Page 1

JORNAL DO POVO

ANO 15 - Nº 2.136 - MANAUS/AM - 06/11/2012 - www.maskate.com.br

Manaus tem tarifa de energia reduzida Novos valores valem desde o dia 1º segundo a ANEEL

Programas ainda pendentes serão implementados

Até o final do seu governo, Proama, Cidade Universitária e demais projetos saem do papel

OMAR AZIZ CUMPRIRÁ TODAS AS PROMESSAS

Assaltos a frigoríficos chegam ao fim Os melhores pelas lentes do Cleomir

Onda de roubos acabou no final de semana

POWERADE Um diplomata no Congresso

Paraquedismo reúne feras em Manaus Jucá na mira de Arthur

Valesca Popozuda mostra dobrinha do bumbum e leva apalpada em show

Grávida comandava bandidagem na Colônia


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 06 de novembro de 2012

CIDADE DOS MALUCOS

Em favor do cidadão

Arthur bate na porta de Eduardo e Vanessa para pedir o empenho de cada um deles na conquista de recursos no Orçamento para a cidade no próximo ano. O pedido é cívico e de interesse público; resta saber qual será o posicionamento da bancada, especialmente dos dois que chegaram a baixar o nível na disputa recente.

Saudades do Boto

Arthur já procurou Romero Jucá do PMDB, com quem esteve diariamente no debate político do Senado Federal. Jucá é presidente da Comissão Mista do Orçamento, cargo que foi ocupado por Gilberto Mestrinho. Conhecedor das manhas e artimanhas do Congresso, Arthur sabe fazer funcionar a roda da articulação.

Tradição e respeito

Desde a década de 50 no Congresso Nacional, a família Virgílio do Carmo, com Arthur Filho, já sacudia a bandeira do Amazonas, fazendo valer seus interesses e demandas. O nome pesa e é respeitado no Congresso.

Editor Executivo: Mário Bakunin redacao@maskate.com.br

Com a diplomacia de quem sabe negociar o interesse público, graças à experiência política e a qualificação acadêmica, o prefeito eleito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, vai procurar a representação parlamentar federal do Estado. A começar pela senadora Vanessa Grazziottin, e seu padrinho político, Eduardo Braga. Foram eles seus adversários no último pleito e emissários da Corte para enfrentá-lo na refrega pela prefeitura da cidade.

FALA SÉRIO!

Sandálias da humildade

LOCAL PÚBLICO - Mansão light no Parque dos Bilhares

O dia 6 de novembro na História 1836 - Bento Gonçalves é aclamado presidente da então proclamada República Farroupilha 1872 - Fundada a cidade de Poços de Caldas - Minas Gerais

1917 - Eclode a Revolução Russa 1817 - Casamento de D. Pedro I (D. Pedro IV de Portugal) com a imperatriz Leopoldina

Universidade do Amazonas

Foi seu pai, Arthur Virgílio Filho, com a força do prestígio familiar, e de Almino Afonso na Câmara dos Deputados e Gilberto Mestrinho no governo estadual, que conseguiu recursos e condições para reabrir a Universidade do Amazonas, fechada pela estagnação econômica na década de 20.

Zona Franca de Manaus

Essa Zona Franca de hoje, tão perseguida por estados invejosos, e tão benéfica aos cofres federais, teve na família Virgílio do Carmo, e ainda na dupla Almino e Mestrinho, a homologação de JK ao projeto do Deputado Francisco Pereira Sobrinho em 1959. É uma saga de obstinação e conquistas.

NINGUÉM MERECE! • Resta saber se Alfredo Nascimento, Silas Câmara e Sabino Castelo Branco, que se postaram frontalmente contra na refrega entre Vanessa e Arthur... • ...irão acolher o apelo do futuro prefeito, e atuar em conjunto na defesa dos interesses da população de Manaus, tão castigada pela omissão crônica de seus governantes. • Resta saber também o que pensa fazer da vida o deputado Francisco Praciano, completamente ausente do radar político do interesse público. • Praciano e Átila, diferentemente da atuação frenética pelo Amazonas de Rebecca Garcia, escafederam da batalha pelo Estado e sua gente.

1913 - Gandhi é preso enquanto liderava uma marcha de mineiros indianos que trabalhavam na África do Sul

1430 - Coroação de Henrique VI de Inglaterra

1975 - Primeiro show da banda punk Sex Pistols. 1888 - Em sua segunda visita à Basílica de Aparecida, a Princesa Isabel ofertou à santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul.

1797 - O czar Paulo I sobe ao poder na Rússia, após a morte da sua mãe, a Imperatriz Catarina, a Grande.

1892 - Inaugurado o Viaduto do Chá, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

Santo do Dia - Leonardo de Noblac Leonardo, filho de nobres da Corte de França, nasceu no ano 491, quando o imperador era Anastácio. Segundo narrativas, o rei Clodoveu era seu padrinho de batismo. Na juventude, Leonardo não quis seguir a carreira das armas, por isso o seu padrinho quis consagrá-lo seu bispo. Leonardo não aceitou, pre-

feriu ficar ao lado de são Remígio, então bispo de Reims. Mas pediu um privilégio, só destinado aos bispos: poder libertar os prisioneiros que viesse encontrar encarcerados, no que foi prontamente atendido. Só mais tarde Leonardo decidiu ingressar num mosteiro para dedicar-se totalmente à vida religiosa. Primeiro, esteve no de São Maximino em Micy. Depois,

foi para um antigo, fundado por santo Euspício, perto de Orleans. Já sacerdote, foi enviado a Berry, onde converteu muitos pagãos. Mais tarde, buscou o isolamento para meditar e viver sua fé na oração. Encontrou o lugar certo para isso num bosque afastado, perto de Limonges. Lá, havia apenas uma casa tosca e simples, que lhe servia de morada.

Versículo do Dia Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens.Esdras 8:21 Ótimo – UEA abre seleção para intercâmbio nos EUA. Vagas são para o semestre com início em janeiro de 2013. Os interessados precisam ter domínio da língua inglesa. Bom - Comissão de vereadores realiza vistoria na Ponta Negra. Objetivo da ação é oferecer mais segurança aos banhistas no local. Ruim - Amazonas apresenta o terceiro maior índice de abstenção no Enem. 32,82% dos inscritos não compareceram para prova. Ficamos atrás somente de Roraima e Bahia. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Coord. de redes sociais: Kamila Mendes |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF:

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Maskate

Deputados querem mais seis cadeiras

Manaus, 06 de novembro de 2012

|03|

qQuatro deputados estaduais viajam para Brasília nesta semana. Projeto prevê mais seis vagas na Assembleia

ALE analisa orçamento A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM) deve votar até dezembro as propostas do Governo do Amazonas para o orçamento estadual para 2013 e os planos de investimentos para os próximos quatro anos. A informação é do presidente da instituição, Ricardo Nicolau, que afirmou que as matéria vão seguir o Regimento Interno da Casa.

“Nós temos tempo para fazer várias discussões, essa matéria deverá ser aprovada no mês que vem, antes do recesso”, observou o presidente. “Essas discussões os técnicos do Governo também realizam ao longo da elaboração do orçamento. É fruto de várias discussões daquilo que o Governo tem planejado para o próximo ano”.

Pareceres da mesa Os deputados estaduais Ricardo Nicolau (PSD), Belarmino Lins (PMDB), Marcelo Ramos (PSB) e Sinésio Campos (PT) viajam nesta sema-

na para Brasília para uma audiência com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmem Lúcia. A comissão de parlamen-

tares vai à capital federal com objetivo de dar maior rapidez à votação do relatório que visa ampliar o número de vagas do Ama-

zonas na Câmara Federal, além de conseguir mais seis vagas para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM).

