – O Conselho de Segurança da ONU emite a primeira resolução condenatória da política colonialista de António de Oliveira Salazar. 1945 – Segunda Guerra Mundial: Durante a Batalha de Iwo Jima, um grupo de fuzileiros norte-americanos alcançam o topo do Monte Suribachi onde é levantada a bandeira americana que é fotografada por Joe Rosenthal.Essa famosa foto ganharia o prémio Pulitzer.

1993 – Atentado terrorista no World Trade Center. 1961 – Che Guevara é nomeado Ministro da Indústria de Cuba.

1954 – O imunologista norte-americano, Jonas E. Salk, apresenta a vacina para a

Santo do Dia - São Policarpo de Esmirna Nascido em uma família cristã da alta burguesia no ano 69, em Esmirna, Ásia Menor, atual Turquia. Os registros sobre sua vida nos foram transmitidos pelo seu biógrafo e discípulo predileto, Irineu, venerado como o “Apóstolo da França” e sucessor de Timóteo

em Lion. Policarpo foi discípulo do apóstolo João, e teve a oportunidade de conhecer outros apóstolos que conviveram com o Mestre. Ele se tornou um exemplo íntegro de fé e vida, sendo respeitado inclusive pelos adversários. Dezesseis anos depois, Policarpo foi escolhido e consagrado para ser o bispo de Esmirna para

a Ásia Menor, pelo próprio apóstolo João, o Evangelista. Foi amigo de fé e pessoal de Inácio Antioquia, que esteve em sua casa durante seu trajeto para o martírio romano em 107. Este escreveu cartas para Policarpo e para a Igreja de Esmirna, antes de morrer, enaltecendo as qualidades do zeloso bispo.

Versículo do Dia Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda.Provérbios 11:24 Ótimo - Hospital Francisca Mendes vai oferecer tratamento inédito para hipertensos. Intervenção é considerada minimamente invasiva, diz especialista. Bom - Audiência pública vai discutir reajuste do preço da gasolina. Ato vai reunir autoridades, empresários e sociedade civil na Aleam. Péssimo - Criança morre após injeção de remédio em hospital, diz família. Ela foi levada ao Hospital de Nova Olinda do Norte com vômito e febre. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com Coord. de redes sociais: |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020.000-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 23 de fevereiro de 2013

Tucanos celebram 13 fracassos do PT e Bocão ataca Rebecca De bucaberta, como dizem os irmãos Gonçalves do Baixo Amazonas pra descrever a leseira, a justiça eleitoral do Brasil finge de morta e não está nem um pouco interessada em sodomizar o coveiro da antecipação de campanha eleitoral. No Amazonas, o senador Eduardo Braga, que impediu a candidatura de Rebecca Garcia à prefeitura de Manaus, faz tudo que pode pra vetar qualquer iniciativa de Maria Bonita – temendo sua projeção natural - e no âmbito federal, PT e PSDB partiram pra porrada, interessados em ganhar tempo para ocupar todos os espaços. Enquanto isso, a inflação vai lá pra cima, os juros ensaiam voltar às alturas e o custo de vida está o olho da cara. É muita cara de pau para uma classe política que anda fazendo tanto mal ao país.

qBrasil fazendo água e os políticos só pensando naquilo

Inflação crescente e galopante O PT nunca valorizou a estabilidade da moeda. Na oposição, combateu o Plano Real. O resultado é que temos hoje inflação alta, persistentemente acima da meta, com baixíssimo crescimento. Quem mais perde são os mais pobres. A má gestão econômica obrigou o PT a malabarismos inéditos e manobras contábeis que estão jogando por terra a credibilidade fiscal du-

ramente conquistada pelo país. Para fechar as contas, instaurou-se o uso promíscuo de recursos públicos, do caixa do Tesouro, de ativos do BNDES, de dividendos de estatais, de poupança do Fundo Soberano e até do FGTS dos trabalhadores. A quebra de seriedade da política econômica produzidas por tais alquimias não tem qualquer efeito pratico, mas tem custo devastador.

Segundo Aécio, em poucos anos, a Petrobras teve perda brutal no seu valor de mercado. É difícil para o nosso orgulho brasileiro saber que a Petrobras vale menos que a empresa petroleira da Colômbia. Como o PT conseguiu destruir as finanças da maior empresa brasileira em tão pouco tempo e de forma

tão nefasta? Outras empresas estatais vão pelo mesmo caminho. Escreveu recentemente o economista José Roberto Mendonça de Barros: “Não deixa de ser curioso que o governo mais adepto do estado forte desde Geisel tenha produzido uma regulação que enfraqueceu tanto as suas companhias”.

Arranca-rabo federal Implosão da Petrobras

“Tá sobrando bravata” Segundo Aécio, tivemos um biênio perdido, com o PIB per capita avançando minúsculo 1%. Superamos em crescimento na região apenas o Paraguai. Um quadro inimaginável há alguns anos. O crítico problema da infraestrutura permanece intocado. As condições de nossas rodovias, portos e aeroportos nos empurram para as piores colocações dos rankings mundiais de competitividade. O Brasil está

|03|

parado. São raras as obras que se transformaram em realidade e extenso o rol das iniciativas só serve à propaganda petista. O setor industrial – que tradicionalmente costuma pagar os melhores salários e induzir a inovação na cadeia produtiva – praticamente não tem gerado empregos. Agora começa a desempregar, como mostrou o IBGE. Estamos voltando à era JK, quando éramos meros exportadores de commodities.

No confronto nacional, PT preparou uma cartilha com 15 páginas, cuja capa é um desenho de Lula e de Dilma com roupas vermelhas e estrelas do PT, com o subtítulo “do povo, para o povo e pelo povo”, mostrando dados comparativos dos governos tucanos com os governos petistas. Na cartilha, o duelo se dá entre “neoliberais e desenvolvimentistas”. Aécio Neves, virtual candidato tucano, enumerou no seu discurso da tribuna do Senado, o que

ele chamou dos “13 fracassos” do partido durante os 10 anos de gestão sob, primeiramente, o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e agora o governo da presidente Dilma Rousseff. Entre os itens enumerados como fracassos pelo tucanos, está o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a falta de investimentos em infraestrutura no país, como problemas em estradas e aeroportos. “O Brasil está estagnado. O Brasil está parado”.


maskate.com.br

|04| Maskate

História sinistra E por falar em porto, Braga ainda faz festa para o presente de Natal que recebeu em 2012, quando conseguiu, enfim, que a familia Di Carli fosse expulsa do Porto Histórico de Manaus pelo qual lutou durante os sete anos em que governou o Amazonas. Lutou em vão, pois levou uma surra e um baile do Negão, autor da pilantragem, que montou uma arapuca jurídica tão sofisticada que quase leva Bocão à apoplexia irreversivel. Projetado em 1890 pelos ingleses, no auge da era da borracha e tomba-

do pelo Patrimônio Histórico Nacional, o porto virou moeda de troca e de trocos robustos, que não fica nada a dever para qualquer modelo da Brastemp, Eletrolux ou Consul no mister de lavar pecúnia. Além de movimentar, a cada ano, a mixaria de R$ 2 bilhões. Porto no país é uma ferramenta que dispensa paraisos fiscais para guardar dinheiro maroto. Os guindastes, as âcncoras e a tecnologia da manobrabilidade, mana, deixam o despacho do Candomblé de Dona Joana, uma solução franciscana, pra equacionar a contavencão.

redacao@maskate.com.br

Cachoeira das almas

JOANA GALANTE

Manaus, 23 de fevereiro de 2013

• No Amazonas, 98% do sistema de transporte é aquaviário. E nos portos são feitos os controles aduaneiro, fiscal e policial. Entendeu, Zebedeu? • No ano passado, a Polícia Federal flagrou no porto de Suape, em Pernambuco, meia tonelada de cocaina embalada em sacos de argamassa, nos portos de Manaus. • Sem falar nas pedras preciosas e sonegações volumosas, que fazem da estrutura portuária nacional, os negócios das Arábias na biqueira florestal. • Saravá, Dona Joana, se essa aparência não me engana, esse negócio de porto é pra lá de bacana. Valei-me meu São Benedictus.

