Page 1

Fique por dentro dos seus Direitos

Manaus, 16/JAN/2020

4013 - Edição Digital


02 OPINIÃO

Manaus, 16 de janeiro de 2020

FALA SÉRIO

MULAS

A polícia entrou em um condomínio de luxo na Ponta Negra e prendeu dois chefes do tráfico de Manaus. Os manda-chuvas da FDN tinham vista privilegiada para a praia, segurança privada, carrão na garagem, vizinhança de alto padrão. Do alto das dependências abastadas, comandavam os pontos de venda, guardam armas e torravam a grana conquistada nas bocas de fumo pelo proletariado. Enquanto isso, os soldados rasos estão nas ruas, nas bocadas, no meio das áreas mais pobres, orgulhando-se de gravar vídeos de execuções, gritando “aqui é FDN”, sem perceber que estão jogando a vida fora, enriquecendo os cérebros do crime e pagando de trouxas. Essas mulas do tráfico, são, na verdade, um bando de jumentos.

ÁREA NOBRE

A prisão de dois barões da droga na Ponta Negra também prova que a lenda de que os criminosos estão apenas nos bairros mais pobres não se realiza. Em meio a empresários, gente bem estudada, educada e vestida de seda, os bandidos se escondem em casas caras, apartamentos de luxo e ostentam uma vida tão rica quanto mentirosa. O que só aumenta a preocupação entre a Classe A de Manaus, que mesmo blindando seus carros está dando bom dia para traficantes disfarçados de vizinhos legais. O crime não está só na pobreza. A riqueza também pode esconder as mortes e mazelas que atormentam os amazonenses.

CORRA QUE A POLÍCIA VEM AÍ A Operação “Domínio da lei” tem em mãos 160 mandados de busca e apreensão. As mortes em série registradas em Manaus, a quantidade de presos e a grande movimentação de processos no judiciário mostram que vivemos uma epidemia. A vida do tráfico costuma ser breve. A história ensina que são dois destinos certos: cadeia e caixão. Porém, por mais que sejam presos ou mortos, a engrenagem se retroalimenta. Como um ninho de baratas, eles se multiplicam aos montes e perpetuam o crime, o sofrimento das famílias e as cenas de horror protagonizadas normalmente pelo baixo clero. A turma de paus mandados que ficam com o serviço sujo, enquanto os patrões comem do bom e do melhor, antes de chegarem ao fim da linha.

Ninguém Merece!!! •Aula de trânsito deveria ser obrigação nas escolas. •Ao menos para que esse povo saiba que no sinal vermelho você deve parar. •E que só pode seguir no verde. Tem motorista em Manaus que parece ter tirado a CNH por telefone.

FOTO DO DIA

Putin apresentou um projeto para ficar no poder depois do ano de 2024. Lembrando que o líder russo está no poder desde 1999.

Editora Crata Ltda. C.G.C 05.925.020/0001-97 Rua São João, 278 S. Jorge Manaus AM 93.033-240 (092) 3673 9333 Miguel Jorge Mourão Diretor Mskt.news@gmail.com

Helton Rodrigues Editor executivo Maskate.redacao@gmail.com Nathalia Rank Gerência Administrativa Maskate.adm@gmail.com Depto. de Marketing Maskate.marketing@gmail.com (92) 98222-1010

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


MANCHETE

Fique por dentro dos seus Direitos Manaus, 16 de janeiro de 2020

03

Quarta-feita tem Direito é Direito, às 17h

A TV Maskate volta com tudo neste ano de 2020, tem programação para todos os públicos e gêneros. Acompanhe e fique por dentro de todos os programas, dia e horário. Onde assistir: Para ter

acesso às nossas programações e ficar por dentro é só você curtir nossas páginas oficiais no facebook, são elas; TV Maskate, além de acessar a nossa principal plataforma, você encontra todas as a programação.

