Page 1

JORNAL DO POVO

Omar comemora vitória em cima dos paulistas Supremo já deu um a zero para a Zona Franca

ANO 15 - Nº 2.134- MANAUS/AM -02/11/2012 - www.maskate.com.br

Excelência do conhecimento da selva amazônica para o mundo

INPA homenageia imprensa local Manaus tomada pela poluição Trinta e três veículos de comunicação receberam agradecimentos

Gata da capa - Suzianne Ruiz

São sessenta anos dedicados à pesquisa e integração da Amazônia ao mundo

INPA acende velas mas o presente é da Amazônia

ELDORADO Nem cola mil fecha o bico do Valério

Solimões é campeão em hidrocarbonetos XXX Falta alguém no banco dos réus

SEJUS prepara lista de suspeitos de facilitar fuga


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 2 de novembro de 2012

CIDADE DOS MALUCOS

Delação premiada

Deu a dimensão aproximada de todos os podres que tem pra contar, pediu proteção e, é claro, vantagens presidiais dentro do esquema legal e constitucional da delação premiada, onde o cabra entrega o ouro e recebe a plata da redução da pena...’tá entendendo?

Dois línguas presas

Valério informou que tem o que dizer. Em troca de proteção, ele se dispõe a colaborar. Tomado pelos nomes que levou à mesa, o provedor das arcas do mensalão é portador de segredos insondáveis. Citou Lula e o ex-ministro Antonio Palocci, dois nomes que não constam do processo sob julgamento no STF.

Celso Daniel

Contou que fez outras remessas de dinheiro ao exterior além daquelas que foram parar na conta de Duda Mendonça, o marqueteiro da campanha de Lula em 2002. Informou que foi ameaçado de morte. E insinuou que dispõe de informações sobre outro caso: o assassinato do ex-prefeito petista de Santo André, Celso Daniel, morto em 2002.

Céu da Dinamarca

William Shakespeare, o maior de todos os dramaturgos da corte britânica, dizia que “... há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofia”, e que, nas movimentações do país de origem de sua companheira, onde salpicavam evidencias de muita mutreta, “há algo de podre sob o céu da Dinamarca”. Se Valério tocar o trombone valei-me o Santo Nome!

Lei das compensações Para prover os detalhes, Valério pede para ser incluído no programa de proteção a testemunhas. Algo que, no limite, poderia livrá-lo da cadeia. Após avistar-se com o procurador-geral, formalizou o pedido em fax enviado ao STF, algo já noticiado no início da semana.

NINGUÉM MERECE! • Tão logo a Medida Provisória dos tablets foi aprovada com a cumplicidade dos três senadores do Amazonas, há um ano, o secretário da Produção Rural, Eron Bezerra, tratou de justificar o ilícito. • Segundo ele, a produção de tablets em São Paulo poderia ser feita dentro dos dispositivos da Lei de Informática, que autoriza a diferenciação fiscal. • Na verdade, Eron estava jogando nuvens de fumaça sobre uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral, que intimou a ele e a senadora Vanessa Grazziotin, sua patroa, para explicar... • ... o abuso de poder econômico, compra de votos, além de captação e gasto ilícito de recursos de campanha nas Eleições de 2010, confirmado pelo relator do processo, o juiz Victor Liuzzi, que em breve retoma a questão.

Editor Executivo: Mário Bakunin redacao@maskate.com.br

Falta ainda muita gente no banco dos réus da Suprema Corte que julga os envolvidos nos escândalos milionários do Mensalão. Basta prestar atenção nos relatos de um dos principais operadores da malandragem. Marcos Valério, às vésperas de colocar as algemas, prestou depoimento à Procuradoria da República em setembro, numa audiência com o procurador Roberto Gurgel. E contou detalhes.

FALA SÉRIO!

Trombone fatal

CHOQUE DE DESORDEM - Fila dupla em pleno Centro

O dia 2 de novembro na História

202 a.C. - Batalha de Zama: batalha decisiva da Segunda guerra púnica em que o exército romanos derrota os cartagineses. 1781 - Revolução Americana de 1776: o exército britânico, sob o comando de Lord Cornwallis, rendeu-se em Yorktown para as forças rebeldes americanas lideradas por George Washington. 1813 - Napoleão Bonaparte é vencido pelos

aliados na Batalha das Nações, que envolveu 500 mil homens.

1964 - Criação do município de Ivoti (Rio Grande do Sul, Brasil).

1822 - A Câmara da Vila de São João da Parnaíba proclamou sua emancipação em relação a Portugal, marcando a adesão do Piauí à independência do Brasil.

1967 - Sonda Mariner 5 sobrevoa Vênus. 1979 - Brasil, Argentina e Paraguai assinam acordo tripartite para recursos hidráulicos no trecho do Rio Paraná desde as Sete Quedas até a foz do Rio da Prata. 2003 - Beatificação de Madre Teresa de Calcutá.

1960 - Daisaku Ikeda desembarca em São Paulo e funda o Distrito Brasil o Primeiro fora do Japão. Dava-se início ao que seria a BSGI

Santo do Dia - Finados Os cristãos batizados são convidados a santificar-se e os que decidem viver plenamente o mistério pascal de Cristo não têm medo da morte. Porque ele disse: “Eu sou a ressurreição e a vida”. Para todos os povos da humanidade, seja qual for a origem, cultura e credo, a morte

continua a ser o maior e mais profundo dos mistérios. Mas para os cristãos tem o gosto da esperança. Dando sua vida em sacrifício e experimentando a morte, e morte na cruz, ele ressuscitou e salvou toda a humanidade. Esse é o mistério pascal de Cristo: morte e ressurreição. Ele nos garantiu que, para quem crê, for batiza-

do e seguir seus ensinamentos, a morte é apenas a porta de entrada para desfrutar com ele a vida eterna no Reino do Pai. Enquanto para todos os seres humanos a morte é a única certeza absoluta, para os cristãos ela é a primeira de duas certezas. A segunda é a ressurreição, que nos leva a aceitar o fim da vida terrena.

Versículo do Dia Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu esculpirei a sua escultura, diz o SENHOR dos Exércitos, e tirarei a iniqüidade desta terra num só dia. Zacarias 3:9 Ótimo – Pelo menos uma coisa funciona no transporte coletivo: as linhas 014, 015, 016 e 017. Só. O restante é só ônibus lotados, demorando mais de uma hora para passar nas paradas. Bom – Atendimento ao turista está funcionando na área central da cidade. Podem faltar PM e informante em qualquer local, menos para dar informações a quem chega a Manaus. Péssimo – Fiscais da ARSAM e Detran continuam parando os carros no início da Ponte Rio Negro, nos finais de semana e na pior hora do rush. Falta sensibilidade. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Coord. de redes sociais: Kamila Mendes |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF:

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

INPA, o orgulho de ser da Amazônia q60 de compromisso com a floresta e nossa gente

Maskate

Manaus, 2 de novembro de 2012

|03|

“Eles não querem nosso bem e sim nos nossos bens”

É importante destacar, na afirmação do INPA, o papel da Unesco, sob a batuta ideológica e financeira de Washington, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, que buscava invocar o imperativo de Educação e Ciência como mecanismo de reivindicação - leia-se ocupação sob o argumentos da filantropia internacional – das promessas que o bioma das florestas tropicais representam. “Eles não queriam nosso bem, estavam, e sim nos nossos bens”, diria o Padre Antônio Vieira a respeito.