Ex-my love vira raposa pra vigiar galinheiro portuário qDilma autoriza senador a comandar a atracação logística do país

Graduado em bater prego com estopa acolchoada e jamais esquecer dos nós na hora de dar seus pontos ou pinos, o senador Eduardo Braga deixou sua conterrânea, a paraense Joana Galante, de quatro no ato de embarcar em sua catraia de observação. “Danadinho, esse meu parente!”, exclamou contente, em admitir

que o dito cujo não dorme de touca e dispensa mosquiteiro no inverno de Santarém, Tupinambarana ou Oriximiná. É bem verdade que a decisão de ouvir as demandas dos trabalhadores portuários – tão logo foi eleito - não interferiu na decisão dos sindicatos de fazer paralisações de sete horas em todos os portos brasileiros

nesta sexta-feira, dia 22, e na próxima terça-feira 26. A rigor, isso não tem a menor importância na agenda de suas prioridades e interesses. Até porque se trata de uma categoria focada e viciada em velhos esquemas que o getulismo deixou. E que em absoluto não cheira nem fede, no rol de suas preocupações.

da categoria, mas entende que “fazer greve não é estabelecer diálogo.” Bingo! E considera possível haver modificações

no texto desde que não afete a competitividade, desde que não afete a estrutura da eficiência que devemos ter nos portos e na logística brasileira. Buá, buá, buá!!! Esse mesmo raciocínio, porém, não adotou no Estado que representa, o Amazonas, quando era governador, onde impediu sutilmente a modernização portuária ao ensebar a licença do Porto das Lajes, por uma razão muito simples: iria comprometer os negócios das empresas portuárias locais, uma delas, muy amiga e camarada, a Big Bird Company, foi a maior doadora de sua campanha de reeleição em 2006.

Pesos e medidas

Braga, com sua habitual sensibilidade de um rinoceronte numa loja de cristais, reconhece o direito de greve


maskate.com.br

Maskate

PPB enterra polo de Duas Rodas

Manaus, 23 de fevereiro de 2013

|05|

qUma das sugestões é de que 60% dos insumos na produção de motos sejam fornecidos pelas indústrias de setor componentistas baseadas no PIM A discussão sobre o destino do Polo de Duas Rodas continua entre os principais representantes do setor em Manaus. Iniciada em dezembro do ano passado, as reuniões buscam soluções na proposta de compilação do Processo Produtivo Básico (PPB). Nessa terça-feira (19), representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) debateram entraves no segmento industrial no Polo Industrial de Manaus (PIM). O superintendente adjunto de Projetos, Gustavo Igrejas, revelou o panorama do setor. “Precisamos estudar uma maneira de pontualmente tentar diminuir os entraves, para justamente reduzir o custo do produto motocicleta. Crescer a produção no Polo Industrial de Manaus com a população que temos hoje, com agregação de valor local e do Brasil”, sugeriu. O presidente da Associação de Fabricantes de Componentes do Amazonas (Aficam), Cristóvão Marques,

Crise no setor

sugere que 60% dos insumos na produção de motos sejam fornecidos pelas indústrias de

setor componentistas baseadas no PIM. “Temos de parar com essa cultura de conceder

Quantidade mínima O diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Material Plástico de Manaus (Sindiplast), Paulo Abreu, esclarece que não se trata apenas do porcentual adquirido pelos fabricantes de motos. “O problema maior é que o atual PPB libera uma quantidade mínima de motos por cilindrada para cada um dos sete fabricantes. Isso diminui a produção local e, consequentemente, a venda de insumos, e diante desta situação, queremos diminuir o limite para entrada de produtos”, explicou.

Produção local

As empresas associadas ao Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automores) fabricam cerca de três mil itens de autopeças.

Hoje, com 197 fabricantes de moto peças agindo principalmente no mercado de reposição motivado pela dificuldade que tem essa integração com a ZFM. Considerando a proposta razoá-

vel, apenas questionado o ponto em que talvez em se agregando novos itens de autopeças não se dê na forma em que estão sendo praticados, com os atuais 227 itens de partes e peças.

benefícios a quem não nos ajuda a gerar emprego e renda”, frisou.

De acordo com dados da Suframa, o Polo de Duas Rodas entrou em crise em 2008. No ano seguinte houve a retomada ao patamar de 2006. Março de 2012 foi o melhor mês de produção do setor. Representa 30% da mão de obra do PIM vem do segmento de Duas Rodas, igual para o valor de investimento. E atualmente o setor trabalha com insumos na ordem de 80 a 85% com índice de nacionalização, buscando solução para a retomada na produção em larga escala. Desta vez, os motivos para crise são internos. A alta inadimplência fez os bancos desacelerarem. De

cada dez pessoas que tentam financiamentos, apenas duas conseguem a concessão de crédito. Como a maior parte dos compradores de motos, 85% pertencem as classes C, D e E, a falta de crédito causou um impacto na indústria. O resultado foi a queda de 20% na produção de motos este ano. O mau resultado possui impacto direto no Polo Industrial de Manaus, que concentra 98% das fábricas de motos do país. Juntas elas representam o segundo maior segmento industrial da cidade, e concentram um quinto de todos os empregos do Distrito Industrial.


maskate.com.br

|06| Maskate

Assim como não se constrói uma casa começando pelo telhado, mas sim pelo alicerce, a construção da riqueza também tem o seu alicerce. Para se tornar próspera, uma sociedade precisa ter: • organização social, com um sistema educacional e de saúde funcionando satisfatoriamente; • ordem pública, com um eficiente sistema de combate às drogas e à violência; • infra-estrutura sólida, para suportar o peso do edifício da riqueza; • integrantes cientes do papel que desempenham e proativos, no sentido de gerar novas riquezas, não só a curto, mas também a médio e a longo prazos; • diretrizes econômicas bem-definidas, pois economizar é fundamental, tanto para indivíduos quanto para nações que queiram gerar riquezas; • instituições ricas, pois estas fazem um país rico. Vivemos na era do capital intelectual e, pela primeira vez na história da humanidade, um dos homens mais ricos do mundo é proprietário apenas de conhecimento. Bill Gates, em termos absolutos, atingiu uma fortuna duas vezes maior que a de Rockefeller, vendendo apenas conhecimento. Hoje, a moeda mudou: você é rico ou pobre em conhecimento. É pelo conhecimento que acontecem os avanços tecnológicos, proporcionando o crescimento da economia. No entanto, o uso indiscriminado da tecnologia pode matar muito mais que o câncer. Cada posto de trabalho eliminado pela tecnologia é um consumidor a menos na sociedade. (Robôs não consomem os produtos por eles fabricados.) Drogas, prostituição, violência e terrorismo são fugas para quem foi excluído da era do conhecimento. Lembre-se: o somatório de ótimos locais não constitui, necessariamente, uma ótima nação ou um ótimo planeta. Por outro lado, pessoas mais habilitadas devem buscar novos paradigmas, inventando novos produtos e processos, em uma constante inovação. O progresso econômico e a geração de riquezas estão diretamente ligados ao investimento de capital em fábricas, equipamentos, habitação e infra-estrutura. Temos de alcançar o progresso econômico em um desenvolvimento sustentável, a médio e longo prazos. Infelizmente, estamos todos assistindo passivamente à destruição do mundo, enquanto aqueles que determinam o destino da humanidade, envolvidos no dia-a-dia, pensam apenas no curto prazo. Temos de trocar o nosso modelo cartesiano, mecanicista e reducionista, por um modelo ecológico, no qual o ótimo global será o somatório dos ótimos locais. Dr. Lair Ribeiro — Palestrante internacional, ex-diretor da Merck Sharp & Dohme e da Ciba-Geigy Corporation, nos Estados Unidos, e autor de vários livros que se tornaram best-sellers no Brasil e em países da América Latina e da Europa. Médico cardiologista, viveu 17 anos nos Estados Unidos, onde realizou treinamentos e pesquisas na Harvard Unversity, Baylor College of Medicine e Thomas Jefferson University.

