Page 1

Morre mais uma vítima do acidente com o Sêneca Edson Perron teve 95% do corpo atingido pelas chamas

ANO 15 - Nº 2.320 - MANAUS/AM - 21/07/2013 - www.maskate.com.br

Brutal acerto de contas no bairro Val Paraíso

Veículo foi incendiado com a dupla amarrada no banco traseiro

Executados a tiros e carbonizados no carro Nicole-Bahls

Entidades cobram soluções para o polo industrial

Cleomir conta as novidades

Programa de Logística para Amazônia só beneficia soja do Mato Grosso

Ação civil pede explicações

Empresários pedem rapidez para biotecnologia Thomaz ouviu do presidente Antônio Silva que é necessário considerar, nos termos propostos pela autarquia

Anderson Silva fala sobre derrota

Pontes Filho

Assume presidência do Conselho Penitenciário

Assaltante é morto com camisa do bob esponja


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 21 de julho de 2013

CIDADE DOS MALUCOS

Visionário e empreendedor

Quando voltou do exílio e ganhou a disputa para exercer mais um mandato à frente do governo estadual, Gilberto encontrou pouco mais de 10 indústrias de peso no Distrito, cogitando levantar acampamento pelas dificuldades enfrentadas. Ele reuniu empresários, ouviu sugestões e decidiu em conjunto saídas para fortalecer o setor.

Base da transformação

Implantou em São Paulo uma estrutura de assessoria para atrair empresas e, no final de seu governo já eram mais de 200 as indústrias na ZFM. Essa foi a base que determinou a consolidação e vigor do modelo. A partir disso, Manaus alça voo e vira a quinta economia do país.

Meio ambiente e desenvolvimento

Sobre a utilização inteligente dos recursos naturais, costumava dizer que a melhor maneira de preservar o patrimônio natural é atribuir-lhe um papel econômico. Dizia isso para defender o manejo florestal e dos jacarés, o que lhe custou a antipatia de determinados setores do ambientalismo.

Ênfase na educação

Chamado de professor por ter aberto uma escola para provar ao Brasil o talento dos amazonenses em concurso público federal, Gilberto, no seu último cargo público, como senador da República, ganharam destaque os recursos federais amealhados para educação, ampliação de bibliotecas, do campus da UFAM, da unidade da Embrapa no Alto Solimões, entre tantas apostas pra melhorar o ensino, investir no conhecimento, incentivar a inovação.

maskateecrau@gmail.com

Nesta sexta-feira, dia 19, relembramos a morte do governador e senador Gilberto Mestrinho, um grande incentivador da consolidação da educação, saúde, moradia e da prosperidade no Amazonas. O antropólogo Nunes Pereira costumava dizer que “...se esquecermos de celebrar nossos mortos, eles morrem, de novo, dentro de nós.”.

FALA SÉRIO!

A intuição do Boto

Num país de tantas desigualdades sociais cada um se vira como pode até com os bagulhos recolhidos das ruas da cidade

O dia 21 de julho na História sua raridade, do século XIX. 1864 - Guerra Civil Americana: Batalha de Peachtree Creek - Perto de Atlanta, Geórgia, as forças militares dos Confederados, dirigidas pelo General John Bell Hood tentam atacar, sem sucesso, as tropas Unionistas do General William T. Sherman. 514 - Eleição do Papa Hormisdas. 1304 - Tomada do Castelo de Stirling: Eduardo I de Inglaterra conquista a última fortaleza rebelde naGuerra da Independência Escocesa. 1810 - A Colômbia proclama sua independência da Espanha. 1833 - Numa manifestação anti-Mórmon é destruída quase completamente a primeira edição do “Livro dos Mandamentos”. os exemplares que restaram estão entre os livros mais valiosos, devido à

1866 - A marinha austríaca, comandada pelo almirante Wilhelm von Tegetthoff, derrota a armada Italiana perto da ilha de Vis, na Batalha de Lissa. 1871 - A Colúmbia, então território britânico, junta-se à confederação do Canadá 1897 - A Academia Brasileira de Letras realiza sua sessão inaugural. 1917 - Sérvios, croatas e eslovenos se unem em um só reino, a Iugoslávia. A união dura até a década de 90. 1934 - Getúlio Vargas toma

posse na presidência da República. Ele já governava o país desde 1930, depois do golpe que derrubou o presidenteWashington Luís. 1944 - Segunda Guerra Mundial: Atentado a bomba contra a vida de Adolf Hitler, mas o Führer sobrevive. 1954 - Independência do Camboja. 1958 - Fundação do Município de Cunha Porã, SC. 1969 - A nave Apollo 11 pousa na Lua; Neil Armstrong e Edwin Aldrin tornam-se os primeiros humanos a caminhar na superfície do satélite. 1988 - Os governos da África do Sul, de Cuba e de Angola concordam com a proposta de conceder a independência da Namíbia e encerrar a guerra de Angola. 1992 - Václav Havel renuncia à presidência da Checoslováquia.

Santo do Dia - São Lourenço de Brindisi

Origens da ZFM

Com Gilberto, em seu primeiro governo, o Porto Franco, o embrião do modelo Zona Franca de Manaus, projeto original do deputado Pereirinha, foi autorizado por JK a seu pedido. Mais tarde, por pressão das entidades de classe, o governo federal reviu, ampliou e instalou a ZFM nos moldes atuais.

NINGUÉM MERECE! • Enquanto isso, com a desculpa de resgatar R$ 0,20 e a necessidade de soltar a mágoa da indignação entalada no peito, os jovens foram para as ruas contra a corrupção na classe politica. •E arrastaram a sociedade para denunciar o descompasso entre pesada carga tributária e a absoluta precariedade dos equipamentos públicos de saúde, educação, transporte e moradia. •A despeito disso, o desmando moral segue sorrateiro, num do país açoitado por momentos de indefinições e inseguranças estruturais e a iminência de instabilidade econômica. •Na TV, o movimento das ruas já virou publicidade eleitoral dos mais espertos, na disputa do talento publicitário que prioriza a ilusão e descuida do interesse do cidadão.

Geralmente, as chamadas “crianças superdotadas”, aquelas que demonstram um dom excepcional para alguma especialidade, quando crescem, parecem “perder os poderes” e nivelam-se com as demais pessoas. São poucas as exce-

ções que merecem ser recordadas. Mas, com certeza, uma delas foi Júlio César Russo, que nasceu no dia 22 de julho de 1559, em Brindisi, na Itália. Seu nome de batismo mostrava, claramente, a ambição dos pais, que esperavam para ele um futuro brilhante, como o do grande general romano.

Realmente, anos depois, lá estava ele à frente das forças cristãs lutando contra a invasão dos turcos muçulmanos, que ameaçava chegar ao coração da Europa depois de ter dominado a Hungria. Só que não empunhava uma espada, mas sim uma cruz de madeira.

Versículo do Dia Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, livra a minha alma. Salmos 116:3,4 ÓTIMO – Internet banda larga de 10 megas para toda rede pública municipal de ensino. Se o mundo globalizou, nada mais justo, que os governos comecem a implantar a modernização BOM – A manifestação no Cacau-Pirêra mostra que não é apenas a população da capital que está insatisfeita com os desmandos políticos, que nada resolvem. PÉSSIMO – Nossos grandes ídolos, principalmente da música, estão se assumindo: uns que são gays e estavam enrustidos e outras que eram casadas. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com Coord. de redes sociais: |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 21 de julho de 2013

Programa de Logística para Amazônia só beneficia soja do Mato Grosso

|03|

qEntidades cobram soluções para o polo industrial de Manaus O professor Augusto César Rocha, doutor em economia e logística regional, e coordenador do Comitê de Logística da FIEAM/CIEAM, chamou a atenção dos usuários e associados das entidades da indústria, que foram signatárias e co-patrocinadoras do programa Norte Competitivo, para identificar gargalos de infraestrutura e propor soluções logísticas para os estados da Região Norte. Ele alertou que elas podem estar sendo burladas pela ênfase dada pela empresa Macrologística, responsável pelo projeto, para o escoamento da soja do Mato Grosso. Razões do preservacionismo maroto foram adotadas para impedir novos investimentos na região. A CNI, Confederação Nacional da Indústria, patrocinadora da iniciativa, envolveu a FIEAM e prometeu saídas para toda a região. E é isso que presisa estar assegurado, diz Antônio Silva, dirigente da entidade.

