Page 1

Revelada a patifaria dos apagões em Manaus

PF e Funai orientam que indígenas evitem a cidade de Humaitá

FALA SÉRIO

HOJE NA HISTÓRIA

SANTO DO DIA

Segurança no réveillon 2014 contou com operação integrada

B.O.

LADRÃO INVADE CASA DE POLICIAL E MORRE

Comércio de Manaus abre a temporada de promoções

Nathalia Chaves - Candidata do Inter ao Belas da Torcida 2014

ANO 16 - Nº 2.439 - MANAUS/AM -03/01/2014

Equipe de Manacapuru reforça time


|02| Maskate

ecrau.com

Manaus, 03 de Janeiro de 2014

CIDADE DOS MALUCOS Sérgio Fonseca Jr.

Versículo do Dia

Teto de vidro

Se existe uma coisa que nasce com o ser humano e vai à cova com ele é a capacidade de julgamento da vida alheia, por mais que tentemos , policiemos nossas ações e simples pensamentos, sempre acabamos, prejulgando os outros.

Santo do Dia

Racionais demais

Usamos a razão na maioria das vezes, porém para nós que estamos de fora da situação, alheio aos sentimentos envolvidos fica fácil, damos nossa opinião racional para a pessoa ou sobre a pessoa mais não sabemos o que ela está sentindo, o que a levou a tal atitude, o que fez com que ela surtasse, metesse os pés pelas mãos.

Um dia ele no outro você

O mundo e suas voltas, que a vida é cíclica e que um dia chegará nossa vez, e nesse dia nos lembraremos de tal situação quando a vimos acontecer com outra pessoa, veremos que naquele momento nossa opinião e visão dos fatos era diferente, pois quando acontece com o outro o sentimento fica de lado, nossa opinião será baseada somente na racionalidade dos fatos e nas versões da história que chegam aos nossos ouvidos.

Expectadores

Sem conhecimento e sem o envolvimento de sentimentos dos outros nossa opinião é diferenciada. É então, que numa dessas voltas que a vida dá, que descobrimos as diversas vezes que julgamos pessoas e acontecimentos de forma errônea, só que ai será tarde demais para voltar atrás, para admitir que estava errado.

Rumos diferentes

Opiniões são mudadas todos os dias, pois são baseadas em conteúdos diferentes, aparecem novos fatos e o rumo da história acaba por mudar seu trajeto, mostrando-nos que cada situação é uma situação e que não devemos julgar as ações alheias, pois nunca saberemos o que na realidade ocasionou tudo aquilo.

Apenas teoria

Infelizmente isso é só teoria, como muitas outras coisas que não se aplicam a realidade do ser humano, sendo apenas um instrumento de reflexão inclusive para um ano eleitoral, um ano param se analisar os mais diversos perfis nas mais diversas situações.

Ninguém Merece!!! • No jogo das cadeiras do cenário político de 2014, o ex-secretário municipal de Infraestrura Hissa Abrahão (PPS), afirmou que não vai ficar preso em gabinete. Demitido do cargo de secretário da Seminf, Hissa disse que agora se sente livre para ir à rua cobrar políticas públicas para o município. • Depois de trocar abraços e discursar para seus ex-comandados da Seminf, Hissa cumprimentou os secretários que se encontravam no local, mas foi embora antes da chegada do prefeito. • Cadeiras não faltaram e políticos também não. O vice governador José afirmou que está trabalhando para construir seu projeto de ser candidato. E tem incluído nessa tarefa conversas com nomes como Amazonino Mendes, Alfredo Nascimento (PR) e o prefeito Artur Neto (PSDB).

“Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” — 2 Coríntios 5:14-15

Transporte de passageiro perigoso. Onde está à fiscalização?

O dia 03 de janeiro na História

•1966 – É implantado o estado de sítio em todo o território da Guatemala. •1970 – Salvador Allende assume a presidência do Chile. •1973 – Estados Unidos lança a sonda espacial Mariner X. •1974 – Isaac Rabin é eleito o primeiro Ministro de Israel. •1976 – O ex-presidente boliviano general Juan José Torres, é assassinado em San Andrés de Giles, a 100 quilômetros de Buenos Aires, onde estava exilado. •1977 – É incorporada a Apple Inc. (fundada em 1 de abril de 1976)1 •1979 – Maré negra na costa do México causa a explosão de uma plataforma flutuante. •1980 – Francisco Sá Carneiro toma posse como primeiro-ministro de Portugal, substituindo Maria de Lourdes Pintasilgo. •1983

Estreia do Praça TV, pela Rede Globo. Estreia do Bom Dia Brasil, também pela Globo. •1987 Acidente aéreo com um avião da Varig na Costa do Marfim. O dólar registra quedas em todos os mercados financeiros internacionais, que revelam as cotações mais baixas de sua história, frente ao marco e ao ien. •1988 – Poul Shlüter forma um governo tripartidário e minoritário na Dinamarca. •1992 – O democrata Bill Clinton é eleito presidente dos Estados Unidos pela primeira vez. Acontece o último eclipse total do sol no hemisfério sul do século XX. O sol fica encoberto pela Lua por 4 minutos e 25 segundos. É lançado ao espaço a nave Atlantis, com seis astronautas a bordo. Terremoto mata 171 pessoas em Java, principal ilha da Indonésia. •1995 – O furacão Ângela invade as Filipinas e mata 883 pessoas. Quase duzentas ficam desaparecidas. •1996 – Os ministros das Relações Exteriores da Otan chegam a um acordo para reformar o organismo, que se concentraria na Europa e não

na Rússia. •1997 Lionel Jospin, líder do Partido Socialista, é designado primeiro-ministro da França e inicia conversações com os comunistas para formar um governo de coalizão. Dez estados brasileiros são obrigados a racionar energia elétrica nas regiões CentroOeste, Sul e Sudeste, causado pela queda de dez torres no Paraná. •1998 – Descarrila um trem de alta velocidade na Baixa Saxônia, Alemanha, matando 98 pessoas. •1999 O presidente iugoslavo Slobodan Milosevic cede às exigências ocidentais para que aceite a instalação de tropas aliadas em Kosovo, retire suas forças e revogue a expulsão das pessoas de etnia albanesa. Javier Solana é designado o primeiro Representante da Política de Exterior e de Segurança Comum da União Europeia. •2000 Equipe de arqueólogos anuncia ter descoberto ruínas das cidades faraônicas de Iraklió, Canopus e Menouthis no fundo do Mar Mediterrâneo. Elas eram conhecidas apenas através de tragédias gregas e lendas.

Ótimo – Cai número de acidentes e mortes em rodovias federais durante festas de fim de ano. Os números, referentes ao período entre os dias 20 de dezembro e 1º de janeiro, fazem parte da Operação Rodovida, que conta com a ajuda da União, estados e municípios. Bom – Candidato a motorista terá de usar simulador antes das aulas práticas. Medida Contran começa a valer em 2014. Autoescolas deverão ter equipamento para complementar a formação do condutor, o que deve reajustar os custos para tirar a carteira. Ruim – Governo aumenta IPI de móveis e veículos em janeiro, mas mantém o da linha branca. O tributo subirá, mas as alíquotas não serão totalmente recompostas. Elas vão vigorar até 30 de junho. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | jornal@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Ger. de marketing.:Anamaria Leventi|marketing@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

Santa Genoveva A França não deu ao mundo somente Santa Joana D’Arc como exemplo de mulher santa por interferir na política dos homens. Presenteou a Humanidade também com Santa Genoveva. Embora não se atirasse à guerra como Joana D’Arc, Santa Genoveva fez da atividade política e social uma obrigação tão importante quanto a oração e o jejum. Se Joana é invocada como guerreira, Genoveva se faz protetora nas horas de calamidade e perseguição. Nasceu em Nanterre, perto de Paris, no ano 422, de família muito humilde e modesta, época em que a Inglaterra ainda era dominada pelo paganismo, exigindo da Igreja uma postura de evangelização naquele importante país. Assim, tinha Genoveva cerca de 6 anos (alguns escritos falam em 8) quando uma missão católica passou por sua cidade a caminho da Bretanha, liderada por dois bispos. Um deles profetizou que a menina seria um prodígio cristão e não errou. Sua atuação na política também livrou muitos da cadeia e da perseguição, pois interferia frequentemente junto ao Rei Clóvis, conseguindo anistia aos prisioneiros políticos. Morreu por volta do ano 502, depois de ter convencido o rei a construir a famosa igreja dedicada a São Pedro e São Paulo. Durante a revolução francesa a abadia construída sobre seu túmulo, e que abrigava suas relíquias, foi saqueada pelos jacobinos, mas seu culto continuou e perdura até hoje na Igreja de Santo Estêvão do Monte.


ecrau.com

Assessoria da Amazonas Energia admite em nota que os apagões foram programados

O ano de 2013 foi período de inúmeros apagões nos quatro cantos da cidade denunciado pela população e em muitos casos foi motivo de protestos e nem mesmo assim a cidade conseguiu respostas imediatas sobre os motivos que causavam esta situação danosa para boa parte dos cidadãos. Os apagões de energia elétrica foram constantes em vários bairros da capital e interior do Estado. A concessionária Eletrobrás Amazonas Energia justificou por meio da assessoria de imprensa que em 2013 muitos desligamentos foram programados “para possibilitar obras de novas subestações e novos alimentadores para reforçar a distribuição de energia”. Ainda em nota a empresa frisou ainda que alguns desligamentos de energia

elétrica foram provocados por fatores externos, como chuvas, vegetação e outros objetos sobre a rede. Os problemas provocados por ligações clandestinas, que estão espalhados por toda a cidade, também é o principal motivo das “quedas” de energia, no discurso da Eletrobrás Amazonas Energia. O descaso com as interrupções repentinas da distribuição de energia foi recorrente em diversos bairros da cidade de Manaus em 2013, que sofreram com os prejuízos seja em mercadorias, alimentos e até eletrodomésticos. Internautas de diversas zonas da capital denunciaram ao longo do ano os problemas enfrentados devido à falta de um serviço que é pago mensalmente.