redacao@maskate.com.br

A construção da riqueza

AMAZONAS

Manaus, 23 de fevereiro de 2013

Aumento de bancada avança no TSE qComissão de parlamentares se reuniu com relatora do processo. Ministra garantiu que julga caso até março deste ano A proposta de aumento da bancada federal do Amazonas na Câmara Federal será julgada em março deste ano Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A informação foi confirmada pela relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, em audiência com uma comitiva de parlamentares do Estado na quinta-feira (21) em Brasília. Participaram da comissão os deputados estaduais Josué Neto (PSD), Ricardo Nicolau (PSD), Belarmino Lins (PMDB) e Wilson Lisboa (PCdoB), os deputados federais Átila Lins (PMDB) e Luiz Fernando Nicolau (PSD) e o procurador-geral da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), Vander Góes. De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM), deputado Josué Neto, a ministra Nancy Andrighi se mostrou receptiva à proposta e definiu um prazo para encerrar a questão. “O que nós estamos buscando é apenas o cumprimento de uma norma legal. O Amazonas busca a legalidade”, reforçou Neto. O deputado argumentou ainda

que o modelo de desenvolvimento do Amazonas é baseado na Zona Franca de. “Com uma bancada maior, poderemos ter mais poder de fogo para defender esse empreendimento”, afirmou. O aumento das vagas é reivindicado pela ALEAM desde 2011 com base no artigo

45 da Constituição Federal, que determina que o número de parlamentares seja proporcional às populações dos Estados. A proposta prevê que o Amazonas deve passar de oito para dez o número de deputados federais e, por consequência, de 24 para 30 deputados estaduais.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 23 de fevereiro de 2013

Ronda no Bairro apaga velas e presenteia o povo

|07|

qNo aniversário do programa, governador Omar Aziz anuncia expansão

Redução em cadeia

Até o final de 2013, mais 12 municípios do interior terão a cobertura do programa Ronda no Bairro. A garantia foi dada pelo governador Omar Aziz, na manhã desta sexta-feira, 22 de fevereiro, durante evento de comemoração de um ano do programa. De acordo com o governador, o município de

Iranduba está entre os que estão se preparando para receber o programa, que também deverá chegar com prioridade a Manacapuru, Coari Tefé e Tabatinga, ambos na região do rio Solimões; a Itacoatiara e Parintins, no rio Amazonas; a São Gabriel da Cachoeira, na região do rio Negro; Humaitá

e Eurunepé, no rio Madeira; Lábrea, no rio Purus e Boca do Acre, no Juruá. Para comemorar o primeiro ano do programa, a Secretaria Executiva do Ronda no Bairro, em parceria com outros órgãos governamentais, organizou uma Ação de Cidadania, oferecendo vários tipos de serviços

para a população da zona norte. O evento aconteceu no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, Cidade Nova II. Além do governador, estavam presentes a presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), primeira-dama Nejmi Aziz, e o vice-governador, José Melo, entre outras autoridades.

Primeira área da cidade onde o Ronda no Bairro foi implantado, no dia 16 de fevereiro do ano passado, a zona norte teve redução de 25,5% em seus indicadores de ocorrências policiais no comparativo de fevereiro a dezembro de 2012 em relação ao mesmo período em 2011. Em números reais, foram 16.154 ocorrências contra 21.657 antes do programa ser implantado. A redução também repetiu-se nas outras zonas que receberam as ações do programa posteriormente. Na zona leste, que recebeu o programa a partir de 19 de julho de 2012, as ocorrências reduziram 20,2% entre aquele mês e dezembro, comparado ao mesmo período em 2011 (7.733 contra 9.686). A zona centro-sul, onde o programa

Durante o evento foi apresentado o balanço que aponta redução de 25,4% no número de ocorrências policiais em Manaus em 2012, em comparação com o ano anterior. De acordo com o balanço, em 2012 foram registradas 32.962 ocorrências contra 44.20, em 2011. Para o governador Omar

Aziz, os números refletem os altos investimentos e as mudanças ocorridas no policiamento da capital a partir da implantação do programa. “Os resultados indicam que estamos no caminho certo, mas é preciso melhorar cada vez mais e, para isso, precisamos do apoio da população”, observa o governador.

Em relação à natureza das ocorrências, os homicídios caíram de 479 para 371 entre o período de 16 de fevereiro e dezembro de 2011, em comparação com o mesmo período em 2012, redução de 22,5%. Também houve redução de 38,9% no número de roubos, Coordenada pela Secre-

de novas tecnologias e viaturas, além de aumentar o efetivo das polícias, conceder melhorarias salariais e capacitação para os policiais. “O segredo foi investir não apenas em infraestrutura e equipamentos, mas também na valorização do homem e da mulher policial”, ressaltou Omar. Os investimentos no programa são considerados os

taria Executiva do Programa Ronda no Bairro e o Comando de Policiamento de Área Norte (CPA Norte), a ação de cidadania ofereceu à população serviços gratuitos diversos nas áreas de saúde, assistência social, educação, atividades culturais e esportivas e emissão de documentos.

Balanço positivo Homicídio em queda

Segurança comunitária

Baseado no conceito de segurança comunitária, com a forte presença do policiamento nas ruas e na prevenção ao crime, o Ronda no Bairro começou a ser implantado em 16 de fevereiro do ano passado pela zona norte de Manaus. O programa exigiu grandes investimentos do Governo do Estado em infraestrutura, equipamentos, aquisição

foi implantado em 26 de julho de 2012, apresentou a maior redução nos índices gerais em termos proporcionais. Enquanto de julho a dezembro de 2011 foram 5.293 ocorrências, no mesmo período, em 2012, foram registradas 3.370, queda de 36,3%. Em 31 de agosto de 2012, foi a vez da zona centro-oeste ser contemplada e, no comparativo de agosto a dezembro de 2011 em relação a 2012, as ocorrências policiais na área baixaram de 2.611 para 1.848, redução de 29,2%. A zona oeste recebeu o programa a partir de 28 de setembro de 2012 e reduziu suas ocorrências policiais de 3.089 para 2.469 (-20,1%). Os dados não incluem a zona sul, última área a receber o programa, em 26 de dezembro do ano passado.

maiores já feitos em segurança no Estado. Somente em 2012, ano de implantação do Ronda no Bairro, o Governo Estadual aplicou R$ 1 bilhão na segurança pública. “Temos que investir mais, principalmente na questão técnica da investigação, para que possamos solucionar com mais rapidez os crimes”, afirmou o governador.


