Issuu on Google+

Arthur libera boates

As ilegais continuam lacradas ANO 15 - Nº 2.201 - MANAUS/AM -05/02/2013 - www.maskate.com.br

Muita manguaça ao volante e nenhuma apreensão

Dra.Mônica faz o estilo maternal com os infratores

BIRITEIROS GOZAM DA LEI SECA E DO DETRAN

Afeam investe na bioindústria Falabella vê mercado em expansão no Amazonas

Tainá 3 chega a Manaus

Barcos lotados são presos

Muita rede e nenhum colete salva-vidas

Dilma confisca acesso a pão

AMAZONENSE

José Aldo brilha nos EUA

Amanda Pinheiro Acadêmicos do Grande Rio

Cleomir no Carnaval total

Dez mortes no final de semana


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 05 de fevereiro de 2013

CIDADE DOS MALUCOS

Opção felina

No caso de Manaus, o desconto na tarifa de energia, que não chega a R$ 20 pra quem paga R$ 100 de tarifa mensal, não chegou a fazer diferença, sobretudo para aquele eleitor da periferia, que sequer paga a companhia energética por absoluta falta de condição. Muitas vezes ele é obrigado a recorrer aos felinos pra fugir da coação.

Reajuste em cascata

No caso, porém, do reajuste do combustível, o resultado se fez sentir no dia seguinte, com a remarcação em cascata do preço dos gêneros de primeira, segunda e terceira necessidades. É psicológico além de lógico e ululante. Aumentou o custo do frete, com o combustível mais caro, o resto tem que ser reajustado. Pois ninguém é abestado.

O trigo e o pão

Trocando em miúdos, Dona Dilma deu uma discreta vantagem na compra do trigo porém confiscou o acesso ao consumo do pão. Reduziu uma merreca para quem paga energia e impôs a carestia no consumo dos alimentos e outros itens da necessidade geral e diária. Uma bravata, entre tantas, que o cidadão já percebeu.

redacao@maskate.com.br

O cidadão comum, este que pega ônibus, faz a experiência da sardinha em lata, paga imposto e vive de salário, quando o emprego se mantém, percebeu rapidamente a jogada eleitoral entre o bônus da energia elétrica e o ônus do aumento do combustível e seus estragos na economia e orçamento familiar. Um golpe que vai repercutir no custo de tudo sem dó nem compaixão.

FALA SÉRIO!

Energia e gasolina

SUPERLOTAÇÃO - Táxi leva passageiros até no capô, em Educandos

O dia 05 de fevereiro na História 1599 – Invasões holandesas do Brasil: os holandeses são repelidos pela primeira vez, no Rio de Janeiro 1908 – Fundação do Condado de Clark, nos EUA.

1597 – Os vinte e seis mártires do Japão são crucificados. 1915 – Pancho Villa assume o poder militar e civil no México.

Desestruturação marota

Enquanto isso, as promessas de prover a infraestrutura de transporte, energia e comunicação, seguem na mesma promessa da protelação. Os portos e hidrovias que permitiriam a competitividade estão aguardando as anunciadas intervenções e soluções. Sem quaisquer perspectivas de materialização. À luz e à vista de uma bancada da bajulação.

NINGUÉM MERECE! •E por falar em comunicação, as operadoras de telefonia celular, depois da prensa da Anatel em 2012, resolveram complicar de vez os serviços oferecidos à população. Esculhambou geral! • Principalmente a VIVO, poupada na última pirotecnia punitiva, que penalizou TIM, Claro e OI, está oferecendo o pior serviço no setor. Deixando usuários e seus compromissos à beira do desespero. • Com frequência, na ligação de Vivo pra Vivo, oficialmente gratuita nos diversos planos da miragem digital, o que se houve, antes da interrupção, são três apitos da enganação. • A TIM continua a mesma e as demais, por descaso do consumidor, não cheiram nem fedem no desempenho da sacanagem popular. Quando isso irá acabar?

1971 – O módulo Antares do Projeto Apollo, desenvolvido pela Nasa, pousou no planalto Fra Mauro da superfície lunar. 1973 – Os Estados Unidos enterram o último soldado morto na Guerra do Vietnã, conflito que oficialmente acabou só em abril de 1975. 1999 – Mike Tyson é condenado a um ano de prisão por ter agredido duas pessoas, em 31 de agosto do ano anterior.

1958 – Nasser assume a presidência da República Árabe Unida.

Firula eleitoral

Dona Dilma, aliás, com toda a máquina publicitária que lhe dá Ibope e prestigio, está esfarelando a economia, gastando a poupança nacional para fazer firula eleitoral, em nome da própria sucessão. Se demorar mais um pouco, e a economia mundial não se aprumar, estaremos entrando na barca furada da crise sem ter a quem apelar.

1955 – Cai o governo francês de Pierre Mendès-France devido a situação no norte da África.

1968 – Começa a batalha de Khe Sahn da Guerra do Vietname.

Santo do Dia - Venerável Mestra Tecla Merlo A idéia da mulher como líder na ação da Igreja começou a tomar vulto e foi se estruturando até chegar a ser uma Congregação religiosa: Irmãs Paulinas. Desde o início, Tiago Alberione percebeu qua a mulher deveria estar na linha de frente nesta cruzada pelo Reino de Deus,

e esse seu pensamento logo se transformou em ação. Foi assim que a idéia da mulher como líder na ação da Igreja começou a tomar vulto e foi se estruturando até chegar a ser uma congregação religiosa: a Pia Sociedade Filhas de São Paulo, mais conhecida como Irmãs Paulinas. A Congregação dos Padres

Paulinos - primeira congregação fundada pelo Padre Tiago Alberione - já estava dando os seus primeiros passos. Agora, era necessário encontrar uma jovem para iniciar o ramo feminino. Deus, que estava por trás de tudo, não tardou em possibilitar o encontro de Alberione com a jovem Tecla Merlo.

Versículo do Dia E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.1 João 5:20 Ótimo - Guarda Municipal detém 35 pessoas por brigas em terminais de integração. Dos 35 detidos, 20 eram adolescentes, segundo a Guarda Municipal. Bom - PM detém 48 foliões por desordem em festas de carnaval de Manaus. Outras oito pessoas foram presas por porte de arma de fogo e drogas. Péssimo - Idoso morre após reagir a assalto no bairro Dom Pedro. Caso aconteceu na noite de sábado (2) quando vítima voltava para casa. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Coord. de redes sociais: |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020.000-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Lei Seca não prende ninguém no Amazonas qNo Detran, biriteiro tem tolerância maternal Sobrou manguaça no bloco dos motoristas biriteiros e faltou pulso forte pra prender folião. No Amazonas é assim: bebeu, dirigiu e a fiscalização escafedeu. Dos trinta motoristas autuados por embriaguez ao volante entre os dias 21 e 25 de dezembro, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM), ninguém foi pra cadeia. Do início de janeiro até sexta-feira passada foram registradas mais de 1.000 infrações, num total 36,74% maior que no mesmo período do ano passado. Sabe quantos biriteiros foram pra cadeia? Nenhum. Segundo a diretora-presidente do Detran/AM, Mônica Melo, os motoristas foram abordados nas ruas de Manaus e dezenas de veículos foram apreendidos, entre outras infrações, por falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento atrasado e permissão para um motorista não habilitado conduzir o veículo. Biriteiro alterado foi apenas multado.

temunhos, exame clínico, fotografias e vídeos para confirmar a embriaguez do motorista. E manda recolher quem estiver embriagado. “Tivemos alguns casos de recusa quanto ao uso do bafômetro durante o feriado, e então utilizamos filmagens para comprovar que aquele

motorista estava alcoolizado” disse Mônica Melo, ao confirmar que ninguém foi pro xilindró. Com a Lei Seca mais rigorosa, quem for autuado dirigindo sob influência de álcool ou outra substância psicoativa terá a carteira de habilitação recolhida, o veículo retido e ser preso.

a diretora-presidente do Detran/AM, Mônica Melo, a nova Lei Seca poderá contribuir para a redução deste índice. Ela afirmou que a presidente Dilma Rousseff sancionou a nova lei porque assumiu um compromisso com a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Organi-

zação Mundial de Saúde (OMS) de reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito nesta década. “Essa nova lei está facilitando não apenas a fiscalização como também a identificação do estado de embriaguez do condutor, independentemente do teste no do bafômetro”.

