Issuu on Google+

Arquitetura

Construção

Decoração

Tecnologia

Estilo

Ano 02 - Nº 20 - Julho/2011 - Distribuição gratuita

Um espaço gourmet cheio de estilo!

Projeto da arquiteta Milena Aguiar valoriza área externa com muito requinte e bom gosto

Patchwork para decorar Veja como utilizar essas peças coloridas nos ambientes

Aspiração central Conheça esse recurso inteligente que deixa a casa sempre limpa

Dicas de compra Escolha o fogão perfeito para sua cozinha


Se em uma melodia, o músico cria arranjos, na engenharia, o construtor ergue estruturas dando um novo ritmo para as cidades.

Assim é a Ladeira Miranda, há 30 anos regendo com excelência e fazendo de cada obra um espetáculo à parte.


30 anos tocados p e l a Pa i x 達 o . www.l adeira miranda.com.br


índice 06 - Entrevista

08 - Matéria de capa

14 - Mercado Imobiliário 16 - Coluna social

18 - Perfil do arquiteto

20 - Especial: Casa Cor

24 - Design & Decoração 26 - Dicas de compra

06

08 26

28 - Reforma

30 - Construção

32 -Sustentabilidade 34 - Tecnologia

32

18 34

Editorial

Este mês, a Casa Vale está recheada de matérias especiais para você! Para aproveitar o clima de férias de julho, nossa equipe foi até São Paulo e conferiu de perto todas as novidades da Casa Cor 2011. Na seção Especial, você acompanha as tendências do mundo da decoração e fica por dentro de tudo que foi sucesso no evento. A capa do mês apresenta um moderno e luxuoso espaço gourmet criado pela arquiteta Milena Aguiar em Guaratinguetá. Se você também quer valorizar a área externa da sua casa, não deixe de conferir cada detalhe deste projeto, que proporcionou muito conforto para os momentos de lazer entre a família e os amigos. As fotos são simplesmente inspiradoras! O caderno de Reforma vem com uma matéria superespecial! Mostramos o “antes e depois” de uma reforma feita pela arquiteta Giovana Fernandes. Com simples mudanças, você também pode deixar a sua casa mais moderna e aconchegante. Vejas algumas ideias para valorizar o ambiente na página 28. Acompanhe ainda todas as dicas da engenheira elétrica Elisabete Kater na entrevista do mês e saiba como garantir a segurança dentro de casa. Não deixe de ler também os temas de Tecnologia e Mercado Imobiliário que separamos para você. Os cadernos estão imperdíveis! Boa leitura! Nathália Cardoso

EXPEDIENTE Direção Geral Grabalos Associados Direção de Arte Marushio marushios@gmail.com

Direção Administrativa Nathalia Villalta S. Grabalos

Vendas São José dos Campos Marushio Tel.: 12 9134-0470 Taubaté e demais cidades Nathalia Villalta S. Grabalos Tel: 12 8814-5684

adm@revistacasavale.com.br

Jornalismo Responsável Nathalia Cardoso - MTB:53285 Fotógrafo Robson Salgado Contatos da revista: redacao@revistacasavale.com.br anuncio@revistacasavale.com.br (12) 3426-6800

Distribuição Campos do Jordão, Guaratinguetá, Lorena, Pindamonhangaba, Tremembé, Taubaté e São José dos Campos

Impressão Resolução Gráfica Tiragem desta edição 10 mil exemplares A Revista Casa Vale é uma publicação da Grabalos Associados. Não nos responsabilizamos por opiniões expressas nos artigos assinados, assim como pelo conteúdo de anúncios. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.


Entrevista

Por Nathalia Cardoso

Elisabete Kater

Engenheira elétrica Formada pela Unitau, com especialização na USP e no Instituto de Engenharia Atua há 25 anos em projetos no Vale do Paraíba, Litoral e Serra da Mantiqueira

Você sabe se certificar se as instalações elétricas da sua casa são seguras? Na entrevista abaixo, a engenheira elétrica Elisabete Aparecida Alves Kater conta tudo o que você deve saber para garantir uma boa proteção à sua nova casa. Acompanhe todas as dicas e entenda por que é importante se preocupar com o projeto elétrico na hora de construir ou comprar um imóvel.