O programa Direito é Direito apresentadora pela Dra Débora Salgueiro. Ela fala sobre todos os seus Direitos . Toda quarta-feira, às 17 horas. O programa dessa quarta-feira trouxe um assunto bem interessante para os papais, dicas e cuidados com a lista escolar e atenção na hora da compra

do material, então acompanhe o programa completo e tire suas dúvidas, o especialista explica tudo, secretário do Procon Manaus Rodrigo Guedes. Então fique ligadinho na nossa programação, acesse nossas redes sociais, curta, comenta e compartilhe com seus amigos.


Bandidos tentam assaltar 04 POLÍCIA

Manaus, 16 de janeiro de 2020

lutador e levam surra Dois bandidos se deram muito mal ao tentar roubar um homem de 28 anos, e mal sabiam a “vítima” era lutador de Kung Fu e Krav Magá. O crime aconteceu na noite de segundafeira (14), por volta das 20h30, na avenida Professor Nilton Lins, bairro Flores, Zona Centro-Sul. Após apanhar, os venezuelanos Kevin José Paredes e Kevin José Paredes, ambos de 18 anos, foram presos. De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), a vítima estava a pé em via pública quando foi segurada por trás e rendida com uma faca de mesa

e pediram o celular. Ele então aplicando um golpe, conseguiu imobilizá-los e agrediu fisicamente os bandidos. No entanto, os dois conseguiram fugir. O lutador foi ao 12º Distrito Integrado Polícia (DIP), e acionou a polícia que fez buscas pela área e encontrou os dois suspeitos na Rodoviária de Manaus. Após a prisão, a dupla foi conduzida ao DIP, onde foram adotados os procedimentos cabíveis. A vítima foi até o Instituto Médico Legal (IML), na manhã desta terçafeira (14), realizar exame de corpo de delito.

Amigos, amigos... corote à parte

Em Manacapuru, um homem que não teve o nome e nem a idade revelada, foi preso nesta terça-feira (14), após esfaquear o “amigo” por conta um sumiço de uma garrafa da bebida corote, as informações são do delegado Rodrigo Torres, titular da Delegacia Interativa de

Polícia (DIP) do município. Conforme a autoridade, a vítima foi levada para o Hospital Lázaro Reis que fica na cidade. O autor do crime, foi encaminhado pela Força Tática para o 9ª Batalhão de Polícia Militar, para os procedimentos cabíveis.

Adolescente de 14 anos é executado no Jorge Texas

Um adolescente que tinha 14 anos, identificado como Filipi Lobato morreu após ser baleado e arrastado até a rua Itamar Franco, comunidade Cidade Alta, bairro Jorge Teixeira, zona Leste. Conforme a 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), o crime aconteceu na madrugada desta quarta-feira (15). De acordo com a Polícia Civil, o rapaz foi morto com um tiro na nuca em outra área e arrastado até a rua onde foi encontrado. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros coletou informações que irão ajudar no inquérito policial. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML).


POLÍCIA

Manaus, 16 de janeiro de 2020

Feminicídio amedronta Manacapuru

A morte de Mayane Brasil Batista de 14 anos, assassinada com duas facadas pelo ex-namorado, em Manacapuru, deixou toda a cidade abalada. O crime aconteceu na tarde desta terça-feira, no bairro Morado do Sol, e foi motivado pelo rompimento do relacionamento entre os dois. O suspeito, de 22 anos, foi identificado e preso horas depois. Mas por causa da Leu de Abuso de Autoridade a polícia não pode sequer revelar o

05

nome dele. Mayane começou a namorar o assassino em agosto do ano passado, e a decisão de acabar com o relacionamento não agradou ao bandido, que matou a moça para que ela não tivesse mais relacionamentos com nenhum outro homem. Testemunhas disseram ter ouvido uma briga dentro da casa. Mayane levou uma facada nas costas e outra no pescoço, correu para se salvar, mas caiu morta dentro da casa.

