Issuu on Google+

Suframa fortalece parcerias

Autarquia vai participar de eventos comerciais e tecnológicos

ANO 15 - Nº 2.191- MANAUS/AM - 22/01/2013 - www.maskate.com.br

Falta infraestrutura e serviços que funcionem corretamente

Órgãos oficiais estão nem aí para incrementar setor

TURISMO EM MANAUS NA RABIOLA DA FILA NO PAÍS

Cleomir nas Folias de Momo Tapa-buraco funcionando a todo vapor a noite toda

Interior tem mutirão de cirurgias ABU DHABI Começa nova oficina

Mateus faz bonito no tatame

Procissão lota Centro

Cinthia Santos – Madrinha da Bateria da Águia de Ouro

Com Arthur vai ou racha

Violência ressurge após calmaria


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 22 de janeiro de 2013

CIDADE DOS MALUCOS

Pelo social

Segundo Arthur, isso evitou que milhares de pessoas ficassem sem água e aquela importante via ficasse interditada, a obra foi realizada em tempo recorde. Começou à noite e já pela manhã o trânsito foi liberado no local.

Consenso

Candidato ao posto de Corregedor da Câmara Federal na próxima Legislatura que começa dia 1 de Fevereiro, o deputado federal Átila Lins (PSD) pode também se tornar o coordenador da bancada parlamentar do Amazonas. Os deputados o procuraram para dizer que preferem a ele como coordenador.

Silas, nem pensar

O nome que está sendo cogitado para o cargo seria o deputado federal Silas Câmara PSD. “Eu já avisei que só aceito a missão se esse cargo me for delegado por unanimidade dos companheiros. Assim eu teria representatividade máxima e grande entusiasmo para coordenar a bancada e continuar defendendo os interesses do meu estado”, diz o Átila.

Editor Executivo: Mário Bakunin redacao@maskate.com.br

O prefeito Arthur Neto, literalmente, trocou o dia pela noite. As máquinas da Seminf estão realizando reparos na vias urbanas principais apenas no período da noite e nos finais de semana. Nesse final de semana, a Prefeitura realizou obras de reparo na Estrada da Ponta Negra, Avenida Cosme Ferreira e principalmente no início da rua Paraíba, ao lado do viaduto, onde começava um vazamento de uma adutora que ameaçava se romper.

FALA SÉRIO!

O dono da noite

GRANDE VITÓRIA – Os donos da feira

O dia 22 de janeiro na História 1808 – Chegada da Família Real ao Brasil, após fuga ocasionada pela ocupação de Portugal pelas tropas de Napoleão.

2008 - O Iraque adota sua nova bandeira.

1969 - O presidente da União Soviética, Leonid Brejnev, sofre um atentado junto a conhecidos cosmonautas.

1506 – O Papa Júlio II cria a Guarda Suíça para proteger o Vaticano.

1971 – Fundação da Universidade Federal do Acre.

1532 – Fundação da vila de São Vicente, a primeira do Brasil.

2006 - Evo Morales assume a presidência da Bolívia.

Fidelidade

O prefeito Adail Pinheiro sempre foi muito fiel aos seus amigos e não deixaria agora de sê-lo. Nomeou como secretário seu amigo Henrique, aquele que não pôde ser seu vice por está carimbado como ficha suja; Emídio Rodrigues, ex-prefeito de Coari, acusado de sumir com 6 milhões dos cofres públicos; ex-vereador Adão, cassado por improbidade administrativa e por ai vai.

Eu mais eu

Adail também acaba de garantir a volta do procurador Aldo Evangelista, aquele que combinou uma lei na Câmara na calada da noite condicionando a nomeação do novo Procurador Geral de Justiça entre os concursados da prefeitura, que vinham a ser ele e a mulher somente. Ocorre que esqueceram de publicar o projeto de Lei da Câmara Municipal de Coari. E projeto de lei como se sabe só vira projeto quando publicado no diário oficial.

NINGUÉM MERECE!

1462 – Descoberta da ilha de São Vicente, em Cabo Verde.

1905 – Domingo Sangrento: soldados russos matam e ferem manifestantes liderados pelo padre George Gapon. É um dos acontecimentos que desencadearão a Revolução Russa de 1905.

Santo do Dia - São Vicente Pallotti Vicente Pallotti nasceu em Roma , dia 21 de abril de 1795, numa família de classe média. Com sua mãe aprendeu a amar os irmãos mais pobres, crescendo generoso e bondoso. Enquanto nos estudos mostrava grande esforço e dedicação, nas orações mostrava devo-

ção extremada ao Espírito Santo. Passava as férias no campo, na casa do tio, onde distribuía aos empregados os doces que recebia, gesto que o pai lhe ensinara: nenhum pobre saía de sua mercearia de mãos vazias. Às vezes sua generosidade preocupava, pois geralmente no inverno, voltava para casa sem os

sapatos e o casaco. Pallotti admirava Francisco de Assis, pensou em ser capuchinho, mas não foi possível devido sua frágil saúde. Em 1818, se consagrou sacerdote pela diocese de Roma,onde ocupou cargos importantes na hierarquia da Igreja. Muito culto obteve o doutorado em Filosofia e Teologia.

Versículo do Dia Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.Jeremias 31:33

• Era tudo balela de que os deputados iriam utilizar o longo recesso a que tem direito para visitar suas bases eleitorais.

Ótimo - Suframa anuncia participação em 14 feiras ao redor do mundo. Autarquia vai participar de eventos comerciais e tecnológicos.

• Na verdade, a quase totalidade dos deputados, salvo um ou outro, estão curtindo as férias em praias brasileiras e principalmente em viagens pelo mundo.

Péssimo - Homem aproveita descuido de policiais e rouba viatura. Caso acontece na tarde de domingo na Cidade Nova, Zona Norte.

• Nem a reeleição da maioria dos vereadores no último pleito desencorajou os deputados de irem a muitos lugares dos sete oceanos. • E pode ser, a julgar pelo andar da carruagem, que boa parte deles estejam fazendo suas últimas viagens como deputado porque ano que vem já é a campanha e as possibilidades de fracasso existem, pois a atual legislatura contou até agora muito pouco no agir em defesa da população.

Bom - Prefeitura de Manaus afirma que 48 creches serão entregues em 2013. Semed informou que cinco delas estarão concluídas até o fim de março.

jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@gmail.com Coord. de redes sociais: |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020.000-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Maskate

Entraves acabam com turismo em Manaus

Manaus, 22 de janeiro de 2013

|03|

qFalta de estrutura, agenda de eventos e roteiros e órgãos públicos ausentes

A precariedade da infraestrutura da cidade, a pequena variedade de roteiros turísticos e a escassez de eventos de grande porte são apenas alguns dos principais problemas apontados por entidades ligadas ao turismo para o desenvolvimento do segmento em Manaus. Para representantes locais das áreas de hotelaria, eventos, alimentação e viagens, a solução para estes problemas depende, principalmente, de ações públicas que incentivem o turismo de passeio e negócios na cidade. Outra grande ausência é a Amazonastur, que se preocupa mais com a realização de eventos do que com uma programação em massa para atrair e segurar esse público, já que com a quase inexistência da Zona Franca de Manaus a saída, pelo menos é o que todos dizem, é o ecoturismo. Só que parece que estão esperando acontecer o mesmo que ocorreu com a débâcle da borracha para começarem a se coçar. A foto acima mostra o descaso de que

Ocupação em baixa Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Amazonas (ABIH-AM), Roberto Bulbol, esta seria a melhor solução para aumentar os índices médios de ocupação dos hotéis de Manaus, que, no ano passado, foi de 58% em hotéis urbanos. Segundo a diretora executiva do Amazonas Convention & Visitors Bureau, Adriana Papa, atualmente o município não possui uma estrutura adequada para receber eventos com mais de 3 mil participantes e os altos custos para se reatrata o texto. A recepção da Amazonastur mostra o total descaso com o turismo em nossa cidade, a foto foi clicada no dia 06.01.13, pasmem!, nesse dia o avião

da Tam transportava apenas 63 pessoas,das quais somente 2 estrangeiras, e o que é pior iam para Belém. O órgão de turismo publica dados que os operadores

não sabem como foram coletados. A placa do órgão está escrito somente em Português e, assim mesmo, faltando o i de oficial. Vergonha!