Cadeia e multas pesadas

No resto do Brasil, o número de prisões por embriaguez aumentou no primeiro mês de vigência

Fiscalização flexível Essa variação pode ser explicada pelo fato de que ficou mais flexível para os policiais identificar motoristas alcoolizados com o exame de sinais de embriaguez. Não é mais preciso submeter a pessoa ao teste do bafômetro ou ao exame de sangue, como era antes. Agora, sinais como vermelhidão dos olhos, dificuldade para falar e andar e cheiro do vômito podem provar que o condutor está embriagado. Continua valendo a premissa constitucional de que ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo. Porém,

Na terça-feira passada, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução para regulamentar a lei seca mais rigorosa. Essa determinação não permite nenhuma quantidade de álcool no sangue do motorista. A medida da PM de usar câmeras para filmar motoristas embriagados pode servir como mais uma evidência para indiciar condutores que dirigem depois de consumir álcool. Essa alteração na lei seca e a forma de

Mortes e sequelas Os acidentes de trânsito em 2012 foram responsáveis por 710 internações no Amazonas, segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS). O custo dessas internações chegou ao montante de R$ 430 mil no ano passado. Os dados deste ano ainda estão sendo contabilizados. Para

|03|

o corpo produz provas, o corpo fala. Odor de álcool, atitude arrogante e desordem nas vestes, entre outros itens, podem configurar não só a multa, como o crime. Isso prova o flagrante previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece como infração criminal conduzir veículo “sob a influência de álcool ou substância de efeitos análogos”, com penas que variam de seis meses a três anos de detenção, além de multa ou proibição de dirigir. Contudo, a pena é afiançável e, portanto, raramente alguém fica preso.

Endurecimento progressivo

Compreensiva e maternal A nova Lei Seca já está sendo aplicada sob a interpretação toda particular, condescendente e maternal como costuma ser a diretora do Detran, desde que foi publicada no Diário Oficial da União no última dia 21 de dezembro. A legislação agora autoriza a Justiça a fazer uso de tes-

Maskate

Manaus, 05 de fevereiro de 2013

da lei seca mais severa. Ao longo de 2012, a média foi de dez detenções por dia só na capital paulista. Entre 21 de dezembro e 21 de janeiro, a taxa saltou para 15. Regulamentada no mês passado, a lei mais rigorosa prevê que testemunhos atestem a embriaguez caso o motorista não queira soprar o bafômetro. Para dar mais força a seus depoimentos, policiais estão usando até câmeras de vídeo. A partir de 21 de

dezembro, um dia após a presidente Dilma Rousseff (PT) sancionar as mudanças na lei seca, a Polícia Militar fez 464 prisões em flagrante por “alcoolemia ao volante” em 30 dias. Em todo o ano passado - descontados os últimos dez dias de dezembro - foram feitas 3.606 prisões em flagrante, segundo a PM, o que dá a média de dez casos por dia. As multas dobraram e triplicaram em alguns casos.

a blitz ser feita já vai dar um certo chacoalhão no comportamento de boa parte da sociedade. As pessoas já começam a perceber que agora é para valer. Entretanto, em sua avaliação, os bloqueios policiais só serão plenamente efetivos se ocorrerem 24 horas por dia e em vias escolhidas aleatoriamente. Não precisa ser só em ruas de grande movimento. Isso é besteira. É preciso fazer blitzen em ruas locais de bairro por onde os motoristas fogem.


maskate.com.br

|04| Maskate

“Pra mim é uma libertação da criança e da mãe. Esta é apenas a primeira delas. É uma área carente e garanto que outras serão ainda maiores que esta. É um grande avanço, pois com a creche os pais não ficam com a vida paralisada. Vão poder procurar emprego e estudar”, disse o prefeito. Durante a cerimônia de inauguração, o Secretário da Semed, Pauderney Avelino, voltou a afirmar que a educação municipal vai dar um salto de qualidade. Disse à população que sua equipe de

trabalho não medirá esforços para oferecer uma educação de qualidade e não conseguiu esconder a alegria em poder inaugurar uma obra tão importante já no início de sua gestão. “Após 30 dias de trabalho já estamos inaugurando a primeira creche. Esse é o marco inicial da nossa gestão. Podem esperar muito trabalho e empenho da nossa parte. Estou muito feliz em ver que as mães do Jardim Mauá terão um lugar seguro para deixar seus filhos”, falou.

redacao@maskate.com.br

Primeira delas

CIDADE

Manaus, 05 de fevereiro de 2013

Casas noturnas sem risco estão liberadas qAs casas que permanecerão fechadas foram interditadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Divisão de Vigilância Sanitária O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, decidiu na sexta-feira, 01, liberar para funcionamento todas as casas que foram interditadas durante a operação de fiscalização, por problemas burocráticos junto aos órgãos municipais. Todas as outras que foram interditas por risco à vida permanecem fechadas. Das 66 casas interditadas, 27 estão autorizadas a funcionar a partir de hoje. Outras 39 permanecerão fechadas (ver a lista dos estabelecimentos liberados). A decisão foi tomada após uma longa reunião do prefeito com uma comissão de represent-

antes de casas noturnas, bares e restaurantes, que também envolveu secretários da área. Os empresários concordaram em assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)

Fiscalização contínua

Parceria que deu certo Para que a Creche Municipal Manuel Octávio fosse inaugurada hoje, a Semed contou com a parceria da Secretaria Municipal de Limpeza (Semulsp), que fez a limpeza dos arredores da unidade, e também da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), que cuidou do jardim da escola. Além disso, a Semmas doou mudas de plantas e árvores frutíferas para os comunitários. A diretoria da creche, Andrezza Monte Ferrei-

ra, disse que a equipe de trabalho é composta somente por mulheres. Ao todo, são 21 profissionais entre pedagogas, enfermeiras, assistentes sociais, professoras e serviços gerais. “Estamos muito ansiosos para começar este trabalho. Temos a obrigação e faremos, com certeza, um excelente trabalho. Eu e minha equipe estamos empenhadas para sermos referencia para as próximas creches que serão inauguradas”, disse a Diretora da creche, Andrezza Monte Ferreira.

comprometendo-se a regularizar suas pendências até o dia 08 de fevereiro. Se isso não ocorrer, elas estão sujeitas a perder o Alvará de Funcionamento definitivamente.

O prefeito também reforçou que a fiscalização vai continuar tanto nas casas noturnas quanto em

bares, restaurantes e outros estabelecimentos que envolvam concentração de público.

“Vamos fazer isso de forma mais sensível, visando mais a segurança e menos os problemas burocráticos”, afirmou Arthur. “Nesse encontro pudemos perceber que há interesse dos empresários em se ajustar”, disse o prefeito. O prefeito também disse de sua preocupação com os segmentos que envolvem a participa��ão de crianças e, portanto, deverá estender a fiscalização a salões de festas infantis, escolas, parques e similares.

Clandestinos na mira O prefeito aconselhou as casas que estão trabalhando em clandestinidade a procurar os órgãos públicos e se ajustarem às exigências formais. A Semmas montou uma força-tarefa formada por servidores que trabalharão na elaboração da minuta do TAC quanto na análise dos processos. “A secretaria está apta a atender a todos que tiverem pendência de licenciamento ambiental, dentro do prazo estabelecido”, destacou a

secretária Katia Schweickardt. O resultado do encontro foi avaliado como positivo por representes dos estabelecimentos. “Saio muito feliz desse encontro, Muitas pessoas dependem dos estabelecimentos e a decisão foi a mais sensata. Agora vamos trabalhar para estabelecer a ordem no setor, como a Prefeitura propõe”, afirmou o empresário Gersino Vendrami, da casa Rancho Sertanejo. Estas foram liberadas:

Charriot, Planeta Talismã, Bar da Loura, Rancho Sertanejo, Luar do Sertão, Chapéu Goiano Chopp Bar, Terra Brasil, Boleros Bier, A2 Boate Bar, Cabaré Nigth Clube, Forró dos Três, Bar São Francisco, Bolero Drinks, Cafuné Show Clube, Taberna, Kabanas Hall, Alambique, Zero Grau, Hells Angels, Naldo Restaurante e Lava-jato, Gargalo Sport Beer, Tropical Arena Vip, Tome Chopp, Casa Bar, Lappa, JapaFood e Eleven.

Inaugurada Creche Manuel Octávio Rodrigues

O prefeito Arthur Virgílio Neto inaugurou na manhã de quinta-feira, 1º de

fevereiro, a Creche municipal Manuel Octávio Rodrigues de Souza, que fica no

Jardim Mauá, zona leste da cidade. Essa é a primeira de um total de 45 creches que serão entregues à população até o final do ano. A solenidade de inauguração contou com a presença do titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Pauderney Avelino. A creche vai atender 70 crianças de um a três anos em horário integral. A estrutura física é digna de uma escola infantil particular.


maskate.com.br

Maskate

AFEAM joga suas fichas no Plano B da Bioindústria qNa floresta habita a saída natural e emergencial, diz Falabella O presidente da AFEAM, Agência de Fomento do Estado do Amazonas, Pedro Falabella, espalhou quadros por toda a sede de sua modesta instituição financeira, um compromisso com a cultura que reflete a paixão pela terra, sua gente, riqueza e potencialidades. Sua paixão maior, entretanto, é o plano B da economia regional, o projeto da Bioindústria da juta, da borracha, e de todos os ingredientes regionais de uma riqueza sem fim que o almoxarifado natural da biodiversidade amazônica abriga e que o mundo civilizado reivindica. Copaíba, pau-rosa, curauá, cipó d’alho, buriti, dendê, patuá, guaraná, açaí, cupuaçu, andiroba, babaçu, unhade-gato. Algumas das mais conhecidas plantas da Amazônia usadas especialmente para fabricação de cosméticos e fitoterápicos impulsionam as novas tendências de desenvolvimento industrial na região. A chamada “bioindústria” – que inclui também produtos de origem animal e microrganismos – vem impulsionando os diversos elos da cadeia produtiva de bioprodutos e expandindo as oportunidades de negócios de base sustentável.