Belão e Carmem Lúcia Segundo Belarmino Lins, o objetivo é da reunião com a ministra Carmen Lúcia é fazer com a votação da matéria seja feita antes do fim do ano. “A redefinição do número das bancadas dos Estados na Câmara dos Deputados de acordo com a população de cada Unidade Federativa é uma questão de justiça ao Amazonas”, afirma o deputado, reforçando que o Estado

possui menos representantes na Câmara Federal do que Alagoas e o Piauí, que têm, respectivamente, nove e dez deputados federais. A proposta da Assembleia prevê que o Amazonas passaria de oito para dez deputados federais e passaria de 24 a 30 deputados estaduais na ALE/ AM. O julgamento tem como relatora a ministra Nancy Andrighi.

Pena para corruptos endurecida Na esteira do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou ontem proposta que endurece as penas contra crimes de corrupção e peculato e cria a figura do enriquecimento ilícito. O texto faz parte de um conjunto de 10 anteprojetos que integra a reforma do Código Penal, em análise na Casa. Em um dos três itens

aprovados ontem, a CCJ propõe extinguir a diferença entre corrupção passiva e corrupção ativa e elevar a pena mínima para os crimes de corrupção, peculato e tráfico de influência de dois para três anos de cadeia. A medida reduz a possibilidade de o condenado cumprir pena em regime semiaberto e facilita a condenação, ao unificar as práticas de corrupção no mesmo tipo penal.

PM faz parto dentro do carro Uma mulher de 38 anos entrou em trabalho de parto dentro de um carro nesta segunda-feira (5) e deu à luz um menino com a ajuda de um policial militar, em Manaus. O caso ocorreu em um posto de gasolina localizado na

Avenida Alameda Cosme Ferreira, Zumbi 2, Zona Leste da capital. O policial que realizou o parto, o soldado Carlos Augusto da Silva da 25º Companhia Interativa Comunitária (Cicom), disse que passava pelo local para atender uma ocorrência

quando o carro que levava a grávida se aproximou para pedir ajuda. “Percebi que a mulher estava sentada no banco traseiro, sentido muitas dores. Quando me aproximei vi que ela já estava em trabalho de parto, então

fiz a retirada da criança ali mesmo. Foi tudo tão rápido, não deu para pensar muito, foi um momento muito bonito”, contou ele. Depois do parto, mãe e filho foram levados para a Maternidade Ana Braga, também na Zona Leste.

As comissões técnicas da ALE/AM analisam o Orçamento e o Plano Plurianual pelos próximos 20 dias para a elaboração de pareceres preliminares para a Mesa Diretora. Os relatores também são definidos pelos presidentes das comissões, neste

caso, os deputados estaduais Belarmino Lins (PMDB) e Adjuto Afonso (PP). Segundo a Lei Orçamentária Anual para 2013, o Governo do Estado terá um receita de R$ 13,2 bilhões, valor 15,3% em relação ao Orçamento deste ano.

Aprovado projeto A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) aprovou por unanimidade, o PL 268/2012 encaminhado pelo Governo do Estado, alterando a Lei Promulgada nº 70, de 14 de julho de 2009, que instituiu o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos

servidores médicos da Secretaria Estadual de Saúde (Susam). A modificação propõe uma reestruturação no PCCR dos médicos, incluindo na remuneração a contagem por tempo de serviço e a gratificação por curso (especialização, mestrado e doutorado).

Governador determinou As alterações são resultado da Comissão Mista criada por determinação do governador Omar Aziz, da qual fizeram parte representantes da Susam, da Secretaria Estadual de Administração e Gestão (Sead) e do Sindicato dos Médicos (Simeam). A nova

tabela de vencimentos dos servidores médicos já prevê o reajuste de 5,1042%, conforme ocorreu com os demais servidores do Executivo Estadual. O dia 1º de maio de cada ano ficou estabelecido como a data base para o reajuste da remuneração dos servidores.


maskate.com.br

|04| Maskate

O amazonense vê os que ajudam o Estado. Na eleição de 2010, a presidente Dilma Rousseff teve 80% dos votos porque o povo entendeu que o governo federal tinha feito muito pelo Amazonas e podia continuar fazendo. E de fato ela tem ajudado muito. Para Omar, o pleito de cada um dos 5 mil municípios tem efeito diferenciado. As

eleições municipais são decididas por quem mora na cidade. Aqui no Amazonas, das oito eleições diretas para prefeito, não há tradição de se fazer o candidato do governador vitorioso. Mas, em relação ao quadro nacional, a imprensa repercutiu Manaus e deu destaque para a “derrota” do ex-presidente Lula e da presidente Dilma.

Oportunidades e cuidados

Criando oportunidades e cuidando das pessoas desvalidas, Omar foca no interior. O município de Carauari (787 quilômetros de Manaus) será o segundo do interior do Estado a receber o projeto de convivência familiar e comunitária do Governo do Amazonas, através da estrutura do Centro de Convivência da Família Arlindo Mendonça dos Santos, cuja obra está na fase final de

acabamento. ainda este ano, Omar inaugura 6.250 metros quadrados de área construída, incluindo piscina, salas de aulas temáticas e consultórios, o Centro da Família de Carauarí vai atender mais de oito mil pessoas com atividades culturais, esportivas, educacionais e psicossociais. A previsão é que antes do Natal, o complexo esteja em pleno funcionamento.

Diretor editor: Miguel Mourão jornal@maskate.com.br

Eleitor consciente

POLÍTICA

Manaus, 06 de novembro de 2012

Para o Ganso,

q“Cidade Universitária, Proama e recu Com dois anos pela frente e se recusando a encarnar o papel de liderança regional que as pesquisas e o resultados das eleições lhe conferem, o governador Omar Aziz (PSD), conhecido carinhosamente por Ganso, mostra maturidade política e equilíbrio administrativo, com a experiência de três décadas de vida pública. Firme, sem bravatas nem arrogância, Omar pisa com cautela o terreno do tabuleiro político, diz que no cargo a liderança é algo natural e, por isso, circunstancial. Afinal, o papel de governador nada mais é que a representação institucional de todos os cidadãos. Um papel que ele vem exercendo com muito brilho e competência. Basta ver seus índices assombrosos de popularidade, mesmo tendo formalmente perdido a disputa oficial com a candidatura de Vanessa Grazziottin.

Artimanhas e r

Desde o começo sua candidata era Rebecca Garcia, deputada federal pelo PP, e que desfrutava de 30% da preferência popular antes de começar a peleja. Com o golpe de Eduardo Braga, que se aborreceu com o discurso do Iranduba, onde Omar lembrou sua autoridade de governador para dirigir o processo, ele preferiu evitar o con-

Promessas e programas À Omar interessa levar adiante suas propostas e cumprir todas as promessas. Uma delas é a inauguração de um centro de reabilitação de dependentes químicos, um problema que desola mais de 15% das famílias do Estado, com dependentes de álcool, outras drogas ou compulsões que desestruturam a vida diária. Desde que, em 2004, contratou pesquisadores para percorrer as casas de Manaus, Omar descobriu este drama comum a tanta gente e que não tem amparo os equipamentos públicos. Outro projeto é da Cidade Universitária, com perspectiva de formar quadros capazes de aproveitar as oportunidades infinitas de negócio na região. Biotecnologia, geologia e prospecção mineral, silvicultura, aquicultura além de obras e ações que devem melhorar o transporte e a geração de renda no interior. Omar aposta ainda que o Proama, obra do antecessor dele, Eduardo Braga, e que esbarra em pendências jurídicas para ser inaugurada, vai funcionar em 2013.


maskate.com.br

Maskate

promessa é dívida

Manaus, 06 de novembro de 2012

|05|

uperação dependentes químicos vão sair do papel”

Liderança inconteste No último pleito, apesar das alianças federais, e da necessidade de agasalhar as demandas políticas do Planalto, Omar sai do segundo ano de mandato fortalecido com o resultado das eleições municipais, que deram ao partido dele a maior cota no interior: 40% dos

prefeitos eleitos. Apesar disso, ele evita falar dos planos para 2014. O PSD, do qual é vice-presidente, foi o quarto partido que mais fez prefeitos no Brasil. E aqui no Amazonas, com quase 500 vereadora, elegeu 40% dos prefeitos. E a grande maioria dos que se elegeram (fora do

PSD) são aliados, pessoas próximas, fraternas em relação a Omar. E ele alerta para os novos tempos da comunicação virtual, em que a exigência da população é maior, tem mais acesso à informação. Isso faz com que o gestor tenha muito cuidado com o que promete.