Homem procura a polícia para salvar irmão do tribunal do crime Ruan de Araújo que tinha 28 anos, foi espancado, torturado, assassinados a facadas e jogado dentro de um córrego na noite desta terça-feira (14), em uma área da Comunidade Fé em Deus, ocupação irregular no bairro Nova Cidade, zona Norte. Conforme militares da 15ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), um homem foi até a base da guarnição e disse que teria fugido de um

cativeiro onde estava sendo mantido preso junto com o irmão dele. A polícia foi até o local, um barracão, mas encontrou apenas marcas de sangue. Ao fazer buscas pela invasão encontraram o corpo de Ruan dentro do córrego. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), e a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Seis homens invadem casa na invasão do Buritizal Fabrício Sias Martins que tinha 27 anos, morreu na noite desta terça-feira (14), após ter a casa invadida por um grupo de 6 homens. O crime aconteceu na rua Santarém, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus. O grupo estava com o rosto coberto. De acordo coma a 18ª Cicom, a vítima tinha mais de dez passagens pela polícia e revelou detalhes da execução. Os PMs relataram que os criminosos entraram na casa e desferiram disparos contra a vítima e outro homem. A namorada de um deles também teve disparos efetuados na direção dela, mas não foi atingida. O caso deve ser investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros.


06

POLÍTICA

Manaus, 16 de janeiro de 2020

Deputados destinam R$ 2,9 bilhões para Educação do AM

Os valores foram aprovados pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para o Projeto de Lei Orçamentária Anual. O presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PSD), avaliou que todo o investimento em educação é “Um investimento para o futuro dos nossos jovens e crianças”. Diversos municípios do interior do estado serão beneficiados com as ementas dos parlamentares, entre eles Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Novo Airão, Balbina e Presidente Figueiredo. Para a capital, o deputado Serafim Corrêa (PSB) destinou recursos para a reforma e construção da Escola Municipal Educacional Especial André Vidal de Araújo, e a deputada Therezinha Ruiz (PSDB) dirigiu recursos para a UEA e para a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

Projeto prevê atendimento em libras em órgãos públicos O projeto de lei do senador Telmário Mota (PTB-RR) também assegura atendimento adequado a pessoas com deficiência auditiva em empresas concessionárias de serviços e bancos. O parlamentar informou que o projeto diminui as barreiras nas comunicações e garantem que pessoas com deficiência

Prefeitura disponibiliza vacina pentavalente em UBSs A vacina garante proteção contra cinco tipos de enfermidades: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria responsável por infecções no nariz, garganta e meningite. O Ministério da Saúde é o responsável pelo abastecimento da vacina, mas ele tem

sido feito de forma irregular em todo o país. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal dispõem de 15 mil doses da vacina, quantidade abaixo da média mensal normal de abastecimento, que seria de 20 mil doses.

sejam capazes de exercer seus direitos. As comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça de Cidadania estão analisando o projeto em caráter conclusivo.


ECONOMIA

Manaus, 16 de janeiro de 2020

07

Bolsonaro defende venda direta de combustível para diminuir preços

O presidente disse nesta quarta-feira (15) que a venda direta de combustível aos postos, sem passar por distribuidoras, pode reduzir o valor do litro de combustível em até vinte centavos. Para que isso seja possível, Jair Bolsonaro planeja revogar norma da Agência Nacional de Petróleo (ANP) que proíbe a venda. Ele se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para discutir a possibilidade de regovação da norma e outros assuntos. A Câmara dos Deputados já possui um projeto de lei que libera a venda direta e já foi aprovado pela Comissão de Minas e Energia.

Receita Federal paga restituições Mais de R$ 725 milhões vão ser desembolsados pela Receita Federal para o pagamento do lote residual do Imposto de Renda nesta quartafeira (15). Os pagamentos contemplam declarações de 2008 a 2019. Mais de 185 mil contribuintes que estavam na malha

fina e regularizaram suas pendências serão beneficiados. O contribuinte pode conferir se seu nome está na lista de contemplados pelo site receita.economia.gov, pelo Receitafone no número 146, ou pelo aplicativo oficial disponível para tablets e smartphones.

