Page 1

Super-heróis fazem a festa para crianças

Manaus, 11/OUT/2019

3944 - Edição Digital


02 OPINIÃO

FALA SÉRIO

Manaus, 11 de outubro de 2019

O mundo no dia 11 de outubro

ROSA?

Desde o início do mês está chovendo campanhas pedindo às mulheres que façam mamografia, autoexames e procurem a rede de saúde pública para prevenir o câncer de mama. Tudo muito lindo, muito bom, tudo muito, digamos, rosa. Mas a verdade é que tanto a oferta para mamografias, quanto o tratamento contra o câncer não tem nada de colorido. Uma pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia mostrou que a proporção de mulheres que fazem o exame pelo SUS vem diminuindo. Em 2017, o percentual era de 24%, enquanto que em 2018, 22%. O estudo mostra também que o número de mamografias feitas em 2018 foi o pior dos últimos 6 anos, apenas 2.648.227 exames realizados. E a pior região é a Norte!

Balão Zeppelin está no ar - No dia 11 de outubro de 1928, o dirigível mais famoso do mundo viaja da Alemanha em direção aos Estados Unidos pela primeira vez. Em uma viagem que durou 111 horas, praticamente quatro dias e meio, o balão fez o percurso de Friedrichshafen, na Alemanha, até Nova Iorque. 1984 — A bordo do ônibus espacial Challenger, a astronauta Kathryn Sullivan se torna a primeira mulher americana a fazer uma caminhada espacial.

HIPOCRISIA

Dê uma volta nos hospitais que cuidam de pacientes com câncer em qualquer lugar do Brasil. Vá ao Cecom, em Manaus, e escute o que pacientes, médicos e profissionais têm a dizer sobre as condições de atendimento, são apenas para quem tem câncer de mama, mas para qualquer outro tipo de câncer. O tamanho das filas, a falta de medicamentos, a demora no atendimento, a sobrecarga de trabalho para os atendentes. Criar um mês para falar sobre o câncer de mama é uma iniciativa louvável. Mas não adianta ficar na teoria, se na prática o atendimento e a prevenção são apenas uma ilusão.

BRASIL

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres com 50 a 69 anos realizem a mamografia de rotina, uma vez a cada dois anos. Dois terços dos casos são diagnosticados em mulheres com mais de 50 anos, e um terço em mulheres mais jovens, E quanto mais pobre é a mulher, pior. A última Pesquisa Nacional de Saúde sobre o tema, mostra que metade das mulheres sem instrução ou com nível fundamental incompleto, não têm acesso ao exame. E na região Norte, menos de 30% consegue fazer o exame.

Ninguém Merece!!! •Nem começou o período de chuvas e Manaus já vive as mazelas do lixo que jogam nas ruas. •Não tem multa, campanha ou educação que resolva o problema. •Depois não adianta colocar a culpa na prefeitura, em São Pedro ou na chuva!

1999 - O cientista alemão Gunter Blobel vence o prêmio Nobel de Medicina, pela descoberta de que as proteínas “emitem sinais internos que governam seu transporte e a localização na célula”.

Editora Crata Ltda. C.G.C 05.925.020/0001-97 Rua São João, 278 S. Jorge Manaus AM 93.033-240 (092) 3673 9333 Miguel Jorge Mourão Diretor Mskt.news@gmail.com

Helton Rodrigues Editor executivo Maskate.redacao@gmail.com Nathalia Rank Gerência Administrativa Maskate.adm@gmail.com Depto. de Marketing Maskate.marketing@gmail.com (92) 98222-1010

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


MANCHETE

Manaus, 11 de outubro de 2019

Caso Sádia: corpo encontrado no Monte Horebe pode

03

ser de padrasto desaparecido Um cadáver foi encontrado na manhã desta quinta-feira (10), em uma área de mata que fica na invasão Monte Horebe, localizada atrás do conjunto habitacional Viver Melhor, pode ser de Leilson Souza Marinho, 35, desaparecido desde o dia 16 de setembro deste ano após ser sequestrado por trafi-

cantes. Leilson desapareceu após Sádia teria dito a traficantes da invasão que foi estuprada pelo padrasto, que também levado à força por traficantes. Depois de matarem o homem os bandidos teriam descoberto que a menina mentiu, e por isso resolveram sequestra-la também.