TABLET BV4000 7” 8GB BV4000 / Cód. 67813-3 À Vista R$ 499,00 ou 1+4x R$ 99,80 s/juros

R$

MAX TV PANASONIC 32” LCD HDMI TC-L32C5B Cód. 67694-7 À Vista R$ 999,00 ou 1+4x R$ 199,80 s/juros

R$

117,65

FORNO MICRO-ONDAS ELECTROLUX 18L 28 - Cód. 63400-0 À Vista R$ 225,00 ou 1+3x R$ 56,25 s/juros

R$

MAX

1 ANO R$ 206,00

• Tela de 32” com formato Widescreen - 16:9 • SAP/MTS Stereo • Funções Closed Caption • Bloqueio de Canais • Nivelador Automático de Volume • Congelamento de Imagem

MAX

VENTILADOR MONDIAL MESA 40CM V-45 Cód. 63345-3 À Vista R$ 95,00 ou 1+3x R$ 23,75 s/juros

58,76

1 ANO R$ 134,00

R$

• Processaor : Cortex A9 de 1.0 GHz • Processador Gráfico : Mali 400 250MHz • Memoria RAM : 512 MB DDR 3 • Memoria interna : 8 GB • Sistema operacional : Google Android 4.0.3 ICS • Rede : Wi-Fi 3G USB (através do modem externo não incluso) • Conexão USB : miniB5 • Webcam : 300KPixel • Cartão microSD : até 32 GB • Tela : 7” TFT Cristal liquído / Touch Screen / Capacitivo / Resolução de 800 x 444 Formato de Arquivo de vídeo : AVI, RMVB,MKV,FLV, com resoluções ate 1080p, podendo ser expandido com softwares de terceiros. • Formato de áudio : MP3,WMA,WAV

MAX

BEBEDOURO ESMALTEC ESTILO COLUNA EGC35B BR Cód. 57950-5 À Vista R$ 498,00 ou 1+3x R$ 124,50 s/ juros

• 18 litros • Menu Faça-Fácil / Kids • Menu Descongelar • Trava de segurança

26,50

R$

MAX

R$

MAX

112,94

ESTOFADO 2L VERMELHO 07 VH Cód. 64262-2 À Vista R$ 530,00 ou 1+3x R$ 132,50 s/juros

26,50

1 ANO R$ 29,23

MAX

1 ANO R$ 53,12

R$

MAX

62,42

58,65 1 ANO R$ 41,65

• 02 Torneiras • Temperatura da Água: 07 • Bandeja Removível

• Gás ecológico R410a • Função ECO • Com um toque você seleciona a máxima performance • Retira a umidade excessiva do ar • Função Auto-limpeza

• 02 lugares • Tecido poliéster • Anti-ácaro • Anti-fungo

1 ANO R$ 66,14 *Não acompanha acessórios.

COND AR ELECTROLUX SPLIT 9.000 ECOTURBO TE09F/TI09F Cód. 67742-8 À Vista R$ 959,00 ou 1+3x R$ 239,75 s/juros

R$

1 ANO R$ 13,00

• Grande vazão de ar • Inclinação regulável • Grade Segura com proteção total • Peso: 3,7Kg

1 ANO R$ 43,15

RACK MADETEC SILAS C/RODIZIO 385108 CZ/PT Cód. 67747-2 À Vista R$ 225,00 ou 1+3 1+3x R$ 56,25 s/juros

11,19

ARMÁRIO BENTO MULTIUSO 1P C/CESTOS ASM183BR/AMEN Cód. 67692-4 À Vista R$ 395,00 ou 1+3x R$ 98,75 s/juros R$

MAX

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

1 ANO R$ 35,98

• Altura: 1,60; • Largura: 1,01; • Profundidade: 0,43 • Corrediças metálicas • Cestos plásticos

*Não acompanha acessórios. GARANTIA

ESTENDIDA

46,52

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acrescimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20%. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 22/02/2013 a 23/02/2013. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC - ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.


Nelson Vity ataca de Melô do Maskate ANO 15 - Nº 2.215 - MANAUS/AM - 23/02/2013 - www.maskate.com.br

Além do cantor, alegria rolou solta no Fala Mourão, com visitantes e Acumulado de R$ 350,00

A sexta-feira foi gorda, com a participação, em grande estilo, do cantor e dançarino Nelson Vity, que

homenageou o jornal mais escrachado do Amazonas, com o Melô do Maskate, colocando todo mundo

para requebrar. O Acumulado de R$ 350 não saiu, mas alegria e descontração não faltaram.

Ninguém levou Acumulado de R$ 350,00

Terminais é show!

Bem que o sortudo Walber Grana, da Compensa Querida tentou, mas o Rolecrau parou em R$ 5,00. Mais sorte teve a Adriely, que também não aceitou oferta, foi pra roleta e ganhou R$ 100,00.

Mamãe eu quero! O Show nos Terminais continua, com a presença das Maskatinhas e da equipe do Maskate. A futura mamãe Adriely Miranda, do Novo Aleixo, participou esta sexta-feira após ser sorteada no T5. O próximo pode ser você.

Bufunfa só no Destacados

É isso mesmo. O Destacados está de volta. A reestréia será dia 1º de março, mas as inscrições para participar já podem ser feitas á partir desta sexta-feira no site www.maskate.com.br. Além disso, outras atrações virão: Quem Sabe, Ganha! e Bolsa de Valores. Importante: as inscrições só podem ser feitas através do site do Maskate. Acesse.

E as mamães vão cair na folia, este sábado, no bairro da União, Rua Amazonino Mendes, à partir das 17 horas. As camisas do bloco podem ser adquiridas a R$ 15,00, no local. Qualquer pessoa pode participar.


maskate.com.br

|10| Maskate

Analia Cristina Enis

Francisco Sales

Elso Correia

Susan @susan_kelly_lf

Isac da silva lima @Isacslima1

juciney souza @JucineySouza

(∩`-´)⊃━☆゚.*・。゚ @Karanmelo

jornal@maskate.com.br

Marcelo Augusto Correia

REDES SOCIAIS

Manaus, 23 de fevereiro de 2013

Das novelas para as pistas

qSuzane Carvalho participou de novelas como “Vereda Tropical”. Há 23 anos, atriz abandonou carreira para competir

A piloto Suzane Carvalho chegou em Manaus nesta semana após 12 dias viajando de moto na BR-174. O desafio foi resultado de uma ideia que ela mesma teve em uma visita à capital amazonense. “Vim para o lançamento da fábrica da empresa Honda e, no caminho até a pista de teste, eu fiquei fascinada com a floresta”, revelou. Essa não foi a primeira vez que Suzane pilotou em um lugar desconhecido. No entanto, ela ressaltou que o trajeto até Manaus – que teve origem na Venezuela – foi bastante diferente de suas ‘aventuras’ em países como a Itália, Inglaterra, México

e Argentina. “Foram quase 5 mil km rodados, sozinha. Os lugares que escolhi são dignos de parar e meditar, mas eu não podia fazer isso, infelizmente. Era como um filme, cheio de lindas paisagens”, definiu. Para ela, a principal dificuldade da viagem foi enfrentada ainda na Venezuela. “As rajadas de vento atrapalhavam muito. Às vezes, eu tinha que andar de lado com a moto, porque parecia um redemoinho! A estrada inteira é de mão dupla, então, quando os caminhões pesados passavam em alta velocidade, a moto mexia muito”. Antes de colocar o pé na estrada, Suzane

mapeou as cidades onde pararia. A cada 200 km, a piloto se preparava para interromper a viagem e abastecer, já que a autonomia de sua moto, uma modelo NC-700x, era de 350 km. “Também vi em que cidades poderia dormir. Uma vez me atrasei por conta do abastecimento e acabei pilotando à noite, o que é muito perigoso”, lembrou. Se Suzane pretende descansar após a maratona? “Nada! Eu tenho um piloto que está correndo esse fim de semana e estamos monitorando o treinamento dele daqui”, disse ela, que possui uma escola de pilotagem há uma década.