Daí o grande projeto de desencadear essa ocupação através de um laboratório científico internacional na Amazônia, com a criação do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica, o IIHA. O momento e as razões geopolíticas não poderiam ser mai s apropriados para “naturalizar” a proposta de internacionalização da Amazônia, uma ambição antiga, recorrente, e sempre revestida de postulados científicos ou sócio-humanitários, para escamotear objetivos políticos, geoestratégicos e econômicos obscuros.

Criatividade e obstinação

Arthur Reis, um dos nobres governadores do Amazonas, e que fazia parte da confraria cívica que fundou e fez avançar o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, escreveu um texto de extrema atualidade e reconhecimento: “É

preciso dar crédito ilimitado ao Inpa, não se lhe exigindo soluções imediatistas, que não podem ser dadas sem que se comprometa a excelência dos resultados. Pesquisa, convém recordar, não se faz da noite para o dia, requer tempo, cautela,

No rescalda da II Guerra Mundial As origens do INPA estão associadas aos escombros da II Guerra Mundial e ao compromisso de fazer pesquisa a partir da ótica e do interesse de nossa gente. O INPA é gerado, portanto, dentro de um contexto de esperança, de reconstrução e de vida, numa resposta de brasileiros insignes, de homens da Ciência - que enxerga-

ram o mundo muito além dos livros e do laboratório. E que souberam detectar no conhecimento as armas mais adequadas para entender e equacionar os desafios provocados pela insensatez da guerra, do rescaldo da fome, do calvário dos refugiados, dos desequilíbrios ambientais e desigualdades socioeconômicas.

pertinácia, dedicação, entusiasmo, confiança e projeto firme. Sem isso, poderá haver exotismo, sensacionalismo, nunca conclusão técnico-científica.” Este alerta Arthur Cezar Ferreira Reis, que governou o Amazonas de 1964 a 1967,

a propósito da criação do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, há 60 anos, reconhece a magnitude de criar uma Instituição de pesquisa inserida no centro do mais denso, complexo e desconhecido bioma florestal do planeta.

Com o apoio até de alguns cientistas brasileiros e de países vizinhos, a Unesco postulava, em seu ideário, “ a superação da ignorância, do preconceito e do nacionalismo xenófobo, por meio da educação, da cultura e da ciência, e erigia como seu objetivo a criação de um consenso em torno de um mundo mais convergente, um pluralismo ideológico e político alicerçado numa solidariedade moral e intelectual contra o nazi-fascismo”. Um sofisticado sonífero bovino! Literalmente aos trancos e barrancos, O INPA viceja nos anos 50 com o adubo da boa vontade e a criatividade que os momentos de penúria

impõem. Graças ao desprendimento do botânico Renato Jaccoud, por exemplo, o primeiro pesquisador contratado pelo Instituto, junto com seu microscópio, é claro!, deu-se início a investigação das espécies na montagem do herbário, de acordo com o relato sentimental de William Rodrigues, um pioneiro. O Hospital da Santa Casa de Misericórdia, a Secretaria de Saúde do Amazonas, o Laboratório de Veterinária, do Departamento de Economia Agrícola do Estado do Amazonas, cederam seus laboratórios e equipamentos para o setor médico e de veterinária do INPA poder iniciar provisoriamente os inventários.

A maioria dos auxiliares técnicos eram estudantes do Colégio Estadual do Amazonas eInstituto de Educação, depois treinados por toda a equipe de pesquisadores do INPA para trabalharem nos laboratórios de então. Muitosdeles acabaram se destacando mais tarde como pesquisadores. Alguns professores da cidade foram convidados, o bioquímico Bastos Lira, o historiador e advogado Mário Ypiranga Monteiro, o advogado Afonso Nina, o advogado e físico Octávio Mourão e médicos como

Djalma Batista, entre outros. Sempre sob o signo da escassez de recursos, ameaçado várias vezes, por isso mesmo, de ser extinto por falta condições mínimas de trabalho. Olympio da Fonseca Filho e Arthur Reis, os primeiros diretores, descrevem em seus relatórios, o desafio de dar conta do riscado: “... promover o estudo científico do meio físico e das condições de vida da região amazônica, tendo em vista o bem-estar humano e os reclamos da cultura, da economia e da segurança nacional”.

Prata da casa


maskate.com.br

|06| Maskate

Chamar a pessoa pelo nome, apertar a mão dela com a mesma intensidade que ela aperta a sua e fazer-lhe perguntas abertas são as técnicas básicas para que o cérebro do seu interlocutor entre no processo e a comunicação passe do nível boca-ouvido para o nível cérebro-cérebro. Você já sabe a importância de chamar a pessoa pelo nome e como fazer para memorizá-lo. Agora, você vai saber mais sobre o aperto de mão e perguntas abertas. Aperto de mão - Existe uma linguagem corporal com a qual se pode transmitir firmeza, confiança e sinceridade. O aperto de mão é uma dessas formas de linguagem não-verbal. Talvez você não saiba, mas 40% das transações comerciais que não se concretizam são perdidas por causa do aperto de mãos. Imagine duas pessoas: uma aperta a mão com tanta força que mais parece um alicate, e outra aperta a mão com tanta delicadeza que mal se consegue tocar-lhe os dedos. Você já imaginou como seria um aperto de mãos entre essas duas pessoas? Numa transação imobiliária, se a pessoa que aperta a mão com força for tratar com um corretor que aperta a mão com delicadeza, certamente ela duvidará da firmeza dele para conduzir a negociação, e esta não se concretizaria. Por outro lado, se a pessoa com aperto de mão delicado for negociar com um corretor que aperta a mão com força, a negociação também não acontecerá, pois o corretor será considerado muito agressivo. O aperto de mão ideal precisa transmitir a seguinte mensagem: — Eu sou igual a você, pode confiar em mim! A importância disso é muito simples de entender; afinal, nós gostamos de pessoas iguais a nós. Perguntas abertas - Existem dois tipos de perguntas: as fechadas e as abertas. Perguntas fechadas são respondidas simplesmente com um “sim” ou “não”, automaticamente. Esse tipo de resposta, da qual o cérebro não participa, pode limitar o seu processo de persuasão: quando você obtém um “não” como resposta, fica mais difícil fazer a pessoa com quem você estiver negociando dizer um “sim”. Perguntas abertas, por sua vez, não podem ser respondidas com “sim” ou “não”, e aí está a vantagem do seu uso, pois o cérebro precisa participar da resposta. Por exemplo, em vez de perguntar a uma pessoa se ela está interessada em comprar uma cadeira, pergunte-lhe se, caso comprasse a cadeira, a colocaria na sala de visitas ou na sala de jantar. Para responder a essa pergunta, ela teria de pensar que já comprara a cadeira e que a cadeira já teria chegado à sua casa. Com a pergunta aberta, você “colocou” a cadeira dentro da casa da pessoa. Pessoas que usam com mais freqüência perguntas abertas ganham mais dinheiro na vida. Muita coisa pode ser conquistada nesse nível de comunicação. Grande parte do seu sucesso profissional concentra-se em dominar a arte da comunicação cérebro-cérebro. Mas para que o sucesso profissional possa acontecer de forma ainda mais espetacular, você precisa aprender a passar para o nível seguinte. Coração-Coração Nesse nível, empatia e amizade se mani¬festam e os milagres da comunicação entre as pessoas podem acontecer. Afinal, sempre gostamos de falar “sim” para os nossos amigos e não nos importamos em dizer “não” para os nossos inimigos. Dr. Lair Ribeiro — Palestrante internacional, ex-diretor da Merck Sharp & Dohme e da Ciba-Geigy Corporation, nos Estados Unidos, e autor de vários livros que se tornaram best-sellers no Brasil e em países da América Latina e da Europa. Médico cardiologista, viveu 17 anos nos Estados Unidos, onde realizou treinamentos e pesquisas na Harvard Unversity, Baylor College of Medicine e Thomas Jefferson University.

