Page 1

FIEAM E CIEAM CELEBRAM INDUSTRIAL DO ANO

Manaus, 17/MAIO/2018

3578 - Edição Digital

CURVA DA MORTE O jovem foi arremessado por 30 metros antes de colidir com o poste. A moto ficou e ele foi.

NEYMAR FALA DE DESAFIO

TESTE COM A CORDA NO RÁPIDO PESCOÇO GRATUITO


02 OPINIÃO

Manaus, 17 de maio de 2018

FALA SÉRIO

Todas as fichas

Plataforma Multimídia www.maskate.news

O prefeito Artur Neto tem razões de sobra para entrar de sola nessa campanha que colocou seu filho na chapa com Omar Aziz. Artur Bisneto, ao longo de sua precoce carreira já foi vereador e deputado federal como o pai e para a cambada de candidatos desatentos e desinformados que não justificam, salvas honrosas exceções, fará dobradinha com Omar e o próprio Artur em busca do voto e a confiança emprestada pela população.

Meu garoto! Sereno, mais seguro e transpirando qualificação, preparo e DNA dos Carmo Ribeiro, Bisneto responde um a um os questionamentos mal formulados sobre sua conduta juvenil igual maior parte dos candidatos e candidatas. Dessa vez o inimigo comum é o Negão e a palavra de ordem é não baixar o calção. Ou não?

Maldade

O glorioso e sorridente Leonel Feitoza teve a preocupação de contratar um haker (araponga digital) para descobrir quem filmou o velório do advogado Ritta Bernadino, usando seu nome como referência a falta de público, mas não teve tempo de buscar informação sobre a procedência da postagem do vídeo nas Redes Sociais. Dupla vingança. Com o defunto e o Leonel.

Ninguém Merece!!! * A relação do Negão com a imprensa local sempre foi de tapas e beijos. E não poderia ser diferente, por isso ele montou e administrou no início do século seu próprio jornal, o Black News. * Na campanha passada, quem estava com o Cadeirudo virou inimigo e proibido de vender e receber produtos e serviços ao estado do Amazonas. * Agora, sem mídia, tem gente querendo a cadeira mais poderosa da Compensa e o outro querendo uma nova editoria e equipada, conforme, parece, ficando devidamente acordado e de olhos bem abertos. * Chose de Loc, como diria o saudoso Gilberto Alexandre Barbosa. O Negão já escolheu seus biógrafos letrados e fornidos a peso de ouro.

Propriedade da Editora Crata Ltda Diretor: Miguel Jorge Mourão mskt.news@gmail.com Editora do Portal: Meriane Jeffreys Editora do Maskate News: Tuanny Dutra

mskt.news@gmail.com Redação: (092) 3673-6333 Marketing: (092) 3673-9333 Adm.: (092) 3673-7445 administracao@ecrau.com Rua São João, 13 - São Jorge CEP: 69.033-240 Manaus - AM maskate.redacao@gmail.com Administração: Joice Tavares maskate.adm@gmail.com Publicidade: maskate.marketing@gmail.com

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


MANCHETE

Manaus, 17 de maio de 2018

03

Mais uma fatalidade no V8

Um motociclista, de apenas 25 anos, morreu após perder controle da motocicleta que ele pilotava e bater em um poste, na manhã desta quarta-feira (16). O acidente aconteceu na Avenida Efigênio Salles, no bairro Aleixo, na Zona CentroSul de Manaus. Segundo a Polícia Militar (PM), o motociclista trafegava sozinho no sentido bairro/ Centro da via, quando perdeu o controle da motocicleta e subiu a calçada de um motel, por volta das 8h30. O condutor foi arremessado a aproximadamente 30 metros até bater em um poste. A moto parou alguns metros depois.

Sai fora morte! Ainda segundo Manaustrans, o outro acidente, ocorreu nas proximidades e do outro lado da avenida. A vítima lesionada foi identificada como Ivalquires Freitas Alves, de 65 anos, que de acordo com testemunhas, atravessou a pista com sinal

Ninguém sabe quando O motociclista usava capacete no momento do acidente, mas não resistiu aos ferimentos. Os familiares da vítima fizeram o reconhecimento do corpo no local do acidente. Abalados, eles não quiseram falar com a imprensa. Os peritos do Departamento Polícia Técnico Científico (DPTC) estiveram no local para coletar dados para investigação do acidente.