Iranduba em foco Na semana passada, a titular da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas), Regina Fernandes, visitou as obras em Carauarí para certificar que o centro tenha os mesmos padrões estruturais e de atendimento das demais unidades construídas pelo Estado em Manaus

e no município de Iranduba (a 25 quilômetros da Capital). “A recomendação do governador Omar Aziz é interiorizar todos os benefícios disponíveis nos centros de convivência da capital. Isso começou com a construção do Centro de Convivência do Idoso de Iranduba”.

UEA tem intercâmbio para Estados Unidos

revanchismos

fronto. Conhecedor de Braga, de suas artimanhas e revanchismos, e atento aos apelos do Planalto, cuja leitura equivocada entendeu que Vanessa tinha melhores condições de enfrentar Arthur, Omar abriu mão de sua prerrogativa para evitar as sequelas para o estado das ameaças veladas que já se configuravam com a insistência em favor de Rebecca.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) abriu seleção de estudantes para intercâmbio de um semestre na Florida Agricultural and Mechanical University (Famu), nos Estados Unidos. As vagas são ofertadas por meio Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da univesidade. Serão oferecidas três

vagas para o semestre com início em janeiro de 2013. Os candidatos interessados devem enviar a documentação que consta na chamada até o dia 6 de novembro para os endereços ari@uea.edu.br e uea. ari@gmail.com ou entregá-los diretamente na sala da ARI, localizada no prédio da reitoria da UEA.

Domínio da língua

Podem participar da seleção alunos que tenham coeficiente acima de sete e tenham concluído, no mínimo, 50% do curso de graduação até o final do segundo semestre acadêmico de 2012. É necessário ainda que o aluno esteja cursando o último período do curso no momento previsto para a viagem de estudos. Os interessados também precisam ter do-

mínio da língua inglesa. As vagas são destinadas para os seguintes cursos: Bacharelado ou licenciatura nas áreas de Enfermagem, Biologia, Matemática, Música, Teatro, Física, Pedagogia, Química, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.


maskate.com.br

|06| Maskate

Pelo oitavo mês consecutivo, o preço da cesta básica em Manaus registrou alta, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Desta vez, o aumento foi de 3,61%, o segundo maior do país em outubro, ficando atrás apenas de Recife, o qual teve alta de 4,49%. O produto que registrou a maior alta no mês de outubro foi a farinha que apresentou 15,49% de variação mensal. Em seguida, vieram banana (8,46%) e carne (4,18%). A manteiga foi a mercadoria da cesta básica que registrou maior

queda: 6,84%. Com os novos dados, o Dieese concluiu que a capital amazonense possui a terceira cesta básica mais cara do país, com os produtos de primeira necessidade custando, em média, R$ 298,22. Somente São Paulo (R$ 311,55) e Porto Alegre (R$ 305,72) apresentam valores maiores que Manaus. Outro dado preocupante para os consumidores de Manaus é que a cidade ocupa o segundo lugar no aumento da cesta básica no acumulado dos dez meses de 2012 com crescimento de 16,59%, perdendo apenas para Fortaleza com alta de 18,54%.

Comissão vistoria Ponta Negra Uma comissão de vereadores realizou inspeção na Praia da Ponta Negra na tarde deste domingo (4), em Manaus, com o objetivo de oferecer mais segurança aos banhistas que frequentam o local. A praia é uma das principais opções de lazer para os que desejam relaxar nas águas do Rio Negro na capital. Porém, ultimamente quem vai ao local deve estar em constante alerta, devido às mortes por afogamento. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 12 mortes já foram registradas este ano no local.

“Recebemos muitas reclamações de falta de segurança no local, e é uma preocupação o alto índice de afogamentos na Praia da Ponta Negra. Banhistas reclamam que o terreno não está como deveria”, disse a vereadora Socorro Sampaio. Durante a inspeção, foi utilizado um equipamento conhecido como ADCP, que realizou a batimetria, uma coleta de informações para a avaliar o nível de compactação do solo. A partir desta quarta-feira (7), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), irá iniciar um estudo na área.

Editor: João Dantas redacao@maskate.com.br

Temos a 3ª cesta básica mais cara

AMAZONAS

Manaus, 06 de novembro de 2012

Tarifa de energia elétrica é reduzida qPedido de reajuste feito pela Amazonas Energia foi negado. Novas tarifas entraram em vigor dia 1º de novembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou a redução da tarifa de energia elétrica no Amazonas. A Aneel rejeitou reajuste tarifário de 3,45% solicitado pela concessionária Amazonas Distribuidora Energia S.A foi rejeitado. As informações foram divulgadas no site da Agência

Reguladora. Com a medida, os consumidores terão redução de -2,03% na tarifa de energia atual. As novas tarifas entraram em vigor desde o dia 1º de novembro para 727 mil unidades consumidoras em todo o estado. Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que

a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição e outros custos que não acompanham o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Concessionárias seguem com IPI baixo A decisão da Presidente da República, Dilma Rousseff, que prorrogou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), no dia 24 de outubro, foi recebida com entusiasmo pelas concessionárias de Manaus. O gerente da Braga Veículos, Onias Mota, considerou a decisão de Dilma positiva, tanto para os lojistas quanto para os clientes. “É algo que deve ser comemorado

pelo consumidor, porque com esse benefício fiscal ele pode comprar produtos por um preço mais em conta. As fábricas e concessionárias também vão ganhar com esse desconto, que estimula as vendas em todos os setores”, apontou Mota, afirmando que os meses de novembro e dezembro são os de maior venda de veículos em Manaus. Para o gerente de

vendas da Via Marconi, Antonio Carlos Lima, essa prorrogação dá novo fôlego ao setor automobilístico e recupera o mercado no último trimestre do ano. “Só vamos sentir os efeitos ao longo deste mês de novembro. Mas, é claro, recomendamos aos nossos clientes que aproveitem logo. Não pode deixar para comprar de última hora”, recomenda.

Novas compras No entanto, o representante da Via Marconi – que é revendedora da Fiat na capital amazonense – afirmou que essa redução prolongada não é sinônimo de compras mais “extravagantes” por parte dos consumidores. “Não existe tal efeito. O que é mais comum é ver alguém comprar um carro 1.4 em vez de um 1.0. A pessoa não vai pular de um carro popular para um de luxo”, ressaltou. Segundo Mota, os impostos reduzidos até o fim do ano podem representar um crescimento de até 15% nas vendas da concessionária, que revende veículos da marca Chevrolet. “O segundo semestre é sempre melhor que o primeiro. Até dezembro, queremos chegar a 400 carros vendidos no ano”, planeja. Já para a Via Marconi, o crescimento com os preços mais baixos deve ser prejudicado por uma queda nas vendas.

Impostos reduzidos até 31 de dezembro

Em discurso no Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, a Presidente revelou o aumento do período do IPI reduzido, para o dia 31 de dezembro de 2012. Até a última quarta-feira (24), quando foi feito o anúncio, a redução terminaria na próxima semana.