Sádia bateu na porta de delegacia pedindo ajuda Sádia foi encontrada na noite desta sexta-feira (04) após bater na porta da 15ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), pedindo comida. Ela logo foi reconhecida pelos policiais e confirmou ser a garota procurado pela polícia. Menina esteve na unidade policial onde está sendo ouvida para esclarecer onde estava todos esses dias e o que aconteceu com padrasto dela, Leilson Souza Marinho. “Ela bateu na porta da dele-

Menina dada como morta estava viva

Enquanto a polícia procurava os corpos de Sádia Reis Barros, de 11 anos, e do padrasto dela, Leilson de Souza, que teriam sido mortos e enterrados no Viver Melhor, um vídeo gravado pela menina começou a circular nas redes sociais no dia 24 de setembro onde a menina afirma que “tudo isso é mentira”. Sádia afirmava no vídeo que foi estuprada pelo irmão

e que a mãe não fez nada para ajudá-la. “Quando eu tinha sete anos meu irmão me estuprou, fui contar para minha mãe e ela não acreditou. Quero ficar um pouco longe da minha família, porque minha mãe me batia”, diz a criança. “A família dele pensa que ele está morto, mas não está. Eu vi ele saindo do Monte Horebe. Minha mãe está mentido e está escondendo ele”, relatava a garota.

gacia pediu água e disse que tava com fome. E foi quando a gente reconheceu. Compramos um lanche para ela enquanto isso puxei no sistema” conta o policial militar Bruno Everson que foi quem acolheu a menina. O PM disse que ela estava desnorteada e com muita fome. Questionada onde esteve todo esse tempo ela disse que ficou na casa de várias pessoas, mas não sabe dizer o nome de nenhuma delas.


04 POLÍTICA

Bolsonaro pede confiança a investidores Manaus, 11 de outubro de 2019

O presidente Jair Bolsonaro pediu hoje (10) a confiança dos investidores afirmando que é preciso fazer o casamento entre o progresso e a preservação ambiental. “O Brasil tem reservas minerais, biodiversidade, águas potáveis, grandes espaços vazios cobiçados, riquezas naturais, nossos sete pantanais, uma costa maravilhosa, parques nacionais, temos tudo para ser aquela nação dos sonhos de todos nós. E nós queremos repartir isso com vocês, os senhores que estão aqui acreditando no Brasil”, disse. Bolsonaro participou da abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2019, em São Paulo, e afirmou que o país respeita contratos. “A confiança, a responsabilidade, a retaguarda jurídica, a garantia está acima de tudo para nós, e dessa forma é que queremos cativá-los”. Ao lado de vários ministros, o presidente destacou a atuação e autonomia da sua equipe na condução da política governamental e disse que “é bom trabalhar com pessoas que têm capacidade de antecipar problemas”.

Amazônia e suas riquezas Ao falar sobre a Amazônia, Bolsonaro destacou sua biodiversidade, riquezas minerais e pontos turísticos e disse que quer explorá-las de forma sustentável. “Fazer com o que ela tem de bom sirva par nós e para a humanidade. Nós queremos legalizar os garimpos na região para os brancos e para os índios, para o bem deles”, disse. Para o presidente, entretanto, a legislação é um entrave para a desenvolver o potencial

Oportunidade de negócios “Eu, como técnico de um time de 22 ministros, para a gente entrar em campo e ganhar o jogo eu tenho que ter a confiança deles, eles confiarem em mim, para que vocês possam também confiar em nós e acreditar que esse país, de fato, mudou”, disse. O presidente citou o estado de Roraima e a produção de arroz por fazendeiros, que acontecia na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, antes de sua demarcação em 2005. “Os rizicul-

tores queriam apena 1% daquela área para continuar produzindo arroz, não conseguiram. Roraima hoje importa arroz. Nós temos que fazer esse casamento”, defendeu. “É um estado riquíssimo, mas que está engessado por certas legislações, que queremos mudá-las para o bem do seu povo. E seu povo tem brancos, negros e índios, em especial, índios, que querem se integrar, que são por vezes latifundiários pobres em cima de terras ricas”, ressaltou.

de muitas regiões. “Se formos para o Centro-Oeste veremos seu potencial agrícola, os problemas que tem por causa de alguma legislação, que não é fácil sua mudança, porque a agenda mundial está agora calcada na questão ambiental. E nós queremos preservar o meio ambiente e queremos casá-lo com o progresso. Isso que está aqui é nosso, pode ser explorado, pode ser preservado para o bem de todos nós”, destacou.


ECONOMIA

Manaus, 11 de outubro de 2019

05

Brasil deverá ter produção recorde de grãos O 1º levantamento da safra de grãos 2019/2020, divulgado nesta quintafeira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indica que a produção brasileira está estimada em 245,8 milhões de toneladas, um aumento de 1,6%, ou seja, 3,9 milhões de toneladas a mais em relação à safra 2018/2019; um recorde. O estudo aponta ainda que o milho, primeira safra tem produção estimada em 26,3 milhões de toneladas, 2,5% acima à de 2018/19, com um crescimento de 1% na área, totalizando 4,14 milhões hectares.

Vendas do varejo sobem 0,1% de julho para agosto O volume de vendas do comércio varejista brasileiro cresceu 0,1% na passagem de julho para agosto. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (10), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa foi a terceira

Estimativa é colher 245,8 milhões de toneladas O milho segunda safra, no entanto, que representa cerca de 70% do total do grão, só começará a ser plantado após a colheita da soja que, inclusive, vem mantendo a tendência de crescimento na área plantada e indica crescimento de 1,9% em relação aos números da safra anterior, com 120,4 milhões de toneladas. A produção de feijão, devido a problemas de chuva na

colheita nas safras anteriores, indica queda de 3,9% na área a ser cultivada. A cultura perde espaço para o milho e a soja, que apresentam melhor rentabilidade. O arroz tem uma produção estimada em 10,6 milhões de toneladas, resultado 1,9% superior à safra de 2018/2019, mesmo com redução de 0,6% na área a ser cultivada, totalizando 1,7 milhão de hectares.

alta consecutiva do indicador, que acumula crescimento de 1,2% no período. O comércio varejista também teve altas de 0,4% na média móvel trimestral, de 1,3% na comparação com agosto do ano passado, 1,2% no acumulado do ano e 1,4% no acumulado de 12 meses.