O corpo da vítima foi resgatado pelo Instituto Médico -Legal (IML) e levado para ser submetido a exame de necropsia na sede do órgão na Zona Norte da capital. A Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (Deat) deve investigar o caso. Imagens de câmeras de segurança serão usadas para verificar a causa do acidente e se outro veículo teve envolvimento.

aberto para os carros, quase em frente ao TCE e foi atropelada. Os agentes já estão no local A idosa foi conduzida com vida pelo SAMU para o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio. Não há informações sobre o estado de saúde dela.


04 POLÍCIA

Taradão danado!

A Polícia Civil do Amazonas, representada pela delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), falou na terça-feira (15), durante coletiva no prédio da especializada, sobre o cumprimento de mandado de prisão temporária por estupro de vulnerável em nome do aposentado Vagno Rodrigues da Silva, 48, denunciado por abusar sexualmente de duas irmãs, de 11 e nove anos. De acordo com a autoridade policial, o infrator foi preso pela equipe da Depca na noite da última sexta-feira (11), por volta das 22h, na casa onde morava, localizada na rua Santa Luiza, segunda etapa do bairro Compensa, Zona Oeste. “As crianças passavam o dia na casa do infrator e, por vezes, até dormiam no imóvel. São crianças aparentemente muito carentes. Isso chamou a atenção dos vizinhos, então começaram a surgir as denún-

Manaus, 17 de maio de 2018

cias. A Depca então deu início às diligências, até identificar as crianças e os responsáveis por elas. Na delegacia, as vítimas relataram aos profissionais do setor psicossocial os

atos libidinosos sofridos”, disse a delegada. No momento da prisão do infrator, foi apreendido um cartão de memória contendo imagens que ele registrava das

crianças. Vagno foi indiciado por estupro de vulnerável. O infrator irá permanecer na carceragem da especializada até o término dos procedimentos cabíveis em torno do caso.

Estrangulado até a morte O corpo de um homem ainda não identificado, com idade entre 20 a 25 anos, foi encontrado na manhã desta quarta-feira, 16, desovado na rua Jardim Maués, no bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus. O presunto estava enrolado em um lençol florido, vestia somente uma calça jeans e possuía uma tornozeleira eletrônica numa das pernas. De acordo com a polícia, o homem foi esfaqueado e enforcado, já que ele estava com uma corda no pescoço e perfurações pelo corpo. O Instituto Médico Legal (IML) fez a remoção do cadáver. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios (DEHS).


POLÍCIA

Manaus, 17 de maio de 2018

05

Tomou doril

Que isso, novinho? A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), cumpriu na manhã desta terça-feira (15), mandado de busca e apreensão em nome de um jovem de 18 anos. O fato ocorreu nas dependências do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, situado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Adrianópolis, zona centrosul de Manaus. De acordo com a poli-

cial, as buscas pelo infrator tiveram início após os policiais civis serem informados que ele havia fugido do Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, onde cumpria medida socioeducativa por roubo cometido no dia 29 de agosto de 2017, a um supermercado no conjunto Nova Cidade, bairro Cidade nova, zona norte da capital. Ao término dos procedimentos cabíveis na Deaai, ele será reconduzido ao Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa.

Voltando pra casa A equipe de investigação do 11º Distrito Integrado de Polícia (DIP), sob a coordenação da Delegada Rita de Cássia Tenório, prendeu, na tarde desta terça-feira (15), Diogo Cabral de Oliveira, 26 anos, vulgo “Dioguinho”, em via pública na Rua 24 de Agosto, bairro Aleixo, pelo crime de roubo majorado. O mesmo estava sendo investigado por este DIP ao Roubo praticado a Drogaria FlexFarma no dia 09/04, situada na Avenida Cosme Ferreira, no bairro Coroado 2, zona leste de Manaus, como também, a outras seis drogarias da rede Santo Remédio em diversos bairros da cidade, Diogo já possui uma condenação no Tribunal de Justiça do Amazonas, pelo crime de roubo, e estava foragido do Sistema Prisional do Amazonas.

Josiano Alessandro Neves da Costa, 26, desaparecido desde a tarde do dia 11 de maio deste ano. De acordo com a esposa dele, Leila Ramos da Costa, no dia em que desapareceu, Josiano saiu por volta das 13h da casa onde mora, situada na avenida Elias Ramiro Bentes, bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte da capital. Na ocasião, vestia blusa, bermuda preta e usava boné preto. Ele calçava tênis branco e carregava uma mochila jeans. Josiano não informou para onde iria e até o momento não retornou ao imóvel.