Casa Vale – Do início da carreira pra cá, houve muitas mudanças com relação à obrigatoriedade do projeto elétrico residencial. O que você destaca entre essas mudanças? Elisabete – Antigamente, não havia essa preocupação com o desenvolvimento de um projeto elétrico na hora de construir. O pedreiro era responsável pela obra inteira de uma casa, inclusive as instalações elétricas. Naquela época, as residências também não tinham quadro de disjuntor, que é um item indispensável para a segurança de qualquer imóvel. Nos últimos cinco anos é que os arquitetos e os próprios moradores começaram a se preocupar realmente com o projeto elétrico. Casa Vale – Em obras de edifícios também era dessa forma? Elisabete – Não. A preocupação é maior quando você vai erguer um prédio comercial ou residencial que vai abrigar várias salas e apartamentos. A instalação de pontos elétricos e a carga a ser utilizada serão maiores e isso pede mais proteção e segurança também. Faço projeto elétrico de prédios desde o começo da minha carreira e obras desse tipo sempre exigiram aprovação nessa área.

06 Revista Casa Vale Julho | 2011

Casa Vale – Como é desenvolvido o projeto elétrico de uma residência? Elisabete – É feito um estudo, junto com o morador, para saber onde será necessário colocar pontos de elétrica na casa, de acordo com a planta apresentada pelo arquiteto. É preciso levar em conta se o cliente quer ambientes bem iluminados ou não, a quantidade de chuveiros que vão ser instalados, os tipos de eletrodomésticos e eletrônicos, etc. Depois, o engenheiro elétrico deve fazer o cálculo da fiação por circuito e empregar uma fiação compatível com a carga e a proteção. Casa Vale – Quem vai reformar a casa deve solicitar um novo projeto elétrico? Elisabete – Não necessariamente um novo projeto, mas pelo menos uma revisão da parte elétrica. Se houver muitas mudanças na estrutura da casa, por exemplo, provavelmente será preciso estudar novos pontos de elétrica e verificar se a proteção ainda está adequada para a carga que será utilizada. Casa Vale – Qual o maior erro cometido por profissionais ou empresas que são responsáveis por acompanhar a construção de um imóvel?

Elisabete – O maior erro é colocar mais fios do que é permitido dentro da tubulação elétrica. O projeto é desenvolvido de acordo com normas técnicas de segurança. Para cada tubo, existe uma quantidade limite de fios e há uma folga nessa tubulação para permitir a ventilação ali e evitar um superaquecimento. Já vi muitos casos que o responsável pela execução da obra coloca mais fios do que determinado no projeto elétrico simplesmente porque acredita que está sobrando espaço no tubo. Casa Vale – Para evitar maiores prejuízos em situações como essa citada acima, uma boa proteção elétrica é imprescindível, certo? Elisabete – Sem dúvida. Se o imóvel tiver uma boa proteção, o quadro de disjuntor vai desarmar e garantir a segurança, evitando que a fiação derreta e traga maiores problemas. Casa Vale – Quem compra um imóvel pronto como pode se certificar de que as instalações elétricas estão corretas? Elisabete – Na hora da compra, a pessoa pode solicitar o projeto elétrico da casa ao antigo proprietário e verificar se o mesmo está


“Se o imóvel tiver uma boa proteção, o quadro de disjuntor vai desarmar em uma situação de risco e garantir a segurança”

dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Se não conseguir a planta deste projeto, é importante pelo menos saber quem foi o engenheiro eletricista ou o técnico responsável pela execução da parte elétrica para ter a quem recorrer em caso de problemas futuros. O responsável pelo projeto deve ter registro no CREA e recolhimento da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que garante ao cliente a certeza de um trabalho correto. Casa Vale – Quais são os itens indispensáveis para a segurança da parte elétrica das novas construções atualmente? Elisabete – Além de se certificar de que o projeto elétrico foi executado por um profissional devidamente capacitado, é fundamental que qualquer imóvel novo tenha o DPS (Dispositivo de Proteção contra Surto) e o DR (Dispositivo Residual). Os dois itens irão garantir a maior segurança dos moradores e são indispensáveis nos projetos hoje em dia. O primeiro é usado para proteção contra descarga atmosférica, e o segundo funciona como uma proteção para áreas laváveis, onde pode haver

contato da água com a tomada, como em banheiros, cozinhas, garagens e áreas de lazer. Vale lembrar também que hoje as tomadas de três pontos são obrigatórias quando se fala em segurança, pois elas garantem o aterramento da rede elétrica, evitando choques e danos em equipamentos elétricos e eletrônicos. Casa Vale – É recomendável uma manutenção periódica da rede elétrica? Elisabete – Uma manutenção é sempre boa e ajuda a prevenir possíveis problemas. A cada dois anos mais ou menos, é recomendável reapertar os parafusos do quadro de disjuntor e se certificar de que a carga que está sendo utilizada na casa ainda está compatível com a proteção. As emendas de fiação devem sempre ser feitas com solda, que vai trazer mais segurança e durar muito mais tempo do que um isolante. Quanto à iluminação, é bom ressaltar que as lâmpadas possuem um tempo de vida útil. Então, mesmo que elas não queimem, você pode trocá-las se observar que a luz já está mais fraca. O ideal é trocar todas as lâmpadas do ambiente de uma só vez.