E a logística do PIM? O debate alcançou a questão da metodologia de avaliação e propostas adotada, a necessidade de inclusão das projeções de crescimento para a região e da diversidade de alternativas de crescimento. No debate acalorado, ficou claro que é preciso identificar mais amplamente as demandas logísticas do PIM e do se-

tor comercial, ouvidos os atores interessados, com destaque para análise das questões de custo, como impostos (ICMS...) e o estímulo à competitividade na articulação operacional entre os diversos modais. Adicionalmente, uma análise de Origem-Destino de cargas deve ser ampliada para todos os produtos do PIM.

Gargalos e competitividade Norte (?) Competitivo De acordo com a denúncia, “...são, a rigor, projeções equivocadas e absurdos metodológicos que negligenciam os interesses socioeconômicos do Amazonas e sugerem que os projetos foram desenhados para atender as demandas dos produtores de soja do Centro-Oeste e o extrativismo do Pará. Até aqui o Norte Competitivo, mais do que tudo, atende aos interesses da economia mato-grossense, que, cá entre nós,

não faz parte da região Norte em questão.”.– Com uma pauta que retoma questões das demandas específicas do Polo Industrial de Manaus-PIM e as projeções das atividades planejadas para a região, a empresa Macrologística, responsável pela elaboração do Programa Norte Competitivo, retornou a Manaus nesta terça-feira para debater o gargalo da infraestrutura logística, a maior restrição de infraestrutura ao desenvolvimento do Amazonas.

As entidades do Amazonas patrocinaram parte do projeto exatamente para assegurar saídas para este gargalo que implode a competitividade do modelo. É da maior importância, para evitar a repetição de equívocos, instrumentalização e descuidos das demandas e propostas regionais, que descredenciam os objetivos de mobilização e

atendimento de todos os estados envolvidos, que os resultados, nas diversas etapas, antes de serem consolidados, sejam debatidos por um comitê técnico, responsável pela reafirmação do conteúdo e anuência de publicação, indicando objetivamente sua vinculação e contribuição para o desenvolvimento e crescimento integrado da região.

Entre as pendências graves, segue o esquecimento inaceitável da recuperação da BR-319, Manaus-Porto Velho, que conecta por rodovia a economia do Amazonas ao resto do país. Nesse contexto, a expansão do aeroporto e a inclusão da oportunidade e estudos do aeroporto-indústria precisam ser consideradas. O projeto Norte Competitivo, na verdade, na sua estruturação original, não contempla as necessidades de competitividade do PIM. Hoje, depois dos ques-

tionamentos, cobranças e reclamações para incluir as demandas locais, o Projeto simplesmente reduz o PIM em sua análise para o setor de Duas Rodas e Eletroeletrônico, baseando projeções em amostras de uma empresa de cada setor. A partir desta redução inadequada do ponto de vista estatístico/metodológico, extrapola as necessidades de logística do modelo e conclui que não precisamos da BR-319, nem de porto, nem mesmo de expansão do aeroporto.

Pendências emergenciais


maskate.com.br

|04| Maskate

Seminf anuncia obras O vice-prefeito e secretário de obras, Hissa Abrahão, anunciou, nesta quinta-feira (18), duas obras para o trânsito nas Zonas Norte e Leste de Manaus. No projeto, está prevista a construção de uma passagem de nível na Bola do Manôa, na Zona Norte, e um complexo viário na Bola do Produtor, na Zona Leste. De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), os projetos da passagem de nível na Bola do Manôa e do Complexo Viário na Bola do Produtor ainda se-

rão formatados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). As novas estruturas foram baseadas em estudos que demonstraram que os locais sofrem com o tráfego, mesmo em horários alternativos. Durante reunião, os secretários definiram ainda metas e alinharam procedimentos para dotar a cidade da estrutura necessária para a Copa do Mundo de 2014. Ainda segundo Hissa, a Prefeitura tem 42 projetos de infraestrutura em andamento e que deverão ser concluídos até 2017.

Acampados em frente à Câmara Municipal de Manaus, integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) foram recebidos pelos vereadores na quinta-feira (18). Durante a reunião, manifestantes apresentaram as propostas defendidas pelo grupo, como a implantação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do transporte coletivo de Manaus e a criação de um lei para que estudantes consigam direito ao passe livre. Após o encontro, segundo a diretoria de comunicação da CMM, o presidente da Casa, Bosco Saraiva (PSDB), se

comprometeu a oferecer o suporte técnico ao MPL, além de repassar os documentos necessários para a análise da planilha da tarifa de ônibus. Atendendo às solicitações dos manifestantes, a CMM iniciou procedimentos para que o MPL tenha acesso à internet Wi-Fi e possa realizar um seminário na Casa sobre o transporte coletivo. Presentes ao encontro com os manifestantes estiveram, além de Bosco Saraiva, os vereadores Sildomar Abtibol (PRP) e os vereadores Waldemir José (PT), Professor Bibiano (PT), Rosi Matos (PT) e Álvaro Campelo (PP).

POLÍTICA

Manaus, 21 de julho de 2013

Ação civil pede explicações sobre apagão qDefensoria Pública, MPE e comissões da ALE e CMM assinam

O apagão ocorrido em Manaus, Manacapurue Iranduba na última sexta-feira (12) motivou o ingresso de uma ação civil pública contra a empresa Eletrobrás Amazonas-Energia. A medida foi adotada pelo Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública do Amazonas, as comissões de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Manaus e o Procon. Mesmo com a ação civil, os órgãos públicos vão continuar maskateecrau@gmail.com

MPL e vereadores debatem

O MUNDO É DOS NETS

TV HD com 120 canais 49,90 por 3 meses ASSINE JÁ MONICA FROTA

9278-7986 8227-2594

as investigações para identificar os motivos do apagão. A Defensoria informou que o Conselho Estadual de Defesa do Consumidor já autorizou a contratação do Instituto Nacional de Avaliação e Perícia de Engenharia (Ibape), que aguarda apenas a finalização dos trâmites burocráticos para iniciar os trabalhos. Em nota, o setor de comunicação da Eletrobrás Amazonas Energia informou que a empresa ainda não foi notificada

sobre a ação civil e salientou que o órgão regulador sobre ela deve ser a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Sobre o apagão, a concessionária declarou que participa de reuniões junto ao Operador Nacional do Sistema (ONS), na cidade do Rio de Janeiro (RJ), para avaliar o caráter experimental de estar conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Durante os debates, será tratado a questão da falta de energia do dia 12.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 21 de julho de 2013

Pontes Filho assume presidência do Conselho Penitenciário Estadual O Delegado e Assessor Técnico da Polícia Civil do Amazonas, Raimundo Pontes Filho, assumiu a presidência do Conselho Penitenciário do Estado, durante reunião na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Diretos Humanos (Sejus). O encontro teve como objetivo apresentar o novo presidente e discutir propostas de ações a serem encaminhadas ao Secretário de Justiça, Wesley Aguiar. Estiveram presentes na reunião profissionais de Direito Penal, representantes do Ministério Público Estadual, da Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional Amazonas, da Defensoria Pública e da Pastoral Carcerária. Todos membros do Conselho. Durante o encontro, foram expostos aos presentes os resultados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Penitenciário Brasileiro de 2007, além do texto “Apagão carcerário: o sistema e serviço de insegurança da sociedade”, de autoria do Delegado Raimundo Pontes Filho. Após as apresentações, o presidente da entidade deu início às discussões, onde foram debatidos os principais pontos a serem melhorados no sistema carcerário do Amazonas.

qO encontro teve como objetivo apresentar o novo presidente

Encontro da Federação e Colônias de Pescadores Políticas públicas ligadas à segurança

Segundo Pontes Filho, o Conselho Penitenciário do Estado tem como objetivo contribuir para as políticas públicas ligadas à segu-

rança dos presídios e às ações de socialização dos presidiários, atuando também como órgão fiscalizador da execução penal.