Sem dar um aviso que pelo menos preparasse a população, na noite do dia 12 de julho de 2013 foi um dos dias em que houve interrupção no fornecimento de energia em todas as zonas de Manaus. Municípios da região metropolitana também ficaram as escuras. A distribuição começou a ser restabelecida a partir das 23h30 em algumas áreas da capital. As causas do apagão ocorrido em Manaus, Manacapuru e Iranduba não foram esclarecidas. Com todo o descaso muitas manifestações foram organizadas por moradores em protesto pela falta de

Eletrobrás afirma após protestos que não havia racionamento na cidade pleno funcionamento e que a interferência na rede de distribuição de energia elétrica tinha resultado em inúmeros

problemas tanto para a empresa concessionária quanto para a população que paga sua conta em dia.

Apesar das intervenções empresa fecha 2013 com resultado positivo Mesmo sofrendo com intervenções de agentes externos como, chuvas, árvores sobre as redes, sobrecargas provocadas por excesso de ligações clandestinas, entre outras interrupções não programadas a Eletrobrás Amazonas energia fechou 2013 com bom resultado em comparação com 2012 é o que

informa o índice de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e o indicador de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) obtendo redução em relação ao ano anterior. Ambos indicadores estabelecem os limites exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica

Maskate

|03|

Amazonas deverá ser conectado ao Sistema Interligado Nacional

O Amazonas será conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) através do chamado ‘Linhão’ de Tucuruí, fazendo com que o estado deixe de operar em sistema isolado do resto Brasil, o que deve por fim aos problemas relacionados a falta de energia. A linha de transmissão Tucuruí – Macapá – Manaus, que opera em caráter experimental desde julho, pode assegurar maior robustez e segurança para a oferta de energia elétrica. Com a integração ao Sistema Interligado Nacional (SIN), Manaus e Região Metropolitana podem receber e exportar energia elétrica para o restante do país, conforme orientações repassadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) – órgão responsável por despachar o volume de energia elétrico do SIN.

2013 de apagões e protestos

A Eletrobrás afirmou que não havia racionamento na cidade, pois todas as usinas e subestações estavam em

Manaus, 03 de Janeiro de 2014

(Aneel) e que visam manter um padrão na qualidade da prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica. O DEC saiu de 35,8 em 2012 e passou para 34,2 em 2013. Já o FEC reduziu de 21,1 em 2012 para 15,9 em 2013. Esse resultado foi um dos principais avanços na capital nesse ano.

energia elétrica em 2013. No bairro Monte das Oliveiras, populares interditaram a Avenida Samaúma por cerca de duas horas, no dia 15 de outubro, em protesto contra a concessionária de energia. No dia 20 do mesmo mês, cerca de 200 pessoas bloquearam em protesto os dois sentidos da Avenida Camapoã, uma das principais vias da comunidade Gustavo Nascimento, bairro Cidade de Deus. Com pneus e pedaços de madeiras, populares alimentaram a fogueira que bloqueava a rua, clamando por energia elétrica, que estava em falta na área há dois dias.

Sem vexames em 2014

A Eletrobrás afirmou que seguiu todos os requisitos estabelecidos pelo Comitê GT Copa-2014, formado, inclusive, por representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e que já concluiu as obras que estavam em construção para atender a Arena da Amazônia e órgãos envolvidos. A empresa reforçou ainda, que está tomando todas as medidas cabíveis para assegurar um evento de sucesso. Além disso, caso haja algum tipo de problema, a distribuidora possui planejamentos específicos para agir no restabelecimento da energia elétrica em curto espaço de tempo.


|04| Maskate

ecrau.com

Manaus, 03 de Janeiro de 2014

Livreto será lançado em março

Vanja Santos, informou que o lançamento do livreto “Mais Mulher na Política”será dia 14 de março, que tem como finalidade a campanha em defesa da paridade entre homens e mulheres na política. Para o Lançamento do Livreto Mais Mulher na Política, Conceição Sampaio propôs criar uma revista do Fórum de Mulheres de Partidos Políticos contendo a história e participação efetiva dos partidos para ser entregue junto com o livreto, com o objetivo de repercutir atividades de todos os partidos e as estratégias criadas procurando influir na quantidade e na qualidade da participação das mulheres na disputa e na prática política.

Reforma Política

O plebiscito foi também pauta de discussão entre as componentes da reunião, Francys Guedes que chamou atenção para a relevância da iniciativa e a participação do Fórum na realização de plebiscito relatou que plebiscito é um instrumento muito importante de participação popular na reforma política. “Precisamos chamar atenção de diversos segmentos da sociedade para as contradições do sistema político vigente, divulgar os objetivos do projeto de lei de iniciativa popular do movimento social, coletar as assinaturas necessárias para ele tramitar no Congresso Nacional e realizar o plebiscito para a convocação de uma Constituinte Exclusiva para debater a Reforma Política, e este colegiado decidiu que iremos fazer o lançamento do plebiscito no dia 28 de março aqui no nosso Estado, esse é o momento de construir um Brasil onde caibam todos e todas. Para nós do Fórum de Mulheres, será um projeto intenso de educação e formação política, que se dá no cotidiano das lutas. “informou Guedes”. Participaram da última reunião de 2013: Conceição Sampaio (PP) Vanja Santos (PCdoB), Francy Guedes (PT), Mary Jônia Sena (PPS), Valniceia F. Queiroz (PROS), Rosely Fernandes (PR), Sâmara Carvalho (PROS), Bruna Brelaz (PCdoB), Maria Eugenia Frazão (PT), Ama Claudia B. de Melo (PT), Miracelma S. Souza (PT), Jaqueline Sebben (PR), Maru Mavel (PT), Thais Sampaio (representante da Senadora Vanessa Grazziotin), Margareth Frazão (PT).

PF e Funai orientam que indígenas evitem a cidade de Humaitá O município de Humaitá que possui cerca de 50 mil habitantes é cercada por terras indígenas. No último dia 25 (em pleno Natal), centenas de manifestantes queimaram, a sede da Funai, ao menos 11 carros e um barco da instituição. Foi um protesto contra o desaparecimento de três moradores da região desde o dia 16 de dezembro, em trecho da rodovia Transamazônica que atravessa o território indígena. Orientados pela Funai, 113 indígenas ficaram seis dias no quartel do Exército e só puderam deixar a cidade em um ônibus com escolta policial, quando foram levados às aldeias. Ao chegar à aldeia, às margens da Transamazônica, descobriram que o posto de pedágio construído pelos índios também fora incendiado, um dia após o Natal.

Mágoas antigas Os pedágios dos indígenas funcionam desde 2006 e são bastante criticados pelos moradores da região, que reclamam o pagamento de

até R$ 110 para transitar numa estrada ruim e sem pavimento. Segundo os índios, o pagamento é uma

“reparação” pelos danos provocados pela rodovia. Decisões judiciais autorizaram o funcionamento desses pedágios. São cerca

de dez, mas só funcionava um de cada vez, num esquema de rotação entre as aldeias. Todos foram incendiados na semana passada.

Ponte sobre o Rio Solimões precisa de 100 mil assinaturas O deputado estadual Francisco Souza (PSC), realizou no umtimo sábado (28), uma visita à comunidade Bela Vista, na zona Rural de Manaus para colher assinaturas para construção da Ponte Rio Solimões. O deputado também foi responsável pelo recolhimento de assinaturas sobre a Ponte Rio Negro Durante a coleta de assinaturas Souza foi abordado pelos moradores e recebeu palavras de ânimo o que o encorajou a continuar nesse propósito. “Vale a pena persistirmos nesse propósito, a Ponte Rio Negro era impossível,

mas já se tornou realidade então vamos conseguir a Ponte Rio Solimões, a Ponte da Integração Nacional”, enfatizou Souza. Segundo o deputado, em 2013 foram feitas coletas de

assinaturas e em 2014 vai ser intensificada. “O objetivo é conseguir 100 mil assinaturas. Lembrando que para a Ponte Rio Negro foram conseguidas 120 mil assinaturas”, relatou o político.