Não é a primeira vez que o Governo prorroga a redução do benefício neste ano, divulgada inicialmente em maio. Em agosto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a primeira prorrogação da redução do imposto, que, a princípio, venceria no dia 31 daquele mês.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 06 de novembro de 2012

EAC estreia com show de nocautes

|07|

qEvento teve dez combates na noite de sábado, no Centro de Manaus Na estreia do Elite Amazon Combat (EAC 1), evento de MMA voltado apenas para lutadores do Amazonas, o público de mais de 2 mil pessoas acompanhou um show de nocautes e boas lutas na noite deste sábado (3), no ginásio do Atlético Rio Negro Clube, no Centro de Manaus. André Batata (Nova União), Mário Israel (Top Life) e Thiago Ivan (Carioca Team) foram os destaques da noite, com vitórias convincentes sobre Fabiano Ratinho, Felipe Rego e Rogério Thai, respectivamente. Segundo o organizador do evento, Giovanni Miranda, o EAC, que teve o apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), veio para ficar no cenário das Artes Marciais Mistas do Amazonas.

Prova curta O motoboy e atleta amador, Dionísio Cardoso, venceu a prova de distância curta da competição. Ele cumpriu o percurso de 1.800 metros na canoagem pelo Rio Negro e três quilômetros de corrida na praia da Ponta Negra, com o tempo de 22min07seg. - Na largada da canoagem conseguimos remar forte e atingir vantagem sobre os demais competidores. Na corrida só fiz manter a vantagem conquistada

Jefferson conquista Sem problemas oito medalhas - Tivemos ótimas lutas e tudo transcorreu sem problemas, com profissionalismo dos atletas e comportamento exemplar da torcida. Vamos realizar o Elite Amazon Combat de quatro em quatro meses e, provavelmente, a próxima edição seja em Manacapuru (município a 86 km de Manaus). Temos excelentes lutadores aqui e não precisamos de gente de fora

Novos campeões - Dei minha contribuição ao esporte, mas tenho 33 anos e meu corpo pede descanso. Agora meu objetivo será revelar novos campeões. Fechei a carreira com chave de ouro - disse Batata, que tem um cartel com 9 vitórias e 4 derrotas. - Tenho orgulho de fazer

na canoa para ficar na frente. Muito difícil porque corremos ontem o revezamento, mas conseguimos ganhar com sacrifício graças a Deus e agora são duas vitórias consecutivas - disse. Os primeiros colocados da 4ª edição do Jungle Man nos dois circuitos recebem troféu, medalhas e uma premiação simbólica em dinheiro para valorização do desempenho dos competidores.

parte de uma academia que formou atletas como José Aldo (campeão dos penas do UFC), Dileno Lopes (ex-TUF) e outros - completou o “forrozeiro”. O Elite apresentou a ascensão de Mário Israel, que chegou à sexta vitória na carreira com um nocau-

te sobre Felipe Rego, com uma sequência de socos no início do primeiro round. Foi uma boa luta e continuo alimentando o meu sonho de chegar ao UFC. Vou chegar lá - disse o atleta da Top Life, que é companheiro de treinos de Adriano Martins, que faz parte do Strikeforce.

Veterano vence Jungle Man Apesar de ser um veterano, João Pereira, de 45 anos, venceu a prova longa da 4ª edição do Jungle Man, na manhã deste domingo (4), na orla da praia da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus. Competindo com participantes mais jovens, o atleta conhecido como pitbull superou os 1.000m de natação, 1.800m de canoagem, 3.000 m de bike e 3.000 m de corrida, com tempo de 1h18min. João Pereira explicou que ganhou condicionamento

físico ao longo dos 35 anos de prática esportiva e agora se prepara para um novo desafiou nacional. - O meu intuito era vencer esta competição como preparação para o Troféu Brasil em Santos (SP), que viajarei nesta sexta-feira para representar o Amazonas. Assim essa prova é uma forma de chegar mais forte lá - ressaltou João Pereira. Mesmo com essa conquista na orla da Ponta Negra, o atleta guarda nas lembranças fatos tristes vivenciados no local.

para dar show - afirmou o manager, que coordenou a disputa ao lado do irmão, Bismarck Miranda. Na luta principal da noite, André Batata entrou no ginásio ao som do hit “Respeita o Forrozeiro” e venceu Fabiano Ratinho na decisão dividida dos juízes (2 a 1). O combate marcou a despedida do atleta da Nova União/Alvorada dos octógonos.

Após anunciar que não disputará mais competições em alto nível, Jefferson Mascarenhas, que é considerado uma lenda da natação do Amazonas, teve desempenho brilhante na 8ª edição do Campeonato Sul-Americano Máster de Natação em piscina curta (25 metros), encerrado na manhã deste sábado (3), no parque aquático da Vila Olímpica de Manaus. O nadador de

46 anos conquistou oito medalhas na competição, sendo três de ouro, três de prata e duas de bronze. - No geral, fiz um grande campeonato. O importante foi provar a força da categoria máster na natação, que ainda pode crescer muito na nossa região”, disse ele, que treina na equipe Nilton Lins, e foi um dos responsáveis por Manaus receber o evento internacional esta semana.


JORNAL DO POVO

ANO 15 - Nº 2.136 - MANAUS/AM - 06/11/2012 - www.maskate.com.br

Contribuinte já pode pedir inclusão no Simples Nacional para 2013 Já começou o período de agendamento da opção pelo regime tributário do Simples

O agendamento é a possibilidade de o contribuinte manifestar interesse por ingressar no regime para o ano subsequente (2013), antecipando as verificações impeditivas à opção. O serviço visa facilitar o ingresso no regime, e pode ser feito pelas empresas ainda não optantes por meio do Portal do Simples Nacional, na coluna à direita do site da Receita.

Basta clicar em “Simples Serviços”, “Opção”, “Agendamento de Opção pelo Simples Nacional”. O agendamento poderá ser feito nos meses de novembro e dezembro, com exceção do último dia útil do ano (neste ano, como dia 31 é uma segunda-feira, é recomendável que o agendamento seja feito até o dia 28, sexta-feira). Com o agendamento, o

contribuinte dispõe de mais tempo para a regularização das pendencias identificadas. Caso não existam pendências, o agendamento será confirmado e a solicitação de opção para o ano calendário de 2013 já estará automaticamente efetivada, não sendo necessária a realização de nenhum outro procedimento por parte do contribuinte.

Novo agendamento

Caso o agendamento não seja confirmado devido a pendências existentes, o contribuinte deverá regularizá-las e fazer novo agendamento até o penúltimo dia útil de dezembro deste ano

(28), ou então realizar a opção convencional em janeiro de 2013. O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável

às microempresas e às empresas de pequeno porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, do qual participam União, Estados, Distrito Federal e municípios.

A opção pelo regime é facultativa e irretratável para todo o ano calendário O regime abrange os seguintes tributos: IR da pessoa jurídica, CSLL, PIS/ Pasep, Cofins, IPI (federais), ICMS (estadual), ISS (municipal) e a contribui-

ção para a seguridade social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica (CPP). Para ingressar no Simples, a empresa deverá

enquadrar-se na definição de microempresa ou de empresa de pequeno porte, além de cumprir outros requisitos previstos na legislação.

Pirarucu Manejado do Mamirauá estará à venda em Manaus


maskate.com.br

|10| Maskate

Renato de Castro... Curtiu :” Boa tarde amigos do facebook...”