Pesquisa da USP No novo cenário em construção na Amazônia brasileira, o ramo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) representado por institutos, agências de pesquisa e universidades desempenha um papel central na própria expansão e consolidação desse potencial. A atividade de P&D está presente em todas as etapas da cadeia produtiva de bioprodutos da Amazônia, com especial destaque para as indústrias de cosméticos e fitoterápicos”, afirma Laís, apon-

tando a principal conclusão de seu estudo, realizado sob orientação do professor Wanderley Messias da Costa, do Departamento de Geografia da FFLCH. A pesquisa teve início há 6 anos descreve o quadro atual desse segmento na região, analisa algumas experiências em curso e aponta caminhos para as indústrias do setor. A partir de um levantamento empírico, o estudo identifica Manaus e Belém como as duas principais capitais onde se concentra a maior parte da

trias que atua na região. “Na floresta habita a saída natural e emergencial para a ZFM”. O desenvolvimento da cadeia produtiva dos cosméticos e fitoterápicos está vinculado às atividades realizadas pelos centros e instituições de pesquisa, que cumprem um importante papel em relação aos estudos sobre o inventário da biodiversidade

regional, bem como sobre suas propriedades, composições físico-químicas, usos e aplicações. É importante mapear as pequenas comunidades organizadas que fornecem matériasprimas para os projetos embrionários de bioindústrias. Em alguns casos, estas adquirem de pequenos produtores e também de intermediários da cadeia.

Integração e prospecção de negócios

Para a direção da AFEAM, é essencial assegurar a regularidade da produção, bem como a garantia de que os produtos irão atender aos padrões de qualidade, baseados em tecnologias adequadas de plantio, cultivo, coleta e secagem para cada tipo de espécie. Os pequenos empreendimentos têm estimulado a

|05|

Tudo apenas começa... Os diversos elos dessa cadeia produtiva ainda se encontram em estágios incipientes, revelando deficiências de logística e distribuição, recursos humanos, oferta de insumos e investimentos mais significativos em pesquisa. Os gastos do governo federal com ciência e tecnologia (C&T) em toda a Amazônia, nos últimos anos, ficaram entre 2% a 3% do total aplicado no país. E a fragilidade das micros e pequenas indústrias

regionais demonstra a necessidade de incentivos específicos para o fortalecimento de seus processos produtivos. As incubadoras de base tecnológica possuem um papel fundamental, pois têm apoiado substancialmente os pequenos empreendimentos, envolvendo parcerias diversas entre instituições como Sebrae, Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério do Meio Ambiente e universidades e centros de pesquisa da região.

Havia a promessa do governo passado de promover investimentos públicos na ordem de R$ 10 milhões num distrito industrial direcionado ao setor da bioindústria, que geraria mais de mil empregos diretos, iria fortalecer a cadeia produtiva dos produtos de bases florestais da região. Era o polo da bioindústria que seria formado por um conjunto de 40 empresas, cada uma com 500 metros quadrados. As indústrias teriam espaço suficiente para produ-

zir, pois receberiam um terreno de 1.200 metros quadrados, onde poderiam até ampliar a produção. O pólo da bioindústria deveria ser composto por empresas de fitoterápicos, de derivados de cupuaçu, entre outras que trabalham com produtos da biodiversidade amazônica, como andiroba e copaíba. O projeto de construção do não foi adiante, pois fracassou a parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

O fracasso do bio-distrito

Incentivos adicionais Em Manaus, Falabella defende o fortalecimento imediato das principais instituições de pesquisa, como o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e o Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), e incentivos adicionais para um grupo selecionado de bioindús-

Manaus, 05 de fevereiro de 2013

integração da comunidade e a organização em cooperativas e associações. Porém, muitas das empresas de pequeno porte não conseguiram ainda introduzir procedimentos capazes de receber certificações como os “selos verdes”, que permitem, entre outros quesitos, atestar a origem das espécies, pondera o estudo. A buro-

cracia e a legislação precisam ser revistas. A biodiversidade regional poderá dar impulso ao desenvolvimento de um extenso grupo de produtos, entre medicamentos, perfumaria, cosméticos, insumos, extratos padronizados, alimentos, enzimas de interesse industrial, corantes, flavorizantes e conservantes derivados de plantas, animais e microrganismos. É uma extensa rede que precisa se expandir no Distrito Industrial de Manaus, para fomentar diversos atores do segmento biotecnológico para que se articulem em atividades que vão desde a coleta envolvendo comunidades florestais até os segmentos econômicos urbanos, pequenas e médias indústrias de processamento de insumos e produtos acabados.

infra-estrutura relacionada aos novos sistemas produtivos baseados no desenvolvimento de inovação de bioprodutos. As duas capitais são hoje os principais pólos urbanos e industriais da região amazônica e também estabelecem sólidos vínculos com as atividades agrícolas de seu entorno.


maskate.com.br

|06| Maskate

Caracterizado pelas fortes chuvas, o ‘inverno amazônico’ é sinônimo de preocupação e cuidados especiais com a saúde. O vírus da gripe Influenza A (mais conhecido como H1N1), que teve monitoramento intensificado após a morte de uma mulher no município de Borba, a 150 km de Manaus, em março de 2012, ganhou vigilância contínua em duas unidades da capital com a chegada do período chuvoso, segundo o diretor-presidente da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), Bernar-

dino Albuquerque. Albuquerque destacou que, como já existe a possibilidade de fazer os exames para detectar o H1N1 em Manaus, o monitoramento da doença facilitou. “Temos o acompanhamento contínuo nos nossos dois hospitais-sentinela e estendemos para as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) da capital. Se, por exemplo, um paciente na UTI do (Hospital) Santa Júlia precisa do exame laboratorial, podemos ser acionados para coletar o material”, explicou.

Alerta vermelho

Segundo o diretor-presidente da FVS, o período de chuvas sinaliza a necessidade de alertar os manauenses para o aparecimento da Influenza. “É uma época com maior ocorrência de doenças respiratórias agudas. Além da temperatura, há uma aglomeração intensa de pessoas”, acrescentou. Durante todo o ano, a FVS ainda faz o monitoramento da síndrome gripal. “O

objetivo é ver quais são os vírus circulantes para a definição de vacinas para o ano seguinte”, afirmou Albuquerque. O diretor da FVS apontou ainda que em 2012 foram registrados cinco casos de H1N1 no Amazonas, com um óbito em Borba. No ano anterior, não houve mortes. Em 2010, 12 pessoas morreram, enquanto 2009 teve 24 falecimentos em decorrência do vírus.

redacao@maskate.com.br

Chuvas e risco de vírus H1N1

AMAZONAS

Manaus, 05 de fevereiro de 2013

Marinha apreende 22 barcos por superlotação qOperação foi realizada na orla da Manaus Moderna, no Centro. Ao todo, 120 embarcações foram abordadas na fiscalização

O Comando do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil divulgou, neste sábado (2), os resultados da Operação de Intensificação da Inspeção de Embarcações no Porto da Manaus Moderna, situado no Centro da capital. Do total de 120

embarcações abordadas na fiscalização, 75 foram notificadas e 22 apreendidas. Nesta sexta-feira (1º), foi realizada uma operação de intensificação das ações de fiscalização das embarcações de transporte de passageiros e/ou carga, no

porto da Manaus Moderna, na orla da capital. Segundo a Marinha, a ação teve como objetivos o aumento da segurança do tráfego aquaviário, a proteção dos passageiros e tripulantes, além da prevenção da poluição hídrica.

Muitas denúncias “A operação foi iniciada pelo aumento do fluxo de embarcações que chegam e saem da cidade de Manaus no período de férias, bem como, pelas denúncias feitas ao Disk Segurança da Navegação por excesso de passageiros nas embarcações”, informou o Comando

do 9º Distrito Naval. Das 120 embarcações abordadas, 75 receberam notificação e 22 foram apreendidas. Dentre as principais irregularidades constatadas, as equipes constataram embarcações não inscritas na Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC);

condutores sem habilitação; tripulação incompleta; falta de artefatos pirotécnicos (sinalizadores); ausência de carta náutica do trecho da viagem; além do rol de equipagem, rádio VHF não instalado, dotação incompleta de coletes e bóias salva-vidas.