Terceira idade ganhará academias Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Amazonas tem mais de 255 mil pessoas com mais de 60 anos. A terceira idade de Manaus vai ganhar duas academias gratuitas. O anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira (21) pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, durante o lançamento do Calendário Anual da Política Municipal do Idoso. O prefeito disse que as academias abertas para a terceira idade serão construídas no próprio Parque Municipal do Idoso e outra no bairro Alvorada. A previsão de conclusão está prevista para março deste ano. “O Parque mostra que está em pleno funcionamento, sendo referência na utilização da piscina climatizada. O que falta são pequenos ajustes, que teremos pressa para resolver, como a construção da academia aberta, pois a musculação é fundamental

para saúde, ainda mais depois de certa idade”, enfatizou o prefeito. Recebido pela diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas (FDT), Martha Cruz, Arthur Neto fez questão

de conhecer as principais atividades desenvolvidas pelo Parque. No local, são oferecidas atividades como arte-terapia, oficina de direito e cidadania, hidroginástica.


maskate.com.br

Valesca Popozuda visita time europeu

Maskate

Manaus, 23 de fevereiro de 2013

|11|

Claudia Leitte faz ‘carão’ na noite

Claudia Leitte aproveitou a noite desta quinta-feira, 21, para sair com as amigas e postou uma foto sua “fazendo carão” ao lado das companheiras em seu Instagram. A cantora, que está de férias após o carnaval, mostrou que caprichou no visual para a noitada e fez biquinho para destacar seu batom vermelhão. Na segunda-feira, 18, ela postou uma imagem na qual aparecia em um momento relax, pegando sol na praia.

Ex-BBB Serginho dá uma de macho Em turnê na Europa, Valesca Popozuda visitou o centro de treinamento do time do Anderlecht, na Bélgica, nesta sexta, 22. Além de posar com os jogadores, a dançarina aproveitou para bater uma bolinha, exibindo seu grande bumbum ressaltado pela calça colada de oncinha. Em seu périplo pelo Velho Continente, Valesca já visitou a França, a Suíça, Itália, Londres e Bruxelas.

Viviane Araújo exibe barriga sarada Depois de descansar do carnaval, Viviane Araújo voltou ao batente nesta sexta-feira, 22, e exibiu a barriga sarada para os seguidores do Instagram, em foto na qual aparece na academia, durante a malhação. “Não podemos parar! #treino!”, escreveu ela. A morena se dividiu entre Rio de Janeiro e São Paulo para representar suas escolas no carnaval 2013. Ela desfilou pela paulista Mancha Verde como rainha de bateria e esteve à frente dos ritmistas da Salgueiro, na Sapucaí.

Gusttavo Lima anuncia novo CD Como se não bastasse a rotina de shows, Gusttavo Lima ainda tem reservado tempo para o novo CD. Nesta sexta-feira, 22, no Instagram, ele adiantou um pouco sobre o trabalho. “Depois de 10 horas no estúdio preparando CD novo, agora, às 6h, estou indo pra casa. Músicas maravilhosas, repertório impecável. Enfim, que Deus abençõe esse novo trabalho”, escreveu na legenda da imagem que postou nesta manhã.

O ex-BBB Serginho era pura empolgação na noite desta quinta-feira, 21. Para quem quisesse ver, o ex-participante do “Big Brother Brasil” trocou beijos com uma morena durante a apresentação de Buchecha em uma boate em São Paulo. “Paparazzi me amam! Meu Deus! Que noite é essa? Estou tão feliz! Buchecha está incrível! Estou fazendo a Lindsay Lohan hoje! Fotografaram tudo! Nem quero ver as notícias de amanhã...”, escreveu Serginho em sua página no Twitter.


maskate.com.br

|12| Maskate

Trio vai em cana por roubo de carro e tentativa de homicídio

POLÍCIA

Manaus, 23 de fevereiro de 2013

Acusados de estelionato são presos em flagrante

Policiais Civis da Delegacia Interativa de Itacoatiara registraram na manhã desta quinta-feira (21) as prisões de Genaldo Chaves Lobo, 42, e Carlos Augusto de Souza, 34, acusados de praticar estelionato na capital e em algumas cidades do interior.Eles foram presos por policiais militares no momento que aplicavam o golpe nas proximidades do banco Bradesco. Os seguranças do banco viram a ação da dupla e acionaram os policiais que estavam na agência. De acordo com informações do Delegado Titular da Delegacia Interativa de Itacoatiara, Lázaro Santiago Neto, os dois fazem parte de uma quadrilha que atua em Manaus e no interior, aplicando o golpe da “baluda” em bancos e agências lotéricas. Eles estavam sendo investigados há quatro meses pela Policia Civil. Na última segunda-feira (18), após cumprimento de mandado, a Polícia prendeu em Manaus Irenize Barata da Costa, 32, acusada de envolvimento com a quadrinha. A dupla foi detida e encaminhada à delegacia, onde foi feito o auto de flagrante por crime de Estelionato. Carlos e Genaldo ficarão presos em Itacoatiara à disposição da Justiça. Outras pessoas, suspeitas de integrar esta quadrilha, estão sendo investigadas pela Polícia Civil.

redacao@maskate.com.br

A polÍcia prendeu rês homens pelo roubo de um automóvel. Wesley Pantoja Rodrigues, 20, Lucas Levi Souza, 18, e Josué Dias de Almeida, 18, roubaram um carro modelo Fiat Uno, prata, de placas JXW – 6822, na rua Raimundo Monteiro (antiga rua 35), núcleo 8, bairro Cidade Nova 1, Zona Norte. Eles foram presos por volta de meia noite na rua João Câmara, bairro Novo Aleixo, por policiais militares da 27ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), após o trio bater o carro roubado, em uma das viaturas da polícia. No momento da prisão houve troca de tiros e um policial militar foi ferido com um tiro no tornozelo. Josué, integrante do trio, foi atingido no abdômen. Os feridos foram levados para o Hospital e Pronto-Socorro Doutor João Lúcio. Com o trio foram apreendidos um revólver calibre 38, com quatro projéteis, sendo dois intactos e dois deflagrados.

Noite e madrugada sangrentas com registro de 6 assassinatos

qTodos os homicídios foram praticados com armas de fogo

Seis registros de homicídios entre a noite dequinta-feira e madrugada desta sexta-feira pegaram de surpresa até mesmo os tiras da Delegacia Especializada de Homicídios e Sequestros que acharam que foram muitos crimes nas vésperas do final de semana. Uma das mortes mais violentas vitimou o travesti , Naldo Levi Coelho, 28 anos, que foi executado com dez tiros

pelo corpo, nas proximidades do Banco do Brasil da Avenida Desembargador João Machado (antiga Estrada dos Franceses). O crime aconteceu por volta das 01h40 horas de quinta-feira e segundo a polícia ouviu de testemunhas, os autores do assassinato foram dois homens desconhecidos que apareceram no local em cima de uma motocicleta. O autônomo Marcelo Azevedo Fontes, 18 anos, foi

baleado na rua 4 do bairro Jorge Teixeira e ainda deu entrada na Emergência do HPS Platão Araújo, mas não resistiu aos ferimentos de arma de fogo na cabeça e no peito. O industriário Maicon Oliveira de Melo, 23, também foi moto a tiros por volta das 20h30 de quinta-feira, na Comunidade Monte Cristo (Zona Norte) por homens até o momento não identificados pela polícia.