Srta Rocha... Curtiu:”Facebook Jornal Maskate II”

Rayelle Alcantara... Curtiu: “Boa tarde amigos do Jornal Maskate, Jornal Maskate II no Facebook”

Twitter michele feitosa @mikaellebatista

Alysson Henrique @AlyssonHenrique Praticante assiduo do Futebol de Salão. Santana Soluções Emp @SantanaSE1 Gestão de Micro e Pequenas Empresas.

jornal@maskate.com.br

Facebook

REDES SOCIAIS

Manaus, 06 de novembro de 2012

Pirarucu manejado do Mamirauá estará à venda em Manaus Quatro toneladas do pescado a preço bastante acessivel

O público interessado em comercializar pirarucu direto do produtor terá várias oportunidades neste mês de novembro. Nos sábados, a partir do dia 17, das 7h às 12h, produtores de sete setores da Reserva de Desenvolvi-

mento Sustentável (RDS) Mamirauá estarão comercializando o pirarucu manejado na Feira do CIGS, Feira da Base Aérea e da Polícia Militar. A expectativa é comercializar inicialmente mais de quatro toneladas

de pescado a um preço acessível a todos os públicos consumidores. A ação conta com apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

Geração de renda através do Programa Bolsa Floresta Os empresários do ramo frigorífico e de restaurantes, além de servidores públicos de instituições do Governo do Estado, poderão negociar mais pescado no dia 9 de novembro, das 14h às 19h, na sede da Fundação

Amazonas Sustentável (FAS), localizada na rua Álvaro Braga, 351, Parque 10 de Novembro. O manejo de pirarucu na RDS Mamirauá é uma das atividades de geração renda incentivadas pela FAS, por meio do Progra-

ma Bolsa Floresta (PBF), que atua em 15 Unidades de Conservação (UCs) no Estado. Atualmente, são mais de 35 mil pessoas beneficiadas pela geração de renda, melhoria de qualidade de vida e fortalecimento comunitário.


Maskate

maskate.com.br

Izabel Goulart mostra elasticidade durante aula de pilates

Izabel Goulart mostrou toda a sua elasticidade durante uma aula de pilates e divulgou para os seguidores no Twitter um registro do momento. A modelo compartilhou a imagem na tarde desta segunda-feira, 5, e contou que está a todo vapor durante a preparação para o Victoria Secret’s Fashion Show.

Manaus, 06 de novembro de 2012

|11|

Juju Salimeni desfila em São Paulo

Juju Salimeni exibiu a barriga sequinha durante um desfile de moda em São Paulo na última quinta-feira, 1º. A ex-panicat desfilou pela marca “Labellamafia” durante um evento da loja “Supertubes” que apresentou os melhores looks de 2012.

Solteira, Maria Melilo reclama: ‘Os homens têm medo de mulherão’ Nicole Bahls usa

vestido ‘antiflagra’

Maria Melilo está de volta na nova temporada do “Casseta & Planeta Vai Fundo”, e revelou nos bastidores do Paparazzo, em ensaio que vai ao ar neste sábado, 10, que a maioria dos seus fãs são mulheres. “Acho que os homens ficam intimidados, 98% dos meus fãs são mulheres. Mas nunca ouvi cantadas femininas. Deve ser porque nunca dei abertura, sou na minha”, con-

tou a ex-BBB, que durante o ensaio atraiu vários olhares curiosos. “Não me importo de olharem, sou desencanada com o meu corpo”. Solteira há três meses, desde que terminou o namoro com o lutador Rodrigo Comotti, ela diz que está bem assim, sozinha. “Acabou porque caiu na rotina mesmo, não foi o trabalho que atrapalhou. Acontece, né? Mas estou tranquila, não fico à

procura”. Os homens, garante Maria, não chegam muito. “Eles têm medo de mulherão, acho que se assustam um pouco por eu ser independente, por eu ter esse perfil. Mas não abro mão da minha liberdade”, disse ela, que detesta marcação cerrada. “Confio no meu taco. Acho que por este motivo tenho pavor de homem ciumento”.

Jesus Luz curte festa com a namorada Jesus Luz curtiu a terceira edição da Festa Americana no MAM, Centro do Rio, ao lado da namorada, a publicitária Liliana Prior. O evento aconteceu na noite deste sábado, 3.

Nicole Bahls resolveu se prevenir de possíveis flagras indiscretos. A ex-panicat escolheu um vestido com um forro que evita “pagar calcinha”. Ela mostrou a proteção extra ao passar por uma churrascaria do Rio de Janeiro.


maskate.com.br

|12| Maskate

Manaus, 06 de novembro de 2012

Os trabalhadores e empresários que prestam serviço nas empresas instaladas na rua Javari, mais precisamente da L G Electronic da Amazônia estão sendo vítimas diariamente de quadrilha que atua na área assaltando e roubando veículos que ficam estacionados ao longo daquela artéria. Na avaliação dos trabalhadores, os policiais estão apenas desfilando pelas principais ruas do DI nos confortáveis veículos com ar-condicionado e na hora que o bandido é surpreendido e entra na mata do Distrito Industrial os policiais param a perseguição deixando os criminosos fugirem. Enquanto isso, os trabalhadores do Distrito Industrial continuam tendo seus veículos arrombados diuturnamente, uma vez que a maioria das pessoas que tem veículo trabalha no terceiro turno das fábricas instaladas no Parque Industrial de Manaus e ficam mais expostas ainda a todo este perigo.

Editor: Almir Cardoso redacao@maskate.com.br

Operação “Refrigerar” cumpre 28 mandados

POLÍCIA

Bandidos agem livremente nas ruas do Distrito Industrial

Após quatro meses de investigações, 150 homens da Polícia Civil do Amazonas desencadearam a Operação Refrigerar e cumpriram 28 mandados entre busca e apreensão e prisão, além da apreensão de três adolescentes e o fechamento de um laboratório de entorpecentes na zona sul de Manaus. As investigações constataram que parte da organização criminosa era orquestrada por detentos do sistema prisional. Foi um trabalho desenvolvido por meio da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). O cumprimento dos mandados teve o apoio do grupo Força Especial de Repressão e Assalto (Fera), Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), delegacias Seccionais e a participação do delegado Emerson Negreiros, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM). A quadrilha agia por meio de três funcionários de uma empresa de refrigeração, que prestavam serviço especializado de manutenção de ar condicionados nas residências. Os três funcionários observavam a rotina das famílias, os pertences de valor, o padrão de vida dos clientes e repassavam a informação aos outros membros da quadrilha, que realizavam os assaltos às residências, segundo informou o coordenador da operação Sandro Sarkis, diretor do DRCO.

DERFD agarra bando que roubava frigoríficos qMulher perigosa chefiava e armava os assaltantes Quatro homens foram presos pelos tiras da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), em diferentes partes de Manaus. Todos foram presos em flagrante e indiciados por roubo e formação de quadrilha. Uma mulher foi indiciada por supostamente contratar o serviço da quadrilha em um dos assaltos e outros dois homens seguem procurados. Gelcilan Juca de Sá, 33, Pedro Amorim de Oliveira, 33, Vanilson Cavalcante Araújo, 27, Daniel da Gama Bittencourt, 28, foram presos entre as 17 e 18 horas de ontem. Eles eram investigados desde setembro, sob suspeita de assaltarem frigoríficos em diferentes bairros da cidade. P. Ao todo, a quadrilha teria obtido um faturamento superior a 400 mil reais, em três assaltos cometidos contra empresas nos bairros Alvorada, Jorge Teixeira e Santo Antônio. Além dos quatro presos, Leda Gomes dos Santos, 31, foi indiciada por formação de

quadrilha. A polícia tem informações que Leda teria contratado Pedro para fornecer as informações sobre um dos estabelecimentos assaltados, em troca de um pagamento de 30 mil reais. Pedro confirma, mas alega só ter recebido mil e quinhentos. Leda nega. Outros dois homens, Dênis Souza de Oliveira e outro co-

nhecido apenas como “Patrick” também são procurados. Os policiais também apreenderam dois carros utilizados pela quadrilha, um Gol de placas JWF-7519 e um Palio, de placas JXO-5728, que estava em uma oficina e havia sido comprado por Daniel com o dinheiro do assalto anterior ao desta quinta.