Editor: João Dantas redacao@maskate.com.br

O nível de comunicação cérebro-cérebro — II Parte

AMAZONAS

Manaus, 2 de novembro de 2012

“Corujinhas” metem mão nos bolsos do povo qMaioria da população paga multas ilegais aos departamentos de trânsito sem saber que está sendo enganada

As multas e infrações de trânsito são uma das principais formas de capitalização das empresas e departamentos de trânsito (corujinhas), por isso, a cada mês, as arrecadações via multas batem recorde após recorde. Mas, o que muita gente – ou todo mundo – ignora é que, quem já foi multado e pagou a multa, jogou dinheiro fora, pois somente a imagem do carro, fotografado pela câmera não configura a infração propriamente dita. É que na multa, além de aparecer o seu veículo, a

foto tem que mostrar também o sinal vermelho aceso e o seu carro sob a faixa de pedestre ou, na inexistência deste, deve aparecer a faixa de retenção. A lei determina que a imagem detectada pelo sistema automático não metrológico de fiscalização, deve permitir a identificação do veículo e, no mínimo, deve registrar a placa do veículo, o dia e o horário da infração; o local da infração identificado deforma descritiva ou codificado e a identificação do sistema automático

não metrológico de fiscalização utilizado mediante numeração estabelecida pelo órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via. Deve ter também, o foco vermelho do semáforo fiscalizado e a faixa de travessia de pedestres mesmo que parcial, ou na sua inexistência, a linha de retenção da aproximação fiscalizada. Assim está determinado na Resolução 165/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), e Portaria 16/2004 do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Imagem incompleta não vale Sabe por que os órgãos de trânsito não colocam a imagem completa? - Ou porque não existe qualquer sinalização no asfalto que indique que você está além de onde deveria estar (a responsabilidade de pintar as faixas é deles, mas eles não pintam, pois visam as multas) - Ou, pior ainda, na maior roubalheira institucionalizada, eles fotografam o seu veículo em um pardal de velocidade (R$ 127,69) e utilizam essa imagem como se você estivesse avançan-

do um sinal vermelho (R$ 574,62). Você leva 7 pontos na carteira, em vez de 5, e eles passam a mão no seu dinheiro como se estivessem na maior legalidade. Fazendo a continha dá pra entender fácil, fácil, porque eles não mostram tudo. R$ 574,62 é quatro vezes e meia os R$ 127,69. Mesmo que alguns poucos condutores entrem com recurso e ganhem, os que não recorrem pagam trocentas vezes mais do que órgão de trânsito deixa de rece-

ber dos mais esclarecidos. Percebeu o porquê de não mostrarem tudo na foto? Resumindo: As infrações que não contiverem todas as exigências da lei não têm qualquer validade, sendo facilmente invalidadas se o cidadão entrar com recurso argumentando que o auto de infração, por não conter (colocar as informações que faltam), está em desacordo com o parágrafo 4º da Resolução 165/2004 do CONTRAN e Artigo 6º, da Portaria 16/2004do DENATRAN.

Seca afeta venda de combustível

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Lubrificantes, Álcool e Gás Natural do Amazonas (Sindicam), Luiz Felipe Moura, afirmou que a seca no Rio Madeira pode deixar os 250 postos de Manaus sem combustível. Contudo, Moura desmentiu que a cidade esteja passando por racionamento. De acordo com o presidente, a falta de gasolina, diesel e etanol nos postos da cidade é um fenômeno comum dos meses de agosto, setembro e outubro.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 2 de novembro de 2012

Solimões se transforma em Nova Califórnia

|05|

qHRT diz que poço abre nova fronteira para hidrocarbonetos não só para o Amazonas, mas para todo o Brasil

Novas motos são montadas em Manaus

A HRT concluiu teste de formação que confirmou potencial de gás em um dos seus blocos na Bacia do Solimões e revelou uma nova fronteira na região, informou a petroleira brasileira em comunicado ao mercado. A empresa afirma que o resultado do

teste no 1-HRT-9-AM, no bloco SOL-T-191, revela um dos melhores poços de gás onshore já perfurados e testados no Brasil. O prospecto testado é parte de uma estrutura geológica de aproximadamente 56 quilômetros quadrados de área, situa-

da a sudoeste do Campo de Juruá, com capacidade para armazenar entre 10 bilhões e 32 bilhões de metros cúbicos de gás recuperáveis. “Este poço não só confirma o alinhamento gaseífero ao sul e a leste do Campo de Juruá, mostrando uma

integração com as descobertas de gás dos poços 1-HRT-5-AM, 1-HRT-8AM e 1-HRT-2-AM, mas também abre uma nova fronteira exploratória a sudoeste”, afirmou o presidente da companhia, Milton Franke, em comunicado ao mercado.

A Triumph confirmou nesta quarta-feira (12) que iniciou a montagem das primeiras unidades de pré-produção de suas motocicletas no Brasil, em Manaus, em 4 setembro. Segundo a empresa, a produção das motos que serão vendidas aos consumidores brasileiros, a partir de outubro, começará nas próximas semanas. A empresa ainda não divulgou quais serão os modelos feitos por sistema de CKD (Complete Knock Down), que chegam totalmente desmontados da Inglaterra. Contudo, na linha disponível, estará a Tiger Explorer que, a princípio, chegará importada. De acordo com a Superintndência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o investimento

fixo da empresa durante os próximos três anos será de US$ 832.000 equivalente a R$ 1,67 milhão. No mesmo prazo, o investimento financeiro total deve superar os R$ 18,7 milhões, informou o Governo do Estado do Amazonas. O plano de produção prevê montagem de 790 unidades no primeiro ano, que aumentará para 1.910 motos em 2013 e chegando a 3.147 em 2014. A produção será de motos com propulsores acima de 450 cm³, ou seja, toda a linha da Triumph tem a possibilidade se ser montada no Brasil, já que a marca possui apenas modelos de alta cilindrada em sua gama. Além disso, estão previstos a criação de 58 empregos, diretos e indiretos, até 2014.

Artesanato movimenta R$ 5 milhões Realizada em um grande shopping da Zona Centro-Sul de Manaus, a 1º Feira de Artesanato Mundial deve movimentar entre R$ 3 milhões a R$ 5 milhões em negócios. Esta é a expectativa da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e do Programa

Produção de 3 milhões de metros cúbicos A HRT estima que esta estrutura tenha potencial de vazão para produzir até 3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, quando atingir sua fase de desenvolvimento. A HRT conclui o teste na sexta-feira passada e chegou a uma produção acima de 700 mil metros cúbicos de gás natural por dia, acima da capacidade operacional da planta de teste. “O resultado demonstra que a bacia do Solimões possui um dos maiores potenciais gaseíferos entre todas as bacias brasileiras, permitindo acelerar o plano de monetização”, declarou em comunicado o diretor-presidente da HRT, Marcio Rocha Mello.

de Artesanato Amazonense para o evento que vai até o dia 16 de setembro. Segundo a secretária da Setrab, Iranildes Caldas, aproximadamente 200 mil pessoas devem visitar a Feira, a qual reúne 70 estandes de países e mais sete Estados brasileiros.


maskate.com.br

|04| Maskate

Manaus, 2 de novembro de 2012

querem saber! Agradar os empresários, sobretudo da imprensa, foi meio caminho andado pra tirar o tucanato do comando político. Não deu outra. Haddad ganhou, Serra morreu, mas a bravata fiscal que tirava as vantagens da ZFM sifu.... Deu em nada. Arthur já havia percebido o golpe e rompeu com seus companheiros de bico do governo paulista. Sorridentes, afáveis e compromissados pra conversar sobre 2014, Omar e Arthur celebram vitórias e trocam energias e metas.