06

POLÍCIA

Vídeo mostra aluna usando drogas dentro da sala de aula Foi divulgado nesta quartafeira, 9, nas redes sociais um vídeo de uma estudante ‘cheirando’ pó, possivelmente de pasta base de cocaína, dentro de uma sala de aula da Escola Estadual Senador João Bosco, localizada na cidade de Parintins, distante 369 km de Manaus. A aluna é menor de idade, no vídeo de aproximadamente três segundos, aparece a menor olhando para o lado, em seguida baixa a cabeça e coloca o pó em seu nariz. Na imagem também aparece outra garota sorrindo da situação. A Coordenadoria Regional de Educação de Parintins se posicionou em relação ao fato:

Manaus, 11 de outubro de 2019

Esclarecemos que repudiamos esse e qualquer ato que venha a denegrir o trabalho realizado pela equipe escolar deste e dos demais educandários. Informamos à sociedade que tanto o Conselho Escolar, quanto esta Coordenadoria de Educação estão apurando as informações e tomando as medidas cabíveis ao ato. Informamos também, que diante da gravidade do fato, o caso foi encaminhado ao Setor Psicossocial da CREP, ao Conselho Tutelar e ao Comissariado de Menores para que a aluna e seus responsáveis possam prestar esclarecimentos, receberem atendimento e/ou punições cabíveis.

Vizinhos denunciam mulher que escondia drogas no forro

Uma mulher de 30 anos foi presa nesta quarta-feira (9), após policiais militares da Força Tática encontrar drogas escondida no forro do banheiro que fica dentro da casa onde ela morava na rua 1° de abril, comunidade São Lucas, zona Leste de Manaus. De acordo com a polícia por volta de 19h42min de quartafeira (09), eles receberam uma denúncia e foram até o local.

Ao abordar a mulher ela mostrou nervosismos e os PMs acabaram encontrando o esconderijo dos entorpecentes. No forro do banheiro foi encontrado um revólver, cal .32, marca inelegível, numeração suprimida, sem munições, 5 porções médias de substância supostamente Oxi. A mulher foi levada para o 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), para procedimentos necessários.

Motorista de app apanha ao negar corrida para trio suspeito Um motorista de transporte privado urbano por aplicativo foi agredido após se negar a fazer uma corrida para “terceiros”. O fato aconteceu na noite desta quarta-feira (9), na zona Norte, quando o homem chegou no local solicitado e percebeu que a pessoa que o aguardava não eram quem havia pedido a viagem. “O solicitante chamou o aplicativo através do 99 Pop e quando adentraram o veículo, eram duas pessoas do sexo

masculino e o terceiro foi até o carro. Eu disse que não faria corrida para terceiros por questão de segurança e até porque o próprio aplicativo regulamenta isso”, conta o motorista que preferiu não ser identificado. Ainda seguindo o relato, o motorista disse que os homens saíram do carro e o terceiro homem foi bem agressivo, contornou o carro e foi até a porta do condutor abriu e tentou arrancar a vítima do carro à força.


Adolescentes são apreendidos na ZL POLÍCIA

Manaus, 11 de outubro de 2019

Policiais militares da Força Tática apreenderam, na tarde desta quarta-feira (09/10), dois adolescentes suspeitos de tráfico de drogas no bairro Armando Mendes, zona leste da capital. Com eles, os policiais apreenderam 454 trouxinhas de supostamente oxi, uma porção média de skunk, uma balança de precisão e a quantia de R$ 155,00 em espécie. Os policiais que atenderam à ocorrência relataram que, por volta das 15h30, receberam denúncia via Whatsapp informando sobre a comercialização de entorpecentes em frente a uma residência localizada a rua G. Feito o deslocamento até o referido endereço, os policiais observaram que vários indivíduos saíram correndo ao perceberem a presença da polícia. Durante a tentativa de fuga, dois suspeitos foram abordados e, durante revista pessoal, os policiais encon-

traram dinheiro e porções de supostamente entorpecentes. Ao realizarem buscas na área os policiais encontraram uma mochila contendo o restante do material apreendido. Ao serem indagados, os adoles-

centes informaram que de fato estavam comercializando drogas na área. Diante dos fatos, os adolescentes foram apreendidos e encaminhados à Delegacia Especializada em Apuração de

07

Atos Infracionais (Deaai) para os procedimentos legais. Na delegacia, foi constatado que um deles já possuía passagem por infração análoga ao roubo, utilizando um simulacro de arma de fogo.