Bandidos da Colônia são presos pela Rocam

Uma grávida de 8 meses e meio foi presa em flagrante pelos tiras da Rocam, neste domingo na rua São Geraldo – Colônia Antônio Aleixo, com 8 pedras de Oxi, 17 trouxinhas de cocaína e três pocotes de maconha. Na mesma operação e no mesmo local em que foi presa a traficante Tatiane Oliveira Leão (18), os tiras também prenderam uma quadrilha especializada em roubo a residências e furtos de veículos. Os integrantes da quadrilha capturados são o soldado da Aeronáutica, Francisco Adriano Oliveira da Silva (19), Thiago Reis da Silva (22), Leandro Monteiro de Moura (20), Aline Cristina Batista de Oliveira (21) e Karina Queiroz (18). Na casa foram encon-

tradas vários objetos das vítimas, como celulares, relógios, jóias, Tv’s de LCD, bolsas, documentos de veículos roubados, bem como

3 carros roubados, 1 Toyota Corola, 1 Eco Sport, 1 Siena e 1 moto Honda, além de dois revólveres calibre 38 e uma porção de cocaína.

Força Tática recebe ligação e manda mais 2 para cadeia A Força Tática Leste, numa ação comandada pelo sargento PM J. Paulino, recebeu uma ligação anônima pelo linha direta (9334-6097), informando que uma um homem estaria comercializando entorpecentes na Rua Samambaia, Bairro Jorge Teixeira, I etapa, Zona Leste de Manaus. Chegando ao local

foi feita abordagem no suspeito Jack Sales Diolino Sousa, 23 anos, o qual portava duas porções de pasta base de cocaína e a quantia de R$ 122,50 em espécie. Na residência do mesmo foi encontrada uma pistola tipo Bereta 635 com um carregador de rifle 22, quatro munições de pistola PT40 e uma de 9 milímetros, sete celulares e

vários cordões. Segundo informações do sargento PM J. Paulino, o cunhado do infrator, Wagner Wada Rondon, 28 anos, ainda tentou subornar os policiais com a quantia de 550,00, entretanto foi preso pelo crime de corrupção ativa. Os infratores foram apresentados no 14º DIP para as providências cabíveis.


Maskate

maskate.com.br

PASTOR E EX-PRESIDIÁRIO SÃO FUZILADOS DENTRO DE CARRO

Manaus, 06 de novembro de 2012

|13|

VÍTIMA REAGE E DOMINA ASSALTANTE O ex-presidiário Manoel Gomes dos Santos, 27, pagou para o pastor Rischarles Nascimento Santana, 31, ir deixá-lo lá no presídio do Puraquequara para ele resolver uma treta, mas acabou sendo fuzilado com 35 tiros e o pastor com mais cinco. A bronca aconteceu na Estrada do Puraquequara, bairro do mesmo nome, na zona leste. O pastor estava no início de sua carreira na igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira, e nem tinha grana ainda. Tinha só um Corsa Classic bege, de placa JXP-0146, que ainda faltava pagar 57 prestações.

Manoel tinha ido ao presídio visitar o belíssimo traficante ‘Bi Leno’, mas na volta foi abordado por dois motoqueiros, cujos os garupas estavam todos com duas armas nas mãos e saíram largando bala neles até não querer mais. Lá no Instituto Médico Legal (IML) o pessoal fez as contas e deu assim: o Manoel foi atingido com 16 tiros nas costas, cinco na cabeça, sete no bracinho esquerdo, seis no seu belo rostinho e três no antebracinho. Rischarles ainda chegou a ser socorrido e levado ao Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, na zona leste, mas es-

tava bem ruim mesmo e morreu por volta das 20h. A polícia acredita que o ex-presidiário era o principal alvo dos motoqueiros. De acordo com os policiais que estiveram no local, o pastor, morreu de‘graça’. No veículo ainda estavam, a esposa e a sogra do pastor, que não foram machucadas. No velório, irmãos da igreja do pastor, informaram que ele tinha comprado recentemente o carro e costumava fazer fretes para pagar as prestações. O crime será investigado pela eficiente Delegacia Especializada de Homicídios e Sequestros (DEHS).

NOIADO MATA CUNHADO Marlisson Batista Vasconcelos, 22, foi tentar salvar

o padrasto dele, Ambrósio Nogueira da Silva, 38, que estava sendo pepinado pelo cunhado, Izael Oliveira da Silva, 21, que estava loucão e acabou pegando as suas facadas também e morrendo. O crime ocorreu por volta das 3h de ontem, na casa onde moravam, na Travessa I-3, no Armando Mendes, zona leste. Tudo começou quando a irmã de Marlisson inventou de casar com Izael, sendo que o cara é desocupado, cachaceiro, drogado e com fortes tendências homicidas. Até aí tudo bem, mas quando o pai a viu com a boca toda arrebentada de porrada, resolveu bater em Izael, mas não contava com as facas afiadas do pilantra. Ele levou três facadas e Marlisson que foi se meter, pegou duas e morreu. Izael pediu desculpas pelo homicídio e fugiu.

FACADA COM MOTIVO O ajudante de marceneiro Dinamon Rodrigues Corrêa, 25, conhecido como‘Dino Boy’, foi preso na tarde de ontem, suspeito de cravar uma faca nas costas de seu amiguinho Jean Carlos Lemos de Souza, 33, o ‘Careca’ durante uma discussão na Rua Beira Rio, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus. Você deve estar se perguntando se esse estresse todo não foi por um motivo banal, mas saiba que não. O motivo foi importantíssimo. Segundo o próprio Dino Boy, a briga teve início por conta de uma dose de cachaça negada pela vítima, há duas semanas. Quem não cometeria um crime por causa disso? Tanto é que ele não esqueceu. Na delegacia, Dino Boy disse que Jean era muito arretado e que teve o que mereceu. Jean está no SPA do Colônia Antônio Aleixo, malzão.

Completamente alucinado de tanta droga e cachaça em seu cérebro atrofiado, o desocupado Elizeo Magalhães Bastos, 32, resolveu simplesmente assaltar um pacato cidadão, mas acabou foi entrando na porrada e sendo preso. O fato aconteceu ontem no Bairro Nova Floresta, zona Leste. Elizeo, morto de lombrado, aunciou o assalto com a língua pesada, ao crente, José Augusto Fernandes da Costa, 26, porém, como nem se agüentava em pé direito, a vítima não resistiu à tentação e largou uma mãozada na cara do infeliz. Em seguida, aplicou-lhe uma seqüência de bicudas e giratórias. Depois de beijar o chão, Elizeo tentou fugir, mas novamente pegou porrada de mais dois mancebos que passavam pelo local. José chamou a Polícia.

