Page 1

PORTFร“LIO MARTA MATOS

Design

Grรกfico


Não sei, se pode se intitular designer, mas contudo, demonstra bastante entusiasmo, interesse e profissionalismo dessa mesma área. É bastante perfeccionista, o que lhe permite a percepção visual imediata, de certas lacunas nos projectos gráficos desenvolvidos. Portanto, neste portfólio apresenta e demonstra o desenvolvimento e evolução das suas capacidades.

DADOS

Assim sendo, consta os projectos que foi desenvolvendo, não só ao longo do Curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade (nível IV), como também no decorrer do estágio realizado no ISCAP. Mais concretamente, no CEISCAP – Formação e, posteriormente, no Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do ISCAP.

Data de Nascimento: 23/03/1990 Telemóvel: 918902621 E-mails: martapereiramatos@gmail.com

As principais ferramentas Photoshop e o Corel Draw.

utilizadas

são:

o

Adobe

A sua “Missão” é enriquecer e aumentar as suas aptidões profissionais como uma verdadeira profissional da área de design. Por conseguinte , neste portfólio tem projectos como postais, cartazes, flyers, desdobráveis, brochuras, mascotes, entre outras.


CARTAZES


A

L AS U P R U ÊS OT G U PORTO

Para mais informações:

Rodrigues De Freitas

Rua do Pinheiro, 9 4050-484 PORTO Tel.: 22 207 38 10

Garcia Da Horta

Fax: 22 207 38 17

Clara De Resende

Design_Marta Matos

DESIGN_MARTA MATOS

jqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqewrty uiopasdfghjklzxcvbnmjqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqewrtyuiopasdfghjklzxc vbnmjqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqe DE wrtyuiopasdfghjklzxcvbnmjqwertyuio pasdfghjklzxcvbnmqewrtyuiopasdfghj klzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbn mqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwert

1ª Corrida

Contra a Discriminação Racial

25 de Junho de 2010 Patrocinadores:

Gonçalves Zarco Inscrição: 2€

Soares Dos Reis

Rua do Pinheiro, 9 4050-484 PORTO|

Aulas Gratuitas

www.acidi.gov.pt/

Tel: 22 207 38 10 www.acidi.gov.pt/


Adopção de Crianças

Adopção de Crianças Lembre-se... ... as

Crianças são Futuro!

Lembre-se...

o nosso

Associação Casa do Caminho Rua Padre António Porto, 101-105 4461-901 SENHORA DA HORA Telefone - 229 578 270 Fax - 229 553 448 E-mail - acasadocaminho@mail.telepac.pt

Crianças são o nosso Futuro! ... as

Associação Casa do Caminho R. Padre António Porto, 101-105 | 4461-901 SENHORA DA HORA Telefone - 229 578 270 Fax - 229 553 448 | E-mail - acasadocaminho@mail.telepac.pt

DESIGN_MARTA MATOS


POSTAIS


DESDOBRÁVEIS/ FOLHETOS


BROCHURA *com o novo acordo ortogrรกfico


125 ANOS DE EXISTÊNCIA

ACREDITE NO SEU FUTURO!

Rua Jaime Lopes Amorim, s/n, 4465-004 S. Mamede Infesta Tlf:229050000 | Fax: 229025899 E-mail: instituto@iscap.ipp.pt www.iscap.ipp.pt

ENSINO SUPERIOR PÚBLICO


Rua Jaime Lopes Amorim, s/n, 4465-004 S. Mamede Infesta Tlf:229050000 | Fax: 229025899 E-mail: instituto@iscap.ipp.pt www.iscap.ipp.pt


Design | Marta Matos | E-mail: marta_matos@live.com.pt

SU

M

ÁR

IO

Sumário

www.iscap.ipp.pt | instituto@iscap.ipp.pt

Gabinete de Comunicação e Relações Públicas gcrp@iscap.ipp.pt Publicação | Ano Letivo 2011-2012

Iscap

06

Localização

07

Modos De Ingresso

08

Licenciaturas

10

Mestrados

17

Pós-graduações

24

Especializações Ceiscap

28 30

Paol

31

Ceise

32

Cml

33

Cei

34

Gri

35

SEGUE-NOS NO:

36

5


GRI

GABINETE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

O Gabinete de Relações Internacionais (GRI) é uma unidade de apoio à Presidência do ISCAP, tendo como missão a internacionalização da instituição no exterior e "cá dentro". Deste modo, gere programas de cooperação e intercâmbio académico e profissional, nomeadamente o Life Long Learning (LLP), em articulação com o GPI (Gabinete de Programas Internacionais) do IPP, organiza eventos de índole internacional, divulga a instituição em encontros internacionais e promove o intercâmbio académico internacional de estudantes e docentes (Erasmus). Horário de Atendimento: Quartas, das 16h30 às 19h30 | Quintas, das 10h30 às 12h30. Contactos: Coordenação – Alexandra Albuquerque – gri2@iscap.ipp.pt Mobilidade OUTgoing – Carla Carneiro - gri@iscap.ipp.pt Mobilidade INcoming – Ana Monteiro - gri3@iscap.ipp.pt Projetos – Paula Carvalho – projiscap@iscap.ipp.pt Site: http://www.iscap.ipp.pt/gri

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO WWW.ISCAP.IPP.PT

ISCAP, designação por que é conhecido desde o Decreto-Lei n.º 327/76, de 6 de Maio, resulta da reconversão do anterior Instituto Comercial do Porto. Em 1988, dá-se a integração no Instituto Politécnico do Porto, através do Decreto-Lei n.º70/88, de 3 de Março. O ISCAP está situado, desde 1995, junto do Campus Universitário da Asprela, nas proximidades do Hospital de S. João. As suas instalações compreendem uma vasta biblioteca, auditórios, centros de informática, laboratórios de línguas e multimédia e repartições administrativas. O complexo ocupa uma área de 10.736 m2 e prevê espaço e equipamento suficientes para acompanhar o 35 crescimento da sua população estudantil,

125 ANOS DE EXISTÊNCIA agora constituído por cerca de 3800 alunos, 214 professores e 64 funcionários. O ISCAP é a única escola do Ensino Politécnico que providencia uma formação académica nas áreas de conhecimento de línguas, assessoria, comércio, comunicação, empreendedorismo, e marketing, bem como, a tradição secular da escola, o ensino da contabilidade e administração.

6


LO C

AL

ISCAP Rua Jaime Lopes Amorim, s/n 4465-004 São Mamede Infesta

IZA ÇÃ O

Transportes METRO LINHA D - D. João II - Hospital S. João

Estrada da Circunvalação

IPO

Metro Linha Amarela Saída do Hospital S. João

HOSPITAL S. JOÃO

Metro Linha Amarela Saída IPO

CEI

ISEP

Rua da Arroteia

Rua Dr. António Benardino de Almeida

IPP

ESE Rua Dr. Roberto Farias

CENTRO DE ESTUDOS INTERCULTURAIS Formado em 2007, o Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP realiza investigação fundamental e aplicada e coopera com outras instituições, nacionais e estrangeiras, em atividades de índole científica, técnica e cultural. Englobamos na nossa designação e nos nossos objetivos todo o panorama intercultural e transdisciplinar gerado pela investigação que desenvolvemos, pelas oportunidades de intercâmbio que criamos e pelas iniciativas científicas e editorais que realizamos. O CEI acolhe e apoia aulas, trabalhos, dissertações e estágios de alunos de licenciatura e mestrado; possui uma biblioteca especializada aberta a toda a comunidade; e promove a participação dos seus membros em conferências e publicações nacionais e internacionais.

O CEI é membro da ECREA (European Communication Research and Education Association), da Athena Network e da SPACE (European Network For Business Studies and Languages). O CEI mantém uma parceria, no âmbito das Práticas de Investigação, com o Departamento de Tradução e Linguística da Universidade de Vigo, Espanha. O públicoalvo do CEI é constituído por todos os d o c e n t e s e d i s c e n t e s d o I S C A P, investigadores nacionais e estrangeiros, alunos ERASMUS e demais parceiros interessados nas vastas temáticas da interculturalidade. A equipa do CEI é formada por docentes e discentes do ISCAP e conta com a colaboração de investigadores de outras instituições, nacionais e estrangeiras.