Governo adota medidas para agilizar acesso a benefícios do INSS A contratação de 7 mil militares da reserva faz parte de um conjunto de medidas anunciadas pelo governo federal para acelerar a análise de pedidos de benefícios junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, a contratação dos militares será voluntária. A previsão é que iniciem os trabalhos em abril, e que o estoque de processos acumulados seja zerado até o fim de setembro. Entre outras medidas adotadas pela pasta estão a redução na burocracia ao atendimento dos segurados, restrições às cessões de servidores do INSS a outros órgãos e perícia preferencial nos servidores afastados do instituto.


08 ECONOMIA

Manaus, 16 de ja

Tecnologias da Indústria 4.0 aumentam em 22,9%

As tecnologias digitais da Indústria 4.0 permitem aumentar em 22%, em média, a produtividade de micro, pequenas e médias empresas. O resultado foi obtido no programa-piloto Indústria Mais Avançada, executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com 43 empresas de 24 estados. O projeto é o primeiro a testar no Brasil, em todas as regiões do país, o impacto na produção do uso de ferramentas de baixo custo, como sensoriamento, computação em nuvem e internet das coisas (IoT). As empresas participantes já possuíam bom índice de produtividade antes do piloto, pois tinham passado pelo Brasil Mais Produtivo. O programa do governo federal, executado pelo SENAI, elevou em 52%, em média, a produtividade de três mil micro, pequenas e médias in-

dústrias por meio de técnicas de manufatura enxuta (lean manufacturing). Após as duas etapas de atendimento de consultores do SENAI, as companhias aumentaram em 85%, em média, sua capacidade de produzir sem alterar o quadro de funcionários. “O objetivo do SENAI com a experiência-piloto, chamada de Indústria Mais Avançada, é refinar um método de baixo custo, alto impacto e de rápida implementação, que ajude as empresas brasileiras a se inserirem na 4ª Revolução Industrial”, explica o diretor-geral da instituição, Rafael Lucchesi. “A iniciativa do SENAI prova que a Indústria 4.0 é para todos: qualquer tipo de empresa, em qualquer estado do Brasil. O resultado nacional é relevante, e, principalmente, houve ganhos significativos para todas as empresas atendidas”, completa.

Ganho médio de produtividade por região

Pilotos com ganhos no Norte do país Os pilotos foram realizados entre maio de 2018 e outubro de 2019 em empresas dos segmentos de Alimentos e Bebidas, Metalmecânica, Moveleiro, Vestuário e Calçados. Os especialistas do SENAI instalaram sensores, que coletam dados, e coletores, que os armazenam. Em seguida, as informações eram transmitidas para a plataforma Minha Indústria Avançada (MInA), que permite acesso aos dados de produção da máquina sensoriada.

Por meio de tablets e celulares, os gestores podem acompanhar, em tempo real, o desempenho da linha de produção e, com isso, ter maior controle de indicadores do processo e anteciparse a eventuais problemas. Os resultados do piloto também foram expressivos na região Centro-Oeste, com aumento médio de 22,44% em produtividade. Em seguida, estão empresas do Norte (22,29%), do Sudeste (18,42%) e do Sul (6,37%).

O gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim, explica que as empresas que obtiveram maiores ganhos com as tecnologias digitais foram aquelas que utilizavam menos técnicas de gerenciamento da produção antes de participar do programa. “A técnica nova, ao ser introduzida em uma empresa que utiliza poucos métodos de gestão, proporciona um ganho maior em produtividade”, afirma. Em relação ao segmento da empresa, Marcelo Prim explica que todas as áreas atendidas

tiveram, em média, um ganho significativo de produtividade, porém, com pequenas diferenças em relação a quanto cada um conseguiu incorporar a nova tecnologia a seu processo produtivo. “Concluímos que o ganho de produtividade está mais relacionado com o quanto se aprende com o processo produtivo, e como esse aprendizado se transforma em ações concretas. Trata-se mais de uma ciência de dados e de capacitação de pessoas do que de automação de processos produtivos”, diz.