Conforme Leila, Josiano possui quatro tatuagens: o nome Leila tatuado na mão direita, o nome Alessandra tatuado na mão esquerda, o nome Andrey tatuado no ombro direito, o nome Alexssandra tatuado no ombro esquerdo e a imagem de uma índia tatuada na coxa direita. Quem puder colaborar com informações sobre o caso, entrar em contato com os servidores da Deops pelo número: (92) 3214-2268. Para falar com os familiares de Josiano, ligar para os números (92) 99535-4639 ou 99134-6382.


06 CIDADE

Manaus, 17 de maio de 2018

Atendimentos gratuitos de saúde

Nesta quinta-feira, 17, acontece uma ação de testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, acompanhamento psicológico e orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis , a ação tem como objetivo também conscientizar o público da terceira idade para uma vida sexual saudável e protegida de doenças sexualmente transmissíveis , os atendimentos são gratuitos das 8h às 12h. A ação ocorre na sede da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, Zona Oeste de Manaus, ao lado do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, os serviços serão oferecidos para pessoas a partir de 12 anos de idade.

Combate a exploração sexual Nesta quinta-feira, 17, acontece ás ações de sensibilização e orientação em alusão ao Dia 18 de Maio, que é a data instituída em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o lançamento da programação municipal acontece às 16h, no Parque Cidade da Criança, bairro Aleixo, zona Sul. A campanha institucional é idealizada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social

e Direitos Humanos (Semmasdh), em parceria com o Fundo Manaus Solidária. Em 2017, foram registradas 42 denúncias de abuso sexual e sete de exploração infantojuvenil pelo disque-denúncia municipal. As ações de enfrentamento a violação de direitos de crianças e adolescente têm o intuito de sensibilizar e orientar a população, sobre o abuso e à exploração sexual desse público, divulgando os canais de disque-denúncia e a rede de proteção infanto-juvenil.

Baile Rosas de Maio A 13ª edição do tradicional Baile Rosas de Maio, acontece nesta sexta-feira, 18, a partir das 15h, durante o baile, as idosas, que participarão do desfile de gala, poderão se divertir ao som do cantor Breno Marx, DJ gatão, além de apresentação de casal de dança. As vencedoras serão premiadas com faixas, brindes e prêmios, entre eles um dia de beleza além do desfile e apresentação da vencedora do concurso Rainha Rosas de Maio 2018. O evento busca promover a socialização e valorização da terceira idade. O encontro será realizado no Parque Municipal do Idoso, na avenida Rio Mar, Nossa Senhora das Graças,

zona Centro-Sul. O baile é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (Semjel), que tem como foco ajudar mulheres da terceira idade a integrar, socializar e valorizar seu papel na sociedade.


CIDADE

Manaus, 17 de maio de 2018

07

Abertas inscrições para voluntários

As vagas são para voluntários, para atuar na quarta edição do evento que acontece nos dias 28 e 29 de julho, na edição passada, mais de 300 voluntários ajudaram a promover 250 atividades em pontos estratégicos da capital amazonense, como parques públicos, centros culturais, museus, praças e sedes de instituições parceiras. Para se inscrever é necessário preencher o cadastro disponível on-line pelo site: www.viradasustentavel.org.br/manaus , ser maior de 18 ou estar acompanhado de um responsável. Os interessados podem escolher no ato da inscrição em quais dias e turnos têm disponibilidade para auxiliar nas ações, as inscrições encerram dia 17 de junho. A Virada Sustentável Manaus é um movimento realizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e um conselho de mais de 50 organizações, que busca promover de forma colaborativa centenas de atividades gratuitas em todas as zonas da cidade. A programação inclui oficinas, exposições, shows, debates, palestras, intervenções, entre outras iniciativas.