Representação omissa Omar, por conta e risco, resolveu a parada. E enfrentou com garra e obstinação um esquema pesado e abusado que tenta há mais de quatro décadas desestabilizar e descredenciar a economia regional. É importante lembrar que nenhum dos parlamentares do Amazonas, um dos estados alcançados pelos benefícios da ZFM na Amazônia Ocidental se manifestaram sequer para dizer para Dona Dilma que

partilhar os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus é inconstitucional. Ou seja, é partilhar e levar cacete, a não ser que os estados, no âmbito da Confaz, que reúne os secretários de Fazenda da União federativa assim autorizem. Os parlamentares, dizem, foram tomar cafezinho na hora da votação do estratagema eleitoreiro de Dona Dilma com danos diretos e perversos contra o povo do Amazonas.

Folha defende fim da ZFM Omissa em relação aos incentivos dados pelo governo à indústria paulista e de outros estados, a Folha de São Paulo, num editorial vesgo e mal intencionado, diz que “ O melhor destino da Zona Franca de Manaus seria o seu fim. É desejável que a economia do Amazonas possa caminhar com as suas próprias pernas, independente do artifício custoso e ineficaz das isenções de impostos. Sem tais subsídios, as indústrias se distribuiriam em regiões mais próximas dos centros de consumo, com melhor infraestrutura e

mão de obra.” Em nome do imediatismo local paulistano, o editorialista revela desconhecimento, argumenta com superficialidade, e opina irresponsavelmente, com o foco de restringir brasa exclusivamente para sua sardinha. “Tão evidente como esse imperativo teórico é o fato de que será impossível, ainda por muitos anos, desmontar tal arranjo sem provocar um imediato desastre humano e ambiental na região, pois a economia local praticamente sobrevive à base de incentivos estatais.”.

Cachoeira das almas • As críticas ao modelo ZFM, é claro, precisam ser construídas e assumidas, mas a partir dos interesses locais da população e de seu futuro. • É óbvio que permanece e se agrava a formatação do Plano B, aquele que estabelece políticas industriais que levem em conta a vocação de negócios do bioma amazônico. • Com a implantação de bionegócios, polo mineral, de aquicultura e silvicultura...itens de uma economia regional com demanda universal. • Saravá, Dona Joana. Com essa bancada federal tão bacana Dona Dilma não precisa se avexar, só apanhar!

Articululista jornal@maskate.com.br

O governador entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade – Adin - nº 4.635, contra o Decreto 57.144 do governo paulista, daquelas que o glorioso Negão impetrava e ganhava em profusão sempre e quando alguém concedia incentivos fiscais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os itens da ZFM. Desta vez foram os tablets produzidos naquele Estado. Essa estória começou com a presidente Dilma, já preparando a campanha do Haddad em 2011, se vocês

JOANA GALANTE

Golpe certeiro

Omar celebra com tabefe na canalha paulista qImprensa paulistana acusa o golpe e defende arrogância dos bandeirantes

Com um tablet “made in ZFM” numa das mãos e uma garrafa de Corote na outra, a macumbeira Joana Gallante, faceira e radiante, alegre e confiante na economia e sociologia regional, saudou a vitória do governador Omar Aziz em favor da produção

de tablets e outros bens de informática com os benefícios da Constituição do Brasil para a indústria instalada na Zona Franca de Manaus. Sem se preocupar direito em saber de que se trata a manifestação do Supremo Tribunal Federal, a mesma

corte que pôs as algemas na canalha comandada pelo PT de Zé Dirceu, ela só sabe que o resultado do jogo foi em favor do Amazonas em relação à produção dos tablets que ela usa para fazer foto, jogar paciência e acessar o Maskate.


maskate.com.br

Fast procura por goleiro, lateral, meia e atacante

Maskate

Manaus, 2 de novembro de 2012

|07|

q’Já apalavramos com alguns jogadores para estas posições. Nosso elenco estará praticamente fechado’, diz Edson Rosas

Adalberto Valle bate Santa Etelvina O Adalberto Valle venceu a fraca equipe do Santa Etelvina por 3 sets a 0, no Campeonato Amazonense de Voleibol Feminino, e aguarda definição para saber quem será o adversário na semifinal do Estadual. A partida válida pela oitava rodada nesta quarta-feira (3) no ginásio Renê Monteiro, Zona Centro-Sul de Manaus, mostrou a superação do grupo após derrota para

o time do São Sebastião. - Estou na dependência de Santa Etelvina e Rio Negro, mediante esse resultado, e se for favorável para Santa Etelvina, eu saio como terceiro ou quarto. Hoje (quarta) minha levantadora (Luciana) compareceu, então houve mais entrosamento, mais levantamento, opções de ataques e isso está fazendo a diferença explicou a treinadora.

Com parciais de 25 a 26, 25 a 17 no segundo e terceiro sets, a capitã e ponteira do grupo, Lívia Maia acredita no crescimento do grupo na reta final da competição. - Estamos trabalhando o time para conseguirmos justamente a classificação, nosso time é de meninas muito nova. Elas estão ganhando bastante experiência, e estamos conseguindo resultados positivos como nesses jogos trabalhando seu

fundamento, ou seja, uma ajudando a outra. Hoje deu tudo certo declarou a capitã. A definição do quadrangular final será definida nesta quinta-feira (4), após a última rodada com os resultados de Rio Negro e Santa Etelvina, seguidos por São Sebastião e Miguel de Cervantes, a partir das 19h (20h de Brasília), no ginásio Renê Monteiro, Zona Centro-Sul da cidade.

Crescimento do grupo

O elenco do Fast Clube está, a cada dia, se fechando visando a temporada 2013 do Campeonato Amazonense. Segundo o vice-presidente do clube, Edson Rosas Júnior, a procura, por enquanto, são por peças que complementem o grupo, sendo goleiro, lateral

esquerdo, meia e atacante. Já apalavramos com alguns jogadores para estas posições, pois eles continuam atuando em outros times do Brasil. E, nós, temos que aguardar mais um pouco para firmarmos contrato com eles, mas tudo já está encaminhado – declarou.

Rosas falou ainda que o time já trabalha a todo vapor com os atletas amazonenses que já foram contratados. De acordo com ele, o plantel está quase pronto, o que acorrerá até novembro. - Com certeza nosso elenco já estará praticamente fechado em novembro, pois

Amazonense disputará Mundial na Nova Zelândia Carioca de nascimento e amazonense de coração, a triatleta Ylse Yuri Sasai é praticante de triatlo há apenas um ano, mas mas já conseguiu resultados significativos. Prova disso é que no dia 12 de outubro ela embarca para o outro lado do mundo para participar do Campeonato Mundial de Auckland, na Nova Zelândia, que acontece entre os dias 17 e 22 deste mês. Desde que iniciou no triatlo e no aquatlo, em outubro de 2011, Ylse vem colecionando medalhas douradas. A

primeira veio logo de cara, no seu primeiro campeonato, em Pirassununga (SP). Em 2012, ela foi campeã em torneios em Brasília (DF), Aracaju (SE) e em Fernando de Noronha (PE), onde faturou a vaga para o Mundial. - Estou bem nervosa, mas vou dar tudo de mim para conseguir um bom resultado. Até onde sei, sou a única brasileira na minha categoria (40 a 44 anos) no triathlon, então a responsabilidade aumenta - reconhece a atleta, que também competirá no aquathlo.