Ganho médio de produtividade por segmento O gerente do SENAI explica ainda que as micro empresas foram as que mais se beneficiaram do uso inicial de tecnologias digitais. “É provável que tenha sido a primeira vez que a empresa parou para analisar seu processo produtivo e conseguiu compreendê-lo de uma forma ampla. Com isso os ganhos são imensos”, afirma. “Obser-

vamos que as tecnologias da Indústria 4.0 são uma grande oportunidade especialmente para a micro e pequenas empresas”, complementa Prim. As grandes companhias não participaram deste piloto, pois foram selecionadas participantes do Brasil Mais Produtivo, programa direcionado a pequenos e médios negócios.


aneiro de 2020

ECONOMIA

09

%, em média, a produtividade empresas no Norte

Ganho médio de produtividade por porte das empresas A análise dos resultados do programa-piloto também mostrou que a percepção do ganho obtido com a tecnologia é muito afetada pelo porte da empresa. As médias e grandes empresas tendem a investir em tecnologias da Indústria 4.0 para dar continuidade aos esforços de aumento de produtividade. Os micro e pequenos empresários, por sua vez, valorizam mais a agilidade permitida pelo sistema. “O sistema permite aprender com o processo produtivo, diminuindo o tempo de resposta, tornando-o mais ágil e previsível. Garantir que aquilo que o empresário planejou será entregue nos prazos que ele combinou com o mercado traz um nível de competitividade maior para a pequena empresa e ela consegue se inserir mais facilmente nas cadeias de valor”, analisa Prim.


10 CARNAVAL 2020

Manaus, 16 de janeiro de 2020

Marchinha de Carnaval da

Bica pede “Não mate a mata!”

Livro com a história dos carnavais da Bica está disponível para venda no próprio Bar do Armando

Sempre trazendo críticas sociais bem-humoradas, desta vez a marchinha da Bica traz o tema “Pirralha faz pirraça e a Bica entra na graça”, aludindo à ativista sueca Greta Thunberg e aos incêndios na Amazônia em 2019.

Ana Cláudia diz que os temas são escolhidos pela diretoria e que sempre tratam de temas relevantes para a sociedade amazonense, mas sempre com bom humor e as gracinhas típicas do carnaval.

Ana Cláudia mostra os bonecos dos pais, Armando e Lourdes

Conheça a história da Bica A Bica e o Bar do Armando estão intimamente ligados à história e à cultura de Manaus. O bar foi criado em 1963 e curiosamente não começou com o português Armando Dias Soares, como explicou Ana Cláudia. “O bar antecede à presen-

ça do meu pai, começou com o meu tio, irmão da minha mãe”. A mãe de Ana Cláudia, Lourdes Soeiro, continuou o negócio após o falecimento do irmão. Somente após o casamento com Armando Soares que local tornou-se o “Bar do Armando”.

Armando Dias Soares tornou-se o dono do estabelecimento após mudar-se de Portugal para o Brasil

B.I.C.A. - Banda Independente Confraria do Armando “Na verdade, ‘Bica’ é uma sigla que significa Banda Independente Confraria do Armando”, explica Ana Cláudia Soeiro, filha de Armando Dias, antigo proprietário do famoso Bar do Armando. “Então eu preciso ficar me policiando para não falar ‘Banda da Bica’, senão estaria falando ‘Banda

da Banda’. A primeira edição da Banda Independente Confraria do Armando (Bica) teve início em 1987, com a marchinha “Tá todo mundo dando”, e desde então tem sido um evento sempre garantido nos carnavais de Manaus, chegando agora em 2020 em sua 34ª edição.