Ações para 2014 pautados no fórum de mulheres

A deputada Conceição Sampaio (PP) que responde pela terceira vice-presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e pela presidência da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso e as integrantes do Fórum Estadual de Instância de Mulheres de Partidos Políticos realizaram a última reunião do ano de 2013 na quinta-feira para discutir a pauta de trabalho e ações para 2014. A deputada salientou a intenção de criar uma boa agenda em 2014 para dar visibilidade às atividades que as integrantes de cada partido estão fazendo a favor do fortalecimento e ampliação

da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão política, porque se essa eleitora perceber sua

causa defendida, ela terá o interesse e consequentemente impulsionaremos a mulher votar em mulher.


ecrau.com

Manaus, 03 de Janeiro de 2014

Segurança no réveillon 2014 contou com operação integrada

As principais festas da cidade no Réveillon 2014 contaram com o modelo de segurança integrada para garantir a tranquilidade segundo avaliação feita, nesta quinta-feira, 1º de janeiro de 2014, pelo secretário-executivo de Grandes Eventos, coronel Dan Câmara, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). De acordo com o coronel Dan Câmara, a maioria das ocorrências nas principais festas

da cidade está relacionada com os casos de desordem, envolvendo pessoas que excederam o consumo de bebidas alcoólicas. Desde o início da manhã de ontem, até a madrugada do dia 1º de janeiro, foi registrado um homicídio. No geral, a operação contou com um efetivo de 2,5 mil servidores, das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e do Instituto Municipal de Engenharia e

Fiscalização (Manaustrans), entre outros órgãos estaduais e municipais. Além dos policiais e servidores, a operação teve o reforço de 20 câmeras de segurança que foram sendo monitoradas no CICC-Movel,na Ponta Negra e na zona leste, das plataformas de observação elevada, e no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Todos esses equipamentos

300 mil cidadãos na Ponta Negra durante a virada do Ano O inicio da contagem regressiva na Praia Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus foi realizada com a ajuda de uma projeção de cortinas d’água com as vozes de aproximadamente 300 mil pessoas que foram prestigiar esse momento. Os primeiros segundos do Ano Novo foram marcados pelo tradicional show de fogos de artifício que durou mais de 15 minutos. Após a queima, a festa de Réveillon continuou com show do sambista carioca Diogo Nogueira. A festa que iniciou às 19h, contou com a presença de vários artistas regionais que animaram as últimas horas de 2013. Outra novidade utilizada pela Prefeitura de Manaus foi uma iluminação ótica no anfiteatro, recurso utilizado em todo o mundo. Araras, Ponte do Rio Negro, Teatro Amazonas, Arena da Amazônia, Marcado Adolpho Lisboa, Palácio Rio Branco e outros monumentos saiam em sua projeção e ficando mais próximo do público.

Antes de conferir a festa na Ponta Negra, o prefeito acompanhado do governador em exercício, professor José Melo, visitou as festas que também ocorreram na Zona Leste e no Educandos, Zona Sul. Na ocasião, Arthur anunciou mais obras que vão beneficiar a população. “Estamos fazendo a Manaus renascer, e nosso trabalho continua, pois queremos mudança, isso é uma missão santa que depende de Deus e da nossa força”,

Projeto de revitalização da Praça de Alimentação do D. Pedro é apresentado aos comerciantes O projeto apresentado aos comerciantes contempla a reformulação dos telhados, pisos, boxes, banheiros e do anfiteatro. Os permissionários presentes tiveram a oportunidade de aprovar a proposta e apresentar sugestões ao planejamento. Segundo o secretário Bernardo Monteiro, as obras de revitalização da Praça de Alimentação do Dom Pedro se iniciam no dia 31 de janeiro e tem prazo médio de 120 dias para sua conclusão. O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Bosco Saraiva, ressaltou que a discussão tem avançado de forma importante, e que a Prefeitura e a Câmara tem mantido seu

trabalhado em conjunto para o bem estar dos cidadãos de Manaus.

fazem parte do Sistema Integrado de Comando e Controle que está recebendo o investimento de, aproximadamente, R$ 67 milhões dos governos estadual e federal, sendo composto pelo Centro Integrado de comando e Controle Regional (CICCR), que está em construção, dois CICCs móveis com tecnologia embarcada, sistema de imageamento aéreo e plataformas de observação elevadas, dentre outros.

Maskate

|05|

Inicia nesta quinta-feira o recadastro da meia passagem

A partir desta quinta-feira, (2), a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), dará início ao processo de recadastramento dos estudantes no sistema da meia passagem e segue até o fim de janeiro (31). O recadastro será feito exclusivamente pela internet, no site: estudantes.manaus. am.gov.br sendo exigência para garantir o benefício em 2014. O recadastramento é necessário para a atualização de todas as informações referentes ao aluno: se foi aprovado para outra série, mudou de curso, de endereço ou de instituição de ensino. Após esse procedimento, as escolas conferem as informações prestadas no cadastro para aprovação.43 lan houses, localizadas em diversos pontos da cidade, foram disponibilizadas pela prefeitura onde os estudantes podem realizar toda a operação gratuitamente. Durante as férias os estudantes poderão comprar 32 créditos, referentes à cota de férias. O aluno só poderá passar na catraca apresentando o cartão de estudante com pelo menos um crédito.

Novos usuários

Quem nunca utilizou o benefício da meia passagem e vai se cadastrar pela primeira vez, deve procurar um dos onze postos de atendimento do Sinetram, portando identidade ou certidão de nascimento.


|06| Maskate

ecrau.com

Manaus, 03 de Janeiro de 2014

Internet mais barata para a população Amazonense Vanderlene Silva da Costa 24 ensino medio completo procurando emprego de operadora de caixa telefone celular 9248 5577

Antonio Ferreira da Silva,43,fundamental incompleto,procura trabalhar em operador de máquina;operador de rebobinadora;classificador de sucata-tel 9370 1527 e 81831532

Operadora de caixa Com experiência de 6 meses, disponibilidade de horário, de preferência que more nas proximidades Manoa, Cidade nova, Nova cidade. Enviar currículo para: rh_manausseleciona@gmail.com

Designer gráfico ensino superior completo em designer, desenvolver as criações de campanhas e ações de marketing, conhecimento no pacote adobe (photoshop, ilustrador, indesing) e corel drawm, experiência como designer Enviar currículo para: ted.selecao@gmail.com

Estágio: Engenharia mecânica e elétrica, cursando a partir: 4° período - noturno,,excel intermediário, pacote office autocad Enviar currículo para: buscandotalentos.manaus@gmail.com

Aux. De eletricista: Formação: ensino fundamental completo e/ou ensino médio. Experiência na função. Cursos: nr12, disponibilidade de horário. Enviar currículo para: recrutamento.selecao4@fermazon.com.br

Comércio de Manaus abre a temporada de promoções Está aberta a temporada de queima de estoque nas lojas do Centro e dos shoppings de Manaus. Para esvaziar os estoques e renovar os produtos, os lojistas já anunciam descontos de até 60% em peças de vestuário, calçados e eletroeletrônicos, de acordo com projeção da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus). O presidente da entidade, Ralph Assayag, explicou que os descontos devem variar conforme os produtos e o desempenho das lojas em

dezembro.“Os lojistas que não conseguiram atingir as metas estipuladas para dezembro vão oferecer os maiores descontos com as maiores promoções para itens de menor valor agregado como vestuário, calçados e acessórios. A intenção é compensar o fraco movimento da primeira quinzena de janeiro”, esclareceu. As liquidações também iniciaram nos shoppings da capital amazonense. O Millennium Shopping, por exemplo, vai realizar sua liquidação de início de ano

entre os dias 3 e 7 de janeiro com redução de até 60% no preço dos produtos. Segundo o superintendente do Millennium, Miguel Christoph, o objetivo é transformar janeiro em um segundo Natal e intensificar as vendas, trazendo um fluxo maior para as lojas. Em outros centros de compras, como Ponta Negra e Amazonas Shopping, ainda não foram anunciadas liquidações oficiais, mas muitas lojas já estão realizando promoções, especialmente nos segmentos de caçados e vestuário.

No fim deste ano, o deputado estadual Marcelo Ramos (PSB) comemorou uma das vitórias de seu mandado de 2013, que beneficiará a população e a economia do Estado. A Lei Complementar no 132/2013 que reduziu de 30% para 20% o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da Internet no Amazonas. foi publicada, na última semana, no Diário Oficial do Estado (DOE). Em relação a redução do ICMS da internet, Ramos dá como exemplo as contas da internet de empresas. “Tem algumas empresas que pagam R$ 13 mil mensalmente nas suas contas, mas com a lei de internet passarão a pagar R$ 12 mil. Isso é um alívio nas finanças. Do mesmo modo, a população de modo geral pagará contas mais em conta”, explica. Ele lembra que já existia a previsão de cobrança de 20% do ICMS sobre a Internet no Amazonas. Entretanto, existiam dúvidas quanto a procedência desses 20% sobre o serviço conjunto com TV ou telefonia. “A redação da lei não era clara se a cobrança de 20% do ICMS também era para o serviço contratado em combo com telefonia e TV a cabo (ou apenas para Internet sozinha)”, explicou o deputado. “Por conta dessa dúvida, o governo cobrava 30% de tudo. Com a aprovação da lei complementar tudo ficou mais claro”, diz.