No Jorge Teixeira Policiais militares da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) apreenderam, na noite desta quarta-feira (09/10), um adolescente de 17 anos suspeito de tráfico de drogas na Comunidade Val Paraíso, bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital. Com ele, os policiais apreenderam 10 trouxinhas de supostamente maconha, uma porção média de supostamente cocaína, duas trouxinhas de suposta-

No Tancredo Neves Policiais militares da 14ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), na manhã desta quarta-feira (09/10), apreenderam um adolescente e detiveram três homens, todos suspeitos de tráfico de drogas no bairro Tancredo Neves, zona leste da capital. Com eles, os policiais apreenderam uma sacola contendo supostamente substâncias entorpecentes. Os policiais que atenderam à ocorrência infor-

maram que, por volta das 11h, foram acionados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), para averiguar possível venda e consumo de entorpecentes em uma residência localizada no bairro Tancredo Neves, zona leste. Ao chegarem ao endereço informado, os policiais avistaram quatro indivíduos em atitude suspeita em frente à residência referida na denúncia.

mente cocaína, 16 trouxinhas de supostamente oxi, duas balanças de precisão e a quantia de R$ 25,75 em espécie. Os policiais que atenderam à ocorrência disseram que, por volta das 21h50, durante patrulhamento pela comunidade Val Paraíso, foram informados por populares que um homem trajando camisa polo, cor laranja e bermuda jeans, estava comercializando drogas no local.


08 ECONOMIA

Manaus, 11 de ou

“ZFM É MO

Menezão consegue convencer a Comissão da Refor

Alinhado com o governo Bolsonaro e disposto a criar novas fontes de geração de empregos e riqueza, o Superintendente da Suframa, Cel. Alfredo Menezes, saiu de Brasília disposto a lutar pela valoração dos serviços que o Meio Ambiente do Amazonas presta ao Brasil e ao planeta. Para ninguém é segredo que os recursos naturais no planeta Terra estão se esgotando. Água, alimentos, oxigênio, florestas... A cada dia a civilização predatória segue sua marcha

destruidora. Entretanto, há um despertar da Humanidade para os riscos da escassez dos tais recursos. As mudanças climáticas, embora não reúna a concordância necessária a um compromisso objetivo e definitivo, batem à nossa porta cotidiana. Vai faltar água para o agronegócio e a Arábia Saudita há décadas troca barris de petróleo por água. Como fazer dinheiro na Amazônia sem precisar desmatar mais do que a Lei permite e sem destruir os recursos naturais e genéticos?

Vendendo o peixe ambiental

Em Brasilia, nesta semana, vendeu o peixe do Amazonas e deixou claro para a comissão da Reforma Tributária que mexer com a ZFM é comprometer seu precioso ativo ambiental.. As queimadas criminosas transformam em fumaça as

biomolécula da vida, da juventude e da saúde integral. Pior do que isso, na ótica das populações é o esgotamento de solos férteis. Com isso, os alimentos vão encarecer mais ainda, comprometendo a segurança e a saúde alimentar.

Recursos dispon para gestão qua Temos conflitos bélicos por todo o planeta causado pela falta de água e com seus excessos sazonais as enchentes devastadoras, o desmatamento e a acidificação dos oceanos – citando apenas alguns estragos da falta de gestão inteligente dos recursos hídricos. Com uma biodiversidade exuberante e um repertório de recursos hídricos incalculável em tamanho e valor, o Amazonas está deitado na rede da fartura biológica enquanto o mundo, não é segredo para ninguém, desde sempre cobiça seus recursos naturais. Uma economia robusta está subjacente a essa reflexão. A economia da sustentabilidade, onde estão em jogo o atendimento às demandas e a reposição dos estoques naturais. Menezão está colocando na ordem do dia essa valoração de tantos recursos que a Natureza nos deu.


ECONOMIA

utubro de 2019

09

OEDA VERDE”

rma Tributária

níveis alificada

Não se trata de pedir recursos A ordem é cobrar serviços que estamos ofertando. Essa pauta, segundo o Superintendente , pode inverter a conversa torta de doações para salvar a Amazônia. Salvar de que,

Monsieur? A conversa é outra: temos que definir com urgência e transparência quanto cabe a cada país pagar os serviços ambientais fornecidos pela Amazônia? Que contra-

partidas merecem as empresas aqui instaladas quando evitam que a população se volte para a floresta e recursos hídricos para assegurar a própria subsistência?

Valorar a moeda verde Terras férteis, florestas, controle fluvial... Nem tudo que tem valor tem preço e nem tudo que tem preço tem valor, dizia Pascal. Há um conjunto crescente de estudos e pesquisas que procuram incorporar os mecanismos de mercado à valorização e à eventual precificação de ativos, custos e benefícios ambientais, independentemente de serem objeto de transações mercantis. O meio ambiente não é um fator de produção menos importante, mas é um envoltório contendo, provisionando e sustentando toda a economia. O fator limitante do desenvolvimento econômico futuro é a disponibilidade e a funcionalidade do capital natural, em particular os serviços de suporte à vida que não têm substitutos e presentemente não têm valor de mercado. Apenas presentemente. A Bolsa de Chicago já trabalha com ativos de carbono.