Curso gratuito na SSP-AM Estão disponíveis 180 vagas, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 18 de maio para participar do curso gratuito de formação em Polícia Comunitária da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O curso será ministrado entre os dias 21 e 25 de maio, com carga horária de 20 horas, com aulas entre 13h30 a 17h30, ainscrição deverá ser feita por e-mail: ouvidoriadeseguranca.sspam@ gmail.com ou ouvidoriadese-

guranca@ssp.am.gov.br. Para se inscrever, o candidato deve preenchimento um formulário com as seguintes informações: Nome completo, data de nascimento, estado civil, naturalidade, RG, CPF, filiação (Pai e Mãe), profissão, endereço completo (incluindo complemento, bairro, cidade, Estado e CEP), além do telefone para contato e é preciso ter idade a partir de 18 anos, o curso será ministrado em escolas nas diferentes zonas da capital amazonense.


08 ECONOMIA

Manaus, 17 de ma

FIEAM e CIEAM celebram prod

Grande momento de celebração da produção industrial amazonense, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) promovem nesta quintafeira (17), às 20h, no Clube do Trabalhador, a 54ª edição do Mérito Industrial, quando homenagearão o empresário Claudio

Antonio Barrella, da empresa Tutiplast Indústria e Comércio Ltda, e a micro Jane Socorro Barros Ferreira, da Amazon Comércio de Doces Ltda. Também faz parte da cerimônia a diplomação da Recofarma Indústria do Amazonas Ltda como Empresa Exportadora do Ano, pelo melhor resultado nas vendas para o exterior em 2017.

Ligado à ZFM

Eleito “Industrial do Ano 2018”, o diretor da Tutiplast, o paulista Claudio Barrella, 70, tem uma história de vida ligada à Zona Franca e ao Polo Industrial de Manaus, onde atua há mais de 40 anos. Para ele, o reconhecimento da FIEAM põe em evidência não só o subsetor termoplástico, onde sua empresa se situa, mas também todos os representantes do polo de componentes, de importância fundamental para a consolidação do PIM e a

quem ele dedica o prêmio-homenagem. Estratégico, o subsetor termoplástico, formado por indústrias de variadas ramificações componentistas, incluindo as de bem final verticalizadas, tem se mantido estável nos últimos cinco anos, de acordo com os indicadores da Suframa. No ano passado, cresceu 14,68% e somou o terceiro maior investimento produtivo, só perdendo para as empresas dos subsetores de duas rodas e eletroeletrônico.

Trajetória de mercado

Recém-eleito presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico de Manaus (Simplast), Claudio Barrella, depois de quase 25 anos da fundação da hoje bem-sucedida Tutiplast, anunciou, há dois anos, a aquisição da planta local da Springer Plástico, então prestes a fechar e hoje praticamente recuperada com seu quadro de 150 empregados fixos. Na Tutiplast, depois de vários ajustes no portfólio de produtos e no quadro de pesso-

al, a situação é de estabilidade e crescimento. Localizada no bairro Armando Mendes, na zona Leste de Manaus, conta com 83 máquinas injetoras e 550 empregados fixos. No ano passado, a empresa, que industrializa pelo menos 650 itens para mais de 40 clientes, como Samsung, Salcomp, Transire, Visteon, Tectoy e Panasonic, teve um faturamento de R$ 90 milhões e projeta para este ano um crescimento acima de 10%.

Microindustrial destaque Concedido também anualmente, o diploma de Microindustrial Destaque do Ano será entregue à empresária amazonense Jane Socorro Barros Ferreira, 48 anos, da empresa Amazon Comércio de Doces Ltda, criada no município de Presiden-

te Figueiredo, a 107 quilômetros de Manaus, e hoje residente no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide). A empresa tem como ponto alto os doces caseiros a partir da polpa de frutas amazônicas, como araçá-boi, buriti e açaí.


ECONOMIA

aio de 2018

09

dução industrial do Amazonas

Posição e reconhecimento

Jane Ferreira diz que aos poucos a Amazon Doces consolida a sua posição no mercado com investimentos próprios: hoje possui dois quiosques, um localizado no Shopping Manauara e outro no Samaúma Park, este último funcionando nos fins de semana e feriados. Também já entrega seus produtos em Porto Velho (RO), São

Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (BSB) e Chapecó (SC). A demanda atende também na capital, estabelecimentos comerciais, como restaurantes, aeroporto, hotéis e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Quarenta e oito itens compõem o leque de produtos, entre bombons, biscoitos, doces, geleias e