CNJ vai realizar mutirão carcerário no Amazonas

O mutirão carcerário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai ser realizado no Amazonas no período de 17 de setembro a 18 de outubro deste ano. O último mutirão realizado pelo órgão no Estado ocorreu

em 2010. A dada de início do mutirão carcerário foi decidida na manhã desta quinta-feira (18), durante uma reunião realizada no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em Manaus, com os representan-

tes do CNJ, os juízes Luciano Losekann e Douglas Melo e o assessor Paulo Amaral. Também estavam presentes o presidente do TJAM, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa; o desembargador Sabino da Silva Marques, presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Amazonas; o secretário de Justiça do Amazonas (Sejus), delegado Wesley Aguiar; juízes criminais e representantes da Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB/AM), Ministério Público e Defensoria Pública. De acordo com o secretário da Sejus, Wesley Aguiar, o mutirão deve desafogar o sistema carcerário, principalmente a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro da capital.

População do Cacau-Pirêra prepara nova manifestação A população do Distrito do Cacau Pirera/Iranduba PRETENDE realizar dentro de mais alguns dias, na cabeça da Ponte Rio Negro, uma nova manifestação pacífica para cobrar uma posição das centenas de famílias que residem naquela região em situação precária devido a cheia dos rios. O movimento conta novamente com o apoio do Fórum de Política de Iranduba,Sindicatos, Igreja Católica e entidades de classe que estão mobilizados há mais de uma semana e finalmen-

|05|

te decidiram ir as ruas nesta quinta-feira, devendo depois da primeira manifestação coordenarem um novo movimento de reivindicações. Alguns líderes mais exaltados garantiram que vão interditar pela segunda vez a entrada de acesso de acesso a Ponte Rio Negro para que o movimento possa chamar a atenção das autoridades competentes. “Nós vivemos aqui precisando de tudo e os nossos representantes parecem que só pensam em defender o que realmente interessa a eles e aos

seus pares políticos. As ruas estão esburacadas, a ação social não chega até nós de maneira nenhuma, pois até médicos nos não temos no posto de saúde do Cacau Pirera”, desabafou José do Rosário. A primeira manifestação, realizada na quinta-feira teve participação de cerda de 300 pessoas mas os coordenadores prometem levar peloo menos o dobro de pessoas para a próxima manifestação que ainda terá o dia marcado a partir do começo da próxima semana, depois de várias reuniões.

“A primeira reunião foi muito produtiva e contou com boas discussões. Foram trazidos temas de alta relevância. Conseguimos fazer um breve diagnóstico dos problemas dos presídios, além de discutir ações e propostas que possam nos ajudar a encontrar caminhos para tornar a realidade dos presídios e da sociedade como um todo, mais segura”, concluiu Pontes Filho. Para Janaína Sales Rodrigues, membro do Conselho, a presença de Raimundo Pontes Filho na presidência é extremamente positiva, tendo em vista todo o conhecimento que o mesmo adquiriu nos cargos que assumiu na Polícia Civil. “Ele possui uma grande bagagem, além de ter uma sensibilidade no aspecto humano, que o sistema penitenciário precisa”, disse.

O Encontro Estadual das Colônias de Pescadores filiadas a Federação dos Pescadores do Estado do AmazonasFEPESCA e Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores - CNPA, para tratar de assuntos pertinentes ao período que começa a safra em nosso Estado do Amazonas e as demandas do setor O encontro também tratou da linha de crédito, locais de pesca, benefício previdenciário social, carteira de pescador, imposto sindical, curso de qualificação profissional, fábricas de gelo etc, começoui ontem (19) na balsa do terminal pesqueiro de Manaus, bairro Educandos, e encerrou neste, sábado, 20 de Julho de 2013. A Federação conta com

aproximadamente 50 mil pescadores e entre as discussões estão o recente anúncio do ministro da pesca, Marcelo Crivella, sobre a mudança de barcos de madeira por barcos de fibra para os pescadores do Amazonas; o auxilio-defeso; investimentos no setor da pesca; terminal Pesqueiro e qualificação profissional entre outras. O encontro contou com a presença de autoridades ligadas ao setor. O governador Omar Aziz e o prefeito de Manaus, Arthur Neto foram convidados para o evento que foi realizado em dois dias e foi considerado bastante proveitoso para toda a categoria dos pescadores do Estado do Amazonas.


maskate.com.br

|06| Maskate

No caso do Projeto nº 284, a PL foi aprovada com a Emenda 001 do vereador Dr. Alonso Oliveira (PTC), revogando a Lei nº 1.388/1990 da administração do ex-prefeito Amazonino Mendes (PDT), que restringia a implantação dos centros apenas na área central da cidade. Os CCPs, destinados a comerciantes e prestadores de serviços ambulantes no município de Manaus, têm por objetivo incentivar a iniciativa

privada a implantar esses centros para alocar comerciantes e prestadores de serviços informais. De acordo com o projeto, caberá a Prefeitura de Manaus definir as áreas onde serão instalados os Centros de Comércio Popular, estabelecer rito preferencial e simplificado para a construção e licenciamento dessas atividades junto aos órgãos municipais competentes, observados os termos definidos em regulamento.

Incentivos fiscais

Já o Projeto de Lei nº 285 concede incentivos fiscais pelo prazo de dez anos aos CCPs e aos comerciantes e prestadores de serviços neles instalados. Pelo projeto, os comerciantes e prestadores de serviços dos CCPs serão isentos do Imposto sobre a Propriedade Predial

e Territorial Urbana (IPTU) e das Taxas de Localização e Verificação de Funcionamento Regular, a contar da data de sua instalação. Os incentivos fiscais, segundo ice-líder do prefeito na CMM, vereador Rozenha (PSDB), serão a contrapartida da prefeitura.

maskateecrau@gmail.com

Projeto aprovado

AMAZONAS

Manaus, 21 de julho de 2013

Câmara Municipal aprova projeto de ordenação de camelôs qConcessão de incentivos fiscais também teve parecer favorável. Propostas dependem agora da sanção do prefeito

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta quarta-feira (17), em regime de urgência, o Projeto de Lei (PL) que ordena camelôs. A proposta aprovada pelos vereadores prevê a implantação dos Centros de Comércio Popular (CCPs) destinados aos comerciantes e prestadores de serviços ambulantes na capital. Incentivos fiscais aos camelôs instalados nos CCPs também foi aprovado. Projetos agora dependem da sanção do Executivo Municipal. O Projeto de Lei nº 284 dispõe sobre a implantação dos Centros de Comércio Popular voltados para os comerciantes e prestadores de serviços ambulantes de Manaus. Já o PL nº 285 concede incentivos

fiscais pelo prazo de dez anos aos CCPs e aos comerciantes e prestadores de serviços neles

instalados. Os projetos aprovados seguem à sanção do prefeito Arthur Neto (PSDB).


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 21 de julho de 2013

Empresários pedem rapidez para biotecnologia

|07|

qO superintendente Thomaz Nogueira resolveu por a mão no vespeiro Na última quinta-feira, 18 de julho, o Centro e a Federação das Indústrias, CIEAM/ FIEAM, encaminharam ao Superintendente da SUFRAMA e ao CAPDA, Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia, Proposta para atividades de P&D no âmbito da Amazônia Ocidental, em atendimento à solicitação dessa autarquia, feita em reunião do dia 21 de junho último, no âmbito revisão da estrutura e gestão desses recursos. O superintendente Thomaz Nogueira resolveu por a mão no vespeiro e remexer nos rescaldos de utilização inadequada e, em alguns casos, marota, de verbas que podem ultrapassar R$ 1 bilhão, se forem devidamente auditadas e revistas em nome da pesquisa, desenvolvimento e respostas de inovação ecológica para os setores atuais e o polo de biotecnologia.

Fármacos, cosméticos e alimentos

Polo de bioindústria

Em reunião com as entidades, Thomaz ouviu do presidente Antônio Silva que é necessário considerar, nos termos propostos pela autarquia, que os recursos de P&D são contrapartida de renúncia fiscal, e que sua gestão precisa, obrigatoriamente, de celeridade, transparência e evidências do retorno à sociedade. Esses recursos, reforçou Wilson Périco, do CIEAM, do ponto

de vista das entidades, poderiam ser reavaliados no âmbito de sua regulamentação e sustentação legal, à luz das demandas de inovação e agregação de valor das atividades produtivas, incluindo biotecnologia e afins, em toda a área de abrangência da Superintendência da Zona Franca de Manaus, reafirmando integração e compromissos com os demais Estados.