Sujeira e internet péssima Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel/AM), sobre as preferências dos turistas que visitam Manaus, 35,3% dos entrevistados apontaram a sujeira da cidade como pior defeito de Manaus, 20,6% se queixaram da qualidade do transporte público e das vias da capital e 7,4% apontaram a falta de sa-

‘Muito grave’, diz Tadros O fato também foi apontado pelo presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Paulo Rogério Tadros, como um grave problema. Segundo Tadros, muitos destes visitantes que passavam por Manaus costumavam permanecer alguns dias, mas a situação de abandono em que se encontram muitos pontos da cidade afugentou estes turistas. No ponto de vista de representantes do setor, a realização de grandes eventos seria a melhor solução para incrementar a visitação de turistas em Manaus. “Em São Paulo, todos os hotéis estão lotados até o último dia do mês de maio. E isso

acontece porque a cidade realiza muitos eventos de negócios. Um grande evento vende hotel, vende restaurante, vende passeios noturnos e tudo vem incluso no pacote, inclu-

sive passeios pelo rio e em pontos históricos. Mas quantos grandes eventos fizemos em Manaus este ano?”, observa o proprietário da Tucunaré Turismo, Jorge Abraão.

neamento como um grave problema. De acordo com a presidente da Abrasel/AM, Janete Fernandes, o fluxo de turistas nos restaurantes da cidade é muito pequeno. Isso porque Manaus não costuma ser a cidade de destino dos visitantes que vem ao estado, tanto por conta da falta de opções de passeios como por causa da estrutura da capital.

lizar um grande evento em Manaus acabam inviabilizando a captação destas atividades. “Primeiro que não temos um centro de convenções e exposições adequado para receber eventos de porte nacional que são acima de 3 mil pessoas. Sem contar que aqui só existem centros particulares, e sai mais caro alugar um centro particular que um público. Você consegue fazer um evento de cinco dias no centro de convenções de Recife, por exemplo, que tem capacidade para 6 mil pessoas.

Cadê os roteiros?

De acordo com a pesquisa sobre o perfil do turista realizada pela Abrasel, 63% dos entrevistados afirmaram que o turismo ecológico é o principal atrativo de Manaus. 45,6% também citaram a vida cultural e 25% a gastronomia. No entanto, mesmo com a maior população indígena do País, apenas 4,4% lembraram de citar o artesanato como atrativo. “Faltam roteiros em Manaus, diurnos e noturnos. E o pior é que Manaus tem capacidade de ter roteiros

legais.Tem boates maravilhosas, bons restaurantes, essa época que antecede o festival, por exemplo, incluir esses ensaios do boi em algum roteiro. Falta realmente empenho”, opina a presidente da Abrasel, Janete Fernandes. Para Jorge Abraão, que opera um dos poucos roteiros turísticos dentro de Manaus, a fixação de um destino turístico é um trabalho demorado e depende da continuidade de roteiros, o que não acontece atualmente. “Turismo é um investimento a longo prazo.


maskate.com.br

|04| Maskate

Manaus, 22 de janeiro de 2013

No dia 14 de maio de 2012, o então prefeito Amazonino Mendes assinou um Termo de Compromisso para a construção de 55 creches por meio do ProInfância, projeto do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), do Governo Federal. Manaus teve, ao todo, 110 de 116 projetos aprovados no ProInfância. Até o final do mandato de Amazonino, nenhuma obra foi concluída.

Creches na Ordem do dia

Diretor editor: Miguel Mourão jornal@maskate.com.br

Ao todo, as 48 creches atenderão, em regime parcial, 240 crianças cada uma, totalizando o atendimento de mais de 11.500 alunos pela rede. Porém, segundo o secretário, o atendimento parcial tem data para terminar. “Queremos que a partir do ano que vem essas novas creches que serão entregues atuem em regime integral, atendendo portanto, 120 crianças cada”, explicou.

POLÍTICA

Regime parcial de crianças

Tapa-Buraco custará R$ 1,9 milhão aos cofres públicos qSeminfh registrou aproximadamente 280 ligações para o serviço. Mais de cem ruas já foram beneficiadas pela ação Aproximadamente cem ruas de Manaus já receberam os serviços de “tapa-buraco” da Operação Emergencial da Prefeitura iniciada no começo deste ano. A informação é da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seminfh), responsável pelos reparos. Desse número, boa parte consiste em vias principais, com grande fluxo de veículos e transportes viários. Até abril deste ano, os trabalhos de recuperação de ruas devem custar R$ 1,9 milhão ao poder municipal. De acordo com a Seminfh, as zonas Norte e Leste da capital, consideradas críticas pelo subsecretário da pasta, Alessandro Cohen, foram as principais beneficiadas pela operação. Os engenheiros da secretaria continuam com as vis-

itas a esses locais. Balanço da Seminfh apontou que a Operação Emergencial de recuperação e desobstrução de vias públicas já atendeu a 390 ruas da capital no período de 2 a 12 de janeiro. Desse total, 101 vias receberam serviços de tapa-buracos. Os dados

constam no Relatório Geral de Ruas Concluídas, encaminhado na terça (15) ao prefeito Artur Neto. As ruas receberam serviços básicos como desobstrução de caixas coletoras, recuperação de drenagens profundas, limpeza de caixas, contenções e tapa-buracos.

Serão 48 creches até o final do ano O prefeito prometeu, além das 110 creches, outras via Governo Federal ao atual Governo Municipal que começou algumas e vai deixar outras para que nós façamos. Queremos fazer além das 110, mais dez. 120 no total ao longo dos quatro anos”, disse na entrevista. Avelino concordou com a afirmação e afirmou estar ciente da demanda restante. “O número de 318 creches

é devido à demanda da população. Cada ano que passa essa demanda aumenta mais. Precisamos atendê-la, é um déficit social que vamos procurar corrigir. Além do que já existe, um estudo feito pelo MEC aponta a demanda por município de acordo com a faixa etária. Vamos construir as creches que estão propostas, cientes do que ainda resta”, completou.

Manaus é uma das maiores capitais do Brasil, possui 1.861.838 habitantes, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano passado, e conta apenas com uma creche municipal, a Professora

Eliana de Freitas Rocha, na Zona Norte. O local foi construído há mais de cinco anos, e entregue na gestão de Serafim Correa. Para tentar suprir esta carência da capital, o atual prefeito Artur Neto prometeu em campanha

entregar 120 creches ao longo dos quatro anos de mandato, e segundo o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Pauderney Avelino, 48 delas serão entregues ainda em 2013. O secretário informou que cinco creches já estarão prontas até o fim de março, e mais 43 serão re-licitadas. “Vamos entregar, até o mês de março, cinco creches. Tínhamos 55 creches licitadas, mas cancelamos os contratos e as ordens de serviço delas porque a construção das mesmas ainda não foi iniciada. Vamos re-licitar dentro de, no máximo, 60 dias, 43 creches. Quanto ao restante, estamos fazendo a localização de novos terrenos e a adequação”, declarou.