US$ 9,2 bilhões devem Entrou em vigor o ser injetados na economia salário mínimo de R$ brasileira em 2014 724,00 em todo Brasil

Vigilante Curso de vigilante atualizado; ensino médio completo; informática básica; total disponibilidade de horário; experiência registrada em carteira, desejável no distrito; de fácil comunicação e postura profissional; desejável cnh e condução própria; diferencial: curso de escolta armada, inspetoria e supervisão; Enviar currículo para: recrutamanaus148@gmail.com no campo “assunto” colocar título da vaga. De 25/11/2013 à 06/12/2013

Ajudante Ensino fundamental completo; com ou sem experiência em ctps; disponibilidade de horário: em dias com o serviço militar; Enviar currículo para: recrutamento.selecao4@fermazon.com.br

Auxiliar de estoque / loja Ensino fundamental completo. possuir agilidade e bom relacionamento interpessoal. Disponibilidade de horário com / sem experiência na área. Enviar currículo para: rh@lojascla.com.br Informando o título da vaga no campo “assunto” da mensagem.

Cerca de R$ 22 bilhões deveram ser injetados na economia brasileira em 2014, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Caso a previsão seja confirmada, isso representará um crescimento de 38,5% em relação a 2012, quando foram geradas US$ 6,64 bilhões (R$ 15,6 bilhões) em divisas internacionais. Em 2013, até novembro, o turismo estrangeiro movimentou US$ 6,13 bilhões (R$ 14,4

bilhões) no país. A expectativa é que feche o ano entre US$ 6,6 bilhões e US$ 7,7 bilhões (cerca de R$ 18 bilhões). Parte dos recursos previstos para 2014 serão gerados pela Copa do Mundo da Fifa (Federação Internacional de Futebol), que ocorre de 12 de junho a 13 de julho em 12 cidades brasileiras. Em todo o ano de 2014 são esperados 7 milhões de turistas estrangeiros no país, um recorde.

O novo salário mínimo começou a vigorar deste o primeiro dia do ano com o valor R$ 724,00 sendo 6,78% superior aos R$ 678,00 atuais. O percentual está acima da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo que, segundo a projeção mais recente do boletim Focus, divulgada no início da semana passada pelo Banco Central, deve fechar o ano em 5,72%. O aumento do salário mínimo está previsto na Lei Orçamentária Anual de 2014, e foi aprovado pelo Congresso na semana anterior à do Natal.

No dia 23 de dezembro, a presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto com o reajuste e confirmou o novo valor em sua conta no Twitter. O salário mínimo passou a vigorar no Brasil em 1º de maio de 1940, durante o governo Getúlio Vargas. A Constituição Federal estabelece que o valor deveria ser suficiente para suprir as necessidades básicas do trabalhador e de sua família: alimentação, moradia, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e Previdência Social.


ecrau.com

Manaus, 03 de Janeiro de 2014

Schumacher se acidentou para salvar criança O jornal alemão “Bild” divulgou novas informações em relação sobre o acidente com o ex-piloto Michael Schumacher e revelou que Schumacher foi para a área fora da pista de esqui para ajudar a filha de um amigo que caiu em uma encosta. De acordo com a portavoz de Schumacher, Sabine Kehm, após socorrer a pequena, o ex-piloto alemão acabou se chocando contras as rochas e precisou ser socorrido rapidamente, o que aconteceu em apenas quatro minutos. Michael Schumacher teria sangrado na região da têmpora direita, tendo uma ferida na parte de trás de sua cabeça. O piloto passou por duas cirurgias no cérebro e está atualmente em coma induzido. O estado de saúde ainda é critico.

Thiago Silva é eleito Vencedor da o melhor jogador São Silvestre brasileiro no futebol é bicampeão europeu em pesquisa

Maskate

|07|

Arena da Amazônia ainda sem data de entrega

As construções da Arena da Amazônia alcançaram de obras concluídas, mas apesar disso continua sem uma data exata de entrega. Está sendo realizado o impacto da paralisação ocorrida há duas semanas para divulgação dessa nova data. O estudo está sendo feito com a Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA) e a construtora Andrade Gutierrez. “Estamos analisando o cronograma previsto e o impacto da paralisação na construção da cobertura e fachada, isto é preponderante para que saibamos o dia que podemos inaugurar a Arena”, disse o coordenador da UGP COPA, Miguel Capobiango Neto. Apesar da Arena não ter data de entrega, está marcado para o próximo dia 20 uma visita para visita à cidade e para à Arena da Amazônia da comitiva da FIFA, composta pelo secretário-geral Jèrome Valcke e os membros do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA no Brasil, Ronaldo e Bebeto.

Equipe de Manacapuru reforça time

O zagueiro do Paris SaintGermain, Thiago Silva, foi eleito no ano de 2013 como o melhor brasileiro em ação no futebol europeu pelo prêmio “Samba de Ouro”. Thiago conseguiu 24% dos votos da eleição re-

alizada entre jornalistas, ex-jogadores e torcedores. Essa é terceira vez consecutiva que ele é eleito. No ano de 2010, o eleito foi o lateral Maicon; de 2009, Luis Fabiano e 2008, o Kaká.

10 primeiros colocados de 2013: 1- Thiago Silva - Paris Saint-Germain - 24.19% 2- Dante - Bayern de Munique - 14.63% 3- Oscar - Chelsea - 8.20% 4- Felipe Melo - Galatasaray - 6.77% 5- David Luiz - Chelsea - 5.29% 6- Philippe Coutinho - Liverpool - 4.39% 7- Hulk - Zenit - 4.26% 8- Luiz Gustavo - Wolfsburg - 4.16% 9- Ramires - Chelsea - 3.66% 10- Fernandinho - Manchester City - 3.11%

Princesa do Solimões traz reforços ao time em busca do bicampeonato estadual. Para se tornar ainda mais forte, chama o goleiro Paulo Costa, o volante Rondinelle e o meia Israel. Depois de folgar por três dias, os treinos voltaram nesta quinta-feira (2). A Corrida Internacional de São Silvestre de 2013 teve como vencedor o queniano Edwin Kipsang que terminou a corrida em 43 minutos e 47 segundos. Esta é a segunda vez consecutiva que Edwin vence a São Silvestre. O atleta afirma que o fato de estar mais familiarizado com o percurso fez com que conseguisse melhorar ainda mais o seu tempo na prova. “No ano pas-

sado, entrei meio às cegas e foi mais difícil. Agora foi mais tranquilo”, afirmou. Nas mulheres, a vitória foi de Nancy Kipron, com o tempo de 51 minutos e 58 segundos. Os brasileiros ficaram no quarto lugar no masculino com o corredor brasileiro Giovani dos Santos que terminou em 44 minutos e 49 segundos e no feminino, sexta colocada com Sueli Pereira Silva.

Os contratados Oriundo do futebol de Minas Gerais, o goleiro Paulo Costa estava no Botafogo da Bahia e veio para fazer “sombra” a Rascifran e Milton. O volante Rondinelle é tido como peça fundamental no esquema tático do treinador para as competições desse ano. O meia esquerda Israel, que vem do futebol de Tocantins, será uma opção de criatividade do time. Jogos A primeira rodada do Estadual de 2014 acontecerá nos dias 1 e 2 de fevereiro com quatro partidas: Nacional de Manaus x Nacional de Borba (Sesi), Penarol x Holanda (Floro de Mendonça), Fast x Sul América (Ulbra) e Princesa do Solimões e Manaus (Gilberto Mestrinho). Folgam nessa data as equipes do São Raimundo e do Iranduba.


I D E I A & P R O M O

SUPER OFERTAS

JANEIRO

10X

EM

DE

SEM JUROS!

NO CREDIÁRIO E NOS CARTÕES D TVLAR* E CRÉDITO.