A tese da aproximação entre Suframa e Embrapa, para achar saídas seguras, imediatas e benéficas para P&D no Polo Industrial de Manaus, tem o apoio do governo estadual e é seguidamente, citada para ilustrar a necessidade de abrir novas frentes de investimentos e

programas, adotando medidas e elaborando sugestões que possam adensar, diversificar e interiorizar a produção industrial do modelo, investindo em inovação tecnológica – a indústria do conhecimento – que apoia produção de fármacos, cosméticos, alimentos e bioenergia.

Casos de malária reduzem 46% neste ano em Manaus Os casos de malária em Manausapresentaram redução de 46% no primeiro semestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apontam que foram registrados 2.532 casos da doença neste ano. Doença infecciosa causada por protozoários transmitidos por vetores, a malária vem registrando índices menores de casos a cada ano em Manaus. Segundo a Semsa, em 2008, foram registrados 19.728 casos da doença, 16.416 em 2009, 15.666 em 2010, 15.093 em 2011 e um total de 9.695 casos em 2012. Os trabalhos para conter a malária em Manaus envolvem ações educacio-

nais, incluindo a realização de palestras e distribuição de panfletos informativos, a borrifação das áreas consideradas de maior possibilidade de aparecimento do mosquito transmissor,além das medidas de diagnóstico rápido da doença. Em Manaus, de acordo com a Semsa, as áreas de maior risco são a Zona Rural e próximas a regiões de floresta, como, por exemplo, o bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus. A malária apresenta os seguintes sintomas: dores de cabeça e no corpo, fraqueza, febre alta, calafrios, e ainda, dor abdominal. Podem ocorrer, também, dores nas costas, tontura, além de náuseas e vômitos. Crianças, gestantes e pessoas infectadas pela primeira vez.


SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY GRAN DUOS GTI9082L GR Cód. 67796-5 À Vista R$ 1.215,00

CAMERA DIGITAL PANASONIC LUMIX 16.1 DMCFH10LB RS Cód. 67841-5 À Vista R$ 278,00

143,00

R$

6

(1+5)

R$

R$

6

(1+5)

R$

MAX

Característica da camera digital: 16.1 MP • Sensor CCD • Zoom óptico 5x • Zoom digital 4x • Resolução 4608x3072 • Velocidade máxima do obturador 1/1600 • Velocidade mínima do obturador 60 • Sensibilidade ISO 100 - 3200 • Tamanho LCD 2.7 polegadas

32,80

50,50

BEBEDOURO LATINA ACQUA-ICE MESA 10612 Cód. 63621-5 À Vista R$ 425,00

1 ANO R$ 35,72

R$

220,

MAX

60

6

(1+5)

1 ANO R$ 74,23

R$

6

(1+5)

R$

MAX

73,90

113,90

77,20

MAX

• Grafite Dual Chip • Android 4.1 • 3G • Wi-Fi • Tela 5.0” • Câm. 8.0MP

COND AR ELECTROLUX 7500BTUS MAXIMOS EC07F 110V Cód. 57434-1 À Vista R$ 627,00

R$

50,00

1 ANO R$ 41,65

Consumo de energia: 11,0 w/h • Serve água: Gelada/ Natural • Termostato regulável: Sim • Tipo: Mesa • Filtra: Não • Coletor removível: Sim • Isolamento • térmico: Sim • Gabinete: Plástico • Cor: Branco • Tensão: 110v • Peso aproximado: 11kg • Dim. (AxLxP): 43,5x30,5x38cm

• Classe A • Ventilação • 754w • Refrigeração • Baixo consumo de energia

FREEZER ELECTROLUX HORIZ 140L 1P H160A BR Cód. 67800-1 À Vista R$ 1.048,00

1 ANO R$ 53,12

R$

6

(1+5)

R$

MAX

123,40

COND AR ELECTROLUX SPLIT ECOTURBO TE12F Cód. 67742-9 À Vista R$ 1.178,00

R$

6

(1+5)

R$

MAX

Capacidade: 12000 BTUs • Ciclo: Frio • Classificação energética “A”: mais eficiência e economia de energia • Gás ecológico R410a: gás que não agride a camada de ozônio • Função siga-me: com um sensor no controle remoto, a função permite que a temperatura desejada seja mantida onde está localizado o controle remoto • Função Auto-limpeza: evita proliferação de odores e mofo garantindo um ar mais saudável • Função ECO: economiza energia adequando-se a variação de temperatura do corpo durante o sono.

138,80

213,90 1 ANO R$ 56,86

190,50 1 ANO R$ 55,57

• Novo design, mais compacto • Dupla função freezer/refrigerador • Chave de segurança • Cesto aramado • Turbo congelamento poderá congelar seus alimentos muito mais rápido.

MÁQUINA LAVAR ROUPA ELECTROLUX 6KG LTE-06 Cód. 62886-7 À Vista R$ 698,00

R$

6

(1+5)

R$

MAX

82,20

• Reaproveitamento de água • Turbo centrifugação • Filtro pega-fiapos • 4 Níveis de água

126,90

FOGÃO ELECTROLUX CHEF 52SR BR Cód. 67694-1 À Vista R$ 918,00

R$

6

(1+5)

R$

MAX

1 ANO R$ 57,76

108,10

166,70 1 ANO R$ 69,36

REFRIGERADOR ELECTROLUX 323L 1P RFE-38 BR Cód. 66918-1 À Vista R$ 1.175,00

R$

6

(1+5)

R$

MAX

138,50

213,50 1 ANO R$ 71,68

• Frost free • Branco • Aço galvanizado com pintura eletrostática • 400L • Peso: 54kg

GARANTIA

ESTENDIDA

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

Jurídico: Preço à vista para pagamento em dinheiro. Condição de 10x sem juros. Para pagamentos no carnê TVLAR 1+9, e nos cartões AMEX, VISA e MASTER 10x. Condição para 6x no carnê TVLAR com entrada de 18,10% (1+5 iguais), com acréscimo de 4,4% ao mês, e para o plano de 12x no carnê TVLAR, entrada de 11,8% (1+11 iguais), com acréscimo de 7% de juros ao mês. Ofertas válidas até 18 de Julho, ou enquanto durar o estoque. Para retirar seu cartão TVLAR dirija-se à uma de nossas lojas, setor Crediário. O cartão TVLAR está sujeito à análise de crédito. Fotos meramente ilustrativas. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Não jogar este anúncio em via pública. Muito obrigado!


Maskate na TV Pára agora mas Continua em breve ANO 15 - Nº 2.320 - MANAUS/AM - 21/07/2013 - www.maskate.com.br

Foram duas semanas de muita música, artistas se apresentando todos os dias e com certeza, alegraram centenas de milhares de telespectadores em todo o Estado do Amazonas. O Quadro Pára ou Continua do Programa Maskate na TV/ Fala

MourãO, realmente trouxe para a população, imagens diferentes daquelas que se vê todos os dias entre os concorrentes, ou seja, a miséria, a violência e outras banalidades sociais, que só entristecem os corações. Mas o Miguel Mourão, apresentador do

Maskate na TV, a cada nova temporada, bota a música no ar e logicamente, abre espaço que todos os artistas locais merecem ter, para exibirem sua arte, seu talento e que são carismáticos para merecerem tanto sucesso do público.

Como disse o Miguel Mourão no Programa de quinta e que repetiu nesta sexta-feira, o Programa do Maskate vai dar uma parada técnica e necessária, porque segundo ele mesmo “ninguém é de ferro”, devendo retornar ao ar a partir do

primeiro dia do mês de setembro, com muitas, novas e boas novidades, podem ter certeza, senhores telespectadores fiéis e assíduos na tela da Band Amazonas, onde o Maskate na TV e seus quadros artísticos e de premiações são apre-

sentados todas as tardes. O Miguel Mourão e toda a produção pedem que o público que nos assiste, fique sim com saudade, mas também fiquem com a certeza de que, será um retorno triunfante, bonito e do jeito que o povo gosta.

