Page 1

JORNAL / MARVÃO MERECE MAIS

EDIÇÃO I / FEVEREIRO 2017

MADALENA TAVARES A CANDIDATA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL EM DISCURSO DIRETO

INFOMAIL


MARVÃO MERECE MAIS / MADALENA TAVARES / A CANDIDATA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL EM DISCURSO DIRECTO

A CANDIDATA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARVÃO PELO PARTIDO SOCIALISTA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017 MADALENA TAVARES EM DISCURSO DIRETO Editorial Foi com enorme orgulho e determinação que decidi aceitar o convite que me foi endereçado pelo Partido Socialista para liderar a lista à Presidência da Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas. Senti que não poderia deixar de responder aos apelos de todos aqueles que me desafiaram para esta honrosa missão, e que desde o primeiro momento apoiaram de forma incondicional a minha candidatura. Devo no entanto acrescentar que, nesta decisão teve muita influência o facto de sentir enorme confiança na excelente equipa que aceitou trabalhar comigo e que, só por si, constitui plena garantia de sucesso para todas as ideias e projetos que já temos delineados e que tudo faremos para implementar em Marvão, se, tal como esperamos, for essa a vontade dos Marvanenses. Esta equipa é formada essencialmente por pessoas jovens, competentes, com grande experiência e provas dadas, nas áreas associativa, social, cultural e empresarial. É esta força e esta enorme capacidade de trabalho e dedicação plena, aliadas à minha experiência autárquica, que vos propomos, como modo de inverter o rumo do concelho de Marvão, num assumir de compromissos que proporcionem o aumento da qualidade de vida e desenvolvimento, indo ao encontro das necessidades e anseios da população. PORQUE MARVÃO MERECE MAIS. Madalena Tavares

01

...nesta decisão teve muita influência o facto de sentir enorme confiança na excelente equipa que aceitou trabalhar comigo e que, só por si, constitui plena garantia de sucesso para todas as ideias e projetos que já temos delineados e que tudo faremos para implementar em Marvão...

Marvão, 1996. Manuel Bugalho começava a reunir a equipa que com ele concorreria à Câmara Municipal no ano seguinte. Recém-chegado de Lisboa, o futuro presidente da Câmara deparou-se com um cenário pouco propício para organizar um grupo capaz de o catapultar para a frente dos destinos políticos de Marvão, tal como era seu objectivo. O Partido Social Democrata governava a câmara com quatro eleitos e o Partido Socialista só tinha um único representante no Executivo Municipal. Constituir uma lista exclusivamente dentro dos quadros locais do Partido era missão altamente improvável.

Foi neste contexto que chegou um “zum zum” aos ouvidos de Manuel Bugalho, sobre uma jovem dinâmica, aguerrida, competente, trabalhadora que chefiava a Estação dos CTT de Marvão e leccionava, à noite, na Escola Básica Integrada de Santo António das Areias. Este era um perfil que encaixava perfeitamente no projecto concebido pelo futuro autarca. O convite não se fez esperar e o desafio foi aceite. Mudar é preciso, dizia o slogan de 1997. E o povo de Marvão escolheu mudar, na mesma data em que, por força da sua entrada na política activa, a vida de Madalena Tavares também mudou de rumo. Os doze anos seguintes foram dedicados à causa pública em representação do Partido Socialista, oito como vereadora a tempo inteiro e outros quatro na oposição. Em 2009 foi eleita vereadora no grupo de cidadãos “Juntos por Marvão” sendo que os dois últimos anos deste mandato foram exercidos intermitentemente com Alexandre Novo, número dois da sua lista, pelo facto de, por motivos de carácter profissional, ser obrigada a viajar bastante e a ausentar-se frequentemente do país. Após um período em que por via da sua actividade empresarial se radicou em Moçambique, eis que, de novo, várias pessoas lhe endereçam o convite: Ser candidata à Presidência da Câmara de Marvão. Apanhada completamente de surpresa, Madalena Tavares voltou a dar provas de que é uma mulher decidida e que não vira a cara a desafios, sempre que se trate de Marvão. No passado dia 24 de Janeiro, dia da Restauração do Concelho, foi oficialmente anunciada a sua candidatura à Câmara Municipal de Marvão, nas redes sociais. Com esta mulher directa, nada melhor que falar, em discurso directo.