ESTANTE MADETEC OLIVIA 801110 GR/PT CÓD. 678930 À vista: R$ 479,00

BANCADA MADETEC SUSPENSA AGATA 254110 GR/PT CÓD. 678931 À vista: R$ 865,00

90 10X 47, SEM JUROS

50 10X 86, SEM JUROS 1+9

R$

1+9

R$

MENSAIS

MENSAIS

NO CREDIÁRIO E CARTÃO DE CRÉDITO

NO CREDIÁRIO E CARTÃO DE CRÉDITO

MAX

01 ANO: R$ 78,64

ROUPEIRO BATROL TURIM 6P 3G CPLH 113573 IB/PT CÓD. 673561 À vista: R$ 959,00

10X 95, SEM JUROS R$

1+9

DE

JANEIRO

NO CREDIÁRIO E CARTÃO DE CRÉDITO

MAX

SALA JANTAR TUBFORM CAPONGA TAIBA 6C 9961 PT/ CZ CÓD. 679032 À vista: R$ 849,00

90

JANEIRO MENSAIS

01 ANO: R$ 84,90

90 10X 84, SEM JUROS DE

MENSAIS

NO CREDIÁRIO E CARTÃO DE CRÉDITO

MAX

10X 89,50 SEM JUROS

R$

1+9

NO CREDIÁRIO E CARTÃO DE CRÉDITO

NO CREDIÁRIO E CARTÃO DE CRÉDITO

PRÓPRIO

FACILIDADE PARA

PAGAMENTO

LOJAS NA CAPITAL

E NO INTERIOR

MAX

01 ANO: R$ 101,84

GARANTIA

ESTENDIDA

ENTREGA

GRÁTIS

R$

MENSAIS

MENSAIS

CREDIÁRIO

01 ANO: R$ 78,64

COZINHA COLORMAQ ECLIPSE PLUS 6P C/VDR 2378805 BR/PT CÓD. 669890 À vista: R$ 895,00

10X 104,90 SEM JUROS MAX

R$

JANEIRO 1+9

KIT COLORMAQ CLASS MASTER 5P 4G VDR 23984101 PT CÓD. 678152 À vista: R$ 1.049,00 1+9

01 ANO: R$ 38,51

Ofertas válidas somente para estes produtos.

MAX

MONTAGEM

GRÁTIS

RENEGOCIAÇÃO

DE CONTRATOS

01 ANO: R$ 78,64

HORÁRIO

ESTENDIDO

Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condição para plano no carnê TVLAR e nos cartões AMEX, VISA e MASTER em 10x (1+9) sem juros. Ofertas válidas dia 02/01/2014 a 18/01/2014. Ofertas validas somente para Manaus. Para retirar seu cartão TVLAR dirija-se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!


LADRÃO INVADE CASA DE POLICIAL E MORRE

Homem cai da Ponte Rio Negro ANO 16 - Nº 2.439 - MANAUS/AM - 03/01/2014

Por volta das 22h30 um senhor procurava um local para urinar, enquanto aguardava ver os fogos na orla da cabeceira da Ponte Rio Negro sentido Iranduba-

-Manaus, mas um momento feliz de início de um novo ano, acabou se tornando um momento de grande aflição. Tudo porque enquanto ele caminhava, não percebeu

que no trecho sem iluminação, tinha um buraco e caiu de uma altura de 3 metros. A família acionou o SAMU e o Corpo de Bombeiros e realizaram o resgate da vítima.

MULTIMARCAS

3215-2050 Av. Castelo Branco nº 102 - Cachoeirinha


|10| Maskate

ecrau.com

Manaus, 03 de Janeiro de 2014

Dayane Oliveira

ANIVERSARIANTES NO TELECARINHO DO MASKATE

Juscecley Melo

Oscar Nascimento

Tereza Almeida

Carlos Freitas

Jane Lucena Nascimento

Joyce Karoline Pontes

Layane Ataline

Marcos Pinheiro

Moita Gilson

Daniel Frota @DJDanielFrota

João Simões @JOAO_DEMANAUS

Jussimara Azevedo @azevedoju

Larissa Cavalcante @TaldeLarissa

Mais de R$ 56 milhões para cada ganhador da mega sena da virada O concurso 1.560 da Mega Sena da Virada, com prêmio de R$ 224,6 milhões, premiou quatro apostadores e teve as seguintes dezenas sorteadas: 20 - 30 - 36 - 38 - 47 - 53. Os bilhetes sorteados são das cidades de Curitiba, Palotina (PR), Maceió e Teofilândia (BA). Cada um dos quatro

sortudos vai receber R$ 56.169.465,02, sendo que uma dessas apostas foi um bolão de dez cotas (Palotina-PR). No caso do bolão, cada participante vai receber R$ 5.616.946, 50. Na segunda faixa de premiação, 1.147 apostadores acertaram cinco dezenas e vão levar R$ 38.701,20 cada um, e 90.376 apostadores

acertaram quatro dezenas e vão receber R$ 701,67 cada um.As apostas para o sorteio mais esperado do ano arrecadaram, no total, R$ 758.218.978,00, de acordo com balanço divulgado na tarde de hoje pela Caixa Econômica Federal.

Brasília lidera em acertadores A Mega da Virada não acumula e, quando não há ganhadores acertando as seis dezenas, o prêmio é dividido entre os acertadores de cinco números. Se novamente não houver ganhadores, a divisão é feita entre os que acertaram a quadra, e assim por diante. A Mega da Virada estreou em 2009 e, desde então, os prêmios milio-

nários saíram para apostas de 13 cidades diferentes. Dessas, a única que já teve mais de um ganhador foi Brasília (DF), em 2009 e em 2011. Nenhuma aposta levou sozinha a bolada do prêmio especial. O maior prêmio já pago, de R$ 244,7 milhões, em 2012, foi dividido entre apostadores de São Paulo, Franca (SP) e Aparecida de Goiânia (GO). Em 2011, o prê-

mio de R$ 177,6 milhões foi dividido pelo maior número de ganhadores da Mega da Virada: cinco bilhetes --Belém (PA), Brasília (DF), Carmo do Cajuru (MG), Mauá (SP) e Russas (CE). De acordo com a Caixa, todos os bilhetes vencedores das quatro edições já realizadas acertaram as seis dezenas sorteadas em cada ocasião.


Homem com cabeça de cavalo ‘se enturma’ em parada

ecrau.com

Em San José, na Costa Rica, um motorista foi flagrado usando uma máscara de cabeça de cavalo du-

rante a realização de uma parada tradicional de cavalos realizada na cidade. Dezenas de pessoas mon-

tadas nos animais participaram do evento, que faz parte das festividades locais de fim de ano.

Polícia procura ‘motoqueiro peladão’ após vídeo A polícia da Alemanha está à procura de um motoqueiro que saiu às ruas de Münster para andar de moto completamente nu, e publicou um vídeo em um canal no YouTube como forma de cumprir um desafio. O usuário, identificado como “Ballerboyz”, aparece no início da gravação tirando a roupa e sai da garagem apenas com luvas, capacete e um adesivo que remeteria a uma página no Facebook. Em cima do veículo, o “motoqueiro peladão” fez manobras pela cidade e se envolveu em fumaça ao dar arrancadas. De acordo com o jornal “Westfälische Nachrichten”, a polícia está à procura do

homem, já que ele cometeu um crime ao andar nu pela cidade. No entanto, as autoridades afirmaram que pode ser difícil identificá-lo, já que ele não mostrou o rosto em nenhum momento do vídeo. A brincadeira

teria começado como um desafio, que foi cumprido depois que uma postagem na página de usuário recebeu mais de mil curtidas no Facebook.O vídeo que mostra o feito foi visto mais de 208 mil vezes.

Menino de 4 anos rasga dinheiro que pais guardavam debaixo da cama Deixado sozinho pela mãe, o menino encontrou o dinheiro em uma caixa e começou a rasgá-lo em pedaços enquanto seus pais estavam na sala. Segundo a imprensa chinesa, a criança rasgou mais de 3.500 iuanes (R$ 1.365) que estavam guardados sob a cama. O

casal levou o dinheiro a um banco local, onde cinco funcionários conseguiram, depois de quase três horas de trabalho, recuperar 3.585 iuanes e trocar as cédulas para a família. Imagens do dinheiro rasgado foram publicadas no site Weibo, espécie de Twitter chinês.

Manaus, 03 de Janeiro de 2014

Maskate

|11|


|12| Maskate

ecrau.com

Manaus, 03 de Janeiro de 2014

Mulher foi alvejada na Compensa 2

De acordo com informações da assessoria de imprensa da polícia civil, a vítima foi surpreendida com cinco disparos que atingiram a região do tórax. Patrícia Peixoto de Oliveira, 22, foi alvejada com cinco disparos de arma de fogo por volta das 08h50 da manhã desta quarta-feira (1) enquanto andava na Rua Manaus, bairro da Compensa 2, Zona Centro-Oeste. A vítima ainda foi encaminhada com vida para o Hospital e Pronto Socorro João Lúcio ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu momentos depois de dar entrada na unidade de saúde. Segundo a mãe da vítima que não teve o nome revelado por temer futuras retaliações, a vítima não tem nenhum envolvimento com o tráfico. Porém, o marido da vítima é presidiário e ela, ex-presidiária. O caso foi registrado na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) que investiga o caso.

