Issuu on Google+


Caderno de Trabalhos Manuais Data Novembro, 2012 Disciplina Ilustração Materiais Papel 90gr. ; Cartão de 200gr.

este fanzine tem por objectivo explicar as expressões antigas que dizemos, sem pensar no seu significado literal. tem dois conceitos principais. o de “literal” (conforme à letra) e o de “automatismo” (qualidade do que é automático). cada spread pertence a cada expressão e através de imagens retiradas da internet, ilustro literalmente cada expressão.

Expressões ilustradas #1. xixi-cama #2. coito #3. rebenta a bolha #4. atirei o pau ao gato #5. mariquinhas-pé-de-salsa #6. cor de burro quando foge #7. é o cabo dos diabos #8. amiga da onça

#9. (anda pró) pé-de-mim #10. granda lata #11. bater as botas #12. e vai alho #13. pernas prandar #14. xiça penico #15. ou sim ou sopas


Caderno de Memórias Perdidas Data Janeiro, 2013 Disciplina Ilustração | Júlio Dolbeth Materiais Papel Manteigueiro de 100gr. ; Cartão de 350gr.; Tiras Dymo; Papel Vegetal.

um dia em casa, encontrei uma caixa com fotografias antigas dos meus pais. por alguma relação, senti-me próxima daqueles retratos. talvez por pensar que parte de mim estava lá, ou vinha de lá. desde então faço-me acompanhar por uma série de fotografias que acredito ter resgatado daquela caixa velha.

não sei as suas histórias e as respostas foram sempre muito vagas. percebi que não necessitava de as conhecer para me sentir ligada a elas. sempre quis dar-lhes um uso sem ser o de “estar guardado”. o caderno de memórias perdidas, reflecte uma visão muito mais poética do que é a realidade.


O Percurso Data Novembro, 2012 Disciplina Infografia | Luís Taklin Materiais Aguarelas; Caneta Preta; Photoshop

este exercício serviu para testarmos a nossa capacidade de síntese ao contar uma história sem legendas. a história deveria representar o percurso que fazíamos faculdade-casa ou casa-faculdade. o meu percurso ilustra o primeiro. foi num dia de outono, com o cheiro a castanhas a perfumar a baixa do porto. lanchei com uma amiga, passei na fnac, subi

ruas, desci ruas, fui para s.bento. quando cheguei a casa tinha o gato à espera. posteriormente à ilustração feita, deveríamos legenda-la sucintamente.


insta

instabilidade font


instabilidade font Data Janeiro, 2013 Disciplina Design de Tipos | Dino dos Santos Software Glyphs.

com o nome “insta” de instabilidade, esta fonte deveria revelar as mesmas características que o seu adjectivo. cada letra apoia-se numa fina haste que desafia a gravidade. este i redesenhado tinha a função de integrar uma secção dedicada à saúde no jornal português “i”.


OPOSTO #1. Amnésia - Clive Wearing Data Abril, 2013 Disciplina Design Editorial | João Martino + Miguel Almeida Materiais Papel Craft 150gr; Munken Creme 100g e 150g

o texto de Clive é um texto que poderia ser um romance se não estivesse inserido numa série de textos com diferentes temas e abordagens sobre a Música e o Cérebro. o Caso de Clive é um caso bastante sensível e como tal, pareceu-me coerente utilizar o oposto da Amnésia, como o caso que “representa a moralidade” e a “submissão às regras, tradições e ambições que servem de base ao design de livros”.

optei por manter a estrutura e ordem do texto original e realcei a bold as passagens que foram mais importantes na interpretação do texto. além do texto em questão fazer parte de um capítulo muito mais extenso do que o aqui representado, a minha principal preocupação foi analisar cuidadosamente o texto, de forma a que os excertos seleccionados fossem úteis à compreensão do extremo caso de amnésia do paciente.


um dia quando morrer espero então poder ver Data Março, 2013 Disciplina Design Editorial | João Martino + Miguel Almeida Materiais Papel Esquisso 90gr.; Papel Vegetal.

para este projecto, foi-nos pedido para escrever uma pequena história e a ela associar uma imagem a preto e branco. a partir dessa história e imagem, deveríamos escolher uma série de imagens que traduzissem a sua narração, numa narração visual. a minha história divide-se em três partes: #1. a personagem - monotonia da vida/rotina/solidão #2. a morte física - a rotina no trabalho/solidão #3. o que fica, o fim - o depois da morte

Os dias passavam. Eram sempre iguais. Ela tinha 20 anos e sentia que apenas existia. Acordava à mesma hora. Comia. Ia trabalhar. Passavam 2 minutos das 5 e ela já devia ter saído. Três homens encapuzados entram. Ouve-se um tiro. Passavam 2 minutos das 5 e ela já devia ter saído.


OPOSTO #2. Memória - Jill Price Data Abril, 2013 Disciplina Design Editorial | João Martino + Miguel Almeida Materiais Papel Manteigueiro de 100gr. ; Papel Reciclado de 90gr.

Pelo carácter pessoal e obsessivo do caso de Jill, (e aqui é o oposto “rebelde ou desviante”) a minha intenção inicial era a de representar a sua confusão mental. Para isso optei pelo formato mais comum de diário pessoal - formato dentro dos A5 e de cantos arredondados. Toda a estrutura é caótica e sem sentido, apesar de fazer todo o sentido para o “criador” (associação à obsessão compulsiva de como Jill escreve os seus diá-

rios, que muitas vezes nem a própria consegue voltar a decifrar). Por só ter acesso a uma imagem dos próprios diários de Jill (e por ter conhecimento que esses mesmos variavam de registo durante os anos), usei isso a meu favor e interpretei com a liberdade que necessitava. Pretendi reflectir um pouco a sua confusão, fazendo uso de dos meus diários gráficos pessoais, com apontamentos diversos sobre vários assuntos.


daqui oiço bem Data Junho, 2013 Disciplina Projecto | Eduardo Aires Materiais Renova Print de 80gr.

daqui oiço bem surge de um desejo de divulgar o estudo do soundscape, de forma a reforçar a atenção para os sons que nos rodeiam e que caracterizam o espaço em que nos inserimos - estes contribuem para a construção de uma memória colectiva e social. esta selecção reúne aquilo que melhor representa a prática do soundscape em Portugal,

que pela sua interdisciplinaridade e diversidade de áreas envolvidas, merecem o seu devido destaque. o presente número dedica-se aos projectos desenvolvidos no nosso país (Portugal) ou que estão a ser feitos por portugueses, ou com portugueses.


Publicação

esta infografia pretendia exemplificar uma infografia de uma publicação à nossa escolha. no meu caso, escolhi a revista do banco Montepio. o tema escolhido foi “o pastor português”. o objectivo era trabalhar os dados, explorando as 4 vertentes estudadas no semestre: gráfico, mapa, ilsutração infográfica e esquema.


Gráfico

Data Janeiro, 2013 Disciplina Infografia | Luís Taklim Materiais Photoshop e Illustrator

Mapa

estas quatro infografias representam o trabalho feito na disciplina de infografia. à excepção do gráfico e da infografia da cápsula, as restantes infografias (mapa e publicação) eram de temas à nossa escolha


Posters