Ylse explicou que por ter nadado na adolescência pelo Fluminense, tem facilidade na natação e que sempre tinha vontade de praticar o triatlo. Porém, com outras prioridades, deixou o esporte de lado e só agora resolveu se dedicar. - Tive que abandonar a natação na adolescência e fui me dedicar a outras prioridades, como minha formação. Hoje sou ortodontista e ano passado resolvi voltar - explicou Ylse, que mora em Manaus há 16 anos.

Manaus terá primeira copa oficial de rúgbi Modalidade que ganha cada vez mais adeptos no país, o rúgbi terá a sua primeira participação olímpica nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Pensando nisso, a organização da Associação Guerreiros Korubo se movimentou para realizar a 1ª edição da Copa Cidade de Manaus de Rugby Seven (com sete jogadores). O evento acontece nos dias 12 e 13 de outubro, no estádio General Osório, no Colégio

Militar de Manaus, Centro. A expectativa da organização é a da participação de pelo menos 200 atletas de equipes locais, regionais e nacionais, a serem definidas. As disputas acontecem nas categorias adulto (masculino e feminino) e juvenil (masculino). A copa contará ainda com a presença do árbitro argentino Marcelo Jorge Toscano, referência da modalidade na Améri-

ca do Sul e integrante do International Rugby Boarding (IRB), além de Daniel Figueiredo, do Mato Grosso do Sul, árbitro com curso da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). No dia 12, os jogos começam às 14h. Pela parte da manhã, acontece o Congresso Técnico da competição, no auditório da Vila Olímpica de Manaus, Zona Centro-Oeste. Já no dia 13, as disputas têm início às 7h30 (8h30 de Brasília).

os demais jogadores de fora do Amazonas já foram contactados e, antes do fim do ano, estarão chegando para que nossos trabalhos, com todos, comecem a partir de janeiro – disse Edson, completando que haverá um amistoso no próximo dia 13 para avaliar os jogadores.


ABRIREMOS NESSE FERIADO 02 DE NOVEMBRO ATÉ AS 14H

CÔMODA DITÁLIA 5G DM203 DM-203 TK/PT Cód. 67691-0 À Vista R$ 449,00

ROUPEIRO DITÁLIA 6P DM-549 TK/PT Cód. 67690-5 À Vista R$ 1.750,00

175,00

R$

MAX

• Roupeiro 6 portas | • Puxador em MDF • Largura: 236cm • Altura: 20cm • Profundidade: 51cm

MESA CENTRO ARTELY BETTA TB/BR Cód. 63425-5 À Vista R$ 110,00

MAX

*Não acompanha acessórios.

1 ANO R$ 36,00

11,00

R$

1 ANO R$ 23,00

MAX

99,90 MAX

1 ANO R$ 61,00

RACK COLIBRI FICUS 1330 TB/BR Cód. 67693-1 À Vista R$ 389,00

R$

MAX

65,

00

38,90

1 ANO R$ 33,00

• Largura: 450mm / Altura: 940mm / Comp.: 1440mm

1 ANO R$ 61,00

R$

1 ANO R$ 79,00

58,50

• Altura 0,55 m / Largura 1,40 m / Comprimento 1,90 m • Espuma D-23 • Tecido Jaca • Anti-Ácaro / Anti-Fungo • Garantia de fábrica de 03 Meses

SALA JANTAR RIMO CAPARAO C/VRD 6C 6447/6448 IP/IP Cód. 67668-8 À Vista R$ 1.316,00

KIT BERTOLINI IDEALE TPL VDR DESL 412718047 BR Cód. 67499-1 À Vista R$ 999,00

R$

MAX

ESTOFADO SONOREY FASHION CORES 3L 1032 PT Cód. 67629-8 À Vista R$ 650,00

• Cor: Tabaco com Branco Benefícios: • Diversos espaços para objetos e revistas • Tubos na cor alumínio

MAX

44,90

• Cômoda Puxador de Alumínio / LE • Largura: 89.1cm • Altura: 90cm • Profundidade: 46.3cm

1 ANO R$ 145,00

R$

R$

*Não acompanha acessórios.

*Não acompanha acessórios.

MAX

CAMA ACOPLADA SONOREY CASAL STAND 78 140X190 Cód. 61586-2 À Vista R$ 585,00

131,60

*Não acompanha, balcão, fogão, depurador de ar e demais acessórios.

R$

*Não acompanha acessórios.

TODA LINHA DE MÓVEIS EM 10X SEM JUROS EM TODOS OS CARTÕES DE CRÉDITO E NO CREDIÁRIO TV LAR.

COZINHA COLORMAQ ECLIPSE PLUS 6P 2378805 BR/PT Cód. 66989-0 À Vista R$ 850,00

R$

MAX

85,00

1 ANO R$ 73,00

• Paneleiro 06 Portas / Armário Duplo • Armário Triplo • Garantia de Fábrica de 12 Meses

1 ANO R$ 129,00

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acréscimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20% sem juros. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 30/10/12 a 31/10/12. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.

MAX

DANIEL DE OLIVEIRA ASSUNÇÃO CLIENTE DESDE 2009

Sua compra com garantia estendida por mais tempo.

169006212 03020 VÁLIDO A

TÉ 10/14

Parcele em até 12X direto com a TV Lar.

Mais prazo para rever suas negociações.

Os móveis entregues em sua casa como na loja.

As mais diversas formas de pagamento pra você.

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

Até dois dias para o seu produto estar em sua casa.

A TV Lar está em todo o Amazonas, venha nos visitar.


JORNAL DO POVO

ANO 15 - Nº 2.134 - MANAUS/AM - 02/11/2012 - www.maskate.com.br

Inpa entra na terceira idade mais novo do que nunca

Investigação da Sejus quer acabar de vez com as fugas

Trinta e três veículos de comunicação foram agraciados com um diploma de agradecimento pelo apoio às pesquisas e biodiversidade Foram-se os tempos em que as pesquisas e projetos de biodiversidade do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, ficavam somente na área acadêmica. Com o apoio da imprensa, os projetos do instituto ganharam as páginas dos jornais de todo o mundo. Em cima disso, o diretor superintendente do órgão, Adalberto Val, convocou a imprensa para home-

nagear os 33 veículos de comunicação da cidade, dentro das comemorações dos 60 anos do instituto. O evento foi realizado esta manhã de quinta-feira no auditório da Ciência, no Bosque da Ciência. Essa cooperação existente entre os órgão e os veículos sérios de comunicação, segundo Val, é de fundamental importância para a sociedade conhecer tudo que é feito

nos laboratórios e campos do INPA. O diretor-presidente do Maskate, Miguel Mourão; o presidente da Rede Amazônica de Televisão, Phelippe Daou e Vânia Lopes, da Funtec, dentre outros, estiveram presentes ao evento. No certificado, constou o agradecimento pelos relevantes serviços prestados na comunicação científica, tecnológica e inovadora na Amazônia.

Comprando um refrigerante participante da promoção você pode ganhar tablets, bicicletas, celulares, vídeo games e muitos outros prêmios incluindo milhares de refrigerantes. Fique atento, porque seu prêmio tá na tampa.


maskate.com.br

|10| Maskate

Ruan Macedo Bom dia Maskateiros

Ygor Leite Bom dia

Cesar Paixao Paixao Bom dia amigos do Jornal Maskate!