CAPA

Da Redação Fotos: Robson Salgado

Conforto e requinte nos momentos de lazer Conheça o maravilhoso espaço gourmet desta casa em Guaratinguetá

Logo na entrada, a linda piscina, marcada pelo jardim lateral, chama a atenção de quem chega e completa o charmoso cenário da área de lazer. O espaço cercado por vidros foi totalmente integrado ao jardim e ficou super acolhedor.

06 Revista Casa Vale Julho | 2011 08


A ideia era montar um espaço externo aconchegante para receber a família e os amigos e valorizar o contato com o verde. O resultado não poderia ser melhor. O bom gosto da arquiteta Milena Aguiar é observado em cada detalhe do projeto. Luxo e conforto não faltaram para compor o espaço gourmet da casa.

09 Revista Casa Vale Julho | 2011


A mistura do branco com a madeira tornou o local ainda mais aconchegante. O balcão central que divide a área gourmet das salas de jantar e estar conferiu um toque moderno à composição, que perdeu a “cara de cozinha”. As pedras filetadas na parede e o piso em porcelanato deixaram o ambiente sofisticado e leve ao mesmo tempo. Nas portas, as esquadrias brancas e as tesouras de madeira com vidro garantiram mais luminosidade ao local.

10 Revista Casa Vale Julho | 2011


11 Revista Casa Vale Julho | 2011


O deck criado em uma das laterais da รกrea gourmet foi composto por um conjunto de mesa e cadeiras em fibra, prรณprio para locais externos. Junto ao anexo de vidro, a รกrea comporta confortavelmente 150 pessoas em dia de festa.

12 Revista Casa Vale Julho | 2011


O jardim se estende à outra extremidade da casa. Aqui, a arquiteta projetou um espaço para que os moradores possam fazer um lanche com a família ou receber convidados para um café numa área mais reservada, em meio ao verde. Os vasos vietnamitas com pacová e as samambaias são algumas das “peças” que mais chamam a atenção no local, que recebeu o paisagismo de Renata Otubo. Na parede, os murais formados com pedras de ardósia ganharam destaque e completam a decoração do espaço, que foi carinhosamente batizado de “jardim negro” por Milena. Os banheiros masculino e feminino foram devidamente decorados com cores distintas e receberam painel com roldanas aparentes. O espaço do lavatório e sanitário foi separado de forma prática para proporcionar mais privacidade.

Parceiros: Objetos de Decoração (castiçal, suplá, jogo americano, etc)

Yvette Casa

End.: Rua Monsenhor Filippo, 229 A – Centro Guaratinguetá/SP Tel.: (12) 3132-3653 ou 3132-3624 E-mail: yvetteboutique@uol.com.br Site: www.yvetteboutique.com.br

Projeto de iluminação, Lustres e Luminárias Light Design Iluminação End.: Rua Alfredo Ignacio N. Penido, 255 - Sala 506 Jardim Aquárius São José dos Campos/SP Tel.: (12) 3942-8125 contato@lightdesignsjc.com.br Site: www.lightdesign.com.br

Móveis Planejados Alfa Móveis End.: Av. Dom Pedro I, W 7075 Taubaté/SP Tel.: (12) 3682-1346 ou 7814-6673 E-mail: alfamobile@uol.com.br Site: www.alfamoveis.com.br

Pedras, Mármores e Granitos Astral Mármores e Granitos End.: Rua dos Passos, 185 – Estiva Taubaté/SP Tel.: (12) 3622 – 4554 E-mail: astralmarmores@uol.com.br Site: www.astralmarmores.com.br

Arquiteta Milena Aguiar Arquitetura e Interiores aguiardesign@uol.com.br tel: (12) 3125 5114 9777 8801

13 Revista Casa Vale Julho | 2011


Mercado Imobiliário

De Luana Carolina Coto Silva Rodrigues

Taxa Condominial:

a quem cabe o pagamento?

Todo condomínio, seja residencial ou comercial, conta com a contribuição mensal a ser paga pelos moradores, cujo valor é previamente estabelecido em assembléias ordinárias realizadas geralmente no início de cada ano. Tal contribuição é necessária para que seja feita a manutenção do condomínio, bem como os serviços lá constantes e o pagamento de taxas e impostos.