Assassinada pelo sobrinho A dona de casa Maria de Lourdes Frota, 46, levou cinco tiros no corpo dentro de sua casa, localizada na rua Paulo Jacó – Conjunto Hiléia I (Zona Centro-Oeste) e deu os últimos suspiros a caminho do SPA, mas antes de morrer ela denunciou o sobrinho (cujo nome a Polícia mantém em sigilo), como autor dos tiros depois dele invadir a casa dela atrás de dinheiro para comprar droga. Um homem quer até o começo da tarde desta sexta-feira ainda não havia sido identificado no IML, foi morto com dois tiros numa rua do Conjunto Prosamim da rua Leonardo Malcher, na Praça 14 de Janeiro.

Seccional Leste entra em ação e cumpre 6 mandados de prisão A Delegacia Seccional Leste que tem como titular o delegado de Polícia Civil, Clóvis Leite, cumpriu seis mandados de prisão e busca e apreensão, numa operação que teve início por volta das 06 horas da manhã desta sexta-feira. Numa primeira ação foram presos Luciano Ribeiro de Lima, 24, a amásia dele, Darcicléia Saraiva de Souza, 18 anos , que foram localizados na rua Anador, loteamento João Paulo, quadra 27, bairro Jorge Teixeira IV (Zona Leste). Em uma segunda ação policial os tiras da Seccional Leste prenderam Phelipe (com PH) Pimentel Cunha, 21 anos, encontrado na rua Paracuúba, bairro São José Operário I, também na Zona Leste de Manaus. Segundo o delegado que comandou a

operação, outras três pessoas foram encontradas e presas através dos mandados expedidos pela Justiça, mas como nestes casos o processo corre em segredo, seus nomes nomes não puderam ser divulgados.


Maskate

maskate.com.br

Manaus, 23 de fevereiro de 2013

|13|

PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL TERMINA COM DOIS BALEADOS

EMPRÉSTIMO VIOLENTO O carpinteiro naval Paulo Vasconcelos, 30, morUma perseguição alucinada pelas ruas de Manaus, a Metrópole das Selvas, aconteceu na noite da última quarta-feira e terminou com o intrépido soldado da PM Denilson Freire da Silva, 27, baleado com um tiro no pé, três pilantras presos, sendo um também furado de bala, para deixar de gaiatice. A bronca terminou na Avenida João Câmara, no Novo Aleixo, Zona Norte. O trio foi preso e um dos vagabundos: o Josué Dias de Almeida, 18, pegou o seu balaço do dia na barriga para ficar mais calminho. Wesley Pantoja Rodrigues, 21, e Lucas Levy

Souza, 18, foram mais espertos e se renderam. Toda esta aventura começou, quando os três bonitinhos, resolveram roubar um carro, na Cidade Nova. Era um Fiat Uno de placa JXW6878, que estava na Rua Raimundo Monteiro, no Núcleo 13. O dono do carro acionou os cops que rapidamente saíram em desabalada perseguição. Quando chegaram perto, os tiras já foram recebidos com balaços, então era a desculpa a perfeita pra encher todo mundo de chumbo também. Durante a perseguição, os suspei-

tos acabaram batendo com o carro na viatura, que estava empatando a fuga deles. Antes de descerem do carro, os assaltantes mandaram bala na polícia e somente após Josué pegar o dele, foi que os outros entenderam que a coisa podia feder pro lado deles. Tanto do soldado quanto o Josué foram socorridos e levados ao Pronto-Socorro Dr. João Lúcio. Os bonitos foram levados por policiais da Força Tática ao 6º Distrito Integrado de Polícia (6º DIP). De acordo com o delegado, José Campelo, eles foram autuados por roubo e tentativa de homicídio.

reu, na noite de sábado, após pegar um balaço na nuca, na comunidade do ‘Igapó’, bairro da Glória, Zona Oeste. A bronca aconteceu, porque Paulo não tinha crédito na praça e resolveu pedir dinheiro emprestado para um traficante gente boa. Tudo ia bem, até que ele não pagou a dívida. Resultado: perdeu sua vida. A mulher de Paulo, Maria Andrade, 25, contou que o marido saiu de casa para encontrar o pai dele e nunca mais voltou. A Polícia Militar está de olho no trafica.

PEDÁGIO INTRANSIGENTE

DEBAIXO LÁ DAS PALHAS DO COQUEIRO Os tiras estavam desconfiados e acabaram achando cerca de 300 gramas de entorpecente entre maconha e cocaína em pó, escondidos na copa de um coqueiro, ontem pela manhã, na belíssima rua Mastruz, no João Paulo, na Zona Leste. De acordo com os cops, a droga pertencia ao fofíssimo Emerson Miranda, 26, que acabou preso em flagrante. Mas Emerson também era ‘muleke doido’ e com ele também foram encontrados um revólver calibre 38 como numeração raspada e mais quatro munições. Emerson foi levado ao 30º Distrito Integrado de Polícia (30º DIP) e apresentado por tráfico e porte ilegal de arma. Ele foi parar no Casarão da Sete, onde ficará hospedado.

Quatro galerosos identificados como“Bozo”, “Rato” e “Wesley” assaltaram e espancaram o idoso Walter de Assis Sampaio, 61, na noite de ontem no bairro Amazonino Mendes, zona Leste. Walter voltava de um bar, seu único prazer na vida, quando foi interceptado pela trupe demoníaca, num beco, cobrando o famigerado pedágio. Achando que a rapaziada iria deixar passar, porque estava liso e bêbado, Walter foi espancado barbaramente pelos desalmados galerosos que só pensam em consumir a sua pasta-base. Todos trataram de tirar uma casquinha do velho e finalizaram a bronca com uma paulada, nas costas e cabeça. O velhinho foi bater no João Lúcio, na zona Leste.

A MORTE DE SAPINHO É com muito pesar e tristeza no coração que o B.O comunica que, infelizmente, Pablo César Arantes Moraes, o ‘Sapinho’, 16, já não está mais entre nós. O nosso miguxinho foi assassinado com três balaços, enquanto bestava na rua Louro Tachi, no Monte das Oliveiras, zona norte, na quarta-feira à noite. Sapinho era um grande entusiasta do tráfico de drogas e da vida loka e curtia andar sempre com essa rapaziada esperta que mata por qualquer bobagem. Os familiares dele, logicamente, não quiseram falar sobre a bronca, para não serem os próximos a irem comer capim pela raiz. O caso vai enfeitar a pilha de processos que se acumulam na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

MULTIMARCAS

3215-2050 Av. Castelo Branco nº 102 - Cachoeirinha


maskate.com.br

|14| Maskate

Manaus, 23 de fevereiro de 2013

Sul-coreano rouba e investe em plástica

redacao@maskate.com.br

Mulher só sossega com picada de abelha

TABLÓIDE

A polícia sul-coreana deteve um homem que teria roubado 4,7 bilhões de wons (cerca de R$ 8,5 milhões) da empresa em que trabalhava e depois se submeteu a uma cirurgia plástica para mudar suas feições, informou nesta sexta-feira o jornal “Chosun”. As autoridades revelaram, após sua detenção na quarta-feira, que o acusado, identificado pelo sobrenome Yoon e que tem cerca de 30 anos de idade, transferiu o dinheiro da empresa para seis contas bancárias abertas em seu nome no ano passado. Yoon começou a trabalhar no departamento financeiro de um fabricante de semicondutores na província de Chungcheong do Sul há dois anos, onde foi detido em uma casa que alugara através de um amigo. Em apenas dois dias, o acusado conseguiu desviar 4,7 bilhões de wons, e depois viajou para Seul, onde sacou 3,36 bilhões (R$ 6,1 milhões) antes de a empresa roubada conseguir alertar as entidades bancárias. A companhia acionou a polícia imediatamente e ofereceu 100 milhões de wons (R$ 182 mil) de recompensa por sua captura.