Fim de festa no presídio de Coari

Neste ano novo os detentos da Unidade Prisional de Coari resolveram fazer algo diferente... Decidiram ficar na cela, cantando, com uns bons drink e uns bons entorpecente, curtindo o verão maravilhoso de Coari. Pelo menos é o que eles planejavam, porque um X9 denunciou, rolou uma vistoria na tarde da terça-feira (31), levaram tudo e todo mundo teve um ano novo bas-

tante comum. Segundo a tropa de elite 5º Batalhão da Polícia Militar, os “passarinhos” tinham um microfone de karaokê, um aparelho de DVD, 69 latinhas de cerveja guardadas em uma caixa de isopor, alguns quilinhos da ervinha que o Scooby Doo e Salsicha adoram, um celular para desejar feliz ano novo para todos os amigos e familiares e umas algumas armas de fabricação caseira (na falta de foguete, vai de arma mesmo).

Mãe e filha são violentadas e abusadas durante uma semana Mãe e filha foram localizadas dentro de um dos cômodos da casa onde a mulher era mantida refém, localizada na rua Elsson, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. Em depoimento, a vítima relatou que desde a véspera do Natal estava sendo agredida e ameaçada. A adolescente informou à polícia que era violentada sexualmente com frequência pelo padrasto. O caso que está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). O caso aconteceu nesta terça-feira (31) no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste quando os policiais militares da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) receberam uma denuncia anônima sobre a ocorrência e no local constataram o cárcere privado contra a criança e a mulher. Ao chegar a casa, os policiais encontraram as vitimas dentro de um dos quartos da casa. A policia

prendeu o cozinheiro Cristiano Oliveira dos Santos, 40 anos, acusado de abusar sexualmente da enteada de 16 anos e manter a companheira de 40 anos por mais de uma semana em cárcere privado. De acordo com o depoimento prestado na Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), a companheira e vítima relatou que desde a véspera do natal, ela vinha

sendo agredida e ameaçada pelo cozinheiro. Na Delegacia Especializada em Crimes Contra a Criança e ao Adolescente (Depca) em depoimento os três (o cozinheiro e as duas vítimas) contaram suas versões do caso. A adolescente relatou que era violentada constantemente pelo padrasto. Mesmo negando o fato, a Depca instaurou um inquérito policial para investigar o caso. O cozinheiro Cris-

tiano foi ouvido da Depca e conduzido até a DECCM, no bairro Parque Dez de Novembro, na Zona Centro-Sul, onde foi autuado pelos crimes de lesão corporal, ameaça. O cozinheiro nega. A Depca instaurou um inquérito para investigar o caso. Após os procedimentos, o cozinheiro foi encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, Centro.

Vigia é encontrado morto em estaleiro no ramal do Brasileirinho

De acordo com o sargento Lauro Servalho, da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), um morador das proximidades do estaleiro teria ouvido um tiro por volta das 21h de ontem (31). O corpo foi encontrado por

um caseiro do local às 6h30, ele junto com um amigo da família acionaram a polícia. O vigia Auricélio de Souza, o ‘Paco’, 19, foi encontrado morto por volta das 6h da manhã desta quarta-feira (1), com uma perfuração de bala embaixo da axila esquerda, onde trabalhava, no MN Estaleiro, localizado no quilômetro 12, do Ramal do Brasileirinho, na Zona Leste da capital. O corpo da vitima foi localizado por um caseiro do estaleiro e apresentava sinais de espancamento e estrangulamento, lesões no joelho e foi encontrada trajando

apenas uma peça íntima. A Polícia Civil suspeita de latrocínio (roubo seguido de morte), já que o celular do vigia não foi encontrado. A polícia suspeita que o vigia ainda tenha travado uma luta corporal antes de ser morto, já que foram encontrados vestígios de sangue no pátio da casa. As roupas do vigia foram encontradas próximas a sua bicicleta dentro da residência. Já a família acredita que a vitima tenha sido morta por três tios de sua esposa, que não tiveram os nomes revelados, e que não aceitavam o relacionamento da sobrinha que também não teve

o nome divulgado pela policia, com o vigia. A mãe do vigia morto, que pediu para não ter o nome divulgado, contou que os próprios tios da mulher da vitima tinham cometido o crime por não aceitarem o relacionamento deles. Segundo a mãe do vigia, após cometer o crime, os suspeitos fugiram pelo rio que passa atrás do estaleiro, em uma canoa ‘rabeta’. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) trabalha com a hipótese de latrocínio, mas não descarta a possibilidade dos próprios familiares da vitima terem cometido o crime.

No Novo Aleixo um servente foi morto no lugar do irmão De acordo com os policiais militares da 27ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), o crime foi praticado por dois homens ainda não identificados, que se aproximaram em uma motocicleta de cor e placa não informadas e efetuaram os disparos. O servente de pedreiro Wilken Jones Cruz Vasconcelos, o ‘Filhão’, 26, foi morto com dois tiros que atingiram o rosto e tórax, na madruga desta quarta-

-feira (1), na rua 44-A, no bairro Novo Aleixo, Zona Leste. O corpo de ‘Filhão’ foi localizado às 5h30 da manhã, em via pública, por moradores da rua que acionaram a polícia. Os policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) informaram que o celular da vitima foi levado pelos autores do crime, o que caracteriza o crime de latrocínio (roubo seguido de morte). A família suspeita que a vítima

tenha sido assassinada no lugar do irmão, que não teve o nome revelado, e que é apontado como um suposto traficante da área. Uma familiar do servente de pedreiro informou que a vitima era usuária de drogas, mas desconhece que ele seria traficante de drogas. Segundo a família, o alvo dos assassinos seria o irmão da vitima, que comanda parte do tráfico de drogas no bairro Novo Aleixo.


ecrau.com

Manaus, 03 de Janeiro de 2014

Maskate

LADRÃO INVADE CASA DE POLICIAL E MORRE

O belíssimo assaltante Jairo dos Santos Barbosa, 26, estava agoniado para cometer seu primeiro crime do ano e quis roubar uma casa. Ele só não imaginava que o dono da casa era policial e que meteria sete balaços nele, mandando-o para o Mundo Espiritual imediatamente. Ele foi morto no primeiro dia do ano e nem poderá curtir 2014. A casa que ele teve a infelicidade de escolher era uma na rua Belmiro Costa, no São Geraldo na Zona Centro-Sul de Manaus. Passando pelo local, Jairo viu que estava muito moleza roubar a casa e que dava pra começar o ano aterrorizando uma família para poder se sentir bem. Ele pulou o muro e começou a querer entrar na casa, mas o dono da casa ouviu o barulho e já foi checar a parada com o revólver na mão. Quando ele viu, era o Jairo querendo invadir a casa para praticar o mal. O policial não contou conver-

|13|

RENASCIDOS DO INFERNO

sa, largou sete balaços na peitchuca e nos bracinhos do nosso amiguinho. Ele morreu lá mesmo. Segundo os moradores do bairro, Jairo estava inquieto e queria roubar por ali de qualquer jeito. Ele es-

tava rondando a rua há cerca de duas semanas e chegou a arrombar carros na área. Agora uma coisa é certa, este não rouba mais nada. A perícia da Polícia Civil e fez uma miguelagem lá, isolou a área para o trabalho de

coletas de provas para a investigação do caso, como se houvesse investigação, mas não vai pegar nada para o policial porque ele matou o cara depois que ele invadiu sua casa, então está amparado pela lei.

FICANDO EM 2013

O estonteante ajudante de pedreiro Wilken Jones Cruz Vasconcelos, 26, mais conhecido como “Filhão”, estava vivo e super bem de saúde, mas agora está morto, porque teve o corpo transpassado por duas balas. Elas vararam sua carinha e sua peitchola por volta das 4h45 de 1º janeiro, na pacata rua 44-A, na comunidade Mutirão, no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus. Wilken estava doido para aproveitar o ano de 2014, mas já tinham jurado que ele não passava de 2013. Quando vacilou, o cabras que não perdem tempo, mesmo durante o Réveillon, foram atrás dele para mandá-lo para outra dimensão.

Os fofíssimos João Paulo Batalha, 27, e Karlisso Clige Gualberto Santos, 26, que nem tem nenhum envolvimento com o tráfico de drogas e com a pilantragem da Redenção, Zona Oeste, só queriam comemorar o Réveillon, mas acabaram tendo uma experiência louca, que os fez valorizar ainda mais a vida. Enquanto se preparavam para curtir a festa da virada, levaram vários balaços na noite de 31 de dezembro na Rua 15 de outubro. Quem largou os balaços foram dois malucos em uma motoca, que não estavam nem aí para os médicos de plantão do 28 de Agosto, que nem nessa hora, puderam tomar seu champagne em paz. Os dois foram bater lá na emergência, mas agora estão de boa, prontos para levar mais tiros.

QUERENDO SER LOCONA

FIM DE ANO AGRESSIVO Um cozinheiro de 40 anos foi preso por tiras da PM, na manhã de ontem, por ter enchido a companheira de porrada, em plena virada de ano. A bronca aconteceu na residência dessa bela família no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. O cozinheiro se irritou com esposa, porque ela falou umas coisas aí que ele não queria ouvir e acabou perdendo a paciência mesmo com ela, chegando a massacrá-la. Mas ele não é só ódio e violência, inclusive, está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca) por ter amado loucamente a enteada, de 16 anos, em abril de 2013.