Locais já foram definidos De acordo com a Semed, três creches já estão com local definido e foram orçadas em aproximadamente R$ 2 milhões cada. Uma delas será localizada na Rua Fazendinha, bairro Cidade Nova, na Zona Norte da capital, outra na Rua Jardim Mauá, bairro Mauazinho, e a terceira no bairro São José, na Zona Leste. Para compor a equipe de profissionais das creches, será realizado um processo seletivo simplificado para a contratação

de professores, assistentes e equipe multidisciplinar (psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, nutri-

cionistas, entre outros) a fim de desenvolver a parte física, mental e cognitiva das crianças.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 22 de janeiro de 2013

Suframa participa de 14 feiras internacionais

|05|

qAutarquia vai participar de eventos comerciais e tecnológicos. Thomaz Nogueira acredita que ida a eventos pode fortalecer parcerias China, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Japão. Estes são alguns dos locais que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) terá representantes em feiras comerciais e tecnológicas ao redor do mundo. Ao todo, são 19 eventos programados somente para este ano, sendo 14 em países da América Latina, Europa e Ásia. Entre os eventos que a Suframa participará pela primeira vez estão o Sial China, em Shangai (nos dias 7 a 9 de março), Alimentec, na Colômbia (dias 21 e 22 de junho), Expo Fida, no Equador (julho), Product Expo Asia/China, em Hong Kong (29 a 31 de agosto) e Equipotel Food and Drinks, em São Paulo (16 a 19 de setembro). O primeiro evento que contou com a participação de integrantes da Suframa neste ano foi uma feira de eletroeletrônicos e produtos de alta tecnologia do mundo realizada na última semana em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Mutirão de cirurgias gerais no interior

Orçamento dentro dos padrões O orçamento da autarquia destinado à promoção comercial para este ano é de R$ 593 mil. Para o superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, a participação nas feiras deve estreitar relações comerciais já iniciadas na sede da autarquia. “Recebemos durante 2012 uma série de empresários em missões internacionais buscando conhecer o modelo ZFM e as alternativas de

parcerias com o PIM. Este é o momento de dar continuidade a essa aproximação, levando nossos empresários aos países para que também avaliem as oportunidades e fechem negócios de interesse para ambas as partes”, afirmou. Segundo a Suframa, empresas situadas na região de abrangência do órgão (Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia

e as Áreas de Livre Comércio de Macapá e Santana, no Amapá) podem solicitar desses eventos e ainda contar com o apoio técnico da autarquia. Os custos de passagem, hospedagem, envio de mercadoria, entre outros, são de responsabilidade da empresa. Para mais informações, o contato da Coordenação Geral de Promoção Comercial é (92) 3321-7008/7254/7259.

Parceria para aprimoramento

Convênio milionário com IEL Com valor estimado em R$ 5,75 milhões, o convênio assinado entre a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) pretende aprimorar ações de desenvolvimento na região e incentivar a formação de capital intelectual. Os Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, além dos municípios de Macapá e Santana, ambos no Amapá, serão os principais beneficiados com a parceria. Entre os objetivos do convênio estão o desenvolvimento de um modelo de gestão e de inovação na região tendo como base a interação Universidade-Empresa, através dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Tabatinga (distante 1.106km de Manaus) será o local de instalação do projeto-piloto e, onde futuramente, a Suframa pretende que seja um modelo de governança para as demais APLs.

A implantação do Núcleo de Gestão Estratégica e Inovação Tecnológica da SUFRAMA (NGEI/SUFRAMA) e a estruturação de núcleos de inovação no âmbito das instituições de ensino e pesquisa da Amazônia Ocidental também fazem parte do convênio. Outro elemento definido na parceria no aprimoramento das ações de capacitação de recursos humanos na região, uma vez que o convênio prevê a realização de cursos de especialização em Gestão da Inovação, Empreendedorismo Inovador e Gestão de Negócios, Gestão Estratégica com Foco em Inovação e Governança em APLs.

Segundo o superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira, “essa é uma ação de extrema importância que a autarquia estará executando em conjunto com o IEL e

O calendário de mutirões de cirurgias gerais e consultas especializadas pelo interior do Amazonas terá início na cidade de Iranduba (distante 25km de Manaus) na próxima sexta-feira (25). Segundo o titular da Secretaria Estadual de Saúde (Semsa), Wilson Alecrim, a previsão é que sejam realizados 1.400 procedimentos cirúrgicos pelo programa “Saúde Amazonas Itinerante” neste ano. A equipe da Semsa enviada a Iranduba vai atuar durante três dias no Hospital Hilda Freire. Formada por dois cirurgiões-gerais, um cirurgião em ginecologia-

-obstetrícia, anestesista, instrumentador e enfermeiro, a equipe atenderá pacientes que já passaram previamente por triagem (consulta com clínico geral) e realizaram todos os exames pré-operatórios. Entre os procedimentos realizados estão cirurgias de hérnia (herniorrafia); fimose (postectomia); retirada da vesícula biliar (colecistectomia); ginecológicas, como perineoplastia e histerectomia, entre outros. Em algumas cidades, ainda estão previstas a oferta de consultas médicas em várias especialidades, como, por exemplo, neurologia, cardiologia, urologia.

Cirurgia de catarata

demais parceiros, em busca do desenvolvimento regional sustentável e de uma economia mais solidária na Amazônia, sobretudo a partir do viés da inovação tecnológica”.

Os mutirões de cirurgia de catarata tiveram início pelo município de Boca do Acre. No período de 23 a 26 deste mês, a ação acontece em Lábrea. De 4 a 8 de fevereiro, será a vez de Manicoré e, de 18 a 22 do mesmo mês, o projeto será levado a Itacoatiara. As consultas oftalmológicas começaram na última quinta-feira (17), pelo município de Pauini,

onde acontecem até este sábado (19). De 19 a 26, acontecem em Lábrea e de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, em Tefé. O programa, que tem a parceria do Ministério da Saúde, já permitiu a realização de, aproximadamente, 6,4 mil cirurgias eletivas (aquelas que podem ser programadas com antecedência) de baixa e média complexidades.


maskate.com.br

|06| Maskate

Os alunos que concorrem a vagas na Fametro, Nilton Lins, UniNorte e Ciesa devem se dirigir à própria universidade para entregar os documentos. Os que se inscreveram para vagas em outras universidades (Dom Bosco, Fucapi, IAES, La Salle, Literatus, Martha Falcão, Materdei, Boas Novas e Maurício de Nassau), devem se dirigir à sede do Programa Bolsa

Universidade, na rua Fortaleza, Adrianópolis, para entregar os documentos. Já os postos instalados na sede do Programa Bolsa Universidade, na Fametro, Nilton Lins e UniNorte estão abertos em horário ampliado, de 8h às 19h30. O único posto que funciona de 8h às 17h é o que está instalado no Ciesa. Os postos não fecham no intervalo para o almoço.

Procissão de São Sebastião

A procissão em homenagem a São Sebastião reuniu mais de 10 mil fieis em Manaus na tarde de domingo (20), de acordo com a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM). Os devotos saíram da Rua 10 de Julho em frente à Igreja de São Sebastião, seguindo pela 10 de Julho até a Getúlio Vargas, passando ainda por Leonardo Malcher, Ferreira Pena e retor-

nando à 10 de Julho, na igreja. Ao final da caminhada, os fiéis participaram de uma missa campal celebrada pelo Bispo Auxiliar de Manaus, Dom Mário Antônio. Ao final da celebração, a imagem de São Sebastião, padroeiro dos soldados e dos atletas, regressou à igreja, onde foi recebida com uma salva de palmas e venerada pelos fiéis.

redacao@maskate.com.br

Faculdades particulares

AMAZONAS

Manaus, 22 de janeiro de 2013

Juiz autoriza matrícula na UEA sem Ensino Médio qDecisão beneficiou três estudantes do Colégio Militar do Amazonas. Estudantes terão que apresentar certificado

O Tribunal de Justiça do Amazonas concedeu decisão favorável a três estudantes do Colégio Militar do Amazonas de efetuarem matrícula em cursos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) mesmo sem terem concluído o Ensino Médio. A decisão

foi tomada nesta semana pelo juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual da Comarca de Manaus, Rosselberto Himenses. O juiz determinou, porém, que os jovens apresentem na UEA o certificado no exame de avanço escolar para a conclusão

do Ensino Médio, o qual pode ser realizado pelo Colégio Militar até o dia 31 de julho deste ano. Na decisão, o juiz salienta que a medida será cassada em caso da não apresentação do documento ou se a escola decidir não fazer a prova de avanço de série.

Mandados de segurança Ainda segundo o juiz Rosselberto Himenses, nesta época do ano, por conta dos inúmeros vestibulares realizados na capital, há aumento na demanda de mandados de segurança e ações cautelares solicitando o direito do aluno de fazer a matrícula provisória na universidade para não perder a vaga e depois apresentar a complementação do curso. No ano passado, as Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas analisaram outros dois casos semelhantes. Em um deles, os desembargadores votaram, por unanimidade, a favor dos alunos e em consonância

com o parecer do Ministério Público. Na época, a sessão foi presidida pelo desembargador Luiz

Wilson Barroso e o processo teve como relatora a desembargadora Carla Maria Santos dos Reis.