E-mail: cei@iscap.ipp.pt | Site: www.iscap.ipp.pt/~cei

34

AUTOCARROS (STCP) 506 Hospital S. João - Matosinhos (Mercado) 603 Marquês - Maia 604 Hospital S. João - Aeroporto (Via Crestins) 705 Hospital S. João - Valongo (Via Estação)

VCI

Hospital S. João | Pólo Universitário | IPO Circunvalação | Axis Hotel

A informação contida neste impresso não dispensa a consulta de informação oficial e de legislação da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) para candidatura no acesso ao ensino superior.

7


e s d so o od s M gre In Acesso a Licenciaturas CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Quem Podem candidatar-se aos cursos do ISCAP os estudantes que satisfaçam as seguintes condições de acesso: Ÿ Ter aprovação num curso de ensino secundário ou equivalente; Ÿ Ter realizado as provas de ingresso em 2009 e/ou 2010 e/ou 2011, e ter nessas provas uma classificação

igual ou superior à de 95 pontos. Ÿ Ter uma nota de candidatura igual ou superior ao valor mínimo fixado de 95 pontos.

Onde

Comunicação Multimédia e Linguagem

Reunindo estas condições deverá entregar a candidatura apresentando os documentos exigidos através do sistema da candidatura on-line ou presencialmente nos gabinetes de apoio ao acesso ao ensino superior. O estudante pode concorrer a um máximo de seis combinações de estabelecimento/curso, que deverá indicar por ordem de preferência. Quando se verifique preferência num curso com funcionamento em regime diurno e em regime pós-laboral, o curso poderá ser indicado em duas opções, ou seja, o regime diurno é uma opção e o regime pós-laboral é outra.

Quando O calendário de candidatura é fixado pela DGES. A candidatura decorre por fases (na 2ª e 3ª fase apenas serão colocadas a concurso as vagas que não tenham sido preenchidas na 1ª fase.

O Centro de Comunicação, Multimédia e Linguagem (CML) do ISCAP está essencialmente direcionado para a área da pesquisa e do ensino de Línguas e Tradução contando, para isso, com a mais recente tecnologia existente ao nível de equipamento e software educativos.

CONCURSO ESPECIAIS - Ingresso para estudantes com mais de 23 anos, para titulares de ensino superior e para titulares de Cursos de Especialização Tecnológica. O calendário é fixado pela DGES (normalmente, durante o mês de Agosto).

O CML é composto por: 5 Laboratórios - 2 Laboratórios Áudio (onde são lecionadas aulas de Interpretação Simultânea e Consecutiva), e 3 Laboratórios Multimédia, (onde são lecionadas aulas de Interpretação, Tradução, Comunicação e Ensino de Línguas e Culturas de vários cursos); e por 4 Gabinetes de Apoio e Projetos - 2 gabinetes de apoio a docentes, discentes e aulas (gab. 208 e 210), 1 gabinete de apoio aos professores (gab. 110) e uma sala de leitura com vários periódicos de referência (gab. 108).

Candidatos Maiores de 23 Anos Os candidatos maiores de 23 anos, não estão sujeitos a qualquer limitação relativa a habilitações académicas, têm no entanto que prestar provas de capacidade para a frequência do curso superior pretendido, no ano civil de ingresso - constituídas por provas específicas, avaliação curricular e entrevista.

Como efetuar as provas É publicado um edital de abertura de candidatura às Provas de Acesso que determina as condições, procedimentos e calendário de ações relacionadas. A edição é anual, devendo aguardar a publicitação da edição, sensivelmente durante o mês de Março de cada ano.

Todos os tempos livres nos laboratórios podem ser utilizados tanto por professores como por alunos para preparação/complemento de aulas e/ou atividades letivas extracurriculares, com a possível ajuda de dois Encarregados de Trabalhos que estão presentes no CML entre às 9h30 e às 22h.

Após efetuar as provas

Efetuadas as provas, satisfazendo as condições e critérios de seriação fixados pelo ISCAP e sujeitando-se ao número de vagas fixadas por curso deverá proceder à candidatura no acesso e ingresso no ensino superior para maiores de 23 anos através dos concursos especiais.

E-mail: cmlab@iscap.ipp.pt | Site: http://web.iscap.ipp.pt/cml

33

8


Mo In dos gr es de so

TI S -

R RIO XTE O E ÇÃO A OS MA VIÇ OR ER NF E S DE I O S ÇÃ IA GA OG STI OL VE TECN N I DE AS E RO NT EM CE SIST M E

E S I E

Acesso a Licenciaturas

C

CONCURSO DE MUDANÇA DE CURSOS, REINGRESSO E TRANSFERÊNCIA Mudança de Curso Quando um estudante pretende inscrever-se num curso diferente daquele em que efetuou a última inscrição, no mesmo ou noutro estabelecimento de ensino, tendo havido ou não interrupção.

Reingresso Quando um estudante tenha estado inscrito e matriculado no mesmo estabelecimento de ensino e no mesmo curso ou em curso que o tenha antecedido. Podem ingressar no ISCAP estudantes vindos de outras instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras, através dos concursos de mudança de cursos reingresso e transferência, que têm o mesmo calendário dos concursos especiais.

CEISE - STI

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E SERVIÇOS AO EXTERIOR EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

O CEISE/STI, Centro de Investigação e Serviços ao Exterior em Sistemas e Tecnologias de Informação, é uma unidade vocacionada para a prestação de serviços no âmbito dos sistemas e tecnologias da informação e comunicação e para o desenvolvimento de atividades de investigação para fins específicos. Serviços disponíveis: Com o objetivo de promover a Investigação e Desenvolvimento na área da Informática, o CEISE/STI dedica-se às seguintes atividades:

Transferência Quando um estudante pretende inscrever-se e matricular-se no mesmo curso mas num outro estabelecimento de ensino superior, tendo havido ou não interrupção de inscrição.

a) Prestação de Serviços: Ÿ Cursos de Formação na área dos Sistemas e Tecnologias da Informação e Comunicação Ÿ Organização de Workshops, Seminários e Congressos Ÿ Análise, Desenvolvimento e Implementação de Soluções Informáticas. b) Projetos de Investigação c) Intercâmbios e Parcerias com outras Instituições Horário de Atendimento: Segundas, Quartas e Sextas-feiras, entre às 15h e às 19h.

Acesso a Mestrados Quem Titulares do grau de licenciatura organizada em 180 ECTS ou equivalente legal; Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º Ciclo de Estudos; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho TécnicoCientífico; Titulares de um grau de Licenciatura Bietápica ou de Licenciatura organizada em 300 ECTS ou equivalente legal; Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

Onde O concurso é realizado no ISCAP.

Quando É publicado um edital de abertura de candidatura de acesso aos cursos de Mestrado que determina as condições, procedimentos e calendário de ações relacionadas. A edição é anual, devendo aguardar a publicitação da edição, sensivelmente durante o mês de Junho de cada ano.

Acesso para Alunos Extraordinários Para quem não preenche os requisitos anteriores de acesso, é permitido no ISCAP a inscrição em unidades curriculares, a alunos inscritos um curso de ensino superior ou a outros interessados. Para o efeito, os interessados podem apresentar um requerimento fundamentado ao Presidente do ISCAP, a quem compete decidir sobre a aceitação da respetiva inscrição. Pela frequência de unidades curriculares, nesta modalidade, é devida uma propina, fixada anualmente, de valor proporcional ao número de ECTS.