Área fluvial mapeada Na Operação, a CFAOC contou com cinco embarcações, duas motos aquáticas e três viaturas, além de 54 militares, entre homens e mulheres, distribuídos no Porto e área fluvial. Para tornar cada vez mais seguro o lazer dos navegantes e banhistas nos rios da Amazônia Ocidental, a Marinha orienta o

atendimento das seguintes recomendações: fazer a manutenção preventiva e correta da embarcação; ter a bordo o material de salvatagem prescrito pela Capitania; respeite a lotação da embarcação e tenha a bordo coletes para todos; manter os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 05 de fevereiro de 2013

José Aldo detona gringo em Las Vegas

|07|

qFamília do amazonense diz que ele é um orgulho para todos e essa conquista é o resultado do esforço dele O clima de expectativa, ansiedade e nervosismo deu lugar ao final de cinco rounds à alegria, emoção e felicidade dos mais de mil torcedores que se aglomeravam na Rua 13, Bairro Alvorada, Zona Oeste de Manaus, para acompanhar a luta do filho mais “ilustre” José Aldo com o americano Frankie Edgar, pela defesa do cinturão dos pesos-penas, pelo UFC 156, na madrugada deste domingo, no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Alegria não faltou aos torcedores, familiares, amigos, fãs, e as pessoas de vários bairros da cidade em levar apoio ao amazonense em solo norte-americano, mesmo a distancia. Ao som da bateria da Escola de Samba Unidos do Alvorada, o grande público transmitiu uma “energia positiva” e acompanhou o combate em um grande telão montado em frente da casa de José Aldo, onde ele morou por 15 anos com sua família, mas hoje alugada para uma amiga da família.

Iranduba vence Atlético-RR

Família acompanhou todo combate No segundo piso da casa em que morou com seu irmão e grávida de oito meses de “John Aldo” (em homenagem ao pai e o irmão), a irmã Josilene Souza de Oliveira, 33, professora de educação física, não escondia a emoção antes da luta. Mesmo em estado de gestação, Josilene gritava, chorava, sorria, pulava, e manifestou de todas as formas seu sentimento ao irmão José Aldo. Ao final do combate, feliz e emocionada, disse ao de sua felicidade ao ver a vitória do lutador em mais um desafio pela defesa do cinturão.

Alvorada torceu em peso - Minha emoção é muito grande de vê-lo ganhar mais uma vez. Foi uma luta difícil, porque o adversário dele é muito bom, mas no final ele conseguiu a vitória. O José é um orgulho para todos nós, e essa conquista é o resultado do esforço dele de muitos anos de luta para chegar onde

agora ele está – disse. A irmã mais nova do lutador amazonense, Rosilene Oliveira, 30, após o combate disse que o lutador realiza um sonho de menino, pelas dificuldades que passou para alcançar um patamar de vitórias e conquistas no cenário de lutas pelo UFC. - Ele é um orgulho para

nossa família, para os amigos, e para nosso pai (José Aldo) se estivesse vivo, enfim para todos nós que se espelha nele (Aldo), mas principalmente as crianças de vê-lo chegar onde chegou depois de todo sofrimento, mas hoje em dia, o José está buscando o sonho que sempre teve no esporte.

Federação de futsal começa inscrição A Federação Amazonense de Futsal (Fafs) está com inscrições abertas para as categorias sub-13, sub-15 e sub-20 do Campeonato Amazonense da modalidade. Com abertura marcada para o dia 23 de março, a federação espera contar com a participação de 45 times nas três categorias. As equipes campeãs do sub-14 e sub20 terão vaga garantida na Taça de Brasil de 2014.

Iniciada em 23 de janeiro, em solenidade da federação para divulgar o calendário anual de 2013, e o relatório das atividades do ano passado, as inscrições para as três categorias ainda não tem nenhum time confirmado. O secretário da Fafs, Adeller Chames, informou que o período para as equipes interessadas na disputa da competição, será até o dia sete de março.

Com dois gols no final de cada tempo, as jogadoras Crack e Ericka, aos 46 minutos do primeiro e segundo tempo, decretaram a primeira vitória do Iranduba da Amazônia (AM) diante do Atlético Roraima (RR), por 2 a 0, no jogo de ida pela Copa do Brasil de Futebol Feminino, na noite deste sábado (02), no estádio Raimundo Ribeiro, o Ribeirão, em Boa Vista (RR).

A equipe amazonense conquistou uma boa vitória e deu um passo importante para conquistar sua vaga para próxima fase da competição nacional. Segundo o treinador Olavo Dantas, o grupo teve um bom rendimento em campo mesmo jogando na capital roraimense, mas fez questão de citar a qualidade da adversária que exigiu muito das meninas do Iranduba.

Bem comportada - A equipe se comportou muito bem, manteve um equilíbrio tanto defensivo como ofensivo durante toda a partida, tanto que teve paciência e os nossos dois gols saíram cada um nos finais dos dois tempos, mas todas jogaram com muita disposição e com isso tiveram um bom desempenho. Em relação a equipe do Atlético tem uma bela equipe e com

certeza vão para o segundo jogo com muita disposição, tem grandes atletas que nós conhecemos muito bem e de grande potencial, como o caso da Nina, Bia, Fran, Helen e outras. De acordo com o treinador, o resultado contou com alguns destaques da equipe amazonense em campo, considerado por ele, fundamental para vitória em solo adversário.


VÍDEO GAME SONY PLAY STATION 02 PS2 Cód. 51800-0 À Vista R$ 630,00 ou 1+3x R$ 157,50 s/juros

SMARTPHONE LG OPTIMUS L3 - 2 CHIPS E405 BR Cód. 67795-4 À Vista R$ 529,00 ou 1+3x R$ 132,25 s/ juros

R$

MAX

62,30

R$ TABLET BV4000 7” 8GB BV4000 / Cód. 67813-3 À Vista R$ 499,00 ou 1+4x R$ 99,80 s/juros

1 ANO R$ 74,23

• Android 2.3 • Processador 600 Mhz • 3G • Wi-Fi • Câmera 3.2MP • Filmadora • Bluetooth 2.1 • MP3 Player e Rádio FM

R$

MAX

58,76

1 ANO R$ 134,00

• Processaor : Cortex A9 de 1.0 GHz • Processador Gráfico : Mali 400 250MHz • Memoria RAM : 512 MB DDR 3 • Memoria interna : 8 GB • Sistema operacional : Google Android 4.0.3 ICS • Rede : Wi-Fi 3G USB (através do modem externo não incluso) • Conexão USB : miniB5 • Webcam : 300KPixel • Cartão microSD : até 32 GB • Tela : 7” TFT Cristal liquído / Touch Screen / Capacitivo / Resolução de 800 x 444 Formato de Arquivo de vídeo : AVI, RMVB,MKV,FLV, com resoluções ate 1080p, podendo ser expandido com softwares de terceiros. Formato de áudio : MP3,WMA,WAV

MAX

74,19

1 ANO R$ 47,00

MÁQUINA DE COSTURA SINGER 2668/2818 Cód. 55527-4 À Vista R$ 710,00 ou 1+3x R$ 177,50 s/juros

R$

MAX TV CCE 42” LCD HDTV D-42/4201 / Cód. 66373-5 À Vista R$ 1.599,00 ou 1+4x R$ 319,80

R$

188,31

MAX

1 ANO R$ 46,16

1 ANO R$ 318,61

• Resolução: 1920x1080 • Som estéreo • Função SAP • HDTV • Bloqueador de Canais • Full HD • Modo Econômico (reduz até 25%) • Entrada HDMI • Entrada vídeo componente • Entrada vídeo composto • Entrada USB • Conversor Digital • Peso Líquido: 18,5Kg • Peso Bruto: 20k

• Casas de botão em 4 passos • Braço livre facilita costura em mangas, punhos e barras • Comprimento e largura dos pontos ajustáveis 3 posições de agulha • Chapa isoladora dos dentes para bordados livres e pregar botões • Pontos flexíveis com ajuste, para melhorar a aparência do ponto. • Velocidade de 850 pontos por minuto

REFRIGERADOR ESMALTEC TEC 245L 1P ROC29B Cód. 67794-8 À Vista R$ 898,00 ou 1+3x R$ 224,50 s/juros

R$

MAX

105,75

FOGÃO DAKO LUNA 4B FGDK004PLVWW3 Cód. 63141-8 À Vista R$ 298,00 ou 1+3x R$ 74,50 s/ juros

R$

35,09

MAX

1 ANO R$ 44,00

• Capa de vidro com puxador • Queimadores esmaltados • Puxador do forno em aço superdistanciado • Mesa sobreposta em aço inox • Vidro duplo na porta do forno • Capacidade do Forno: 47,2 Litros

83,61 COND AR ELECTROLUX SPLIT 9.000 ECOTURBO TE09F/TI09F Cód. 67742-8 À Vista R$ 959,00 ou 1+3x R$ 239,75 s/juros

R$

37,68

MAX

GARANTIA

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

1 ANO R$ 43,97

• Capacidade 5kg • Controle Mecânico • 3 Programas de Lavagem • Acabamento Gabinete Plástico • Peso 7,9kg

1 ANO R$ 55,57

ESTENDIDA

1 ANO R$ 53,12

• Gás ecológico R410a • Função ECO • Com um toque você seleciona a máxima performance • Retira a umidade excessiva do ar • Função Auto-limpeza

112,94

MAQUINA LAVA ROUPA ARNO ML20 Cód. 67597-1 À Vista R$ 320,00 ou 1+3x R$ 80,00 s/ juros

R$

MAX

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acrescimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20%. O plano de 1+12 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 04/02/13 a 05/02/13. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC - ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.