10 ECONOMIA

Manaus, 11 de outubro de 2019

São diversas as faces da Amazônia e múltiplos os requisitos para aqui empreender

bons empreendedores. Simplesmente essas pessoas ainda não existem aqui. A experiência de sucesso em Belém, com parceria sólidas com Universidades de alta gastronomia da Itália, tem um lastro denso, diversificado e antigo.

• Veto burocrático, fundiário e logístico

Denis Minev (*) denis.minev@gmail.com Alfredo MR Lopes (*)alfredo.lopes@uol.com.br

Há muitas Amazônias no contexto dos biomas tropicais e geopolítico. Temos as terras altas que não são alcançadas pela influência direta das enchentes, quase inacessíveis e com uma função climática essencial ao equilíbrio do Planeta; temos as várzeas fecundas onde o fenômeno da estiagem deixa preciosos nutrientes para agricultura de ciclo rápido. Temos a Amazônia dos Campos Gerais, um bioma idêntico ao Cerrado, onde milhares de hectares tem vocações diferenciaras do ponto de vista econômico e ecológico. São fragilidades e potencialidades de uma Amazônia que inclui relevos surpreendentes, cordilheiras destacadas que abrigam o relevo mais alto do país. Fomos agraciados com uma biodiversidade e geodiversidade vitalizadas por 1/5 da água doce da Terra. Por isso, a formatação de planos de desenvolvimento econômico de caráter sustentável supõe o compromisso prévio do conhecimento e exige resguardo prudente dos investimentos. O Plano de Desenvolvimento Sustentável apresentado nesta terça-feira, dia 8, pelo Instituto Escolhas, em audiência pública na Câmara dos Deputados, por esses motivos, sugere que sua elaboração foi feita por alguém que nunca ganhou um centavo como empreendedor na Amazônia. Eis algumas razões e contradições:

• Gargalo da infraestrutura

O Plano bate em todas as antigas teclas de diversificação da economia, sem transparecer que conhece o contexto do problema. Por exemplo, imaginar que a piscicultura não se desenvolveu no Amazonas – como ocorreu em Rondônia e Roraima – por falta de financiamento, significa desconhecer que os entraves principais estão relacionados com infraestrutura (transportes caríssi-

mos, comunicação inexistente fora do raio das cidades, energia com fornecimento irregular) e com uma burocracia proibicionista infernal (há casos de empreendedores aguardando 2-3 anos por uma licença).

• Os negócios da silvicultura

E quando o Plano trata de infraestrutura, fala de uso do satélite e de porto terrestre e aéreo em Manaus. Dois itens importantes, mas insuficientes. Coincidentemente, apenas infraestrutura que não toque em uma árvore sequer. Ora, o Amazonas tem mais de 90% de sua cobertura vegetal conservada, embora a Lei obrigue a preservação de apenas 80%. Manejar, com critérios de sustentabilidade, por exemplo, 10% da oferta de madeiras que o Estado apresenta daria uma receita superior ao investimento sugerido em cinco anos.

• Turismo sem realismo

A proposta trata do ecoturismo com PPP, parceria público privada, em unidade de conservação. Ora, o turismo moderno tem de acontecer próximo a grandes aeroportos, nenhum turista se dispõe a viajar longas distancias até chegar ao destino pretendido. Qual unidade de conservação é atendida por aeroporto em um raio de 3 horas de viagem de barco a partir de Manaus? Como atender, especialmente, um ambientalista acostumado às conveniências do Leblon ou de Ipanema? Pode ser um produto turístico pequeno, com toque gourmet, um nicho bem resolvido, mas não vai gerar 200 mil empregos (nem 2 mil, na melhor das hipóteses).

• Escassez de recursos humanos

Para empreender no setor de alta gastronomia, é preciso chefs diferenciados, de boas escolas, de bons marketeiros,

O Plano fala em polo moveleiro, provavelmente a iniciativa mais antiga da Amazônia e a mais perseguida por ambientalistas mal intencionados. Propõe financiar serrarias para modernizar a atividade sem saber que não reside aí o xis da questão. O autor, obviamente, desconhece os desafios que até mesmo empresas bem capitalizadas neste segmento tem enfrentado (vide Precious Woods/Mil Madeireira em Itacoatiara, Amata em Rondônia, Orsa no Amapá). O problema principal é de burocracia, fundiário (também ligado a burocracia) e logística/infraestrutura.

• “Economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo”.