Ana Cristina Duarte Laborda, 56, já está ficando velha e poderia sossegar o facho, mas quis ser loucona e começou a traficar para ficar rica e ser moleca doida. Tudo ia bem, mas ela acabou presa pelos tiras da Polícia Militar. Com a fofíssima foram encontradas 57 trouxinhas de pasta-base de cocaína e uma porção de maconha. Ela foi localizada na rua Nanibe Salém, no Colônia Santo Antônio, zona norte. Triste, agora ela vai ter que dividir uma cela com mais umas 15 detentas, que serão sua nova família daqui pra frente.


|14| Maskate

ecrau.com

Manaus, 03 de Janeiro de 2014

Sam Alves sobre sua sexualidade: “Continuo hétero”

O melhor das novelas

MALHAÇÃO

Ben e Anita têm primeira noite de amor e Antônio grava tudo

ALÉM DO HORIZONTE

Fátima se declara e beija Rafa Na madrugada desta quinta-feira (2), o cantor Sam Alves dedicou alguns minutos de seu tempo para responder as perguntas dos fãs em sua rede social. Sam em sua interação com seus seguidores, foi questionado sobre sua sexualidade e afirmou ser heterossexual. “Já me perguntaram muitas vezes, mas continuo hétero…Tenho amigos que são gays”, respondeu. O fato da maioria das músicas de seu repertório ser em inglês geram algumas críticas e duvidas sobre ele deixar o português de lado, porém o cantor garantiu que cantará nos dois idiomas. “Nunca disse que pararia de cantar em português. Vou cantar duas línguas. Por que não?”, contou. Por Fim, o vencedor do “The Voice Brasil” teceu elogios a Claudia Leitte ao responder sobre o que a sua técnica no programa significa pra ele. “Exemplo de pessoa e artista. Mulher para ser admirada”, concluiu.

Separados no réveillon, Neymar e Marquezine curtem a vida com amigos

Ben devolve a cobra para a mata. Bernardete e Soraia insistem para que Abelardo revele quem é a mulher que ama. Ben e Anita têm sua primeira noite de amor e Antônio grava tudo em seu celular. Rafa alerta Martin sobre sua paixão por Micaela. Sofia descobre que foi enganada por Edgard. João Luiz se surpreende com a proposta de Raíssa. Flaviana comunica que é a nova dona

do salão de Serguei e ele se emociona. Rafa insiste para que Martin fique com uma menina que se insinua para ele. João Luiz repreende Raíssa e Guilherme ouve a discussão dos dois. A banda Número 2 de Giovana é solicitada para diversos shows. Hernandez beija Maura. Martin não resiste e acaba se aproximando de uma menina, quando Micaela chega. Ben pensa em se casar com Anita.

JOIA RARA

Manfred diz ao delegado que Franz é o responsável pela morte de Sílvia Manfred acusa Franz, deixando o delegado em dúvida. Iolanda diz a Mundo que Tavinho pode ser o filho de Gaia e Toni. Gertrude ameaça Salete para que ela não conte nada sobre Tavinho para Laura. Joel e Cléo dizem ao padre que querem se casar e marcam a cerimônia para o mesmo dia de

“Só as meninas”, escreveu Bruna Marquezine, em seu Instagram, resumindo como foi sua passagem para 2014: rodeada de amigas, em Angra dos Reis, sem ligar para a ausência do namorado. Neymar, enquanto isso, aproveitou com os brothers a vida louca nos apartamentos que recém comprou em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, avaliados em R$ 6 milhões. O atacante curtiu o réveillon na boate Green Valley - que recebe, hoje, o francês David Guetta - e se deixou ser paparicado. “Ele estava sem aliança de compromisso e fez piadas com a nossa altura, que somos maiores do que ele”, contou ao jornal carioca “Extra” a universitária Emily Broering, que postou uma foto em que aparece ao lado de Ney e de sua amiga Thaiss Voss.

William e Lili socorrem Nilson. Hermes manda Assis levar os escolhidos direto para a Comunidade. Fátima se declara e beija Rafa. Lili e William se recusam a ir para a Comunidade se Assis não levar Nilson para o posto de saúde. Vitória desiste de beijar Marlon, ao lembrar da ameaça de Angelique. Heloísa sofre com a falta da filha, e Thomaz fica preocupado. Priscila usa fantasias para animar Marcelo. Celina implora que Kléber ajude Nilson. William consegue levar Nilson para o posto de saúde. Marlon esconde

Vitória dos seguranças da Comunidade. Líder Jorge aparece embriagado no barco, e William e Lili ficam penalizados. Flávio obriga Júlia a aceitar o convite de André para sair. Sandra ajuda Jéssica a deixar Guto com ciúmes. Marcelo enfrenta Inês. André estranha o comportamento de Júlia. LC repreende Marlon. Priscila tenta convencer Marcelo a se afastar de Inês. Júlia decide falar com Olívia. Selma e Rita se preocupam com Fátima por causa de Nilson. Klaus se perde no rio, e William e Lili se desesperam.

AMOR À VIDA Paloma avisa a César que Aline transferiu propriedades para seu nome

Aurora e Davi. A funcionária do orfanato pega a pasta de documentos de Tavinho escondida e entrega para Iolanda. A testemunha paga por Manfred dá um depoimento acusando Franz. Sílvia grita chamando por Viktor. O delegado pergunta a Franz se ele matou a ex-mulher.

Ciça sofre uma queda, e César manda Aline chamar uma ambulância. Lutero pede para Pérsio e Rebeca procurarem alguma pista que explique a queda de Ciça. Amarilys fica arrasada com a falta de interesse de Eron. Atílio expulsa Rinaldo da casa de Márcia. Carlito visita Valdirene no shopping. Leila ameaça provocar um acidente contra Natasha, se Thales não se casar

com ela. Pérsio tenta falar com César. Bruno confirma a Paloma que Aline passou algumas propriedades de César para seu nome. Félix se espanta ao saber que Jonathan dormiu fora de casa. Patrícia sente cólicas, mas não deixa Michel examiná-la. Félix encontra Eron na casa de Niko. Paloma avisa a César que Aline transferiu diversas propriedades para seu nome.


ecrau.com

Manaus, 03 de Janeiro de 2014

ALDEIA GLOBAL

Maskate

|15|

A VERDADE DOS SONHOS

Sonhar com abelhas: Para ver abelhas em seu sonho, simboliza boa sorte, harmonia e felicidade. As abelhas são também simbólicos do trabalho e indústria, representada pela frase comum ocupado como uma abelha.

RECEITA

PIADAS

Sopa curar ressaca

MANIA DE USAR CALCINHA Dois amigos conversando num bar, quando Cláudio levanta a mão pede mais uma cerveja a blusa sobe e o amigo percebe algo diferente, não acreditando resolve perguntar: - Que é isso, cara? Você está usando calcinha de mulher? Não acredito! O outro olha para um lado, para o outro, e responde: - É a ultima moda, você não sabia? Todos os meus amigos estão usando calcinhas em vez de cuecas. - Tá louco! Quando foi que você começou com esta mania? - Desde que a minha mulher descobriu uma no porta-luvas do meu carro.

Ingredientes 1 cebola média picada 1 abobrinha média picada 3 cenouras grandes picadas 3 talos de aipo picados 2 pitadas de sal 1 folha de louro 1 xícara (chá) de cheiro-verde fresco picado 1 cebola média picada 1 jerimum média picada 3 cenouras grandes picadas 3 talos de aipo picados 2 pitadas de sal 1 folha de louro 1 xícara (chá) de cheiro-verde fresco picado Modo de preparo Numa panela grande, coloque a cebola, a cenoura, o aipo, a abobrinha, o sal, as folhas de louro e o cheiro-verde. Se desejar, acrescente a pimenta-do-reino. Cubra com o caldo de galinha e espere ferver. Espere por aproximadamente 45 minutos até a verdura cozinhar bem e pronto.

PERGUNTA MAL INTERPRETADA DO FILHO O garotinho chega para o pai e pergunta: - Pai, de onde eu vim? - Bem, filho... - começou o pai, visivelmente constrangido. - Você sabe... o papai tem uma sementinha... Durante meia hora explicou para o garoto da maneira mais didática possível como funciona o processo de acasalamento. Quando terminou, o garotinho olhou-o com semblante sério e disse: - Ah! Entendi! E o pai: - Mas, porque você resolveu me perguntar isso justamente agora, filho? - É que o Luisinho, me disse que ele veio de Uberaba! PECADOS CAPITAIS DO PAULISTANO E DO CAIPIRA Um paulistano, trabalhando duro, suado, de terno e gravata, vê um caipira deitado numa rede, na maior folga. O paulistano não resiste e diz: — Você sabia, que a preguiça é um dos sete pecados capitais? E, o caipira, sem nem se mexer, responde: — A inveja também!