E-mail: sicursos@iscap.ipp.pt | Site: www.ceise.iscap.ipp.pt

32

9


s a r

pa

un emida edde d uc e i aç no ão va IS

u t ia

c n e

ol

c i L

çã

o

CA

P

ASSESSORIA E TRADUÇÃO

Provas de Ingresso: 08 Francês ou 13 Inglês ou 18 Português Diurno [9009] | Pós-Laboral [9829] COMÉRCIO INTERNACIONAL

Provas de Ingresso: 04 Economia ou 09 Geografia ou 18 Português Diurno [9716] | Pós-Laboral [9866]

A Unidade de Inovação em Educação (PAOL) constitui-se como uma estrutura de apoio ao desenvolvimento do novo paradigma de ensino-aprendizagem suscitado pelo e/b-learning.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Provas de Ingresso: 09 Geografia ou 11 História ou 18 Português Diurno [9053] | Pós-Laboral [9867]

As suas principais áreas de atuação são:

CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO

ŸPrestar um serviço de apoio pedagógico e técnico, conducente a uma progressão no processo de ensino-aprendizagem potenciado pela plataforma de e/b-learning e por outras tecnologias consideradas úteis à comunidade

Provas de Ingresso: 04 Economia ou 16 Matemática ou 18 Português Diurno [9058] | Pós-Laboral [9870]

Ÿ Apoiar os docentes, investigadores e estudantes envolvidos nos programas de e-Learning do ISCAP, através da disponibilização de um conjunto de recursos e serviços.

Provas de Ingresso: 04 Economia ou 09 Geografia ou 18 Português Pós-Laboral [8442]

O PAOL tem ao serviço da comunidade o Gabinete de Apoio e Projetos (GAP) que tem como objetivo esclarecer dúvidas, fornecer formação e materiais de apoio a docentes e discentes de modo a facilitar a disponibilização e acesso aos materiais de estudo das diversas unidades curriculares.

MARKETING

Ações de Formação – Moodle | Elaboração de Materiais de Apoio

Provas de Ingresso: 04 Economia ou 09 Geografia ou 18 Português Diurno [9205] | Pós-Laboral [8005]

Para obter mais informação consulte www.iscap.ipp.pt/paol ou dirija-se ao gabinete 318, de 2ª feira a 6ª feira das 9:00 às 20:00.

GESTÃO DE ATIVIDADES TURÍSTICAS

31

ENSINO ADEQU ADO AO PROCESSO DE BOLONHA 6 SEMESTRES

PROJECTO DE APOIO ON-LINE Unidade de Inovação em Educação

10


As

se

Plano de Estudos

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E SERVIÇOS AO EXTERIOR EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO

Formação à Medida Serviços de Tradução e Interpretação Ações de Formação de Curta Duração Horário de Atendimento: 2ª a 6ª : 10h00 - 12h30/14h30 - 16h30 Tel: 22 9050021 | ceiscap@iscap.ipp.pt

30

3ºSemestre

2º ANO

Comunicação Organizacional I Ferramentas Eletrónicas Aplicadas à Tradução I Métodos Quantitativos e Estatística I Inglês Comercial III Alemão III/Russo III Francês III/Espanhol III Introdução à Contabilidade I/ Linguística de Texto I Gestão das Organizações/ Introdução às Teorias da Tradução Comunicação Organizacional II Ferramentas Eletrónicas Aplicadas à Tradução II Métodos Quantitativos e Estatística II Inglês Comercial IV Alemão IV/Russo IV Francês IV/Espanhol IV Introdução à Contabilidade II /Linguística de Texto II Direito Empresarial

3º ANO

5ºSemestre

CEISE - STI

1ºSemestre

paol unidadedeinovação emeducação ISCAP

Documentação Empresarial e Institucional II Estruturação do Texto Técnico Inglês Comercial II Alemão II/Russo II Francês II/Espanhol II Informática Aplicada II Noções Jurídicas Fundamentais

INFORMÁTICA

No âmbito da formação, destaca-se as seguintes parcerias: CONTABILIDADE

2ºSemestre

LÍNGUAS

1º ANO Documentação Empresarial e Institucional Teoria da Comunicação e Práticas Textuais Inglês Comercial Alemão I/Russo I Francês I/Espanhol I Informática Aplicada I Introdução à Economia

Simulação de Assessoria Empresarial I Tradução de Texto Técnico I: - Inglês - Alemão ou Russo - Francês ou Espanhol Estudos Interculturais Relações Humanas Interpretação Consecutiva e Simultânea I

6ºSemestre

OFERTA FORMATIVA

4ºSemestre

IVOS

O Centro de Educação Corporativa (CEISCAP) visa a prestação de serviços ao exterior e a realização de ações de formação abrangendo todas as atividades que envolvam a prestação de trabalho intelectual e outros, cujo objeto se enquadre no âmbito das valências dos recursos humanos e materiais do ISCAP.

EÇOS C TIT

FORMAÇÃO CONTÍNUA

ss

ori O plano curricular de Assessoria e Tradução está organizado de forma a que, na ae conclusão da Licenciatura, o Assessor/Tradutor esteja apto a ingressar, de imediato, Tra du no mercado de trabalho como profissional qualificado para o exercício de funções de çã nível superior de apoio à direção ou à administração das organizações, ou, ainda, para o a tradução e revisão de texto de carácter técnico. Especificamente, na área de Assessoria, pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e competências que contribuam para a organização e controlo do trabalho Saídas Profissionais administrativo de uma organização/instituição. Na área de Tradução, articula-se o aprofundamento das competências Assessoria de administração, Assessoria de teórico-linguísticas com formação nas áreas económica e direção empresarial, Assessoria de gestão, técnico-científica. Esta formação é complementada através Assessoria de publicidade e marketing, de práticas de tradução e de interpretação em ambiente Coordenação técnica de serviços e gabinetes de multimédia, com recurso a ferramentas de tradução comunicação, Organização de eventos assistida por computador. No plano de estudos, é de internacionais, Tradução em instituições públicas salientar a inserção de novas unidades curriculares, únicas e privadas e gabinetes de tradução, Interpretação no Ensino Superior em Portugal, tais como: Língua Russa, em instituições públicas e privadas, Revisão Língua Espanhola e Simulação de Assessoria Empresarial, especializada e edição de texto, Mediação permitindo, esta última unidade curricular, um treino intercultural em organismos nacionais e internacionais e Administração pública. imprescindível da profissão em ambiente simulado.

OMPE

A APOSTA DO FUTURO

PR

Objetivos

Simulação de Assessoria Empresarial II Arquivística Empresarial Tradução de Texto Técnico II: - Inglês - Alemão ou Russo - Francês ou Espanhol Interpretação Consecutiva e Simultânea II Ética e Deontologia Profissionais

11


Co n Fis tab ca ilid lid ad ad e e e

A qualificação fornecida no 1º Ciclo (Licenciatura) assegura a formação no domínio de atividade comercial desenvolvida no setor público e privado da economia. O curso pretende formar técnicos comerciais para intervenção nos domínios do comércio (retalho especializado, distribuição moderna, vendas); formar técnicos superiores para entidades públicas (Alfândega, ICEP, Embaixadas) e privadas (Câmaras de Comércio, Associações Industriais, Comerciais e Setoriais); formar quadros para o setor privado da economia com relações de troca com outros países, com capacidade de atuação Saídas Profissionais especializada em exportação/importação, como responsáveis de cliente ou Técnico comercial; Técnico de vendas; Técnico produto internacional, como responsáveis de mercados das Alfândegas, ICEP, Autarquias (organizações externos ou de atividade comercial com forte vocação com relações institucionais com o estrangeiro); internacional. A participação destes técnicos também se técnico de organizações internacionais pode inserir em domínios mais específicos do comércio (Instituições da União Europeia); Técnico de internacional, como a atividade transitária, em geral e a entidades privadas (Associações Comerciais, de despachante oficial em particular, ao mesmo tempo Câmaras de Comércio); Técnicos de comércio que é expectável a sua contribuição especializada na i n t e r n a c i o n a l , a t i v i d a d e t ra n s i t á r i a , banca [operações com o estrangeiro e nos seguros despachante oficial, Setor de estrangeiro de (seguro de transporte de mercadorias e seguro de crédito)]. instituições de crédito e seguradoras.