Roberto e Valda cara a cara com R$ 4 mil no Rolecrau ANO 15 - Nº 2.201 - MANAUS/AM - 05/02/2013 - www.maskate.com.br

Na ausência de Miguel Mourão – que retorna na terça-feira – Fernando Bello comandou o programa mais sortudo e alegre da TV

O Roberto, do Tancredo Neves, da gloriosa Zona Leste usou o telefone e bateu forte na primeira tentativa. Ele acertou a senha “Maskate é crau”, e

aproveitou o niver da Rose Fleur de Jour e bateu 3X1 no Dado, garantindo vaga para rodar a roleta e concorrer a R$ 4 mil do Acumulado, na quarta-feira. A

Valda também acreditou na sorte e ligou para 2101 7026 e novamente a Fleur de Jour garantiu a vaga de mais uma para disputar a sorte com o Robertão.

Marcos Dangelo dá canja e banquete completo

O melhor do bolero romântico ficou à cargo do internacional Mascos Dangelo, que cantou e encantou em italiano. Marquinho comandou

ao começo de tarde e atacou de Leggata Ad Um Granello de Sabbia, traduzido para bom português e abriu a semana em grande estilo,

tendo a louríssima Priscila Euma como partner. Dá pra ter uma idéia como será a semana no Fala Mourão – Maskate na TV

No clima de Vegas com o DJ Glenher


maskate.com.br

|10| Maskate

Edney Morais Araujo

Daniele Silva

Tiatio WB Escolar

Selma Cruz @Selmafc76Cruz

rosangela socorro @lima_mao

Godivamica @godivamical

Ruinaldo Vieira Trin @rvieiratrindade

jornal@maskate.com.br

Raquel Oliveira

REDES SOCIAIS

Manaus, 05 de fevereiro de 2013

REDATOR (A) Escrever no Maskate é pra aquele que sabe o que nossos leitores desejam e querem, para se sentirem respeitados e tratados como único, especial, absoluto, nem que seja pelos instantes em que perdure a leitura. Vai encarar o desafio?

Manaus de luto por Makassa

O cantor pernambucano - radicado no Amazonas - Roberto Makassa morreu às 3h15 desta segunda-feira (4), aos 58 anos de idade. De acordo com a filha do artista, Janaína Honório da Silva, 32, ele lutava contra um câncer de próstata há dois anos e também sofria de diabetes. Na última semana, o cantor se encontrava internado na emergência da Fundação

Centro de Controle de Oncologia (Cecon). Makassa teve hemorragia e só respirava com o auxílio de aparelhos “Meu pai passou por quatro cirurgias, a última no dia 7 de janeiro. Depois disso, ele teve alta. Como estava com um quadro irreversível, achamos melhor que ficasse com a família, em casa. Só que há umas duas semanas ele piorou e teve que ser levado

para o Cecon novamente “, relatou Janaína. Ainda segundo a filha do cantor, sua última apresentação foi a realização de um sonho antigo. “Ele sempre quis cantar no Teatro Amazonas, e conseguiu em setembro do ano passado. Depois disso, ele não conseguia mais aguentar um show inteiro e minha mãe pediu que ele ficasse em casa”, contou.

Atriz e produtor de ‘Tainá 3’ chegam à cidade

Envie seu curriculum para administracao@maskate.com.br Assunto:“REDATOR”

SELEÇÃO DE PROMOTORA DE EXEMPLARES Faça parte da nossa equipe, Se você tem disponibilidade de horário, é alegre, desinibida, trabalho externo. Envie seu curriculum com foto para administracao@maskate.com.br Assunto:“PROMOTORA”

Com apenas oito anos, Wiranu Tembé, a protagonista do filme “Tainá - A origem”, comemora a gravação do longa-metragem e viaja o Brasil para divulgá-lo. Junto com a produção do filme, a atriz esteve em Manaus, neste domingo (3), para a pré-estreia ocorrida em uma sala de cinema do Studio 5 Mall, na Zona Sul da capital. No sábado (2), a pré-estreia

ocorreu noa cidade de Belém, no Pará. O lançamento oficial do terceiro filme sobre à personagem indígena é no dia 8 de fevereiro. Para Wiranu, tudo é motivo de diversão. Esboçando algumas palavras em português, a atriz diz que a filmagem foi uma tarefa fácil. “Nadei no rio, subi em árvore e fiquei na floresta. Gostei de filmar no balão

e fiz muitos amigos”, disse a atriz mirim. Os dois primeiros longas receberam 22 prêmios e a expectativa da equipe do filme é de grande bilheteria. “As pré-estreias são nossos termômetros e a reação do público está sendo muito positiva. Esperamos que seja um grande sucesso”, afirmou o produtor de elenco do filme, Cláudio Barros.


Maskate

maskate.com.br

Manaus, 05 de fevereiro de 2013

Sabrina Sato, uma rainha profissional: ‘Ainda faço aulas de samba’

|11|

Fernanda se queixa de André: ‘O amor acaba rápido, né?’

No Quarto Brechó, Fernanda e Andressa conversam sobre André. “Eu estou totalmente arrependida do que fiz. Sou errada. Mas isso não justifica”, diz Fernanda, mencionando o copo de água que jogou na cara do brother na Festa Yemanjá. “Eu não acho certo o que ele está fazendo. Até porque você tentou se redimir”, opina Andressa, se referindo a André não estar falando direto com Fernanda. A mineira não entende como o capixaba pode mudar radicalmente de opinião por causa de um erro dela. “Na festa passada disse que me amava. Toma cuidado porque nunca falei isso para mulher nenhuma. O amor acaba rápido, né? A diferença entre nós dois é porque eu nunca fiquei com ninguém por causa do jogo”, acredita Fernanda.

Domingo, 3, de fevereiro, 21h30. Sabrina Sato chega à quadra da Vila Isabel para posar para o EGO com um sorrisão no rosto. Cumprimenta seus ritmistas, implica com mestre Paulinho - diz que ele é o Tio Chico, da Família Addams, do samba - , se veste e se apronta em dez

minutos. Em pouco tempo, ela para o Boulevard 28 de Setembro, onde fica localizada a escola, para as fotos do ensaio “Sua majestade, a bateria”. Acostumada à adrenalina da folia ela mostra fôlego de gata para se dividir entre o carnaval do Rio, de São Paulo e de Salvador.

“Cansar, cansa. Mas é tão gostoso ao mesmo tempo que, quando acaba, sinto falta. Já me acostumei com essa loucura, gosto dela”, diz a japa – como é chamada -, na véspera de seu aniversário de 32 anos. Durante a entrevista exclusiva, Sato falou ainda de sua relação com a Gaviões

da Fiel, escola da qual é madrinha, em São Paulo, disse que ainda faz aula de samba e que, apesar de ser uma das figuras mais solicitadas pelo mercado, não visa dinheiro. “Acho que queria mesmo tele transporte”, diz ela que, apesar do cansaço, não deixa de sorrir um só momento.

Ariadna autografa Com vestido transparente, ensaio nu durante Tati Minerato samba ensaio de escola de samba muito em ensaio

Enquanto troca carinho com Yuri, Natália diz: ‘Marien é forte’

Na cama, Yuri troca carinho com Natália e comenta que adoraria participar do cinema do Líder junto à sister e Elieser: “Ia ser muito bom nós quatro”, diz ele. Depois, a gaúcha fala sobre a mineira no jogo. “Com certeza eu e Elieser somos as pessoas mais próximas dela. Ela é forte, hein. As provas de resistência. Ela vai com toda a força. Resistência não tem nada a ver com ser forte”, avalia a sister. “É o contrário”, concorda o lutador. Natália muda de assunto: “A gente não tem noção do que está acontecendo lá fora. Curiosidade de ver e voltar”, diz.

Anamara faz apelo ao público: ‘Fica meus irmãos, povo!’

Deitada ao lado de Fani, Anamara faz um apelo ao público. “Quem tem que ficar é quem tem a cara a bater, quem tem que ficar aqui é quem vive isso aqui, quem tem que ficar aqui é quem quer ganhar 1,5 milhão sem passar na cabeça de ninguém”, diz a sister. A carioca brinca: “Parece uma reza”. “Maroca está maluca. Fica meus irmãos, povo!”, pede a baiana. “Quem tem que ficar aqui é quem não tem medo de dizer o que pensa com receio de Paredão. Fica, fica, fica Fani. Fica, fica, fica, Yuri”, insiste a veterana.

