Page 1

tri창ngulo


1 - Desenha a circunferência e traça o diâmetro. 2 - Com centro num dos extremos do diâmetro, e a passar pelo centro, traça um arco que intersecta a circunferência nos pontos A e B. 3 - São estes dois p pontos q que com o p ponto C ((outro extremo do diâmetro) te dão a divisão da circunferência em três partes iguais. Une os pontos e tens um triângulo equilátero [ABC] inscrito na circunferência. circunferência


quadrado


1- Dada a circunferência de centro O, traças um diâmetro AC. 2 - Determina a mediatriz desse segmento e quando ela intersecta a circunferência tens os pontos B e D. 3 - Obténs assim a circunferência dividida em q quatro p partes iguais. g Une os pontos e tens o quadrado [ABCD] inscrito na circunferência.


pentรกgono


1 - Desenha a circunferência de centro O e traça o diâmetro horizontal e vertical. 2- Determina o ponto médio do raio OG e obténs o ponto M. 3 - Faz centro nesse p ponto M e com abertura do compasso p até A descreve um arco que intersecte o diâmetro horizontal no ponto N.


4 - Faz agora centro em A e com abertura até N traça um arco que intersecte a circunferência no ponto B. 5 - Vais agora traçar pequenos arcos com esta abertura, sobre a circunferência,, a p partir do p ponto B. 6 - Já tens a circunferência dividida em 5 partes iguais. Une os pontos e obténs o pentágono [ABCDE] inscrito na circunferência.


hexรกgono


1 - Desenha a circunferência de centro O, traça o diâmetro horizontal AB. 2 - Com centro em A e em B traças os arcos FC e DE a passar pelo centro. São estes os pontos que com os extremos do diâmetro te dão a divisão da circunferência em seis partes iguais. 3 - Une os pontos e obténs o hexágono [ABCDEF] inscrito na circunferência.


heptรกgono A

G

B

F

C E D


1 – Traça o diâmetro horizontal RL da circunferência. 2 - Com centro em L e a passar por O, O traças um arco que vai intersectar a circunferência nos pontos A e P. Une os pontos e obténs o ponto M (traçaste a mediatriz do raio OL). 3 - Faz Fa agora centro no ponto A e abre o compasso até M. M Traça um m arco que intersecte a circunferência e com essa abertura, e a partir do ponto que determinaste, vai repetindo a intersecção sobre a circunferência até chegares h ao ponto t inicial. i i i l Tens T a circunferência i f ê i dividida di idid em 7 partes t iguais. 4 - Une os pontos e obténs o heptágono [ABCDEFG] inscrito na circunferência. i f ê i


oct贸gono


1 - Dada a circunferência de centro O, começas ç por dividi-la em q p quatro partes iguais. 2 - De seguida traças a bissectriz de cada um dos ângulos que os dois diâmetros p perpendiculares p te apresentam p ((basta determinares a bissectriz de 2 dos ângulos e se a prolongares obténs a bissectriz do que lhe está oposto. Obténs assim a circunferência dividida em oito partes iguais. 3 - Une os p pontos e tens o octógono g [[ABCDEFGH]] inscrito na circunferência.

Divisão da circunferência  

Divisão da circunferência

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you