Exportadora do ano A Recofarma Indústria do Amazonas será agraciada com o diploma de Empresa Exportadora do Ano, pelo resultado das vendas para o exterior em 2017, de acordo com indicadores do Centro Internacional de Negócios (CIN). Esse é o sétimo ano consecutivo e o 11º no total que a empresa multinacional pertencente à The Coca-Cola Company é

agraciada desde que o diploma foi instituído em 1980 e passou a fazer parte da cerimônia do Mérito Industrial. Promovido em conjunto pela FIEAM e CIEAM o evento “Industrial do Ano 2018” acontece nesta quinta-feira (17), às 20h, no salão principal do Clube do Trabalhador do Amazonas (Alameda Cosme Ferreira, 7.399, São José).

licores feitos de frutas amazônicas, como cupuaçu, açaí, camu-camu, maracujá, banana pacovan, castanha, jenipapo, araçá-boi, bacuri e buriti. A microempresa produz mensalmente 4 mil potes de doces, entre geleias e jujubas, 20 mil bombons e 5 mil potes de biscoitos (100 e 400g) e no último ano atingiu faturamento de R$ 189 mil.


10 ESTADO

Manaus, 17 de maio de 2018

Campanha coleta óleo de cozinha O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) por meio do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) lançou uma campanha para coletar óleo de cozinha usado para ser transformado em sabão e derivados para posteriormente ser utilizado. Os resíduos serão coletados na portaria do Bosque da Ciência do Inpa, situado na rua Bem-te-vi, bairro Petrópolis, Zona Sul da capital. O material arrecadado será enviado ao Instituto Água, Floresta e Vida, uma organização privada sem fins lucrativos que exerce atividades de projeto socioambiental educacional em Manaus, parceira na campanha.

Prejudica o meio ambiente O óleo residual de frituras é um grande vilão para o ambiente. Quando jogado no ralo da pia, nos vasos sanitários ou descartado no lixo comum contamina o meio ambiente. O despejo inadequado contribui para a poluição das águas, do solo e até mesmo da atmosfera. “A coleta de óleo é ao mesmo tempo uma ação de responsabilidade ambiental e um lembrete para que se restrinja cada vez mais o uso de frituras na alimentação”, explica uma das coordenadoras da campa-

nha, a tecnologista Genoveva Azevedo. Essa prática não traz somente prejuízos ambientais, mas também econômicos, além de contribuir com a proliferação de doenças. O óleo usado fica incrustado nos canos e vai atraindo pragas que podem causar várias doenças, além de obstruir a passagem das águas pluviais. Para reverter há grandes gastos tanto de manutenção da rede de esgoto, como no tratamento para que a água possa ser despejada de forma correta nos mananciais.

Avise todo mundo

“Menos frituras, menos poluição, mais saúde”, lembra Azevedo, ao conclamar a população para que seja um agente propagador de boas práticas. “Aja e estimule condutas pró -ambientais de cuidado e corresponsabilidade na proteção de nossos recursos hídricos”, diz a tecnologista. “Informe seus familiares, amigos, vizi-

nhos. Divulguem em condomínios, restaurantes, lanchonetes e escolas”. Mais informações podem ser obtidas no Lapsea ou pelos telefones 3643-3361 (Genoveva), 3643-3145 (Adriana), 3643-3290 (Fernanda) no horário comercial. *Informações assessoria de imprensa


ESTADO

Manaus, 17 de maio de 2018

11

Municípios voltam a normalidade Doze municípios das calhas dos rios Purus e Juruá foram retirados da “situação de atenção” ocasionada pela enchente. As cidades voltam à condição de normalidade, porque os rios dessas regiões apresentam níveis regulares para o período, de acordo com informações da Defesa Civil do Amazonas. Saem da “Situação de Atenção” os municípios de Boca do acre, Pauiní, Lábrea, Canutama, Tapauá e Beruri, na calha do Purus. E ainda, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Envira, Itamarati e Carauari, todos da calha do Juruá. As cidades vinham sendo monitoradas pelo órgão estadual desde o dia 21 de fevereiro, quando entraram em Alerta por conta da subida dos rios.

Projeto “Cama e Café” O maior espetáculo a céu aberto do mundo, o Festival Folclórico de Parintins, está chegando e a cidade já está se preparando para receber os turistas. O projeto “Cama e Café” vai contar com a participação de 165 residências. Sob a responsabilidade da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o projeto é um modelo de hospedagem alternativa, muito comum na Europa, Estados Unidos e em algumas capitais do País, que vai atender turistas.