A CANDIDATA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL EM DISCURSO DIRECTO / MADALENA TAVARES / MARVÃO MERECE MAIS

PASSADO

. Câmara Velha – Casa da Cultura de Marvão

PRESENTE Tenho-me mantido atenta e informada em relação à vida do concelho e à sua gestão autárquica. Não consigo negar algum sentimento de desalento quando me apercebo do rumo que o nosso concelho está a tomar, sendo este foi um dos principais motivos que me levou a aceitar o convite formulado pelo Partido Socialista. O desaproveitamento de algumas infra-estruturas autárquicas e o desnorte na gestão, utilização, aquisição e alienação de património adquirido é extremamente preocupante. Num concelho onde o turismo é o principal motor da economia, não se encontra justificação para a ausência de uma política eficaz na sua divulgação, devidamente concertada com todos os agentes locais. Defendo afincadamente que as autarquias devem constituir-se como o primeiro garante da imparcialidade e da justiça e construir os alicerces que proporcionem bem-estar, qualidade de vida e emprego aos seus munícipes. As pessoas devem estar sempre em primeiro lugar.

A minha passagem pela Câmara Municipal como vereadora a tempo inteiro é um trabalho do qual muito me orgulho. Hoje posso olhar para trás e ver as obras estruturais que legámos ao património do concelho. A construção do Centro de Lazer da Portagem, da Piscina Coberta e do Centro de Saúde de Santo António das Areias e a recuperação da Câmara Velha - Casa da Cultura, são obras que qualquer autarca se orgulharia e eu tenho muita honra de ter pertencido ao executivo que as levou a cabo. Penso não pecar por falta de modéstia se referir que foram durante os anos em que exerci as funções de vereadora da Cultura e Turismo que Marvão conseguiu mais dinamismo nestas áreas, catapultado por todo o processo da candidatura a Património Mundial, em cujo desfecho final, lamentavelmente já não fui interveniente. A restruturação e dinamização da Feira da Castanha vieram dar continuidade ao excelente trabalho que recebemos do executivo anterior. A criação dos concursos de gastronomia e doçaria incentivaram o sector da restauração para o consumo da castanha. O êxito desta iniciativa encontra-se ainda hoje patente nas ementas dos restaurantes locais onde se podem encontrar variados pratos confeccionados com este produto. O Festival de Música e a Feira de Gastronomia proporcionaram a Marvão momentos ímpares de alta qualidade. As festas populares em vias de extinção, também constituíram uma preocupação, tendo sido incentivada a sua continuidade. Na área da Acção Social gostava de recordar a criação das Ludotecas da Portagem e Santo António das Areias, bem como a implementação do Projecto de Luta contra a Pobreza e do Dia do Idoso. Este é apenas um resumo da panóplia de actividades desenvolvidas em prol do concelho Marvão e da sua população, que aqui recordo com satisfação, e me motiva e incentiva ao olhar para o futuro.

. Centro de Saúde de Santo António das Areias

FUTURO A maior preocupação de um autarca, como já referi, devem ser, impreterivelmente, as pessoas. Os dados oficiais dizem que na última década o concelho de Marvão perdeu quase 40 por cento da sua população entre 24 e 40 anos. Este dado, de contornos assustadores, terá repercussões fortíssimas na vida de Marvão num futuro próximo. Torna-se necessário contrariar esta tendência desde já. É urgente implementar medidas no sentido de evitar a desertificação do concelho. Sei que não há receitas mágicas, mas existem decisões políticas que podem atenuar este grave problema transversal a todo o interior do país. E é esse o meu compromisso, porque Marvão merece mais.

NOTA BIOGRÁFICA - Maria Madalena Delicado Curião Tavares - 55 anos - Bióloga - Funcionária dos CTT desde 9 de Fevereiro de 1981 - Chefe de Estação dos CTT de Marvão de 1992 a 1997 - Docente na Escola BI Dr Manuel Magro Machado, em Santo António das Areias, nos anos lectivos de 1993/1994, 1994/1995 e 1995/1996, na disciplina de Ciências do Ambiente, no ensino recorrente. - Vereadora da Câmara Municipal de Marvão de 1997/2005, nas áreas de Cultura, Turismo, Acção Social, Educação, Ambiente e Juventude. - Integrou a comissão técnico-científica da Candidatura de Marvão a Património Mundial. - Curso de Gestão do Património Cultural.