CORNO TRANSTORNADO

Altamente transtornado com a recente separação, o desocupado e pé-inchado Emerson Campos Maia, 32, cujas únicas preocupações na vida eram beber e espancar a mulher amada alegremente acabou novamente espancando a ex-mulher com muita brutalidade. O fato aconteceu na tarde de ontem, no bairro Alfredo Nascimento, depois que ela voltou do trabalho. A doméstica Irinéia Gomes dos Santos, 26, foi entrando em casa já debaixo de muito cacete, pois Emerson queria saber por que ela não o queria mais já que ele é tão bonito, legal, inteligente, bacana e promissor. Como não deu uma resposta convincente, falou algo sobre ele ser violento e cachaceiro, ela apanhou tanto que desmaiou e foi levada por familiares ao pronto-socorro João Lúcio.


maskate.com.br

|14| Maskate

Manaus, 06 de novembro de 2012

Jogador dá salto mortal em partida de futebol

Durante um jogo de futebol americano em uma universidade norte-americana, o jogador que estava com a bola foi responsável por uma manobra impressionante. Quando o adversário tentou bloqueá-lo, o jovem deu um salto mortal para frente, escapou de ser derrubado e ainda conseguiu fazer o “touchdown”, pontuação mais importante do jogo (assista ao vídeo). O vídeo se espalhou pela rede e, até agora, já conta com mais de 810 mil visualizações. Muitas pessoas fizeram comparações ao jogador profissional Jerome Simpson, que fez um lance parecido durante um jogo da NFL em dezembro do ano passado.

redacao@maskate.com.br

Um ladrão chinês foi multado e condenado a dois anos de liberdade condicional em Colombo, em Sri Lanka, acusado de engolir uma pedra falsa de diamante para ajudar um comparsa a roubar a verdadeira pedra de 1,5 quilate. O crime ocorreu em setembro. A polícia tinha prendido Chou Wan, de 32 anos, depois que o proprietário da joia contou que o homem havia engolido o diamante. Wan foi levado para um hospital de Colombo, onde um exame de raio-X mostrou o suposto diamante em seu estômago. Os médicos deram um laxante para Chou para que a pedra pudesse ser recuperada. No entanto um especialista que inspecionou o diamante disse que a pedra era falsa e não tinha nenhum valor. Um comparsa de Chou ficou com o diamante real avaliado em mais de US$ 13,5 mil (R$ 27,4 mil). O homem fugiu, mas foi preso depois pela polícia.

TABLÓIDE

Ladrão chinês é condenado após engolir diamante falso

Alpinista pratica ioga no topo da montanha

A alpinista eslovena Martina Cufar encontrou um lugar curioso para praticar ioga: no topo de uma montanha. Após uma escalada de três horas, Martina preferiu se alongar se equilibrando

na Agulha de Midi, a cerca de 3.500 m de altura, na França. Com vista privilegiada para o Mont Blanc, a mulher subiu em um dos cumes e mostrou equilíbrio durante

sua performance, de acordo com o jornal “Daily Mail”. O fotógrafo Lukasz Warzecha, de 29 anos, acompanhou a subida, e foi o responsável pelos registros incríveis da aventura.

Gatos fazem perseguição implacável a laser

Gatos adoram correr atrás de feixes de laser, e há várias amostras de vídeos na internet documentando as cômicas perseguições. Um canal no YouTube levou esse tipo de registro um pouco além e mostrou os felinos correndo atrás do laser em primeira pessoa (veja o video). Utilizando uma câmera

chamada GoPro, o responsável pelo canal contou que acoplou o equipamento junto com o laser em uma caixa de lenços e colou cadarços nas extremidades. Ao puxar a caixa ela casa, os felinos saíram enlouquecidos atrás do ponto de luz, enquanto a câmera gravava tudo. Por causa das ótimas ima-

gens e edição caprichada (com direito a música de ação), o vídeo recebeu cumprimentos do canal oficial da GoPro no YouTube. “Adoramos a maneira como você criou uma solução de montagem para isso, muito criativo!”, escreveu a empresa. O vídeo, intitulado, “Gatos vs Laser” (em tradução livre), foi visto mais de 102 mil vezes.


Maskate

maskate.com.br

LENDA URBANA Velho do Saco Conta a história que, caso a criança saísse de casa sozinha, ou fosse brincar sozinha na frente de sua casa, viria um velho sujo e mal vestido, um tipo de mau elemento, com um saco cheio de crianças que ele havia pego no caminho. Segundo a lenda, as crianças do saco que o velho carrega, eram crianças que estavam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas ou brincando na rua. O velho pegaria a criança caso ela saísse sem ninguém de dentro de casa. Em versões alternativas da lenda, em vez de um velho, o elemento que levava as crianças era um cigano e, em versões remotas, esse velho ou o cigano levava as crianças para sua casa e fazia com elas sabonetes e botões. O Palhaço da Kombi Em meados de 1990 uma estória assombrou a grande São Paulo. Por ocasião do lançamento de uma série especial no jornal NP chamada “os Crimes que abalaram o Mundo”. Foi apresentado o caso de um Palhaço norte americano que na década de 60 assassinava crianças. Alguém inspirado na reportagem começou a difundir a história de que um palhaço na cidade de Osasco estaria roubando crianças para vender seus órgãos, moda na época, aos poucos a estória chegou em toda grande São Paulo, e ganhava tons cada vez mais verídicos, agora o palhaço atacava em todo a região, tinha dois ajudantes, uma Kombi azul, e só atacava em escolas publicas. A história chegou ao ponto que pessoas juravam ter visto reportagem no “AQUI AGORA”, e realmente o boato foi tão forte que o NP chegou a dar algumas capas para a “gangue do Palhaço”, uma escola (nome desconhecido), em Mauá chegou a ser “atacada” pelo Palhaço, todos sabiam de alguém que conhecia a vítima, mas ninguém conhecia a própria vítima. Mulher de branco No folclore brasileiro o mito é descrito como sendo a materialização de um fantasma de mulher que, aparentando ser real e de grande beleza física, seduz homens solitários e os convence a acompanhá-la até à sua casa. Invariavelmente seguem-na até às proximidades de um cemitério, por volta da meia-noite, quando então são informados ser ali a sua morada, desaparecendo em seguida. A Loira do Banheiro Esta história é muito contada nas escolas de todo o Brasil,sua fama é muito grande entre os alunos. Uma garota muito bonita de cabelos loiros com aproximadamente 15 anos sempre planejava maneiras de matar aula. Uma delas era ficar ao banheiro da escola esperando o tempo passar. Porém um dia, um acidente terrível aconteceu. A loira escorregou no piso molhado do banheiro e bateu sua cabeça no chão. Ficou em coma e pouco tempo depois veio a morrer. Mesmo sem a permissão dos pais, os médicos fizeram autópsia na menina para saber a causa de sua morte. A menina não se conformou com seu fim trágico e prematuro. Sua alma não quis descansar em paz e passou a assombrar os banheiros das escolas. Muitos alunos juram ter visto a famosa loira do banheiro, pálida e com algodão no nariz para evitar que o sangue escorra.

|15|

Manaus, 06 de novembro de 2012

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Boca - Bonita: siga os conselhos que recebeu. Fechada: prudência. A boca é também um forte símbolo sexual. Sorte: cobra.

PIADAS Resolvendo a Tosse O farmacêutico entra na sua farmácia e repara num homem petrificado, com os olhos esbugalhados, mão na boca, encostado em uma das paredes. Ele pergunta para o auxiliar: - Que significa isto? Quem é esse cara encostado naquela parede? - Ah! É um cliente que queria comprar remédio para tosse. Ele achou caro, então eu vendi um laxante. - Você ficou maluco? Desde quando laxante é bom para tosse? - É excelente. Olha só o medo que ele tem de tossir!

RECEITA

Macarrão com creme de leite

Dor no Fígado O paciente diz ao médico: — Doutor, eu comi dois ovos no almoço e agora estou sentindo umas pontadas muito fortes no fígado. — Não se preocupe. Seria pior se você tivesse comido fígado no almoço. O Dente Morto O dentista examina um paciente e diz: — Este seu dente está morto! — Então, é melhor arrancar, doutor? — Eu posso colocar uma coroa nele! — Não, prefiro enterrá-lo sem cerimônias! Paciente Chata Aquela paciente chata e hipocondríaca vai ao médico se queixar: — Ai, doutor… Sempre que ando do supermercado até minha casa, eu fico exausta. Não sei mais o que fazer! O que o senhor me aconselha tomar, doutor? E o doutor escreve na receita: — Tome um táxi. Machas nos Olhos O cara vai até o oftalmologista e diz: — Doutor. Eu ando vendo umas manchas diante dos olhos. O médico examina, examina e sugere: — Experimente estes óculos! O cara põe os óculos e diz: — Ah! Agora estou vendo as manchas muito melhor!