De acordo com dados da Gerência de Registro e Fiscalização (GRF) da Amazonastur, a procura de hospedagem para o Festival Folclórico de Parintins 2018 está grande. Das 165 residências que pleiteiam o “Cama e Café”, 65 foram enquadradas para reforma, aquisição de equipamentos e mobílias. Além dessas, 38 serão construídas, de acordo com a Gerência de Registro e Fiscalização da Amazonastur, responsável pelo levantamento.

Zona Rural O Governo do Amazonas pretende implantar o programa em residências com no máximo três unidades habitacionais para o uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, no qual o proprietário da casa resida no local também. Além da sede do muni-

cípio de Parintins, o Governo do Estado também vai implantar o projeto em duas comunidades da zona rural: Caburi e Mocambo. Nelas serão reformadas e construídas 62 residências, além de aquisição de equipamentos e mobílias. *Com informações da assessoria de imprensa


12 ESPORTES

Manaus, 17 de maio de 2018

Huck na liderança do Grupo 1

Na última terça-feira, 15, o Iranduba venceu o São Francisco por 3 a 0, em São Francisco do Conde, na Bahia. O próximo jogo acontece em Manaus contra o São José, no dia 23, às 20h (de Manaus). Os gols foram marcados por Djenifer Becker (2 gols) e um de Amanda Bruner. Djeni abriu o placar aos 42 minutos do primeiro tempo, após pênalti de Jajá em Geovania. Amanda aumentou o placar aos 27 minutos do segundo tempo e aos 41 minutos, Djeni fechou a conta com um chute forte de fora da área. Iranduba 3 a 0 e o quarto gol da capitã do time, que é artilheira do Hulk na competição.

Inscrições gratuitas para Atletismo Seguem até a próxima quinta-feira, 24, as inscrições para o Campeonato Amazonense Caixa de Atletismo Sub-20, no site www.fedaem. com, de forma gratuita. O torneio, organizado pela Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (Fedaeam) será no dia 26, na Pista de Atletismo da Vila Olímpica de Manaus, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital.

A disputa, realizada em duas etapas, uma pela manhã, a partir das 7h30, outra pela tarde, a partir das 15h, conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Além de somar pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) do 1º ao 8º colocado, serão premiados os três primeiros colocados com medalhas.

Excluídos de Tite Titular da seleção brasileira em duas Copas do Mundo (1986 e 1990), Careca considerou “coerente” a convocação de Tite para o Mundial da Rússia, mas fez ressalvas entre os 23 nomes. O ex-atacante, por exemplo, sentiu falta dos gremistas Arthur e Luan na lista final e traçou um paralelo com 2010, quando o público clamava por Neymar e Ganso, mas ainda assim Dunga não levou a dupla santista para a África do Sul. Além de Arthur, Luan seria o outro “jovem” que merecia uma vaga na visão de Careca. Para o ex-atacante, ele entraria no lugar de Taison para ser “uma opção diferente” no grupo. Apesar das reservas com um jogador ou outro, Careca mostra confiança no trabalho de Tite e coloca o Brasil como um dos favoritos para voltar da Rússia com o hexa.


ESPORTES

Manaus, 17 de maio de 2018

13 13

“Maior desafio da carreira” diz Neymar Após três meses sem entrar em campo, Neymar dispara que a Copa do Mundo na Rússia será o maior desafio da sua carreira. “Acho que o maior desafio da minha carreira até hoje está sendo esse agora, estar machucado. Essa lesão vem sendo difícil, e o maior desafio é agora a Copa do Mundo, vindo de lesão, três meses sem jogar. A expectativa é muito grande para os torcedores, para mim também. Acho que é o maior desafio da minha carreira” disse o astro. Neymar afirmou que já vem treinando com bola, e que sua recuperação caminha bem. Lembrando as dificuldades do processo que teve início no começo de março, após cirurgia no quinto metatarso do pé direito, citou receio de não estar apto para defender a Seleção na Copa. Ao ser perguntado se rasparia a cabeça se conquistasse a Copa do Mundo, Neymar disse que após o Mundial “faria o que você quiser” e garantiu não ter pensado em um penteado especial para o torneio.