. Piscina coberta de Santo António das Areias

. Centro de lazer da Portagem

02


VÍDEO DE APRESENTAÇÃO

Madalena Tavares apresentou a candidatura à Câmara Municipal de Marvão no dia em que se celebrou a restauração do concelho através de um vídeo.

ESPAÇO FREGUESIAS SANTO ANTÓNIO DAS AREIAS O executivo socialista da freguesia de Santo António das Areias, eleito em 2013, fixou como a maior prioridade as pessoas, tendo organizado os serviços para dar resposta eficaz a todas as solicitações e aspirações dos arenenses. Por isso, decidimos que tínhamos o dever de voltar a assinalar as romarias que são a identidade de vários locais desta freguesia, promovendo não só o convívio mas também devolvendo a dignidade a estes momentos que nos marcam como comunidade. Devolvemos o prestígio às festas em honra de São Marcos, cuja afluência foi a maior das últimas décadas, e voltámos a honrar o nosso padroeiro, Santo António, assinalando o Dia da Freguesia, pelo 13 de Junho, apostando noutra manifestação cultural típica da nossa terra, mas há muito perdida: as marchas populares. Conseguimos devolver à Relva da Asseiceira, à Ranginha e Cabeçudos o convívio e a tradição em redor dos seus padroeiros: Rainha Santa Isabel, N.ª Sr.ª do Rosário e N.ª Sr.ª da Conceição. Tudo isto se fez (e faz) trabalhando com os arenenses e com as forças vivas da nossa freguesia, sempre com o mesmo pensamento: as pessoas!

www.marvaomerecemais.pt candidatura@marvaomerecemais.pt www.facebook.com/marvaomerecemais www.instagram.com/marvao_merece_mais

“ Caros Amigos e Amigas, Porque a vida é um permanente desafio, que todos os dias se renova, o Concelho de Marvão fez com que voltássemos a estar JUNTOS! É no dia 24 de Janeiro, data repleta de simbolismo, em que comemoramos a restauração do nosso concelho, que vos anuncio a minha candidatura à Presidência da Câmara Municipal de Marvão, nas eleições autárquicas deste ano. Fui sensível aos apelos que me fizeram e à necessidade de mudança. E é, também, com enorme entusiasmo que vos prometo trabalhar arduamente, todos os dias, de forma justa e honesta. Em Marvão MUDAR É PRECISO; para que toda a população seja tratada de igual forma, para recuperar a esperança dos jovens, para garantir o bem-estar dos mais idosos. Esta é a dinâmica que precisamos para fazer de Marvão uma terra onde se viva melhor. Para isso, CONTEM COMIGO E COM TODO O MEU EMPENHO! CONTO CONVOSCO! Porque, MARVÃO MERECE! ”

SANTA MARIA DE MARVÃO No início do presente mandato, a Junta de Freguesia de Santa Maria de Marvão definiu como um dos seus objectivos prioritários realizar vários melhoramentos na sua Sede, criando condições para receber acções de formação e/ou sensibilização. Outro compromisso assumido e cumprido no Programa Eleitoral foi o de trabalhar em prol da população e é isso que fizemos e continuaremos a fazer. Prometemos que o Sino da Igreja dos Galegos voltaria ao seu campanário e também cumprimos. Através de várias parcerias procedemos à recuperação e manutenção das Igrejas e ao melhoramento do cemitério. Apoiámos todas as Associações de igual forma, participámos em torneios desportivos e organizámos caminhadas. Apoiámos também as Festas tradicionais e implementámos a Celebração do Dia da Mulher. Celebrámos os Santos Populares nos Galegos, actividade coroada de grande êxito. Ajudámos as famílias carenciadas e apoiámos a comunidade escolar através da aquisição de materiais para as crianças. Garantimos a conservação das calçadas, bem como a limpeza de caminhos, fontes e cursos de água. No interior da Vila de Marvão garantimos a limpeza e conservação da Fonte do Espírito Santo. Colocámos nova sinalética e garantimos a manutenção da existente, colocámos uma guarda em madeira na estrada do Monte Baixo e aplicámos pintura e outras manutenções nas casas de banho da Vila e da Freguesia.

Marvão Merece + Jornal | Edição #1  

A primeira edição do Marvão Merece + Jornal, publicação da candidatura do Partido Socialista em Marvão nas Autárquicas 2017 liderada por Mad...

Advertisement