Foi com um vestido revelador que Tati Minerato mostrou o samba no pé no último dia de ensaio na quadra da Gaviões da Fiel, nesse

domingo, 3. A rainha de bateria escolheu o modelo transparente e com franjas para dar uma prévia do que exibirá no Carnaval deste ano.

Fernanda Tavares fará estreia na Sapucaí ao lado de Murilo Rosa Ariadna posou nua para um especial da “Playboy” em 2011, mas até hoje autografa exemplares da revista, como aconteceu no último domingo, 3. A ex-BBB esteve no

ensaio Unidos da Vila Santa Tereza, agremiação que integra o Grupo A no Carnaval e da qual é rainha de bateria. As fotos abaixo foram postadas no Instagram de Ariadna.

A top Fernanda Tavares - que deu à luz seu segundo filho há três meses - fará sua estreia na Marquês de Sapucaí, em grande estilo. A top desfilará ao lado do marido, o ator Murilo Rosa, pela escola de samba Grande Rio no Carnaval carioca. E

nada de carro alegórico. Segundo fontes do EGO, os dois encaram a avenida no chão mesmo, mostrando samba no pé. A informação foi confirmada pelo escritório da promoter Liége Monteiro, mas a fantasia do casal é segredo de Estado.


maskate.com.br

|12| Maskate

Manaus, 05 de fevereiro de 2013

Fiscalização de trânsito reforçada

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também atuará de forma ostensiva e preventiva nos festejos de Carnaval, ampliando as fiscalizações, principalmente os crimes de trânsito, como o cumprimento da Lei Seca, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas para os condutores de veículos automotores. Participam das ações, cerca de 300 fiscais de trânsito, equipes de guinchos, que reforçarão a fiscalização nas principais saídas da cidade (Rodovia AM-010 e AM-070). Segundo a diretora-presidente do Detran-AM, Mônica Melo,o órgão também realiza ações educativas neste Carnaval 2013, para conscientizar a população sobre a importância das boas práticas no trânsito.

Segurança no Sambódromo

Como acontece todos os anos, durante os desfiles das Escolas de Samba, todos os órgãos envolvidos na questão de organização e segurança do evento estarão concentrados no Centro de Controle instalado na área do Centro de Convenções do Amazonas (Sambódromo), tendo a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), colegiado da Secretaria de Segurança Pública (SSP). No local, a Polícia Militar vai manter um Centro de Triagem no Sambódromo para atender os casos registrados e encaminhá-los as delegacias.

redacao@maskate.com.br

O sistema de Segurança Pública do Amazonas conta, neste período de Carnaval, com cerca de 7 mil servidores, entre policiais militares e civis, bombeiros e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), para atuar durante as festividades em todas as zonas da cidades, cobrindo os eventos carnavalescos com maior público, incluindo bandas de rua, desfile das Escolas de Samba e o Carnaboi. O planejamento já começou a ser implantado neste final de semana e segue até a quarta-feira de cinzas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), somente a Polícia Militar está destinando diretamente cerca de 4,5 mil policiais, em Manaus, do Batalhão Especial de Eventos, criado neste ano, especificamente para atender as festividades do período de Carnaval. O secretário da SSP-AM, coronel PM Paulo Roberto Vital, explica que o policiamento ostensivo nas áreas de eventos será feito pelos policiais do Ronda no Bairro. “Neste ano, temos esse diferencial de toda a cidade estar coberta com o programa Ronda no Bairro, que estarão dando cobertura para os policiais do Batalhão de Eventos e zelando pela segurança de toda a população”, disse.

POLÍCIA

Carnaval 2013 terá 7 mil servidores na Segurança

Dez mortes sendo seis a tiros, duas a faca e duas no trânsito O primeiro mês de 2013 registrou de 18 assassinatos. Se o alto índice de homicídios em fevereiro permanecer, neste segundo mês do ano, esse número de assassinatos pode aumentar, até porque, somente neste primeiro final de semana, a polícia registrou oito assassinatos, sendo seis com uso de arma de fogo e dois por arma branca (faca). O trânsito também tem fatalizado vidas em 2013 e no final de semana mais duas pessoas chegaram a receber atendimento em Hospitais de urgência e emergência, mas não resistiram aos graves ferimentos e também faleceram. Nenhum acusado de homicídio foi preso, segundo a Delegacia Especializada.

Conjunto na mira de assaltantes O Conjunto D. Pero I, onde a violência continua com índices altíssimos de assaltos, foi palco de mais uma barbaridade praticada por bandidos armados e que mataram o microempresário, Geraldo Sarkis do Vale. 62, quando ele chega a em

casa e colocava seu carro na garagem. Três homens tentaram assaltá-lo e como o empresário tentou fugir em velocidade em seu carro, acabou recebendo uma saraivada de balas. A esposa da vítima e vizinhos ainda prestaram

socorro mas o empresário chegou sem vida na sala de operações do HPS 28 de Agosto. No ano passado, pelo menos três casos de latrocínio aconteceram neste mesmo conjunto localizado na Zona Centro-Oeste de Manaus.

Estelionatários são presos pelo DRCO Dois homens suspeitos de fazer compras pela Internet utilizando nome de pessoas que têm os dados cadastrados em mídias sociais ou têm os cartões de créditos clonados em estabelecimentos comerciais, foram presos pelos tiras do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da Polícia Civil. Igor Trindade Viana, 33, e Everaldo Barbosa da Silva, 25, foram presos na avenida General Rodrigo Otávio, bairro Japiim, Zona Sul, quando estavam saindo de uma loja de informática, onde eles foram pegar o material que eles haviam comprado por meio do golpe. No momento da prisão, Everaldo estava usando documentação falsa e tentou subornar os policiais oferecendo a quantia de R$ 5 mil e o carro que eles estavam.

Na casa de Igor, localizada no conjunto Manôa, Zona Norte, foram apreendidos cartões de créditos em nomes de terceiros, peças de veículos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e materiais para consultório odontológico. As investigações apontam que a mercadoria apreendida foi adquirida de forma ilícita.

A polícia também encontrou duas motocicletas, sendo uma CG preta, placa OAK-6379 e outra que estava sendo modificada, com peças compradas pela Internet no Estado de São Paulo, um carro modelo Corsa Sedan prata, de placas JXV-4608 e aproximadamente R$ 3 mil em espécie.

Buracos causam acidentes e quebram carros no DI Começou o ano letivo escolar, trabalhadores retornaram das férias e os acidentes e engarrafamento tomou conta do trânsito nas principais ruas esburacadas do Polo Industrial de Manaus (PIM). A direção da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) responsável pela manutenção das vias não se pronunciou causando indignação aos moradores dos Conjuntos Habitacionais Nova República, Acácia e Elisa Miranda. Os carros desviam das crateras e acabam batendo uns

nos outros. Diante do prejuízo causado aos veículos e do silêncio do Superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira a respeito da recuperação das valas que tomam conta das ruas do Distrito Industrial alguns moradores, que são os mais prejudicados, começaram a se mobilizar para fechar uma das vias para chamar a atenção das autoridades. “Todo ano é a mesma coisa, os buracos aparecem ao longo das vias e a Superintendência da Suframa faz de conta que o problema

não é de sua competência, deixando os proprietários de veículos menores no prejuízo”, disse um industriário depois de bater o carro em outro que passava ao tentar desviar de um buraco. Uma moradora do conjunto Nova República, fez um convite para o Superintendente Thomaz Nogueira dar uma volta pela Avenida Buriti para sentir o drama enfrentado diariamente pelos moradores. Ela fez ainda uma observação, “que ele venha no seu carro e não no carro da Suframa”.