Seu Armando era conhecido por toda a comunidade manauense que frequentava o bar


CARNAVAL 2020

Manaus, 16 de janeiro de 2020

11

Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas A história é tanta que possui até um livro que conta a história da banda e suas marchinhas ao longo dos anos, e está disponível para venda no estabelecimento. Graças à tradição do lugar, com seu famoso sanduíche de pernil e a folia da Bica, o estabelecimento foi tombado como patrimônio cultural e imaterial do Amazonas em 2015, e até hoje continua fazendo parte da história de Manaus.

O bar sempre contou com a presença de celebridades e políticos da cena amazonense

Fachada do Bar do Armando compõe a cena do Centro Histórico de Manaus

David Assayag vai ser o intérprete da marcha neste ano E uma surpresa: neste ano, a marchinha será interpretada pelo levantador de toada do boi Caprichoso, David Assayag. A música traz ainda nos versos uma homenagem à canção “Não mate a mata”, do músico e compositor amazonense

Adelson Santos. A música ainda não foi gravada com seu arranjo final, mas Ana Cláudia garante que os foliões já vão poder conferir a marchinha finalizada nos Esquentas da Bica, nos dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro.

Já a festa principal acontece como de costume no “sábado magro” o carnaval, que nesse ano cai no dia 15 de fevereiro. A

festa como sempre acontece no Bar do Armando, bem ao lado do Largo de São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus.

Onde e quando

David Assayag será a voz da marchinha “Pirralha faz pirraça e a bica entra na graça”

Os bonecos de carnaval foram confeccionados pelo artesão Paulo Mamulengo, já falecido


12 CARNAVAL 2020

Manaus, 16 de janeiro de 2020

Começou o Carnaval 2020

Dando início a um especial com as rainhas das escolas de Samba, com as 8 escolas do Grupo Especial que irão desfilar no sambódromo, no dia 22 de fevereiro. Começamos pela Mocidade independente do Coroado. A escola de samba Coroado volta a desfilar esse ano de

2020 no Grupo das Escolas de Samba Especial do Carnaval de Manaus. A agremiação não desfilava no Grupo Especial desde 2014, quando desceu para o Grupo de Acesso. Em 2020, com a conquista de seu tricampeonato, voltará a desfilar no Grupo Especial.

Rainha da escola Mocidade Independente do Coroado , te chama para brincar o carnaval Ela vem cheia de charme, glamour e beleza, a Rainha da Escola da Mocidade Independente do Coroado, Vanessa Oliveira ocupa o título de rainha da escola . Com

Acompanhe a cobertura completa Tanto no Maskaste.News quanto em nossas edições impressa e digital, tudo o que você precisa saber para entrar na folia

de peito e alma. Fique ligado no nosso site, redes sociais e na TV Maskate, que a cobertura aqui é completa.

muito samba no pé, muita dedicação e preparação para esse carnaval 2020. Linda e poderosa, levando o nome da escola e mostrando todo seu talento.


INTERNACIONAL

Manaus, 16 de janeiro de 2020

13

Avião despeja gasolina em crianças nos EUA

Um avião que retornava ao Aeroporto Internacional de Los Angeles, nos Estados Unidos, jogou combustível de aviação sobre uma escola, deixando algumas pessoas com ferimentos leves, segundo relatos da mídia local. O avião da empresa Delta decolou com 149 passageiros e ia para Xangai, na China, mas instantes depois voltou para o aeroporto, segundo o jornal Los Angeles Times. “Logo após a decolagem, o vôo 89 para Xangai sofreu um problema no motor que exigia que a aeronave retornasse”, disse o porta-voz da Delta, Adrian Gee. “A aeronave pousou em segurança após uma liberação de combustível de emergência para reduzir o peso da aterrissagem”, explicou. Dezessete crianças e nove adultos de uma

escola primária de Cudahy, localizada no sudeste de Los Angeles, foram tratados por ferimentos leves, segundo o Departamento de Bombeiros. Ninguém foi levado para um hospital e nenhuma evacuação foi iniciada. O porta-voz Nicholas Prange disse que duas classes estavam do lado de fora quando o líquido choveu pouco antes das 12 horas de ontem (14). Estudantes e funcionários foram instruídos a ir para o interior do prédio. Em um comunicado, o porta-voz da Administração Federal de Aviação dos EUA, Allen Kenitzer, disse que o voo 89 da Delta Air Lines declarou uma emergência após decolar, depois retornou ao aeroporto e “pousou sem incidentes”.