CURIOSIDADES

Sexo queima mais calorias do que caminhada Se você precisava de mais um motivo para aproveitar o tempo a sós com o companheiro (a), aqui vai mais um: fazer sexo queima mais calorias do que fazer uma caminhada simples. Pesquisadores canadenses foram os responsáveis por um estudo, publicado na revista PLoS One, que teve como objetivo comparar as duas atividades. As informações são do Daily Mail. De acordo com a equipe da Universidade de Quebec, em Montreal, no Canadá, homens jovens queimam, em média, 4,2 calorias por minuto durante o sexo. Já as mulheres eliminam 3,1 calorias por minuto. Como a média de uma relação é de 24,7 minutos, isso equivale a 104 calorias gastas pelos homens e 69 para as mulheres. O que revela que transar pode ser um exercício melhor do que caminhada leve (de 3 a 4 calorias por minuto), mas não tão eficiente quanto caminhar em velocidade rápida. Para o estudo, os cientistas acompanharam 21 casais heterossexuais com idades entre 18 e 35 anos, durante quatro sessões de sexo em casa. Para medir o gasto calórico, os casais usaram uma braçadeira chamada SenseWear.

Horóscopo do Dia Aries A Lua se une a Vênus em Capricórnio e você se torna um pouco mais acolhedor, apesar das densas energias no ar. Mantenha sua agressividade sob controle por mais alguns dias. Touro Continue atento para controlar a impaciência e a irritabilidade. Com tantos planetas em Capricórnio, aproveite para ver as coisas de maneira mais ampla e realista. Defina metas e prioridades. Gêmeos Novas aspirações o impulsionam e você deseja abarcar mais, para crescer em todos os níveis. A Lua sorri para Vênus pela manhã: aproveite para canalizar sua energia e criatividade para as artes e afaste-se de quem o puxa para baixo. Câncer Sócios, clientes, investidores e colaboradores continuam em primeiro plano. Procure manter-se aberto para ouvir opiniões, aprender, avaliar ideias e incorporar o recurso dos outros. A Lua nova de Capricórnio o ajuda a organizar a agenda e administrar melhor seu tempo. J Leão Procure concentrar-se em suas atividades de rotina e no seu bem-estar físico, emocional e mental. A Lua segue fora de curso, em harmonia com Vênus. Deixe de lado a ansiedade em favor da tranquilidade, da inteligência e da saúde. Virgem Continue cultivando a confiança em si, no seu trabalho e em suas criações. O desafio será contagiar os colegas com suas ideias e exercer o dom de comandar com maturidade. Libra Esta é uma semana de resoluções rápidas, portanto, estabeleça prioridades. Todavia deixe para tomar as resoluções no período da tarde, quando a Lua ingressa em Aquário. Boas surpresas e novidades entram em pauta, procure fazer algo diferente e inovador. Escorpião Mais fluidez em suas ações. O céu aos poucos se abre e você pode dialogar, negociar, instalar e organizar novas táticas. Principalmente na parte de tarde, com a Lua já no inovador Aquário. Sagitário O universo material continua em evidência, pois o stellium ainda se configura em sua segunda casa. É um bom momento para avaliar os recursos que estão a seu dispor e buscar novos caminhos para otimizá-los. Capricórnio Permanece o stellium em seu signo, sugerindo um momento especial de projeção de sua individualidade, uma vez que as pessoas passam a enxergar não apenas sua beleza exterior, mas o que você traz de especial dentro de si. Aquário A superação continua sendo seu mantra nessa fase, pois persiste o stellium em sua área de crise, sugerindo um enfrentamento de obstáculos e uma renovação significativa em sua vida. Abra-se às mudanças e perceba que muitas vezes o passado aprisiona pelo receio de seguir adiante. Peixes O momento é positivo para valorizar os grupos de sua estima, pois permanece o stellium em sua décima primeira casa, estimulando o companheirismo em seus relacionamentos.


|16| Maskate

Manaus, 03 de Janeiro de 2014

Jet Set

ecrau.com

maskateecrau@gmail.com

Danilo Gentili critica Band e diz que precisa melhorar piadas no SBT Danilo Gentili estreia em março seu talk show no SBT, em um horário que já pertenceu a Jô Soares. O formato será igualzinho ao do Agora É Tarde, só vai mudar o nome. Na primeira entrevista após ser oficialmente anunciado como contratado pelo SBT, Gentili fala ao Notícias da TV porque trocou a Band pela rede de Silvio Santos. Gentili optou pelo SBT, então, pela falta de condições adequadas na casa que o revelou e porque terá na nova emissora muito mais

estrutura, “do figurino à cenografia”. Terá dinheiro atépara gravar esquetes curtas. Está levando toda a equipe, menos Marcelo Mansfield, que “pulou do barco” na última hora. Por outro lado, o aumento de público exigirá dele e de seu elenco piadas de melhor qualidade. “As piadas que eu faço, as piadas que o Leo e o Couto fazem, os quadros, tudo isso precisa ser melhorado. Se estamos indo para uma emissora maior e mais gente vai nos ver, a gente precisa afinar muito mais, lapidar o que tem feito”, diz.

Adnet, Calabresa, Cortez e Zeca são os ‘blefes do ano’

Eles chegaram com pompa, anunciados pelas emissoras de TV como as promessas do ano. Entretanto, as estrelas que prometiam muito simplesmente não aconteceram. Em 2013, cada emissora teve um fracasso para chamar de seu, seja um apresentador que não deu certo, seja um programa que foi um verdadeiro fiasco. Segundo pesquisa do site Noticias da Tv, os cinco blefes mais populares do ano foram: Marcelo Adnet que deixou a MTV em janeiro e chegou à Globo com status de estrela. Mas a serie “O Dentista Mascarado”não vingou.

Grazi Massafera está namorando empresário Após o recente término da união amorosa entre Cauã Reymond e Grazi Massafera, a atriz está namorando um jovem empresário carioca. Segundo o colunista Leo Dias, do jornal “O Dia”, o relacionamento com Rodrigo Lasmar não é novidade para os mais próximos da ex-mulher de Cauã. “Eles estão juntos sim, há um mês”, revelou uma fonte. Logo depois que chegou do Paraná, onde passou a noite de Natal ao lado de sua família, Grazi organizou um jantar japonês em sua casa no Itanhangá, no dia 28. Naconfraternização,

Massafera convidou o rapaz e passou a noite de mãos dados com ele. Ainda segundo a coluna,

Rodrigo evita falar sobre o seu relacionamento com a atriz, até mesmo com os amigos íntimos.

Dani Calabresa foi pra Band querendo brilhar no CQC. Mas a humorista passou o ano apagada. Rafael Cortez comandou na Record, o Got Talent Brasil, foi um fiasco. Neila Medeiros foi anunciada pelo SBT como “a única capaz de enfrentar Datena e Marcelo Rezende” em um telejornal criado às pressas por Silvio Santos. durou menos de dois meses e chegou a ficar em quinto no Ibope. E por fim Zeca Camargo que saiu do Fantástico para comandar o novo Vídeo Show, e a Globo deve insistir em 2014 no novo formato e realizar ajustes para aumentar a audiência.

Cirurgia tira Claudia Jimenez de novela das sete da Globo

A atriz Claudia Jimenez, que se recupera de uma cirurgia para colocação de marca-passo, não deve mais voltar a atuar na novela Além do Horizonte, da Globo, na qual interpretava a personagem Zélia. Jimenez já estava afastada da novela quando os autores começaram a mexer na obra para tentar salvá-la do fiasco. Devido à instabilidade de sua saúde, a personagem de Jimenez foi colocada numa espécie de reabilitação por não concordar com o que havia descoberto na

organização da comunidade fictícia de Tapiré. Zélia foi flagrada estocando alimentos, o que é proibido naquele lugar. Em uma cena que foi ao ar na véspera de Natal, Tereza (Carolina Ferraz) disse que Zélia estava se reabilitando num lugar fora de Tapiré e não poderia ser incomodada. Oficialmente, a Globo afirma que não existe nenhuma previsão da volta de Jimenez à trama, mas ela perdeu função na novela e recebeu recomendação para se manter afastada das gravações.

Tatá Werneck vai entrar no “Big Brother Brasil” A expectativa é grande para entrada da atriz Tatá Weneck no “Big Brother Brasil 14″ que tem estreia prevista para o próximo dia 14 de janeiro. Valdirene, personagem interpretada pela atriz na novela “Amor á Vida” da Globo, fará um meio campo entre a vida real e a ficção ao conseguir entrar no reality show. A data acertada para a entrada de Tatá no programa, será no dia 16 de janeiro, dois dias após a estreia da nova temporada do “BBB”. Na ocasião, Valdirene será avisada pelo apresentador Pedro Bial que foi escolhida para entrar no programa, após ficar confinada com Jefferson (Celso Bernini), Murilo (Emilio Orciollo Netto) e

Ellen (Dani Vieira) numa casa de vidro. Segundo informações do jornal “Extra”, a atriz teria recebido

carta branca do autor da trama, Walcyr Carrasco, para improvisar o quanto for necessário lá dentro.

Edição 2439  

Edição 2439