Margaret, uma senhora de 53 que mora no estado de Kentucky (EUA) possui um vício diário muito bizarro. Pelo menos 15 vezes por dia, a americana leva picadas de abelha aplicadas por ela mesma, e afirma que adora a sensação de “queimação” do veneno. A mulher apareceu no programa “My Strange Addiction” (Meu estranho vício, em tradução livre), e contou que começou a levar picadas como parte de um tratamento para aliviar a dor da artrite. No entanto, o procedimento se tornou um vício, fazendo com que a mulher tivesse uma própria colmeia na residência, além de carregar os insetos na bolsa para levar picadas quando está fora de casa. De acordo com o jornal “Huffington Post”, Margaret já levou mais de 50 mil ferroadas desde que desenvolveu a mania. Entrevistada pela emissora TLC, a americana contou que existe outra razão pela qual mantém o vício, que contradiz a opinião dos médicos. “Você precisa dizer que, depois de pelo menos 10 picadas, o sexo é ótimo”, afirmou Margaret, antes da resposta positiva do marido.

Três moscas por banheiro na China A quantidade de moscas autorizadas nos banheiros públicos na China será limitada, segundo um projeto de norma do ministério da Saúde que pretende reduzir os odores nestes locais. Apenas três moscas por metro quadrado serão toleradas nos edifícios independentes e apenas uma para a mesma superfície se o local em questão ficar dentro de um prédio público mais importante, como uma estação de trens ou um centro comercial, afirma o documento oficial publicado esta semana. Além disso, o odor nos locais em questão deverá ser controlado para que não incomode. No caso de uma construção separada, poderá ser sentido apenas ‘levemente’, segundo a norma. As mulheres devem ter mais banheiros que os homens, completa o texto. A higiene dos banheiros públicos na China registrou progressos importantes desde uma diretriz anterior do ministério, de 1998, que intro-

duzia normas mais rígidas. A nova norma vale tanto para as cidades, como para zonas rurais e localidades turísticas. No

ano passado, o município de Pequim limitou a duas a quantidade de moscas nos banheiros públicos.

Robin Hood rouba carro-forte Um motorista de uma empresa de segurança que na terça-feira sumiu com o dinheiro que estava no carro-forte que dirigia, no Paraguai, se entregou à polícia e afirmou que repartiu a maior parte dos fundos entre os pobres. Carlos González, que falou com várias emissoras de rádio, afirmou que levou “somente” 600 milhões de guaranis (cerca de R$ 298 mil) e não o 1,85 bilhão de guaranis que a empresa Prosegur alega. O empregado se entregou na delegacia e justificou sua ação pelas condições “desumanas” nas quais, segundo ele, as pessoas da empresa trabalham. O advogado da Prosegur, José Domingo Almada, afirmou na quinta-feira que no furgão abandonado havia 4,450 bilhões de guaranis (cerca de R$ 2,21 milhões) e pôde ser verificado “que o valor que falta, sem dúvidas, é de 1,85 bilhão” (cerca de R$ 920 mil). Almada disse que

o funcionário usa uma “estratégia defensiva” na qual pretende “ser visto como um Robin Hood moderno” que “em nada o exime” de sua

responsabilidade nos delitos de furto agravado e lesão de confiança pelos quais a Prosegur já apresentou uma denúncia.


Maskate

maskate.com.br

CURIOSIDADES

|15|

Manaus, 23 de fevereiro de 2013

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

O QUE VOCÊ AINDA NÃO SABE! 320. Malabarismo aumenta o poder do cérebro Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, analisaram 24 adultos que não sabiam fazer malabarismo durante um período de seis semanas. Os participantes foram divididos em dois grupos – o primeiro recebeu seis semanas de treinamento de malabarismo e praticaram a atividade 30 minutos por dia. O segundo grupo permaneceu sem a atividade. Os resultados indicam que os adultos que praticaram malabarismo apresentaram um aumento de 5% na chamada massa branca. O aumento foi identificado na parte posterior do cérebro chamada de sulco intraparietal, que contém nervos que reagem quando tentamos alcançar objetos incluídos na visão periférica. 321. 2º. 57% dos executivos recorrem a drogas para aliviar estresse Uma pesquisa feita com mil executivos de São Paulo e Porto Alegre, com cargos de gerência para cima, revela que esses profissionais têm adotado uma estratégia nada saudável para aguentar as pressões do dia a dia: 57% deles recorrem ao uso de álcool, drogas ou medicamentos para suportar o estresse da rotina. “É uma tentativa de fugir da realidade”, resume Ana Maria Rossi, coordenadora da pesquisa realizada pela International Stress Management Association do Brasil (Isma-BR), um instituto de estudo do estresse. 322. Riso de macacos é igual ao de humanos A análise, coordenada por Marina Davila Ross, da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, está num artigo na revista científica “Current Biology”, concluiu através de uma avaliação matemática apurada das gravações de riso vindas de bebês humanos e bebês macacos. Um dos fatores em comum entre o riso de todas as espécies é a capacidade de exalar ar durante o tempo equivalente a três ou quatro ciclos de respiração — capacidade antes considerada unicamente humana. Além disso, as diferenças entre o riso de cada primata seguem o parentesco evolutivo — os chimpanzés têm o riso mais parecido com o nosso, enquanto os orangotangos têm a gargalhada mais distinta da humana. 323. Homens dedicam mais tempo a filhos parecidos com eles Os homens passam mais tempo com os filhos mais parecidos com eles ou com um cheiro similar, segundo um estudo francês. O Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS, na sigla em francês) anunciou, em comunicado, os resultados do estudo, dirigido pela Universidade de Montpellier, que foram publicados também na versão online da revista “Animal Behaviour”. Além disso, o estudo confirmou a capacidade dos pais de reconhecerem seus filhos biológicos. 324. Aquecimento global favorece as mulheres Geleiras vão derreter, ilhas vão desaparecer e as mulheres vão dominar o planeta. Segundo um novo, em países tropicais nascem mais meninas do que meninos (pois os fetos femininos são mais resistentes). E a tendência é que, com o aumento da temperatura, isso aconteça em todo o mundo. 325. Formigas usam corretor de imóveis Segundo um estudo feito na Inglaterra, existem formigas especializadas em encontrar ninhos. Quando a colônia precisa se mudar, elas saem para procurar um novo lar, julgando aspectos como espaço e distância de outros formigueiros. Se encontrarem, voltam e tentam convencer as demais formigas.

Grama - Prosperidade nos negócios. Alta: doença. Apará-la: longa vida. Sorte: cabra.

PIADAS Nome do Vizinho Após o nascimento de seu filho, o homem foi registrá-lo no cartório. -Qual é o nome da criança?- o atendente pergunta - Ele se chama Arquibancada do Corinthians -Porque voce vai batizar seu filho de “Arquibancada do Corinthians”? -Ora, o filho do Meu vizinho se chama “Geraldo Santos”, porque meu filho não pode ser Arquibancada do Corinthians?