Este é o conceito de Sustentabilidade que adotamos no Amazonas e que se baseia nas recomendações de Samuel Benchimol, nosso pensador e maior especialista em Amazônia de nossa História. O Plano apresentado pelo Instituto Escolhas, claramente, foi elaborado por alguém que tem em mente o imperativo ambiental como o mais importante, enquanto a estrutura econômica se revela fator secundário. Ora, se não assegurarmos uma base econômica robusta escassos serão os recursos para repor os estoques naturais e atender as demandas sociais. Mais uma evidência de que precisamos nos abraçar no adensamento, diversificação e fortalecimento do Polo Industrial de Manaus, como o único modelo viável que por aqui passou. Precisamos continuar buscando alternativas sustentáveis, mas com um pouco mais de realismo, densidade e viabilidade socioeconômica. (*) Denis Minev, Universidade Stanford e da Pensilvânia, economista e Diretor -Presidente do Grupo Bemol. (*) Alfredo PUC-SP, UFAM e USP, filósofo e consultor do CIEAM Esta Coluna é publicada às quartas, quintas e sextas-feiras, de responsabilidade do CIEAM. Editor responsável: Alfredo MR Lopes. cieam@cieam.com.br


CIDADES

Manaus, 11 de outubro de 2019

11

Super-heróis fazem a festa para crianças Como parte das ações comemorativas em alusão ao Dia da Criança, celebrado neste sábado, 12 de outubro, a Prefeitura de Manaus realizou uma programação recreativa na escola municipal especial André Vidal de Araújo, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. A “Festa da Criança” aconteceu na manhã desta quarta-feira, 9, garantindo a diversão de alunos com vários tipos de deficiência atendidos pela unidade de ensino. Ao todo, a escola André Vidal atende 500 alunos com variados tipos de deficiência, como visual, auditiva, intelectual, autismo e síndrome de Down. Para a gerente de Educação Especial da unidade, Dayla Menezes, é uma felicidade estar recebendo tantos parceiros comprometidos com esse público. “Nossos alunos antes de serem pessoas com deficiência são pessoas que precisam ser respeitadas em suas particularidades e inclusas em todas as ações e movimentos da cidade. Então, mas uma vez, a prefeitura e todos os envolvidos estão de parabéns pela iniciativa”, disse.

Fiscalização impede ocupação irregular A fiscalização ambiental da Prefeitura de Manaus, em parceria com o Grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas (Gipiap) do Estado, realizou na quarta-feira, 9, a demolição de duas armações de alvenaria desabitadas, construídas irregularmente em trechos da área verde e de área de preservação permanente (APP) do conjunto Renato Souza Pinto, na Cidade Nova, zona Norte. As construções, utilizadas apenas para especulação imobiliária, são a extensão de uma

invasão existente no local. O trabalho foi realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental. Além da demolição, os fiscais da Semmas notificaram ocupantes de outras seis construções irregulares existentes na área e aplicaram dois autos de infração por descumprimento de notificação de retirada no valor de 100 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a aproximadamente R$ 10,3 mil.

Capacitação em terapia auricular para servidores Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus participaram de um Curso de Auriculoterapia – terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, organizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O curso teve por objetivo capacitar os profissionais nessa prática integrativa, com a proposta de levar essa alternativa de tratamento aos usuários das unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). As aulas, iniciadas em agosto, foram realizadas na modalidade de Ensino a Distância (EAD), e nesta quarta-feira, 9, foi realizada a única aula prática, presencial, que encerrou a capacitação, na Escola do Legislativo, anexo à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.


12 ESPORTES

Manaus, 11 de outubro de 2019

‘Rainha da selva’ disputa torneio Internacional de MMA

A lutadora de MMA (Artes Marciais Mistas), Mayana Kellem, conhecida como Rainha da Selva, é a representante feminina do Amazonas no Mr. Cage MMA Championship 39, torneio internacional da modalidade, que acontece no próximo domingo (13/10) na cidade de Maia, em Portugal. A atleta é detentora do cinturão da competição na categoria Peso Galo e viajou para a competição com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A competição, que nasceu no Amazonas e expandiu para fora do país, fará parte do Power Expo 2019, o maior evento de múltiplos espor-

tes realizado no país europeu, neste sábado (12) e domingo (13/10). A amazonense compete no último dia de evento. Estudante de Direito e praticante da modalidade há mais de seis anos, Mayana carrega no currículo, além do cinturão do Mr. Cage, o título do Rei da Selva Combat, também na categoria Galo, que lhe rendeu o título de Rainha da Selva. Para a disputa do domingo, ela se prepara há mais de dois meses com treinos intensivos e alimentação balanceada. “Ainda não sei quem será a minha adversária, mas estou treinando tudo. Jiu-jitsu, Muay Thai, e a tática é não perder o foco, uma vez que não conheço minha opositora”, explicou Kellem.