Retorno com força total em setembro

Astros da música amazonense no palco Nas semanas em que o Quadro Pára ou Continua este no ar, o palco do programa foi todo ele entregue para shows musicais de grandes cantores locais. Por lá passou a sensacional cantora de músicas nacionais e internacionais – Sâmea. Ela venceu quatro desafiantes, ganhou R$ 400,00 e perdeu na quinta disputa para o também talentoso forrozeiro Alderi do Acordeon que entrou com a sanfona de 180 baixos no palco e tirou a bela Sâmea. E por falar em bela da voz bonita, também

participou cantando e dançando bonito a Sargento Marissol que sempre é um espetáculo à parte. O palhaço Alegria, o bregueiro Timbiras, e tantos outros, porém, não

podemos esquecer da sensacional Banda Impackto, que encerrou nesta sexta-feira, esta primeira etapa do Quadro Pára ou Continua. Voltaremos em breve!!! Não esqueçam.


maskate.com.br

|10| Maskate

Glenda Pierra

Jair Alves

Pandinha do forr贸

Antonio Virgilho @antoniovigilho

Jessica Veronica @jeevronica

Marlen Lima @blogdomarlen

Rikard茫o Salvador @rikardaosalvador

jornal@maskate.com.br

Elizabete Cristina

REDES SOCIAIS

Manaus, 21 de julho de 2013

TELECARINHO NO MASKATE NA TV

Laila Cristiny

Deborah de Oliveira

Monica Cabral

Kelison Taveira

Programa do maskate na tv


Maskate

maskate.com.br

Anderson Silva fala sobre derrota em entrevista com Marília Gabriela

Em entrevista com Marília Gabriela, Anderson Silva falou sobre a perda do cinturão dos pesos-médios em uma luta contra Chris Weidman. Também conhecido como “Spider”, o lutador esclareceu todos os detalhes a respeito da polêmica luta. “Aprendi bastante com essa luta. Muitas coisas estavam encobertas pela cortina do sucesso. Faltou um pouco de equilíbrio emocional e alguns princípios da arte marcial que eu

preciso resgatar. Um erro técnico acabou com um trabalho de 4 meses de todo mundo”, disse ele. Ele também contou que sofreu pressão após sete anos invictos. “Fazia sete anos que eu defendia o título e as cobranças começaram a ficar cansativas. É uma pressão muito grande. Faz um bom tempo que não tiro férias. Eu tiro só 3 dias, 4 dias para descansar”, contou. Além disso, Anderson ainda prometeu

recuperar o cinturão: “Vou me dedicar e trarei de volta o cinturão. É um patrimônio brasileiro e tem que ser resgatado”. Anderson contou ainda como se sentiu no final e com a repercussão da luta. “Na hora, eu me senti aliviado, mas fiquei triste pelas pessoas que se dedicaram nesses meus quatro meses de treino. Fiquei triste com os comentários de uma possível luta arranjada”, revelou.

Gisele Bündchen usa roupa superdecotada

Manaus, 21 de julho de 2013

|11|

Alessandra Ambrósio mostra foto de biquíni

Alessandra Ambrósio publicou uma foto de Biquíni, na praia, e disse: “Me preparando para um fim de semana divertido e relaxante. Sexta-feira feliz”. Apesar do clima ensolarado da foto, Alessandra está na verdade curtindo uns dias no Sul. A top gaúcha publicou também uma imagem do filho, Noah, em Erechim. Alessandra, que mora nos Estados Unidos, aproveitou para visitar sua cidade natal após participar de um evento no Brasil nesta quinta, 18. Ela foi a um lançamento de uma linha de absorventes usando um vestido com mais de mil pedras Swarovski. Durante o evento, a modelo contou que ficará no Brasil nos próximos dias para cumprir compromissos profisisonais. Ela falou em que fase estão os dois filhos. “A Anja vai começar a ir para a escola, está aprendendo a ler. O Noah já está caminhando. Sempre que posso estou com eles. Mãe coruja? sou super!”, reconheceu, antes de dizer que não pretende aumentar a família no momento. “Por enquanto ainda não penso nisso”.

Bruna Marquezine posa em praia paradisíaca na Grécia

Prestes a completar 33 anos, Gisele Bündchen, que faz aniversário neste sábado, 20, usou um figurino pra lá de ousado durante um de seus trabalhos. Ela compartilhou o registro do momento com seus fãs e seguidrores do Instagram. Na imagem divulgada nesta sexta-feira, 19, a top brasileira aparece a bordo de um macacão cheio de brilho e superdecotado. “Que tal esse macacāo? #trabalho #diversão”, escreveu na legenda da imagem.

Nicole Bahls usa saia curtíssima Bruna Marquezine está curtindo todos os momentos de sua viagem de férias à Grécia. No início da tarde desta sexta-feira, 19, a atriz compartilhou uma foto na qual aparece nas areias de uma das praias locais. Na imagem, Bruna - que está viajando com um grupo de amigas e sem o namorado, Neymar - aparece de óculos escuros e usando um vestido de crochê na beira das cristalinas águas cristalinas gregas. Nicole Bahls não resistiu ao espelho na entrada do hotel onde está hospedada e fotografou seu look do dia. “Bom dia, flor do dia, hora de voltar pra casa”, escreveu ela, usando uma saia curtíssima e sendo observada de longe pelo carregador de malas. A assistente de palco passou os últimos dias em Salvador, onde participou de um evento. Ela comentou a informação de que estaria mantendo um affair com o músico Pipo Marques, filho do cantor Bel Marques, vocalista da banda “Chiclete com Banana”. “Não quero falar sobre isso. Minha passagem por Salvador é somente para trabalho. Sou garota-propaganda de uma marca de energéticos e estou aqui para isso.


maskate.com.br

|12| Maskate

Manaus, 21 de julho de 2013

Padrasto de menina morta com tiro na cabeça é preso

6º DIP pega assaltante acusado de homicídio

A equipe de tiras do 6º Distrito Integrado de Polícia prendeu, Ilmar Cleiton da Rocha Tinoco, 20, conhecido como “Charada”, envolvido em roubo e homicídio na capital. Ele foi preso na rua 56 do Conjunto Sérgio Pessoa Neto, localizado no bairro Cidade Nova, Zona Norte da cidade, em cumprimento de mandado de prisão expedido nessa quarta-feira (17) pelo juiz Carlos Zamith de Oliveira Júnior, da Central de Plantão Criminal O mandado contra o acusado é pelo seu envolvimento em roubo majorado (Artigo 157 do Código Penal Brasileiro) ocorrido em 29 de março deste ano. De acordo com o delegado Ricardo Leite, a polícia conseguiu chegar até o suspeito após investigações sobre a possível participação dele em um homicídio ocorrido no último dia 5 no Conjunto Osvaldo Frota, onde a vítima veio a óbito após ser atingida por pauladas na cabeça. Ilmar foi apontado por testemunhas como autor do crime. Após iniciarmos as investigações, conseguimos informações de que ele estaria envolvido em um roubo em um estabelecimento comercial onde, juntamente com um comparsa, agrediu um senhor e levou do local aproximadamente R$ 950 em espécie mais mercadorias.

redacao@maskate.com.br

POLÍCIA

Os tiras do 3º Distrito Integrado de Polícia prenderam, Francisnei Ramos Amazonas, o “Neco”, de 29 anos de idade. “Neco” foi preso na rua Santa Isabel, no bairro da Cachoeirinha, quando apareceu na empresa em que trabalhava para pedir demissão e fugir do Estado do Amazonas. A Polícia Civil descobriu que contra Neco havia um mandado de prisão em aberto desde maio de 2012, quando ele fugiu do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). Neco é o Padrasto da menina anny Bianca de Araújo, de 6 anos de idade, assassinada no dia 25 de junho, por volta das 2h da manhã, no beco Paysandu, no bairro de Petrópolis. segundo o delegado titular do 3º DIP, Abrahão Serruya, Anny Bianca levou dois tiros, sendo um na cabeça e outro no braço, vindo a falecer no Hospital Joãozinho, às 13h30min do mesmo dia. Neco confirmou que o seu verdadeiro nome é Francisnei Ramos Amazonas, e que ele realmente é foragido do Compaj. A Polícia Civil informou que Neco prestou depoimento sobre o assassinato de sua enteada, e que as investigações sobre o homicídio correm em sigilo. Neco fará exame de corpo de delito e será encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.