Objetivos O Curso de Especialização em Contabilidade e Fiscalidade oferece um programa que corresponde às solicitações de todos aqueles que pretendam atualizar os seus conhecimentos nas áreas de Contabilidade e Fiscalidade, com particular ênfase na aplicação do atual normativo contabilístico, o Sistema de Normalização Contabilística em vigor desde 1 de Janeiro de 2010. Mais detalhadamente pretende-se que os participantes no final do curso tenham obtido, aprofundado e consolidado os conhecimentos técnicos na área da Contabilidade e da Fiscalidade que lhes possibilitem responder pronta e eficazmente aos desafios que são colocados na preparação de informação de qualidade e ainda identificar as implicações fiscais das decisões de gestão.

1º ANO

29

Marketing II Administração e Técnicas de Vendas Contabilidade Analítica Estatística I Direito Internacional Inglês de Negócios IV /Francês de Negócios IV Marketing do Ponto de Venda

3º ANO

5ºSemestre

Marketing I Economia Portuguesa e Europeia Comportamento Organizacional Matemática Financeira Direito Fiscal Inglês de Negócios III/Francês de Negócios III

Logística Internacional Gestão da Qualidade Planeamento e Controlo de Gestão Estatística II Gestão Financeira Opção Livre Inglês, Francês, Espanhol aplicados ao Comércio

6ºSemestre

Matemática II Economia II Direito Comercial e da Propriedade Industrial Elementos de Contabilidade Financeira Técnicas de Comércio Internacional II Informática II Inglês de Negócios II/Francês de Negócios II

2º ANO

3ºSemestre

É um programa intensivo de 9 meses (um ano letivo) estruturado de forma a permitir a atividade profissional que, eventualmente, os participantes desejem manter em paralelo.

Matemática I Economia I Organização e Gestão de Empresas Noções Jurídicas Fundamentais Informática I Técnicas de Comércio Internacional I Inglês de Negócios I/ Francês de Negócios I

4ºSemestre

Duração do Curso

1ºSemestre

Avaliação e Contabilização dos Instrumentos Financeiros Sistema Fiscal Internacional Harmonização Contabilística Internacional

Plano de Estudos

2ºSemestre

2º Módulo

Contabilização dos Ativos e Passivos Concentração de Empresas e Consolidação de Contas IRC

IVA Tendências da Normalização Contabilísticas e NIC Divulgação da Informação

4º Módulo

1º Módulo 3º Módulo

Plano de Estudos Sistema Fiscal Português e IRS Demonstrações Financeiras e SNC Análise Financeira e Prestação de Contas

Objetivos

l cio ona r mé aci o C rn te In

Marketing Internacional Comércio Eletrónico Seminário/ Seminário sobre Empreendorismo Seminário de Apoio ao Estágio/ Projeto/Simulação Estágio /Projeto/Simulação

12


Co m E Objetivos m uni pr ca O Curso de Comunicação Empresarial, organizado segundo as novas orientações do Acordo de es çã ar o Bolonha, resultou de uma análise ponderada quer das necessidades e exigências atuais do mercado de ial trabalho, quer de uma reflexão sobre a conjuntura europeia e mundial, ao nível da relação

s e õ

ç a iz

l a ci

ensino/empregabilidade. Dentro das chamadas Ciências Humanas, a Comunicação é atualmente uma das áreas científicas que atingiu enorme prestígio a nível mundial e que vem corresponder tanto às necessidades da Sociedade de Informação e do Conhecimento, como ao estabelecido pela Cimeira de Lisboa. O Curso de Comunicação Empresarial oferece uma sólida formação na área da Comunicação, com enfoque nas técnicas de comunicação organizacional, particularmente das empresas, no ensino/aprendizagem de três línguas estrangeiras (entre as quais se contam, em opção, línguas muito utilizadas a nível internacional por força da globalização, como Russo, Grego ou Espanhol) e no uso de ferramentas de comunicação para fins empresariais. Tem ainda como objetivos gerais o desenvolvimento eminentemente prático de capacidades operatórias e relacionais de uso social efetivo e acionáveis nos mais diversos cenários e ambientes profissionais, incluindo competências de processamento de dados em suporte multimédia. Este curso, do 1º ciclo de estudos, utiliza os Laboratórios Multimédia, bem como os Laboratórios de Informática, equipados com ferramentas atualizadas (nomeadamente, os programas TellMeMore, Trados 6.5, Systran, Processamento de Texto, Folha de Cálculo, Bases de Dados, Apresentações Multimédia, Tratamento de Imagem, Agendas Eletrónicas, Correio Eletrónico, Programas de Pesquisa Eletrónica de dados).

Saídas Profissionais Relações Públicas; Publicidade e Marketing; Comunicação Empresarial; Comunicação Social; Atividades de Representação de Empresas e Instituições; Assessoria e Gestão de Comunicação em Organizações e Instituições; Serviços baseados na Internet; Criação, Organização e Divulgação de Eventos; Promoção de Empresas e Instituições; Assessoria de Imprensa; Assessoria de Imagem; Assessoria de Órgãos de Direção e Gestão em Contextos Multiculturais; Mediação Intercultural.

Plano de Estudos 2º ANO

Língua e Cultura Estrangeira A IV Inglês Língua e Cultura Estrangeira B IV (Francês ou Alemão) Língua e Cultura Estrangeira C IV (Russo ou Grego ou Espanhol) Estruturação do Texto Técnico Comunicação Institucional II Direito Empresarial

Introdução à Gestão

9 Meses [1 Ano Letivo]

28

Língua e Cultura Estrangeira A II Inglês Língua e Cultura Estrangeira B II (Francês ou Alemão) Língua e Cultura Estrangeira C II (Russo ou Grego ou Espanhol) Teoria da Comunicação e Práticas Textuais II Téc. Informação e Comunicação II Gestão das Organizações

3º ANO

5ºSemestre

Língua e Cultura Estrangeira A III Inglês Língua e Cultura Estrangeira B III (Francês ou Alemão) Língua e Cultura Estrangeira C III (Russo ou Grego ou Espanhol) Análise do Discurso e Estruturação Discursiva Comunicação Institucional I Introdução ao Direito

Tradução e Novas Tecnologias I - (Inglês) Língua e Cultura Estrangeira B V - (Francês ou Alemão) Língua e Cultura Estrangeira C V - (Russo ou Grego ou Esp.) Teorias da Argumentação e Técnicas de Expressão I Comunicação de Marketing Atelier de Comunicação Empresarial

6ºSemestre

3ºSemestre

CONTABILIDADE E FISCALIDADE

Língua e Cultura Estrangeira A I Inglês Língua e Cultura Estrangeira B I (Francês ou Alemão) Língua e Cultura Estrangeira C I (Russo ou Grego ou Espanhol) Teoria da Comunicação e Práticas Textuais I Téc. Informação e Comunicação I

4ºSemestre

1ºSemestre

1º ANO

2ºSemestre

Es

pe

Tradução e Novas Tecnologias II - (Inglês) Língua e Cultura Estrangeira B VI - (Francês ou Alemão) Língua e Cultura Estrangeira C VI - (Russo ou Grego ou Esp.) Teorias da Argumentação e Técnicas de Expressão II Ética e Deontologia Estágio

13


Tra po duç r C ão om As pu sis ta tida do r

ee o d ida raçã l i Objetivos ab ist t n n O Curso de Contabilidade e Administração tem como finalidade formar quadros médios e Co dmi superiores, com conhecimentos sólidos, de natureza teórica e prática, que permitam criar as A

condições para o desenvolvimento de uma atividade profissional, nomeadamente: na conceção e gestão de sistemas de informação de apoio à decisão; preparação de demonstrações financeiras com base no normativo contabilístico em vigor; preparação e reporte de informação financeira e de gestão; auditoria ou peritagem contabilística, financeira e fiscal; gestão de ativos e passivos; gestão de tesouraria; administração do enquadramento fiscal de uma qualquer Saídas Profissionais entidade; admissão à profissão de Técnico Oficial e/ou Revisor Oficial de Contas. As competências ministradas habilitam este profissional a trabalhar Contabilista; Consultor Financeiro e Fiscal; num vasto leque de empresas e organizações públicas ou privadas, Gestor de Empresas e outras Organizações Públicas ou Privadas; Quadro de atuando num contexto de equipa e de condicionantes diversas, numa Instituições Financeiras; Técnico Superior base de iniciativa, oportunidade, inovação e melhoria contínua. É da Administração Pública; Auditor; Acesso neste contexto didático que, para além de uma formação de base à Profissão de Técnico Oficial de Contas (mediante O Cumprimento dos Requisitos sólida nas vertentes da contabilidade, gestão, direito, economia, da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas); fiscalidade e dos métodos quantitativos, é proporcionado um Acesso à Profissão de Revisor Oficial de aprofundamento prático e teórico no domínio dos instrumentos de Contas (mediante O Cumprimento dos financiamento da empresa, no domínio da auditoria e nos sistemas de Requisitos da Ordem dos Revisores Oficiais informação de apoio à decisão. de Contas).