Flamengo já tem sinalização da Inter para venda de Gabigol O Flamengo recebeu sinal positivo da Inter de Milão para uma possível venda de Gabigol, emprestado ao clube carioca até o fim do ano. Mas as partes só darão os próximos passos na negociação após a partida decisiva do rubro-negro com o Grêmio, pela semifinal da Libertadores, no dia 23 o jogo de ida terminou empatado em 1 a 1. O empresário do jogador, Júnior Pedrozo, confirmou que há conversas previstas com os cartolas italianos. Mas reforçou que Gabigol prefere preservar o bom momento dentro de campo e tratar do futuro apenas depois desses compromissos decisivos. Nesta quarta-feira, o jornal

italiano “Corriere dello Sport” publicou que a Inter e o Flamengo tinham chegado a um princípio de acordo pelo camisa 9. O negócio envolveria o pagamento de 16 milhões de euros (cerca de R$ 71,60 milhões), além da manutenção de 20% dos direitos econômicos pelo clube europeu em uma possivel revenda. Tais valores atendem às possibilidades do rubro-negro. Se a negociação for acertada, o Flamengo vai ter novamente uma das transferências mais caras da história do Brasil, assim como aconteceu nos casos de Vitinho, Gerson e De Arrascaeta entre 2018 e 2019.

Fluminense empata em 0 a 0 com o Cruzeiro A marcação de Jean Pierre Gonçalves Lima trouxe duas benesses ao Fluminense. A primeira, simbólica: Fred segue no jejum contra o Tricolor desde que deixou as Laranjeiras para voltar para o futebol mineiro, são agora sete partidas sem gols e vitórias sobre o ex-time. A outra é material: o ponto conquistado coloca o Cruzeiro fundo na zona de rebaixamento e a equipe carioca a três pontos dos quatro últimos colocados. O lance decisivo para o

empate em 0 a 0 no Mineirão aconteceu no começo do segundo tempo. Robinho deu de calcanhar para Egídio, que caprichou no cruzamento para o camisa 9 da Raposa. A cabeçada foi certeira, mas não contava com a arbitragem das mais confusas do VAR. Depois de rever o lance, Jean Pierre Gonçalves Lima enxergou falta de Robinho no marcador: um chute de calcanhar no rosto do rival quando cruzeirense caía no chão. Sim, é confuso mesmo.


ESPORTES

Manaus, 11 de outubro de 2019

13

Carille se torna o 7º técnico com mais jogos no Timão O nome de Fábio Carille já está gravado na história do Corinthians. Tricampeão paulista (2017, 2018 e 2019) e campeão do brasileiro em seu ano de estreia, o treinador igualará a marca de Armando Del Debbio como o sétimo técnico que mais vezes treinou o Timão em toda a história, com 178 partidas. A marca será registrada na noite desta quinta, às 19h15, quando o Alvinegro mede forças com o Athletico Paranaense, em Itaquera. Amado por uns, criticado por outros - sobretudo nesta temporada, Fábio Carille segue sua jornada no comando do Corinthians. Até aqui, além das quatro taças levantadas, o técnico soma 86 vitórias, 54 empates e 37 derrotas como Timão, o que lhe garante aproveitamento de 58% dos pontos disputados no clube do Parque São Jorge.

Apesar dos números serem bons, o técnico está pressionado. O Corinthians está na quarta colocação do Campeonato Brasileiro, com 42 pontos ganhos, mas não vive bom momento no ataque. Na competição nacional, o Timão fez apenas 25 gols em 23 rodadas e é constantemente cobrado por uma melhora ofensiva e por uma postura mais agressiva. Para o duelo com o Athletico-PR, o Corinthians não terá Pedrinho, Sornoza e Júnior Urso. Com isso, Fábio Carille deve mandar a campo um time inédito para medir forças com o atual campeão da Copa do Brasil. A provável escalação do Alvinegro para este jogo tem Cássio; Fagner, Manoel, Gil e Danilo Avelar; Ralf, Gabriel e Mateus Vital; Vagner Love, Mauro Boselli e Clayson.

Felipe Melo provoca torcida do Santos

Carlinhos se aproxima da marca dos cem jogos no futebol suíço Em ótima fase na carreira vestindo a camisa do FC Lugano, o atacante Carlinhos, com passagem pelo São Paulo, chegou ao jogo 97 com a camisa do clube suíço no último final de semana. Próximo da centésima partida na agremiação, o jogador falou sobre a expectativa para alcançar a marca. - Estou me aproximando do centésimo jogo oficial com a ca-

misa do Lugano. É uma história, uma conquista importante que estou próximo de alcançar. Chegar a cem jogos no futebol suíço e em um grande clube como o Lugano, sem dúvida, será muito especial. Estou muito feliz com isso e motivado para conquistar esse objetivo - disse. Segundo o jogador, sua meta é continuar fazendo sua história na Europa.

A noite desta quarta-feira definitivamente não foi boa para o Palmeiras e Felipe Melo. Na derrota por 2 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro, a torcida do time da casa provocou o volante palmeirense durante o jogo, com vaias e o canto de “Não é mole não, Felipe Melo afundou a seleção”. Perguntado sobre o clima do jogo, Felipe Melo provocou de volta. Apesar de ter provocado a torcida do Santos, o volante exaltou o time adversário ao

falar sobre o jogo, e ressaltou o início de partida ruim do Verdão. Felipe Melo também falou sobre o sentimento que o time deveria sair após a partida, e citou até o próprio filho, antes de lembrar da vitória por 4 a 0 do Palmeiras sobre o Santos no primeiro turno do Brasileiro. Com a derrota, o Palmeiras ficou nos 47 pontos e caiu para a terceira colocação do Brasileiro. O Verdão volta a campo no sábado, às 21h, contra o Botafogo, no Pacaembu.