Morre mais um queimado no acidente com o Sêneca

qEdson Perron teve 95% do corpo atingido pelas chamas do avião O assessor jurídico, Edson Parron, de 30 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (19) no Hospital 28 de Agosto, localizado na Zona Centro-Sul de Manaus, o assessor jurídico, Edson Parron, de 30 anos,. Parron é a quarta vítima fatal da queda de um avião bimotor no Terminal 2 do Aeroporto Eduardo Gomes ocorrido na última terça-feira (16). Os médicos confirmaram que o assessor jurídico teve queimaduras em 95% do corpo após o avião pegar fogo e estava em estado muito grave, segundo informações do último boletim médico divulgado na quinta-feira (18) pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Ele passou por broncoscopia com lavado broncoalveolar, com aspiração de secreção com fuligem e apresentando queimadura leve das vias aéreas (pulmões). O assessor também foi submetido a uma segunda sessão de hemodiálise, mas começou a apresentar

febre, cuja causa estava sendo investigada, conforme o boletim. Os outros dois sobreviventes da queda do avião, Adonai Pessoa Campos apresenta queimaduras em 60% do cor-

po, enquanto Vanessa Guedes está com 50% do corpo queimado. Os dois permanecem internados em estado grave no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital 28 de Agosto.

Homens são mortos a tiros e queimados dentro do carro A Polícia encontgrou d homens mortos e carbonizados dentro de um carro na manhã desta sexta-feira (19). As vítimas estavam na Rua Chico Mendes, no bairro Valparaíso, Zona Leste de Manaus. Antes de serem carbonizados dentro do veículos os dois homens foram torturados e fuzilados com pelo menos quatro tiros cada um. As vítimas estavam no banco traseiro do veículos de algumas pessoas eu moram no local disseram que houve uma discussão muito grande antes da execução. Os dois outros homens que estavam no banco dianteiro atiraram contra a dupla e, em seguida, incendiaram o carro”, disse. Uma equipe de tiras da Delegacia Especializada de Homicídios e Sequestros (DEHS) foi acionada e esteve no local com a Perícia e funcionários do Instituto Médico Legal, logo depois

do crime ser informado. Até o final da manhã ainda não haviam comparecido familiares de nenhum dos mortos para fazer o reconhecimento no

IML, mas por enquanto, os tiras da DEHS, acreditam que a dupla execução esteja, como sempre, ligada ao tráfico de drogas no bairro.


Maskate

maskate.com.br

ASSALTANTE É MORTO COM CAMISA DO BOB ESPONJA

Manaus, 21 de julho de 2013

|13|

O HOMEM QUE NÃO ACEITAVA UM “NÃO”

O belíssimo Anderson da Costa Feitoza, 20, só queria ter dinheiro para poder grelhar na night de Manacapuru, que é bastante movimentada, quase como a de Buenos Aires, mas acabou morto com um balaço na mente, na noite da última quarta-feira (17), quando tentava roubar. A morte dele foi uma grande perda para a sociedade de Manacapuru, por que ele estava há dias roubando todo mundo que saía do Parque do Ingá, porém ontem, quando abordava um casal, algo deu errado ou deu certo

demais, porque os cops apareceram para ver que treta era essa. Depois de tentar roubar, as vítimas acionaram os cops e o Anderson, que estava acompanhado de sua gata Anacelia Carvalho de Andrade, 19, vazou em um mototáxi. A gata dele ficou para trás e acabou presa. Mais lá na frente, Anderson se viu encurralado pelos briosos tiras, que o perseguiam implacavelmente, por toda a cidade. Neste momento, Anderson tomou a decisão que os tiras queriam, ele apontou a arma para os cops e se

despediu dessa vida com um belíssimo tiro na cabeça. O constrangimento veio em seguida, porque ele ficou atirado no chão, morto, com uma camisa do Bob Esponja, que trajava, uma cena muito nada a ver. Segundo os tiras, Anderson, que já respondeu por homicídio, era suspeito de cometer assalto a mão armada no município, incluindo um roubo a um posto de gasolina, na noite da última terça-feira, no qual os assaltantes levaram R$ 11 mil. Porém, ele queria ainda mais, muito mais da vida.

MERENDA INTERROMPIDA O auxiliar de pedreiro Bruno Pereira Verçosa, 22, estava jurado de morte na sua área, mas achou que a galera ia esquecer a treta, e ele poderia voltar para o bairro e viver a sua vida tranquilamente, em harmonia com Deus, mas não foi bem isso o que aconteceu. Ele brincou, brincou e acabou assassinado na madrugada de ontem, na rua Gaivota, no Tancredo Neves, Zona Leste de Manaus. Ele saiu de casa para comprar uma merenda de R$ 2 (Duas pilas) , quando dois homens em uma moto o pararam na rua e simplesmente, largaram quatro balaços e mais uma facada no peito, deixando a namorada faminta, sem seu salgado e seu bom refresco maguary bem diluído.

A família dele, acha que ele foi confundido com algum mau elemento, mas isso nunca saberemos. O caso

será investigado pela mais do que eficiente, Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros.

CANIVETADAS MORTAIS

O ajudante de pedreiro Henrique Fernandes Marinho, 26, teve uma ideia brilhante, beber com um marginal, que ele nunca tinha visto mais gordo na vida dele e como resultado dessa marmota, ele morreu com 11 canivetadas. A bronca ocorreu na madrugada de ontem, na Rua Danilo Correa, no Petrópolis, zona sul. Ele saiu de casa, dizendo para sua vovozinha que iria tomar uma cervejinha esperta com um marginal. Tudo ia muito bem, mas lá pelas o marginal não segurou seu ímpeto maligno e decidiu assassinar brutalmente o nosso querido Henrique, para poder dormir em paz com sua consciência. A mãe dele fez um comentário bas-

tante singelo na porta do IML, que demonstra o quão gente boa era o Henrique. “Meu filho era usuário de pasta-base de cocaína, não traba-

lhava e bebia muito, adorava passar as madrugadas pela rua, mas não costumava a mexer com ninguém”, comentou ela.

Mauro Costa Ramos, 27, é o tipo do cara que não aceita um não como resposta e por foi por causa de um não, que ele resolveu logo estuprar uma vendedora de 21 anos. A bronca aconteceu na madrugada de ontem, na rua Padre Ludovino, na Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste. Ele não dispensou a figura e saiu detonando ela em um escurinho. Mauro é adepto do sexo sadomazoquista e aproveitou para espancar a pobre da mulher também, para conseguir mais prazer. Depois do crime, ela foi direto atrás dos cops e contou tudinho. Mauro foi achado e convidado a ir carinhosamente para o 14º Distrito Integrado de Polícia (14º DIP).

EXORCISMO VIOLENTO

Uma animadíssima bebederia em frente a um boteco deprimente, acabou de uma forma bem típica na nossa querida zona leste, com uma facada. A conversa estava boa, fluindo bem, até que um espírito demoníaco se aproveitou das energias negativas do ambiente e incorporou no couro do ajudante de pedreiro, Ricardo Gonçalves de Freitas, 21, que puxou a sua peixeira pocket de bolso. Revoltados com a gaiatice, um dos elementos encontrou a melhor forma de exorcizar todos os demônios do bonitão, desarmando-o e cravando uma faca nos peitos do infeliz, que rapidamente desincorporou o tal “Demônho do Risca-Faca” que o atiçava e passou a agonizar no meio da rua. O Samu foi chamado para recolher infeliz que estava todo estropiado.


maskate.com.br

|14| Maskate

Com cerveja na mão, homem em boia saúda barco em rio

TABLÓIDE

Manaus, 21 de julho de 2013

Lutador mostra malemolência ao fazer ‘dança da vitória’

Durante a Universíada de Verão 2013, uma espécie de jogos universitários internacionais, realizada este ano em Cazã, na Rússia, o medalista de ouro de luta greco-romana na categoria de 66 kg, Rasul Chunayev, do Azerbaijão, fez uma dança curiosa ao comemorar a vitória sobre o russo Islambek Albiev (assista ao vídeo). Assim que consegue a pontuação, Rasul comemora no centro do ringue, mostrando muita ginga nos movimentos. O vídeo fez sucesso na web, e já possui mais de 209 mil visualizações.