O não cumprimento do pagamento desta taxa pode desestabilizar o caixa do condomínio, o que, por consequência, traz prejuízo aos demais moradores que se vêem obrigados a realizar novos rateios para suprir eventual “déficit”. Isso porque a obrigação de custear proporcionalmente as despesas condominiais decorre da comunhão sobre o imóvel e a possibilidade de sua utilização, principalmente no que diz respeito aos serviços prestados aos condôminos, visto que a referida taxa tem por fim o custeio da manutenção do edifício. Aqui, cabe indicar que a natureza do débito condominial é classificada como “propter rem”,ou seja, refere-se à propriedade do imóvel, o que significa que as dívidas de taxa condominial, por se tratarem de obrigação real, se transmitem ao adquirente do imóvel. Portanto, o débito resultado do não pagamento da taxa condominial fica por conta de quem adquire o imóvel, que, com a compra, assume a obrigação pelo pagamento das despesas condominiais em atraso, ainda que haja convenção em contrário no contrato de compra e venda do imóvel.

Então, é de extrema importância que o adquirente do imóvel em condomínio, como dito acima, residencial ou comercial, pesquise se há débito de taxa condominial sobre este imóvel, uma vez que, se houver dívida, ao comprar o imóvel a responsabilidade pelo pagamento passará automaticamente ao novo proprietário. Por fim, vale lembrar àqueles que adquiriram o imóvel com taxas condominiais em atraso, e que agora se vêem obrigados ao pagamento de um débito que não tinham ciência, que é possível mover ação contra o antigo proprietário do imóvel para reaver qualquer prejuízo que entendam ter incorrido.

Dra Luana Carolina Coto Silva Rodrigues Advogada OAB/SP 239448 Esc. Profissional: Rua São José, 43 Centro – Taubaté/SP Fones: (12) 3026-1706/8126-9684

Especializada na construção de loteamentos e condomínios horizontais. Execução de Infra e Super-estrutura.

Avenida Itália, nº 40 - Taubaté/SP - Fone: 12 3681 4007 www.hidrolarengenharia.com.br

36 Revista Casa Vale Maio | 2011


Cliente Dicon nĂŁo conta nem carneirinhos pra ter uma noite de sono tranquilo.

Entre em contato conosco (12) 36255433 (ramal 4) admcondominios@diconcontabilidade.com.br

www.diconcontabilidade.com.br Tel (12) 3625-5433 contato@diconcontabilidade.com.br

Avenida Professor Moreira 332, Centro- TaubatÊ – SP

anuncio_casa vale.indd 1

7/8/11 1:49 PM


Social

Da Redação Fotos: Gilberto Freitas

Casa Olivo Gomes

O casal Flávia e Ronaldo Mariano, da Sierra Móveis, e Bobby Krell (dir)

Beto Cocenza

Boom Design tem pré-lançamento em São José dos Campos

Bruno Alvim, Claudio Silveira, Elis Barreto, da Altero Requinte

O NDV (Núcleo de Decoradores do Vale) realizou, no dia 28 de junho, o pré-lançamento do Boom Design, em São José dos Campos. O evento é um f��rum internacional de design e arquitetura que acontece anualmente em São Paulo e reúne centenas de profissionais da área.

Beto Concenza, Zanini de Zanine Caldas, José Zanine Filho, Alexandre Penedo

O Boomspdesign 2011 acontece entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro no Centro Universitário Belas Artes e no D&D Shopping. Segundo Beto Cocenza, idealizador do evento, o encontro visa promover a troca de conhecimento entre os participantes e funciona como uma plataforma de negócios. “É uma oportunidade para aqueles que querem empreender e também reciclar o conhecimento”, explicou. Mirian Badaró

Na região, o projeto foi divulgado em um cenário bastante original, em pleno salão da Casa Olivo Gomes, no Parque da Cidade. Além da presença de Cocenza, a ocasião contou com a participação do designer Zanini de Zanine Caldas e de renomados profissionais do Vale, como as arquitetas Andrea Murao e Veridiana Guarnieri, a empresária e engenheira Noemi Pizzotti, e a artista plástica Mirian Badaró.

Noemi Pizzotti

Mais informações pelo site: www.boomspdesign.com.br. Veridiana Guarnieri e Andrea Murao

O artista plástico Zanini de Zanine Caldas, do RJ


Perfil

NA ERA DA INFORMAÇÃO... AtÉ O MODERNO MUDA. ATUALIZE-SE.