Alemanha chama 27 para Copa A pré-lista de jogadores convocados para a Copa do Mundo de 2018 da seleção da Alemanha foi divulgada na última terça-feira, 15. São 27 atletas e entre eles estão o goleiro Manuel Neuer, que era dúvida, e o veterano Mario Gomez. Destaques na conquista do título da seleção alemã no ano de 2014, Schürrle e Mario Götze ficaram de fora dessa convocação do técnico Joachim Löw. A fila anda rápido na seleção germânica, que já não tem os heróis do gol decisivo como op-

Brasil é favorito Um estudo aponta o Brasil como favorito para ganhar a Copa do Mundo de 2018. O modelo matemático desenvolvido pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) chegou a conclusão após observar os gols marcados e sofridos em cada partida das 207 seleções filiadas à Fifa nos últimos quatro anos em mais de 1 milhão de simulações.

“Neste ano, a Seleção Brasileira tem 21% de chances de ganhar a Copa do Mundo. Logo em seguida, vêm a Espanha, com 13%, e a atual campeã Alemanha, com 11%. Os números mostram que será um torneio muito equilibrado”, explicou o professor da FGV EMAp Moacyr Alvim, que coordenou o estudo juntamente com o professor Paulo Cezar Carvalho.

ções e passou por outro processo de renovação.


14 ALDEIA GLOBAL

Eis que surge a nova Jéssica

Assim como aconteceu com Jéssica no ‘BBB 18’, Nadja Pessoa acabou viralizando na internet, após falar uma frase. A moça virou hit nas redes sociais. Acontece que durante a ‘Prova dos Casais’, realizada no reality ‘Power Couple’ nesta última segunda-feira (14), os homens martelavam uma estrutura em busca de corações, e as suas esposas davam coordenadas os guiando.

Na ocasião, D’Black, cantor e marido dela, acabou reclamando, dizendo que recebeu orientações confusas e desconexas, não conseguindo manter o ritmo da prova. “A gente toma martelada na vida e dói na alma, o que é pior. O martelo na mão sara, cicatriza. O martelo na alma fica pra vida toda”, disse Nadja na ocasião. A internet não perdoou, e ela foi xoxada na rede.

Sabrina volta ao trabalho Depois de receber alta da internação por conta da gravidez de risco, a apresentadora Sabrina Sato voltou ao trabalho a todo vapor. Sabrina gravou nesta segunda-feira (14), em São Paulo, seu programa de TV. A orientação é que a futura mamãe, que está entrando no terceiro mês de gestação, volte aos poucos ao trabalho. E pegue leve, sem fazer esforços. Um pedida um tanto difícil para ela. Nos bastidores, Sabrina Sato posou ao lado de outras duas grávidas. “Estou com cara de trakinas”, brincou ela na hora das fotos. A apresentadora sempre sonhou em ser mãe, e junto

Manaus, 17 de maio de 2018

Visita à madrinha do Santo Daime

ao ator Duda Nagle, está à espera de uma menina.

Após três dias em Curitiba visitando a família, o ex-BBB Wagner Santiago voltou correndo para os braços da namorada, a campeã Gleici Damasceno. O artista reencontrou a estudante de psicologia no Rio e os dois foram juntinhos para o Acre, na terra da campeã. Gleici alugou uma nova casa para ela, a mãe e os irmãos em um condomínio em Rio Branco, enquanto decide pela reforma da antiga casa. É nessa nova residência, de três quartos, que Wagner está hospedado. Neste domingo, o casal Gleigner visitou a madrinha Peregrina Gomes Serra, viúva do mestre Raimundo Irineu Serra (1892-1971), fundador do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal, origem da doutrina do daime (ayhausca). Wagner frequenta em Curitiba um centro que usa o daime.


Manaus, 17 de maio de 2018

TELEVISÃO

15

Orgulho e Paixão Xavier acusa Brandão de ser o Motoqueiro Vermelho, mas o coronel, Mariana e Luccino despistam o vilão. Elisabeta enfrenta Lorde Williamson e é apoiada por Ema, Darcy e Ernesto. Sem querer, Ernesto provoca um acidente com os vestidos emprestados de Elisabeta e Ema, que se desespera sem ter como pagar pelo prejuízo. Camilo prepara uma surpresa para Jane. Rômulo conta a Felisberto que Cecília fugiu novamente da mansão. Josephine questiona Uirapuru sobre o Vale do Café. Rômulo se incomoda ao saber do suposto ritual feito por Cecília e Fani. Ernesto e Ema discutem pelo estrago no vestido da moça.