Objetivos No mundo globalizado e tecnologicamente evoluído em que ao tradutor profissional são exigidas competências que ultrapassam o domínio ótimo das línguas e culturas de trabalho, a Pós-graduação em Tradução Assistida por Computador visa dar formação específica teórico-prática nas áreas de tradução assistida e automática, com especial enfoque no desenvolvimento de competências a nível da utilização de ferramentas eletrónicas e criação de bases de dados.

Destinatários Licenciados em cursos da área de Tradução ou Línguas; Outros licenciados com curriculum relevante e/ou experiência profissional; na área de tradução.

Plano de Estudos

27

Comportamento Organizacional Contabilidade Financeira Avançada Contabilidade de Gestão Elementos de Gestão de Recursos Humanos Gestão Financeira Probabilidade e Estatística Sistemas de Informação para a Gestão Tributação do Rendimento Individual e do Património

Opções: Auditoria Interna e de Gestão Contabilidade das Instituições Públicas Contabilidade de Gestão Avançada Contabilidades Setoriais

5ºSemestre

Contabilidade Financeira Direito do Trabalho e da Empresa Gestão das Operações Inglês Aplicado à Contabilidade Matemática Aplicada Microeconomia Tecnologias e Sistemas de Informação

3º ANO

Auditoria Contabilidade dos Grupos e das Operações Especiais Empreendedorismo Estatística Aplicada Ética e Deontologia Tributação das Sociedades e do Consumo Projeto de Simulação Empresarial I/ Estágio Curricular

6ºSemestre

Localização de Software e Páginas da Internet Legendagem de Textos Audiovisuais Revisão e Edição de Texto Tradução Automática e Pós-edição Gestão Integrada de Projetos de Tradução

3ºSemestre

Fundamentos Teóricos da Tradução Assistida e Automática Tradução Assistida de Textos Científicos/académicos Terminologia e Bases de Dados Semiótica do Texto Audiovisual e Multimédia Publicação Assistida por Computador (DTP)

2ºSemestre

1ºSemestre

Plano de Estudos

4ºSemestre

270 horas, repartidas por três módulos

1ºSemestre

Duração do Curso

2º ANO

Cálculo Financeiro Contabilidade das Sociedades Contabilidade de Custos Direito Fiscal Direito das Sociedades Finanças Empresariais

2ºSemestre

1º ANO

Contabilidade Geral Inglês Técnico Introdução à Gestão Macroeconomia Matemática Noções Fundamentais de Direito Psicossociologia das Organizações

Elementos de Economia Internacional Gestão Estratégica Marketing Opção I Opção II Opção III Projeto de Simulação Empresarial II/ Estágio Curricular

Procedimento e Processo Tributário Direito da União Europeia Projetos de Investimento Economia Portuguesa Gestão da Qualidade Planeamento e Controlo de Gestão

14


ara p ias ção al g olonovasarnig) n i c Te a I pr-eLearn Em (B

At Ges Tu ivid tão rís a de Objetivos tic de as s A criação da Licenciatura de Gestão de Atividades Turísticas resultou de uma análise ponderada quer das necessidades e exigências atuais do mercado de trabalho, quer de uma reflexão aprofundada da conjuntura europeia e mundial, em termos de relação entre o ensino e a empregabilidade. Os objetivos principais da criação deste curso prendem-se com a necessidade de formação de quadros médios em Gestão de Atividades Turísticas. Os objetivos principais da criação deste curso prendem-se com a necessidade de formação de quadros médios em Turismo. Pretende-se formar quadros para o setor do Turismo, atividade económica de grande importância para o País e em crescente expansão,que possam desenvolver atividade nas áreas de: Planeamento e Saídas Profissionais desenvolvimento do turismo em organismos Empresas e Organizações Privadas do Setor do Turismo centrais, regionais e autárquicos; Gestão e (operadores Turísticos; Agências de Viagens; marketing em empresas de Turismo públicas e Transportadoras Aéreas, Marítimas e Terrestres. privadas; Organização e gestão de eventos em Empresas de Organização de Eventos Sociais, diferentes empresas e instituições; Marketing e Aventura, Desporto, Etc. Empresas de Organização de gestão comercial de empreendimentos hoteleiros, Feiras, de Congressos; Parques Naturais e Temáticos; agências de viagens, transportadoras aéreas e Hotéis e Casinos. Empresas de Rent-a-car; Empresas de empresas de cruzeiros; Gestão e operacionalização Cruzeiros; Complexos Turísticos e de Lazer). de produtos turísticos; Gestão do património natural Administração Central, Regional e Local de Turismo e cultural. (câmaras Municipais; Juntas de Turismo; Regiões de Turismo; Museus).

Objetivos Os alunos que concluírem o Curso em Tecnologias para a Inovação Empresarial deverão ser capazes de: Ÿ Analisar, conceber e transformar de forma integrada, sistémica e holística um projeto de inovação organizacional, com recurso às atuais tecnologias; Ÿ Planear e implementar sistemas de formação empresarial baseados na Web; Ÿ Combinar recursos físicos e humanos, numa atitude de iniciativa inovadora, para produzir novos bens e serviços que acrescentem valor numa organização; Ÿ Gerir a complexidade das relações estruturais e funcionais das organizações e do contexto envolvente, nomeadamente das tecnologias emergentes e das sociedades globais; Ÿ Liderar um grupo de pessoas, de negociar eficazmente, de comunicar com clareza, de dominar as técnicas organizacionais e de aprender a aprender.

Destinatários O curso de pós-graduação em Tecnologias para a Inovação Empresarial destina-se a todos quantos trabalham ou pretendem trabalhar na área da inovação e empreendedorismo nos sistemas organi-zacionais como profissionais numa organização ou consultores individuais.

Plano de Estudos

26

5ºSemestre

Sistemas de Reservas e Fluxos de Informação Gestão de Operações em Turismo Inglês Aplicado ao Turismo IV Economia do Turismo Estudos de Mercado Opção II *

3º ANO

Inovação e Desenvolvimento de Produtos Turísticos Relações Interpessoais Inglês Aplicado ao Turismo V Língua Estrangeira I Gestão do Património Opção III *

6ºSemestre

3ºSemestre

O curso de pós-graduação em Tecnologias para a Inovação Empresarial tem uma duração de 2 semestres com o regime de tempo de trabalho (horas), distinguindo-se entre horas de contacto e o total de horas de trabalho previsto para cada unidade curricular. Em cada uma das unidades curriculares está previsto que os alunos necessitem de 12 horas semestrais de contacto presencial, o que inclui as aulas teórico-práticas lecionadas, 18 horas de contacto on-line distribuídas por sessões síncronas e assíncronas e 138 horas de trabalho autónomo do aluno com base em trabalhos práticos, investigações, trabalho pessoal na biblioteca ou em casa, bem como exames ou outras formas de avaliação.