www.gfarquitetos.com.br www.gfarquitetos.com.br

(12) 30266533 (12) 30266533


Especial

O

Da Redação

luxo e bom gosto da

Confira as tendências que marcaram o evento

Casa Cor 2011

Este mês, a Casa Vale esteve na 25ª edição da Casa Cor, em São Paulo, para trazer a vocês, leitores, o que há de mais moderno no mundo da decoração. A mostra reuniu um mix de cores e brilho que marcou a composição moderna e inovadora de cada espaço decorado. O evento deste ano teve como tema a tecnologia. Os ambientes receberam automação de áudio e luz e mostraram todo o conforto e bem estar que os novos recursos trazem para o dia-a-dia de uma casa, trabalhando o conceito do “morar bem”. Foram apresentadas quatro mostras simultâneas: a tradicional Casa Cor, com as principais

tendências em arquitetura e decoração; a Casa Kids, com ambientes projetados especialmente para crianças de até 12 anos; a Casa Hotel, destinada aos profissionais do setor de hotelaria e turismo; e a Casa Talento, que trouxe a oportunidade para novos designers brasileiros mostrarem seus melhores trabalhos. Muitas obras chamaram a atenção da nossa equipe e revelaram as tendências e novidades do mundo da décor. Confiram algumas em destaque:

Suíte Neymar A suíte personalizada por Camilla Matarazzo em homenagem ao craque foi composta por muitos espelhos, paineis e televisores. Uma extensa cortina que cobre a saída para a sacada garantiu um toque moderno e sofisticado ao ambiente com suas cores neutras. O banheiro ganhou destaque com o espelho que acompanhou todo o comprimento da bancada da pia. Por trás dele, foi instalado um televisor entre o painel e o vidro, uma ideia que foi utilizada em muitos ambientes da exposição e atraiu os olhares de todos os visitantes.

Suíte presidencial (esq.) e Suíte Ney Matogrosso (dir.) As cortinas altas também foram predominantes na decoração composta por Samia Sarayedine e Renata Seripieri, na suíte presidencial, e pelos designers João Meirelles e Isabela Lima, na suíte em homenagem a Ney Matogrosso. Os requintados tecidos dos jogos de cama e os mobiliários conferiram ainda mais luxo aos quartos. Neles, podemos observar também o cuidado com o desenho das cabeceiras. No primeiro, foi escolhido um painel para complementar a cama box, que funcionou como delimitador das duas janelas; e no segundo, foi aplicada uma cabeceira trabalhada com detalhes dourados para acompanhar o design do chaise e dos móveis.

20 Revista Casa Vale Julho | 2011


Especial

Da Redação

Espaço Kids – suíte do menino A decoração feita pela Rocha Andrade Arquitetura na suíte do menino encantou a todos da equipe. O quarto virou um verdadeiro playground para a criança e ficou bem funcional. A área da cama ficou elevada e cercada por placas de vidro nas laterais. Sob ela, foi construído um túnel que leva a outro lado do quarto e a criança pode usar o escorregador para descer desta área. O papel de parede e os bichos de pelúcia ajudaram a compor o tema florestal. O ambiente possui também um espaço para estudos e uma sala de TV.

Cozinha Jóia Bergamo A cozinha planejada por Jóia Bergamo chamou a atenção pela funcionalidade e leveza. A combinação de cores e a composição dos móveis garantiram mais harmonia ao espaço, que ficou aconchegante e bem convidativo, tanto para uma recepção com os amigos quanto com a família. A área ganhou ainda mais luminosidade com a integração da sala de estar e do espaço externo, composto por um deck com uma banheira de hidromassagem. Muito bom gosto!

Coletivo Ideias Coletivo Projetos criativos

Ideias

Posicionamento de marca. Editorial. Eventos. Propaganda.

www.coletivodeideias.com.br contato: marushios@gmail.com


casa_vale_meia_pagina.indd 1

05/07/2011 08:41:20

JANELA VENEZIANA PANTOGRÁFICA

PORTAIS PIVOTANTES

VITRÔ DE CORRER vários modelos


Design & Decoração

Da Redação

Patchwork

Aposte nessa mistura colorida para dar vida nova à decoração O patchwork, técnica antiga e tradicional que une tecidos de formatos variados, voltou com tudo para o mundo da decoração e tem sido muito utilizado para amarrar a composição de modernos ambientes. O trabalho completo feito com essa arte é chamado acolchoado, formado pelo topo (patchwork), a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento. Com muita criatividade, este belo trabalho que mistura estampas e cores pode ser usado para produzir diversas peças, como almofadas, colchas, tapetes, cortinas, mantas de sofá, toalhas, entre outras. Tudo vai depender da imaginação de cada artista. De maneira inovadora, o patchwork pode ainda decorar paredes, revestir poltronas e servir como moldura de cabeceiras. Uma boa forma de aplicar a técnica em móveis, por exemplo, é começar com estofados pequenos. Em cadeiras e poltronas, é possível revestir o encosto e o assento usando estampas diferentes. A composição certamente vai acrescentar mais graça à sua sala e vai atrair os olhares de qualquer um.