Twitter Johnnys Moura @JohnnysMoura retweetou você

Luigi (Noÿs Lambert) @luigiDieb

‘Os Tucumanus’ grava clipe em NY

Coordenadora: Kamila Mendes jornal@maskate.com.br

Facebook

REDES SOCIAIS

Manaus, 02 de novembro de 2012

A banda está fechando turnê nos EUA para o primeiro semestre de 2013 A banda manauara Os Tucumanus aproveitaram a estadia na Big Apple para filmar o clip da música ‘Churrasco de gato de primeira’. Os músicos estiveram em Nova York representando o Amazonas no Brazilian Day 2012 (evento dedicado aos bra-

sileiros que vivem em solo americano), em setembro. O vídeo, irreverente e animado, foi lançado na última quinta-feira (18) e já conquistou elogios dos fãs e admiradores da banda. “Onde faltaram recursos, sobrou talento. A câmera que usamos precisava de ajustes em todos os momentos. Era profisional, mas o fino ajuste de

foco e cores exigiam um tempo maior de produção. A limitação de recursos nos impediu de irmos com uma equipe maior e produzirmos melhor as cenas. Mas, as imagens retratadas aconteceram com muita espontaneidade. São cenas de uma viagem curta e cheia de surpresas””, disse o guitarrista Denilson Novo.


maskate.com.br

Bruna Marquezine posta foto de ensaio em rede social Bruna Marquezine postou uma imagem no Instagram, na tarde desta quarta-feira, 31, na qual aparece sensualizando, de shortinho e saltão, sentada em uma poltrona. Bruna, que vive a periguete Lurdinha em “Salve Jorge”, disse em entrevista ao EGO que aos 17 anos já é vista como mulher: “Me considero uma menina de 17 anos normal. Sou jovem. Eu me vejo assim, mas as pessoas não. Já me enxergam como mulher.” Recentemente, ela também precisou explicar que mantinham apenas uma relação de amizade com Neymar, que foi apontado como seu namorado: “Somos apenas amigos. Só isso! Não me incomodaram em nada esses boatos que estamos namorando. Ficamos bem tranquilos. Sou apenas fã de futebol e muito fã do Neymar.”

Sem franja, Neymar mostra o novo visual no Twitter Neymar parece ter cansado do franjão e publicou uma foto mostrando o novo visual, na tarde desta quarta-feira, 31, no Twitter. O cabelo do jogador, que é apontado como o affair da atriz Bruna Marquezine, parece mais curto na imagem e penteado para o lado.

Simpática, Claudia Raia conversa com fãs em aeroporto

Opa! Claudia Raia quase perdeu seu voo, conversando com fãs, nesta quinta-feira, 1º. Vestida de preto e usando um óculos escuros, a atriz embarcou no aeroporto Santos Dumont, no Rio. Claudia atualmente interpreta a traficante de mulheres Lívia, na novela “Salve Jorge”.

Maskate

Manaus, 02 de novembro de 2012

|11|

Ex-affair de Gusttavo Lima revela romance com jogador do ‘Divino’

Se depender de Veridiana Freitas, Gusttavo Lima já é passado. Ela, que ganhou fama por ter tido um affair com o cantor sertanejo, quer se livrar de vez do rótulo de aproveitadora. Aos 24 anos, a modelo de Santa Catarina atualmente sonha montar seu próprio negócio, casar com um ator e construir uma família linda. “Meus amigos me enchem o saco dizendo que eu tenho nome e que eu não posso deixar as pessoas se referirem a mim como ex-affair de Gusttavo Lima, mas não posso me esquecer que foi por causa desse bafo que eu fui reconhecida. Ele foi infeliz de ter me desmentido e por isso me arrependo de ter ficado com ele. Quero apagar isso da minha vida”, diz ela.

Carolina Portaluppi curte praia com o pai, Renato Gaúcho

Nesta quarta-feira, 31, Carolina Portaluppi curtiu um dia de praia com o pai, Renato Gaúcho. A morena postou a imagem, em que exibia sua boa forma, na rede social Instagram. “Praião”, escreveu ela. Em uma entrevista ao EGO, Renato revelou que é um pai babão: “Durmo e acordo pensando nela”.


maskate.com.br

|12| Maskate

Manaus, 02 de novembro de 2012

Secretário de Segurança considera um absurdo

Editor: Almir Cardoso redacao@maskate.com.br

“Como é que pode um grupo enorme de presos, escapar com tanta tranquilidade de uma unidade prisional sem que ninguém perceba. Toda cadeia é uma unidade fechada, com muitas grades e cadeados por todos os lados e pasmem, ainda temos a segurança externa e interna com agentes disciplinares e policiais militares para garantir ainda mais que algum detento deixe a unidade. Aí acontece o que jamais poderia acontecer com todo esse aparato humano e ferros trancando tudo. É realmente o cúmulo do absurdo e chegou a hora de punir os responsáveis por tudo isso”, disse o coordenador do Sistema Penitenciário, coronel Bernardo Encarnação, que também está indignado com tudo isso que vem acontecendo e também quer respostas, soluções e punições duríssimas.

POLÍCIA

Coronel Bernardo quer um sistema disciplinado

Investigação da Sejus quer acabar de vez com as fugas qDetentos estavam fugindo com facilidade dos presídios

Márcio Meirelles, considera um absurdo inaceitável, e que já tomou todas as providências para que as constantes fugas em massa de presos de várias unidades prisionais de Manaus, sejam rigorosamente apuradas e todos os envolvidos, sem exceção, depois de serem identificados, sejam submetidos às penalidades da lei e punições disciplinares das repartições públicas à qual pertencem. Estas são as

idéias e decisões que estão sendo colocadas em prática pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Meirelles. Sempre se mostrando bastante indignado durante as entrevistas que tem concedido sobre o assunto, o secretário da Sejus, também confirma que ao longo do ano, segundo os dados estatísticos que lhe foram apresentados, já somaram 32 fugas de detentos de várias

unidades prisionais. As duas últimas fugas, por exemplo, acontecida no Centro de Detenção Provfisória (CDP) de onde escaparam 13 detentos e no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), que registrou fuga de 11 internos do regime fechado, todos condenados pela Justiça Comum, são os casos mais absurdos, comenta bastante sério e prometendo providências, o secretário Márcio Meirelles.

Quem estiver envolvido será punido exemplarmente Em entrevista nesta quinta-feira de manhã para uma emissora de rádio o secretário da Sejus/AM, Márcio Meirelles, também confirmou que já se reuniu com portas fechadas e tratou diretamente do assunto com o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, comandante geral da Polícia Militar, coronel Almir David e o delegado geral da Polícia Civil, Josué Rocha de Freitas, entre outros “pistolões” do primeiro escalão da área de Segurança Pública do Estado. As investigações, sindicâncias e inquéritos vão transcorrer com certo sigilo e segundo informações, a sociedade pode aguardar que desta vez, a Sejus vai dar uma resposta a estas fugas “programadas” que colocam nas ruas de um momento para o outro, bandidos de alta periculosidade.

Ele não descartou e até confirmou que também existem muitos indícios de que existe participação de agentes disciplinares e de policiais militares em todas estas fugas sejam as que escaparam poucos ou muitos detentos. Na última fuga, os presos

tiveram tanta facilidade que escaparam das celas e pularam o muro alto, em plena luz do dia, como se não tivesse uma viva alma no presídio para disparar um alarme ou avisar toda a guarda de plantão e os agentes de disciplina. Pior de tudo, depois cada um diz

que não viu nem ouviu nada, exatamente nada. No Complexo Penitenciário Anísio Jobim, de onde fugiram os 11 detentos, no último dia 15, se forem somados são pelo menos 20 policiais militares e cerca de 15 agentes de disciplina de Platão em cada turno.