Mais uma base americana é atacada no Iraque Mísseis atingiram nessa terça-feira (14) uma base que abriga militares dos Estados Unidos no Iraque, informou o Ministério da Defesa do país. Os mísseis caíram em uma base militar situada em Taji, ao norte de Bagdá. Segundo o ministério, não há informções sobre mortos ou feridos no complexo. Jornais locais dizem que alguns dos projéteis caíram fora da base e feriram três civis. Milícias vinculadas ao go-

verno iraniano ameaçaram lançar ataques no Iraque em retaliação pelo assassinato este mês, por um drone americano, de Qassem Soleimani, da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã. Tem havido contínuos ataques a instalações que abrigam forças dos Estados Unidos, mesmo após o revide do Irã na semana passada, ao lançar mísseis tendo por alvo duas bases com militares americanos.

Potencias pressionam Irã por acordo

As três potências europeias que assinaram em 2015 o acordo sobre o programa nuclear do Irã anunciaram esta terçafeira (14) que vão acionar um mecanismo para a resolução de conflitos previsto no tratado dos países para casos de não cumprimento de obrigações por uma das partes. Este passo poderá desencadear na aplicação de sanções multilaterais que tinham sido levantadas, mas França, Alemanha e Reino Unido esclarecem que não pretendem se associar, com esta medida, à campanha de “pressão máxima” levada a cabo pelos Estados Unidos.

No anúncio de hoje, os três países disseram que vão acionar o Mecanismo de Resolução de Disputas, uma ação que equivale a acusar formalmente o Irã de violar os termos do acordo. Esta decisão poderá levar, em última análise, à imposição das várias sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas que tinham sido postas com a assinatura do acordo. Em comunicado, os três países europeus que continuam no acordo esclarecem que o objetivo desta ação é fazer com que o Irã volte a cumprir todos os termos com os quais se comprometeram.


14 ALDEIA GLOBAL

Manaus, 16 de janeiro de 2020

Cansado de alugar barcos, Thiago Silva compra iate de R$ 6 milhões

Fabíola Gadelha curte férias nas Disney

A jornalista amazonense Fabíola Gadelha está na Disney. Vestida de Minie e tirando várias fotos ela tem dividido os dias de férias com os milhões de seguidores nas redes sociais. A jornalista da TV RECORD postou até foto “tirando onda” nos EUA. Tá podendo!!

O zagueiro da Seleção e do PSG, Thiago Silva, abriu o bolso e comprou um iate de R$ 6 milhões. A embarcação da grife italiana Azimut Yachts possui suítes, áreas de estar, jantar e outros ambientes de lazer, como um lounge na proa com sofás e sunpads para os momentos de relaxamento.

“Só andava de barco quando alugava. Mas, sempre que estamos no Rio de Janeiro tenho vontade de pegar um iate para aproveitar o dia. Este é o nosso primeiro iate, um verdadeiro sonho, e, com certeza, iremos aprender muito mais sobre este universo agora”, afirma o jogador.

Chiquinha seu Barriga: “Estou viúva e ele solteiro”

A atriz Maria Antonieta de Las Nieves, que interpretou “Chiquinha”, beijou o ator Edgar Vivar, o “Seu Barriga”, na boca, no dia do aniversário de 70 anos da atriz, em 22 de dezembro de 2019. Os fãs de Chaves estão de boca aberta com a cena. “Eu o conheço há mais de 50 anos, sempre nos demos muito bem e sempre senti que ele era parte da

minha família. É a primeira vez que nos beijamos, mas já estou viúva e ele é solteiro, ninguém pode reclamar. A verdade é que ele me surpreendeu quando me beijou, mas eu gostei. Nós dois estamos solteiros”, explicou a atriz, que é viúva. O ex-marido de María Antonieta, Gabriel Fernádez, morreu em setembro de 2019 aos 85 anos.