Já nos quartos, o patchwork tem ganhado destaque nas cabeceiras de camas. Os paineis de madeira modernos e coloridos dão um toque especial ao ambiente e deixam a decoração mais aconchegante. Se o painel tiver muita mistura de cores, tenha cuidado para combinar as estampas da colcha ou do edredon. Para não errar, prefira utilizar colchas de cores únicas, pois o visual da cabeceira, por si só, já vai chamar a atenção. Mas se a moldura da cama for composta por uma peça tradicional, de madeira, por exemplo, você pode usar e abusar dessa arte com retalhos para estampar os edredons e as almofadas. Viu só como aqueles pedacinhos de tecidos que pareciam não ter utilidade alguma podem virar verdadeiras obras de arte? Usando materiais e texturas diferentes, você pode dar vida nova à decoração de maneira simples e rápida. Seja criativo e utilize o patchwork para dar aquele toque final ao seu cantinho preferido da casa!


Dicas de Compra

Fogão

Da Redação

para todos os estilos

Escolha o modelo perfeito para a sua cozinha!

Grandes, pequenos, coloridos ou tradicionais... não importa. Independente do modelo, o fogão é item indispensável em qualquer cozinha. A peça vem se renovando a cada ano e tem ganhado novas funções, tamanhos e modelos. O que não muda são os critérios que você deve considerar na hora de escolher o melhor fogão para a sua casa.

Para começar, você precisa avaliar com que frequência prepara as refeições para a família, se há necessidade de adquirir um fogão com seis bocas ou um menor, por exemplo, e ainda se o modelo escolhido vai se encaixar perfeitamente na sua cozinha. E se você acha que é tudo a mesma coisa, está enganado. Há modelos nos mais variados preços e modelos. Veja alguns que separamos para você:

Fogão de piso: É o mais tradicional e pode ser colocado em qualquer lugar, sem precisar de instalação. O funcionamento é a gás, possui forno embutido e pode ser de quatro a seis bocas. Geralmente, este modelo aparece como a primeira opção de compra.

Fogão de embutir: Sua característica é bem semelhante a dos modelos convencionais. Também possui forno e está disponível com quatro a seis bocas. A diferença é que a peça pode ser embutida em pias ou armários, o que facilita a limpeza da cozinha, já que não é preciso ficar arrastando o eletrodoméstico para limpar o chão. Além disso, a peça é a melhor opção para móveis planejados e favorece esteticamente o projeto da cozinha. Mas, para mudá-lo de lugar, é preciso passar por uma reforma. A instalação requer acompanhamento de um profissional especializado.

26 Revista Casa Vale Julho | 2011


Fogão de mesa (cooktop): Possui apenas a base superior de um fogão, onde ficam as bocas. O modelo pode ser embutido em uma bancada e sua praticidade faz com que seja instalado principalmente em áreas de lazer, próximo a churrasqueiras e fornos de pizza. A peça é uma das mais modernas e deixa qualquer cozinha mais elegante. A desvantagem é que não possui forno.

Fogão retrô: Se você quer renovar de vez o visual da sua cozinha, uma boa dica é investir na linha de fogão retrô. O modelo foi relançado recentemente pela Brastemp e voltou com tudo! Com cores vivas e bem coloridas, a peça dá um charme especial à cozinha. A linha possui apenas quatro bocas e forno embutido. Os famosos cantos arredondados e os puxadores aparentes em liga de alumínio cromado completam o visual do modelo.

Os melhores empreendimentos de Taubaté e região você encontra aqui!!


Reforma Especial

Deixe

Da Redação

sua casa de cara nova

Veja como é possível transformar o seu lar doce lar com uma boa reforma A seção Reforma deste mês está com uma matéria superespecial! Inspire-se nas ideias da arquiteta Giovana Fernandes para dar vida nova à sua antiga casa. Os moradores desta residência em Guaratinguetá pediram mais conforto, espaço e luminosidade, e a arquiteta propôs soluções modernas e criativas para o projeto. Confira abaixo o “antes e depois” da reforma.

Fachada

DEPOIS

Logo na entrada, percebemos a grande mudança feita na fachada do sobrado, que seguia um padrão antigo de outras residências da rua. Os proprietários queriam uma arquitetura mais contemporânea e clean. Para isso, foram retirados alguns elementos que deram mais leveza à construção. As pedras canjiquinhas filetadas ficaram perfeitas com as cores claras e a utilização de blindex como guarda-corpo seco ajudou a modernizar a composição da fachada. A calçada foi trabalhada em fulget no mesmo tom da canjiquinha e do piso da garagem. ANTES

Cozinha O acesso para a cozinha também recebeu novas aberturas, deixando o piso térreo todo integrado para os dias de festa. As portas-camarão foram escolhidas para ocupar o mínimo de espaço na passagem. O vitrô que havia ao lado da antiga porta bang-bang também foi substituído por uma porta-camarão e abriu nova passagem para o pavimento superior pela área externa. A cozinha foi expandida para a lateral direita, favorecendo a iluminação natural da sala de jantar. Os móveis em embuia receberam acabamento em pátina mexicana e deixaram o ambiente mais leve. ANTES