Documentos para Bolsa

Os candidatos ao Bolsa Universidade têm até esta quarta (23) para entregar os documentos que validem a inscrição no progra-

ma social. Para melhorar o serviço, o período de atendimentos foi estendido, de 8h às 19h30, sem intervalo para o almoço. De

acordo com a presidente da Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Fespm), Luiza Rebelo, o objetivo da medida é facilitar o acesso e o processo de recebimento dos documentos. A Prefeitura de Manaus informou que não haverá prorrogação na data de entrega de documentos, devido ao calendário das faculdades conveniadas ao Bolsa Universidade. Ao todo, o programa social oferece 20 mil vagas em 13 Instituições de Ensino Superior (IES) de Manaus. As vagas são para 69 cursos, nas áreas de humanas, exatas e saúde, em faculdades particulares.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 22 de janeiro de 2013

Mateus garante vaga para Mundial em Abu Dhabi

|07|

qRudson Mateus, de 17 anos, vence as disputas do ‘Free Pass’, no Rio de Janeiro. É a segunda vez que lutador participará do evento nos Emirados Árabes

Treinamento fundamental

O lutador Rudson Mateus Sarmento Teles, de 17 anos e morador da cidade de Manacapuru (a 86 quilômetros de Manaus), conquistou neste fim de semana (sábado e domingo) sua vaga para a disputa do Mundial de Jiu-Jítsu Profissional de Abu Dhabi, que será realizado no mês de abril. A seletiva ocorreu no Rio de Janeiro. Revelação do interior do Amazonas na modalidade, Rudson Mateus, atleta na faixa azul, disputou na categória médio até 77 kg com cinco lutas, e também no absoluto com três combates. O resultado positivo do lutador amazonense garantiu pela segunda vez sua participação na competição nos Emirados Árabes. Ano passado, o atleta conquistou o título do peso pena, até 70 kg.

- Esse treinamento de campo é fundamental para quem pretende representar a seleção brasileira nos principais campeonatos deste ano. Além disso, a seletiva vai colocar os vencedores em evidência no ciclo olímpico de 2016 – declarou o lutador amazonense, Valdeci Silva. O lutador Ednei Souza, classificado para a seleção B, defenderá o Brasil em

Feminino do Iranduba

Maior número de vitórias A meta de Rudson é conquistar o maior número de vitórias em sua carreira, pois seu grande sonho é figurar no seleto mundo de combates do MMA. - Minha meta é bater

Fast realiza primeiro jogo-treino O Fast Clube realizou seu 7º jogo-treino visando a temporada deste ano do Campeonato Amazonense. A partida, diante de um time amador de Manaus e vencida pelo Rolo Compressor pelo placar de 2 a 1, foi realizada na tarde deste sábado (19), no campo de treinamento da Ulbra, na Zona Centro-Sul da cidade. O diferencial do confronto foi a presença do treinador Cláudio Marques que aproveitou para observar, pela primeira vez, os jogadores oriundos da capital amazonense. E segundo o vice-presidente do clube, Edson

Rosas Júnior, ele gostou do que viu. - O Cláudio Marques esteve mais para observar os jogadores que já estavam aqui conosco e que ele ainda não conhecia. Ele

disse que, neste primeiro contato, gostou do grupo. E destacou, inclusive, alguns jogadores. Ele disse, ainda, que vai formar um plantel forte para o Amazonense enfatizou Rosas.

Amazonenses conquistam vagas De “olho” nos Jogos Olímpicos de 2016, o Amazonas continua revelando novos talentos no esporte. Durante a seletiva para as seleções brasileiras de luta olímpica A, B e C, realizado no fim de semana (sábado e domingo), na cidade do Rio

torneio em Cuba, considerado um dos três países de referência na modalidade. A novidade do trio manauara ficou para o lutador, Paulo Victor, que substituiu de última hora Rodrigo Falabella, 18, machucado um dia antes do embarque para o Rio. Com a vaga conquistada na seletiva, o lutador será integrado na seleção C, com agenda para um torneio na Argentina.

de Janeiro, o trio amazonense formado por Waldeci Silva, 30, Ednei Souza, 32, e Paulo Victor, 20, garantiram vaga para representar o país em competições nos Estados Unidos, Cuba e Bulgária. Na categoria até 60

quilos, Waldeci Silva, número um do ranking brasileiro conquistou sua vaga, e representará o país na seleção brasileira A, que disputará duas competições nas cidades de Colorado Springs (EUA), e Sófia, na Bulgária, no mês de fevereiro.

todos os recordes possíveis no jiu-jítsu, ganhando títulos nos mundiais profissionais de Abu Dhabi e da Califórnia. Só depois disso é que vou pensar numa possível carreira no MMA - ressaltou o atleta.

Representante do futebol amazonense na Copa do Brasil de Futebol Feminino 2013, a equipe do Iranduba da Amazônia, terá seu primeiro teste de preparação para competição nacional. As meninas irandubenses enfrentarão a equipe Sub-15 do Projeto MultSports, neste domingo, às 9h (11h de Brasília), no campo da Quarta Divisão de Levan-

tamento do Exército, Bairro da Compensa, Zona Oeste da cidade. O técnico Olavo Dantas, contou que será um jogo-treino com um time de meninos, mas de grande valia para ele poder analisar o atual estágio do grupo, que fez a apresentação no dia 20 de dezembro, mas que somente no início deste mês treina puxado de segunda à sábado.


TV PHILIPS 32’ LED PFL305070/78 - Cód. 67772-7 À Vista R$ 995,00 ou 1+4x R$ 199,00 s/juros

R$

MAX

117,08

1 ANO R$ 206,00

• Bivolt • Full HD • 3 Entradas HDMI • PMR de 120HZ/USB

Comece 2013 com o pé direito na TV Lar. FOGÃO ESMALTEC BALI CRISTAL 4BCS BR 4003BR Cód. 66382-4 À Vista R$ 339,00 ou 1+3x R$ 84,75 s/ juros

MAQUINA LAVAR ARNO SUPER ML20 BR Cód. 67597-1 À Vista R$ 379,00 ou 1+3x R$ 94,75 s/ juros

R$

44,60

R$

MAX

39,89

MAX

1 ANO R$43,97 • Capacidade 5kg • Controle Mecânico • 3 Programas de Lavagem • Acabamento Gabinete Plástico • Peso 7,9kg

1 ANO R$44,00

.

rios

o o ac

*Nã

essó a ac

nh mpa

CAMA ACOP CASAL SONOREY 140 X 190 STAND 78 / Cód. 61586-2 À Vista R$ 579,00 ou 1+3x R$ 144,75 s/juros

R$

ESTOFADO RBA PARIS 2 LUGARES AZUL 39AZ Cód. 51889-1 À Vista R$ 379,00 ou 1+3x R$ 94,75 s/juros

1 ANO R$ 66,14

R$

MAX

44,60

COND DE AR GREE 7000BTUS 110V C/ CONTROLE REMOTO GJ712LD/GJC07BK Cód. 67732-3 À Vista R$ 599,00 ou 1+3x R$ 149,75 s/juros

R$

MAX

70,48

1 ANO R$ 53,12

1 ANO R$ 35,98

*Não acompanha acessórios.

MAX

68,

13

ROUPEIRO BATROL ROMA 6PTS 4 GAV 113173 IB/PT Cód. 67778-1 À Vista R$ 739,00 ou 1+3x R$ 184,75 s/juros

Sua compra com garantia estendida por mais tempo.

Parcele em até 112x direto com a TV Lar.

Mais prazo para rever suas negociações.

R$

MAX

Os móveis entregues em sua casa como na loja.

ARMÁRIO BENTO MULTIUSO 1P C/CESTOS ASM183BR/AMEN Cód. 67692-4 À Vista R$ 389,00 ou 1+3x R$ 97,25 s/juros

86,

95

R$

1 ANO R$ 74,00

As mais diversas formas de pagamento pra você.

Até dois dias para o seu produto estar em sua casa.

A TV Lar está em todo Amazonas, venha nos visitar.