TELEVISÃO

Manaus, 16 de janeiro de 2020

15

Malhação

Rita se preocupa com Lígia, e Filipe garante que conversará com a mãe. Anjinha e Cléber decidem ficar juntos, e ela termina o namoro com Tatoo. Rui pede que Matoso e Ramiro deem uma lição em Filipe. Lígia afirma a Filipe que, enquanto Rita estiver unida judicialmente a Rui, não facilitará encontro dela com Nina. Diana pressiona Andressa a afastar Henrique de Fafi. Diana aceita participar de um debate com Jaqueline. Guga descobre que Max perdeu seu emprego. Todos comemoram o namoro de Cléber e Anjinha, e Tatoo se sente humilhado. Madureira convida Lígia par sair, e Carla o apoia. Camelo e Raíssa tentam confortar Tatoo. Matoso observa Rita e Filipe.

Éramos Seis

Lola não aceita que Julinho vá para o Rio de Janeiro. Emília expulsa Selma de sua casa. Adelaide discute com Emília e Justina fica agitada. Inês se lembra de Shirley e Afonso tenta consolar a filha. Julinho afirma a Isabel que irá para o Rio de Janeiro mesmo sem o consentimento de mãe. Genu tenta convencer Virgulino a aceitar a proposta de Hilton. Justina tem um pesadelo e Adelaide a ajuda, contrariando Emília. Virgulino avisa a Lúcio que tomou uma decisão sobre a proposta de Hilton. Osório pede para Tião contar o estoque das peças que estão em seu escritório. Lili e Lúcio consolam Virgulino. Isabel toma uma decisão e procura Felício. Assad diz a Julinho que ele só irá para o Rio de Janeiro com a permissão de Lola. Osório culpa Tião pelo sumiço das peças e Alfredo confessa o roubo.

Geisy Arruda sensualiza em foto algemada e com bumbum de fora. Ela de novo! A musa Geisy Arruda subiu o clima na Internet ao postar uma foto deitada, onde ela aparece algemada de lingerie e com o bumbum amostra. A foto foi publicada na noite desta segunda-feira.

Amor de Mãe

Bom Sucesso Alberto é ovacionado pelos funcionários ao expulsar Diogo da Editora. Patrick recebe os amigos em sua festa de despedida. Diogo descobre que suas contas foram bloqueadas. Patrick convida Lorena para morar com ele. Pessanha é preso e confirma seu envolvimento com Diogo. Machado avisa a Marcos que ele está livre. Silvana passa mal, e Mário a visita. Diogo descobre que Gisele está o traindo. Danilo se revolta contra Thelma e sai de sua casa. Lurdes confronta Gilberto, e Miriam afirma que encontrará Tânia. Vinícius pede ajuda a Sandro para esconder Amanda. Davi abriga Danilo. Jane provoca Matias por conta da decisão de Miranda. Raul cobra que Vinícius lhe traga propostas para melhorar a atuação da PWA. Camila confronta Thelma e avisa à sogra que seu filho crescerá longe dela. Jane aconselha Thelma a revelar para Danilo sobre o aneurisma. Thelma desabafa com Lurdes. Miriam procura por Tânia. Miranda encontra Daniel, mas não consegue ficar com o rapaz. Oliveira e Lurdes se beijam. Miranda finge para Matias que ficou com outro homem. Vitória descobre que Vinícius é integrante do grupo de Amanda. Raul vê Amanda dormindo no quarto de Vinícius. Camila e seus alunos montam uma ocupação na escola.


Manaus, 16 de janeiro de 2020

Profile for Jornal Maskate

4013 EDIÇÃO DIGITAL  

4013 EDIÇÃO DIGITAL  

Profile for maskate
Advertisement