28 Revista Casa Vale Julho | 2011

DEPOIS


Sala de estar e jantar A vista coadjuvante da sala de estar ganhou nova abertura com grandes janelas blindex pivotantes até o chão, trazendo mais luminosidade e ventilação para o ambiente. O forro foi todo rebaixado para proporcionar uma iluminação indireta e recebeu lustres modernos. Na parte debaixo da escada, foi criado um bar com armários e adega climatizada, que serviu para integrar as salas de estar e jantar.

ANTES

DEPOIS Suíte do casal

DEPOIS

Este quarto do segundo piso era bem estreito. A solução foi unir dois quartos pequenos e transformá-los em uma suíte com closet e escritório. O antigo piso cerâmico foi revestido com carpete de madeira para dar mais aconchego ao espaço.

ANTES Outros detalhes após a reforma Giovana Fernandes Arquiteta Contato: (12) 3681-3894 (12) 9174-1228 Taubaté-SP Cozinha

Sala de estar

29 Revista Casa Vale Julho | 2011


Construção

Da Redação

Como

aproveitar

100%

do terreno

sem abrir mão do conforto Projeto de terceiro piso valoriza área de lazer Para complementar a reforma da casa em Guaratinguetá, Giovana Fernandes decidiu investir numa área de lazer para a família. Como a construção do sobrado ocupava todo o terreno, não havia espaço para criar uma área livre, destinada para reuniões e festas da família. Ou pelo menos parecia que não. A arquiteta encontrou uma alternativa e surpreendeu os moradores da casa ao sugerir a construção de um terceiro piso. Melhor solução era impossível! A ideia foi aceita rapidamente e a construção foi iniciada paralelamente à reforma. Para quem mora em sobrado e ainda não sabia como ganhar mais espaço, fica a dica da Giovana como uma excelente opção!

A cobertura tornou-se o local mais agradável da casa. Com muito bom gosto, a arquiteta planejou uma área espaçosa e cheia de vida, ideal tanto para reunir a família aos finais de semana durante um churrasco quanto para receber convidados para uma confraternização. Os móveis de fibra, próprios para áreas externas, ficaram em perfeita harmonia com os estofados estampados. Os aparadores de madeira com bancos altos no canto da parede deixaram o local ainda mais acolhedor. A área ganhou acesso por dentro e por fora da casa, o que garantiu uma maior privacidade aos moradores. Teve espaço até para a churrasqueira, que ficou debaixo de uma cobertura pra lá de moderna!

*Todos os móveis da área de lazer podem ser encontrados na Pasin Premier. Lojas: Guaratinguetá: Buriti Shopping – Avenida JK, 351, Campos do Galvão. Taubaté: Avenida Itália, 1250, Jardim das Nações/ Rua Chiquinha de Mattos, 112, centro.

30 Revista Casa Vale Julho 16 Abril || 2011 2011


Sustentabilidade

Muro

Por Vanessa Villalta L. Roman

verde:

uma solução sustentável para qualquer casa

Recentemente, o muro verde entrou muito em discussão com a disseminação da cultura da sustentabilidade.

O recurso requer pouca manutenção. É preciso apenas fazer uma verificação anual do sistema de irrigação e realizar os cuidados habituais com as plantas. Para a instalação, basta montar os kits e fixá-los na parede. O muro verde pode ser expandido na horizontal e na vertical e aplicado em diversos tipos de parede: alvenaria, concreto, metálica, madeira, drywall e ainda pode ser usado como divisória de ambientes.

O muro verde (WallGreen) é um novo produto no mercado para os interessados em construção e decoração sustentável. Criado há menos de um ano, o produto é feito com resinas plásticas recicladas de alta qualidade com proteção contra os raios U.V., garantindo a longa duração do sistema. Além de favorecer a composição de qualquer ambiente, o novo produto apresenta diversos benefícios. De acordo com Renato Breuel Gonçalves, empresário e proprietário da ThermGreen, fabricante do WallGreen, uma das maiores vantagens desse sistema é que ele ajuda a resfriar os ambientes por meio da formação de uma barreira térmica com as plantas. “É uma solução sustentável. Em ambientes internos, o jardim também melhora a qualidade do ar ao absorver poluentes, tornando-o mais úmido e saudável. Além disso, a peça proporciona um isolamento acústico, diminuindo o impacto de ruídos externos e, na área interna, absorve a reverberação, reduzindo o efeito do eco”, destaca o empresário.