Geografia do Turismo Sistemas de Informação II Inglês Aplicado ao Turismo II Métodos Quantitativos II Direito e Legislação do Turismo Introdução à Gestão de Empresas

2º ANO

Fundamentos de Economia Marketing Turístico Informação e Promoção Turística Inglês Aplicado ao Turismo III Contabilidade e Análise Financeira Opção I *

4ºSemestre

Duração do Curso

1ºSemestre

Gestão de Projetos Tecnológicos Auditoria de Sistemas de Informação Gestão da Informação e do Conhecimento Inovação e Tecnologia Organizacional Empreendedorismo

Introdução ao Turismo Sistemas de Informação I Inglês Aplicado ao Turismo I Métodos Quantitativos I Técnicas de Expressão Introdução ao Direito

2ºSemestre

Sistemas de E-Learning Comércio Eletrónico Sistemas de Informação Sistemas Integrados de Gestão Gestão Estratégica [Avaliação]

1º ANO

2º Semestre

1º Semestre

Plano de Estudos

Planeamento Turístico Organização de Eventos Inglês Aplicado ao Turismo VI Língua Estrangeira II Opção IV * Projeto

Opção I* Turismo Internacional Opção III* Sociologia do Turismo Recursos Humanos no Turismo I Empreendedorismo Opção II* Estudos Interculturais aplicado ao Turismo Opção IV* Marketing de Cidades Gestão Integrada de Projetos Turísticos Relações Públicas

15


T Co ecn (B mu olog -L ni ia ea ca s d rn çã a in o g)

Objetivos

Os alunos que concluírem o Curso em Tecnologias na Comunicação deverão ser capazes de:

Ÿ Utilizar as tecnologias WEB nos processos de comunicação interna e externa de uma

organização; Ÿ Planear e implementar de forma integrada, sistémica e holística um projeto de

Plano de Estudos

Duração do Curso O curso de pós-graduação em Tecnologias para a Inovação Empresarial tem uma duração de 2 semestres com o regime de tempo de trabalho (horas), distinguindo-se entre horas de contacto e o total de horas de trabalho previsto para cada unidade curricular. Em cada uma das unidades curriculares está previsto que os alunos necessitem de 12 horas semestrais de contacto presencial, o que inclui as aulas teóricopráticas lecionadas, 18 horas de contacto on-line distribuídas por sessões síncronas e assíncronas e 138 horas de trabalho autónomo do aluno com base em trabalhos práticos, investigações, trabalho pessoal na biblioteca ou em casa, bem como exames ou outras formas de avaliação.

Matemática II Direito Comercial e da Propriedade Industrial Elementos de Contabilidade Financeira Marketing II Relacionamento Interpessoal Economia II Inglês de Negócios II

2º ANO

Estatística I Contabilidade Analítica Comunicação de Marketing Direito da Publicidade e Concorrência Comportamento do Consumidor Administração e Técnicas de Vendas Marketing de Serviços Estatística II Marketing de Distribuição Marketing Financeiro Criatividade e Inovação em Marketing Direito Fiscal Opção I Livre Opção II Condicionada

3º ANO

5ºSemestre

Comércio Eletrónico Gestão de Projetos Tecnológicos [Sessões Presenciais] Tecnologias de Comunicação à distância Gestão da Informação e do Conhecimento Inovação e Tecnologia Organizacional

Matemática I Noções Jurídicas Fundamentais Organização e Gestão de Empresas Marketing I Tecnologias da Informação Inglês de Negócios I Economia I

Matemática Financeira Estudos de Mercado Marketing Internacional Opção III Livre Opção IV Condicionada Planeamento e Controlo de Marketing

6ºSemestre

Sistemas de E-Learning Sistemas de Informação Comunicação Organizacional Comunicação na Web Segurança Informática [Avaliação]

1º ANO

2º Semestre

1º Semestre

Plano de Estudos

3ºSemestre

Ÿ

4ºSemestre

Ÿ

O 1º Ciclo (Licenciatura) assegura uma formação geral em Marketing e vendas que será depois desenvolvida a um nível mais especializado no mestrado. O curso pretende formar técnicos comerciais para a intervenção nas PME's do setor industrial; formar técnicos comerciais para as grandes empresas prestadoras de serviços (banca, seguros, telecomunicações, Saídas Profissionais etc.); formar quadros para o setor privado da Quadros para o Setor Privado da Economia com a economia, com capacidade de gestão na direção Capacidade de Gestão na Direcção de Marketing ou de marketing ou comercial, como responsáveis Comercial, como Responsáveis de Produto ou de de produto ou de categoria de produto, gestor de Categoria de Produto, Gestor de Marca, Trade Marketing, marca, trade marketing, diretor de vendas. A Diretor de Venda; Especialistas de Marketing para participação destes técnicos altamente Integrar o Departamento Comercial das Pequenas e qualificados também se pode inserir em Médias Empresas do Setor Industrial; Especialistas de domínios mais específicos do marketing como os Marketing para Integrar o Departamento Comercial de estudos de mercado, a comunicação (promoção Grandes Empresas Prestadoras de Serviços; Especialistas de vendas, publicidade, vendas, relações Qualificados para Atuação em Domínios Mais Específicos públicas), a nova economia (B2C, B2B) e as novas de Marketing como Estudos de Mercado, Comunicação, A formas de comércio sem estabelecimento Nova Economia e as Novas Formas de Comércio sem (vendas por correspondência, marketing direto). estabelecimento.

1ºSemestre

Ÿ

Objetivos

r

Ma

2ºSemestre

Ÿ

implementação de sistemas e tecnologias da comunicação utilizando técnicas de gestão de projetos; Gerir a complexidade das relações estruturais e funcionais das organizações e do contexto envolvente no desenho de processos e implementação de tecnologias de comércio eletrónico; Conceber e implementar planos de recuperação em caso de desastre; Planear e implementar sistemas de Destinatários formação, baseados na Web; Liderar um grupo de pessoas, de O curso de pós-graduação em Tecnologias na Comunicação negociar eficazmente, de comunicar destina-se a todos quantos trabalham ou pretendem com clareza, de dominar as técnicas trabalhar na área dos sistemas e tecnologias da organizacionais e de aprender a comunicação como profissionais numa organização, consultores individuais e docentes. aprender.

ng

ti ke

Gestão Financeira Comportamento Organizacional Marketing Industrial Opção V Livre Opção VI Condicionada Simulação de Marketing / Estágio / Projeto Profissional

Opções Condicionadas: Métodos de Previsão, Gestão da Qualidade, Gestão de Produtos e Marcas, Sistemas de Apoio à Decisão, Comunicação Publicitária, Gestão do Design.

25

16


M

s e õ

ES

u d ra

TR

AD

OS

G s

ASSESSORIA E ADMINISTRAÇÃO

2 Anos Letivos [4/8 Semestres - Tempo: Inteiro/Parcial] AUDITORIA

2 Anos Letivos [4/8 Semestres - Tempo: Inteiro/Parcial]

TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO (B-LEARNING)

CONTABILIDADE E FINANÇAS

2 Semestres - Tempo: Parcial

2 Anos Letivos [4/8 Semestres - Tempo: Inteiro/Parcial]

TECNOLOGIAS PARA A INOVAÇÃO EMPRESARIAL (B-LEARNING) MARKETING DIGITAL

2 Semestres - Tempo: Parcial

2 Anos Letivos [4/8 Semestres - Tempo: Inteiro/Parcial] EMPREENDORISMO E INTERNACIONALIZAÇÃO

TRADUÇÃO ASSISTIDA POR COMPUTADOR

2 Anos Letivos [4/8 Semestres - Tempo: Inteiro/Parcial]

2 Semestres - Tempo: Parcial

TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO ESPECIALIZADAS UM CURSO EM B-LEARNING (BLENDED LEARNING) É UM CURSO DESENVOLVIDO ESSENCIALMENTE ATRAVÉS DA INTERNET. NÃO OBSTANTE, EXISTEM ALGUMAS SESSÕES QUE DECORREM EM AMBIENTE PRESENCIAL COM O OBJETIVO DE PROMOVER UM ACOMPANHAMENTO MAIS PERSONALIZADO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

2 Anos Letivos [4/8 Semestres - Tempo: Inteiro/Parcial]

24

17


M

ES

I Tr Es nte adu pe rpr çã cia et o e liz açã ad o as

TR

AD

O Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas funcionou pela 1ª vez em 2007/08. O plano curricular está organizado de forma a que o mestre em Tradução e Interpretação Especializadas esteja apto para uma imediata inserção no mercado de trabalho, destacando o seu domínio quer da linguagem especializada das várias áreas do saber, quer das ferramentas de tradução mais recentes. Esta formação é ministrada nas duplas vertentes teórica e prática. O curso alia a Interpretação (incluindo a Remota, de Acompanhamento, de Conferência e de Teleconferência) à Tradução Assistida, à Localização e à Gestão de Projetos de Tradução. Proporciona ainda formação em Tradução Literária, Jurídica e Económica, por docentes altamente qualificados, em Inglês, Alemão, Francês, Espanhol e Russo.