Maskate

maskate.com.br

Manaus, 05 de fevereiro de 2013

|13|

AVÓ E NETO TRAFICAVAM DROGAS E SÃO PRESOS

AMIZADE VIOLENTA

Uma tiazona de 48 anos resolveu pegar o neto dela, um adolescente de 15 anos, para trabalhar para ela no tráfico de drogas e poder proporcionar a ele um futuro melhor no mundo do crime. Infelizmente, ontem, os dois foram presos na casa onde moravam, na rua Anador, bairro João Paulo 2, Zona Leste. Vizinhos fofoqueiros não se aguentaram e ligaram para os cops e contaram tudo o que rolava na casa da família bizarra. Os tiras

chegaram aloprando com a família e logo de cara, pegaram a bolsa da tia e acharam 146 trouxinhas de pasta base de cocaína, 53 trouxinhas de cocaína e 23 papelotes de maconha, além de uma pistola 765 com 12 munições intactas. O mais estranho, é que a avó do moleque ainda autorizou que os tiras fizessem a revista no interior da casa. Ao realizarem a busca, encontraram uma bolsa marrom, escondida em uma gaveta, contendo a droga. Em depoimento,

ela negou que a droga fossem dela e afirmou que o neto é que é pilantra e envolvido com o tráfico. Ela pediu para não ser presa, mas não teve jeito. Os vizinhos já tinha contado que tudo rolava com o consentimento da avó. Os dois foram tristonhos para o 30º Distrito Integrado de Polícia (30º DIP), e a mulher foi levada para o Casarão, no Centro de Manaus . Já o neto, foi encaminhado à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

DUPLINHA DO TERROR É PRESA PELA PM Um adolescente de 16 anos e um rapaz muito maroto de nome estilizado Taysson Martins Montalvão, 19, só queriam dinheiro para curtir com altas gatas, mesmo que isso significasse transgredir algumas leis e ferir algumas pessoas, mas acabaram sendo presos. Eles foram esculachados pela Polícia Militar (PM), após terem sido flagrados tentando fugir de uma lan house que haviam acabado de roubar. O crime ocorreu na segunda-feira à noite, na avenida perimetral, no Jorge Teixeira, zona leste. Com os suspeitos foram encontrados celulares das vítimas, R$ 66, além de um revólver calibre 38. O caso foi registrado no 14ºDistrito Integrado de Polícia (14º DIP).

Durante uma alegre e descontraída jogatina entre jovens bem educados e com boa estrutura familiar, regada a muita cachaça, o desocupado Werley Marinho dos Santos, 25, percebeu que seu amigo, Landerson Gomes Prado, 22, já tinha vivido demais e estava na hora de ele morrer já. A bronca toda aconteceu no charmoso bairro Tancredo Neves, na Zona Leste. Werley pegou só uma faca que estava sendo usada para cortar os limões e cravou com toda a vontade nos peitos de Landerson, para que ele fosse logo para o mundo espiritual. A galera acabou apartando a onda e o plano de Werley nem deu certo, porque Landerson foi bater no João Lúcio, onde está se recuperando, já pensando em como irá matar o seu eterno miguxo.

CASA DE CABA

O industriário Adriel Almeida Lopes dos Santos, 26, deve ter mexido em casa de caba, porque foi pegando seis tiros e morreu no Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, domingo à noite. Ele foi baleado, por volta das 21h, quando deu bobeira no cruzamento das Ruas 8 com a 1, no São José 3, da nossa queridíssima e amadíssima Zona Leste, lógico. A polícia não soube informar a motivação nem os suspeitos do crime. O caso vai ser investigado com muito entusiasmo pela bem equipada e aparelhada Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

VIZINHOS INVASORES Os galeriosos Eron Ferreira de Souza, 20 anos, Gildervan Rocha Silva, 27, Maylton Lima Souza, 24, e Alessandro Moraes, 19, foram enjaulados, ontem, pela Polícia Militar, depois de fazerem a limpa na casa dos próprios vizinhos do conjunto Mundo Novo, zona norte. Os espertinhos passavam o dia passando o pano na vizinhança e quando viam que não tinha ninguém em casa, eles arrombavam a porta e aliviavam os colegas de alguns notebooks, DVDs e TVs de LCD. Ontem, quando já se preparavam para “trabalhar” receberam a visita dos cops que acharam na casinha dos bichinhos, aparelhos de TV e até de ar-condicionado. Agora eles estão sem TV nem ar-condicionado no xilindró do 15º DIP.

MULTIMARCAS

3215-2050 Av. Castelo Branco nº 102 - Cachoeirinha


maskate.com.br

|14| Maskate

Manaus, 05 de fevereiro de 2013

Chinês paga quase R$ 32 mil para tomar banho

Um homem pagou 100 mil iuans (R$ 31,9 mil) para ser a primeira pessoa a usar uma piscina na inauguração de uma casa de banho em Shangtang, na província de Henan (China). O homem pagou a quantia para ser servido como um antigo imperador chinês.

redacao@maskate.com.br

O aposentado britânico Derek Edwards, de 69 anos, foi multado 150 libras (cerca de R$ 470) depois que foi flagrado com prostitutas três vezes em uma única noite em Bristol, no Reino Unido, segundo reportagem do jornal “Bristol Post”. Durante audiência, ele admitiu ter feito sexo com prostitutas em lugares públicos no dia 8 de janeiro. Além da multa, ele recebeu uma Ordem de comportamento antissocial da Justiça (Asbo) que o proíbe de visitar quatro áreas de prostituição da cidade. De acordo com um tribunal de Bristol, Edwards pagou 65 libras (R$ 203) para fazer sexo com três mulheres diferentes. Ele foi pego com uma prostituta pela primeira vez por volta das 19h30. A polícia o encontrou deitado de costas enquanto uma mulher realizava um ato sexual. O aposentado acabou liberado, mas uma hora e meia mais tarde foi flagrado com outra prostituta. Ele foi levado para uma delegacia de polícia, mas foi solto após depoimento. Poucot tempo depois, Edwards não se conteve e voltou a satisfazer seus desejos sexuais. Ele foi detido às 23h35 após realizar um ato sexual com uma prostituta em um banheiro público. Ele também terá que pagar 85 libras pelas custas do processo.

TABLÓIDE

Garanhão transa 3 prostitutas e é multado

Ciclista bêbado tenta subornar tiras com 50 centavos Policiais de Boynton Beach, no estado da Flórida (EUA), foram chamados para prender um bêbado de bicicleta que estava xingando pessoas em um estacionamento. Quando foi detido, no entanto, o suspeito tentou subornar os oficiais com a impressionante quantia de 50 centavos. Chris Marssland, de 41 anos, descrito como “extremamente embriagado”, chegou a ameaçar os policiais, afirmando que iria matá-los já que era um “lutador profissional de MMA em jaula”, de acordo com a emissora “CBS”. Entretanto, quando foram colocadas as algemas em Chris, o homem se virou para os policiais e lançou sua proposta: “50 centavos e vocês me soltam”, de acordo com o relatório da delegacia. Os oficiais não aceitaram o suborno e levaram Marssaland detido do mesmo jeito. O homem foi preso e está detido na cadeia do condado de Palm Beach sob fiança de R$ 3 mil.

Cocada nua e cara no espaço A norte-americana Coco Brown quer ser a primeira atriz de filmes pornográficos a visitar o espaço, e pagou cerca de R$ 200 mil para fazer parte de uma missão espacial holandesa, a bordo de um foguete da companhia SpaceXC, de acordo com o jornal português “Correio da Manhã”. A viagem deve acontecer apenas em 2014, contudo, Coco já realizou treinamentos com baixa gravidade ao viajar em um veículo a 100 Km de altura. Descrita por si mesma como “aventureira”, Brown espera fazer história no espaço, local que diz gostar bastante. A atriz publicou um vídeo em seu canal no YouTube registrando a experiência). Entretanto, a atriz afirmou que não pretende ter relações sexuais fora do planeta , por conta da falta de gravidade, porém promete fazer algumas brincadeiras. “Talvez eu consiga colocar meu seio para fora e tirar uma foto com a Terra ao fundo”, disse Coco.


Maskate

maskate.com.br

CURIOSIDADES

|15|

Manaus, 05 de fevereiro de 2013

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

O QUE VOCÊ AINDA NÃO SABE!

Boneca - Fortuna e alegria, Sorte: coelho.

PIADAS Preso na escada Manuel chega em casa tarde da noite e, ao ver a cara feia da Maria, vai logo se explicando: — Ó Maria, estou acabado! Pois resolvi dar uma passadinha no shopping, e quando estava no meio da escada rolante, acabou a força! Tive que ficar quase duas horas em pé, esperando a força voltar! - Ó pá, Manuel, mas tu és burro mesmo! Por que não te sentaste?

190. O maior presente já oferecido no mundo foi a Estátua da Liberdade, um agrado de nada mais nada menos que 46,5m de altura e 225 toneladas. A obra, projetada por gostai Eiffel e esculpida por Auguste Bartholdi, foi oferecida pela França e transportada para os EUA em 1885, porém a sua montagem foi finalizada apenas em outubro de 1886. 191. O menor músculo do corpo é o estapédio, que fica na cavidade do tímpano, no ouvido médio. 192. O microondas foi inventado quando um cientista atravessou um radar e um chocolate derreteu no seu bolso. 193. O monte Everest, a montanha mais alta do mundo, tem 8.848 metros. 194. O monumento de Letzlingen, Alemanha, à memória de 67 internados mortos num campo de concentração, foi construído misturando os ossos das vitimas com a argamassa. 195. O musaranho de Someren, que tem o tamanho de um dedo mindinho, possui uma peculiar estrutura esquelética, que lhe permite sobreviver sob o peso de um homem em pé sobre ele. 196. O músculo mais potente do corpo humano é a língua. 197. O nosso cérebro é constituído por mais de 10 bilhões de células nervosas e pesa cerca de 1,5 Kg! É o órgão mais extraordinário que temos! Ele controla e regula todos os processos inconscientes, tais como a respiração ou a freqüência cardíaca, e coordena a maior parte dos movimentos voluntários. É o local da consciência, pensamento e criatividade! 198. O núcleo de um relâmpago mede cerca de 1,25 centímetros. 199. O número de ilhas em que a cidade de Viena está construída é 118. 200. O número médio de sementes num McDonald’s Big Mac é de 178.