45,77

MAX

1 ANO R$ 35,98

• Altura: 1,60; • Largura: 1,01; • Profundidade: 0,43 • Corrediças metálicas • Cestos plásticos

REFRIGERADOR ELECTROLUX 262L 1P R RDE-33 BR | Cód. 67749-7 À Vista R$ 899,00 ou 1+3x R$ 224,75 s/juros

R$

105,78

MAX

1 ANO R$ 55,57

• Degelo prático • Auto limpante • Prateleira funda na porta do refrigerador • Espaço para garrafas de até 2,5 litros • Pés deslizantes niveladores frontais e traseiros

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acréscimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20%. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 21/01/13 a 22/01/13. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC - ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.


Cleiton sai na frente na decisão do Ganha Chama ANO 15 - Nº 2.191 - MANAUS/AM - 22/01/2013 - www.maskate.com.br

O quadro Ganha Chama entra na fase decisiva, com embate entre Marisol, do Exército Brasileiro e Cleiton

A pedreira começou no Fala Mourão – Maskate na TV, com a primeira grande decisão entre a sargento do Exército, Marisol , que atacou de axé e Cleiton Lima, que deu o pontapé inicial com um bolero do arrocha e conseguiu vencer a primeira etapa. Na hora do ‘vamo vê’, a Banca de Jurados bateu o martelo e colocou Cleiton na dianteira. Billy Marcelo e Almir Cardoso se renderam ao talento do jovem Cleiton. Mas, a parada não será fácil, pois na terça-feira, ele bate de frente com a Banda Impakto.

Na onda do Rolecrau

O Rolecrau retorna na próxima segunda-feira com o Acumulado em R$ 3.500,00 e pode ser seu. Esta é sua grande chance de passar o carnaval babeado. Acesse www.maskate.com.br e espere ser chamado.

Começa Semana ‘Sesc de Artes Cênicas’

Selva!!!!! Marisol não perdeu. Na verdade, o Ganha Chama não tem como finalidade eleger quem é melhor, mas dar oportunidade aos artistas que não têm acesso à grande mídia de mostrarem seus trabalhos. Marisol, conhecida do público amazonense, está cada vez melhor. Nessa sua segunda apresentação, ela se soltou mais e é uma das artistas que prometem. O mais importante é que todos mostrem seus trabalhos e consigam mais patrocínios.


maskate.com.br

|10| Maskate

Raquel Oliveira

Edney Morais Araujo

Daniele Silva

Tiatio WB Escolar

Twitter Selma Cruz @Selmafc76Cruz

rosangela socorro @lima_mao

Godivamica @godivamical

Ruinaldo Vieira Trin @rvieiratrindade

jornal@maskate.com.br

Facebook

REDES SOCIAIS

Manaus, 22 de janeiro de 2013

Começa Semana ‘Sesc de Artes Cênicas’

qSerão oferecidas oficinas sobre vários aspectos do teatro. Evento é voltado a estudantes, técnicos e artistas O Sesc Amazonas promove a partir desta segunda-feira (21) a Semana Sesc de Artes Cênicas, com programação especial de palestras e oficinas voltadas para o teatro, em Manaus. As atividades serão realizadas no Sesc Centro, localizado na Rua Henrique Martins, até o dia 26 deste mês. Os interessados devem fazer a inscrição na Central de Atendimentos da unidade. As oficinas são direcionadas a estudantes, técnicos e artistas de teatro. O objetivo da Semana Sesc de Artes Cênicas é auxiliar no desenvolvimento das habilidades de equipes técnicas do teatro amazonense dando oportunidade para que os profissionais possam se atualizar com as novas tendências do mercado. No dia 21 haverá a oficina de Confecção de Figurino, com o diretor teatral e figurinista Douglas Rodrigues e a costureira e figurinista Dione Maciel. No dia seguinte será realizada a oficina de Produção Teatral,

com o diretor artístico e produtor cultural Robson Medina. No dia 23 haverá a oficina de Iluminação Cênica, com o diretor teatral, produtor cultural e iluminador Marcos Apolo. No dia 24 será realizada a oficina de Maquiagem Cênica, com o ator e maquiador Jonathas Salles. No dia seguinte ocorrerá a oficina de Adereçagem e Confecção

de Bonecos, com o diretor teatral e adereçista Ely Pinto. No último do evento, no sábado, haverá a oficina de Direção Teatral, com diretor, dramaturgo, carnavalesco e designer Chico Cardoso. Todas as atividades serão realizadas no horário de 18h às 22h. Para qualquer oficina, o investimento é de R$ 28, para comerciários, e R$ 40 para usuários.

Grupo V8 Rock Band faz tributo ao Nirvana

O Motorock Bar, localizado na Avenida das Torres, Zona Norte de Manaus, foi o palco de um tributo uma das maiores bandas do estilo Grunge mundial, o Nirvana. O show aconteceu na sexta-feira (25), a partir das 22h, com a banda V8 Rock Band. Dentre os sucessos

da banda internacional estiveram ‘Lithium’, ‘Come As You Are’, ‘Smells Like Teen Spirit’, ‘Heart-Shaped Box’, ‘In Bloom’ e outras. A V8 Rock Band apresentou um tributo fiel aos arranjos originais do Nirvana, um dos grupos mais influentes dos anos 80 e 90 e considerado

um dos mais importantes da história do Rock. A V8 Rock Band foi formada em meados de setembro de 2009 por grandes músicos da cena Rock n’ Roll da capital, cujos integrantes são: Glauber Rico (vocal), Duda Ribeiro (baixo), Tiago Guelfi (bateria) e Lucas Guelfi (guitarra).


Maskate

maskate.com.br

Manaus, 22 de janeiro de 2013

Fani sentiu calor com Elieser no edredom: ‘Não era opção para eu ficar, agora é’

Em um papo sobre relacionamento e flerte, Fani abre o jogo com Natália. A sister volta a comentar sobre ter encoxado Elieser na noite da Festa Techno Brega, reafirmando que se admirou com a performance dele debaixo do edredom. “Aquele Elieser tem que aparecer. O Elieser não era uma opção para eu ficar, agora ele é! Se eu dormisse todo dia com ele, eu já teria ficado com ele”, afirma a sister, para supresa da amiga. “No dia da festa, da bebedeira, na hora de dormir fui procurar lugar no outro quarto e vi o Eli sozinho. Estava fofinho, sem

maldade, dormi de conchinha. Em dez minutos eu estava com um calor. Muita coisa, não tinha imaginado”, conta ela, que não sabe se investe no brother. O Marcello é muito na dele, tem namorada. Não estou a fim de seduzir” Fani também comenta a opção de flertar com Marcello: “Já o Marcello é muito na dele, tem namorada. Não estou a afim de seduzir”. “Estou sentindo que você está jogando um charme”, diz a carioca para a gaúcha. “Não. Que nem Yuri, está sempre atrás. Não vou ficar me incomodando com ele”, dispara

Natália, que não gosta do fato dele dar cima de outras. “O que tinha mais raiva dele é isso, não me atrai”, concorda Fani. Natália quer se preservar: “Não quero confusão por causa de homem”, explica a loira, que ainda ataca: “Parece um cachorro no cio! Eu prefiro ficar sozinha”, avisa. Ainda no papo sobre affairs, Natália diz que Marcello é o mais bonito da casa. Mas Fani não sabe se prefere o personal ou Elieser. “Acho o mesmo nível. Eu gosto de loiro, né?”, opina. “Eu gosto de moreno”, discorda a amiga.

Natália sobre namorado: ‘Não ia aguentar me ver brincando com os guris’ Depois do programa de ontem, Natália está especulando com Fani sobre o namorado fora da casa. “Então você ligou o botão?”, pergunta a amiga. Natália não responde. “E daí veio o recado à noite. Ele não ia aguentar me ver brincando com os guris. Te falei que ele era assim, né? Qualquer motivinho seria.”, especula. Não estou sendo uma santa, estou sendo a Natália” “Só porque você brincou com o guri?”, questiona Fani. “Se não posso fazer nem isso, o que vou fazer nessa casa? Ele ficou louco por isso”, desabafa, para depois afirmar que não quer ficar com nenhum brother. “Não queria me envolver com ninguém. Está tão

bom assim”, afirma. “Eu também não”, concorda Fani, que pensa em um flerte mais flexível. “Não fica aquela agarração”, considera. “Não acho que não ter como ser não fixo aqui dentro. Não consigo isso”,

|11|

‘Não consigo ficar longe da minha amiga’, André dividindo cama com Fernanda

Enquanto pensam onde cada um vai dormir na madrugada desta segunda-feira, os novatos Nasser, Andressa, André e Fernanda começam a se dividir no Quarto Brechó. Fernanda comenta que André quer dormir perto dela. “Não consigo ficar longe da minha amiga”, o brother dispara, abraçando a sister. “A amizade aqui é muito boa”, acrescenta o capixaba. O assunto rende e Fernanda faz um pedido. “Gente, então vamos decidir as camas, não adiante ele quer dormir perto de mim”, brinca.