Maskate

maskate.com.br

RAPAZ TENTA APARTAR BRIGA E MORRE COM 16 FACADAS

Manaus, 02 de novembro de 2012

|13|

ESTACADA NO CRÂNIO

Jeferson Assen de Souza Lima, 30, era muito loucão, gostava de suas boas drogas e era um pouco agressivinho, mas os dias de onda e diversão dele infelizmente acabaram, quando ele morreu levando 16 facadas, de seus dois miguxos, na madrugada de ontem. A bronca aconteceu no pátio do prédio da antiga Cruz Vermelha, no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a rua Ramos Ferreira, no Centro. É lógico que tava todo muito louco e chapado, mas nada justifica a carnificina. Tudo começou quando os amiguinhos de Je-

ferson: Genilson e Alex começaram a se estranhar e olha que os dois são irmãos. Eles estavam muito estressantes e Jeferson já estava se enchendo dessa leseira toda. Quando os dois começaram a se agredir, ele achou que já era a hora de intervir e acabar logo com a vida dos dois. Ele se armou com um terçado e entrou na dança, para tentar acalmar a duplinha louquinha. Mas para o seu infortuíno, ao se sentirem ameaçados os dois irmãos fizeram com que o laço sanguíneo falasse mais alto e se uniram para

derrotá-lo. Os dois perceberam que a união fraterna é muito melhor do que briga e que a violência não leva a nada, pena que eles só perceberam isso depois que meteram 16 facadas no pobre do Jeferson, que morreu no local. Jeferson morreu, mas pelo menos conseguiu reunir os dois irmãos que viviam brigando. Tanto foi, que eles fugiram juntos, já como melhores amigos. O caso está sendo investigado pela supereficiente Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

TRAFICANTE FUGIU DA CADEIA PORQUE ESTAVA DE SACO CHEIO O fugitivo do regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Josimar Cunha da Silva, 26, estava de saco cheio da prisão, porque lá é sempre a mesma coisa, muita chatice, limitações, o cara não tem liberdade pra nada e resolveu fugir. Ele voltou para a casa da família dele na rua 15, na Comunidade José Bonifácio, no Novo Israel, zona norte e estava

super feliz, vivendo com as pessoas que ele gosta, fazendo só o que gosta. A vida estava ótima, mas o pessoal da Polícia Civil achou ele lá e prendeu de novo. De acordo com os tiras, todo mundo da família dele trafica drogas. O bichinho voltou pra cadeia triste, triste e revoltado com esse sistema que não permite que ele siga a vocação dele, que é de ser traficante.

DUPLA PEGA PORRADA E BALA EM BECO João Cardoso Neto e Kennedy Carvalho da Silva, 29, estavam bem voltando para casa, quando decidiram confiar em entrar em um beco altamente sinistro no belíssimo bairro do Alvorada, zona centro-oeste. O resultado dessa ideia maluquinha é que eles foram agredidos e baleados, indo parar no 28 de Agosto. A duplinha encontrou um terrível elemento conhecido como o “Bactéria” e outros galeritos. A moçada trocou umas duas palavras e já foi largando porrada neles com pedaços de madeira e depois ainda foram baleados. Os dois tão bem ruins no hospital.

Uma galera satânica tentou exterminar de uma vez por todas o pedreiro Robervaldo dos Santos Corrêa, 40, com uma singela estacada na crânio do infeliz. O fato ocorreu na noite de ontem no pacato bairro Grande Vitória, zona Leste. Robervaldo nem sabia que queriam sua morte, ele saiu de casa de boa para tomar umas geladas e quando vinha voltando foi abordado pelos tradicionais cobradores de pedágio. Revoltado ele tentou argumentar que não iria pagar nada, porque não tinha cabimento e acabou sendo surpreendido com um mega-golpe de estaca na cabeça dado por um outro galeroso que chegou querendo exterminá-lo. Moradores se revoltaram e tentaram enfrentar os galerosos. Os meliantes fugiram, mas antes um ainda deu um pisão no pedreiro. Ele foi socorrido e levado ao pronto-socorro João Lúcio. Ninguém foi preso.

DEDADA DA DISCÓRDIA

O elemento extremamente desocupado Reimar da Costa Machado, 19, pegou uma facada na barriga enquanto curtia a vida inconsequentemente em um breganight, tomando cachaça e mexendo com todas as catirinas, no bairro Mauazinho, Distrito Industrial. Reimar não só xavecava as meninas como depois de um tempo passou a simplesmente acariciá-las em suas partes mais íntimas. Ele aplicou uma dedada violenta numa catirina que estava com um galeroso, que se fosse virgem, teria sido deflorada, devido a tamanha agressividade do rapaz. Como passou dos limites, o galeroso namorado da figura, decidiu a mesma hora ceifar sua vida coma uma facada no meio do bucho. O tarado infeliz perdeu o tesão na hora ao ver sua barriga perfurada e teve que ser levado até o Pronto-Socorro 28 de Agosto. O autor da facada foi identificado como um tal de “Fofão”.


maskate.com.br

|14| Maskate

Em uma estrada na Rússia, o motorista de um carro de passeio faz uma ultrapassagem arriscada, perde o controle de seu carro e acaba batendo forte em um caminhão, que vinha na pista contrária. Depois do choque assustador, o mais impressionante: o motorista sai ileso e andando do acidente (assista ao vídeo). Logo após a batida, o Lada também bate no veículo que estava fazendo a gravação, e uma mulher corre para ver se o jovem estava ferido. Em seguida, ela o ajuda a sair do carro, pelo espaço do para-brisa. Outro fato inacreditável é que, de acordo com informações do vídeo, havia um passageiro no banco de trás. Por mais que o carro tenha sido espremido, o carona sobreviveu com apenas algumas contusões.

Macaco ‘bêbado’ é visto com garrafa de vinho na Malásia

Na Universidade de Ciências Naturais, na Malásia, um macaco foi flagrado por um professor tentando abrir uma garrafa de vinho. Após algumas tentativas, o animal conseguiu abrir o recipiente, e pareceu gostar do cheiro da bebida. A fotografia foi feita pelo professor de física, Mihail Nazarov. O homem contou ao jornal “Daily Mail” que, por causa da localização da universidade, que fica cercada por uma selva, os primatas são muito comuns na região. “Há mais macacos do que estudantes aqui, e eles ficam bem à vontade, como se estivessem em casa”, afirmou o professor. Mihail, que também é fotógrafo, disse que o animal parecia desesperado para conseguir abrir a garrafa, que estava vazia, e que foi esperto o suficiente para tirar a rolha do vinho.

Artes Gráficas: Paulo Juliano redacao@maskate.com.br

Russo destrói carro em batida com caminhão e sai andando de acidente

TABLÓIDE

Manaus, 02 de novembro de 2012

Viúvo manda gravar formato de vagina de esposa falecida em lápide

Um viúvo sérvio atendeu o último desejo da mulher e mandou gravar o formato da vagina da esposa falecida em sua lápide em Krusevica, na Sérvia, segundo o jornal “Vecernje Novosti”. Milan Ma-

rinkovic disse que sua esposa pediu quando estava morrendo que ele nunca olhasse para a parte íntima de outra mulher. Antes de falecer, Milena Marinkovic deixou instruções sobre como queria que seu

último desejo fosse realizado. Ela tirou uma foto de sua área íntima e pediu que o marido a entregasse a um profissional contratado, para ele fizesse uma réplica exata para ser colocada em sua lápide.