RECEITA

BOLO DE FUBÁ

Verdinho Por que a mulher do Hulk divorciou-se dele ? Porque ela queria um homem mais maduro. Nossos vizinhos À noite, enquanto o marido lia o jornal, a esposa comentou: - Os nossos vizinhos, o casal que mora aí em frente, parecem dois namorados. Ele, sempre que regressa a casa, tenho reparado, traz um presente e, de manhã, ao sair, lhe dá sempre vários beijos. Por que não fazes o mesmo? - Querida, mas eu nem sequer conheço a mulher! O senhor é o diabo? O garotinho chega pro pai e diz: “Paiê… O senhor é o diabo?” “Que é isso meu filho? De onde você tirou essa bobagem?” “É que toda vez que o senhor sai de casa, a mamãe grita para o vizinho: Pode entrar que o chifrudo saiu!” Inquilino P – Qual é o inquilino que mais sofre? R – O espermatozóide. P – Por quê? R – A casa é um ovo, o condomínio é um saco, os visinhos do lado são uns pentelhos, o visinho dos fundos só faz merda, e quando o dono está duro,bota ele pra fora. Que hotel! A mulher chega ao hotel, faz o registro, apanha a chave e sobe para o apartamento. Daí a instantes, ela retorna à recepção revoltada, indignada. Diz que vai embora. - Que hotelzinho de m&@#% – diz ela muito irada. – Não tem nem papel higiênico no banheiro. - E por que a senhora não avisou? A senhora não tem língua? – pergunta o gerente. - Língua eu tenho. Não sou é contorcionista.

Ingredientes 4 ovos 4 copos (americano) de leite 1 1/2 xícara (chá) de açúcar 1 1/2 xícara (chá) de fubá 2 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 xícara (chá) de queijo ralado Modo de preparo Em uma vasilha misture os ovos. Acrescente o leite e aos poucos coloque o fubá misturando bem. Coloque o açúcar, a manteiga e misture novamente. Junte a farinha de trigo e por último o fermento em pó. Leve ao liquidificador, batendo por alguns minutos. Volte com a massa para a vasilha. Acrescente o queijo ralado. Despeje numa fôrma untada. Leve ao forno quente por mais ou menos trinta minutos.

Horóscopo do Dia Áries Mesmo com tantos afazeres, é importante reservar tempo para recolhimento e introspecção. Hoje a Lua fica fora de curso até o fim da tarde, dedique-se às atividades mais simples e rotineiras.

Leão O Sol em Peixes indica um bom período para cuidar da saúde e da espiritualidade. Não force as situações, prefira deixar que a vida flua por seu curso natural. Enxergará melhor mais adiante.

Touro Com a Lua fora de curso em Câncer, a vontade é de ficar quieto no seu canto. Evite o excesso de trabalho, procure equilibrar seus horários. Não hesite em pedir ajuda, conte com a colaboração de colegas e amigos.

Virgem É importante manter-se aberto para ouvir. Com a concentração de planetas em Peixes, você fica mais sujeito aos movimentos os outros. Recorra à diplomacia, ao compromisso e às regras para que possa concluir negociações, contratos e tarefas.

Gêmeos Mercúrio transita em Peixes, trazendo mais inspiração. Porém, sua objetividade fica comprometida. Atenção redobrada para não se confundir com datas, números e informações importantes.

Libra Atenção e cautela nos relacionamentos. Cuidado com ilusões e falsas expectativas, o melhor a fazer é não esperar muito dos outros. O Sol ingressa em Peixes hoje e nos ensina que na verdade, amor não se cobra.

Aquário Vênus segue ainda em seu signo e o convida a cultivar beleza e equilíbrio. Em todos os sentidos. A aparência é importante, mas sem educação, elegância, refinamento, gentileza e cultura, de nada vale.

Câncer A Lua segue fora de curso em seu signo. Dia perfeito para se recolher, cuidar da casa e dos afazeres domésticos. Prefira a simplicidade, cuide dos assuntos que já conhece bem.

Escorpião Lua fora de curso: concentre-se em promover a harmonia emocional, reserve tempo pra cuidar de si mesmo e relaxar. No fim da tarde a Lua ingressa em Leão e o reconecta ao prazer de viver. Sua criança interior pede atenção.

Peixes Com tantos planetas em seu signo, atrairá olhares e elogios com seu charme e magnetismo. Mais confiante, otimista e seguro de si, aproveite para pensar em novos projetos de vida.

Sagitário Evite excessos para não sofrer desgaste físico. Boas ideias podem surgir nos momentos de relaxamento. A Lua fica fora de curso em Câncer e o melhor é organizar a casa ou o local de trabalho, dar preferência para atividades de cunho introspectivo. Capricórnio Dê preferência para as atividades e questões mais simples e rotineiras. Com a Lua fora de curso, hoje não é um bom dia para se dedicar a tarefas para as quais espera desdobramentos futuros.


maskate.com.br

|16| Maskate

Manaus, 23 de fevereiro de 2013

Kid Mahall

kidmahall@gmail.com

Legal que só

Olha já

Parente,se voce acha que uma coisa ta boa e não pode melhorar, aí é que voce se engana. A loja Rommanel Manaus, comandada pelo Augusto e Fabiola Castro,receberan a visita da Cristina Kassama na inauguração da loja de varejo no Amazonas Shopping. A loja ta show!

Outro dia eu descabei lá pras bandas de Novo Ayrão para ver de perto o feitiço do boto. De cara voce tem que lavar as mãos para pegar nos bichos que vivem na água e somente a dona menina (foto) é que pode dar de comer . Os botos só comem piranhas. A estudanteTatiane Freitas (outra foto) gostou que só de pegar no boto.

Janela do Jirau

Apresentação GH

Êita Piula

2007 1993

1997

Informatiza Somos GH Assessoria em Software Ltda, já trabalhamos com

Escritório Compartilhado

Assessoria e Consultoria em Tecnologia há alguns anos. Principalmente com desenvolvimento de programas para computadores. Porém nosso portifólio compreende Gestão Eletrônica de Documentos, Rastreamento de Veículos, Gráfica Rápida e

2

0

1

3

Escritório Compartilhado.

Coworking Origens

O escritório compartilhado é conhecido como "Coworking". Esta proposta de compartilhar o espaço do escritório com pessoas diferentes, de empresas diferentes é nova, foi criada em 1999 por Bernie DeKoven nos Estados Unidos. Más foi Brad Neuberg criou o “Hat Factory”, um espaço de coworking baseado em São Francisco na Califórnia (EUA), que era um apartamento onde trabalhavam 3 profissionais de tecnologia e que abria suas portas durante o dia para “avulsos” que precisavam de um lugar para trabalhar e queriam compartilhar experiências. Hoje existem espaços de coworking nos 6 continentes.

Esta semana fiquei deveras emocionando quando fui convidado para prestigiar a colação de grau em Enfermagem na Universidade Nilton Lins da minha amiga Giselle.Não tava só eu não, tava o marido, o filho, amigos, o vizinho, os colegas e os conhecidos. Foi chibata!

Êita Piula! Hoje eu acordei com uma saudade danada da minha amiga Arleane Marques. Manuzinho com ela não tem tempo ruim. Arleane é pura alegria. Ah! Quem me dera se a metade das pessoas que eu conheço tivessem, um tiquinho que fosse, do humor da modelo!


Edição 2215