OS

A vertente prática é lecionada nos laboratórios do Centro de Comunicação, Multimédia e Linguagem, num ambiente tecnologicamente avançado. Aqui sobressaem, para a criação de um meio em tudo idêntico ao do mercado de trabalho, as ferramentas de Tradução Assistida, Tradução Automática e de Localização de Software, e as ferramentas de Interpretação.

Saídas Profissionais Tradutor; Intérprete; Gestor de projetos de tradução; Editor/revisor; Consultor linguístico; Localizador de projetos de tradução.

2º ANO Metodologia de Investigação em Tradução

O Mestrado em Assessoria de Administração visa a conjugação de conhecimentos conceptuais, pensamento crítico e aplicação prática das unidades curriculares fundamentais relativas à administração de empresas, de organizações ou instituições. Abrangendo áreas nucleares como a Assessoria e Comunicação Organizacional, a Gestão, a Economia, a Contabilidade, a Informática, o Direito, as Línguas e Culturas, as Ciências Sociais e a Matemática propõe-se desenvolver a especialização em aspetos funcionais da administração através da aquisição de competências avançadas por parte do futuro Assessor de Administração. Ÿ Desenvolver capacidades analíticas, usando conceitos que provêm de um grande leque de unidades curriculares, direcionadas para a re s o l u ç ã o d e p ro b l e m a s n o â m b i t o administrativo, em contexto interno e externo; Ÿ Fornecer um conjunto de ferramentas multidisciplinares que proporcionem formação qualificada e especializada em áreas como a Gestão, a Contabilidade, o Direito, as Ciências Sociais, a Economia; Ÿ Adquirir competências especializadas no domínio da Gestão ou do Direito para integrar

uma posição de responsabilidade significativa; Ÿ Adquirir conceitos relacionados com o processo de administração empresarial abrangendo as fases de planeamento e de execução estratégica e operacional; Ÿ Fomentar a eficácia organizacional através da geração e suprimento de informações úteis para o processo decisório da gestão da empresa; Ÿ Apropriar-se das metodologias de investigação e análise para produzir novos conhecimentos, desenvolver novas atividades e métodos operacionais; Ÿ Proporcionar a realização de um estágio / projeto profissional ou desenvolvimento de uma dissertação, pôr em prática os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas. Assim, este ciclo de estudos tem por finalidade continuar a formação especializada obtida pelos estudantes ao nível do 1º ciclo de estudos na área das Ciências Empresariais, preparando-os para exercerem a profissão de Assessores de Administração. Este Mestrado pretende, também, preparar os alunos para que, durante o exercício profissional, tenham condições de lidar com a incerteza de forma flexível sem descurar a rapidez necessária à resolução de problemas.

Plano de Estudos 1º Ano

Tradução Literária (Inglês-Português) Tradução Literária (Alemão/Francês/Espanhol/RussoPortuguês) Interpretação de Acompanhamento Interpretação de Conferência Interpretação Remota e de Teleconferência

3º Semestre

1º ANO Organizações Internacionais Tradução Económica (Inglês-Português) Tradução Económica (Alemão/Francês/Espanhol/RussoPortuguês) Tradução Jurídica (Inglês-Português) Tradução Jurídica (Alemão/Francês/Espanhol/Russo-Português)

4º Semestre

2º Semestre

1º Semestre

Plano de Estudos

Objetivos

Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio Localização e Gestão de Projetos

23

Assessoria e Multimédia Gestão Comercial Sistemas de Gestão de Informação Direito Obrigações e do Contratos ou Cálculo Financeiro (optativa) Psicossociologia das Organizações

Relações Económicas Internacionais Protocolo Empresarial e Institucional Comércio Eletrónico/Inglês de Assessoria de Administração (optativa) Contabilidade de Gestão Direito da União Europeia ou Análise Financeira (optativa)

2º Ano

Objetivos

de ão a i ç r so stra s se ni As mi Ad

Metodologias de Investigação Assessoria de Empresas Internacionais Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio Profissional (optativa)

18


l

ta igi

gD

n

ti e k r

Ma

Objetivos

ES

TR

AD

OS

cada uma das áreas de atuação do marketing. O gestor de produto e/ou

Considera-se que os diplomados em Marketing Digital poderão exercer atividades profissionais relacionadas com as seguintes áreas: Ÿ Consultadoria em e-marketing, e-business e ecommerce Ÿ Planeamento, gestão e mediação de resultados de ações de Marketing Digital Ÿ Implementação de sistemas de comércio eletrónico Ÿ Criação de peças de comunicação para a impressão em papel e para publicação na Internet Ÿ Desenvolvimento de Conteúdos interativos para CD-ROM / DVD´s e para equipamentos de comunicação móvel Ÿ Captação e edição de áudio e vídeo digital Ÿ Implementação e gestão de sistemas CRM.

Au

dit O Mestrado em Auditoria desenvolve competências técnicas de recolha, tratamento e or análise de dados e informação de índoles e fontes muito diversificadas que permitam ia formar e sustentar uma opinião sobre a fidedignidade da informação disponível na organização objeto de auditoria, particularmente em auditorias de âmbito Contabilístico, Fiscal e de Gestão. Pretende-se desenvolver competências de investigação direcionada para as metodologias de investigação aplicada, valorizando a aplicação dos conhecimentos na procura de soluções para Analisar a eficácia e eficiência de um sistema de problemas da área da organização interna e dos processos de controlo interno na ótica de auditor externo; auditoria das organizações. A formação técnica especializada Planear e organizar o processo de auditoria de na área da Auditoria é complementada com uma formação forma a minimizar os riscos inerentes à emissão científica geral. No final do ciclo de estudos, o Mestre em de um parecer o objeto da auditoria; Auditoria deve ser capaz de: Reconhecer a natureza ética inerente ao Ÿ Conhecer e analisar, crítica fundamentadamente, as exercício da atividade de Auditor; técnicas, os instrumentos e as metodologias específicas Conhecer os estudos científicos e as linhas de da área da Auditoria adotados pelas instituições; investigação mais relevantes em Auditoria; Ÿ Conhecer e saber aplicar e compatibilizar as normas Desenvolver, sob orientação, projetos de nacionais com as normas internacionais de auditoria; investigação aplicada nomeadamente projetos Ÿ Conceber, organizar e gerir um sistema de controlo de investigação/ação sobre problemáticas interno; específicas da área da Auditoria.

Com o Mestrado em Marketing Digital pretende-se que seja um elemento de inovação nas pequenas empresas, onde as atividades relacionadas com o marketing estão usualmente num único departamento e o seu responsável dirige todas as atividades da função comercial. Nas grandes empresas, pelo contrário, é normal haver mais do que um departamento, existindo técnicos e chefias intermédias para cada um dos segmentos de produto e/ou serviços ou, ainda, para

Saídas Profissionais

M

Objetivos

marca são exemplos desse tipo de profissionais e resultam da especialização do marketing. Estes profissionais devem ser pessoas com fortes capacidades de análise, organização e liderança, devendo ser capazes de elaborar e executar estratégias globais de marketing, a nível digital. São pessoas que têm que contactar com um variado número de pessoas (internas e externas à empresa), saber trabalhar em equipa, possuírem excelentes capacidades de comunicação (oral e escrita). Além disso, as suas funções exigem que sejam pessoas conhecedoras do ambiente que as rodeia (economia, concorrência, hábitos de consumo, tendências, inovações tecnológicas, etc.) e criativas, de modo a que possam conceber estratégias adequadas, inovadoras e capazes de aumentar as vendas das empresas.

Saídas Profissionais Auditor Interno; Auditor Externo; Inspetor Tributário; Revisor Oficial de Contas; Técnico Oficial de Contas (toc); Diretor Financeiro; Consultor Financeiro e de Gestão; Contabilista de Gestão.