32 Revista Casa Vale Julho | 2011

É importante destacar que os muros verdes trazem benefícios tanto para o meio ambiente quanto ao imóvel. Isso porque as plantas protegem a fachada contra radiação solar e têm capacidade de filtrar grande quantidade de ar. O produto também agrega valor à residência, pois os muros revestidos são utilizados como um elemento arquitetônico que dará vida à fachada. Com função estética, a parede verde tem a vantagem de integrar sua casa à natureza.

* Vanessa Villalta L. Roman é engenheira ambiental, sanitarista e de segurança do trabalho. Seu e-mail é: eng_villalta@yahoo.com.br


Tecnologia

Ar

Da Redação

puro e casa limpa todos os dias!

Veja os benefícios que a aspiração central traz para sua nova casa

Já pensou em ter a sua casa limpa todo dia sem precisar fazer esforço? Saiba que já existe no mercado uma tecnologia capaz de tornar a limpeza bem mais prática: a aspiração central.

A forma mais inteligente de fazer limpeza. Além de ser silencioso, prático e saudável

O sistema conta com tomadas de aspiração instaladas estrategicamente pelos ambientes, que ficam interligadas à central através de uma rede de tubulações de PVC de 50mm, como os tubos utilizados em rede de esgoto. As tomadas possuem tampas e molas para mantê-las fechadas e assim evitar a entrada de objetos e também a perda do vácuo. Para fazer a limpeza, basta conectar a mangueira aos pontos de aspiração e o sistema é acionado rapidamente, conduzindo 100% da sujeira até a central. A tecnologia chega a ser cinco vezes mais potente que um aspirador portátil, que aspira somente 60% da sujeira e acaba devolvendo ao ambiente 40% dela. O recurso é altamente conhecido e utilizado no exterior e está presente em 98,9% das residências nos EUA e na Europa. A instalação é recomendada durante a construção do imóvel, pois as tubulações de PVC são colocadas por dentro dos forros e paredes da casa. A instalação em imóveis já prontos pode ser feita somente quando está se planejando uma reforma, pois é preciso quebrar as paredes que receberão as tomadas para colocar os tubos. Um dos maiores benefícios que a tecnologia proporciona é a me-

34 Revista Casa Vale Julho | 2011

lhoria da qualidade do ar no interior das residências, uma excelente notícia para quem sofre de rinite, bronquite e outras alergias. A aspiração também suga ácaros, fungos e bactérias até a central, e não deixa a sujeira suspensa no ar. Além disso, a instalação deste recurso valoriza bastante os imóveis. O interesse das construtoras em adquirir kits de automação para equipar novos empreendimentos aumentou significativamente nos últimos anos e um dos grandes atrativos para o consumidor tem sido justamente a aspiração central. De maneira rápida e prática, você pode deixar a sua casa totalmente livre da sujeira do dia-a-dia sem fazer esforço e sem aquele barulho que o aspirador de pó comum faz. As centrais de aspiração possuem motores próprios para emitir menos ruídos e controlar a trepidação. Elas costumam ser instaladas em áreas de serviço, depósitos ou garagens, locais ideais para receber o sistema. Alguns modelos vêm com filtros autolimpantes, que podem ser utilizados durante um bom tempo, sem necessidade de descartá-los e trocá-los toda vez que o mecanismo for acionado. Simplesmente um recurso indispensável nas modernas construções!


Novidades a partir de Agosto/2011: Showroom em São José dos Campos e participação na CasaDesign. Acesse nosso site: www.onvale.com.br

Av. Major Acácio, 498 - Independência - Taubaté-SP - CEP 12031-070 Contatos (12) 3629.6067 (12) 3411.1700 - e-mail: automacao@onvale.com

Aqueça sua casa por inteiro, sinta-se aquecido dos pés a cabeça.

Calefação Ambiente

acione tudo por um toque em seu controle.

Tenha um verdadeiro cinema em casa e

Home theather

e aspirar

Câmeras IP

Tela Double Screen

Automação Residencial Crie cenários de iluminação, acione os equipamentos eletronicos de sua casa atráves de controle remoto, iPad e internet.

Você fala e sua casa obedece

Automação por voz

para entrar em casa.

Esqueça as chaves

Biometria

dentro de sua residência

Tenha diferentes fontes de áudio

Sonorização Ambiente

Assista seu filme por ambos os lados. Ótimo para dividir ambientes.

Atenção! A Onvale adverte: Esses produtos causam muito conforto e satisfação do cliente.

Tenha mais segurança e monitore sua casa de onde estiver.

100% da sujeira.

basta conectar a mangueira na tomada

O jeito mais prático de fazer limpeza,

Aspiração Central

As soluções da Onvale vão virar a sua cabeça



Revista Casa Vale 20