Deus Salve o Rei Afonso pede a Tiago que não conte a Amália sobre a declaração de amor que Catarina lhe fez. Virgílio sugere a Otávio que deixe o povo de Montemor continuar acreditando que ele está morto. Brice avisa a Selena que ela e Agnes devem deixar Montemor. Virgílio conta a Otávio que Catarina não sossegará enquanto não acabar com Amália e se casar com Afonso. Afonso aconselha Romero a dizer a Ulisses que ama o filho. Catarina manda Lucíola espalhar na cidade que Amália é uma bruxa. Afonso descobre que Rodolfo mentiu.

Segundo o Sol Luzia afirma a Beto que o bebê não é seu filho e Karola o ironiza. Groa convence Luzia a contar a verdade para Edilei e Beto. Laureta sugere que Karola acabe com a vida de Beto. Roberval descobre o caso de Edgar e Cacau e fica transtornado. Ionan tenta convencer Remy a contar o que esconde da família. Beto decide ir embora e Karola se enfurece. Luzia discute com Edilei e procura Groa. Beto canta no bar de Groa e Luzia fica encantada. Luzia marca um encontro com Beto. Ionan descobre que o irmão está vivo e obriga Clóvis a contar a verdade para a família. Beto discute com Karola, que se enfurece ao encontrar o bilhete de Luzia. Dodô, Naná e os filhos decidem ir para Boiporã. Karola pensa no plano de Laureta e decide intrigar Edilei contra Luzia. Beto e Luzia se encontram. Edilei vê o casal e acerta a cabeça de Beto, que desmaia. Luzia empurra o ex-marido, que se desequilibra.

Onde Nascem os Fortes Pedro humilha Joana e a demite de sua fábrica. Pedro tira satisfações com Ramiro. Orlando consola Cássia. Ramiro não deixa Joana ir embora da cidade. Pedro dispensa o jantar romântico que Rosinete lhe faz. Passam-se dez dias. Simplício cuida de Maria. Hermano convida Valquíria para sair. Rosinete não deixa Aurora sair com Plínio ao ver que a filha teve uma recaída. Maria sugere que ela, Simplício e Mudinho atentem contra Pedro. Cássia encontra pistas de Nonato nas descobertas de Ariel e avisa a Maria. Orlando pede que Cássia não conte para Ramiro sobre as escavações de Ariel. Joana entra para a comunidade de Samir, contra a vontade dos moradores. Ramirinho faz sua performance no bar. Hermano e Valquíria se beijam. Plínio descobre o segredo de Ramirinho.

Musa do Santos, Larissa Franco provoca rivais: “Vai ter que nascer de novo e mais gostosa!”.

Piada do Dia Velho Milionário Perguntaram ao velho milionário que vivia cercado de belas mulheres: - O senhor acha mesmo que essas mulheres gostam de você? E ele respondeu: - Meu amigo, eu gosto muito de camarão, quando peço um prato eu não pergunto se o camarão gosta de mim. Eu simplesmente como e depois pago. Sabidão da Mamãe O Joãozinho chegou em casa todo eufórico: - Manhê! Manheeeeeê! Hoje a professora fez uma pergunta e eu fui o único que levantou a mão para responder. - Que orgulho! E o que ela perguntou, sabidão da mamãe? - Quem não fez a lição de casa! Beijo Antes de Sair - Oi, amor... - Diga! - Você já percebeu que o vizinho ao lado antes de sair enche a mulher de beijo? - Já percebi sim! - Então por que você não faz o mesmo? Vixe, mas eu nem conheço a mulher dele!


Manaus, 17 de maio de 2018

“Existem dois tipos de pessoas: as que falam pra ficar bem e as que te fazem bem”, dispara Lissiane Freire para Lorena Guimarães

Muita felicidade Camila Alves, que Deus guie os seus caminhos

Parabéns Diemerson Santos, que seus sonhos sejam alcançados

Untitled-1 1

07/02/18 08:20

Família Góes comemora dia das mães no Residencial Eliza Miranda

Os gêmeos Júlio Augusto Jr. e Juliana Costa celebram dias das mães ao lado da matriarca

Feliz aniversário Bruno Paiva, que o amor invada ainda mais seu coração

3578 - EDIÇÃO DIGITAL  
3578 - EDIÇÃO DIGITAL  
Advertisement