Horóscopo do Dia

Ingredientes •500g de macarrão espaguete cozido em água fervente e escorrido ou outro de sua preferência •2 colheres (sopa) de manteiga •2 cebolas médias picadas •200g de presunto picado •2 a 3 colheres (sopa) de farinha de trigo •3 xícaras (chá) de água •1 tablete de caldo de carne •1 lata de purê de tomate •Sal e pimenta-do-reino a gosto •1 lata de creme de leite •200g de mussarela Modo de preparo •Coloque numa panela a manteiga e refogue a cebola. •Junte a presunto picado e a farinha de trigo, mexa bem. •Acrescente a água, o caldo de carne, o purê de tomate, o sal e a pimenta-do-reino. •Mexa muito bem e acrescente o creme de leite. •O molho fica bem grosso. •Arrume o macarrão em uma forma refratária e coloque o molho por cima. •Coloque a mussarela sobre o macarrão. •Leve ao forno somente para derreter a mussarela. Rendimento: 4 porções.

Áries (21 mar. a 20 abr.) Quem sabe se proteger tem o dia ganho hoje! E você saberá, ao seguir suas anteninhas que funcionam a mil hoje. Além de esbanjar empatia com as pessoas! Alguns podem sentir certa nostalgia da infância. Convivência positiva.

Leão (22 jul. a 22 ago.) Mantenha o seu perfil baixo no trabalho - condição principal para conquistar a paz de espírito! Mercúrio e Urano preparam uma boa novidade através de amigos. Projetos com seu amor decolam. Rumos inesperados a vista!

Sagitário (22 nov. a 21 dez.) Finalmente sua busca por novidades e seu descontentamento dão frutos positivos! Hoje, através de uma invenção, você pode brilhar. Vitoria em competição ou prova também à vista. Viradas ótimas no âmbito dos romances.

Touro (21 abr. a 20 mai.) Semana abre perspectivas ótimas para viagens, estudos e para provar como é bom contar com o colo de alguns amigos queridos. Cuidado com os ciúmes com todos, além dos seus amores. Porque você acha que merece tratamento especial?

Virgem (23 ago. a 22 set.) Descobertas no nível íntimo, vale conversar com um parente. Bom dia para consertos e introdução de equipamentos e aparelhos novos no trabalho. Comunicação em destaque. Vida emocional flui melhor com amigos.

Capricórnio (22 dez. a 20 jan.) Trate muito bem um cliente seu que precisa muito de colo e de atenção. Da mesma forma, considere os queixumes de um sócio. E leve a sério os pedidos de carinho de seu cônjuge. É o jeito de equilibrar o que anda entortado..

Gêmeos (21 mai. a 20 jun.) Sabe aquela virada de vida que almeja dar há tempos? PIS hoje há uma janela; mas para que isto se concretize, primeiro você tem de consultar algum especialista que tem mais informação e visão do que a sua. Revelações.

Libra (23 set. a 22 out.) Antenas a toda ligadas no que é mais urgente pra manter sua credibilidade lá no alto! Cuidar do próprio negocio usando a intuição é uma boa ideia. Mesmo que voce, sempre tão racional, desqualifique este talento.

Câncer (21 jun. a 21 jul.) A Lua ainda transita por seu signo, indicando um bom dia para, ainda, colocar em primeiro plano as suas necessidades e aspirações. Cuidado com as oscilações de humor, elas podem afetar seus relacionamentos no trabalho..

Escorpião (23 out. a 21 nov.) Informe-se sobre suas finanças, inteire-se do que há, haverá surpresas. Você também pode ser convidado para executar um trabalho inesperado e diferente que lhe renderá uns bons trocados! Renovação tecnológica á vista.

Aquário (21 jan. a 19 fev.) Emocional parece gangorra hoje e pelo jeito os probleminhas do cotidiano irão brincar com essas oscilações. Então, melhor mesmo é se distanciar um pouco dos conflitos e problemas e manter o astral lá em cima! Amor em alta... Peixes (20 fev. a 20 mar.) Desaforo à parte nada de permitir intromissões em sua maneira de gerir sua vida intima. O caso fica mais complicado se você convive com alguém. Mesmo assim, ainda dá pra negociar. Mas seja compreensivo e empático.


maskate.com.br

|16| Maskate

Manaus, 06 de novembro de 2012

Amigo de sempre, Jairo da Vical e amigos no click da coluna

Aniversário da Karol Branco, sua família canta os parabéns

cineastaZelito Viana foram destaque da primeira noite do evento. A cineasta amazonense Dheik Praia, diretora de “Rota da Ilusão” produção local que compete na categoria Curta-Brasil encantou a todos, em 2011 ela venceu com o melhor roteiro e este ano concorre com o curta. •O INPA homenageou toda a imprensa amazonense com 33 placas de agradecimento aos relevantes serviços prestados na comunicação cientifica, tecnológica e inovadora na Amazônia. O Jornal Maskate foi agraciado com a placa de agradecimento pelo presidente Adalberto Luiz Val. •Manaus Summer Fest acontece nos dias 9 e 11 do corrente, atrações para o público jovem prometem arrepiar a galera na praia do Tropical Hotel, mais um grandioso evento de sucesso da M1 Eventos.

Astros do filme Os colegas na abertura do 9 Amazonas Film Festival

•Grande público no ginásio do Rio Negro Clube no evento de MMA Elite Amazon Combat (EAC 1). Em destaques os lutadores André Batata (Nova União), Mário Israel (Top Life) e Thiago Ivan (Carioca Teamcom vitórias sobre Fabiano Ratinho, Felipe Rego e Rogério Thai. A competição teve apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). •O 8º Campeonato Sul-Americano Master de Natação em piscina curta (25 metros) realizado no parque aquático da Vila Olímpica de Manaus, teve como destaque o amazonense Jefferson Mascarenhas, ele conquistou oito medalhas no campeonato, sendo três de ouro, três de prata e duas de bronze. •A festa de aniversário do apresentador e jornalista Waisser Botelho denominada Carnival Pool Party, que acontecerá no próximo de 10 de novembro no condomínio Porto Real, organizada pela UNIC Produções & Eventos. Cobertura exclusiva da Revista Quem. O Traje branco é obrigatório. Agradecemos o convite e parabenizamos o aniversariante desejando luz, saúde e sabedoria.

Jornalista Claúdio Barbosa recebe placa de agradecimento do INPA As conscidencias da vida, Cleomir Tavares fotografo do Rio de Janeiro, o ator Heitor Martinez a linda gatinha e Cleomir Santos

Festa de aniversário de Enzo Botelho, Waisser e Islene Botelho no click da coluna

Colunista: Cleomir Santos redacao@maskate.com.br

9 Amazonas Film Festival o sec. Roberio Braga e astros em destaques

CLICK CLEOMIR

DESTAQUES EM FOCO •Sucesso na abertura do 9ºAmazonas Film Festival, filmes regionais e a homenagem ao

REFLEXÃ0

Toni Garrido com os apresentadores, Cleomir e Andre Ricardo

Mais vale uma lágrima na derrota, do que a vergonha de nunca ter lutado.

Jornal Maskate - Edição 2136  

Jornal Maskate - Edição 2136

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you