Clube do bolinha no Quarto do Líder Ivan

opina Natália. Natália conta mais sobre as exigências do namorado. “’Você não mostre as calcinhas, não fique bêbada, não fique de agarração’. Não estou sendo uma santa, estou sendo a Natália”, diz.

Kamilla para Dhomini: ‘Você tem que ir mais para as festas com a gente’ No Quarto Biblioteca, Dhomini permanece deitado em sua cama. Kamilla entra no ambiente e fala com o goiano. A paraense brinca com Dhomini e pede para ele não ficar isolado dos outros brothers. “Você tem que ir mais para as festas com a gente. A gente é tranquila, não vai dar em cima de você, não”, pede a modelo.

No Quarto do Líder, os brothers Ivan, Marcello, André e Yuri conversam, comem e bebem. “Foi mais dificil do que eu pensava, não imaginei que a Maroca fosse chorar daquele jeito”, diz o Líder Ivan sobre a formação do Segundo Paredão do BBB13, disputado entre Anamara e Dhomini. Yuri continua: “Pesou porque ele é campeão, sabe falar na hora certa. Eu tenho certeza que ela pensou nisso. Ela diz que não quer ir com amigo, mas sei que não é isso”, raciocina o veterano.


maskate.com.br

|12| Maskate

Um bárbaro crime aconteceu no final da noite deste domingo no sítio Boa Vista, localizado no Km 69 da Rodovia Manoel Urbano, que liga o Iranduba ao município de Manacapuru. O casal de venezuelanos, Henrique de Assis, 38, discutiu com a esposa, Dayane Souza, 22, e totalmente enfurecido, ele acabou com a vida dela aplicando uma facadas em seu pescoço. Familiares de Dayane, espancaram e mataram Henrique logo em seguida com três tiros de revólver na cabeça. Os corpos deram entrada no Instituto Médico Legal, aqui em Manaus, por volta das 02h40 desta segunda feira. Segundo as primeiras informações cedidas pela Polícia, os venezuelanos já residiam em Manaus há mais de cinco anos e sempre faziam retiro aos domingos no sítio de propriedade da família. Neste domingo a tragédia acabou acontecendo quanto todos se divertiam e aconteceu a discussão, motivada por ciúme, disse uma das testemunhas, que já foi ouvida na Delegacia do Iranduba

Homem rouba viatura da PM e é morto por linchamento O suspeito de roubar uma viatura da Polícia Militar morreu no fim da tarde de domingo (20) no Hospital Pronto Socorro João Lúcio. Segundo informações obtidas no Instituto Médico Legal (IML) e na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o corpo do rapaz apresentava escoriações causadas por agressões físicas e sofreu um traumatismo craniano. Ainda de acordo com a DEHS, a agressão sofrida pelo suspeito aconteceu logo após ele acertar a viatura em um muro na Rua 1, no Conjunto Vila Real, no bairro Cidade Nova, Zona Norte. gundo a polícia, pessoas que residem no local espancaram o criminoso. O roubo da viatura aconteceu quando policiais militares faziam uma abordagem a um veículo no bairro Cidade Nova. Ao perceber que a chave estava na ignição e as portas destravadas, o suspeito aproveitou e entrou no carro. Durante perseguição policial, ele acabou acertando a viatura no muro da residência.

redacao@maskate.com.br

Matou sua mulher a facada e também foi morto a tiros

POLÍCIA

Manaus, 22 de janeiro de 2013

Assassinos do comerciante foram presos em Manicoré

qFoi um crime brutal e chocou toda a população Equipes de tiras das policias Civil e Militar de Manicoré prenderam neste final de semana os assassinos do comerciante, Djalma Dias de Aquino, de 49 anos, morto a facadas e golpes de terçado. As marcas de sangue no mamoeiro, em um saco de fibra e na borda do muro que foram deixadas no momento da fuga dos acuados, além de um par de brincos encontrado no local do crime e depoimentos de testemunhas foram peças importantes na investigação que culminou com a prisão dos dois elementos. A partir do crime, as buscas e investigações para chegar a autoria do homicídio não cessaram e os tiras

obtiveram êxito, pois no dia 19 deste mês, foi preso Túlio Peixoto Carvalho, 18, vulgo

“Dunga” que denunciou os outros envolvidos no assassinato.

Zezé está sendo procurado Neste domingo, dia 20, a localização e prisão do acusado, Adriano Pereira Gonçalves, o “Pajé”. Aconteceu com ajuda de informações de moradores de Manicoré. Pajé estava na estrada do Igapapezinho, distante 6 quilômetros da sede do município. Como estava armado com um revólver calibre 22, ele reagiu a prisão e foi baleado na troca de tiros com os tiras da Polícia Civil e PM. Junto com Pajé, estava um adolescente de 17 anos de idade, que conseguiu fugir embrenhando-se mata a dentro e até o momento continua foragido, segundo as informações mais recen-

tes. Outro procurado pela polícia é Juzenildo Dourado

Moreira, mais conhecido por Zezé, 20 anos.

Baiano invade delegacia e dá duas facadas no Policial Civil A prisão de Reinilton dos Santos Ferreira, 39, que atingiu com duas facadas o Investigador e Chefe de Polícia do 73º Distrito de Integrado de Polícia (DIP) de Novo Aripuanã, Jadson Nobre, foi confirmada na manhã deste último domingo, pelo delegado Fábio Martins, do Grupo Fera da Polícia Civil, que também comandou a escolta do acusado para Manaus. Natural de Quixabeira, Bahia, o suspeito mora no Amazonas há seis anos e foi preso na tarde da última sexta-feira (18) no município de Novo Aripuanã, distante 225 quilômetros da capital do Amazonas, Manaus. O fato ocorreu após Reinilton ter se recusado a assinar, como testemunha, no caso de investigação que culminou na prisão de Edimar do Nascimento Perei-

ra, vulgo “Dimas”, detido na quinta-feira (17) por envolvimento em um forte esquema criminoso na região daquele município. Por ter se recusado a assinar os documentos policiais, o homem logo foi liberado,

mas retornou posteriormente à delegacia armado com uma faca de açougueiro, com a intenção de esfaquear o policial. Nobre foi atingido com dois golpes. Um na região do pescoço e outro na a ltura do ombro.


Maskate

maskate.com.br

Manaus, 22 de janeiro de 2013

|13|

ESTAGIÁRIO DO TRÁFICO MORRE COM 4 BALAÇOS

BRINCANDO DE JUDAS

O estagiário de uma empresa de tráfico de drogas Stephano Eduarde Rocha de Oliveira, 16, infelizmente já não está mais entre nós, porque foi brutalmente assassinado na tarde de ontem, quando fazia uma das coisas que mais gostava que era ficar de bob (ou seja, de bobeira) pelas esquinas do Nova Cidade, na Zona Norte de Manaus. A morte chegou junto do nosso amigo, quando ele via o tempo passar parado na esquina da Rua 67. Stephano nem viu quando o elemento conhecido no pedaço como “Preto” apareceu de ‘surprise’ com sua bela arma em punho e come-

çou a pipocá-lo todinho. Ele levou quatro balaços, sendo um na sua linda carinha e os outros três pelos braços e barriguinha. Depois de ver o corpo estendido no chão, Preto resolveu fazer outra coisa, tipo ir no shopping, resolver umas coisas e foi embora. Algumas almas caridosas ficaram com pena do Stephano Eduarde e o levaram até o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Galileia, localizado na Avenida Samaúma, Monte das Oliveiras, na mesma zona. Foi lá que o rapazola que escolheu o tráfico como profissão e entretenimento, finalizou a sua tosca jornada

na Terra e seguiu para o mundo espiritual. O pessoal da imprensa ainda tentou pegar mais detalhes desta triste história, mas a família do mancebo é barra pesada e disseram que iam meter bala em todo mundo que tentasse fotografar o velório. O corpo estava sendo velado ontem na Igreja Evangélica Pentecostal Fonte de Água Viva, localizada em frente ao local do crime. A Delegacia Especializada em Homicídios e Seqüestros (DEHS), está interessadíssima em fazer justiça sobre este caso, que deixou toda Manaus comovida.