Mulher usa golpes de artes marciais para escapar de ataque de tubarão

Um mulher disse ter escapado do ataque de um tubarão de quase quatro metros no Havaí (EUA) após acertar o predador com golpes de artes marciais, segundo a emissora de TV “News 10”. Mariko Haugen, que já retornou para sua casa em Folsom, no estado

da Califórnia, disse ainda não acreditar na fuga inacreditável. Ela e seu marido estavam nadando a cerca de oito metros de distância da praia em Maui, quando se depararam com o tubarão. Mariko, que pratica taekwondo, disse ter acerta-

do dois golpes no tubarão, quando o animal nadou em sua direção. “Acho que tivemos azar e muita sorte”, disse o marido de Mariko, Don Haugen, em referência ao fato de terem se deparado com o tubarão, mas terem sobrevivido para contar.


Maskate

maskate.com.br

LENDA URBANA

|15|

Manaus, 02 de novembro de 2012

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Dança após a morte

Artista- Cuidado para não se enganar com as pessoas. Sorte: gato.

PIADAS

Homem Frouxo O sujeito foi a um psicólogo porque a mulher batia

Essa lenda urbana sobrenatural conta a história de 3 irmãs que tinham o mesmo sonho, o de ir em uma boate que ficava em San Francisco. Mas o pai das meninas proibia e dizia que se algum dia fossem naquela boate seria quando estivessem mortas. Em um dia muito chuvoso o pai das meninas foi até o seu quarto e encontrou as 3 mortas em cima da cama. Então, durante horas ele ficou pensando nelas... E se lembrou do grande sonho das 3 e resoleu ir até lá para ver o que tinha naquela boate que as impressionava tanto. Quando chegou na boate, a surpresa algo sobrenatural... Ele viu as 3 dançando loucamente.

nele e toda a vizinhança o via como um frouxo. — Mas é muito simples para você resolver isso — aconselhou-o o psicólogo — Toda vez que você estiver apanhando, basta ficar gritando: “Tome! Tome!”, que todos os vizinhos vão associar o barulho dos socos e tapas com a sua voz e vão achar que é você que está batendo. O cara gostou da idéia e na primeira oportunidade resolveu colocá-la em prática. Chegou em casa tarde e assim que a mulher lhe deu a primeira pancada ele berrou: “Tome! Tome sua sem vergonha!”. Ao ouvir isso, a mulher começou a bater cada vez mais e o cara gritava cada vez mais alto. Até que uma hora ela se encheu e jogou-o pela janela, do 18º andar. Antes de chegar ao chão, ele ainda gritou: — E agora eu me vou embora e você nunca mais me procure!

Horóscopo do Dia

Touro (21 abr. a 20 mai.) Antes de fazer uma compra que possa comprometer seu orçamento, pesquise melhor. Mercúrio favorece suas finanças hoje. Gêmeos (21 mai. a 20 jun.) Reveja sua agenda de contatos e confira: lá há uma ou duas pessoas capazes de interceder a seu favor num assunto profissional. Câncer (21 jun. a 21 jul.) Altos e baixos emocionais serão minimizados com meditação e descanso. Vênus, Lua e Urano em aspecto suave indicam ótimo dia para viajar, conhecer pessoas novas e quebrar a rotina.

Pasteizinhos de queijo

Quem é o Rei da Selva? O Leão, o Rei da Selva, vai saindo de um bar na

savana. Tem um péssimo aspecto e todas as características de um bêbado. É isso aí: ele está completamente embriagado. Ele passa perto de uma raposa, levanta ela pela cauda e pergunta: — Quem é o Rei da Selva? — É o senhor. Todo mundo sabe disso, seu Leão. O Leão solta a raposa no chão e passa por um veado. Levanta o veado do chão e pergunta a ele: — Quem é o Rei da Selva? — O meu reizinho é você, seu Leãozinho. Solta o veado no chão e vai encontrando a tartaruga, o coelho, a hiena, o lobo, o avestruz. A todos repete a pergunta e sempre recebe a mesma resposta: o Leão é o Rei da Selva. Daí a pouco, ele encontra um enorme elefante, segura a tromba dele e pergunta: — Quem é o Rei da Selva? O elefante dá aquela olhada lá de cima, enrola a tromba no leão e joga ele numa pedra. Pega o leão outra vez, joga ele para cima e o leão cai no chão meio zonzo. Repete isso várias vezes até que o leão, já sem forças, diz ao elefante: — Tá bom, pode parar, pode parar. Já que você não sabe quem é o Rei da Selva não precisa ficar assim tão nervoso não.

Áries (21 mar. a 20 abr.) Semana vai terminando sob clima de revisão e não é pecado voltar atrás em decisões anteriores! Comunique seus sentimentos e duvidas a um amigo, ele saberá ouvir e dar ótimo conselho.

RECEITA

Ingredientes 600g. de farinha de trigo 400g. de queijo de minas cortado em cubos 2 ovos 200 ml. de vinho branco seco 150ml. de óleo 50 ml. de água uma pitada de sal e uma de açúcar orégano a gosto Modo de Preparo Misture a farinha de trigo com um dos ovos, as pitadas de sal e açucar, o óleo e o vinho branco seco. Mexa até ficar uma massa homogênea (se precisar, acrescente mais um pouco de farinha). Quando a massa não grudar mais nas mãos, estará no ponto. Coloque-a na mesa e sove mais um pouco. Deixe a massa descansar tampada por uns 15 minutos. A seguir, polvilhe a mesa com farinha e abra a massa com um rolo. Corte-a em rodelas. Recheie com o queijo de minas e o orégano, apertando as bordas com os dentes de um garfo. Arrume os pasteizinhos em um assadeira. Pincele cada um com a gema de ovo e leve para assar por 20 minutos em forno médio.

Leão (22 jul. a 22 ago.) Pegue bem leve com subalterno mais lento ou menos sabido. Se não for viajar, a boa pedida para hoje é reunir um pequeno grupo de amigos e brindar com eles.

Sagitário (22 nov. a 21 dez.) Sua ânsia de explicar e se fazer entender pelas pessoas pode estar atrapalhando a comunicação, veja só! Melhor esperar um dia melhor para conversar.

Virgem (23 ago. a 22 set.) Segure a pressa e respeito o tempo dos outros. Vibrações suaves de Vênus e Lua no período da manhã favorecem o romantismo e a vida social.

Capricórnio (22 dez. a 20 jan.) Com Mercúrio em Sagitário você tem de tomar cuidado para não cometer indiscrições que poderiam prejudicá-lo nas finanças. Um sócio ou cliente quer saber demais.

Libra (23 set. a 22 out.) Vênus em seu signo arma um lindo aspecto com a Lua pela manhã, sinal de simpatia e de gente amiga à sua volta. A vibração é de viagem, descoberta de horizontes bonitos.

Aquário (21 jan. a 19 fev.) Trabalho requer mais atenção. Relativize o que escutar de um amigo, as mensagens erradas estão por todos os lados com Mercúrio e Netuno em ângulo dissonante.

Escorpião (23 out. a 21 nov.) Parece que a Lua cheia ainda vibra em você altos e baixos, eventos inesperados, tudo que você não gosta.

Peixes (20 fev. a 20 mar.) Vigie seu comportamento porque mesmo sem querer você está emitindo sinais e dicas que podem ser mal interpretadas pelos próximos.


maskate.com.br

|16| Maskate

Manaus, 02 de novembro de 2012

INPA HOMENAGEIA IMPRENSSA AMAZONENSE

Aniversariantes da semana

Thelfrancy AtaĂ­de

Jesus Carioca

edição 2134  

Jornal Maskate - Edição 2134

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you