Noivo faz salto de bungee jump

Durante uma despedida de solteiro na Noruega, um homem identificado como Kjetil Holvik publicou um vídeo no qual registra uma pegadinha feita com o noivo, que acreditava que estava sendo levado para um salto de bungee jump (veja o vídeo). Após passar mais de duas horas vendado, o homem, que teria medo de altura, de acordo com o vídeo, é levado para o jardim de uma casa, com uma plataforma falsa e, ao final, uma piscina de criança. Vestindo todo o equipamento de segurança, e com medo de pular, os amigos contam até três, e o noivo grita ao pular, caindo de cara na piscina. Os amigos caem na risada e o homem retira a venda, descobrindo toda a brincadeira. A gravação foi vista mais de 57 mil vezes. Uma brincadeira parecida foi feita por amigos de um noivo russo em 2012, fazendo com que o homem saltasse em um rio em vez de um penhasco.

redacao@maskate.com.br

Homem levantou cerveja para ‘saudar’ embarcação em rio de Berlim, na Alemanha.

‘Homem-Aranha’ é flagrado levando malas em evento nerd Um participante da Comic-Con 2013 foi visto chegando ao evento vestido de Homem-Aranha em San Diego, na Califórnia (EUA). A Comic-Con é um festival de cultura nerd, voltado principalmente ao mundo dos quadrinhos, reúne mais de 130 mil pessoas, e alguns fãs mais fervorosos gostam de vestir fantasias de seus heróis favoritos.

Competição reúne dezenas de sósias de Ernest Hemingway Em Flórida Keys, nos EUA, dezenas de competidores se reuniram no Sloppy Joe’s Bar para a competição anual de sósias do escritor norte-americano, Ernest Hemingway. O “Concurso de Sósias ‘Papa’ Hemingway” reúne mais 125 competidores, e os antigos vencedores foram flagrados participando das duas primeiras rodadas eliminatórias. O resultado será divulgado no próximo domingo (21).

Cavalo ganha ventiladores para encarar calor

A onda de calor que atinge o Meio Oeste dos EUA obrigou os criadores do cavalo Fox Valley Griffin a cercá-lo de ventiladores nesta quinta-feira (19) em Springfield, capital de Illinois. A cena foi flagrada pelo fotógrafo Seth Perlman.


Maskate

maskate.com.br

|15|

Manaus, 21 de julho de 2013

CURIOSIDADES

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Dicas para os homens feitas por elas •Gosto quando o cara me deixa ficar por cima durante

toda a transa. Melhor ainda quando ele me deixa fazer as coisas no meu ritmo e dá sinais de que está curtindo. •Iniciativas ousadas são sempre as melhores, mas o cara precisa segurar a onda e insistir. Teve um dia que fui a um bar e fiquei trocando olhares com o vocalista da banda que estava tocando. Num dos intervalos, a gente se encontrou na pista, ele me reconheceu e, num puxão forte, segurou no meu braço e me levou até o banheiro de deficientes. O perigo de sermos descobertos transformou aquela rapidinha numa transa inesquecível. •Odeio calcinhas que marcam a roupa e, às vezes, saio sem. Numa ocasião dessas, coloquei uma saia e, no restaurante, avisei meu namorado que estava sem roupa íntima. Ele foi o máximo! Com muito cuidado, aproximou a cadeira da mesa, levantou a perna e começou a se esfregar em mim. Mas me fiz de difícil e fiz com que ele esperasse pela refeição completa, com direito a duas sobremesas – a segunda, no motel. •Meu namorado é super-romântico e adora levar meu café-da-manhã na cama, quando dormimos juntos. Teve um dia, que ele preparou o meu suco preferido: abacaxi com hortelã e, na hora de pôr a bandeja no meu colo, acabou derrubando tudo em cima de mim. Em poucos segundos, ele resolveu a situação e, com muita disposição, começou a lamber todo o líquido derramado. •Eu sou vidrada em tatuagens, mas meu namorado detesta. Um dia, no entanto, ele me surpreendeu. Chegou em casa dizendo que tinha feito duas, bem pequeninhas, em lugares inusitados. Para encontrar, eu ia dizendo as regiões do corpo e ele respondia se estava quente ou frio. Quando a temperatura subia, ele me recompensava com bons amassos até que, no final, desisti de descobrir onde estavam as tatuagens. Chegar perto ficou muito mais divertido. •Na maioria dos meus looks, incluo uma meia-calça – uma peça simples que deixa as pernas muito mais sensuais, na minha opinião. Mas meu namorado detesta e nem encosta nas minhas pernas quando estou de meia. Num dia de revolta, ele partiu para cima de mim no carro e rasgou a meia inteira com as mãos. Fiquei boquiaberta e reagi na hora, precisamos até parar no acostamento. •Gosto muito de brincar com aqueles dadinhos do amor. Minha melhor experiência aconteceu quando meu namorado levou um amigo para jogar com a gente e me deixou livre para escolher com qual dos dois queria cumprir o destino surgido a cada arremesso. Nossa relação ficou muito mais forte depois daquele dia. •Tive um ex que me achava parecida com a Mel Lisboa, que eu acho linda. Num dia, ele apareceu em casa com a Playboy dela e sugeriu que a gente imitasse as poses da revista. Para ele me fotografar. Fiquei me sentindo uma diva •Provocar (e ver que as provocações estão surtindo efeito) é uma das melhores sensações de esquenta. Depois do banho, levo horas passando cremes pelo corpo e, quando meu namorado está em casa, faço isso em posições para lá de insinuantes. Vou às estrelas no momento em que ele não aguenta mais olhar e parte para cima. •No meu caso, paciência é fundamental. Na primeira vez que saí com meu atual namorado, foi incrível: a gente tomou um banho delicioso na hidro, com muita espuma, depois ele fez massagem no meu corpo todo e, quando a gente não aguentava mais segurar, ficamos juntos. Foi a melhor noite da minha vida. •Preciso sentir o cara por inteiro junto comigo. Adoro quando, em vez de ficar passeando com a mão, ele segura firme na minha cintura e vai apertando e soltando meu quadril de acordo com os movimentos que a gente faz. •Homem que grita ou fala palavrão na cama é um horror. Adoro quando o cara sabe falar umas sacanagens, mas tem que ser baixinho e no meu ouvido. Uns gemidos na hora certa também empolgam. •Sugerir novas posições é um jeito diferente de mostrar que está a fim. Para mim, quando o cara faz isso, mostra que ficou pensando no momento que a gente ia ficar juntos de novo e arrumou uma maneira de transformar aquilo num encontro único. Ah, mas não precisa ser uma pose de contorcionista ou a gente corre o risco de se machucar e acabar não fazendo a parte mais divertida do exercício.

Café - Sucesso em seus empreendimentos. Audácia ou intriga, e vícios. Sorte: elefante.

PIADAS Crocodilos Azuis Doutor, todas as noites eu vejo crocodilos azuis. — Você já viu um psicólogo? — Não, não. Só crocodilos azuis. Dica do Veterinário O fazendeiro leva o seu cavalo para o veterinário. — Olha — explica ele. — Esse cavalo passa um tempo galopando com toda a elegância e depois, sem mais nem menos, começa a mancar, a puxar de uma perna. O que o senhor me aconselha a fazer? E o veterinário: — O melhor que tem a fazer é esperar ele voltar a galopar e vendê-lo imediatamente! Parte Ilesa Após descobrir que seu marido sofreu um grave acidente, a mulher entra correndo no hospital e grita: — Meu marido! Onde está o meu marido? O médico logo se aproxima e diz: — Não se preocupe, minha senhora... Da cintura pra baixo, seu marido não sofreu nenhum arranhão. — Que ótimo, doutor. E da cintura pra cima? — Er... Bem, minha senhora... Esta parte ainda não chegou. Bebê Grande O ginecologista aparece na sala de espera e encontra um marido nervoso e extremamente ansioso: — E então, doutor? Nasceu? — Tenho boas e más notícias, meu senhor! — Me dê logo as boas! — Sua esposa acaba de dar à luz um lindo menino de oito quilos e meio! — Doze quilos? Que maravilha! E as más notícias, doutor? — Foi parto normal! Recuperando a Audição Depois da operação, o médico dá a boa notícia ao paciente: — Tudo correu muito bem. Sua audição está ótima e o senhor já pode ir pra casa. — Puxa, que bom, doutor. E quanto é que eu lhe devo? — Três mil reais — responde o médico. — Seis mil? — pergunta o paciente. — Isso, exatamente!