Com muita droga na mente o galerito Valmir Cardoso Freitas, 29, resolveu aprontar um grande golpe contra um comerciante na manhã de ontem, mas acabou foi pegando muita porrada. Ele quis assaltar o mercadinho Jesus Me Deu, no bairro Nova Vitória, Zona Leste, armado apenas com uma faca bem ameaçadora, mas tudo o que conseguiu foi pegar porrada. Ele apontou a faca para a moça que estava no caixa e ainda queria levar umas sandálias e umas garrafas de vinho bizarro. Quando já estava todo alegre com seu assalto, pegou uma vassourada no crânio de um funcionário do mercadinho que estava só de butuca. Na mesma hora, a comunidade toda se uniu para brincar de Judas com o galerito. Ele foi levado para o João Lúcio, todo arrebentado.

ACERTO DE CONTAS

A JUSTICA DOS MOTOTAXISTAS Dois fofinhos, um de 15 e outro de 17 anos, cansados de ler matérias policiais, resolveram protagonizá-las e saíram para roubar, mas de cara pegaram porrada e foram presos, coitados. A bronca aconteceu na tarde de ontem. A duplinha do terror roubou o celular de um moleque de 14 anos, que para o azar deles tinha muitos contatos no submundo dos mototaxistas. Os dois estavam numa motoca e acharam que sairiam ilesos dessa história. Quando perceberam que estavam sendo seguidos por centenas de mototaxistas, eles entraram no shopping DB, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, onde pegaram umas boas tapas na cara e nas suas belas cabecinhas. Os gaiatos ainda tinham uma pistola calibre 32. Eles foram direto para a Deaai.

Sem conseguir dormir de tanta raiva na mente, o galerito Richardson Pascoal da Silva, 21, resolveu exterminar para todo o sempre o seu arquirrival, na noite de ontem, um galeroso maior e mais poderoso, que circula pelo charmoso bairro Braga Mendes, na Zona Leste, conhecido como “Macaco”. Pois, mal tentou matar o rapaz com o seu inseparável terçado Tramontina, Richardson foi pegando os seus bons balaços do dia. Ele interceptou Macaco no meio da rua e quando quis acertá-lo com um terçado, esqueceu que o cara é malandro. Macaco sacou seu 38 que estava prontamente na cintura, para qualquer bronca, e largou dois balaços no peito do infeliz. Richardson foi levado ao pronto-socorro João Lúcio, onde está pensativo.

CARREIRA INTERROMPIDA Um galerito de 17 anos, conhecido como o °Miado° foi preso, ontem pela manhã, no bairro do Mauazinho, logicamente na Zona Leste. Miado é conhecido da polícia e já roubou vários mercadinhos, com sua rapaziada jovem, e assaltado dois ônibus. O bichinho é fera na criminalidade e estava já bastante ocupado, assaltando todos os dias, quando teve sua carreira interrompida. Ontem, quando resolveu sair de moto com um revólver Magno 357, foi aborados por tiras da PM que apareceram e o pegaram de jeito. O bichinho, coitadinho, foi direto para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), no Alvorada, Zona Centro-Oeste.

MULTIMARCAS

3215-2050 Av. Castelo Branco nº 102 - Cachoeirinha


maskate.com.br

|14| Maskate

O fazendeiro chinês Wang Xianxian foi fotografado suspendendo dois baldes de água usando apenas as pálpebras, durante Spring Festival para trabalhadores migrantes em Shaodong, na província de Hunan. Wang ergueu por um minuto os dois baldes que, juntos, pesavam 5 Kg, a partir de ganchos especiais presos às pálpebras inferiores do homem.

Polícia prende americano que estava ‘bêbado demais’ para cometer assalto

redacao@maskate.com.br

Chinês ergue 5 kg usando apenas as pálpebras

TABLÓIDE

Manaus, 22 de janeiro de 2013

Juiz russo dorme durante julgamento e sentencia réu a 5 anos de prisão Durante um julgamento na cidade de Blagoveshchensk, o juiz Yevgeny Makhno foi filmado dormindo durante boa parte da sessão, e, apesar da soneca, o homem ainda condenou o réu a cinco anos de prisão (assista ao vídeo). De acordo com informações do vídeo, a gravação foi feita pelo ativista Vladislav Nikitenko, na esperança de que Yevgeny seja punido por instâncias superiores, e que a sentença possa ser revogada. O ativista diz ainda que há outro vídeo do mesmo juiz, no qual o homem aparece brincando com um celular durante uma investigação criminal (veja o vídeo).

Suíço de maiô grava vídeo lambendo mais de 100 miniaturas japonesas Vestindo um maiô feminino e iniciando o vídeo deitado em uma cama repleta de travesseiros com desenhos de mulheres, um suíço identificado como “Melon Pan” publicou um vídeo no qual passa quase 25 minutos lambendo uma coleção de bonecos de desenhos animados (assista ao vídeo). De acordo com o site “Rocket News”, o homem passou a língua em pelo menos 100 miniaturas, e foi descrevendo o gosto característico de cada uma das figuras, que variavam entre sabores de

“lixa de parede” até “plástico fresco”. O vídeo alcançou

mais de 100 mil visualizações em cerca de uma semana.

Americano desiste de roubar loja após receber café grátis Um homem de 25 anos foi detido pela polícia de Woodford, no estado do Kentucky (EUA) durante uma tentativa frustrada de assalto, já que o suspeito estava bêbado demais para cometer o delito. Ryan Hopkins entrou em uma pizzaria antes do horário de funcionamento vestindo uma máscara de esqui e óculos escuros, de acordo com a emissora “LEX 18”. Um funcionário relatou que Hopkins estava exalando álcool, e que não conseguiu pronunciar corretamente as palavras para anunciar o assalto, e saiu depois que o colaborador pediu que se retirasse. A polícia encontrou Ryan pouco depois, e o jovem foi indiciado por embriaguez pública, já que, de acordo com os oficiais, o homem estava bêbado demais para cometer um assalto e não portava nenhuma arma.

A polícia de Huntsville, no estado americano do Alabama, prendeu um homem que tentou roubar uma cafeteria, mas desistiu de pegar o dinheiro após receber um café grátis de um funcionário. De acordo com a emissora “WHNT”, Phillip Sawdey entrou em uma loja de rede Starbucks e pediu que o colaborador desse “todo o dinheiro” da caixa registradora. O funcionário alegou que não conseguiria abrir o caixa, e ofereceu uma bebida gratuita ao ladrão. Sawdey aceitou o café e fugiu, mas

foi capturado pela polícia em um estacionamento próximo.

O americano foi preso por roubo sem incidentes.


Maskate

maskate.com.br

CURIOSIDADES

|15|

Manaus, 22 de janeiro de 2013

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

O QUE VOCÊ AINDA NÃO SABE!

Advogado - Este sonho está sempre relacionado a problemas atuais e futuros. Sorte: gato.