14 ALDEIA GLOBAL

Manaus, 11 de outubro de 2019

BBB 20 já tem data para estrear e terminar

Começou a contagem regressiva. A vigésima edição do “Big Brother Brasil” vai estrear no dia 21 de janeiro, na terceira terça-feira do ano de 2020. A grande final tam-

bém já tem data, e está programada para 23 de abril, numa quinta-feira. Tiago Leifert será mais uma vez o apresentador, emplacando seu quarto ano à frente do reality.

Fernando Zor, da dupla com Sorocaba, está internado

‘Detalhe íntimo’ chama atenção Mariana Rios presenteou os seguidores com mais uma foto de sua viagem às belas paisagens do Atacama, no Chile. No clique compartilhado no Instagram, a musa segura uma boia envolta do corpo enquanto ostenta as curvas a bordo de biquíni branco. Nos comentários, a atriz

colecionou elogios por sua beleza e boa forma. Mas um certo “volume íntimo” chamou atenção de seguidores da morena. Além de algumas mensagens impublicáveis com referência às partes íntimas da musa, um internauta avisou: “Proibido dar zoom”, escreveu.

Fernando Zor, namorada de Maiara, foi internado nesta terça-feira por conta de uma pneumonia. O sertanejo está sob cuidados num hospital de São Paulo. De acordo com a assessoria dos músicos, até a recuperação, Sorocaba seguirá sozinho com os compromissos

musicais, como o show desta quinta-feira, em Cosmorama (SP). A médica responsável por Fernando optou por mantê -lo internado pela necessidade de aplicação de antibióticos intravenosos. O cantor não tem previsão de alta até o momento.


Manaus, 11 de outubro de 2019

TELEVISÃO

15

Malhação

Filipe fica sem graça quando Thiago o questiona sobre sua família. Rita decide falar sobre Rui para Filipe, mas se recusa a contar o que ele fez com ela. Lígia teme pela vida de sua paciente. Guga é carinhoso com Meg, que sofre por causa de Osório. Nanda decide ajudar Raíssa com a coreografia do show. Serginho e Guga se preocupam com a decisão de Meg. Ivete se desentende com Carla. Max decide conversar com Osório. Raíssa repara no comportamento de Nanda quando Camelo se aproxima. Meg decide morar na casa de Guga. Filipe convida Rita para viajar. Carla permite que Raíssa se apresente no show. Filipe e Rita viajam juntos.

Éramos Seis

Lola enfrenta Júlio. Afonso tenta ajudar Shirley, e Inês se preocupa com a mãe. Júlio reclama de Alfredo para Almeida. Carlos e Clotilde consolam Lola. Higino sugere que Emília estimule a convivência de Justina com outras pessoas. Lola repreende Olga por implicar com Clotilde. Júlio convida Almeida para sair. Lola estranha quando Almeida chega sozinho à sua casa. Júlio dança com Marion no cabaré. Zeca encontra a casa de Lola e se enfurece ao ver Olga dançando com Almeida. Shirley recebe uma carta misteriosa e fica transtornada. Júlio beija Marion. Clotilde se encanta com Almeida. Lola vê Júlio chegar em casa embriagado.

Bom Sucesso

Gracyanne Barbosa posa de lingerie e coloca corpão para jogo

A Dona do Pedaço

Nana e Marcos veem o pai caído no chão, com a flor de retalhos feita por Paloma nas mãos. Mauri informa a Nana e Marcos que Alberto piorou depois que Paloma foi embora. Felipe fica confuso ao ver Jeff abraçando Evelyn. Gisele não atende à ligação de Diogo, preferindo dar atenção a Yuri. Felipe se aproxima de Evelyn e demonstra interesse em conhecê-la. Yuri e Gisele se beijam. Ramon repara que Paloma ainda está ligada a Alberto. Paloma comenta com Ramon que teve um mau pressentimento. Sofia pede a Nana que seu presente de Natal seja a volta de Paloma.

Maria da Paz afasta Amadeu. Fabiana flagra Rock com seu celular. Régis perde dinheiro no cassino. Maria da Paz fala com Marlene sobre Antero. Régis se endivida no cassino. Joana aparece na confeitaria e Tonho tem um pressentimento. Jô reclama de Téo para Carmelinda. Jô perde o emprego. Vivi comenta com Kim que encontrará Chiclete em seu apartamento. Abdias faz uma confissão para Sílvia. Fabiana beneficia os funcionários da fábrica para agradar Abel. Téo incentiva Jô a procurar Maria da Paz. Régis se assusta quando o agiota o procura na importadora. Jô pede perdão a Maria da Paz.


Manaus, 11 de outubro de 2019

Profile for Jornal Maskate

3944 - EDIÇÃO DIGITAL  

3944 - EDIÇÃO DIGITAL  

Profile for maskate
Advertisement