O que é o que ? O que tem quatro patas e um braço? Um pit-bull feliz. Que sera que ganha? Um elefante estava infestado de formigas, saiu rolando, rolando, até que se viu livre das formigas...sobrou só uma grudada no pescoço, ao que as outras que estavam no chao começaram a gritar: - vai vai torce o pescoço dele ! Cuidado com o cão O sujeito entra numa loja e dá de cara com um enorme cartaz: “Cuidado com o Cão”, ressabiado, faz as suas compras sempre atento para alguma eventual surpresa, quando na saída depara-se com um cãozinho que cabia na palma da mão. Então, ele vira-se para o caixa e pergunta: – Este é o cachorro com o qual eu tenho que tomar cuidado? – Exatamente – responde o caixa. – Ele não me parece nem um pouco perigoso! – E realmente não é! – Então, por que você colocou o cartaz? – Porque antes todo mundo pisava nele! Os amigos e a cobra Dois amigos foram pescar, chegando lá um dos amigos foi fazer xixi e acabou sendo mordido por um cobra no pinto, desesperadogrita para o amigo: -liga para o médico e pergunta para ele o que você temos que fazer. ele ligou: - Drrr!!! Meu amigo foi mordido por uma cobra no pinto, que tenho que fazer? - vc tem tem que chupar 5 vezes. - e se eu não chupar? - ele morre!!! o amigo já muito fraco pergunta para o outro: - o que ele disse? - Amigo, infelismente ele disse que você vai morrer.

RECEITA

PANQUECA DE ARROZ UMAMI

Ingredientes Recheio 1 colher (chá) de óleo 300 g de carne bovina moída 1 tomate médio, sem pele e sem sementes, picado (120 g) 4 colheres (sopa) de polpa de tomate 1/2 colher (chá) de sal 1/2 xícara (chá) de palmito picadinho (opcional) 1 colher (sopa) de salsa picada Molho 1 colher (sopa) de óleo 1/2 cebola pequena picada (50 g) 1 1/2 xícara (chá) de polpa de tomate 1/2 xícara (chá) de água 1/2 colher (chá) de sal 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso Massa 1 xícara (chá) de leite (200 ml) 1/2 xícara (chá) de creme de arroz 2 ovos 1 colher (sopa) de óleo 1/2 colher (chá) de sal 1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo Recheio Em uma panela, aqueça o óleo em fogo alto e frite a carne por 5 minutos, ou até dourar. Acrescente o tomate, a polpa de tomate, o sal e o palmito, e refogue por 2 minutos. Polvilhe com a salsa, retire do fogo e reserve. Molho Em outra panela, aqueça o óleo em fogo alto e refogue a cebola por 2 minutos, ou até dourar. Junte a polpa de tomate, a água e o sal, misture e deixe encorpar. Reserve. Massa No liquidificador, bata o leite, o creme de arroz, o ovo, o óleo, o sal e o fermento por 2 minutos, ou até ficar homogêneo. Leve uma frigideira média, untada com óleo, ao fogo baixo, cubra a superfície com uma concha pequena de massa e deixe por 2 minutos, ou até a lateral se soltar. Vire com o auxílio de uma espátula e deixe por mais 2 minutos. Recheie cada disco de massa com 3 colheres (sopa) do recheio, enrole e disponha em um refratário. Cubra o molho, polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio (180 graus), pré- aquecido, por 10 minutos, ou até o queijo derreter. Retire do forno e sirva em seguida.

Horóscopo do Dia Áries Hoje é dia de deixar tudo fluir, sem forçar situações. A Lua se desentende com Marte e Netuno, é bom pegar leve e não exigir demais de si mesmo. As ações tendem a ser imprecisas, estará sujeito a equívocos.

Leão A Lua minguante é ideal concluir questões e cumprir prazos. Marte e Netuno caminham juntos em Peixes: será preciso um cuidado maior para evitar erros, enganos e distrações.

Sagitário Com a Lua minguante em seu signo, prefira espaços abertos e amplos. Procure agir com autonomia e liberdade. Finalize as pendências aos poucos, com calma e atenção, faça pausas no trabalho para espairecer.

Touro A Lua briga com Mercúrio, Marte e Netuno e mal-entendidos estão em pauta. Faça tudo com calma! Redobre a atenção se tiver que se dedicar a tarefas que exijam detalhamento. Até o fim da tarde o clima deve melhorar.

Virgem Marte e Netuno no signo oposto pedem um cuidado maior para evitar erros, distrações e ilusões. É saudável e curativo reservar alguns minutos para meditar, relaxar e mergulhar no oceano da paz interior.

Capricórnio Trabalhos que exijam grande capacidade de concentração não estão favorecidos, prefira atividades mais simples e rotineiras. Se tiver um comunicado a fazer ou um negócio importante a realizar, evite o período da manhã.

Gêmeos Falta de atenção em pauta, é importante evitar pressa e correria. Procure sair com boa margem de tempo para compromissos importantes. Evite também lidar com vários assuntos ao mesmo tempo ou poderá deixar escapar dados e detalhes importantes.

Libra Procure cultivar tranquilidade em tudo o que fizer para evitar atropelos. O fim da tarde chega com boas energias: Lua, Vênus e Urano favorecem atividades criativas e originais.

Aquário É tempo de resolver pendências, mas procure respeitar os seus limites. Com a Lua minguante é importante descansar e recuperar forças! Evite se sobrecarregar de compromissos ou tratar de assuntos que não conhece bem.

Câncer Lua minguante, semana de fechamento e conclusões. Mas hoje a Lua se desentende com Mercúrio, Marte e Netuno, há tendência para confusões, distrações e erros em geral. Melhor relaxar, checar as informações importantes e realizar o trabalho com calma.

Escorpião Para ajudar os outros você precisa estar bem e equilibrado, é tempo de romper com ligações que o sugam. Marte e Netuno em Peixes avisam também: cuidado com ilusões, enganos e falsos julgamentos.

Peixes Procure se abrir para as infinitas possibilidades que a imaginação oferece. Permaneça com os canais perceptivos e mentais ligados. Um projeto maior para sua vida está chegando. Por hoje, há tendência para erros e confusões.


maskate.com.br

|16| Maskate

CLICK CLEOMIR

Manaus, 05 de fevereiro de 2013

Andrezinho da Padre Miguel marcaram presença na feijoada da Mocidade de Aparecida

Deputados Ricardo Nicolau e Josué Neto,inauguraram a Clíica Médica e o edifício garagem na presença do Governador em exercicio Jose Melo e o prefeito Arthur

Feijoada com sabor de de sucesso da Mocidade de Aparecida no Cirman foi show

Feijoada em homenagem a Ricardo Miranda pela escola Unidos da Raiz

Colunista: Cleomir Santos redacao@maskate.com.br

Inauguração da 1 creche de Manaus Manuel Octávio no bairro Jardim Maua

DESTAQUES EM FOCO

•Parabéns bairro de Aparecida, são 132 anos do céu e das convicções religiosas. Aparecida dos Miranda Corrêa, a cevada que o apogeu da borracha revela para o mundo entre espumas, o Topázio Líquido e a XPTO... Aparecida da Mocidade Independente, que independente das mudanças ocorridas, continuará sendo sempre Aparecida, Amor da minha vida! ( Do livro Síntese da história de um bairro, Roberto Bessa) •A gravação do DVD do Pop da Selva Arlindo Junior na feirinha do Tururi foi show, mesmo com muita chuva a galera do boi bumba respondeu com animação cantando as toadas e elevando o astral •Bandas da Bica e da Difusora, tradicionais em alegria e muitas marchinhas encantaram os foliões amazonenses no sábado com muita festa, animação geral que foi ate a madrugada. •A banda do Boulevard agitou todos e encantou com muita animação e organização, festa geral ara a galera que curte sem pagar. •O Bloco do Educandos nos dias 9,10,11 e 12 tem tradição e animação. •Bloco das Piranhas alegria e descontração com muita fantasia será dia 10 no Sambódromo. •Carnaboi dias 11 e 12 no Sambódromo com muita toada e artistas que cantam nossa cultura. •Banda 5 Estrelas dia 12 de fevereiro pra fechar o carnaval de Manaus.

Recebendo o troféu Pedrinho Aguiar e Hemengarda Junqueira do amigo Bosco Fonseca

Comemoração com os amigos Pedro, Oriena e Graça

Ricardo Miranda , José Reginaldo e os apresentadores Cleomir e Marlene no curso de Homologadores da CNTI


Edição 2201