1º Semestre

2º ANO Métodos de Investigação em Marketing Seminários Temáticos em Marketing Digital Dissertação ou Projeto ou Estágio [ANUAL]

Marketing Estratégico Pesquisa de Mercado Desenvolvimento de Novos Produtos Digitais Projeto de E-marketing Opção II

Opção I: Marketing de Produtos Tecnológicos

Plano de Marketing Regulamentação do Comércio Eletrónico

Opção II: Edição de Texto Eletrónico Segurança em Sistemas de Informação Logística e Gestão de Processos

22

1º ANO Auditoria Interna Auditoria e Revisão de Contas Contabilidade Internacional Métodos de Amostragem Opção I Auditoria da Administração Pública Auditoria dos Sistemas de Informação Auditoria Tributária Análise E Gestão de Risco Opção II

Opção I: Métodos Quantitativos Direito Fiscal Internacional

4º Semestre

Opção I

3º Semestre

1º ANO Marketing Avançado Técnicas de Comunicação Digital Marketing Direto e Produtos Digitais Marketing Relacional

2º Semestre

2º Semestre

1º Semestre

Plano de Estudos

3º Semestre

Plano de Estudos 2º ANO Seminários Temáticos em Auditoria Metodologias de Investigação

Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio

Opção II: Governação das Sociedades Finanças Internacionais

19


E In mp te re rn en ac de io do na ris Objetivos liz mo aç e O MEI visa uma conjugação de conhecimentos conceptuais, pensamento crítico e ão aplicação prática das unidades curriculares fundamentais relativas à administração de

Objetivos

ES

TR

empresas, de organizações ou de instituições, tendo como objetivo constituir-se como um importante instrumento na formação académica portuguesa. Abrangendo áreas nucleares como a Gestão, a Economia, o Direito e a Informática, este Curso propõe-se desenvolver a especialização em aspetos funcionais necessários a uma bem sucedida internacionalização das empresas portuguesas. Competências específicas: Ÿ Explicar as novas tendências e perspetivas de evolução na Saídas Profissionais área do empreendedorismo e da internacionalização; Este curso tem por finalidade continuar a Ÿ Explicar, com fundamentação científica, necessidades de formação especializada obtida pelos consumidores/utentes de diferentes países; estudantes ao nível do 1º ciclo de estudos Ÿ Compreender e aplicar processos de gestão empresarial em na área das Ciências Empresariais, contexto internacional; p reparando-os para exercerem Ÿ D e f i n i r e ava l i a r d i fe re n t e s e s t ra t é g i a s d e eficazmente a profissão de técnicos de internacionalização; empreendedorismo e de comércio Ÿ Investigar as especificidades culturais, políticas, internacional, técnicos vocacionados económicas e sociais dos vários mercados internacionais; para desenvolverem a sua atividade em Ÿ Conhecer as grandes questões da atualidade relativas à União Europeia, especialmente as relacionadas com a organizações nacionais, internacionais e em entidades privadas. economia e a política comercial.

Saídas Profissionais Contabilista; Consultor Fiscal; Diretor Financeiro; Consultor Financeiro e de Gestão; Auditor Interno; Auditor Externo; Inspetor Tributário; Gestor de Empresas e Outras Organizações Públicas ou Privadas; Quadro de Instituições Financeiras; Acesso à Profissão de Técnico Oficial de Contas (mediante o Cumprimento dos Requisitos da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas); Acesso à Profissão de Revisor Oficial de Contas (mediante o Cumprimento dos Requisitos da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas).

Opção I: Contabilidade dos Novos Instrumentos Financeiros Métodos Quantitativos Aplicados às Finanças

3º Semestre

História do Pensamento Contabilístico Contabilidade Internacional Finanças Internacionais Aplicações Sectoriais da Contabilidade Opção II

4º Semestre

1º Semestre 2º Semestre

1º ANO

2º ANO Seminários Temáticos em Contabilidade e Finanças Metodologias de Investigação

Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio

1º ANO Internacionalização e Negociação Internacional Gestão Financeira Internacional Empreendedorismo Internacional Comércio e Investimento Internacionais Opção I Direito dos Negócios Internacionais Marketing Estratégico Gestão do Risco Internacional Moeda e Operações Bancárias Opção II

Opções: Direito da União Europeia Informática de Gestão Opção II: Tendências Atuais da Contabilidade Gestão Financeira Avançada

20

3º Semestre

Plano de Estudos

Plano de Estudos Direito Fiscal Internacional Contabilidade de Gestão estratégica Complementos de Finanças Empresariais Relato Financeiro Opção I

AD

OS

4º Semestre

O Mestrado em Contabilidade e Finanças pretende desenvolver as competências técnicas, o tratamento e análise de informação de carácter económica e financeira para a preparação das demonstrações financeiras e para a tomada de decisões ao nível operacional e estratégico. Paralelamente pretende-se desenvolver competências de investigação, direcionadas para as metodologias de investigação aplicada, valorizando a aplicação dos conhecimentos adquiridos na procura de soluções às questões e problemas concretos, da área da Contabilidade e Finanças, com que as organizações se deparam. A definição do plano de estudos e a distribuição dos créditos pelas unidades curriculares foram definidos com o objetivo de compatibilizar e equilibrar uma formação técnica especializada na área da Contabilidade e Finanças com uma formação científica geral.

M

1º Semestre

C

No final do ciclo de estudos, o Mestre em Contabilidade e Finanças deve ser capaz de: Ÿ C o n h e c e r e a n a l i s a r, c r í t i c a e fundamentadamente, as técnicas, os instrumentos e as metodologias da área da Contabilidade e Finanças adotados pelas organizações empresariais; Ÿ Exercer uma atividade profissional como especialista na preparação e interpretação de informação económica e financeira para efeitos de prestação de contas e para suporte ao planeamento, à tomada de decisões e ao controlo de gestão, de entidades privadas e públicas. Ÿ Gerir a fiscalidade das empresas, no interesse das empresas, no estrito respeito pela Lei; Ÿ Conhecer os trabalhos científicos e as linhas de investigação mais relevantes na área da Contabilidade e Finanças; Ÿ Desenvolver, sob orientação, projetos de investigação aplicada e projetos de investigação sobre as problemáticas específicas da área Contabilidade e Finanças.

2º Semestre

ee d ida ças l i tab nan n o Fi

2º ANO Metodologia de Investigação e Projeto de Tese Seminários Temáticos de Empreendedorismo e Internacionalização

Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio Profissional

Gestão de Recursos Humanos Estudos de Mercados Externos

21


MASCOTES


LOGÓTIPO


Estudos de Logótipo *Participação no concurso criação de logótipo para a jSPE promovido pela Sociedade Portuguesa de Estatística.


Estudos de Logótipo *Participação no concurso criação de logótipo para a jSPE promovido pela Sociedade Portuguesa de Estatística.


ECONOMATO


Economato Projecto PACSMI - Mascote «Gefas»


Economato CEISCAP


Capa A4


Capa DVD


O DVD


Roll-up (duas vers천es)


FOLHA DE APRESENTAÇÃO DE UM CURSO


PRESS-RELEASE


E-MAILS DE DIVULGAÇÃO


ANรšNCIO

*para as pรกginas amarelas


BANNER


Banner (3 slides)


RECONSTRUÇÃO DO SITE


SINALÉTICA * para um berçário, infantário, escola e Atl.


TÊXTEIS/ OBJECTOS


Contracapa

Capa


Mês de Janeiro (parte destacável)

Mês de Janeiro


T-shirt

Frente

Verso


Caneca de cer창mica *com um padr찾o desenhado e pintado a aguarelas e posteriormente aplicado.


T-shirt *com um padr達o desenhado no corel draw e posteriormente aplicado.


DESENHOS TÉCNICOS


Desenhos


Percepção Visual *elaboração de uma colagem apenas através da visualização da imagem original.


Maquete de um livro *livro escolhido «Eça de Queirós - A Relíquia»


Portfólio Marta Matos  

Para mais informações contacte: martapereiramatos@gmail.com

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you