PIADAS CONTINUAÇÃO 100. Com uma média de 70 batidas por minuto, o coração bate 37 milhões de vezes por ano. 101. Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado. 102. De entre todos os dinossauros, o Hadrossauro é o que tinha o maior número de dentes. O animal com bico de pato possuía uma arcada de nada menos do que 960 presas (para comparar, o ser humano tem 32). Além de grandes, os seus sorrisos eram duradouros; os dentes eram renováveis, sendo que um espécime podia ter até 10.000 deles no decorrer da sua vida. 103. Depois de estourar, um milho de pipoca pode aumentar até 400% o seu tamanho. 104. Dez milhões de tijolos, 6500 janelas, 73 elevadores, 381 metros de altura e 1860 degraus – O Empire State Building. 105. A acupuntura foi usada pela primeira vez como um tratamento médico no ano 2700 antes de Cristo pelo Imperador Chinês Shen-Nung. 106. Durante a expectativa média de vida, uma pessoa come aproximadamente o peso de 6 elefantes. 107. Durante o tempo que você demora a ler esta frase 50 mil células do seu corpo morreram e foram substituídas por células mais novas. 108. Durante uma vida, a nossa pele é renovada aproximadamente 1.000 vezes. 109. É impossível espirrar com os olhos abertos.

Joãozinho e os pronomes A professora pede ao Joãozinho: -Joãozinho, fale 3 pronomes! - Quem? Eu? Por quê? E a professore responde: - Parabéns Joãozinho! Corretíssimo! Aula de português A professora entra na sala e diz: - Fabio me diga um verbo. E ele disse: - Prastico - Pao se diz prastico se diz plastico e plastico não é um verbo - Fabiane me fala um verbo: - Bicicreta - Não se diz bicicreta se diz bicicleta e bicicleta nao é um verbo - Joãozinho me fala um verbo: - Hospedar - Isso joãozinho agora me fala uma frase com hospedar: - Os pedar da bicicreta é feito de prastico Pedrinho Burrinho A professora dando aula perguntou para o aluno : - “Pedrinho qual foi a primeira coisa que D.pedro fez quando chegou ao trono?” - “Sentou nele professora” Fofoca! - Mariazinha analise a frase, há uma mulher olhando pela janela, é singular ou plural? - Singular. - Muito bem! Agora você Joãozinho, Há várias mulheres olhando pela janela, o que é? - Fofoca!!! Mariazinha sapatona Na escola a professora pergunta a mariazinha: -mariazinha,qual o siginificado de y love you teacher? e ela disse: -eu te amo professora! e joãozinho falou: -mariazinha sua merda, você não disse que gostava de mim? -e eu gosto muito de você joãozinho! é verdade! -e como é que agora você tá virando sapatona?

RECEITA

SANDUÍCHE ESPECIAL DE FORNO

Ingredientes 1º recheio 1 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas 1 xícara (chá) de cenoura crua ralada 1 xícara (chá) de uvas passas brancas 1 xícara (chá) de requeijão Sal e pimenta-do-reino a gosto 2º recheio 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 cebola média ralada 2 dentes de alho amassados 2 xícaras (chá) de peito de frango cozido e desfiado 1 xícara (chá) de tomates sem sementes picados ½ xícara (chá) de requeijão 2 colheres (sopa) de salsinha picada Sal à gosto Demais ingredientes 9 fatias de pão de fôrma sem casca 1 xícara (chá) de requeijão 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado Modo de preparo 1º recheio Misture todos os ingredientes em uma tigela e reserve. 2º recheio Refogue a cebola e o alho no azeite e acrescente os demais ingredientes. Deixe cozinhar no fogo médio por aproximadamente 10 minutos e reserve. Coloque as fatias de pão sem casca em um refratário uma ao lado da outra. Espalhe um pouco do requeijão sobre estas fatias e acrescente uma camada do primeiro recheio. Acrescente mais fatias do pão de fôrma, espalhe o requeijão. Adicione uma camada do segundo recheio. Preaqueça o forno em temperatura alta à 200ºC. Finalize com fatias de pão e espalhe o restante do requeijão. Salpique o queijo parmesão ralado. Leve o sanduíche ao forno para gratinar. Rendimento: 6 porções

Horóscopo do Dia Áries É tempo de trabalhar em grupo para ampliar sua força. Suas antenas estão ligadas. Está mais fácil cultivar inteligência e visão para agir no momento certo e conseguir avançar. Fique de olho, pois muitas oportunidades de crescimento podem surgir. Touro Vênus segue seu curso em Capricórnio, mais séria e tradicionalista. O prazer está em ver o trabalho render, produzir, aproveitar melhor o tempo e desenvolver projetos ambiciosos com parceiros, inclusive com seu amor. Gêmeos Mercúrio segue junto com o Sol em Aquário, o interesse por novidades se acentua. Ideias e soluções alternativas surgem para resolver de vez assuntos que há tempos ocupavam a cabeça. Câncer Bom período para dialogar e limpar desequilíbrios em suas relações. Mais leveza e facilidade para expressar sentimentos, solucionar impasses e mal entendidos.

Leão A energia no signo oposto ao seu indica queda de energia e reforça a importância das parcerias. Procure exercitar suas habilidades sociais, cultivar alegria e gratidão pelo que a vida lhe oferece e não exija demais de seu corpo agora, preserve-se. Virgem O caminho está aberto para novos aprendizados e todo o tipo de intercâmbio, inclusive com regiões distantes. Com os condicionamentos mais baixos, você pode mudar o que for preciso para tornar a vida mais bela e saudável. Libra Estará criativo, cheio de novas ideias. Mas Vênus segue em Capricórnio e indica que você não quer gastar seu tempo e energia com devaneios. Os projetos devem ser práticos e viáveis. Escorpião É tempo de incorporar novas práticas, técnicas e habilidades em sua rotina de trabalho. A mente está afiada. Marte segue em Aquário e o ajuda a olhar para o futuro, a quebrar velhos padrões, a sair da estagnação e criar novas soluções.

Sagitário Deixe para trás questões do passado que já não servem mais, não faltarão novas oportunidades para crescer, aprender e expandir sua visão do mundo. Capricórnio Continue a investir nas metas que traçou para avançar. As finanças estão em destaque. Seus talentos, capacidade e o valor de seu trabalho também. Você acha que merece ganhar mais? Aquário Bons aspectos no céu! Mercúrio, Urano e Júpiter indicam crescimento à vista. Novos contatos, novas ideias, intercâmbios e novas amizades em pauta. Peixes Período de interiorização, propício para avaliações. Coloque na balança os recursos próprios e os provenientes da empresa ou de outras pessoas. Muita comunicação e movimento no perído, restam várias coisas a revisar.


maskate.com.br

|16| Maskate

Casal do samba da Reino Unido, Junior Layout e Ane Aires

Casal Valter e Sula comandam com alegria a tradição da Vitória Régia

Colunista: Cleomir Santos redacao@maskate.com.br

Prefeito Artur Neto na chegada da Kamelia marcou o início do carnaval de Manaus

CLICK CLEOMIR

Manaus, 22 de janeiro de 2013

Diretoria da Balaku Blaku no click da coluna

Gres. Unidos do Alvorada com o presidente Heroldo no comando

Turma de Comunicação e divulgação da Aparecida, Cleomir, Fabricio, Saulo e Carlinhos

DESTAQUES EM FOCO •O prefeito Arthur Virgílio Neto anunciou o repasse de

R$ 1 milhão para o Carnaval de Manaus deste ano, sendo R$ 125 mil para cada uma das oito escolas de samba do Grupo Especial. O anúncio foi feito após reunião com presidentes das agremiações, na tarde desta sexta-feira, 18, na sede da prefeitura. •Os ensaios das escolas de samba de Manaus estão a todo pique, nessa semana vão começar os ensaios técnicos no Sambódromo, veja a relação dos dias no site do carnaval. •A III edição da “Amazonas Tattoo Covention” será realizada nos dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2013 no Tropical Hotel. •ManausCulT a Fundação Municipal de Cultura e Turismo, recebeu 143 ofícios de solicitação de apoios às bandas e blocos carnavalescos. Desse total, 78 foram atendidos.Os apoios envolvem a instalação de palco, iluminação, som, banheiro químico e carro volante. Esse é o apoio da Prefeitura de Manaus ao carnvala amazonense

Mestre Zé Carlos e Cirley o amor pelo samba une o casal por 15 anos

Feijoada do samba do Sindicato dos Jornalistas com Wilson Reis, Sinésio e Dora Tupinamba

PARA REFLETIR Muitas vezes temos que dar tempo ao tempo. Outras vezes, temos que arregaçar as mangas, e resolver - nós mesmos - determinada situação. Neste caso, não existe pior coisa do que adiar.


ediçai 2191