RECEITA Cookie de chocolate tradicional

Ingredientes 4.5 2 xícaras de farinha de trigo 3/4 xícara de açúcar mascavo 3/4 xícara de açúcar cristal (se não gostar de coisas muito doces pode colocar menos) 2 ovos grandes (se forem pequenos 3) 2 colheres (sopa) de margarina 1 colher (sobremesa) de fermento em pó 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 1 pitada de sal 1 barra de chocolate meio amargo de 170 g 1 barra de chocolate ao leite de 170 g Modo de Preparo 1.Corte e reserve separadamente o chocolate meio amargo e o chocolate ao leite em cubos 2.Em uma tigela (de batedeira) bata o ovo, o açúcar e a margarina, até virar uma mistura homogênea 3.Acrescente a farinha de trigo, o açúcar mascavo, o açúcar cristal, a essência de baunilha e o sal 4.Bata o suficiente até virar uma massa homogênea e meio durinha (cerca de 3 minutos) 5.Coloque dentro dessa massa os cubinho de chocolate meio amargo e bata pouco, apenas para misturar, até que eles escondam dentro da massa 6.Coloque o fermento por último e misture o menos possível, pois quanto mais bate, mais ele perde seu efeito 7.Unte uma forma e com uma colher faça bolinhas com a massa na forma 8.Tente deixar uma boa distância entre eles e não os faça muito finos, tente sempre fazer um pouco altinho pois no momento em que assa, ele se estica para os lados 9.Leve para assar em fogo médio, por uns 5 minutos e espete com um garfo umas três vezes para ver se está bom, ele provavelmente sairá sujo pois o chocolate derreterá, fique atento à massa, ela tem que estar fofinha e não mole 10.Quando retirar as formas ainda quentes, coloque alguns cubos de chocolate ao leite em cima dos cookies para que eles derretam.

Horóscopo do Dia Áries Cresce sua força, garra e coragem. Marte se encontra com Júpiter, cresce também seu interesse por assuntos superiores. Você fica mais aberto para filosofar, entrar em contato com outras culturas e regiões distantes para expandir sua consciência e ampliar seus horizontes. Touro É tempo de novidades, boas surpresas e experiências inusitadas. Fica mais fácil abrir a mente e quebrar padrões. A vida fica mais divertida! Em alta: teatro, eventos culturais, exposições, festas e badalações em geral. Gêmeos Continue a cultivar a atenção e evitar a pressa no trabalho, para que falhas e erros possam ser evitados. Período movimentado, mas mal-entendidos continuam em pauta. Tudo volta a fluir livremente. Reserve tempo para relaxar e se divertir. Câncer Energia, entusiasmo e disposição não faltam com o encontro de Marte e Júpiter em seu signo. Mas procure ser diplomático, cordial e gentil, pois você pode se tornar mais agressivo também. É importante se libertar de tudo o que o prende e atravanca seu caminho.

Leão Atividades artísticas, criativas ou de cunho espiritual estão em destaque. É tempo de se conectar com seu coração e sua intuição iluminará seu caminho e renovar suas energias. Por enquanto, é melhor não exigir muito de si. Evite uma sobrecarga de obrigações. Virgem Continue a promover revisões e reunir os recursos para encaminhar seus projetos. Muitos assuntos que estavam parados voltarão a se movimentar a partir de amanhã, quando Mercúrio retoma a rota direta. Libra É possível que nada saia como foi planejado, mas Lua e Urano indicam que as surpresas e mudanças se reverterão a seu favor. Busque cultivar a flexibilidade, procure demonstrar criatividade no trabalho. Escorpião Cresce a força para agir, conquistar e abrir caminho. Mas cuidado com radicalismos. Marte e Júpiter estão prestes a enfrentar Plutão. Prefira agir com autonomia, evite controlar e ser controlado.

Sagitário Período propício para viagens, passeios, aventuras e descontração. É tempo de pintar a vida com novas cores, de expandir seus contatos e fazer novos amigos. Procure iniciar um programa de exercícios físicos para liberar o excesso de energia. Capricórnio Acontecimentos surpreendentes estão em pauta. Boas surpresas podem renovar seus ânimos. Está mais fácil quebrar sua rotina, acolher novos conceitos e se abrir para outros pontos de vista. Aquário Pensamento positivo! Está mais fácil cultivar liberdade, originalidade e ousadia. Lua e Urano favorecem novos aprendizados e a criatividade no trabalho. Soluções inovadoras e boas ideias podem surgir. Peixes É tempo de materializar seus sonhos. Procure organizar-se, revise o trabalho, promova os últimos reparos. A partir da próxima semana, tudo ganha mais agilidade. Contratos, burocracia e assuntos pendentes se resolverão. Já sabe quais serão os próximos passos? Tudo depende da sua capacidade de cultivar praticidade.


maskate.com.br

|16| Maskate

Prefeito Artur Neto, sec. Pauderney Avelino e autoridades na Re-inauguração da escola Padre Puga

Aniversário do DJ Claudio Rocha com a esposa Claúdia Costa e os amigos Lucius e Marcelo

Projeto Samsung School na escola Vicente de Paula é Aniversariante, jornalista e repórter fotográfico Eduardo Gomes sucesso na educação municipal

Sucesso de toda sexta o Pagode do Coronel é comandado pelos Bambas, Amadeu, Coronel e Onécio

•Durante toda esta semana (de 17 a 21), Manaus recebe o Circuito Mundial Amazônico de Tênis de Mesa, evento que reúne as duas competições mais importantes da modalidade: A Copa Brasil e a Copa Latina Americana,com a presença ilustre dos atletas da seleção brasileira Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Victor Ishiy, Israel Barreto e Mário Costa. •O Sesc está com inscrições abertas até o dia 31 de julho para o Prêmio Sesc de Literatura nas categorias Conto e Romance 2013 e 2014. O concurso é aberto para todo território nacional e as inscrições são gratuitas. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do prêmio, www.sesc.com.br/premiosesc. •Festa de lançamento dia 2 de agosto do enredo 2014 do G.R.E.S Vitória-Régia. “Da África ao Amazonas, da escravidão à liberdade, 130 anos da abolição da escravatura”. Com atração nacional Leandro Lehart, relembrando os sucessos do grupo Art Popular, além das atrações locais, Lucinho do Samba, Frutos do Pagode, Bateria da verde e rosa e show de passistas. •O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino, reinauguraram a Escola Municipal Padre Sebastião Luiz Puga Barbosa, na Rua José Monteiro, bairro Japiim, zona Sul da cidade. •Dia 23 lançamento da revista Em Visão e aniversário do editor chefe Jefferson Cunha, evento sempre marcante da conceituada revista dos irmão Jeferson e Gigi Cunha. •Photovivencia, diálogo com os fotógrafos convidados: Clovis Miranda e Bruno Kelly dia 20 de julho no auditório de A Crítica, sobre a cobertura de um dos maiores eventos esportivos do mundo.

Colunista: Cleomir Santos maskateecrau@gmail.com

DESTAQUES EM FOCO

CLICK CLEOMIR

Manaus, 21 de julho de 2013

Anderson, Anaelle e Leonardo comemoraram com muita alegria os 10 anos da linda Mariana, Parabéns!!!

Casal simpatia, Glauco Apolo e sua linda esposa Alinne

2320 Edição  

2320 Edição

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you